agenda mor semana - edição de 05 outubro de 2013

43

Upload: municipio-de-montemor-o-novo

Post on 21-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Agenda de eventos do Município de Montemor-o-Novo

TRANSCRIPT

Page 1: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013
Page 2: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

Transitórios l Flávia SantoroCentro Interpretativo do Castelo

A exposição poderá ser visitada gratuitamente de 3ª a 6ª feira das 15h00 às 18h00, até ao próximo dia 31 de Outubro de 2013, no Centro Interpretativo do Castelo.

Os trabalhos da Oficina de Olaria podem ser apreciados no Mercado Municipal

As peças em exposição estão para venda...CONTRIBUA PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL E MATERIAL, POIS ESTE PRECISA DE SI! O valor das peças expostas reverte na totalidade para o Telheiro - Encosta do Castelo.

Mais informação, Catálogo e Preçário emhttp://telheiro.oficinasdoconvento.com/?page_id=298

Oficinas do Convento | Centro UNESCOConvento de S. Francisco, Carreira de S. Francisco 7050 - 160 Montemor-o-Novo tlf. 266 899 824 | Nélia Martins 969 852 390 | Marta Mattioli 925 396 146 www.oficinasdoconvento.com www.facebook.com/oficinasdoconvento

Page 3: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013
Page 4: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

“Um lugar de encontro, um percurso coletivo. Arte e Cultura em Montemor-o-Novo (25.000 AC – 2012)” patente no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo

Page 5: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

Exposição

“Pintar a Pré História” trabalhos desenvolvidos com as escolas do 1º ciclo do concelho, patente durante todo o mês no Cine-Teatro Curvo Semedo.

Page 6: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a associação cultural Oficinas do Convento, têm o prazer de o convidar para a inauguração no dia 5 de outubro de 2013, pelas 18h30, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo,

para a instalação do artista Zimoun "50 motores dc preparados, cabo isolado, caixas de cartão 43x30x5cm”.

Zimoun é um artista autodidacta actualmente a viver em Berna. O seu trabalho tem sido apresentado em exposições individuais e coletivas, bem como em performances na Europa, América do Norte, Ásia, África e América do Sul. Zimoun tem realizado inúmeras residências, tem sido galardoado com prémios e tem actuado como professor convidado. Usando componentes simples e funcionais, Zimoun constrói plataformas sonoras pensadas de forma arquitetónica. Explorando ritmo mecânico e fluxo em sistemas preparados, é comum nas suas instalações incorporar objetos industriais. Numa demonstração obsessiva de materiais simples e funcional, estes trabalhos articulam uma tensão entre os padrões ordenados do Modernismo e as forças caóticas da vida.

Page 7: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013
Page 8: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013
Page 9: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013
Page 10: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013
Page 11: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

Este conjunto de seminários é uma exploração prática da exteriorização de percepções intimas através do movimento e da expressão simbólica e verbal. Recorrendo a um vasto leque de técnicas e exercícios inovadores vamos perceber como escolhemos nos mover e ocupar o espaço, a sós, com par e em grupo.O objectivo é chegar ao diálogo/sintonia psicofísico connosco e com o que nos rodeia e entender as nossas escolhas.Pelo estímulo lúdico e a curiosidade, a atenção e a autoconsciência tentaremos chegar ao movimento genuíno e profundo, energético e fluido. Esta pesquisa/aprendizagem é ideal para refrescar e reorganizar a criatividade e o autoconhecimento.

Os seminários são orientados por Pia Krämer, investigadora do movimento, formadora e psicoterapeuta, trabalha há 20 anos com a Dance Movement Therapy. Desde 2002 que lecciona no O Espaço do Tempo.

Horário“O Corpo que Pensa I e II”: sábado 14h-19h, domingo 10h -15h“O Corpo que Pensa III”: diariamente 10h-18h

FuncionamentoOs seminários terão lugar em Montemor-o-Novo, entre Outubro 2013 e Junho 2014, nas instalações de “O Espaço do Tempo”, Convento da Saudação.

Informações e inscrições > O Espaço do Tempo - Convento da Saudação, 7050-164 Montemor-o-Novo T: 266 899 856/7 f: 266 899 858 e-mail: [email protected]

Page 12: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013
Page 13: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

