administrativo fcc

22
1 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar e você? Gustavo Barchet - Direito Administrativo Curso de Resolução de Questões da FCC Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região/2008 36 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) A revogação do ato administrativo a) ocorre quando, sendo o ato ilegal, não mais convir à Administração a sua existência. b) é sempre feita pelo Poder Judiciário. c) ocorre quando, sendo o ato legal, não mais convir à Administração a sua existência. d) ocorre desde que, a pedido do administrado o qual se sinta lesado. e) tem efeito retroativo, voltando no tempo até à data da sua expedição. 37 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) O ato administrativo discricionário pelo qual a Administração Pública outorga a alguém, que para isso se interesse, o direito de realizar certa atividade material que sem ela lhe seria vedada, caracteriza a a) autorização. b) licença. c) concessão. d) permissão. e) aprovação. 38 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) Encontrando-se entre os poderes administrativos, o poder discricionário é a) a faculdade de que dispõem o Presidente da República, os Governadores e os Prefeitos, de explicar a lei para a sua correta execução. b) a liberdade que o administrador tem para decidir de acordo com a sua consciência, mesmo que a decisão seja contrária à lei. c) o que a lei confere à Administração para a prática de ato de sua competência determinando os elementos e requisitos necessários à sua formalização.

Upload: nardinho68

Post on 26-Jun-2015

237 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Administrativo Fcc

1 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

Gustavo Barchet - Direito Administrativo Curso de Resolução de Questões da FCC

Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região/2008

36 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) A revogação do ato administrativo

a) ocorre quando, sendo o ato ilegal, não mais convir à Administração a sua existência.

b) é sempre feita pelo Poder Judiciário.

c) ocorre quando, sendo o ato legal, não mais convir à Administração a sua existência.

d) ocorre desde que, a pedido do administrado o qual se sinta lesado.

e) tem efeito retroativo, voltando no tempo até à data da sua expedição.

37 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) O ato administrativo discricionário pelo qual a Administração Pública outorga a alguém, que para isso se interesse, o direito de realizar certa atividade material que sem ela lhe seria vedada, caracteriza a

a) autorização.

b) licença.

c) concessão.

d) permissão.

e) aprovação.

38 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) Encontrando-se entre os poderes administrativos, o poder discricionário é

a) a faculdade de que dispõem o Presidente da República, os Governadores e os Prefeitos, de explicar a lei para a sua correta execução.

b) a liberdade que o administrador tem para decidir de acordo com a sua consciência, mesmo que a decisão seja contrária à lei.

c) o que a lei confere à Administração para a prática de ato de sua competência determinando os elementos e requisitos necessários à sua formalização.

Page 2: Administrativo Fcc

2 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

d) o de que dispõe o Poder Executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos e de ordenar e rever a atuação dos seus agentes.

e) o que o Direito concede à Administração para a prática de atos administrativos com liberdade na escolha da sua conveniência, oportunidade e conteúdo.

39 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) Considerando a responsabilidade civil do Estado e a aplicação da responsabilidade objetiva, é correto afirmar:

a) Se o dano for causado por omissão e não por ação do agente, o Estado não está obrigado a reparar o dano ou de indenizar o terceiro prejudicado.

b) O Estado só responderá por danos causados pelos seus agentes a terceiros, se provado que aqueles agiram com dolo ou culpa.

c) O Estado responderá pelos danos causados a terceiros se decorrentes de fenômenos da natureza ou provocados por terceiros, porque a responsabilidade civil é objetiva.

d) A culpa da vítima, mesmo que exclusiva, não exclui a responsabilidade civil do Estado, porque essa é objetiva.

e) As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviço público responderão pelos danos que os seus agentes, nessa qualidade,causarem a terceiros, independentemente da prova de culpa no cometimento da lesão.

40 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) O controle administrativo da Administração Pública é

a) exercido pelo Poder Legislativo, com auxílio do Tribunal de Contas.

b) o poder de fiscalização e correção que a Administração Pública exerce sobre sua própria atuação.

c) exercido pelo Ministério Público por meio da ação civil pública.

d) exercido pelo Poder Judiciário por meio de ações judiciais.

e) uma forma de controle externo.

41 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) Para fins da Lei no 8.112 de 11/12/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União,analise:

I. A reintegração é a reinvestidura de servidor no cargo anteriormente ocupado, ou em cargo vago,quando invalidada a sua demissão, desde que por decisão judicial, com ou sem ressarcimento de vantagens.

