ago_set_out2010

12

Upload: crea-sc-creasc

Post on 28-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

boletim informativo

TRANSCRIPT

Page 1: Ago_Set_Out2010
Page 2: Ago_Set_Out2010

Prezados(as) profissionais,

O real envolvimento dos profissionais da área tecnológica em políticas de desenvolvimento do Estado e da nação é de extrema urgência e importância. Somos responsáveis por cerca de 80% do PIB deste País e frequentemente passamos ao largo da construção dos principais cenários, alheios a importantes questões e grandes decisões que afetam nosso trabalho, nosso futuro profissional e nossas vidas, que estão sendo tomadas por outras instâncias, sem nossa participação ou, por vezes, sem que demonstremos, como profissionais preparados para planejar e decidir, interesse em nos envolver.

Com o objetivo de mudar esta cultura em Santa Catarina, o CREA entrega neste mês de setembro junto com as Entidades de Classe a 2ª Edição do documento “Pensando Santa Catarina: Contribuições das Áreas Tecnológicas para o Desenvolvimento Sustentável”, aos candidatos ao governo do Estado. Além da entrega, vamos trabalhar pela inserção das propostas no Plano de Governo do candidato eleito e sua implementação. A finalidade é contribuir para a criação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina.

Publicada em 2006, a primeira edição dividia as propostas em seis grandes temas e colaborou para a formatação dos planos de governo, norteando projetos em inúmeros setores.

A edição deste ano teve como base as propostas colhidas em encontros regionais realizados no Estado, preparatórios para dois grandes eventos do CREA-SC - 7 ENEC – Encontro Estadual das Entidades de Classe, promovido em 2009, e 10º CEP – Congresso Estadual de Profissionais, que aconteceu em maio deste ano. Também foram inseridas ideias apresentadas no 2º Seinsp – Seminário Estadual de Inspetores Regionais do CREA-SC, realizado em 2009.

A publicação foca as sugestões em 14 projetos com ações dirigidas em áreas específicas: Energias sustentáveis, logística reversa, mobilidade urbana, necessidades nas rodovias e portos catarinenses, saneamento e populações flutuantes, entre outros, todos elaborados por profissionais do sistema.

Mais de 1,2 mil profissionais catarinenses, representantes de entidades de classe e de instituições de ensino do setor tecnológico, participaram da criação das propostas que compõem o documento. O Pensando Santa Catarina também será entregue aos candidatos às Câmaras Estadual, Federal e ao Senado.

As sementes plantadas neste trabalho têm o objetivo de colaborar para termos uma Santa Catarina mais desenvolvida, através de transformações que lhe possam permitir se tornar uma referência em gestão sustentável.

Gostaríamos que esta colaboração levada aos candidatos, neste ambiente político polarizado, possa ser utilizada por qualquer partido, vez que não se traduz em um debate ideológico, mas em sugestões de soluções inteligentes para o aproveitamento da tecnologia e melhorias aprofundadas com foco no crescimento econômico.

Nesta edição publicamos também o nome e dados dos profissionais registrados no CREA-SC e que são candidatos a deputados estadual e federal nas eleições em 3 de outubro. Conclamamos todos a participarem das eleições pensando em soluções para o desenvolvimento do nosso Estado e País. O momento de valorizar a representação profissional na Assembléia Legislativa e Câmara Federal é agora.

Encerro parabenizando os(as) Técnicos (as) Industriais pelo seu dia comemorado em 23 de setembro e aos(às) colegas engenheiros (as) agrônomos (as) que comemoram sua data em 12 de outubro. Sucesso, e vamos trabalhar por um Estado melhor e um Conselho mais forte e representativo.

Um grande abraço,

Eng. Agrônomo Raul ZucattoPresidente CREA-SC

Me

ns

ag

em

do

Pre

sid

en

te

DIRETORIA

Eng. Agrônomo Raul Zucatto Presidente

Eng. Civil Laércio Domingos Tabalipa1º Vice-Presidente

Eng. Agr. Edélcio Paulo Bonato2º Vice-Presidente

Arq. Urb. Danielle Marion Gioppo 1ª Secretária

Eng. Sanit. e Amb. Mauro Luiz Lucas2º Secretário

Eng. Eletric. Ralf Ilg3º Secretário

Geol. Rodrigo Del Olmo Sato1º Tesoureiro

Eng. Mec. Wilson Cesar Floriani Junior2º Tesoureiro

CREA-SC

O informativo é uma publicação do CREA-SC dirigida a todos os profissionais e empresas registradas. Artigos assinados não são de responsabilidade do CREA-SC.Endereço: Rodovia Admar Gonzaga, 2125 - Itacorubi - Florianópolis-SC - CEP: 88034-001Fone/Fax: 48- 3331-2000 / 3331-2009 www.crea-sc.org.br / [email protected]: 0800-481166

COMITÊ EDITORIAL

Eng. Eletric. Ralf Ilg

Eng. Civil Luiz Henrique Pellegrini

Eng. Eletric. José Antônio Latrônico Filho

Jorn. Claúdia de Oliveira

Jorn. Patrícia Francalacci

ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

Jorn. Claúdia de Oliveira (MTB/SC 00536/JP)

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Jorn. Patrícia Francalacci (MTB/SC01016/JP)