A CASA DE ILUSÕES

Baseado na obra Le Balcon, de Jean Genet, a peça A Casa de Ilusões é um exercício de imaginação. Segundo ele, "A peça não é uma sátira a isto ou àquilo. Ela é a glorificação da Imagem e do Reflexo.A Casa de Ilusões acompanha um período de revolução em que as pessoas vivem com medo, sob a ameaça constante de bombas, nunca sabendo quando serão atingidas. Estas apenas querem manter-se abrigadas. É neste contexto de conturbação social que as personagens se refugiam na casa de ilusões, dirigida por Irma e pela sua ajudante Carmem. Aí, os clientes podem soltar as amarras e os tabus sociais, realizando os seus caprichos mais obscuros. Fechados neste submundo, os homens vêm projetar, num estonteante ridículo, os seus desejos e as suas incapacidades em disfarces que refletem os vários Pilares da Sociedade: a Igreja, a Justiça, o Exército, a Polícia… mas também espelha a relação patrão/escravo e rico/pobre e as relações amorosas. Assim, cada qual é o que sempre sonhou ser. As cenas vão-se sucedendo até à cena da própria Morte, associada ao momento da derrota de uma Revolução que não se sabe se realmente se está a passar lá fora, se faz parte da ilusão.E será que a ilusão não é afinal realidade? Prepare-se então para deixar os preconceitos à porta do teatro. Hoje, como sempre. Especialmente com Genet. Pois este é um convite a uma viagem ao interior de uma certa corrupção humana, que ficamos sem saber se será ou não a nossa essência original.Na casa das ilusões, tudo é possível e vemos que a fantasia vivida ali não é menos real que os problemas que nos assolam. Pede-se um mínimo de audácia. Venha rir-se… do ridículo.Casa de Ilusões, a nova peça da Theatron - Associação Cultural, tem encenação de Hugo Sovelas, tem estreia no Festival de Teatro 2013, nos dias 3,4 e 5 de outubro, nos Claustros do Convento da Saudação (Castelo de Montemor).

Elenco: Helder Pais, Bernardino Samina, João Veiga, João Macedo, Álvaro Mascarenhas, Cláudio Peixe, Bernardo Xavier, Joana Silveira, Bia Estróia, Maria João Crespo, Beatriz Silva, Rosa Souto Armas, Sofia Sampaio e Zara Sampaio.

Adereços e figurinos: Hermínia Santos e Graça PiresTécnico de Luz e Som: António CostaContato Theatron: 266891452 ou 967401257

http://theatron.pt.vu

Page 14: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

Lançamento da Curta-Metragem "O que houver de ti Vou Procurar" dia 5 de Outubro, às 17h00, no Convento da Saudação.

Um filme de Paulo Quedas

Uma co-produção da Theatron Associação Cultural e Original Features

Com o apoio de Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Caixa de Crédito Agrícola, Praça Filmes e Espaço do Tempo

OS SALTIMBANCOS!No dia 5 de Outubro, pelas 21h00, no Convento da Saudação, uma criação da Theatron Associação Cultural/ Espaço do Tempo, desta vez virada para os mais pequenos - OS SALTIMBANCOS!

SINOPSE: Numa noite em que o sono não parece ter forma de chegar, 5 crianças, entre o conforto do quarto e a sua larga imaginação, contam a história de “Os Músicos de Breman”. Um conto escrito pelos irmãos Grimm e adapatado por Chico Buarque para um musical (Os Saltimbancos) que narra viagem de um burro que sonha tornar-se músico na grande cidade. Durante o caminho irá encontrar outros animais diferentes dele. Nesta aventura vão perceber que amizade e a união são a melhor forma de vencer todas as dificuldades que possam encontrar.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA:Encenação: Paulo QuedasDesenho de Luz: Tiago CoelhoProdução: Todinha Santos e Carla PomaresCenografia/Figurinos: Graça Pires, Herminia Santos e Paulo QuedasElenco: Afonso Mascarenhas, Ana Marquito, António Mascarenhas, António Silva, Bruno Machado, Filipe Souto Armas, Inês Pinto Correia, Laura machado e Rita MataMusica: Elementos da Oficina do CantoAgradecimentos/Apoios: Maria do Amparo, Samuel Quedas e Hugo Sovelas.

Page 15: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

FrigoNight Party - uma produção do Naco de Gente - dia 6 de Outubro, às 17h00, no Cinte-Teatro Curvo Semedo

“Numa adaptação do surreal texto O frigorifico, de Copi (...), este espetáculo contém: um telefonema da Austrália; duas agressões (seguidas); uma cloroformização (sem agressão); um editor falido; um escritor ex manequim; um detetive à procura de uma coisa qualquer; um cão afegão com incontinência urinária; uma psicanalista com incontinência verbal; uma mamã alcoólica com um fraco por cheques; uma morte seguida de ressurreição, e ratos… muitos ratos…"

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA:Direção, dramartugia e espaço cénico: Sónia Barbosa. Técnica: José Manuel Figueiredo. Interpretação: Inês Pedrosa, Maria Batista, Sara Ferreira, Francisca Barroso, Ana Rita Silva, Alicia Mertz, Tomás Batista.

Dia 6 de Outubro, às 17h00, em local ainda por definir -

Constantino o Contador de Fábulas, da companhia Valdevinos Teatro de Marionetas.

