algumas definiÇ›es estrutura do sistema de … · outro cv lattes. clicar no nome para quem...

8
CURRICULO LATTES Guia de Consulta Rápida Agosto 2015

Upload: others

Post on 26-Sep-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ALGUMAS DEFINIÇ›ES ESTRUTURA DO SISTEMA DE … · outro CV Lattes. Clicar no nome para quem deseja disponibilizar e autorizar. Como disponibilizar para cópia a informação das

CURRICULOLATTES

Guia de Consulta RápidaAgosto 2015

ESTRUTURA DO SISTEMA DE CURR¸CULOS LATTES

As informações do Currículo Lattes estão estruturadas de forma hie-rárquica. Cada módulo contém inúmeras áreas e dentro de cada uma delas existe um texto de ajuda que indica como a área deve ser preenchida. Para maiores informações algumas áreas possuem um ícone de ajuda que contém mais informações a respeito do preen-chimento.

O Sistema de Currículos Lattes está dividido em nove módulos, vis-tos abaixo.

Apresentação: módulo inicial do sistema. Apresenta um resumo (personalizável) do currículo do usuário.

Dados gerais: módulo que concentra os dados de identificação, os endereços, a formação acadêmica e complementar, a atuação profissional, as áreas de atuação e os prêmios e títulos honoríficos.

Produção bibliográfi ca: módulo referente a toda a produção bi-bliográfica realizada, artigos completos, livros, textos em revistas, traduções, partituras, e etc.

Produção técnica: módulo que diz respeito a toda a produção téc-nica do usuário, softwares, produtos, trabalhos técnicos, maquetes e etc.

Orientações: módulo destinado a todas as orientações ou supervi-sões (concluídas ou em andamento).

Produção cultural: concentra toda atividade relacionada à área cultural, apresentações de obras, arranjos ou composições musicais, artes visuais, programas de rádio ou tv e etc.

Eventos: concentra informações relacionadas a eventos como pa-lestras, seminários, etc.

Bancas: concentra informações relacionadas bancas e comissões julgadoras.

Indicadores: módulo para inserção de indicadores de relevância e para quantificação de produção do usuário (indicadores de pro-dução).

DÐVIDAS FREQÜENTES

■ Afi liações a sociedades de arquitetos, cargos administrati-vos em sociedades de arquitetos: Cadastrar em Dados Gerais > Atuação profissional .

■ Apresentação de trabalho em congresso: Cadastrar em Pro-dução bibliográfica > Apresentação de Trabalho.

■ Aulas em curso de curta duração: Cadastrar em Produção técnica > Curso de curta duração ministrado

■ Assessoria, consultoria, parecer, elaboração de projeto, relatório técnico: Se for como consultor autônomo, cadastrar em Produção técnica > Trabalhos técnicos. Se for vinculado a uma instituição, cadastrar como Atuação profissional > Atividade. (Esco-lher a atividade que mais se enquadra)

■ Atividades de extensão universitária: Se você atuou como pro-fessor ou na organização e promoção da atividade, vinculada a uma instituição, cadastre-a em Dados gerais > Atuação Profissional > Atividades > Extensão Universitária. Se você participou como aluno, cadastre em Dados Gerais > Formação complementar.

■ Como cadastrar-se: http://www.cnpq.br - Plataforma Lattes - Cadastre-se

■ Como cadastrar as viagens de estudo e visitas a outras universidades: Cadastrar em Dados Gerais> Formação comple-mentar

■ Como compartilhar informações de uma produção com outros autores (somente artigos publicados em periódicos)? Necessário que o autor autorize esse procedimento através da op-ção Barra de Ferramentas> Importação de produções a partir de outro CV Lattes. Clicar no nome para quem deseja disponibilizar e autorizar.

■ Como disponibilizar para cópia a informação das produ-ções do Curriculum Lattes para os demais autores?: É neces-sário que o autor autorize esse procedimento através da opção “Barra de Ferramentas / Importação de produções a partir de outro CV Lattes”. Clicar no nome para quem deseja disponibilizar e autorizar.

■ Como fazer a alteração em nome de autores cadastrados? Opção Ferramentas > Dicionário de Autores > Exportação de Produções. Clicar no número seqüencial e fazer as alterações ne-cessárias e salvar.

■ Disciplina ministrada em curso de graduação ou pós-gra-duação: Cadastrar em Dados gerais > Atuação profissional > Atividades > Ensino.

■ Esqueci minha senha: http://www.cnpq.br, Plataforma Lattes, Atualizar currículo.

■ Fui a um congresso, participei apresentando trabalho, e o trabalho foi publicado nos anais: Cadastrar cada item em separado, ou seja, são 3 cadastros diferentes : 1) Cadastrar em Eventos> Participação em eventos; 2) Cadastrar em Produção bibliográfica > Apresentação de Trabalho; 3) Cadastrar em Produ-ção bibliográfica>Trabalhos publicados em anais de eventos Nome da Instituição: Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

■ Orientações concluídas: Lembrar de migrar os dados das orientações em andamento para orientações concluídas

■ Participação em bancas de concurso público, livre-docên-cia, avaliação de cursos: Cadastrar em Bancas > Participação em bancas de comissões julgadoras

■ Participação em comissões julgadoras de doutorado, mes-trado, qualifi cação: Cadastrar em Bancas> Participação em ban-ca de trabalhos de conclusão

■ Participação em conselhos, comissões e consultoria: Cadas-trar em Dados gerais> Atuação profissional> Atividades

■ Participação em mesa-redonda de evento: 1) Se foi mode-rador: Cadastrar em Eventos> Participação em eventos; OU 2 ) Se apresentou trabalho e foi publicado : a) Cadastrar em Eventos> Participação em eventos; b) Cadastrar em Produção bibliográfica > Apresentação de Trabalho ; c) Cadastrar em Produção biblio-gráfica>Trabalhos publicados em anais de eventos ; OU 3 ) Se apresentou trabalho e não foi publicado : a) Cadastrar em Even-tos> Participação em eventos; b) Cadastrar em Produção biblio-gráfica > Apresentação de Trabalho (outra)

■ Pós-doutorado e Livre docência: Cadastrar em Dados gerais >Formação acadêmica

■ Projetos de pesquisa: Cadastrar em Dados gerais> Atuação profissional > Atividades > Projeto de pesquisa. Deve-se, tam-bém, cadastrar no módulo Projetos.

■ Projetos relacionados às teses de doutorado: Cadastrar e detalhar como Projeto de Pesquisa > Dados Gerais > Atuação profissional> Atividades.

■ Publicação de trabalho apresentado em Congresso: Cadas-trar em Produção bibliográfica>Trabalhos publicados em anais de eventos

■ Responsável por disciplina ministrada no curso de gradua-ção e pós-graduação: Mencionar as aulas em Dados gerais> Atuação profissional > Atividades> Ensino

■ Só fui assistir um Congresso: Cadastrar em Eventos> Partici-pação em eventos> (como ouvinte)

■ Títulos de especialista: Cadastrar em Dados Gerais> Prêmio e títulos.

■ Viagens de estudo e visitas a outros centros: Cadastrar em Dados Gerais> Formação complementar.

ALGUMAS DEFINIǛES

■ Anais: Publicação periódica, referente aos atos e estudos de con-gressos científicos, literários ou arte.

■ Aula: Comunicação científica oral, com caráter de instrução.

■ Ciclo de Palestras: Sucessão de discussões de alcance limitado, conferência pública, em tom quase familiar.

■ Colóquio: Semelhante à conferência, reunião de pessoas gaba-ritadas, em que se debate determinado assunto, com o objetivo de esclarecer ou permitir uma tomada de decisão, levando à platéia a votar ou escolher os pontos selecionados

■ Comunicações: Qualquer forma de apresentação de trabalho em evento científico. Podem ocorrer sob o nome de congressos, se-minários, reuniões, encontros, simpósios, jornadas e outros.

■ Conferência: Tipo de reunião destinada a um grupo de pessoas com identidade de interesse.

■ Congresso: Encontro solene de um grande número de pessoas no decorrer de vários dias, durante os quais se darão numerosas reuniões. Nos congressos ainda são organizados cursos de atuali-zação, aproveitando o ensejo da presença de muitos especialistas de renome.

