adsm: além de uma associação, gente reunida com muita vontade de mudança!

2
Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Ano 7 • nº1334 Agosto/2013 ADSM: além de uma associação, gente reunida com muita vontade Monte Alegre Monte Alegre de Sergipe, uma pequena cidade situada no alto sertão sergipano.Lá como em vários outros lugares do Semiárido existem pessoas que não querem apenas fazer parte da população, mas que querem se senti cidadãos e lutar pela melhoria da qualidade de vida de todos/as. Assim surgem as tão conhecidas associações comunitárias formadas por gente que querem ver a coisa acontecer. A ADSM é a Associação de Desenvolvimento Sustentável de Monte Alegre, fundada desde 28 de janeiro de 2003, tem no seu currículo de 10 anos uma história tão emocionante que fica parecendo que não são 10, mas 100 anos de existência. “A primeira vez que nos reunimos foi para participar de um curso apoiado pelo Sebrae, o Liderar, foi então que despertou na gente a vontade de se articular e conhecer mais a cultura da cidade” nos fala Edna, associada e apaixonada pelo trabalho voluntário. O grupo formado na época que já desenvolvia o teatro de rua e a dança cuidou de legalizar a associação para começar a desenvolver as ações, mas não pense que era fácil e que existia recurso disponível, era tudo feito com muita garra e coragem.A facilidade do grupo foi sempre a articulação com outros grupos, principalmente o de jovens “A gente se planejava, tirávamos as prioridades e dizíamos é isso aqui que temos pra fazer por Monte Alegre, vamos?”,diz Maria Aparecida, agricultora e atual presidente da ADSM. Sempre correndo atrás de parcerias, tiveram várias oportunidades de cursos, mas um deles Edna destaca com alegria e considera o diferencial da associação “Estudamos a história de Monte Alegre, como foi a primeira feira, a gente estudou tudo pra poder ter base”. E nessa história de fortalecer a base vieram mais cursos: Comunicação, Aprender a Empreender, Brasil Turismo, Técnicas de Vendas, Avesso Perfeito (para deixar o avesso do bordado sem nós), bordados de ponto de cruz, rendedê e muitos outros. Algumas fundadoras da ADSM: Nega, Selma, Edna e Edilene

Upload: articulacaosemiarido

Post on 23-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Ano 7 • nº1334

Agosto/2013

ADSM: além de uma associação, gente reunida com muita vontade

Monte Alegre

Monte Alegre de Sergipe, uma pequena cidade situada no alto sertão sergipano.Lá como em vários outros lugares do Semiárido existem pessoas que não querem apenas fazer parte da população, mas que querem se senti cidadãos e lutar pela melhoria da qualidade de vida de todos/as.

Assim surgem as tão conhecidas associações comunitárias formadas por gente que querem ver a coisa acontecer.

A ADSM é a Associação de Desenvolvimento Sustentável de Monte Alegre, fundada desde 28 de janeiro de 2003, tem no seu currículo de 10 anos uma história tão emocionante que fica parecendo que não são 10, mas 100 anos de existência. “A primeira vez que nos reunimos foi para participar de um curso apoiado pelo Sebrae, o Liderar, foi então que despertou na gente a vontade de se articular e conhecer mais a cultura da cidade” nos fala Edna, associada e apaixonada pelo trabalho voluntário.

O grupo formado na época que já desenvolvia o teatro de rua e a dança cuidou de legalizar a associação para começar a desenvolver as ações, mas não pense que era fácil e que existia recurso disponível, era tudo feito com muita garra e coragem.A facilidade do grupo foi sempre a articulação com outros grupos, principalmente o de jovens “A gente se planejava, tirávamos as prioridades e dizíamos é isso aqui que temos pra fazer por Monte Alegre, vamos?”,diz Maria Aparecida, agricultora e atual presidente da ADSM.

Sempre correndo atrás de parcerias, tiveram várias oportunidades de cursos, mas um deles Edna destaca com alegria e considera o diferencial da associação “Estudamos a história de Monte Alegre, como foi a primeira feira, a gente estudou tudo pra poder ter base”. E nessa história de fortalecer a base vieram mais cursos: Comunicação, Aprender a Empreender, Brasil Turismo, Técnicas de Vendas, Avesso Perfeito (para deixar o avesso do bordado sem nós), bordados de ponto de cruz, rendedê e muitos outros.

Algumas fundadoras da ADSM: Nega, Selma, Edna e Edilene

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Articulação Semiárido Brasileiro – Sergipe

2

Nunca tiveram uma sede própria, mas estão sempre na ativa, fazendo mutirões para reflorestamento da mata ao redor de riachos, campanha do agasalho, limpeza as ruas e até a reforma do cemitério essa associação se organizou pra fazer. “Nossa alegria sempre foi fazer o bem para melhorar o lugar onde a gente vive , melhorar a vida das pessoas, dos jovens. Nossas peças de teatro sempre foram com temas voltados para nossa região, já fizemos sobre o Rio São Francisco”nos relata Maria Aparecida.

Um dos eventos de maior repercussão que essa turma organizou foi o dia Internacional da Água, com várias mobilizações nas escolas, plantio de mudas nas praças e uma passeata que reuniu mais de duas mil pessoas. “Aqui a gente já conhecia a ASA, já fazia parte da Comissão Municipal, eu já tinha ido para outros encontros, já sabia de muita coisa” nos fala Maria Aparecida.

O outro momento do qual a ADSM se orgulha muito foi a I Corrida Cidade Monte Alegre que teve a Petrobras como patrocinadora. “Aconteceram várias ações durante uns 90 dias, dentre elas o reflorestamento da mata do Rio do Cachorro e a construção de cerca viva na Comunidade Tabuleirinho e no dia da corrida eram mais de seis mil pessoas na rua, muito lindo”, diz Edna, reforçando o trabalho que tiveram.

Entre muitas alegrias e também dificuldades hoje a associação conta com a participação de 23 sócios/as que se sentem muito realizado/as por tudo que já foi feito, principalmente um grupo de mulheres realiza algumas atividades que aprenderam nos cursos, como o de cabeleireira, a costura em couro, a produção da roupa do apicultor/a, bordados e pinturas variadas para enxoval de bebê e fardamentos escolares “Faço meu trabalho sossegada, não preciso de prefeitura nenhuma”, fala Dona Selma também associada.

Com uma luta e um nome consagrado na região, agora a preocupação da ADSM é o fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Estado que desde ano passado está acontecendo “A gente conseguiu melhorar a merenda nas escolas com uma alimentação de

qualidade. Agora os/as agricultores/as fornecem ovos, galinha caipira e mel”, diz Maria Aparecida.

Resistir, debater e articular são os pontos fortes dessa associação que tem na sua história uma formação baseada na troca de experiências e nos sonhos de ver um futuro melhor, de enxergar no teatro, na dança, no bordado uma maneira de se expressar, de entender melhor a vida e ainda se emocionar em dizer que é muito bom ser voluntário “O sentimento que tenho é de saudade daquele tempo, é muito gratificante trabalhar voluntário. Perdi meu medo de falar” diz Edna, emocionada.

Realização Patrocínio

Dona Selma associada e costureira

Alguns resultados dos cursos oferecidos através da ADSM