advento, esperando a chegada de jesus -...

24
1 Número 37 Advento, 2015 Advento, esperando a chegada de Jesus Assim esperamos possuir as ricas bênçãos que Deus guarda para o seu povo. Ele as guarda no céu, onde elas não perdem o valor e não podem se estragar, nem ser destruídas. 1 Pedro 1:4

Upload: trinhthu

Post on 07-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Número 37 Advento, 2015

Advento, esperando a chegada de Jesus

Assim esperamos possuir as ricas bênçãos que Deus guarda para o seu povo. Ele as guarda no céu,

onde elas não perdem o valor e não podem se estragar, nem ser

destruídas. 1 Pedro 1:4

Querido leitor,

Você sabia que existe o começo do “Ano da Igreja” que não é igual ao começo do ano novo? Pois é. Para poder celebrar o Natal na data que foi escolhido há séculos, e para poder ter um período de preparação para o Natal, o ano da igreja começa 4 domingos antes do Natal. Este ano o começo do ano da igreja cai no dia 29 de Novembro. Chamamos esta temporada de preparação para o Natal “Advento”. Neste número da revista você vai revisar o que Advento significa e como nos prepara para a celebração espiritual de Natal. Também veremos alguns costumes desta temporada celebrados em outros países.

Desejamos a você, leitor, uma abençoada preparação para o Natal – uma preparação do seu coração para receber o recém-nascido Jesus.

A editora

ConteúdoCarta do presidente . . . . . . . . . 3

O ano da Igreja . . . . . . . . .5A fé em ação . . . . . . . . .7

Arrepender-nos . . . . . . . . .11A minha fé . . . . . . . . .13

A chegada de Jesus no coração . . . . . . . . .15Falta mais uma chegada . . . . . . . . . 18

Costumes . . . . . . . . .20Diversão . . . . . . . . .22

Os autores: Pastor Elcy N. Da Costa A. Storck, Noeli Storck , Pastor Roberto N. Pires, Gilberto Andrade da Silva, Beth Flunker

2

Queridos leitores desta revistinha – seguidores de Cristo,

A PALAVRA DE DEUS DIZ:

Mateus 6.21 Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês.

Imagine que tia Maria esteja no hospital e os médicos não sabem qual é o problema de saúde dela. Nossos corações estão cheios de pensamentos dela, porque sabemos que ela está sofrendo dores. Nossos corações estão cheios de orações para o nosso Deus por ela. No trabalho, na casa, na escola, os nossos corações só pensam em tia Maria.

O que está ocupando os nossos corações nesta época de Pre-Natal? É muito fácil que os nossos corações e mentes estejam cheios dos planos da celebração externa do Natal, ou seja, as festas, as viagens, os presentes, o 13°, as férias, como ter uma casa bonita para os parentes que vão visitar este ano. E nos preocupamos sobre a saúde, e como vão ser as condições do tempo, para ter boas festas.

É isto que está enchendo as nossas vidas e corações este ano? Que triste, se é a verdade, porque eu sei que é bem provável que não tenha espaço sobrando para a lembrança do nascimento mais importante na nossa vida - o nascimento de JESUS CRISTO, o único SALVADOR do pecador.

Moramos neste mundo, mas como Jesus disse em João 17.15:

Assim como eu não sou do mundo, eles também não são. Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno.

3

Carta do Presidente

Não temos que encher os nossos corações com TUDO do Natal do mundo. Mas, podemos orar que nosso Deus de misericórdia cumpra sua promessa em Ezequiel 11.19:

Eu lhes darei um coração novo e uma nova mente. Tirarei deles o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração humano, obediente.

Cheguemos a Natal, meus amigos, com corações arrependidos, porque Ele nos ama tanto. Cheguemos com corações perdoados pelo sangue de Cristo. Então, haverá espaço para os pensamentos abençoados do nascimento do nosso único Salvador. Será de verdade um Natal com a Paz que o pecador precisa, que o anjo prometeu em Lucas 2.14:

Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem!

Meus amigos, para ajudar-nos a ter a riqueza de JESUS CRISTO nos nossos corações, bom proveito de seu tempo lendo esta revistinha. Deus vai os abençoar – Com Cristo no Coração! AMÉM.

Charles Henry Flunker Presidente da ILB

4

Oração do Advento

Entra no meu coração,

Rei da glória, Deus amável.

Faze em mim habitação.