Page 3: Administrativo Fcc

3 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

II. Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado, sendo que a reversão por invalidez ocorre quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria.

III. O retorno à atividade de servidor em disponibilidade pode ser feita mediante aproveitamento ou substituição em qualquer cargo, com atribuições e vencimentos a critério da Administração.

IV. O estágio probatório ficará suspenso, dentre outros casos, durante certas licenças e afastamentos para serviços em organismo internacional de que o Brasil participe ou coopere, e será retomado a partir do término do último impedimento.

Nesses casos, APENAS são corretos:

a) I, III e IV.

b) II e III.

c) I e IV.

d) II e IV.

e) I, II e III.

42 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) É certo que, a ajuda de custo do servidor público federal será calculada sobre a sua remuneração, conforme dispuser em regulamento,

a) não podendo exceder a importância correspondente a 3 (três) meses.

b) devendo ser fixada no valor de 15 (quinze) a 45 (quarenta e cinco) dias.

c) não podendo exceder a importância correspondente a 4 (quatro) meses.

d) devendo ser fixada no valor de 15 (quinze) a 30 (trinta) dias.

e) não podendo exceder a importância correspondente a dois meses.

43 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) De acordo com a Lei no 9.784/99, considere:

I. Ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão dificultar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações.

II. Ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que seja interessado ou não, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas.

Page 4: Administrativo Fcc

4 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

III. Formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente.

IV. Fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória à representação, por força de lei.

É correto afirmar que, perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados, o administrado tem os direitos apontados APENAS em

a) I e IV.

b) I e II.

c) I e III.

d) III e IV.

e) II e IV.

44 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) De acordo com a Lei no 9.784/99, o órgão competente perante o qual tramita o processo administrativo determinará a intimação do interessado para ciência de decisão ou a efetivação de diligências. Quanto à data de comparecimento, a intimação observará a antecedência mínima de

a) cinco dias.

b) três dias.

c) dez dias.

d) quinze dias.

e) trinta dias.

45 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) Com relação à instrução do processo, segundo a Lei no 9.784/99, quando dados, atuações ou documentos solicitados ao interessado forem necessários à apreciação de pedido formulado, o não atendimento no prazo fixado pela Administração para a respectiva apresentação implicará

a) no reconhecimento da verdade dos fatos.

b) na pena de multa no valor correspondente a dois salários mínimos vigentes.

c) no arquivamento do processo.

d) na renúncia de direito pelo administrado.

e) na pena de multa no valor corresponde a um salário mínimo vigente.

Page 5: Administrativo Fcc

5 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

46 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) Segundo a Lei no 8.429/92, frustrar a licitude de concursos públicos constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública.Nesse caso, independentemente das sanções penais,civis e administrativas, previstas na legislação específica,o responsável por esse ato de improbidade não poderá receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios,direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de

a) três anos.

b) cinco anos.

c) sete anos.

d) nove anos.

e) dez anos.

Técnico Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região /2008

31 (Técnico Judiciário- Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) Os princípios informativos do Direito Administrativo

a) ficam restritos àqueles expressamente previstos na Constituição Federal.

b) consistem no conjunto de proposições que embasa um sistema e lhe garante a validade.

c) ficam restritos àqueles expressamente previstos na Constituição Federal e nas Constituições Estaduais.

d) são normas previstas em regulamentos da Presidência da República sobre ética na Administração Pública.

e) são regras estabelecidas na legislação para as quais estão previstas sanções de natureza administrativa.

32 (Técnico Judiciário- Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) Os órgãos públicos são

a) centros de competência dotados de personalidade jurídica.

b) os agentes públicos que desempenham as funções da Administração Pública.

c) centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais.

d) unicamente os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Page 6: Administrativo Fcc

6 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

e) as pessoas, os sujeitos de direitos e obrigações,dentro da Administração Pública.

33 (Técnico Judiciário- Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) Em conformidade com a doutrina dominante e quanto à posição que ocupam na estrutura estatal, os órgãos públicos classificam-se em

a) singulares, colegiados superiores e inferiores.

b) autônomos, superiores, inferiores e compostos.

c) compostos, independentes, subalternos e singulares.

d) compostos, colegiados, autônomos e superiores.

e) independentes, autônomos, superiores e subalternos.