SINOPSE Constantino “o contador de fábulas” é um homem introspetivo, resignado com a mediocridade a que o seu país chegara. As memórias perseguem-no como que fantasmas sombrios. Um carrinho velho carrega os cenários, os velhos bonecos, os aplausos do público, que tanta felicidade lhe deram nos tempos áureos da sua vida de ator, bonecreiro. Um dia, após um diálogo com o diabo, compromete-se com o destino e decide voltar para trás do retábulo e retomar o último dia que apresentara a sua versão da fábula “A lebre e a tartaruga”. “Constantino o contador de fábulas” remete o espectador, num lapso temporal, a assistir no passado à ação que decorre no presente. Uma sátira social conduz este espetáculo envolto em cenas de drama e comédia, em momentos verdadeiramente tocantes e provocadores.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA Autoria: Fernando Cunha Encenação/Interpretação:Fernando Cunha/Joaquim Guerreiro Cenografia:Ana Pinto/Fernando Cunha /Joaquim Guerreiro Construção marionetas/adereços:Ana Pinto Música:Norma Carvalho Rapper:Gonçalo Cunha Voz-off:Norma Carvalho /Paulo Cintrão/Paulo Campos dos Reis Design gráfico:Norma Carvalho Fotografia/Vídeo:Ricardo Reis Produção:Ana Pinto

Page 16: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

Dia 6 de Outubro, às 17h00, no Grupo União Sport Sancristovense, na Freguesia de São Cristovão

Sonhar ao Longe, a 33ª Produção da Baal 17.

SINOPSEEm “Sonhar ao Longe…” temos a rua como reflexo do Mundo. Duas “criaturas” como espelho de todos os que conhecemos e de todos os outros que procuram viver num canto novo que os faça felizes e que procuram, igualmente, fazer com que esse sítio se torne melhor. Espetáculo criado através da exploração do teatro físico, onde o gesto é a principal fonte de comunicação, desenvolve um universo mágico onde duas criaturas procuram o seu canto ideal no Mundo. Mas estarão eles preparados para escolher um único canto para ficarem a viver o resto das suas vidas?

FICHA TÉCNICA E ARTISTICA:Cenografia e figurinos / Bruno Guerra com assistência de Patricia Almeida e Diana Lopes Música original / António Silva, Luciano Cuviello e Manuel Maio Banda Sonora / Marco Ferreira Cartaz / Amélia Carapinha Operação técnica / Paulo Troncão Direção produção / Sandra Serra Assistência produção / Ana Antão Gestão / Rui Ramos

Page 17: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

Dia 06/ de outubro, às 21h30, no Convento da Saudação

“Canções i Comentários, Exmo. Sr. Blarmino", Uma criação de Rui Catalão

SINOPSECanções i comentários será um acto de resgate cultural; um documentário cénico sobre a música de Blarmino; uma narrativa sobre o seu talento e insucesso; um exercício de interpretação, escuta e encenação das suas canções, com suas histórias e anedotas; uma digressão pela memória recente de uma geração que nasceu depois do 25 de Abril e que parece cultivar o auto-apagamento; uma celebração musical colectiva.Nesta peça, será contada a história de um músico e escritor de canções que no primeiro decénio do séc. XXI, antes de abandonar o país, concretizou um impressionante corpo de canções sobre a vida, os valores e as expectativas da sua geração, e que no entanto é totalmente desconhecido da generalidade do público.A partir de gravações feitas em concertos, de entrevistas registadas em vídeo, da projecção das letras das canções para serem lidas e cantadas colectivamente, da narração de histórias, da reconstituição de temas ao vivo, assim como de comentários ao conteúdo das canções, Canções i Comentários é um convite para o público entrar na música da sua própria vida ou como espectador em cena, ou cantando, ou partilhando as suas histórias e comentários pessoais, ou dançando ao som das músicas, ou descobrindo o seu lugar no interior do espectáculo.Através das canções e das histórias de Blarmino, Canções i Comentários propõe fazer eco da voz, da palavra, da poesia, e do sentido histórico de uma geração inteira de jovens adultos sem ocupação aparente, sem emprego, que passou a sair à rua para expressar a urgência de encontrar uma presença activa na sociedade, mas que parece perdida na reivindicação de um caminho, para além da fuga ou para dentro de si mesma, ou para fora do país.Não se trata de reivindicar o mundo como ele deveria ser, mas de encontrar um lugar nele. Como canta Blarmino numa canção já escrita de Londres para os portugueses em 2012: “Boy/ Vou-te contar como até dói/ A bicharada emergiu do esgoto e invadiu/ o Cristo-rei// E uma a uma/ Até já não sobrar nenhuma/ Lá fui comendo a sumaúma / Da almofada em que repousei...// Toca lá essa/ antes que esqueça / Iá, curto cenas maradas/ O que é que se faz por aí?”

