adoração infantil 2010

165
O momento do Culto Divino é particularmente agradável, pois cada família tem a oportunidade de oferecer a Deus sua adoração. Certamente, os pequenos também estão incluídos para ado- rar em espírito e entendimento. Por isso, que o alimento espiritual e a motivação devem estar à altura de sua compreensão. Esta é a razão de ser do espaço chamado Adoração Infantil. Não são poucos os pais que escolhem assistir a uma igreja que seja “Amiga das Crianças”. Uma igreja carinhosa com as criaturinhas, que as inclui na adoração, não somente pensa no futuro, mas no presente..., pois, por trás de cada criança sempre tem uma família. “Histórias de Crianças Como Eu e Você Amam ao Senhor” é um conjunto de 52 histórias de crianças e adolescentes missioná- rios, que narram suas vivências de forma simples, porém profunda, transmitindo e inspirando outras crianças para que sintam que elas também possam fazer o mesmo em suas comunidades. O trabalho missionário dos menores está dentro do cresci- mento harmonioso descrito em Lucas 2:52. Ali é mencionado que Jesus crescia em “graça para com Deus” o que chamamos de COMU- APRESENTAÇÃO

Upload: misa-gruber

Post on 30-Mar-2016

254 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Adoração Infantil 2010 Ministérios da Criança Igreja Adventista do Sétimo Dia

TRANSCRIPT

Page 1: Adoração Infantil 2010

O momento do Culto Divino é particularmente agradável, pois cada família tem a oportunidade de oferecer a Deus sua adoração. Certamente, os pequenos também estão incluídos para ado-rar em espírito e entendimento. Por isso, que o alimento espiritual e a motivação devem estar à altura de sua compreensão. Esta é a razão de ser do espaço chamado Adoração Infantil. Não são poucos os pais que escolhem assistir a uma igreja que seja “Amiga das Crianças”. Uma igreja carinhosa com as criaturinhas, que as inclui na adoração, não somente pensa no futuro, mas no presente..., pois, por trás de cada criança sempre tem uma família. “Histórias de Crianças Como Eu e Você Amam ao Senhor” é um conjunto de 52 histórias de crianças e adolescentes missioná-rios, que narram suas vivências de forma simples, porém profunda, transmitindo e inspirando outras crianças para que sintam que elas também possam fazer o mesmo em suas comunidades. O trabalho missionário dos menores está dentro do cresci-mento harmonioso descrito em Lucas 2:52. Ali é mencionado que Jesus crescia em “graça para com Deus” o que chamamos de COMU-

ApresentAção

Page 2: Adoração Infantil 2010

NHÃO, porém também crescia em “graça para com os homens” e a esta relação com o próximo, chamamos de MISSÃO. Ensinar o que pode ser feito por amor a Jesus e ao próximo e como pode ser realizado, será cada sábado o que orientará este mo-mento de Adoração Infantil. A professora Cinthya de Graf fez uma excelente compilação e introdução dos testemunhos, através da tradução e adaptação de significativas dinâmicas, pelas quais somos muito agradecidos. Cada sábado você deverá ter à mão materiais para diversas lições objetivas que farão nexo com a história dos pequenos missionários. Você, querido líder tem a oportunidade de motivar seu auditório narrando as mesmas com entusiasmo e levando a ação a cada pequeno, segundo seu dom, ao longo dos 52 sábados do ano. Que desafio! Que privilégio! Ajudar suas crianças-adolescentes a es-tarem “nos negócios do Pai”… Que Deus nos ajude a ter sempre esta visão!

Mirta samojlukMinistério da Criança e AdolescenteDsA

Page 3: Adoração Infantil 2010

3

MAteriAis Bíblia, diferentes tipos de calçados (sapatilhas, sapatos, botas, chinelos, sandálias, tênis, etc.) em uma sacola.

Lição objetivA Deus fez cada pessoa diferente e quer que todos apren-damos a respeito dEle. Vejam o que tenho nesta sacola. Isso nos fará lembrar de forma especial que Deus nos fez a cada um e também do que Ele quer que façamos. 1.Peça a um ou a vários voluntários para retirar os calça-dos da sacola, um de cada vez. Quando cada um for mostrado, pergunte: “Que tipo de calçado é este? Como ele se diferencia dos demais? Em que se parece? Para que ocasião ele serve?”

1Calçados Que Falam

“Eu Sou o Senhor, o seu Deus, que lhe ensina o que é melhor para você, que o dirige no cami-nho em que você deve ir.”Isaías 48:17

verso pArA MeMorizAr:

Page 4: Adoração Infantil 2010

4

2. Quando todos os sapatos tiverem sido mostrados e o terminado diálogo a respeito deles, diga: Embora todos sejam calçados, são diferentes uns dos outros. Assim também todos somos filhos de Deus, mas diferentes uns dos outros. Estes calçados diferen-tes me fazem lembrar que Deus também escolheu pessoas de todos os tipos para aprenderem a respeito dEle. Estes calçados também me lembram que devo andar por um caminho. Ouçam o que Isaías 48:17 nos diz, a fim de sabermos quem é que nos conduz pelo caminho correto. Leia o verso em voz alta. Quem nos ensina e guia pelo caminho que devemos seguir? (Permita respostas.)

Embora todos sejam diferentes, às vezes, há pessoas que se parecem muito entre si. Como chamamos a essas pessoas? (gêmeos.) As pes-soas que não convivem no dia a dia com os gêmeos idênticos, têm dificuldade de fazer distinção entre eles, mas Deus sabe exatamente a diferença e para Ele cada um é único e especial. Nossa história de hoje conta como Deus encaminhou duas crianças que pareciam ser iguais, mas que eram especiais e diferentes.

HistóriA A cidade de Juliaca está localizada no altiplano perua-no, e é dessa cidade que vem nossa história de hoje. Certo sába-do, Javier, 7 anos, estava saindo bem cedo para a igreja, como era seu costume. Estava bem vestido e com sua Bíblia na mão. Enquanto seguia para a igreja, encontrou seus amigos, irmãos gêmeos. Eles estavam jogando bola e o convidaram.

Page 5: Adoração Infantil 2010

5

- Venha jogar com a gente! – eles gritaram. - Não – respondeu Javier – hoje é sábado e estou indo para a igreja adorar a Deus. Por que vocês não vêm comigo para a igreja? A professora da minha classe conta histórias so-bre Jesus e de como podemos ir para o céu. Os irmãos aceitaram o convite e foram à igreja. Quan-do entraram, ficaram tímidos, mas seu amigo os incentivou a ficarem na classe dos primários. Eles ouviram todo o programa da Escola Sabatina e também assistiram ao Culto Divino. Real-mente gostaram do programa e desde então passaram a ir com o Javier para a igreja durante um ano. Tempos depois, durante uma semana de oração, ouvi-ram o chamado de Deus para se batizarem e decidiram pedir autorização para sua mãe. Ela pensou: “Deve ser algo bom, porque desde que meus filhos frequentam essa igreja se torna-ram melhores”, e assim lhes deu permissão. A esposa do pastor conta: “Meu esposo, que conduziu a semana de oração, também tinha de batizar os que tomaram a decisão de serem filhos de Deus. Eu assisti ao batismo e minha atenção foi chamada para dois meninos do mesmo tamanho, com mais ou menos 12 anos, e quase iguais. Conversei com eles e me disseram que eram gêmeos, e que foram trazidos para a igreja por outro menino que também estava assistindo ao ba-tismo. Virei-me para ver quem era e fiquei surpresa ao ver que era uma criança de 7 anos! Aproximei-me dele e perguntei: ‘E você, já foi batizado?’ ‘Ainda não’, foi a resposta ‘mas quero ser logo batizado.... meus pais dizem que sou muito novo!’ Con-versei também com a mãe dos gêmeos, ela estava muito feliz e revelou que também queria entregar sua vida a Jesus”. Não importa quão parecidas sejam as pessoas; para Deus todos somos especiais, diferentes e únicos. Ele quer ensi-nar a cada um o caminho pelo qual devemos andar.

UPS

Page 6: Adoração Infantil 2010

6

MAteriAis Bíblia, um ou mais mapas da cidade, guias de estradas ou mapa geral.

Lição objetivA Sempre é importante prepararmo-nos para aquilo que te-mos de fazer. Deus também quer que estejamos prontos para todo o bem que deseja que façamos. Olhemos para estes mapas diferen-tes e pensemos como nos poderiam ajudar a estarmos preparados para alguma atividade. Um por vez, mostre cada tipo de mapa ou diagrama que você trouxe. Pergunte: Para que poderíamos estar preparados

2Prepare-se!

“Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dEle”Filipenses 2:13

verso pArA MeMorizAr:

Page 7: Adoração Infantil 2010

7

com este mapa, plano, etc.? Que informação poderíamos extrair deste mapa? O que poderia acontecer se não o tivéssemos à nossa disposi-ção? (Poderíamos nos perder. Não saberíamos quanto tempo duraria a viagem. Não poderíamos planejar como chegar ao lugar que desejamos ir.)

Antes de fazer uma viagem, por exemplo, é importante pre-pararmo-nos para que tudo saia bem. Quem nos ajuda a estarmos preparados para fazer todo o bem que Deus deseja que façamos? Leia Filipenses 2:13 em voz alta. Este verso nos diz que não temos de tentar fazer tudo por nós mesmos. Deus nos promete ajudar. Ele é tão sábio que foi preparando Aline desde pequena para um trabalho especial, que sequer ela imaginava...

HistóriA Quando Aline tinha mais ou menos cinco anos, come-çou a brincar com os materiais de sua mãe, que é professora do Rol do Berço, na Escola Sabatina. Ela contava as histórias bíblicas às suas bonecas. Imitava em tudo sua professora da Escola Sabatina... Igualzinho! Espalhava as almofadas no chão e sobre elas colo-cava suas bonecas sentadas para “escutarem” as lindas histó-rias da Bíblia.

Page 8: Adoração Infantil 2010

8

Certo dia, a mamãe foi a uma reunião de capacitação dos Ministérios da Criança, no Rio Grande do Sul, e quando voltou para casa, perguntou à Aline se ela gostaria de fazer um trabalho especial. Aline ficou atenta ao que a mamãe lhe iria propor. Aline conta: “A proposta de minha mãe era fazermos um Pequeno Grupo de verdade! Não com bonecas, mas com os amiguinhos. Imaginem!.. meu coração disparou! Rapidamente convidei a Joana, 10 anos. Iniciamos o Pequeno Grupo na casa de minha amiga. Convidamos alguns amigos dela e estes con-vidaram a outros amigos. Assim, foi formado um grupo com vinte e cinco a trinta crianças”. Como resultado desse lindo trabalho, Aline foi batizada junto com dois amigos. Até hoje crianças ainda seguem sendo batizadas – fruto do trabalho de duas amigas que amam a Jesus de todo seu coração. Aline não sabia, mas Deus a foi preparando de acordo com Sua vontade para realizar um lindo trabalho. E você, será que também deseja que Deus o/a prepare para servi-Lo?

USB

Page 9: Adoração Infantil 2010

9

MAteriAis Bíblia, copo ou jarra de vidro, pequena ou média, assa-deira grande, medidores, fermento em pó, vinagre e corante.

Lição objetivA O Espírito Santo é o próprio Deus trabalhando em nossa vida. O presente de Deus, o Espírito Santo, possibilita a Seus segui-dores mostrar amor e atenção pelos outros. Quando aceitamos o amor de Deus, este também transborda para outros. Observem para ver o que acontece nesta experiência.

3AmorTransbordante

“E a esperança não nos decep-ciona, porque Deus derramou Seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que Ele nos concedeu”Romanos 5:5

verso pArA MeMorizAr:

Page 10: Adoração Infantil 2010

10

Coloque a jarra (copo) dentro da assadeira. Despeje uma colher de fermento dentro da jarra. Encha um copo com vinagre e acrescente algumas gotas do corante. Despeje o vi-nagre na jarra. O líquido irá borbulhar e derramar. Quando o vinagre e o fermento se misturam, formam um gás chamado dióxido de carbono. O gás empurra o líquido para cima e o faz transbordar.

A Bíblia nos diz como o amor de Deus pode transbordar. Leia Romanos 5:5 em voz alta. Deus nos ama tanto que deseja que cada um de nós também mostre seu amor por outras pessoas. Deus mostra Seu amor por nós ao nos dar o Espírito Santo. Este nos ajuda a também mos-trar amor por nossos semelhantes, a fim de que a família de Deus possa crescer. O Leonardo é um menino cheio do amor de Deus, e esse amor transborda onde quer que ele esteja.

HistóriA Quando o Leonardo foi batizado na cidade de Puerto Montt, Chile, fez um compromisso de amor com nosso Pai celes-tial. “Vou trabalhar para Ti, Senhor”, ele propôs em seu coração. O Espírito Santo estava com ele e Leonardo queria falar do amor

Page 11: Adoração Infantil 2010

11

de Deus a todas as pessoas! Não demorou muito, e Leonardo organizou e passou a dirigir um Pequeno Grupo para crianças em sua própria casa, juntamente com sua irmã Inês. Era emocionante vê-lo tão entu-siasmado conduzindo as crianças a Jesus. Ele tem um carisma muito especial e conhece muito a Bíblia. Hoje, dez crianças frequentam seu Pequeno Grupo, das quais três se batizaram. “A honra seja para nosso Deus”, ele diz. Além disso, sua mãe e seus avós, ao verem o exemplo do Leonardo, e seu comportamento exemplar, também decidiram estudar a Bíblia. Sua irmã Inês orava muito por sua família e, por fim, a mãe e os avós foram batizados. Vocês conseguem imaginar a alegria do Leonardo e da Inês nesse dia?! Leonardo nos pede para que oremos por ele, para que siga trabalhando por outros, e quando Jesus vier haja muitas outras pessoas preparadas para se encontrarem com Ele. Sem dúvida, o Leonardo é uma criança especial, guia-do pelo Espírito Santo. Você gostaria de imitá-lo, e também organizar seu Pequeno Grupo em seu lar? Lembre-se de que “Deus derramou Seu amor em nossos corações”.

UCh

Page 12: Adoração Infantil 2010

12

MAteriAis Bíblia, uma caixa grande e outra pequena, embrulhadas com papel de presente.

Lição objetivA Amar a Deus é algo que podemos mostrar não apenas com nossas ações, mas também com nossas atitudes e com a forma de pensarmos. Às vezes, uma pessoa pode dizer e fazer uma coisa, mas pensar outra totalmente diferente. Vamos ver algo especial que tenho aqui. Mostre as duas caixas embrulhadas para presente. Diga:

Escolhaeste presente

“Ame o SENHOR, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças”Deuteronômio 6:5

verso pArA MeMorizAr:

4

Page 13: Adoração Infantil 2010

13

Se vocês pudessem escolher, qual dos presentes escolhe-riam? (Permita respostas.) Por quê? Por que alguns pensaram que o melhor estaria na caixa maior? Por que outros acreditaram que o melhor estaria na caixa menor? Algumas vezes, a forma de vermos as pessoas ou as coisas exteriormente não é a mesma como o são in-teriormente. Escutem o que Deuteronômio 6:5 diz a respeito do que deve haver no interior, ou nas atitudes dos seguidores de Deus. Leia o verso em voz alta. Quando amamos a Deus, queremos agradá-Lo em tudo o que fazemos, usando para isto toda nossa força. Amar e obedecer a Deus é o mais importante para nós. Hoje vamos escutar a história da Eva Maria, uma menina que ama a Deus de todo o coração e que o serve com todas as suas forças.

HistóriA Eva Maria é uma menina muito especial, quase fora de série. Aos nove anos entregou sua vida a Jesus e foi batizada. Seus pais são cristãos e ela é membro do Clube Sinai, da igreja do Olivar em Viña del Mar, Chile.

Page 14: Adoração Infantil 2010

14

Desde bem pequena seus pais a ensinaram a amar a Deus de todo o coração, acima de todas as coisas. Pouco a pou-co, ela começou a participar na igreja cantando louvores sim-ples. Não demorou muito e sua participação se tornou mais especial, e passou a atuar no culto dos jovens, nos concursos e jogos bíblicos. Hoje, aos doze anos, Eva Maria é membro ativo do Clu-be de Desbravadores e aspirante a diaconisa! Cumpre sua ta-bela de limpeza e decoração na igreja, ajuda na visitação dos ir-mãos, participa dos programas de capacitação das diaconisas, é professora no Rol do Berço, lidera o culto jovem e é diretora de jovens. Ainda, às vezes, lidera um Pequeno Grupo durante a semana – tudo isso apenas com doze anos! Você quer saber o que mais ela faz? É uma pregadora nos cultos das quartas-fei-ras e também em alguns sábados no trimestre. Deus a abençoa muito nos estudos e ela já recebeu medalha de honra ao mérito. A vida da Eva Maria é uma inspiração, não é mesmo?! Você também pode fazer muitas coisas para Deus ou para sua igreja. Ame a Deus e sirva-O com todas as suas forças.

UCh

Page 15: Adoração Infantil 2010

15

MAteriAis Bíblia, lápis, tiras de papel (aproximadamente 2,5 cm X 15 cm), uma para cada criança, fita adesiva.

Lição objetivA Nosso amor e cuidado pelos demais começa no fato de que Deus nos ama e que cuida de nós. Com a colaboração de todos, iremos formar uma corrente de papel que mostra algumas das pessoas a quem podemos contar a respeito do amor de Deus. 1. Escreva o nome de uma das crianças e mencione-o em voz alta. Una as pontas das tiras, formando um elo da corrente.2. Peça que um voluntário sugira o nome de outra criança (ou

Correntede Bençaos~^

“Nós amamos porque Ele nos amou primeiro”1 João 4:19

verso pArA MeMorizAr:

5

Page 16: Adoração Infantil 2010

16

de um amigo, membro da família, ou outro que ainda não co-nheça a Jesus), que inicie com a última letra do nome que você escreveu (por exemplo: Rosa, An-

tonio, Oscar). Um voluntário deve ir es-

crevendo os nomes nas tiras de papel e ir acrescen-

tando-as à corrente, ou seja, mais um elo. 3. Siga com o processo até ter uma corrente com oito a doze elos. Ao estes nomes estarem ligados na corrente, somos lembrados de que podemos mostrar o amor de Deus aos outros. Leia 1 João 4:19 em voz alta. O que esse verso diz a respeito de Deus? (Permita res-postas) (Ele nos amou primeiro) Como o conhecimento desse amor nos ajuda? Somente assim podemos amar os outros. A história de hoje também é uma corrente, uma corrente de amor e de bênçãos que inicia com Gabrieli.

HistóriA Gabrieli vive em Santa Rosa, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Certo dia, aproximou-se de sua mãe e lhe disse que gostaria de iniciar um Pequeno Grupo em sua casa, visto que algumas das colegas da escola haviam demonstrado in-teresse em conhecer mais a respeito de Jesus quando ela lhes falava dEle. A resposta da mãe foi que ela já tinha muitas responsa-bilidades e que ainda não estava preparada para um compro-misso tão grande. Porém, em uma pregação, o pastor falou a respeito de que deveria ser dada maior atenção ao desejo de-monstrado pelas crianças de evangelizarem, visto que no fim dos tempos elas anunciariam e apressariam a volta de Jesus.

Page 17: Adoração Infantil 2010

17

Comovidas pela mensagem, no final do culto, procuraram o pastor e sua esposa e contaram do desejo de terem um Pequeno Grupo para crianças dessa idade. Tempos depois, Gabrieli foi convidada para participar de um encontro de líderes dos pequenos grupos e ali recebeu todas as informações e materiais necessários para iniciar seu grupo. Desde aquele dia, na pequena sala em sua casa, já fo-ram realizadas mais de trinta reuniões. Os encontros são todas as terças-feiras, às três horas da tarde, com um grupo de dez juvenis, entre 11 e 13 anos. Eles cantam, fazem pedidos de ora-ção, agradecimentos e desenvolvem atividades para se conhe-cerem melhor. Também leem uma história da Bíblia e fazem as atividades. Quando alguém faz aniversário, o que vocês acham que eles fazem? Claro! Preparam um lanche bem gostoso, dão presentes e se envolvem em algumas brincadeiras. Quatro participantes já estão recebendo estudos bíbli-cos da Gabrieli. Mas a história não finda aqui. A Eduarda, de sete anos, irmã da Gabrieli, também queria ter um Pequeno Grupo para crianças da idade dela. Agora a Eduarda também tem suas ati-vidades missionárias todos os sábados à tarde e cinco crianças, entre cinco a oito anos, participam do Pequeno Grupo chama-do “Estrelinhas de Jesus”. Ainda mais, a Camila, a irmã mais velha da Gabrieli, junto com os amigos Leandro e William, também formou um Pequeno Grupo para adolescentes. “É maravilhoso ter tantas bênçãos ocorrendo em nosso pequeno e humilde lar. É uma corrente de bênçãos!”, declara Gabrieli. E você, gostaria de iniciar uma “corrente de bênçãos” como as meninas nessa família? Deus o/a ajudará a formar seu Pequeno Grupo!

USB

Page 18: Adoração Infantil 2010

18

MAteriAis Bíblia, folhas de diversas árvores (também podem ser pedras pequenas ou outro objeto da natureza).

Lição objetivA Quando Deus criou o mundo, fez muitos objetos para nos mostrar Seu amor. Algo que Deus fez foi criar cada pequeno objeto e ser de forma especial. Busquem saber o que há de especial nesta folha que lhes vou mostrar. 1. Convoque seis voluntários e entregue a cada um uma folha. Conceda-lhes tempo para a examinarem. Pergunte: O que

Filhinhas de Deus

“Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: ser-mos chamados filhos de Deus.”1 João 3:1

verso pArA MeMorizAr:

6

Page 19: Adoração Infantil 2010

19

vocês observaram quanto ao tamanho, a cor da folha? Ela é sedosa ou áspera? As crianças fazem uma breve comparação das folhas. Olhem bem para sua folha, assim poderão encontrá-la novamente quando forem misturadas. 2. Reúna as folhas (e algumas extras também) e colo-que-as sobre a mesa ou no chão. Peça às crianças que tentem encontrar novamente a sua folha.

Pergunte: Foi difícil de encontrá-la outra vez? O que os ajudou a encontrá-la? (Permita respostas) Quanto mais vocês sabiam a res-peito de sua folha, mais fácil foi encontrá-la. Deus fez a cada um de nós e, portanto, nos conhece e nos ama. Não importa quantas pessoas haja no mundo, Deus conhece e ama a cada uma. Somos tão especiais para Ele que Seu desejo é que todos O amemos também, e que façamos parte de Sua família. Leia 1 João 3:1 em voz alta. Deus nos ama tanto que nos chama de filhos. Em nossa história de hoje, Jocelyn e Yesley se sentiram felizes de saber que eram filhas de Deus.

HistóriA Jocelyn e Yesley são irmãs e viviam na “Aldeia de Crianças S.O.S.”, visto que não podiam viver com sua própria família. Algumas vezes elas se sentiam muito triste por isso.

Page 20: Adoração Infantil 2010

20

Como gostariam de poder abraçar seus pais todos os dias! Um dia, aconteceu algo novo. Chegaram algumas pes-soas a quem elas nunca tinham visto e que as convidaram para um programa chamado Escola Cristã de Férias. Por curiosida-de, foram assisti-lo acompanhadas de outras crianças da Al-deia. Jocelyn e sua irmã se depararam com algo muito dife-rente de tudo o que antes haviam conhecido. Ali elas ouviram de Deus e de Seu Filho, Jesus. Para elas, essas histórias eram pouco conhecidas e assim prestavam muita atenção. A cada sábado à tarde, felizes recebiam a visita da professora e das crianças da Igreja Adventista. Posteriormente, passaram a frequentar a igreja a cada sábado, e a classe da Escola Sabatina, conforme a sua idade. Ansiosamente elas esperavam a van que lhes vinha buscar para irem à igreja! Elas aprenderam que não importa como sejam os pais terrenos, temos um Pai celestial que nos ama infinitamente. Jocelyn e Yesley já estão frequentando a igreja há al-guns meses e foram convidadas a assistirem ao 1º Congresso de Crianças, em Antofagasta, Chile. Foram três dias muito es-peciais e várias crianças entregaram sua vida a Jesus, incluindo várias crianças da Aldeia. Hoje, estas filhinhas de Deus são felizes adventistas que esperam pela volta de Jesus para levá-las ao lar celestial. Como é bonito visitar os lares na aldeia! Ali podemos compartilhar com as crianças, que talvez não vivam com seus pais, que Deus as ama tanto que deseja que façam parte de Sua família e de chamá-las de filhos. Certamente onde você vive há muitas crianças espe-rando ansiosas por alguém que lhes fale de Jesus. O que você fará?

UCh

Page 21: Adoração Infantil 2010

21

MAteriAis Bíblia, cartolina, imã (de geladeira ou outro), objetos pequenos de ferro ou aço (clipes, alfinetes, parafusos, etc.).