■ DOI: (Digital Object Identifier). http://www.doi.org.: O DOI fun-ciona como identificador único permanente do artigo e pode ser usado com o propósito de citação e recuperação do artigo no am-biente on line. Segundo o CNPq, o sistema DOI foi inserido no Cur-riculo Lattes apenas para fins de certificação. Além da facilidade, o sistema garante maior confiabilidade da informação cadastrada. A coleção Scielo Brasil disponibiliza o número DOI na interface de todo artigo indexado.

■ Estudo de Casos: É definido como a investigação empírica de um fenômeno que dificilmente pode ser isolado ou associado do seu contexto. Procura estudar as variações intra-sistema, que são as variáveis produzidas de modo natural num determinado meio.

■ Fórum: Espaço de debate político, social, científico e tecnológi-co. Discussão de propostas.

■ IES: Instituição de Ensino Superior.

■ Jornada: Refere-se à quantidade de dias de atividade sobre um assunto, compreendidas em uma semana.

■ Mesa Redonda: Reunião de pessoas entendidas ou abalizadas que discutem ou deliberam em pé de igualdade, sobre determinado assunto

■ Painel: Reunião de especialistas expondo suas idéias sobre um assunto específico a um auditório, sem material expositivo, trocando informações de maneira informal e dialogada, coordenados por um especialista experiente e com duração de até 90 minutos, com ou sem interrogadores previamente estabelecidos

■ Posfácio: Advertência no fim de um livro. Declaração do autor ou de outrem no final do livro.

■ Prefácio: Palavras de esclarecimento, justificação ou apresenta-ção, que precedem o texto de uma obra literária, do próprio autor.

■ Professor Titular: é um cargo final na carreira docente universi-tária, será atingido após aprovação em concurso público de provas e de títulos e a seguir indicação.

■ Seminário: É uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discus-são e debate, com caráter de instrução.

■ Simpósio: Reunião de cientistas ou técnicos para ventilar vários assuntos relacionados entre si ou os vários aspectos de um assunto, sempre com a presença de um coordenador. Tem caráter de inter-câmbio de informações.

■ Tema Livre: Proposição que vai ser tratada ou apresentada em evento científico, tendo 10 minutos para apresentação.

■ Workshop: Conferência, convenção ou outros encontros formais geralmente reunindo pessoas que representam uma área específica de interesse.

Page 2: ALGUMAS DEFINIÇ›ES ESTRUTURA DO SISTEMA DE … · outro CV Lattes. Clicar no nome para quem deseja disponibilizar e autorizar. Como disponibilizar para cópia a informação das

CURRICULOLATTES

Guia de Consulta RápidaAgosto 2015

ESTRUTURA DO SISTEMA DE CURR¸CULOS LATTES

As informações do Currículo Lattes estão estruturadas de forma hie-rárquica. Cada módulo contém inúmeras áreas e dentro de cada uma delas existe um texto de ajuda que indica como a área deve ser preenchida. Para maiores informações algumas áreas possuem um ícone de ajuda que contém mais informações a respeito do preen-chimento.

O Sistema de Currículos Lattes está dividido em nove módulos, vis-tos abaixo.

Apresentação: módulo inicial do sistema. Apresenta um resumo (personalizável) do currículo do usuário.

Dados gerais: módulo que concentra os dados de identificação, os endereços, a formação acadêmica e complementar, a atuação profissional, as áreas de atuação e os prêmios e títulos honoríficos.

Produção bibliográfi ca: módulo referente a toda a produção bi-bliográfica realizada, artigos completos, livros, textos em revistas, traduções, partituras, e etc.

Produção técnica: módulo que diz respeito a toda a produção téc-nica do usuário, softwares, produtos, trabalhos técnicos, maquetes e etc.

Orientações: módulo destinado a todas as orientações ou supervi-sões (concluídas ou em andamento).

Produção cultural: concentra toda atividade relacionada à área cultural, apresentações de obras, arranjos ou composições musicais, artes visuais, programas de rádio ou tv e etc.

Eventos: concentra informações relacionadas a eventos como pa-lestras, seminários, etc.

Bancas: concentra informações relacionadas bancas e comissões julgadoras.

Indicadores: módulo para inserção de indicadores de relevância e para quantificação de produção do usuário (indicadores de pro-dução).

DÐVIDAS FREQÜENTES

■ Afi liações a sociedades de arquitetos, cargos administrati-vos em sociedades de arquitetos: Cadastrar em Dados Gerais > Atuação profissional .

■ Apresentação de trabalho em congresso: Cadastrar em Pro-dução bibliográfica > Apresentação de Trabalho.

■ Aulas em curso de curta duração: Cadastrar em Produção técnica > Curso de curta duração ministrado

■ Assessoria, consultoria, parecer, elaboração de projeto, relatório técnico: Se for como consultor autônomo, cadastrar em Produção técnica > Trabalhos técnicos. Se for vinculado a uma instituição, cadastrar como Atuação profissional > Atividade. (Esco-lher a atividade que mais se enquadra)

■ Atividades de extensão universitária: Se você atuou como pro-fessor ou na organização e promoção da atividade, vinculada a uma instituição, cadastre-a em Dados gerais > Atuação Profissional > Atividades > Extensão Universitária. Se você participou como aluno, cadastre em Dados Gerais > Formação complementar.

■ Como cadastrar-se: http://www.cnpq.br - Plataforma Lattes - Cadastre-se

■ Como cadastrar as viagens de estudo e visitas a outras universidades: Cadastrar em Dados Gerais> Formação comple-mentar

■ Como compartilhar informações de uma produção com outros autores (somente artigos publicados em periódicos)? Necessário que o autor autorize esse procedimento através da op-ção Barra de Ferramentas> Importação de produções a partir de outro CV Lattes. Clicar no nome para quem deseja disponibilizar e autorizar.

■ Como disponibilizar para cópia a informação das produ-ções do Curriculum Lattes para os demais autores?: É neces-sário que o autor autorize esse procedimento através da opção “Barra de Ferramentas / Importação de produções a partir de outro CV Lattes”. Clicar no nome para quem deseja disponibilizar e autorizar.

■ Como fazer a alteração em nome de autores cadastrados? Opção Ferramentas > Dicionário de Autores > Exportação de Produções. Clicar no número seqüencial e fazer as alterações ne-cessárias e salvar.

■ Disciplina ministrada em curso de graduação ou pós-gra-duação: Cadastrar em Dados gerais > Atuação profissional > Atividades > Ensino.

■ Esqueci minha senha: http://www.cnpq.br, Plataforma Lattes, Atualizar currículo.

■ Fui a um congresso, participei apresentando trabalho, e o trabalho foi publicado nos anais: Cadastrar cada item em separado, ou seja, são 3 cadastros diferentes : 1) Cadastrar em Eventos> Participação em eventos; 2) Cadastrar em Produção bibliográfica > Apresentação de Trabalho; 3) Cadastrar em Produ-ção bibliográfica>Trabalhos publicados em anais de eventos Nome da Instituição: Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

■ Orientações concluídas: Lembrar de migrar os dados das orientações em andamento para orientações concluídas

■ Participação em bancas de concurso público, livre-docên-cia, avaliação de cursos: Cadastrar em Bancas > Participação em bancas de comissões julgadoras

■ Participação em comissões julgadoras de doutorado, mes-trado, qualifi cação: Cadastrar em Bancas> Participação em ban-ca de trabalhos de conclusão

■ Participação em conselhos, comissões e consultoria: Cadas-trar em Dados gerais> Atuação profissional> Atividades

■ Participação em mesa-redonda de evento: 1) Se foi mode-rador: Cadastrar em Eventos> Participação em eventos; OU 2 ) Se apresentou trabalho e foi publicado : a) Cadastrar em Eventos> Participação em eventos; b) Cadastrar em Produção bibliográfica > Apresentação de Trabalho ; c) Cadastrar em Produção biblio-gráfica>Trabalhos publicados em anais de eventos ; OU 3 ) Se apresentou trabalho e não foi publicado : a) Cadastrar em Even-tos> Participação em eventos; b) Cadastrar em Produção biblio-gráfica > Apresentação de Trabalho (outra)

■ Pós-doutorado e Livre docência: Cadastrar em Dados gerais >Formação acadêmica

■ Projetos de pesquisa: Cadastrar em Dados gerais> Atuação profissional > Atividades > Projeto de pesquisa. Deve-se, tam-bém, cadastrar no módulo Projetos.

