ah - conexão | 26 de maio de 2016

8
Quinta-feira, 26 de maio de 2016 1434 Município amplia escola Bela Vista Página 5 Arroio do Meio DIVULGAÇÃO Vale do Taquari A 22ª edição do Dia do De- safio recebeu a inscri- ção de mais de três mil cidades pelo mundo, em um total de 20 países. No Brasil, foram 20 estados e 1,8 mil muni- cípios. Implantada no país desde 1997, a ação encabeçada pelo Ser- viço Social do Comércio (Sesc) ini- ciou no Vale do Taquari em 2001. Ao todo, 31 municípios da re- gião promoveram atividades. Nessa quarta-feira, os exercícios iniciaram no primeiro minuto do dia. À 00h01min, 60 pessoas cor- reram pelas ruas principais da cidade, percorrendo 3,2 quilôme- tros. Para se inscrever, doaram um quilo de alimento. Depois, as atividades continu- aram com corridas de voluntá- rios, levando a tocha olímpica simbólica. No Parque dos Dick, brinquedos infláveis, equipa- mentos para exercícios e ofici- neiros aqueceram os participan- tes com práticas de danças. Segundo a técnica em Esporte e Lazer do Sesc, Isabel Maurer Mairesse, muitos participaram do Dia do Desafio e continua- ram com o hábito dos exercícios. “Inclusive empresas implemen- taram ginástica laboral depois disso.” Ressalta que fazer 15 minutos de exercícios, por três vezes por semana, garante resultados sa- tisfatórios. A competição do Dia do Desafio se dá pela contagem de partici- pantes em relação ao número de habitantes. A cidade de Mulegé, no México, compete com Lajeado. São várias atividades realizadas em empresas, espaços públicos e ruas. Dança que desafia Crianças do Ensino Primário participaram de uma aula de dança com a professora Cristi- na Christie, da Escola de Arte e Dança. Segundo ela, o exercício desenvolve coordenação moto- ra, raciocínio e desenvolvimento cognitivo. Afirma que a dança permite que as crianças lidem de forma lúdica com as atividades corpo- rais, despertando a criatividade. Christie ressalta que a dança des- perta um antiestresses natural. Para ela, o exercício no frio re- quer cuidados, como os devidos alongamentos. “O desafio é sair do lugar-comum. A dança desper- ta outros sentimentos”, conclui. Exercícios começaram de madrugada, quando 60 pessoas saíram para correr em Lajeado Dia do Desafio movimenta 31 municípios Dia do Desafio: profes- sora desenvolve dança criativa com alunos de séries iniciais no Parque dos Dick ANDERSON LOPES

Upload: jornal-a-hora

Post on 31-Jul-2016

224 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: AH - Conexão | 26 de maio de 2016

Quinta-feira, 26 de maio de 2016 1434

Município

amplia

escola

Bela VistaPágina 5

Arroio do Meio

DIVULGAÇÃO

Vale do Taquari

A 22ª edição do Dia do De-safio recebeu a inscri-ção de mais de três mil cidades pelo mundo, em

um total de 20 países. No Brasil, foram 20 estados e 1,8 mil muni-cípios. Implantada no país desde 1997, a ação encabeçada pelo Ser-viço Social do Comércio (Sesc) ini-ciou no Vale do Taquari em 2001.

Ao todo, 31 municípios da re-gião promoveram atividades.

Nessa quarta-feira, os exercícios iniciaram no primeiro minuto do dia. À 00h01min, 60 pessoas cor-reram pelas ruas principais da cidade, percorrendo 3,2 quilôme-tros. Para se inscrever, doaram um quilo de alimento.

Depois, as atividades continu-aram com corridas de voluntá-rios, levando a tocha olímpica simbólica. No Parque dos Dick, brinquedos infláveis, equipa-mentos para exercícios e ofici-neiros aqueceram os participan-

tes com práticas de danças.Segundo a técnica em Esporte

e Lazer do Sesc, Isabel Maurer Mairesse, muitos participaram do Dia do Desafio e continua-ram com o hábito dos exercícios. “Inclusive empresas implemen-taram ginástica laboral depois disso.”

Ressalta que fazer 15 minutos de exercícios, por três vezes por semana, garante resultados sa-tisfatórios.

