agenda abril 2015

28
identifica esta foto? consulte a página 21

Upload: biblioteca-municipal-proenca-a-nova

Post on 14-Aug-2015

60 views

Category:

Government & Nonprofit


0 download

TRANSCRIPT

identifica esta foto?

consulte a página 21

ediçãoMunicípio de Proença-a-Nova

coordenação editorial, recolha de informação e redaçãoGabinete de Comunicação e Promoção Turísticae Colaboradores da Autarquia

grafismo e produçãoGabinete de Comunicação e Promoção Turística

paginaçãoCarine Pires - RVJ Editores

fotografiasBanco de imagens da Câmara Municipal de Proença-a-Nova

impressãoRVJ Editores Av. Brasil, 4 r/c, 6000 909 Castelo Branco

tiragem2100 exemplares

distribuição gratuita

A Câmara Municipal agradece a todas as pessoas e instituições que contribuíram para o conteúdo da agenda deste mês.A programação divulgada nesta edição pode sofrer alterações por motivos imprevistos.Mais informações em www.cm-proencanova.pt

Sugestões ou pedidos de assinatura da agenda através do e-mail:[email protected]

Esta agenda foi escrita de acordo com a nova ortografia

agenda culturalnota de aberturacalendárioiniciativasmemórias e tradiçõesexposiçõesespetáculosdesportocentro ciência vivabibliotecacinemainformaçãopatrimóniocontactos úteisroteiro

3

Parabéns Biblioteca Municipal!

A nossa biblioteca vai apagar as 20 velas este mês e, depois de um ano a antecipar a data, chegou finalmente o momento de felicitar a instituição pelas duas décadas de vida a promover o conhecimento. Porque também é um espaço de liberdade, a comemoração do aniversário da biblioteca está marcado para o dia 25 de abril, com duas iniciativas em destaque: a abertura da sala Comendador Sebastião Alves e o espetáculo Trovas & Canções que traz o ator Ruy de Carvalho ao Auditório Municipal.

Em abril, ainda não sabemos se de águas mil, aproveite os dias maiores para participar nas inúmeras atividades que se realizam um pouco por todo o concelho. Como uma abelha que saltita entre flores, visite os moinhos de vento e de água, participe em mais um passeio pedestre que nos presenteará com paisagens que mostram o quanto a natureza pode ser magnífica, ouça fados ou rock and roll, aprenda a fazer queijo ou passe um dia a tirar fotografias. Acima de tudo divirta-se!

nota deabertura

4

Abril 2015

12

2 F 4

6 7 9 11

13 14 15 16 17 18 19

20 21

8

seg ter qua qui sex sáb dom

nova crescente cheia minguante

1 P

10

22 26

27 28

F

Abóbora; Acelga; Agrião; Aipo; Alcaparra; Alecrim; Alface; Alfazema; Alho francês; Amendoim; Batata; Beringela; Beterraba; Brócolos; Cebola; Cebolinho; Cenoura; Chicória; Coentro; Couves; Ervilha; Espargo; Espinafre; Fava; Feijão; Manjerico, Manjerona; Melancia; Melão; Milho; Morangos, Nabo e Nabiça; Pepino; Pimento; Rabanete; Salsa; Segurelha; Tomate; Tomilho. Desbastar sementeiras que se apresentem muito densas. Trate os morangueiros erradicando as ervas daninhas e cortando estolhos em excesso. Amontoe os espargos. Faça tutores para as favas, ervilhas, pepinos, feijão de trepar e tomateiros.

TERRA

JARDIM

NO JARDIM, CANTEIROS OU FLOREIRAS, SEMEIE/PLANTE:

NA HORTA, SEMEIE/PLANTE:

Açafate de prata/ouro; Agerato; Áster; Begónia sempre em flor; Begónia tuberosa; Boas noites; Bocas de lobo; Catos; Campainha; Cana indica; Centáurea; Chagas ou Capuchinhas; Cóleo; Cosmos; Cravo; Cravo túnico ou da Índia; Crisântemo; Crista de galo; Dália; Espargos; Estátice; Flox; Gerbera; Gipsofila; Gladíolo; Gloxínia; Girassol; Jarros amarelos; Lírios; Malmequer; Maravilha; Manjerico; Nardos; Petúnia; Portulaca; Prímula; Sálvia; Sempre-viva ou malmequer de palha; Verbena; Verónica; Zínia.

29

‘Em Abril cada pulga dá mil'

23 24

30

(consulte o site do município em Ambiente e Espaços Verdes – Jardins - ‘O Jardim e a Horta ao longo do ano' e 'Incompatibilidades entre plantas')

5

iniciativas

Sábado e domingo 4 e 5

SPORT CLUB SOBREIRENSERECINTO DE FESTAS - SOBREIRA FORMOSA

O fim de semana de Páscoa, que tradicionalmente é motivo para a reunião de muitas famílias, foi o escolhido pelo Sport Club Sobreirense para acolher o evento Páscoa Co(m)vida, no âmbito do qual serão realizadas diversas atividades. Para além do Jogo da Tala, exclusivo desta vila do concelho, está ainda previsto um jantar de convívio com sócios e não sócios e uma garraiada tradicional. O recinto de festas da Sobreira Formosa terá ainda barraquinhas de artesanato e serviço de bar. Depois de um longo período de inatividade, o Sport Club Sobreirense tem várias iniciativas planeadas no sentido de reavivar tradições antigas mas também de dar início a novas tradições, contribuindo para a dinamização social da vila. Este é o programa da Páscoa co(m)vida: Sábado 416h00 - Jogo da Tala19h30 - Jantar convívio

PÁSCOA CO(M)VIDA

Sexta-feira 3 22h00

CENTRO SOCIAL DE MONTES DA SENHORAENTRADA LIVRE

O festival Montes da Rock 'N' de Roll vai ser animado exclusivamente por bandas da região. A primeira edição desta iniciativa vai contar com atuações dos The Carlos (Castelo Branco), Soul Brothers Empire (Proença-a-Nova), The Halfzeimers (Castelo Branco), e os Nightmare & The wolfmen Trio (Sertã).

