actualidade austeridade põe em risco segurança no trabalho filetos, como a fada oriana , o ra-paz...

20
Hoje damos todo o destak às crianças! DIA MUNDIAL Época balnear arranca hoje sem a maior parte dos vigilantes ACTUALIDADE PÁGINA 06 Prevenção do Tabagismo pede fim imediato das excepções ao fumo no País DESPORTO PÁGINA 10 Portugal surge apenas no sétimo lugar nos candidatos à vitória do Euro 2012 Austeridade põe em risco segurança no trabalho Especialistas debatem hoje, num congresso em Lisboa, o impacto da crise nos acidentes rodoviários, laborais e domésticos. E temem que os cortes possam sentir-se também ao nível da prevenção. Operação da PSP combate incêndios em automóveis GRANDE PORTO PÁGINA 04 ACTUALIDADE PÁGINA 07 ACTUALIDADE PÁGINA 08 Israel desmente criação de vírus que infectou o Médio Oriente ACTUALIDADE PÁGINA 09 RUAH, actriz indomável Se tivesse ficado cá, imagina que ainda faria novelas. Mas, corajosa, partiu e hoje é estrela da série ‘NCIS: Los Angeles’. Neste Verão dá voz à fita de animação ‘Brave’. LAURA HAANPÄÄ FAMA & TV PÁGINA 14 TIAGO PETINGA/LUSA

Upload: phungnga

Post on 01-Dec-2018

251 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Hoje damos todo o destak às crianças!DIA MUNDIAL

Época balnear arranca hoje sem a maior parte dos vigilantes

ACTUALIDADE PÁGINA 06

Prevenção do Tabagismo pede fim imediato das excepções ao fumo no País DESPORTO PÁGINA 10

Portugal surge apenas no sétimo lugar nos candidatos à vitória do Euro 2012

Austeridade põe em risco segurança no trabalhoEspecialistas debatem hoje, num congresso em Lisboa, o impacto da crise nos acidentes rodoviários, laborais e domésticos. E temem que os cortes possam sentir-se também ao nível da prevenção.

Operação da PSP combate incêndios em automóveis GRANDE PORTO PÁGINA 04

ACTUALIDADE PÁGINA 07

ACTUALIDADE PÁGINA 08

Israel desmente criação de vírus que infectou o Médio Oriente

ACTUALIDADE PÁGINA 09

RUAH, actriz indomávelSe tivesse ficado cá, imagina que ainda faria novelas. Mas, corajosa, partiu e hoje é estrela da série ‘NCIS: Los Angeles’. Neste Verão dá voz à fita de animação ‘Brave’.

LAURA HAANPÄÄ

FAMA & TV PÁGINA 14

TIAGO PETINGA/LUSA

6ª Feira · 1 de Junho de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptCusto Zero

Porque o dia é das crianças e da criança que há em nós

CAMPO ALEGRE

Música e poesia no Jardim Botânico Hoje, Dia Internacional da Criança, às 11h30, no Jar-

dim Botânico do Porto, à Rua do Campo Alegre, um grupo de jovens artistas vai ‘cantar a poe-sia’ de Sophia de Mello Breyner Andresen e alguns dos seus con-tos, como A Fada Oriana, O Ra-paz de Bronze ou O Cavaleiro da Dinamarca, numa homena-gem à escritora que passou vários momentos da sua infân-cia neste jardim.

Com música interpretada em coral e guitarra acústica, os artistas vão ao ritmo da música enquadrando momentos da vida da escritora e do seu uni-verso criativo. Tudo isto num espaço em que Sophia brincou quando era criança e onde já está imortalizada em busto desde o ano passado.

Esta iniciativa da Universi-dade do Porto pretende brindar

Hoje o dia é delas: das crianças. Em todo o mundo, multiplicam-se as actividades preparadas especialmente para os mais Pequenos. O Porto não é excepção e está em festa até domingo. E para os mais crescidos também há muita animação. POR RAQUEL MADUREIRA

SERRALVES

220 eventos em 40 horas non-stop Das 08h de sábado às 24h de domingo, o Serral-ves em Festa oferece à cidade mais de 220 even-tos non-stop, com música, teatro, performances, circo, visitas guiadas ao Parque de Serralves, exposições, fotografia, dança, cinema, oficinas em família e muito mais. Consulte a programação completa em www.serral-vesem-festa.com/pt. GONDOMAR

Feira Medieval em S. Pedro da Cova Hoje e amanhã, S. Pedro da Cova, em Gondomar, vai reviver o período da Idade Média, com a reali-zação da primeira Viagem Medieval organizada pela Escola Profissional de Gondomar. Cortejo real, recriações históricas, jogos e gastronomia tradi-cionais, artes de fogo, justas, danças e cantares medievais, pensados e organizados por cerca de 200 estudantes e 50 formadores, prometem animar o fim-de-semana.

RIVOLI

Ópera infantil amanhã à tarde O Rivoli apresenta amanhã, às 16h, a ópera infantil Vamos Construir uma Cidade. «Um con-junto de crianças decide entrar num sonho comum e mudar a realidade».

DE

BORLA

e relembrar os contos de Sophia a todas as crianças da cidade. O Atelier de Poesia Musicada é formado por estudantes do en-sino básico que têm percorrido o país divulgando, através da música, várias autores nacionais como Eugénio de Andrade, Fernando Pessoa, Miguel Tor-ga ou António Nobre.

Ao lado do Campo Alegre, no Palácio de Cristal, a Câmara do Porto promove, até domingo,

desportos, jogos tradicio-nais, circuito de kar-

ting a pedais, pas-seios de caiaque, marionetas, desfiles de mo-da infantil, yo-ga, pista de BTT, horas de

conto, pinturas faciais, ateliers, mú-

sica, teatro e dança.

Palácio de Cristal

também vai estar de portas abertas

entre hoje e domingo

PUB

Dia

Mun

dial

da

Cri

ança

SÁBADO

Cinema em Matosinhos A partir das 10h30, o cinema do Mar Shopping exibe o filme Capuchinho Vermelho: A nova Aventura. As entra-das são válidas para crianças, obrigatoriamente acompanhadas pelo menos por um adulto, e podem ser levanta-das no balcão de informações do centro comercial. DOMINGO

‘Mundo do Iogurte’ A Danone preparou um conjunto de actividades educa-tivas – e muitas surpresas – com o objectivo de educar as crianças para a adopção de hábitos alimentares saudá-veis. Inserida na iniciativa da Câmara do Porto, Festa da Criança, a Danone abre as portas do Mundo do Iogurte, nos Jardins do Palácio de Cristal.