A competição do Dia do Desafio

se dá pela contagem de partici-pantes em relação ao número de habitantes. A cidade de Mulegé, no México, compete com Lajeado. São várias atividades realizadas em empresas, espaços públicos e ruas.

Dança que desafia Crianças do Ensino Primário

participaram de uma aula de dança com a professora Cristi-na Christie, da Escola de Arte e Dança. Segundo ela, o exercício

desenvolve coordenação moto-ra, raciocínio e desenvolvimento cognitivo.

Afirma que a dança permite que as crianças lidem de forma lúdica com as atividades corpo-rais, despertando a criatividade. Christie ressalta que a dança des-perta um antiestresses natural.

Para ela, o exercício no frio re-quer cuidados, como os devidos alongamentos. “O desafio é sair do lugar-comum. A dança desper-ta outros sentimentos”, conclui.

Exercícios começaram de madrugada, quando 60 pessoas saíram para correr em Lajeado

Dia do Desafio movimenta 31 municípios

Dia do Desafio: profes-

sora desenvolve dança

criativa com alunos

de séries iniciais no

Parque dos Dick

ANDERSON LOPES

Page 2: AH - Conexão | 26 de maio de 2016

A Hora. Quinta-feira, 26 de maio de 20162

Participe deste espaço mandando e-mail: [email protected]

A representação histórica de

exposição da face mais maldosa do homem foi o nazismo. Ele superou tudo.

Todo trabalhador exposto a

agentes nocivos à saúde deve ser

indenizado.

L idar com pacientes com doenças contagiosas, com materiais e ambientes

com agentes biológicos, como secreções, sangue, vírus, germes e bactérias, ou ficar exposto à radiação são atividades de risco.

Elas dão direito à aposenta-doria especial, uma modalidade de aposentadoria diferenciada, com valores de 100% sobre a mé-dia das maiores remunerações do trabalhador.

Essa aposentadoria de valores integrais não exige idade míni-ma, portanto, pode ser solicita-da com qualquer idade sem re-duzir o valor do benefício.

O requisito é apenas que o trabalhador comprovar 25 anos de tempo de serviço em contato com agentes insalubres, que, no caso dos profissionais da área da saúde, decorre do risco de

Estima- se que a Terra tenha 4,56 bilhões de anos. O ho-mem habita nela faz 3,6

milhões. Neste período, curto se comparado com a vida do pla-neta, o ser humano, entretanto, foi capaz de levar à extinção milhões de espécies diversas da sua. Também matou bilhões de sua própria. Apesar de suas ten-dências, há períodos em que a humanidade “se supera”, diga-mos assim.

A representação histórica de exposição da face mais maldosa do homem foi o nazismo. Ele su-perou tudo. Superou a escravi-dão romana e a teocracia idiota da Idade Média.

A bastarda ideologia funda-mentada na existência de uma raça superior perseguiu liberais, comunistas, eslavos, russos, ne-gros, judeus, deficientes físicos, homossexuais e velhos. Matou mais de cem milhões de pessoas. Acaso a pessoa não fosse loira, ariana e fisicamente perfeita, deveria ser exterminada. Que lógica perversa! Infelizmente, humana.

Os nazistas impuseram o que Hannah Arendt chamou de “ba-

contágio do ambiente hospita-lar ou clínico da saúde.

Não é necessário que ocorra algum contágio, apenas a pre-sunção do risco de contamina-ção.

Ao receber a aposentadoria especial, a pessoa pode continu-ar trabalhando, inclusive nas mesmas atividades que deram origem à aposentadoria dife-renciada.

Para fazer jus ao benefício da aposentadoria especial, ela pode ser empregada ou autônoma, o que vai diferenciar é a forma de comprovação da atividade.

Caso o profissional não com-plete 25 anos de atividades na área da saúde, mas trabalhou em outras atividades insalu-bres, todas essas podem ser computadas para fins de apo-sentadoria especial.

nalização do terror”. Momento no qual o valor dominante na sociedade alemã passou a ser o ódio. A perseguição aos não arianos era imposta pelo Esta-do. Era a regra socialmente de-terminante.

