agenda 21 2009 2010

13
GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GUARAÍ COLÉGIO ESTADUAL DONA ANAÍDES BRITO MIRANDA

Upload: jhenifer99

Post on 06-Jun-2015

2.129 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Agenda 21   2009 2010

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINSSECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GUARAÍCOLÉGIO ESTADUAL DONA ANAÍDES BRITO MIRANDA

Page 2: Agenda 21   2009 2010

Introdução

A agenda 21 é um plano aprovado na Conferência das Nações Unidas com a participação de 179 paises que assumiram um acordo em construir um novo modelo de desenvolvimento que resulte em melhor qualidade de vida para a humanidade e que seja econômico social e ambientalmente sustentável preocupado com o século XXI.O Brasil tem a sua Agenda 21 desde 2002. A criação da Agenda 21 no Col. Est. Dª Anaídes Brito Miranda faz parte do Programa Vamos Cuidar do Brasil com as escolas, através do grupo mobilizador COM-VIDA e é executado juntamente com toda equipe escolar e segue o princípio de pensar globalmente, agir localmente no seu próprio meio ambiente.

Page 3: Agenda 21   2009 2010

HISTÓRICO COM PREFÁCIO

A agenda 21 é um programa para o século 21 para ser colocado em prática pelos países, regiões, municípios. Ele expressa o desejo de 172 países (que assinaram o tratado em 1992), entre eles o Brasil, de mudança do modelo de desenvolvimento, da forma como nosso planeta, nosso país, nossa região, nosso município, nosso bairro, vem sendo ocupado. A intenção é firmar um compromisso entre todas as pessoas, organizações, associações, entidades e, instituições de um mesmo local para garantir ao mesmo tempo o desenvolvimento humano, justiça social, sustentabilidade econômica, qualidade de vida e respeito à natureza, pois sabemos que desenvolvimento sustentável envolve muito mais coisas além da proteção ambiental. Ele busca a reconciliação entre as pressões aparentemente conflitantes do desenvolvimento econômico, da proteção ambiental e da justiça social.

A agenda 21 visa um coletivo que juntos irão definir quais são nossos problemas (na região, na cidade, no bairro) e o que queremos e devemos fazer para resolvê-los e melhorar nossas vidas em um processo educativo, informativo e de mobilização das comunidades para juntos definirmos nosso futuro comum. Para isto precisamos estabelecer um compromisso entre nós e respeitar nosso passado, conhecer nosso presente, criar laços com o local onde vivemos, e agir para melhorar nossas vidas no futuro próximo.

Para que todo participe a idéia é propor aos professores, alunos, funcionários das escolas e agentes de saúde que sejam o elo de comunicação do projeto com as comunidades para informá-las como participar de todas as etapas da Agenda 21. Cada grupo de bairros dos municípios vai eleger pessoas para representá-los (delegados) que vão discutir e defender as propostas de uma vida melhor para todos nós. Os delegados irão participar de reuniões municipais. Nestas reuniões vamos definir nossas prioridades e os caminhos para alcançá-las. Definindo o que queremos, vamos procurar em conjunto os recursos financeiros, as parcerias e o apoio político para transformar em realidade o futuro que escolhemos.

O Colégio Estadual Dª Anaídes Brito Miranda pretende trabalhar o plano de ação construído por todos os funcionários, com compromissos, responsabilidades, prazos e ações para melhorar a nossa vida, nosso bairro, nosso município, nossa região tendo como principal mobilizador a COM-VIDA.

O desenvolvimento sustentável envolve muito mais coisas além da proteção ambiental.

Ele busca a reconciliação entre as pressões aparentemente conflitantes do

desenvolvimento econômico, da proteção ambiental e da justiça social.

Viver de forma sustentável é aceitar o dever de buscar a harmonia com as outras pessoas

e com a natureza. Devemos compartilhar entre nós o cuidado com a Terra. A humanidade

não pode tirar mais da natureza do que a natureza pode repor. Ou seja, precisamos adotar

estilos de vida e caminhos de desenvolvimento que respeitem os limites naturais. Isto é

Page 4: Agenda 21   2009 2010

sem que se rejeitem os benefícios trazidos pela tecnologia moderna,

VISÃO DE FUTURO

Seremos reconhecidos pelas atitudes e respeito ao meio ambiente em nossa escola e pela integração com toda a sociedade guaraiense e pelos cidadãos ativos, dinâmicos, participativos que se utilizarão das oportunidades realizadas por nossa instituição de ensino.

Page 5: Agenda 21   2009 2010

OBJETIVO GERAL

Realizar um trabalho em conjunto com docentes e discentes mobilizado pela COM-VIDA que promova uma mudança de atitudes através de ações concretas com metas, objetivos, recursos e responsabilidades definidas no plano de ação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

. Sensibilizar os participantes para a importância da temática ambiental na comunidade escolar e local

.proporcionar um ambiente agradável e limpo

.identificar os fatores e as causas da depredação do ambiente escolar

.realizar campanhas de sensibilização, conservação e preservação do ambiente escolar.