DR

PUB

6ª Feira · 1 de Junho de 201204 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Porto

Três detidos e sete gru-pos abordados resulta-

ram da operação de combate à criminalidade que a PSP de Gaia terminou ontem, às 7h, com o objectivo de dissuadir os responsáveis por incêndios em 11 carros na última semana nes-ta cidade.

A PSP desencadeou entre as 22h de quarta-feira uma ope-ração com 62 agentes – 10 deles vestidos à civil – para dissuadir os autores de 11 actos de vanda-lismo e cujo modus operandi passa por incendiar as viaturas num dos pneus dianteiros, por intermédio de um líquido de combustível e accionamento por fósforo ou isqueiro.

Causar desconforto Segundo o comandante da Di-visão da PSP de Gaia, António Jesus, da operação de pre-venção resultou a detenção de dois indivíduos por condução sob o efeito de álcool e um por falta de habilitação legal para condução de viaturas. Durante

GAIA Operação de combate aos incêndios em carros na última semana

PSP tenta dissuadir autores de incêndios Três detidos e sete grupos abordados. Polícia quer aumentar o sentimento de segurança na cidade.

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

LA

a operação, foram também abordados «sete grupos de pessoas nas imediações» e foram identificados 68 con-dutores e respectivas viatu-ras, dos quais 28 foram sub-metidos ao teste de álcool. O objectivo é «causar descon-forto ao adversário» e «au-mentar o sentimento de se-gurança à população».

Mais de 60 agentes, alguns à civil, participaram na operação

2 ou 3 casos por noite em sítios diferentes, quase em simultâneo

PUB

Ofereça o Destak a um amigo. Não o deite no chão.

Dia

Mun

dial

da

Cri

ança

LEÇA DA PALMEIRA

Mil crianças ao ar livre A Junta de Leça da Palmeira assinala hoje o Dia Mundial da Criança, juntan-do mil alunos das escolas básicas do 1.° ciclo e jardins de infância na Quinta da Conceição, o «pulmão verde» da freguesia.

LEÇA DO BALIO

Dia diferente e solidário «Porque nem todas as crianças têm a possibilidade de desfrutar de um Dia da Criança com diversão e alegria», o parque temático Mundo em Festa preparou um pro-grama para jovens apoiados pelo Cen-tro Social de Leça do Balio. Ao todo, 80 crianças vão usufruir de entra-das gratuitas no parque situado no Centro Empresarial da Lionesa. Os mais novos vão usufruir de mais de 18 diversões e espectáculos.

CDS/Porto propõe redução de 15 para sete

O CDS/Porto aprovou uma proposta de reor-

ganização das freguesias do concelho, que prevê a re-dução das actuais 15 para 7. A proposta prevê a união das freguesias de Cedofeita e Massarelos, de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde e do Bonfim, Miragaia, Santo Ildefonso, S. Nicolau, Sé e Vitória. O CDS vai pedir ao líder da Assembleia Munici-pal do Porto a convocação de uma reunião extraordinária.

FREGUESIAS

Nova rua e galeria comercial em Setembro

Algumas das 50 olivei-ras do futuro Passeio

dos Clérigos já atraem a ob-jectiva dos turistas, apesar de as obras para transfor-mar a portuense Praça de Lisboa num espaço comer-cial «virado para a rua» só terminarem em Setembro. O investimento de sete milhões de euros da Urba-Clérigos deve estar concluí-do e pronto para inaugurar nesta data, adianta o admi-nistrador Domingos Névoa.

PRAÇA DE LISBOA

Assalta banco de cara destapada e foge a pé

Um homem, aparen-tando entre 50 a 60

anos, assaltou ontem uma dependência da Caixa de Crédito Agrícola no Pinhei-ro Manso, no Porto, levando uma quantia ainda não apu-rada, após ameaçar um fun-cionário com uma faca. Se-gundo o Comando Metropo-litano da PSP do Porto, o as-saltante agiu de cara desta-pada e fugiu a pé. A Polícia Judiciária já viu as imagens do sistema de vigilância.

PINHEIRO MANSO

PUB

6ª Feira · 1 de Junho de 201206 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

comportamentos e nas opções dos mais pequenos.

Quanto ao estudo, que con-tou com a participação de 500 alunos de sete escolas primárias de Guimarães, comprovou que é possível pôr um travão ao ex-cesso de peso, fomentar o con-sumo de hortofrutícolas e re-duzir os alimentos energéticos, mas de baixo valor nutricional.

Com o objectivo de avaliar o efeito de um programa de in-tervenção no peso e no consu-mo alimentar das crianças com idades entre os 6 e 10 anos, a in-vestigação interpelou 464 crian-ças, 293 das quais submetidas a uma intervenção mais activa. Resultado: «Verificámos um aumento do excesso de peso no grupo que não foi submetido ac-tivamente à experiência» que, além do reforço da informação, contemplava ainda a promoção, pelos educadores de activida-des diversas, como o Dia Mais – Saltar Mais, Correr Mais e Atirar Mais.

Tendo em conta os resulta-dos, a investigadora pensa já na possibilidade de aplicar o estudo a nível nacional.

«É importante libertar os pais para serem educadores

formados no verdadeiro sentido da palavra», defende a investigadora, que chama a atenção para o papel «nefasto» da publicidade, da privação do sono e do sedentarismo no aumento de peso. Recom-pensar ou punir a criança com produtos alimentares é também desaconselhado.

Costumam torcer o na-riz ao que é verde, fazem

birras por causa da sopa e ten-dem a excluir do prato aquilo que lhes faz melhor. Mas se é um facto que a dieta alimentar dos mais pequenos está longe do desejado, é também verda-de que basta um ano para transformar os seus hábitos e fazê-los trocar o fast-food por menus mais saudáveis.

