actualidade trabalho voluntário já devolveu sorriso a mais ... · ipo/porto ministro inaugura...

20
Segunda-feira 16 Janeiro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1734 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Marcantonio del Carlo e a paixão por Portugal GRANDE PORTO PÁGINA 02 Tradição mantém-se na Festa das Fogaceiras com pedido de fim da crise ACTUALIDADE PÁGINA 05 Prosseguem as buscas por 17 desaparecidos do naufrágio em Itália ACTUALIDADE PÁGINA 04 Instituto de Meteorologia alerta para queda de neve acima dos 500 metros FAMA & TV PÁGINA 17 ACTUALIDADE PÁGINA 03 Sporting ‘cai’ no Minho vermelho Sp. Braga bateu leões por 2-1 e isola-se no 3.º lugar da Liga. DESPORTO PÁGINA 06 Brasil aberto ACTUALIDADE PÁGINA 05 País irmão quer mudar sistema de vistos para abrir a porta a trabalhadores qualificados. Governo diz que portugueses são bem-vindos. 123RF Jolie quer trabalhar com Pedro Almodóvar FAMA & TV PÁGINA 19 hugo mãe em versão hardcore no Porto ARTE & LAZER PÁGINA 07 Trabalho voluntário já devolveu sorriso a mais de 500 crianças São, ao todo, 280 os médicos dentistas que, sem cobrar nada em troca, têm transformado a boca de muitas crianças e jovens lusos. Num país onde os hábitos de saúde oral deixam muito a desejar, os Dentistas do Bem estão atentos a quem mais precisa. ACTUALIDADE PÁGINA 04 Subsídio de desemprego acumulado com salário ACTUALIDADE PÁGINA 03 Um quarto dos condutores com álcool no sangue NUNO ANDRÉ FERREIRA/CM LUÍS DUARTE/CM

Upload: trandang

Post on 10-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ACTUALIDADE Trabalho voluntário já devolveu sorriso a mais ... · IPO/PORTO Ministro inaugura hoje a nova clínica O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugura ... emprego cujos

Segunda-feira 16 Janeiro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1734 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Marcantonio del Carlo e a paixão por Portugal

GRANDE PORTO PÁGINA 02

Tradição mantém-se na Festa das Fogaceiras com pedido de fim da crise ACTUALIDADE PÁGINA 05

Prosseguem as buscas por 17 desaparecidos do naufrágio em Itália

ACTUALIDADE PÁGINA 04

Instituto de Meteorologia alerta para queda de neve acima dos 500 metros

FAMA & TV PÁGINA 17

ACTUALIDADE PÁGINA 03

Sporting ‘cai’ no Minho vermelhoSp. Braga bateu leões por 2-1 e isola-se no 3.º lugar da Liga.

DESPORTO PÁGINA 06

Brasil abertoACTUALIDADE PÁGINA 05

País irmão quer mudar sistema de vistos para abrir a porta a trabalhadores qualificados. Governo diz que portugueses são bem-vindos.

123RF

Jolie quer trabalhar com Pedro Almodóvar

FAMA & TV PÁGINA 19

hugo mãe em versão hardcore no Porto

ARTE & LAZER PÁGINA 07

Trabalho voluntário já devolveu sorriso a mais de 500 crianças São, ao todo, 280 os médicos dentistas que, sem cobrar nada em troca, têm transformado a boca de muitas crianças e jovens lusos. Num país onde os hábitos de saúde oral deixam muito a desejar, os Dentistas do Bem estão atentos a quem mais precisa.

ACTUALIDADE PÁGINA 04

Subsídio de desemprego acumulado com salário

ACTUALIDADE PÁGINA 03

Um quarto dos condutores com álcool no sangue

NUNO ANDRÉ FERREIRA/CM

LUÍS DUARTE/CM

Page 2: ACTUALIDADE Trabalho voluntário já devolveu sorriso a mais ... · IPO/PORTO Ministro inaugura hoje a nova clínica O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugura ... emprego cujos

2ª Feira · 16 de Janeiro de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Porto

Enquanto Braga assinala o início das comemo-

rações de Capital Europeia da Juventude (CEJ) 2012, a proxi-midade do arranque de Gui-marães como Capital Europeia da Cultura não parece gerar qualquer animosidade ou com-petição entre as duas cidades.

Tal seria «provinciano», diz o presidente da Fundação Bra-cara Augusta, para quem essa é apenas «uma rivalidade clu-bística». «Temos boas relações com Guimarães e seria provin-ciano da nossa parte se esti-véssemos de costas voltadas», acrescenta Hugo Pires, até por-que «nunca aconteceu na histó-ria da Europa termos capitais europeias tão próximas». Festa da Capital Europeia da Juventude já começou no sábado

BRAGA/GUIMARÃES 2012

Norte ganha com as capitais europeias Junto ao Arco da Porta No-

va, um ex-libris bracarense, Ri-cardo Veiga, de 34 anos, afirma que o facto de haver duas capi-tais europeias tão próximas «só fortalece a zona Norte do País e cria provavelmente mais laços entre cidades que estão normal-mente de costas voltadas».

Já Fátima Gomes, que apro-veitou este sábado o arranque da CEJ para passear com as filhas, considera que «é habitual entre cidades vizinhas haver ri-validades», pelo que até consi-dera que poderá ser «algo posi-tivo, neste tipo de picardias».

Guimarães assinala o seu arranque enquanto Capital Eu-ropeia da Cultura no próximo sábado, a 21 de Janeiro.

HUGO DELGADO/LUSA

PSD do Porto pronuncia-se sobre lei de limitação de mandatos

AN

TÓN

IO R

ILO

PSD/Porto defende candidaturas a outros órgãos A Comissão Política Dis-trital do PSD do Porto

defende que a lei de limitação de mandatos deve permitir «ine-quivocamente» que os actuais autarcas em fim de ciclo se can-didatem a qualquer outro órgão autárquico. «No caso de existir necessidade de algum esclare-

LEI DE LIMITAÇÃO DE MANDATOS

cimento sobre aplicabilidade da lei, a posição da Comissão Dis-trital é que esse esclarecimento deverá ser no sentido de, inequi-vocamente, permitir essas can-didaturas», lê-se no comunica-do enviado ao Destak. De qual-quer forma, a distrital laranja afirma que a redacção actual da

lei já permite que autarcas em situação de limite de mandato se candidatem a outro órgão au-tárquico. «De acordo com o es-pírito dessa lei, presidentes de câmara e de junta poderão ser candidatos a quaisquer órgãos autárquicos, que não aquele em que estão em funções».

A vereadora da cultura da autarquia local, Cristina Tenreiro, reconhece este ano uma particular simbologia à tradição, na medida em que, «tal como há séculos o povo da terra pediu a São Sebastião que o protegesse contra a cri-se que o assolava, e que nessa altura era a peste negra, tam-bém agora o cortejo volta a ter 250 meninas que, de fogaça à cabeça, também pedem ao pa-droeiro que ajude o País a ul-trapassar a conjuntura actual e a viver melhores dias».

A Festa das Fogaceiras tem como ponto alto o dia 20 de Janeiro. Durante a manhã, o cortejo tem como destino a Igreja Matriz, onde se celebra uma eucaristia de bênção de centenas de pães doces.

O evento é acompanhado por um vasto programa de animação até ao final do mês. A nível gastronómico, está prevista uma prova de vinho com fogaça e um workshop de fabrico deste pão doce.

O feriado municipal da Feira é assinalado esta

sexta-feira com a Festa das Fogaceiras, em que centenas de meninas vestidas de bran-co desfilam pela cidade com uma fogaça à cabeça, apelan-do «ao fim da peste negra e da crise».

SANTA MARIA DA FEIRA Tradição da Festa das Fogaceiras tem 507 anos

Povo pede fim da crise a São SebastiãoMeninas vestidas de branco desfilam com as fogaças à cabeça. Cortejo apela a dias melhores.

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

DR

Desfile pelas ruas do centro histórico realiza-se esta sexta-feira

Uso das redes sociais é um dos factores de modernização

As lojas centenárias somam anos, mas

também gestão eficiente e reformulações. Para o presi-dente da Associação Comer-cial do Porto, Nuno Camilo, a sobrevivência destas lojas é «sinal de um comércio tra-dicional de muita qualidade». Para «acompanharem o rit-mo alucinante» dos dias de hoje, as lojas passaram a usar as redes sociais, a enviar mensagens para os telemó-veis e a frequentarem feiras internacionais para estarem a par das últimas novidades.

COMÉRCIO TRADICIONAL

Americanos vão celebrar o Dia do Vinho do Porto

A 27 de Janeiro, o Center for Wine

Origins, em Washington DC, nos Estados Unidos da América, vai celebrar o Dia do Vinho do Porto. A inicia-tiva, apoiada pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, tem como objectivo «encorajar a celebração do genuíno e único vinho que provém da distinta Região Demarcada do Douro», apelando aos consumido-res norte-americanos que participem no festejo e se-jam alertados para a neces-sidade de proteger a deno-minação de origem ‘Porto’.

INTERNACIONALIZAÇÃO

LUÍS ANICETO

Iniciativa apoiada pelo Inst. dos Vinhos do Douro e do Porto

TIAGO SOUSA DIAS/CM

Lojas centenárias estão a ficar mais modernas

GAIA

Assembleia vai ter revista digital A Assembleia Municipal de Gaia vai passar a con-tar com uma revista digi-tal que compilará toda a informação relativa a este órgão autárquico. A apre-sentação é feita hoje, pelo presidente da Assem-bleia, César Oliveira. IPO/PORTO

Ministro inaugura hoje a nova clínica O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugura hoje, às 14h00, a nova Clínica de Ginecologia do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. O espaço dispõe de tecno-logia de vanguarda e de uma equipa clínica alta-mente especializada nas mais diversas valências: ginecologia, oncologia médica, consulta de enfermagem, consulta de grupo multidisciplinar e técnicas de ginecologia (meios complementares de diagnóstico).

HOSPITAIS

Católica analisa gestão de recursos A Universidade Católica no Porto traça esta quarta-feira uma análise à gestão dos resíduos hospitalares. A partir das 14h30, Cristina Carrola e Anabela Santiago, da Agência Portuguesa do Ambiente e da Direcção- -Geral da Saúde, respecti-vamente, dão a conhecer caminhos que tenham em vista o tratamento deste tipo de resíduos, tendo como base a situação actual e os desafios que esta área atravessa.

ANIMAIS

Vacinas e chips a preços reduzidos A Associação Midas esta-rá no próximo dia 22 nos Bombeiros Voluntários de Leixões com uma campanha de vacinação e colocação de chip em animais de estimação, «a preços reduzidos».