REDAÇÃO

Jorn. Adriano Comin ( MTB/SC 02114/JP)

Estagiária Janaina Laurindo

COLABORAÇÃO

Eng. Civil Luiz Henrique Pellegrini

Eng. Agr. Leonel Ferreira Júnior

Designer Gráfica Larissa Elena B. Pavan

EDITORAÇÃO

Fábrica de Comunicação

CONTATO COM A REDAÇÃO

Telefone: 48-33312044 – [email protected]

IMPRESSÃO

Gráfica Posigraf

TIRAGEM

45 mil exemplaresEsta publicação tem apoio do Confea – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Reunião de Comissões, Coordenadores de Câmaras e Diretoria: 14.10Reunião de Câmaras Especializadas e Plenário: 15.10

Agenda:

CREA-SC

2

Page 3: Ago_Set_Out2010

Va

lori

za

çã

o P

rofis

sio

na

l

7 CNP – Congresso Nacional dos Profissionais aprova 21 propostasO Confea recebeu um total de 557 proposições, nascidas dos 27 congressos estaduais dos Creas, as quais foram sistematizadas em 55 propostas finais

Realizado de 26 a 28.08 em Cuiabá-MT, o 7º CNP - Congresso Nacional dos Profissionais foi marcado por muita discussão pelos profissionais do sistema Confea/Crea. O Confea recebeu um total de 557 proposições, nascidas dos 27 congressos estaduais dos Creas, as quais foram sistematizadas em 55 propostas finais. O processo de elaboração e seleção começou em fevereiro de 2010, durante os encontros regionais preparatórios aos congressos estaduais. Em Santa Catarina foram realizados oito encontros macrorregionais com aprovação de 211 propostas e 11 moções, sendo, após sistematização, 141 encaminhadas ao 10º CEP – Congresso Estadual dos Profissionais, realizado em Florianópolis, nos dias 21 e 22.05, com aprovação de 26 propostas ao 7º CNP.

Das 55 propostas sistematizadas pelo Confea, 21 foram aprovadas e seis foram rejeitadas durante a primeira etapa do 7º CNP. Das 22 especiais, 12 não obtiveram aprovação em nenhum grupo e 10 foram aprovadas parcialmente. A segunda etapa do Congresso será de 17 a 19 de novembro, em Brasília. Os delegados voltam a debater as propostas que tiveram aprovação parcial e também as propostas que tiveram emendas.

O Eng. Agr. Raul Zucatto, Presidente do CREA-SC, destacou a efetiva participação dos delegados, a ampla discussão das propostas durante o Congresso e a metodologia de trabalho utilizada. “Todos

os grupos tiveram que debater e votar todas as propostas. Tal dinâmica enriqueceu e evidenciou ainda mais o caráter democrático do Congresso”, ressalta Zucatto.

Propostas aprovadas Entre as propostas já aprovadas estão a normatização dos Creas

Juniores em todos os regionais, a efetiva implantação da nova Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), todas as propostas relacionadas à fiscalização e a criação de mecanismos para efetivar a aplicação da lei de Assistência Técnica Pública e Gratuita. A implantação do exame de proficiência para obtenção do registro profissional, eleições pela internet e apoio ao Projeto de Lei que visa à regulamentação do tecnólogo, foram algumas das proposições rejeitadas.

O Eng. Civ. e de Seg. do Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, coordenador do 10º CEP, comenta que entre as propostas que obtiveram aprovação parcial e que comporão a pauta da segunda etapa do CNP estão: a Criação do Prêmio Gestão da Qualidade visando o fortalecimento das entidades nacionais, Criação da Comissão Especial de Assuntos da Mulher, Aperfeiçoamento da carteira nacional de identidade profissional (com instalação de chip) e modificação do formato das Comissões de Ética, está última exclusiva do CREA-SC.

Das 22 propostas especiais, 12 não obtiveram aprovação e 10 foram aprovadas parcialmente. Segunda etapa do CNP será de 17 a 19.11, em Brasília

Asse

ssor

ia C

omun

icaç

ão C

onfe

a

o

O CREA-SC promove nos dias 7 e 8.10 na sede do Conselho, em Florianópolis, um workshop sobre educação, envolvendo a participação de aproximadamente 80 pessoas entre conselheiros das instituições de ensino superior, assessores técnicos e funcionários, diretoria e membros da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais. O foco principal do debate será a Resolução n.º 1010, de 22 de agosto de 2005, do CONFEA, que dispõe sobre a regulamentação da atribuição de títulos

profissionais, atividades, competências e caracterização do âmbito de atuação para efeito de fiscalização do exercício profissional.

“Relação mercado de trabalho e formação acadêmica”, “Visão institucional do CONFEA sobre a resolução 1010” e “Operacionalidade e aplicabilidade dos anexos da resolução 1010” serão alguns dos temas em destaque.

O CREA-SC informa que o 2º Fórum Catarinense de Educação do CREA-SC foi adiado para os dias 29 e 30 de abril de 2011.