É pelo menos essa a garan-tia dada pelo estudo da investi-gadora e professora Rafaela Ro-sário, da Escola Superior de En-fermagem da Universidade do Minho, que confirma o que já se sabia: que os maus exemplos vêm de casa. Ou seja, que a edu-cação transmitida pelos pais é o factor com mais influência nos

NUTRIÇÃO Quinhentas crianças participam em estudo

Um ano para reverter os maus hábitos alimentares

Professora defende pais mais formados

Investigação mostra que exemplo dos pais é determinante nos comportamentos dos mais pequenos.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

NATÁLIA FERRAZ/CM

Afinal, não é preciso muito para pôr os mais pequenos a comer bem

Acção junto das crianças fomentou consumo de alimentos mais saudáveis

A partir de hoje, os mé-dicos passam a prescre-

ver os medicamentos pelo seu princípio activo, as farmácias são obrigadas a vender os mais baratos e os utentes podem es-colher a marca que querem. No entanto, serão necessários per-to de seis meses até o sistema estar completamente adapta-do, esclarece o Infarmed, nu-ma nota divulgada ontem. Isto porque, refere a autoridade do medicamento, as prescrições com data até 31 de Maio de 2012

SAÚDE

Medicamentos prescritos apenas por princípio activo

mantêm as condições de dispensa anteriores às novas regras até ao termo da respectiva validade.

Com a entrada em vigor desta portaria, o médico é obrigado a passar a receita médica com o nome do prin-cípio activo que o doente de-ve tomar, e não com o nome da marca do medicamento. E o utente passa a ter um papel mais activo na gestão do seu tratamento, já que pode escolher o remédio.

A Confederação Portu-guesa da Prevenção do

Tabagismo e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restauran-tes e Similares do Norte defen-dem o fim imediato das excep-ções de proibição de fumar nos estabelecimentos. Uma po-sição que surge na sequência das palavras do secretário de Estado da Saúde, que referiu que os estabelecimentos com espaços destinados aos fuma-dores terão oito anos, a partir

RESTAURAÇÃO

Confederação pede já fim das excepções ao proibido fumar

do momento em que foi insta-lado o equipamento, para aca-bar com estas zonas de modo a possibilitar «a amortização do investimento, antes de ser aplicada a lei de restrição de não fumo a todos os espaços».

Ainda de acordo com o Mi-nistério da Saúde, está a ser es-tudada a hipótese de compar-ticipar os medicamentos para deixar de fumar, pois trata-se de um «factor importante» para ajudar os fumadores a deixarem o vício.

Dia

Mun

dial

da

Cri

ança

RELATÓRIO

Mais países contra castigos Aumentou para 32 o número de países no mundo que proíbe os castigos corporais em crianças, revela um relatório anual de uma organização não governamen-tal. No entanto, em 2011, o Sudão do Sul foi o único país a aderir, depois de em 2010 a lista ter aumentado com a entrada da Tunísia, do Quénia, da Re-pública do Congo e da Polónia.

ESTUDO

Cinco por cento com obesidade Mais de 18% das crianças portugue-sas entre os 5 e 15 anos têm excesso de peso ou são obesas, revela um estudo promovido pelo Centro de Nutrição e Alimen-tação Mimosa. Ao todo, a prevalência de obesidade chegou aos 5% e a de excesso de peso aos 13%.

Em Portugal, os avós ocupam um papel fundamen-tal no dia-a-dia dos netos. No país

da Europa onde mais mães trabalham a tempo inteiro, e embora muitas das avós trabalhem também, o seu apoio torna possível que as crianças sejam acolhidas e protegidas por uma rede familiar estreita, que se apoia e entreajuda. Além disso dão-lhes a sua sabedo-ria, experiência e uma relação próxima e descon-traída, de que todos saem a ganhar. Ganho que vai crescer, porque há cada vez mais avós, resultado de uma longevidade maior e com mais qualidade de vida (triste é haver cada vez menos netos, mas essa é uma história para outro dia). Ter os avós por perto é decididamente um privilégio, e foi para eles que Gabriela Oliveira acabou de escrever o livro “Avós precisam-se”, com depoimentos de avós e de netos, conselhos e sugestões e algumas boas ideias a importar com urgên-cia. Como, por exemplo, uma medida política vinda do Norte. “Na Noruega os avós que se dedicam aos netos somam pontos que têm efeito no cálculo das pensões e reformas, medida que é extensível a todos que se ocupam diariamente de crianças com menos de 7 anos como trabalho não remunerado”, conta. A este incentivo soma-se um valor, designado por cash benefit, que é calculado em função do número de horas que a criança não está na creche, ou seja, quanto menos lá ficar, mais recebem os pais, porque se acredita que as crianças só ganham em crescer em família. Decidida-mente, faltam-nos políticas de família pensadas a médio prazo. E não digam que é por falta de dinheiro, porque o que falha é a decisão de onde, e como, o usar.

Mais tempo com os netos, mais créditos

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

Actualidade · www.Destak.pt · 076ª Feira · 1 de Junho de 2012

PUB

É difícil quantificar o im-pacto da crise nos aciden-

tes de trabalho, mas Luís Cardoso, porta-voz do III Con-gresso ‘Prevenir e Reparar: Acidentes em Tempo de Cri-se’, acredita que ele existe. «Es-tamos a verificar que há menor cuidado no cumprimento das regras», confirma ao Destak, no dia em que vários especia-listas se reúnem, em Lisboa, para debater o tema.

Isto porque, acrescenta, «preocupadas com as questões de sobrevivência económica», as empresas fazem cortes. E um deles pode bem ser na prevenção e protecção dos tra-balhadores, algo que a Liberty Seguros, organizadora do con-gresso em parceria com o Ins-tituto Nacional de Medicina Le-gal e a Associação Portuguesa Tem-se assistido a uma redução lenta dos acidentes de trabalho

ACIDENTES Congresso alerta para efeitos da crise na sinistralidade laboral

Austeridade põe em risco protecção aos trabalhadores Cortar custos é «raciocínio mais fácil» do lado das empresas, feito à custa da prevenção.

LA

CARLA MARINA MENDES [email protected]

de Avaliação do Dano Corpo-ral, tem verificado. Recorde- -se que, de acordo com os nú-meros disponíveis, nos últimos dez anos assistiu-se a uma re-dução de apenas um terço dos acidentes de trabalho mortais, ou seja, dos 320 casos regista-dos em 2001 houve uma re-dução para 130 em 2010.