34 (Técnico Judiciário- Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) Os agentes públicos

a) são pessoas físicas incumbidas, definitiva ou transitoriamente,do exercício de alguma função estatal.

b) se restringem aos funcionários públicos, que prestam serviços na Administração direta.

c) se restringem às pessoas físicas incumbidas definitivamente do exercício de alguma função estatal.

d) são os chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, exclusivamente.

e) são os servidores que atuam na Administração direta, exclusivamente.

35 (Técnico Judiciário- Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) Sobre os poderes e deveres do Administrador Público, considere:

I. Os poderes concedidos ao Administrador Público podem ser usados em quaisquer circunstâncias, dentro ou fora do exercício do cargo ou função pública, porquanto é atributo pessoal do agente.

II. Se o agente usa da autoridade pública ou a invoca quando despido da função ou fora do exercício do cargo, apenas para sobrepor-se aos demais cidadãos, ele pratica abuso de poder.

III. Entre os deveres do Administrador Público, ocupante de cargo em comissão, não se incluem os da eficiência, da probidade e da prestação de contas.

IV. O poder tem, para o agente público, o significado de dever para com a comunidade e para com os indivíduos, no sentido de que quem o detém está sempre na obrigação de exercitá-lo.

V. O abuso de poder só ocorre na execução de um ato ilegal.

Page 7: Administrativo Fcc

7 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

Está correto o que contém APENAS em

a) I, III e IV.

b) II, III e V.

c) II e IV.

d) I e III.

e) IV e V.

36 (Técnico Judiciário- Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) Concorrência é a modalidade de licitação entre

a) interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa.

b) interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

c) quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores.

d) quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

e) fornecedores especializados para aquisição de bens e serviços comuns, qualquer que seja o valor estimado da contratação, na qual a disputa pelo fornecimento é feita por meio de propostas e lances em sessão pública.

37 (Técnico Judiciário- Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) Os limites para determinação da modalidade de licitação para contratação de obras e serviços são, respectivamente,

a) convite: até R$ 200.000,00; tomada de preços: até R$ 2.000.000,00 e concorrência: acima de R$ 3.000.000,00.

b) convite: até R$ 150.000,00; tomada de preços: até R$ 1.500.000,00 e concorrência: acima de R$ 1.500.000,00.

c) convite: até R$ 290.000,00; tomada de preços: até R$ 2.900.000,00 e concorrência: acima de R$ 3.000.000,00.

d) convite: até R$ 190.000,00; tomada de preços: até R$ 1.900.000,00 e concorrência: acima de R$ 5.000.000,00.

Page 8: Administrativo Fcc

8 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

e) convite: até R$ 140.000,00; tomada de preços: até R$ 1.600,00 e concorrência: acima de R$ 5.000.000,00.

38 (Técnico Judiciário- Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) A recusa injustificada do adjudicatário em assinar o contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo estabelecido pela Administração,

a) configura mero desatendimento da convocação para assinatura, aceite ou retirada do instrumento, não sujeitando o adjudicatário a sanção.

b) caracteriza o descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando-o às penalidades legalmente estabelecidas.

c) faculta à Administração convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado, sem sujeição do adjudicatário a sanção.

d) sujeita o adjudicatário sempre às penas de suspensão temporária de participação em licitação ou impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 4 (quatro) anos.

e) implica na anulação da licitação e abertura de outra, vedada à convocação dos licitantes remanescentes.

39 (Técnico Judiciário- Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) É correto afirmar que o servidor público federal substituto assumirá automática e cumulativamente, sem prejuízo do cargo que ocupa, o exercício, entre outros, da função de direção, nos impedimentos legais ou regulamentares do titular, hipótese em que

a) deverá continuar recebendo a remuneração do cargo de provimento efetivo.

b) receberá os vencimentos da função em substituição durante um período de 30 (trinta) dias.

c) deverá optar pela remuneração de um deles durante o respectivo período.

d) deverá optar pelo vencimento de um deles a ser recebido pelo período de 60 (sessenta) dias.

e) receberá o vencimento da função em substituição durante o respectivo período.

40 (Técnico Judiciário- Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) Em matéria de direitos do servidor público federal, analise:

I. O servidor em débito com o erário que tiver sua disponibilidade cassada terá um prazo legal para quitar esse débito.

Page 9: Administrativo Fcc

9 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

II. O servidor ficará obrigado a restituir a ajuda e custo quando, injustificadamente, não se apresentar na nova sede dentro de um prazo legal.

