agosto de 2017 - paroquia santo antonio agosto.pdf · brir o próprio lugar no mundo e na igreja de...

8
Ressoar - 1 Agosto de 2017 Ano V - Nº 56 - Agosto de 2017 - Pascom - Pastoral da Comunicação acesse www.paroquiadosantoantonio.com.br

Upload: trantruc

Post on 19-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ressoar - 1 Agosto de 2017

Ano V - Nº 56 - Agosto de 2017 - Pascom - Pastoral da Comunicação

acesse www.paroquiadosantoantonio.com.br

2 - Ressoar Agosto de 2017

No mês dedicado às divinas vocações, agosto, temos a oportunidade de

rever e rezar o chamado de Deus em nossas vidas.

Há um Deus que chama e um cora-ção humano que é capaz de sentir esse apelo e respondo na

doação da própria vida. Acertar essa resposta é ter a certeza de uma vida bem feliz, nas pe-gadas do Evangelho e no exercício cotidiano do amor. Aliás, “todo amor termina em vocação!”.

A vocação missionária, colocada no cerne da vida em comunidade, foi exercida com todo empenho pelos fiéis de nossa comunidade paro-

quial na SEMANA MISSIONÁRIA que aconteceu concomitante à SEMANA DA FAMÍLIA de 13 a 20 deste. Uma Igreja em saída, eis o projeto de sempre e re-forçado pelo Papa Francisco. Devemos estar em ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO. Esse não é um convite para alguns, senão para TODOS OS BATI-ZADOS.

A reflexão dos textos marianos do Novo Testamento nos ajuda a compor o “retrato vocacional” de Maria com seu rosto de “mulher” que gerou o Filho de Deus. Esta “mulher” nos convida a rea-lizar um serviço simples, profundo e efi-caz na geração de novos vocacionados, discípulos e missionários do Senhor.

Dela, recebemos Jesus que nos conduz ao Pai. Maria é Mãe do Senhor e nossa Mãe pela qual nos chega a graça da vo-cação e a obra misericordiosa da salva-ção. Ela é toda de Deus, mas é também de cada vocacionado. Maria trás Deus aos vocacionados e nos eleva até o autor da vocação.

E você, caro irmão leitor, já descobriu o seu lugar na Igreja, na comunidade? Já tomou consciência do seu chamado e do serviço que pode oferecer aos irmãos? Cristo continua passando em nossas vi-das e convidando a todos para o seu se-guimento. Qual é a sua resposta?

Boa leitura!

EDITORIAL Frei Mário Sérgio, OFMcap

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

Segundo a tradição e outros escritos, Maria teria mor-rido durante o sono em 15 de agosto de 43 d.C e acordara quando já estava sendo levada para o céu pelos anjos de Deus. Por isso, neste dia, comemora-se o dia da Assun-ção de Nossa Senhora.

Pela fé, devemos viver cada dia, comemorando essa data, pois acreditamos que a Assunção de nossa Mãe ao céu é um sinal que aponta para o nosso destino final. Este fato, pode ser considerado como um convite para imitar seu exemplo de vida, buscando desprezar o apego, a vaidade, o orgulho, o consumismo, a falta de perdão e outras fraquezas humanas que atrapalham nossa cami-nhada.

Na reza do terço, contemplamos o 4º Mistério Glorioso com fé e sentimos a certeza da plenitude e glorificação da alma Imaculada de Maria, que mereceu o privilégio e honra de ser elevada ao céu por ser a mãe do Filho de Deus.

Vivemos aqui neste vale de lágrimas na certeza que o céu existe e é o nosso destino final. Dobremos os nossos joelhos em oração para aguardar esta linda promessa

Kátia Boaventura

Ressoar - 3 Agosto de 2017

E POR FALAR EM VOCAÇÃO...Ao nos depararmos com a palavra vocação,

geralmente ligamos logo esse termo com as ima-gens de padre e freira, ou até mesmo a confun-dimos com a escolha profissional que se faz, con-tudo, são duas coisas distintas.

