algarve press agosto

24
DESTAQUES: Hospital Central do Algarve prioritário. Pág..... 02 Cruzeiros crescem em Portimão. Pág..... 05 Solidariedade VRSA Pág..... 06 AA UALG preocupada Pág..... 07 SFB a caminho do Centenário. Pág..... 12 e 13 Supertaça Futsal SportingxBenfica Pág..... 21 ANDALUCÍA ....P.22/23 Em algarvepress.net um zapping pelo Algarve Algarve tem graves problemas Algarve é a região onde mais tem subido o pedido de ajudas destaca o PCP Algarve Faro celebra o dia do Município dia 7 de Setembro, mas terá grandes razões para comemorar? PÁG.15 PÁG.3 10, 11,17 Faro em Festa no dia da Cidade

Upload: algarvepress

Post on 30-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Algarve Press Agosto

TRANSCRIPT

Page 1: Algarve Press Agosto

DESTAQUES:

Hospital Central do Algarve prioritário.

Pág..... 02

Cruzeiros crescem em Portimão.

Pág..... 05

Solidariedade VRSAPág..... 06

AA UALG preocupadaPág..... 07

SFB a caminho do Centenário.

Pág..... 12 e 13

Supertaça Futsal SportingxBenfica

Pág..... 21

ANDALUCÍA ....P.22/23

Em algarvepress.netum zapping pelo Algarve

Algarve tem graves problemas

Algarve é a região onde mais tem subido o pedido de ajudas

destaca o PCP Algarve

Faro celebra o dia do Município dia 7 de Setembro,

mas terá grandes razões para comemorar?

PÁG.15

PÁG.3 10, 11,17

Faro em Festa no dia da Cidade

Page 2: Algarve Press Agosto

O PSD Algarve elogia a posição do ministro da Saúde - Paulo Macedo - que, na passada quarta--feira, considerou a cons-trução do futuro Hospital Central do Algarve «uma prioridade nacional» e uma obra de «elevado in-teresse».

A posição de Paulo Mace-do foi divulgada durante a sua primeira deslocação oficial ao Algarve, onde visitou o Hospital de Faro, o Serviço de Urgência Bá-sica de Vila Real de Santo António, o Centro de Me-dicina de Reabilitação do Sul (São Brás de Alportel) e o Laboratório Regional de Saúde Pública.

“Empreendedorismo So-cial e a Sustentabilidade do 3.º Sector” é o tema do fó-rum social que Olhão acolhe no próximo dia 9 de Setem-bro de 2011, no Real Marina Hotel & Spa.

Trata-se de uma iniciativa do Município olhanense, organizada pela Rede So-cial local em parceria com a delegação da Fuseta da Cruz Vermelha Portuguesa.

Com este fórum, no qual participam vários especia-listas, pretende-se dotar as organizações – Instituições Particulares de Solidarieda-de Social (IPSS) – de me-canismos que as capacitem para a sustentabilidade, competitividade e inovação, mediante a apresentação de boas práticas e experiências inovadoras.

As inscrições são gratuitas,

De acordo com o presi-dente da Comissão Polí-tica Distrital do PSD Al-garve Luís Gomes, «esta semana ficou definiti-vamente expresso que o Hospital Central é uma prioridade que terá segui-mento assim que for en-contrado o enquadramen-to financeiro para avançar com o equipamento».

Apraz-nos saber que o projecto está no topo dos investimentos e que, mesmo num contexto financeiro difícil, ficou registada a tentativa de o enquadrar no Orça-mento de Estado para 2012», disse Luís Gomes. «Trata-se de uma obra ab-solutamente necessária

numa região onde o turis-mo representa a sua prin-cipal actividade e requer infra-estruturas de quali-dade», continuou.

Para o PSD Algarve, esta posição mostra que o repto lançado durante a Festa do Pontal «foi aten-

dido» e que, havendo pos-sibilidade financeira, os compromissos assumidos por Pedro Passos Coe-lho, durante a campanha eleitoral, serão definitiva-mente tomados em consi-deração.

mas obrigatórias, e devem ser feitas até 5 de Setembro, enviando a respectiva ficha de inscrição (ver em www.cm-olhao.pt) para [email protected]

A sessão de abertura, às 09h30, contará com as pre-senças do presidente da Câ-mara Municipal de Olhão, Francisco Leal, que presi-de à sessão, do director do Centro Distrital da Seguran-ça Social de Faro, Arnaldo

Oliveira, e da presidente da direcção da delegação da Fu-seta da Cruz Vermelha Por-tuguesa, Francisca Ferreira.

Durante o dia haverá deba-tes/comunicações e três gru-pos de trabalho, nos quais os participantes debaterão temas como “Afirmar o 3.º Sector”, “A Responsabili-dade Social das Empresas”, “O Empreendedorismo So-cial”, “A Sustentabilidade Financeira das IPSS’s” ou “A

importância do Empreende-dorismo Social”.

A sessão de encerramento será presidida pelo vereador da Solidariedade Social An-tónio Camacho Santos, que terá a seu lado o director do Centro Distrital da Se-gurança Social de Faro e a vice-presidente da Cruz Ver-melha Portuguesa, Cristina Louro.

www.algarvepress.net – diário online 2ª quinzena de Agosto de 2011

2

“Hospital Central é uma prioridade nacional”

Olhão acolhe fórum de cariz social

REGIONAL

Page 3: Algarve Press Agosto

Costuma-se dizer que é nos infortúnios que se conhecem os amigos. É o que tem acontecido a Faro, também no que à minha pessoa diz respei-to. Eu, filho da Ilha de Santa Maria, ao contrá-rios de outros amigos de infância que, na sua maio-ria, foram de saveiro nas-cer a Olhão, tornando-se olhanenses, por vontade dos meus pais atravessei a Ria Formosa na barriga da minha mãe para vir nascer ao velho Hospital de Faro, regressando dias depois à minha Ilha. Nunca re-neguei o meu nascimento e raízes, sou um ilhéu de Faro – Farense com orgu-lho.

Aliás, tenho incutido Faro como um símbolo de ge-rações, nomeadamente junto dos meus filhos, e promovido/defendido a minha terra na Região, no País e até no estran-geiro, onde há cerca de trinta anos me desloco por via da minha vida de jornalista, ao serviço de rádios e jornais nacionais, regionais e locais. Como acontece com algumas dezenas de conhecidos farenses de raça, o autor

destas linhas escreve-as ao sabor de sentimentos forte e indefectivelmente impregnados há mais de meio século, pois ser de Faro não é nem tem de ser

sinónimo de concordar ou discordar com quem tem dirigido ou virá a dirigir os destinos da autarquia.

A poucos dias dos feste-jos do Dia de Faro, à es-pera das habituais mortei-radas madrugadoras, dei comigo a reforçar o pen-samento que Faro conti-

nua Capital do Algarve, mas descapitalizada de obras que sustentem o seu futuro, em terra e na Ria, até porque, sabe-se lá até quando, continua de costas voltadas para uma das suas principais péro-las de desenvolvimento económico-social, como mais nenhum outro con-celho tem, que são as suas ilhas.

Com filhos de Faro ou “estrangeiros” à frente da autarquia, Faro continua a

não comandar e a deixar que outros comandem, sabe-se lá com que inte-resses futuros, os seus principais vectores de de-senvolvimento.

Noutros Concelhos, em terra ou no mar, apare-cem obras de vulto, faz--se tudo, em Faro tudo é

proibido e nada de impor-tante para o seu futuro se tem construído, desde a construção do Aeroporto, Universidade e Hospital. Como filho de Faro sou constantemente assalta-do por desejos incontidos de vida muito mais longa e próspera para a minha terra, transmito-os cons-tantemente nos meus ar-tigos de opinião, sem me preocupar com o politica-mente correcto, até por-que nunca o fui nem sou.

Nunca me preocupei com o cinzentismo dos meios termos, cor que, se eu mandasse, deixaria de existir. Sou Preto e Bran-co, como o Farense, clube do meu coração – sou de Faro e Faro continuarei a defender!

Manuel Luís

2ª quinzena de Agosto de 2011 diário online – www.algarvepress.net

3

À BabujaREGIONAL

FARO CAPITAL DESCAPITALIZADA….

ATÉ QUANDO?

Page 4: Algarve Press Agosto

A empresa municipal So-ciedade de Gestão Urbana – SGU, SA já lançou o con-curso público para a reabi-litação e exploração de oito imóveis detidos pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e pela própria SGU, situados no centro his-tórico da cidade.

A medida resulta de um contrato programa assi-nado entre a autarquia e a SGU que tem como meta a reabilitação, explora-ção e manutenção dos edifícios e a sua transfor-mação hotéis de charme. Os oito imóveis estão loca-lizados nalgumas das mais emblemáticas artérias do concelho, como é o caso da Praça Marquês de Pombal ou a Rua 1.º de Maio.

Da lista fazem parte a antiga sede da Caixa Geral de De-pósitos, em pleno coração da Baixa pombalina, ou o edi-fício de serviços da SGU. A estes itens será adicionado o prédio da antiga alfândega, situado frente ao Rio Gua-diana, que será alvo de um concurso público individu-al, a lançar dentro de dias. Depois de recuperadas, as unidades irão formar um

resort turístico a céu aber-to, alicerçado na história de Vila Real de Santo António, criando um novo segmento turístico baseado na preser-vação do património e no tu-rismo cultural.