Nesses casos, os prazos acima referidos, serão, respectivamente, de

a) 60 (sessenta) e 30 (trinta) dias.

b) 90 (noventa) e 60 (sessenta) dias.

c) 30 (trinta) e 15 (quinze) dias.

d) 120 (cento e vinte ) e 45 (quarenta e cinco) dias

e) 45 (quarenta e cinco) e 10 (dez ) dias.

41 (Técnico Judiciário- Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) No que se refere à gratificação natalina, é certo que

a) será atribuída integralmente ao servidor exonerado, calculada sobre o vencimento do mês da exoneração.

b) corresponde a 1/12 (um doze avos) do vencimento a que o servidor fizer jus, por mês de exercício no respectivo ano.

c) deverá ser paga sempre no dia 20 do mês de dezembro de cada ano civil.

d) a fração igual ou superior a 15 (quinze) dias será considerada como uma quinzena.

e) não será considerada para cálculo de qualquer vantagem pecuniária.

42 (Técnico Judiciário- Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) Para os fins da Lei no 9.784/99, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, considera-se órgão

a) as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos.

b) a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica.

c) o servidor ou agente público dotado de poder de decisão.

d) a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta.

e) a associação representativa, no tocante a direitos e interesses coletivos.

43 (Técnico Judiciário- Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de

Page 10: Administrativo Fcc

10 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

I. atendimento a fins de interesse individual, válida a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei.

II. objetividade no atendimento do interesse público, permitida a promoção pessoal de agentes ou autoridades.

III. divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição.

IV. adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados.

No tocante a Lei no 9.784/99, está INCORRETO o que consta APENAS em

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) I, II e IV.

44 (Técnico Judiciário- Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) No tocante a instrução do processo, de acordo com a Lei no 9.784/99, encerrada a instrução, o interessado terá o direito de manifestar-se, salvo se outro prazo for legalmente fixado, no prazo máximo de

a) trinta dias.

b) três dias.

c) cinco dias.

d) quinze dias.

e) dez dias.

Page 11: Administrativo Fcc

11 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

Analista Judiciário – Área Administrativa – TRT Alagoas 2008

21 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRT Alagoas 2008) Quando celebram termo de parceria com a Administração Pública, as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIPs, como entidades do terceiro setor,

a) passam a integrar a Administração Direta.

b) exercem atividade privada de interesse público.

c) transformam-se em empresas estatais.

d) exercem atividade de direito público.

e) não estão sujeitas a fiscalização por parte do Tribunal de Contas.

22 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRT Alagoas 2008) Hervaldo, funcionário público efetivo, adquiriu um imóvel cujo valor é desproporcional à sua renda, não tendo ele outro rendimento além daquele decorrente do seu cargo, nem recebido herança ou qualquer tipo de prêmio, o que caracteriza, em tese, ato de improbidade administrativa.Nesse caso,

a) não está sujeito às penalidades da Lei de Improbidade Administrativa, se for processado criminalmente por corrupção passiva, tendo daí resultado o dinheiro para aquisição do imóvel.

b) está sujeito às penalidades previstas na Lei de Improbidade Administrativa, somente.

c) está sujeito às penalidades previstas na Lei de Improbidade Administrativa, sem prejuízo de sanções civis, penais e administrativas cabíveis.

d) se for demitido em razão de processo administrativo, reconhecendo conduta ilegal que tenha sido a fonte dos recursos para a aquisição do imóvel, não responderá por ato de improbidade administrativa.

e) não está sujeito à pena de proibição de contratar com o Poder Público, prevista na Lei de Improbidade Administrativa, se pedir demissão antes do término do processo a que responde, nos termos dessa lei.

23 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRT Alagoas 2008) Órgão público da Administração Direta da União pretende realizar licitação cujo valor estimado é superior a quinze milhões. Nessa hipótese, o procedimento licitatório

a) será iniciado, obrigatoriamente, com uma audiência pública.

b) pode ser realizado na modalidade de tomada de preços.

c) será obrigatoriamente realizado na modalidade de pregão em razão do valor.

Page 12: Administrativo Fcc

12 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

d) precisa ser previamente autorizado pelo Tribunal de Contas da União.

e) precisa de prévia autorização legislativa.