Workshop de Educação debaterá aspectos da Resolução 1010

Cerca de 500 profissionais representando os CREAs de todo o país estiveram presentes no 7º CNP

Divu

lgaç

ão C

REA-

MT

Ano 9 - nº 72 - Ago/Set/Out 2010

3

Page 4: Ago_Set_Out2010

Ca

pa

O CREA-SC publica em setembro a segunda edição do documento Pensando Santa Catarina. A publicação tem como tema Contribuições do Setor Tecnológico

para o Desenvolvimento Sustentável, e será entregue aos oito candidatos ao governo do estado e suas equipes, sendo distribuída também para os candidatos à câmara federal, à assembleia legislativa e ao senado. A finalidade é contribuir para a formatação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina. Publicada em 2006, a primeira edição dividia as propostas em seis grandes temas, e colaborou para a formatação dos planos de governo, norteando projetos em inúmeros setores.

A publicação deste ano foca as sugestões em 14 projetos com ações dirigidas em áreas específicas. Energias sustentáveis, logística reversa, mobilidade urbana, necessidades nas rodovias e portos catarinenses, saneamento e populações flutuantes, são alguns dos projetos, elaborados por profissionais do sistema e consultores especializados. (veja Box ao lado com resumo dos projetos).

A edição finaliza com um carderno especial de propostas colhidas em 14 encontros regionais realizados no Estado,

preparatórios para dois grandes eventos do CREA-SC - o 7º ENEC – Encontro das Entidades de Classe, promovido em 2009, e o 10º CEP – Congresso Estadual de Profissionais, que aconteceu em maio deste ano. Mais de 1,2 mil profissionais catarinenses, representantes de entidades de classes e de instituições de ensino do setor tecnológico, participaram da criação das propostas que compõem o último bloco.

Também foram utilizadas no documento propostas sugeridas no 2º Seinsp – Seminário de Inspetores Regionais do CREA-SC.

O Pensando Santa Catarina traz argumentos técnicos em nível regional e estadual, além de dados estatísticos. O presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Raul Zucatto, esclarece que não se trata de um projeto de governo, mas de um meio de colaborar com a gestão pública no alcance de melhor qualidade de vida para a população.

“O CREA tem o papel de valorizar e fiscalizar o exercício profissional em prol do bem-estar da sociedade. O documento Pensando Santa Catarina irá marcar a posição da engenharia, da arquitetura, da agronomia e demais profissões do sistema e vai servir de bandeira do que queremos cobrar depois aos que forem eleitos”.

Membros da comissão organizadora durante reunião do CREA-SC

Pensando Santa CatarinaCREA entrega documento aos candidatos ao governo do estado. Confira a edição em www.crea-sc.org.br

Jana

ína

Laur

indo

CREA-SC

4

Page 5: Ago_Set_Out2010

Ca

pa

Confira os 16 projetos:

Geoespacial Preventivo Prevenção e soluções para catástrofes e áreas de risco

Logística Reversa Reciclagem de equipamentos descartáveis pelas grandes empresas

Qualificando tecnicamente as Corporações de Bombeiros Militares Proposta de alteração da legislação visando à valorização profissional

Profissionalização da Gestão PúblicaProjeto sobre a necessidade de profissionais legalmente habilitados nos cargos públicos

Santa Catarina nos TrilhosSoluções para ferrovias

Preservação da competitividade portuáriaSoluções para portos

Projeto Duplicar Todas as necessidades para as rodovias (470, 280, 282)

BR 101Aumento da capacidade de tráfego no trecho Biguaçu-Palhoça e a necessidade de duplicação urgente do trecho sul

Populações Flutuantes Investimentos em saneamento nas 10 cidades com a maior população flutuante no estado

Manutenção Predial Explanação de projetos já existentes no estado e outras

soluções.Produção do Campo Considerações sobre estradas e armazenamento

Mobilidade do Aglomerado Urbano de Florianópolis Índice de veículos por habitantes em 15 cidades e propostas para a Grande Florianópolis

Um Olhar para a Inovação TecnológicaSugestões na área de Pesquisa e Tecnologia

Energia Solar em busca da sustentabilidadePropostas de uso de energia fonte solar

Integração Obra-PaisagemOrientações sobre planejamento Urbano

Para uma Boa Obra, um Bom ProjetoValorizando a cultura de planejar e projetar

Ano 9 - nº 72 - Ago/Set/Out 2010

5

Page 6: Ago_Set_Out2010

O CREA-SC abriu no dia 01 de setembro processo de licitação para aquisição da frota própria de veículos destinados à fiscalização. O projeto prevê a compra de 60 veículos novos equipados com sistema de rastreamento via satélite e identificação visual. A licitação acontece dia 24 de setembro e os veículos devem estar disponíveis ao Conselho em dezembro.

“A aquisição e a padronização da nova frota, a adoção de equipamentos com acesso on-line ao banco de dados, aliados à contratação de novos fiscais e a valorização e capacitação constante destes profissionais, irão aprimorar ainda mais a fiscalização do CREA-SC, que já é referência no sistema profissional em todo o país”, ressalta o Eng. Agr. Zucatto, presidente do CREA-SC.

O Diretor Regional da inspetoria de Jaraguá do Sul, Eng. Agr. Celso Eduardo Wassmansdorf, apresentou no dia 02 de julho na sede do CREA-SC em Florianópolis o projeto para construção da sede no município. Sustentabilidade, transparência, identificação visual com a imagem do Conselho e otimização dos espaços são alguns dos conceitos que nortearam a elaboração do projeto vencedor, que foi selecionado por uma comissão composta por representantes da Inspetoria Regional de Jaraguá do Sul, da AEAJS – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá do Sul e da Sede do CREA-SC. O projeto e o orçamento

da obra foram aprovados pela Diretoria e Plenária do CREA-SC.