A exploração conjunta dos imóveis deverá permitir a criação de um hotel, aparta-mentos de charme e de um hotel design.

O concurso público lança-do tem a forma de procedi-mento por negociação, cujo

objecto será a concessão de obras públicas, adquirindo o adjudicatário, em contrapar-tida, o direito de proceder à exploração dos prédios atra-vés da oferta de alojamento, durante o período estipula-do em contrato.

Os edifícios serão concessio-nados por um período de 25 anos, durante os quais será garantida a sua manuten-ção por parte dos privados. Por sua vez, o contrato ce-lebrado entre a autarquia e

a SGU vigora por 30 anos. Para o presidente da Câma-ra Municipal de Vila Real de Santo António Luís Gomes, o lançamento deste con-curso prova que a autarquia «está a apostar na valoriza-ção do património urbanís-tico» e, simultaneamente, «a promover a criação de emprego e a notoriedade do concelho enquanto destino turístico».

A região do Algarve ga-nhou cerca de 535 mil dor-midas no primeiro semestre de 2011, num total acumula-do de 5,6 milhões de dormi-das.

O aumento de 10,5 por cento em relação ao mes-mo período do ano anterior foi recentemente divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os resultados do mês de

Junho foram igualmente po-sitivos para a região, com um acréscimo homólogo de 9,2 por cento de dor-midas, para 1,6 milhões. A hotelaria algarvia acolheu 470 mil dormidas de resi-dentes em Junho (+ 3,3 por cento) e 1,3 milhões no se-mestre (+ 2,4 por cento), nú-meros que o presidente do Turismo do Algarve, António Pina, considera «interessan-tes» na actual conjuntura económica.

Entre Janeiro e Junho, os estabelecimentos hoteleiros do Algarve registaram 197,1 milhões de euros de pro-veitos totais, +5,9 por cento do que em igual período de

2010.

O número de hóspedes tam-bém cresceu no semestre, para 1,27 milhões (+6,1 por cento).

www.algarvepress.net – diário online 2ª quinzena de Agosto de 2011

4

Vila Real ganha hotéis de charme

Algarve com mais dormidas

TURISMO

Page 5: Algarve Press Agosto

Durante o período de 19 a 26 de Agosto, passa-ram pelo Porto de Cru-zeiros de Portimão cerca de 6300 turistas, em seis escalas, duas delas agen-dadas para o mesmo dia.

A primeira escala, no dia 19 de Agosto, através do “Grande Voyager”,da companhia Ibero Cruce-ros, que transportou 840 passageiros e 360 tripu-lantes e que regressou no dia 26 com o mesmo número de turistas, no decurso de mais uma via-gem.

No dia 21 foi a vez do “Wind Spirit” (Windstar Cruises) regressar a Por-timão, transportando 148 turistas e uma tripulação de 88 elementos, seguin-do-se no dia 23 as escalas do “Braemar” (Fred.Olsen Cruiselines), com 977 pas-sageiros e 400 tripulantes, e do “Ryndam” (Holland

America Line), com 1613 turistas e 618 tripulantes. Por fim, para o dia 24 de Agosto a escala do “Oce-anea” (P&O Cruises), que comporta uma lotação de 1950 passageiros, servi-dos por 850 tripulantes.

A todo este movimento devem juntar-se os cerca de 1200 passageiros que no dia 21 partiram no fer-ry “Vólcan de Tinamar” rumo ao Funchal, uma

ligação regular que desde 2008 se realiza em todos os domingos do ano

De referir que este ano o movimento do Porto de Cruzeiros de Portimão vai conhecer um crescimento de 23 por cento relativa-mente ao ano passado, estando previstas até ao final de Novembro um to-tal de 66 escalas.

Situado estrategicamen-te na confluência entre o

Atlântico e o Mediterrâ-neo, e ao reunir condições naturais únicas, o Porto de Cruzeiros de Portimão é cada vez mais procura-do pelas principais com-panhias, cabendo à ATP – Associação Turismo de Portimão a promoção de diversas acções tendentes a atrair estes turistas com elevado poder de compra para o município, de for-ma a estimular o comércio local.

Esta edição, da responsa-bilidade de Vitorino Daniel Rodrigues, mais conhecido pelo “Vitó”, um bartender profissional que reside no Concelho de Monchique, foi lançado na Fatacil, no “Stand” da Câmara Munici-pal de Monchique.

O Autor encontrou na aguar-dente de Medronho de Mon-chique um grande potencial para seguir uma linha ex-clusiva no mundo dos “co-cktails gourmet” que prima pela qualidade e diferencia-ção.

Neste livro estão 32 propos-tas produzidas com Aguar-

dente de Medronho ou Me-losa, e na sua maior parte usando produtos tradicio-nais de Monchique como é o caso dos Figos, Limões, Tangerinas, Maças, etc, con-tendo as informações para um “faça você mesmo!”, utilizando as técnicas mais modernas na preparação deste tipo de bebidas, no caso em apreço, 9 técnicas diferentes.

Diversos produtores as-sociaram-se a esta edição assim como a Câmara Mu-nicipal de Monchique des-tacando a importância deste produto na afirmação do po-tencial do Concelho.

2ª quinzena de Agosto de 2011 diário online – www.algarvepress.net

5

TURISMO

Cruzeiros recebem mais de 6 mil turistas

Medronho “Cocktails Gourmet”

Page 6: Algarve Press Agosto

Depois de ter percorrido quase 1700 quilómetros em bicicleta, José Figueiredo chegou esta sexta-feira a Vila Real de Santo António, às 10h30 em ponto, termi-nando assim a jornada vo-luntária que pretendeu anga-riar verbas para construção de uma nova ala pediátrica no Hospital de São João, no Porto.

A pedalada iniciou-se em Caminha, a 13 de Agosto, e terminou frente à Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, onde o ci-clista foi recebido pelo pre-sidente da autarquia Luís Gomes, pela Dra. Maria Bar-roso, membro da Comissão de Honra do projecto «Um lugar pró Joãozinho» e pela Dra. Margarida Damasce-no, membro do conselho de administração do Cen-tro Hospitalar de São João.

A iniciativa «Um lugar pró Joãozinho» tem como mis-são construir a nova ala pediátrica do São João – or-çamentada em cerca de 15 milhões de euros – unica-mente através do financia-mento de empresas privadas e das suas políticas de res-ponsabilidade civil.

Foi lançada em 2009, por ocasião das comemorações do 50.º aniversário do hos-pital.

Durante o percurso, rea-

lizado junto à costa, José Figueiredo assumiu a ta-refa de divulgar a causa da unidade hospitalar e de dis-tribuir os muitos panfletos informativos que levou so-bre rodas. A autarquia vilar-realense associou-se à ideia e organizou a recepção do ciclista, assinalando o últi-mo trajecto percorrido entre Tavira e VRSA.

Toda a viagem foi feita du-rante as férias deste utente do São João, como forma de agradecimento dos cuida-dos de saúde que aí lhe têm sido prestados, no âmbito de uma doença degenerati-va.

Esta é, contudo, a segunda vez que repete uma pedalada benemérita: no ano passado desempenhou outra jorna-da a favor de uma jovem com problemas de saúde. «Mais do que angariar di-nheiro, quis mostrar a todos com quem me cruzei a im-portância desta causa nobre do Hospital de São João. Foi bom ver, ao longo des-tes dias, as muitas pessoas que paravam os automóveis

na estrada e chamavam pelo meu nome», relatou José Fi-gueiredo à chegada à autar-quia.

Para o presidente da Câma-ra Municipal de Vila Real de Santo António Luís Go-mes «esta missão deve ser olhada como um «exemplo». «Em momentos de crise, as iniciativas sociais ganham mais relevo, já que constitui um desafio maior partilhar com os outros aquilo que temos».

Durante a recepção, no sa-lão nobre da autarquia, Luís Gomes destacou também «o papel de excelência» do Hospital de São João, notan-do que a missão solidária de José Figueiredo só foi pos-

sível graças aos bons cuida-dos de saúde que lhe foram prestados durante a sua per-manência no hospital. Ao mesmo tempo, lembrou as políticas sociais da Câmara, na área da saúde.

Na cerimónia de boas vin-das usou igualmente da palavra a membro do mem-bro da Comissão de Honra do projecto «Um lugar para o Joãozinho» Dra. Maria Barroso, notando que a ac-ção do ciclista «revela uma grande solidariedade pelas pessoas que sofrem».

«Como cidadã, estou orgu-lhosa por ver que, na actu-alidade, ainda há valores altruístas que podem e de-vem ser demonstrados pe-los meios de comunicação social», disse.

Da parte do conselho de ad-ministração do Hospital de São João, a Dra. Margarida Damasceno frisou que esta divulgação do projecto, ao longo de duas semanas, por todo o país, aumentou a sua notoriedade e deverá tradu-zir-se em apoios concretos.

www.algarvepress.net – diário online 2ª quinzena de Agosto de 2011

6

Aventura solidária a favor do Hospital de São João termina em Vila Real de Santo António

REGIONAL

José Figueiredo posa à entrada da edilidade com Maria Barroso, da Comissão de Honra e Luís Gomes, pres. da autarquia

“A pedalada iniciou-se em

Caminha, a 13 de Agosto, e terminou

hoje frente à Câmara Municipal

de Vila Real de Santo António

“A nova ala pediátrica do São João terá escola

integrada e creche, bem como um espaço Ciência

Viva.