Apesar de miserável,

O maior tesouro, emfim,

Tenho, estando tu em mim. (HL 7)

Bem antes da Reforma no ano 1517, a igreja cristã já usava um calendário, ou ciclo de domingos, chamado o ano eclesiástico, ou o ano da igreja. Cada ano as igrejas cristãs seguiam o mesmo ciclo de textos bíblicos que corresponderam às grandes festas da igreja. Usando assim este conjunto de textos, teria a certeza de que o povo ouvisse tudo o importante a cada ano. Ainda hoje seguimos este mesmo calendário.

O ano da igreja começa quatro domingos antes do Natal, com a temporada cha-mada Advento, a preparação para o Natal. Eis a figura para o ano da igreja:

Nesta figura você pode ver que a metade do ano é baseada na vida de Jesus – a preparação para seu nascimento, seu nascimento, a chegada dos reis magos, a morte e

5

ADVENTO

NATAL

QUARESMA

EPIFANIA PÁSCOA

ASCENSÃO

PENTECOSTES

VIDA CRISTÃ

O ano da Igreja

ressurreição de Jesus, sua ascensão ao céu, e a chegada do Espírito Santo no dia de Pentecostes. A cada ano revisamos tudo o que Jesus fez por e para nós, e o que Ele nos ensinou enquanto andava na terra.

A outra metade do ano da igreja aborda todos os ensinamentos que achamos tanto no Antigo Testamento quanto no Novo, as cartas dos apóstolos e o fim dos tempos. Aprendemos a pôr em prática os ensinamentos de Deus na sua Palavra.

As diferentes cores que vemos na figura também têm significado, e são usadas em muitas igrejas, principalmente nas vestes dos pastores e nos adornos do altar. A cor roxa significa arrependimento, a verde significa vida e a pregação da Palavra, o branco é a pureza dos pecados perdoados e a cor vermelha significa o poder do Espírito Santo. Pode também usar preto para Sexta-feira Santa.

Assim todos nós aproveitamos desta organização que nos dá todo o importante de Deus todos os anos. Neste número da revista vamos saber mais sobre a temporada de Advento, na qual entramos agora.

6

No Advento, pensamos nos cristãos do Antigo Testamento, e como eles esperavam a chegada de um Messias, o ungido de Deus que iria salvá-los. Ao longo deste tempo, Deus pronunciou seu plano para salvar o mundo através de um descendente da mulher Eva, da família de Abraão, e o rei Davi. Vamos revisar algumas destas profecias para ver a fé dos que receberam e creram na profecia.

A Semente da MulherPara evitar que Adão e Eva ficassem excessivamente desanimados depois de cometer o primeiro pecado no mundo, Deus prometeu-lhe um redentor. Em Gênesis 3.15 lemos,E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.Deus estava falando para aquele que estava possuindo a serpente e, em Hebraico, a promessa contem uma impossibilidade biológica. A semente vem do macho. Essa é a primeira insinuação de um nascimento virginal na Bíblia.

7

Profecias Messiânicas no Antigo Testamento ou a Fé em Ação

Um descendente da mulher destruiria Satanás e reverteria as consequências do ato que ele havia manipulado, redimindo a humanidade de sua ligação com o pecado.Já o Profeta Isaías testemunha que:Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Isaías 9.6).

Um Descendente de AbraãoEm Gênesis 12.1-3 a origem desse Redentor se torna mais clara. Ali Deus prometeu a Abraão que todas as nações da terra seriam abençoadas através dele, e em Gênesis 22 fez com que Abraão fizesse isso com o sacrifício de Isaque, o "filho único" de Abraão, sobre o Monte Moriá. E dois mil anos depois outro Pai ofereceria Seu único Filho como sacrifício pelo pecado. Abraão soube disso e chamou o lugar dizendo: "No monte do Senhor se proverá" (Gênesis 22.14). O Leão de JudáMais tarde, quando o neto de Abraão, Jacó, se aproximava da morte, Ele estreitou ainda mais isso dizendo que todos os reis de Israel, inclusive o último e definitivo, "aquele a quem pertence",

8

viriam dentre os descendentes de um de seus filhos, Judá (Gênesis 49.10), apresentando o "Leão de Judá" como uma referência messiânica. O Filho de DaviEm 2ª Samuel 7.12-15 lemos que Davi desejava construir um Templo para Deus, mas Deus recusou dizendo que seria preciso um homem de paz para construir uma casa para Ele. Ele disse que o filho de Davi, Salomão, seria esse homem, e durante o reinado de Salomão Israel experimentou paz como nunca antes ou depois. Mas, para diminuir o desapontamento de Davi, Deus prometeu construir para ele uma "casa" e a Dinastia Davídica foi estabelecida. Daí em diante sempre haveria um descendente direto de Davi no trono de Israel.

