album folclorico

7
ALBUM FOLCLORICO 1 REMÉDIO CASEIRO PARA SINUSITE Um excelente remédio caseiro para a sinusite é a inalação de vapor com camomila, de duas a três vezes por dia. Elas produzem um alívio rápido em gripes, resfriados, congestões nasais e sinusites frontais, seja ela aguda, crônica ou alérgica. Ingredientes 6 colheres de chá de flores de camomila 1 a 2 litros de água fervente Modo de preparo Coloque a camomila em uma taça com a água fervente. Espere esfriar um pouco e, então, inale o vapor do chá. É importante respirar o vapor o mais profundamente possível durante, ao menos, 10 minutos. Deve-se fazer isso 2 vezes ao dia, durante a crise. 5 ADIVINHAS - O que é o que é que sempre se quebra quando se fala? Resposta: o segredo - Ele é magro pra chuchu, tem dentes mas nunca come e mesmo sem ter dinheiro, dá comida a quem tem fome? Resposta: o garfo - O que é que passa a vida na janela e mesmo dentro de casa, está fora dela? Resposta: o botão

Upload: raphywsk

Post on 26-Oct-2015

118 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Album Folclorico

ALBUM FOLCLORICO

1 REMÉDIO CASEIRO

PARA SINUSITE

Um excelente remédio caseiro para a sinusite é a inalação de vapor com camomila, de duas a três vezes por dia. Elas produzem um alívio rápido em gripes, resfriados, congestões nasais e sinusites frontais, seja ela aguda, crônica ou alérgica.

Ingredientes

6 colheres de chá de flores de camomila

1 a 2 litros de água fervente

Modo de preparo

Coloque a camomila em uma taça com a água fervente. Espere esfriar um pouco e, então, inale o vapor do chá.

É importante respirar o vapor o mais profundamente possível durante, ao menos, 10 minutos. Deve-se fazer isso 2 vezes ao dia, durante a crise.

5 ADIVINHAS

- O que é o que é que sempre se quebra quando se fala?Resposta: o segredo

- Ele é magro pra chuchu, tem dentes mas nunca come e mesmo sem ter dinheiro, dá comida a quem tem fome?Resposta: o garfo

- O que é que passa a vida na janela e mesmo dentro de casa, está fora dela?Resposta: o botão

- O que é o que é feito para andar e não anda?Resposta: a rua

- O que é o que é que dá muitas voltas e não sai do lugar? Resposta: o relógio

3 PROVÉRBIOS

Page 2: Album Folclorico

- Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.- A pressa é a inimiga da perfeição.- Cavalo dado não se olha os dentes.

FRASES DE PÁRA-CHOQUE DE CAMINHÃO

"Amo minha sogra... bem longe de mim."

"Em casa, Maria reza. Na estrada, Mercedes Benze."

ARTESANATO (pipa)

Folhas de Seda de diversas cores2 varetas de madeiraLinha para pipa nº 10ColaTesoura

1 PARLENDA

-O Papagaio come milho. periquito leva a fama. Cantam uns e choram outrosTriste sina de quem ama. 

2 FESTAS FOLCLÓRICAS

Festa do Divino

Dedicada ao Divino Espírito Santo e realizada no domingo de Pentecostes. A figura homenageada é o Imperador do Divino, habitualmente um menino com vestimenta de imperador. É organizada pela Folia do Divino, que são pequenos grupos encarregados de arrumar o dinheiro para a realização da Festa. Os grupos são encarregados de saírem pedindo dinheiro pelas residências, onde param para cantar as músicas do divino, acompanhadas de viola e rabeca. As folias carregam também a Bandeira do Divino para o povo beijar. 

 Boi-de-mamão: é uma versão catarinense dos folguedos do bumba-meu-boi. O primeiro registro em Santa Catarina desta folia é de 1871. Foi utilizado um mamão verde para fazer a cabeça do boi, daí seu nome atual. A manifestação acontece entre o Natal e o Carnaval.

1 MUSICA

Page 3: Album Folclorico

SAPO JURURU

Sapo jururu, na beira do rioQuando o sapo grita ó maninha! Diz que está com frio

A mulher do sapoÉ que está la dentroFazendo rendinha, ó maninhaPro seu casamento.

2 DANÇAS

Samba de Roda

Estilo musical caracterizado por elementos da cultura afro-brasileira. Surgiu no estado da Bahia, no século XIX. É uma variante mais tradicional do samba. Os dançarinos dançam numa roda ao som de músicas acompanhadas por palmas e cantos. Chocalho, pandeiro, viola, atabaque e berimbau são os instrumentos musicais mais utilizados.