Page 7: Algarve Press Agosto

o Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato e o Se-cretário de Estado do Ensino Superior, João Filipe Queiró, receberam o protesto, que transcrevemos na íntegra:

“A Associação Académica da Universidade do Algarve vem, por este meio, demons-trar a sua indignação perante a indefinição do processo de atribuição de Bolsas de Ac-ção Social para o próximo ano lectivo.

Estamos a menos de um mês do arranque do ano lectivo 2011/2012 e continuamos sem saber quando é que haverá alteração às nefastas alterações ao Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo de Ensino Superior introduzidas pelo anterior Governo.

Assistimos recentemente ao anúncio do corte de 66 mi-lhões de euros para as Uni-versidades Portuguesas, mas medidas que visem diminuir a injustiça social entre os es-tudantes do Ensino Superior tardam em ser definidas e divulgadas, prevendo a As-

sociação Académica da Uni-versidade do Algarve iguais atrasos na análise de proces-sos e pagamento das bolsas de estudo que só prejudicam a normal frequência do En-sino Superior dos nossos co-legas com mais dificuldades socioeconómicas. Preocupa--nos ainda a indefinição dos prazos aos quais os estudan-tes já inscritos no Ensino Su-perior, e que no passado não foram Bolseiros, se possam candidatar à bolsa de estudo de Acção Social.

A Associação Académica da Universidade do Algarve la-menta ainda a falta de res-peito demonstrada por parte do Ministério da Educação e Ciência em não ter chamado os representantes dos estu-dantes desta Academia, fac-to que acontece pela primei-ra vez nos últimos anos, em que temos contribuído acti-vamente e de forma cons-trutiva para a melhoria do

Ensino Superior Português. A leitura que podemos fazer desta atitude, poderá ser o de existir uma relação pri-vilegiada com as academias ouvidas que nos transcende e provavelmente transcende-rá também a maioria dos es-tudantes do Ensino Superior que não se sentem ouvidos nem respeitados pelo actual Governo.

Em matérias de melhoria da qualidade e igualdade no

Ensino Superior não existem academias de 1ª e de 2ª clas-se, nem existem porta-vozes do movimento associati-vo predefinidos para estas questões que tanto afectam os estudantes do Ensino Su-perior Português”, conclui o documento assinado por Guilherme Sabrosa Apoli-nário Portada, presidente da Direcção Geral da Associa-ção Académica da Universi-dade do Algarve.

Em 2003, o Município de Faro lançou concurso público para a Requalificação das Zonas Pedo-nais da Cidade de Faro, com a introdução de 850 floreiras, nas ruas e largos da cidade de Faro.

A colocação de laranjeiras nas floreiras representou um inves-timento de cerca de 430 mil euros. Muitas não chegaram a ser usadas. Outras foram vota-das ao abandono em caminhos rurais.

As popularmente conhecidas

“laranjeiras do Zé” Vitorino são agora ofereci-das pelo outro “Zé” Macário

Volvidos todos estes anos, verifica-se que o investimen-to efectuado não logrou alcançar os objectivos de requalif icação do ambiente urbano da cidade,

antes promoveu o seu despres-tígio, sendo hoje notória a sua degradação e fraca utilidade para a cidade.

Nesse sen-tido, dado o assinalá-vel custo de manu t enção associado a este tipo de equipamento não meca-nizável, pre-tende a edi-lidade lançar

um procedimento de oferta de 250 floreiras, que na sua maio-

ria não chegaram sequer a ser utilizadas, com vista a permitir uma melhoria dos jardins par-ticulares, de estaleiros e outras instalações.

O material será fornecido para levantamento no Cais Comer-cial e no Montenegro, sendo o transporte por conta dos be-neficiários. Excepcionalmente, poderá a carga ser suportada pelo Município.

Todos os interessados, poderão contactar directamente o Ga-binete de Apoio ao Presidente, através do e-mail: [email protected] ou do telefone 289 870 036.

2ª quinzena de Agosto de 2011 diário online – www.algarvepress.net

7

Associação Académica da UALG indignada

Câmara oferece floreiras

Associação Académica da Universidade do Algarve (UALG) enviou para o Ministério da Educação e Ciência uma missiva onde manifesta a sua “indignação perante a indefinição do processo de atribuição de bolsas de acção social para o ano lectivo 2011/2012″.

REGIONAL

Page 8: Algarve Press Agosto

Através de nota de im-prensa, que transcrevemos na íntegra, acrescentando: “CFC sempre tem acompa-nhado o processo da ligação de Faro à Via do Infante e vem denunciar a intenção do Governo, com o silêncio co-nivente da Câmara, avançar com o traçado que destrói os ricos terrenos da Campina”.

“Para o CFC, sendo o au-mento da produção agrícola condição da sobrevivência nacional, é criminoso fazer uma “plantação” de tapete betuminoso e aterros em so-los que são dos melhores do país, quando há uma alter-

nativa a nascente com muito menores prejuízos. Além da morte dos solos e quebra na produção, acrescem os ris-cos de cheias para morado-res, instalações e culturas.

A definição do traçado da li-gação de Faro à Via do Infan-te, sempre foi pouco trans-parente e muito contestada, por algumas forças e através do importante trabalho da Comissão que representa os agricultores. Porque já pas-saram dez anos com profun-das mudanças no Concelho, na região e no país, o pro-cesso deve ser reaberto.

A opção a fazer é pelo tra-

Depois de Quarteira e Lou-lé, é a vez da freguesia de Almancil, particularmente o Sítio do Esteval, receber também Espaços Graffiti, ao abrigo de um protocolo que a Câmara Municipal de Lou-lé irá assinar com o Grupo Esteval.

No âmbito desta parceria, o Grupo propõe-se a promo-ver a arte mural como forma de arte expressiva, estimular o interesse pela criação ar-tística, incentivar o espírito de entreajuda responsável e consciente, contribuindo

assim para a recuperação de espaços inutilizados ou de-gradados, que através da arte mural possam ser requali-ficados e dar cor à cidade. Ao mesmo tempo, esta será uma forma de incentivar e apoiar outros jovens na prática pela arte mural, de forma correcta, sem come-terem actos de vandalismo ou de degradação do patri-mónio público e/ou privado. Para poderem utilizar estes espaços, a Autarquia emitirá cartões de identificação aos

elementos do grupo, dando--lhes acesso a estas áreas, que também estarão devida-mente assinaladas com pla-cas. Futuramente poderão ser definidos novos espaços para serem utilizados.

Esta iniciativa insere-se no projecto “Mancha Branca”,

que arrancou em Junho de 2010, com o objectivo de contribuir para a melhoria da imagem das localidades, através da pintura de espa-ços públicos, sobretudo edi-fícios degradados ou vanda-lizados, bem como remoção dos graffitis que aí existem.

çado na zona a nascente da EN 2, por ser o melhor. Para isso, é indispensável uma luta forte contra o po-der central pela Câmara, em vez do “conluio e coni-vente silêncio” entre o Engº Macário Correia e o PS. É urgente uma ligação digna entre Faro e a Via do Infante, mas sem sacrifício dos solos da Campina.

No entanto, as ultimas in-formações apontam para o caminho errado: querem excluir o traçado nascente e implantar a estrada numa zona repartida pela EN 2 (com rotundas) e pela zona a poente, causando graves prejuízos à agricultura.

O CFC sempre lutou pelo traçado a nascente e fez duras criticas à conduta do anterior executivo e ao atu-al Presidente da Câmara. De fato, o Engº Macário Correia,

tal como aconteceu com as portagens em que deu o dito por não dito, neste caso joga em dois tabuleiros: por um lado, tem iludido os agricul-tores dando a ideia de que vai resolver; por outro, nin-guém nunca lhe ouviu uma palavra forte contra o Terrei-ro do Paço.

A situação ainda é agravada porque o Engº Macário Cor-reia e o PS recusaram dis-cutir e votar na Assembleia Municipal recomendações contra novas urbanizações e outras medidas para defesa da Campina, chegando ao ponto de considerarem que a Campina já não tem uma importância fundamental. É essencial defender a Cam-pina, pelo que o CFC apela ao Presidente e à Câmara para porem fim ao silêncio e darem a cara por esta luta”, conclui o documento.

www.algarvepress.net – diário online 2ª quinzena de Agosto de 2011

8

“Plantação” de betão e aterros na Campina é crime”

Espaços Graffiti alargados a Almancil

REGIONAL

“A opção na ligação à Via do Infante tem de ser a nascente, exigindo-se forte luta contra o poder central e fim do “conluio e conivente silêncio”entre o Engº Macário Correia e o PS”, critica o Movimento Autárquico Independente CFC, liderado pelo ex-edil farense José Vitorino

Page 9: Algarve Press Agosto

Invadir o nosso correio electrónico com fantochadas é comum, mas normalmente quem nos envia esse “ma-terial” não é o verdadeiro culpado pois essas pessoas são os nossos amigos ou fa-miliares.

Os verdadeiros culpados, aqueles que passam a vida a enganar os menos aten-tos os mais ingénuos ou até aqueles que ficam na dúvi-da, esses sim, são verdadei-ros criminosos à margem da lei e não sabemos quem são.

As vítimas somos todos nós, perante as constantes “no-tícias” de extraordinários eventos ou descobertas, uti-lizando um dos meios mais eficazes do nosso actual mundo: os e-mails!