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICACriação e Interpretação: Rui Catalão / Sonoplastia: João Bento / Banda Sonora: Pedro Oliveira / Desenho de Luz: Cristóvão Cunha / Videasta: Jorge Jâcome / Captação de Imagem: We are Interactive / Figurino: Azusa Dannohara

Page 18: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

Se Esta Rua Fosse Minha" .. Oficina de expressão dramática (integrado no Festival de Teatro Montemor'13), Orientado por Catarina Caetano.

Direcionado para idades entre os 6 e os 14 anos.

-- THEATRON - Associação CulturalRua de Damão, Apartado 647050-909 Montemor-o-Novo

Telef.: 266 891 452Tm : 967 401 257

Page 19: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

Dia 9 de outubro, às 21h30, No Cine-Teatro Curvo Semedo - Comuna Teatro de Pesquisa com “João Villaret”

Homenagem centenário nascimento João Villaret

SINOPSEHomenagem a João Villaret é um espectáculo com a duração de 50 minutos, com dois actores Carlos Paulo e Ana Lúcia Palminha e um músico Hugo Franco que recria os grandes números que o actor João Villaret criou em vários espectáculos de revista e que se tornaram verdadeiros exemplos daquele género de teatro que se tornou popular em meados do século passado.O espectáculo recria também alguns dos poemas originiais que foram escritos para o actor por António Botto, António Lopes Ribeiro, etc. e ainda outros poetas que Villaret revelou ao público português através dos seus inesquecíveis recitais.João Villaret foi pelo seu talento, o seu rigor, a sua grande exigência e, sobretudo, pelo grande amor que tinha pela Língua Portuguesa, uma figura fundamental da cultura portuguesa do século XX, que soube, como muito poucos, dignificar a actividade do actor em Portugal e dar-lhe uma dimensão impar no panorama teatral português de então.É ainda uma oportunidade de fazer recordar às gerações mais antigas de portugueses que tanto o admiraram, a grandeza do seu trabalho e para, simultaneamente, dar a conhecer às camadas mais jovens a qualidade de um trabalho que se tornou uma referência incontornável no seu tempo, e felizmente, para lá dele, através de vários discos que deixou gravados, onde estão registadas muitas das suas actuações ao vivo, sobretudo nos famosos recitais do Teatro São Luis.João Villaret merece esta homenagem e merece que a sua memória seja perpetuada como exemplo de coerência e rigor, numa época tão difícil e fechada como aquela em que viveu: o Estado Novo em Portugal.É ainda este trabalho um reencontro com aquilo que a Revista Portuguesa teve de melhor, qualidade e ousadia, e que tornaram aquele género de teatro no mais popular no nosso país durante mais de 80 anos consecutivos.

Apoios de: Câmara Municipal de Lisboa, R2, Antena1, Governo de Portugal|Secretário de Estado da Cultura, DGArtes

Page 20: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

Dia 10 de outubro, às 21h30, no Cine-Tearo Curvo

Semedo, Lama Associação com JBWB - 900.

SINOPSEJBWB900 são dois homens diferentes, em vários fragmentos que se conhecem e questionam sobre a simplicidade temporal, realçando com um lirismo aquilo que é a repetição do momento. Em que estão, em que estiveram. São o pastoreamento das teorias que nos assolam, quando finalmente encontramos as respostas no dia seguinte, subservientes e cegos ao interminável preenchimento do tempo da vida.Podem ser amantes.Podem ser irmãos.Podem ser actores.Velhos-jovens.É o vazio que permite responder.Existem. Mas o tempo não pára.Mesmo que eles, façam o papel errado.

FICHA ARTÍSTICATexto, encenação e interpretação de João de Brito e Wagner BorgesProdução LAMA

No mesmo dia 10 de outubro, às 22h00, no Salão Nobre do

Cine-Teatro Curvo Semedo - Artes e Engenhos com “Um Arquivo do Quarteto”

"Um Arquivo do Quarteto"Também algumas palavras a propósito do espectáculo Quarteto, imagens do processo de criação e dos materiais videográficos, duas cenas em tom de evocação, uma crítica inesquecível. Um museu de amores putrescentes, a nossa memória precisa de muletas.

QuartetoObjecto teatral para dois actores, com quatro ou mais faces. A premissa é tomar como material de criação os registos audiovisuais existentes e disponíveis na Web de duas encenações de Quarteto, de Heiner Müller, apresentadas no país, para elaborar um painel. Explorando o filão do jogo de papéis que estrutura o texto de Müller, apropriamo-nos de gestos, imitamos entoações, repetimos sempre um pouco diferente, usamos um casaco parecido e uns óculos, recompomos a música. Estabelecemos ligações perigosas, abrimos lugar para uma breve história natural da arte dramática das feras.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICATexto: Quarteto, de Heiner Müller \Tradução e Dramaturgia: Anabela Mendes \Encenação e Interpretação: Alexandre Pieroni \Calado Co-criação e Interpretação: Sandra Hung \Movimento: Bruna Antonelli \Som: João Ferro Martins \Design de Comunicação: Miguel Pacheco Gomes \Fotografia: Carolina Thadeu e Miguel Pacheco Gomes \Produção: Artes e Engenhos/Ana Sêrro

Page 21: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

Dia 11 de outubro, às 21h30, no Salão Nobre do Cine-Teatro Curvo Semedo

Teatro ao Largo com "Mighty Tales".