Na verdade, o significado da palavra voca-ção é bastante amplo e deriva do verbo lati-no “Vocare”, que significa “chamar ou chama-mento”. No âmbito religioso, trata-se de um chamado que provém da boca Daquele que tudo criou pela força de sua Palavra: Deus. Portanto, compreender a vocação como um dom é reconhe-cer que, em todas as circunstâncias, Deus nos chama a viver e a realizar seu projeto de amor.

Vocação é dizer SIM a Deus, pela fé, e desco-brir o próprio lugar no mundo e na Igreja de hoje, no serviço aos irmãos. Só que para desco-brir bem este projeto de Deus é necessário fazer um discernimento.

Assim, diante das diversas opções vocacio-nais que a vida cristã oferece, é importante que os/as jovens façam um discernimento para des-cobrir qual é a vocação à qual se sentem chama-dos por Deus. A palavra discernimento significa “colocar à parte, dividir ou separar; é conhecer ou ver distintamente, avaliar, fazer a distinção entre duas ou mais coisas”, ou seja, “escolher, tomar uma decisão diante de algumas opções”. É importante que o discernimento não seja feito sozinho, faz-se necessário deixar-se ajudar por um guia espiritual ou orientador vocacional, isto é: uma pessoa com mais experiência de vida e caminhada de fé. A partir do diálogo com essa pessoa, é possível perceber melhor na própria experiência de vida e de fé os sinais de Deus.

A Vocação à Vida é o chamado que precede todos os demais. Deus, em seu infinito amor, modelou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, os chamou à vida, para que, na li-berdade de filhos e filhas, fossem continuadores da sua criação.

O ser humano, ao ter consciência de que toda a vida é dom de Deus, é chamado a ser cor-responsável pela promoção da vida e a corres-ponder a esse convite desenvolvendo-se na rela-ção consigo mesmo, com os outros, com o mundo e com o próprio Deus.

Pelo Batismo toda pessoa recebe, pela fé de seus pais e padrinhos, seu segundo chamado: o de Ser Cristão. À medida que a pessoa cresce e toma conhecimento da própria fé, aos poucos as-sume uma identidade que a caracteriza como

seguidora do próprio Cristo. Consequentemen-te, a pessoa é chamada a aderir à missão de Je-sus, para ser sinal do Reino e comunicação da Boa-Nova do Evangelho. Cada pessoa vive e re-aliza a vocação cristã na família, na sociedade e na comunidade eclesial à qual pertence. O Ba-tismo é considerado fonte de todas as vocações, porque é a partir dele que o cristão viverá uma vocação específica que pode ser: a vocação à vida matrimonial, a vocação à vida religiosa consa-grada, a vocação à vida sacerdotal e a vocação do cristão leigo.

Vocação à Vida Matrimonial é a vocação do amor que se realiza na relação entre o ho-mem e a mulher. No amor de Deus, o casal é chamado a edificar o amor conjugal para forma-rem uma família. Constituem, assim, uma ínti-ma comunidade de vida para realizarem a mis-são da maternidade e da paternidade, onde o lar se torna uma pequena Igreja na qual se vive, partilha e transmite os valores humanos e cris-tãos. A família é o berço de todas as vocações.

Vocação à Vida Consagrada é uma voca-ção para homens e mulheres que se sentem cha-mados por Deus para viver a radicalidade de seu Batismo, dedicando toda a sua vida, seu tempo, suas forças e capacidades para o serviço aos irmãos, diante das mais variadas necessida-des do ser humano, hoje. Vivendo em comunida-

de, têm como primeira regra a vivência do Evangelho, testemunhando o amor fraterno. Propõem-se a seguir Jesus Cristo, assumindo seu modo de viver casto, pobre e obediente, as-sumindo com liberdade este estilo de vida, para, assim, estarem disponíveis a realizar uma mis-são na Igreja e na sociedade atual, segundo um carisma específico.