MONTES DA ROCK 'N' DE ROLL

Domingo 515h00 – Artesanato15h30 - Garraiada

6

Sábado 11 14h00

PARTICIPAÇÃO E TRANSPORTE GRATUITOSINSCRIÇÕES NO POSTO DE TURISMO (939 623 269 OU PELO E-MAIL [email protected])

Uma visita guiada ao Moinho de Vento do Pergulho e a um Moinho de Água é a proposta do Município para assinalar o dia dos moinhos abertos, uma iniciativa que se realiza a nível nacional e que tem como objetivo chamar a atenção para o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais. A visita inclui provas de degustação de pão e bolinhos feitos com a farinha que saiu do moinho.

c

VISITA A MOINHO DE VENTO E MOINHO DE ÁGUA

Cic

lo d

e T

ertú

lias

Terça 14 14h00

UNIVERSIDADE SÉNIOR DE PROENÇA-A-NOVAAUDITÓRIO MUNICIPALABERTO AO PÚBLICO EM GERAL - ENTRADA GRATUITA LIMITADA À CAPACIDADE DA SALA

Filme italiano de 1988 (drama / comédia de 155 min.), Cinema Paraíso venceu o Óscar de melhor filme estrangeiro de 1990, indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes, onde recebeu o Grande Prémio do Júri. Uma ode ao cinema, ao amor e à amizade sem interesses, apenas pelo contentamento de estar junto de quem se quer bem.

c

UM PASSEIO PELOS CLÁSSICOS: CINEMA PARAÍSO

Quinta-feira 16 21h30

20 ANOS DE BIBLIOTECA MUNICIPALBAR DO HOTEL DAS AMORASINSCRIÇÕES [email protected] (PARTICIPAÇÃO LIVRE MAS DE INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA)

Revisitar os 20 anos de vida da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova é a proposta da tertúlia deste mês, partindo sempre do pressuposto de que uma biblioteca é muito mais do que quatro paredes. Inaugurada em abril de 1995, entre os mais de 35 mil livros que a compõem estão alguns de autores do concelho, que estão convidados a participar na iniciativa e a partilhar um pouco da sua obra e da sua vivência da biblioteca municipal.

c

CICLO DE TERTÚLIAS – ECOS DE PROENÇA

7

Sábado 18

INSCRIÇÃO GRATUITA MAS OBRIGATÓRIA ATÉ 11 DE ABRIL PONTO DE ENCONTRO: ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOBRAL FERNANDO – 10H00

O grupo Encontros Fotográficos de Coimbra vai realizar um passeio fotográfico às aldeias de Sobral Fernando e Foz do Cobrão, num evento promovido pela Casa da Lena. Guias destas aldeias levarão os participantes aos locais mais emblemáticos, incluindo o rio Ocreza e o Vale Mourão, uma garganta onde o rio se estreita, tornando-se um local muito belo e que proporcionará fotografias à altura da paisagem. No alto dos rochedos, ou pairando pelo ar, é possível ver-se grifos, fantásticos animais de possante porte. A inscrição deve ser feita na página do evento no Facebook (pesquisar por passeio fotográfico às aldeias de Sobral Fernando e Foz do Cobrão), devendo indicar se pretende almoçar na Associação (pago) que preparará sopa e sandes.

PASSEIO FOTOGRÁFICO ÀS ALDEIAS DE SOBRAL FERNANDO E FOZ DO COBRÃO

Sábado 25 15h00

ABERTURA DO ESPAÇO COMENDADOR SEBASTIÃO ALVESBIBLIOTECA MUNICIPAL

Nascido na Amoreira (concelho de Proença-a-Nova), Sebastião Alves foi pintor da construção civil, estudante de medicina, deputado e empresário de um império construído a pulso. Iniciou-se no mundo dos negócios em 1944, como delegado de informação médica, passando a gestor em 1948. Presidente do grupo Atral Cipan, aos 90 anos era ainda o rosto de uma das maiores multinacionais no setor farmacêutico. Faleceu em janeiro de 2012, com 91 anos, e doou em testamento a sua biblioteca particular ao município, composta por mais de quatro mil títulos. No mês em que a biblioteca assinala o 20º aniversário, a Câmara Municipal vai fazer a abertura oficial do espaço Comendador Sebastião Alves, numa cerimónia aberta ao público.

ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES DOS 20 ANOS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Aniv

ersá

rio

da

Bib

liote

ca

Munic

ipal

8

memórias Etradições

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PROENÇA-A-NOVA: DUAS DÉCADAS A PROMOVER O CONHECIMENTO

A Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova comemora os 20 anos de existência no dia 29 de Abril de 2015. Para aqui chegar, tiveram que se vencer diversas etapas que a levaram ao patamar em que está hoje. Antes desta data, o panorama no campo da cultura no Concelho de Proença-a-Nova, no que a bibliotecas dizia respeito, não era muito animador e as que existiam lutavam com limitações de toda a ordem: falta de livros, espaço, pessoal especializado e, o mais importante, apoio monetário.

Havia bibliotecas populares em Proença-a-Nova, Sobreira Formosa e Montes da Senhora, ligadas aos cursos de alfabetização de adultos. Houve ainda a tentativa de instalar uma biblioteca no solar Batista Dinis, quando este foi doado ao Município, mas tal não se concretizou. Para além destas, merece uma referência especial a Biblioteca Móvel da Gulbenkian que, uma vez por mês, vinha a Proença e que tem na nossa Bibliomóvel uma digna sucessora.

Como em todas as realizações, há sempre o sonho inicial e depois a sua concretização: o projeto começou a tomar corpo na década de oitenta e, no final de 1994, a obra estava praticamente pronta em termos de construção civil. Nessa data já o Auditório Municipal – a funcionar no edifício acoplado à biblioteca – projetava filmes com regularidade.

Com a admissão do pessoal do corpo técnico, começou também a ser montado o equipamento próprio de uma biblioteca moderna e paulatinamente foram chegando os livros adquiridos às diversas editoras. Como curiosidade, o primeiro trabalho de catalogação foi o tratamento de 296 livros oferecidos pela Gulbenkian.

A 29 Abril de 1995 foi inaugurada a Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova, apesar de só em 5 de Julho de 1995 se iniciar o seu funcionamento pleno. Por ter sido criada de raiz, os espaços foram adaptados ao material que iriam receber - o que não acontece em edifícios já construídos, em que é o material que se tem de adaptar aos espaços existentes. Abriu com um acervo documental equilibrado, que se foi enriquecendo ao longo dos anos. Em 1995, o uso

9

Memóriasdos computadores ainda não se tinha vulgarizado: havia apenas dois

computadores 486, mas em 1998 foi criada uma mesa multimédia com 6 unidades. Hoje, a biblioteca está diferente, com mais valências na área da animação, dinamização da leitura e nas novas tecnologias.

Pouco a pouco, a Biblioteca foi entrando no quotidiano dos Proencenses, principalmente dos alunos dos diversos níveis de ensino que assim passaram a ter um espaço onde podiam ocupar os seus tempos livres. Mas não só: por ter sido a primeira biblioteca aberta ao público em moldes modernos nesta zona, era procurada por munícipes de concelhos vizinhos, e até foi pioneira a nível distrital.