Catira

Também conhecida como cateretê, é uma dança caracterizada pelos passos, batidas de pés e palmas dos dançarinos. Ligada à cultura caipira, é típica da região interior dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás e Mato Grosso. Os instrumento utilizado é a viola, tocada, geralmente, por um par de músicos.

4 BRINCADEIRAS

 Pega-pega: esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa  ter que fazer o mesmo.

- Esconde-esconde: o objetivo é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos tapados e contar até certo número enquanto as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base. 

- Bola de gude: coloridas e feitas de vidro, são jogadas no chão de terra pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário para ganhar pontos ou a própria bola do colega.

Page 4: Album Folclorico

- Boneca de pano: feitas pelas mães e avós, são usadas em brincadeiras pelas meninas para simular crianças integrantes de uma família imaginária.

3 RECEITAS

Pé de Moleque Ingredientes:

2 xícaras de açúcar 1 lata de leite condensado 3 xícaras de amendoim (torrado e sem pele)

Modo de Preparo

1. Derreta o açúcar, cuidando para não queimar e não ficar bolinhas2. Colocar devagar o leite condensado3. Em seguida, o amendoim, mexa até desprender da panela4. Passar margarina na pia e despejar5. Depois de frio, cortar em quadrados

 Bolo de Batata Doce:

Ingredientes

    1 kg de batata-doce     1 lata de leite condensado     1 garrafa (pequena) de leite de coco     3 ovos inteiros     2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

Modo de Preparo

1. Cozinhe a batata-doce em água sem sal e passe pelo espremedor ainda quente.

2. Misture bem com o restante dos ingredientes.3. Ponha para assar numa forma untada e leve ao forno médio.4. Quando espetar um palito ou um garfo e este sair limpo, o bolo está

pronto. 

Bolo de Fubá:

Ingredientes

4 ovos 2 xícaras de chá de açúcar 2 xícaras de chá de trigo 1 xícara de chá de fubá

Page 5: Album Folclorico

3 colheres de sopa de margarina 1 xícara de chá de leite 4 colheres de chá de fermento

Modo de Preparo:

1.   Bater as claras em neve, acrescentar o açúcar, continuar batendo2.   Acrescente aos poucos as gemas, a margarina, o leite, a farinha de

trigo, o          fubá e continue batendo3.    Coloque por último o fermento, bata por mais 1 minuto4.    Coloque a massa numa forma untada e deixe assar em forno médio

pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos

4 SUPERTIÇÕES

Passar por debaixo de uma escada traz azar.

Quebrar um espelho resulta em sete anos de azar.

Encontrar um trevo de quatro folhas traz muita sorte.

Sapo morto de barriga para cima é indício de chuva.

2 LENDAS

LENDA DA MULA SEM CABEÇA

Existem várias explicações para a origem desta lenda, variando de região para região. Em alguns locais, contam que a mula-sem-cabeça surge no momento em que uma mulher namora ou casa com um padre. Como castigo pelo pecado cometido, transforma-se neste ser monstruoso.

LENDA DA CUCA

A Cuca é uma importante e conhecida personagem do universo do folclore brasileiro. É representada por uma velha, com cabeça de jacaré, que possui uma voz assustadora. De acordo com a lenda, a Cuca assusta e pega as crianças que não obedecem seus pais. 

Page 6: Album Folclorico

A Barata diz que tem sete saias de filóÉ mentira da barata, ela tem é uma sóAh ra ra, ho ro ró, ela tem é uma só !

A Barata diz que tem um sapato de veludoÉ mentira da barata, o pé dela é peludoAh ra ra, ho ró ró, o pé dela é peludo !

A Barata diz que tem um sapato de fivelaÉ mentira da barata, o sapato é da mãe delaah rá rá, oh ró ró, o sapato é da mãe dela

A Barata diz que tem uma cama de marfimÉ mentira da barata, ela tem é de capimAh ra ra, ho ró ró, ela tem é de capim

A Barata diz que tem um anel de formaturaÉ mentira da barata, ela tem é casca duraAh ra ra , ho ró ró, ela tem é casca dura

A Barata diz que tem o cabelo cacheadoÉ mentira da barata, ela tem coco raspadoAh ra ra, ho ró ró, ela tem coco raspado.