agropecuária brasileira

71
Agropecuária Brasileira

Upload: gabriel-francisco

Post on 16-Dec-2014

14.062 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Slide sobre agropecuária brasileira - Victor.

TRANSCRIPT

Page 1: Agropecuária brasileira

Agropecuária Brasileira

Page 2: Agropecuária brasileira

Conceitos Iniciais

• Extração vegetal é quando apenas se retira do meio ambiente o produto, sem se preocupar com o processo de preparação da terra, semeação, cultivo e colheita.

• Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para a obtenção de alimentos e matérias-primas.

Page 3: Agropecuária brasileira

Conceitos Iniciais

• Extração animal é a retirada de animais da natureza, sem a preocupação em nenhuma parte do processo de fecundação, criação ou domesticação do animal.

• Pecuária é o conjunto de técnicas para a produção de alimentos e matéria prima;

Page 4: Agropecuária brasileira

Agronegócio ou agrobussines• É toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia

produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil o termo agropecuária é usado para definir o uso econômico do solo para o cultivo da terra associado com a criação de animais.

• Costuma-se dividir o estudo do agronegócio em três partes:

– a primeira parte trata dos negócios agropecuários propriamente ditos, ou de "dentro da porteira", que representam os produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes, constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas).

– na segunda parte, os negócios à montante da agropecuária, ou da "pré-porteira", representados pela indústria e comércio que fornecem insumos para a produção rural, como por exemplo os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos, equipamentos.

– E na terceira parte estão os negócios à jusante dos negócios agropecuários, ou de "pós-porteira", onde estão a compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários até o consumidor final. Enquadram-se nesta definição os frigoríficos, as indústrias têxteis e calçadistas, empacotadores, supermercados, distribuidores de alimentos.

Page 5: Agropecuária brasileira

Participação do PIB brasileiro

• Dentre os produtos do agronegócio a soja é o líder. No período compreendido entre agosto de 2007 e julho de 2008 as exportações agrícolas renderam ao país sessenta e oito bilhões e cem milhões de dólares, que fizeram o setor apresentar um superávit de cinquenta e sete bilhões e trezentos milhões de dólares, no período.

Observação Importante: Estes indicadores não consideram o Agronegócio

Page 6: Agropecuária brasileira

Agricultura no Brasil

• A agricultura no Brasil é historicamente umas das principais bases da economia do país, evoluindo das extensas monoculturas para a diversificação da produção.

• Inicialmente -> cana-de-açúcar, passando pelo café.

• Desde o Estado Novo, com Getúlio Vargas, cunhou-se a expressão que diz ser o "Brasil, celeiro do mundo" - acentuando a vocação agrícola do país.

Page 7: Agropecuária brasileira

Agricultura no Brasil

• Segundo resultados de pesquisa feita pelo IBGE, no ano de 2008, apesar da crise financeira mundial, o Brasil teve uma produção agrícola recorde, com crescimento na ordem de 9,1% em relação ao ano anterior, motivada principalmente pelas condições climáticas favoráveis. A produção de grãos no ano atingiu a cifra inédita de cento e quarenta e cinco milhões e quatrocentas mil toneladas.

Page 8: Agropecuária brasileira
Page 9: Agropecuária brasileira

Parceiros Comerciais

• No ano de 2008 o maior mercado consumidor dos produtos agrícolas brasileiros foi a União Européia. A China, entretanto, foi o país que, individualmente, teve maior participação como importador, com um montante de 13,2% no total, seguido pelos Países Baixos (com 9,5%) e Estados Unidos da América (8,7%).

Page 10: Agropecuária brasileira

Participação por região• As regiões brasileiras participavam, percentualmente, da

seguinte forma no total do volume do setor:– Norte – 4,2%; – Nordeste – 13,6%;– Centro-Oeste – 10,4%;– Sudeste – 41,8%; – Sul – 30,0%;

• Dados estes que revelam a concentração nestas duas

últimas regiões de mais de setenta por cento de todo o montante do agronegócio brasileiro. Este quadro vem se alterando, com a pequena e gradual ampliação das regiões Centro-Oeste e Norte.