Foi um trabalho de persistência, que continua ainda hoje, o de tentar mudar mentalidades numa zona em que ler e adquirir conhecimento não estava na agenda das pessoas. A imagem que muitas delas tinham de uma biblioteca era de uma sala com espaços exíguos, escuros, onde armários fechados a sete chaves guardavam livros a que só os eruditos tinham acesso e em que o guardião era um funcionário zeloso mas carrancudo. Como biblioteca de livre acesso, os livros estão ao alcance da mão: basta o leitor encontrar o que precisa e, em vez de ir à caixa como no supermercado, dirige-se à receção e requisita o livro, com a diferença de que aqui não paga. A biblioteca - como fornecedora de informação nos mais variados campos do saber - está a contribuir para criar cidadãos mais esclarecidos e, por consequência, mais livres.

Também o auditório veio suprir as necessidades de um espaço condigno em Proença-a-Nova para a realização de atos solenes, conferências, projeção de cinema, teatro e toda a panóplia de iniciativas de índole cultural. Ultimamente recebeu melhoramentos a nível do equipamento (com a projeção digital, que o colocam entre os melhores da zona).

A rede de leitura concelhia foi alargada e a biblioteca central ganhou polos em Sobreira Formosa, S. Pedro do Esteval, Atalaia e Montes da Senhora. Em 2006, a Bibliomóvel veio permitir o acesso à informação a localidades não servidas por biblioteca fixas, percorrendo o concelho de ponta a ponta.

Entre os seus milhares de leitores, encontram-se jovens que ao longo destes anos por aqui passaram (muitos deles já na vida ativa) e que por vezes aqui encontravam os livros técnicos que precisavam, evitando a sua compra que as posses dos pais muitas vezes não comportavam. Esta é a prova de que valeu e continua a valer o investimento e empenho que Município dedica à Biblioteca. Devido à crise que atravessamos, tem-se verificado novamente um aumento da requisição de livros de apoio ao ensino.

Porque nunca parou no tempo e soube adaptar-se às novas solicitações dos utilizadores, a razão da sua existência, a Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova terá o seu futuro assegurado se continuar a estar atenta como até agora.

10

exposições

“MULHERES… MOMENTOS...”EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA DE JOÃO TRINDADEGALERIA MUNICIPAL COMENDADOR JOÃO MARTINSPATENTE ATÉ 30 DE ABRIL

João Trindade selecionou um conjunto de fotografias em que o tema central é a mulher, apresentada como «a razão da vida, a razão do ser, a razão de viver». Em jeito de homenagem às mulheres que fizeram e fazem parte da sua vida, e a todas as outras, o fotógrafo espera que os momentos captados pela sua objetiva surpreendam quem os observa, sejam homens ou mulheres, independentemente da sua idade.

c

EXPOSIÇÃO COLETIVA DE ARTES MANUAISORGANIZAÇÃO DE FÁTIMA MORAIS E ROSA TAVARES (PAPELARIA ARCO ÍRIS)AUDITÓRIO MUNICIPALPATENTE ATÉ 31 DE MAIO DE 2015

São objetos banais, como pratos, tabuleiros ou caixas de madeira, até ao momento em que mãos engenhosas os transformam, decoram e valorizam, dando origem a produtos únicos. As técnicas aplicadas variam e podem ser artesanato em vidro líquido, técnica do guardanapo, craquelado e aplicação do guardanapo em tela.

c

TRABALHOS EM PATCHWORK, CAÇADORES DE SONHOS E PULSEIRASANA RITA COSTAPOSTO DE TURISMODE 1 A 30 DE ABRIL

Coloridos trabalhos em patchwork (uma técnica que resulta da junção de vários tecidos emendados que formam desenhos ou figuras), caçadores de sonhos (amuleto da cultura indígena composto por um aro de onde saem fios, penas e outros objetos) e pulseiras da autoria de Ana Rita Costa podem ser apreciados no Posto de Turismo, no Parque Urbano Comendador João Martins, durante o mês de abril.

c

11

GRUPO TEATRO APOLLO – OURÉMAUDITÓRIO MUNICIPALENTRADA GRATUITA LIMITADA À CAPACIDADE DA SALA

Em Lisboa, no dia em que a seleção angolana defronta a seleção portuguesa, num minúsculo apartamento, juntam-se cabo-verdianos, angolanos, são-tomenses, moçambicanos, e portugueses. E mais: o bebé na barriga da futura noiva, as cervejas, a pistola, a comida, os diamantes na barriga do padrinho. A reflexão de muitos dos fatores de convivialidade africana em território Europeu. Voz aos africanos que vivem e viveram em Portugal. O lado humano dos personagens sobrepõe-se às suas nacionalidades, mas não aos seus costumes. É como se fosse um abraço a todos os que celebram a língua portuguesa.

X FESTIVAL DE TEATRO: DIAMANTES, FUTEBOL E PEIXE FRITO

Sábado 11 21h30

espetáculos

BOXING DAYSegunda 13 21h00 - Sábado 18 21h00

COMPANHIA AGAPANTO #4AUDITÓRIO MUNICIPALENTRADA GRATUITA LIMITADA À CAPACIDADE DA SALA

A Oficina de Teatro Agapanto #4, do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, estreia a peça “Boxing Day” a 9 de abril mas apenas para as turmas em que estão integrados todos os elementos da oficina. Nos dias 13 e 18 de abril, a peça será apresentada a toda a comunidade.

12

TROVAS & CANÇÕES, ATORES, POETAS E CANTORES

Sábado 25 21h30

ENTRADA GRATUITA LIMITADA À CAPACIDADE DA SALAAUDITÓRIO MUNICIPAL

Este é um espetáculo inédito, da autoria de Paula Carvalho e Paulo Mira Coelho, pela forma como reúne três gerações de atores e outros grandes profissionais, como a fadista e atriz Ana Marta (Prémio Amália Revelação 2011) e as guitarras de Ricardo Gama e João Correia, ao redor da figura de Ruy de Carvalho. O espetáculo pretende recordar os poemas que tornaram famosas algumas das nossas grandes canções, tudo feito num ambiente de grande intimidade com o público.

NOITE DE FADOS

Sábado 18 21h00

CASA DO POVO DE SOBREIRA FORMOSABILHETE – 3 €

Silêncio que se vai cantar o fado! Recriando o ambiente acolhedor das casas de fado, o Sport Club Sobreirense, em colaboração com o Município, organiza uma noite de fados em que não faltará o caldo verde e a chouriça assada (as bebidas não estão incluídas no valor da entrada).