Lição objetivA A Bíblia nos fala a respeito dos líderes – pessoas que ajudaram outras a pensar e agir de determinadas formas. Deus deseja que seja-mos líderes que possam ajudar outras pessoas a fazerem o que é certo aos olhos de Deus. Vejam como estes objetos seguem a seu líder. Segure a cartolina na horizontal. Coloque os alfinetes, clipes, parafusos e outros objetos pequenos sobre a cartolina e o imã por baixo. Mova o imã. Pergunte: O que acontece quando

LíderesMagnéticos

“Façam o que é justo e bom perante o SENHOR, para que tudo lhes vá bem...”Deuteronômio 6:18

verso pArA MeMorizAr:

7

Page 22: Adoração Infantil 2010

22

movimento o imã? (Permita respostas.) Estes objetos seguem seu líder – o imã. Deus nos pode ajudar a sermos a classe de pessoas que lideram outros a fazer o que é certo e a obedecer-Lhe. Leiamos o que diz Deuteronômio 6:18. Leia em voz alta. Hoje iremos escutar a história de João, um menino que foi um líder na vida de seu amigo Felipe.

HistóriA Felipe, 12 anos, é filho único e vive com sua mãe. Ele e o João se conheceram e se tornaram amigos. A mãe de Feli-pe percebeu que depois que ele se tornara amigo de João, seu comportamento mudou. Tornou-se mais obediente, carinhoso e sempre lhe contava o que havia feito com João. – Mãe – ele afirmou – temos de orar agradecendo a Deus antes de comermos, foi o que João disse. – Que carne é esta, mamãe? – perguntou outro dia. – É a carne de porco de que você tanto gosta, meu filho – foi a resposta. – Não, mamãe, meu amigo João disse que essa carne faz mal ao organismo e que podemos ficar doentes, se a co-mermos. – Felipe, hoje é sábado e você tem de me ajudar na lim-peza da casa – a mamãe pediu. – Não, mamãe, meu amigo disse que o sábado é o dia

Page 23: Adoração Infantil 2010

23

de descanso que Deus abençoou e separou de todos os outros dias. Ele quer que Seus filhos descansem no sábado de todos os seus trabalhos e que encontrem consolo e paz nEle, indo à igreja. A senhora me permite ir à igreja com o meu amigo? – Claro que sim, meu filho! Eu preparei um almoço de-licioso e gostaria que você convidasse seu amigo para almoçar conosco. Quero muito conhecê-lo – a mamãe disse. A mãe preparou o almoço e sentou-se para esperá-los. Ela imaginava que o amigo de seu filho fosse mais velho que ele, pois lhe parecia muito maduro diante das coisas boas que ensinava a seu filho. Ela ficou olhando pela janela e esperando que seu filho viesse acompanhado de um amigo mais velho. Foi então que viu seu filho vindo e ficou surpresa! O menino que o acompanhava era mais novo, mais ou menos com oito anos. Ela imaginou que talvez o João não ti-vesse podido vir e que Felipe havia convidado outro menino. Mas quando seu filho entrou em casa, disse: – Mamãe, este é o meu amigo João! Ela ficou surpresa. João, com o consentimento da mãe de Felipe, levou o pastor à casa deles para que conversasse com ela a respeito do grande amor de Deus. Felipe e sua mãe receberam os estudos bíblicos e fo-ram batizados. Será que é necessário ser grande para ser um líder na vida de alguém? Não! Deus nos pede que, mediante nosso exemplo e palavras, levemos outros a obedecer-Lhe e a fazer o que é bom.

UPS

Page 24: Adoração Infantil 2010

24

MAteriAis Bíblia, papel tamanho carta (ou A4), tesoura.

Lição objetivA Deus nos promete dar ânimo e coragem, ainda que tenhamos algo que pareça ser muito difícil de ser feito. Vejam a missão impossí-vel que iremos realizar agora! 1. Mostre o papel e pergunte: Como posso passar meu cor-po através deste papel? 2. Quando as crianças concluírem que é impossível, do-bre o papel no comprimento. Corte o papel conforme o dese-nho a., realizando um número ímpar de cortes com aproxima-

MissãoImpossível?

“Não fui Eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o SENHOR, o seu Deus, estará com você por onde você andar”Josué 1:9

verso pArA MeMorizAr:

8

Page 25: Adoração Infantil 2010

25

damente 1,5 cm de distância entre os cortes. Corte na dobra entre o primeiro e o último corte, como é mostrado no desenho b. Abra cuidadosamente o papel e passe seu corpo pelo círculo que será formado.

Quando algo parece ser muito difícil, ou estamos com medo, Deus nos pode ajudar e dar-nos coragem para realizar o que temos de fazer. O que Deus nos promete? Leia Josué 1:9 em voz alta. Nossa história de hoje conta a respeito de uma missão que parecia impossível.

HistóriA Desde pequena, Mariuxi fala a todos a respeito da Pala-vra de Deus. Ela dá estudos bíblicos, incentivada por sua mãe. Certo dia, a mamãe da Mariuxi lhe disse que era tempo de trabalhar para o Senhor dando estudos bíblicos para três adolescentes. No início, como você acha que Mariuxi se sentiu? Ficou com um pouco de medo. Além do mais, eram meninos maiores. Como seria se eles rissem dela ou se não se interessas-sem pelo que ela tinha a dizer? Neste momento, decidiu confiar que Deus estaria com ela e que a guiaria. Deus lhe daria ânimo

Page 26: Adoração Infantil 2010

26

e coragem para poder falar dEle, mesmo que os meninos fos-sem mais velhos. A mamãe lhe apresentou os meninos – Daniel, Cris-thian e Jordy. Eles concordaram em estudar a Bíblia durante a semana, às quatro horas da tarde. Depois de um tempo, os estudos bíblicos terminaram. E vocês sabem o que aconteceu? O Daniel e o Cristhian decidiram se batizar! Esse foi um dia muito feliz para a Mariuxi. Depois dessa linda experiência decidiu dar estudos bíblicos para duas jovens, Karina e Yury, que também se batizaram! Agora todos eles formam parte da família de Deus na Igreja Adventista de Pueblo. “Conto esta minha experiência para animar os adoles-centes a darem estudos bíblicos a seus amigos. No início fiquei nervosa, mas pouco a pouco fui me adaptando e não demorou muito e se tornou mais fácil. Quero agradecer a minha mãe porque me apoiou e me deu ânimo” a Mariuxi comenta. Dar estudos bíblicos parece ser muito difícil, porém, muitas crianças e adolescentes já fazem isso. E você, quer pro-var também? Deus prometeu estar com você. Esta é uma mis-são possível!

UE

Page 27: Adoração Infantil 2010

27

MAteriAis Bíblia, adesivos, ou algum outro presentinho para cada criança.

Lição objetivA Todos gostamos de receber coisas de graça! A Bíblia nos diz que embora o amor de Deus seja o mais valioso do mundo, Ele o dá gratuitamente. Hoje, vamos receber um presente e conversar a respei-to de como podemos repartir o amor de Deus com os outros. Tenho um presente para vocês. Recebi-o e gostaria que todos

Um PresenteGratuito

“Vocês receberam de graça; deem também de graça”

Mateus 10:8

verso pArA MeMorizAr:

9

Page 28: Adoração Infantil 2010

28

pudéssemos desfrutar dele. Entregue a cada criança um adesivo, ou outro item (não comestível). Mateus 10:8 nos diz a respeito da forma pela qual Jesus nos dá o que necessitamos. Leia o verso em voz alta. Jesus disse isso quando estava fazendo com que Seus seguidores se lembrassem de que deviam ajudar uns aos outros e cui-dar uns dos outros. O amor de Jesus é gratuito! Nada temos de fazer para ganhá-lo! Ele apenas nos pede que o repartamos com os outros. A nossa história de hoje irá falar disso.

HistóriA Roxana vive em La Paz, Bolívia. Ela não sabia da existência da Igreja Adventista do Séti-

Page 29: Adoração Infantil 2010

29

mo Dia, até que um dia foi convidada por sua amiga e vizinha, Ivanna, para que a acompanhasse nas reuniões da Semana San-ta. Roxana aceitou e assistiu a todas as reuniões. Os programas eram tão bonitos bem como as atividades realizadas que ela ficou muito interessada e decidiu fazer os estudos bíblicos, “Eu Creio”. O Espírito Santo foi trabalhando no coração de Roxana, com apenas 9 anos, até que um dia ela decidiu entregar sua vida a Jesus através do batismo. Tudo parecia ir muito bem, até que teve de enfrentar seus pais e irmãs, que pertencem a uma igreja evangélica. O mais difícil era levá-los a compreender a respeito do sábado. Mas, como Deus ouve as orações! Com o tempo, veio outra bênção divina, e as irmãs de Roxana começaram a ir com ela para a igreja. Hoje Roxana, seguindo o exemplo de sua amiga Ivan-na, também convida outras crianças a conhecerem Jesus. Ela quer que muitas pessoas também recebam o precioso presente que ela já recebeu. “Não há idade para trabalhar para Deus. Para mim, anunciar a Segunda Vinda de Jesus é algo que me emociona a cada dia”, Roxana diz. “Eu quero estar no céu com Jesus, mas também com muitas outras crianças!” Roxana recebeu algo muito precioso de forma gratuita, e é feliz por repartir este presente com os outros todos os dias!

UB

Page 30: Adoração Infantil 2010

30

MAteriAis Bíblia, copo transparente, medidor de líquidos, água, corante vermelho (ou tinta), cloro, colher.

Lição objetivA Quando pecamos, talvez cheguemos a sentir que Deus não vai mais nos amar e que nosso pecado não pode simplesmente desapa-recer. Observem esta experiência com muita atenção. 1. Coloque água no copo transparente. Acrescente 3 go-

Desapareceu!“Venham, vamos refletir juntos’, diz o SENHOR. ‘Embora os seus pecados sejam verme-lhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve;

embora sejam rubros como púr-pura, como a lã se tornarão”Isaías 1:18

verso pArA MeMorizAr:

10

Page 31: Adoração Infantil 2010

31

tas de corante vermelho (ou tinta). Como poderemos agora tirar o corante da água? Podemos derramar apenas o corante vermelho e deixar a água cristalina como estava antes? Ouça a resposta das crianças. Claro que não podemos, pois agora a água e o corante já se uniram totalmente. 2. A essa mistura, acrescente o cloro, mais ou menos meio copo. Misture tudo com uma colher e deixe-o atuar. Per-gunte: O que aconteceu agora? Ela voltou a ficar cristalina. Nota: Mantenha o cloro longe das crianças.

Esta experiência é um exemplo de como a cor pode desaparecer quando parecia ser algo impossível. E isso nos faz lembrar que nossos pecados também podem desaparecer. O amor e a misericórdia de Deus são maiores que qualquer de nossos pecados. Quando pedimos seu

Page 32: Adoração Infantil 2010

32

perdão, Ele faz com que nossos pecados desapareçam. Ouçam este ver-so no qual Deus promete converter nossos pecados. Leia Isaías 1:18 em voz alta. Deus promete que ainda que nossos pecados fiquem vermelhos, muito vermelhos, como a tinta que usamos em nossa expe-riência, Ele pode fazer com que desapareçam, deixar-nos novamente puros, virar a página e permitir-nos começar de novo. Nós podemos contar aos outros esse milagre que o Senhor pode de fazer na vida de cada um. Ouçam nossa história de hoje e descubram alguém que foi transformado.

HistóriA Era um lindo sábado, ao meio-dia, quando os membros da igreja de Ayaviri, Peru, se dirigiram ao rio onde seria reali-zado um batismo. Um menino de dez anos caminhava ao lado do pastor e começaram a conversar. - E você, Pedro, quando pensa entregar sua vida a Je-sus? – o pastor perguntou.(Esta parte pode ser contada por um menino, na primeira pes-soa. Caso seja contada por um adulto, deverá ser narrada na terceira pessoa.) - Pastor, eu já sou batizado! Pertenço a Jesus há dois anos e estou muito feliz por ter sido batizado. Quando eu vim para a igreja, foi por curiosidade, mas gostei muito da classe da Escola Sabatina para crianças e, como todos foram bons comi-go, acabei ficando. - Quando vi como as pessoas eram batizadas e como testemunham de sua fé em Deus e assim se tornavam membros da igreja, decidi que também o faria. No início, ninguém me apoiava porque diziam que minha família não era adventista e que eu precisava da autorização de meu pai, mas ele era um alcoólatra e não se importava com a família. - Insisti muitas vezes, e nada. Assim, no dia em que iria

Page 33: Adoração Infantil 2010

33

haver um batismo, fiz os votos batismais, entrei na fila, peguei um roupão e vendo minha firme decisão, permitiram que eu fosse batizado. Depois disso, convidei meu irmão César, que com o tempo também decidiu se batizar. Minha mãe ficou sur-presa e se perguntava como os adventistas conseguiram nos tornar tão bons! E então a convidamos para ir à igreja e ela se batizou. Eu queria convidar meu pai, mas sentia vergonha dele, e ele sabia disso. - Uma vez, quando estávamos assistindo a uma semana de oração, vimos que nosso pai estava do lado de fora, junto à porta, olhando para nós. Estava bêbado. Eu perguntei se po-dia convidá-lo a entrar e houve permissão. Então fui buscá-lo e sentei-me ao seu lado. Esse foi o começo da transformação de meu pai. Ele vendeu sua moto-táxi, porque essa era sua descul-pa para as bebedeiras, e dedicou-se a outro trabalho. Naquele ano, ele se batizou. Agora ele é melhor pai, uma pessoa melhor. Não mais sinto vergonha dele! Por isso, quando eu crescer que-ro ser pastor para contar a muitas pessoas que Deus é poderoso e pode transformar as pessoas assim como o fez com meu pai. Ele pode fazer desaparecer os pecados e fazer com que o velho seja novo! Hoje, a família de Pedro frequenta a igreja. A vida de seu pai nunca mais será a mesma. Seus pecados desapareceram como Deus prometeu, e ele é uma nova pessoa. Você também pode falar a respeito do amor de Jesus a outras pessoas. Imagina como seria se fizéssemos isso sempre que tivéssemos a oportunidade... Quantas vidas seriam trans-formadas!

UPS

Page 34: Adoração Infantil 2010

34

MAteriAis Bíblia, lanterna, pilhas e planta.

Lição objetivA Se tivermos o desejo de conhecer a Deus e de Lhe obedecer, necessitamos falar com Ele a cada dia. Observemos estes objetos e fa-lemos a respeito do que necessitam para poder funcionar ou crescer. 1. (Mostre a lanterna.) De que a lanterna necessita para

Peça a Deus

“Orem continuamente”.1 Tessalonicenses 5:17

verso pArA MeMorizAr:

11

Page 35: Adoração Infantil 2010

35

funcionar? (Pilhas.) Que outras coisas necessitam de pilhas para po-derem funcionar? (Alguns jogos, walkman, etc.) 2. (Mostre a planta.) De que ela necessita para crescer? (Água, luz solar, ar) Que outras coisas necessitam de água e luz solar para crescer? (árvores, grama, etc.) 3. De que necessitamos a cada dia para podermos viver e crescer? (Comer, beber água, respirar.) Falamos a respeito do que cada uma destas coisas necessita para funcionar e crescer. Vamos ler na Bíblia e encontrar algo que Deus nos diz que necessitamos a cada dia, além da água, do ar e dos alimentos. (Ler 1 Tessalonicenses 5:17.) O que este verso nos diz que devemos fazer? (Orar continuamente.) Algumas vezes pensamos em orar apenas quando temos algum problema ou necessidade. Mas a Bíblia nos diz que devemos orar sem cessar, sempre. Falar com Deus a cada dia nos irá ajudar a crescermos confiando nEle e Lhe obedecendo.

História Hoje lhes irei contar a história de duas meninas. Adriel-le, de cinco anos, e sua irmã Samira, de seis anos. Elas frequen-tam a Igreja da Cachoeira do Bom Jesus, em Santa Catarina. Sua mãe lhes ensinou que as orações feitas com fé sempre são respondidas, de acordo com a vontade de Deus.

Page 36: Adoração Infantil 2010

36

Quando Adrielle tinha dois anos, ela vivia no Rio Gran-de do Sul e estava com um câncer congênito na boca. Assim, decidiu que pediria ajuda a todos que viessem a sua casa para que orassem por ela para que Jesus a curasse, como se fosse uma grande corrente de pessoas fazendo o mesmo pedido. Com sua voz infantil, começou a pôr em prática seu plano. A todos que visitavam sua casa ela dizia: “Eu oro por você e você ora por mim. O Senhor é meu Pastor e nada me faltará”. Muitas pessoas ficaram comovidas diante do rostinho dela. A bênção maravilhosa foi que depois de alguns meses e muita oração ela foi curada e hoje goza de excelente saúde. Como prova de gratidão, Adrielle e Samira formam uma dupla missionária e hoje participam de um Pequeno Gru-po com trinta crianças, onde coordenam o momento de oração de intercessão. Semanalmente, elas também visitam um orfa-nato, um asilo, distribuem folhetos e oram e dão muito carinho para os idosos e para as crianças. Vocês também podem fazer parte de um Pequeno Gru-po de oração de intercessão e orar por qualquer problema de saúde, financeiro, por algo que desejamos muito, para tirarmos boas notas na escola, pela mamãe e pelo papai e por tantas coi-sas! Em fim, podemos pedir tudo a Jesus porque Ele ouve as nossas orações. Como devemos orar de acordo com o verso de hoje? “Orar continuamente”. (Estas meninas são irmãs de Andressa Barragana, mui-to conhecida por seu trabalho missionário, e que faleceu em um acidente.)

USB

Page 37: Adoração Infantil 2010

37

MAteriAis Bíblia, jornais, prato descartável ou círculo de papel cartão, cola, sal, pincel, aquarela, recipiente com água.

Lição objetivA Às vezes, quando algo demora muito a acontecer, ficamos cansados de esperar. Quando oramos a Deus, necessitamos esperar e ver como Ele responderá às nossas orações. Esperem e verão o que

Espere e Vera

“Continuem firmes na oração ...” Colossenses 4:2

verso pArA MeMorizAr:

12

Page 38: Adoração Infantil 2010

38

acontece com esta experiência. 1. Cubra a área onde você irá trabalhar com jor-nais. Com a cola (cola viníli-ca ou outra similar) faça um desenho com linhas grossas que se cruzem no círculo de papel cartão. 2. Em seguida, es-palhe o sal sobre as linhas, assegurando-se de cobri-las totalmente. Sacuda o exces-so de sal. Mergulhe o pincel na água e assegure-se de que esteja bem molhado. Molhe o pincel na tinta e coloque-o sobre uma das linhas, mantendo-o no mesmo lugar. A cor se irá espalhar pelas linhas porque o sal irá absorver a água. Incentive as crianças a observarem o que acontece com a pintura.pergunte: O que vocês esperavam que iria acontecer? O que

aconteceu? Assim como observamos para ver o que aconteceria com a pintura, devemos esperar para ver como Deus responderá às nossas orações. Sabemos que Deus sempre cumpre Sua promessa de respon-der às nossas orações. Em Colossenses 4:2, a primeira parte, nos diz o seguinte: “Continuem firmes na oração”. Isso quer dizer que não devemos desistir de orar ou de esperar para ver como Deus responderá a elas. Algumas vezes, Deus responde de uma forma que não esperá-vamos. Nossa história de hoje conta a respeito de um menino que foi perseverante em orar.

HistóriA A professora da Escola Sabatina entregou um cartão aos alunos. – Espero que cada um de vocês consiga preencher esta

Page 39: Adoração Infantil 2010

39

lista de oração com os nomes das pessoas a quem vocês dese-jam falar de Jesus. Pensem nas pessoas que vocês gostariam de ver no céu. Emmanuel colocou o cartão entre as mãos. Sim, ele ia a cada sábado para a igreja com sua avó. Ao pegar o lápis, sem duvidar, anotou como a primeira pessoa na sua lista: “Ana” – sua mãe. Emmanuel sabia que ela havia frequentado a igreja até os quinze anos, mas ele nunca a havia visto na igreja e como ele desejava vê-la no céu! Escreveu também o nome de seu avô, Adão, e outros mais. Emmanuel orou fervorosamente dias após dia, sema-na após semana. Sua fé era grande e suas orações chegaram a Deus, que sempre está disposto a nos escutar e a conceder-nos os desejos de nosso coração. Há algumas semana, Emmanuel entregou sua vida a Je-sus, entrando nas águas batismais. Mas sabem quem também estava com ele? Adivinharam! Sua mãe – Ana e seu avô - Adão! Que alegria! Você também pode fazer sua “Lista de Oração”. Nela você poderá anotar os nomes de todas as pessoas que você de-seja ver no céu e orar por elas. Lembre-se de ser perseverante ao orar e ver os milagres que Deus quer realizar. UA

Page 40: Adoração Infantil 2010

40

MAteriAis Bíblia, seis a oito objetos do lar, que variam em tama-nho – desde os bem pequenos aos bem grandes (alfinete, vasi-nho, vassoura, livro, escova, etc).

Lição objetivA Quando estamos preocupados e com medo devido a situações ou dificuldades em nossa vida, somos ajudados ao lembrarmo-nos de

Maiorque tudo!

“Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O SE-NHOR, sim, o SENHOR é a mi-nha força e o meu cântico; Ele é a minha salvação!” Isaías 12:2

verso pArA MeMorizAr:

13

Page 41: Adoração Infantil 2010

41

que o amor de Deus e Seu poder são maiores que nossos maiores temo-res. Vejamos agora alguns objetos que são maiores que outros.

1. Peça a um voluntário para classificar os objetos trazi-dos – do menor para o maior. 2. Pergunte: Quais são os maiores objetos que vocês conse-guem lembrar? (Transatlântico, sequoia, ponte, etc.) Acabamos de mencionar coisas que são maiores que outras. Escutem o que diz Isaías 12:2 para descobrir o que podemos lembrar a respeito de Deus quando estamos preocupados ou estamos com medo. Ler o texto em voz alta. Sempre nos podemos lembrar de que o poder de Deus e Seu amor por nós são maiores do que nosso medo. A história de hoje irá nos apresenta o lindo exemplo de uma menina que confiou que Deus era maior do que tudo.

HistóriA Em uma cidade do Rio Grande do Sul, uma menina muito missionária chamada Andressa amava as suas amigui-nhas e lhes falava de Jesus. Certo dia, quando ela estava em sua casa dirigindo o Pequeno Grupo, Natália chegou muito triste, e contou uma história desanimadora. Ela fora diagnosticada com câncer na língua. Nesse mesmo dia o médico lhe disse que deveria fazer uma cirurgia urgente para tirar um pedaço da língua. Andressa, com sua fé inabalável, disse à amiga para não ficar triste, pois ela iria orar a Deus e Ele faria o melhor por ela. A partir desse dia elas começaram a orar. Porém, a mãe da Natália não a permitia frequentar o

Page 42: Adoração Infantil 2010

42

Pequeno Grupo... e a Andressa ficou muito triste, mas não de-sistiu. Certo dia, ela foi à casa de Natália e pediu à sua mãe que permitisse a Natália ir até o Pequeno Grupo, onde estavam reunidas, esperando por ela. A resposta foi “não”, com a afir-mação de que ela não acreditava no poder da oração. Andressa tanto insistiu que, por fim, a mãe deu seu consentimento. Este era o dia anterior ao da cirurgia de Na-tália. Todos oraram muito naquela tarde; havia mais de trinta crianças, com muita fé, rogando pela saúde de Natália. Todos pediram a Deus que realizasse um milagre e que Natália pu-desse seguir cantando e louvando Seu nome com as músicas que havia aprendido no Pequeno Grupo. No dia da cirurgia, Andressa e sua mãe acompanharam a Natália e sua mãe ao hospital. A Natália entrou no centro cirúrgico e pouco depois estava de volta com um sorriso no rosto. Abraçando Andressa, Natália disse: “Pronto, amiga, es-tou bem!” Andressa entrou na sala e perguntou ao médico a res-peito do caso de sua amiga. Ele respondeu que não sabia como, mas as radiografias que tinha nas mãos revelavam o câncer, mas que agora ela não tinha mais nada. O médico afirmou que não sabia como isso era possível. Andressa disse ao médico que sabia o que havia acon-tecido... UM MILAGRE! Deus havia curado sua amiga. Elas saíram do hospital cantando e louvando a Deus; agradecendo-Lhe pelas maravilhas que havia feito por Natália. Depois disso, a mãe da Natália, que não cria em Jesus, aceitou-O e foi batizada. O poder de Deus é maior que tudo! E você, gostaria de orar mais por seus amiguinhos e fa-miliares!?!

USB

Page 43: Adoração Infantil 2010

43

MAteriAis Bíblia, faca, prato, um par de duas ou três das seguintes frutas: abacate, pêssego, maçã ou azeitona.