Numa altura em que «o raciocínio mais fácil é cortar custos», o melhor continua ainda a ser prevenir, algo para o qual o congresso procura sen-sibilizar e, ao mesmo tempo, fazer uma mobilização social em relação aos riscos e à pre-venção dos acidentes, não só os de trabalho, mas também os domésticos e os rodoviários.

Aqui, apesar da redução de vítimas nas estradas, a que não será alheia a redução na circu-lação rodoviária, reflexo do au-mento do preço dos combustí-veis, Portugal continua a meio da tabela europeia quanto ao número de vítimas dos aciden-tes de viação. Situação que, defende Luís Cardoso, só irá melhorar com o reforço da prevenção, que poderá estar em risco com os cortes a que a austeridade tem obrigado.

ESTRANHO QUOTIDIANO

*PSIQUIATRA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

J. L. PIO ABREU*

Para ser franco, pouco me importa que um ministro de Passos Coelho

ande a dizer que não sabia o que sabia e a promover jornalistas com ameaças infantis. O poder não é limpo, e as almas puras que o alcançam precisam de um homem de mão que lhes faça o trabalho sujo. Também pouco me importa que o super-espião ande a contar segredos por SMS a ministros e companheiros da loja. Os companheiros já os deviam saber, e os minis-tros não podem ser mais ignorantes do que os gover-nados. Num país onde todos escutam todos, já não exis-tem segredos guardados. E se os houvesse, aí esta-riam os blogs para divulgar o que já ninguém quer saber. O que me preocupa é que o Correio da Manhã continue a fazer julgamentos popula-res, lançando a ignomínia

Os homens de mãosobre cidadãos que não se podem defender e a satisfazer os desejos de vingança da popu-laça que acredita nos tablóides. E preocupa-me que juízes e advogados andem com julga-mentos de opereta e floreados de retórica a proteger os verda-deiros criminosos deste país. E preocupa-me que tudo se passe entre os amigalhaços que aportaram à cidadezinha de Lis-boa e que vivem, de intriga em intriga, à revelia do país que tra-

balha e produz. Os do BPN, das fortunas na Suíça, das empresas que fintaram o Estado, com advogados e conselheiros. Por sinal, muitos deles também já foram homens de mão. Por isso, deixem lá as miudezas. Fora do governo é que os homens de mão são perigosos. Dentro dele, só podem prejudicar o patrão.

«Num país onde todos escutam todos, já não existem segre-dos guardados»

6ª Feira · 1 de Junho de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 08

PUB

No dia do arranque da época balnear na maio-

ria das praias do País, a Fede-ração Portuguesa dos Nada-dores-Salvadores (FEPONS) alerta para o facto de a maio-ria dos 4 mil elementos que vão assegurar a vigilância das praias só iniciar funções no pró-ximo mês. «O arranque é sem-pre difícil. Nunca se sabe se va-mos ter o número suficiente de nadadores-salvadores, porque

muitos são universitários e só assumem as funções depois dos exames, em Julho», disse à Lusa o presidente da FEPONS.

Ainda assim, Alexandre Te-deia refere o aumento do inte-resse na área, que pode estar

Época nas praias começa hoje na maioria das zonas balneares

PRAIAS Maioria dos nadadores-salvadores só inicia funções em Julho

Época pode arrancar sem vigilância totalISN refere que número de nadadores- -salvadores nas praias é o mesmo do ano passado.

DUARTE RORIZ/CM

CARLA MARINA MENDES [email protected]

associado ao também aumen-to dos desempregados. Segun-do o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), o número de nadadores-salvadores em funções ao longo deste Verão é o mesmo do ano passado.

OPINIÃO

MARIA*

Estávamos nós ata-refados em Singa-pura a tentar ven-der Portugal aos ‘singapureses’, ali

numa banca no meio da rua, e tudo o que os nossos jorna-listas queriam saber era o que pensava o senhor Presi-dente do “caso do espião”! Primeiro, os senhores jorna-listas deviam saber que o senhor Presidente é muito sensível ao tema da espiona-gem. E não é só por gostar dos filmes do 007. Tem a ver com o célebre “caso das escutas” no palácio, no tempo do Governo do enge-nheiro Sócrates. Segundo, já deviam saber que o senhor Presidente quando é questio-nado sobre matérias de Estado responde sempre da mesma maneira: “Compre-endam que não devo comen-

O espião que veio da parvónia

* EMPREGADA DO CAVACO

tar”, “compreendam que não devo falar”, “compreendam que não é altura de falar”. Eu não percebo porque é que neste país, onde toda a gente se conhece e toda a gente sabe tudo de todos, se contrata um espião. É como comprar frigoríficos para o Pólo Norte. E depois, o que há para espiar num país onde os segre-dos de Estado e da Justiça vêm todos na primeira página dos jornais? Como diria o dr. Miguel Relvas se fosse brasileiro, con-versa de espiões é mato! PS: O príncipe Filipe disse-me que o rei D. Juan Carlos lhe disse que por mais elefantes que cace ou escândalos que coleccione, nada o fará tão feliz como os meus carapaus com molho à espanhola. Olé!

Zeinal diz que o País fez os TPC

Ontem em Londres,, numa entrevista à

CNBC, o presidente da PT foi optimista em relação a Portugal. Numa rubrica reservada a CEO de topo, referiu que o País aumen-tou as exportações, tem uma força de trabalho qua-lificada e talento jovem que sai das universidades.

ENTREVISTA À CNBC

Custos agravados em 700 milhões

O tão aguardado re-latório do Tribunal de

Contas sobre seis antigas SCUT revela que o ante-rior Governo terá feito acordos secretos com con-cessionárias que agrava-ram os custos para o con-tribuinte em 700 milhões de euros.

SCUT

Actualidade · www.Destak.pt · 096ª Feira · 1 de Junho de 2012

PUB

É, dizem os especialistas, a prova de que está a de-

correr, ainda que de forma se-creta, uma guerra cibernética. Mas depois de ter justificado que contra o Irão vale tudo, até mesmo o uso de vírus, um porta-voz do governo israelita veio ontem desmentir qualquer envolvimento do seu país no Flame, um vírus descoberto re-centemente nos computadores iranianos e nos de outras re-giões do Médio Oriente, que já motivou um alerta da ONU.