Está prevista a construção de uma área de 530 metros quadrados em terreno doado pela Prefeitura Municipal. O prédio vai abrigar também um posto de atendimento da CredCrea.

Ins

pe

tori

as

CREA-SC adquire em dezembro frota própria de veículos para fiscalização

Sustentabilidade norteia projeto da sede da Inspetoria de Jaraguá do Sul im

agem

mer

amen

te il

ustr

ativ

a

Desde o mês de junho a Inspetoria Regional de Concórdia publica semanalmente artigos informativos em um jornal de circulação regional. O espaço foi cedido gratuitamente pelo jornal Diário do Oeste de Concórdia, que tem circulação diária na região.

O objetivo é a conscientização da população sobre a importância dos profissionais da área tecnológica e sobre o papel do CREA-SC

como órgão que regulamenta e fiscaliza as profissões de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, em Santa Catarina. Os artigos são de autoria dos Inspetores e do Diretor Regional e abordam assuntos diversos como: atribuição profissional, orientação e fiscalização do CREA; importância e responsabilidade dos profissionais do Conselho, entre outros.

Inspetoria de Concórdia conscientiza sobre trabalho profissional

Aprovada no início deste ano a obra para construção da Inspetoria Regional de Chapecó já está em estágio de conclusão da última laje e fechamento das alvenarias, cerca de 50% de toda edificação. Segundo o Diretor Regional, Eng. Agr. Franklin Silveira Júnior, “A construção da sede própria é uma antiga reivindicação dos profissionais da região e visa principalmente o fator acessibilidade”.

O terreno onde está sendo construída a nova sede fica na Avenida Nereu Ramos, Lote 01, Quadra 1061, Loteamento Albatroz, Bairro Universitário e foi doado pela Prefeitura Municipal de Chapecó no final de 2006. Ao final a obra terá 455,00 m² de área construída. A estimativa é de que a obra seja inaugurada até o início de 2011.

Inspetoria de Chapecó com obras em andamento

Foi empossado neste segundo semestre como conselheiro do CMDT - Conselho Municipal de Desenvolvimento Territorial de Chapecó, o Diretor Regional da inspetoria da região, Eng. Agr. Franklin Silveira Júnior, e seu suplente, Geol. Paulo Tibério Garcez. O CMDT é composto por representantes de diversas entidades da região e tem como objetivo acompanhar, propor e opinar sobre a aplicação da

legislação municipal relativa ao planejamento e desenvolvimento territorial, além de sugerir e discutir planos e projetos referentes à região de Chapecó, que encontra-se num crescente desenvolvimento no que se refere à construção civil. “O CREA, como um agente preocupado com o desenvolvimento urbano, não poderia ficar de fora deste movimento”, afirma o engenheiro Franklin.

Diretor de Chapecó integra Conselho Municipal de Desenvolvimento Territorial

Projeto prevê a compra de 60 veículos com sistema de rastreamento via satélite e identificação visual

Adria

no C

omin

Diretor regional apresenta projeto. Nova sede terá 530 m².

CREA-SC

6

Page 7: Ago_Set_Out2010

Ele

içõ

es

20

10

Objetivando a valorização da atuação dos profissionais do sistema na esfera pública o CREA-SC divulga em todo processo eleitoral o nome dos candidatos à

câmara federal, à assembleia legislativa e ao senado que são profissionais registrados. Com base em listagem encaminhada ao CREA pelo TRE – Tribunal Regional Eleitoral em 3 de setembro e cruzamento com o banco de dados do Conselho, nesta eleição

26 profissionais registrados são candidatos. Caso você seja um deles e seu nome não esteja na lista abaixo favor encaminhar um email com os seus dados para comunicaçã[email protected] e o mesmo será publicado na Internet, onde encontra-se disponível a listagem. O CREA-SC deseja um bom pleito aos profissionais e aos eleitos, ótimas realizações e muito êxito em seus mandatos.

Confira os profissionais registrados no CREA candidatos nas eleições 2010

Eng. Civil José Carlos Vieira

PR – 2299 (CREA-SC 005964-0)

Eng. Sanitarista Marco Antônio Tebaldi

PSDB– 4545 (CREA-SC 017898-8)

Eng. Agrimensor e de Seg. Trabalho Paulo Fernando Squizzato

PDT – 1233 (CREA-SC 054051-0)

Eng. Mecânico Jorge Catarino Leonardeli Boeira

PT – 1303 (CREA-SC 009024-5)

Eng. Agrônomo Rogério Mendonça

PMDB – 1510 (CREA-SC 006191-7)

Eng. Agrônomo Valdir Colatto PMDB – 1516

(CREA-SC 004161-8)

Eng. Agrônomo Vilmar Comassetto

PC do B – 6500 (CREA-SC 020018-6)

Técnico em Agropecuária Altair da Silva

PP – 11130 (CREA-SC 039117-9)

Arquiteto Altair Guidi PPS – 23122

(CREA-SC 002106-9)

Arquiteta e Urbanista Carmen Lúcia Capela

PV – 43456 (CREA-SC 018488-0)