10 SEGUNDOS

Page 3: ACTUALIDADE Trabalho voluntário já devolveu sorriso a mais ... · IPO/PORTO Ministro inaugura hoje a nova clínica O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugura ... emprego cujos

2ª Feira · 16 de Janeiro de 2012 · 03

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

acesso, «os desempregados que aceitem uma oferta de tra-balho cuja remuneração seja inferior à da sua prestação de subsídio de desemprego» terão direito a «50% do subsídio de desemprego durante os pri-meiros 6 meses (…) ou 25% do subsídio de desemprego du-rante os 6 meses seguintes».

Na prática, a medida tem por objectivo contrariar a ten-dência de muitos desempre-gados rejeitarem ofertas de emprego cujos salários são in-feriores ao subsídio. O docu-mento acrescenta que «a du-ração máxima da medida de acumulação é de 12 meses» e que «o trabalho prestado ao abrigo desta medida não pre-judica a possibilidade de o be-

A nova proposta do Governo pode vir a ser aplicada a mais

de 300 mil pessoas que estão a receber subsídio de desempre-go, segundo estatísticas da Se-gurança Social de Novembro de 2011. Apesar deste ser um valor em constante subida, represen-ta uma diminuição face a 2010.

O Governo propõe que os desempregados pos-

sam acumular uma parte do subsídio de desemprego com um salário, num período má-ximo de um ano para acelerar o regresso ao mercado de tra-balho. Segundo a proposta do Executivo que será discutida hoje com os parceiros sociais, e a que a agência Lusa teve

DESEMPREGO Governo discute hoje com os parceiros sociais a nova proposta

Subsídio acumulado com salário pode vir a tornar-se realidade

300 mil pessoas recebem subsídio

Desempregados vão receber até 50% do subsídio e o salário, se este for inferior ao valor do subsídio.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

SÉRGIO LEMOS/CM

neficiário retomar a prestação de subsídio, caso o contrato de trabalho cesse, sendo o perío-do de tempo de trabalho pres-tado com acumulação descon-tado no prazo geral de conces-são do subsídio».

Em Novembro do ano passado, havia mais de 300 mil pessoas a receber subsídio de desemprego

Álcool e droga no sangue de vítimas de acidenteUm em cada cinco peões e um quarto dos condu-

tores envolvidos em acidentes rodoviários autopsiados pelo Instituto Nacional de Medicina Legal em 2010 tinham álcool no sangue. Os dados, que estão hoje em debate num seminário que tem lugar em Lisboa, reve-

SEGURANÇA RODOVIÁRIA

lam ainda que 26% dos condu-tores que morreram em aciden-tes rodoviários e que foram au-topsiados em 2010 apresenta-vam níveis de alcoolemia acima do limite permitido por lei (1,2 gramas de álcool por litro de sangue), percentagem idêntica à do ano anterior. Também os

peões envolvidos em acidentes em 2010 revelaram consumos de álcool: 19% das vítimas mor-tais tinham valores superiores a 1,2 grama/litro, tendência que já se verificava em 2009. E em 7,1% das vítimas mortais de acidentes foram detectadas substâncias psicotrópicas.

O direito dos pais a baptizar de ridículo

A tendência para baptizar os filhos com nomes invulga-res, que de pre-

ferência façam manchete de jornais, está a crescer a olhos vistos, seguindo a moda das celebridades, anuncia o Eco-nomist. Segundo os dados estatísticos disponíveis, na viragem do século já mais de metade dos pais norte-ameri-canos davam às raparigas nomes que não constavam dos 200 mais populares, per-centagem que se cifrava nos 60% no caso dos rapazes. Mas isso era há dez anos, por-que desde aí a fúria criativa dos pais parece não conhecer limites, e desde bebés apeli-dados de pontos de excla-mação, maçã, sexo, apenas números, títulos nobiliárqui-cos, “Paragem do autocarro número 89”, como aconteceu na Nova Zelândia, o que não faltam são excentricidades. Contudo, talvez tenha sido o caso dos irmãos Adolfo Hitler e Aryan Nation (Nação Ariana), retirados aos pais pelo tribunal (que considerou o nome apenas um dos indi-cadores de que os progenito-res eram loucos), que abriu nos EUA a polémica de se o Estado deve ou não proteger

os filhos dos desvarios paternos, ou se a atribuição de um nome próprio diz respeito apenas à família. Segundo o Economist, Portugal é dos países mais ajuizados, exis-tindo uma lista dos nomes per-mitidos e proibidos, seguida de França e da Alemanha onde, por exemplo, o nome tem necessa-riamente de indicar se a criança é um rapaz ou uma rapariga. A Nova Zelândia decidiu agora pôr ordem nos seus registos, mas nos EUA as possibilidades ainda são ilimitadas. Embora, em muitos estados, nomeadamente a Califórnia, não se permitam acentos, o que significa que alguém pode chamar a um filho Palerma, mas nunca José, mesmo que a criança tenha pais latinos. Até que ponto é que um nome pode condicionar o futuro de uma criança, é a grande questão, e a quem ainda ninguém deu resposta. No Reino Unido uma empresa que se encarrega de mudar nomes próprios diz que em 2011, tratou de 60 mil casos, enquanto há dez anos não passa-ram dos cinco mil. Mas, como diz o Economist, enquanto uns paga-ram para lhes tirarem o ridículo de cima, outros estão dispostos a desembolsar 60 euros para se cobrirem dele.

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

Discussão em torno de fecho de empresas durante ‘pontes’

A possibilidade de as empresas encerra-

rem nas ‘pontes’, sendo es-tes dias descontados nas fé-rias, sem que seja necessá-ria a autorização do traba-lhador, obriga o Governo a alterar o Código do Traba-lho, defende um especialis-ta em legislação laboral. «Tem de haver uma alte-ração ao Código, uma vez que de acordo com o códi-go laboral em vigor [a pro-posta do Governo] não é legal», disse o advogado Fernando Antas da Cunha.

CONCERTAÇÃO SOCIAL

Operacionais deixam de usar gravata e botas

Os operacionais da GNR podem vir a dei-

xar de usar gravata e botas de cano alto, que só serão utilizadas pelos militares dos destacamentos de trân-sito e da cavalaria, decla-rou ontem à agência Lusa o presidente da ASPIG com base nas alterações que constam do projecto de novo regulamento de uni-formes da GNR. No mes-mo dia, vários militares re-velaram à Lusa que têm de adquirir peças para a far-da no mercado paralelo por falta de stock na secção de fardamento desta força.

GNR

123RF

Militares queixam-se de ruptura de stock de fardas

LUÍS FORRA/LUSA

Governo pode ter de mudar Código do Trabalho

Seguro pede plano «exequível» para Madeira O secretário-geral do PS, António José Seguro, desejou ontem, na Madeira, que o programa de assistência financeira à ilha seja «exequível» e «social» e assinado rapidamente.

CLICKHOMEM DE GOUVEIA/LUSA

Page 4: ACTUALIDADE Trabalho voluntário já devolveu sorriso a mais ... · IPO/PORTO Ministro inaugura hoje a nova clínica O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugura ... emprego cujos

2ª Feira · 16 de Janeiro de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 04

Ese o Benfica, o FC Porto e o Sporting começassem a jogar com a

reserva? E outros clubes? Quão menos recorte técnico teria o jogo. Quão menos redonda seria a bola. Quão menos emoção teriam os espectáculos. Quão menos entusiasma-dos ficariam os adeptos. Sentir-se-iam defraudados, infelizes. E o que se passa na política? E o que se passa com os políticos? Em Portugal? Em Portugal, mas também na Europa. Onde estão os grandes líderes, a despeito dos quadrantes ideológicos ou doutrinários que perfi-lhem? É ou não é um dado incontroverso que os res-ponsáveis partidários e os governantes são, na paisa-gem hodierna, uma espé-cie de reserva. Pior do que isso, não poucas vezes, são a reserva da reserva. É de crise que se fala. Em Portugal? Em Portugal, mas também na Europa. As grandes inteligências, desde há anos, optam pela carreira académica e renunciam à vida política. Aquela que era uma activi-dade dignificante deixou de o ser, mais ainda passou a ser vista de soslaio por multidões. Os povos, des-contentes, vão cada vez menos ao jogo eleitoral. O Benfica, o FC Porto, o Sporting raramente jogam com a reserva. Os partidos cada vez mais actuam com as segundas linhas. As pre-sidências e os governos cada vez mais dirigem com as sobras. É de crise que se fala. Só se poderia falar. Os dirigentes actuais são fal-hos de aptidões, de ideias, de competências. Rui Costa foi júnior no Benfica, Baía foi júnior no FC Porto, Cris-tiano Ronaldo no Sporting. E Passos Coelho? Foi júnior no PSD. António José Seguro? Foi júnior no PS. E Durão Barroso, que nos remete para esta Europa admoestada? Até foi júnior no MRPP. Dá para perceber a diferença. Dá ou não dá?

HORA BOLAS

Reserva da reserva

*COMENTADOR DESPORTIVO

JOÃO MALHEIRO*

Saúde Vieram do Brasil, mas abraçaram a causa nacional com igual empenho. Falamos dos Dentistas do Bem, um projecto que tem por missão cuidar da saúde oral das crianças que mais precisam. E tudo com base no trabalho voluntário.

Médicos não etão de acordo com os cortes salariais

A Federação Nacio-nal dos Médicos anun-

ciou que vai interpor acções judiciais de impugnação às medidas do Governo que atingem os médicos e os ser-viços de saúde, nomeada-mente o descanso compen-satório e os cortes salariais. Em reunião, ficou decidido interpor uma providência cautelar sobre o descanso compensatório para «defe-sa da qualidade do exercício da profissão e da segurança dos cuidados prestados aos cidadãos» e interpor uma acção no Tribunal do Trabalho sobre os cortes salariais.

MÉDICOS

Neve pode cair acima dos 500 ou 600 metros

Oito distritos do Con-tinente estavam on-

tem em alerta amarelo na sequência das previsões de queda de neve acima dos 800 metros, situação que, segundo o Instituto de Me-teorologia, deve ocorrer ho-je, mas acima dos 500/600 metros. Embora o sol pos-sa dar o ar da sua graça, prevê-se céu muito nubla-do e ocorrência de aguacei-ros até final da manhã, em especial na região Sul, aguaceiros esses que po-dem ser de neve. Quanto às temperaturas, há a assina-lar uma descida da mínima.

