ajudar com 100 euros e 35 centimos

5

Upload: rui-gabriel

Post on 28-Jul-2015

29 views

Category:

Self Improvement


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ajudar com 100 euros e 35 centimos
Page 2: Ajudar com 100 euros e 35 centimos

Ajudar com 100 Euros e 35 Centimos Rui Manuel De Matos Amado Gabriel / Tags: 100 euros, ajudar, blog de rui gabriel, contribuição, desafios, desenvolvimento pessoal,foco na solução, foco no problema, frases poderosas, gratidão, motivação, mudança interior,Não podemos ajudar toda a gente mas toda a gente pode ajudar alguém, o universo a dar de volta, preocupação, Ronald Reagan, rui gabriel

This post is in Portuguese. Click here to view ALL posts in Portuguese, English.

“Não podemos ajudar toda a gente, mas toda a gente pode ajudar alguém.” – Ronald Reagan

Há uns tempos, diante de alguns desafios financeiros na minha vida, eu andava bastante preocupado. Pensava das dívidas a acumular, no rendimento a cair e não conseguia manter-me positivo.

Nesse dia, especialmente difícil, vi na Internet uma solicitação para que eu colaborasse numa acção humanitária para enviar comida para crianças pobres. A solicitação era mais que genuína, pois vinha de uma entidade super-acreditada. Não se punha a possibilidade de haver ali algo menos sério.

Aquilo tocou-me bem fundo e minha primeira reacção foi fazer um donativo. Contudo, nos segundos seguintes, vieram-me à memória as minhas próprias dificuldades: “Como poderei eu ajudar outros se não me consigo ajudar a mim mesmo?”. E não dei nada.

Page 3: Ajudar com 100 euros e 35 centimos

Artigos Relacionado:

- Estar Bem Para Ajudar

– Medo de Pedir Ajuda É Sempre Parte Do Problema

Sentia perfeitamente que a minha falta de generosidade em nada ajudava a minha situação nem a das crianças com fome, que eu já tinha ajudado noutras ocasiões. Afinal elas não tinham culpa dos meus problemas financeiros. Não consegui ficar em paz comigo mesmo. Precisava de ajudar!

Fui ver o que tinha na conta e juntei o saldo do Paypal. Os meus últimos 100 euros e 35 cêntimos. Entreguei-os.

Artigo Relacionado: Ricardo Nunes – Ajudar o Máximo Possível de Pessoas

Parecia um contra-senso: “estou eu a lutar para pagar as contas e vou dar os meus últimos cêntimos?” A lógica dizia que era uma idiotice, mas a intuição fazia-me sentir que estava certo. E estava. Tinha “morto a minha vaca”, que é como quem diz, “queimado a ponte”.

A verdade que a minha preocupação (“acções de pré-ocupado) transformou-se em motivação (“acções de motivado”). Iniciou-se uma tempestade mental que durou uma semana, vieram várias ideias e muito trabalho durante os 15 dias seguintes. A verdade é que consegui todo o dinheiro que precisava ainda antes do fim do mês, conseguindo mesmo a improvável quantia de 2898 euros e 50 cêntimos, numa actividade online, em menos de um dia.

Eu não tenho nenhuma dúvida: foi o universo a dar de volta, com juros, os 100 euros e 35 cêntimos. Eu sei que foi aquela mudança interior, a passagem da “preocupação” (foco no problema) para a “motivação” (foco na solução).

Page 4: Ajudar com 100 euros e 35 centimos

Um mês depois de ter dado a minha contribuição, foi-me endereçado um agradecimento em nome das crianças. Com o meu donativo foram entregues 120 refeições. Agradeci o agradecimento, mas cá dentro, eu é que estava cheio de gratidão.

Ajudar é um benefício mútuo, para o ajudado e para quem ajuda.

Partilha Este Post e Espalha a Palavra.