Trova

s & C

anções

13

11

PP

Domingo 15 8h30

LARGADA DE PERDIZES & FAISÕES Sábado 11 8h30

PONTO DE ENCONTRO: CAMPO DE TIRO NAVE À METADE INSCRIÇÕES ATÉ 6 DE ABRIL NA CÂMARA MUNICIPALVALOR: 50€ RESIDENTES (RESIDÊNCIA ATESTADA PELO CARTÃO DE ELEITOR) E 125€ NÃO RESIDENTES

Esta iniciativa, que pretende promover o convívio entre caçadores e contribuir para o repovoamento cinegético do concelho, decorre nos campos de treino das associações de caça das Moitas, Peral e São Pedro onde serão largadas cerca de 1500 peças. A concentração será no Campo de Tiro de Nave à Metade, na Pedra do Altar, e a inscrição inclui pequeno-almoço, almoço e caça abatida.

c

desportodesporto

116º PASSEIO PEDESTRE “ATÉ AO VALE DE ALGUÉM…”

Domingo 19 8h30

PONTO DE ENCONTRO: BIBLIOTECA MUNICIPAL | HORA DA PARTIDA: 8H30MDISTÂNCIA: 10 KM - CIRCULAR | GRAU DE DIFICULDADE: MÉDIO

Quão grato é o prazer de partir à descoberta… Este mês propomos-lhe uma caminhada até ao Vale da Ursa, por resquícios da floresta mediterrânica, onde sobreiros, oliveiras, medronheiros e urzes partilham o solo com pinhais, carquejais e eucaliptais. Iremos sem percalços até onde o olhar se perde no modelado de uma imensa paisagem multicolor… lá, onde as perturbações das nossas vidas se desvanecem e o peito se enche de ar numa quase certeza de podermos voar… de lá, iremos ao encontro dos sítios geológicos da 'pata do cavalo' e da 'mina do ouro'… e aí, contar-se-ão estórias… Conte connosco… porque nós contamos consigo!

c

V MEETING DE NATAÇÃO Sexta-feira 24 18h00

PISCINA MUNICIPAL

Todos os alunos da escola de natação do município vão ter oportunidade de mostrar o que aprenderam nos diversos estilos desta modalidade (mariposa, crawl, costas e bruços) durante o meeting que, pela quinta vez, estimula um espírito de competição saudável entre todos. As famílias e professores dos alunos juntam-se ao convívio, contribuindo para o espírito de festa da iniciativa.

c

14

Cham

pio

nsh

ip Tour

PROENÇA CHAMPIONSHIP TOUR Sábado 25 9h30

TORNEIO DE TÉNISCAMPOS DE TÉNIS MUNICIPAIS | INSCRIÇÕES ATÉ 22 DE ABRIL

Seis opens compõem o Proença Championship Tour de 2015, destinados a tenistas maiores de 16 anos. O Open Óptica Jacinto é o segundo do campeonato e as inscrições – limitadas a 16 atletas – podem ser feitas na página oficial do evento no Facebook (pesquisando por Proença Championship Tour). No final dos seis opens, o tenista que acumular mais pontos – à semelhança do ranking ATP de ténis – vence a competição.

c

II ROLAMENTOS IN FREGUESIASSábado 25 16h00

LOCAL DA PROVA: SOBREIRA FORMOSA (coordenadas: - 39.775113 N, -7.854018 W)INSCRIÇÕES GRATUITAS ATRAVÉS DO EMAIL [email protected] OU NO PRÓPRIO LOCAL ATÉ 30 M ANTES DO INÍCIO DA PROVA

Os carrinhos de rolamentos estão de volta às estradas mais íngremes do concelho. A primeira de seis provas está marcada para a Sobreira Formosa (na estrada que liga a Póvoa) e será um especial de 400 metros de pura adrenalina. Há prémios para várias categorias, incluindo carrinho de rolamentos tradicional, carrinho de rolamentos alterado, tunning, sub 12, carro mais original e melhor tempo da prova. A organização é do Grupo de Desporto do Município, junto do qual podem ser obtidas informações adicionais.

c

JOGOS DA LIGAASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE CASTELO BRANCO

Os diversos escalões da ADCPN - Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova entram em campo este mês por cinco vezes, para a Taça de Honra, Campeonato e Liga Covifil. Confira as horas dos jogos e apoie os nossos jogadores.

CAMPO DESPORTIVO SENHORA DAS NEVESc

Dia 4 15h00 ADCPN x GD Águias Moradal (Taça de Honra “José Farromba”)

Dia 12 11h00 ADCPN x Sport Ben. Castelo Branco (Juvenis)

Dia 18 16h00 ADCPN x AD Estação (Juniores)

Dia 19 11h00 ADCPN x Sertanense FC (Iniciados)

Dia 26 16h00 ADCPN x AD Estação (Liga Covifil)

15

centro ciênciaviva da floresta

Sábado 11 10h00

OFICINA DE VELAS ECOLÓGICAS

DESTINADA AOS ALUNOS DO 1º CICLOINSCRIÇÕES GRATUITAS MAS OBRIGATÓRIAS (ATÉ 9 DE ABRIL) PARA O TELEFONE 274 670 000 OU PARA O E-MAIL [email protected]

“Reciclar é criar um novo ciclo de vida, aproveitando ao máximo o que a natureza nos dá e reduzindo ao mínimo o desgaste e destruição do meio ambiente. Consciencializar todos os cidadãos para o facto de os nossos recursos naturais não serem inesgotáveis, para a importância de mudar de comportamento no que toca à poluição e ao desperdício, é hoje de vital importância para o futuro próximo da vida no nosso planeta. Trata-se, entre outras coisas, de criar novos hábitos, de fazer pequenos gestos quotidianos que, em larga escala, irão com toda a certeza contribuir para uma vida melhor: separar o lixo, colocando criteriosamente os materiais recicláveis nos ecopontos é um desses gestos. Não custa nada e vale muito.”A Valnor, em parceria com o Município de Proença-a-Nova e o CCVFloresta, promove esta ação de sensibilização composta por uma oficina de velas com óleos usados, visita à exposição permanente do CCVFloresta e o jogo “Glória da Reciclagem”.

c

16

Ciê

ncia à

la

car

te

Sábado 18 14h00 - 18h00

OFICINA DE QUEIJO ARTESANALPARTICIPANTES: MÁXIMO 15FORMADOR: VITOR BAIRRADACUSTO: 15€ INSCRIÇÕES (ATÉ 16 DE ABRIL) EM www.floresta.cienciaviva.pt

O sabor e a ciência num produto tradicional. O queijo é um alimento muito apreciado fabricado a partir do leite. É rico em proteínas, cálcio, fósforo, sódio e vitamina A. Pode ser produzido a partir de leite de cabra, ovelha e vaca ou da mistura incluindo dois ou mais.Para fazer um bom queijo é necessário utilizar um bom leite, a receita correta e o tipo de maturação adequado, bem como outras variáveis, algumas muito técnicas. Nesta oficina pretende-se fornecer aos participantes os conhecimentos teóricos e práticos básicos, para quem pretende iniciar a atividade da queijaria artesanal e obter um produto com qualidade.Este e outros aspetos sobre o fabrico do queijo serão abordados na oficina de queijo artesanal.