Page 11: Agropecuária brasileira

Ranking do Brasil

• Em 2005, a agricultura brasileira ocupava o primeiro lugar na produção e exportação de:– açúcar (42% da produção mundial), – etanol (51%), – café (26%),– suco de laranja (80%)– tabaco (29%)

Page 12: Agropecuária brasileira

Ranking do Brasil

• Segundo maior produtor e exportador de:– soja em grãos (35% da produção mundial)– soja em farelo (25%);

• No milho, era o quarto maior produtor, e terceiro maior exportador (com 35% da produção),

Fonte: USDA’s Foreign Agricultural Service and Global Trade Information Services data

Page 13: Agropecuária brasileira
Page 14: Agropecuária brasileira
Page 15: Agropecuária brasileira
Page 16: Agropecuária brasileira
Page 17: Agropecuária brasileira
Page 18: Agropecuária brasileira

Potencial para produzir mais!!

• Enquanto os Estados Unidos já exploram toda a sua área agricultável, o Brasil ainda dispõe de cerca de 106 milhões de hectares de área fértil a expandir - um território maior do que a área de França e Espanha somadas.

Page 19: Agropecuária brasileira
Page 20: Agropecuária brasileira

Potencial de Produção e Exportação

Page 21: Agropecuária brasileira

Agrossistemas

Os sistemas agrícolas são tipos de produções com características marcantes e definidas. A partir disso, deve se levar em consideração:

O tamanho e o uso da terra;A produtividade;O tipo de trabalho empregado;O capital investido

Page 22: Agropecuária brasileira

Subsistência

• É aquela em que, basicamente, a plantação é feita geralmente em pequenas propriedades (minifúndios), e a finalidade principal é a sobrevivência do agricultor e de sua família, não para a venda dos produtos excedentes, em contraposição à agricultura comercial. O conceito econômico da subsistência, portanto, difere do de agricultura familiar - naquela não há objetivo de lucro, que pode estar presente nesta última: ou seja - conceitualmente, a agricultura de subsistência pode ser um tipo da agricultura familiar; mas a agricultura familiar ainda pode apresentar outras formas de produção.

Page 23: Agropecuária brasileira

Subsistência

Page 24: Agropecuária brasileira

Subsistência

Page 25: Agropecuária brasileira

Itinerante

• Consiste em atear fogo na mata (a queimada) para então seguir com o destocamento e semear a terra. É aplicada em áreas de agricultura descapitalizada. A produção é feita em pequenas e médias propriedades, como também em grandes latifúndios. Manuseio por mão-de-obra familiar e uso de técnicas tradicionais e rudimentar. Ao não fazer uso das técnicas corretas de manuseamento a terra poderá vir a esgotar-se de uma maneira mais rápida e levar o agricultor a abandoná-la e usar o método em outra área, o que pode fazer com que tudo torne a acontecer, acarretando em mais desmatamento mesmo que seja sem a intenção de fazê-lo, pois como o nome sugere, itinerante, mudar, trocar de lugar.

Page 26: Agropecuária brasileira

Itinerante

Page 27: Agropecuária brasileira
Page 28: Agropecuária brasileira

Itinerante

Page 29: Agropecuária brasileira
Page 30: Agropecuária brasileira

Orgânica ou Biológica

O solo é considerado uma organismo vivo e deve ser revolvido o mínimo possível; Uso de adubos orgânicos de baixa solubilidade; Controle com medidas preventivas e produtos naturais; O mato (ervas daninhas) faz parte do sistema. Pode ser usado como cobertura de solo e abrigo de insetos; O controle de ervas daninhas é preventivo: manual e mecânico (roçadas); Teor de nitrato na planta é baixo; Os efeitos no meio ambientes são positivos: preservação do solo e das fontes de água.

Page 31: Agropecuária brasileira

Orgânica ou Biológica

Page 32: Agropecuária brasileira

Orgânica ou Biológica

Page 33: Agropecuária brasileira

Orgânica ou Biológica

Page 34: Agropecuária brasileira

Orgânica ou Biológica

Page 35: Agropecuária brasileira

Moderna

• Ela é aquela caracterizada pela maior regularização das safras e o aumento da produção agrícola devido à utilização de tratores, colheitadeiras, semeadeiras e alguns novos implementos agrícolas. o principal fator de estímulo ao desenvolvimento e a modernização da agricultura foi a acumulação de bens de capital, que proporcionaram um aumento da capacidade de financiar máquinas modernas e, assim, a produtividade agrícola aumentou

Page 36: Agropecuária brasileira

Moderna

Page 37: Agropecuária brasileira

Moderna

Page 38: Agropecuária brasileira

Moderna

Page 39: Agropecuária brasileira
Page 40: Agropecuária brasileira

Hidropônica

é a ciência de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio liquido ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada por exemplo).

