adv apresentação-2014

38
G.O Adoração e Vida

Upload: grupo-adv-jovem

Post on 09-Aug-2015

167 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Adv   apresentação-2014

G.O Adoração e Vida

Page 2: Adv   apresentação-2014

Objetivo

Pertencente ao movimento da Renovação Carismática Católica – Ministério Jovem, onde nos reunimos semanalmente.

O grupo Adoração e Vida trabalha diretamente na evangelização da juventude, transmitindo os valores cristãos e morais por vezes esquecidos em nossa sociedade atual.

O Grupo de Oração Jovem Adoração e Vida nasceu em maio de 2007 na Paróquia de São Cristóvão, realiza seus encontros nas noites de domingo, das 20h30 às 21h30 na Paróquia de São Cristóvão.

Possuindo como intercessora Nossa Senhora de Fátima, imagem que nos acompanha todos os domingos, visitando semanalmente a casa dos jovens e seus familiares.

Page 3: Adv   apresentação-2014
Page 4: Adv   apresentação-2014

Recebemos em 2013 da Câmara Municipal de Valinhos o reconhecimento pelos trabalhos realizados em prol aos

jovens da Comunidade.

Page 5: Adv   apresentação-2014
Page 6: Adv   apresentação-2014
Page 7: Adv   apresentação-2014

Paróquia São Cristóvão

Ministério De Intercessão

Ministério das Famílias

Grupo de Oração Famílias

MinistérioPromoção Humano

Ministério para as Crianças

Ministério Fé e Politica

Ministério de Música e Artes

Ministério Reflexos da

Alma

Ministério de Pregação

Ministério de Cura e

Libertação

Universidades Renovadas

GOU Universidade São Francisco

CoordenaçãoNúcleo

CélulasPerseverança

Page 8: Adv   apresentação-2014

Universidades Renovadas

QUEM SOMOSSomos acadêmicos, professores e servidores presentes em várias instituições de ensino superior que respondem, de maneira renovada, aos crescentes desafios propostos pela igreja, como a evangelização na universidades e a evangelização da cultura e das culturas do homem. 

DE ONDE VIEMOSViemos da experiência de EFUSÃO DO ESPIRITO SANTO, e da reflexão mais profunda sobre o inicio da renovação carismática Católica (RCC), que tem como marco fevereiro de 1967, na Universidade de Dusquene/USA. esta reflexão foi realizada pela primeira vez em 1994, em um seminário realizado no encontro de carnaval da RCC, na Universidade Federal de Viçosa/MG. OBJETIVOS* Evangelizar com renovado ardor missionário, testemunhando Jesus Cristo em nossas escolas, em nossa futura profissão;* Evangelizar acreditando ser possível e preciso conciliar fé e razão;* Evangelizar em comunhão fraterna com a igreja, formando homens novos que exerçam as suas funções à luz do evangelho;* Evangelizar com o poder de efusão do Espirito Santo, para que o coração de todos nós, estudantes, professores e servidores se unam ao Coração de Deus;* Sonhar e acreditar, que em comunhão com o Pai e a Cultura de Pentecostes, é possível mudar a realidade e construir definitivamente a Civilização do amor como sinal concreto do Reino de Deus no Brasil e no mundo. ONDE ESTAMOSEstamos nas Universidades, local onde é transmitido o saber e são defendidas várias ideias que são contrárias à moral cristã. Portanto, estamos no lugar onde se torna imprescindível o anúncio da Palavra de Deus, a fim de que as descobertas sejam usadas para o bem da humanidade. COMO ESTAMOSAtualmente somos mais de 700 grupos de oração Universitários (GOUs) espalhados por todo Brasil e mais de 40 grupos de partilhas de profissionais (GPPs). Já realizamos experiências e contatos no México, Peru, Venezuela, Equador, Honduras, e mais recentemente na Bolívia. Os GOUs têm vivido as mais diversas experiências no meio acadêmico: Calouradas cristãs, trabalhos missionários, experiências de oração para acadêmicos, professores e servidores, semanas de solidariedade. Missas de abertura de ano letivo, mesas temáticas e simpósios e outras.