SINOPSEUma noite de teatro e canções tradicionais irlandesas, com Helen Lane, a bem conhecida cantora/compositora de Galway, na Irlanda, e Steve Johnston, músico e diretor artístico do Teatro ao Largo.A peça central do espetáculo é uma opereta, que segue a vida agitada de 'A Bruxa de Clare', Biddy Early, uma curandeira que viveu no início do Sec. IX em County Clare, e travou uma batalha constante, durante toda a sua vida, contra a igreja e as autoridades. A peça, cantada por Helen Lane e escrita por Steve Johnston, é representada por meio de um tradicional Teatrinho Mecânico.O programa continua com baladas irlandesas, como “Eamonn an Chnuic” - acompanhada por harpa irlandesa uma seleção de canções tradicionais mais conhecidas e canções do repertório moderno irlandês.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICAElenco: Helen Lane Cantora / Steve Johnston Viola, Harpa irlandesa e CantorProdução e direcção técnica: Pedro Pinto Leite

Page 22: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

11 e 12 de outubro de 2013

PROPOSITÁRIO AZUL “3 X Beckett=...” (ESPECTÁCULO E FORMAÇÃO)- 11/10/2013 Conferência com Prof. Armando Nascimento Rosa das 10h às 13h (Centro Juvenil de Montemor-o-Novo)- 11/10/2013 Workshop com as actrizes Rócio Galan, Sara Graça e Sónia Neves das 14h às 18h (Centro Juvenil de Montemor-o-Novo)- 12/10/2013 Espectáculo “3 X Beckett” às 21h30 (Salão Nobre do Cine-Teatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo)

3 X Beckett = …é uma produção da Propositário Azul Associação Artística, estreada no Instituto Cervantes, em Nova Iorque, em Julho de 2012 e que estará em cena de 10 a 20 de Julho de 2013 na Sala Estúdio do Teatro da Trindade.O trabalho de Beckett oferece uma perspetiva tragicômica e negra sobre a natureza humana. As suas peças incorporam uma visão, representam um problema ético ou emocional, louvam e riem sobre a humanidade - os nossos heróis e os nossos tolos. Elas são subtis e cromáticas. Tal como é uma sinfonia.Os 3 dramatículos que serão apresentados: VAI E VEM, PASSOS e NÃO EU refletem a nossa visão de apresentação direta a um público.Conceito e interesse cultural do projetoA estreia contou com atrizes de 3 nacionalidades: Canadiana (atriz convidada), Portuguesa e Espanhola. Em Nova Iorque o espetáculo foi apresentado na íntegra em inglês. Agora a nossa equipa é composta por duas atrizes portuguesas e uma espanhola. Em Lisboa o espetáculo foi apresentado em português e castelhano.Agora 3 X Beckett = ... está a crescer e a abrir as suas asas. Estamos a apostar em apresentá-lo dentro e fora do país, uma vez que o espetáculo foi pensado para viajar. Temos um cenário minimalista e uma equipa pequena. O nosso objetivo é dar a conhecer melhor este autor, torná-lo mais acessível a todos. Iremos realizar um workshop para atores e não atores, sempre que possível e houver interesse das duas partes. Para tal contamos com a preciosa colaboração do Prof. Dr. Armando Nascimento Rosa, que se ocupará da conferência na altura da apresentação. A parte prática ficará a cargo das atrizes do espetáculo.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICAEncenação: Jim Boerlin / Assistência de Encenação: Hugo Sovelas / Produção: Adilson Gomes e Carla Pomares / Interpretação: Rocío Galán, Sara Graça e Sónia Neves / Cabelos: Luísa Vieira / Guarda-Roupa: Catherine Siracusa / Cenografia: Giovanni Villaro / Desenho de luz: William Agosto (NY) e Alexandre Costa (Lisboa) / Designer Gráfico: Cristina Novo / Fotografia do cartaz: Hugo Franco / Tradução NOT I para português: Paula Seixas / Conferência Jornada Beckett "Um dia Feliz": Prof. Armando Nascimento RosaApoios: DGArtes, INATEL, Art Institute, Fundação GDA, Junta de Freguesia do Beato, Pro.Dança Agradecimentos: Instituto Cervantes de Nova Iorque, Spain Culture Nova Iorque, Verkami

Page 23: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

No dia 12 de Outubro, pelas 17h00, no Grupo União Sport Sancristovense, na Freguesia de São Cristovão, uma criação da Theatron Associação Cultural/ Espaço do Tempo, desta

vez virada para os mais pequenos - OS SALTIMBANCOS!