Felizmente que a maioria (espero eu), repara ime-diatamente na fraude, mas mesmo assim, dado que al-gumas dessas fraudes são bem construídas, é bom que fixemos algumas, para que no futuro não alimentemos aldrabões que se divertem em espalhar falsidades.

Esqueletos gigantes na Índia ou na Grécia

O efeito fotográfico aparen-temente não é enganador. Fica-se na dúvida. Trocam-se e-mails pedindo opiniões aos amigos, mas fica-se de facto na dúvida. Tudo parece tão real que é difícil encon-trar o/os erros.

Todavia é fácil desmascarar a fraude, basta pensar com a cabeça. Se isso fosse ver-dadeiro, ninguém ficaria ca-lado; rádios, cadeias de tele-visão, jonais e revistas não

ignorariam uma descoberta desta natureza. A própria National Geographic, “meti-da” na barafunda, teria emi-tido um comunicado. Ter--se-ia descartado ou – a ser verdade – ganharia milhões em séries exclusiva para as TV’s mundiais!

Seria impossível esconder ou calar uma notícia destas, no entanto, nada se soube, a não serem as fantásticas fotos. Realmente tudo é possível em termos de ima-gem, com o auxílio de uma ferramenta útil mas também “perigosa” do computador, a fantástica ferramenta de-signada por “Photoshop”!

Astronauta esculpido em Salamanca.

Nesta cidade espanhola, existem duas catedrais, uma ao lado da outra, a velha, construida no ano de 1310 e a nova, construida entre o século XVl e o século XVlll.

É nesta última que se encon-tra o insólito personagem

esculpido nos adornos do portal, junto a variados ele-mentos vegetais e criaturas míticas.

Como teria lá aparecido? Terá a sua origem a época da construção da catedral, quando não se imaginavam viagens cósmicas nem como se poderiam vestir os futu-

ros tripulantes de veículos espaciais?

Teria sido o trabalho de al-guma seita secreta com saberes para além da sua época, que quiz deixar uma mensagem fora do tempo? Uma mensagem em código para ser “lida” séculos de-pois, ou outra coisa?

2ª quinzena de Agosto de 2011 diário online – www.algarvepress.net

9

REGIONAL

Informações fraudulentas invadem os nosso mail´s …continua noutra edição...

Figuras estranhas são “plantadas” para enganar os mais crédulos

Fraudes tecnológicas invadem o nosso email

Page 10: Algarve Press Agosto

Residentes e visitantes po-derão aproveitar os encantos da cidade “Velha” e descu-brir a exposição que a ALFA preparou na Galeria ARCO. Intitulada “Ria Formosa –

Entre a Terra e o Mar”, esta exposição tem inauguração marcada para o dia 1 e pode ser visitada até ao final do mês de Setembro.

A Cidade Velha acolhe ain-da, nos dias 2 e 3 de Setem-bro, a 1ª Edição do Festival

Adentro, numa celebração que promete despertar o encanto histórico e arquitec-tónico dos Claustros do Mu-seu e do Largo Afonso III

Revitalizar esta zona nobre

e histórica da cidade, divul-gar e dinamizar a cultura, contribuindo em simultâ-neo, para o aproveitamento da riqueza arquitectónica da

Vila Adentro, são as inten-ções da Autarquia que apos-ta num alinhamento musical multicultural, procurando

proporcionar aos visitantes momentos de diversão, eva-são e relaxamento.

A programação inclui várias

actividades a acontecer en-tre as 19h00 e as 02h00, de destacar, a Feira de Artesa-nato Contemporâneo e pro-dutos reciclados, Sessões de Contos com os Piratas de Alexandria e a Orquestra de Ritmo do Algarve.

O diversificado alinhamen-to musical trará exaltação e surpresa, com os Italianos Anónima Nuvolari a abri-rem o Festival nos Claustros do Museu, 6ª feira, dia 2, às 22h00.

No dia 6 de Setembro o Pe-dro e a Teresa Viola prestam “Homenagem aos Fadistas e ao Fado” com um espectá-culo no palco da Doca com início pelas 22h00.

Para ter uma ideia do pro-grama completo do dia co-memorativo consulte a pro-gramação prevista na página seguinte.

www.algarvepress.net – diário online 2ª quinzena de Agosto de 2011

10

FARO EM FESTAREGIONAL

O Concelho de Faro celebra o seu dia a 7 de Setembro, quarta-feira. Para assinalar a data a Câmara Municipal preparou um conjunto de actividades que prometem marcar os festejos deste ano.

Page 11: Algarve Press Agosto

O feriado Municipal, 7 de Setembro, ficará marcado pelos festejos oficiais:

09:35h – Hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho 09:45h – Sessão Solene no Salão Nobre 11.00h – Projectos e acordos para a requalificação ribeirinha. Presença da Senhora Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas. 15:00h – Inauguração da ampliação da Escola EB1 nº 5 de Faro (Vale Carneiros) e assinatura dos protocolos da rede de bibliotecas escolares 15.00h – Descerramento de placas toponímicas 17:00h – Inauguração da Exposição de Rosário da Silva no Museu Municipal 18h30 – Abertura da Faro Mostra – Feira de Associações – iniciativa patente até 10 de Setembro no Jardim Manuel Bívar.

Para fechar o programa, destaque no campo desportivo para a realização do 3º Open de Padel Cidade de Faro, que vai decorrer nos campos de Padel do Centro de Ténis de Faro, de 10 a 11 de Setembro, nas categorias de Pares Masculinos, Femininos e Mistos. Esta prova está inserida no circuito nacional de Padel da FPT, contando para a classificação nacional, trazendo a Faro mais de 40 parcerias de Padel de todo o país. Estão abertas as inscrições para este evento até ao próximo dia 08 de Setembro, através do correio electrónico: [email protected]

2ª quinzena de Agosto de 2011 diário online – www.algarvepress.net

11

REGIONAL

Page 12: Algarve Press Agosto

As presenças no repasto--convívio do sócio nr.1 do SFB, o comendador e figura de des-taque do empresariado e cul-tura farenses, João Pires, de um dos decanos da imprensa algarvia, João Leal, e Macário Correia, presidente da Câmara de Faro, acompanhado do vere-ador do desporto, Paulo Santos, colmataram as ausências muito notadas do dirigente da casa--mãe para as filiais e casas do Benfica (delegou num dirigente da Casa do Benfica de Faro), bem como do presidente da As-sociação de Futebol do Algarve (AFA), da qual o SFB é um dos sócios fundadores.

António Matos, presidente do Conselho de Arbitragem, afir-mou a Algarve Press que Alves Caetano se encontrava no es-trangeiro.

Para o presidente da Assem-bleia Geral do SFB, Antómio Teixeira, “faltam seis anos para o Faro e Benfica atingir o cente-nário e tal vai acontecer”.

Estava dado o mote para dis-cursos curtos mas muito fortes e cheios de simbolismo. Com as águias farenses em pano de fundo, João Leal agradeceu o facto de Macário Correia ter aceite a sua ideia de inaugu-rar uma artéria de Faro com o nome do SFB, em Janeiro pas-sado ( junto ao comando da PSP de Faro), e recordou o nome de “um grande desportista, que foi Mateus da Silveira”, para defen-der “uma homenagem” a essa figura do desporto algarvio.

O jornalista aproveitou ainda a ocasião e o facto de estar na presença do tavirense Macário Correia, ex-edil de Tavira, para salientar a vitória da equipa do Tavira prio na Volta a Portugal em Bicicleta.

Já para João Pires, sócio nr.1 do SFB, “é de destacar a manu-tenção na 1ª Distrital na época de 2009/2010, a continuidade e reforço da escola náutica e da canoagem”, na mesma altura

que a direção do clube, com o apoio da autarquia, levou a cabo a conservação do telhado e da fachada do eidfício-sede, recordou.

Por seu turno, Macário Correia considerou o SFB “uma grande instituição” e desejou “ boa época desportiva”. Mas o edil, embora “com esperança no fu-

turo”, não escondeu as dificul-dades financeiras da Câmara, que tem de “pagar dívidas an-tigas e lançar projectos”.

Quem nunca falta ao aniversá-rio do SFB é António Fernandes “Toi”, dirigente da Casa do Ben-fica de Faro, que não escondeu o “orgulho benfiquista por Faro

ter a filial nr. 1 do Benfica – o Sport Faro e Benfica, um clube com história, 94 anos de vida e respeito pelo SLB”.

A fechar as intervenções da noi-te, Luís Charneca, presidente do Faro e Benfica, manisfes-tou o desejo geral de “rápidas melhoras para Merlim Nobre”, carismático associado do SFB.

O dirigente não deixou de la-mentar “as dificuldades de ge-rir um clube com associados a pagarem dois euros de quota”, mas rematou com a certeza que, “apesar da crise, vamos conti-nuar a fazer todos os esforços para mantermos e reforçarmos as actividades desportivas no Faro e Benfica”.

Manuel Luís – TOsores – F

www.algarvepress.net – diário online 2ª quinzena de Agosto de 2011

12

REGIONAL

O jantar do 94º. Aniversário do Sport Faro e Benfica (SFB), realizado esta sexta-feira, como sempre no restaurante com o nome do clube, no lado poente da Doca de Faro , transformado pelo Valter num local de culto gastronómico da capital algarvia, voltlou a mostrar o fervor clubista exis-tente entre dirigentes, associados e atletas da filial nr. 1 do Sport Lisboa e Benfica (SLB).