METEOROLOGIA

123RF

Instituto de Meteorologia prevê aguaceiros e mais frio

CM

Acções judiciais para impugnar medida da tutela

Queixam-se da burocracia, que obriga a esperar por uma auto-rização assinada dos pais ou responsável para a realização do exame oral e queixam-se ain-da da dificuldade em passar a mensagem. É que são precisos mais médicos, esclarece Alaize Silva, «para conseguir aumen-tar a rede de voluntários e as-sim atender mais crianças».

Informação precisa-se Para combater o aparente desinteresse pela saúde oral, a melhor arma é mesmo a in-formação, acrescenta a médi-ca. «É uma questão de hábito», confirma. «E a melhor forma de consciencializar. é através da educação e como acompanha-mos o jovem até os 18 anos, te-mos tempo para ensinar e cons-ciencializar quanto à importân-cia de um sorriso saudável.»

Em nome do bem Para os interessados, é fácil fazer parte desta ‘turma’. Bas-ta «preencher um Termo de Compromisso com os dados, in-dicando quantos jovens está dis-posto a atender e enviá-lo assi-nado via fax ou correio para a Associação Turma do Bem Portugal, que fica no Museu da Electricidade, na Fundação EDP. Contacto: 210 028 125».

Chegaram a Portugal há um ano e meio. Na

bagagem traziam, além de conhecimentos, a vontade de transformar o sorriso de mui-tas crianças portuguesas. Ho-je, contam 500 crianças trata-das e 280 voluntários no currí-culo. Chamam-se Dentistas do Bem e dão corpo e alma a um projecto que nasceu no Brasil, mas saltou fronteiras.

«Contamos com o trabalho voluntário de médicos dentis-tas que atendem crianças e ado-lescentes de baixa renda, pro-porcionando-lhes tratamento dentário gratuito até completa-rem 18 anos», explica ao Destak Alaize Silva, coordenadora re-gional. E o processo de selecção é simples: dirigem-se às esco-las públicas, onde fazem a ava-liação do que se passa na boca dos mais jovens. Depois, a es-colha recai sobre os que mais precisam, mas também «os mais próximos do primeiro em-prego, ou seja, os mais velhos».

Num país onde os hábitos de saúde oral nem sempre são prioridade e onde, segundo vá-rios estudos, se tende a fugir da cadeira do dentista, têm sido muitos os problemas detecta-dos. «Desde crianças com ab-cessos dentários e com neces-sidade de endodontia (desvita-lização), a completa falta de hi-giene, dentes apinhados, e a fal-ta de conhecimento de que exis-te outra forma de vida melhor, sem dor e sofrimento. Muitos dos jovens que atendemos nun-ca receberam uma correcta orientação de como devem es-covar e cuidar dos dentes», afir-ma a médica.

Uma lacuna que tentam col-matar, seguindo as crianças e adolescentes até aos 18 anos. Trabalho que nem sempre é fácil, ainda que feito a troco apenas da satisfação pessoal.

DR

As crianças são seleccionadas nas escolas públicas, de acordo com o grau de problemas orais

Quinhentos miúdos já beneficiaram da iniciativa, que conta com 280 voluntários em território nacional.

«A melhor forma de consciencializar é através da educação»

Uma ‘turma’ preocupada com os sorrisos nacionais

CARLA MARINA MENDES [email protected]

«Muitos dos jovens que atendemos nunca receberam uma correcta orientação»

O projecto procura mais voluntários, para conseguir «aten-der mais crianças»

Nasceram há oito anos, no Brasil, da ideia do dentista

Fábio Bibancos, explica ao Destak Camila Carnicelli, direc-tora do projecto em Portugal, onde são apoiados pela Fun-dação EDP, co-fundadora da Turma do Bem no País, e ainda, mais recentemente, pela Fun-dação Calouste Gulbenkian. Hoje, explica a responsável, «são já 11 mil voluntários espalhados pelo Brasil, outros dez países da América Latina e Portugal», o que os torna a «maior rede de voluntários especializada do mundo».

Onze mil voluntários a ajudar no mundo

Equipa de especialistas chegou ao nosso país há ano e meio

DR

Page 5: ACTUALIDADE Trabalho voluntário já devolveu sorriso a mais ... · IPO/PORTO Ministro inaugura hoje a nova clínica O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugura ... emprego cujos

Actualidade · www.Destak.pt · 052ª Feira · 16 de Janeiro de 2012

PUB

Qualificação é a palavra--chave que deverá ser

capaz de abrir todas as portas para os estrangeiros que pre-tendam trabalhar no Brasil. É

Autoridades brasileiras querem atrair mais qualificação

TRABALHO Mudar o sistema de atribuição de vistos deve ser o primeiro passo

Brasil quer abrir a porta a trabalhadores qualificados

123RFpelo menos isso que dese-jam as autoridades do país irmão: uma nova política para atrair os mais qualifi-cados, entre os quais po-dem bem estar os portu-gueses. De resto, disse à agência Lusa o secretário nacional brasileiro de Jus-

tiça, Paulo Abrão, «a re-cepção de irmãos portugue-ses é muito bem-vinda».

Segundo a imprensa do Brasil, o primeiro passo é eliminar as dificuldades no acesso aos vistos, já que oferta parece não faltar: entre Janeiro e Setembro, o Ministério do Trabalho concedeu 51 353 autori-zações de trabalho a estran-geiros, um aumento de 32% em relação ao ano anterior.

Secretário da Justiça diz que lusos são bem-vindos. País irmão atrai cada vez mais imigrantes.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

REINO UNIDO

Corrida ao armamento pode ser realidade

O ministro britânico dos Negócios Estran-

geiros alertou, numa entre-vista ao Sunday Telegraph, que o programa nuclear iraniano pode despoletar uma corrida ao armamento. E apelou ao regime de Teerão para iniciar as negociações.

IRAQUE

Ataques semeiam o caos em Ramadi

A localidade iraquiana de Ramadi foi ontem

sacudida por uma série de atentados suicidas, a que se seguiu o ataque de homens armados contra um centro da polícia.

COREIA DO SUL

Navio afunda com 120 toneladas de petróleo

Pelo menos cinco pessoas morreram

e seis desapareceram na sequência da explosão de um navio que transportava 120 toneladas de petróleo em águas sul-coreanas, perto da cidade portuária de Incheon.

TAILÂNDIA

Onze embaixadas em alerta por atentado

As embaixadas de 11 países, entre os

quais os EUA, Canadá, Israel e Reino Unido, estavam ontem em alerta perante o perigo de um atentado na capital, Banguecoque.

Papa enaltece trabalho de emigrantes O Papa Bento XVI disse ontem que os emigrantes «não são números»,

mas sim os protagonistas do anúncio do evangelho no mundo contemporâneo.

NO

GLOBO

FRANÇA

Sarkozy acredita que crise pode ser superada

Nicolas Sarkozy defendeu que «a crise pode ser

superada, desde que haja von-tade colectiva», na sua primeira reacção à descida do rating da França. E afirmou que vai informar os franceses sobre «as decisões importantes que é preciso tomar».

SÍRIA

Ban Ki-moon condena uso de força por Al-Assad

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu

ao Presidente sírio, Bashar al-Assad, para «parar de matar» os seus cidadãos, sublinhando que todos os dirigentes que usam a força «perdem-se».

32% foi o valor do aumento de autori-zações de trabalho concedidas num ano

Dezassete pessoas ainda continuam desaparecidas

Desemprego chega aos 5,4 milhões em 2011

«Astronómico.» É as-sim que o chefe de go-

verno espanhol classifica o número de desempregados que, segundo as últimas es-timativas oficiais, deve ter chegado aos 5,4 milhões no fim do ano passado. De acordo com Mariano Rajoy, mais 400 mil pessoas perderam o seu trabalho nos últimos três meses de 2011, numa altu-ra em que a taxa de desem-prego em Espanha era de 21,52%, a mais elevada do mundo industrializado.

ESPANHA

Mariano Rajoy considera que número é «astronómico»

EPA

Um casal sul-coreano que estava em lua-de-

-mel foi resgatado na madru-gada de domingo do navio de cruzeiro Costa Concordia, que naufragou sexta-feira ao largo da ilha de Giglio, na Toscânia, informou a agência noticiosa ANSA. Pelo menos 17 pessoas (11 passageiros e seis tripulan-tes) continuavam desapareci-das na sequência do acidente, que fez seis mortos. Ontem, foram ainda encontrados dois cadáveres no interior do navio, que transportava pelo menos 11 portugueses.

ITÁLIA

O cruzeiro naufragou na sexta- -feira ao largo da ilha Giglio

EPA

Confrontos terminam com 42 detenções

Pelo menos 13 polí-cias ficaram feridos

e 42 pessoas foram presas durante os confrontos que ocorreram na fronteira do Kosovo com a Sérvia. Os incidentes tiveram iní-cio quando as autoridades kosovares tentaram dis-persar centenas de mani-festantes que queriam blo-quear dois postos frontei-riços para impedir a entra-da de mercadorias do país vizinho. A polícia teve mes-mo de usar gás lacrimogé-neo e canhões de água.

KOSOVO

Manifestantes tentaram bloquear postos fronteiriços

EPA

Page 6: ACTUALIDADE Trabalho voluntário já devolveu sorriso a mais ... · IPO/PORTO Ministro inaugura hoje a nova clínica O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugura ... emprego cujos

2ª Feira · 16 de Janeiro de 201206 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

Quim Ewerton Elderson Douglão Mossoró (L. Alberto, 68’) Leandro Salino Custódio Hugo Viana Hélder Barbosa (Carlão, 80’) Lima (P. César, 87’ ) Alan Técnico: Leonardo Jardim

Rui Patrício Rodríguez Onyewu Evaldo João Pereira Insúa (Carrillo, 54’) Schaars Matías Fernández Elias (A. Martins, 72’) Diego Capel Seba Ribas (Bojinov, 68’) Técnico: Domingos Paciência

Disciplina: Amarelos: Elias (29’), Rodríguez (36’), Ínsua (50’), H. Viana (52’), P. César (90’) Golos: Barbosa (51’), Lima (64’) e Carrillo (74’)

SP. BRAGA 2 - 1 SPORTINGEstádio Axa, em Braga

Árbitro: João Capela (Lisboa)

Num jogo cheio de mo-tivos de interesse e equi-

líbrio na ‘Pedreira’, ganhou a equipa mais sólida e eficaz na 2ª parte, o Sp. Braga, que vence, para já, a luta pelo 3º lu-gar do campeonato e pratica-mente afasta o Sporting da lu-ta pelo título – os leões ficam a 11 pontos do líder, Benfica.

