alerj - relatório anual 2011

19
RESUMO DO RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE 2011 APRESENTAÇÃO Venho a esta tribuna apresentar o relatório das atividades realizadas pelas diretorias – além de órgãos e departamentos subordinados – da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) ao longo deste ano. O objetivo é dar clareza às ações executadas. O documento é um resumo da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura. Nos últimos anos, a ALERJ, através de uma gestão responsável e austera, vem ampliando sua política de transparência, promovendo iniciativas de apoio a segmentos do poder público e da sociedade em geral. Fazendo uso das suas ferramentas de comunicação, também vem informando a população de forma eficaz sobre os acontecimentos desta Casa, dando mais visibilidade às ações parlamentares. O relatório será apresentado na seguinte ordem: 1) ATIVIDADE LEGISLATIVA 2) COMUNICAÇÃO/CULTURA 3) TV ALERJ 4) ATIVIDADE DAS COMISSÕES 5) FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO

Upload: alerj

Post on 04-Jun-2015

957 views

Category:

News & Politics


0 download

DESCRIPTION

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) encerrou o ano legislativo de 2011 nesta terça-feira (20/12), considerado pelos deputados como um dos mais produtivos do Parlamento fluminense. O relatório de atividades, que foi lido pela segunda secretária da Mesa Diretora, deputada Graça Matos (PMDB), mostra números como o recorde de mensagens do Poder Executivo aprovadas – 71 ao todo - e o total de 317 proposições aprovadas em 114 sessões ordinárias e 5 sessões extraordinárias e enviadas à sanção do governador. A criação do Departamento de Cultura também teve destaque no encerramento. Ao todo foram realizadas cinco exposições, no ano de estreia do Palácio Tiradentes no roteiro cultural do Rio.LEIA A MATÉRIA COMPLETA EM http://j.mp/sjnC6S

TRANSCRIPT

Page 1: Alerj - Relatório Anual 2011

RESUMO DO RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE 2011  

APRESENTAÇÃO

Venho a esta tribuna apresentar o relatório das atividades realizadas pelas diretorias – além de órgãos e departamentos subordinados – da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) ao longo deste ano. O objetivo é dar clareza às ações executadas. O documento é um resumo da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura. Nos últimos anos, a ALERJ, através de uma gestão responsável e austera, vem ampliando sua política de transparência, promovendo iniciativas de apoio a segmentos do poder público e da sociedade em geral. Fazendo uso das suas ferramentas de comunicação, também vem informando a população de forma eficaz sobre os acontecimentos desta Casa, dando mais visibilidade às ações parlamentares.

O relatório será apresentado na seguinte ordem:

1) ATIVIDADE LEGISLATIVA2) COMUNICAÇÃO/CULTURA3) TV ALERJ4) ATIVIDADE DAS COMISSÕES5) FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO6) ESCOLA DO LEGISLATIVO7) GESTÃO ADMINISTRATIVA8) ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA9) DIREÇÃO E APOIO ADMINISTRATIVO10) APOIO JURÍDICO11) DECLARAÇÕES FINAIS

1. ATIVIDADE LEGISLATIVA

Foram encaminhadas à ALERJ em 2011, 81 mensagens, sendo 71 de autoria do Poder Executivo, seis do Poder Judiciário e quatro do Ministério Público. Pelos deputados, foram

Page 2: Alerj - Relatório Anual 2011

apresentados 23 Propostas de Emenda à Constituição Estadual, dez Projetos de Lei Complementar, 1.123 Projetos de Lei, 542 Projetos de Resolução, 143 Indicações Legislativas, 1.203 Indicações Simples, 173 Requerimentos Numerados, 74 Requerimentos de Informações, 203 Requerimentos sem número, 784 Moções e 1.025 Ofícios relacionados aos maios variados assuntos.

Dos 317 autógrafos oriundos dos Projetos de Lei aprovados pela Casa e elevados à sanção governamental, 46 receberam vetos totais e 26, vetos parciais.

Em relação às Proposições apresentadas, vale sempre destacar que todas constam com seu texto integral e relatório pormenorizado de tramitação no sistema informatizado da Casa, que é replicado para a internet, proporcionando ao público interessado acesso fácil e completo à produção legislativa do Parlamento Fluminense.

Quanto aos Diplomas Legais sancionados ou promulgados, contabilizou-se um total de 245 Leis Ordinárias – dentre essas 21 foram promulgadas pela ALERJ após rejeição de veto –, quatro Decretos Legislativos e 372 Resoluções.