SINOPSE: Numa noite em que o sono não parece ter forma de chegar, 5 crianças, entre o conforto do quarto e a sua larga imaginação, contam a história de “Os Músicos de Breman”. Um conto escrito pelos irmãos Grimm e adapatado por Chico Buarque para um musical (Os Saltimbancos) que narra viagem de um burro que sonha tornar-se músico na grande cidade. Durante o caminho irá encontrar outros animais diferentes dele. Nesta aventura vão perceber que amizade e a união são a melhor forma de vencer todas as dificuldades que possam encontrar.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA:Encenação: Paulo QuedasDesenho de Luz: Tiago CoelhoProdução: Todinha Santos e Carla PomaresCenografia/Figurinos: Graça Pires, Herminia Santos e Paulo QuedasElenco: Afonso Mascarenhas, Ana Marquito, António Mascarenhas, António Silva, Bruno Machado, Filipe Souto Armas, Inês Pinto Correia, Laura machado e Rita MataMusica: Elementos da Oficina do CantoAgradecimentos/Apoios: Maria do Amparo, Samuel Quedas e Hugo Sovelas.

Dia 14 de outubro às 14h30 e 21h30, no Cine-Teatro Curvo Semedo - Teatro Extremo com o espectáculo "Retratos"

SINOPSE: A invulgar família Barata com um negócio de uma agência funerária em crise convoca uma reunião para encontrar soluções e decide invocar os antepassados. Com a intervenção do público tudo faz para os trazer aos nossos dias e assim reanimam Bocage, Camões, Fernando Pessoa, a Marquesa de Alorna, Guerra Junqueiro, Antero de Quental e Eça de Queirós que nos trazem outras visões de tempos difíceis no nosso país. Uma comédia musical que propõe divertir e surpreender a assistência.

Ficha Artística e Técnica: Criação coletiva; Coordenação: Fernando Jorge Lopes; Interpretação:

Bibi Gomes, Fernando Jorge Lopes, Francisca Lima, João Dacosta, Rui Cerveira; Desenho de Luz: Celestino Verdades; Cenografia: Fernando Jorge Lopes, Celestino Verdades e Zé Rui; Figurinos e Adereços: Arminda Moisés Coelho; Música Original: João Dacosta; Movimento: Maria João Garcia; Animação Vídeo: Manuel Barrisco; Design Gráfico: P2F atelier; Fotografia: Vítor Cid

Classificação Etária: M/12 anos; Duração: 90m c/intervalo Público em Geral: jovem/adulto; Público Escolar: 9º ano, Ensino Secundário e Superior

Page 24: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

Dias 15 e 16 de outubro, nas Escolas das Freguesias, "A Lenda das Amendoeiras", Uma produção do Teatro Extremo.

SINOPSE:Um contador de histórias conduz-nos à época em que Portugal era ainda um país de contos de fadas e mouras encantadas... ao reino árabe do Algarve, onde vivia um rei que desposou uma princesa oriunda do Norte. Mas a princesa padece de uma doença estranha. Um sábio e poeta descobre que a causa dessa doença é a saudade que a princesa sente da sua terra natal. Aconselha então o rei a mandar plantar muitas amendoeiras, e quando estas florirem, farão lembrar à princesa a sua terra e ela curar-se-á.

Ficha Técnica e ArtísticaInterpretação: Fernando Jorge Lopes; Música: André Louro; Cenografia e Figurinos: Teatro Extremo e Alice Rôlo; Adereços: Ana Taipas e Jean Marc Dercle; Produção Executiva: Sofia Oliveira; Assistência de Produção: Paula Almeida; Divulgação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos Monteiro; Promoção: Vítor Pinto Ângelo

Público: m/5 anos; Público Escolar: pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico (5 aos 10 anos)Duração: 15m s/intervalo

Page 25: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

Dia 16 de outubro, às 21h30, no Cine-Teatro Curvo Semedo, "Sermão aos Peixes", uma produção do TrigoLimpo Teatro ACERT

SINOPSEUm casal de sem-abrigo dá voz ao texto do Sermão do P.e António Vieira

“Peixes, a primeira coisa que me desedifica de vós é que vos comeis uns aos outros.Não só vos comeis uns aos outros senão que os grandes comem os pequenos.Se fora pelo contrário, era menos mal. Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande."