.elaborar projetos voltados para o meio ambiente

.propor a equipe escolar à redução do consumo de energia, água e materiais em geral

.realizar oficinas de reciclagem, com o próprio material utilizado na escola ou da casa dos alunos.. estimular a parceria com instituições locais..identificar os problemas que afetam a qualidade de vida doseducando quanto às questões de alimentação ;. oportunizar ao educando o conhecimento sobre como atuar emsociedade para melhorar a qualidade de vida de todos;. promover estudos, pesquisas, debates e atividades sobre a fotossíntese e a química existente no adubo das plantas .reestruturar a COM-VIDA.fortalecer o processo da III Conferência Nacional do Meio Ambiente 2008.

Page 6: Agenda 21   2009 2010

DIAGNÓSTICO

O Colégio Estadual Dona Anaídes Brito Miranda, atualmente oferta o Ensino Fundamental e Ensino Médio Básico do Programa Direito de Aprender, nas escolas.Euclides da Cunha e São Miguel, ambas localizadas na zona rural. Nossos alunos são reflexos de uma sociedade em que não foi trabalhada a educação ambiental como o objetivo de melhorar o planeta . Educação ambiental hoje na escola visa educar o aluno de não só preservar a natureza, mas sensibilizá-los para uma mudança de atitudes com relação a ela, mesmo assim acreditamos que podemos conseguir melhoras nas atitudes das pessoas através de um trabalho constante de sensibilização, pois a escola é uma formadora de cidadãos. O Colégio Estadual Dª Anaídes Brito Miranda irá trabalhar o meio ambiente com seus alunos em uma visão crítica da sociedade em que vivemos incentivando a terem mudanças de comportamentos no seu dia a dia com responsabilidade, comprometimento das obrigações que ora venha assumir na sua vida, a escola e uma das instituições que promove mudanças de valores no ser humano e consequentemente no mundo.

Page 7: Agenda 21   2009 2010

NÍVEL PEDAGÓGICO

A educação é um processo que vem passando por mudanças tanto nas políticas educacionais como a sociedade os jovens da década em que vivemos não se comporta como os jovens da década de 90 e assim sucessivamente e preciso saber conviver com está realidade que estamos inseridos, pois a escola e a família são responsáveis na formação dos alunos, com isso o ensino e aprendizagem contribuem de forma significativa na disciplina, na saúde, conservação do ambiente e na mudança de valores. A nossa clientela é proveniente de uma diversidade cultural e familiar, isto requer do professor uma metodologia diversificada para atender as necessidades locais da unidade escolar.No Colégio Estaduais Donas Anaídes Brito Miranda existem alunos com certo nível de aprendizagem, relacionados a diversos fatores como: deficiência nutricional, indisciplina, falta de integração e infrequencia.Quanto aos livros didáticos, existem vários que facilitam abordagem transversal de temas relacionado ao meio ambiente.

NIVEL ADMINISTRATIVO

A escola possui uma gestão que colabora com as atividades voltadas para as questões ambientais. Compreende as necessidades da escola e realiza projetos buscando parcerias e recebe recursos referente a disciplina de ciências que contemplam ações ambientais no Projeto de Ensino e Aprendizagem estas ações envolve todos o corpo docente e discente desta unidade escolar.

NIVEL FÍSICO

A escola possui um espaço físico bem amplo, com uma grande área livre, onde existe varias árvores frutíferas.A escola possui uma horta, de onde é tirada uma boa quantidade de alimentos que pode ser utilizada na alimentação dos alunos.As salas de aulas são bem amplas e arejadas e o estado de conservação da escola esta bom

NÍVEL RELACIONAL O entrosamento da equipe escolar é satisfatório, porem necessita estreitar relações com os alunos e suas famílias no que se refere a participação ativa nas atividades promovidas pela escola.A gestão da escola está embasada nos princípios democráticos, porém os problemas oriundos da falta de sensibilização dos pais como co-responsáveis na educação dos filhos é um fator que merece atenção.é necessário ampliar o diálogo entre comunidade e escola, também ver-se a necessário firmar parcerias para que o projeto abranja uma área maior, gerando um conhecimento conjunto entre sociedade e comunidade escolar.

NIVEL CULTURAL – AMBIENTAL

A comunidade escolar possui uma diversidade de nível cultural, econômica e social que facilita o processo de ensino e aprendizagem dos alunos e de disciplina no âmbito

Page 8: Agenda 21   2009 2010

educativo. Percebe-se que alguns alunos excluem os colegas, devido ás diferenças econômicas, culturais e raciais.A escola procura trabalhar com essas diferenças para que não haja preconceito, através do dialogo entre funcionários e alunos, mostrando assim, particularidades de diferenças que podem ser compreendidas e respeitadas.

Page 9: Agenda 21   2009 2010

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Caderno de atividades para multiplicadores em Educação Ambiental, 1ª ed.2002.

Com-vida, Comissão de Meio Ambiente e qualidade de vida na Escola. Ministério da Educação, 2004.

Vivendo a diversidade na escola, Conferencia do Meio Ambiente na escola. Ministério do Meio Ambiente. Brasília, 2005.

Consumo Sustentável: Manual de Educação. Brasília, 2005.

Informativo sobre as queimadas.

Educação Fundamental; Parâmetros Curriculares Nacionais.

V.05. Brasília, 2001.

VASCONCELLOS. Celso dos Santos. Disciplina. Consciente e interativa

em sala de aula e na escola. 16º edição. Ed.Libertad. São Paulo, 2006.

Agenda 21 brasileira

Page 10: Agenda 21   2009 2010

Evidencias de açõesrealizadas em 2009