Mas a humanidade, apesar de todos os horrores por ela produ-zidos, também foi capaz de ela-borar a Declaração da ONU de 1948. A Declaração dos Direitos do Homem é um dos documen-tos mais importantes da histó-

Paulo Zietlow

Procurador aposentado

[email protected]

ria da humanidade. É uma carta que expressa verdadeira tenta-tiva de refundação da própria humanidade sobre as bases da tolerância e do respeito. Um do-cumento que só tem sentido, en-tretanto, se todos nós, em nossas rotinas, formos tolerantes com os diferentes e intolerantes com os intolerantes. Um documento que só tem sentido se todos nós entendermos que o mundo é fei-to de deficientes, idosos, negros, homossexuais, heterossexuais, eslavos, brasileiros, índios, par-dos, brancos, homens, mulheres, crianças, alemães, ruivos, loi-ros, morenos, “normais”, “anor-mais”, gordos, magros, “sara-das” e etc.

A coisa, apesar de aparen-temente complexa, é simples: basta respeitar as pessoas como elas são.

Ainda, se pretende somar tem-po de atividade não insalubre é aplicado um adicional 40% no tempo de serviço trabalhado para o homem e a mulher de 20% no tempo de atividade espe-cial, antecipando, assim, outras modalidades de aposentadoria, que, dependendo do caso, tam-bém podem ser integrais.

O fato de não receber adicio-nal de insalubridade ou pericu-losidade na folha de pagamento não prejudica o recebimento de aposentadoria especial.

Assim, os profissionais da área da saúde, como enfermei-ros, médicos, dentistas, auxilia-res em sala de raios X, faxineiros de hospital, entre tantos outros que têm contato com riscos de contaminação, devem requerer o reconhecimento de atividade para fins de antecipar e aumen-

tar o valor da aposentadoria, que, muitas vezes não, é conce-dida diretamente no INSS, mas garantida na Justiça.

Todo trabalhador nessas con-dições tem garantida a apo-sentadoria especial prevista na Constituição.

Alencar

Wissmann Alves

Advogado

OAB/RS 68.839

[email protected]

Page 3: AH - Conexão | 26 de maio de 2016

A Hora. Quinta-feira, 26 de maio de 2016 3

Estrela

A Secretaria de Educa-ção realizou mais uma etapa de formação para os profissionais

da educação. Na terça-feira, o escritor André Neves conversou com os professores da rede mu-nicipal. A qualificação de duas horas teve como objetivo instru-mentalizar os professores para desenvolver o trabalho pedagó-gico nas escolas.

Conforme o palestrante, a lei-tura está presente na vida coti-diana das pessoas e é preciso, no contexto atual, novas formas de olhá-la. Segundo ele, no livro in-fantil letras e imagens se com-plementam e, por isso, procura dar destaque às imagens.

Dessa forma, de acordo com Neves, o professor tem um pa-pel importante no estímulo

à leitura. “Os professores que leem conseguem formar leitores com mais facilidade. O cotidia-no é corrido, mas mostrar amor pelos livros é conquistar mais leitores. É o exemplo.”

André Neves é autor e ilus-trador de livros infantis. En-tre suas obras estão: Um Pé de Vento, Caligrafia de Dona Sofia, Colecionador de Pedras, O Enig-ma das Caixas, Menino Chuva na Rua do Sol, Mestre Vitalino, O Ovo e Vovô, A Seca, O Segredo da Arca de Troncoso, Uma His-tória sem Pé nem Cabeça, Vira, Vira, Vira Lobisomem, Maria Peçonha, Sebastiana e Severina, Lino, Margarida, Obax, Tom, En-tre Nuvens, Brinquedos, O Tôm-bulo do Lombo, entre outras.

Ele estará presente na Feira do Livro de Estrela em setembro e, também, nas atividades pré--feira, em agosto.

Escritor palestra

para professores

municipais Formação ocorreu na terça-feira

Autor de livros infantis, André Neves falou sobre inspiração e criatividade

DIVULGAÇÃO

Mato Leitão

Os representantes do CTG Querência da Mata debateram com a administração municipal a inauguração da pista de laço no Parque Municipal das Orquí-deas, em Vila Santo Antônio.

A data para o evento foi re-

marcada para o dia 26 de junho. A inauguração foi adiada devi-do às condições meteorológicas desfavoráveis.