Lição objetivA Corte, antecipadamente, uma das duas frutas do mesmo tipo e tire o caroço (semente). No Velho Testamento lemos a respeito da promessa de Deus de enviar um Salvador. Deus cumpriu Sua promessa no nascimento, morte e ressurreição de Seu Filho Jesus. Iremos observar algumas coisas

Morto ou Vivo

“... a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.” Romanos 6:4

verso pArA MeMorizAr:

14

Especial para a Semana Santa

Page 44: Adoração Infantil 2010

44

que nos fazem lembrar como algo que parece morto pode ter nova vida. 1. Uma por vez, mostre as sementes. Esta semente é de que fruta? Ela parece estar morta ou viva? Por quê? (Permita res-postas.) Parece totalmente seca e sem vida, não é mesmo? Mas o que aconteceria se ela fosse plantada em uma terra fértil e se fosse regada? Exato, ela produziria uma planta. Neste caso, uma planta de... (colo-que o nome do fruto, cuja semente tenha utilizado). 2. Mostre as frutas inteiras. Peça a um voluntário que coloque as sementes junto à fruta a que pertencem. Comente: Embora estas sementes pareçam estar mortas, se as plantarmos vere-mos que têm uma nova vida em seu interior. Quando Jesus morreu, Seus amigos pensaram que nunca mais O veriam. Mas o poder de Deus tornou possível que Jesus vives-se novamente. Leia Romanos 6:4 up, em voz alta. O que este verso diz que podemos ter porque Jesus ressuscitou dentre os mortos? (Per-mita respostas.) Muito bem. Podemos ter e andar em nova vida. Je-sus tornou possível que fôssemos membros da família de Deus. Nesta data especial do ano, que chamamos Semana Santa, somos lembrados do sacrifício de Jesus por nós e de Sua ressurreição. Em uma Semana Santa, quando Lucero compreendeu o sacrifício de Jesus, começou a sonhar com algo especial.

Page 45: Adoração Infantil 2010

45

HistóriA Todos temos sonhos, coisas que anelamos, que quere-mos muito! Lucero tem um sonho muito, muito especial. Sa-bem qual é? Ela quer que todas as crianças de seu Pequeno Grupo sejam batizadas e que sigam crescendo até formarem outros Pequenos Grupos. A história começa assim: Na Semana Santa, a mamãe de Lucero convidou todas suas amigas do bairro para frequen-tarem seu Pequeno Grupo. A maioria delas ficou feliz de assis-tir às reuniões. Todas passaram a compreender mais a respeito do grande amor de Jesus por nós. Porém, muitas delas traziam seus filhos e foi então que Lucero teve a idéia de formar seu próprio Pequeno Grupo. Lucero começou a se reunir com seu grupo de quatorze amiguinhos e estudam o curso bíblico “Eu Creio”, e também cantam e oram. Quando estavam na lição número oito, nossa pequena missionária decidiu convidar as crianças para irem à igreja e cinco delas foram em um sábado. Como vocês acham que a Lucero se sentiu? Ela mesma responde: “Fiquei muito feliz ao ver que meus esforços missionários estavam dando re-sultados”. Ela está compartilhando seu sonho com seus amigos, pois agora vários deles dizem que desejam ser batizados e fa-zer parte da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Que alegria, não é mesmo? Hoje nós também podemos ter um sonho, o sonho de trabalharmos unidos e formarmos Pequenos Grupos em nos-sas casas a fim de que outras crianças também decidam esperar pela Segunda Vinda de Jesus.

UPN

Page 46: Adoração Infantil 2010

46

MAteriAis Bíblia, vários objetos que representem ocupações ou passatempos (CDs de computador, tesoura de jardinagem, li-vro, bola de futebol, pincel, violão).

Lição objetivA Nossos amigos e familiares podem aprender de nossas pala-vras e ações. Aquilo que fazemos e dizemos, a cada dia, ajudam as

Quem sou?

“Rogo-lhes que vivam de ma-neira digna da vocação que re-ceberam.”

Efésios 4:1

verso pArA MeMorizAr:

15

Page 47: Adoração Infantil 2010

47

pessoas a nos conhecerem melhor. Vamos observar estes objetos e ver se conseguimos descobrir como são as pessoas ao olharmos os itens que eles poderiam utilizar. 1. Mostre um a um os objetos. As crianças deverão dizer o que podem aprender a respeito da pessoa que os utiliza. Por exemplo, caso seja a te-soura de jardinagem, as crianças poderão dizer que essa pessoa “gosta de trabalhar ao ar livre”, “gosta de cul-tivar plantas” ou que “trabalha muito”. 2. Podemos dizer como uma pessoa é pelas coisas que ela faz e diz. Jesus fala das pa-lavras e das ações daqueles que O seguem – elas são chamadas de cristãs. O que os cristãos devem fazer para mostrar que pertencem a Jesus? (Ser honestos, ajudarem um ao outro, perdoar um ao outro, amar os inimigos, etc.) Os cristãos fazem todo esse bem para mostrar seu amor por Deus. Ler a Bíblia nos ajuda a conhecer e a compreender as diferentes formas de mostrar que pertencemos a Jesus. Também sabemos que Deus nos promete ajudar a sermos obedientes. Leia Efésios 4:1 em voz alta. Isso significa que Deus quer que mostremos a todas as pes-soas (familiares, amigos, a todos), que pertencemos a Jesus. E é isto o que Francisquinho faz.

HistóriA Francisquinho foi abandonado por sua mãe quando tinha três anos. Desde tão pequenino, ele cresceu junto a seu querido papai, membro da igreja Central de Cochabamba, na

Page 48: Adoração Infantil 2010

48

Bolívia. Na igreja ele é conhecido como “o pastorzinho”, pois a cada sábado usa seu terninho azul escuro e uma gravata. Além do mais, ele é muito pontual. Levanta às cinco horas da manhã para chegar a tempo no culto. Caminha meia hora com seu pai para pegar o ônibus que os leva até a igreja. Às sete horas, eles são os primeiros a chegarem na igre-ja e permanecem ali até o final da última programação da tar-de. Se você visitar a Igreja Central de Cochabamba irá vê-lo sentado no primeiro banco, ao lado de seu pai que é pianista. Ele lê correta e velozmente, estuda sua lição todos os dias e me-moriza os versos bíblicos. Agora, junto com seu pai está lendo o livro O Desejado de Todas as Nações. Uma sexta-feira, à tarde, foi à casa de uma de suas tias. Quando o dia amanheceu, o Francisquinho estava desassosse-gado. Já havia se aprontado para ir à igreja. Então chegou o momento e ele decidiu falar de Jesus. - Tia, vamos comigo para a igreja – disse, e a tia aceitou seu convite. Neste sábado, toda a família se apressou para chegarem na hora certa à igreja. Será verdade que um menininho de cinco anos pode ser um missionário? Será que é necessário sermos grandes para mostrarmos que pertencemos a Jesus? Claro que não! Quantos de vocês aqui têm cinco anos? Vocês gostariam de mostrar a todas as pessoas que vocês pertencem a Jesus? Vamos orar.

UB

Page 49: Adoração Infantil 2010

49

MAteriAis Bíblia, diversos tipos de relógios (de pulso, desperta-dor, antigo, de parede, etc.) dentro de uma sacola ou caixa.

Lição objetivA Quando alguém nos pede para fazermos algo, algumas ve-zes obedecemos prontamente, em outras, demoramos um pouco. Deus quer que estejamos prontos para obedecer-Lhe prontamente e que nos apressemos para fazê-lo. Vou lhes mostrar alguns relógios que eu trouxe hoje.

Apressa-te!Para que esperar até ser adulto?

“Eu me apressarei e não he-sitarei em obedecer aos Teus mandamentos.”Salmo 119:60

verso pArA MeMorizAr:

16

Page 50: Adoração Infantil 2010

50

Mostrar os relógios, um por vez, perguntando: Para que uti-lizamos os relógios? (Permita respostas) (Para chegar a tempo a algum lugar, para sabermos as horas, para sabermos quanto tempo o alimento deve ficar no forno, quantos minutos devem durar um jogo, etc.). Os relógios nos ajudam a realizarmos nos-sas tarefas sem perda de tempo, e a concluí-las mais rapidamente. O Salmo 119:60 nos diz que também devemos nos apressar para fa-zer outra coisa. Escutem com atenção. Leia o verso em voz alta. Os mandamentos de quem devemos obedecer? Muito bem, de Deus. Apressarmo-nos a guardar os mandamentos de Deus significa que não iremos deixar para depois o que Ele quer que façamos. Visto que Seus mandamentos nos ajudam a viver melhor e a fazer felizes os que nos rodeiam, somos felizes por lhes obedecer. Foi isso que a menina de nossa história aprendeu desde bem pequena.

Page 51: Adoração Infantil 2010

51

HistóriA Patrícia vive em Talca, na sétima região do Chile. (Esta parte pode ser contada por uma menina, na primeira pessoa. Se for contada por um adulto, deverá ser narrada na terceira pessoa.) “Considero que agora, com doze anos, sou missioná-ria”, Patrícia disse, “e parte disso se deve a meus pais, pois desde pequena me levaram à igreja. Meus irmãos cantavam na igreja e eu também senti o desejo de louvar a Deus atra-vés do canto. Isso me fortaleceu espiritualmente e fez com que minha comunicação com Deus se tornasse mais íntima a cada dia. Além disso, sentia que meus pais estavam felizes por me verem envolvida nas atividades do Senhor”. “Quando completei sete anos, fui batizada na cidade de Constitución, embora as pessoas dissessem que eu era muito pequena e que deveria esperar um pouco mais. Mas eu queria ser batizada e finalmente isso aconteceu. Segui envolvida no trabalho do Senhor e comecei a frequentar o Clube dos Desbra-vadores”. “Com minha família, nós nos mudamos para Talca. No bairro onde vivíamos, comecei a dar estudos bíblicos junto com minha irmã Karla, e organizamos um Pequeno Grupo. A cada semana era maravilhoso ver como os participantes, grandes e pequenos, iam tomando decisões por Jesus. Das pessoas que pertenciam ao grupo, cinco foram batizadas, o que para mim foi uma grande alegria, a qual jamais esquecerei”. Patrícia é feliz porque segue a Jesus, estuda em um co-légio adventista, sua família é cristã, e porque pode frequentar a igreja onde se encontra com suas amigas cristãs. Ela, desde bem pequena, se apressou em cumprir os mandamentos de Deus e a Sua vontade. E tu, estás pronto para fazer pelos outros aquilo que Deus quer? Por que esperar até ser adulto? Apressa-te!UCh

Page 52: Adoração Infantil 2010

52

MAteriAis Bíblia, cartazes com as seguintes mensagens: “Deus é amor”, “Salmos”, “Efésios”, “Amós”.

Lição objetivA Estamos felizes por conhecer a Deus e Seu amor e queremos que outros também O conheçam. Vamos ver se conseguimos descobrir estas mensagens, que estão escritas na língua original. Mostre os car-tazes com as mensagens originais (ver o desenho) e permita que as

Uma mensagem

original

“Anunciarão o poder dos Teus feitos temíveis, e eu falarei das Tuas grandes obras”

Salmo 145:6

verso pArA MeMorizAr:

17

Page 53: Adoração Infantil 2010

53

crianças descubram o que significa cada uma dessas escritas. Na Bíblia, um verso nos diz que devemos contar aos outros a respeito de Deus e de Seu amor por nós. Leia o Salmo 145:6 em voz alta. Deus é grande e poderoso! Deus nos ama! Jesus em breve virá! Estas são mensagens importantes, por isso devemos pensar em novas e originais formas de proclamá-las a todas as pessoas, como nos diz este Salmo – falar da grandeza de Deus. Ouçam qual foi a forma especial que Jonathan usou para falar de Jesus.

HistóriA Durante muito tempo e em muitas ocasiões a Elsa ha-via recebido o convite de sua vizinha, Marcela, para estudar a Palavra de Deus, mas sempre parecia encontrar uma desculpa perfeita para não fazê-lo. Enquanto isso, na quarta série do Instituto Adventista de Córdoba, a professora organizava com seus alunos um pro-jeto missionário no qual todos poderiam participar e contar a seus vizinhos a verdade a respeito de Jesus. Entre esses alunos estava Jonathan. Todos prepararam o texto de apresentação, estudaram-no bem e fizeram algumas simulações da apresentação na sala de aula. Cada dia eles oravam pelo projeto, rogando coragem e sabedoria para cumprir essa tarefa.

Page 54: Adoração Infantil 2010

54

A missão era levar estudos bíblicos a uma pessoa escolhida, como verdadeiros Carteiros Missionários! Jonathan é filho de Marcela e adivinhem a quem ele es-colheu para dar os estudos bíblicos? Sim, à sua vizinha Elsa. Todos os dias ele orava: “Jesus, dá-me, por favor, uma pessoa a quem eu possa ensinar de Teu amor”. No primeiro sábado à tarde, o dia do início do projeto, Jonathan foi à casa de sua vizinha Elsa e fez sua apresenta-ção com clareza e de forma simples. Quando terminou, ele lhe disse, olhando-a fixamente nos olhos: “Eu a escolhi para que conheça Jesus, porque Ele está para voltar e quero que a se-nhora esteja preparada para viver para sempre no céu”. Que forma especial de contar de Jesus! Elsa escutou emocionada e, por fim, com lágrimas, disse que não podia recusar esse convi-te maravilhoso. Iria estudar a Bíblia, sim! Jonathan ensaiava as perguntas e os textos com sua mãe e, a cada sábado, estudava com Elsa. Finalmente, antes do término dos estudos, ela decidiu entregar sua vida a Jesus. Jonathan também estava estudando a série “Descobrindo a Jesus”, e assim Elsa e seu instrutor se batizaram no mesmo dia! Jonathan segue colaborando em um Pequeno Grupo de crianças, apresentando temas bíblicos e trabalha ativamen-te por seus amigos. Deus necessita que muitas crianças mais, como Jonathan, mostrem seu amor por Jesus, transformando-se em Mensageiros que ensinam a respeito dEle aos outros, de forma nova e original! Que hoje você possa pensar em maneiras novas de con-tar aos outros sobre nosso bom Deus!

UA

Page 55: Adoração Infantil 2010

55

MAteriAis Bíblia, livro.

Lição objetivA Quando se vai realizar um projeto, grande ou pequeno, é bom ter mais de uma pessoa trabalhando nele. Deus quer que todos faça-mos boas coisas para mostrar nosso amor para com Ele. Hoje, vamos ver e mencionar alguns projetos e veremos que é necessário ter mais de uma pessoa colaborando. Mostre um Livro. Diga: Pensemos em quantas pessoas são necessárias para que este livro chegue às nossas mãos. Primeiro, ne-cessitamos de alguém que o escreva. Que mais? (permita respostas).

Trabalhandoem equipe

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os ho-mens...”Colossenses 3:23

verso pArA MeMorizAr:

18

Page 56: Adoração Infantil 2010

56

Muito bem, pessoas que fabricam o papel e a tinta, outras que condu-zem a imprensa, outras que cortem o livro, mais pessoas para dobrar as folhas, desenhar a capa, conduzir os caminhões que distribuirão o material e a lista poderia seguir, não é verdade? Quanta gente! Sem dúvida, o trabalho é feito muito melhor, quando há bons trabalhadores dispostos a colaborar. Quando cada um faz a sua parte, podemos fazer, não apenas livros, mas qualquer coisa. Alimento, roupas ou móveis, tudo se torna possível, pois cada pessoa sabe realizar a sua parte. Por que Colos-senses 3:23 nos diz que é importante fazer nosso melhor trabalho? Escutem o que diz este verso.

Leia o texto em voz alta. Uma boa forma de mostrar nosso amor por Deus é trabalhando juntamente com outras pessoas para realizar diferentes projetos. Hoje iremos ver um projeto que se tornou realidade graças ao trabalho unido de um grupo.

HistóriA Desde que Marcos Felipe tinha quatro ou cinco anos, sem titubear, ele respondia: “Vou ser pastor”, quando alguém lhe perguntava o que queria ser quando fosse grande. Mesmo sendo pequeno, Marcos Felipe usava as pa-lavras com sabedoria e tinha um pensamento claro com um

Page 57: Adoração Infantil 2010

57

grande objetivo a ser alcançado. Seu projeto era simples, mas ambicioso: ele queria que muitas pessoas conhecessem a respeito de Jesus! Marcos se tornou líder de um Pequeno Grupo aos dez anos. Quando foi lançado o programa de Pequenos Grupos, as crianças também quiseram participar. Ele chamou os seus cole-gas da escola e os amigos da vizinhança e formou um Pequeno Grupo dinâmico. Marcos trabalha junto com seu amigo Gustavo, líder associado do Pequeno Grupo e também formam uma Dupla Missionária. Em todas as reuniões sua principal missão, seu projeto, é evangelizar outras crianças. Incentivam e distribuem tarefas para serem realizadas durante a semana, como a visita a ido-sos, enfermos e a inclusão de novos participantes nas reuniões de estudos bíblicos. Como vocês imaginam que eles atuam? Como disse-mos, quando há muitos e bons trabalhadores cada um fazendo a sua parte de todo o coração, o trabalho sai muito melhor. O testemunho pessoal é uma marca na vida de Marcos. Ele testifica de Jesus na escola sempre que um companheiro mostra interesse, imediatamente ele o convida a ir à igreja e se oferece para estudar a Bíblia com ele. Até mesmo já ministrou excelentes classes bíblicas para seus companheiros, quando sua professora lhe pede. Seu grande sonho é ser pastor. Marcos é incansável na busca de interessados e em pregar na igreja local, assim como em outras igrejas da região. Como resultado do trabalho no Pequeno Grupo e nas Duplas Missionárias, eles já levaram quatro pessoas ao batismo. Hoje nós também podemos decidir, se quisermos, aju-dar mais pessoas a conhecerem a Jesus. Assim sendo, se cada um de nós trabalharmos fazendo a nossa parte, o trabalho será muito melhor!

UCOB

Page 58: Adoração Infantil 2010

58

MAteriAis Bíblia, várias fotos de famílias, uma delas em um porta-retratos.

Lição objetivA As fotos são uma linda forma de reconhecer momentos felizes. Quando pensamos nos momentos felizes, pensamos em nossos amigos ou em nossa família. Hoje tenho aqui algumas fotos de famílias. Mos-tre as fotos, uma por vez. Enquanto as mostra, pergunte: Estas

Dianita honra

a seus pais

“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na ter-ra que o SENHOR, o teu Deus, te dá.”

Êxodo 20:12

verso pArA MeMorizAr:

19

Especial para o Dia dos Pais ou das Mães

Page 59: Adoração Infantil 2010

59

famílias são todas iguais? Não, são diferentes. As famílias de cada um de vocês são diferentes. Alguns vivem com seus avós, por exemplo, outros talvez com algum tio. Outros vivem com o papai, com a mamãe e talvez tenha um irmãozinho. Há os que têm muitos irmãos! Outros talvez vivam somente com o papai ou com a mamãe. O mundo está cheio de famílias diferentes e cada uma delas é por Deus amada de forma especial.

Na Bíblia temos um mandamento que Deus nos deixou com referência a nossos pais. Não importa quão diferentes sejam, Deus disse algo em Êxodo 20:12. Leia o versículo em voz alta. O que nos diz o verso que devemos fazer com nossos pais? Muito bem, honrá-los. Honrar significa respeitar e amar. Para quê? Para que vivamos muito tempo. Dianita decidiu honrar seus pais da melhor forma possível. Escutem com atenção nossa história de hoje.

Page 60: Adoração Infantil 2010

60

HistóriA (Esta parte pode ser contada por uma menina, na pri-meira pessoa. Se for contata por um adulto, deverá ser narrada na terceira pessoa.) Eu me chamo Dianita e tenho nove anos. Meus pais são católicos e são professores. Vivemos em Yunguyo, Peru. Meus pais me matricularam na Escola Adventista de Yunguyo e a minha professora é a esposa do pastor. Ela nos ensina de Jesus a cada dia e um dia me convidou para ir à igre-ja no sábado. Quando assisti à Escola Sabatina, fiquei muito interessada nas histórias bíblicas e decidi ser adventista para toda a vida. Na semana de oração minha professora nos explicou como nos podemos tornar filhos de Deus e nos disse que o único que nos pode salvar é Jesus. Contei tudo isso a meus pais, dizendo-lhes que amaram a Jesus e não à virgem, por-que ela não podia ajudar. Comecei a orar a Deus pedindo que eles me permitissem ser batizada e que também passassem a crer em Jesus. No início eles não queriam, mas pouco a pouco eu os fui convencendo. Sempre repetia o que a professora nos expli-cava a respeito da adoração aos ídolos. Eu amo muito a meus pais e quero estar no céu com eles. Então pedi à professora que fosse conversar com meus pais visto que eu queria me batizar. Finalmente, um dia ela veio nos visitar e meus pais, pois eles já a esperava. Conver-saram muito com ela e decidiram dar-me permissão para ser batizada. O dia do meu batismo foi muito feliz para mim! Meus pais fizeram um almoço delicioso para celebrá-lo e hoje estão estudando a Bíblia com minha professora. Eles dizem que logo irão se batizar! O que vocês acham? Dianita honrou seus pais? Claro que sim, porque falar-lhes de Jesus foi a melhor forma de amá-los e de respeitá-los. Como é lindo poder ser verdadeiros ins-trumentos de Deus, ainda mais se for para aproximar as pesso-as que amamos desse Deus maravilhoso!UPS

Page 61: Adoração Infantil 2010

61

MAteriAis Bíblia, moeda, dois pedaços de barbantes com compri-mentos diferentes, dado.

Lição objetivA Cada dia temos de tomar decisões: a roupa que iremos usar, o que iremos comer, etc. Porém, algumas decisões são mais impor-tantes que outras. Algumas revelam nossa fidelidade para com Deus. Falaremos de algumas formas pelas quais tomamos decisões. Quando em um jogo alguém tem de iniciar, como é decidido quem será o pri-

Lucasescolhe Cristoem primeiro lugar

“Escolhi o caminho da fideli-dade; decidi seguir as Tuas ordenanças.” Salmo 119:30

verso pArA MeMorizAr:

20

Page 62: Adoração Infantil 2010

62

meiro? (Permita respostas.) Vejamos algumas formas como decidimos isso. Pegue a moeda. Às vezes podemos escolher o lado da moeda que preferimos. Outras vezes, podemos pedir a alguém que segure os dois barban-tes e determinar que quem tirar o mais comprido ou o mais curto será o primeiro. Exemplifique. Ou então use um dado. Exem-plifique. Esses são meios de escolher alguém e nos ajudar quando estamos brincando. Mas a Bíblia fala a respeito da escolha mais importante de todas: ser ou não fiéis a Deus. O que nos diz o Salmo 119:30 a respeito dessa escolha importante? Leia o verso em voz alta. Escolher o ca-minho da verdade significa a escolha de crer e de obedecer a Deus e mostrar a todos que queiram ver que pertencemos a Jesus. Lucas, o protagonista de nossa história de hoje, teve de tomar sua decisão.

HistóriA Hoje lhes quero contar a história de Lucas, que vive em São Paulo, Brasil. Com apenas cinco anos, ele ingressou na prá-tica da ginástica olímpica. O que é Ginástica Olímpica? Onde os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos oficiais. Os movimen-tos dos ginastas devem ser dados com elegância, demonstran-do força com agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle geral do corpo. (Se possível, mostrar imagens) Esses exercícios são muito difíceis e são feitos por homens e mulhe-res sobre barras ou no solo. Lucas treinava todos os dias e ganhou setenta e três me-dalhas. Foram medalhas de ouro, prata e bronze. Sua mãe começou a frequentar a igreja e, juntamente com seu irmão menor, começaram a frequentar a Escola Sa-

Page 63: Adoração Infantil 2010

63

batina, todas as vezes que não havia treinamento. Na igreja, fizeram muitos amigos e isso os tornava muito felizes. Devido aos muitos treinamentos e competições, Lu-cas não ia à igreja, porém, depois de haver participado de um acampamento para adolescentes, “Adolecamp”, algo mudou em sua vida. Voltou do acampamento amando mais ainda a Je-sus e sentiu o desejo de ser batizado. Porém, havia um proble-ma: os treinamentos ocorriam no sábado. Mas Lucas confiou em Jesus e decidiu ser batizado. Depois do batismo, ele disse a seu treinador que não mais iria treinar nos sábados. O treinador lhe disse que se ele não viesse para treinar ficaria fora das competições e tentou fazer com que Lucas desistisse de ir à igreja aos sábados. Mas como vocês já imaginaram, Lucas não desistiu. Então, o treina-dor permitiu que Lucas participasse da competição mesmo que não tivesse treinado. Quando chegou o dia da competição, vários jornalis-tas estavam presentes para fazer a cobertura dos jogos. Lucas conquistou quatro medalhas: uma de ouro, uma de prata e duas de bronze. Este foi um grande testemunho, pois todos seus com-panheiros de equipe diziam que era um “grande disparate” esse assunto de guardar o sábado. Assim como Lucas honrou a Deus, Ele o honrou também fazendo com que fosse o melhor das competições. Um dia o treinador lhe disse de outra competição, mas seria no sábado. Lucas ficou muito triste com a notícia, e pas-sou vários dias orando fervorosamente. Embora triste por não mais competir, nosso fiel ami-go se sente feliz por haver sido valente em colocar a Deus em primeiro lugar em seu coração. Preferiu deixar de ser um cam-peão do mundo para ser fiel ao seu Senhor. Sem dúvida, Lucas escolheu o caminho da verdade! A todos com quem entra em contato, Lucas conta que tomou a decisão certa!UCB

Page 64: Adoração Infantil 2010

64

MAteriAis Bíblia, bolinhas de gude, pedrinhas em um recipiente.