A Mesa Diretora realizou 16 reuniões. Desses encontros, confeccionaram-se e publicaram-se 238 despachos apostos aos Processos Administrativos apreciados, 27 Editais e 23 Atos Normativos, além de 4.988 Atos Específicos relativos a nomeações e exonerações de cargos comissionados. Foram realizadas ainda em Plenário, 114 Sessões Ordinárias e cinco Extraordinárias Deliberativas. Em todas elas, os parlamentares receberam os avulsos das matérias discutidas e votadas.

2. COMUNICAÇÃO/CULTURA

O ano de 2011 foi especial para a Comunicação Social, que, em abril, ganhou seu Departamento de Cultura. O objetivo do

Page 3: Alerj - Relatório Anual 2011

novo órgão é promover atividades gratuitas e inserir o Palácio Tiradentes no corredor cultural do Centro do Rio. Para isso, foram realizadas cinco exposições – com temas como fotografia, pintura, escultura e objeto –, que receberam 19 mil visitantes. Já a exposição permanente “Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro” recebeu um público de 38.780 pessoas. O órgão também estabeleceu parcerias com a CEG, Firjan, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Centro de Informação das Nações Unidas (Unic-RIO).

A Comunicação Social, por sua vez, adquiriu notebooks, internet móvel, máquinas fotográficas e teve sua estrutura física remodelada, graças à aquisição de computadores e novo mobiliário. Tudo isso contribuiu para dar mais agilidade na transmissão de informações para as redações, ajudando a ganhar mais espaço na divulgação do trabalho dos parlamentares.

A Rádio ALERJ também começou a crescer e passou a ter mais visibilidade. Hoje, ela conta com uma equipe, uma programação e vinhetas. Em breve, ela estará em ondas abertas, após importante convênio firmado com a Rádio Roquete Pinto.

Pensando no compromisso que a Casa tem com a acessibilidade e a inclusão social, o JORNAL DA ALERJ, que é quinzenal, ganhou uma versão audiodescritiva. Ela é postada no site e enviada para grupos de apoio a pessoas com deficiência visual.

Mas não é só. As campanhas publicitárias tiveram um saldo positivo. Além de criar a nova identidade visual – inspirada na cúpula do Palácio Tiradentes –, foram feitas campanhas de conscientização sobre o crack, o direito do idoso, a preservação ambiental e o turismo na Região Serrana, atingida pelas chuvas de janeiro.

Por fim, foi criado um curso de media training para os parlamentares, que são os principais porta-vozes da instituição. Nesses encontros, fala-se sobre os conceitos da notícia e qual a

Page 4: Alerj - Relatório Anual 2011

melhor forma de se relacionar com os profissionais da imprensa, apresentando dicas e observações individuais. A atividade é encerrada com o deputado participando de uma entrevista simulada, cujo objetivo é fixar o conteúdo transmitido.

3. TV ALERJ

Voltada para veiculação dos trabalhos parlamentares, a TV ALERJ exibe 24 horas de programação pelo satélite B4 (atingindo oito milhões de parabólicas pelo País), está na NET (chegando a cerca de 20 municípios do estado) e disponibiliza toda a sua programação pelo site www.tvalerj.tv (com transmissão ao vivo). O site, aliás, alcançou a marca de mais de seis milhões de acessos, sendo pouco mais de três milhões só este ano. Por isso, tornou-se um canal alternativo para divulgar as ações do Parlamento junto a um número maior de cidadãos.

A produção da emissora também aumentou em 30% em 2011. Nos últimos 11 meses, foram realizadas 1.961 produções, entre gravações e transmissões. Além da grade já existente, houve programas especiais sobre o Parlamento Juvenil e os bastidores do Carnaval carioca. Também teve início este ano a gravação do programa “Palavra de Presidente”, com a participação do deputado Paulo Melo e convidados. 

Além de manter parcerias com outras instituições envolvendo transmissões – Academia Brasileira de Letras, Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio, Canal Saúde da Fiocruz, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior Eleitoral, TV Senado, TV Câmara Federal, TV Câmara Rio, Uerj e UniRio –, foi assinado um convênio com o Tribunal de Contas do Estado para produção de programa na TV ALERJ.

4. ATIVIDADES DAS COMISSÕES  

Page 5: Alerj - Relatório Anual 2011

A ALERJ possui 36 comissões permanentes que, em 2011, realizaram 152 audiências públicas, 391 reuniões deliberativas e apreciaram 1.615 proposições legislativas.