■ Projetos relacionados às teses de doutorado: Cadastrar e detalhar como Projeto de Pesquisa > Dados Gerais > Atuação profissional> Atividades.

■ Publicação de trabalho apresentado em Congresso: Cadas-trar em Produção bibliográfica>Trabalhos publicados em anais de eventos

■ Responsável por disciplina ministrada no curso de gradua-ção e pós-graduação: Mencionar as aulas em Dados gerais> Atuação profissional > Atividades> Ensino

■ Só fui assistir um Congresso: Cadastrar em Eventos> Partici-pação em eventos> (como ouvinte)

■ Títulos de especialista: Cadastrar em Dados Gerais> Prêmio e títulos.

■ Viagens de estudo e visitas a outros centros: Cadastrar em Dados Gerais> Formação complementar.

ALGUMAS DEFINIǛES

■ Anais: Publicação periódica, referente aos atos e estudos de con-gressos científicos, literários ou arte.

■ Aula: Comunicação científica oral, com caráter de instrução.

■ Ciclo de Palestras: Sucessão de discussões de alcance limitado, conferência pública, em tom quase familiar.

■ Colóquio: Semelhante à conferência, reunião de pessoas gaba-ritadas, em que se debate determinado assunto, com o objetivo de esclarecer ou permitir uma tomada de decisão, levando à platéia a votar ou escolher os pontos selecionados

■ Comunicações: Qualquer forma de apresentação de trabalho em evento científico. Podem ocorrer sob o nome de congressos, se-minários, reuniões, encontros, simpósios, jornadas e outros.

■ Conferência: Tipo de reunião destinada a um grupo de pessoas com identidade de interesse.

■ Congresso: Encontro solene de um grande número de pessoas no decorrer de vários dias, durante os quais se darão numerosas reuniões. Nos congressos ainda são organizados cursos de atuali-zação, aproveitando o ensejo da presença de muitos especialistas de renome.

■ DOI: (Digital Object Identifier). http://www.doi.org.: O DOI fun-ciona como identificador único permanente do artigo e pode ser usado com o propósito de citação e recuperação do artigo no am-biente on line. Segundo o CNPq, o sistema DOI foi inserido no Cur-riculo Lattes apenas para fins de certificação. Além da facilidade, o sistema garante maior confiabilidade da informação cadastrada. A coleção Scielo Brasil disponibiliza o número DOI na interface de todo artigo indexado.

■ Estudo de Casos: É definido como a investigação empírica de um fenômeno que dificilmente pode ser isolado ou associado do seu contexto. Procura estudar as variações intra-sistema, que são as variáveis produzidas de modo natural num determinado meio.

■ Fórum: Espaço de debate político, social, científico e tecnológi-co. Discussão de propostas.

■ IES: Instituição de Ensino Superior.

■ Jornada: Refere-se à quantidade de dias de atividade sobre um assunto, compreendidas em uma semana.

■ Mesa Redonda: Reunião de pessoas entendidas ou abalizadas que discutem ou deliberam em pé de igualdade, sobre determinado assunto

■ Painel: Reunião de especialistas expondo suas idéias sobre um assunto específico a um auditório, sem material expositivo, trocando informações de maneira informal e dialogada, coordenados por um especialista experiente e com duração de até 90 minutos, com ou sem interrogadores previamente estabelecidos

■ Posfácio: Advertência no fim de um livro. Declaração do autor ou de outrem no final do livro.

■ Prefácio: Palavras de esclarecimento, justificação ou apresenta-ção, que precedem o texto de uma obra literária, do próprio autor.

■ Professor Titular: é um cargo final na carreira docente universi-tária, será atingido após aprovação em concurso público de provas e de títulos e a seguir indicação.

■ Seminário: É uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discus-são e debate, com caráter de instrução.

■ Simpósio: Reunião de cientistas ou técnicos para ventilar vários assuntos relacionados entre si ou os vários aspectos de um assunto, sempre com a presença de um coordenador. Tem caráter de inter-câmbio de informações.

■ Tema Livre: Proposição que vai ser tratada ou apresentada em evento científico, tendo 10 minutos para apresentação.

■ Workshop: Conferência, convenção ou outros encontros formais geralmente reunindo pessoas que representam uma área específica de interesse.

Page 3: ALGUMAS DEFINIÇ›ES ESTRUTURA DO SISTEMA DE … · outro CV Lattes. Clicar no nome para quem deseja disponibilizar e autorizar. Como disponibilizar para cópia a informação das

CURRICULOLATTES

Guia de Consulta RápidaAgosto 2015

ESTRUTURA DO SISTEMA DE CURR¸CULOS LATTES

As informações do Currículo Lattes estão estruturadas de forma hie-rárquica. Cada módulo contém inúmeras áreas e dentro de cada uma delas existe um texto de ajuda que indica como a área deve ser preenchida. Para maiores informações algumas áreas possuem um ícone de ajuda que contém mais informações a respeito do preen-chimento.

O Sistema de Currículos Lattes está dividido em nove módulos, vis-tos abaixo.

Apresentação: módulo inicial do sistema. Apresenta um resumo (personalizável) do currículo do usuário.

Dados gerais: módulo que concentra os dados de identificação, os endereços, a formação acadêmica e complementar, a atuação profissional, as áreas de atuação e os prêmios e títulos honoríficos.

Produção bibliográfi ca: módulo referente a toda a produção bi-bliográfica realizada, artigos completos, livros, textos em revistas, traduções, partituras, e etc.

Produção técnica: módulo que diz respeito a toda a produção téc-nica do usuário, softwares, produtos, trabalhos técnicos, maquetes e etc.

Orientações: módulo destinado a todas as orientações ou supervi-sões (concluídas ou em andamento).

Produção cultural: concentra toda atividade relacionada à área cultural, apresentações de obras, arranjos ou composições musicais, artes visuais, programas de rádio ou tv e etc.

Eventos: concentra informações relacionadas a eventos como pa-lestras, seminários, etc.

Bancas: concentra informações relacionadas bancas e comissões julgadoras.

Indicadores: módulo para inserção de indicadores de relevância e para quantificação de produção do usuário (indicadores de pro-dução).

DÐVIDAS FREQÜENTES

■ Afi liações a sociedades de arquitetos, cargos administrati-vos em sociedades de arquitetos: Cadastrar em Dados Gerais > Atuação profissional .

■ Apresentação de trabalho em congresso: Cadastrar em Pro-dução bibliográfica > Apresentação de Trabalho.

■ Aulas em curso de curta duração: Cadastrar em Produção técnica > Curso de curta duração ministrado

■ Assessoria, consultoria, parecer, elaboração de projeto, relatório técnico: Se for como consultor autônomo, cadastrar em Produção técnica > Trabalhos técnicos. Se for vinculado a uma instituição, cadastrar como Atuação profissional > Atividade. (Esco-lher a atividade que mais se enquadra)

■ Atividades de extensão universitária: Se você atuou como pro-fessor ou na organização e promoção da atividade, vinculada a uma instituição, cadastre-a em Dados gerais > Atuação Profissional > Atividades > Extensão Universitária. Se você participou como aluno, cadastre em Dados Gerais > Formação complementar.

■ Como cadastrar-se: http://www.cnpq.br - Plataforma Lattes - Cadastre-se

■ Como cadastrar as viagens de estudo e visitas a outras universidades: Cadastrar em Dados Gerais> Formação comple-mentar

■ Como compartilhar informações de uma produção com outros autores (somente artigos publicados em periódicos)? Necessário que o autor autorize esse procedimento através da op-ção Barra de Ferramentas> Importação de produções a partir de outro CV Lattes. Clicar no nome para quem deseja disponibilizar e autorizar.

■ Como disponibilizar para cópia a informação das produ-ções do Curriculum Lattes para os demais autores?: É neces-sário que o autor autorize esse procedimento através da opção “Barra de Ferramentas / Importação de produções a partir de outro CV Lattes”. Clicar no nome para quem deseja disponibilizar e autorizar.

■ Como fazer a alteração em nome de autores cadastrados? Opção Ferramentas > Dicionário de Autores > Exportação de Produções. Clicar no número seqüencial e fazer as alterações ne-cessárias e salvar.