CIÊNCIA À LA CARTE SEM INSCRIÇÃO PRÉVIA PÚBLICO-ALVO: FAMÍLIAS E PÚBLICO EM GERAL10 ATIVIDADES À ESCOLHA 1€ POR PARTICIPANTE / ATIVIDADE AO LONGO DO DIA, EXCETO ENTRE 12H30 E 15H00DURAÇÃO 30MMAIS INFORMAÇÕES EM www.floresta.cienciaviva.ptATIVIDADE NOVA: JARDIM RECICLADO

Cria um jardim de aromáticas reutilizando materiais, reduzindo assim as quantidades de resíduos que vão para os aterros!

17

AVES E OUTRAS NATUREZAS FOTOGRAFIAS DE JOAQUIM RODRIGUESExposição patente até 30 de abrilEntrada gratuita

A Natureza mostra-nos muitas vezes aquilo que tem de mais belo, apenas precisamos de estar no local certo, à hora certa e com o equipamento certo. Ter este conhecimento é que se torna mais difícil, mas tentamos compensar com força de vontade e paciência, e ter sobretudo, muito respeito pela Natureza!

Exp

osi

ções

SUGESTÃO DO MÊS9,90

BARBIE VESTE FLORESTA Exposição patente até 30 de abrilEntrada gratuita

Os trabalhos resultantes do concurso escolar promovido pelo CCVFloresta em parceria com a Mattel vão estar em exibição até final de abril. O tema “E se a Barbie vivesse na floresta?” foi explorado por alunos de agrupamentos de escolas do distrito de Castelo Branco.

15

“O ABC DOS QUEIJOS PORTUGUESES”,

“CIÊNCIA DA ÁGUA”,

de Manuela Barbosa

Este livro é uma visita ao percurso histórico dos nossos queijos tradicionais, onde é revelada a qualidade dos queijos, a importância decisiva que o solo, o clima, a espécie reprodutora do leite, a sazonalidade e o saber fazer têm nas características específicas e na qualidade dos queijos.

da Science4youDescobre as fantásticas experiências que podes fazer com a água.

18

biblioteca

SALA INFANTO-JUVENIL DA BIBLIOTECA MUNICIPALENTRADA LIVRE

Nas tardes de sábado, a sala infanto-juvenil convida as famílias que queiram passar umas horas animadas, assistindo a filmes infantis ou participando em barulhentas sessões de karaoke.Dia 4: KaraokeDia 11: Filme “Os monstros das caixas”Dia 18: Karaoke

c

BIBLIOTECA COM VIDASábados 15h00

BARBEIRODESTINATÁRIOS: ALUNOS DO ENSINO PRÉ-ESCOLAR

Esta é a profissão em destaque em mais um Aprender Fazendo, que todas as terceiras quintas-feiras do mês dá a conhecer um mundo de profissões e atividades.

c

APRENDER FAZENDO Quinta 16 11h00

AVÓ INÊS CARDOSODESTINATÁRIOS: ALUNOS DO ENSINO PRÉ-ESCOLAR

A Família Violeta veio recordar aos habitantes da vila que, com tantas cores existentes no mundo, não há razões para indiferença e preconceito.

c

HORA DO CONTOHISTÓRIA “A VILA DAS CORES”, DE BRUNO MAGINA

Quinta 23 11h00

19

Novi

dad

es

CINEMA | AUDITÓRIO MUNICIPALENTRADA GRATUITA LIMITADA À CAPACIDADE DA SALA

Dia 01 Dei-te o melhor de mim M/12 Dia 08 O Juiz M/12Dia 15 Boyhood M/12Dia 22 November Man M/16Dia 29 John Wick M/16

c

Quartas 14h30TARDES DE CINEMA

DVD

DEI-TE O MELHOR DE MIM/ M 12

DVD

BOYHOOD/ M 12

LivrosO BICHO DA SEDADe Robert Galbraith

Livros

A MINHA COZINHA 2De Clara de Sousa

Um novo livro cheio de saborosas receitas para partilhar com os amigos e a família.

Um policial de leitura compulsiva com um enredo que não dá tréguas ao leitor.

O aclamado romance de Nicholas Sparks conta a história emocionante de Amanda e Dawnson.

Mason é um menino sonhador que se confronta com a importante decisão da sua dedicada e lutadora mãe solteira de refazer a vida em Houston.

20

cinema

*BILHETES: 1,20€ CARTÃO DE ESTUDANTE; 3,10€ NORMAL; GRATUITO CARTÃO SOCIAL MUNICIPAL

*AS SESSÕES SÓ SE REALIZAM COM O MÍNIMO DE 10 ESPETADORES

Por motivos de programação pode haver alterações no programa dos filmes

Sexta 10 21h30

CINEMA/AUDITÓRIO MUNICIPAL

Ano de produção: 2015 Realizador: Paul King Género: ComédiaPaís: Reino Unido Distribuidora: Nos Lusomundo Idade: M/06Duração: 95 minutos

PADDINGTON

Sexta 17 21h30

CINEMA/AUDITÓRIO MUNICIPAL

Ano de produção: 2015 Realizador: Robert SchwentkeGénero: Ação / Aventura Distribuidora: Pris AudiovisuaisPaís: Estados Unidos Idade: M/12 Duração:120 minutos

INSURGENTE

Sexta 24 21h30

CINEMA/AUDITÓRIO MUNICIPAL

Ano de produção: 2014 Realizador: Mortem TyldumGénero: Ação / Aventura Distribuidora: Nos LusomundoPaís: Estados Unidos Idade: M/12 Duração: 140 minutos

VELOCIDADE FURIOSA 7

21

O pormenor da fachada do Centro Ciência Viva da Floresta, colorida por um cipreste, fez a capa da Agenda Cultural do mês de março. As respostas corretas foram enviadas por Fátima Ribeiro, José Lopes e Carla Laia. Se conhece a capa desta edição, envie a sua resposta para o e-mail [email protected] a partir do dia 5 de abril: as três primeiras respostas corretas receberão um brinde. Boa sorte!

informação

CONCURSO DE CAPA

II CONCURSO / DESFILE DE TRAJES COM MATERIAIS REUTILIZADOS Por ocasião do Dia Internacional da Reciclagem, que se assinala a 17 de maio, o Município de Proença-a-Nova organiza – pelo segundo ano consecutivo – o «Desfile de Trajes com Material Reutilizado». O objetivo é chamar a atenção para este tema tão atual, estimulando a criatividade de todos os participantes. O concurso está aberto à participação de escolas, associações locais, artesãos ou qualquer outra pessoa residente ou natural do concelho de Proença-a-Nova e as inscrições devem ser feita no Posto de Turismo (ou pelo e-mail [email protected]). O resultado final será apresentado no dia 16 de maio, no edifício dos Fortes e Baterias em Sobreira Formosa, às 20h30, com a realização do desfile propriamente dito.