Flame foi detectado nos computadores do Irão e no Médio Oriente

MUNDO Flame é o mais poderoso instrumento de espionagem já detectado

Israel desmente criação de vírus encontrado no Irão

LA

Trata-se, diz quem sabe, de um poderoso instrumento de espionagem, capaz de atacar as infra-estruturas básicas, sen-do um dos mais sofisticados softwares para o roubo de da-dos. É ainda capaz de mudar as configurações dos computa-

dores e de roubar informação, e tudo isto sem se fazer notar, ou seja, silenciosamente.

Uma ‘arma’ que consegue gravar sons, aceder a comuni-cações através de Bluetooth ou até mesmo entrar em con-versas via Messenger.

Especialistas dizem estar a decorrer uma guerra cibernética. Vírus consegue roubar dados em silêncio.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

Portugal declara embaixadora persona non grata

Depois de muitos paí-ses ocidentais o terem

feito, ontem foi a vez de Por-tugal declarar a embaixado-ra da Síria acreditada no nosso país «persona non grata». No mesmo dia, o se-cretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, aler-tou para a iminência de uma «catastrófica guerra civil» naquele país, na sequência do massacre de mais de cem civis em Houla. Uma guerra da qual, disse ainda a mesma fonte, a Síria difi-cilmente recuperaria.

SÍRIA

O massacre de Houla causou a morte a mais de cem civis

EPAGUINÉ-BISSAU

União Europeia decide aplicar mais sanções

A União Europeia deci-diu alargar a lista das

sanções aos implicados no golpe de Estado na Guiné- -Bissau, acrescentados 15 nomes aos cinco já proibidos de viajar para o território da União e cujos bens foram congelados.

ESTADOS UNIDOS

Dois aviões colidem no aeroporto de Chicago

Um Boing 747 de carga “atropelou” um Em-

braer 135, mas os 18 passa-geiros e os 3 tripulantes do pequeno avião não ficaram feridos. O choque, que acon-teceu quando se procedia ao desembarque no aeroporto de Chicago, está a ser investi-gado pelas autoridades.

AFEGANISTÃO

Número de baixas entre civis baixou 36%

O número de civis afegãos mortos no

conflito baixou 36% desde Janeiro em comparação com o período homólogo de 2011, informou a ONU. As baixas entre os cidadãos passaram de 898 para 570, número ainda assim «excessivo».

REINO UNIDO

Pais foram acusados da morte de seis filhos

Um casal inglês foi acusado do assassi-

nato de seis dos seus filhos, com idades entre os 6 e os 13 anos, que morreram num incêndio ocorrido no início do mês na sua casa. Petróleo colocado na caixa do correio da habitação terá originado o fatídico fogo.

Breivik “estimulado” Um especialista em toxico-logia disse ontem que An-

ders Breivik tomou estimu-lantes antes do massacre.

NO

GLOBO

6ª Feira · 1 de Junho de 201210 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

O discurso da selecção portuguesa quanto aos

objectivos a concretizar no Euro 2012 tem sido cauteloso e por uma razão simples: as probabilidades estão contra Portugal, pelo menos as divul-gadas pela Bwin. Para o maior site de apostas do Mundo, Por-tugal é apenas o sétimo candi-dato à vitória, enquanto Ale-manha e Holanda, adversários no grupo B, estão em 2º e 3º

Apesar da época brilhante no Real Madrid, Pepe avisa que Ronaldo não pode fazer tudo sozinho

EURO 2012 Selecção portuguesa ultrapassada por Alemanha, Holanda e mais quatro países

Portugal é só o sétimo favoritoRonaldo é o terceiro candidato a melhor marcador da prova, segundo as previsões de site de apostas.

MÁRIO CRUZ/LUSA

JOÃO MONIZ [email protected]

ceiro lugar, à frente do tam-bém holandês Huntelaar e do seu colega de equipa no Real Madrid, o francês Benzema.

Prevenido para a pressão sobre o avançado português, Pepe deixou ontem um aviso: «a responsabilidade é de to-dos, não só do Cristiano. Ele é um ser humano com uma ca-pacidade fora do normal, que pode decidir jogos, mas é mais um jogador. Tem experiência, sabe como encarar estes jogos mas não pode fazer tudo sozinho.»

No treino de ontem, após mais 24 horas de folga, desta-que para a reintegração de Varela nos trabalhos, pelo que Paulo Bento tem os 23 convo-cados a 100% para o particu-lar com a Turquia, amanhã (19h45) no Estádio da Luz.

SPORTING

A SAD teve um prejuízo de 31 milhões de euros nos primeiros nove meses da época 2011/12, um agravamento de 500% face ao mesmo período da época anterior, o que se explica com o aumento da despesa com pessoal e compra de jogadores.

FPF

Os clubes apurados para as provas europeias foram licenciados pela Federação Portuguesa de Futebol. FC Porto, Benfica (fase de grupos) e Sp. Braga (play-off) disputam a Liga dos Campeões. Académica (fase de gru-pos), Sporting (play-off) e Marítimo (3.ª pré-elimina-tória) participam na Liga Europa.

FUTEBOL JOVEM

Nuno Gomes vai estar na final da Liga Zon Kids que se vai disputar no domingo, no Estádio do Dragão. Nesse dia entram em prova as 15 vencedo-ras das 15 etapas disputa-das em todo o País.

10 SEGUNDOS

PUB

Mesmo campeão, treinador ainda não convence a 100%

LUÍS VIEIRA

Continuidade de Vítor Pereira ainda gera dúvidas

As dúvidas acerca da continuidade de

Vítor Pereira no comando técnico do Futebol Clube do Porto parecem conti-nuar. Apesar da conquista do campeonato, o clube teve uma má participação nas competições europeias e nas taças internas. Vítor Pereira continua a não re-unir consenso entre alguns dirigentes e a massa asso-ciativa dos azuis e brancos. A rescisão do contrato que unia Leonardo Jardim ao Sporting de Braga deu

TREINADORES

força às notícias que o dão co-mo futuro treinador do Porto. Também as informações rela-tivas ao assédio do Olympia-kos a Vítor Pereira reforçam as dúvidas no seio do dragão.

Benfica reforça-se a dobrar no Paços de Ferreira

As águias continuam a reforçar-se tendo

em conta a próxima época. Depois de Ola John e Hugo Vieira, os encarnados vol-taram-se para o Paços de Ferreira. O avançado bra-sileiro Michel, que na épo-ca passada marcou 9 golos, e o lateral esquerdo portu-

TRANSFERÊNCIAS

guês Luisinho assinaram por cinco anos com o clube da Luz. As negociações ficaram con-cluídas na quarta-feira, não tendo sido revelados mais por-menores pelos dirigentes. Em sentido inverso pode estar Jardel. O central é pretendido pelo Lyon e pelo Borussia de Mönchengladbach.