■ Disciplina ministrada em curso de graduação ou pós-gra-duação: Cadastrar em Dados gerais > Atuação profissional > Atividades > Ensino.

■ Esqueci minha senha: http://www.cnpq.br, Plataforma Lattes, Atualizar currículo.

■ Fui a um congresso, participei apresentando trabalho, e o trabalho foi publicado nos anais: Cadastrar cada item em separado, ou seja, são 3 cadastros diferentes : 1) Cadastrar em Eventos> Participação em eventos; 2) Cadastrar em Produção bibliográfica > Apresentação de Trabalho; 3) Cadastrar em Produ-ção bibliográfica>Trabalhos publicados em anais de eventos Nome da Instituição: Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

■ Orientações concluídas: Lembrar de migrar os dados das orientações em andamento para orientações concluídas

■ Participação em bancas de concurso público, livre-docên-cia, avaliação de cursos: Cadastrar em Bancas > Participação em bancas de comissões julgadoras

■ Participação em comissões julgadoras de doutorado, mes-trado, qualifi cação: Cadastrar em Bancas> Participação em ban-ca de trabalhos de conclusão

■ Participação em conselhos, comissões e consultoria: Cadas-trar em Dados gerais> Atuação profissional> Atividades

■ Participação em mesa-redonda de evento: 1) Se foi mode-rador: Cadastrar em Eventos> Participação em eventos; OU 2 ) Se apresentou trabalho e foi publicado : a) Cadastrar em Eventos> Participação em eventos; b) Cadastrar em Produção bibliográfica > Apresentação de Trabalho ; c) Cadastrar em Produção biblio-gráfica>Trabalhos publicados em anais de eventos ; OU 3 ) Se apresentou trabalho e não foi publicado : a) Cadastrar em Even-tos> Participação em eventos; b) Cadastrar em Produção biblio-gráfica > Apresentação de Trabalho (outra)

■ Pós-doutorado e Livre docência: Cadastrar em Dados gerais >Formação acadêmica

■ Projetos de pesquisa: Cadastrar em Dados gerais> Atuação profissional > Atividades > Projeto de pesquisa. Deve-se, tam-bém, cadastrar no módulo Projetos.

■ Projetos relacionados às teses de doutorado: Cadastrar e detalhar como Projeto de Pesquisa > Dados Gerais > Atuação profissional> Atividades.

■ Publicação de trabalho apresentado em Congresso: Cadas-trar em Produção bibliográfica>Trabalhos publicados em anais de eventos

■ Responsável por disciplina ministrada no curso de gradua-ção e pós-graduação: Mencionar as aulas em Dados gerais> Atuação profissional > Atividades> Ensino

■ Só fui assistir um Congresso: Cadastrar em Eventos> Partici-pação em eventos> (como ouvinte)

■ Títulos de especialista: Cadastrar em Dados Gerais> Prêmio e títulos.

■ Viagens de estudo e visitas a outros centros: Cadastrar em Dados Gerais> Formação complementar.

ALGUMAS DEFINIǛES

■ Anais: Publicação periódica, referente aos atos e estudos de con-gressos científicos, literários ou arte.

■ Aula: Comunicação científica oral, com caráter de instrução.

■ Ciclo de Palestras: Sucessão de discussões de alcance limitado, conferência pública, em tom quase familiar.

■ Colóquio: Semelhante à conferência, reunião de pessoas gaba-ritadas, em que se debate determinado assunto, com o objetivo de esclarecer ou permitir uma tomada de decisão, levando à platéia a votar ou escolher os pontos selecionados

■ Comunicações: Qualquer forma de apresentação de trabalho em evento científico. Podem ocorrer sob o nome de congressos, se-minários, reuniões, encontros, simpósios, jornadas e outros.

■ Conferência: Tipo de reunião destinada a um grupo de pessoas com identidade de interesse.

■ Congresso: Encontro solene de um grande número de pessoas no decorrer de vários dias, durante os quais se darão numerosas reuniões. Nos congressos ainda são organizados cursos de atuali-zação, aproveitando o ensejo da presença de muitos especialistas de renome.

■ DOI: (Digital Object Identifier). http://www.doi.org.: O DOI fun-ciona como identificador único permanente do artigo e pode ser usado com o propósito de citação e recuperação do artigo no am-biente on line. Segundo o CNPq, o sistema DOI foi inserido no Cur-riculo Lattes apenas para fins de certificação. Além da facilidade, o sistema garante maior confiabilidade da informação cadastrada. A coleção Scielo Brasil disponibiliza o número DOI na interface de todo artigo indexado.

■ Estudo de Casos: É definido como a investigação empírica de um fenômeno que dificilmente pode ser isolado ou associado do seu contexto. Procura estudar as variações intra-sistema, que são as variáveis produzidas de modo natural num determinado meio.

■ Fórum: Espaço de debate político, social, científico e tecnológi-co. Discussão de propostas.

■ IES: Instituição de Ensino Superior.

■ Jornada: Refere-se à quantidade de dias de atividade sobre um assunto, compreendidas em uma semana.

■ Mesa Redonda: Reunião de pessoas entendidas ou abalizadas que discutem ou deliberam em pé de igualdade, sobre determinado assunto

■ Painel: Reunião de especialistas expondo suas idéias sobre um assunto específico a um auditório, sem material expositivo, trocando informações de maneira informal e dialogada, coordenados por um especialista experiente e com duração de até 90 minutos, com ou sem interrogadores previamente estabelecidos

■ Posfácio: Advertência no fim de um livro. Declaração do autor ou de outrem no final do livro.

■ Prefácio: Palavras de esclarecimento, justificação ou apresenta-ção, que precedem o texto de uma obra literária, do próprio autor.

■ Professor Titular: é um cargo final na carreira docente universi-tária, será atingido após aprovação em concurso público de provas e de títulos e a seguir indicação.

■ Seminário: É uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discus-são e debate, com caráter de instrução.

■ Simpósio: Reunião de cientistas ou técnicos para ventilar vários assuntos relacionados entre si ou os vários aspectos de um assunto, sempre com a presença de um coordenador. Tem caráter de inter-câmbio de informações.

■ Tema Livre: Proposição que vai ser tratada ou apresentada em evento científico, tendo 10 minutos para apresentação.

■ Workshop: Conferência, convenção ou outros encontros formais geralmente reunindo pessoas que representam uma área específica de interesse.

Page 4: ALGUMAS DEFINIÇ›ES ESTRUTURA DO SISTEMA DE … · outro CV Lattes. Clicar no nome para quem deseja disponibilizar e autorizar. Como disponibilizar para cópia a informação das

CURRICULOLATTES

Guia de Consulta RápidaAgosto 2015

ESTRUTURA DO SISTEMA DE CURR¸CULOS LATTES

As informações do Currículo Lattes estão estruturadas de forma hie-rárquica. Cada módulo contém inúmeras áreas e dentro de cada uma delas existe um texto de ajuda que indica como a área deve ser preenchida. Para maiores informações algumas áreas possuem um ícone de ajuda que contém mais informações a respeito do preen-chimento.

O Sistema de Currículos Lattes está dividido em nove módulos, vis-tos abaixo.

Apresentação: módulo inicial do sistema. Apresenta um resumo (personalizável) do currículo do usuário.

Dados gerais: módulo que concentra os dados de identificação, os endereços, a formação acadêmica e complementar, a atuação profissional, as áreas de atuação e os prêmios e títulos honoríficos.

Produção bibliográfi ca: módulo referente a toda a produção bi-bliográfica realizada, artigos completos, livros, textos em revistas, traduções, partituras, e etc.

Produção técnica: módulo que diz respeito a toda a produção téc-nica do usuário, softwares, produtos, trabalhos técnicos, maquetes e etc.

Orientações: módulo destinado a todas as orientações ou supervi-sões (concluídas ou em andamento).

Produção cultural: concentra toda atividade relacionada à área cultural, apresentações de obras, arranjos ou composições musicais, artes visuais, programas de rádio ou tv e etc.

Eventos: concentra informações relacionadas a eventos como pa-lestras, seminários, etc.

Bancas: concentra informações relacionadas bancas e comissões julgadoras.

Indicadores: módulo para inserção de indicadores de relevância e para quantificação de produção do usuário (indicadores de pro-dução).