Lição objetivA A Bíblia contém muitas histórias a respeito do que significa servir a Deus. Uma forma de amar a Deus é mostrar Seu amor por todas as classes de pessoas e atender a suas necessidades. Vou pedir a um de vocês que tente ajudar-me. Peça a um voluntário vir para frente, com as mãos es-tendidas. Vejamos quantas bolinhas cabem nas suas mãos

Pensandonos demais

“... rogo-lhes que vivam de ma-neira digna da vocação que re-ceberam. Sejam completamen-te humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.”

Efésios 4:1 e 2

verso pArA MeMorizAr:

21

Page 65: Adoração Infantil 2010

65

(Marcos). Peça a outro voluntário para ir acrescentando mais bolinhas. Quando as mãos estiverem cheias e não caiba nenhu-ma bolinha mais, peça-lhe que abra a Bíblia em Efésios 4:1 e 2. Quando ele disser que não pode fazer isso visto que suas mãos estão ocupadas, pergunte: O que você teria de fazer para poder procurar o texto que lhe pedi? (Tirar as bolinhas) Quando alguém necessita de nossa ajuda, algumas vezes necessitamos tirar, pôr de lado o que temos nas mãos ou o que estamos fazendo, para poder aju-dar a essa pessoa. Peça ao voluntário que coloque as bolinhas em uma cesta e então que procure o verso bíblico que você men-cionou – Efésios 4:1 e 2. Quando encontrá-lo, deve lê-lo em voz alta. A pessoa humilde se preocupa com os outros e busca ajudá-los. O que mais esse verso nos diz que devemos fazer? (Permita respos-tas.) (Sermos pacientes e amorosos.) Estes versos bíblicos não nos dizem que apenas temos de ajudar as pessoas que também nos podem

Page 66: Adoração Infantil 2010

66

ajudar e de quem gostamos. Quando dizemos que amamos a Deus, devemos mostrar Seu amor a todas as pessoas. Foi isso o que Agustina aprendeu desde pequena.

HistóriA Agustina nasceu na cidade de Buenos Aires, depois de muito tempo sendo esperada por seus pais Rubén e Susana. Por isso, desde pequena foi apresentada a Jesus. Quando ela tinha cinco anos, sua família se mudou para a cidade de Chaco, no interior, onde seus pais começaram a trabalhar como missionários. Quando tinha apenas seis anos, começou a ajudar a professora do Jardim da Infância, depois ajudou nos Primários e hoje atua como professora dos Juvenis. Ela também dirige os Cultos Divinos, canta, prega, lidera o Clube dos Desbravadores e faz parte de um grupo missionário que ajuda na difícil tarefa de conduzir o Lar das Crianças, chamado “Aqui é”. Quantas atividades para servir aos demais! Graças a seu trabalho e ao trabalho de outras pessoas, no Lar das Crianças, muitos conheceram o amor de Jesus e vá-rios foram batizados, fazendo com que nossa igreja seja conhe-cida nessa região e sabendo que Jesus virá em breve. Agustina é feliz falando a todas as pessoas a respeito do amor de Deus. Algumas vezes, em sua vida, isso significou ter de deixar algumas coisas de lado, mas é feliz por servir com paciência e amor a todas as pessoas, assim como Jesus faria.

UA

Page 67: Adoração Infantil 2010

67

MAteriAis Bíblia, desodorizante de ambientes, copo plástico, jarra com água e bacia.

Lição objetivA Hoje iremos falar da sabedoria. Esta palavra significa saber o que é o melhor para fazer e dizer. Deus nos promete dar-nos sabedoria se a pedirmos. Observem o que irei fazer para descobrirem que palavra descreve a forma pela qual Deus nos dá sabedoria. 1. Esparja uma pequena quantidade de desodorizan-te de ambientes e peça às crianças para sentirem o perfume. Depois esparja uma quantidade maior e peça novamente para

Mais que suficiente!

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.”

Tiago 1:5

verso pArA MeMorizAr:

22

Page 68: Adoração Infantil 2010

68

aspirarem. 2. Peça às crianças para observarem enquan-to você coloca uma peque-na quantidade de água no copo. Depois coloque uma grande quantidade de água, de forma a transbor-dar. Nota: Coloque o copo sobre a bacia para conter a água derramada. Pergunte: Dentre as ações que acabo de realizar, quais podem ser consideradas generosas? (Permita res-postas.) Por quê? Muito bem, quando aspergi pouco perfume, quase não dava

para sentir seu perfume, mas quando coloquei bastante, vocês conseguiram sentir o cheirinho gostoso e puderam desfrutá-lo. Se eu tivesse dado este copo com pouca água para alguém que estivesse com muita sede, possivelmente a pessoa seguiria com sede, não é verdade?Mas quando enchi o copo talvez até sobras-se um restinho de água nele! Escutem o que a Bíblia diz a respeito da promessa de Deus de nos dar sabedoria. Leia Tiago 1:5 em voz alta. O que devemos fazer quando necessitamos de sabedoria? Isso mesmo, devemos pedi-la a Deus. Será que Ele no-la dará só um pouquinho? Ele nos irá dar muita sabedoria. Cíntia e Eliza pediram-na e a receberam.

HistóriA Cíntia e Eliza são irmãs e vivem na cidade de Jataí, no interior de Goiás. No ano passado, no acampamento adventis-ta, chamado Riachão, que é uma programação feita para adul-tos chamou-lhes a atenção. Quem dirigia esta reunião mostrou

Page 69: Adoração Infantil 2010

69

placas com nomes de vários lugares onde ninguém conhecia a Jesus e prontamente estas crianças escolheram a cidade de Serranópolis, porque está localizada perto de onde viviam, e decidiram entregar revistas e folhetos do projeto Impacto Es-perança. Quando lhes perguntaram se aquele projeto não era somente para os adultos, Cíntia respondeu: “Nós crianças tam-bém podemos ajudar a evangelizar e também podemos pedir a ajuda de nossos pais, e claro, a Deus, para realizarmos esse trabalho”. Foi assim que com este plano realmente importante, e de “gente grande” em mente, que Cíntia e Eliza começaram a pensar muito e a orarem pedindo a Deus sabedoria para rea-lizá-lo da melhor forma. Sozinhas não poderiam realizar esse trabalho pois havia muitas casas para serem visitadas. Pensan-do nisso, elas convocaram seus amigos da classe dos Primários e alguns adultos, e iniciaram os preparativos. Usaram seu pró-prio dinheiro para comprar algumas lembrancinhas a fim de serem entregues às pessoas juntamente com a revista. Quando, por fim, chegou o dia 6 de setembro, as duas meninas e seus amigos percorreram todas as ruas da cidade, falando de Jesus e do dia em que voltará para buscar Seus fi-lhos. No final daquela tarde, todos estavam muito cansados, mas também muito felizes porque haviam feito o trabalho que Deus ordenou que Seu povo fizessem na terra: “Vão pelo mun-do todo e preguem o evangelho a todas as pessoas” (Marcos 16:15). Depois que o grupo de crianças evangelizadas passou pela cidade de Serranópolis, tudo mudou por lá. Hoje, um Pe-queno Grupo se reúne a cada semana para estudar a Palavra de Deus e uma igreja já começou a ser construída. Assim como Eliza e Cíntia, também podemos realizar “tarefas de gente grande”! Apenas temos que ter certeza de pe-dir, em oração, sabedoria a Deus e Ele vai nos atender em que medida? Sim, de forma abundante!

UCOB

Page 70: Adoração Infantil 2010

70

MAteriAis Bíblia, vários elementos utilizados para medir (régua, fita métrica, trena, jarra medidora, termômetro, balança, etc.).

Lição objetivA Quando queremos saber o tamanho de algo, usamos algum tipo de medida. Mas há algo maior e que não pode ser medido. En-quanto medimos algumas coisas hoje, iremos pensar no que pode ser isso que é tão grande que não pode ser medido. Mostre os elementos para medir, um de cada vez.

Permita que as crianças observem bem cada um deles. Depen-dendo do tamanho do seu grupo, podem experimentar com os

Medindo

“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.”

João 15:13

verso pArA MeMorizAr:

23

Page 71: Adoração Infantil 2010

71

mesmos. Diga: O que mede este elemento? (Permita respostas) Que coisa pequenina pode medir este elemento? (milímetro) Qual a coisa maior que este elemento pode medir? É divertido medir todos os tipos de coisas. Vejamos o que a Bí-blia revela que é tão grande que não pode ser medido. Leia João 15:13 em voz alta. De quem esse verso fala? Exato, fala de Jesus. O que esse texto diz que Jesus fez? Ele deu Sua vida por Seus amigos. Por que Ele teve de dar a Sua vida? O que Ele estava demonstrando com isso? Seu grande amor por nós. Jesus nos ama tanto que esteve disposto a morrer por nossos pecados. Seu amor não pode ser medido. Quando amamos alguém de todo nosso coração, amamos da forma como Deus nos ama. A prova é que Ele nos chama de amigos! A Bíblia nos diz que há amigos que são mais próximos do que os irmãos, de tanto que querem bem um ao outro. Nossa história de hoje nos fala de uma menina que amou a sua amiga de todo o coração. Como a amava tanto, decidiu contar-lhe as boas notícias de Jesus.

HistóriA Karen sabe muito bem o que é amar de todo o cora-ção porque Deus lhe deu uma amiga de quem ela gosta muito. Seu nome é Antonella. E como elas são muito amigas, Karen decidiu contar para ela a respeito do amor que tem por Jesus, porque os amigos contam tudo um para o outro. Karen decidiu não deixar sua amiga fora do lugar maravilhoso – o Céu que

Page 72: Adoração Infantil 2010

72

Deus nos está preparando para vivermos por toda a eternidade. Desejamos o melhor para as pessoas a quem amamos e assim como boa amiga, Karen contou do plano de Deus de nos salvar, e assim ela teve uma excelente ideia. Convidou vários amigos para irem à sua casa e passou a lhes contar as lindas histórias da Bíblia a cada semana. Antonella viu claramente que Deus a amava e decidiu ser batizada. O amor sempre tem uma resposta e ela disse “sim” a Jesus. Quando penso na Nova Terra, fecho os olhos e imagino Karen e Antonella brincando juntas, talvez com os ursos, cor-rendo pelos lindos jardins cheios de flores. Você gostaria que seus amigos estivessem com você no céu? Antonella já reuniu um grupo de amigos e agora está contando o que aprendeu a respeito do amor de Deus, desse amor tão lindo que não pode ser medido. Você já pensou em quem irá convidar? Tenho certeza de que você também tem uma grande lista de amigos, pelos quais demonstrar amor.

UA

Page 73: Adoração Infantil 2010

73

MAteriAis Bíblia, grãos de milho para pipoca, jarra de vidro trans-parente, recipientes, pipoca já estourada.

Lição objetivA Nossos dons para Deus podem ser utilizados de diferentes formas. Deus usa nossos dons, ainda que pequenos, e pode utilizá-los para Sua obra de forma grandiosa. Vejamos algo que começa pequeno e depois se torna grande. Mostre o recipiente com o milho de pipoca sem estourar. Diga: Vocês sabem o que é isto? Muito bem, é milho de pipoca. Se eu esquentar esse milho eles irão estourar e se transformarão em pipoca;

Pipoca

“Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir.” 1 Timóteo 6:18

verso pArA MeMorizAr:

24

Page 74: Adoração Infantil 2010

74

mas são pipocas agora? Não, é isso mesmo, ainda não. Mostre o recipiente com a pipoca estourada. Nota: a quan-tidade de milho sem estourar que você mos-trar deve equivaler, aproximadamente, à quantidade de pipoca estourada. Diga: Tenho aqui a pipoca já pronta. A quantidade do milho por estourar, que lhes mostrei agora corresponde às pipocas estouradas que tenho aqui. Não é maravilho ver como de pequenas sementes podem surgir pipocas tão grandes? Mostre ambos os recipientes para que as crianças os comparem. Além do mais, obser-vem como elas são todas diferentes umas das outras. Assim é conosco; algumas vezes parece que não temos dons, ou que esses são tão peque-nos que não fariam qualquer diferença ou que serviriam para algo. Mas embora nossos dons sejam pequenos, como este milho de pipoca (Mostre o recipiente com o milho), poderão ser utilizados de forma maravilhosa. (Mostre o recipiente com a pipoca pronta). Escutem o que diz 1 Timóteo 6:18 a respeito de algumas coisas que podem oferecer a Deus como dons. Leia o verso em voz alta. O que este verso diz podemos fazer pelos outros? Muito bem, podemos fazer o bem, sermos ricos em boas obras. De que forma nossas boas ações são um dom de Deus? (Permita respostas.) Nossas boas ações mostram o amor de Deus e ajudam para que os demais aprendam a respeito dEle. Hoje iremos ouvir a história de Christian e de como descobriu seu dom.

HistóriA Muitas crianças e juvenis deixam de fazer coisas impor-tantes para Deus porque pensam que não são capazes ou acredi-tam que não têm suficientes dons. A história de hoje aconteceu na cidade de São José dos Campos e o personagem principal é

Page 75: Adoração Infantil 2010

75

um menino chamado Christian, que também pensava que não tinha nenhum talento para oferecer a Jesus, embora cantasse no coral da escola e fizesse parte de um grupo musical. Seu desejo era descobrir um talento que pudesse usar em sua igreja, Dom Pedro II. Certo dia, o diretor dos departamentos infantis lançou o projeto: “A Voz Juvenil”, um programa onde as crianças e adolescentes falam de Deus com mensagens especiais para a congregação. Vários juvenis foram convidados para esta tarefa; cada um deles recebeu um sermão diferente e foi marcado um dia para cada apresentação. Um dos pregadores escolhidos, vocês já sabem quem foi? Isso mesmo, foi Christian. Ele ficou muito preocupado. “Eu não tenho dom para isto”, pensava. “Eu não sei falar em público”, disse. Com a ajuda de sua mãe, que era experiente em pre-gações na igreja, começou a se preparar para o grande dia. O tempo foi passando e chegou o seu dia de falar. Para a alegria de todos, a pregação de Christian foi mui-to abençoada. O sermão falava da história de Isaque que era mais forte e ligeiro que seu pai, porém o respeitou e se colocou nas mãos dele. Nem parecia que o tímido Christian estava ner-voso. Depois daquele dia, sabem o que aconteceu? Ele desco-briu que tinha o dom da pregação, para falar do amor de Deus às pessoas. Hoje Christian gosta tanto de pregar, que normalmente é colocado no calendário de pregadores da sua igreja. Este ado-lescente descobriu seu dom e principalmente como usá-lo para a causa de Deus. Nossos dons, embora pequenos, ou até mesmo que pa-recem não existir (mostre um milho), podem se tornar maiores e serem usados para o Senhor (mostre a pipoca estourada).

UCB

Page 76: Adoração Infantil 2010

76

MAteriAis Bíblia, duas tiras de papel, com aproximadamente 30 cm. de comprimento e 5 cm. de largura, fita adesiva, tesoura.

Lição objetivA O amor de Deus e a Sua fidelidade duram para sempre. Algo que dura para sempre significa que não tem fim. Vamos fazer algo que não tem começo nem fim e que se torna cada vez maior. Mostre as duas tiras de papel. Onde está o começo destas tiras de papel? E o fim? Cole as tiras no sentido do comprimen-to. Gire uma ponta e cole-a na outra extremidade (ver figura).

Amor sem fim,

cadeia de convites

“Porque imenso é o Seu amor leal por nós, e a fidelidade do SENHOR dura para sempre. Aleluia!”

Salmo 117:2

verso pArA MeMorizAr:

25

Page 77: Adoração Infantil 2010

77

O papel fará uma curva. Assegure-se de colar bem com a fita adesiva. Dobre o círculo resultante e corte ao meio (ver figura). Nota: deverá cortar tendo o cuidado de fazê-lo bem no meio. Quando chegar a uma pequena curva e não conseguir manter as tiras em paralelo, pare de cortar, e conclua desdobrando o círcu-lo. (Este duplicará seu tamanho.) Corte ao meio uma vez mais. Agora nossas tiras de papel de tornaram em um grande círculo sem começo ou fim. O que nos diz o Salmo 117:2 que é para sempre, ou seja, que não tem princípio nem fim? Escutem. Leia o verso em voz alta. “Fidelidade” significa sempre cumprir as promessas e fazer o que você disse que faria. Deus é fiel e Suas promessas duram para sempre. Camyle, Thainá, Rhayla e Kauê descobriram isso, como veremos em nossa história de hoje.

HistóriA Aconteceu em 2007. Camyle e Thainá são gêmeas e têm seis anos. Certo dia, a professora da Escola Sabatina, em Ijuí, desafiou seus alunos a convidarem um amigo para participar da Escola Sabatina na semana seguinte. As irmãs ficaram muito motivadas para cumprirem

Page 78: Adoração Infantil 2010

78

essa tarefa e para alegria das duas, Rhayla aceitou o convite. No sábado, as gêmeas foram buscar sua amiguinha bem cedo para irem juntas à Escola Sabatina. As meninas ficaram radiantes e quando chegaram na igreja apresentaram Rhayla à professora. Rhayla gostou muito de cantar e de ouvir as histórias apresentadas pela professora e decidiu permanecer também na hora do culto. Quando chegou em casa, contou à sua mãe tudo o que tinha acontecido naquela manhã e pediu se poderia vol-tar no sábado seguinte. Desde aquele dia, Camyle e Thainá sempre vão buscar sua amiga para juntas irem à igreja. Depois de um tempo, Rhayla perguntou se seu irmão Kauê poderia participar da Escola Sabatina e também conhecer a Jesus como ela O estava conhecendo. O que será que as gême-as responderam? Vocês acertaram. Os dois irmãos estavam muito felizes de participarem da programação da igreja pois não mais precisavam ficar sozi-nhos em casa, o que acontecia frequentemente, visto que sua mãe trabalhava fora. A mãe de Rhayla e de Kauê percebeu que eles estavam muito felizes e diferentes e aceitou participar de um almoço oferecido pelos membros da igreja depois do culto. Agora ela também está frequentando a igreja aos domingos à noite e às quartas-feiras. Além disso, está participando da classe bíblica! A fidelidade de Deus não tem fim! Estou certa de que se Camyle,Thainá, Rhayla, Kauê e sua mamãe seguirem contan-do de Jesus aos outros, o círculo de pessoas que O conhecerão muito em breve também não terá fim! Você também pode con-tar do amor de Deus a seus amigos e a seus pais.(Se possível, entregue convites para alguma atividade na igreja.)USB

Page 79: Adoração Infantil 2010

79

MAteriAis Bíblia, lanterna, caixa de fósforos ou acendedor.

Lição objetivA Gostaria que vocês fechassem os olhos. Bem apertados. Vocês gostam da escuridão? Algumas pessoas gostam, mas a maioria não. Podem abrir os olhos. Vocês acham que a luz é importante? Por quê? (Permita respostas.) Exatamente, sem luz não conseguimos enxergar. Suponhamos que eu estou no centro da cidade (mencione o nome da cidade onde vocês vivem) e, de repente, no meio da noite, a luz acaba. O que as pessoas fazem quando há um corte de energia e tudo fica escuro? Sen-

Iluminandando

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos Céus.” Mateus 5:16

verso pArA MeMorizAr:

26

Page 80: Adoração Infantil 2010

80

tem vontade de sair correndo? Não, quase sempre ficamos bem quietinhos, para não tro-peçarmos em algo e cairmos. Suponhamos então que a ener-gia acaba quando estamos no centro da cidade. Ninguém consegue enxergar nada. A noite está muito escura e não há lua. Então, lembramo-nos que temos uma caixa de fósfo-ros no bolso. (Mostre a caixa de fósforos e acenda um palito.) Vocês acreditam que somente um palito de fósforo é o suficiente para iluminar?

(Permita respostas.) Até uma pequenina luz como esta pode ser vista quando a noite está muito escura. Nossa história de hoje fala de um lugar onde não havia luz, até que uma pequeni-na chama foi acesa.

HistóriA Fátima vive em um pequeno povoado chamado Algar-robo, na cidade de Buenos Aires. Certo dia, chegaram à sua casa dois missionários, Carlos e Manuel. Sua mãe, Cecília, rece-beu-os com alegria e esses jovens passaram a contar a respeito do amor de Jesus. Fátima, com apenas 9 anos, ficava bem quie-tinha sentada à mesa ouvindo. A cada sábado os missionários vinham à casa da Cecília para falar-lhe do evangelho; mas quem mais esperava pela vi-sita, era Fátima. Com os olhos bem atentos ouvia a todos os co-mentários feitos pelo Manuel e pelo Carlos a respeito do amor de Deus. Pouco a pouco ela compreendeu que Deus tinha um presente para ela: a salvação. Portanto, não deixou de aceitar esse presente que Deus lhe queria dar. Fátima decidiu orar por toda sua família, visto que que-ria que todos conhecessem a Jesus! Orou por sua avó, por seus

Page 81: Adoração Infantil 2010

81

pais e por seus irmãos. Certo dia, o pastor realizou um programa chamado RE-VIVE em Algarrobo. Os missionários, Carlos e Manuel, con-vidaram todas as pessoas que estavam estudando a Bíblia e também aos que demonstravam interesse pelo trabalho que estavam realizando. A cada noite o pastor pregava a respeito de temas que falavam do poder e do amor do Senhor e que fazia apelos para que as pessoas entregassem a vida a Deus. Enquanto ouvia, Fátima sentia que seu coração queimava de alegria, pois ela amava a Jesus. Mas em alguns momentos se sentia triste visto que nem sempre sua família a acompanhava. Porém, não se desanimou, e instou para que sua avó, seus pais e irmãos fossem assistir ao programa. Deus não apenas havia entrado no coração de Fátima, mas também estava fazendo com que sua pequenina luz brilhasse em sua casa. Poucos meses depois, quando foi realizado o primei-ro batismo em Algarrobo, nove pessoas entregaram sua vida ao Senhor, entre elas, quem vocês imaginam que foi batizada? Claro, Fátima. Mas não foi batizada sozinha, também foram batizados sua mãe e irmão. Mas essa “luzinha” não apenas brilhou em sua casa. Fátima começou a visitar os irmãos da igreja para animá-los em sua fé, participando de um Pequeno Grupo, e começou a acompanhar Carlos e Manuel nas visitas que realizavam. Não demorou muito e a menina se transformou em uma “Pequena Luz” que brilhava em Algarrobo. Fátima falava de sua fé a seus colegas da escola, aos vizinhos e aos membros da família que ainda não haviam entregado a vida ao Senhor. Graças à sua perseverança, uma amiga começou a assistir às reuniões, a cada sábado, e decidiu receber os estudos bíblicos. Tempos depois, a irmã mais velha de Fátima também foi bati-zada graças ao seu testemunho. Fátima segue falando de sua fé com alegria e aguarda ansiosa pela volta do Senhor Jesus. E você, também gostaria de brilhar onde vive?UA

Page 82: Adoração Infantil 2010

82

MAteriAis Bíblia, vários convites (casamento, formatura, aniver-sário, chá de bebê, etc.), cartão com o texto de Mateus 28:19, cartão com o texto: “Convite para a Ceia no Céu”.

Lição objetivA Receber um convite sempre é algo especial. Significa que a pessoa que o faz pensou em nós e quer que estejamos participando do evento para o qual fomos convidados. Quando alguém nos con-vida, quer dizer que nos considera, que somos especiais. Tenho aqui vários convites, vamos ver cada um deles. Mostre os convites, um

Convite Especial

“Portanto, vão e façam discí-pulos de todas as nações, ba-tizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.”Mateus 28:19

verso pArA MeMorizAr:

27

Page 83: Adoração Infantil 2010

83

a um, permitindo que as crianças digam para qual ocasião é o convite. (Permita respostas.) Ao mostrar cada convite, pergun-te: Você aceitaria este convite? Por quê? (Permita respostas.) Há outros dois convites ainda sobre os quais lhes quero falar hoje. Um é para um jantar especial, para o jantar mais especial que alguma vez já foi feito. Abra o cartão e leia o texto: “Convite para a Ceia no Céu”. Muito bem, Deus nos fala de um convite para cear com Ele, em Cristo. Quantos iriam aceitar esse convite? Todos, claro que sim. Mas para que esta ceia seja realmente uma festa, seria maravilhoso se ali estivessem muitas outras pessoas também, não é mesmo? Hoje vamos falar a esse respeito em nossa história e, ao findá-la, iremos abrir nosso segundo convite.