A Vocação à vida Sacerdotal ou Presbi-teral é voltada aos homens que sentem o cha-mado a serem continuadores da missão de Cris-to, recebendo o sacramento da ordem, a fim de se colocarem totalmente a serviço do povo de Deus. A missão do presbítero tem como inspira-ção a imagem de Jesus Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas para orientá-las, introdu-zi-las e animá-las na vida da fé e da comunida-de.

A Vocação do Cristão Leigo é aquela em que todo fiel casado ou solteiro que vive no “mundo”, é chamado a ser sinal de Cristo e do seu Evangelho. Podem desempenhar atividades diversas na Igreja (ministérios) e no mundo, se-jam elas no âmbito da educação, da política, da comunicação social, do comércio, da arte etc. In-dependentemente da missão que vive e realiza, ele é também chamado a trilhar um caminho de desenvolvimento humano e de santificação pes-soal no meio da família e da sociedade.

Enfim, as Vocações existem por um grande propósito: a santidade, como nos atesta a Escri-tura: «Sede santos como Santo é o vosso Pai que está nos céus» (Cf. Mt 5, 48).

Frei Vandeí Sant’Anna, OFMCap.

4 - Ressoar Agosto de 2017

Semana Missionária Paroquial 2017Dentro das prioridades das Santas Missões Populares

da Arquidiocese de Feira de Santana, Bahia, aconteceu, no período de 13 a 20 de agosto, a Semana Missionária da Paróquia Santo Antônio – Capuchinhos, em Feira de San-tana.

Foram oito dias de plena atividade missionária viven-ciadas pelos missionários e missionárias das 12 Comuni-dades que formam a Paróquia Santo Antônio: Capuchi-nhos, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Nossa Senhora do Amparo, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora Rainha da Paz, Santa Mônica, Santa Rita, São Francisco, São Jorge, São Pedro, São Roque e São Tarcí-sio.

O marco inicial foi a Missa do Envio, celebrada pelo pároco Frei Mário Sérgio Souza no Templo e Santuário Santo Antônio, no dia 13 de agosto, às 08h30min, quando aconteceu a solenidade de bênção da água que foi utiliza-da pelos missionários e missionárias nas visitas realiza-das às famílias. Aconteceram Missas do Envio em outras Comunidades, nas quais já estavam previstas celebra-ções naquele domingo.

No decorrer da semana, centenas de famílias recebe-ram as visitas dos missionários e missionárias que apro-veitaram a oportunidade para rezar, ler e refletir os Evangelhos, partilhar experiências de fé, abençoar os en-fermos, idosos, crianças, pessoas enlutadas e as famílias.

Em todas as Comunidades, dezenas de famílias abri-ram as portas de suas casas para receberem os vizinhos e missionários para os Encontros com as Famílias, oportu-nidade em que foram estudados pontos relevantes da exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia, do Papa Francisco, sobre o amor na família.

Também foram realizadas visitas aos enfermos inter-nados no Hospital Geral Clériston Andrade e aos idosos do Lar do Irmão Velho, que foram presenteados com uma tarde de lazer, com sorteio de brindes, encenação de peça e muita música, proporcionando a todos um momento muito especial, repleto de emoção e alegria.

Na sexta feira, dia 18, as Comunidades realizaram as Caminhadas pelas Famílias, rezando e louvando ao Se-nhor Jesus pelas ruas, agradecendo e pedindo de bênçãos para as famílias.

No sábado, dia 19, a Comunidade Santa Mônica, que estava no período de festas em homenagem à sua padro-eira, proporcionou dois momentos muito especiais: uma tarde de formação para os jovens, com a assessoria de Se-minaristas Jesuítas; e à noite, com a Missa da Juventude.