DÐVIDAS FREQÜENTES

■ Afi liações a sociedades de arquitetos, cargos administrati-vos em sociedades de arquitetos: Cadastrar em Dados Gerais > Atuação profissional .

■ Apresentação de trabalho em congresso: Cadastrar em Pro-dução bibliográfica > Apresentação de Trabalho.

■ Aulas em curso de curta duração: Cadastrar em Produção técnica > Curso de curta duração ministrado

■ Assessoria, consultoria, parecer, elaboração de projeto, relatório técnico: Se for como consultor autônomo, cadastrar em Produção técnica > Trabalhos técnicos. Se for vinculado a uma instituição, cadastrar como Atuação profissional > Atividade. (Esco-lher a atividade que mais se enquadra)

■ Atividades de extensão universitária: Se você atuou como pro-fessor ou na organização e promoção da atividade, vinculada a uma instituição, cadastre-a em Dados gerais > Atuação Profissional > Atividades > Extensão Universitária. Se você participou como aluno, cadastre em Dados Gerais > Formação complementar.

■ Como cadastrar-se: http://www.cnpq.br - Plataforma Lattes - Cadastre-se

■ Como cadastrar as viagens de estudo e visitas a outras universidades: Cadastrar em Dados Gerais> Formação comple-mentar

■ Como compartilhar informações de uma produção com outros autores (somente artigos publicados em periódicos)? Necessário que o autor autorize esse procedimento através da op-ção Barra de Ferramentas> Importação de produções a partir de outro CV Lattes. Clicar no nome para quem deseja disponibilizar e autorizar.

■ Como disponibilizar para cópia a informação das produ-ções do Curriculum Lattes para os demais autores?: É neces-sário que o autor autorize esse procedimento através da opção “Barra de Ferramentas / Importação de produções a partir de outro CV Lattes”. Clicar no nome para quem deseja disponibilizar e autorizar.

■ Como fazer a alteração em nome de autores cadastrados? Opção Ferramentas > Dicionário de Autores > Exportação de Produções. Clicar no número seqüencial e fazer as alterações ne-cessárias e salvar.

■ Disciplina ministrada em curso de graduação ou pós-gra-duação: Cadastrar em Dados gerais > Atuação profissional > Atividades > Ensino.

■ Esqueci minha senha: http://www.cnpq.br, Plataforma Lattes, Atualizar currículo.

■ Fui a um congresso, participei apresentando trabalho, e o trabalho foi publicado nos anais: Cadastrar cada item em separado, ou seja, são 3 cadastros diferentes : 1) Cadastrar em Eventos> Participação em eventos; 2) Cadastrar em Produção bibliográfica > Apresentação de Trabalho; 3) Cadastrar em Produ-ção bibliográfica>Trabalhos publicados em anais de eventos Nome da Instituição: Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

■ Orientações concluídas: Lembrar de migrar os dados das orientações em andamento para orientações concluídas

■ Participação em bancas de concurso público, livre-docên-cia, avaliação de cursos: Cadastrar em Bancas > Participação em bancas de comissões julgadoras

■ Participação em comissões julgadoras de doutorado, mes-trado, qualifi cação: Cadastrar em Bancas> Participação em ban-ca de trabalhos de conclusão

■ Participação em conselhos, comissões e consultoria: Cadas-trar em Dados gerais> Atuação profissional> Atividades

■ Participação em mesa-redonda de evento: 1) Se foi mode-rador: Cadastrar em Eventos> Participação em eventos; OU 2 ) Se apresentou trabalho e foi publicado : a) Cadastrar em Eventos> Participação em eventos; b) Cadastrar em Produção bibliográfica > Apresentação de Trabalho ; c) Cadastrar em Produção biblio-gráfica>Trabalhos publicados em anais de eventos ; OU 3 ) Se apresentou trabalho e não foi publicado : a) Cadastrar em Even-tos> Participação em eventos; b) Cadastrar em Produção biblio-gráfica > Apresentação de Trabalho (outra)

■ Pós-doutorado e Livre docência: Cadastrar em Dados gerais >Formação acadêmica

■ Projetos de pesquisa: Cadastrar em Dados gerais> Atuação profissional > Atividades > Projeto de pesquisa. Deve-se, tam-bém, cadastrar no módulo Projetos.

■ Projetos relacionados às teses de doutorado: Cadastrar e detalhar como Projeto de Pesquisa > Dados Gerais > Atuação profissional> Atividades.

■ Publicação de trabalho apresentado em Congresso: Cadas-trar em Produção bibliográfica>Trabalhos publicados em anais de eventos

■ Responsável por disciplina ministrada no curso de gradua-ção e pós-graduação: Mencionar as aulas em Dados gerais> Atuação profissional > Atividades> Ensino

■ Só fui assistir um Congresso: Cadastrar em Eventos> Partici-pação em eventos> (como ouvinte)

■ Títulos de especialista: Cadastrar em Dados Gerais> Prêmio e títulos.

■ Viagens de estudo e visitas a outros centros: Cadastrar em Dados Gerais> Formação complementar.

ALGUMAS DEFINIǛES

■ Anais: Publicação periódica, referente aos atos e estudos de con-gressos científicos, literários ou arte.

■ Aula: Comunicação científica oral, com caráter de instrução.

■ Ciclo de Palestras: Sucessão de discussões de alcance limitado, conferência pública, em tom quase familiar.

■ Colóquio: Semelhante à conferência, reunião de pessoas gaba-ritadas, em que se debate determinado assunto, com o objetivo de esclarecer ou permitir uma tomada de decisão, levando à platéia a votar ou escolher os pontos selecionados

■ Comunicações: Qualquer forma de apresentação de trabalho em evento científico. Podem ocorrer sob o nome de congressos, se-minários, reuniões, encontros, simpósios, jornadas e outros.

■ Conferência: Tipo de reunião destinada a um grupo de pessoas com identidade de interesse.

■ Congresso: Encontro solene de um grande número de pessoas no decorrer de vários dias, durante os quais se darão numerosas reuniões. Nos congressos ainda são organizados cursos de atuali-zação, aproveitando o ensejo da presença de muitos especialistas de renome.

■ DOI: (Digital Object Identifier). http://www.doi.org.: O DOI fun-ciona como identificador único permanente do artigo e pode ser usado com o propósito de citação e recuperação do artigo no am-biente on line. Segundo o CNPq, o sistema DOI foi inserido no Cur-riculo Lattes apenas para fins de certificação. Além da facilidade, o sistema garante maior confiabilidade da informação cadastrada. A coleção Scielo Brasil disponibiliza o número DOI na interface de todo artigo indexado.

■ Estudo de Casos: É definido como a investigação empírica de um fenômeno que dificilmente pode ser isolado ou associado do seu contexto. Procura estudar as variações intra-sistema, que são as variáveis produzidas de modo natural num determinado meio.

■ Fórum: Espaço de debate político, social, científico e tecnológi-co. Discussão de propostas.

■ IES: Instituição de Ensino Superior.

■ Jornada: Refere-se à quantidade de dias de atividade sobre um assunto, compreendidas em uma semana.

■ Mesa Redonda: Reunião de pessoas entendidas ou abalizadas que discutem ou deliberam em pé de igualdade, sobre determinado assunto

■ Painel: Reunião de especialistas expondo suas idéias sobre um assunto específico a um auditório, sem material expositivo, trocando informações de maneira informal e dialogada, coordenados por um especialista experiente e com duração de até 90 minutos, com ou sem interrogadores previamente estabelecidos

■ Posfácio: Advertência no fim de um livro. Declaração do autor ou de outrem no final do livro.

■ Prefácio: Palavras de esclarecimento, justificação ou apresenta-ção, que precedem o texto de uma obra literária, do próprio autor.

■ Professor Titular: é um cargo final na carreira docente universi-tária, será atingido após aprovação em concurso público de provas e de títulos e a seguir indicação.

■ Seminário: É uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discus-são e debate, com caráter de instrução.

■ Simpósio: Reunião de cientistas ou técnicos para ventilar vários assuntos relacionados entre si ou os vários aspectos de um assunto, sempre com a presença de um coordenador. Tem caráter de inter-câmbio de informações.

■ Tema Livre: Proposição que vai ser tratada ou apresentada em evento científico, tendo 10 minutos para apresentação.

■ Workshop: Conferência, convenção ou outros encontros formais geralmente reunindo pessoas que representam uma área específica de interesse.