No dia 26 de junho ocorrem vivências campeiras e interes-sados podem almoçar no par-que. O CTG comercializa bebi-das no local.

Inauguração de pista de

laço é remarcada para junho

Page 4: AH - Conexão | 26 de maio de 2016

4 A Hora. Quinta-feira, 26 de maio de 2016

Imigrante

Com objetivo de destacar

os setores que garantem

a economia, a adminis-

tração municipal abriu

inscrições para o 6º concurso fo-

tográfico. Registros sob o tema

Campo e Cidade – o trabalho e a

produção trazendo dignidade e

prosperidade, devem ser inscritos

até o dia 26 de setembro. São váli-

das fotos tiradas em 2015.

Podem participar fotógrafos

profissionais, amadores, residen-

tes ou não na cidade. Cada candi-

dato pode inscrever até cinco ima-

gens. No máximo duas podem ser

premiadas. A organização pagará

prêmio em dinheiro do primeiro

ao 12º colocado. A foto mais bo-

nita fatura R$ 380, a segunda R$

270 e a terceira R$ 220. O restante

recebe a bonificação de R$ 60.

Na edição passada, Cristiane

Thomé garantiu a segunda colo-

Concurso procura olhar do campo e da cidade

CRIS THOMÉ/DIVULGAÇÃO

Em 2015, fotografia de Cristiane Thomé ficou em terceiro lugar. Neste ano, ela espera alcançar o título

Encantado

A comissão organizadora da

Suinofest programou a Noite à

Brasileira para homenagear os

esportes. A atividade inicia com

a carreata mista da dupla Gre-

-Nal e segue com uma sessão de

fotos e autógrafos no Salão Gas-

tronômico. Os ônibus, as taças

da Libertadores e do Mundial e os

mascotes das duas equipes estão

confirmados. Estarão presentes os

jogadores Mazaropi, China e Car-

los Miguel pelo Grêmio. Do time

colorado, os jogadores Fabiano e

Caçapava serão atração. O evento

ainda contará com a presença de

dirigentes dos dois clubes.

Os torcedores poderão desfrutar

de mais de 50 opções de alimentos.

Uma das novidades é o caldinho

de feijão que será servido somen-

te na noite de 3 de junho. Outra

iguaria é a costelinha temperada

que foi incluída no cardápio des-

te ano e será servida em todas

as refeições. Na noite, além dos

vinhos, também terá chope e a

animação do Pagode Tamojunto.

Noite à Brasileira énovidade na Suinofest

Fotografias amadoras e profissionais concorrem a R$ 1.350 divididos em 12 prêmios

cação com um registro da chama

crioula junto da bandeira do RS e o

terceiro lugar com foto da produção

de pães em forno de barro. Segundo

ela, faz três edições que participa.

Na primeira, não se classificou e na

segunda ficou entre os 12 melhores.

“Estou melhorando, vai que ganho

o primeiro lugar este ano.”

Profissionais

versus amadoresEmbora a organização do concur-

so incentive o máximo de pessoas,

ofertando premiações até a 12ª

colocação, Cristiane acredita que a

divisão de categorias ampliaria o

número de inscritos. “Muitos têm

fotos ótimas tiradas com celular,

mas ficam com receio de participar,

ás vezes até por causa da resolução.

Já escutei que não participariam

porque eu participo, até porque os

equipamentos são desiguais.”

Segundo o secretário de Educa-

ção, Cultura e Desporto, Charles

Porsche, faz três anos que o forma-

to do concurso mudou. Antes rece-

bia fotos na categoria comunidade

e aberta. Com o tempo, perceberam

que ambas poderiam se mesclar

pela qualidade. “Pode ser que vol-

te ou façamos outro modelo. Neste

ano o edital foi lançado com mais

prazo para inscrições com objetivo

de ter mais fotos inscritas.”

Lajeado

A Univates recebe, até o dia

6 de junho, inscrições para

Vestibular de Inverno. A prova

única de redação ocorre no dia

12 de junho, no câmpus de La-

jeado, a partir das 13h30min,

com duração de duas horas e

trinta minutos.

