agu brasil digital - n11

9
Informativo semanal da Advocacia-Geral da União 18/05/2015 – Nº 11 BRASIL Foto: Renato Menezes

Upload: agubrasil

Post on 22-Jul-2016

232 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

O Informativo AGU Brasil é uma publicação digital semanal voltada para o público interno.

TRANSCRIPT

Page 1: AGU Brasil digital - N11

Informativo semanal da Advocacia-Geral da União 18/05/2015 – Nº 11

BRASIL

Foto

: Ren

ato

Men

ezes

Page 2: AGU Brasil digital - N11

2 | 18/05/2015 AGUBRASIL

A partir desta semana, os colaboradores da AGU e demais interessados em acompanhar os trabalhos da instituição contam com novo ca-nal de comunicação. Entra em funcionamento a TV AGU Brasil, com publicações semanais no canal de vídeos youtube.com/agubrasil para divulgar as principais notícias da semana so-bre a atuação da Advocacia-Geral. O início dos trabalhos foi marcado por cerimônia de inau-guração do estúdio de TV, realizada dia 13, no edifício sede I, em Brasília (DF).Estiveram presentes dirigentes da AGU, das associações que representam as categorias da instituição e de órgãos federais. Os convidados assistiram a vídeo que relembrou outras produ-ções audiovisuais da Assessoria de Comunica-ção e mostrou os bastidores do novo projeto.O estúdio fica no 14º andar do edifício sede I. Os equipamentos foram adquiridos a custo praticamente zero, por meio de parcerias com a Receita Federal – que doou materiais apre-endidos – e com as associações das carreiras da AGU, financiadoras de parte do aparato tec-nológico. A SGA entrou com a montagem da estrutura, trabalho que levou aproximadamente três meses.Em discurso, o advogado-geral da União, mi-

COMUNICAÇÃO/ CERIMÔNIA MARCA INAUGURAÇÃO DE ESTÚDIO DE TV QUE VAI PRODUZIR QUATRO PROGRAMAS

No ar, a TV AGU BrasilAGU BrasilEm meia hora, o jornalista Lucas Rohan recebe convidados para debater temas de interesse da advocacia pública e ancora as reportagens de Raphael Bruno e Leane Ribeiro. O programa será dividido em três blocos.

AGU EntrevistaApresentado pelo jornalista Raphael Bruno, o programa

aborda assuntos em pauta no mundo jurídico e a atuação da Advocacia-Geral em todo o país.

AGU NotíciasCom um minuto de duração, divulga resumo das notícias publicadas durante a semana no site e nas redes sociais da AGU. Será apresentado pela jornalista Leane Ribeiro.

AGU Explica Um advogado público esclarece temas relacionados à AGU, como ações regressivas, combate à corrupção e previdência

social. Será editado pelo jornalista Filipe Marques.

Programação

Page 3: AGU Brasil digital - N11

3 | 18/05/2015 AGUBRASIL

nistro Luís Inácio Adams, fa-lou da importância do novo veículo para ampliar o diálogo entre a instituição e a socieda-de. “O que faz o Estado gran-de é essa capacidade de juntar esforços e construir algo maior que a mera soma das partes. A TV da AGU é uma expressão disso”, afirmou, em agradeci-mento ao apoio da Receita e das associações.

ESTRUTURA - O estúdio de TV conta com dois cená-rios, que servirão como pla-no de fundo dos principais programas semanais da grade (veja quadro ‘Programação’). A instalação dos equipamentos e

a adaptação do projeto contou com a consultoria de técnicos da TV Câmara, que ajudaram na escolha da composição de acordo com a infraestrutura do prédio. Não haverá terceiriza-ção do serviço. Toda a produ-ção ficará por conta da equipe da Assessoria de Comunicação.

A presidente da Associação Nacional dos Membros das Carreiras da AGU, Joana D’arc de Mello, que falou em nome das demais entidades que re-presentam as categorias da instituição e que foram parcei-ras no projeto – como Anpaf, Anprev, APBC e Asagu – elo-giou a nova ferramenta de co-

municação.“É mais uma conquista para

os membros e servidores da AGU. Só faltava esse meio de comunicação para que a so-ciedade brasileira realmen-te tomasse conhecimento do verdadeiro papel do advogado público e o reflexo dessa atu-ação na vida de cada cidadão brasileiro que paga seus im-postos”, disse.

De acordo com o chefe da Assessoria de Comunicação, Adão Paulo Oliveira, os qua-tro programas lançados agora serão apenas o pontapé inicial. Segundo ele, a ideia é ampliar a produção audiovisual para

COMUNICAÇÃO

documentários e reportagens especiais que possibilitem, até o final do ano, chegar à TV aberta, em parceria com emis-soras públicas.

