agenda cultural junho julho 2012

8
agenda cultural jun | jul 12 batalha BATALHA 05 > 10 Junho 2012 11ª FEIRA do LIVRO e do JOGO “Santa Maria” assinalam 500 anos da criação da Paróquia de Reguengo do Fetal 23 de Junho

Upload: sergio-henriques

Post on 12-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Agenda Cultural Junho Julho 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Agenda Cultural Junho Julho 2012

agenda cultural

jun | jul 12batalha

BATALHA05 > 10 Junho2012

11ª FEIRAdo LIVRO e do JOGO

“Santa Maria” assinalam 500 anos da criação da Paróquia de Reguengo do Fetal23 de Junho

Page 2: Agenda Cultural Junho Julho 2012

Com a participação da Selecção das Quinas no Grupo B do Campeonato de Futebol – Euro 2012, a decorrer de 8 de Junho a 1 de Julho na Polónia e na Ucrânia, sugere-se a visita ao site oficial do Futebol Europeu, em www.uefa.com, onde se obtém toda a informa-ção relativa a esta competição.O Município da Batalha transmitirá em ecrã gigan-te, na Praça Mouzinho de Albuquerque, todos os jogos da 1ª Fase de grupos, dispu-tados pela selecção nacional, nos dias 9, 13 e 17 de Junho.

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) dá con-tinuidade ao programa de visitas guiadas. As visitas decorrem sempre nos primeiros Domingos de cada mês, às 11h30 e são dirigidas a todo o público interessado em conhecer e aprofundar conhecimentos sobre o Museu e as suas colecções.Informações através do email: [email protected]

Visitas Guiadas no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha

MCCB

www O SÍTIO DA INTERNET RECOMENDADO

1ºs domingos do mês 11h30

Page 3: Agenda Cultural Junho Julho 2012

Junho2, 3 e 4

1

BATALHA

As Festas da Santíssima Trindade realizam-se, confor-me o Calendário Litúrgico, oito semanas depois do Domingo de Páscoa. Cumprindo a lenda que explica como foi resolvida uma praga de insectos que atacou os celeiros dos frades dominicanos, o ponto alto das festividades consiste no lança-mento, durante a procissão, de merendeiras bentas no local do Carvalho do Outeiro, na Vila da Batalha. Estes festejos constituem uma interessante manifestação re-ligiosa, cujo responsável pelo cortejo, o “Imperador”, enca-beça a Procissão de Ofertas com tabuleiros decorados com os tradicionais bolos de “fer-radura”. O cortejo tem lugar no dia 3 de Junho, às 12h45. Consulte todo o programa das Festas, no Portal do Município da Batalha / Agenda.

Festas da Santíssima Trindade

A 31 de Maio e 1 de Junho, realizam-se diversas actividades dirigidas a alunos do Pré-Escolar, 1º e 2º CEB, no âmbito da realização da II Feira do Conhecimento e das comemorações do Dia Mundial da Criança. Numa iniciativa organiza-da pelo Agrupamento de Escolas da Batalha, com o apoio do Município, a Praça Mouzinho de Albuquerque vai transformar-se num autênti-co “laboratório vivo”, com mais de uma dezena de espaços vocacionados para os alunos pro-cederem à realização de pequenas experiências científicas.No dia 1 de Junho, para além de se manterem as actividades de índole científica, têm lugar visitas a exposições de trabalhos de expressão plástica, sessões de dramatização de contos e visionamento de um filme no Auditório Municipal.

PRAÇA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE

Feira do Conhecimento e Dia Mundial da Criança

Junho

Page 4: Agenda Cultural Junho Julho 2012

Decorre na Vila da Batalha, no dia 10 de Junho, a partir das 9h30, junto ao Pavilhão Multiusos, a I Concentração de Bicicletas Antigas. A ini-ciativa é da Junta de Freguesia da Batalha e está inserida no âmbito das comemorações dos

500 anos da criação da Paróquia/Freguesia da Batalha. O evento compreende a realização de um passeio (Batalha, Cancelas, Brancas, Arneiro, Golpilheira, Ponte do Crasto, Batalha) e consti-tui uma excelente oportunidade para poder apreciar verdadeiras relíquias de duas rodas.Inscrições gratuitas no local de partida e oferta de lembranças a todos os participantes.