24 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRT Alagoas 2008) Prefeitura Municipal realizou licitação para a compra de cadeiras escolares e, vencido o prazo para apresentação das propostas, nenhum interessado atendeu ao chamamento. Nesse caso,

a) a aquisição do material objeto da licitação poderá ser feita diretamente se, justificadamente, não puder ser repetido o procedimento licitatório sem prejuízo para a Administração, devendo ser mantidas todas as condições da licitação frustrada.

b) a licitação será dispensada porque ficou caracterizada a urgência de atendimento de situação que pode ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas ou serviços.

c) a Administração deve repetir a licitação noventa dias depois, mantidas as condições do edital do certame fracassado.

d) a compra pode ser feita diretamente porque inexigível a licitação por inviabilidade de competição.

e) deve ser repetida a licitação com alteração do edital, de forma a que acorram outros interessados.

25 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRT Alagoas 2008) Órgão Público da Administração Direta da União abriu licitação na modalidade pregão presencial para compra de medicamentos. Na sessão de julgamento, após os procedimentos de praxe, chega-se ao vencedor, cujo preço, entretanto, embora aceitável, está acima do estimado no procedimento. Nessa hipótese, o pregoeiro

a) deve encerrar a sessão e, depois de negociar e conseguir preço justo e adequado, mesmo que não tenha havido recurso, encaminhar o processo para a autoridade competente fazer a adjudicação.

b) deve fazer a adjudicação mesmo estando o preço acima do estimado, porque vedada à negociação.

c) deve declarar frustrado o pregão e encerrar o leilão sem adjudicar porque o preço está acima do estimado.

d) pode ignorar a proposta do primeiro classificado, porque superior ao preço de referência, e negociar com o segundo classificado.

e) pode negociar com o vencedor para melhorar o preço.

Page 13: Administrativo Fcc

13 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

26 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRT Alagoas 2008) Tendo em vista, especificamente, a hipótese de ajustamento de lotação e da força de trabalho às necessidades dos serviços, inclusive nos casos de extinção de órgão ou entidade, Édipo, na qualidade de autoridade administrativa, deverá ter em conta o cabimento da

a) substituição que será aplicável em quaisquer situações.

b) remoção que será feita no interesse da Administração.

c) redistribuição que ocorrerá ex officio.

d) remoção que será feita a pedido desde que haja cargo vago.

e) redistribuição ou remoção a critério da Administração.

27 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRT Alagoas 2008) Demóstenes, ocupando o cargo de analista judiciário, ingressou com pedido de reconsideração, indeferido por Helena, autoridade que proferiu a primeira decisão sobre determinado direito funcional. Diante disso, é correto afirmar que o direito de petição

a) torna apto o interessado a postular em juízo em nome ou em causa própria, em qualquer situação.

b) se confunde, por sua natureza, com o direito de ação, podendo substituí-lo em qualquer caso.

c) pode ser utilizado como sucedâneo da ação penal pública perante o juízo criminal, salvo em matéria recursal.

d) prevê recurso do indeferimento do pedido de reconsideração, inclusive das decisões sobre recursos sucessivamente interpostos.

e) pode ser exercido pelo servidor público, desde que estatutário, em defesa de qualquer interesse.

28 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRT Alagoas 2008) Luiza, na qualidade de servidora pública federal, NÃO estará impedida de atuar em processo administrativo pelo fato de

a) estar litigando judicialmente com o cônjuge de interessado no referido processo administrativo.

b) ter adquirido, por compra, um veículo de pessoa interessada nesse processo.

c) estar litigando administrativamente com a companheira de interessado no aludido processo administrativo.

d) apresentar um interesse indireto na matéria desse processo.

Page 14: Administrativo Fcc

14 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

e) ter participado como perita no processo em questão.

Analista Judiciário – Área de Execução de Mandados – TRF 5° Região / 2008

21 (Analista Judiciário- área execução de mandados- TRF 5° Região/2008) Em matéria de intervenção do Estado na propriedade,analise:

I. Utilização transitória, remunerada ou gratuita, de bens particulares pelo Poder Público, para a execução de obras, serviços ou atividades públicas ou de interesse público, como modalidade de intervenção do Estado na propriedade.

II. Toda imposição geral, gratuita, unilateral e de ordem pública condicionada ao exercício de direitos ou de atividades particulares às exigências do bem estar social.