SPORT FARO E BENFICA caminha para o centenário

Luís Charneca e João Pires sopraram as 94 velas.

“as dificuldades de gerir um clube com associados a pagarem dois euros de

quota”, mas rematou com a certeza que, “apesar da crise, vamos continuar a

fazer todos os esforços para mantermos e reforçarmos as actividades desportivas

no Faro e Benfica

Page 13: Algarve Press Agosto

2ª quinzena de Agosto de 2011 diário online – www.algarvepress.net

13

REGIONAL

João Leal agradecei o nome de Rua para o SFB

Luís Charneca mostra uma das prendas.

vários convidados não esconderam satisfação pelo SFB.

João Pires, soc nr.1, enciclopédia viva do SFB.

Mac Correia elogia trabalho desenvolvido no SFB

técnico João Clara (centro de braços cruzados) transmitiu confiança numa boa época.

técnico adjunto Casaca (camisa escura) e dirigente partilham confiança no futuro.

Page 14: Algarve Press Agosto

A Câmara Municipal de Al-coutim reforçou este ano o apoio aos alunos do conce-lho, procurando responder a algumas dificuldades fi-nanceiras que assolam agora muitas famílias.

Aos alunos a frequentar o Ensino Superior, a Câmara Municipal de Alcoutim vai atribuir 30 bolsas de estu-do, no valor de 1000 euros por ano. As candidaturas às bolsas vão decorrer durante o mês de Outubro.

Os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Alcoutim também vão

Segundo os dados provi-sórios do IFAP, a que a AN-PROMIS teve recentemente acesso, a cultura do milho ocupa actualmente em Por-tugal uma área de 137.411 hectares. Desta área, 87.732 hectares destinam-se à pro-dução de grão e 49.679 hec-tares à produção de silagem.

Tendo em conta a campanha agrícola passada verificou--se, ao longo deste ano de 2011, um aumento de 6.158 hectares no caso do milho para grão e uma redução de 1.235 hectares no caso do milho para silagem, a que não é alheia a crise vivida actualmente no sector leitei-ro nacional.

No que diz respeito aos de-mais cereais, o milho con-tinua a ser, de forma des-tacada, o principal cereal semeado em Portugal, ocu-pando 41% da área nacional de cereais.

De realçar ainda, a área se-meada com trigo (mole e

usufruir de um forte apoio este ano letivo. A Câmara Municipal de Alcoutim vai atribuir ao 1º ciclo das duas escolas – Escola Básica Inte-grada de Alcoutim e Escola Básica Integrada de Martim Longo – um apoio em três frentes: um subsídio de 300 euros a cada turma, para uso colectivo na compra de material escolar; um subsí-dio a todos os alunos do 1º ciclo, no valor total de 4.140 euros, com a finalidade de ajudar os pais na aquisição dos manuais escolares; o pa-gamento do almoço a todas as crianças.

duro) que ocupa actualmen-te 39.532 hectares, com ar-roz (31.191 hectares) e com cevada (forrageira e dística) que foi cultivada em 16.199 hectares.

Em relação a 2010, constata--se que área nacional de cereais decresceu 20.340 hectares, tendo havido au-mentos apenas no milho

O último apoio mencionado também abrange os alunos do pré-escolar da Casa da

(4.923 hectares) e no arroz (2.199 hectares).

«Apesar das chuvas extre-mamente intensas que, du-rante o mês de Maio, asso-laram a região Centro e Sul de Portugal continental e obrigaram não só, à resse-menteira de diversas áreas de milho, como impossibili-

Criança, em Martim Longo, e do infantário “Joaninha”, em Alcoutim.

taram também, o cultivo do milho em inúmeras parcelas inicialmente destinadas a esta cultura o milho con-tinua a ser, de forma des-tacada, o principal cereal semeado em Portugal, ocu-pando 41% da área nacional de cereais», acrescenta Luís Vasconcellos e Souza, Presi-dente da Anpromis

www.algarvepress.net – diário online 2ª quinzena de Agosto de 2011

14

Área de milho aumenta em Portugal e contraria tendência geral de redu-ção de área de cultivo verificada nos últimos anos.

Alcoutim reforça apoio à educação

Área de milho aumenta

ECONOMIA

Page 15: Algarve Press Agosto

Um estudo recente do Ob-servador Cetelem questio-nou os portugueses sobre os locais onde compram ha-bitualmente os livros escola-res. A maioria dos inquiridos (99%) respondeu que o faz em papelarias e prefere com-prar novo, a pedir empresta-do ou utilizar em segunda mão.

Também, com base nos dados obtidos pelo estu-do pode concluir-se que a maioria dos inquiridos, cer-ca de 57%, afirmam preferir repartir a compra dos livros pelo ano lectivo, os restan-tes 43% respondem adquirir os livros escolares num úni-co momento, facto que pode dever-se à agressiva crise financeira que o país, e con-sequentemente, as famílias atravessam.

As despesas de material es-colar são previsíveis, acon-tecem sempre em Setem-bro. Como tal as famílias planeiam com alguma an-tecedência, comparando os preços e faseando a compra destes artigos.

Face a esta mesma questão, de destacar o peso da res-

posta dos indivíduos com idades compreendidas entre os 45 e os 54 anos, 67% res-pondem “adquirir os livros escolares em vários momen-tos”

As papelarias são um local privilegiado para a compra deste tipo de artigos (99%), mas os consumidores utili-zam também massivamente os hiper e supermercados (80%), nomeadamente os

pais com filhos em idade es-colar (83%).

Verificamos também que 7% dos entrevistados não hesita em recorrer à Inter-net. A compra online de livros escolares é um com-portamento mais consolida-do junto do segmento dos jovens que estão a estudar (18%) do que nos indivíduos com filhos em idade escolar (apenas 4%).

Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um in-quérito quantitativo, a 600 indivíduos de Portugal Con-tinental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 27 a 29 Junho. O erro máximo é de + 0,4 para um intervalo de confiança de 95%.

“Por muito que prossiga um certo estilo de falar do Algarve que visa tapar a re-alidade social ela vai emer-gindo e impondo-se quando dados publicados apontam o Algarve como a região onde mais tem subido o pe-dido de ajudas por parte de gente carenciada”, critica através de nota de imprensa, que transcrevemos por parte

do PCP – Algarve:

“Simultaneamente, o Minis-tro da Saúde torna claro que a construção do novo Hospi-tal Distrital está adiada sem data.

Isto é, uma necessidade ab-soluta para a região é atirada para as calendas. Além do mais, uma necessidade que também poderia contribuir para gerar algum emprego

tendo em conta a desastrosa situação existente.

O PCP reafirma que o pros-seguimento desta política só contribui para o afunda-mento do país e do Algarve e que é cada vez mais urgente o lançamento de um pro-grama de emergência social para o Algarve”, conclui o documento dos comunistas algarvios.

2ª quinzena de Agosto de 2011 diário online – www.algarvepress.net

15

ECONOMIA

A utilização de livros em segunda mão não é um hábito entre os por-tugueses. Só 6% dos inquiridos com filhos em idade escolar pretende recorrer a livros em segunda mão no próximo ano lectivo.

99% dos portugueses prefere comprar novo e em papelarias

“Desastre social vai tomando conta do Algarve”

Page 16: Algarve Press Agosto

Na parada do Quartel da Atalaia, em Tavira, mais de milhar e meio de pessoas assistiram ao concerto de Rui Veloso, o “pai do rock português”.

Este concerto, integrado no Allgarve’11, foi resultado de uma parceria, na qual mais uma vez, ficou demonstrado quanto de útil é para a cida-de a presença dos militares

naquela Unidade que está a comemorar os 215 anos da sua construção.

O público delirou com a ac-tuação de Rui Veloso e a sua banda. Canções conhecidas,

que continuam a encantar quem as ouve.

Geraldo de Jesus - TFilipa de Jesus - F

- Faro comemora mais um dia, os farenses e quem nos visita precisam que, seja quem for que esteja à frente dos destinos da autarquia, em Terra – na Ria ou no Mar, Faro se assuma definitivamente e seja respeitada, em todo o seu território e não só em parte, especialmente pelo poder central, como qualquer capital.

www.algarvepress.net – diário online 2ª quinzena de Agosto de 2011

16

Rui Veloso (en)cantou Tavira

PALMASREGIONAL

Page 17: Algarve Press Agosto

A Associação Internacional de Paremiologia/Internacio-nal Association of Parami-logy (AIP/IAP), realizou na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, uma homena-gem ao pintor Moçambi-

cano, Malangatana Valente Nowenya, tendo sido exibi-do o documentário sobre a sua vida “Ngwenyam o Cro-codilo”, da autoria de Isabel Noronha.

“Muitas vezes não é preciso ter muito dinheiro para fazer coisas. É preciso ter um gru-po em que todos trabalhem e nós temos. Devem ter lido que estaria presente o Em-baixador de Moçambique

em Portugal, mas por razões superiores, foi convidado pelo ministro para represen-tar o seu País em Moçambi-que.

Ter o Embaixador é impor-tante, mas mais importantes são as acções que se fazem, no caso, a homenagem que pretendemos fazer ao pintor Malangatana.