Essa foi uma promessa eterna feita por volta de 1000 a.C, e Salomão seria o primeiro cumprimento. Assim, através da progressiva revelação de Deus, nós estreitamos as coisas desde descobrir que o Redentor seria um descendente de Eva, o que não excluiria ninguém, até a família de Abraão, depois Judá, e então Davi.

Mas ainda não termina. Durante os próximos 400 anos os reis davídicos foram de mal a pior, com poucas exceções. Finalmente, no tempo do Profeta Jeremias, Deus se irritou e pronunciou uma maldição de sangue sobre a linhagem de Davi, dizendo que nenhum filho do Rei Jeoaquim jamais reinaria sobre Israel (Jeremias 22.30). A linhagem

9

davídica, iniciada com Salomão, estava aparentemente terminada e a promessa de Deus a Davi tinha sido quebrada.

O RamoEntretanto, antes da nação israelita ser levada para Babilônia, enquanto um rei davídico ainda se assentava no trono, Deus fez Ezequiel anunciar que a linhagem estava sendo suspensa e que não seria restaurada até que "venha aquele a quem pertence de direito" (Ezequiel 21.27), trazendo à mente a profecia de Jacó.Em 519 a.C, depois dos judeus retornarem do cativeiro babilônico, Deus disse que um homem que Ele chamou de O Ramo seria o tal, e que Ele teria o sacerdócio também, combinando os dois (Zacarias 6.12).Existem quatro referências ao Ramo no Antigo Testamento, e todas apontam para o Messias.

Nascido de Uma Virgem. Nascido em Belém. Mas como Deus contornaria a maldição de sangue? Para responder isso, temos que voltar até por volta de 750 a.C.Naquele tempo duas das mais específicas profecias messiânicas jamais proferidas estreitaram o campo para uma única possibilidade. Em Isaías 7.14 o Senhor proclamou que o Messias seria nascido de uma

10

virgem, e em Miquéias 5.2 que ele nasceria em Belém, a cidade de Davi. A fim de se qualificar legalmente para se assentar no trono de Davi, o Rei Messias teria que ser da casa e da linhagem de Davi. Ser da casa de Davi significava ser um descendente biológico de Davi. Ser da linhagem de Davi significava, também, pertencer à linhagem real.

Como poderia ser isso?Através de sua mãe Maria, Jesus era um descendente biológico de Davi. Quando Maria e José se tornaram marido e mulher, Jesus também se tornou o filho legal de José e herdeiro do trono de Davi, mas, não sendo biologicamente relacionado a José. Jesus não tinha a maldição de sangue. Jesus era tanto da casa quanto da linhagem de Davi. Até o presente Jesus é o único homem nascido em Israel desde 600 AC com direito legítimo ao trono de Davi. O anjo Gabriel confirmou isso a Maria quando anunciou sua iminente gravidez, dizendo que Jesus o ocuparia para sempre (Lucas 1.32-33). Já Isaías 9.7 tinha revelado o mesmo fato séculos antes.

Assim, a promessa de Deus a Davi permanece. E assim todos os cristãos antes do nascimento de Jesus esperava ver o Messias, o Ramo, o descendente de Davi, o leão de Judá. Crendo nestas promessas foram salvos. E nós podemos aprender da paciência deles em esperar a última chegada de Jesus no fim de tudo.

11

É interessante pensar no seres humanos: O ser humano gosta de pensar e sentir que é livre, e não precisa de ninguém porque pode fazer tudo sozinho. Mas, será que isso é verdade? É só observar uma praia, e o que vamos ver são pontos que alguém construiu para que, quando alguém estiver tomando banho no mar, ali fica um salva vida. E por quê um salva vida? Porque quando alguém está se afogando no mar, embora o ser humano pensa que pode fazer tudo sozinho, é impossível para essa pessoa se salvar sozinha, é necessário que venha alguém de fora para salvá-la. Mas isso só é possível porque alguém de fora fez algo, porque a pessoa que está se afogando não pode fazer mais nada. Ela vai se debater, mas isso só vai ajudar ela a chegar para o fundo. Toda a ajuda tem que vir de fora.