Arquiteto Décio Gomes Goes

PT – 13000 (CREA-SC 008144-8)

Eng. Florestal Denilson Goncalves Padilha

PP – 11211 (CREA-SC 074586-8)

Eng. Agrônomo Eni Jose Voltolini

PP – 11100 (CREA-SC 004130-1)

Eng. Civil Henriette Massoud

Salame PMDB – 15777 (CREA-SC 044080-6)

Eng. Civil João Otávio Falchetti

PT – 13413 (CREA-SC 006337-9)

Geógrafo Jorge João de Sousa

PV – 43555 (CREA-SC 096718-9)

Eng. Agrônomo José Milton Scheffer

PP – 11234 (CREA-SC 019908-9)

Eng. Civil José Roberto Gomes

DEM – 25125 (CREA-SC 037915-9)

Eng. Agrônomo Moisés Savian

PT – 13010 (CREA-SC 083649-6)

Eng. Civil Paulo Roberto Tesserolli Franca PMDB – 15150 (CREA-SC 011933-7)

Eng. de Aquicultura Tiago Bolan Frigo

PR – 22299 (CREA-SC 081289-3)

Eng. Civil Valter José Gallina

PMDB – 15215 (CREA-SC 014986-6)

Eng. Civil Willy João Brun Filho

DEM – 25456 (CREA-SC 013702-3)

Deputado Federal

Deputado Federal

Eng. Civil Ivo Rogério Reinhold

PTB – 1477 (CREA-SC 034551-2)

Eng. Civil Edson Francisco Brunsfeld

PP - 11333 (CREA-SC 010019-4)

Tec. em Eletrotécnica Jucélio Pasqual Girardi

PMDB – 15620 (CREA-SC 092314-1)

Ano 9 - nº 72 - Ago/Set/Out 2010

7

Page 8: Ago_Set_Out2010

Ex

pre

ss

as

O CREA-SC adquiriu no mês de julho 60 novos computadores visando o aprimoramento dos serviços do Conselho e da área de Tecnologia da Informação. Serão adquiridos ainda cerca de 50 novas máquinas para serem disponibilizadas às 28 inspetorias e escritórios regionais do Estado. O Presidente Raul Zucatto afirma que a área de Tecnologia da Informação tem sido uma das prioridades da atual gestão por ser estratégica dentro das metas e objetivos do planejamento. Os investimentos previstos envolvem a aquisição de novos equipamentos, atualização e compra de softwares e modernização do sistema corporativo, incluindo adequações às Resoluções 1.010 e 1.025, além da contratação de novos funcionários e de consultorias.

Campanha de Valorização profissional veicula em setembro

Visando a valorização dos profissionais da área tecnológica e do sistema, o CREA-SC lançou, em setembro, a exemplo dos anos anteriores, sua campanha de valorização profissional. Com o slogan Força Profissional, Bem-Estar Social, o VT está sendo exibido desde o dia 10 de setembro nas emissoras RBS TV, RIC, Record News, TV COM e ainda em 29 emissoras de rádio em todo o estado, além de sites na Internet e mídia impressa. O material foi elaborado pela Agência Criação, com a colaboração da Comissão de Valorização Profissional, da Diretoria e da Assessoria de Imprensa e Comunicação do CREA-SC.

O VT mostra a atuação dos profissionais do CREA-SC por meio de uma maquete digital onde há a interação dos mesmos em uma cidade virtual, em cenas que evidenciam a importância de seu trabalho em diversas áreas do sistema. A campanha ficou no ar na RBS até dia 19 de setembro, na RIC até 18 de setembro, na Record News até 26 de setembro e na TV COM até o dia 19 de setembro, mesma data de finalização nas rádios. O VT está disponível na Internet. Confira em www.crea-sc.org.br

Campanha apresenta atuação e importância dos profissionais em

diversas áreas do Sistema

Tecnologia da Informação é prioridade

Aquisição de novos equipamentos, modernização do sistema e contratação de novos funcionários

são alguns dos investimentos

3º Seinsp reunirá inspetores e diretores regionais na capital

O Conselho realiza nos dias 22 e 23 de outubro, no Praia Brava Hotel, em Florianópolis, o 3º SEISNP - Seminário Estadual de Inspetores Regionais do CREA- régio ais das 28 inspetorias e escritórios regionais do estado, além da diretoria do Conselho, conselheiros, presidentes de entidades de classe, conselheiros federais e funcionários.

Adria

no C

omin

Adria

no C

omin

O CREA-SC e o Sindicato da Habitação de Florianópolis/Tubarão (Secovi) assinaram no dia 13 de agosto, durante o 17º Salão do Imóvel – Construfair, um convênio de Cooperação Técnica para desenvolvimento, impressão e distribuição de um “Manual Informativo aos Síndicos de Condomínios do Estado de Santa Catarina”. O manual do Síndico apresenta a importância do registro profissional junto ao Crea e alerta para a contratação de profissionais habilitados para a gestão de condomínios. O documento está disponível na Home Page do CREA: www.crea-sc.org.br 17º Salão do Imóvel - O CREA-SC participou de 10 a 15 de agosto no Centrosul, em Florianópolis, do 17º Salão do Imóvel, Construfair-SC e Expo Condomínio, feira com foco no consumidor que tem interesse em comprar, construir ou reformar um imóvel. O stand do Conselho foi em parceria com a Mútua/Caixa de Assistência dos Profissionais e com a CredCrea/Cooperativa de Crédito dos Profissionais do CREA-SC.