É muito importante este tipo de cooperação. Malan-gatana foi, um dos bons em-baixadores de Portugal por esse mundo fora e, acho que esta singela homenagem que a Associação, em colabora-ção com a Câmara Municipal está a fazer em Tavira, não é mais do que uma gota de água no oceano, nem de al-guma maneira serve para honrar a memória daquele que se estivesse aqui ou se

tivesse a oportunidade de estar aqui, certamente gos-taria de ver as pessoas no filme que retrata a sua vida e obra.

- Pouco depois de ter tomado posse, no dia de Faro, Macário acusou funcionários de terem “apoio de mé-dicos amigos que passam atestados no momento exacto em que desejam adoecer”. Terá Macário con-seguido controlar estes alegados abusos.

Aproxima-se Mais um dia de Faro, Macário controla ou está manietado?

- Está prevista a presença da ministra do ambiente no dia de Faro. Será que, finalmente, em vez dos milhões para as demoli-ções das habitações de pescadores e seus des-cendentes, defendidas por fundamentalismos ditos ambientais, sabe--se lá com que interes-ses futuros, deixando em cima das dunas casas de vários pisos, vão avançar as dragagens na Ria Formosa, tão importantes para a vida deste sistema lagunar único, como se tratás-semos do desentupimento das artérias que ligam ao nosso coração, evitando o seu colapso?

Macário tem demonstrado estar aos lado dos ilhéus, mas, tal como se esqueceram dele na visita do minis-tro da Saúde a Faro, será que vão ligar ás suas pro-messas e diligências junto das pessoas nesta área?

- Já agora, recentemente o ministro da sáude veio garantir que a construção do novo Hospital Central do Algarve é uma prioridade, mas não disse para quando.

Será que a ministra do ambiente trás a notícia ou Macário já a tem do Governo do seu partido?

Mais uma obra adiada em Faro, para a região algar-via, até quando?

2ª quinzena de Agosto de 2011 diário online – www.algarvepress.net

17

MALANGATANA Homenageado em TaviraPALMADASREGIONAL

Page 18: Algarve Press Agosto

Os Claustros do Museu e o Largo Afonso III, na cidade velha em Faro, recebem a 1ª Edição do Festival Adentro, com um alinhamento musi-cal que traz, gratuitamente, à zona histórica da cidade grandes nomes e revelações das músicas do mundo.

Promover e revitalizar esta zona nobre da cidade, divul-gar e dinamizar a cultura e contribuir para o aproveita-mento da riqueza arquitectó-nica da Vila Adentro são os objectivos gerais da realiza-ção deste festival.

A Cidade Velha de Faro, aco-lhe nos dias 2 e 3 de Setem-bro a 1ª Edição do Festival Adentro, numa celebração que promete despertar o en-canto histórico e arquitectó-nico dos Claustros do Museu e do Largo Afonso III. Revi-

talizar esta zona nobre e histórica da cidade, divulgar e dinamizar a cultura, con-tribuindo em simultâneo, para o aproveitamento da ri-queza arquitectónica da Vila Adentro, são as intenções da Autarquia de Faro que apos-ta num alinhamento musical multicultural, procurando proporcionar aos visitantes momentos de diversão, eva-são e relaxamento.

A ampla programação inclui várias actividades a acon-tecer entre as 19h00 e as 02h00, de destacar, a Feira de Artesanato Contemporâ-neo e produtos reciclados, Sessões de Contos com os Piratas de Alexandria e a Orquestra de Ritmo do Al-garve.

Em Setembro, nos dias 9, 10 e 11, a Câmara Municipal de Loulé promove o Salir do Tempo – Festival de Ar-tes Medievais. O evento, que desde 2009 ani-ma esta vila do interior, ganha-rá este ano uma nova dinâmica, com enfoque nas Artes do período da Idade Média.

A vila de Salir em meados do sécu-lo XIII é o palco desta experiên-cia de regresso ao passado que será vivenciada pelos

visitantes, através da pro-jecção de elementos vivos de uma época longínqua. Ponto estratégico durante

o período da Re-conquista, quan-do a transição do domínio muçul-mano para o cris-tão deu origem às mais variadas demonstrações de força, Salir viveu também momen-tos intercalados pelas permanen-tes tentativas de normalização do

quotidiano, em que as Artes tinham um papel importan-te na sociedade de então.

No dia seguinte, 6 de Se-tembro, às 19h00, realiza-se uma visita guiada pelo Cen-tro Histórico de Olhão.

O passeio percorre ruas, ruelas, travessas, becos e largos com grande valor his-tórico e social, assim como os monumentos que inte-gram o Centro Histórico.

Com um número máximo previsto de 20 participan-tes, o ponto de encontro será no Museu da Cidade de Olhão (Edifício do Compro-misso Marítimo). A inscri-ção é gratuita.

A exposição documental “A Evolução Administrativa da Câmara” é inaugurada no dia 7 de Setembro, pelas 18h00, no hall de entrada da Câmara Municipal de Olhão, estando posteriormente aberta ao público no horário de funcionamento da mes-ma.

Esta exposição pretende mostrar um pouco do pro-gresso administrativo da Câ-mara desde a sua fundação, em 1826, até à actualidade abordando, através de do-

cumentos e peças, um per-curso que contribuiu a par e passo – dos manuscritos aos impressos e mais tarde à era digital – para uma evolução e modernização administra-tiva incontornáveis.

Exibe pequenos apontamen-tos que ajudam a perceber a história da Autarquia. “Ria

com Histórias” é o nome da iniciativa destinada aos mais novos, no mesmo dia, que decorrerá entre as 11h00 e as 16h00 no Jardim Municipal.

Ouvir as Lendas da Ria For-mosa, descobrindo os seus encantos e segredos são o mote. Reis, príncipes e prin-cesas não vão faltar nas his-tórias que há para contar e ouvir!

Um Café-Concerto no Au-ditório Municipal, às 22h00 de 8 de Setembro, será mais um dos pontos altos desta iniciativa. Trata-se de uma noite de “stand up comedy” com Jorge Serafim, contador de histórias de humor, se-guindo-se Zé Eduardo com música e canções para em-balar o final do dia.

www.algarvepress.net – diário online 2ª quinzena de Agosto de 2011

18

Festival Adentro invade zona histórica

“Recortes de Olhão” dinamizam concelho

Salir do tempo

CULTURA

Page 19: Algarve Press Agosto

Geraldo de Jesus

Durante a ceia, houve espectáculos a que não foram regateados aplausos.

Castro Marim, em Agosto, foi a capital do “Algarve do passado”.

A Vila de Castro Marim, por or-dem de Sua Alteza o “seu rei” abriu as Portas do Castelo para receber milhares de visitantes para recordação dos seus dias medievais.

Seguindo o desfile, milhares de visitantes “invadiram pacifica-mente” o castelo para ver artesa-nato ao vivo, espectáculos mu-sicais, combates e tantas outras actividades que encantaram des-de os mais pequenos aos mais idosos.

O Município castromarinen-se, a quem cabe a organi-zação, registou, apesar da crise, mais visitantes do que em 2010.

2ª quinzena de Agosto de 2011 diário online – www.algarvepress.net

19

Milhares “invadiram Castelo”CULTURA

Page 20: Algarve Press Agosto

Nuno Xabregas, treinador da equipa, começou por re-ferir que os cinco reforços são mais que suficientes. “São pessoas que conheço e alguns já trabalharam comi-go. Esta época, vamos estar mais equilibrados, ter mais soluções, para os momentos em que há lesões, castigos, abaixamento de forma ou por motivos profissionais. Este ano, vamos treinar muito neste início de época. Para ter uma ideia, vamos fa-zer até ao início do campeo-nato – 9 ou 10 de Outubro – trinta treinos e dez jogos.

Dá muito trabalho. É preciso ter uma atitude que só com trabalho é que se consegue ganhar e chegar ao que nós queremos e acho que os atle-tas vão corresponder.

Quanto ao público. É o nos-so sexto jogador. Só quem viu, no final da Taça, aquela bancada cheia com as ban-deiras, sabe a força que nos deram”.

Presente na apresentação, esteve o Vereador do Pelou-ro do Desporto, José Ma-nuel Guerreiro que começou por dar os parabéns pela obtenção do Taça do Algar-ve. “Os tempos não estão fáceis, mas o Município de Tavira tem vindo a cumprir os contratos-programa com os clubes. Penso que seja o único que neste momento

tem a situação mais ou me-nos regularizada – éramos para ter feito já a primeira tranche, mas ainda o não fizemos – vai ser feita em breve. Damos apoio no que podemos, além disso, os Sonâmbulos, olhando esta belíssima obra, com o traba-lho que têm feito, justifica plenamente o investimento, Vocês representam o conce-lho de Tavira a nível nacio-nal. O trabalho feito nas es-colas é muito importante. É nisso que apostamos. Quero desejar-vos muitos sucessos desportivos na próxima épo-ca”.

- RUI CORREIA, SONHA-MOS FAZER MELHOR

A Rui Correia, Presidente da Direcção, perguntámos qual o objectivo para este ano. “É um objectivo de conten-ção a nível logístico. A nível desportivo, nós temos os

nossos sonhos como toda a gente tem e acreditamos que podemos fazer melhor que a época anterior. Os cinco reforços, são todos de alto gabarito o que a juntar aos que já tínhamos penso que podemos fazer uma grande surpresa este ano”.