Dia

Mun

dial

da

Cri

ança

dois principais candidatos a melhor marcador da prova: o alemão Gomez e o holandês Van Persie. Nesta lista Cris-tiano Ronaldo aparece em ter-

lugar, respectivamente, ape-nas atrás da Espanha, princi-pal candidata ao triunfo na competição. França, Itália e Inglaterra também têm

melhores probabilidades do que Portugal.

De facto, a equipa de todos nós não tem a vida facilitada, até porque vai enfrentar os

PUB

6ª Feira · 1 de Junho de 201212 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptArte & Lazer

O centro comercial Bra-ga Parque assinala hoje

o Dia da Criança com um grande teatro para aos mais pequenos, no qual será exibi-da a peça O Rei Que Comia Histórias, um espectáculo em que os actores, as marionetas e o público interagem e se fun-dem, incentivando os mais pe-quenos ao hábito da leitura. Há duas sessões: uma primei-ra às 10h30 e outra às 15h. A par do teatro, há muitas mais surpresas preparadas para as crianças

BRAGA Espectáculo ‘O Rei Que Comia Histórias’ no centro comercial Braga Parque

Teatro para os mais pequenosExibições de manhã e à tarde. Objectivo é promover hábitos de leitura junto das crianças.

123RF

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

Durante as duas exibições, as crianças a partir dos qua-tro anos vão descobrir a aven-tura de dois contadores de his-tórias que desembarcaram de um comboio num sítio muito especial com uma importante missão: contarem a história de um rei que comia todos os livros do seu reino, causando grande indignação e revolta dos próprios livros e do voca-bulário – personagem muito inteligente e culta que, preo-cupada com o facto de os livros acabarem, e com eles todo o conhecimento, resolve vigiar o rei para saber o moti-vo de tamanha insensatez.

Além do teatro, o centro co-mercial minhoto reserva ain-da mais surpresas, como pre-sentes e balões, para que o Dia da Criança seja inesquecível.

PUB

S. MAMEDE INFESTA

Feira Viver Zen na Praça da Cidadania A Casa da Juventude de S. Mamede Infesta vai realizar a II Edição da Feira Viver Zen, no dia 14 de Julho, entre as 10h e as 23h, na Praça da Cidadania. Irão participar 20 expositores, com venda de produtos nas áreas de ali-mentação saudável, produtos biológicos, demonstrações de terapias e massagens, artesanato e uma grande variedade de produtos holís-ticos e esotéricos. A Feira contemplará ainda uma zona lounge, um conjunto de workshops e momentos de animação.

GUIMARÃES

Vimaranenses ocupam praças da cidade Amanhã, a partir das 14h, cerca de 500 vimaranenses, das 69 freguesias do con-celho de Guimarães, invadem algumas das praças mais emblemáticas da cidade. O projecto Gente-Terra está a ser desenvolvido no âmbito da Capital Europeia da Cul-

tura, desde o início do mês de Maio, e reúne vários gru-pos, de todas as idades, da comunidade local. O objec-tivo é explorar as tradições e histórias que marcam os vimaranenses, através da apresentação do trabalho multidisciplinar que conjuga arte com o património imaterial dos habitantes.

DIGRESSÃO

Madonna já estreou a digressão ‘MDNA’ A digressão de Madonna já começou e a 1.ª cidade a ver o novo espectáculo MDNA foi Telavive. Por cá está tudo na expectativa para a surpreendente, criativa e gigantesca produção da Rainha da Pop.

TOME

NOTASkate é grande novidade

O Summer Fest vai receber, pela 1.ª vez, um Skate Park

com demonstrações de skaters e programação de DJ.

A organização da 10ª edição do Festival

Marés Vivas TMN, que de 18 a 21 de Julho se instala na Praia do Cabedelo, em Gaia, com vista privilegia-da para o Porto, alargou o prazo de venda do passe geral para os quatro dias ao preço de 50 euros até ao dia 10 de Junho. Depois desta data, estes passes custarão 60 euros e os bilhetes diários 30 euros.

MARÉS VIVAS

Prazo foi alargado

Let’s get lost, uma viagem de memórias

de ambas as intérpretes e criadoras, onde o amor e a morte estão presentes, é a proposta para este sá-bado do espaço cultural Contagiarte, no Porto. Um espectáculo de teatro e dança marcado por ima-gens que se vão fixando le-vando o público a viajar num labirinto de emoções.

CONTAGIARTE

Uma viagem de memórias

Dia

Mun

dial

da

Cri

ança

DR

Arte & Lazer · www.Destak.pt · 136ª Feira · 1 de Junho de 2012

Esperadas 25 mil pessoas por dia no festival multicultural

A poucos dias do arranque do Optimus

Primavera Sound, surgem agora alguns números em torno da primeira edição do festival em Portugal e que ajudam a traçar o perfil do evento que promete dar cor, luz e ainda mais vida à cida-de do Porto, entre 7 e 10 de

OPTIMUS PRIMAVERA SOUND

Junho. São esperadas em mé-dia 25 mil pessoas por dia, e mais de 10 mil são estrangeiros, representantes de mais de 40 nacionalidades, entre as quais Inglaterra, Espanha, Suécia, França, Itália, Alemanha, Argentina e Estados Unidos. As estruturas do festival foram montadas em apenas 20 dias.

Noite de fados abre mais de 50 actividades de Verão

São mais de 50 as ac-tividades inseridas no

Verão Cultural organizado pela Junta de Freguesia de Leça do Balio, entre os me-ses de Junho e Outubro. A abertura decorre hoje, às 21h30, no Centro Cultural (frente ao Mosteiro) e segue

LEÇA DO BALIO

com fados. Entre as iniciativas previstas destacam-se torneios de futebol, noites dançantes, marchas populares, espectácu-los musicais, peças de teatro e demonstrações de artes mar-ciais. São mais de quatro meses de actividades dirigidas a todas as idades. A entrada é livre.