Page 9: Adv   apresentação-2014

Intercessão

O que é Intercessão?"A Intercessão é uma oração de pedido que nos conforma perfeitamente com a oração de Jesus. Interceder é pedir, suplicar em favor de outro. Desde Abraão, é próprio de um coração que está em consonância com a misericórdia de Deus”. (Catecismo nº 2634,2635). A palavra INTERCESSÃO, em si, quer dizer: a ação de “pôr-se entre”. O intercessor é aquele que se engaja numa batalha espiritual em favor das necessidades de alguém, de algum grupo, família, país, paróquia.

Características do IntercessorCoração Puro - O Senhor deseja que tenhamos um coração livre do pecado para que sejamos inteiramente D'Ele ou seja totalmente entregues a Ele.Relacionamento com Deus - É da maior importância que o intercessor tenha vida de oração diária e constante, Jesus é  Aquele que pode nos dar sabedoria, visão e compreensão para podermos viver em paz na alegria e na confiança. Busca da intimidade com Deus, quanto mais amar e buscar a intimidades melhor saberemos compreender a vontade de Deus.

A CONDUTA DO INTERCESSORSer firme: ter firmeza na palavra de Deus, que é a espada do Espírito. aproxime -se de Deus espere com fé e confie na sua palavra.Ser Submisso: Deus é o doador das respostas que você está buscando e foi Ele quem te levou a oração, abandone seus conceitos e tenha fé naquilo que o Espirito te conduzir sempre com obediência e humildade. Ser Confiante: TENDES FÉ EM DEUS(Mc11,22),encher o coração com as promessas de Deus. Ele quem inspira as orações, dá fé, e mantem nosso corpo em ação.Ser Zeloso e agradecido: seja ativo em oração e agradecido. Dê ao Espirito Santo tempo para dar ao teu coração a revelação para o momento do discernimento e siga a oração, tudo com muito zelo para nada se perca e nenhuma graça seja desperdiçada. Sede perseverantes, vigilantes na oração, acompanhada de ações de graça(Cl4,2), ser agradecidos é tão natural, pois, é quando a alma reconhece a bondade de Deus em favor do seu povo e sempre proclame as obras de Deus.

Page 10: Adv   apresentação-2014

Família

Nosso saudoso papa João Paulo II nos animou com muitas   palavras de incentivos, principalmente quando nos dizia que: “ o futuro da humanidade passa pela família”, quando nos exortava com ardor dizendo: “família torna-te aquilo que tu és”, palavras essas que nos abrem a visão para o plano  de  Deus para a humanidade através da família. Por ocasião de nosso aniversário de  35 anos de renovação no Brasil, o papa Bento XVI  em sua carta de felicitação pelo Congresso Nacional sedimentou a necessidade desse ministério dentro da RCC quando nos pediu: “A Renovação Carismática do Brasil não medisse os esforços na luta pelas famílias”.  O Ministério para as famílias é desejo de Deus para toda RCC do Brasil.

O que é o Ministério para as Famílias?É o serviço dentro da Renovação Carismática Católica, responsável pela evangelização, acompanhamento e formação das famílias.Como surgiu?Surgiu diante da urgência da evangelização do homem em seu contexto na vida social. A família é o santuário da vida, é a primeira célula da sociedade, onde nasce e cresce a vida humana salva por Jesus na Cruz. Porque formar este ministério em seu grupo de oração, ou comunidade da RCC?Para que possamos trazer a família para dentro do projeto de Deus, restaurando as famílias por completo, orientando os jovens, até a proteção das crianças, para que essas possam desenvolver o potencial do amor  de Deus recebido em sua criação. Tudo isso alinhado às moções do Espírito Santo ao Conselho Nacional da RCC.