BATALHA05 > 10 Junho2012

11ª FEIRAdo LIVRO e do JOGO

Decorre de 5 a 10 de Junho, na Praça Mouzinho de Albuquerque, a XI edição da Feira do Livro e do Jogo. A iniciativa conta com a participação de 7 livrarias, que representam mais de 25 editoras do país e que divulgam as últimas edições literárias. Destaque também para a componente do Jogo, com as representa-ções de chancelas como a Zoch, Gigamic, Rex Games, entre outras. Quanto às editoras representadas na Feira, o destaque vai para chancelas como a Areal Editores, Caminho, Assírio & Alvim, Estampa, Porto Editora, Livros do Brasil, Bizâncio, Plátano, Caminho, D. Quixote, Impala, Teorema, Presença, Relógio D`Água, 7 dias 6 noites, Gailivro e Oficina do Livro, entre outras.

Grande Concentração de Bicicletas Antigas

J. F. BATALHA | 09H30Junho 10

Page 5: Agenda Cultural Junho Julho 2012

V Grande Prémio de Ciclismo “Município da Batalha”

PAVILHÃO MULTIUSOS DA BATALHA | 15H30 JunHo10

Horários:Dia 5 de Junho | Terça-feira: 14h00 às 21h00Dias 6 e 8 de Junho | Quarta e Sexta-feira: 10h00 às 23h00Dias 7 e 10 de Junho | Quinta-feira e Domingo: 11 às 21h00Dia 9 de Junho | Sábado: 11 às 23h00

Programação:6 de Junho | Quarta-feira | 21h30Serão de Contos, com Jorge Serafim - Stand Up Comedy8 de Junho | Sexta-feira| 21h30Teatro “O Mentiroso” pelo Teatro ao Largo 9 de Junho | Sábado | 16h30Cerimónia de entrega de Certificado de pertença da Biblioteca da Batalha à Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO9 de Junho | Sábado | 17h00Inauguração da Exposição “A UNESCO em Cartazes”9 de Junho | Sábado | 17h30Apresentação do Concurso “O Fio da Memória - O Conto” IV edição9 de Junho | Sábado | 19h45Transmissão em ecrã gigante do jogo de futebol “Euro 2012” – Portugal x Alemanha9 de Junho | Sábado | 21h30Apresentação do Projecto PLIP – Projecto de Leitura Inclusiva Partilhada9 de Junho | Sábado | 22h00Teatro “A Pesca” NKT-RSR Rei sem roupa - Associação Cultural10 de Junho | Domingo | 18h00Teatro Infantil “O Rei que Comia Histórias” – Teatro Pandora

Tem lugar no dia 10 de Junho, junto ao Pavilhão Multiusos da Batalha, às 15h30, o grande prémio de Ciclismo “Município da Batalha”, numa organização da Associação de Ciclismo de Santarém. Os ciclistas percorrerão um traçado com mais de 80 quilómetros de extensão, por diversos lugares do Concelho da Batalha.

FESTAND - BACBATALHA ANDEBOL CLUBE | 10H00 JunHo10

Decorre no dia 10 de Junho, pelas 10h00 junto à Estátua de D. Nuno Álvares Pereira, o FESTAND organizado pelo Batalha Andebol Clube (BAC). O evento conta com a presença de alguns atletas de renome nacional como João Ferreirinho do Benfica, Pedro Portela do Sporting e Maria Pereira, da Selecção Nacional. Destaque ainda para a Conferência “Do Comportamento à dife-rença”, a realizar na sede do BAC (antiga Escola António Cândido da Encarnação), às 14h30 e contará com a participação, entre outros, de Carlos Resende, treinador do ABC de Braga.

Page 6: Agenda Cultural Junho Julho 2012

A Junta de Freguesia de Reguengo do Fetal organiza nos dias 23 e 24 de Junho um conjunto de iniciativas inseridas nas comemorações dos 500 anos da criação da Paróquia/Freguesia de Reguengo do Fetal. Destaca-se, no dia 23 de Junho, o concerto com a conhecida banda do Norte do país, “Santa Maria”,

às 22h30, sendo que no dia seguinte, decorre às 16h00, uma Missa Solene, presidida pelo Sr. Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto. O programa inicia-se, porém, às 14h30, no Centro Pastoral Nª Srª dos Remédios, onde será apresentada a mais recente pu-blicação da autoria do Professor Doutor Saul António Gomes, que compila alguns dos mais importantes documentos históricos sobre esta paróquia criada no Século XVI. Segue-se, às 18h00, a inauguração no Largo da Praça da Fonte, de um monumento evocativo aos 500 anos da criação da Paróquia e às 19h00, um momento de convívio, no mesmo local.