HistóriA Josiani tem doze anos e frequenta uma igreja em Santa Catarina, Brasil. Seu maior desejo era que suas amigas, Thaís e Paola, aceitassem o convite para estudarem a Bíblia e que fossem à igreja aos sábados. Ela queria que suas amigas assistissem à Escola Sabatina. Depois de muita oração e de vários convites, as meni-

Page 84: Adoração Infantil 2010

84

nas aceitaram e começaram a receber estudos bíblicos de Josia-ni. Também começaram a freqüentar o Pequeno Grupo todas as quartas e sextas-feiras, e a Escola Sabatina nos sábados. Isso fortaleceu a fé de Josiani. Agora, ir à igreja tem um novo signi-ficado para ela, pois conta com a companhia de suas queridas amigas. Josiani entregou seu coração a Jesus e já foi batizada. Devido a seu exemplo, Thais se converteu em instrutora bíblica e como fruto do trabalho missionário dessas meninas, sua avó também se batizou. Thais, Josiani e Paola continuam trabalhando para Je-sus e agora o sonho de Thais é ver sua mãe (que já frequenta a Escola Sabatina e um Pequeno Grupo) entregar seu coração a Jesus através do batismo. Josiani descobriu na Bíblia o mesmo convite que iremos ler hoje. É o próprio Jesus que nos faz esse convite que lemos em Mateus 28:19, 20 (Abrir o cartão e ler). Jesus nos convida a falarmos dEle para outras pessoas! Vocês sabiam que até os anjos desejam contar sobre o amor de Deus, mas Jesus nos es-colheu para fazermos isso? Qual será a resposta de vocês, será que irão aceitar o convite? Claro que sim. Hoje Ele lhe diz que deseja que você também convide seus amigos para virem à igreja a fim de que possam conhecer mais de Seu amor. Se hoje você aceitar ser um ajudante de Jesus poderá levar alguns convites (especialmente se você tiver um programa especial ou o plano de Carteiros Missionários).

USB

Page 85: Adoração Infantil 2010

85

MAteriAis Bíblia, venda para os olhos, papel e lápis.

Lição objetivA Seguimos as instruções de Deus porque sabemos que é o melhor para nossa vida. Mas, algumas vezes, temos dificuldade para seguir estas instruções. Vejam o que acontece quando colo-camos empecilhos para seguir as instruções. Coloque uma venda nos olhos de um voluntário. Peça-lhe que escreva seu nome completo em uma folha de papel e em seguida desenhe um coração. Caso julgue conveniente, repita

Buscandoa Deus

“Como são felizes os que obe-decem aos Seus estatutos e de todo o coração O buscam!”

Salmo 119:2

verso pArA MeMorizAr:

28

Page 86: Adoração Infantil 2010

86

a atividade com outro voluntário. Enquanto ele tenta realizar a tare-fa, pergunte: Como seria mais fácil realizar essa tarefa? Se você real-mente tivesse de escrever seu nome rapidamente, o que deveria fazer? (Tirar a venda dos olhos.) Ter os olhos vendados faz com que a tarefa seja mais difícil. Igno-rar ou desobedecer às instruções de Deus é como colocar algo tapando os olhos, e faz com que tenhamos muitos problemas. Escutem o que diz o Salmo 119:2 para descobrir o que acontece com as pessoas que guardam e buscam conhecer o que Deus diz. Leia o verso em voz alta. “Testemunhos” é outra palavra para nos referirmos às instruções, ou mandamentos de Deus. Quan-do buscamos ou verdadeiramente tentamos seguir as instruções de Deus, damo-nos conta de que é forma melhor para vivermos. Foi isso o que o Germán descobriu em sua própria vida.

HistóriA Germán é um adolescentes que vive na cidade de Trinidad, na Bo-lívia. Ele tem treze anos. Desde pequeno ele gosta de falar

Page 87: Adoração Infantil 2010

87

a seus amigos do amor de Jesus. Certo dia, quando Ruth, sua mãe, estava visitando pessoas que vieram à igreja pela primei-ra vez, Germán e seu irmão, Brian, quiseram acompanhá-la ao dar os estudos bíblicos. Enquanto a mãe ensinava a Bíblia para a dona da casa, os meninos incentivaram as duas filhas, Daniela e Mayta, a estudarem a Bíblia com eles. As meninas aceitaram e assim foi dado início a um animado Pequeno Grupo com os quatro amigos. O Espírito Santo foi fazendo Sua obra no coração de Da-niela e de Mayta e, à medida que avançavam nos estudos bí-blicos, novas amigas tomaram a decisão de seguirem a Jesus e juntamente com a mãe tomaram a decisão de serem batizadas. Germán se sente muito feliz por trabalhar para Jesus. Como ele faz isso? A cada dia busca a Deus e a Sua vontade de todo o coração. Quando se levanta, faz seu culto pessoal, me-ditando na Palavra de Deus, lê a meditação e estuda sua lição da Escola Sabatina. Antes de sair para qualquer lugar, conversa com Deus através da oração e, antes de dormir, lembra de agra-decer a Deus por Suas bênçãos e proteção. Se buscarmos a Deus de todo o coração e se tentarmos seguir Sua vontade em nossa vida, a cada dia, Jesus estará co-nosco e, como Germán, será muito fácil contar aos outros as boas notícias a respeito de nosso melhor Amigo. Lembre-se de buscar a Deus e seguir Suas instruções de todo o coração, a cada dia!

UB

Page 88: Adoração Infantil 2010

88

MAteriAis Bíblia, 20 a 30 pedacinhos de papel, globo pequeno de vidro, mesa ou cartolina grande.

Lição objetivA Quando pensamos em ajudar os outros, algumas pessoas ra-pidamente pensam em dar dinheiro. Jesus nos ajuda a dar aos outros muito mais do que dinheiro. Nossos dons de amor, nosso tempo, po-

Percebe-se, se você

anda com Ele!

“e vivam em amor, como tam-bém Cristo nos amou.”

Efésios 5:2

verso pArA MeMorizAr:

29

Page 89: Adoração Infantil 2010

89

dem fazer a diferença na vida das pessoas. Vejam o que acontece nesta experiência. 1. Coloque os pedacinhos de papel sobre a mesa ou cartolina grande. 2. Esfregue umas 15 vezes o globo em seu cabelo (ou em uma almofada). Então, sustenha a parte que você esfregou a alguns centímetros de distância dos picotinhos de papel, sem tocá-los. Os papéis serão atraídos ao glo-bo. Enquanto repete a experiência uma vez mais, diga: Quando mostramos o amor de Jesus aos outros, eles são atraídos a Ele e sentem o desejo de conhecê-Lo mais. Leia Efésios 5:2 em voz alta. Como você descreve este versículo quanto à forma como os seguidores de Jesus devem viver? (Permitir respostas.) Muito bem, a palavra-chave é o amor. Andamos em amor, por-que imitamos a Jesus. Quando andamos em amor, isso fica visí-vel. Davi e seus amigos tiveram essa experiência.

Page 90: Adoração Infantil 2010

90

HistóriA Quando Davi e seu irmão se mudaram tiveram mui-ta dificuldade para se adaptar ao novo lugar. Porém, não de-morou muito e fizeram novos amigos. Quando chegaram no distrito de La Esperança, eles conheceram um grupo de juve-nis. Como eram apenas seis ao todo, eles tiveram uma idéia: “precisamos crescer”. Assim puseram mãos à obra! Todos se comprometeram a evangelizar. Começaram a se reunir em um Pequeno Grupo chamado “Gema”, na casa do Davi. Eles sa-biam que com Cristo tudo podia ser realizado! Com todo o entusiasmo eles saem para contatar os inte-ressados. Foi assim que conheceram o Yoau, um adolescente nada tímido e com muita vontade de conhecer a respeito de Deus. Começaram a estudar “A Bíblia Ensina” com ele. Nota-ram como os amigos e as amigas cada vez mais ficavam entu-siasmados em conhecer as verdades da Bíblia. Assim, quando a igreja realizou uma semana especial, eles convidaram todos os que estavam recebendo os estudos bíblicos para assistirem ao programa. O que vocês imaginam que aconteceu ali? Pude-ram ver o milagre de Deus tocando os corações! Seis amigos decidiram entregar a vida a Jesus e entre eles estava Yoau! Eles disseram que não teriam se decidido pelo batismo se o grupo não tivesse manifestado tanto carinho para com eles. Davi no-tou o quão importante era ter Jesus em sua vida. As pessoas percebiam que eles amavam a Jesus! Esses adolescentes compreenderam que Deus guia seus passos para cumprirem a missão. O milagre de nosso Pai foi ma-nifestado no grupo “Gema”, pois dos seis integrantes iniciais, agora são 16! Davi gostou tanto de compartilhar o evangelho com as pessoas que hoje seu maior sonho é se tornar pastor. Embora pequenos, crianças, podemos mostrar em nos-sa vida o amor a Jesus e contar a respeito dEle aos outros. O amor de Deus em nós pode atrair muitas pessoas!

Page 91: Adoração Infantil 2010

91

MAteriAis Bíblia, venda para os olhos, vários objetos pequenos (moeda, borracha, noz, letra de plástico, etc.) em uma sacola.

Lição Objetiva Solicite alguns voluntários; um para cada objeto que você tenha. Cubra os olhos do primeiro e permita-lhe pegar um objeto na sacola para identificá-lo. Repita esta ação com cada objeto, usando um voluntário diferente. Como vocês conseguiram adivinhar qual era o objeto que

30SabedoriaDivina à Disposiçao

“Deus é que tem sabedoria e poder; a Ee pertencem o con-selho e o entendimento.”

Jó 12:13

verso pArA MeMorizAr:

~

Page 92: Adoração Infantil 2010

92

pegaram? (Permita respostas.) Muito bem! Deus nos deu os sentidos: visão, olfato, paladar, audição e o tato. E foi este último que nos ajudou a reconhecer o objeto. Deus nos criou de forma assombrosa! E a maravilha como nos criou nos mostra o quão grandioso e sábio Ele é. Como Jó 12:13 descreve a Deus? Escu-tem. Leia o verso em voz alta. As palavras “conselho” e “in-teligência” significam que o conhecimento de Deus é superior ao nosso ou de qualquer outra pessoa. Descobrir quão grande é Deus nos ajuda quando sentimos que não temos a capacidade ou a inteligência para fazer algo. Nossa história de hoje fala de Silvia e Melissa. Duas meninas que poderiam ter ficado desa-nimadas com a grande tarefa à sua frente, mas que escolheram confiar na sabedoria de Deus.

HistóriA Silvia e Melissa têm treze e doze anos respectivamente e vivem no Equador. Essas irmãs frequentam a igreja adventis-ta de Kinchahuay, juntos com seus pais, pois a igreja funciona em sua casa! A cada sábado, na casa delas, se reúnem quase vinte e cinco pessoas, das quais aproximadamente oito são crianças. As meninas ajudam na direção do culto, visto que seus pais não sabem ler bem. Além disso, nas terças e quintas-feiras ocorre a reunião do Pequeno Grupo em sua casa. Elas se sentem muito felizes porque dão estudos bíbli-

Page 93: Adoração Infantil 2010

93

cos juntamente com seus pais. A tarefa delas é ler a Bíblia e os estudos bíblicos em castelhano e seu pai faz a tradução para o kichwa, que é o idioma das pessoas que ali estão aprendendo de Jesus. O fruto desse trabalho é algo que enche de alegria: a avó das meninas foi batizada pouco tempo atrás! Silvia e Me-lissa a visitam constantemente para estudar com ela a Palavra de Deus. Vocês acham que elas ficam preocupadas ou ansiosas diante dessa tarefa tão importante que realizam? As irmãs di-zem sorridentes que não se importam com sua pouca idade, em comparação com a dos adultos, porque sabem que podem confiar que Deus irá ajudá-las a saber o que dizer a cada mo-mento. Ele é infinitamente mais sábio do que nós! Sabe qual é o maior sonho, o maior desejo delas? Não, não é ganhar roupas novas, ou uma bicicleta ou um compu-tador.... Silvia e Melissa sonham em ter uma igreja grande na qual possam sem celebrados os cultos com todos os irmãos e todos os novos amigos que convidam. Estão orando para que o Grupo Maranata possa construir essa igreja, porque em sua casinha já não há suficiente espaço. Querido amiguinho, você também pode contar as histórias de Jesus a seus familiares e vi-zinhos. Deus, a quem pertencem a sabedoria e o conhecimento, vai ajudá-lo a cada momento.

UE

Page 94: Adoração Infantil 2010

94

MAteriAis Bíblia, frasco com vitaminas.

Lição objetivA A Palavra de Deus nos ajuda a sermos fortes, obedecen-do a Deus e cumprindo Sua vontade. Hoje iremos falar a respei-to de algumas coisas que nos podem ajudar a crescermos fortes. Mostre o frasco de vitaminas. Leia os nomes das vita-minas em voz alta. Por que as pessoas tomam vitaminas? Como somos ajudados quando tomamos vitaminas ou comemos alimentos com muitas vitaminas? (Permitir respostas.) (As vitaminas nos ajudam a permanecermos saudáveis. Ajudam nosso corpo a

Vitaminas

“Guardei no coração a Tua palavra para não pecar con-tra Ti.”

Salmos 119:11

verso pArA MeMorizAr:

31

Page 95: Adoração Infantil 2010

95

crescer forte.) Que outras coisas nos podem ajudar a sermos fortes e saudáveis? (Permitir respostas.) Fazer exercícios, des-cansar bem, tomar água, etc. Muito bem, tudo isso nos ajuda a ser-mos fortes e saudáveis fisicamente. A Bíblia nos ensina o que também podemos fazer para sermos espiritualmente saudáveis, quando obede-cemos ao que Deus nos pede. Leia o Salmo 119:11 em voz alta. O que esse verso diz que deveríamos fazer? Exato, guardar as palavras ou os mandamentos de Deus em nosso coração. Fazer dos mandamen-tos de Deus nossa vitamina espiritual! Foi isso o que Andreza fez.

HistóriA Andreza tem doze anos e é uma adolescente que se des-taca por sua dedicação e seu compromisso para com a salva-ção de outras pessoas. Ela vive em Araguaína, onde atua como professora da Escola Sabatina dos Primários e dirige dois Pe-quenos Grupos. Além disso, dá estudos bíblicos a outros ado-lescentes de sua idade.

Page 96: Adoração Infantil 2010

96

Quando tinha apenas 10 anos, começou a ensinar na Es-cola Sabatina e depois de assumir essa função na igreja que fre-quenta, sempre assiste às reuniões trimestrais que se destinam a capacitar professores para crianças e adolescentes. Andreza herdou de sua mãe o espírito missionário. Além disso, ela é muito companheira de sua mãe, com quem forma uma dupla missionária, realizando um trabalho intenso e diferente. Juntas, elas vão de casa em casa, cantando e evan-gelizando as famílias da região onde vivem. A mãe fica com os adultos e Andreza atende as crianças. Por todas as partes elas dão estudos bíblicos a adultos e crianças. Quando foi iniciado o Pequeno Grupo e sua mãe ficava com os adultos, surgiu na Andreza o desejo de paralelamente ficar com as crianças dos vizinhos que vinham para a reunião. Elas estão muito motivadas com a formação de novos líderes a fim de poderem formar outros Pequenos Grupos. Atualmente, a Andreza estuda a Bíblia com sete crianças e quatro adoles-centes que já foram batizados como resultado do trabalho de seu Pequeno Grupo. Será que a Andreza está guardando a Palavra de Deus em seu coração? Claro que sim! Você também pode fazê-lo. A Bíblia diz que Deus usou e que usará as crianças para propaga-rem Sua mensagem. Você também gostaria de ser um instru-mento nas mãos do Senhor para levar outras pessoas ao reino dos céus? Se esse for o seu desejo, Deus lhe dará as forças e a co-ragem necessárias por meio de Sua Palavra. Oremos. (Ore pelas decisões tomadas pelas crianças.)

UCOB

Page 97: Adoração Infantil 2010

97

MAteriAis Bíblia, vários anúncios de revistas e jornais (classifica-dos, propagandas, liquidações, próximos eventos, etc.).

Lição objetivA Na Bíblia, Jesus prometeu muitas vezes a Seus discí-pulos que voltaria outra vez. Essa boa notícia foi anunciada a milhões de pessoas ao longo da história, de diferentes maneiras. Hoje, veremos diversas formas como as notícias são transmiti-das. Vejam estes anúncios a fim de descobrirem do que se trata cada um. 1. Mostre os anúncios que você reuniu. Peça a um voluntário para descrever a mensagem de cada anúncio hoje em dia. Pergunte: De que outras formas são feitos os

A melhornotícia!

“... voltarei e os levarei para Mim, para que vocês estejam onde Eu estiver.”

João 14:3

verso pArA MeMorizAr:

32

Page 98: Adoração Infantil 2010

98

anúncios?( Permitir respostas.) (Anúncios sobre nasci-mento ou de formatura. Quadro de anúncios. Comer-ciais na televisão ou no rádio.) 2. Todos esses anúncios falam a respeito de coisas que logo irão acontecer. Mas depois de algumas semanas – depois de passadas as promoções ou depois que um evento tenha acon-tecido – não mais precisamos nos lembrar dele. O anúncio de que Jesus voltará é algo que as pessoas precisam saber, espe-cialmente porque ainda não aconteceu. Falta pouco tempo para que isso aconteça! Ouçam as palavras de Jesus. Leia João 1:29 em voz alta. Hoje, a história de Marcos fala como esta criança contou essas boas notícias aos outros.

HistóriA A linda história de hoje conta do menino Marcos, a quem seu tio, desde que ele era bem pequeno, levava sempre à igreja, pois gostava muito dele. Todas as sextas-feiras o tio levava Marcos e seu irmão menor, Jorge, para sua casa e no sábado, bem cedinho, eles iam à Escola Sabatina. Marcos e Jorge ficavam felizes quando chegava o fim de semana, pois sabiam que poderiam ir à igreja com seu querido tio e com sua avó.

Page 99: Adoração Infantil 2010

99

Marcos começou a interessar-se pelo estudo da Bíblia e quis ser batizado. Estava muito feliz por haver encontrado Jesus e entendeu que era hora de entregar seu coração a Ele. Quão emocionado ele se sentida por saber que Jesus, seu Ami-go Celestial, viria para buscá-lo! Quando chegou o batismo da primavera, foi organizada uma linda festa. Esse foi o grande dia, o sonhado dia do batismo de Marcos. Que alegria! Com certeza os anjos de Deus estavam cantando hinos de gratidão e louvor a Deus nesse momento! Marcos, com doze anos, foi convidado a pregar e esse também foi um dia muito especial. A primeira coisa que Mar-cos pensou foi convidar seus pais para ouvir sua mensagem bíblica. Eles aceitaram o convite! Seu pai não estava muito bem de saúde, mas mesmo assim foi. Naquela manhã, Mar-cos falou de Jesus, que está no céu sendo nosso Advogado e Sumo Sacerdote. Também falou de Sua breve volta, que vol-taria como um Rei, com um grande exército de anjos para nos buscar. Quando Marcos fez o apelo, muitos corações foram comovidos. E seus pais? O que vocês acham que aconteceu? No instante em que ouvi-ram esse carinhoso convite que vinha do fundo do coração de seu filho, os pais não mais resistiram e começaram a chorar. Seu pai pensou: “Como isto é possível? Meu filho é ainda tão pequeno e está repartindo esta notícia tão especial comigo. Je-sus vai voltar! Não posso seguir tomando bebidas alcoólicas e deixar de dar valor ao que ele está dizendo. Devo me preparar para estar no céu! Neste momento, o pai e os demais da família de Marcos tomaram a decisão de seguir a Cristo. Que tremenda alegria! Quão agradecido Marcos ficou ao ver que toda a família estava se preparando para irem para o Céu na volta de Jesus. Ele quer continuar falando do amor de Deus a todos e dar a melhor no-tícia – Jesus vai voltar em breve! Queridos, quantos de vocês gostariam de, assim como Marcos, compartilhar a boa notícia da Segunda Vinda de Je-sus? Vamos orar. UCB

Page 100: Adoração Infantil 2010

100

MAteriAis Bíblia, folhas de papel ou cartolinas onde tenha dese-nhado alguns dos sinais de trânsito (ver desenhos).

Lição objetivA Deus quer que pensemos cuidadosamente a respeito de Seus mandamentos e de como podemos obedecer-lhes. Veremos hoje alguns sinais que nos ajudam a obedecer quando estamos seguindo por uma estrada. 1. Mostre um sinal de trânsito por vez. Pergunte: Se estivéssemos dirigindo um carro na estrada, por que teríamos

Sinais detransito!

“Refleti em meus caminhos e voltei os meus passos para os Teus testemunhos.”

Salmos 119:59

verso pArA MeMorizAr:

33^

Page 101: Adoração Infantil 2010

101

de obedecer a estes sinais? (Permitir respostas.) Exatamente. Se não obedecermos, poderemos causar um acidente e machucar alguém. Explique os sinais de trânsito que as crianças des-conheçam. 2. Quais destes sinais nos podem ajudar a sabermos se estamos desobedecendo a Deus? (Permitir respostas.) Boas respostas! Por exemplo, o sinal PARE nos diz que não deve-mos fazer algo errado. O sinal RETORNO nos diz que talvez devamos mudar totalmente de direção para podermos obedecer a Deus. Leia o Salmo 119:59 em voz alta. Que palavra neste verso significa o mesmo que “mandamentos”? (Testemu-nhos.) O Salmo 119:59 nos faz lembrar que devemos obedecer aos mandamentos de Deus, que devemos seguir em Seus cami-nhos. Deus tem, em Sua Palavra, sinais para nos guiar em nos-sa vida, em todos nossos caminhos. Hoje escutaremos a história de um menino que conhecia estes sinais.

HistóriA Keisler gostava muito de acompanhar seu pai quando saía para pregar e colportar, embora ele fosse a lugares distan-

Page 102: Adoração Infantil 2010

102

tes e tivesse de caminhar muito. Certa vez, quando ele tinha oito anos, acompanhou seu pai que foi pregar em “Los Ángeles” e para chegar ao local deveriam cruzar o rio Mayo – uma caminhada longa e difícil com quatro horas e meia de duração. Será que nesse caminho havia placas de sinalização? Não! Por isso era muito difícil de avançar. Nesse dia, além do percurso difícil, estava chovendo muito, o que ocorre com frequência na selva peruana. O barro estava cada vez mais espesso, enquanto Keisler e seu pai luta-vam para dar outro passo. A certa altura, Keisler escorregou e caiu, e se afundou na lama. Seu pai teve de ajudá-lo a levantar-se para prosseguirem com a caminhada. Ambos tinham a cer-teza de que o Senhor e Seus anjos os estavam acompanhando. Quando chegaram, sentiram-se felizes de poderem pre-gar o evangelho à noite, e com isso Keisler se esqueceu total-mente do barro e da chuva. Durante o dia eles também prega-ram e deixaram esperança nos lares através das publicações de nossa igreja. Enquanto o papai vendia os livros aos adultos, Keisler colportava com a revista Nosso Amiguinho para as crianças. Por três dias eles permaneceram nessa cidade onde, com alegria, puderam ver algumas pessoas se entregarem a Jesus! O caminho que tiveram de percorrer foi difícil, em meio ao barro e sob a intensa chuva, sem nenhuma placa de sinali-zação. Porém, Keisler conhecia muito bem outros sinais que os guiaria em segurança. Quais eram? Muito bem. Os mandamen-tos de Deus escritos em Sua Palavra. Ele sabe o quanto o Senhor Se agrada quando falamos de Seu amor a outras pessoas. Muitas crianças e adolescentes, como Keisler, sentem o desejo de levar o evangelho a lugares distantes, sendo bons mis-sionários. Eu gostaria de convidar vocês a também conhecerem a Jesus, perto ou longe de onde vivem. Talvez vocês não tenham de caminhar quatro horas e meia como Keisler, talvez, na sua vizinhança haja pessoas que ainda não conhecem o Salvador e esperam que lhes transmitam as boas novas de salvação!

Page 103: Adoração Infantil 2010

103

MAteriAis Bíblia, duas folhas de papel, dois lápis, relógio.

Lição objetivA O amor de Deus e Sua misericórdia são tão maravilhosos que a Bíblia nos fala deles de diversas formas. Vamos realizar algumas ações que nos ajudarão compreender as formas de Deus nos tratar. 1. Peça dois voluntários. Um deles deverá escrever o nome mais rapidamente possível e o outro deverá fazê-lo lentamente. Controle o tempo em que cumprem essa tarefa. (Assegure-se de orientar o voluntário que irá es-crever o nome lentamente que não deverá demorar mais de trinta segundos.). 2. Chame outros dois voluntários. Um deverá pro-

Rapido eLento!