O serviço 0800 das comissões das comissões recebeu 12.042 ligações. Em maio, o Disque Segurança Alimentar migrou para o Alô-ALERJ. O campeão de atendimento foi o Disque Idoso, com 7.263 ligações, seguido pelo Disque Direito do Trabalho (1.555) e o Disque Criança (1.219). Também foram acionados o Disque Direito da Mulher (975), Disque Educação (543), Disque Direitos Humanos (273), Disque Segurança Alimentar (150) e Disque Saneamento Ambiental (64).

A Comissão de Defesa do Consumidor realizou 25.529 atendimentos entre novembro de 2010 e outubro de 2011. Deste total, 18.066 reclamações foram solucionadas – ou seja, mais de 75% dos casos. Outras 5.742 reivindicações estão em andamento 

Também foram criadas dez Comissões Especiais, cinco Comissões Parlamentares de Inquérito e uma Comissão de Representação. Juntas, elas realizaram 95 reuniões ordinárias, 14 audiência públicas e 23 visitas técnicas em dez municípios do Estado do Rio de Janeiro. 

5. FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO DO ESTADO DO RIO JORNALISTA ROBERTO MARINHO  

Energia, logística, sustentabilidade e desenvolvimento agrário e industrial são assuntos que mobilizam o Fórum, que, este ano, foi ampliado, chegando a 33 organizações da sociedade civil e universidades. Ao longo de 2011 foram realizados 11 eventos: seis no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, três no Auditório Senador Nelson Carneiro, um no Saguão Getúlio Vargas e outro em Teresópolis. 

Um dos desafios do Fórum foi se aproximar das comissões permanentes da Alerj, visando a integrar ações sugeridas pelos

Page 6: Alerj - Relatório Anual 2011

grupos temáticos de forma a somar esforços e construir soluções conjuntas. Parcerias com as comissões de Defesa da Criança, do Adolescente e do Idoso e de Turismo, por exemplo, geraram debates sobre a exploração sexual de crianças e também sobre o adolescente no turismo. Também entrou em debate a recuperação econômica da Região Serrana, após a tragédia de janeiro. 

Para ampliar a divulgação e as discussões sobre o desenvolvimento econômico no estado, o Fórum deu continuidade ao programa de TV “Rio em Foco”. Foram produzidos 26 programas inéditos, com temas como esporte, engenharia, aquicultura, mobilidade urbana, indústrias hoteleira e náutica, economia criativa, designer, pecuária de corte, micro e pequenas empresas, entre outros.

Foram realizadas ainda 41 reuniões para desenvolver projetos, ouvir especialistas e discutir a forma de participação do Poder Legislativo no desenvolvimento econômico do estado. Foram destaques ainda as discussões sobre a Rio+Design, a formulação de propostas ao Parlamento e a criação da décima câmara setorial para tratar do tema economia criativa.   6. ESCOLA DO LEGISLATIVO  

Com a missão de contribuir para o aperfeiçoamento da prática e da teoria legislativa através da formação de quadros técnicos para o Parlamento, a Escola do Legislativo do Rio de Janeiro (Elerj) completou dez anos de fundação em 2011. Criada em 30 de agosto de 2001, através da resolução 666/01, a escola promove desde a educação fundamental de jovens e adultos até cursos de pós-graduação, passando por treinamentos de curta duração e formação teórica em assuntos legislativos. Só este ano foram qualificadas duas mil pessoas. 

Além de consolidar as atividades já tradicionalmente desenvolvidas, a escola bateu recorde em número de cursos

Page 7: Alerj - Relatório Anual 2011

realizados, alunos inscritos e atividades desenvolvidas. Destacam-se os cursos de curta duração – num total de 25 –, a realização de parcerias institucionais – tais como as da Escola de Magistratura do Rio, da Faetec e do Sesi, que viabilizaram a realização de curso sem custos –, e na ampliação de convênios com universidades. Entre os cursos, por exemplo, estão as aulas de inglês e de libras.  