O jogo tinha tudo para ser entusiasmante: o empate pon-tual, a luta pelo 3º lugar, o de-sejo de ambas as equipas de lutarem pelo título. No primei-ro regresso de Domingos à “casa” onde mais sucesso teve como treinador (João Pe-

LIGA Sp. Braga bateu Sporting na ‘Pedreira’, isola-se no 3.º lugar e deixa leões a 11 pontos da liderança

Minho só deu vermelho

Barbosa e Lima colocaram minhotos em vantagem na 2.ª parte num jogo de emoções fortes.

JOÃO TOMÉ [email protected]

ESTELA SILVA/LUSA

reira e Rodríguez também vol-taram a Braga), o Sporting foi o 11 com mais alterações à equipa habitual, até porque vinha de três empates segui-dos. Domingos optou pelo re-gresso de Rodríguez à defesa, Matías (o chileno foi dos melhores) no lugar de Carri-llo e o estreante uruguaio Ri-bas, como único avançado.

Do lado dos minhotos (que vinham de três vitórias segui-das), Leonardo Jardim apos-tou na equipa habitual e deu--se bem. Na primeira parte reinou o equilíbrio, com pou-cas oportunidades de golo,

embora as poucas fossem de Hugo Viana, Mossoró e Insúa.

A 2ª parte trouxe mais emoção e os desejados golos. Primeiro foi Matías, numa jogada genial, a atirar ao pos-te de Quim; na resposta os minhotos marcaram por Bar-bosa, sozinho na área, após centro de Lima e falha da de-fesa leonina. O Sporting não conseguiu reagir e o Sp. Bra-ga fez o 2º de contra-ataque, por Lima. Os leões ainda re-duziram, por Carrillo, a apro-veitar falha incrível de Quim, mas não conseguiram empa-tar. O 3º lugar fica no Minho.

Minhotos foram mais eficazes na 2.ª parte e bateram o Sporting, após a derrota em Alvalade para a Taça

Diego Armando Ma-radona teve a alegria

de ver o seu Al Wasl a ven-cer pela 1ª vez em 50 dias, e um susto ao ter sido inter-nado de urgência no Dubai, devido a uma cólica renal, informou o seu clube. Os problemas com pedras nos rins vão obrigar o astro argentino a ser operado. Maradona queixou-se de fortes dores abdominais e hoje já deverá ter alta, depois da operação.

SAÚDE

Maradona operado por pedras nos rins

Stephane Peterhan-sel venceu o Rali Da-

kar 2012 em carros, atingin-do a 10ª vitória na compe-tição, enquanto Carlos Sou-sa foi o melhor luso com o 7º posto e Ricardo Leal dos Santos o 8.º. Nas mo-tos Cyril Despres foi o ven-cedor e Hélder Rodrigues repetiu a classificação de 2011, com o 3º lugar. Ruben Faria foi 12º e Paulo Gonçal-ves 26º graças à falta de so-lidariedade de Despres.

RALI DAKAR

Rodrigues volta a terminar no pódio do Dakar

«Entrámos mal no jogo (...) tivemos de improvisar porque havia falta de opções» DOMINGOS PACIÊNCIA TREINADOR DO SPORTING

‘Ibra’ não conseguiu marcar frente à antiga equipa no dérbi

EPA

Inter volta a ter esperança com vitória sobre o Milan

O dérbi de Milão teve o condão de fazer

renascer a esperança do In-ter voltar a discutir o títu-lo. Num jogo de poucas oportunidades, valeu o go-lo de Milito, já na 2ª parte que deixa o Inter (que é 5º da Serie A) a seis pontos do líder, Juve e cinco do Milan.

Em Espanha, o Barça teve de suar muito para ven-cer o Bétis em Camp Nou. A equipa de Sevilha desper-diçou oportunidades, sofreu dois golos, conseguiu empa-tar (tornando-se a 1ª a mar-car na Liga em Camp Nou) mas acabou por perder (4--2) quando já jogava com 10, graças a Alexis e Messi

LIGAS ESTRANGEIRAS

(bisou). O Barça continua a cin-co pontos do Real. Falcao bisou na vitória do At. Madrid sobre o Villarreal.

Em Inglaterra, o United venceu o Bolton e igualou o City, que só joga hoje. O Arse-nal perdeu com o Swansea e deixou fugir o Chelsea (4º).

LIGAS PORTUGUESAS

Total Casa Fora CLUBE P J V E D GM GS J V E D GM GS J V E D GM GS 1 Benfica 39 15 12 3 0 38 12 8 8 0 0 25 7 7 4 3 0 13 5 2 FC Porto 37 15 11 4 0 34 8 8 7 1 0 23 5 7 4 3 0 11 3 3 Sp Braga 31 15 9 4 2 28 14 7 6 1 0 18 5 8 3 3 2 10 9 4 Sporting 28 15 8 4 3 27 14 7 4 2 1 16 6 8 4 2 2 11 8 5 Marítimo 26 15 7 5 3 21 18 7 5 1 1 10 6 8 2 4 2 11 12 6 V. Guimarães 20 15 6 2 7 21 16 8 3 2 3 8 8 7 3 0 4 13 8 7 Académica 18 15 5 3 7 18 20 8 3 2 3 10 7 7 2 1 4 8 13 8 Olhanense 17 15 4 5 6 17 20 8 3 2 3 11 12 7 1 3 3 6 8 9 Nacional 16 15 4 4 7 14 26 8 3 3 2 10 12 7 1 1 5 4 14 10 Beira-Mar 16 15 4 4 7 13 12 7 1 2 4 4 7 8 3 2 3 9 5 11 Gil Vicente 16 15 3 7 5 13 23 7 2 4 1 7 7 8 1 3 4 6 16 12 Feirense 15 15 3 6 6 11 20 8 2 5 1 6 5 7 1 1 5 5 15 13 V. Setúbal 14 15 3 5 7 11 24 7 3 3 1 7 5 8 0 2 6 4 19 14 Rio Ave 14 15 4 2 9 13 21 7 4 1 2 9 5 8 0 1 7 4 16 15 U. Leiria 13 15 4 1 10 16 29 7 3 0 4 8 14 8 1 1 6 8 15 16 P. Ferreira 9 15 2 3 10 14 32 8 2 2 4 10 16 7 0 1 6 4 16 NOTA: Desempates feitos segundo os critérios finais da Liga e não só pela diferença de golos

CLASSIFICAÇÃO LIGA CLASSIFICAÇÃO LIGA II

Total

CLUBE P J V E D GM GS

1 Estoril Praia 29 15 8 5 2 18 9

2 Moreirense 27 15 8 3 4 25 17

3 Desp. Aves 26 15 7 5 3 22 15

4 Leixões 24 15 7 3 5 21 17

5 Atlético CP 23 14 6 5 3 16 13

6 Naval 21 15 5 6 4 16 16

7 Penafiel 20 15 5 5 5 19 19

8 Oliveirense 20 14 5 5 4 20 18

9 Sp. Covilhã 19 15 5 4 6 9 12

10 Santa Clara 19 15 5 4 6 17 19

11 Arouca 17 15 3 8 4 15 17

12 Trofense 16 15 4 4 7 15 23

13 U. Madeira 16 15 4 4 7 15 20

14 Belenenses 15 15 3 6 6 13 17

15 Freamunde 15 15 3 6 6 17 19

16 Portimonense 12 15 3 3 9 15 22

RESULTADOS 15.ª JORNADA

P. FERREIRA 1-1 MARÍTIMO

FEIRENSE 0-0 GIL VICENTE

BENFICA 4-1 V. SETÚBAL

FC PORTO 2-0 RIO AVE

NACIONAL 2-2 U. LEIRIA

OLHANENSE 2-1 BEIRA-MAR

ACADÉMICA 0-2 V. GUIMARÃES

SP BRAGA 2-1 SPORTING

16.ª JORNADA

ACADÉMICA 20/01 U. LEIRIA

BEIRA-MAR 21/01 MARÍTIMO

P. FERREIRA 22/01 V. SETÚBAL

NACIONAL 22/01 FEIRENSE

SP BRAGA 22/01 RIO AVE

FC PORTO 22/01 V. GUIMARÃES

BENFICA 22/01 GIL VICENTE

OLHANENSE 23/01 SPORTING

RESULTADOS 15.ª JORNADA

AROUCA 1-4 ESTORIL PRAIA

PORTIMONENSE 1-2 U. MADEIRA

SANTA CLARA 2-2 NAVAL

SP. COVILHÃ 1-2 MOREIRENSE

LEIXÕES 0-0 BELENENSES

DESP. AVES 3-1 TROFENSE

PENAFIEL 1-0 FREAMUNDE

ATLÉTICO CP 15H OLIVEIRENSE

16.ª JORNADA

ATLÉTICO CP 21/01 BELENENSES

SP. COVILHÃ 22/01 ESTORIL PRAIA

AROUCA 22/01 SANTA CLARA

FREAMUNDE 22/01 OLIVEIRENSE

DESP. AVES 22/01 U. MADEIRA

PENAFIEL 22/01 TROFENSE

LEIXÕES 22/01 NAVAL

PORTIMONENSE 23/01 MOREIRENSE

9 golos Babá MARÍTIMO 8 golos Edgar Silva V. GUIMARÃES 8 golos Lima SP. BRAGA 7 golos Wolfswinkel SPORTING

9 golos Cardozo BENFICA

MELHORES GOLEADORES

Page 7: ACTUALIDADE Trabalho voluntário já devolveu sorriso a mais ... · IPO/PORTO Ministro inaugura hoje a nova clínica O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugura ... emprego cujos

2ª Feira · 16 de Janeiro de 2012 · 07

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptArte & Lazer

Sete edições digitaisBest Youth, Biancard, Chullage, Kumpania Al-

gazarra, Lovers & Lollypops, Lucas Bora-Bora e Minta & The Brook Trout são as novas apostas da Optimus Discos. Esta recente série de edições digitais revela novos artistas e apresenta aventuras edito-

OPTIMUS DISCOS

riais de outros que já conhe-cemos há algum tempo. Este conjunto de sete edições, disponíveis para download em optimusdiscos.com revela a variedade e o compromisso que fundou esta plataforma: promover a cativante pro-dução da pop portuguesa.

Novo CD/livro traz ‘Buoa Isperansa’

Os Trabalhadores do Comércio apresentam

esta quinta-feira, no El Corte Inglés Gaia Porto, o seu novo CD/Livro Das Turmentas Hà Buoa Isperansa, obra que reflecte dois tempos: passado e futuro. O passado, descrito no livro, está recheado de epi-sódios do boom do rock feito em Portugal, de 1979 a 1990, e é ilustrado por centenas de fotografias de concertos e do-cumentos da época. O futuro surge num CD com 12 canções originais - nove inéditos e três surpreendentes versões de temas de discos anteriores.

