albúm cultural 1° de maio - 2011

18
ÁLBUM DE FOTOS 2011

Upload: diego-abrahao

Post on 26-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Albúm com as fotos do primeiro de maio cultural do CCBP em 2011.

TRANSCRIPT

Page 1: albúm cultural  1° de maio - 2011

ÁLBUM DE FOTOS 2011

Page 2: albúm cultural  1° de maio - 2011
Page 3: albúm cultural  1° de maio - 2011

O MAIOR 1º DE MAIO CULTURAL REALIZADO PELO CCBP CONTOU COM MÚSICA LATINO-AMERICANA, MPB E TEATRO Além do almoço especial de 1º de Maio, o Centro Cultural Benjamin Péret preparou três atrações especiais para seu 1º de Maio Cultural deste ano

No último domingo foi reali-zado o sexto ato consecutivo de 1º de Maio chamado pelo Partido da Causa Operária e demais orga-nizações para se levantar contra os abusos cometidos atualmente pela burguesia e seus governos contra a classe trabalhadora na-cional.

Após o ato político, o Centro Cultural Benjamin Péret promo-veu mais uma edição de seu 1º de Maio Cultural. O evento come-çou com um almoço comemora-tivo do dia de luta dos trabalhado-res, acompanhado de música ao vivo do mineiro Amaury Costa em uma apresentação acústica.

Os presentes almoçaram uma excelente feijoada ao som de clás-sicos da música popular brasilei-

ra.Logo após, a Epifania Cia.

de Teatro subiu em palco para apresentar a peça Fragmentos Tchekhov, baseada em textos do dramaturgo russo. Montada principalmente a partir do texto As Três Irmãs, esta releitura expe-rimental da obra inclui também aspectos da biografia do escritor, como passagens de cartas da es-posa de Tchekhov. Outros ele-mentos externos ao texto original também incluíram fragmentos de notícias de jornais lidas durante a apresentação.

Outro espetáculo programado para esta edição do 1º de Maio Cultural do CCBP foi algumas cenas do espetáculo teatral Rosa Vermelha, que infelizmente teve

de ser cancelado, pois uma das atrizes do elenco sofrera uma fra-tura muscular no dia anterior. A peça apresentaria algumas cenas importantes desta obra baseada na vida e obra da revolucioná-ria polonesa Rosa Luxemburgo, principal liderança da ala esquer-da da Revolução Alemã de 1918. A iniciativa para a realização da peça seria uma homenagem do CCBP aos 140 anos do nascimen-to da revolucionária e intelectual marxista.

Encerrada a apresentação, quem assumiu o palco do salão Trasmontano foi o tradicional grupo de música latino-america-na, Palimpsesto, tocando, com instrumentos típicos, grandes clássicos da música do Chile, Bo-

lívia, Argentina, Colômbia, etc.O público presente, bastante

diversificado, contava com a pre-sença de trabalhadores e estudan-tes de diferentes estados do país, que puderam apreciar a grande experiência e talento deste grupo multi-étnico que existe já há mais de 20 anos.

O Palimpsesto é formado por instrumentistas brasileiros, argen-tinos e peruanos, especialistas em um repertório de músicas folclóricas e de protesto, como as composições de Inti-Illimani ou Victor Jara, entre outros. O grupo realizou uma apresentação de grande beleza e profundidade que fechou as atividades do 1º de Maio Cultural do CCBP deste ano.

Page 4: albúm cultural  1° de maio - 2011
Page 5: albúm cultural  1° de maio - 2011
Page 6: albúm cultural  1° de maio - 2011

Palimpsesto

MUSICA LATINO-AMERICANA DA MELHOR QUALIDADE NO 1º DE MAIO CULTURAL DO CCBP Com um repertório dos mais variados o grupo Palimpsesto fez uma apresentação que animou os participantes da atividade cultural do 1º de maio do PCO

Uma das atrações principais do 1º de Maio Cultural do Cen-tro Cultural Benjamin Perét foi o grupo musical Palimpsesto. Formado por integrantes do Peru, Argentina e Brasil o grupo que existe há mais de 20 anos, desde 1988, animou o público presente na atividade que se apreciou e se emocionou com o que há de melhor da música latino-americana.

Com um repertório que tem em sua maioria composições latino-americanas de compositores como Victor Jara, o grupo surpreendeu com uma habilidade e precisão com os instru-mentos e ritmo musical muito acima da média.

A apresentação do Palimpsesto fez um verdadeiro tour pelo que há de melhor dos ritmos e canções latino-americanas. Fo-ram tocadas musicas do Chile, Bolívia, Venezuela, Cuba e até Argentina.

Com instrumentos que vão dos clássicos charango e a quena para batuques, violões, flautas e instrumentos de percussão que os integrantes do Palimpsesto animaram o 1º de Maio Cultural por mais de uma hora.

Para encerrar a apresentação e mostrar a diversidade musical do grupo, foram apresentadas duas belíssimas músicas que fa-zem parte da trilha sonora do filme italiano “Cinema Paradiso”.