Este domingo, Guimarães 2012 presta nova homena-

gem ao vimaranense Novais Teixeira. O Fantasma do Novais é o nome do documentário rea-lizado por Margarida Gil que re-flecte sobre o legado do crítico de cinema, num constante cru-zamento entre o passado e o presente, entre a realidade e a ficção. Esta nova encomenda da Capital Europeia da Cultura vai ser apresentada, às 21h30, no CAE São Mamede.

O documentário tem lugar em Guimarães, nos dias de ho-je, onde três jovens desvendam pormenores sobre a vida e obra de Novais Teixeira, através das palavras dos que o conheceram e recordam com saudade. Júlio

CAPITAL DA CULTURA Testemunho de vultos da cultura nacional sobre o cinéfilo

Novo documentário sobre Novais Teixeira RAQUEL MADUREIRA [email protected]

DR

Pomar, Eduardo Lourenço, Te-resa Riçou e António da Cunha Telles são alguns dos entrevis-tados que dão o seu testemunho. A película insere-se no Progra-

O NY Portuguese Short Film Festival vai a três cidades

O Art Institute apre-senta a 2ª edição do

NY Portuguese Short Film Festival, em simultâneo no Tribeca Cinemas, em No-va Iorque, no Hard Club, no Porto (hoje, às 22h30) e no Auditório Carlos Paredes, em Lisboa (amanhã, às 21h30). Este foi o primeiro festival de curtas-metra-gens portuguesas nos Es-tados Unidos, e mostra o trabalho da nova geração de jovens realizadores por-tugueses.

FESTIVALDR

À conquista de público para o cinema nacional

PUB

ma Novais Teixeira, que con-templa ainda uma exposição, a edição de um livro e o lança-mento de um concurso de apoio a jovens cineastas.

A entrada para a apresentação custa dois euros

6ª Feira · 1 de Junho de 201214 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

Nesta estreia a beldade angolana esteve «à vontade»

Na edição de Junho, a revista Maxim traz

na capa a Miss Universo 2011, Leila Lopes. A belda-de angolana estreia-se nes-te tipo de trabalho. «Foi a primeira vez que realizei um ensaio deste tipo, o dia todo, na praia. Mas senti- -me super à vontade».

MISS UNIVERSO 2011

BERNARDO COELHO/MAXIM PORTUGAL

Leila Lopes na ‘Maxim’

Dia

Mun

dial

da

Cri

ança

‘PRAÇA DA ALEGRIA’

Uma emissão muito especial A RTP1 emite uma emissão especial a partir dos jardins do Palácio de Cristal (Porto), das 10h00 às 13h00 e das 15h30 às 18h00, com condução de Sónia Araújo e Jorge Gabriel. A emissão conta com directos, a partir dos jardins do Casino Estoril, onde decorre o Festival da Criança.

JORNALISTA TVI

Livro salva-os da escravidão A partir da reporta-gem Infância Trafi-cada, Alexandra Borges editou um livro infantil sobre a adopção, um C D e fundou uma escola com uma ONG dos EUA para salvar crianças escravas no Gana. Hoje, a jornalista da TVI lança mais um livro, Resgate. Os lucros vão para a ONG Filhos do Coração.

6 EPISÓDIOS

BIO estreia série sobre Shania Twain

Shania Twain: A Vida Continua é a novidade do canal BIO para os serões de sábado, às 21h30. Esta série de 6 episódios mostra a recuperação profissional e pessoal da cantora canadiana. Eis a história de coragem da artista cuja traição matrimonial provocou que perdesse a voz.

DOCUMENTÁRIO

Nos bastidores das marchas populares Amanhã e depois, a RTP2 exibe às 21h00 um docu-mentário em duas partes fruto do acompanha-mento de 3 meses dos bastidores das Marchas Populares de Lisboa. Eis uma viagem pelos bairros de Madragoa, Alfama, Castelo e Marvila, com as emoções desde os ensaios até ao desfile na Avenida da Liberdade.

SIC NOTÍCIAS

Sousa Tavares e Louçã à conversa A 5.ª edição das Conver-sas Improváveis senta frente a frente Francisco Louçã e Miguel Sousa Tavares, numa conversa no Casino da Figueira, moderada pelos jornalis-tas Anselmo Crespo e Bernardo Ferrão. Para ver amanhã, às 23h00.

IAN ASTBURY

Vocalista dos Cult casou em Las Vegas Ian Astbury, vocalista dos The Cult, casou no sábado em Las Vegas, com Aimee Nash, a vocalista e guitar-rista da banda Black Ryder, anunciou o seu representante. À noite, o músico de 50 anos ainda actuou num resort.

10 SEGUNDOS

Daniela Ruah «Se fosse hoje, faria o mesmo, mas já precisava de mais coragem», admite sobre a aposta nos EUA. A estrela da série ‘NCIS: Los Angeles’ dá a voz à princesa de ‘Brave: Indomável’. Estreia a 15 de Agosto

«Foi preciso uma certa inconsciência»

Se fosse hoje, faria o mesmo, mas já precisava de mais co-ragem porque já sei mais do que sabia na altura. Quando temos pouca noção de algu-mas coisas, é mais: “eu vou porque é giro, e quero ir e é uma aventura”. A parte da co-ragem vem quando percebe-mos que há certas dificulda-des. Sabia que ia ser difícil, mas não tive noção até lá chegar. Foi preciso uma cer-ta dose de inconsciência. Duvidou que fosse capaz? Não. Nem a tentaram desmoralizar? Sinceramente não. Sabia dos riscos que corria, como por exemplo a facilidade de cair na droga. Agora que lá estou per-cebo que existe, de facto. Mas é uma minoria da indústria. Tinha noção dos perigos, da dificuldade que seria arranjar agente... mas não preciso que