SECOVI e CREA lançam Manual do Síndico

Eng. Civil Laércio Domingos Tabalipa (E), 1º Vice Presidente, Eng. Civil Carlos Alberto Xavier,

Presidente Mútua/Caixa-SC e Presidente Zucatto assinam convênio.

Dani

ela

Luiz

a M

arch

ezan

Stand do CREA-SC, Mutua/Caixa-SC e Cred CREA, no evento.

Adr

iano

Com

in

CREA-SC

8

Page 9: Ago_Set_Out2010

Ex

pre

ss

as

CREA-SC prestigia formatura de Agronomia da UnoescO presidente do CREA-SC, Eng Agr Raul Zucatto prestigiou no

último dia 07.08 a solenidade de formatura da primeira turma do Curso de Agronomia da Unoesc Campus Aproximado de Campos Novos, no Clube Acqua Camponovense. O formando Sérgio Ariel Trevisan recebeu do CREA o Troféu de Honra ao Mérito por melhor desempenho acadêmico. Colaram grau 27 bacharéis em Agronomia, os quais passam a atuar profissionalmente no Oeste catarinense e em outros estados.

AGENDA DO PRESIDENTE

O CREA-SC participou no dia 20.08 da abertura da Oficina Estadual de Avaliação dos Planos Diretores Participativos em Santa Catarina, realizada na Assembléia Legislativa, em Florianópolis. A pesquisa foi desenvolvida a nível nacional envolvendo: Ministério Público Federal e Estadual, Ministério das Cidades, CREA-SC, Caixa Econômica Federal, Cohab, prefeituras e instituições de ensino. O presidente Raul Zucatto prestigiou o evento.

O objetivo foi traçar um diagnóstico de alguns municípios catarinenses cujos planos diretores foram desenvolvidos e implementados conforme o Estatuto das Cidades, Lei 10257/2001, que estabeleceu prazo de cinco anos para a efetivação dos projetos. Em 2007, o Sistema Confea/Creas em parceria com o

Ministério das Cidades, fez um levantamento quantitativo em todo o país sobre os municípios que conseguiram concluir seus planos diretores. A pesquisa, agora, faz uma avaliação qualitativa em 24 municípios catarinenses quanto aos objetivos sociais dos planos.

Pesquisa avalia planos diretores em 24 municípios

Divu

lgaç

ão C

REA-

SC

Júlio Colombo - Pres. da Famcri (E), Deputado Valmir Francisco Comin, Eng. Agr. Raul Zucatto - Pres. do CREA-SC, Deputado Valdir Colatto, Eng. Agrim. Paulo

Squizatto, Eng. Helcio Ramos de Jesus - Vice-Pres. da Acic, Eng. Carlaine - Professor da Unesc e Tadeu Santos - Pres. da ONG Sócios da Natureza, durante debate.

Foto

Div

ulga

ção

Colaram grau 27 bacharéis em Agronomia

Diretoria do CEDEC discute plano de trabalho para gestão 2010-2011 O CREA-SC participou no dia 01.08, em Rio do Sul, da primeira reunião da Diretoria

Executiva do CEDEC – Colégio Estadual de Entidades de Classe, constituída em maio de 2010, durante o 10º CEP – Congresso Estadual dos Profissionais do CREA-SC. Durante a reunião foi discutida a elaboração de um plano de trabalho do CEDEC para a gestão 2010-2011. O Coordenador Estadual do CEDEC e Diretor Regional de São Miguel do Oeste, Eng. Agr. José Carlos Paiva Filho revela que a participação dos profissionais junto às entidades, é uma das propostas. No dia 13.11, a diretoria do CEDEC volta a se reunir em Florianópolis para definir as prioridades.Diretoria do CEDEC reunida em Rio do Sul

Seminários aprimoram áreas de fiscalização e atendimentoPromover o aperfeiçoamento dos procedimentos e a integração entre as áreas de

fiscalização e atendimento foi o objetivo principal dos eventos 13° SEFIS - Seminário Estadual de Fiscalização e do 5° SEADI - Seminário Estadual de Agentes Administrativos das Inspetorias do CREA-SC. Os seminários aconteceram nos dias 30 e 31.07, no Hotel Recanto das Águas, em Balneário Camboriú – SC e reuniram cerca de 200 participantes entre fiscais, agentes administrativos, diretoria, diretores regionais, coordenadores de câmaras e assessores. Durante o evento, o CREA-SC, a AFUC - Associação dos Funcionários do Conselho e o Departamento de Fiscalização, prestaram uma homenagem ao Fiscal Wilson Manoel do Nascimento, que em março de 2010 completou 36 anos de trabalho no CREA-SC.