“Benigno e misericordioso é o SENHOR, tardio em irar-Se e de grande clemência.”

Salmos 145:8

verso pArA MeMorizAr:

34´

Page 104: Adoração Infantil 2010

104

curar o verso para memorizar (Salmo 145:8) o mais rapi-damente que puder e o outro o mais lentamente. 3. Diga: Suas ações foram bons exemplos do que sig-nifica realizar algo rapida e lentamente. O Salmo 145:8 fala a respeito de algo que Deus demora fazer e outra que Ele faz ra-

Page 105: Adoração Infantil 2010

105

pidamente. Leia o texto em voz alta. Para quê Deus é lento? (Permita respostas.) Isso mesmo, para a ira, ou seja, para ficar zangado. O que Ele está sempre disposto a fazer? A Bíblia nos diz que Ele é grande em misericórdia. Ele está sempre pronto a nos dar o Seu amor, Sua graça e Sua misericórdia, de forma rápida e com abundância.

HistóriA Clayton não vem de uma família adventista. Mas pela influência de seu primo ele começou a se envolver com as ati-vidades da igreja, da Escola Sabatina, do Clube de Desbrava-dores e fez lindas amizades. Para a alegria de todos, Clayton compreendeu o grande amor de Deus por ele e foi batizado. Certo dia, a diretora do de-partamento do Ministério da Criança e Adolescente convidou-o para participar do projeto “A Voz Juvenil”. Clayton estava feliz! Juntamente com outros amigos prepararam mensagens especiais para a igreja e esperaram ansiosamente pelo dia em que deveriam apresentá-las a todas as pessoas. Clayton estava muito entusiasmado e decidiu convidar seus pais. Eles aceitaram o convite e o assistiram pregar. O em-penho de seu filho com a obra de Deus cativou sua mãe que prontamente simpatizou com os membros da igreja e por fim também escolheu viver ao lado de Jesus. Ela foi batizada e hoje frequenta a igreja na companhia de seu filho e de seu marido. O papai ainda não tomou a decisão por Jesus, mas re-gularmente os acompanha à igreja e Clayton e sua mãe oram fielmente por ele. Sabem que assim como Deus operou neles, quando o papai tomar sua decisão estará pronto para amar a Deus incondicionalmente. Em São José dos Campos, SP, Deus é grande para amar Clayton e a sua família. Ele também está pronto para amar, perdoar e aceitar todas as pessoas a quem você contar de Seu amor e misericórdia.UCB

Page 106: Adoração Infantil 2010

106

MAteriAis Bíblia, plástico (filme de PVC), tigela, fita adesiva, sal, colher, panela e algo para golpeá-la.

Lição objetivA Com antecedência, estique firmemente o plástico de PVC sobre a tigela, prendendo-o coma fita adesiva. O plástico deve estar bem esticado. É importante que os seguidores de Jesus si-gam falando aos outros a respeito dEle, dando os motivos porque crêem em Deus e O amam. Veja se você consegue imaginar o motivo ou a explicação porque algo nesta experiência se move sem que o toquemos.

35 Surpresado Sal

“Estejam sempre preparados para responder a qualquer pes-soa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.”1 Pedro 3:15

verso pArA MeMorizAr:

Page 107: Adoração Infantil 2010

107

1. Salpique uma colher de sal, igualmente, sobre o plástico. Então convide um voluntário para ficar a um metro aproximadamente de separação em relação ao reci-piente. Faça soar a panela com força. A criança deve estar no mesmo nível (à altura do recipiente). O sal irá se mover sobre o plástico. 2. Se é apropriado, permita que outra criança tente também. Pergunte aos voluntários por que acreditam que o sal se move? Depois de ouvir as idéias deles, explique: Falamos das nossas idéias sobre o porquê de o sal se mover. A explicação, de acordo com os cientistas, é a seguinte: Nós não podemos ver os sons, mas eles produzem vibrações no ar e, portanto, fazem com que este se move. Essas vibrações no ar fazem com que o plástico se mova ou vibre e, portanto, o sal juntamente. Ouvir o motivo que explica porque algo é verdade melhora a nossa compreensão. Ouça 1 Pedro 3:15 para descobrir porque Deus quer que estejamos preparados a dar a razão de nossa fé. Leia o verso, acima, em voz alta. Qual, acreditam vocês, é a es-perança que nós temos? (Permitir respostas) Claro, que Jesus venha logo! Quando explicamos aos demais porque cremos nesta e em outras verdades da Bíblia, eles também podem compreendê-las melhor e aceitá-las. Erika, em nossa história de hoje, teve de dar a razão de sua fé diante de alguém muito especial.

Page 108: Adoração Infantil 2010

108

HistóriA Erika tem doze anos e vive na cidade de Trinidad, Bolívia. Embora seja apenas uma adolescente, já decidiu servir a Deus como professora de crianças da classe do Jardim da Infân-cia em sua igreja. Ela também gosta de participar na Sociedade de Jovens e nas diversas atividades promovidas pela igreja. ....Erika participou ativamente do projeto “Impacto Esperança”. Para ela, o poder de testemunhar de Jesus foi uma ocasião de grande alegria e satisfação. Foi então que surgiu em seu co-ração o desejo de compartilhar o amor de Deus com alguém muito especial. Certo dia, ela reuniu coragem e caminhou até a mesa de sua professora. Erika gostava e admirava muito a professora Rosário, e muitas vezes havia pensado o quanto gostaria de lhe contar a respeito de Jesus. Ao se aproximar da professora, esta sorriu, e então Erika a convidou para estudar a Palavra de Deus. Imaginem só, a aluna ensinar a professora! Enquanto Erika orava, Deus operava no coração de Rosário que aceitou o convite. Assim tiveram início os estudos bíblicos. A professora fazia muitas perguntas e isso exigia que Erika se preparasse muito bem para explicar os temas que estavam es-tudando na Bíblia. Ela se saiu muito bem e, depois de receber todos os estudos, a professora decidiu ser batizada. Com muita alegria, Erika acompanhou sua professora no dia tão especial do seu batismo. Que imensa emoção sentiu quando sua professora a abraçou e lhe agradeceu por compartilhar o amor de Deus com ela! Erika aprendeu que o importante é estar preparado para explicar aos outros as verdades da Bíblia e dar razões de nossa fé. Ela nos incentiva a que também estejamos prontos e atentos para compartilhar do amor de Jesus aos outros. Seu maior de-sejo é que todas as pessoas saibam do Salvador!

UB

Page 109: Adoração Infantil 2010

109

MAteriAis Bíblia, duas bexigas médias, fita adesiva transparente, agulha de costura.

Lição objetivA Antecipadamente, encha as bexigas (não comple-tamente) e amarre-as. Cole a fita adesiva, com 5 cm, na parte de baixo de uma das bexigas. Não deixe bolhas de ar entre a fita e a bexiga. Antes da apresentação, pratique em casa antes de apresentá-lo no sábado. Durante a nossa vida, todos precisamos de ajuda – espe-cialmente quando as coisas que acontecem nos deixam tristes ou nos dão temor. Jesus, nosso Amigo, nos pode proteger e ajudar.

36Ajudapara resistir

“E Eu estarei sempre com vo-cês, até o fim dos tempos.”

Mateus 28:20

verso pArA MeMorizAr:

Page 110: Adoração Infantil 2010

110

Vejam estas bexigas e tentem descobrir o que as protegem. 1. Segure a agulha e a bexiga sem a fita adesiva. O que aconteceria se eu espetasse a bexiga com a agulha? A bexiga não tem qualquer proteção contra a agulha tão fina, e por isso iria estourar. 2. Suspenda a agulha e a bexiga que tem a fita ade-siva, de modo que as crianças não a vejam. Dê uma picada na bexiga no lugar onde está colada a fita adesiva. Por que esta bexiga não estourou? (Permitir respostas.) Esta bexiga não estourou quando a espetei porque havia algo que a ajudou a permanecer firme e a não estourar. Mostre às crianças a fita adesiva. Jesus promete nos ajudar e a estar conosco quando pas-sarmos por provas e momentos difíceis. Ouçam a promessa que Ele fez. Leia Mateus 28:20 up, em voz alta. Jesus promete estar conosco e ajudar-nos todos os dias. Até quando? Isso mes-mo, até o fim dos tempos. Vejamos como Jesus cumpriu Sua promessa na vida do Jonathan.

HistóriA Jonathan vive em Trinidad, Bolívia, e seus pais são mis-sionários. Ele tem onze anos. Sua história bíblica preferida é a de Daniel, porque nos ensina que se formos fiéis a Deus, ainda

Page 111: Adoração Infantil 2010

111

que passemos por circunstâncias difíceis podemos confiar que Jesus estará conosco. Jonatham gosta de falar de Jesus a seus amigos, espe-cialmente ao José Ignácio. Certo dia, ele o convidou para assistir à Escola Sabatina e felizmente seu amigo aceitou, e não só isso, ele também gos-tou tanto que decidiu seguir frequentando todos os sábados. Ao ver seu interesse, Jonatham o convidou para o pro-grama da tarde, mas José não podia ir. Em outra oportunidade, convidou-o para fazer parte do Clube de Desbravadores, mas também não pôde aceitar o convite, pois tinha aula de natação. Facilmente Jonatham poderia ter desanimado e não mais se-guir convidando seu amigo, mas decidiu confiar em Deus. Ele sabe que Jesus também se interessa por nossas tristezas. Sabem o que aconteceu? Nos últimos sábados pela ma-nhã, José também trouxe sua irmãzinha para a igreja e ela está muito feliz, especialmente pelo momento da Adoração Infantil, que desfruta muito. O bom dos amigos é que eles comparti-lham muitas coisas e por isso Jonatham também o convidou para participar do projeto “Impacto Esperança” e os dois jun-tos distribuíram as revistas e muitas bexigas para as crianças da cidade. José Ignácio ainda não entregou sua vida a Jesus e algumas vezes não pode assistir aos programas para os quais Jonatham o convida, mas este fiel missionário segue orando com muita fé, sabendo que podemos confiar que Deus está sempre conosco para nos ajudar e nos dar ânimo. Ele nos pede para que oremos por José Ignácio e sua família. Você sabe qual é o maior desejo de Jonatham? É poder preparar-se para ser um missionário de Jesus e estar pronto para ir ao céu com sua família. E você, também irá contar a seus amigos a respeito do Grande Amigo que todos temos? Você já os convidou para as-sistirem aos programas da igreja? Você pode confiar que Deus estará a seu lado ao realizar esse trabalho, enquanto você reali-za esta linda tarefa.UB

Page 112: Adoração Infantil 2010

112

MAteriAis Bíblia, ilustração ou foto de um bebê, maçã, faca afiada.

Lição objetivA Não importa se somos pequenos ou grandes, ou quais sejam as nossas necessidades, Deus nos diz que nos dará aquilo de que necessitamos. Algumas vezes parece que não recebemos aquilo que necessitamos. Iremos agora ver porque podemos nos sentir assim e descobrirmos se isso de fato é verdade.

37Qual é

sua necessidade!

“O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as Suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.”Filipenses 4:19

verso pArA MeMorizAr:

Page 113: Adoração Infantil 2010

113

1. Mostre a foto de um bebê, ou uma boneca, per-mitindo que voluntários encenem formas de cuidar dele (por exemplo, niná-lo, dar-lhe a mamadeira, etc.). Pergun-te: Quais são algumas formas de cuidar dos bebês? (Permita respostas.) Como os bebês recebem aquilo de que necessitam? A pessoa que cuida de um bebê dá-lhe alimento, água, leite, abraços, brinquedos a fim de que tenha tudo o que necessita. 2. Vejam o que este verso diz a respeito do que necessi-tamos. Leia Filipenses 4:19 em voz alta. O que diz o verso sobre o que Deus faz? (Permitir respostas.) Isso mesmo, Deus suprirá ou nos dará tudo o que necessitamos. 3. A Bíblia nos ensina a pedirmos aquilo de que neces-sitamos. Mas, algumas vezes, pedimos algo a Deus e não rece-bemos. Visto que Deus nos ama tanto, pode dizer não a nosso pedido porque sabe que aquilo que pedimos não é bom para nós. Mostre a faca afiada. Se um bebê desejar brincar com esta faca, será que iríamos dá-la a ele? Claro que não! 4. Há ocasiões em que pedimos algo a Deus e Ele nos

Page 114: Adoração Infantil 2010

114

pede para esperarmos. Mostre a maçã. A maçã é uma fruta boa para comermos? Sim é muito boa! E por que não é boa para um recém-nascido? (Permitir respostas.) Porque ele poderia se engasgar com os pedaços da maçã. Assim como os bebês recém-nascidos têm de esperar crescer a fim de poderem comer a maçã, Deus sabe que precisamos esperar para receber algumas coisas. Em nossa história de hoje, veremos como Deus está responden-do às orações de Carlos.

HistóriA Carlos tinha nove anos quando, em uma Semana de Oração na escola, decidiu entregar sua vida ao Senhor. Embora pequeno, ele fez uma promessa a Deus: “Senhor, vou Te servir por toda a minha vida”. Sua família, depois de muita insistên-cia dele, aceitou que fosse batizado. Chegou o dia tão esperado para Carlos, o dia de seu batismo. Seus pais o acompanharam e lhe prometeram que o deixariam frequentar a igreja todos os sábados. Carlos começou a ir à igreja a cada sábado. Ele gostava da classe da Escola Sabatina. Os pais permitiam que ele fre-qüentasse a igreja, embora não estivessem satisfeitos. Mas eles começaram a notar uma mudança especial em Carlos. Cada vez que se assentava à mesa para as refeições, fazia uma ora-ção pelos alimentos. Quando havia algum problema em casa, ele dizia: “Vou pedir a Jesus para que nos ajude”; e algo ainda mais especial, Carlos comentava com os pais o que a professora da Escola Sabatina lhe ensinava a cada sábado. Sua mãe ou-via... e cada vez mais notou que seu filho se tornara um menino muito obediente. Certo dia, ele começou a notar que seus amigos iam com os pais para a igreja, mas ele ia sozinho. Então pensou: No próximo sábado vou convidar meus pais, quero que estejam comigo na igreja, e voltou para casa firme nesse pensamento. Durante a semana orou para que Deus o ajudasse a con-

Page 115: Adoração Infantil 2010

115

vencê-los. No sábado seguinte ele os convidou e a resposta foi: “Hoje não, mais no próximo sábado iremos com você”. Carlos ficou tão feliz que contou aos amigos de sua classe e também à professora que o animou a seguir orando e prometeram fazer o mesmo. Carlos orou durante toda a semana, até que chegou o seguinte sábado. Ele se levantou mais cedo e ajudou sua mãe a preparar o desjejum; mudou de roupa e ficou esperando. O pai se havia esquecido da promessa, mas a mãe não falhou e deci-diu acompanhá-lo. Ele seguia muito feliz para a igreja, pensan-do: “Nunca mais virei sozinho”. Passaram-se muitos sábados e de fato Carlos nunca mais foi sozinho à igreja; sua mãe ia com ele. Mas a sua feli-cidade se tornou completa quando um dia ela disse que havia decidido ser batizada! No dia do batismo, o pastor perguntou: “A quem a se-nhora deve sua conversão?” Ela emocionada respondeu: “A meu filho Carlos”, e abraçou apertado o filho deixando a todos emocionados. Agora Carlos segue orando para que seu pai também aceite a Jesus. Ele sabe o que Deus responderá quando chegar o momento certo. E vocês, estão orando por alguém de forma especial? Lembrem-se de que Deus sempre responde às nossas orações!

UPS

Page 116: Adoração Infantil 2010

116

MAteriAis Bíblia, folhas com as seguintes palavras escritas: “fogo”, “terremoto”, “grátis”.

Lição objetivA As palavras que proferimos não podem ser vistas, mas podem ser muito poderosas. Veremos agora porque as palavras – especial-mente as de Deus – podem ser tão poderosas. Nestas folhas tenho escritas certas palavras que são mui-to poderosas. Iremos lê-las e eu gostaria que vocês imaginassem

38Palavras

Poderosas

“Eu amo os Teus mandamen-tos mais do que o ouro, mais do que o ouro puro.”

Salmo 119:127

verso pArA MeMorizAr:

Page 117: Adoração Infantil 2010

117

como as pessoas iriam reagir ao escutá-las e por quê? Leia as palavras, uma por vez. Converse com as crianças a respeito de como as pessoas poderiam reagir ao ouvir essas palavras. Pergunte: Por que a palavra “fogo” é tão poderosa? (Permita respostas.) Muito bem, é uma palavra que faz com que as pes-soas ajam rapidamente, para preservar objetos e até mesmo a vida. Faça a mesma pergunta com relação às outras palavras. Por que vocês acham que a Palavra de Deus ou Seus mandamentos são tão poderosos? (Permitir respostas.) (Eles nos ajudam a conhecer a melhor forma de viver. Eles nos dizem como obedecer a Deus.) A Bíblia diz que eles têm muito valor, pelos motivos que já mencionamos. Leia Salmo

Page 118: Adoração Infantil 2010

118

119:127 em voz alta. Valéria ama os mandamentos de Deus desde bem pequena, e por isso compartilha essas palavras podero-sas com seus amigos.

HistóriA No último sábado de julho de 2008, Vera, professora da Escola Sabatina dos Primários, no Sul do Brasil, sabiamente lançou um desafio a seus alunos: “Quem gostaria de iniciar um Pequeno Grupo?” A pequena Valéria, oito anos, que ainda não era bati-zada sentiu em seu coração o desejo de trabalhar por Jesus e aceitou prontamente o desafio. Ela amava sua Bíblia, estudar a lição da Escola Sabatina e sempre queria compartilhar toda essa maravilha com os demais. Assim sendo, conversou com seus pais que apoiaram sua decisão. Nesse mesmo sábado, ela preparou convites e saiu para distribuí-los na vizinhança. No sábado seguinte, a reunião estava marcada para ini-ciar às três horas da tarde. Valéria estava ansiosa. A mamãe havia preparado um bolo na sexta-feira. Quantas crianças vi-riam? Vieram seis crianças. Como eles aproveitaram esses mo-mentos! Cantaram, oraram e estudaram as histórias da Palavra de Deus. Foi tão bom que no sábado seguinte o número aumen-tou, passando de seis para 30 crianças, e a casa ficou pequena! Naquela primavera Valéria entregou seu coração a Je-sus pelo batismo e seu desejo de trabalhar por Jesus comparti-lhando Sua Palavra aumentou ainda mais. Hoje, depois de um ano, Valéria, já com nove anos, con-tinua liderando o Pequeno Grupo: “Amigos de Jesus”. Ela ama os mandamentos da Palavra de Deus! Por isso compartilha estas preciosas palavras com seus amigos. Com quem você deseja compartilhar a Palavra de Deus?

USB

Page 119: Adoração Infantil 2010

119

MAteriAis Bíblia, envelope grande com várias cartas, convites, co-branças e propagandas que chegam pelo correio.

Lição objetivA A Bíblia é uma carta de Deus, escrita especialmente para você e para mim. Neste envelope tenho algumas cartas e corres-pondências que recebi. Enquanto lhes mostro a correspondência que chegou para mim, gostaria de falar a respeito de como a Bí-

39Correio Uma carta de amor para Ti!

“Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em Seu nome.”

João 20:31

verso pArA MeMorizAr:

Page 120: Adoração Infantil 2010

120

blia, a carta de Deus, é diferente das demais correspondências. 1. Uma a uma, mostre cada correspondência, incluso uma Bíblia. Deixe-a para o fim. Peça a um voluntário que tire a correspondência de dentro do envelope e diga do que se tra-ta. Pergunte: Quem enviou isto? O que a pessoa/empresa que enviou esta correspondência deseja? Que mensagem está sendo dada? Você gostaria de receber essa mensagem? (Permita res-postas.) (Por exemplo: Aqui está a conta do telefone; eles querem que a conta seja paga; isto indica quanto tempo eu tenho até o vencimento da conta; não gostamos de receber esse tipo de correspondência, mas necessito saber quando devo pagá-la.) 2. Mostre a Bíblia. Como vocês descrevem esta carta espe-cial? Em que sentido ela é diferente de todas as outras? (Permitir resposta.) (Ela foi escrita muito tempo atrás. É uma mensagem para todas as pessoas.) O que fazer para que a Palavra de Deus seja melhor que qualquer outra mensagem que recebemos? (Permitir resposta.) Muito bem, a Bíblia é a verdade e ela nos mostra a verdade, conta a história mais linda de todas, a história de Jesus. Leia João 20:31 em voz alta. As palavras contidas na Bíblia ajudam todas as pessoas a compreenderem a verdade e a crerem em Jesus. Desta forma, elas podem passar a fazer parte da família de

Page 121: Adoração Infantil 2010

121

Deus. A história de hoje nos fala a respeito de uma menina que falou da Bíblia para outras pessoas e comprovou que a Palavra de Deus é uma carta de amor para todos os seres humanos.

HistóriA Margarita nasceu na cidade de Tarapoto, ao norte do Peru, onde faz muito calor. Ela cresceu em um lar cristão, e seus pais lhe ensinaram, desde pequena, sobre o amor e a obe-diência a Deus. Quando esta história foi escrita, fazia apenas dois meses desde o início do Pequeno Grupo em sua casa, no qual ela ajuda. Embora seja apenas uma menina, ela ajuda na classe para as crianças com sua irmã. Ela gosta muito de falar sobre o amor de Deus! Seu pai tem um comércio no centro de Tarapoto e ali, certo dia, chegou um idoso que se interessou pelo assunto do sábado. Margarita estava ajudando seu pai naquele dia e rapi-damente pegou sua Bíblia e convidou o idoso a procurar um texto que mencionasse que devemos adorar a Deus no domin-go. Claro que esse homem não pôde encontrá-lo! Então Mar-garita ajudou-o a ler Êxodo 20:8-10. Vocês se lembram do que dizem esses versos? Vamos repetir juntos: “Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao SENHOR, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cida-des”. Quando Margarita terminou de ler este texto o que será que aconteceu? Sim, o idoso ficou muito surpreso e interessado e disse que queria seguir aprendendo da Palavra de Deus. Margarita ama a sua Bíblia, e quer seguir estudando-a e conhecendo-a cada vez mais para poder levar a outros, já que é carta amorosa de nosso Pai celestial. Seu grande sonho é que as pessoas a quem ela prega e fala de Jesus possam aceitá-Lo e que estejam no Céu com ela, quando Jesus nos vier buscar.

UPN

Page 122: Adoração Infantil 2010

122

Materiais Bíblia, espelho de mão, folha de papel com a frase “O Senhor está comigo”, escrita ao revés.

Lição Objetiva Deus promete estar conosco para nos ajudar quando es-tamos preocupados, não entendemos algo ou com medo. Vejam estas palavras e tentem descobrir e entender o que dizem a res-

40Refletindono espelho

“O SENHOR está comigo, não temerei. O que me po-dem fazer os homens? O SE-NHOR está comigo; Ele é o meu Ajudador.” Salmo 118:6 e 7

verso pArA MeMorizAr:

Page 123: Adoração Infantil 2010

123

peito de como Deus nos ajuda nos momentos difíceis. 1. Mostre a um voluntário a frase e peça-lhe para dizer o que está escrito. Pergunte: É difícil de ler estas palavras? Por que elas não fazem sentido ao tentar lê-las? (Permitir respos-tas.) (Porque estão escritas ao contrário. Desta forma não têm significado.) 2. Segure o espelho diante da folha para que a frase pos-sa ser lida. Peça a outro voluntário para lê-la em voz alta. Algumas vezes podemos sentir medo. Temos medo de re-alizar algo ou tememos alguma situação em particular. Mas se nos lembrarmos de que Deus está conosco, podemos pedir-Lhe ajuda em qualquer momento para saber o que fazer. Leia Salmo 118:6 e 7 pp em voz alta. Escutem com atenção o desafio que a criança de hoje teve de enfrentar.