Page 41: Agropecuária brasileira
Page 42: Agropecuária brasileira
Page 43: Agropecuária brasileira
Page 44: Agropecuária brasileira
Page 45: Agropecuária brasileira

Terraceamento

• É uma técnica agrícola e geográfica de conservação do solo, destinada ao controle de erosão hídrica, utilizada em terrenos muito inclinados. Baseia-se no parcelamento de rampas niveladas, requerendo muita mão de obra, elevados conhecimentos técnicos e aceitam pouca mecanização. Quando bem planejado e bem construído, reduz as perdas de solo e água pela erosão e previne a formação de sulcos e grotas. São comuns em regiões do sul e sudeste da Ásia, na China e no Japão, e utilizados principalmente na produção de arroz.

Page 46: Agropecuária brasileira
Page 47: Agropecuária brasileira
Page 48: Agropecuária brasileira
Page 49: Agropecuária brasileira
Page 50: Agropecuária brasileira

Jardinagem:• É uma expressão que se originou no sul e sudeste da

Ásia, onde há uma enorme produção de arroz em planícies inundáveis, com utilização intensiva de mão de obra. esse sistema é praticado em pequenas e médias propriedades cultivadas pelo dono da terra e sua família ou em parcelas de grandes propriedades. A diferença é que nelas se obtêm alta produtividade, através do selecionamento de sementes, da utilização de fertilizantes, da aplicação de avanços biotecnológicos e de técnicas de preservação do solo que permitem a fixação da família na propriedade por tempo indeterminado.

Page 51: Agropecuária brasileira
Page 52: Agropecuária brasileira
Page 53: Agropecuária brasileira
Page 54: Agropecuária brasileira

Plantation

Esse tipo de cultivo foi introduzido nos países tropicais (África), com a finalidade de complementar a agricultura da zona temperada (Europa), e se caracteriza por: grandes propriedades; cultivo de produtos tropicais; monocultura; emprego de mão-de-obra barata, inicialmente escrava; utilização de recursos técnicos; produção voltada para a exportação.

Page 55: Agropecuária brasileira

A questão fundiária brasileira

“ O Brasil é um país extremamente concentrado e geograficamente diferenciado”

Page 56: Agropecuária brasileira

A questão fundiária brasileira

• Fatores históricos que justificam a concentração de terras no Brasil:

– Tipo de colonização (Exploração);– Sistema de capitanias hereditárias;– Bandeiras;– Sesmarias e Lei de terras 1850;– Escravidão;

Page 57: Agropecuária brasileira

Estrutura Fundiária do Brasil

Page 58: Agropecuária brasileira

Estrutura Fundiária do Brasil

Page 59: Agropecuária brasileira

Estrutura Fundiária do Brasil

Page 60: Agropecuária brasileira
Page 61: Agropecuária brasileira

Mortes e Conflitos por terras no Brasil

Page 62: Agropecuária brasileira
Page 63: Agropecuária brasileira
Page 64: Agropecuária brasileira

Pecuária

• O Brasil é o segundo maior exportador de carne do mundo;

• O setor pecuário inclui os gados bubalinos (búfalos), equinos, asininos, ovinos (ovelhas), caprinos e suínos.

Page 65: Agropecuária brasileira

• A criação de bovinos e aves está concentrada em pequenas e médias propriedades;

• Criação de aves - prevalece a mão-de-obra familiar, principalmente no sul do país.

Page 66: Agropecuária brasileira

• O rebanho ovino é tradicional no sul do Rio Grande do Sul;

• Em destaque no Nordeste para a criação de caprinos;

• Tanto a carne como o couro são intensamente aproveitados;

Page 67: Agropecuária brasileira

• A maior concentração do rebanho está no sul do país , associada à agricultura familiar, integrada à agroindústria.

• A espécie foi introduzida no Brasil durante a colonização portuguesa;

Page 68: Agropecuária brasileira

• A pecuária leiteira está concentrada nas médias e pequenas propriedades;

• A transformação do produto se dá preferencialmente próximo as regiões urbanas de consumo.

Page 69: Agropecuária brasileira

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

• É uma instituição pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

• Criada em 26 de abril de 1973.• Tem como missão:

"Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira"

• São varias unidades espalhadas no território, a mais próxima de Goiânia: Embrapa Arroz e Feijão - Santo Antônio de Goiás, GO

Page 70: Agropecuária brasileira
Page 71: Agropecuária brasileira

• A Embrapa desenvolve pesquisas sobre as sementes, solos, animais, pragas, doenças, adaptações climáticas no Brasil. Também tem um importante acervo de sementes das mais variada espécies e funciona como um banco de sementes para produtores ( grandes e pequenos).

• Sementes Híbridas;• Sementes Transgênicas.