TRABALHADORES DO COMÉRCIO

Obra reflecte dois tempos, passado e futuro

TIAGO SOUSA DIAS/CM

Para não fugir à tradição, Janeiro é o mês de valter

hugo mãe nas Quintas de Lei-tura, ciclo poético promovido pela Câmara do Porto, através da Fundação Ciência e Desen-volvimento. Das oito partici-pações do poeta, sete delas, consecutivas, aconteceram em Janeiro.

No próximo dia 26 de Janei-ro, o auditório do Teatro Cam-po Alegre (TCA) vai ouvir e ver os textos e fotografias de valter Noites no TCA com a presença do poeta são sinónimo de casa cheia

TEATRO CAMPO ALEGRE Poeta escreveu textos de propósito para este espectáculo no Porto

Caxinas em versão hardcore valter hugo mãe volta às Quintas de Leitura. Desta vez, os textos e as fotos são sobre as Caxinas.

DR

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

hugo mãe sobre as Caxinas, porto piscatório onde habita, em Vila do Conde.

Na sessão intitulada Caxi-nas Hardcore – a sequela, o poe-ta convidado fará leituras na companhia de Isaque Ferreira, João Rios e Ana Zanatti. Have-rá ainda a leitura de textos inéditos, escritos de raiz para este espectáculo.

A sessão abre com Luís Guerra, recentemente consi-derado pela revista Dance Eu-rope como um dos melhores bailarinos do mundo. Inspira-do na obra e no perfil do poeta, Luís Guerra apresentará o so-lo A primeira dança de Urizen.

A noite fecha com um con-certo dos Peixe: Avião, uma das bandas preferidas de valter hu-go mãe. Os bilhetes para esta Quinta de Leitura, agendada para as 22h00, custam 11 euros.

A banda sonora do filme dos Marretas tem 20 temas

T-Pain lança ‘Revolver’

Lily Allen, Lil Wayne, Wiz Khalifa, Pitbull,

Chris Brown, Ne-Yo e R. Kelly são alguns dos nomes que colaboram em Revol-ver. O novo trabalho de T-Pain chega hoje às lojas, com 14 temas, aos quais se juntam três extras nas edições deluxe. O novo sin-gle 5 O’Clock’ já foi nº 1 do i-Tunes no Reino Unido e conta com a participação de Lily Allen e Wiz Khalifa.

ÁLBUM

Zaz tem novo disco ao vivo

Sans Tsu Tsou - Live Tour é o mais recen-

te CD+DVD, lançado por Zaz, a cantora francesa, conhecida pela sua podero-sa voz. Em 2010 editou o álbum homónimo, que tornou famoso o single Je Veux. Conheça agora 16 temas, que misturam um estilo jazz com a variedade francesa e a soul. A tudo is-to, junta-se um DVD bónus.

MÚSICA FRANCESA

CD POR PATRÍCIA NAVES

Oh Fortune Dan Mangan City Slang/ Popstock

Cantautor de Vancouver, Dan Mangan volta ao segundo disco com Oh For-tune, e consegue a proeza de repetir um folk badalado mas não óbvio nem repeti-tivo, melancólico, mas tudo menos aborrecido. Mangan, que reza a história cresceu a devorar a colecção de dis-cos dos seus pais, em espe-cial a discografia de Nick Drake e Beatles, editou em 2009 Nice, Nice, Very Nice com direito a nomeação para o Polaris e eleição, por parte do iTunes, de melhor disco singer songwriter desse mesmo ano. Exímio contador de histórias, está de volta com Oh, Fortune com produção de Colin Stewart (Black Mountain, Cave Singers), e arranjos a cargo de Eyvind Kang (Bill Frisell, Beck, Mike Patton).

Player Piano

Memory Tapes Republic of Music/Popstock

Player Piano é o segundo registo dos Memory Tapes, de Davye Hawke (ex-Weird Tapes e Memory Cassette). Depois do bem rece-bido primeiro disco (Seek Magic, 2009) e de remisturas, volta um bom equilíbrio de dream-pop, rock e até r’n’b.

America Give Up Howler Popstock

Álbum de estreia com grande hype dos jovens de Minneapolis, com referências óbvias a grupos como os Strokes, Drums ou até Lloyd Cole e, por isso, uns sapatos difíceis de ‘encher’. Told you Once é o single.

Future This

Big Pink Popstock

Com A Brief History of Love, editado em 2009, colocaram--se no mapa das novas ban-das a prestar atenção. Future This é uma sequela, para o bem e para o mal: repete a fórmula de sucesso, mas não inova particularmente.

Selected Ambient Works 85-92 + Classics Aphex Twin Essential – R&S Records/Popstock

Richard David James, ou o visionário Aphex Twin, vê agora os seus primeiros trabalhos serem reeditados via R&S. Selected Ambient Works 85-92 e Classics.

Os Marretas em músicas

Em Fevereiro chega a Portugal o aguarda-

do filme dos Marretas. Pa-ra evitar que o seu teatro seja demolido, os persona-gens organizam uma Gran-de Gala e angariam 10 milhões de dólares. Mas en-quanto não vem a longa- -metragem, divirta-se com The Muppets, a banda so-nora. São 20 temas que re-lembram personagens co-mo Miss Piggy ou o Cocas.

BANDA SONORA

DR

O Fado tem biografias?

Em 1994, a EMI reu-niu os fadistas mais

diversos em Biografia do Fado, que vendeu até hoje mais de 120 mil álbuns duplos. Deu-se sequência ao primeiro disco com a Biografia do Fado de Coim-bra (2001), com A Nova Biografia do Fado (2002) e com A Biografia da Gui-tarra (2005).

Chegou a altura de ou-vir, lado a lado, todos os grandes mestres do passa-do e os nossos contem-porâneos que resistem à comparação. Assim, está nas lojas uma caixa que reúne os quatro volumes que, com excepção da Nova Biografia do Fado – cujo alinhamento foi revis-to e actualizado – mantêm os alinhamentos originais.

COMPILAÇÃO

Page 8: ACTUALIDADE Trabalho voluntário já devolveu sorriso a mais ... · IPO/PORTO Ministro inaugura hoje a nova clínica O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugura ... emprego cujos

2ª Feira · 16 de Janeiro de 201208 ·

Leitor

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Pro-priedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accio-nistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Ma-rina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Vala-das Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colu-nistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: André Nacho; Projecto Gráfico: Car-les Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Alves; De-partamento Criativo: Joana Túlio, Rui Gonçal-ves; Marketing: Luís Rebola (Director), Alexan-dra Cayolla (Gestora de Produto), Marta Seruya (assistente) ([email protected]); Passatem-pos/Eventos: Ana Barbado, Marta Tavares; Ad-ministração/Redacção/Publicidade: Arruamen-to D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 28; Departamento Comercial: DIRECTOR COMER-CIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Adriana Mace-do, Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tava-res, Raquel Pinto; DIRECTOS: Luís Filipe (Coor-denador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 26/E- -mail: [email protected]; DEPARTAMEN-TO ON LINE: Raquel Pinto; Porto: Tiago Me-deiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinhei-ro; DIRECTOS: Vitor Machado; Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distri-buição: José Magalhães; Periodicidade: Diá-ria; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Na-cional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Delegação Por-to: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau,

N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres). Se tiver uma história, envie para [email protected].

O QUE ACONTECE EM WWW.DESTAK.PT

CARTAS DO LEITOR

Pedro Passos Coelho Tive a oportunidade de ler uma entrevista do Sr. Passos Coelho e gostei da forma sincera como expôs os seus pontos. Afirmou que este governo não consegue mudar a administração instala-da num dia, mas que vão no bom caminho! É uma verdade absoluta. É verdade que por vezes se podem enganar nas escolhas que fazem, mas têm tentado ao máximo que isso aconteça, optando por uma polí-tica de transparência absoluta, facto visível e real. Algo que me capacitou de que este é, real-mente, um bom líder e cada vez mais capaz foi a afirmação de que este governo não se tinha preocupado em nomear os seus amigos para cargos. É verdade e também visível. Todos os ele-mentos do Governo são um nú-cleo de pessoas capazes e em-penhadas a mudar o destino de Portugal, impedindo que seja mais uma cidade europeia a cair na desgraça da economia inter-nacional. Obrigado pelo bom trabalho isento até ao momento.

Francisco Gonçalves VIA E-MAIL

Eu quero lá saber...

Eu quero lá saber se o Sr. Soares dos Santos transferiu a Socieda-de Francisco Manuel dos Santos

(que tem 56% da Jerónimo Martins) para a Holanda, para a China ou para o “Cu-de-Judas”!

Eu quero lá saber se o Sr. Soares dos Santos, respeitando as regras que lhe são colocadas à disposição, vai acumular mais riqueza [...]! Desde que o empre-sário em causa continue a pagar aos seus colaboradores salários acima de média, a gratificá-los, anualmente, tendo por base os lucros do Grupo e a criar mais empregos numa linha de apa-rente sustentabilidade... o em-presário só faz bem em ir atrás da razão da sua existência.

Será justo criticar-se com tanta insistência Soares dos San-tos e, por outro lado, deixar-se branquear, candidamente, as políticas de outros gestores, es-tes da coisa pública, que se tem limitado [...] apenas e só a empobrecer este País?

Boicotar os produtos Pingo Doce, caro João Almeida (vice- -presidente da bancada do CDS)? Então e os desemprega-

dos que isso poderia originar? “Peanuts”, não era Senhor De-putado? Seria bom que Vossa Excelência (e outros críticos do empresário) explicasse aos por-tugueses qual é a fórmula que usa na gestão das suas empre-sas e já agora dissesse, também, quantos postos de trabalho é que já criou e espera vir a criar em Portugal!

Quem dera a todos nós que existissem 20 ou 30 Soares dos Santos, mais outros tantos Bel-miros de Azevedos e que cada um deles transferisse a sua sede social para um qualquer sítio [...]! Era sinal de investimento, de emprego, de desenvolvimento e de futuro... ao invés de outros quejandos para quem esse mes-mo investimento, criação de emprego, desenvolvimento e futuro não vai além do mamar constante na infindável teta do erário público (mesmo em tem-pos de asfixia social). Enfim...