O “Sermão de Santo António aos peixes” foi proferido pelo Padre António Vieira em 1654 mas mantém ainda toda a actualidade. A crítica que o autor faz ao ser humano através da alegoria dos peixes é tão notável e acutilante que, infelizmente, continua a fazer todo o sentido.No espetáculo do Trigo Limpo teatro ACERT um casal de sem-abrigo dá voz ao texto do Sermão. Principalmente ele, uma vez que de cada vez que ela tenta falar se vê impossibilitada de o fazer.O casal acorda frente ao público e paralelamente ao ritual diário, mínimo no caso deles, vai proferindo as palavras do Sermão, como se da sua verdade se tratasse. De exemplo em exemplo desferem a sua raiva e encontram as razões da sua miséria. Ironizam sobre a sua situação através da situação actual de toda a humanidade, perdão, através do louvor das virtudes e da repreensão dos vícios, não dos homens mas dos peixes…

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICATexto: a partir de “Sermão de Santo António aos peixes” de Padre António Vieira e “O aquário” de Karl Valentin /Conceção: Pompeu José /Dramaturgia, encenação e interpretação: Pompeu José e Raquel Costa /Cenografia: Zétavares e Pompeu José /Colaboração no cenário: Cláudio Lima e Rui Ribeiro /Música: Gustavo Dinis /Desenho de luz: Luís Viegas /Técnico: Paulo Neto /Carpintaria: Carmoserra /Produção: Marta Costa Class. Etária: M/12Duração: 55 minutos

Page 26: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

Dia 17 de outubro, às 21h30, nas Oficinas do Convento, Projecto Ruínas repõe o espectáculo

"Insight"

Insight: peça coreográfica que revela o caminho de uma dupla de artistas na criação do seu número de antologia. Um concentrado de acontecimentos, um processo criativo, retrato de uma crise criativa, reflexo de inseguranças e certezas, manifestação de pensamentos e desejos.

Insight:criação em várias camadas. Um jogo em que as personagens em cena revelam os seus pensamentos, enquanto dialogam um com o outro. É um exercício de rigor e agilidade dos intérpretes enquanto exploram uma coreografia repetitiva que vai evoluindo, e que pela simplicidade da sequência dos movimentos, se transforma também ela num jogo com o público.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICATexto: Francisco Campos | Interpretação: Francisco Campos, Leonor Keil | Espaço Cénico: Nuno Borda d'Água | Desenho Luz: Nuno Patinho | Grafismo: Miguel Rocha | Produção: Carla Pomares | Co-produção: Projecto Ruínas - O Espaço do TempoApoios | Câmara Municipal de Montemor-o-Novo - Direcção Geral das Artes - Fundação Eugénio de Almeida - Oficinas do Convento

Page 27: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

Dia 18 de outubro, às 21h30, no Cinte-Teatro Curvo Semedo, "Ibéria", uma produção de Peripécia Teatro

SINOPSEUma grande batalha em que o absurdo, a ironia e o humor lutam com lendas, factos históricos e episódios inverosímeis!!Três actores encontram-se num palco vazio. Cada um leva consigo um pequeno kit. Este inclui um simples manual de instruções do qual se servirão para realizar uma fugaz, mas hilariante viagem pela História da Península Ibérica.Vão-lhes aparecer três pastorinhos...Vão dar por si rodeados por uma cruel batalha: Portugueses, Castelhanos e Muçulmanos.Encarnarão Camões e Cervantes, que contarão as lendas de Inês de Castro, de Viriato, e de Numância assediada pelos Romanos.Vão-lhes aparecer três pastorinhos...Terão que enfrentar-se, cara a cara, com a Padeira de Aljubarrota, na Batalha com o mesmo nome.Viajarão nos barcos de Vasco da Gama e de Cristovão Colombo. E o que acontecerá durante a Dinastia Filipina?...Vão-lhes aparecer três pastorinhos...

Episódios:Batalha do Salado / Inês de Castro / Viriato e Numância / Batalha de Aljubarrota / Descobrimentos / Tratado de Tordesilhas / Dinastia Filipina / O Milagre

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA:Criação e Interpretação: Noelia Domínguez, Sérgio Agostinho, Ángel Fragua | Luminação: Paulo Neto e Luis Viegas | Operação de luz: Eurico Alves | Figurinos e Adereços: José Rosa | Desenho Gráfico: Zétavares / Pedro Coelho | Fotografia: Carlos Teles | Direcção: José Carlos GarciaClass. Etária: M/12Duração Aprox: 75 min. Sem intervalo

Page 28: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

sáb. 12 de Out.>

Visita à exploração de agricultura biológica da Herdade do Freixo do Meio9h30 Posto de TurismoPasseio pedestre pela exploração, monte principal e unidades de transformação da Herdade do Freixo do Meio. Simultaneamente com esta caminhada, vamos perceber como é possível pôr em prática uma agricultura sustentável, respeitando os recursos naturais e os ciclos da natureza.

Inscrições: devem ser efetuadas até à quarta-feira anterior a cada passeio.

Inscrições e confirmações no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo.