CASAL RELVASJun/JuL 11 A 7

IX Torneio de Futsal “Município da Batalha”

O Torneio de Futsal “Município da Batalha” vai decorrer no campo de jogos da Sociedade Recreativa Relvense. Dirigido às associa-ções e atletas do Concelho da Batalha, este evento desportivo congrega uma grande participação de atletas, pretendendo-se fomentar o convívio das equipas participantes. Aberto a joga-dores naturais e/ou residentes neste Concelho, a IX edição do Torneio de Futsal “Município da Batalha” decorre de 11 de Junho a 7 de Julho.

REGUENGO DO FETALJunHo 23 e 24

“Santa Maria” assinalam 500 anos da criação da Paróquia de Reguengo do Fetal

Page 7: Agenda Cultural Junho Julho 2012

Festival “Música em Leiria” - Ensemble VocalCMB /Orfeão de Leiria

Agenda Cultural da Batalha n.º 58 | Junho e Julho 2012

Edição: Gabinete de Impresa | Município da Batalha

Concepção Gráfica: sistema4

Solicite-nos um exemplar através do telefone 244 769 110

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

fichatécnica

MOSTEIRO DE SANTA MARIA DA VITÓRIA | 21H30

O Mosteiro da Batalha acolhe mais um concerto integrado no âmbito do XXX Festival Música em Leiria, com a participação do consagrado agrupamento Ensemble Vocal “Cappella Duriensis”, do Porto, com direcção a cargo de Jonathan Ayerst. O concerto tem lugar às 21h30 e os ingressos podem ser adquiridos no próprio local.

JunHo24

PRAÇA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE

Insufláveis, caracterização facial, oficinas de pintura e trabalhos manuais, jogos tradicionais, música e muita animação são os ingredientes de mais uma Feira de ATL que decorre no dia 17 de Julho, domingo, na Praça Mouzinho de Albuquerque. Numa organização conjunta da rede concelhia de ATL e do Município da Batalha, a Feira de ATL, esta ano alusiva à te-mática “Povos e Culturas do Mundo”, pretende dar a conhecer aos Pais as actividades desenvolvidas pelas crianças nos tempos livres e proporcionar a estas um dia inesquecível. O programa compreende ainda a apresentação da banda “Metamorphosis”.

JuLHo17

VIII Feira dos ATL’s

Page 8: Agenda Cultural Junho Julho 2012

Calendário de actividades culturais

Bombeiros Voluntários da Batalha 244 768 500Bombeiros Voluntários da Batalha (Secção de São Mamede) 244 704 234Centro de Saúde da Batalha 244 769 920Câmara Municipal da Batalha 244 769 110Biblioteca Municipal 244 769 871Auditório/Cinema Municipal 244 769 870Mosteiro de Santa Maria da Vitória 244 765 497Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) 244 769 878Tesouraria da Fazenda Pública 244 765 537Conservatória R.C.P. 244 764 120Correios 244 769 100Rodoviária 244 765 505Posto de Turismo 244 765 180Guarda Nacional Republicana 244 769 120Santa Casa da Misericórdia da Batalha 244 766 063Escola E.B. 1+2 Mouzinho de Albuquerque 244 769 290Escola Secundária C/3º CEB da Batalha 244 769 180Escola Profissional de Artes e Ofícios Tradicionais 244 767 595Farmácia Ferraz 244 765 124Farmácia Padrão 244 765 449Farmácia Silva Fernandes 244 703 084Junta de Freguesia da Batalha 244 766 818Junta de Freguesia da Golpilheira 244 767 018Junta de Freguesia do Reguengo do Fetal 244 705 113Junta de Freguesia de São Mamede 244 704 454Rádio Batalha 244 769 720Táxis Batalha 244 765 410

contactosúteis

evento

música desporto

teatroexposição

infantil

Junh

o010203040506070809101112131415161718192021222324252627282930

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

Julh

o

01020304050607080910111213141516171819202122232425262728293031

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

feira

visitas guiadas