António Carvalho GOUVEIA

BRAGA

AMANHÃ 1º MÍNIMA

12º MÁXIMA

HOJE -2º MÍNIMA

10º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 1º MÍNIMA

10º MÁXIMA

AMANHÃ 2º MÍNIMA

14º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 3º MÍNIMA

10º MÁXIMA

AMANHÃ 5º MÍNIMA

13º MÁXIMA

FARO

HOJE 6º MÍNIMA

12º MÁXIMA

AMANHÃ 8º MÍNIMA

15º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 7º MÍNIMA

12º MÁXIMA

AMANHÃ 6º MÍNIMA

14º MÁXIMA

PORTO

HOJE 1º MÍNIMA

11º MÁXIMA

AMANHÃ 4º MÍNIMA

14º MÁXIMA

TEMPO

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE**

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

lin

ha, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os n

úmer

os d

e 1 a

9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. Deitar baba. Trata de. 2. Grande leque usado nas cerimónias eclesiásticas. Pref. que exprime a ideia de aquém de, deste lado de. 3. Grosa (abrev.). Diz-se da arte, princi-palmente da pintura natural, ingénua, sem artifícios. Cento e um (n.r.). 4. Muro de pedra, cal e areia. Perfume. 5. Assentimento. Pessoa que cumpre ordens automaticamente (fig.). 6. Mulher canonizada. Unidade monetária de El Salvador e da Costa Rica. 7. Instrumento provido de puas para cardar. Mastiga e engole. 8. Catita. Instrumento de sopro, com ou sem pistões, de som estridente. 9. Terceira vogal (pl.). Flecha. Caminhava. 10. Mulher que cria criança alheia. Unidade de medida de capacidade eléc-trica. 11. Rasga. Temporada Verticais: 1. Nome da letra B. Parte mais larga e carnuda da perna das reses (pl.). Ligar. 2. Dificuldade ou impossibilidade glótica de pronunciar as letras g, k e x. 3. Perfurar a rocha com a barrena. Antes do meio-dia (abrev.). 4. Outra coisa (ant.). Endentação. 5. Unidade monetária da África do Sul e da Namí-bia. Anno Domini (abrev.). Nome da letra F. 6. Vassourar o forno, depois de aquecido. Peça em que se descreve e regista o que se passa em qualquer sessão. 7. Tomba. Língua falada outrora ao sul do Loire. Mau dançador (reg.). 8. Espécie de veado do Paraná. Aprovado (abrev.). 9. Instituto Camões (abrev.). Magoado. 10. Divisão de uma coisa em duas, e assim sucessiva-mente. 11. Empunhar. E não. Sódio (s.q.)

CRUZADAS Horizontais: 1. Babar, Cuida. 2. Alara,

Cis. 3. Gr, Naif, CI. 4. Parede, Odor. 5. Ámen, Robot. 6. Santa, Colon. 7. Carda,

Come. 8. Liró, Clarim. 9. Is, Seta, Ia. 10. Ama, Farad. 11. Rompe, Época

Verticais: 1. Bê, Pás, Liar. 2. Gamacismo. 3. Barrenar, Am. 4. Al, Entrós. 5. Rand,

AD, Efe. 6. Raer, Acta. 7. Cai, Oc, Laré. 8. Foboca, Ap. 9. IC, Dolorido. 10. Dicoto-

mia. 11. Asir, Nem, Na

SOLUÇÕES

SUDOKU

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

Fragmentos da sonda Phobos-Grunt caíram no Pacífico. Fragmentos da sonda espacial russa Phobos-Grunt caíram nas águas do Oceano Pacífico, anunciou o comando das Tropas Espaciais da Rússia. Saiba tudo sobre o que se passa em Portugal e no mundo, todos os dias em www.destak.pt!

NOVOS CONTACTOS

O Destak mudou de instalações, a nova morada é Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, n.º 3 – 1549-023 Lisboa. O contacto Geral é 214 169 210. Para contactar o Departamento Comercial, ligue: ANA SILVEIRA – tel.: 210 494 134 e JOANA SANTANA – tel.: 210 494 136 (Coordenadoras de Agências) LUÍS FILIPE – tel.: 210 494 214 (Coordenador de Directos).

EPA

Page 9: ACTUALIDADE Trabalho voluntário já devolveu sorriso a mais ... · IPO/PORTO Ministro inaugura hoje a nova clínica O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugura ... emprego cujos

2ª Feira · 16 de Janeiro de 2012 · 09

Emprego & FormaçãoCaderno Especial

Os trabalhadores portugue-ses classificaram o desempe-

nho dos seus chefes com uma nota de 6,1 numa escala de zero a dez, um valor positivo, mas abaixo da média europeia (6,4), revela um inquérito levado a cabo pela Kelly Services. De salientar que somente 39% afir-mam que os superiores hierárqui-cos estão a fazer um bom trabalho preparando-os para o sucesso futu-ro, 42% dizem não estar a ser bem preparados e 19% estão indecisos.

O estudo Kelly Global Workfor-ce Index, que obteve a opinião de cer-ca de 97 mil pessoas em 30 países, incluindo quase nove mil em Portu-gal, acrescenta que quase metade dos portugueses (48%) recomenda-riam o seu actual empregador, abaixo da média de 56% do total. As razões mais apontadas por aque-les que recomendam foram o ‘am-biente de trabalho’ (38%), a ‘lideran-ça/gestão’ (20%), ‘a promoção da progressão/desenvolvimento de car-reira’ (14%) e um ‘trabalho estimu-lante’(11%). O estudo sublinha que 52% dos portugueses descreveu a cultura de liderança da sua organi-zação como ‘delegante’ ou ‘democrá-tica’, enquanto 29% a descreveram como ‘autoritária’ ou ‘opressiva’.

Para o Director-Geral da Kelly, Afonso Carvalho, «os pontos de vis-ta dos trabalhadores dão às organi-zações um sinal claro de como as pessoas se sentem, são geridas e de quanto gostariam de contribuir pa-ra o sucesso dos seus empregado-res. Em última instância, são variá-veis críticas que contribuem para a atracção e retenção de talentos.»

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

PREFERÊNCIA PELAS ARTES E ACTIVIDADES CULTURAIS Aproximadamente 88% dos uni-versitários portugueses partici-pam em actividades extracur-riculares e destes 64% têm pre-ferência pelas actividades artísti-cas e culturais, um valor que se encontra acima da média da comunidade estudantil ibero- -americana e que coloca Portugal na liderança desta tendência, revela um estudo da Universia. CATÓLICA E NOVA ENTRE AS MELHORES DA EUROPA O Financial Times coloca as Uni-versidades Católica e a Nova de Lisboa entre as 40 melhores no ranking europeu de escolas de Economia e Gestão. Ambas as instituições subiram, face ao ano passado, sendo que a Nova de Lisboa foi a que registou a maior subida (+34 posições), enquanto a Católica escalou 29 lugares. REVISTA DE BUSINESS INTELLIGENCE EM ANGOLA A empresa angolana Media Ru-mo lançou recentemente a sua marca de informação com uma vertente multimédia. O projecto editorial é constituído por uma revista, um site e uma aplicação para tablets. A revista de econo-mia e finanças chegará às bancas de Angola e ficará disponível, simultaneamente, em Portugal. GESTÃO FINANCEIRA PARA NÃO FINANCEIROS O Instituto Português de Estudos Fiscais Internacionais organiza amanhã um workshop de Gestão Financeira para Não Financeiros com a duração de 8 horas no Hotel Sana Metropolitan. A formação ajuda a conhecer os princípios da Gestão e a analisar riscos e demonstrações financeiras.

NOTÍCIAS

Chefias bem vistasKELLY SERVICES

Pouco reconhecimentoCerca de um terço dos colaborado-res (34%) dizem que o seu traba- lho é reconhecido e recompensado, uma percentagem muito baixa quan-do comparada com a média europeia de 47% que posicionou Portugal no penúltimo lugar dos 30 países que

participaram no estudo da Kelly Servi-ces. Entre os que se dizem recompen-sados, 69% justificam dizendo que «as competências são reconhecidas pela chefia», 19% recebem bónus ou incentivos e 9% são reconheci-dos através de programas formais.

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

Formar mais, mas recrutar ainda menos A Fórmula do Talento – Ges-tão de Recursos Humanos – realizou um estudo em que concluiu que a maioria das PME portuguesas não tem um responsável especializa-do nos seus Recursos Huma-nos e que entre as áreas em que estas PME querem apos-tar fortemente em 2012, estão a Formação, a Avaliação de Desempenho e a Gestão de Carreiras. Sobre o estudo, Luís Marques, CEO da em-presa com mais de 18 anos de experiência na gestão e for-mação de talentos, afirmou que «não só confirmou aque-la que era a nossa percepção como ultrapassou claramen-te as nossas expectativas, o que nos leva a encarar este projecto com muito optimis-mo». Entre as conclusões do estudo destaque para o facto das PME recorrerem habi-tualmente a apoio externo na área da Gestão da Formação e ao facto de existir uma forte ausência de estudos de Clima Social entre as Peque-nas e Médias Empresas.

PME

123RF

123RF

Page 10: ACTUALIDADE Trabalho voluntário já devolveu sorriso a mais ... · IPO/PORTO Ministro inaugura hoje a nova clínica O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugura ... emprego cujos

2ª Feira · 16 de Janeiro de 201210

Page 11: ACTUALIDADE Trabalho voluntário já devolveu sorriso a mais ... · IPO/PORTO Ministro inaugura hoje a nova clínica O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugura ... emprego cujos

2ª Feira · 16 de Janeiro de 2012 11

Page 12: ACTUALIDADE Trabalho voluntário já devolveu sorriso a mais ... · IPO/PORTO Ministro inaugura hoje a nova clínica O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugura ... emprego cujos

2ª Feira · 16 de Janeiro de 201212

Page 13: ACTUALIDADE Trabalho voluntário já devolveu sorriso a mais ... · IPO/PORTO Ministro inaugura hoje a nova clínica O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugura ... emprego cujos

2ª Feira · 16 de Janeiro de 2012 13

Page 14: ACTUALIDADE Trabalho voluntário já devolveu sorriso a mais ... · IPO/PORTO Ministro inaugura hoje a nova clínica O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugura ... emprego cujos

PUB

Page 15: ACTUALIDADE Trabalho voluntário já devolveu sorriso a mais ... · IPO/PORTO Ministro inaugura hoje a nova clínica O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugura ... emprego cujos

2ª Feira · 16 de Janeiro de 2012 · 15

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptMarcas & Empresas

PRIMARK

Travões de porta originais para dar um toque de cor ao seu lar

DR

Sabe que o ser huma-no produz 0,8 litros de

suor por dia e que em acti-vidades físicas pode pro-duzir 10 litros? Tendo cons-ciência que este problema afecta muitas mulheres, a Nivea alargou a sua gama de sprays com Nivea Deo Fresh Natu-ral Spray, um desodorizan-te que dá uma protecção efi-caz de 48 horas e uma sensação de frescura.