As inscrições podem ser re-

alizada pelo univates.br/ves-

tibular ou no Atendimento

Univates, sala 310 do prédio

9. Como a prova de seleção

será composta por redação, o

candidato pode optar por con-

correr com a nota do Enem de

2015, 2014, 2013 ou 2012, com

a nota da prova realizada na

Univates ou com ambas (nes-

se último caso, a nota mais

alta será contabilizada para

classificação).

Os editais e a lista de cursos

com suas respectivas vagas

podem ser conferidas no site

da univates. Mais detalhes

pelo 0800 7 07 08 09 ou vesti-

[email protected].

Mato Leitão

Uma parceria entre o Centro de

Referência de Assistência Social

(CRAS), Sindicato Rural e o Ser-

viço Nacional de Aprendizagem

Rural (SENAR) proporciona cursos

gratuitos para a comunidade.

Para os dias 6, 7 e 8 de junho

está programada a realização do

curso de produção de plantas or-

namentais. As inscrições vão até

o dia 5. Mais informações pelo te-

lefone: 3784 1247.

Cras realiza curso de produção de plantas

Inscrições para o Vestibularde Inverno seguem abertas

Lajeado

Vai até o dia 9 de junho o Curso

de Oratória destinado aos líderes

de grêmios estudantis do muni-

cípio. Desde de terça-feira, 24, as

aulas são ministradas para 60 jo-

vens, divididos em duas turmas.

As atividades, ministradas pelo

jornalista Fabiano Conte, ocor-

rem no auditório da Secretaria de

Educação (SED). O curso integra

o Projeto Liderança Juvenil e as

próximas aulas ocorrem nos dias

1º, 2 e 7 de junho.

As inscrições para o

processo seletivo para o

curso de Medicina tam-

bém ocorrem de 16 de

maio a 6 de junho, po-

rém, o ingresso ocorre

apenas com a nota do

Enem de 2015, 2014 ou

2013. A lista dos classifi-

cados será divulgada até

o dia 10 de junho.

Adolescentes participamde curso de oratória

Medicina

Page 5: AH - Conexão | 26 de maio de 2016

5A Hora. Quinta-feira, 26 de maio de 2016

Arroio do Meio

A Escola Municipal de En-

sino Fundamental Bela

Vista inaugurou no sá-

bado, 21, as novas ins-

talações. Ao longo de três meses,

foram realizadas obras de am-

pliação do refeitório e a constru-

ção de uma sala que servirá como

secretaria. Ao todo, as reformas

custaram R$ 81 mil, valores pagos

pelo poder público municipal.

A entrega foi realizada duran-

te o evento Dia da Família na

Escola, que contou com diversas

atividades voltadas aos alunos.

A Bela Vista é a terceira escola

a ter obras entregues à comuni-

dade. Antes, foram inauguradas

a quadra esportiva do colégio

Tancredo Neves e as novas salas

e laboratório de ciências da João

Beda Körbes.

Na avaliação da secretária

da Educação, Eluise Hammes,

as obras respondem as necessi-

dades que foram criadas pela

implementação de mudanças

como ampliação do tempo de

estudo e adesão ao Programa

Escola com 400 alunos matriculados é a terceira a encerrar ampliação do complexo

Governo inaugura salas da Bela Vista

Mais Educação.

“Como a concentração de ma-

trículas está nos bairros, as refor-

mas são necessárias. Além disso,

com o turno integral precisamos

qualificar o espaço”, explica.

Segundo a Secretaria da Educa-

ção, foram investidos R$ 500 mil

nas reformas. A cidade conta com

13 escolas municipais, e já imple-

mentou o ensino de turno inte-

gral em sete. Aa próximas obras a

serem entregues são nos colégios

Barra do Forqueta e São Caetano,

respectivamente.

A história da Bela VistaA instituição começou a fun-

cionar na década de 1970, e na

época contava com 23 alunos,

distribuídos em duas salas de

aula. A primeira ampliação ocor-

reu na década seguinte, quan-

do foi implementada a 5ª série.

Hoje, a Bela Vista atende 400 es-

tudantes da Educação Infantil ao

9º ano do Ensino Fundamental. A

escola ainda tem 76 alunos em

turno integral.

