Água e as reações químicas

4
Água e as Reações Químicas Por Fabiana Santos Gonçalves A água favorece a ocorrência de reações químicas . As reações químicas são processos onde uma ou mais moléculas de substâncias so modificações, transformando-se em outras substâncias. Os reaentes são as moléculas que se transformam, oriinando o produto. A !ua das reações tanto como reaente quanto com produto. As moléculas de !ua estão em constante movimentação dentro de um sistema, o q favorece a aitação das moléculas na solução. "om isso, #! uma maior facilidad $encontrarem-se% e reairem. &os seres vivos é impossível calcular a quantidade de reações químicas que oco células, mas sabemos que a vida depende dessas reações. Ao con'unto de reações químicas que ocorrem em um oranismo damos o nome de metabolismo. Água como reagente (uando a !ua participa de uma reação como reaente, o processo recebe o nome de hidrólise)do reo, lise * quebra+. sso acontece porque a !ua promove a que molécula que est! reaindo com ela. Água como produto (uando a !ua participa de uma reação como produto, o processo recebe o nome d de síntese por desidratação, pois são retirados !tomos de e O da molécula, formando uma molécula de !ua. isso ocorre nas liações entre amino!cidos para proteínas.

Upload: dominique-martins-sala

Post on 05-Oct-2015

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Reações químicas da água

TRANSCRIPT

gua e as Reaes QumicasPorFabiana Santos Gonalves

Aguafavorece a ocorrncia dereaes qumicas.As reaes qumicas so processos onde uma ou mais molculas desubstnciassofrem modificaes, transformando-se em outras substncias.Os reagentes so as molculas que se transformam, originando o produto. A gua participa das reaes tanto como reagente quanto com produto.As molculas de gua esto em constante movimentao dentro de um sistema, o que favorece a agitao das molculas na soluo. Com isso, h uma maior facilidade de encontrarem-se e reagirem.Nos seres vivos impossvel calcular a quantidade de reaes qumicas que ocorrem nas clulas, mas sabemos que a vida depende dessas reaes.Ao conjunto de reaes qumicas que ocorrem em um organismo damos o nome demetabolismo.gua como reagenteQuando a gua participa de uma reao como reagente, o processo recebe o nome de reao dehidrlise(do grego, lise = quebra). Isso acontece porque a gua promove a quebra da molcula que est reagindo com ela.

gua como produtoQuando a gua participa de uma reao como produto, o processo recebe o nome de reao de sntese por desidratao, pois so retirados tomos de H e O da molcula, que se unem, formando uma molcula de gua. isso ocorre nas ligaes entre aminocidos para formar as protenas.

A Qumica da gua

08/07/2003

A Qumica da guaA polaridade da guaA gua tem uma estrutura molecular simples. Ela composta de um tomo de oxignio e dois tomos de hidrognio. Cada tomo de hidrognio liga-se covalentemente ao tomo de oxignio, compartilhando com ele um par de eltrons. O oxignio tambm tem um par de eltrons no compartilhados. Assim, h 4 pares de eltrons em torno do tomo de oxignio, dois deles envolvidos nas ligaes covalentes com o hidrognio e dois pares no-compartilhados no outro lado do tomo de oxignio. O tomo de oxignio mais "eletronegativo" que o tomo de hidrognio, ou seja, tem mais "afinidade" pelos eltrons.A gua uma molcula "polar", o que quer dizer que ela tem uma distribuio desigual da densidade de eltrons. A gua tem uma carga negativa parcial () junto ao tomo de oxignio, por causa dos pares de eltrons no-compartilhados, e tem cargas positivas parciais () junto aos tomos de hidrognio.Uma atrao eletrosttica entre as cargas positivas parciais dos tomos de hidrognio e a carga negativa parcial do tomo de oxignio resulta na formao de uma ligao (ou "ponte" de hidrognio, como mostrado na ilustrao.

A habilidade dos ons e de certas molculas de se dissolver na gua devida polaridade. Por exemplo, na ilustrao abaixo o cloreto de sdio est mostrado na sua forma cristalina e tambm dissolvido em gua.

Vrias propriedades peculiares da gua so devidas s pontes de hidrognio. Por exemplo, o gelo flutua porque as ligaes hidrognio mantm as molculas de gua mais afastadas no slido do que no lquido, onde h uma ligao hidrognio a menos por molcula. Tambm so devidas s ligaes hidrognio as propriedades fsicas singulares da gua, que incluem um elevado calor de vaporizao, uma forte tenso superficial, um alto calor especfico e propriedades solventes quase universais. O efeito hidrofbico, ou seja, a excluso de compostos contendo carbono e hidrognio (compostos apolares), outra propriedade da gua causada pelas ligaes hidrognio. O efeito hidrofbico particularmente importante na formao das membranas celulares. A melhor descrio desse efeito dizer que a gua "comprime" as molculas apolares mantendo-as juntas.cidos e Bases, Ionizao da gua

cidos liberam H+ Bases aceitam H+O pH de uma soluo definido como o logaritmo negativo da concentrao de ons hidrognio. em pH 7,0 a soluo neutra em valores inferiores de pH (1-6), a soluo cida em valores superiores de pH (8-14), a soluo bsica