NIVEA

Desodorizante Fresh Natural

Com o aproximar da data do switch-off

final do sinal analógico da TV, a Staples reforçou a oferta de receptores TDT, depois de ter lançado em Abril de 2010 uma linha de descodificadores de sinal TDT compatíveis com TV e PC. Os 3 novos receptores são o Star T300 - USB; o Star T910 - USB; e o Star T1010 - HD.

STAPLES

DR

Novos modelos de receptores

O Esporão acaba de lançar o Reserva Tin-

to 2009 – o clássico Alente-jano feito a partir de castas DOC Aragonês, Trincadei-ra, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet – e o Pri-vate Selection tinto 2008 Garrafeira – feito a pensar na evolução em garrafa, sendo vinificado em peque-nos lagares e seguindo-se um estágio de 30 meses.

ESPORÃO

Vinho com alma e sabor do Alentejo

Mascote do canal Panda ensina-os a saber poupar

O Montepio e o Panda, mascote do canal Pan-

da, ajudam as crianças a poupar. Para isso, e manten-do o papel preponderante na vertente de educação finan-ceira, o Montepio disponibi-liza uma edição comemora-

tiva do seu mealheiro histó-rico, uma réplica do mealhei-ro original com mais de 100 anos, que se assemelha a um pequeno cofre, e cuja chave fica na posse dos balcões Montepio. Para oferecer o mealheiro aos mais novos e ensiná-los a poupar, basta subscrever ou reforçar o(s) produto(s) de poupança e protecção para crianças até aos 12 anos.

MONTEPIODR

Crianças que já sabem poupar

Mantas, almofadas, ve-las e outros artigos

decorativos e acessórios de têxtil-lar são algumas das no-vidades decorativas apresen-tadas recentemente pela Pri-mark e inspiradas em temas bem primaveris. De salientar que o cupcake serviu de ins-piração a uma linha encanta-dora indicada para ambien-tes rústicos e jovens, enquan-to as flores e os motivos náuticos antecipam o tempo quente ainda por vir e as ve-las perfumadas e os dispen-sadores marcam um lugar cativo em todos os ambien-tes e épocas do ano.

Nova gama decorativa

só a casos simples de necessi-dade estética como também a casos de obesidade mórbida.

Esta iniciativa pretende assim divulgar a Acupunctu-ra e Medicina Chinesa e pro-mover a saúde e o bem-estar a quem procura as Clínicas Pedro Choy para emagrecer.

Na iniciativa do ‘Open Day’, os participantes vão ter a oportunidade de fazer um ras-treio no âmbito do emagreci-mento que compreende uma avaliação gratuita, que permi-te descobrir se está dentro do peso saudável e receber reco-mendações de promoção da saúde e bem-estar através da Medicina Chinesa. Para mais informações consulte o site www.clinicaspedrochoy.com ou contacte a clínica por tele-fone (808 20 58 58).

As Clínicas Pedro Choy estão a promover um

‘Open day’ dedicado ao Ema-grecimento e Perda de Gordu-ras Localizadas. Os interessa-dos em conhecer a metodolo-gia poderão fazê-lo de forma gratuita a partir de hoje e até 31 de Janeiro e beneficiam de condições especiais para a marcação da primeira consul-ta de diagnóstico, que inclui a oferta da primeira sessão de tratamento.

O método de emagreci-mento e adelgaçamento do Dr. Pedro Choy adapta-se a cada caso específico, permitindo que seja estabelecida uma me-ta de perda de peso realista, combatendo a celulite ou gor-duras localizadas que persis-tem às dietas mais severas. A metodologia aplica-se não

‘Open Day’ oferece- -lhe a oportunidade

de participar num rastreio no âmbito do

emagrecimento

OPEN DAY Saiba tudo sobre a metodologia das Clínicas Pedro Choy

Objectivo para 2012: emagrecer!123RF

Marca Samsung lança gama de frigoríficos com LCD

A Samsung apresen-tou, no âmbito da CES

2012, as mais recentes inova-ções da sua crescente linha de electrodomésticos inteli-gentes. Desde novas ‘apps’ para os seus frigoríficos com LCD até um forno com níveis de eficiência energética ímpares, as ofertas da Sam-sung para a cozinha estão mais inteligentes do que nun-ca e garantem mais organi-zação e eficiência.

SAMSUNG

Um lar mais inteligente

Illuminate dispõe de sistema de limpeza multifuncional

A Rainbow acaba de lançar no mercado o seu

novo aspirador Illuminate, equipado com um sistema de limpeza multifuncional com três sistemas de filtragem: água, separador e neutraliza-dor e que permite atingir níveis de limpeza eficazes e duradou-ros. A Rainbow garante a aspi-ração de 99,997% das partícu-las que circulam no ar, como pólen e ácaros.

RAINBOWDR

Aspirador põe fim a ácaros

DR

DR

Page 16: ACTUALIDADE Trabalho voluntário já devolveu sorriso a mais ... · IPO/PORTO Ministro inaugura hoje a nova clínica O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugura ... emprego cujos

PUB

Page 17: ACTUALIDADE Trabalho voluntário já devolveu sorriso a mais ... · IPO/PORTO Ministro inaugura hoje a nova clínica O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugura ... emprego cujos

2ª Feira · 16 de Janeiro de 2012 · 17

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

Ajuda… Quando olho para tudo o que já escrevi, aperce-bo-me de que a minha é uma escrita “representada”. No seu site li que «está neste momento a escrever para a edi-tora Sete Caminhos a obra

No espaço de dois meses teve oportunidade de tra-

balhar em Espanha e no Brasil. Sente que o talento nacional é cada vez mais apreciado lá fora? Julgo que tanto o mercado es-panhol como o brasileiro, no-meadamente no que concer-ne ao cinema, são, de facto, uma possibilidade para todos nós. No entanto, é difícil en-trar neles. Estas duas expe-riências foram fruto de mui-to trabalho, nomeadamente por parte da minha agente. Tanto no filme espanhol Miel de Naranjas – que fala sobre a ditadura de Franco – como na fita brasileira A Primeira Missa – sobre os Descobrimen-tos – o registo é histórico/épi-co. Agrada-lhe fazer persona-gens de época? A Primeira Missa, rodado no Brasil, não é histórico. Brin-ca, isso sim, com um passado que tem contornos muito pre-sentes na nossa contempora-neidade. O meu Álvares Ca-bral, por exemplo, passa o fil-me todo a beber cerveja e a fumar cigarros. Mas sim, gos-to muito de representar per-sonagens de outras épocas, como aconteceu em Capitães de Abril, da Maria de Medei-ros, e em Sinais de Fogo, de Luís Filipe Rocha. Como foi dar vida a Pedro Álvares Cabral? Trabalhar com uma realiza-dora como a Ana Carolina Torres, uma das mais con-ceituadas do cinema brasi-leiro, foi uma honra. Partici-par da sua loucura criativa é um daqueles bombons que só acontecem muito rara-mente na carreira de um actor. Bem menos mediática é a sua faceta enquanto argumentista. A escrita permitiu-lhe ser um melhor actor?

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

Marcantonio del Carlo Não se agarra ao passado e adora pensar no futuro. Paradoxalmente, já conta no seu currículo com várias personagens históricas. Nos últimos dois meses o actor filmou em Espanha e no Brasil, um privilégio «fruto de muito trabalho», conta-nos o padre António Monforte da novela ‘Remédio Santo’, papel que «podia ter sido mais explorado».

«Não há outro país como Portugal: vivam fora e logo percebem»

JORGE PAULA/CM

‘O EXORCISTA’

BIO exibe retrato da actriz Linda Blair

Esta noite, às 22h20, o canal BIO exibe em exclu-sivo um documentário sobre Linda Blair, actriz que em criança protago-nizou a fita de terror O Exorcista. Linda sofreu o assédio da imprensa, foi vítima de rumores infundados e de ameaças de morte. O documentá-rio inclui imagens inéditas de bastidores do filme.

EUROPEU DE FUTSAL

RTP tem direitos de transmissão A RTP adquiriu os direitos de transmissão do Cam-peonato da Europa de Futsal, a realizar de 31 de Janeiro a 11 de Fevereiro, na Croácia. A selecção portuguesa, vice-campeã da Europa em título, faz a sua estreia a 2 de Feve-reiro, às 20h00, frente ao Azerbaijão. E no dia 5 de Fevereiro, às 13h00, joga com a selecção da Sérvia.

SERVIÇO PÚBLICO

RTP Informação estreia ‘Saúde Oral’ Hoje estreia na RTP Infor-mação o micro-programa de 90 segundos, Saúde Oral, sob orientação de João Caramês, director clínico do Instituto de Implantologia, em Lisboa. O principal objectivo é passar informação clara e acessível.

Desenho animado David Carreira dá voz ao filme de animação ‘Lorax’, com estreia

prevista para 12 de Março.

10 SEGUNDOS

Acção… Corta! Vinte e cinco anos de representação para te-levisão em Portugal. O que nos pode dizer sobre esse projecto? Esse é um velho projecto que já saiu de algumas gavetas. Por ser muito complexo, ain-da tenho que arranjar muita

ajuda para abrir as outras gavetas. Existe alguém inte-ressado? Jardins Proibidos, Filha do Mar, Tudo Por Amor, Saber Amar, Fascínios e Olhos nos Olhos são alguns dos seus trabalhos tele-visivos mais marcantes. Houve algum com um sabor especial? O próximo. Não me agarro ao passado. Adoro pensar no futuro!

Qual foi o maior desafio de interpretar António Monforte da novela Remédio Santo? Adorei interpretar esta per-sonagem que, na minha opi-nião, achei que pudesse ter si-do mais explorada, tendo em conta o grande mediatismo junto do público. Ainda hoje me abordam, na rua, a ques-tionar sobre o porquê da mor-te e explico sempre que isso não passa pelos actores. São decisões dos autores e da produtora. Mas foi um dos projectos da minha carreira que senti ter tido impacto junto do público. Nasceu no Zimbabué, mas viveu em Itália até aos 15 anos. Sente um apelo por África ou nunca mais voltou às suas raízes? E Portugal, que lugar tem no seu coração? Não há outro país como Por-tugal. Vivam uma tempora-da fora e logo percebem. Ape-sar de tudo, continua a ser um jardim à beira-mar plan-tado muito agradável de se vi-ver. Quanto a África, já lá vol-tei e trouxe comigo cheiros e cores que também não exis-tem em mais lado nenhum do mundo.