Evento reuniu cerca de 200 colaboradores em Balneário Camboriú

Vito

r H

ugo

Adria

no C

omin

Homenagem

Ano 9 - nº 72 - Ago/Set/Out 2010

9

Page 10: Ago_Set_Out2010

ma

ras

e P

len

ári

a

Reunião nacional propõe criação de novas Câmaras de QuímicaQuímica

O Eng. Quim. Paulo Constantino, Conselheiro do CREA-SC e Coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Química participou de 2 a 5.08, em Recife, Pernambuco, da 3ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Química (CCEEQ). Durante três dias, representantes de 16 regionais discutiram propostas de mudanças, melhorias e instalação de câmaras da área em outros regionais. Do encontro, saíram oito propostas que passarão pela análise técnica da Comissão de Ética e Exercício Profissional do Confea, para posterior apreciação e aprovação pelo plenário Federal. Atualmente, a representação da modalidade é limitada a 14 regionais. Destes, apenas oito contam com câmaras especializadas específicas. Nos demais a representação se por meio de câmaras mistas, normalmente, associadas à modalidade de engenharia industrial.

A Prefeitura Municipal de Florianópolis apresentou no dia 13.08, durante reunião da Câmara Especializada de Engenharia Civil, o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), cujas principais metas são o tratamento da água, esgoto, resíduos sólidos e a drenagem urbana para os próximos 20 anos. A divulgação junto ao CREA-SC, assim como em outros órgãos como a Fatma, o Ibama e a Câmara de Vereadores, tem por objetivo buscar apoio e sugestões para o aperfeiçoamento e a implementação do projeto. De acordo com o Eng. Sanit. Nelson Bittencourt, Secretário Adjunto de Habitação e Saneamento Ambiental da Prefeitura de Florianópolis, estão sendo realizadas oito audiências públicas na capital para debater o Plano com todos os segmentos da sociedade.

Florianópolis recebe Reunião Nacional de Câmaras EspecializadasO CREA-SC sedia nos dias 29 e 30.09, e 1.10, a Reunião Nacional de Coordenadores das Câmaras Especializadas de Engenharia de

Agrimensura. O evento será no Hotel Mercuri, no Itacorubi, em Florianópolis-SC. Mais informações em www.crea-sc.org.br

O PEC – Programa de Educação Continuada do CREA-SC apoiou no primeiro semestre deste ano 63 cursos de aprimoramento profissional com participação de 3.613 profissionais. O programa é executado em parceria com as entidades de classe com apoio financeiro do Conselho. O objetivo é o aperfeiçoamento e a atualização constante dos profissionais registrados. De 2006 a junho de 2010, o programa apoiou a capacitação de um total de 29.500 profissionais com a realização de 759 cursos e investimento de mais de R$ 3,2 milhões. O orçamento apresentado para 2010 foi de R$ 1 milhão de reais, com previsão de realização de 317 cursos, envolvendo 34 entidades de classe. O novo assessor de capacitação profissional, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann, que assumiu o cargo em agosto de 2010, explica que o programa é fundamental para aproximar o CREA-SC das entidades de classe e dos profissionais, além de oferecer a possibilidade de atualização e aperfeiçoamento profissional constante aos profissionais registrados no sistema. O prazo para inscrição dos projetos para o PEC 2011 é 31.12.

PEC capacita mais de 3,6 mil profissionais no primeiro semestre de 2010

Plano Municipal de Saneamento Básico é apresentado durante reunião da CâmaraCivil

Plano prevê o tratamento da água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana para os próximos 20 anos

Aprovados balancete do 2º trimestre e reformulação orçamentária de 2010

Durante a plenária de agosto foi aprovado por unanimidade o balancete do 2º trimestre de 2010. As informações foram apresentadas pelo consultor financeiro do CREA-SC, Cont. Jorge Luiz Cascaes. Ele também apresentou um quadro comparativo com indicadores de janeiro a junho dos anos de 2009 e 2010. Segundo Cascaes, em função da não construção da nova sede foram feitas adaptações em alguns ítens do orçamento, como a contratação de novos empregados e ajustes na parte tecnológica. Também foi aprovada por unanimidade a reformulação orçamentária de 2010, realizada todos os anos no segundo semestre. Como não houve alteração no valor do orçamento, somente adequação das rubricas, a reformulação não precisou passar pela apreciação do plenário do CONFEA.

Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann é o novo Assessor de Capacitação Profissional

Adria

no C

omin

Adria

no C

omin

Engenharia de Agrimensura

CREA-SC

10

Page 11: Ago_Set_Out2010

Co

nfe

a /

tua

/ C

red

Cre

aA CredCrea, Cooperativa de Crédito dos Profissionais do

CREA-SC, realizou nos últimos dias 23, 24 e 25 de setembro o seu 1º Feirão de Carros. A iniciativa em parceria com a Phipasa possibilitou a aquisição de automóveis zero quilômetro da marca Fiat para os cooperados da CredCrea, em condições especiais. Durante os três dias de feirão na sede da ACE, Associação Catarinense de Engenheiros, em Coqueiros, Florianópolis, os cooperados puderam fazer um Test Drive no novo Uno. Segundo Gelásio Gomes, presidente da Cooperativa: “A ideia do feirão é antiga, mas só agora pode ser colocada em prática. Isso porque a logística necessária a um evento como esse, demanda

uma série de alinhamentos internos e externos. Nossa primeira experiência mostrou-se muito positiva, o que já nos levou a iniciar contatos com representantes de outras marcas, com vistas à realização do 2º Feirão de Carros”. Mais informações em www.credcrea.coop.br

1º Feirão de Carros CredCrea

Norma para conforto térmico e acústico tem novo prazo

Publicada há pouco mais de dois anos e programada para entrar em vigor em novembro próximo, a NBR 15575, norma instituída pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, foi criada para melhorar o desempenho da construção civil. Entretanto, diante das dúvidas e dos reflexos que pode vir a causar na cadeia produtiva do setor, a norma precisa de mais tempo para entrar em vigor – em princípio maio de 2011. A NBR 15575 se refere a conforto térmico (material utilizado), luminosidade (posição do terreno, tamanho das janelas), ventilação, acústica (o que inclui portas com novos padrões) e reaproveitamento da água, entre outros itens, a serem considerados em edificações de até cinco pavimentos.