Tais situações dizem respeito, respectivamente, a

a) desapropriação e requisição.

b) ocupação temporária e limitação administrativa.

c) servidão administrativa e tombamento.

d) requisição e ocupação temporária.

e) limitação administrativa e tombamento.

22 (Analista Judiciário- área execução de mandados- TRF 5° Região/2008) Sobre as modalidades de licitação, considere:

I. Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital.

II. Pregão é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados no órgão licitante para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital.

III. Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, devidamente cadastrados, escolhidos e convidados em número mínimo de 2 (dois) pela unidade administrativa.

IV. Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

Page 15: Administrativo Fcc

15 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

V. É possível à combinação das modalidades de licitação, de modo a se estabelecer nova modalidade,desde que todos os requisitos estejam previstos na lei.

Está correto o que contém APENAS em

a) I e IV.

b) I, II e V.

c) II e IV.

d) II, III e V.

e) IV e V.

23 (Analista Judiciário- área execução de mandados- TRF 5° Região/2008) Os crimes definidos na Lei de Licitações, ainda que simplesmente tentados, sujeitam os seus autores, quando servidores públicos, além das sanções penais, à

a) pena de multa equivalente ao vencimento/salário do servidor.

b) pena de advertência, com anotação no prontuário.

c) pena de suspensão pelo prazo de 90 (noventa) dias.

d) sanções administrativas a critério do superior imediato.

e) perda do cargo, emprego, função ou mandato eletivo.

24 (Analista Judiciário- área execução de mandados- TRF 5° Região/2008) Sobre a inexecução e rescisão do contrato, é INCORRETO afirmar:

a) O atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento constitui motivo para rescisão do contrato.

b) O cumprimento irregular de cláusulas contratuais, especificações, projetos e prazos, constitui motivo para rescisão do contrato.

c) A inexecução total ou parcial do contrato não enseja a sua rescisão, mas sujeita o contratado às outras conseqüências contratuais e as previstas em lei ou regulamento.

d) A rescisão do contrato poderá ser amigável, por acordo entre as partes, reduzida a termo no processo da licitação, desde que haja conveniência para a Administração.

e) A rescisão administrativa ou amigável deverá ser precedida de autorização escrita e fundamentada da autoridade competente.

Page 16: Administrativo Fcc

16 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

25 (Analista Judiciário- área execução de mandados- TRF 5° Região/2008) Nos termos da lei, o pregão é modalidade de licitação empregada para

a) a realização de obras e serviços de engenharia.

b) aquisição de bens e serviços especiais.

c) aquisição de bens e serviços comuns.

d) ata de registro de preços de bens ou serviços especiais.

e) contratação de quaisquer bens ou serviços, sejam de natureza comum ou especial.

26 (Analista Judiciário- área execução de mandados- TRF 5° Região/2008) Para os fins da Lei no 8.112 de 11/12/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, analise :

I. O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido redistribuído, terá, no mínimo quinze e, no máximo quarenta e cinco dias de prazo, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo.

II. A redistribuição ocorrerá ex-officio para ajustamento de lotação e da força de trabalho às necessidades dos serviços, inclusive nos casos de reorganização, extinção ou criação de órgãos ou entidade.

III. São modalidades de remoção: de ofício, no interesse da Administração; a pedido, a critério da Administração; e a pedido para outra localidade, independentemente do interesse da Administração, como por exemplo nas situações familiares, de saúde e de processo seletivo.

IV. Ao servidor que ainda estiver em estágio probatório não poderá ser concedida licença e afastamento, entre outros, para atividade política.

Nesses casos, APENAS são corretos:

a) II, III e IV.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) I, II e IV.

27 (Analista Judiciário- área execução de mandados- TRF 5° Região/2008) Na hipótese de valores recebidos por servidores públicos federais, em decorrência de cumprimento à decisão liminar,a tutela antecipada, ou a sentença que venha a ser revogada ou rescindida, serão eles atualizados até a data

Page 17: Administrativo Fcc

17 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

a) da reposição.

b) do recebimento.

c) da notificação ao servidor.

d) da apresentação da defesa.

e) fixada por critério judicial.

28 (Analista Judiciário- área execução de mandados- TRF 5° Região/2008) Segundo a Lei no 8.429/92, permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriqueça ilicitamente constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário.Nesse caso, independentemente das sanções penais,civis e administrativas, previstas na legislação específica,o responsável por esse ato de improbidade está sujeito ao pagamento de multa civil

a) de até três vezes o valor do dano.

b) de no máximo duzentos e cinqüenta salários mínimos.

c) de até cinco vezes o valor do dano.

d) cujo valor não poderá ultrapassar o valor do dano.

e) de até duas vezes o valor do dano.