No domingo, dia 20, às 08:30 horas, uma belíssima Missa celebrada pelo Arcebispo Emérito D. Itamar Vian, no Templo e Santuário Santo Antônio, marcou o encerra-mento da Semana Missionária Paroquial 2017. Também aconteceram Missas nas Comunidades Santa Rita, Nossa Senhora Rainha da Paz e Nossa Senhora do Amparo, marcando o encerramento nos demais Eixos Missionários da Paróquia.

Foram dias de avivamento da fé, de resgates de ir-mãos e irmãs que se encontravam afastados da caminha-da, enfim, momentos que nos oportunizaram cumprir o mandado evangelizador do Senhor Jesus Cristo e a práti-ca de obras de misericórdia. A missão continua a cada dia, afinal: A VIDA É MISSÃO!

Por Antonio Roberto Vieira Gonçalves

COMUNIDADE IMACULADA CONCEIÇÃO DA MÃE DE DEUS

COMUNIDADE RAINHA DA PAZ

COMUNIDADE SÃO JORGE

LAR DO IRMÃO VELHO

PARÓQUIA SANTO ANTÕNIO

Ressoar - 5 Agosto de 2017

Semana Missionária Paroquial 2017

COMUNIDADE IMACULADA CONCEIÇÃO DA MÃE DE DEUS

COMUNIDADE SÃO JORGE

LAR DO IRMÃO VELHO

COMUNIDADE SANTA MÔNICA

COMUNIDADE SÃO PEDRO

COMUNIDADE SÃO TARCÍSIO

COMUNIDADE NOSSA SENHORADO AMPARO

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO AMPARO

ENCERRAMENTO

COMUNIDADE SÃO FRANCISCO

6 - Ressoar Agosto de 2017

ACONTECEU NA PARÓQUIA

De 16 a 20 de agosto, a Comu-nidade São Roque, no Distrito de Jaiba, vivenciou mais um momen-to de adoração e festa em louvor ao seu padroeiro São Roque, com o tema “São Roque, protetor de nossas famílias”.

Com o tema “Família: Uma Aliança de Amor”, aconteceu de 12 a 16 de agosto o Tríduo em louvor a São Tarcísio, na Comunidade localizada na Rua Pedro Suzart, Brasília. Durante o Tríduo, frei Mário Sérgio fez a Bênção da Igreja e a missa com entronização do Santíssimo Sacramento.

No dia 27 de agosto, na Capela Nossa Senhora Apa-recida ( bairro Cidade Nova), os crismandos da comu-nidade São Francisco de Assis e São Pedro estiveram reunidos num dia de retiro com a oportunidade de expe-rimentar um momento de intimidade com Deus através do silêncio, da oração, adoração, contemplação e escuta da Palavra de Deus. O tema do retiro foi “Sacramento da Crisma: Dom e Compromisso”. A direção do retiro ficou sob a responsabilidade de Virgínia Santos de Car-valho, leiga consagrada das Irmãs do Cenáculo da Cari-dade e ministra da sagrada comunhão, com atuação na paróquia Nossa Senhora das Graças.

EDIVONE BISPO DOS SANTOS

Encontro de jovens com os Jesuítas na comunidade

Santa Mônica dia 19 de agosto

FESTA DE SÃO ROQUE

TRÍDUO DE SÃO TARCÍSIO

Retiro da Comunidade São Pedro e São Francisco de Assis

Ressoar - 7 Agosto de 2017

ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO 2017

Aconteceu nos últi-mos dias 25, 26 e 27 de agosto, o XXIII Encon-tro de Casais com Cris-to da Paróquia Santo Antônio. A Equipe Diri-gente agradece a todos os casais que contribuí-ram com a realização do ECC.

Em prol do acampamento da juventude, Frei Mário Sérgio fez a apresentação do seu mais novo CD, Famílias Restauradas, na quadra do Colégio Santo Antônio, dia 29 de julho de 2017, às 19:00horas.

Frei Mário Sérgio dos Santos Souza, OFMcap., fez o lançamento de mais uma edição do Livro “Viver a Palavra”; O Evangelho do dia com um breve comentário sobre os textos bíblicos e uma proposta de reflexão para cada dia do ano 2018. O lançamento aconteceu no dia 14 de agosto, no Teatro Margarida Ribeiro.