Page 11: Adv   apresentação-2014

Promoção Humana

QUEM SOMOS Buscando    imitar Jesus, o  Ministério  de  Promoção  Humana  quer  ser um serviço como "dom do Alto, pelo Filho, no Espírito Santo, entranhado de misericórdia e compaixão, buscando resgatar a dignidade   da  pessoa,  da  sua  identidade de " imagem  e  semelhança de Deus ", perdida em razão do pecado, seja pessoal ou social.  NOSSA MISSÃOEsse   ministério   tem  missão  de trabalhar  nas obras socias, priorizando o atendimento dos excluídos, através  da Renovação carismática Católica. O ministério de promoção humana busca formar    as pessoas  a    partir da  organização de todas as obras sociais que a renovação tem através do grupo de oração. o verdadeiro trabalho de promoção humana  devem englobar todas as   dimensões  da vida  do  homem, atingindo o campo social, político  e religioso. " A dimensão política,  constitutiva  do  homem,  representa  um  aspecto  relevante de convivência humana.Possui um aspecto englobante porque tem como fim o bem comum da sociedade"(...) Puebla 513 

ATUAÇÃO DO MINISTÉRIOA partir dos grupos de oração, exercitando as práticas de misericórdia,  prestando  atenção,acolhendo os irmãos,   nas   suas necessidades, em todas as dimensões  humanas  e espirituais, seguindo os passos do bom samaritano.As obras sociais, são os frutos da atuação perseverante, onde o senhor vai suscitando em nossos corações, o avanço para as águas mais profundas.

Page 12: Adv   apresentação-2014

Ministério para Crianças

“Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham” (Mateus 19, 14). 

O Senhor conhece cada filho Seu, antes mesmo da criação no ventre materno, está presente em todas as fases e momentos da vida, sem abandonar nem o mais pecador. O Ministério para as Crianças se utiliza de linguagem apropriada, atrativa e dinâmica para falar aos pequeninos deste imenso amor de Deus. Por meio de canções, pregações, orações e atividades práticas, o intuito principal não é oferecer somente um lazer às crianças, mas sim, desde cedo, oferecer toda a estrutura e os subsídios necessários a uma evangelização eficaz, propiciando que a criança tenha uma experiência pessoal e íntima com o Senhor.

MissãoVisa levar os pequeninos a conhecer Deus, através de orações, músicas, leitura da palavra de Deus, por meio de uma linguagem adequada à criança. O principal objetivo do ministério é mostrar que Jesus está vivo e acompanha seus filhos em todos os momentos e que confiando em Deus a vida fica melhor.

Page 13: Adv   apresentação-2014

Fé e Politica

“A fé é o fundamento da esperança, Graças à fé conquistam-se reinos, pratica-se a justiça, vê-se realizar as promessas” (Hebreus 11, 1b.33).

O cristão, por ação, por consciência, por conveniência ou omissão, sempre age politicamente. Todo ser humano é (ator ou atriz) político. No Brasil, no mundo atual, todo homem e toda mulher, com razoável senso de realidade, são seres político-sociais. O Ministério Fé e Política é o serviço dentro da Renovação Carismática Católica, que tem por objetivo evangelizar as pessoas a usarem seu voto de forma consciente, votando de forma justa e apoiando candidatos conforme a consciência de cada um. O ministério ajuda e incentiva os irmãos que sentem o chamado no coração a servirem na política, para que estes possam levar a luz de Cristo e anunciar uma palavra transformadora na sociedade.

O objetivo não é formar partidos políticos ou realizar campanhas eleitorais, é conscientizar os cristãos a utilizarem o voto de modo justo, e apoiarem o candidato(s) conforme a consciência de cada um. A Renovação Carismática também apoia e incentiva a participação na política daqueles que sentem chamados a este serviço.

“Envolver-se na política é uma obrigação para o cristão. Nós não podemos fazer como Pilatos e lavar as mãos, não podemos. A política está muito suja: mas, está suja por que? Por que os cristãos não se meteram nela com espírito evangélico." Papa Francisco.

Page 14: Adv   apresentação-2014

Musica e Artes

“Minha alma engrandece ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador” (Lucas 1, 46-47).

O Ministério de Música e Artes é a reunião das expressões artísticas que temos na RCC: música, dança, teatro e demais manifestações artísticas. Chamados à evangelização no uso dos talentos recebidos de Deus, os quais são direcionados pelo Espírito Santo, que concede criatividade necessária, e faz de um ministro das artes um instrumento de restauração na vida dos cristãos sedentos da misericórdia do Pai. É um ministério chamado à valorização da cultura, da criatividade, da animação, e que, igualmente aos demais ministérios, disponibiliza os dons à serviço do movimento.