Nós somos pecadores e continuamos pecando todos os dias. É impossível salvar-nos a nós mesmos. Por isso temos uma grande necessidade de um Salvador. 2 Coríntios 7.10a diz Pois a tristeza que é usada por Deus produz o arrependimento que leva à salvação; A tristeza que sentimos no coração por causa do pecado, nosso próprio pecado e o pecado do mundo todo, Deus mesmo coloca em nós, e assim sabemos que não podemos fazer nada para nos salvar, como uma pessoa que está se afogando no mar. É necessário que Deus nos dê a salvação. E foi Ele mesmo que nos mandou Jesus para ser o nosso Salvador, e Jesus fez tudo

12

O Advento é o tempo de pensar em quanto precisamos de um Salvador

sozinho, chegou a esta terra, viveu a vida perfeita que o Pai quis, e morreu na cruz por cada um de nós. Assim ganhamos um salva vida, e desta vez estamos falando da vida eterna no céu que foi ganha por Jesus.

A pessoa que confia em si mesmo para se salvar, na verdade está totalmente perdido. Veja o que diz Isaías 53.6 Todos nós éramos como ovelhas que se haviam perdido; cada um de nós seguia o seu próprio caminho. Mas o SENHOR castigou o seu servo; fez com que ele sofresse o castigo que nós merecíamos. A pessoa que está se afogando no mar e não confia que pode receber ajuda de fora, vai morrer. Ela fica se debatendo pensando que está saindo mas cada vez vai mais para o fundo do mar. A pessoa que está perdida em pecado e não confia em Deus, em Jesus para ser o seu Salvador, vai morrer eternamente. Seguindo o próprio caminho não temos como chegar, vamos se debater até a morte. Esta salvação tem que vir de fora, quanto mais se debatemos para sair dos pecados mais pecados fazemos todos os dias. Por isso temos uma grande necessidade de um Salvador. E este Salvador sabemos que Ele é, pois é o nosso Senhor Jesus Cristo. Que confiemos em Deus, que nos mandou esse Salvador.

É por isso que durante o Advento pensamos em nossa condição de pecador, entendemos o quanto precisamos deste Salvador que vem de fora para nos salvar, e caímos de joelhos em grande e profundo arrependimento. Então confiamos que o Salvador que veio naquele primeiro Natal já nos salvou, e podemos descansar em paz.

13

(Lucas 2.8-20).

Sabemos que por ocasião do nascimento de Jesus, algumas pessoas estavam em uma noite rotineira, cuidando de suas ovelhas, quando presenciaram um dos acontecimentos mais estupendos de que se tem notícia.

Imagine-se você participando na cena: o céu resplandecente em plena noite, com uma multidão de anjos louvando o Deus eterno... e o coral mais lindo jamais ouvido neste mundo!

Mas a maravilha maior foi a notícia que trouxeram: Deus concedera aos homens o seu favor - o Salvador nasceu!

Não existe na história humana nada mais relevante e importante! Deus abriu mão de sua majestade para tornar-se parte de nossa história. Veio em condição humilde para ser o restaurador da dignidade dos seres humanos que, tendo sido criados à imagem e semelhança de Deus, preferiram viver

14

Minha fé dentro do Natal que está chegando

indiferentes a Ele e por isso estariam desesperadamente perdidos eternamente.

Tendo recebido tal notícia de forma tão linda, largaram tudo e foram a Belém, buscar Jesus. Ali, na manjedoura humilde, encontraram a expressão máxima do amor: Deus se fez homem, como nós, e veio nos reconciliar consigo mesmo.

A consequência do Natal naquelas pessoas rudes e de poucas letras foi uma transformação da percepção do mundo. Suas vidas ganharam novo sentido e voltaram da presença de Jesus alegres, dando glória e louvando a esse Deus maravilhoso que se importa tanto assim conosco.

Meu desejo mais sincero é que este Natal 2015 possa ser para você uma oportunidade de ouro: um encontro com Jesus que o leve a perceber o amor imerecido de Deus e a prosseguir na vida dando-lhe louvor e glória. Ninguém é mais o mesmo depois de encontrar-se com Jesus!

Um Feliz e Abençoado Natal 2015!

Graça e paz em nome de Cristo, a você caro leitor e amigo da nossa revistinha, Boas Noticias.

Pela graça de Deus estamos mais uma vez chegando ao fim de mais um ano. Está chegando a temporada do ano em que a maioria esmagadora das

15

A chegada de Jesus no coração

pessoas voltam a suas mentes para: festas, presentes, viagens e tantas outras coisas, tudo sobre si mesmo.