29 (Analista Judiciário- área execução de mandados- TRF 5° Região/2008) No tocante à comunicação dos atos, de acordo com a Lei no 9.784/99 a intimação, no caso de interessados indeterminados, desconhecidos ou com domicílio indefinido,deve ser efetuada por meio de

a) via postal com aviso de recebimento.

b) publicação oficial.

c) telegrama.

d) via postal simples.

e) mandado.

30 (Analista Judiciário- área execução de mandados- TRF 5° Região/2008) No tocante à instrução do processo, de acordo com a Lei no 9.784/99, os interessados serão intimados de prova ou diligência ordenada, com menção de data, hora e local de realização, com antecedência mínima de

a) quinze dias úteis.

Page 18: Administrativo Fcc

18 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

b) cinco dias úteis.

c) dez dias corridos.

d) quinze dias corridos.

e) três dias úteis.

ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA TRE SE/2007

32 (Analista Judiciário – Área Administrativa TRE SE\2007) - No que se refere aos efeitos e invalidação dos atos administrativos, considere as afirmativas abaixo:

I. Um ato administrativo não pode ser invalidado pela Administração Pública quando vício de legalidade.

II. A revogação do ato administrativo legal e eficaz incumbe exclusivamente à Administração Pública e produzirá efeitos ex nunc.

III. A existência de ilegalidade sempre é pressuposto da revogação do ato administrativo.

IV. O ato administrativo perfeito nunca pode ser extinto por motivo de conveniência ou oportunidade.

É correto o que se afirma apenas em:

(A) I.

(B) II.

(C) IV.

(D) II e III.

(E) III e IV.

33 (Analista Judiciário – Área Administrativa TRE SE\2007). A concessão de serviço público é:

(A) um ajuste que, rescindido pela Administração Pública, não haverá possibilidade de eventual indenização à parte contratada.

Page 19: Administrativo Fcc

19 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

(B) um ajuste precário, sem prévia licitação, entre a Administração Pública e o contratado, para que este execute em nome e por conta e risco daquela um serviço público, mediante a compensação de impostos.

(C) o contrato administrativo pelo qual a Administração Pública delega ao contratado a execução de um serviço público, para que o execute em seu nome, por sua conta e risco e com remuneração por meio de tarifa a ser paga pelo usuário.

(D) o contrato administrativo pelo qual a Administração Pública delega ao contratado a execução de um serviço público, para que o execute em nome e por conta e risco dela.

(E) o contrato administrativo sui generis, pelo qual a Administração Pública transfere a execução e a titularidade de um serviço público ao contratado, não podendo, assim, haver rescisão unilateral.

34 (Analista Judiciário – Área Administrativa TRE SE\2007) A modalidade de licitação adequada para eleição de um trabalho científico, por meio de instituição de prêmio ou remuneração ao vencedor, é

(A) tomada de preços.

(B) concorrência.

(C) convite.

(D) concurso.

(E) leilão.

35 (Analista Judiciário – Área Administrativa TRE SE\2007) Observa-se que, dentre outras proibições, o servidor público federal NÂO poderá

(A) cometer de regra, a outro servidor, atribuições estranhas ao cargo que ocupa.

(B) descumprir qualquer ordem de superior hierárquico.

(C) ministrar aulas de nível superior ou universitário.

(D) candidatar-se a mandato eletivo municipal.

(E) recusar comissão ou pensão de estado estrangeiro.

Page 20: Administrativo Fcc

20 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

36 (Analista Judiciário – Área Administrativa TRE SE\2007) O ato de provimento referente a Aquiles, para o cargo de analista judiciário, foi regulamente publica. Nesse caso Aquiles terá o prazo de 30 dias para

(A) tomar posse, cujo prazo é prorrogável por até noventa dias, findo o qual o servidor ficará em disponibilidade não remunerada, até que entre em exercício no prazo legal.

(B) tomar posse, cujo prazo é prorrogável por igual período, findo o qual o servidor será exonerado e impedido de prestar novo concurso por um ano.

(C) a posse, sendo que que se esta não ocorrer, o ato de provimento continuará vigorando por um ano, desde que por motivo justificado.