•Tancredo Neves (quadra

de esportes) – R$ 260 mil/ R$

184,9 mil provenientes do

governo federal

•João Beba Körbes (novas

salas e laboratório de ciên-

cias) – R$ 180 mil

•Bela Vista (ampliação

do refeitório e construção de

nova secretaria – R$ 81 mil

Reformas nas escolas

municipais

Colégio teve o refeitório ampliado e uma nova sala que funcionará como secretaria. Entrega ocorreu dia 21

MAICA VIVIANE GEBING

Progresso

O ex-vereador Jaimir Paulo

Piffer nomeia a praça central

de Campo Branco. A inaugura-

ção do espaço ocorre a partir

das 8h de hoje com abertura

da Feira da Saúde – evento

organizado pela Secretaria da

Saúde com apoio do Hospital

Santa Isabela.

O principal foco da feira será

o tabagismo. Haverá a presen-

ça da Liga Feminina de Com-

bate ao Câncer, orientações

com psiquiatra Maria Rosa Ior-

ra Camargo, teatro com grupo

de jovens de Alto Honorato,

além de exames de HGT (dia-

betes), verificação de pressão,

colocação de calendário de va-

cinação em dia e testagem rá-

pida para HIV, sífilis e hepatite

B e C.

Sobre Jaimir Pi#erNasceu em novembro de 1965

e foi vereador por duas legislatu-

ras: 2009 a 2015. Nesse período,

chegou a assumir interinamen-

te a administração municipal

de 25 de fevereiro a 26 de mar-

ço de 2013. Piffer morreu aos 50

anos, em março de 2013.

Um projeto encaminhado à

câmara de vereadores em abril

deste ano solicitou a coloca-

ção do nome do ex-vereador

na praça de Campo Branco. A

proposta foi aprovada por una-

nimidade.

Feira de Saúde inaugura praça de Campo Branco

Page 6: AH - Conexão | 26 de maio de 2016

6 A Hora. Quinta-feira, 26 de maio de 2016

Resumo das novelas

Quinta-feira – Miguel questiona Chico Criatura

sobre a atitude de Luzia. Olívia estranha o compor-

tamento da mãe. Afrânio garante a Raulino, Bastião

e Djalma que fechará negócio com eles, contrarian-

do Tereza. Miguel se desentende com Afrânio. Cícero

alerta Afrânio sobre Tereza e Miguel. Tereza vai até a

cooperativa e Luzia vê. Afrânio pede desculpas a Io-

landa. Josefa começa a trabalhar com Piedade e Isa-

bel. Olívia comenta com Bento a ideia que ouviu de

Miguel. Iolanda revela a Doninha que Martim voltou.

Encarnação coloca Afrânio contra Iolanda. Iolanda

consegue levar Martim até a igreja e padre Benício

conduz Encarnação ao encontro do neto. Santo se

surpreende ao ver Tereza na cooperativa.

Velho Chico21h10min

Quinta-feira – Emissora não divulgou os ca-

pítulos finais. Não perca as últimas emoções de

Totalmente De-

mais

Totalmente Demais19h25min

Quinta-feira – Luciana acredita que Rodrigo homena-

geará Flávia caso vença a luta contra Beto. Flávia parabe-

niza Roger pelo plano. Beto vence a luta contra Rodrigo e

Miguel se incomoda. Sandra convida a família de Ana para

um jantar em comemoração à vitória do neto. Arthur e Jú-

lia disputam sobre os trabalhos de escola. Tito se apresenta

como novo funcionário da agência de Ana. Jorge se propõe

a ensinar sobre samba para Filipe, Arthur e Glauco. Tito

agradece Uodson e comunica que conseguiu um emprego.

Alina lamenta por voltar a trabalhar no hostel. Pedro faz

um telefonema misterioso. Roger se declara para Luciana.

Ana encontra Tito na casa de Sandra.

Malhação

Quinta-feira – Sandra arma

com Ernesto um plano para

conseguir dinheiro de Anastá-

cia. Maria sonda Nádia para

descobrir se o filho de Filomena

é de Candinho. Pandolfo avisa

a Cunegundes e Quinzinho que

eles poderão enriquecer ao re-

cuperar a fazenda. Pancrácio e

Emma aconselham Anastácia

a ceder às supostas chantagens

de Ernesto, pelo bem de Sandra.