- Há falta de apoios finan-ceiros. As escolas vão conti-nuar em todos os escalões?

- As escolas são a nossa base. Temos de fazer ho-mens e atletas. Setenta por cento do nosso plantel foi aqui formado. Enquanto eu cá estiver as escolas não vão acabar.

- A construção da sede como está?

- É uma dor de cabeça muito grande. Está na última fase que é a abertura do con-curso. Todo o processo está resolvido. Agora penso que

em Setembro o concurso será lançado numa platafor-ma, como é dinheiro público e como é uma obra que ul-trapassa os cento e cinquen-ta mil euros. Se tudo correr bem e não houver mais con-tratempos até final do ano a obra será iniciada.

O plantel é constituído por: Da época anterior: Bru-no Ramos (capitão), Ma-rafona, Rosinha, Mi-guel Iria, Filipe, Miguel Pereira, Cabido, Andrézi-nho, Alexandre e André.: Reforços: Délio ( júnior), Manu, Honorato e Flávio (ex--Stº. Estêvão). Bica (ex-Intervi-vos) e Diego (ex-Louletano). Treinador: Nuno Xabregas. Adjunto: Nuno Rodrigues. Rui Correia, Presidente; João Machado, director e Vítor Correia, delegado.

Geraldo de Jesus

O presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), Car-los Barbosa, denunciou, na passada semana, que o Ins-tituto do Desporto de Portu-gal (IDP) deve dois milhões de euros ao organismo, refe-rentes à comparticipação do Rally de Portugal de 2010 e 2011.

Em declarações à agência de notícias portuguesa Lusa, Barbosa advertiu que sem comparticipação estatal o Rally de Portugal “não exis-te”, acusando o anterior secretário de Estado da Ju-ventude e do Desporto, Lau-rentino Dias, de fazer “jogo duplo” relativamente à atri-

buição das verbas e de “ma-nobrar” o IDP e o seu antigo presidente, Luís Sardinha.

O homem forte do ACP, dis-se também que o que está em causa “são dois milhões de euros. Um milhão de 2010 e um milhão de 2011, que o secretário de Estado disse que dava e que nós não re-cebemos”.

O orçamento para o Rally de Portugal de 2011 terá sido de 3,5 milhões de euros, dos quais dois milhões deveriam ser suportados pelo Estado: um via Instituto do Turismo e outro através do Instituto do Desporto.

(Fanáticos do Rally)

www.algarvepress.net – diário online 2ª quinzena de Agosto de 2011

20

Sonâmbulos iniciaram preparação

ACP reclama 2 milhões

DESPORTO

Page 21: Algarve Press Agosto

No final do combate, apu-ra-se o duvidoso resultado de 23-18. Quem assistiu ga-rante que o português foi superior e as provas físicas no rosto do seu adversário comprovam a opinião geral. Sérgio Pestana perde frente a um atleta com uma expe-riência marcadamente supe-rior, no entanto, o jovem fa-rense mostra que ainda têm uma margem de progressão elevada, pois é o seu primei-ro ano como júnior.

No dia 23 de Agosto, a equi-pa de arbitragem volta a fa-zer má prestação, alvo de di-versos protestos do público e dos técnicos das selecções, no combate entre André Sousa frente a Merkulovs Genadijs (Letónia). André entrou no primeiro assalto de forma ponderada e estu-diosa; por sua vez, Merku-lovs “despejava” golpes não efectivos na guarda cerrada e hermética de André. No inicio do segundo assalto o português já se sabia supe-rior ao adversário e dá ini-cio o seu habitual trabalho de demolição, asfixiando o

adversário nas cordas com fortes sequências de golpes.

No terceiro assalto, André crente da sua vantagem, en-tra de forma completamen-te destruidora, atropelando literalmente o letónio, que “corria” à frente de André e foi assistido duas vezes por hemorragia nasal. André impressionava na sua pri-meira aparição nos palcos europeus pela sua crescente prestação, no entanto para

estupefacção de todos os presentes, o resultado final é desfavorável ao português (12:9).

Walter Pestana, o técnico responsável, garante que “o esforço destes jovens e de toda a equipa não merecia este final! Não estamos a trabalhar no mesmo pé de igualdade do que as outras nações aqui representadas, pois partimos para este Campeonato sem apoios fi-nanceiros e institucionais;

não temos qualquer apoio nem protecção da própria Federação Portuguesa de Boxe, nem mesmo um ofi-cial ou seu representante que nos acompanhe e auxi-lie.

É com grande mágoa que assisti a estes resultados e mágoa ainda maior por não existir uma instituição na-cional que ponha cobro a esta situação. PORTUGAL é realmente muito pequeno!”

Arena Faro

O Portimão Arena recebe no dia 3 de Setembro o jogo da Supertaça Nacional de Fut-sal, que colocará frente a frente o Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica, partida agenda-da para as 17h00 e que terá transmissão televisiva na RTP 1.

A partida inaugural da nova época oporá o Sporting, campeão nacional e vence-dor da Taça de Portugal, ao Benfica, finalista vencido

em ambas as competições, num duelo que promete muita emotividade e que irá atrair a Portimão os fer-vorosos adeptos dos mais emblemáticos clubes da mo-dalidade.

Os bilhetes poderão ser ad-quiridos a partir de 29 de Agosto nas sedes dos clubes, na Associação de Futebol do Algarve e nas bilheteiras do Portimão Arena, custando 5 euros (bancada de topo) ou 8 euros (bancada central).

2ª quinzena de Agosto de 2011 diário online – www.algarvepress.net

21

No dia 22 de Agosto, Diogo Barbosa e Sérgio Pestana foram eliminadas por Alberto Ghoerghe (Ro-ménia) e Nathan Thorley (Gales), respectivamente. Na categoria de 69 kg, Diogo Barbosa perde de forma ambígua num combate caracterizado pelas acções irregulares do árbitro central.

A verdadeira dimensão do nosso povoDESPORTO

Sporting e Benfica decidem Supertaça

Page 22: Algarve Press Agosto

El presidente de la Junta, José Antonio Griñán, inicia el curso político asegurando que en los próximos seis me-ses el Gobierno andaluz “in-tensificará” la acción políti-ca con el objetivo prioritario de “crear empleo y apoyar a las pequeñas y medianas empresas y a las familias”. En ese sentido, Griñán ha anunciado que el Consejo de Gobierno ha aprobado un Plan de mejora de caminos rurales, con una dotación de 118 millones de euros, que actuará sobre más de 5.000 kilómetros.

El presidente de la Junta ha avanzado también que en la próxima reunión del Consejo de Gobierno se aprobará el denominado Plan OLA, para la mejora de los centros edu-cativos de la comunidad.

Ambos planes supondrán más de 300 millones de euros que se dirigen a pro-porcionar empleo directo, a apoyar la actividad de mu-chas pymes de la construc-ción, además de mejorar la infraestructuras, según ha explicado, demostrando que “la creación de empleo es la

prioridad absoluta”, ha in-sistido.

“El Gobierno andaluz tiene estabilidad suficiente para afrontar con los pies en el suelo y la mirada puesta en el futuro, los problemas de los ciudadanos”, ha pro-clamado Griñán, quien ha asegurado: “Vamos a darlo todo por Andalucía y vamos a emplear los medios sufi-cientes y necesarios para se-guir luchando contra la crisis económica”.

Iniciativa legislativa

El presidente andaluz ha anunciado, asimismo, que el Grupo Socialista presentará una iniciativa legislativa au-

tonómica en el Parlamento andaluz destinada al Con-greso de los Diputados para que, en su caso, “se pueda aprobar una mayor delegaci-ón de competencias a Anda-lucía” en relación a la gesti-ón del Guadalquivir, “un río de naturaleza profundamen-te andaluza”.

En rueda de prensa en San Telmo, Griñán ha recordado que el Consejo de Minis-tros aprobó el pasado 26 de agosto una modificación de la Ley de Aguas que per-mite a Andalucía gestionar una parte importante de las competencias del río, respe-tando la unidad de cuenca y, por ende, la última senten-

cia del Tribunal Constitucio-nal. “Creo que el resultado será un buen modelo, que comenzará a funcionar en octubre”, ha aseverado el presidente de la Junta para matizar que ese proceso “no significa el final definitivo ni que Andalucía renuncie a la gestión integral del Gua-dalquivir”.

Desde esa premisa, la nueva iniciativa legislativa “preten-de sumar, no crear conflic-to”. “Supone dar un paso más para que se reconozca que el Guadalquivir es un río andaluz. Queremos que sea el Parlamento, como fue el Estatuto, quien tome la de-cisión final”, ha defendido.

El consejero de Medio Am-biente, José Juan Díaz Trillo, ha visitado el nuevo depó-sito de agua potable que la Junta de Andalucía ha construido en Palma del Río (Córdoba) para mejorar el abastecimiento de agua po-table a la población. La obra, en la que la Administración andaluza ha invertido más de 4,2 millones de euros, se encuentra finalizada a falta

de la instalación del sumi-nistro eléctrico y garantizará el suministro de agua para el consumo de los más de 21.400 habitantes del muni-cipio cordobés.