(D) a posse, em regra, sendo que será tornado sem efeito o ato de provimento se essa posse não ocorrer no prazo legal.

(E) ser empossado no cargo e entrar no respectivo exercício, improrrogáveis, sendo que o desatendimento desse prazo implica nademissão do servidor.

37 (Analista Judiciário – Área Administrativa TRE SE\2007) Tendo em vista as normas básicas para o processo administrativo, no âmbito da Administração Pública Federal, é certo que

(A) estará impedido de atuar em processo dessa natureza o servidor que, dentre outras atribuições, tenha trabalhado como perito.

(B) o servidor que incorrer em impedimento deverá comunicar o fato à autoridade e continuar a atuar no referido processo até o julgamento.

(C) não está impedido de atuar nesse processo o servidor que tenha interesse direto ou indireto na matéria, visto que pode ser assistente das partes.

(D) não pode ser arguida suspeição de servidor que tenha inimizade notória com o acusado, salvo daquele que tenha amizade íntima.

(E) estará impedido de atuar nesse processo o servidor que esteja litigando como parentes até terceiro grau do acusado.

Page 21: Administrativo Fcc

21 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

Técnico Judiciário – Administrativa TRT Alagoas 2008

DIREITO ADMINISTRATIVO

26 (Técnico Judiciário – Administrativa TRT Alagoas 2008) Tício, funcionário público federal, requer a contagem de tempo de serviço para aposentadoria. O órgão onde trabalha expede uma certidão nela constando todo o tempo, o que garante a aposentadoria do requerente. Essa certidão contém requisitos e atributos que são peculiares aos atos administrativos, podendo-se apontar, como atributo, dentre outros

a) o objeto.

b) o motivo.

c) a presunção de veracidade.

d) a forma.

e) a finalidade.

27 (Técnico Judiciário – Administrativa TRT Alagoas 2008) Ao praticar um ato administrativo a autoridade deve fazê-lo de acordo com a lei. Quando a lei estabelece todos os requisitos e condições, não deixando ao Administrador nenhuma liberdade de escolha, estamos diante de um ato

a) discricionário ou vinculado a critério do agente que pratica o ato.

b) discricionário.

c) vinculado.

d) arbitrário.

e) hierárquico.

28 (Técnico Judiciário – Administrativa TRT Alagoas 2008) Aquiles, técnico judiciário do Tribunal Regional do Trabalho, estando em débito com o erário, cujo valor é de R$ 5.000,00, foi demitido do cargo que vinha ocupando. Nesse caso, Aquiles terá um prazo para a quitação desse débito, que será de

a) noventa dias, e a falta de quitação nesse prazo determinará o protesto em Cartório.

b) sessenta dias, sendo que a não quitação dentro do prazo implicará sua inscrição em dívida ativa.

Page 22: Administrativo Fcc

22 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

c) noventa dias, e a não quitação dentro do prazo justifica o imediato ajuizamento da ação e cobrança.

d) trinta dias, prorrogável por igual período, sendo que a falta de quitação torna o servidor inapto para outros cargos públicos.

e) sessenta dias, sendo que a não quitação dentro do prazo implica no arresto ou seqüestro do saldo de sua remuneração.

29 (Técnico Judiciário – Administrativa TRT Alagoas 2008) Aretuza, aposentou-se de seu cargo público federal. Posteriormente, foi condenada em processo administrativo por ter recebido propina, em razão de suas atribuições quando estava em atividade. Nesse caso, Aretuza

a) responderá apenas criminalmente por ser fato delituoso.

b) continua aposentada por não ter mais vínculo funcional.

c) será notificada para repor o valor da propina sem outras conseqüências.

d) terá cassada sua aposentadoria.

e) responderá apenas civilmente para o ressarcimento de terceiros.

30 (Técnico Judiciário – Administrativa TRT Alagoas 2008) Dario, titular de cargo efetivo na administração federal, oficiando em processo administrativo e designado para analisar a legitimidade para a interposição de um recurso administrativo, deverá ter conhecimento de que não tem legitimidade para tanto

a) as associações, quanto aos direitos difusos.

b) os cidadãos, quanto aos interesses difusos.

c) aqueles cujos direitos forem indiretamente afetados pela decisão recorrida.

d) os titulares de interesses que forem parte nesse processo.

e) as organizações, no tocante a direitos ou interesses individuais.