12, 13 e 14 de Junho: estes são os dias que vão receber a Festa do Município, este ano dedicada ao pão e outras massas. Para além da habitual zona de tasquinhas e de exposição, haverá uma avenida temática com vários ateliers, exposições, oficinas, sessões de cozinha ao vivo e muitas surpresas. Esteja atento ao Facebook do Município, onde iniciaremos a divulgação das bandas que este ano vão animar o Parque Urbano Comendador João Martins. As inscrições para os expositores decorrem entre 6 de abril e 15 de maio. O regulamento ficará disponível em www.cm-proencanova.pt no início deste mês.

FESTA DO MUNICÍPIO

22

Div

erso

s TAÇA DO MUNICÍPIO _ FUTEBOL DE SALÃOJá estão abertas as inscrições para participar na edição de 2015 da Taça do Município, cuja final está agendada para 14 de Junho (integrando a agenda de eventos da Festa do Município). As equipas interessadas deverão formalizar a inscrição através do e-mail [email protected] até ao dia 24 de abril. O sorteio dos jogos está marcado para 28 deste mês. Informações adicionais podem ser solicitadas pelo número 925 100 878.

ALMOÇO CONVÍVIO NA LIGA DE AMIGOS DA RELVA DA LOUÇAPelo 6º ano consecutivo realiza-se, na aldeia da Relva da Louça, o tradicional almoço convívio, este ano marcado para o dia 1 de Maio. A organização, a cargo da Liga de Amigos, espera juntar o mesmo número de convivas que nos anos anteriores, sempre a rondar os 250 participantes. As inscrições podem ser feitas durante o mês de abril junto de Manuel Marreiros (934 697 279) ou Abílio Lopes (965 055 459).

FESTAS NAS NOSSAS ALDEIASAs romarias e festas populares continuam a ser um dos momentos altos da vida nas aldeias, em que os habitantes e migrantes dispersos se reúnem no regresso às raízes. Este mês as festividades começam no fim de semana de Páscoa: Lameira d'Ordem e Lameira Martins celebram Nossa Senhora da Ajuda nos dias 4, 5 e 6 e na Dáspera a festa está marcada para 4 e 5 de abril. Já os Maxiais promovem a romaria à Senhora da Saúde a 6 de abril. No fim de semana de 11 abril, celebra-se o S. Gens nas Moitas e, no de 25 de abril, o São Marcos no Pergulho.

SEMANA SANTAAs celebrações mantêm-se nos horários que têm sido adotados nos últimos anos, em Proença-a-Nova. Na quinta-feira, às 20h30, inicia-se a Ceia do Senhor, seguida de adoração eucarística. A sexta-feira santa, dia em que todas as povoações confluem para as celebrações, começa com o acolhimento na capela da Misericórdia, pelas 10 horas. Seguem-se as três procissões: Pretório (11h00), Encontro (14h00, com a celebração da Paixão do Senhor) e Enterro (21h00). A vigília pascal, no sábado, irá iniciar-se às 21h00, sendo a eucaristia de domingo à hora habitual (11h30).

23

património

ABC DAS LOCALIDADESDáspera

Conta a lenda que existia na povoação uma pereira muito grande mas que, ano após ano, não dava fruto algum. Insatisfeito com a situação, o proprietário fez um ultimato à árvore, garantindo-lhe que caso não frutificasse a cortava. No ano seguinte a pereira deu apenas uma pera, batizando a aldeia de Dáspera. Fátima Santos, que partilhou esta história, não sabe dizer se a pereira foi poupada ou não! Nascida e criada naquela que é uma das aldeias localizadas mais a Norte do concelho, na extrema com os municípios de Oleiros e Castelo Branco, recorda outra história que ouvia dos seus pais: “quando eles eram pastores já ouviam dizer que, numa propriedade chamada Cabeço da Mó, havia uma talha com ouro que os mouros tinham lá deixado”. Uns senhores de Leiria, conhecendo a lenda, terão encontrado a talha e levado o ouro. “Diziam que ela já tinha a tampa rota das cabras tanto lhe passarem por cima. E depois ficou a marca da talha na terra. Esses mesmos senhores diziam que ainda existia mais ouro nessa mesma terra”.

Hoje em dia já não há vestígios da talha nem ninguém encontrou ouro nos campos que rodeiam a aldeia, aninhada em várias encostas de um vale soalheiro. No fundo, corre a ribeira, alimentada por uma nascente que antes dava de beber a toda a população. Quem visita a Dáspera apercebe-se logo da existência de um núcleo primitivo de casas de xisto, atravessado por ruelas muito estreitas. Hoje, todas as casas estão desabitadas e aguardam um futuro mais risonho que não passe pelo lento abandono a que estão votadas. Junto à ribeira, localiza-se a Rua das Adegas, assim chamada pela existência de vários edifícios com essa função. Junto à água, as condições para a conservação do vinho são mais favoráveis.

24

Dás

pera

Amândio Pereira mora há 35 anos na Dáspera e recorda-se, quando aqui chegou, de ainda haver moradores nessas casas de xisto – no total, a aldeia tinha mais de 60 nessa altura. Aos poucos, foram sendo construídas habitações nos arrabaldes, com mais espaço e com melhores acessos – antes inexistentes. António Alves Lopes, com 84 anos, é o habitante mais velho da aldeia, e recorda-se do tempo em que homens com enxadões abriam a estrada até à Mó, acompanhando o sinuoso traçado da ribeira. Deolinda Lopes conta que quando entrou em trabalho de parto da filha mais velha teve de ir a pé até à aldeia vizinha para aí apanhar um táxi que a levou para o hospital de Castelo Branco, já que os carros não conseguiam passar até à aldeia. Agora que os acessos são bons, lamenta-se que sejam poucas as pessoas a permanecer.