Celso confronta Sandra, que

ameaça o irmão. Araújo des-

cobre que a cirurgia de Cláu-

dio será arriscada. Anastácia

decide usar seus investimentos

pessoais para pagar Ernesto, e

Araújo se ressente de não po-

der custear a operação do filho.

Maria sugere que Candinho

visite Filomena. Pancrácio in-

sinua a Anastácia que Sandra

não é inocente. Nádia confirma

para Sandra que o pai do bebê

de Filomena é Candinho.

18h

Êta Mundo Bom!

Afrânio (Antonio Fagundes) perdeu o

controle quando percebeu que Iolanda

(Christiane Torloni) não passaria a noite

em casa. Em fúria, destruiu o jardim que

a cantora sempre cultivou e, quando ela

chega em casa, fica chocada ao se depa-

rar com o estrago que o marido fez.

Em prantos, a mulher do saruê se ajo-

elha para recolher os vestígios das flores

e, quando chega no quarto, vê uma úni-

ca rosa viva em seu travesseiro. Mesmo

abalada, ela garante que não deixará

seu amor pelo marido morrer e deita na

cama ao seu lado sob um juramento:

“Vou trazer você de volta, Afrânio. Vou

trazer você de volta, Martim (Lee Taylor).

Vou unir nossa família de novo e de uma

vez. Nem que seja a última coisa que eu

faça nessa vida.”

O que rolou

Santo se surpreende ao ver Tereza na cooperativa

Pancrácio insinua a Anastácia que Sandra não é inocente

Afrânio destróijardim deIolanda

QuinaConcurso nº 4092

01-19-23-59-79

24/5/2016Terça-feira

01-03-08-13-41-49

08-17-26-42-58-72-80

1º sorteio

01-06-09-14-17-25

2º sorteio

LOTERIAS

Quina - 5 números acertados Não houve acertador

Quadra - 4 números acertados89 apostas ganhadoras, R$ 4.625,19

Terno - 3 números acertados6780 apostas ganhadoras, R$ 91,29

Duque - 2 números acertados150842 apostas ganhadoras, R$ 2,2

Dupla Sena

Timemania

Concurso nº 1496

Concurso nº 882 Sorteio

Para

co

nsu

ltar

resu

ltad

os

de c

on

cu

rso

s an

teri

ore

s acess

e: w

ww

.caix

a.g

ov.b

r/lo

teri

as

7 números acertados - Não houve acertador!

6 números acertados - 1 aposta ganhadora, R$ 110.396,11

5 números acertados - 196 apostas ganhadoras, R$ 804,63

4 números acertados - 3532 apostas ganhadoras, R$ 6,00

3 números acertados - 34065 apostas ganhadoras, R$ 2,00

Page 7: AH - Conexão | 26 de maio de 2016

7A Hora. Quinta-feira, 26 de maio de 2016

Palavras Cruzadas© COQUETEL 2016

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 79

JGMPANODEFUNDO

FILTROLEISGTNADATC

IMOLAOMAMA

ESDISPARONCABELORTIAERERT

CONSCIENCIADIACLARAABBAIAUMAPIARNEZP

PERDADEPESOLUDEOITI

VERBAENCARADA

CORTISONA

“(?) nasEstrelas”,série de

ficção (TV)

Cede (seudinheiro acaridade)

O pecadodo comilão

(Catol.)

Peça dospurifica-dores de

água

Pratica o esportede FelipeFrança

Líder daRevoluçãoChinesa

A penín-sula de

Portugal eEspanha

Desinênciaverbal da2ª conju-

gação

(?) Giar-dini, atrizde “Amor à Vida”

Viagemturística

em navios

Períodocobrado

pelafaxineira

Que pos-sui funda-mentação(a ideia)

Preposiçãode “má-quina deescrever”

Movimentodo cavalono xadrez

RayCharles,cantor

dos EUA

BoxeFunção doesterco em plantações

Marca re-gistrada deRapunzel

Tolher

Árvorebrasileira(?) Lopes,sambista

Rua(abrev.)

Achavamgraça de

“L”, emCLT

Medida de remédio

É abafadopelo silen-

ciadorLar

Pessoa apática (fig.)