Page 5: ALGUMAS DEFINIÇ›ES ESTRUTURA DO SISTEMA DE … · outro CV Lattes. Clicar no nome para quem deseja disponibilizar e autorizar. Como disponibilizar para cópia a informação das

DADOS OBRIGATÓRIOS NO PREENCHIMENTO DO LATTES

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA

ARTIGO EM JORNAL OU REVISTA

Título do ArtigoTitulo do jornal ou revistaISSNDataNº de página inicialNº de página fi nalIdiomaCidadePais

ARTIGO EM PERIÓDICO

Titulo do artigoNatureza (Trabalho Completo ou Resumo)Título do PeriódicoISSNNome da EditoraVolumeNº de Pagina InicialNº de Página FinalIdioma Cidade

LIVRO Titulo (livro ou capitulo)Titulo da Obra toda (se for um capitulo)ISBNAno da 1ª ediçãoNº de páginas da obraTiragemMeio de DivulgaçãoIdiomaCidade / PaísNatureza da ObraTipo da contribuição da ObraNº de páginas da contribuição (se capítulo)Tipo da editora

TRABALHO EM ANAIS

Titulo Natureza (Completo, resumo ou resumo expandido)Edição / Nº do EventoNome do EventoISBNPaísTítulo dos AnaisVolumeNº de Pagina InicialNº de Página FinalIdiomaCidade

TRADUÇÃO Titulo NaturezaAutor traduzidoTítulo da obra originalIdioma originalIdioma de traduçãoNome da editora da traduçãoCidade da editora da traduçãoPaísNº de páginasISBN

DADOS OBRIGATÓRIOS NO PREENCHIMENTO DO LATTES

PRODUÇÃO TÉCNICA

SERVIÇOS TÉCNICOS Titulo Natureza (assessoria, consultoria, parecer, elaboração de projeto, relatório técnico ou outra)FinalidadeDuraçãoNº de páginasDisponibilidade (Restrita ou irrestrita)Instituição FinanceiraCidadePaís

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTITUCIONAL

Titulo NaturezaFinalidadeDivulgaçãoIdiomaPaisTitulo

DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA

Titulo NaturezaProjeto de PesquisaNº de páginasFinalidadeIdiomaInstituição PromotoraDisponibilidade (Restrita ou irrestrita)Local

EDITORIA Titulo Tipo (edição, editoração ou outro)Natureza (anais, catálogo, coletânea, enciclopédia, livro, periódico ou outro)IdiomaNº de páginasInstituição promotoraEditoraCidade

PROGRAMA DE RÁDIO E TV

Titulo Natureza (entrevista, mesa redonda, comentário ou outro)EmissoraTemaDataDuraçãoCidadePaís

FONTES CONSULTADAS

http://www.cnpq.br/documents/313759/4d62720f-12ef-4ef2-b94c-e-996b472834b

http://posarq.ufsc.br/files/2013/01/comopreencherocurriculolattes.pdf

http://pt.slideshare.net/profvalente/manual-depreenchimentodocurr-c3adculolattes

https://bibsaude.fi les.wordpress.com/2013/07/curriculo-latt-tes-25_07_14.pdf

DADOS OBRIGATÓRIOS NO PREENCHIMENTO DO LATTES

PRODUÇÃO ARTÍSTICA

ARTES VISUAIS Titulo Descrição da ProduçãoCategoria (Animação, computação gráfica, desenho, diversas, escultura, filme, fotografia, gravura, ilustração, instalação, intervenção urbana, livro de artista, performance, pintura, programação visual, vídeo, webart ou outra)Natureza (cinema, desenho, esculturas, fotografia, gravura, instalação, pintura, televisão, vídeo ou outra)Título da ObraAtividade dos autores (webartist, aderecista, animador, artista multimídia, artista plástico, artista visual,cenógrafo,cineasta, curador, desenhista, escultor, figurinista, fotógrafo, gravador, ilustrador, performer, pintor, programador visual,roteirirsta, videomaker ou outra)Evento (apresentação, bienal, exposição individual, exposição individual convite, exposição individual seleção, exposição individual edital, exposição coletiva, exposição coletiva convite, exposição coletiva seleção, exposição coletiva edital, festival, salão ou outra)LocalCidadePaísNatureza do vínculo (temático, conceitual ou metodológico)Abrangência (local, regional, nacional ou internacional)Aval Institucional (convite, edital ou seleção)Natureza do EditalData / Período do Evento / ApresentaçãoItineranteInstituição promotoraPremiaçãoSuporte / Forma de Registro (audiovisual, impresso, meio eletrônico, multimeios ou outro)

OUTRA PRODUÇÃO CULTURAL

Titulo Descrição do produtoCategoriaAtividade dos autoresEventoLocal de apresentaçãoCidadePaísNatureza do vínculo (temático, conceitual ou metodológico)Abrangência (regional, nacional ou internacional)Aval institucional (convite, edital ou seleção)NaturezaDuração da obra (minutos)

DADOS OBRIGATÓRIOS NO PREENCHIMENTO DO LATTES

PRODUÇÃO TÉCNICA

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

TituloNatureza (Comunicação, conferência, congresso, seminário, simpósio ou outra)Nome do EventoInstituição promotoraIdiomaLocalCidadePaís

CURSO DE CURTA DURAÇÃO

Titulo Nível (extensão, aperfeiçoamento ou especialização) Participação dos autores (docente, organizador ou outra)DuraçãoInstituição promotora do eventoLocalCidadePaís

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

TituloTipo (piloto, projeto, protótipo ou outro)Natureza (aparelho, instrumento, equipamento ou outros)FinalidadeRegistro de PatenteDisponibilidade (Restrita ou Irrestrita)Instituição FinanceiraCidadePais

DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICA

Titulo Natureza (Analítico, instrumental, pedagógica, processual ou outra)FinalidadeDisponibilidade (Restrita ou Irrestrita)Instituição FinanceiraCidadePais

MAQUETE TituloFinalidadeObjetoMaterialInstituição FinanciadoraPaisIdioma

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

Titulo Tipo (concerto, concurso, congresso, exposição, festival ou outro)Natureza (curadoria, montagem, organização ou outra)Instituição PromotoraDuraçãoItineranteCatálogoLocal/Cidade

Page 6: ALGUMAS DEFINIÇ›ES ESTRUTURA DO SISTEMA DE … · outro CV Lattes. Clicar no nome para quem deseja disponibilizar e autorizar. Como disponibilizar para cópia a informação das

DADOS OBRIGATÓRIOS NO PREENCHIMENTO DO LATTES

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA

ARTIGO EM JORNAL OU REVISTA

Título do ArtigoTitulo do jornal ou revistaISSNDataNº de página inicialNº de página fi nalIdiomaCidadePais

ARTIGO EM PERIÓDICO

Titulo do artigoNatureza (Trabalho Completo ou Resumo)Título do PeriódicoISSNNome da EditoraVolumeNº de Pagina InicialNº de Página FinalIdioma Cidade

LIVRO Titulo (livro ou capitulo)Titulo da Obra toda (se for um capitulo)ISBNAno da 1ª ediçãoNº de páginas da obraTiragemMeio de DivulgaçãoIdiomaCidade / PaísNatureza da ObraTipo da contribuição da ObraNº de páginas da contribuição (se capítulo)Tipo da editora

TRABALHO EM ANAIS

Titulo Natureza (Completo, resumo ou resumo expandido)Edição / Nº do EventoNome do EventoISBNPaísTítulo dos AnaisVolumeNº de Pagina InicialNº de Página FinalIdiomaCidade

TRADUÇÃO Titulo NaturezaAutor traduzidoTítulo da obra originalIdioma originalIdioma de traduçãoNome da editora da traduçãoCidade da editora da traduçãoPaísNº de páginasISBN

DADOS OBRIGATÓRIOS NO PREENCHIMENTO DO LATTES

PRODUÇÃO TÉCNICA

SERVIÇOS TÉCNICOS Titulo Natureza (assessoria, consultoria, parecer, elaboração de projeto, relatório técnico ou outra)FinalidadeDuraçãoNº de páginasDisponibilidade (Restrita ou irrestrita)Instituição FinanceiraCidadePaís