«‘Remédio Santo’ foi um dos projectos da minha carreira que senti ter tido impacto junto do público»

«Quando olho para tudo o que já escrevi, apercebo-me de que a minha é uma escrita ‘representada’»

Page 18: ACTUALIDADE Trabalho voluntário já devolveu sorriso a mais ... · IPO/PORTO Ministro inaugura hoje a nova clínica O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugura ... emprego cujos

PUB

Page 19: ACTUALIDADE Trabalho voluntário já devolveu sorriso a mais ... · IPO/PORTO Ministro inaugura hoje a nova clínica O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugura ... emprego cujos

Fama & TV · www.Destak.pt · 192ª Feira · 16 de Janeiro de 2012

Primeira-dama dos EUA participa num programa

Michelle Obama, a primeira-dama norte-

-americana, foi a convidada especial do programa iCar-ly, emitido pelo canal infan-to-juvenil Nickelodeon, on-de mais uma vez mostrou os seus dotes de dança. Fo-ra do pequeno ecrã, Miran-da Cosgrove, que interpre-ta o papel principal, con-fessou que apesar da senho-ra Obama ser uma pessoa acessível, não conseguiu deixar de se sentir intimi-dada. «Faço o programa há algum tempo e normalmen-te não fico nervosa, mas desta vez fiquei», disse.

TELEVISÃOSRDJAN SUKI/EPA

Michelle Obama no Nickelodeon

CARNEIRO 21MAR/20ABR Ligue já! 760 10 77 31

Amor: Uma paixão actual poderá acabar com o passar do tempo. Saúde: Cuidado com a auto-medica-ção. Faça uma alimentação saudável. Dinheiro: Dê um passo de cada vez.

TOURO 21ABR/20MAI Ligue já! 760 10 77 32

Amor: Momentos de harmonia familiar e sentimental. Saúde: Gozará de grande vitalidade. Dinheiro: Época favorável ao investi-mento em novos negócios.

GÉMEOS 21MAI/20JUN Ligue já! 760 10 77 33

Amor: Surgirão óptimas oportunida-des para o compromisso. Saúde: Momento favorável. Dinheiro: Avizinham-se boas perspec-tivas a nível profissional. Esteja atento.

CARANGUEJO 21JUN/20JUL Ligue já! 760 10 77 34

Amor: Olhe tudo com amor, assim a vida será uma festa! Saúde: Cuidado com a alimentação. Dinheiro: Não confie demasiado nos outros ou poderá sofrer enganos.

LEÃO 21JUL/22AGO Ligue já! 760 10 77 35

Amor: Momento em que encontrará um clima de equilíbrio nas relações. Saúde: Tenha pensamentos positivos. Dinheiro: Aposte na projecção profis-sional e poderá alcançar os objectivos.

VIRGEM 23AGO/22SET Ligue já! 760 10 77 36

Amor: Não se deixe levar por pensamentos negativos. Saúde: Cuide da sua imagem. Dinheiro: Poderá, em breve, ver os seus objectivos alcançados.

BALANÇA 23SET/22OUT Ligue já! 760 10 77 37

Amor: Não dê atenção a quem não merece. Saúde: Atravessa um período regular. Dinheiro: Não seja demasiado autoconfiante neste domínio.

ESCORPIÃO 23OUT/21NOV Ligue já! 760 10 77 38

Amor: Afaste-se da rotina com a pessoa amada. Saúde: Fase de fadiga excessiva. Dinheiro: Não se esforce de forma exagerada na sua actividade laboral.

SAGITÁRIO 22NOV/21DEZ Ligue já! 760 10 77 39

Amor: Dedique mais tempo à família e à pessoa amada. Saúde: Vigie a tensão arterial. Dinheiro: Pare com despesas desnecessárias e não planeadas.

CAPRICÓRNIO 22DEZ/20JAN Ligue já! 760 10 77 40

Amor: Cuidado com os amores que só causam sofrimento. Pense mais em si. Saúde: Vigie o aparelho digestivo. Dinheiro: Dúvidas profissionais pode-rão conduzi-lo a ser contido nos gastos.

AQUÁRIO 21JAN/19FEV Ligue já! 760 10 77 41

Amor: Mudanças bruscas de humor poderão causar conflitos. Saúde: Poderá ter dores musculares. Dinheiro: Período favorável no que concerne à sua situação laboral.

PEIXES 20FEV/20MAR Ligue já! 760 10 77 42

Amor: Não tenha atitudes infantis relacionadas com ciúmes. Saúde: Sem preocupações nesta área. Dinheiro: Siga os conselhos de peritos antes de iniciar algum negócio.

www.mariahelena.tv [email protected] TEL.: (+351) 21 318 25 99

HORÓSCOPO MARIA HELENA MARTINS

imediatamente qualquer coi-sa como «não se preocupe, tratamos disso já hoje», e os dois terão combinado falar mais «longe das câmaras».

Angelina Jolie é uma das actrizes norte-americanas mais bem pagas do momen-to, enquanto Almodóvar tem já uma vasta e premiada carreira que inclui filmes como Ata-me e Fala com Ela

Recentemente, o espanhol terá apelidado Jolie de ‘Car-men Maura dos Estados Uni-dos’, referindo-se a uma das suas actrizes espanholas pre-feridas.

O filme que marca a estreia atrás das câmaras de Angelina

foi apresentado recentemente. In the Land of Blood and Honey, rodado em bósnio e sérvio e ontem candidato a melhor filme estrangeiro nos Globos de Ouro, desenrola-se no seio do conflito dos Balcãs entre 1992 e 1995 envolvendo a Bósnia, a Sérvia e a Croácia e conta a história de um sérvio que se apaixona por uma muçulmana em plena guerra.

A participação de uma das mulheres mais co-

tadas e cobiçadas de Hol-lywood num filme do es-panhol Pedro Almodóvar po-de estar para breve. Pelo me-nos, a afiançar pela vontade expressa da mulher de Brad Pitt, que num Seminário nos Estados Unidos, este fim de semana, desafiou Almodóvar a contratá-la.

O encontro deu-se num evento que juntou no sábado, no Teatro Egípcio de Hol-lywood os directores dos fil-mes candidatos a melhor fil-me estrangeiro nos Globo de Ouro, num debate aberto so-bre os prémios e nomeações, que antecedeu a gala de ontem.

Angelina defendia a sua estreia em realização no ci-nema, com o filme In the Land of Blood and Honey, so-bre as mulheres na guerra da Bósnia; e Almodóvar o seu phsyco-thriller A Pele Onde Eu Vivo.

A dado ponto, Jolie terá dasabafado directamente e em público com o conceitua-do realizador espanhol, quan-to ao porquê de nunca ter tra-balhado com ele: «Porque ele nunca me deu emprego», brincou. Almodóvar retorquiu

HOLLYWOOD Mulher de Brad Pitt desafiou o espanhol num Seminário

Jolie quer trabalhar com Almodóvar

Filme de Jolie sobre o conflito bósnio

Encontro deu-se num evento dos Globos de Ouro para candidatos a Melhor Realizador Estrangeiro.

PATRÍCIA NAVES [email protected]

DR

A actriz terá mostrado a Almodóvar vontade de participar num filme

MÚSICA

Madonna diz que adora talento e voz de Adele

Madonna também está rendida ao talento da jovem cantora britânica Adele. Em entrevista ao The Mirror, Madonna disse que adora Adele, que a considera «mag-nífica» e que a sua voz é «ina-creditável». «Ela é a que me impressiona mais dos novos artistas.» Recorde-se que em 2011, Adele quebrou o recorde de Madonna ao ficar dez semanas consecutivas na pri-meira posição entre os álbuns mais vendidos no Reino Unido.

CRISTIANO RONALDO

Dolores desdobra-se em cuidados com neto Desde que o pequeno Cristia-no nasceu, há ano e meio, que Dolores Aveiro tem sido incansável. A mãe de CR7 desdobra-se para dar o que o neto precisa e, ao contrário do que tem sido veiculado, a matriarca da família Aveiro não está afastada do neto. «O Ronaldo jamais afastaria

a avó do neto. Ele sabe o quanto o Cristianinho gosta da avó e, no fundo, tem sido ela a desempenhar o papel de mãe da criança», conta uma fonte próxima ao CM.

CLÃ KARDASHIAN

Nova polémica sobre paternidade de Khloe A polémica regressa ao clã Kardashian, desta feita por causa da paternidade de Khloe, a irmã mais nova de Kim. Apesar da família já ter garantido que a notícia não passa de um rumor, Kris Jenner deixou escapar por-menores sobre um romance extra-conjugal. Será este o verdadeiro pai de Khloe?

DIVÓRCIO

Katy quer lutar pela relação com Russell

Russell Brand viajou para Los Angeles para se encon-trar com a mulher Katy Per-ry, pela primeira vez desde a separação, com o objec-tivo de discutir os pormeno-res do divórcio. No entanto, e segundo fontes próximas da cantora, Katy Perry ainda não quer desistir do seu ca-samento de 14 meses com Russell e pretende lutar pela relação. O marido não pare-ce ter a mesma intenção e até alugou carrinhas para proceder às mudanças. Fontes garantem que Russell «apenas quer seguir com a sua vida em frente».

NAS

ESTRELASO’Connor pede ajuda

A cantora voltou ao Twitter para dizer que se tentou

suicidar e pediu ajuda para encontrar um psiquiatra.

Brad Pitt foi aconselhado a ter aulas de represen-

tação depois da audição para ‘Os Acusados’

O TAROT RESPONDE! PENSE NA SUA PERGUNTA! EX: «O AMOR DA MINHA VIDA VAI VOLTAR PARA MIM?» LIGUE 760 10 77 30 (0,60€ iva inc.)

Ainda agora nasceu, mas já é uma estrela,

ou não fosse filha de dois no-mes bem conhecidos do pa-norama musical mundial. Com apenas poucas horas de vida, a filha de Beyoncé e Jay-Z participou no novo single do pai, o rapper nor-te-americano. Glory, assim se chama a canção onde se ouve o choro da bebé Blue Ivy Carter, subiu de imedia-to ao 74º lugar da tabela de canções de R&B e hip hop, por terras do Tio Sam, pro-metendo ser um sucesso.

MÚSICA

Filha de Beyoncé já é uma estrela

Page 20: ACTUALIDADE Trabalho voluntário já devolveu sorriso a mais ... · IPO/PORTO Ministro inaugura hoje a nova clínica O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugura ... emprego cujos

PUB