Page 7: albúm cultural  1° de maio - 2011
Page 8: albúm cultural  1° de maio - 2011
Page 9: albúm cultural  1° de maio - 2011
Page 10: albúm cultural  1° de maio - 2011
Page 11: albúm cultural  1° de maio - 2011
Page 12: albúm cultural  1° de maio - 2011

Teatro

1º DE MAIO CULTURAL CONTOU COM ESPETÁCULO BASEADO EM TEXTOS DE TCHEKHOV Reunindo passagens diversas da obra literária e biográfica do russo Anton Tchekhov, a Epifania Cia. de Teatro apresentou no 1º de Maio Cultural do CCBP, o espetáculo experimental Fragmentos Tchekhov

O ato político do Partido da Causa Operária, da Corrente Sindical Ecetistas em Luta e demais organizações, tomou toda a parte da manhã deste 1º de Maio. Ao final das falações, destacando alguns dos proble-mas centrais da classe trabalha-dora nacional, o ato saiu em passeata pelas ruas do centro da cidade, atravessando a Praça da Sé, o Largo São Bento, até o Teatro Municipal.

Na parte da tarde, foi realiza-do também o 1º de Maio Cul-tural, organizado pelo Centro Cultural Benjamin Péret.

Uma das atrações principais do evento deste ano foi a apre-sentação da peça Fragmentos Tchekhov, um trabalho experi-

mental do repertório da Epifa-nia Cia. de Teatro.

O grupo partiu do clássico As Três Irmãs, e concebeu uma versão “modernista” da peça, recortando passagens, acres-centando novos elementos e combinando outros textos com eles. O essencial da visão do dramaturgo russo é mantido. Seu tema é ainda a crise e total falência da instituição familiar, mas a maneira de narrar os dra-mas e desventuras de suas per-sonagens é distinta, reduzida aos seus elementos essenciais. Em sua adaptação, o grupo descarta figuras secundárias da peça e prefere se concentrar no universo interior principal-mente dos irmãos Irina, Ma-

cha, Olga e Andrei, em seus conflitos de interesses.

O texto original de As Três Irmãs foi submetido também às técnicas pós-dramáticas de fragmentação da linha de tem-po do espetáculo, ao qual fo-ram acrescidas ainda as corres-pondências de Olga Knipper, esposa de Tchekhov, para o dramaturgo no período em que ela trabalhou como atriz em As Três Irmãs. Outras referências externas que foram introdu-zidas ao texto incluem frag-mentos de textos escritos pelos próprios atores e o informe de notícias jornalísticas da atuali-dade, periodicamente renova-das ao longo das apresentações do grupo.

Mais do que a montagem original de As Três Irmãs, a peça criada pela Epifania Cia. Teatral exige um certo conhe-cimento do universo do dra-maturgo russo para poder ser devidamente apreciada.

A montagem de um modo geral formou um conjunto in-teressante de cenas e possui alguns grandes momentos. Um destes momentos é a cena em que uma passagem de tempo é representada pelos atores como se eles mesmos fossem um álbum de fotos, que regis-tra o grupo em seus inúmeros desentendimentos.

Uma qualidade do espetácu-lo está também em seu minima-lismo, nas soluções inteligentes

Page 13: albúm cultural  1° de maio - 2011

e simples das cenas. O cenário se resume ao fundo negro e os objetos em cena são absoluta-mente despojados. Como téc-nica teatral, o grupo procura aplicar os métodos de Bertolt Brecht e Jerzy Grotowski.

No caso de Fragmentos Tchekhov, os cenários se resu-mem à simples bancos de plás-

tico branco, dos mais vulgares. Os únicos efeitos a quebrar este despojamento são conse-guidos com uma iluminação suave e o figurino dos atores, todos muito coloridos e leves.

O bom trabalho das atrizes, combinado com a visão do di-retor Samir Signeu resultou em um exercício interessante

das possibilidades de trabalho sobre a obra de Tchekhov.

A peça foi apresentada para um público de mais de 200 pessoas que participaram do 1º de Maio Cultural deste ano. A peça foi muito bem acolhida por um público heterogêneo que incluía crianças menores de 10 anos, secundaristas, es-

tudantes universitários, traba-lhadores e aposentados.

A Epifania Cia. Teatral foi formada há dois anos. Já se apresentou no Teatro Augusta e nos CEUs da rede pública de ensino. Seu próximo projeto, ainda em fase de estudo e pre-paração, deverá se basear em escritos de Fiodor Dostoievski.

Page 14: albúm cultural  1° de maio - 2011
Page 15: albúm cultural  1° de maio - 2011
Page 16: albúm cultural  1° de maio - 2011
Page 17: albúm cultural  1° de maio - 2011
Page 18: albúm cultural  1° de maio - 2011

Tel: [11] 5584 9322 | [email protected] | mais informações: www.ccbp.org.br