Para esclarecer dúvidas, um plano de ação que mobilize a indústria para a adaptação às exigências da norma está sendo elaborado por um grupo que tem à frente a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic). O trabalho deve ficar pronto ainda em setembro e refletirá as dificuldades e as sugestões apresentadas pelos segmentos da construção civil. Reação - Os reflexos da NBR 15575 preocupam diversos segmentos envolvidos na construção civil. Critérios para requisitos gerais e de sistemas estruturais, sistemas de pisos internos, de vedações, coberturas e hidrosanitários estão entre as exigências da NBR 15575, cuja aprovação causou reação entre os profissionais da cadeia produtiva do setor.

Benefício facilita construção ou reforma de imóveis

Nor

ma

conf

orto

con

fea

Norma deve entrar em vigor em maio de 2011

Vantagem concedida pela Mutua/Caixa de Assistência, o “Construa Já” tem como objetivo atender aos profissionais da área tecnológica que estão construindo, reformando ou ampliando sua residência ou escritório e que necessitam de financiamento para comprar materiais de construção. O valor limite de financiamento é de quatro vezes a renda líquida familiar até o máximo de 50 salários mínimos, com prazo de reembolso de até 36 vezes e parcelas não superior a 25% da renda líquida familiar apurada.

Entre os pré-requisitos para concessão estão: ser associado há mais de um ano; estar adimplente com anuidades e benefícios; possuir idoneidade cadastral; ter capacidade de pagamento e ser proprietário do imóvel ou terreno.

NBR 15575

Ano 9 - nº 72 - Ago/Set/Out 2010

11

Page 12: Ago_Set_Out2010

Cerca de 2500 profissionais prestigiaram no dia 25.08, em Cuiabá-MT, a cerimônia de lançamento da 68ª Soeaa - Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura

e Agronomia, que será realizada pelo CREA-SC e Confea, de 27 a 30 de setembro de 2011, no Centrosul, em Florianópolis. O tema central será “Pesquisa e Inovação Tecnológica: Conhecimento Profissional a Serviço do Desenvolvimento Sustentável”, com previsão de público de 3.500 profissionais e 800 estudantes da área tecnológica. Mais informações em www.crea-sc.org.br O lançamento aconteceu durante o encerramento da 67ª Soeaa, no Centro de Eventos Pantanal, evento realizado de 23 a 25 de agosto. O CREA-SC esteve presente com uma delegação de 110 participantes entre profissionais, conselheiros, diretores regionais, fiscais, assessores, diretoria e o presidente, Eng. Agr. Raul Zucatto. No lançamento, o Conselho apresentou a diversidade e o potencial tecnológico, econômico e cultural de Santa Catarina através de vídeos, depoimentos de autoridades e shows artísticos. O presidente do CREA-SC ressaltou que as semanas de engenharia representam uma oportunidade para se discutir as grandes necessidades das categorias profissionais, troca de experiências e os temas de maior relevância para o desenvolvimento do estado e do país. “Parabenizamos ao CREA-MT, ao Confea e a Mútua, pelo evento realizado com enorme sucesso e singular competência. Em 2011, trabalharemos para que a 68 SOEAA seja um marco de inovação, criatividade, representatividade e participação democrática”, afirmou Zucatto em seu pronunciamento durante a solenidade de lançamento. Conferências, painéis e debates com o tema “Construindo uma agenda estratégica para o sistema profissional” fizeram parte da programação da 67ª SOEAA. Paralelamente, foi realizado o 7º CNP – Congresso Nacional dos Profissionais e a ExpoSoeaa – Feira Tecnológica, uma oportunidade para empresas do segmento divulgarem seus produtos e serviços. No final da 67ª SOEAA foi aprovada a carta de Cuiabá. Veja os resultados em www.soeaa.org.br

CREA-MT transferiu bandeira do evento ao CREA-SC, Conselho que sediará o evento em 2011

Cerca de 2500 profissionais prestigiaram lançamento do evento. Acima delegação de Santa Catarina

Eden

ilson

Agu

iar

Eden

ilson

Agu

iar

Eden

ilson

Agu

iar

Da esq. p/ dir. Eng. Agr. Raul Zucatto, Pres. do CREA-SC; Eng. Civ. Marcos Túlio de Melo, Pres. do Confea; Eng. Agr. Jonas Dantas, Pres. do CREA-BA; René Bayma Filho, Coord. do CDEN - Colégio de Entidades Nacionais; Arq. José Wellington Costa, Pres. da Mutua/Caixa de Assistência dos Profissionais; durante ato da inscrição simbólica da 68ª Soeaa

Grupo de dança Eduxi

CREA-SC lança SOEAA 2011

CREA-SC

12