Pronunciar em voz alta

Soma de dinheiro (p. ext.)

Esteroide utilizado co-mo anti-inflamatório

Ingredien-te da ome-lete light

GritarNúmero decélulas da

amebaPeríodos

Doutrinabudista(?) Lee,

cartunista

Melanina

Passar por (?) e bai-xos: viver momentos

bons eruins

Expres-são que

designa ocontexto

por trás deum acon-tecimento

Órgão quesegrega o

leiteCheia

Afrontada

Extensãode sites de

escolas

Imitar opardal

Resultadoesperado

da cirurgiade coloca-ção de ban-da gástrica

Em sã (?):com sin-ceridade

Tratamen-to à mãe

de amigui-nhos

Mata emsacrifício

4/stan. 5/imola. 6/bradar. 9/cortisona. 14/pigmento da pele.

Crises de poder se tornam mais agudas no ambiente de tra-

balho, com oscilações nessa área hoje. Clima de conspiração e

temor não altera sua maneira de ver as coisas agora. Número da sorte: 547

Difícil relacionamento com todos hoje. Lua e Plutão em Capricór-

nio prometem oscilações e pressões por parte de clientes, sócios e

parceiros. Número da sorte: 674

Vênus e Marte em oposição passageira elevam o clima com irmãos

e complicam a comunicação. Vale ter paciência com quem é levia-

no e se acha sempre certo. Com esses, não perca sua saliva nem se distraia. Deixe

que falem sozinhos. Alegrias no amor e boas notícias. Número da sorte: 951

Vai nascendo interesse por métodos novos no trabalho. Sacie

essa curiosidade. Lua e Plutão unidos no seu signo anunciam

obsessões e foco exagerado em algo: você mesmo, saúde ou problemas. Tempe-

re isso com mais humor e leveza no seu dia. Número da sorte: 675

Altos e baixos, mas com Vênus em seu signo tudo fica mais sua-

ve – até desafios e contrariedades. Conte com ajuda de alguém

que zela por seu sucesso. Número da sorte: 999

Maneiras novas de trabalhar e executar as tarefas estão na or-

dem do dia. Comunicação bem-feita tem muito resultado hoje.

Capriche nas apresentações e no diálogo com todos. Número da sorte: 674

Dia excelente para as finanças. Acerte alvos. Segure a onda da pres-

sa, sagitariano. Quanta imprudência à vista. Se quiser criar proble-

mas com todo mundo hoje, siga assim. Número da sorte: 277

Caminhos e propósitos merecem reavaliações hoje. A pressa e a

certeza sobre algo não são confiáveis. Assunte, pergunte, discuta.

Se for participar de encontros e associações, prepare-se para discussões acesas. Só

as diferenças saltarão aos seus olhos. Número da sorte: 963

Dia excepcional para você hoje – com um triângulo de poder bem assen-

tado. Trabalho, fé e visão prática da vida consolidam uma coisa impor-

tante. Talvez você seja convidado a participar de algo de destaque. Número da sorte: 879

Com a vida social mais animada e você mais interessado no que

acontece com seus amigos, as horas passam rápido. Muito assun-

to para colocar em dia e ideias que estimulam. Número da sorte: 875

Atitudes rudes e precipitadas não levarão a bom termo seus desejos

ou prioridades – esse é o recado de Marte e Vênus, que hoje formam

aspecto tenso. No amor, nas finanças e nas negociações, se não for

negociar de verdade, não vá de jeito nenhum. Número da sorte: 654

Não há sossego e paz no cardápio astral de hoje: algo que você

ama de paixão pode dar errado, como um encontro com uma

nova paquera. Mas não desanime: no trabalho e em família, relações fluem me-

lhor. Número da sorte: 674

Áries

Câncer

Libra

Touro

Leão

Aquário

Gêmeos

Virgem

Peixes

21/03 a 20/04

21/06 a 20/07

21/09 a 20/10

21/12 a 20/01

21/04 a 20/05

21/07 a 20/08

21/10 a 20/11

21/01 a 20/02

21/05 a 20/06

21/08 a 20/09

21/11 a 20/12

21/02 a 20/03

Page 8: AH - Conexão | 26 de maio de 2016

A Hora. Quinta-feira, 26 de maio de 20168