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTITUCIONAL

Titulo NaturezaFinalidadeDivulgaçãoIdiomaPaisTitulo

DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA

Titulo NaturezaProjeto de PesquisaNº de páginasFinalidadeIdiomaInstituição PromotoraDisponibilidade (Restrita ou irrestrita)Local

EDITORIA Titulo Tipo (edição, editoração ou outro)Natureza (anais, catálogo, coletânea, enciclopédia, livro, periódico ou outro)IdiomaNº de páginasInstituição promotoraEditoraCidade

PROGRAMA DE RÁDIO E TV

Titulo Natureza (entrevista, mesa redonda, comentário ou outro)EmissoraTemaDataDuraçãoCidadePaís

FONTES CONSULTADAS

http://www.cnpq.br/documents/313759/4d62720f-12ef-4ef2-b94c-e-996b472834b

http://posarq.ufsc.br/files/2013/01/comopreencherocurriculolattes.pdf

http://pt.slideshare.net/profvalente/manual-depreenchimentodocurr-c3adculolattes

https://bibsaude.fi les.wordpress.com/2013/07/curriculo-latt-tes-25_07_14.pdf

DADOS OBRIGATÓRIOS NO PREENCHIMENTO DO LATTES

PRODUÇÃO ARTÍSTICA

ARTES VISUAIS Titulo Descrição da ProduçãoCategoria (Animação, computação gráfica, desenho, diversas, escultura, filme, fotografia, gravura, ilustração, instalação, intervenção urbana, livro de artista, performance, pintura, programação visual, vídeo, webart ou outra)Natureza (cinema, desenho, esculturas, fotografia, gravura, instalação, pintura, televisão, vídeo ou outra)Título da ObraAtividade dos autores (webartist, aderecista, animador, artista multimídia, artista plástico, artista visual,cenógrafo,cineasta, curador, desenhista, escultor, figurinista, fotógrafo, gravador, ilustrador, performer, pintor, programador visual,roteirirsta, videomaker ou outra)Evento (apresentação, bienal, exposição individual, exposição individual convite, exposição individual seleção, exposição individual edital, exposição coletiva, exposição coletiva convite, exposição coletiva seleção, exposição coletiva edital, festival, salão ou outra)LocalCidadePaísNatureza do vínculo (temático, conceitual ou metodológico)Abrangência (local, regional, nacional ou internacional)Aval Institucional (convite, edital ou seleção)Natureza do EditalData / Período do Evento / ApresentaçãoItineranteInstituição promotoraPremiaçãoSuporte / Forma de Registro (audiovisual, impresso, meio eletrônico, multimeios ou outro)

OUTRA PRODUÇÃO CULTURAL

Titulo Descrição do produtoCategoriaAtividade dos autoresEventoLocal de apresentaçãoCidadePaísNatureza do vínculo (temático, conceitual ou metodológico)Abrangência (regional, nacional ou internacional)Aval institucional (convite, edital ou seleção)NaturezaDuração da obra (minutos)

DADOS OBRIGATÓRIOS NO PREENCHIMENTO DO LATTES

PRODUÇÃO TÉCNICA

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

TituloNatureza (Comunicação, conferência, congresso, seminário, simpósio ou outra)Nome do EventoInstituição promotoraIdiomaLocalCidadePaís

CURSO DE CURTA DURAÇÃO

Titulo Nível (extensão, aperfeiçoamento ou especialização) Participação dos autores (docente, organizador ou outra)DuraçãoInstituição promotora do eventoLocalCidadePaís

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

TituloTipo (piloto, projeto, protótipo ou outro)Natureza (aparelho, instrumento, equipamento ou outros)FinalidadeRegistro de PatenteDisponibilidade (Restrita ou Irrestrita)Instituição FinanceiraCidadePais

DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICA

Titulo Natureza (Analítico, instrumental, pedagógica, processual ou outra)FinalidadeDisponibilidade (Restrita ou Irrestrita)Instituição FinanceiraCidadePais

MAQUETE TituloFinalidadeObjetoMaterialInstituição FinanciadoraPaisIdioma

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

Titulo Tipo (concerto, concurso, congresso, exposição, festival ou outro)Natureza (curadoria, montagem, organização ou outra)Instituição PromotoraDuraçãoItineranteCatálogoLocal/Cidade

Page 7: ALGUMAS DEFINIÇ›ES ESTRUTURA DO SISTEMA DE … · outro CV Lattes. Clicar no nome para quem deseja disponibilizar e autorizar. Como disponibilizar para cópia a informação das

DADOS OBRIGATÓRIOS NO PREENCHIMENTO DO LATTES

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA

ARTIGO EM JORNAL OU REVISTA

Título do ArtigoTitulo do jornal ou revistaISSNDataNº de página inicialNº de página fi nalIdiomaCidadePais

ARTIGO EM PERIÓDICO

Titulo do artigoNatureza (Trabalho Completo ou Resumo)Título do PeriódicoISSNNome da EditoraVolumeNº de Pagina InicialNº de Página FinalIdioma Cidade

LIVRO Titulo (livro ou capitulo)Titulo da Obra toda (se for um capitulo)ISBNAno da 1ª ediçãoNº de páginas da obraTiragemMeio de DivulgaçãoIdiomaCidade / PaísNatureza da ObraTipo da contribuição da ObraNº de páginas da contribuição (se capítulo)Tipo da editora

TRABALHO EM ANAIS

Titulo Natureza (Completo, resumo ou resumo expandido)Edição / Nº do EventoNome do EventoISBNPaísTítulo dos AnaisVolumeNº de Pagina InicialNº de Página FinalIdiomaCidade

TRADUÇÃO Titulo NaturezaAutor traduzidoTítulo da obra originalIdioma originalIdioma de traduçãoNome da editora da traduçãoCidade da editora da traduçãoPaísNº de páginasISBN

DADOS OBRIGATÓRIOS NO PREENCHIMENTO DO LATTES

PRODUÇÃO TÉCNICA

SERVIÇOS TÉCNICOS Titulo Natureza (assessoria, consultoria, parecer, elaboração de projeto, relatório técnico ou outra)FinalidadeDuraçãoNº de páginasDisponibilidade (Restrita ou irrestrita)Instituição FinanceiraCidadePaís

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTITUCIONAL

Titulo NaturezaFinalidadeDivulgaçãoIdiomaPaisTitulo

DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA

Titulo NaturezaProjeto de PesquisaNº de páginasFinalidadeIdiomaInstituição PromotoraDisponibilidade (Restrita ou irrestrita)Local

EDITORIA Titulo Tipo (edição, editoração ou outro)Natureza (anais, catálogo, coletânea, enciclopédia, livro, periódico ou outro)IdiomaNº de páginasInstituição promotoraEditoraCidade

PROGRAMA DE RÁDIO E TV

Titulo Natureza (entrevista, mesa redonda, comentário ou outro)EmissoraTemaDataDuraçãoCidadePaís

FONTES CONSULTADAS

http://www.cnpq.br/documents/313759/4d62720f-12ef-4ef2-b94c-e-996b472834b

http://posarq.ufsc.br/files/2013/01/comopreencherocurriculolattes.pdf

http://pt.slideshare.net/profvalente/manual-depreenchimentodocurr-c3adculolattes

https://bibsaude.fi les.wordpress.com/2013/07/curriculo-latt-tes-25_07_14.pdf

DADOS OBRIGATÓRIOS NO PREENCHIMENTO DO LATTES

PRODUÇÃO ARTÍSTICA

ARTES VISUAIS Titulo Descrição da ProduçãoCategoria (Animação, computação gráfica, desenho, diversas, escultura, filme, fotografia, gravura, ilustração, instalação, intervenção urbana, livro de artista, performance, pintura, programação visual, vídeo, webart ou outra)Natureza (cinema, desenho, esculturas, fotografia, gravura, instalação, pintura, televisão, vídeo ou outra)Título da ObraAtividade dos autores (webartist, aderecista, animador, artista multimídia, artista plástico, artista visual,cenógrafo,cineasta, curador, desenhista, escultor, figurinista, fotógrafo, gravador, ilustrador, performer, pintor, programador visual,roteirirsta, videomaker ou outra)Evento (apresentação, bienal, exposição individual, exposição individual convite, exposição individual seleção, exposição individual edital, exposição coletiva, exposição coletiva convite, exposição coletiva seleção, exposição coletiva edital, festival, salão ou outra)LocalCidadePaísNatureza do vínculo (temático, conceitual ou metodológico)Abrangência (local, regional, nacional ou internacional)Aval Institucional (convite, edital ou seleção)Natureza do EditalData / Período do Evento / ApresentaçãoItineranteInstituição promotoraPremiaçãoSuporte / Forma de Registro (audiovisual, impresso, meio eletrônico, multimeios ou outro)