Posto de Turismo de Montemor-o-Novo Largo Calouste Gulbenkian 7050-192 Montemor-o-Novo.Telef. 266 898 103Fax. 266 877 096E-mail: [email protected] ; [email protected] ou www.cm-montemornovo.ptHorário: 09:30h às 13h00 14h30 às 18h00.Encerra ao Domingo.

Page 29: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013
Page 30: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013
Page 31: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013
Page 32: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013
Page 33: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013
Page 34: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013
Page 35: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

AF Évora Divisão de Honra 2013/2014Jornada 1 / Série B2013-09-28 / 16h00Alcaçovense | Santana do CampoFazendas do Cortiço Giesteira

Page 36: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013
Page 37: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013
Page 38: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

Inscrições/Informações:Grupo de Cicloturismo de Montemor-o-Novo> 266890989 [email protected]

Page 39: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013
Page 40: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

AF Évora Divisão de Elite 2013/2014Jornada 2 2013-10-06 / 16h00

Lavre | CalipolenseCampo da Amoreira, Lavre

Cabrela | Juventude de ÉvoraCampo de Cabrela

AF Évora Divisão de Honra 2013/2014Jornada 2 / Série B / 2013-10-06 / 16h00

Escouralense | ValençasParque de Jogos 25 de Abril, Santiago do Escoural

Page 41: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013
Page 42: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

A Câmara Municipal aderiu ao projeto “A Minha Rua”. Trata-se de uma

plataforma online, acessível através do endereço http://www.portaldocidadao.pt/portal/aminharua/situationreport.aspx , onde os munícipes podem contactar com a autarquia, reportando situações que surjam nos espaços públicos (veículos abandonados, problemas de iluminação, recolha de lixo…). Através da plataforma a autarquia dará resposta às questões colocadas. Colabore com a sua Câmara Municipal na melhoria das condições de vida do nosso concelho.

Page 43: Agenda Mor semana - edição de 05 outubro de 2013

In formações Úteis

Posto Municipal de TurismoTel: 266 898 103 | De 2ª a Sábado das 09h30 às 13h00 e das 14h30/18h00. Encerra ao Domingo.email: [email protected]ário:

Centro Interpretativo do CasteloTel: 266 898 103 | (abril a outubro) 3ª feira a Domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30. Encerra à 2ª Feira.email: turismo_dcdj@ cm-montemornovo.pt

Museu de ArqueologiaTel: 266 890 235 | Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Encerra à 2ª Feira.

Núcleo de Interpretação Ambiental dos Sítios de Cabrela e MonfuradoTel: 266 837 476 | Visitas mediante marcação prévia Tel: 266 898 103/912 254 659e-mail: [email protected]

Biblioteca Municipal Almeida FariaTel: 266 898 105 | Dias utéis das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00, Sábados das 14h00 às 18h00 Encerra ao Domingo.email: [email protected]

Galeria MunicipalTel: 266 898 100 | De 3ª Feira a 6ª Feira: 10h00 às 12h00 - 15h00 às 18h00 Sábados: 15h00 às 18h00. Encerra ao Domingo e 2ª Feira.

Arquivo MunicipalTel: 266 898 100 | Dias utéis: 10h00/12h30 -15h00/18h00email: [email protected]

Centro JuvenilTel: 266 898 100 | Dias utéis: 10h00/13h00 e das 14h00/19h00email:centrojuvenil_dcdj@cm-montemornovo .pt

Oficina da CriançaTel. 266 898 100 | Dias utéis: 09h00/12h00 - 14h00/18h00.email:[email protected]

Contactos

Telefones FarmáciasDe serviço em Outubro

Câmara MunicipalGeral: 266 898 100Águas: 266 898 101(a partir das 16h30 e fins de semana)

Bombeiros266 899 180

ElectricidadeAssistência Técnica800 506 506

EDP Emergências800 501 000

EB 2,3266 892 566

Escola Secundária266 892 346

Centro de Saúde de Montemor-o-Novo Unidades Funcionais de SaúdeUCSP - 266899520UCC - 266899522USF - 266898710

Hospital S. João de Deus266 898 040

Estação Rodoviária266 892 110

GNR266 898 050

Táxis266 892 333 / 266 892 444707 277 277

Farmácia Central - 266 892 242Dias 1, 6, 11, 16, 21, 26, 31

Farmácia da Misericórdia - 266 899 140Dias 2, 7, 12, 17, 22, 27, 01/11 Farmácia Freitas - 266 892 226 Dias 3, 8, 13, 18, 23, 28

Farmácia Sepúlveda - 266 857 804Dias 4, 9, 14, 19, 24, 29

Farmácia NovAlentejo - 266 892 117Dias 5, 10, 15, 20, 25, 30

https://www.facebook.com/municipio.montemornovo http://www.cm-montemornovo.pt