Page 15: Adv   apresentação-2014

Pregação

“Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo” (Romanos 10, 17).

O objetivo do Ministério é formar pregadores capacitados e fundamentados na Palavra de Deus. Desde aqueles que receberam o chamado, mas que ainda não iniciaram suas pregações, até mesmo aqueles que já possuem seus longos anos de experiência. Mesmo estes, devem buscar aperfeiçoar-se constantemente. O Ministério de pregação existe justamente para direcionar e acompanhar os pregadores, para certificar-se de que cada um prega de fato uma Palavra que leva luz, sabedoria e graça para cada Grupo de Oração, retiro, seminário, aprofundamentos e encontros em geral. 

Page 16: Adv   apresentação-2014

Cura e Libertação

"O Espírito de Deus está sobre mim porque ungiu-me para anunciar a boa nova aos pobres. Enviou-me para proclamar aos cativos a libertação e aos cegos a recuperação da vista, para restituir aos oprimidos a liberdade, e proclamar o ano da graça do Senhor” (Lc 4,17-19).

O Ministério de Oração por Cura e Libertação é um serviço prestado no grupo de oração, e à comunidade eclesial, como continuidade do ministério de Jesus, o qual veio à terra para salvar o homem todo e todo homem. O objetivo deste ministério é reacender a chama da fé no coração de todos, por meio da oração, no encontro com Jesus pelo batismo no Espírito Santo, que faz novas todas as coisas, e também no acompanhamento à recuperação e engajamento do cristão na vida comunitária. O servo deste ministério é aquela pessoa que, participando já há algum tempo do Grupo de Oração e sendo batizada no Espírito, sente-se chamada pelo Senhor para servir no ministério de acolher, escutar e orar pelos demais participantes que assim o desejarem, para que o Senhor os cure e liberte, e possam perseverar em seu processo de conversão e santificação.

Page 17: Adv   apresentação-2014

Missão

“Por causa da tua palavra, lançaremos as rede” – Lc 5, 5

Tendo em vista a necessidade deste anúncio é que iniciamos este projeto; baseados na ordem de Jesus: “ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” (Mc 16,16), impulsionados pelo “convite” do Papa João Paulo II: “evangelizar é prestar ao mundo um serviço de salvação”, e fundamentados na doutrina da igreja que ensina a nossa missão de leigos: o leigo é chamado a procurar o reino de Deus e mais do que isso vivê-lo através dos mais diversos serviços e funções para o crescimento e continuidade da caminhada da igreja. Toda atividade do leigo deve estar intimamente comprometida com o Evangelho de Jesus Cristo, sendo sinal da sua presença viva no meio do seu povo.

Jesus fez o anúncio, cujo conteúdo era Ele mesmo (Mensagem e mensageiro, evangelho e evangelizador) falando sempre sobre o Reino de Deus e objetivando a Salvação de todos os homens e do homem como um todo. Os apóstolos também anunciavam Jesus (morto, ressuscitado, glorificado, Salvador, Senhor e Messias) objetivando que todos recebessem o Espírito Santo e formassem comunidade.

Hoje, o conteúdo do querigma (1º anúncio) é o mesmo (Jesus) e com as seguintes características: atual, direto e concatenado; objetivando que os homens encontrem a Salvação.Deve-se iniciar com o plano original do amor de Deus, que foi rejeitado pelo pecado. Mas, em seguida, junta-se o anúncio propriamente querigmático: Jesus vem refazer o projeto divino e, pela doação do Espírito, inaugura o novo céu e a nova terra.Dessa maneira, já temos, então, os seis temas básicos da Evangelização fundamental:

a) O amor de Deusb) O pecadoc) A salvação de Jesusd) Fé e conversãoe) Dom do Espíritof) A comunidade

Page 18: Adv   apresentação-2014

Vocação

O chamado é uma pura iniciativa de Deus. O Senhor quando vocaciona alguém já tem um projeto para a vida de quem responde o ”sim”, não como uma predestinação, mas como uma resposta de amor. Ninguém veio do ocaso, nem para ficar solto no mundo, todos viemos para livremente dar uma resposta ao projeto de Deus único e irrepetível. Dizer sim é tornar-� �se um canal de graça para os outros e para o mundo. Neste sentido nós participamos do plano do Pai.