Díaz Trillo ha explicado que el nuevo depósito de regu-lación, ubicado en un paraje próximo a la actual Estaci-ón de Tratamiento de Agua Potable actual (ETAP), tie-

ne una capacidad de 14.950 metros cúbicos repartidos en dos vasos iguales de 7.475 metros cúbicos cada uno, de manera que se asegura el abastecimiento en caso de que haya que acondicio-nar la infraestructura. Así, con la regulación adicional que supone el nuevo depó-sito, la capacidad de alma-cenamiento de agua en el municipio asciende a 18.950

metros cúbicos, lo que per-mite el suministro durante 42 horas en caso de avería de la ETAP.

La Estación Depuradora de Palma del Río, inaugurada en 1968, duplicó su capacidad de tratamiento hasta los 100 litros por segundo, mientras que la de almacenamiento se cuadruplicó hasta los 4.000 metros cúbicos.

www.algarvepress.net – diário online 2ª quinzena de Agosto de 2011

22

Curso político con la creación de empleo como prioridad

Medio Ambiente mejora el abastecimiento de agua potable en Palma del Río

ANDALUCÍA

Page 23: Algarve Press Agosto

El consejero de Turismo, Co-mercio y Deporte, Luciano Alonso, valoró los datos de la Encuesta de Gasto Turísti-co (Egatur) hechos públicos por el Ministerio de Indus-tria, Turismo y Comercio, que reflejan un crecimien-to en el gasto total de los viajeros internacionales en Andalucía del 5,5%, hasta alcanzar los 950 millones de euros, durante el pasado

mes de julio, y destacó el “comportamiento excelen-te” tanto de mercados tradi-cionales como secundarios.

Concretamente, los turis-tas foráneos que visitaron la comunidad en los siete primeros meses del año re-gistraron un gasto total de 4.727 millones de euros, lo que representa una mejora del 4,6% respecto al año anterior. Asimismo, el gasto medio por turista se situó en este periodo en 1.038 euros, mientras que el gasto medio diario creció hasta alcanzar los 88 euros.

Luciano Alonso explicó que

Las personas mayores de 65 años se han ahorrado 3,5 millones de euros en los des-plazamientos que realizaron en autobuses interurbanos durante el primer semestre de 2011, gracias a la utili-z a c i ó n de la Ta r j e t a Andalu-cía Junta s e s e n -t a y c i n -co de la Con-s e j e r í a para la I g u a l -dad y Bienestar Social.

Gracias a la tarjeta, las per-sonas titulares de este docu-mento (cerca de un millón en la actualidad) abonan sólo la mitad del precio del billete en aquellos viajes interur-banos que, teniendo origen y destino en Andalucía, se hacen en los transportes pú-blicos regulares de viajeros por carretera.

Durante el primer semestre de 2011 se subvencionaron más de tres millones de des-plazamientos de personas mayores que utilizaron es-tos transportes. En total, es-tos viajes fueron realizados por 260.893 personas, de las que 116.067 eran hombres y 144.826 eran mujeres.

Por provincias, Sevilla acu-muló el 21,90% de los via-jeros; seguida de Granada (18,34%), Málaga (13,60%), Cádiz (12,88%), Jaén (12,50%), Córdoba (9,78%), Huelva (6,43%) y Almería (4,57%).

Actualmente, 74 empresas del sector mantienen acuer-dos con la Junta de Andalu-cía para la aplicación de es-tos descuentos, de las que 17 tienen sede en la provincia de Granada, 13 en Sevilla, 14 en Jaén, 11 en Málaga, 5 en

estos datos son “otra buena noticia” que se suma a las recibidas en los últimos días con las encuestas de Ocu-pación Hotelera y Frontur, que “confirman que hay una respuesta positiva por parte de los emisores internacio-nales hacia nuestro desti-no”. Entre los mercados que más aumentaron su gasto en la región el pasado mes, destacaron Francia y países

nórdicos.

En su opinión, “Andalucía puede estar satisfecha con la evolución de sus resultados turísticos de los últimos me-ses, que describen una curva de crecimiento constante y nos situamos en el camino correcto hacia la recuperaci-ón definitiva”. En este sen-tido, indicó que los princi-pales indicadores “auguran una buena temporada de ve-rano para el destino, con in-crementos que estarán entre el 2,5% y el 3%, lo que nos anima a seguir trabajando para cerrar el año turístico de la mejor forma posible”.

Almería, 8 en Córdoba, 4 en Cádiz, y 2 en Huelva.

La Tarjeta Andalucía Junta sesentaycinco es un docu-mento que, de forma gratui-ta, la Administración auto-

n ó m i c a pone a d i sp o s i-ción de las per-s o n a s m a y o -res de 65 años. Los titu-lares de este do-

cumento, además de los descuentos en los viajes de autobuses interurbanos, pueden disfrutar de otros beneficios, como el acceso al Servicio Andaluz de Te-leasistencia, descuentos en la adquisición de productos ópticos y audífonos, sub-venciones para la adecuaci-ón funcional de la vivienda y bonificaciones en actos culturales, recreativos y de ocio. En los diez años de existencia la tarjeta ha ahor-rado a las personas mayores 162 millones de euros en la utilización de diversos ser-vicios.

Ficha Técnica Algarve Press

Diretor: Manuel Luís

Redatores: Manuel Andrade, Geraldo de Jseus

Colaboradores:António Cartaxo, Carla Franco, Luís Nadkarni, Luís Neves, Nélson Pires, Octávio Escolástico, Ricardo Gomes, Rogério Barroso

Fotógrafos principais:OSORES

Design e Paginação:Vico Ughetto (www.switch.com.pt)

2ª quinzena de Agosto de 2011 diário online – www.algarvepress.net

23

Alonso destaca el “excelente” comportamiento del turismo internacional, que volvió a incre-mentar su gasto en Andalucía.

Viajeros extranjeros gastaron en la región 4.727 millones

Igualdad y Bienestar Social ha bonificado más de tres millones de desplazamientos

ANDALUCÍA

Page 24: Algarve Press Agosto

A música e o desporto dominam a agenda da 12ª Semana da Juventude da Mexilhoeira Grande, que ar-rancou no dia 26 e se pro-longa até 3 Setembro, numa iniciativa da Comissão de Jo-vens da Mexilhoeira Grande com apoio da Câmara Muni-cipal de Portimão e da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande.

O programa abriu com o tradicional Jantar da Juven-tude, na sede do Mexilho-

Devido ao grande interes-se que tem suscitado, o Mu-seu de Portimão prolonga a temporada da exposição “Arte Submersa” até 25 de Setembro, visando propor-cionar a um maior número de visitantes a oportunidade de verem as duas centenas de peças moldadas à mão pelo suíço Sylvain Bongard e pintadas com uma mistura de vidrados naturais.

Na escolha das esculturas, o artista centrou-se em objec-tos do quotidiano, desde os mais modernos até aos que já caíram em desuso, am-pliados e esculpidos como se tivessem saído do fundo do mar, ao mesmo tempo que sugerem formas fantasiosas.

Na verdade, a acção do mar e a passagem do tempo são os elementos inspiradores desta mostra de Sylvain Bongard, radicado no Al-garve há cerca de 40 anos, e em que objectos simples do nosso quotidiano adquirem uma segunda vida, outras formas, cores e texturas, su-

gerindo um regresso ao fun-do do mar.

Por outro lado, encontra-se patente até 11 de Setembro a exposição “O Fantásti-co Mundo das Formas e Seres Marinhos”, relativa ao programa de Férias de Verão no Museu de Porti-mão, dirigido a jovens en-tre os sete e os 12 anos. A mostra resultou de ofici-na educativa para ocupação dos tempos livres das crian-ças, com um conjunto de

actividades pedagógicas de carácter lúdico relacionadas com a envolvente marítima de Portimão.

Outra proposta irrecusável é a exposição permanen-te “Portimão – Território e Identidade”, onde se apre-sentam os principais mo-mentos da sociedade local a nível histórico, geográfico e natural, ao mesmo tempo que são evocados os mui-tos cruzamentos de povos e

eira Grande Futebol Clube, enquanto o dia seguinte foi marcado pelo V Torneio Quadrangular de Futebol “João Barata”, no Pavilhão Gimnodesportivo da locali-dade, e por mais uma edição do popular “Peddy das Tas-cas”, no Polidesportivo da Figueira.

Nos dias 29, 30 e 31 de Agosto decorre na sede da Sociedade Recreativa Fi-gueirense (SFR), sempre a partir das 21h00, o Torneio de Sueca, realizando-se na

mesma colectividade a 1 de Setembro uma Noite de Te-atro, com representações a cargo do Teatro Infantil de Portimão, do Grupo de Ca-rolas da SFR e do Grupo de Teatro Experimental da Me-xilhoeira Grande.

A vertente musical domi-nará as noites de 2 e 3 de

culturas que passaram pela região.

Até 31 de Agosto, o Museu de Portimão abre as por-tas à terça-feira das 19h30 às 23h00, e de quarta-feira a domingo das 15h00 às 23h00.

A partir de 1 de Setembro funciona à terça-feira das 14h30 às 18h00, e de quarta--feira a domingo das 10h00 às 18h00.

Setembro no Polidesportivo da Figueira, constando no programa do primeiro dia as bandas Men Eater, Alesia Will Perish e Cursed Disci-ples, enquanto no segundo o concerto incluirá os grupos Íris, Fitacola e The Quest, sempre com entrada livre e início às 21h00.

Juventude anima a Mexilhoeira Grande e a Figueira

Museu de Portimão prolonga “Arte Submersa”