“É mais um serviço que en-tregamos aos nossos colabora-dores e isso jamais seria possível sem o apoio de todos os par-ceiros. O ciclo que iniciamos com a produção de notícias para o site, e com a expansão para redes sociais e rádio, ago-ra completamos com mais uma ferramenta que vai valorizar a advocacia pública”, afirmou.

Os vídeos produzidos pela TV AGU Brasil estarão dis-poníveis no endereço www.youtube.com/agubrasil. Lá você também confere como foram os bastidores da cons-trução do estúdio da WebTV e as imagens da cerimônia de lançamento.

Inscreva-se no canal e com-partilhe o conteúdo. Os pri-meiros programas começa-ram a ser compartilhados na última semana e já estão disponíveis também nas nos-sas redes sociais.

3 Quantidade de meses que levou para construir o estúdio de TV

60 Número aproximado de vídeos publi-cados no youtube.com/AGUBRASIL

4 Mil visualizações teve o vídeo mais acessado do canal

Page 4: AGU Brasil digital - N11

4 | 18/05/2015 AGUBRASIL

“Um vídeo consegue explicar mais que muitas pala-vras. E se tiver um conteúdo atrativo e informativo continuarei a acompanhá-los”Manoel Pazadvogado da União na CJU/PI

“Sensacional. Era tudo o que a AGU precisa-va. Isso pode ajudar bastante a demonstrar

nossa importância e o nosso trabalho”Andrea Drumond

procuradora federal PF/RO

“Legal a iniciativa. Vai servir para que muitas pessoas possam estar a par de tudo e enten-der o trabalho da instituição”André Teixeiraadministrativo PU/PR

Page 5: AGU Brasil digital - N11

5 | 18/05/2015 AGUBRASIL

O Dia do Acadêmico de Direito é comemora-do nesta semana, dia 19. Uma data muito impor-tante para a AGU. Afinal, todos os profissionais de direito que trabalham na Advocacia Pública foram, no início de sua vida ju-rídica, estudantes. A data foi escolhida baseada no dia de Santo Ivo, o padro-eiro dos advogados.

Os mais de mil esta-giários da AGU tentam equilibrar o estudo com a prática e descobrir quais são suas vocações jurídi-cas. Eles estão distribu-ídos pelas unidades de todo o país, mas em maior quantidade em São Paulo (SP), Minas Gerais (MG)

e Brasília (DF); com 167, 108 e 90, respectivamente.

Os motivos para que os universitários ingressem na carreira são diversos. Alguns, como a estagiá-ria Amanda Ribeiro, da SGCT, apontam entre eles a necessidade de esclareci-mento ou de conhecer no-vos caminhos. “Eu estuda-va para concurso, gostei e decidi ingressar na facul-dade. Descobri um amplo meio de possibilidades. E no estágio vejo como re-almente são, na prática, coisas que antes eu tinha apenas uma visão superfi-cial”, diz.

“Eu escolhi esse curso por ser uma área extensa, com diversas vertentes nas

quais posso me especializar. A leitura acaba nos envol-vendo e nos permite tomar posições embasadas sobre diversos temas. Quando comecei a cursar direito pretendia seguir no Direi-to Penal, mas com o início do estágio me identifiquei bastante com o Direito Administrativo. Pretendo seguir uma das duas áreas”, conta Daniele Vieira, esta-giária da PU/AM.

Também há quem con-cilie o trabalho com a ro-tina de estudos. “A fun-ção que estou exercendo na procuradoria contribui para o aprendizado acadê-mico. Também aproveito os intervalos, os dias de aula e os finais de sema-

na para estudar”, explica a Lucas Silva, agente admi-nistrativo da PU/MS.

Para Abraão Gracco, advogado da União, que também é professor uni-versitário, o estudante de direito deve ter uma boa base para associá-la a ou-tro importante ponto. “O acadêmico precisa recu-perar a prática de leitura e compreensão, adqui-rida em casa e na esco-la. Deve ter a capacidade de intervenção no mun-do, que consiste em usar suas habilidades e senti-dos do próprio cotidiano para a exercer a profissão e não se transformar em um mero repetidor de leis e códigos”.

DIA DO ACADÊMICO

O direito como vocação

5 | 18/05/2015 AGUBRASIL

Page 6: AGU Brasil digital - N11

6 | 18/05/2015 AGUBRASIL

DIA DO ACADÊMICO

Santo Ivo, padroeiro dos advogados

Page 7: AGU Brasil digital - N11

7 | 18/05/2015 AGUBRASIL

CURSOS

A Escola da AGU divul-gou uma lista preliminar com 20 instrutores habilitados para exercerem a função nos cursos promovidos pelo órgão. Eles deverão ministrar aulas de ges-tão pública e de áreas ligadas ao direito ambiental, regulatório, administrativo e previdenciário, entre outros. A função é gratifi-cada, conforme prevê o Estatu-to dos Servidores Públicos.