O seguimento a Deus é apenas uma “gratidão” espiritual. Acima de tudo foi Ele quem possibilitou ao homem participar da existência que pertence somente a Ele.

Seguir ao Senhor deve ser a expressão máxima da alegria de todo ser humano; deve exalar o perfume de Cristo. Toda vocação deve tornar-se atraente, deve provocar nas pessoas um encontro com Deus, transformar o mundo, os corações.

A santidade é a vocação universal de todo cristão, portanto, ela deve ser o termo final de toda a formação, ou seja, deve ajudá-lo a buscar a santidade no seu próprio estado de vida. O itinerário ou o programa de formação há de ser necessariamente o seguimento de Jesus.   Por levar em consideração a vocação e o carisma de cada um, existem diversos caminhos de formação: o de cada comunidade de vida evangélica, o de cada congregação, ordem e instituto religioso que tem sua formação voltada para o carisma do fundador do qual todos os que estão naquele caminho devem “beber” e se edificar.

Page 19: Adv   apresentação-2014

Projetos

Page 20: Adv   apresentação-2014

Não podemos parar enquanto houver almas para salvar...

Page 21: Adv   apresentação-2014

Ministério de Dança Reflexos da Alma

O que era sonho de Deus torna-se realidade em março de 2010, quando iniciamos o Ministério de dança Reflexos da Alma, visando o objetivo de transmitir Deus através da arte.

A nossa missão, além promover a arte da dança sacra, tem o objetivo de integrar os jovens do grupo e proporcionar ao público um espetáculo de arte e fé. Queremos oferecer um espetáculo de excelência para todos que nos assistem, bem como levar as pessoas a aproximar-se cada vez mais de Deus.

Dançar é mais que uma arteÉ deixar fluir a força radiada do espíritoMovendo músculos e ossosNuma sublime oração

Page 22: Adv   apresentação-2014

Ministério Reflexos da Alma

Page 23: Adv   apresentação-2014

Retiros

Page 24: Adv   apresentação-2014

Vigília Quinta Feira Santa

Page 25: Adv   apresentação-2014

Missão

Páscoa - ValinhosDia das Crianças -

Campinas

Page 26: Adv   apresentação-2014

Missão

Natal SolidárioJovens Discípulos

Missionários

Page 27: Adv   apresentação-2014

Jornada Mundial da Juventude

Madri 2011 Brasil 2013

Page 28: Adv   apresentação-2014

Jesus no Litoral

Guarujá - 2011 Guarujá - 2012

Page 29: Adv   apresentação-2014

Encontro Mundial 2012Foz do Iguaçu-PR

Page 30: Adv   apresentação-2014

Projeto - Células

Drems of God

Keep the Faith

Guardiões da Fé

Deus no Comando

Revestidos pelo Amor

Crux Sacra

Page 31: Adv   apresentação-2014

O que são células?O corpo humano é constituído de células, e o grupo Adoração e Vida adotou essa ideia. As células tem o objetivo de união dentro do grupo de oração.

Toda a visão do líder também precisa partir do amor, pois a postura que se espera do pastor é que seja sempre ele quem vá a busca das ovelhas. Para tanto, é importante que os líderes saibam formar equipes de pastoreio para auxiliá-los nessa missão e que conheçam bem o Movimento ao qual pertencem, a fim de que possam conduzir todo rebanho às boas pastagens e às águas refrescantes.

Com visão ampla e conduta de zelo que proporcione o contato fraterno entre todos que fazem parte do rebanho, o pastor deve expor a sua vida por amor. Aquele que vive o amor espalha a fragrância de Cristo, o perfume da santidade e  reflete que é pessoa de oração e que vive orientado pela Palavra de Deus. É  uma vida cheia de frutos do Espírito Santo que  legitima um pastor.

Características das células:Cada célula possui servos que realizam o papel de “orientadores” e “pastores”, e tem a missão de levar as pessoas a buscarem, conhecerem à Deus, levarem cada ovelha a terem uma intimidade com Deus.Com a missão de apresentar projetos e ideias para o crescimento pessoal e espiritual.

As células tem um nome que os próprios integrantes rezaram e escolheram. Além dos nomes, cada célula possui um santo intercessor.