Mas esta é a temporada do ano onde o seguidor de Cristo fica mais animado. Chamamos esta temporada de ADVENTO que significa vinda, chegada. Mas chegada do quê? Vinda do quê? Aqui vemos as boas noticias que o Anjo do Senhor falaram com alguns pastores de ovelhas que estavam trabalhando no campo.

Lucas 2. 8-14 Naquela região havia pastores que estavam passando a noite nos campos, tomando conta dos rebanhos de ovelhas. Então um anjo do Senhor apareceu, e a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima dos pastores. Eles ficaram com muito medo, mas o anjo disse: —Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês—o Messias, o Senhor! Esta será a prova: vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura. No mesmo instante apareceu junto com o anjo uma multidão de outros anjos, como se fosse um exército celestial. Eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo: —Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem!

Esta é a verdadeira alegria para o cristão, as boas noticias do anjo: Hoje mesmo na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês. isto é o que nos dá alegria. Alegria na qual nos dá a força para seguir para lutar para andar nos caminhos do Senhor.

16

Isto só se torna realidade em nossas vidas quando, pela obra do Espírito Santo, somos convencidos que de fato Jesus Cristo já veio, que Jesus já fez o sacrifício de uma vez por todas para fazer possível a nossa salvação. Quando Jesus chega de verdade em nossos corações, não por nossos esforços ou merecimento, não por causa da igreja ou do pastor, mas só pelo o Espírito Santo. Mais uma vez quero mencionar a mim mesmo que nunca busquei Jesus por minha própria iniciativa, mas Jesus que tomou toda a iniciativa e VEIO, CHEGOU em meu coração, isto faz 15 anos. E esta vinda de Jesus ao meu coração trouxe a mesma alegria por meio das boas notícias que os anjos anunciaram aos pastores no campo, a qual permanece até hoje e vai permanecer até o dia que o nosso Senhor Jesus voltar, que será a última chegada dEle.

Eu sei que é muito triste para a grande maioria das pessoas nesta temporada do ano que está chegando, pois a VINDA, a CHEGADA que estão esperando é os presentes, as visitas que vão fazer ou receber, ou as festas regradas de muita carne e bebidas de todos os tipos. Com isto tudo em seus corações como o mais importante, Jesus não chega em seus corações pois não há espaço. E depois que passam as festas e tudo mais, acaba a suposta alegria que eles tanto esperaram, sem falar em tantas tragédias que acontecem pelo excesso na busca desta alegria nas coisas deste mundo.

O cristão com a fé verdadeira pensa muito, medita bastante em lembrar da vinda do Senhor a este mundo pecador para redimir o pecado, para afastar de nós o medo do julgamento, e colocar em nossos corações pela fé a certeza que somos perdoados pelo sacrifício que Cristo fez em nosso favor. Isto, sim, é que dá a verdadeira alegria que dura para sempre e que ninguém pode roubar de nós. Por isso, minha oração é que Jesus entre em seu coração para que você possa ter alegria verdadeira, ter a alegria que dura para sempre.

Que Deus te conceda muita paz, e alegria por saber que Cristo já veio, isto é a mensagem que repetimos todos os anos quando chega esta temporada de cada ano. Porque o NATAL não é para pensar nas coisas deste mundo, ou no

17

que estamos fazendo ou deixando de fazer. NATAL é sobre JESUS CRISTO ( O MESSIAS) que já chegou. Repito - isto sim nos traz alegria.

Deus abençoará a você porque assim é sua vontade e alegria. Fique na paz de Cristo e na alegria que a sua vinda nos traz.

Quando a criança sabe que os parentes vão chegar para uma festa, ela fica contando. Chegou o tio, chegaram os avós, chegaram os primos e os vizinhos, só falta . . .Assim nós cristãos estamos contando durante o Advento. Jesus foi prometido no Antigo Testamento, Ele chegou em Belém, Ele chegou aos nossos corações, graças à Palavra e o Espírito Santo. Só falta . . .Jesus prometeu chegar no fim do mundo, para levar os que creem nEle para o céu. Jesus sempre cumpre suas promessas, e esta também há de cumprir. Este é outro assunto em que pensamos no Advento, a temporada das "chegadas".Quando Ele vai chegar?

Marcos 13. 33 E Jesus terminou, dizendo: Mas ninguém sabe nem o dia nem a hora em que tudo isso vai acontecer, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai.