VIVER A PALAVRA 2018

LANÇAMENTO DO CD FAMÍLIAS RESTAURADAS

8 - Ressoar Agosto de 2017

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIOAv. Presidente Dutra, s/n – Capuchinhos CEP 44050-500 – Feira de Santana – Ba

E-mail: [email protected] de Feira de Santana

Pastoral da ComunicaçãoPároco: Frei Mário Sérgio SouzaCoordenadora:Ana MoreiraJORNAL RESSOAR: Aline Barreto, Angélica Pedreira, Ana Moreira, Isa Lee, Lourdinha Grillo, Everilda Sampaio, Maiza Vacarezza, Antonio Roberto Gonçalves, Luzia Crislina G. Cardoso, Gutemberg Suzart, Zeca e Patrícia.

WEBTV CAPUCHINHOS:Lorenna Cerqueira, Sandoval Lima, Leticia Aquino Luiz Aquino, Vanessa Gomes.

ANO : 2017

MÊS: JULHO

Horários de Missas:

Terças, quartas e quintasdas 8h30min às 11h30min

Domingo: 6h30min; 8h30min e 17hTerça-feira: 6h30mim e 17hQuarta-feira: 6h30min e 19h 30minQuinta-feira: 6h30min e 20hSexta-feira: 6h30 minSábado: 6h30min

Paróquia Santo Antônio

Igreja Santo Antônio

Obs: Toda quarta-feira acontece a Oração do Terço às 19h; E toda quinta-feira, O Santíssimo fica exposto para adoração, durante todo o dia, a partir das 07h até às 19h 30min. Em seguida, louvor e missa.Comunidade Nossa Senhora da Conceição Domingo, às 17h - Av. Noide de Cerqueira, SIM

Comunidade Nossa Senhora do Amparo1° e 3° domingo, às 09h - Rua Periférica,Parque Lagoa Subaé

Comunidade Nossa Senhora do Carmo (*)Estrada Lagoa do Peixe, s/n° - Lagoa do Peixe

Comunidade Rainha da Paz1° e 3° domingo, às 08h 30minEstrada Velha de Jaíba, s/n° - Jaíba

Comunidade Santa MônicaDomingo, às 07h e quinta-feira às 19h 30minR. São Francisco, de Assis, 1220, Sta. Mônica

Comunidade Santa Rita1° e 3° domingo, às 19h 30minRua Angra dos Reis, Pq Getúlio Vargas

Comunidade São Francisco1° e 3° domingo, às 18h Av. Artêmia Pires, Registro

Comunidade São Jorge1° e 3° domingo, às 16hEstrada do Calundu, Lagoa Salgada

Comunidade São Pedro2° e 4° domingo, às 07h; e 1ª, 3ª e 4ª sexta-feira, às 19h 30min - Parque Getúlio Vargas

Comunidade São Roque (*) - Fazenda São Roque

Comunidade São TarcísioTerça-feira (a combinar data), às 19h 30minRua Pedro Suzart, 986 - Brasília

-(*) Contatar a Secretaria.-(**) Transmissão ao vivo da missa das 08:30 h, através da WEB TV Capuchinhos. Para acessar: - Site: www.paroquiadosantoantonio.com.br-Youtube:www.youtube.com/user/webtvcapuchinhos -Facebook: www.facebook.com

Seja dizimista!

Dízimo

A Paróquia Santo An-tônio parabeniza o pároco Frei Mário Sérgio Souza pelos seus 12 anos de vida sacerdotal.Vida de serviço e dedicação em prol do Reino de Deus! Obrigada Frei por sua bela Vocação.Que Deus o abençoe e Maria Santís-sima te dê muita saúde e paz para cuidar do Povo de Deus.Abraços fraternos dos paroquianos e amigos.