As células se reúnem na igreja e nas casas de seus integrantes para rezar, partilhar, conversar, assistir um filme, e o principal, criar amizades que as conduzem até o céu.Um vez por mês, uma célula prepara o grupo de oração, onde os seus membros ficam responsáveis de rezar, discernir o tema, a palavra e a oração.

Viver o pastoreio de maneira concreta na

instância em que Deus nos colocou.

Page 32: Adv   apresentação-2014

Igreja que Acolhe

Igreja que se Renova Igreja do serviço Solidário

Projetos elaborado segundo o 7ª Plano de Pastoral Orgânica

Page 33: Adv   apresentação-2014

7ª Plano de Pastoral Orgânica

 A IGREJA QUE ACOLHE Os olhos da fé e os ouvidos do coração nos indicam pontos de luz e motivação para uma renovada ação pastoral que responda aos novos desafios que a realidade nos coloca. Queremos assumir essa missão e, impelida pela necessidade de uma renovação estruturais, almejando a construção de uma sociedade justa e solidária, com oportunidades e relações igualitárias para todos. O projeto de Jesus é libertador. Uma Igreja toda ministerial surge como ponto forte de iluminação para a concretização do nosso objetivo. A vivência consciente e madura do ministério da palavra nos torna capazes de “anunciá-la como missionários que testemunham com a vida o que pregam” (Cf. CP, 23). A liturgia bem celebrada e vivenciada e a participação nos sacramentos vivificam a esperança e abrem os horizontes para uma atitude cotidiana mais coerente com a prática de Jesus. “A caridade jamais passará” (1 Cor 13,8), e o cristão é convocado a dar sua contribuição por meio das obras de misericórdia e da revigorada atuação das pastorais sociais. “necessitamos sair ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo” (DA 548). Acolher é uma atitude que abre as portas para as desafiadoras realidades que nos cercam, e nos impele a abraçar a todos – os que estão integrados à vida da Igreja e os afastados do seio da comunidade. Para ser verdadeiro cristão, não basta ser como "aqueles que escutam a Palavra de Deus", mas é preciso ser como quem "a coloca em prática" no amor operoso (Lc 8,21 Os discípulos ouviram a Palavra de Deus e, na sua força, saíram em missão, testemunharam e acolheram a todos. A partir do encontro com Cristo, a Palavra Encarnada, devemos ir além das regras e dos preceitos.

“Evangelizar A partir do encontro com Jesus Cristo, como discípulos missionários,à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, promovendo a dignidade da pessoa, renovando a comunidade, participando da construção de uma sociedade justa e solidária,para que todos tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10,10)”

Page 34: Adv   apresentação-2014

A IGREJA QUE SE RENOVA As comunidades não são abstratas, elas se situam no tempo e na história e testemunham a alegria do ser cristão, o compromisso da adesão ao projeto de Jesus Cristo e o esforço de transformar a realidade em que vivemos como o fermento que atua no meio da massa. O que as caracteriza é a fidelidade ao ensinamento dos Apóstolos, a oração, a partilha do pão e dos bens... “e entre eles não havia necessitados” (cf.At. 2,42-47) Todo serviço na Igreja deve expressar um encontro entre pessoas consigo mesmas, com os irmãos e com Deus, tendo como premissa fundamental a presença de Deus na Comunidade. Somos chamados a dar passos significativos na direção de superar o binômio Clero-Leigo, evoluindo para uma relação Comunidade-Ministério e configurando uma Igreja servidora e organizada 1 - Despertar para a descoberta da vocação específica de cada um; 2 - Criar uma cultura de respeito, valorização e incentivo aos ministérios leigos, especialmente os da Palavra, da Coordenação e da Catequese; 3 - Rever o itinerário catequético como forma de dar suporte a esse processo, assumindo a iniciação à vida cristã como princípio norteador para a Catequese; 4 - Investir na formação dos ministros – especialmente os da Coordenação, da Palavra e da Catequese – e dos agentes da acolhida; 5 - Resgatar a consciência da celebração como encontro e momento de formação e partilha de vida, com atenção à preparação da Liturgia e das homilias. “Qualquer que seja o ponto a que chegamos,conservemos o rumo” (Fl 3,16)

Pelo Batismo, somos chamados a realizar o encontro com Jesus Cristo, tornando-nos sempre discípulos-missionários. Convocados à santidade, sejamos profetas da verdade, com os pés firmes no chão em que pisamos. Atentos à realidade, devemos anunciar Jesus Cristo e denunciar as infidelidades ao projeto do Reino de Deus.