HistóriA (Esta parte pode ser contada por um menino na primei-ra pessoa. Se for contada por um adulto, deverá ser narrada na terceira pessoa.) Meu nome é Yeremy e tenho onze anos. Vivo na cidade de Guayaquil. Sou agradecido a Deus por minha família. Meu pai, mi-nha mãe, meu irmãozinho e eu freqüentamos a igreja de Orquí-deas, no norte da cidade. Foi ali que me batizei quando tinha oito anos. Sou membro da classe dos Juvenis e meu hino favori-

Page 124: Adoração Infantil 2010

124

to é “Rocha Eterna”. Depois de brincar, gosto de contar para meus amigos da vizinhança as lições da Bíblia que minhas pro-fessoras de Escola Sabatina me ensinam. Minha mãe se chama Yessenia e ela é colportora. Eu sempre observava seu trabalho e me parecia ser muito difícil bater à porta das casas e falar de Jesus e também oferecer livros e revistas. Porém, sentia o desejo de também realizar esse tra-balho. Comecei a pedir a ajuda de Deus, pois sabia que se Ele fosse comigo, não iria temer. Então, nas férias, decidi colportar. Minha mãe me deu as instruções necessárias e estudei o material com o qual iria trabalhar – a revista Nosso Amiguinho. Preparei minha mala com as revistas e com o talão de pedidos. Chegou o dia e juntos oramos pedindo a Deus que estivesse comigo de forma espe-cial. Na primeira casa que chegamos, minha mãe fez a apre-sentação à uma senhora e eu observei que nessa família havia crianças. Essa era a minha oportunidade de fazer minha apre-sentação e foram-me encomendadas cinco revistas! Com muita alegria agradeci a Deus. Ele estava comigo e prossegui com maior ânimo! Nos quatro dias que colportei, consegui o dinheiro necessário para participar do acampamen-to da missão e até mesmo para comprar minha barraca. Senti-me muito abençoado e agradeci a Jesus! Yeremy contou sua experiência a seus amigos da igreja e os animou a confiarem em Deus. Quais são os seus desafios? Talvez você possa colportar, como Yeremy, ou talvez você pos-sa contar a seus amigos o que Jesus fez em sua vida. O que quer que você faça, pode pedir a Deus e ter a certeza hoje que Ele estará contigo.

UE

Page 125: Adoração Infantil 2010

125

MAteriAis Bíblia, tigela cheia de feijões secos de diferentes tipos e cores, um recipiente vazio e uma colherinha.

Lição objetivA Deus nos pede que falemos de Seu amor aos outros, a todas as pessoas! Este não é um trabalho fácil, pois o mundo está cheio de muitas pessoas diferentes. Tenho aqui algo para lhes mostrar que nos pode levar a pensar em como podemos cumprir essa tarefa tão importante. Mostre o recipiente cheio de feijões de diferentes tipos. Talvez aqui tenhamos uns quatrocentos ou quinhentos grãos de feijão. Vocês acham que é muito? É bastante mesmo! Vo-

41Feijoes

“...e serão Minhas testemu-nhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.”

Atos 1:8

verso pArA MeMorizAr:

~

Page 126: Adoração Infantil 2010

126

cês sabem quantas pessoas vivem em nossa cidade (ou bairro)? (Permitir respostas.) Há (mencione o número de habitantes de sua localidade) pessoas. Muito mais do que o número de feijões que temos na tigela! Agora, vejam o que farei agora. Enquanto isso, pensemos no trabalho que Deus nos deixou para fazer.

Com a colherinha pegue alguns feijões e leve-os até o recipiente vazio, colocado em outro ponto em frente, próximo à plataforma da igreja. Repita esta ação duas vezes. Pergunte: Será que esta tarefa será logo concluída se apenas eu estiver levando os feijões de uma vasilha para outra? Não, certamente demoraria muito. O que aconteceria se cada um de você tives-se outra colherinha e juntos transportássemos os feijões para aquele recipiente? Exato! Seria muito mais rápido. E se todas as pessoas na igreja pegassem uma colherinha também? Mais rápido ainda! Escutem o que diz Atos 1:8 a respeito da missão que Jesus nos deixou. Leia o texto em voz alta. Jesus falou a Seus discípulos a respeito de levar primeiro a mensagem à sua cidade e às cidades vizinhas. Depois aonde mais ela deveria ser levada? Até os confins da terra! Mas assim como no caso dos feijões, será muito mais fácil se todos realizarmos juntos essa tarefa. Somen-te assim poderemos contar primeiro às pessoas que nos cercam e

Page 127: Adoração Infantil 2010

127

depois a todas as pessoas da terra que Jesus logo virá. Em nossa história de hoje, João já está fazendo a sua parte!

HistóriA João tem doze anos e vive em Três Lagoas, uma cidade no Mato Grosso do Sul. Ele sempre foi um menino dedicado às coisas de Deus. Quando era bem pequeno, com um ano e meio, saía com sua mãe para entregar folhetos missionários. Batiam às portas das casas e entregavam a mensagem de Jesus. Certa vez, João foi visitar um quartel com a professora e com os alunos da Escola Sabatina. Eles estavam comemorando o Dia do Soldado e a professora perguntou quem gostaria de orar. Imediatamente João se ofereceu. Ele tinha três anos e pediu ao Pai Celestial para cuidar do trabalho e da família do capitão. O homem ficou tão emo-cionado que começou a chorar e agradeceu pela linda oração daquele menininho. Quando seu pai, que é pastor, foi trans-ferido para outra igreja, onde não havia escola adventista, ele nunca deixou de testemunhar a seus professores e colegas. João ama estudar sua lição da Escola Sabatina. Ele a es-tuda todos os dias e quando vai à igreja gosta de ajudar a pro-fessora a contar a história bíblica para as outras crianças. No dia 6 de setembro de 2008, João saiu com seu pai para distribuir revistas. Na rua, porém, ele estava um pouco tímido, mas se uniu aos outros meninos e realizou o trabalho cheio de ânimo. Quando voltou para casa, comentou com seus pais que havia descoberto seu dom: “Quero trabalhar como missionário”. João foi e é um menino missionário, e nós tam-bém podemos imitá-lo. Se cada um de nós fizer a sua parte, iremos terminar de contar logo aos outros que Jesus breve virá. Nesta semana, iremos levar folhetos para serem distri-buídos e não devemos perder nenhuma oportunidade. (Entre-gar os folhetos que podem ser Carteiros Missionários.)UCOB

Page 128: Adoração Infantil 2010

128

MAteriAis Bíblia e relógio.

Lição objetivA Algumas vezes podemos pensar que apenas os adultos necessitam ouvir a voz de Deus. Mas Deus quer que todos – durante toda sua vida – a escutem. Quando ouvimos alguém, é importante prestar cuidadosa atenção no que a pessoa diz e pensa. Vamos ver agora se vocês conseguem prestar bastante atenção. 1. Peça às crianças para observá-lo/a durante dez segundos, prestando atenção aos detalhes de como você está vestido(a).

42 MudançaRapida

“Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às Mi-nhas palavras.”

Provérbios 4:20

verso pArA MeMorizAr:

´

Page 129: Adoração Infantil 2010

129

2. Peça-lhes para fecharem os olhos. Rapidamen-te, mude algum detalhe em seu traje (por exemplo: tirar os óculos, fixar algo na roupa, arregaçar as mangas, mu-dar o relógio de braço, etc.). 3. Agora, peça às crianças para observarem nova-mente, tentando identificar o que mudou em você. Assim que conseguirem acertar ou depois de trinta segundos, repita a atividade, realizando outra mudança (você pode também usar voluntários). Enquanto as crianças tentam adivinhar as mudanças realizadas, comente como eles es-tão realmente atentos. O que este verso diz a respeito de escutar e de prestar atenção? Leia Provérbios 4:20 em voz alta. Ouvir as palavras de Deus nos ajuda a compreender como amá-Lo e obedecer-Lhe. Como podemos fazer isso? Permita respostas. Muito bem, pode-mos escutar o que Deus nos diz através da leitura da Bíblia. Em nossa história de hoje, Gabriel ouviu com atenção o que Deus tinha para lhe dizer.

Page 130: Adoração Infantil 2010

130

HistóriA Gabriel tem doze anos e frequenta a classe dos Juvenis, na Igreja Adventista do Sétimo Dia Jerusalém. A primeira vez que foi à igreja, foi a convite de uma vizinha. Ele gostou muito da igreja. Foi ali acolhido com carinho e o programa da Escola Cristã de Férias foi algo inesquecível para ele. As reuniões, as músicas, os jogos.... todos esses foram momentos muito espe-ciais. Depois ele recebeu um novo convite de sua vizinha para assistir às reuniões para crianças na Semana Santa. Posterior-mente, junto com outras dez crianças, participou de uma classe bíblica, estudando a série de estudos bíblicos “Fé de Jesus”. Certo dia, o pastor o convidou a dar o passo do batis-mo, mas Gabriel tinha algumas dúvidas. Ele havia sido bati-zado quando bebê e acreditava que não podia ser novamente batizado. Enquanto Gabriel estudava atentamente a sua Bíblia, entendeu a Palavra de Deus e compreendeu que não havia pro-blema em se batizar, e que essa era uma maravilhosa oportuni-dade de “ser inscrito no livro de Deus”. Finalmente, não apenas ele tomou a decisão de ser ba-tizado, mas seu pai também se batizou. Ambos entregaram a vida ao Senhor. Desde então, Gabriel começou a participar ati-vamente na igreja. Ele conta: “Quando me perguntaram se eu queria ser um pregador da ‘Voz Juvenil’, devo reconhecer que estava muito nervoso, mas sabia que com a ajuda de Deus iria conseguir. Sentia que o próprio Deus falava comigo, convidan-do-me para pregar em nome dEle, e decidi escutar Sua voz. Quando terminei de falar na igreja, já não mais estava nervoso. Todos me parabenizaram porque a mensagem foi muito bem compreendida e eu fiquei feliz por ter obedecido a Deus e aten-dido às Suas Palavras. Hoje, Gabriel convida outras crianças e adolescentes para se entregarem a Jesus. Sua experiência tem sido muito bonita e ele deseja que outros também tenham a mesma alegria. Como é maravilhoso quando estamos atentos à voz de Deus, não é verdade? Você gostaria também de escutar a voz de Deus hoje?UCh

Page 131: Adoração Infantil 2010

131

MAteriAis Bíblia, envelopes contendo as frases “Você sabia que...?”, escrito dentro, ilustrações.

Lição objetivA Deus fez muitas coisas surpreendentes e maravilhosas. A natureza, por todas as partes, conta-nos de Seu amor e de Suas obras poderosas. Hoje iremos considerar juntos algumas das coisas mais curiosas dentre as que Deus criou. Tenha prontos três envelopes contendo uma das três seguintes folhas com as frases:

43Vocêsabia que...?

“... pare e reflita nas maravi-lhas de Deus”

Jó 37:14

verso pArA MeMorizAr:

Page 132: Adoração Infantil 2010

132

1. Vocês sabiam que a catarata mais alta do mundo se encontra na América do Sul? Ela está localizada na Venezuela e se chama Salto do Anjo, com 979 metros de altura. 2. Vocês sabiam que nosso corpo tem 206 ossos? O me-nor está no nosso ouvido médio e se chama estribo. Ele mede apenas 2,5 a 3 milímetros. 3. Vocês sabiam que o menor cão do mundo era menor que um CD (11 centímetros)? Ele media apenas 9,3 de compri-mento e 6,3 de altura. Era um Yorkshire terrier. Permita que as crianças peguem cada envelope e que leiam as curiosidades do mundo natural, uma a uma. (Tente conseguir fotos ilustrativas na Internet ou em alguma enciclo-pédia.) Quantas coisas surpreendentes foram criadas por Deus! Uma queda d’água muito alta; um osso diminuto que nos ajuda ouvir; ou um cachorro tão pequeno que poderíamos carregá-lo na palma da mão. Ouçam o que Jó 37:14 diz. Leia o texto em

Page 133: Adoração Infantil 2010

133

voz alta. Deus nos convida hoje a pararmos para considerar Suas obras maravilhosas. Mas o Senhor não fez maravilhas ape-nas na natureza! A história de hoje fala de Carla, uma menina muito curiosa, que também parou para ver e escutar a respeito das maravilhas de Deus.

HistóriA Carla tem dez anos. Ela vive na Bolívia, em uma região alta nas montanhas, chamada Altiplano. Vocês sabem do que ela mais gosta na escola? Gosta de estudar matemática e ciência. Ela é muito curiosa e gosta de saber como as coisas funcionam. Certa manhã de sábado, enquanto caminhava para casa, Carla ouviu uma música. A porta entreaberta de uma igreja lhe permitia ouvir os lindos cantos. Carla quis saber mais. Mui-to curiosa, ela se aproximou bem quietinha e tentou olhar um pouco através da fresta para ver o que estava acontecendo. O que será que ela viu? Viu muitas crianças sentadas nos bancos e uma mulher diante delas. O que será que essas crianças estavam fazendo ali em um sábado, na igreja? Ela que-ria continuar ali escutando, mas sentiu medo de que alguém brigasse com ela. Quando se estava distanciando, ouviu risadas e vozes alegres, o que será que estariam fazendo agora? Lentamente voltou e observou outra vez pela fresta. A mulher estava mos-trando uma figura às crianças. Como ela queria ver do que se tratava. Mas não conseguia enxergar de onde estava. Em pou-cos minutos nossa amiga curiosa foi e voltou várias vezes, ape-nas para observar o que estava acontecendo. Como ninguém a havia convidado, não sentiu coragem para entrar. De repente, a mulher que estava com as crianças se diri-giu a ela e a convidou para entrar. Carla aceitou feliz, e se uniu às outras crianças. Realmente ela gostou muito da história de Moisés e das músicas que falavam de Jesus! Eram histórias ma-

Page 134: Adoração Infantil 2010

134

ravilhosas que ela nunca tinha ouvido. Carla gostou tanto da Escola Sabatina que começou a frequentá-la todos os sábados. Pouco tempo depois, sua irmã menor, Janete, passou a acom-panhá-la. As meninas aprenderam histórias, cantos e versos para memorizar. Tudo o que aprendiam contavam à mamãe que as ouvia atentamente. Certo dia, o pastor incentivou todas as pessoas a convi-darem amigos e familiares para virem à igreja. Quem será que Carla e Janete convidaram? Claro! Elas convidaram a mamãe. Não demorou muito e a mamãe e o papai passaram a ir fre-quentemente à igreja e também começaram a estudar a Bíblia. “Fico muito feliz por haver sido curiosa, naquele dia, quando escutei as crianças cantando. Estou feliz porque a pro-fessora me convidou. Aprendi histórias lindas e maravilhosas a respeito de Jesus. Agora eu O amo e quero que todos o amem também!”, Carla diz.

UB

Page 135: Adoração Infantil 2010

135

MAteriAis Bíblia, saleiro.

Lição objetivA A Bíblia nos diz que somos o sal da terra. Quando pre-paramos um alimento, quase sempre acrescentamos sal. Mostre o saleiro. O sal faz com que os alimentos tenham mais sabor. O que acontece com um alimento preparado sem sal? (Permitir respostas.) Exatamente, fica sem gosto. Fica desagradável de se comer. Mas e se for colocado sal demais? Também fica ruim. O sal deve ser acrescentado na medida certa.

44Somoscomo o Sal!

“Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo?”

Mateus 5:13

verso pArA MeMorizAr:

Page 136: Adoração Infantil 2010

136

Ouçam o que a Bíblia diz em Mateus 5:13. Leia o texto em voz alta. O que acontece se o sal perder seu sabor? O texto diz: “como restaurá-lo?”, ou seja, como salgar? Quer dizer que se o sal não tem gosto, não tem proveito. Nós, os que cremos em Deus e falamos dEle para os outros, somos o sal da terra, tornando-a melhor e com sabor. Regiane sabe muito bem o que é ser o sal da terra. Escutem sua história.

HistóriA (Esta história pode ser dramatizada enquanto é narra-da. Se não for possível, conte-a simplesmente.) Regiane nasceu em Campo Grande, Brasil. Desde que estava na barriga da mamãe ouvia histórias bíblicas e cânti-cos que falavam de Jesus. (Pode entrar em cena uma mulher grávida, acariciando a barriga e conversando com seu bebê.) Antes dos dois anos, ela já sabia repetir a oração do Pai Nosso. Ela sempre estudava a lição da Escola Sabatina e memorizava os versos para decorar. Aos seis anos, começou a participar do Clube dos Aventureiros. (Pode entrar uma menina vestida com o uniforme do Clube.) Foi no Clube que Regiane começou a

Page 137: Adoração Infantil 2010

137

ser missionária ao convidar seus amigos para também fazerem parte dele. Aos dez anos, ela era auxiliar de um Pequeno Grupo para crianças. (Entra uma menina com um livro de histórias bíblicas na mão, acompanhada de outras crianças que se sentam formando um semicírculo e agem como se estivessem escutan-do as histórias de Regiane.) Além das histórias da Bíblia, ela também ensinava cânticos e preparava diversas atividades que contribuíam para a aprendizagem bíblica das crianças que par-ticipavam das reuniões. Todas se sentiam felizes de ali estar. Na igreja de Regiane foi organizado um lindo programa chamado Escola Cristã de Férias e ela participou ativamente sendo uma das líderes do grupo de histórias, dedicando assim seu tempo e talentos para Jesus nesse projeto. (Neste momento a mesma menina mostra um cartaz dizendo: Escola Cristã de Férias. Ela segue contando histórias.) Por ter espírito missionário, Regiane ora sempre por suas amigas e passa para pegá-las e levá-las à Escola Cristã de Férias. Muitas dessas crianças que foram convidadas por nossa amiguinha agora seguem seu exemplo. Elas também convidam outras crianças e desta forma o número de participantes au-menta a cada ano. Hoje, as crianças da Vila da Cidade Morena, em Cam-po Grande, Mato Grosso do Sul, esperam ansiosas pela Escola Cristã de Férias, que é realizada no mês de janeiro. Regiane diz que gosta da música “Sal da Terra”, porque ela diz que temos uma missão a cumprir, falar do amor de Je-sus para que o mundo inteiro tenha sabor... e é exatamente isso o que ela faz!

UCOB

Page 138: Adoração Infantil 2010

138

MAteriAis Bíblia, rolo de papel higiênico, carretel de linha.

Lição objetivA Deus nos diz em Sua Palavra que Ele quer que animemos as pessoas que estão fracas por algum motivo. Observem e ve-jam o que está fraco nesta experiência, e o que faz com que isso se converta em algo forte. 1. Peça a um voluntário que estique as mãos para frente e as mantenha juntas. Coloque ao redor de seus pulsos duas

45Juntos

somos mais fortes

“Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, con-fortem os desanimados, auxi-liem os fracos, sejam pacien-tes para com todos”1 Tessalonicenses 5:14

verso pArA MeMorizAr:

Page 139: Adoração Infantil 2010

139

voltas de papel higiênico. Peça-lhe para libertar suas mãos. Isso será muito fácil. 2. Peça para a mesma crian-ça estender novamente as mãos e coloque ao redor de seus pulsos muitas voltas de papel higiênico ou lã de forma que não consiga rasgá-lo. Anime-o a tentar. Quan-do ficar claro que não conseguirá fazê-lo, comente: Uma ou duas voltas de papel ou lã são fracas e se podem rasgar facilmente. Quan-tas mais voltas damos, mais forte se torna o papel ou lã. Se for apro-priado, você poderá repetir o exer-cício utilizando a linha de costura em outro voluntário. Às vezes, quando uma pes-soa está começando a confiar em Deus, sua fé é fraca, como apenas uma volta de papel/lã. Talvez tenha dificuldade para fazer o que Deus pede, ou para confiar que Ele suprirá suas necessidades. Mas quando os demais a aju-dam e a animam, sua fé vai aumentando. Somos mais fortes quando estamos juntos, assim como as muitas voltas de papel/lã impediram que fossem rasgadas. Escutem o que a Bíblia diz a respeito de nos ajudarmos e animarmos mutuamente. Leia 1 Tessalonicenses 5:14 em voz alta. Em nossa história de hoje, Laila e sua família animaram Antonella.

HistóriA Laila vive próximo de uma montanha alta e cheia de neve, na província de Mendoza, na Argentina. Laila gosta de cantar nos cultos da igreja e de acompanhar seus pais para

Page 140: Adoração Infantil 2010

140

dar estudos bíblicos, sendo que ela é quem busca as passagens bíblicas e lê os versos. Naquele dia, Laila estava cumprindo nove anos e seus pais convidaram uma família amiga para que ela pudesse brin-car com a Antonella de doze anos. Enquanto os pais conversavam, as meninas estavam en-tretidas e brincando. Então Laila buscou a série de estudos bí-blicos “A Fé de Jesus” de seus pais e duas Bíblias e elas come-çaram a ver o que a Bíblia diz a respeito da pessoa de Deus. Em poucos minutos, as duas estavam concentradas no estudo da primeira lição. De repente, Laila entrou na sala onde estavam os adultos e os interrompeu com a seguinte pergunta: “O que significa a palavra retificar?” Foi então que os pais de Laila ficaram sabendo que ela estava dando um estudo bíblico. Eles ficaram muito felizes ao ver que Laila estava compartilhando o amor de Deus com sua amiga. Mas os pais de Antonella ficaram sérios. Eles não que-riam que a Antonella estudasse a Bíblia. Antonella teria de de-cidir. O que deveria fazer? Seus pais não a apoiavam, mas Laila e sua família a animaram a prosseguir. Lemos na Bíblia: “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens”. Finalmente a Antonella decidiu seguir estudando a Bíblia com sua amiga e está muito entusiasmada. O que teria acontecido se Laila não a tivesse animado a prosseguir? Talvez Antonella hoje não estivesse aprendendo a respeito de Jesus. Deus quer que você mostre seu amor por Jesus, compar-tilhando com seus amigos e animando-os quando passam por momentos de decisões difíceis. Juntos somos mais fortes.

UA

Page 141: Adoração Infantil 2010

141

MAteriAis Bíblia, cinco ou seis copos idênticos, de vidro, jarra com água e colher.

Lição ObjetivaNota: O ideal é que você pratique esta dinâmica com ante-cedência. Caso lhe seja muito difícil a realização dela, tal-vez possa utilizar uma música gravada para cantar com as crianças. Com antecedência, encha os copos com água, de acordo com as medidas apresentadas no desenho. Assegu-re-se de que sejam as mais exatas possíveis (ver desenho). Todos temos momentos ou situações que fazem com que nos sintamos felizes ou tristes. Mas não importa se esta-

46Cantando!

“Falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de cora-ção ao Senhor.”

Efésios 5:19

verso pArA MeMorizAr:

Page 142: Adoração Infantil 2010

142

mos felizes ou tristes, sabemos que Deus sempre está conosco e que podemos louvá-Lo e cantar em qualquer momento. Hoje iremos provar uma forma bonita de dar-Lhe graças ao Senhor e de louvá-Lo. 1. Mostre como tocar as notas musicais batendo suavemente nos copos com a colher. Conte às crianças que as diferentes quantidades de água nos copos

fazem com que soem notas diferentes. Toque a melo-dia de “Deus É Tão Bom” (ou alguma outra que utilize poucas notas), de acordo com a seguinte sequência:

DEUS → É → TÃO → BOM! 1 → 1 → 3 → 2DEUS → É → TÃO → BOM! 2 → 2 → 4 → 3DEUS → É → TÃO → BOM! 3 → 3 → 5 → 4É → TÃO → BOM → PA → RA → MIM!2 → 4 → 3 → 2 → 1 → 1

Pergunte: Vocês conhecem esta música? Muito bem, é “Deus é tão bom”. Vamos agora cantá-la juntos. Toque nova-mente enquanto todos cantam.

Nota: Para essa música são necessários apenas cinco copo de água.

Page 143: Adoração Infantil 2010

143

2. É divertido poder fazer nossa própria música com estes copos, não é mesmo?Ouçam o que a Bíblia diz em Efésios 5:19 com respeito à música. Leia o texto em voz alta. Deus quer que sempre O louvemos. E quando todos O louvamos como aca-bamos de fazer, fica muito lindo! Deus e os anjos, sem dúvida, estão felizes. Vocês sabiam que cantar bem é uma forma de com-partilhar nosso amor a Deus com outras pessoas? Foi isso o que Paula e seus amigos fizeram.

HistóriA Paula tem onze anos e nasceu em um lar adventista, e por isso é muito agradecida a Deus. Ela vive em Trinidad, Bolívia. Paula gosta de assistir à Escola Sabatina, a cada manhã faz seu Ano Bíblico Ilustrado e frequenta o Clube dos Desbra-vadores. Ela também gosta muito de cantar as músicas que aprendeu desde pequena. Ela sempre está envolvida nos pro-jetos da igreja. Quando as professoras anunciaram o projeto “Impacto Esperança”, Paula e outras quarenta e cinco crianças começaram a se preparar. Prepararam cantos com muito entu-siasmo, pois queriam que outras pessoas também conhecessem a Jesus. Desta forma, louvando a Deus e muito contentes, pu-deram entregar a revista aos adultos e muitas bexigas para as crianças. Como vocês acham que as pessoas responderam? Foi uma experiência muito gratificante para ela e para todo o gru-po ver a reação de cada pessoa. Todos gostaram das bexigas e também dos cantos. Paula tem muita esperança que Deus toca-rá esses corações. Quando cantamos, os anjos também cantam conosco. Por isso, louvando a Deus de todo o nosso coração podemos ajudar a mais e mais pessoas se interessarem em escutar a men-sagem a respeito do amor de Jesus. Vamos entoar este canto uma vez mais. Enquanto isso, que tal pensarmos como poderemos fazer para empregar esse maravilhoso dom que nosso Senhor nos deu!UB

Page 144: Adoração Infantil 2010

144

MAteriAis Bíblia, recipiente grande (bacia, balde) objetos peque-nos que flutuem (pedacinhos de madeira, tampinhas de plás-tico, bolinhas pequenas, etc.), objetos pequenos que afundam (moeda, pedrinha, bolinhas de gude, etc.).