Na pós-graduação, através do MBA de Inovação em Gestão Pública, foi garantido o alto nível de qualidade das especializações. Houve ampliação das atividades da Escola, que realizou quatro seminários com a participação de Câmaras Municipais do estado. A Educação de Jovens e Alunos (EJA) fortaleceu o papel social e educacional da Elerj e o Pré-Vestibular Social consolidou a parceria com a Fundação CECIERJ. Por fim, a participação de acadêmicos e de órgãos governamentais nos debates da escola reforçaram a imagem da instituição como um espaço de reflexão e de conhecimento dos assuntos legislativos.     7. GESTÃO ADMINISTRATIVA  

A Subdiretoria Geral de Informática é um dos principais instrumentos de modernização do sistema administrativo da ALERJ. Ele é subdividido nos seguintes setores: Desenvolvimento, Painel de Votação Eletrônica, Rede de Dados e Operações, Help Desk, Alô-ALERJ e Quiosques da Cidadania. Para qualificá-los ainda mais, foram feitos avanços significativos na atualização dos profissionais que compõem o Desenvolvimento. Introduziram-se programas de capacitação tecnológica e apoio de consultoria para assistência no desenvolvimento de sistemas envolvendo a nova plataforma de tecnologia adquirida. Foram encomendados os seguintes sistemas:  

Page 8: Alerj - Relatório Anual 2011

- Acompanhamento dos funcionários da Segurança; - Disque-Criança; - Para dar publicidade e solicitar cotações de matérias de consumo; - Para dar publicidade e permitir que empresas se cadastrem e obtenham informações sobre as licitações em andamento e seus resultados; - Para agendamento de visitas e tarefas do Gabinete da Presidência; 

 Em janeiro, foi instalado definitivamente o novo Painel

de Votação. O sistema funciona com a presença do parlamentar através do terminal eletrônico de entrada com senha e biometria. Pelo setor de Rede de Dados e Operações, a Informática recebeu e enviou 2,7 bilhões de mensagens pela internet. Isso foi possível graças às melhorias em infraestrutura: migração do Lotus Note 6.0 para o 8.5; aquisição e instalação de 420 novos equipamentos; e instalação e aluguel de 125 notebooks para os gabinetes e departamentos, com minimodens para acesso à internet.

O Help Desk atendeu a 7.447 chamados; o Alô-ALERJ recebeu 82.497 ligações; o serviço webchat de atendimento online recebeu 3.339 conexões/acessos; e os Quiosques da Cidadania – com informações sobre a história do Palácio Tiradentes e dos deputados – foram acessados por mais de um milhão de pessoas.     

A Comissão de Licitações realizou 71 licitações até setembro, distribuídas nas modalidades convite, concorrência, tomada e pregão presencial. Desse total, 43 processos foram pregões, o que gerou uma economia de 25% do total dos valores estimado para cada processo, que foi da ordem de R$ 10.846.009,22. Ou seja, houve uma redução de R$ 2.764.099,98.  Seis processos ainda estão em andamento. 

A Subdiretoria Geral de Administração, além de fiscalizar e gerir contratos, fazer a reestruturação e qualificação de pessoal e realizar intervenções nos espaços da Alerj, elaborou, com a

Page 9: Alerj - Relatório Anual 2011

Comunicação Social, a Campanha Antifumo; criou, em parceria com a Informática, o sistema de gerenciamento eletrônico de documentos – para dar transparência e celeridade às práticas administrativas –; e desenvolveu o programa de eficiência energética da Casa.  8. ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA  

A Subdiretoria Geral de Finanças é a responsável pelo acompanhamento e análise da execução orçamentária da Casa. Estão atrelados ao órgão os departamentos Financeiro, de Contabilidade, de Planos e Orçamento e de Preparo de Pagamento. Somados os custeios, os gastos com pessoal, encargos sociais e investimentos, a despesa da Casa no exercício de 2011 foi da ordem de R$ 426.625.852,21. 

Coube à Subdiretoria, entre outras tarefas, controlar e orientar as atividades relacionadas com os sistemas de administração orçamentária e financeira, contabilidade e movimentação de crédito; registrar créditos e as alterações orçamentárias; e coordenar e dirigir as atividades relativas à elaboração e execução orçamentária. 

Coube à Contabilidade, entre outras tarefas, elaborar relatórios contábeis, processos de prestação de contas dos ordenadores de despesas e quadros quadrimestrais dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Coube ao Financeiro, entre outras tarefas, executar medidas relacionadas com o cronograma de desembolso; manter atualizado o cadastro e a identificação dos habilitados a recebimentos; e manter arquivadas as cópias de todos os documentos de crédito e débito, encaminhando à Coordenação de Contabilidade os originais, juntamente com os processos ou boletins diários. 