A IGREJA QUE SE RENOVA - Pastoral da Saúde: expressão da misericórdia de Deus;- Pastoral da Educação: presença profética da Igreja;- Consciência Ecológica: sinal de amor pela Criação.

Page 35: Adv   apresentação-2014

Objetivos específicos: 1 - Reorganizar a preparação aos sacramentos para revelar esse rosto acolhedor da Igreja, Catequese e Crisma;2 - Retomar a prática da visitação e o método das missões populares;3 - Dar atenção às famílias nas diferentes situações em que se apresentam;4 - Rever, organizar e assumir as diretrizes para a preparação aos sacramentos (diretório dos sacramentos);5 - Acompanhar as famílias dos catequizandos.  Acolher e evangelizar o jovem A comunidade deve assumir com um renovado ardor a “opção afetiva e efetiva de toda a Igreja pela juventude na busca conjunta de propostas concretas” (Doc. Evangelização da Juventude, CNBB). Isto implica em conhecer a realidade do jovem hoje, para poder acolhê-lo e valorizá-lo, aprendendo com suas experiências, favorecendo a ele um encontro pessoal com Jesus Cristo e assegurando-lhe a oportunidade de encontrar seu espaço na vida da Igreja e de ser uma presença cristã na sociedade. Objetivos específicos: 4.1 - Capacitar, de forma permanente, lideranças para o trabalho com o jovem;4.2 - Promover um estudo da realidade do jovem e seus desafios;4.3 - Fomentar um processo de formação humano-cristã que contribua para o crescimento do jovem, cuja mensagem seja adequada aos diversos ambientes e formas de inserção;4.4 - Fortalecer e dinamizar a Área Pastoral Juventude, integrando as diversas iniciativas de evangelização;4.5 - Conscientizar as comunidades, para que criem novos espaços de expressão dos jovens;4.6 - Aderir ao projeto “A juventude quer viver”, da CNBB, que tem por objetivo criar uma cultura de valorização da vida, combatendo a violência e a criminalização da juventude  “A juventude não é apenas um período de vida (…), mas uma qualidade de alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã.”(Joao Paulo II) 

Page 36: Adv   apresentação-2014

Evangelização que se traduzirão em Ações Gerais e Ações Específicas. Mãos na MassaIgreja que Acolhe Igreja que se Renova Igreja do Serviço Solidário Formação Missionária (agentes) Cadastro das Famílias e após direcionamentos para cada Pastoral.2.1 – Quantos são católicos;2.2 – Quantos não possuem Batismo;2.3 – Quantos não possuem Primeira Comunhão;2.4 – Quantos não possuem Crisma; 2.5 – Existem pessoas enfermas impossibilitadas de irem na Santa Missa;2.6 – São casados na igreja. Realizar um trabalho junto com a catequese, no ato da inscrição sugerir que a criança/ jovem, participe de alguma pastoral, com a finalidade de englobar as crianças e jovens dentro da comunidade:3.1 - Acólitos3.2 – Música3.4 – Dança3.5 – Missão3.6 – Grupo de jovens 4 – Rever o material catequético5 – Dinamizar os encontros6 – Retiros7 – Encontro com os Pais8 – Missa para as crianças  Como fazer:- Formação de 09hs às 12hs na Paróquia- Missão no bairro das 14hs às 17hs e 30min- Missa de encerramento na paróquia às 19hs  - Quando? Sábados quinzenais.

 

Page 37: Adv   apresentação-2014

* Intercessão – Toda a terça-feira das 22:00 Às 23:30

* Ensaio do Ministério de Dança – Todo sábado das 14:00 às 16:00

Grupo de Oração Jovem – todo domingo após a Santa Missa das 19:00 horas

SentinelasADV

GpoADV user/cesinhazinha

@grupoadv

Page 38: Adv   apresentação-2014