Fátima Campos recorda-se dos tempos sem esses acessos, em que ela e os da sua idade, que frequentavam a escola da Herdade, tinham de fazer o percurso a pé. Apesar dos tempos muito difíceis, é com um sorriso no rosto que recorda os momentos de alegre convívio, como na época de São João em que cobriam um pinheiro de capelas e colocavam na ponta uma boneca – construída por eles – com uma grande saia feita de papel às cores. Quando se deitava o fogo ao pinheiro, a saia ondulava, criando um efeito visual único. Atualmente são poucas as tradições que perduram e a Associação dos Amigos da Dáspera promove o tradicional encontro por altura da Páscoa. A instituição funciona agora na antiga escola primária, fechada por falta de alunos.

Em comum, todas as pessoas que deram o seu testemunho mostram-se muito felizes por morar na Dáspera, terra fértil em que toda a semente lançada à terra germina, com excelente exposição solar e um património construído que merece ser recuperado e ter uma segunda vida.

Histórias, lendas, tradições únicas e outros aspetos que marcam a identidade de cada povoação: o ABC das aldeias pretende percorrer aquilo que as distingue, contribuindo para valorizar e tornar acessível a todos um património imaterial nem sempre conhecido.

25

Conta

cto

s Úte

is

Município de Proença-a-NovaAv. do Colégio 6150 401 Proença-a-Nova Centro Educativo E.B.1+ Jardim de Infância 274 671 740segunda a sexta 9h00-12h30/14h00-17h30 Escola E.B.1 de Sobreira Formosa 274 822 013Telefone Geral 274 670 000 Fax 274 672 697 Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca 274 670 080www.cm-proencanova.pt Site: www.aeproencaanova.ptBalcão Único de Atendimento e Tesouraria segunda a sexta 9h00 / 16h00 | Aberto à hora de almoço Instituto S.Tiago (Coop. de Ensino C.R.L.) 274822488Posto de turismo 93 962 32 69segunda a Sexta 9h30-12h30 / 14h00-18h00 Montes da Senhora 274 833 099Fins de semana: atendimento no espaço Internet Web: www.montesdasenhora.pt

E-mail: [email protected]@cm-proencanova.pt Proença-a-Nova e Peral 274 671 [email protected] E-mail: [email protected]@cm-proencanova.pt S. Pedro do Esteval 274 855 [email protected] E-mail: [email protected]@cm-proencanova.pt Sobreira Formosa e Alvito 274 822 [email protected] Web: [email protected] E-mail: [email protected]@[email protected] (Balcão Único) Centro de saúde de Proença-a-Nova 274 670 [email protected] Extensão de Alvito da Beira 274 833 [email protected] (Apoio ao Empresário e Agricultor) Extensão de Montes da Senhora 274 833 480

Extensão de Peral 274 844 150Biblioteca de Proença-a-Nova 274 670 007 Extensão de S. Pedro do Esteval 274 855 170

Extensão de Sobreira Formosa 274 820 150

Polo de Atalaias 274 822 096 Farmácia Roda, Proença-a-Nova 274 672 593Farmácia Daniel de Matos, Sobreira Formosa 274 822 159/168

Proença-a-Nova 274 672 650Sobreira Formosa 274 822 468

Centro de Dia de Alvito da Beira 274 833 236Centro de Dia de Montes da Senhora 274 833 027

Polo de S. Pedro 274855019 Centro de Dia do Peral 274 844 485Centro de Dia de S. Pedro do Esteval 274 855 436Fundação Joaquim Lourenço, Carregais 274 833 130

Piscina/Pavilhão Municipal 274 670 008segunda a sexta 8h00-21h00 Bombeiros 274 671 555sábado 10h00-12h30/14h00-17h00 G.N.R. 274 672 667Espaço Internet | Aberto todos os dias Paróquia de Proença-a-Nova 274 671 191Espaço Ribeiro Farinha (Sobreira Formosa) - 939 623 269 Domingo Paróquia de Sobreira Formosa 274 822 165das 14 às 18 horas

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens C.P.C.J Academia de Música – 966 631 599

Telm. 939 274 247 | E-mail: [email protected]

Moitas, 6150-345 Proença-a-Nova - Saída n.º 39 no Ic8Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes: 274

Tel. (+351) 274 670 220 | Fax (+351) 274 670 228 673 103 | [email protected] Web: www.floresta.cienciaviva.pt e www.espacoamigo.comE-mail: [email protected] Finanças: 274 670 090Terça a Domingo 10h00-18h00 | (encerra à Segunda-feira) Segurança Social: 300 515 079

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PROENÇA-A-NOVA

ESCOLA

JUNTAS DE FREGUESIA

E-MAILS

SAÚDE

BIBLIOTECAS

FARMÁCIAS

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA

CENTROS DE DIA

DESPORTO E CULTURA

CONTACTOS ÚTEIS

CENTRO CIÊNCIA VIVA

Terça a sexta: 9h00 às 12h30 / 14h00 às 18h30Segunda e sábado: 13h30 às 18h30

Terça, quinta, sexta e sábado: 13h00 às 20h00Quarta: 13h00 às 18h00 Polo da Biblioteca Sobreira Formosa (274 822 389)Segunda a sábado: 13h30 às 17h30Museu Sobreira Formosa Segunda a sábado: 13h30 às 17h30 Domingo: 14h00 às 18h00

Terça a sábado: 10h00 às 12h00 / 13h00 às 18h00

Julgado de Paz. 274 673 254 | [email protected]

26

Rote

iro

ALOJAMENTO

R. Comendador Assis Roda, 256150-557 Proença-a-NovaTel. 274 670 210 Fax 274 670 219Email: [email protected]: www.hoteldasamoras.pt

Parque de Campismo Rural7 bungalows (6 pessoas cada) com 2 quartos (um deles com cama de casal e beliche), casa de banho, kitchnet equipada, sala de estar e alpendre. Tel. 274 670 000 Fax 274 672 697E-mail: [email protected]

Rua Vila Melhorada, 135, 6150-554 Proença-a-NovaTel: 968 576 017Próximo da praia fluvial de Fróia Encerra ao sábado5 casas de xistoEspecialidades: GrelhadosTelm. 96 340 75 47 Telm. 96 323 50 77

Site: www.aldeiaoliveiras.comE-mail: [email protected] (Custódio Tomé)

Cimadas Cimeiras, Proença-a-NovaTelm. 91 996 75 57 Site: www.casasdepedra.comEmail: [email protected]