Lição objetivA Com antecedência, encha o recipiente com bastan-te água e tenha à mão os objetos para a dinâmica. A Bíblia nos diz que não há nada impossível para Deus. Se confiarmos nEle, podemos fazer tudo, até aquilo que a nós pa-

47 Poderpara tudo

“‘Se podes?’, disse Jesus. ‘Tudo é possível Àquele que crê.’”

Marcos 9:23

verso pArA MeMorizAr:

Page 145: Adoração Infantil 2010

145

rece impossível! Hoje lhes quero mostrar alguns objetos. Quando os colocamos na água, alguns flutuam e outros não. Observem esta tampinha de plástico, será que irá flutuar? (Permita respos-tas.) Continue mostrando os objetos, um a um, fazendo comen-tários. Mostre primeiro os que flutuam e deixe para o final os que afundam. Diga: Os últimos objetos que vimos não flutuam na água, mas afundaram. É impossível a uma pedra flutuar. Porém, na Bíblia, lemos histórias que nos contam que Deus, com Seu grande poder, pôde fazer flutuar coisas impossíveis de flutuar, flutuassem. Vocês se lembram de um exemplo? (Per-mitir respostas.) (O machado de um dos jovens que estavam construindo o quarto da escola dos profetas; Pedro caminhou sobre as águas.) Vocês sabem por que eles flutuaram? Ouçam o que a Bíblia diz. Leia Marcos 9:23 em voz alta. Eles creram e puderam ver o milagre – o impossível se tornou realidade. Deise também crê e está realizando coisas que são possíveis somente tendo Deus ao seu lado.

Page 146: Adoração Infantil 2010

146

HistóriA Como a maioria das meninas de sua idade, Deise gos-ta de aprender coisas novas na escola. Ela também gosta de brincar e de conversar com suas amigas. Aos cinco anos, Deise contou, pela primeira vez, uma história da Bíblia a um público numeroso. Vocês acham que é comum uma criança tão peque-na falar de Jesus? Deise creu em Deus, e o Senhor a ajudou de forma especial. Hoje, ela tem doze anos e já é líder dos Peque-nos Grupos na cidade onde mora, no Mato Grosso. Seu Pequeno Grupo era tão bonito que até mesmo adul-tos e jovens passaram a frequentá-lo. Isso permitiu que novos amigos viessem para a igreja e trouxe muita alegria, pois as pes-soas começaram a ajudar umas às outras, como uma família. Muitas foram as bênçãos decorrentes da decisão dessa menina. Ela lidera dois Pequenos Grupos, porque o primeiro cresceu tanto que teve de ser dividido para atender melhor às pessoas. Quatro pessoas já se estão preparando para serem batizadas. Deise gosta muito da história de Pedro quando cami-nhou por sobre as águas. Ela diz: “Deus é muito poderoso para ajudar a fazermos o bem. Se Jesus ajudou Pedro a andar sobre as águas, o que não poderá fazer por nós?” Seu maior sonho é ganhar muitas pessoas para Jesus! Assim como Deise, se crermos em Deus, tudo nos será possível. Cada um de nós pode ajudar outras pessoas. Uma oração, uma palavra ou um folheto podem fazer a grande dife-rença! Que Deus o acompanhe para fazer isto nesta semana!

UCOB

Page 147: Adoração Infantil 2010

147

MAteriAis Bíblia, garrafa de plástico transparente, água, corante azul, conchinhas ou pedrinhas pequenas (opcional).

Lição objetivA Com antecedência, encha a metade da garrafa plásti-ca com água. Acrescente um pouco de corante azul. Se tiver conchinhas ou pedrinhas, coloque-as dentro da garrafa e feche bem a tampa.

48Ondas noAmazonas

“Quando você atravessar as águas, Eu estarei com você; quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão.”

Isaías 43:2

verso pArA MeMorizAr:

Page 148: Adoração Infantil 2010

148

Quanto mais conhecemos a Jesus, mais queremos servi-Lo e compartilhar Seu amor com outras pessoas. A Bíblia nos diz que Seu amor é maior que as muitas águas. Hoje tenho aqui algo que me faz lembrar de quão grande e profundo é o amor de Deus. Mostre a garrafa com água. Movimente-a de um lado para outro produzindo ondas. Quantos de vocês gostam de brincar na água? É muito bom brincarmos nela, não é mesmo? O mar, os rios e até as piscinas. Às vezes, porém, a água pode ser perigosa. O mar tem grandes ondas e os rios grandes, quando chove, podem nos dar medo. Porém, a Bíblia nos promete algo. Leia Isaías 43:2 pp, em voz alta. Quando Deus promete cui-dar? (Permita respostas.) Quando passarmos pelas águas e pelos rios. Para nós, é uma forma de expressar que Deus cuida de nós mesmo nos lugares mais distantes e difíceis. Para Victó-ria, a protagonista de nossa história, significa exatamente que Deus cuidará dela quando estiver na água.

História Vitória tem nove anos. Ela vive em uma ilha do Rio Amazonas, no Brasil. Sua casa está construída sobre uma base com pilastras de madeira muito resistentes à água porque na época da chuva o rio sobe vários metros e, com frequência, inunda as ilhas.

Page 149: Adoração Infantil 2010

149

A família de Vitória não tem um veículo para se loco-moverem, pois na ilha onde mora não há ruas. Mas eles têm um barco a remo. Quando necessitam comprar alimento, rou-pas e outros itens, ou quando desejam visitar um vizinho ou parente, eles utilizam esse meio de transporte. A igreja na qual ela assiste com sua família fica perto de sua casa e, portanto, podem ir a pé. Todos os membros da família compartilham o amor de Deus com outras pessoas. Desde pequena, Vitória acompanha seu pai nas reuniões dos Pequenos Grupos. Um dos amigos de Vitória se chama Patrick, um meni-no que vive na vizinhança. Ele e sua irmã, às vezes iam à Escola Sabatina, mas quando deixaram de aparecer por várias sema-nas, a Vitória decidiu visitá-los. O pai de Vitória foi com ela a fim de saber se poderiam começar um Pequeno Grupo na casa de Patrick. Felizmente, os pais dele aceitaram que as reuniões fossem realizadas na sua casa. Então, Vitória e seu amigo Patrick tiveram uma gran-de idéia. Eles deram início ao um Pequeno Grupo para as crianças. Na semana seguinte, Vitória, seu irmão Daniel, e dois amigos da igreja entraram no barco e remaram até a casa de Patrick. Quando lá chegaram, várias crianças os estavam es-perando. Vitória cantou com eles, dando-lhes as boas-vindas, e depois oraram. Daniel entregou a cada criança um manual de atividades, enquanto ela abria o material para o diretor. Ela havia estudado a lição cuidadosamente e pôde apresentá-la muito bem. Às vezes, fazia uma pausa para explicar algo que as crianças não compreendiam. Isso era muito mais divertido que as tarefas escolares e Vitória e seus amigos ajudavam as crianças que vinham pela

Page 150: Adoração Infantil 2010

150

primeira vez para o estudo da Bíblia. Quando todos termina-ram a atividade, as crianças conversaram um pouco enquanto a mãe de Patrick servia um suco delicioso. Cada criança aguar-dava ansiosa para que chegasse o outro sábado. Hoje Vitória já está conduzindo este grupo de crianças há mais de um ano. Cada semana ela estuda com afinco a lição. Antes de sair, ora com seu irmão para que Deus os guarde e os ajude a dizer as palavras que possam ajudar as crianças a encontrarem Jesus. Desde que iniciou o Clube dos Heróis da Fé, Patrick e sua irmã foram batizados e várias outras crianças tomaram a decisão de seguir a Jesus. “Dirigir um Pequeno Grupo dá muito trabalho, mas seguiremos conduzindo as reuniões enquanto houver crianças que desejam assisti-las. É o trabalho de Deus”, diz Vitória. Ela também ajuda na classe dos Primários da Escola Sa-batina e ainda participa do ministério da rádio, a cada semana, juntamente com seu pai. Deus promete que irá cuidar de nós quando fazemos a Sua obra. Seja na nossa vizinhança, andando de bicicleta ou através das águas, assim como Vitória, podemos confiar nEle.

UNeB

Page 151: Adoração Infantil 2010

151

MAteriAis Bíblia, folha com horários (ver desenho) e lista de ativi-dades domésticas (passar roupa, lavar a louça, etc.).

Lição Objetiva A Bíblia nos diz que Deus nos chama para trabalhar para Ele, não importa a idade. Sempre que temos muito traba-lho, especialmente quando é importante, é bom que nos orga-nizemos. Hoje tenho aqui um horário. (Mostrar o horário.) Quantos de vocês seguem um horário? Para que ele serve?

49Horariose Listas

“Não diga que é muito jovem. A todos a quem Eu o enviar, você irá e dirá tudo o que Eu lhe ordenar.”

Jeremias 1:7

verso pArA MeMorizAr:

´

Page 152: Adoração Infantil 2010

152

(Permita respostas.) Ter um horário é útil, pois, quando sa-bemos a que horas devemos realizar cada tarefa é mais possível ficarmos dentro do planejado. Peça a um voluntário que leia a lista de atividades dos deveres domésticos. Quem você pensa poderia ter escrito esta lista? Para que ela serve? (Permita respostas.) Talvez sua mãe foi quem a escreveu, não é mesmo? Quando há muitas coisas para serem feitas em casa, por exemplo, é bom registrar todas elas a fim de não se esquecer de alguma. Escutem o que a Bíblia em nosso texto de hoje diz. Leia Jeremias 1:7 em voz alta. Deus diz aqui “A todos a quem eu o enviar”. Será que é somente a um lugar? Parece que são a vários lugares e pessoas. Ele também nos diz que podemos fazer tudo, embora sejamos crianças! Em nossa história de hoje, Dinda ti-nha um plano para servir a Deus a cada dia.

HistóriA José Antonio dos Santos Filho, mas conhecido como Dinda, desde pequeno sentia uma vontade de pregar. Ele as-sistia os pastores e via como falavam palavras bonitas. Então, começou a querer pregar, porque pregar era bonito. Esse dese-jo tornou-se um sonho, um sonho de ser pregador e pastor. Certo dia, quando ele tinha 8 anos, um irmão da igreja o convi-dou para pregar e ele aceitou o convite. Foi a sua primeira pre-

Page 153: Adoração Infantil 2010

153

gação e também o dia mais feliz de sua vida. Foram surgindo mais e mais convites e ele continuou pregando e melhorando suas pregações. Ele prepara os sermões no período da tarde. Ora pedin-do a Deus para mostrar o que precisa falar. Em seguida abre a Bíblia e daí tira seu sermão.A rotina desse pregador mirim é como de qualquer outra crian-ça. Inicia o dia com oração e estudo da Bíblia. Não tem o privilé-gio de ver sua mãe no início do dia porque ela sai bem cedinho para o trabalho. Então, se levanta e se dirige até sua irmã para desejar-lhe um bom dia. Em seguida, inicia o estudo do projeto “Eu conheço minha história”. Este projeto mudou mais ainda suas pregações, porque aprendeu o que é ser um Adventista, o que é a Igreja Adventista e como nasceu. E com isso melho-rou a qualidade dos sermões. Depois que termina, ele faz suas obrigações domésticas. Arruma a casa, forra a cama, enche as garrafas com água, etc. Em seguida, ele vai jogar bola com os amigos. Depois, volta pra casa, toma banho e vai à escola.Ele é um menino comum, como todos os outros. A diferença é que a maioria das crianças que ele conhece não gosta de ler a Bíblia, não gosta de orar. Mas Dinda, gosta muito de dedicar tempo para Deus. Quando ele pensa na volta de Jesus percebe que precisa dedicar mais tempo a Ele. Que suas atividades e tudo que tem devem ser voltadas para Jesus. E também pensa que necessita pregar mais e salvar mais pessoas para Cristo. O seu maior sonho é ir para o Céu. E ao chegar lá, quer ver todas as pessoas, amigos e companheiros da escola.

UNeB

Page 154: Adoração Infantil 2010

154

MAteriAis Bíblia, duas figuras do mesmo tamanho, folha grande de papel, régua, tesoura e cola.

Lição objetivA Com antecedência, dobre o papel grande e as fi-guras, fazendo com que cada dobradura tenha 2,5 cm de largura. Abra as figuras e corte-as nas linhas dobradas. (Descarte as extremidades se não tiverem 2,5 cm. de lar-gura.) Na folha grande de papel, cole alternadamente as figuras na ordem correta. (ver o desenho) Não podemos ver antecipadamente o que nos irá aconte-

50Figuras

em ziguezague

“Olho nenhum viu, ouvido ne-nhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que O amam.” 1 Coríntios 2:9

verso pArA MeMorizAr:

Page 155: Adoração Infantil 2010

155

cer aqui na terra. Mas uma coisa sabemos – para onde vamos. Qual será nosso lar futuro? (Permitir respostas.) Muito bem, o céu. Quero lhes mostrar algo especial hoje. Vejam este papel. Iremos tentar descobrir duas imagens aqui.Mostre o papel para as crianças, segurando-o em ângulo, de tal forma que somente uma figura possa ser vista. Peça aos vo-luntários para descreverem o que estão vendo. Então mostre o papel por outro ângulo para mostrar a outra figura. Quando olhamos para o papel, descobrimos duas figu-ras. A Bíblia nos diz a respeito de algo que ainda não vimos, mas que veremos no futuro. Leia I Coríntios 2:9 em voz alta. Esse verso nos diz que o Céu será tão maravilhoso que mal po-demos imaginá-lo. Como é bom saber que o amor de Deus se manifesta hoje a nós e que seguirá sendo manifestados quando estivermos com Ele no Céu!

HistóriA Em um sábado à tarde, Marcos sentou-se debaixo da mangueira e se pôs a pensar: O que eu poderia fazer para Je-sus? Como gostaria que outras pessoas conhecessem a respeito do Céu e também estivessem preparadas. O pastor lhes havia dito que tinham de pregar aos ou-tros, mas ele não sabia muito bem como começar. Parecia algo tão difícil! Enquanto pensava, pegou sua harmônica e come-çou a tocar uma música. – Que música linda! – alguém disse. – Você toca muito bem.

Page 156: Adoração Infantil 2010

156

Marcos virou-se para ver quem estava falando e viu um menino da vizinhança. – Obrigado – Marcos respondeu.– Você gostaria de aprender essa música? Posso ensiná-la a você. Assim você po-deria cantá-la enquanto eu toco. – Claro! – foi a resposta. Marcos começou a cantar e o menino logo estava cantan-do com ele. “Sim, Cristo Me Ama”. Enquanto cantavam, outros meninos pararam para escutar. Então Marcos perguntou: – Vocês querem aprender esta música? Pouco depois, ali estavam vários meninos cantando debaixo da mangueira. Eles estavam cantando bem. Enquanto cantavam, Marcos pensou: Isso aqui se parece com a Escola Sa-batina. Então teve uma idéia. – Vocês gostariam de ouvir uma história? Perguntou. Quando os outros concordaram, ele começou a contar-lhes a lição da Escola Sabatina. Seus novos amigos gostaram tanto que Marcos decidiu convidá-los a se encontrarem nova-mente, debaixo da mangueira, no próximo sábado à tarde. No sábado seguinte, Marcos escutou com muita aten-ção o que a professora da Escola Sabatina dizia, pois queria que (todos) gostassem da história. Semana após semana, Marcos e as outras crianças se encontraram debaixo da mangueira. Cantaram e escutaram as histórias, oraram e conversaram. Um dia, Marcos lhes disse: – Por que vocês não vêm comigo à igreja? Posso assegu-rar a vocês que a minha professora conta histórias muito me-lhor do que eu. No sábado seguinte, Marcos entrou na Escola Sabatina seguido de vinte amigos! Todos gostaram muito do programa e vários deles seguiram frequentando a Escola Sabatina. Mui-tos dos pais dessas crianças foram batizados e frequentam a igreja. – Estou muito feliz porque sei que mais pessoas estarão no Céu e irão se encontrar com Jesus – Marcos diz sorrindo. E vocês, a quem irão contar a respeito de quão lindo será estar no Céu?

Page 157: Adoração Infantil 2010

157

MAteriAis Bíblia, folha grande de papel, marcador (pincel atômico).

Lição objetivA Com antecedência, desenhe dois círculos grandes que se sobreponham (diagrama de Venn) na folha de papel (ver desenho). É importante lembrar que o amor de Deus é para todos. Vamos ver como são algumas das pessoas a quem Deus ama. Escreva os nomes dos voluntários na parte de cima dos

51Círculosque falam

“Agora percebo verdadeira-mente que Deus não trata as pessoas com parcialidade.”

Atos 10:34

verso pArA MeMorizAr:

Page 158: Adoração Infantil 2010

158

círculos. Então lhes faça várias perguntas para encontrar seme-lhanças e diferenças entre ambos. Escreva as semelhanças na parte sobreposta dos círculos, e as diferenças nas partes sepa-radas de cada um. Por exemplo, você pode perguntar: Qual a matéria que você mais gosta na escola? Que música da Escola Sabatina você gosta mais? Qual é seu alimento/cor/animal pre-ferido? Qual é a cor de seus cabelos/olhos? Enquanto escreve as respostas no diagrama, converse com as crianças a respeito de como todos somos diferentes. Deus nos fez iguais em al-guns aspectos e diferentes em outros. Mas o importante é o que a Bíblia diz – todos somos importantes para Ele e igualmen-te amados. Ouçam o que diz Atos 10:34. Leia o verso em voz alta. Pedro acreditava que somente tinha de pregar aos judeus. Mas Deus lhe mostrou que Seu amor era igual por todos. Então, compreendeu que Deus não faz diferenças. Em nossa história de hoje, Josué também compreendeu isso.

HistóriA (Esta parte pode ser contada por um menino na primei-ra pessoa. Caso seja contada por um adulto, deverá ser narrada na terceira pessoa.)

Page 159: Adoração Infantil 2010

159

Meu nome é Josué. Nasci na cidade de Riobamba, Equa-dor, e pertenço a uma família adventista. Muitas vezes estive na igreja, cantando, lendo a Bíblia e orando. Porém, um dia passei por uma experiência que mar-cou a minha vida. No Equador, meu país, foram celebrados os cem anos da chegada da mensagem da salvação e foram feitos festejos especiais. Houve muita pregação e músicas.... Foi nes-sa ocasião que recebemos a visita do pastor Alejandro Bullón. Quando ouvi o pastor pregar sobre o grande amor de Deus por todas as pessoas, sem se importar com suas diferen-ças, compreendi um pouco de como isso é maravilhoso. Nessa ocasião, senti que deveria ser batizado. Queria compartilhar com outras pessoas um pouco desse amor. No dia do meu batismo decidi que, com a ajuda de Deus, seria um missionário para Ele. Eu quero falar de Jesus para todas as pessoas onde quer que eu esteja. Hoje eu prego regularmente na igreja e fora dela. Gosto também de pregar em outras igrejas e na minha escola. Por exemplo, eu preguei no sábado, durante o Congres-so das Crianças em minha Missão. Essa é uma linda lembrança que tenho. Depois fui convidado pela diretora do Ministério da Criança e Adolescente para participar na pregação de abertura do Congresso das Crianças, realizado na cidade de Quito. Meu maior sonho é ser médico e pastor a fim de ajudar as pessoas tanto em suas necessidades físicas quanto espiri-tuais. Todos somos diferentes, mas Deus nos ama individual-mente de forma especial. Sou feliz por pertencer a uma igreja que tem programas onde as crianças podem participar e preparar-se para serem os discípulos e líderes que hoje a igreja necessita. Josué compreendeu quanto Deus ama a cada pessoa, sem Se importar com nossas diferenças. Ele está compartilhan-do essa verdade com muitas pessoas. E você? A quem você irá contar essa preciosa verdade hoje?

UE

Page 160: Adoração Infantil 2010

160

MAteriAis Bíblia, mapa do mundo ou globo terrestre, gravação da música “Tudo É Paz”, ou alguém para cantá-la.

Lição objetivA Muito tempo atrás, um grupo de pastores escutou a mensagem dos anjos a respeito do nascimento de Jesus. Então entenderam que essa era a mais maravilhosa das notícias! Hoje, as pessoas do mundo todo celebram o aniversário de Jesus. Ire-mos observar alguns dos lugares onde as pessoas acreditam em Jesus e cantam canções a respeito de Seu nascimento.

52Mutirãode Natal

“Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cris-to, o Senhor.”

Lucas 2:11

verso pArA MeMorizAr:

Especial para o sábado mais próximo do Natal

Page 161: Adoração Infantil 2010

161

Mostre o mapa do mundo ou o globo terrestre e onde está localizada sua igreja. Caso seja apropriado, peça às crian-ças mais velhas para tentarem identificar o lugar. Vamos agora procurar o lugar onde sabemos, de acordo com a Bíblia, que Jesus nasceu. Escutem o que diz Lucas 2:11. Leia o texto em voz alta. Outro nome para a cidade de Davi é Belém. Localize a cidade de Belém no mapa. No Velho Tes-tamento, os profetas já haviam anunciado que Jesus nasceria em Belém. Na época do Natal, com alegria lembramos que Jesus nasceu em Belém, muito tempo atrás. Vocês conhecem músicas natalinas? (Permita respostas.) Ouçam esta música que vo-cês já conhecem. Ponha o hino para tocar ou alguém de-verá cantá-lo. “Tudo É Paz” é, sem dúvida, uma das melodias mais famosas do mundo. Foi composta na Alemanha. Localize a Alemanha no mapa. O pastor de uma igreja escreveu um poema a respeito do nascimento de Jesus em Belém e deu-o de presente a um amigo, Franz Gruber. Naquela mesma noite o

Especial para o sábado mais próximo do Natal

Page 162: Adoração Infantil 2010

162

senhor Gruber compôs a melodia para acompanhar as palavras. Todas as pessoas que escutaram essa melodia ficaram tão en-cantadas que a mesma correu o mundo. Hoje, em cada canto do nosso planeta podemos escutar, na época do Natal, este belo canto que fala do nascimento do Salvador. Juntos cantemos a primeira estrofe dessa música. En-quanto cantamos, quero que pensem em todas as pessoas do mundo que ainda não conhecem essa preciosa história, a histó-ria do nascimento de Jesus. Cantar a primeira estrofe com as crianças. Hoje, irei contar-lhes a respeito de algumas pessoas que decidiram contar aos outros as boas notícias sobre Jesus e de Seu nascimento.

HistóriA Sérgio e Marli vivem no Rio de Janeiro. Eles são ca-sados, amam muito a Jesus e desejam demonstrar esse amor às pessoas, especialmente àquelas que não têm alimentos e amor. Mas como fazer isso? O Natal estava chegando e eles tiveram uma idéia. En-tão decidiram conversar com as pessoas da igreja e pedir-lhes a ajuda. Foi uma feliz surpresa quando muitos, inclusive as crianças, decidiram ajudá-los! Foi assim que nasceu o projeto: “Mutirão de Natal”.A cada ano, eles arrecadam muitos, muitos alimentos, roupas, calçados, brinquedos e livros para serem distribuídos entre as pessoas necessitadas. Essa preciosa idéia foi contagiando muitas outras pessoas na cidade, no Brasil, e agora até mesmo em outros países! Mayara tem doze anos. Quando ela tomou conheci-mento do projeto “Mutirão de Natal”, em sua igreja, seu cora-ção se encheu de alegria, pois poderia fazer as duas coisas de que mais gostava: ajudar as pessoas e falar-lhes de Jesus. Usando seu uniforme dos Desbravadores, Mayara

Page 163: Adoração Infantil 2010

163

vai até os supermercados com sua irmã menor e mais alguns amigos para arrecadarem alimentos. As pessoas ficam mui-to curiosas para saber quem são aquelas crianças. Desta for-ma, Mayara pode explicar a respeito dos objetivos do projeto “Mutirão de Natal” e também entregar folhetos com a men-sagem do amor de Deus. Os alimentos são levados à igreja e depois distribuídos às pessoas necessitadas. Graças a esse lindo plano, muitas pessoas podem conhecer a Jesus. O Natal é uma época feliz, época de lembrar o lindo Presente que Deus enviou – Jesus – Seu Filho. Esse é também um tempo para compartilhar com os outros esse amor. Mais que os presentes, mais que os alimentos deliciosos, mais que as luzes das árvores decoradas, espero que nestes dias todos nós possamos contar a alguém a preciosa história de Jesus que veio como um bebê para ser nosso Salvador. Que nesta data, queridas crianças, possamos compartilhar com os ou-tros “Mutirão de Natal”. (Aproveitem esta oportunidade para participar, grandes e pequenos, em sua igreja do projeto “Mutirão de Natal”.)

UEB

Page 164: Adoração Infantil 2010
Page 165: Adoração Infantil 2010