Coube ao Departamento de Plano e Orçamento, entre outras tarefas, elaborar as propostas de orçamento anual e plurianual de

Page 10: Alerj - Relatório Anual 2011

investimentos da Casa, providenciar expedientes visando a alterações do orçamento analítico e manter o acompanhamento da execução do orçamento. 

Coube ao Departamento de Preparo e Pagamento, entre outras tarefas, calcular para crédito e/ou débitos gerados pelos processos devidamente autorizados (funcionários ativos, inativos, comissionados e requisitados); elaborar e distribuir as declarações dos rendimentos anuais para efeito de imposto de renda; e elaborar e distribuir os contracheques por lotação funcional.    9. DIREÇÃO E APOIO ADMINISTRATIVO  

Com o apoio e a atuação dos departamentos de Recursos Humanos, Finanças, Administração, Informática, Assuntos Legislativos, Elerj, Comunicação Social e TV ALERJ, sob a orientação e supervisão da Diretoria-Geral, bem como também da Secretaria-Geral da Mesa Diretora, dos Gabinetes da Presidência, do Cerimonial, da Primeira Secretaria e da Procuradoria-Geral, foi possível pautar o trabalho da Casa com zelo e segurança. 

Dentro da responsabilidade e da atribuição de cada setor, foram executadas ações para que nada faltasse aos parlamentares e ao bom desempenho administrativo superior. Entre elas estão:  

- Sessões Solenes regimentais – num total de 88 – com inúmeras finalidades; - Eventos cuja participação do Cerimonial, da Portaria, da Segurança e outros setores envolvidos foram fundamentais; - Manutenção dos departamentos pela Divisão de Oficina; - Manutenção das frotas de veículos pelo Departamento de Transporte, que também lançou dois programas de capacitação e qualificação profissional: um para adulto e outro para jovens de baixa renda; - Organização dos bens patrimoniais; 

Page 11: Alerj - Relatório Anual 2011

- Trabalho da Biblioteca, como a higienização, conservação, microfilmagem, digitalização e restauração do acervo bibliográfico, além do estreitamento de relações com a Elerj; - Programas de treinamento e aperfeiçoamento profissional através de estágios supervisionados de estudantes dos níveis médio e superior nas áreas humanas, exatas e biomédica; - Atendimento médico e psicológico, num total de 16.288, e odontológico, que realizou 1.596 consultas 

  10. APOIO JURÍDICO  

Objetivando dinamizar os processos, com vistas à adoção de providências imediatas em relação às ações judiciais, a Procuradoria-Geral, através do seu corpo técnico, manteve um permanente acompanhamento dos feitos em curso nos tribunais.  

O órgão representou a Casa em sete mandados de segurança, seis ações diretas de inconstitucionalidade, oito representações de inconstitucionalidade, uma ação civil pública e inúmeros outros tipos de processos, além dos feitos de anos anteriores que não transitaram em julgado até a presente data. 

A atuação da Procuradoria, por outro lado, não se restringiu à representação da ALERJ perante os órgãos judiciais e à emissão de pareceres internos. Ela também assessorou os membros das Comissões Parlamentares de Inquérito na realização de seus trabalhos, mediante exame de questões jurídicas ou até mesmo através da propositura de ação judicial.

12. DECLARAÇÕES FINAIS  

Agradecemos a todos os diretores, à Procuradoria-Geral, à Secretaria-Geral da Mesa Diretora, à Chefia de Gabinete e a cada funcionário e órgãos não mencionados desta Casa que

Page 12: Alerj - Relatório Anual 2011

permitiram não só executar toda rotina funcional, mas também realizar ações que julgamos de maior interesse:  

- Modernização do sistema administrativo; - Reforma, projetos de obras e manutenção dos palácios Tiradentes e XXIII de Julho, do Centro Administrativo Engenheiro Leonel de Moura Brizola, do estacionamento Albamar e da garagem de São Cristóvão; - Recadastramento dos funcionários realizados pelo RH, que registrou a instrução de 10 mil processos administrativos, originados por servidores e ex-servidores, parlamentares e ex-parlamentares, pensionistas e órgão externos; - Atendimento a 1.800 novos servidores comissionados e 160 requisitados; - Atendimento e orientação aos novos parlamentares que assumiram mandato no início da atual legislatura, quanto aos procedimentos administrativos relacionados à gestão de pessoal. 

 Essas foram, em síntese, as atividades realizadas pelas

diretorias desta Casa. Desde já, desejo a todos um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo. Muito Obrigado.