Esta é a sua primeira protagonista num filme

de animação. O que a levou a aceitar o desafio? Em primeiro lugar por ser da Pixar/Disney: até hoje não houve nenhum filme que não fosse bom e não tivesse sucesso, não fosse divertido e com músicas que gostamos. A personagem tinha muito a ver comigo: aquele lado aventu-reiro, um bocado maria-rapaz, que sabe o que quer. Depois de ter visto o trailer – o tipo de imagens, de aventuras e esté-tica – disse logo que sim. Sempre a encantaram as histó-rias de princesas e guerreiros? Sim, mais em miúda do ago-ra, claro. Mas hoje conseguem fazer com que as personagens sejam tão humanas, na forma de falar, na parte física, no mo-vimento do cabelo, no olhar, e isso dá-me mais interesse porque parece que estou a ver actores verdadeiros. Qual foi a maior dificuldade? Foi sem dúvida a parte da lin-guagem porque os desenhos animados são tão bem feitos que agora os movimentos das bocas coincidem exactamen-te com as palavras em inglês. Quando dobramos temos de ter a certeza que a frase em português acaba na mesma vogal que a palavra em inglês. E isso é o maior desafio. Fica muito tempo em Portugal? Não... Infelizmente... e o tempo ficou quase todo preenchido com trabalho. Gravei uma cam-panha na África do Sul. Estive em Nova Iorque a promover a 4ª temporada de NCIS:Los An-geles pela CBS, voltei, fiz a gra-vação e agora tenho algumas semanas para descansar. A mensagem do filme é «o significado da coragem». Sente que também precisou de cora-gem para investir lá fora?

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

pessoas exteriores me alimen-tem de negatividade. Já pensou como é que estaria se tivesse ficado cá? Se calhar estava a fazer nove-las, que no fundo é o trabalho mais estável para um actor. Infelizmente, ninguém se ali-menta do Teatro. E a indús-tria do cinema está muito pa-rada por causa da economia. Em Julho começa a gravar a 4.ª temporada. Ainda não está farta da agente Kensi? Estou entusiasmada. A cada temporada a série fica melhor, bem como a reacção do públi-co. Quando comecei, a minha agente avisou-me que me ia aborrecer de vez quando, que ia ficar frustrada por ter de re-jeitar papéis de cinema por es-tar ocupada. Portanto, quan-do sinto certas coisas, em vez de ficar em baixo, penso logo “ah, é normal”.

LAURA HAANPÄÄ

O Contestatário Já foi detido, mas nunca preso. Estudou na Escola Secundária de Odivelas, e considerava-se «um punk com crista e tudo»! Em 2009 tentou candidatar- -se à Camara de Lisboa, mas desistiu. Considera- -se um contestatário, mas o mundo que o rodeia até o tem tratado «muito bem!» Se disser que já participou no Festival da Canção e que nos entra em casa todos os dias, com o irmão... O nome salta-nos à boca imedia-tamente: Jel! Ou melhor, Nuno Duarte.. .*100.8 FM (LISBOA) • 102.7 FM (PORTO)

DREAM TMN

CURIOSIDADES

• O pai é cabeleireiro, e desde pequeno que lhe corta o cabelo

• Tem no irmão Vasco um dos seus melhores amigos. • Sonha um dia em fazer uma grande produção cinematográfica, porque para ele parar... é morrer.

POR RAQUEL STRADA SUDOESTE TMN*

Classificados · www.Destak.pt · 16 6ª Feira · 1 de Junho de 2012

Classificados · www.Destak.pt · 176ª Feira · 1 de Junho de 2012

Classificados · www.Destak.pt · 18 6ª Feira · 1 de Junho de 2012

6ª Feira · 1 de Junho de 2012 · 19

Leitor

CARTAS DO LEITORWWW.DESTAK.PT

Rihanna arrojada A cantora Rihanna posou nua para a edição de Junho da Esquire britânica. Saiba tudo em www.destak.pt.

Medo de crescer No dia 1 de Junho é celebrado o Dia da Criança e com ela muitas preocupações, porque muitas crianças sofrem o abandono dos pais, maus tratos. Devido ao de-semprego e à crise são privados de muita coisa, essencialmente alimentos. Quantos vão para a escola sem o pequeno almoço [...] e a refeição que fazem é da-da na cantina da escola.

Chegam a casa falta tudo, até carinho e amor, porque o lado mais fraco é que é o “bombo da festa” [...]. As crianças que so-frem dentro dos seus lares são tristes, o sorriso é raro, no en-tanto, o medo fica estampado na

carita de quem apenas não en-tende porque não pode ter uma vida igual ao seu colega e ser feliz, porque tem que ter medo de ser criança!

E toda a sociedade é culpada desta situação, porque ainda ho-je existem crianças maltratadas por falta de competência de quem governa, porque não faci-lita a vida de quem quer adop-tar. A burocracia demora tempo demais e tira a possibilidade a quem tem disponibilidade de dar amor [...].

O País tem que acordar e dei-xar as crianças ser o nosso futu-ro e deixá-las serem felizes sem medo de crescer.

Ana Santos V. ANDORINHO

Vamos lá Portugal: temos que ganhar! Vamos lá Portugal,/vamos em-balar!/Vamos lá Portugal,/que-remos ganhar! É na força de amar,/com alento para gritar!/Portugal vai ga-nhar,/como hino a cantar! Desejamos encantar,/com Portu-gal a ganhar!/Queremos, depois chorar,/com Portugal a ganhar! Vitória com emoção,/glória para a Nação!/Vitória com devoção,/e amor do coração!

José Carneiro de Almeida

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima

ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres).

BRAGAAMANHÃ 17º MÍNIMA 24º MÁXIMA

HOJE 17º MÍNIMA 33º MÁXIMA

COIMBRAAMANHÃ 17º MÍNIMA 25º MÁXIMA

HOJE 19º MÍNIMA 32º MÁXIMA

ÉVORAAMANHÃ 16º MÍNIMA 26º MÁXIMA

HOJE 17º MÍNIMA 34º MÁXIMA

FAROAMANHÃ 19º MÍNIMA 24º MÁXIMA

HOJE 21º MÍNIMA 25º MÁXIMA

LISBOAAMANHÃ 18º MÍNIMA 23º MÁXIMA

HOJE 20º MÍNIMA 31º MÁXIMA

PORTOAMANHÃ 17º MÍNIMA 21º MÁXIMA

HOJE 19º MÍNIMA 26º MÁXIMA

TEMPO

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accionistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Na-ves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Valadas Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colunistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Foto-

grafia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Alves; Departamento Criativo: Joana Túlio, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), João Aleixo (Gestor de Produto) ([email protected]); Passatempos: Marta Tavares; Activações e Eventos: Alexandra Cayolla (Coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham; Administração/Redacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comercial: DIRECTOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRECTOS: Luís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DEPARTAMENTO ON LINE: Raquel Pinto; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gra-tuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

DR

PUB

PUB