Figueira, 6150-718 Sobreira FormosaTel. 274 822 134 / [email protected] | www.casatiaugusta.comAberto de 6ª a domingo, restantes dias mediante marcaçãoEspecialidades: Afogado da boda, cabrito assado, maranho, plangaio e naco de cabra em massa folhada

EN241 Pedra do Altar, 6150.213 PeralTel. 96 539 66 84 Aberto todos os dias da semanaEspecialidades: Cozido à Portuguesa (5.ª Feira);Bacalhau à Lagareiro e Chanfana (2.ª Feira)

Largo da Devesa, 6150-737 Sobreira FormosaTel. 274 822 956 Encerra à terça-feira

Tel. 274 822 134 / 965 099 711 Especialidades: Pizzas, Maranhos e Tigelada

ALOJAMENTO LOCAL -CASAS RURAIS DE XISTO - MALHADAL

HOTEL DAS AMORAS / CAFETARIA

ALOJAMENTO LOCAL -

PRAIA FLUVIAL DE ALDEIA RUIVA

RESTAURAÇÃO

A ROTUNDA

ALOJAMENTO LOCAL - ALDEIA DE OLIVEIRAS

ALOJAMENTO LOCAL -CASAS DE PEDRA

CASA TI’ AUGUSTAALOJAMENTO LOCAL - CASA D’AVÓ CÉU

CÉLIA

DEVESA - PIZZARIA

ALOJAMENTO LOCAL -

c

c

c

c

c

c

Casais Fundeiros, 6150-321 Proença-a-NovaTel. 965818365 Email. [email protected]

Oliveiras, 6150-724 Sobreira FormosaTel. 968 642 462E-mail: [email protected]/casadoartesaooliveiras

Pedra do Altar 6150-213 PeralTel. 274 844 238

Figueira, 6150-718 Sobreira Formosa

Sobral Fernando 6150-716 Sobreira FormosaTel. 274 822 186 Telm. E-mail: [email protected]

QUINTA DA EIRA

BOA VIAGEM

ALOJAMENTO LOCAL - CASA DO ARTESÃO

ALOJAMENTO LOCAL - MANUEL DIAS CARDOSO

RESTAURANTE “PRAIA FLUVIAL DA FRÓIA”

ALOJAMENTO LOCAL - CASA TI’AUGUSTA

CASA DE CAMPO - A CASA DA LENA

EventurLoja: Rua de Santa Cruz, Nº 2 e 4Telm: 968 632 236Email: [email protected]: www.eventur.pt | www.grupocasacosta.com

Oliveiras | 6150 - 724 Sobreira FormosaTelm: 933 875 653Email:[email protected]

Rua da Sertã 6150-419 Proença-a-NovaTelm: 968 576 022Encerra ao domingoEspecialidades: Grelhados, bacalhau assado e chocos fritos

[email protected] | www.casatiaugusta.com

Fróia6150 – 720 Sobreira Formosa

965 762 025 Contactos: 274 822 063 | 933 269 679Email: [email protected] todos os dias

27

Rote

iroFONTE VELHA

GOSTINHO DA AURORA

GRUTA

HOTEL DAS AMORAS / CAFETARIA MUNICIPAL

MILITA

NOITE E DIA

O 29

O TI ZÉ - PIZZARIA

Largo Chão d’Ordem, 6150 Proença-a-NovaTelem. Encerra à segunda-feiraEspecialidades: Cabrito Assado; Tigelada da Cortiçada

R. Júlio Grilo 6150-421, Proença-a-NovaTel. 274 672 113 Encerra ao sábadoEspecialidade: Bacalhau da Aurora

Rua das Pereiras, Proença-a-NovaTel. 274 671 497 Encerra ao sábadoEspecialidade: frango no churrasco e outros grelhados

6150 Proença-a-NovaTel. Fax 274 670 219 Horário: 13h-15h/19:30-22hAberto todos os dias ao público em [email protected] | Site: www.hoteldasamoras.ptHotel tem como especialidade: O Bacalhau na Broa, Cabrito (assado, estonado, cataplana), NovilhoCafetaria Municipal: Bitoque de Maranho, Francesinha à moda de Proença-a-Nova, Bitoque com molho de mostarda

Zona Industrial, 6150-516 Proença-a-NovaTel. 960456677 | E-mail. [email protected]: www.restaurantemilita.ptEncerra aos domingos aos jantares Especialidades: Maranhos, Cabrito Assado com arroz de miúdos

Vale da Mua | Aberto todos os dias Tel. 274 844 145Especialidades: Cozido à Portuguesa; Migas de Peixe e Peixe do rio frito.

Estr. Nacional, 90, 6150-737 Sobreira FormosaTel. 274 822 792 Aberto todos os dias da semanaEspecialidades: Cozido com maranho (Todos os domingos e terças-feiras); Frango no churrasco (terça-feira)

R. de Santa Cruz, 6150-424 Proença-a-Nova Tel. 274 671 517Durante o verão está aberto todos os dias, no inverno encerra ao DomingoEspecialidades: Pizzas e Grelhados

914 681 727

274 673 373

Rua de Sta Cruz, 139, 6150-424 Proença-a-Nova

OS AMIGOS

ROSA

SOBREIRENSE - CHURRASQUEIRA

TÁSCÁ

DIVERSÃO/CULTURA

CAFÉ E SALÃO DE JOGOS VERDE PINHO

TERRA CACAU GALERIA

GALERIA MUNICIPAL / CAFETARIA

TÉNIS BAR

Estr. Nacional 241, Pedra do Altar | 6150-213 Peral PNVTel. 274 844 238 Encerra ao sábado à tardeEspecialidades: Migas de peixe e Bacalhau à Lagareiro

Zona Industrial 6150-516, Proença-a-NovaTel. 274 671 733 Encerra ao domingoEspecialidade: Bacalhau à moda da Rosa

Estr. Nacional, 6150-737 sobreira formosaTem. 968494739 Aberto todos os dias Especialidade: frango no churrasco e outros grelhados, pratos regionais: Maranhos e Bucho

Rua das Caldeiras nº1, Proença-a-NovaTem. [email protected]/tascapanEspecialidades: Sandes & Petiscos Regionais

Rua de Santa Cruz, 17 e 21 6150-000 Proença-a-Nova

Parque urbano comendador João MartinsTel. 274 673 373 e-mail: [email protected]

DISCOTECA MISTLargo Chão D'Ordem, 25Contacto: 933 269 679

Rua de Santa Cruz, nº 866150-424 Proença-a-Nova | Tel. 274 673 086

Rua de Santa Margarida, nº 26-BAberto todos os dias. Tel. 962455601Especialidades: Moelas, corações, pica-pau

?