OUTRA PRODUÇÃO CULTURAL

Titulo Descrição do produtoCategoriaAtividade dos autoresEventoLocal de apresentaçãoCidadePaísNatureza do vínculo (temático, conceitual ou metodológico)Abrangência (regional, nacional ou internacional)Aval institucional (convite, edital ou seleção)NaturezaDuração da obra (minutos)

DADOS OBRIGATÓRIOS NO PREENCHIMENTO DO LATTES

PRODUÇÃO TÉCNICA

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

TituloNatureza (Comunicação, conferência, congresso, seminário, simpósio ou outra)Nome do EventoInstituição promotoraIdiomaLocalCidadePaís

CURSO DE CURTA DURAÇÃO

Titulo Nível (extensão, aperfeiçoamento ou especialização) Participação dos autores (docente, organizador ou outra)DuraçãoInstituição promotora do eventoLocalCidadePaís

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

TituloTipo (piloto, projeto, protótipo ou outro)Natureza (aparelho, instrumento, equipamento ou outros)FinalidadeRegistro de PatenteDisponibilidade (Restrita ou Irrestrita)Instituição FinanceiraCidadePais

DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICA

Titulo Natureza (Analítico, instrumental, pedagógica, processual ou outra)FinalidadeDisponibilidade (Restrita ou Irrestrita)Instituição FinanceiraCidadePais

MAQUETE TituloFinalidadeObjetoMaterialInstituição FinanciadoraPaisIdioma

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

Titulo Tipo (concerto, concurso, congresso, exposição, festival ou outro)Natureza (curadoria, montagem, organização ou outra)Instituição PromotoraDuraçãoItineranteCatálogoLocal/Cidade

Page 8: ALGUMAS DEFINIÇ›ES ESTRUTURA DO SISTEMA DE … · outro CV Lattes. Clicar no nome para quem deseja disponibilizar e autorizar. Como disponibilizar para cópia a informação das

DADOS OBRIGATÓRIOS NO PREENCHIMENTO DO LATTES

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA

ARTIGO EM JORNAL OU REVISTA

Título do ArtigoTitulo do jornal ou revistaISSNDataNº de página inicialNº de página fi nalIdiomaCidadePais

ARTIGO EM PERIÓDICO

Titulo do artigoNatureza (Trabalho Completo ou Resumo)Título do PeriódicoISSNNome da EditoraVolumeNº de Pagina InicialNº de Página FinalIdioma Cidade

LIVRO Titulo (livro ou capitulo)Titulo da Obra toda (se for um capitulo)ISBNAno da 1ª ediçãoNº de páginas da obraTiragemMeio de DivulgaçãoIdiomaCidade / PaísNatureza da ObraTipo da contribuição da ObraNº de páginas da contribuição (se capítulo)Tipo da editora

TRABALHO EM ANAIS

Titulo Natureza (Completo, resumo ou resumo expandido)Edição / Nº do EventoNome do EventoISBNPaísTítulo dos AnaisVolumeNº de Pagina InicialNº de Página FinalIdiomaCidade

TRADUÇÃO Titulo NaturezaAutor traduzidoTítulo da obra originalIdioma originalIdioma de traduçãoNome da editora da traduçãoCidade da editora da traduçãoPaísNº de páginasISBN

DADOS OBRIGATÓRIOS NO PREENCHIMENTO DO LATTES

PRODUÇÃO TÉCNICA

SERVIÇOS TÉCNICOS Titulo Natureza (assessoria, consultoria, parecer, elaboração de projeto, relatório técnico ou outra)FinalidadeDuraçãoNº de páginasDisponibilidade (Restrita ou irrestrita)Instituição FinanceiraCidadePaís

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTITUCIONAL

Titulo NaturezaFinalidadeDivulgaçãoIdiomaPaisTitulo

DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA

Titulo NaturezaProjeto de PesquisaNº de páginasFinalidadeIdiomaInstituição PromotoraDisponibilidade (Restrita ou irrestrita)Local

EDITORIA Titulo Tipo (edição, editoração ou outro)Natureza (anais, catálogo, coletânea, enciclopédia, livro, periódico ou outro)IdiomaNº de páginasInstituição promotoraEditoraCidade

PROGRAMA DE RÁDIO E TV

Titulo Natureza (entrevista, mesa redonda, comentário ou outro)EmissoraTemaDataDuraçãoCidadePaís

FONTES CONSULTADAS

http://www.cnpq.br/documents/313759/4d62720f-12ef-4ef2-b94c-e-996b472834b

http://posarq.ufsc.br/files/2013/01/comopreencherocurriculolattes.pdf

http://pt.slideshare.net/profvalente/manual-depreenchimentodocurr-c3adculolattes

https://bibsaude.fi les.wordpress.com/2013/07/curriculo-latt-tes-25_07_14.pdf

DADOS OBRIGATÓRIOS NO PREENCHIMENTO DO LATTES

PRODUÇÃO ARTÍSTICA

ARTES VISUAIS Titulo Descrição da ProduçãoCategoria (Animação, computação gráfica, desenho, diversas, escultura, filme, fotografia, gravura, ilustração, instalação, intervenção urbana, livro de artista, performance, pintura, programação visual, vídeo, webart ou outra)Natureza (cinema, desenho, esculturas, fotografia, gravura, instalação, pintura, televisão, vídeo ou outra)Título da ObraAtividade dos autores (webartist, aderecista, animador, artista multimídia, artista plástico, artista visual,cenógrafo,cineasta, curador, desenhista, escultor, figurinista, fotógrafo, gravador, ilustrador, performer, pintor, programador visual,roteirirsta, videomaker ou outra)Evento (apresentação, bienal, exposição individual, exposição individual convite, exposição individual seleção, exposição individual edital, exposição coletiva, exposição coletiva convite, exposição coletiva seleção, exposição coletiva edital, festival, salão ou outra)LocalCidadePaísNatureza do vínculo (temático, conceitual ou metodológico)Abrangência (local, regional, nacional ou internacional)Aval Institucional (convite, edital ou seleção)Natureza do EditalData / Período do Evento / ApresentaçãoItineranteInstituição promotoraPremiaçãoSuporte / Forma de Registro (audiovisual, impresso, meio eletrônico, multimeios ou outro)

OUTRA PRODUÇÃO CULTURAL

Titulo Descrição do produtoCategoriaAtividade dos autoresEventoLocal de apresentaçãoCidadePaísNatureza do vínculo (temático, conceitual ou metodológico)Abrangência (regional, nacional ou internacional)Aval institucional (convite, edital ou seleção)NaturezaDuração da obra (minutos)

DADOS OBRIGATÓRIOS NO PREENCHIMENTO DO LATTES

PRODUÇÃO TÉCNICA

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

TituloNatureza (Comunicação, conferência, congresso, seminário, simpósio ou outra)Nome do EventoInstituição promotoraIdiomaLocalCidadePaís

CURSO DE CURTA DURAÇÃO

Titulo Nível (extensão, aperfeiçoamento ou especialização) Participação dos autores (docente, organizador ou outra)DuraçãoInstituição promotora do eventoLocalCidadePaís

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

TituloTipo (piloto, projeto, protótipo ou outro)Natureza (aparelho, instrumento, equipamento ou outros)FinalidadeRegistro de PatenteDisponibilidade (Restrita ou Irrestrita)Instituição FinanceiraCidadePais

DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICA

Titulo Natureza (Analítico, instrumental, pedagógica, processual ou outra)FinalidadeDisponibilidade (Restrita ou Irrestrita)Instituição FinanceiraCidadePais

MAQUETE TituloFinalidadeObjetoMaterialInstituição FinanciadoraPaisIdioma

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

Titulo Tipo (concerto, concurso, congresso, exposição, festival ou outro)Natureza (curadoria, montagem, organização ou outra)Instituição PromotoraDuraçãoItineranteCatálogoLocal/Cidade