Uma das áreas que deve gerar maior interesse entre os cola-boradores da Advocacia-Geral está a de direito processual, por conta da publicação do novo Código de Processo Civil. Um dos que pretende atualizar-se no tema é o procurador federal Francisco Veiga, da PSF de Pi-racicaba (SP). Ele conta que, por

estar em uma unidade do inte-rior, deve acompanhar os cursos da Escola por videoconferência.

“No momento, o interesse maior é pelo novo CPC, mas a área na qual o procurador tem atuação direta é sempre inte-ressante para atualização, como as áreas previdenciária e de co-brança”, afirma.

Um dos escolhidos para mi-nistrar aulas sobre o tema foi o procurador federal Paulo Gus-tavo Carvalho, mestre em direi-to e políticas públicas e autor de 11 livros. Com experiências em palestras na própria AGU, além de outros órgãos como STF, STJ, PGR e MPT, Carvalho destaca que espera bons debates acerta do novo código.

“Nos cursos e palestras que

tenho participado tenho res-saltado que recursos foram ex-tintos, como o agravo retido. Houve também alteração no procedimento de admissibili-dade dos recursos, praticamente extinguindo a possibilidade de o juízo de origem fazê-lo”, afirma.

Segundo a EAGU, a habilitação dos instruto-res é imediata. A escolha de qual profissional será escolhido para cada palestra cabe às regionais da Es-cola. Entre os cri-térios deve estar o d e menor custo com d i -árias e passagens.

EAGU habilita 20 instrutores

Page 8: AGU Brasil digital - N11

8 | 18/05/2015 AGUBRASIL

Mais informações em bit.ly/1HgJ0gSDireito ADministrAtivo • Juliano Ribeiro Santos Veloso • Ronny Charles Lopes de Torres• Eduardo Fortunato BimDireito AmbientAl • Eduardo Fortunato Bim Direito ADministrAtivo • Allan Luiz Oliveira Barros• Felipe Mêmolo Portela• Rafael Machado de OliveiraDireito PreviDenciário • Allan Luiz Oliveira Barros• Felipe Mêmolo Portela• Rafael Machado de OliveiraDireito ProcessuAl civil • Paulo Gustavo Medeiros Carvalho• Rodrigo Pereira Martins Ribeiro• André Luiz Santa Cruz RamosDireito regulAtório • André Luiz Santa Cruz RamosoutrAs áreAs Do Direito • Davi Monteiro Diniz• Juliano Ribeiro Santos Veloso• André Luiz Santa Cruz Ramos

RELAÇÃO DE PROFESSORES CREDENCIADOS PELA ESCOLA DA AGU:

ABR IL

2015

Page 9: AGU Brasil digital - N11

9 | 18/05/2015 AGUBRASIL

Foto

: PSF

/div

ulga

ção

Sua sugestão de pauta pode ser selecionada para publicação na próxima edição!

[email protected]

[email protected](61) 2026-8524

Chefe da Ascom: Adão Paulo OliveiraCoordenação: Bárbara Nogueira

Edição: Flávio Gusmão e Uyara Kamayurá

Redação: Gilvanete Vieira e Rebeca Ligabue

Diagramação: Alex de Castro, Renato Menezes e Bruno San

Assessoria de Comunicação

Social

PU/RN

Economia com troca de lâmpadasCom boas ideias e pe-

quenas atitudes é pos-sível preservar o meio ambiente e ainda reduzir custos. Foi pensando nis-so que a PU/RN passou a substituir todas as suas 538 lâmpadas tubulares por lâmpadas compactas, que possuem vida útil maior e já têm reatores acoplados.

É uma troca bem sig-nificativa, pois até o final do mês o número será re-duzido para 155 lâmpa-das, também fluorescen-tes, na unidade. No mês seguinte à substituição, foi registrada economia

de quase R$ 400 na conta de energia. Em um ano, o valor pode chegar a R$ 5 mil.

A iniciativa surgiu após uma análise de quanto a procuradoria gastava a com manutenção e con-sumo de energia. Antes, era preciso uma troca constante de lâmpadas e reatores, pois elas possu-íam vida útil considerada baixa.

O primeiro passo foi trocar lâmpadas de ape-nas um setor da unidade. No total, 112 das tubu-lares foram substituídas por 35 compactas. “Era

um gasto desnecessário, em uma calha utilizá-vamos quatro lâmpadas tubulares. Hoje, apenas uma compacta as substi-tui”, explica o coordena-dor administrativo, João Pedro Bezerra.

A unidade ainda fe-chou uma parceria com uma cooperativa de ca-tadores, que reaprovei-ta o de material para que o descarte não afete o meio ambiente.