O que devemos fazer enquanto esperar?

Lucas 12.35-38 E Jesus disse ainda: Fiquem preparados para tudo: estejam com a roupa bem presa com o cinto e conservem as lamparinas acesas. Sejam como os empregados que esperam pelo patrão, que vai voltar da festa de casamento. Logo que ele bate na porta, os empregados vão abrir. Felizes aqueles empregados que o

18

Falta mais uma chegada de Jesus

patrão encontra acordados e preparados! Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o próprio patrão se preparará para servi-los, mandará que se sentem à mesa e ele mesmo os servirá. Eles serão felizes se o patrão os encontrar alertas, mesmo que chegue à meia-noite ou até mais tarde.

Salmo 90.12 Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio.

Romanos 13.12-14 Vocês sabem em que tempo nós estamos vivendo; chegou a hora de vocês acordarem, pois o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer. Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem brigas ou ciúmes. Mas tenham as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem e não procurem satisfazer os maus desejos da natureza humana de vocês.

Como vai ser a sua chegada esta última vez?

Marcos 13.24-27 Jesus disse: - Depois daqueles dias de sofrimento, o sol ficará escuro, e a lua não brilhará mais. As estrelas cairão do céu, e os poderes do espaço serão abalados. Então o Filho do Homem aparecerá descendo nas nuvens, com grande poder e glória. Ele mandará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os escolhidos de Deus de um lado do mundo até o outro.

Vem logo, Jesus! Estamos esperando a tua chegada!

19

Os costumes de Advento em alguns países

O Calendário do Advento vem dos luteranos alemães, que, ao menos até o começo do século XIX, faziam a contagem regressiva para o dia da Véspera de Natal. Neste calendário os membros da família viraram um número a cada dia, começando com o dia primeiro de Dezembro. Atrás de cada número tinha um fato ou figura sobre o nascimento de Jesus.

Outro costume que também vem da Alemanha é a coroa de Advento, na qual uma vela é acesa no primeiro domingo de Advento, e as outras seguem nos domingos seguidos, até chegar a Natal. As cores das velas significam arrependimento, menos a da terceira semana, que significa alegria na antecipação do nascimento de Jesus.

Em muitas das igrejas luteranas nos Estados Unidos durante Advento tem mais um culto – durante a semana,

20

principalmente nas quartas-feiras. Neste tempo o povo é preparado espiritualmente para receber Jesus no Natal.

Nos países alpinos, como a Suíça, crianças carregam uma estátua de São José a uma casa diferente a cada noite durante Advento. Na véspera do Natal a figura está colocada ao lado da figura de Maria no estábulo.

Lanternas de papel colorido são pendurados nas casas dos chineses que são cristãos durante o advento.

Nas Filipinas, o advento é celebrado com uma missa por 9 dias seguidos, começando com o dia 16 de Dez.

Na Suécia, no dia de Santa Lúcia, dia 13 de Dezembro, a filha mais velha da casa se veste de branco com uma coroa de velas na cabeça. Ela canta uma canção e dá café e pão para seus pais. Às vezes a menina e suas companheiras faz parada na rua.

Nos tempos antigos na Inglaterra, mulheres pobres carregavam bonecas de Jesus e sua mãe Maria nas ruas. Ao mostrar as bonecas para as pessoas na rua, receberam esmolas. Foi considerado azar não dar esmolas para estas mulheres.

21

Pinte de uma só cor as letras que formam o nome de quem esperamos chegar, as que têm pontinhos. Pinte o resto dos espaços em muitas cores.

22

Aqui se acha 13 nomes de pessoas mencionadas nesta revista. Boa sorte em encontrar todos!

23

A IGREJA LUTERANA BRASILEIRA

Comunidade Luterana Jesus Salvador Vila Jansen, Parada 79 940835-085 Gravataí-RS 0XX51-3042-2856 Cultos aos domingos às 9:00 horas http:\\www.lutherana.com.br Pastor Elcy N. Da Costa A. Storck, procurador geral da ILB

Comunidade Luterana Estrela de Belém Rua Major Capilé 3965 Jardim Caramurú 79830-030 Dourados - MS 0XX67-3424-9167 Cultos aos domingos às 9:00 e 19:00 às Quartas-feiras às 19:30 Missionário Charles Flunker, presidente da ILB Pastor Roberto N Pires Gilberto Andrade da Silva, evangelista

Visite-nos na internet: http:\\www.dezcomdeus.com

24