açores clip - edição de abril 2013

68

Upload: acores-clip

Post on 07-Mar-2016

237 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Nesta edição apresentamos alguns eventos, que à sua maneira especial, comemoraram a Páscoa. Além disso tivemos a oportunidade de ir a uma exposição feita por Martim Cymbron bem como à A Noite de Sketch, um espetáculo de teatro que permitia aos seus espetadores assisterem a várias peças numa mesma noite. Estivemos presentes numa iniciativa da ARRISCA e no XIV El Açor, entre outros acontecimentos na ilha de São Miguel. Ainda temos o prazer de vos trazer, atraves de uma colaboração com o Jornal O Breves, algumas noiticias de São Jorge. Assim, não percam noticias de outras ilhas que através de colaborações a Açores Clip tem vos conseguido apresentar.

TRANSCRIPT

Page 1: Açores Clip - Edição de Abril 2013
Page 2: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Notas

Equipa:Sandro Lima (Fotógrafo e relações públicas)Brites Pacheco (Texto e edição)André Mendonça (Fotógrafo e edição)João Garcia (Edição)

ColaboradorEs:Andreia LuísJoão FerreiraFausto CostaO BaluarteJornal O BrevesKathy Rita

Nesta edição apresentamos alguns eventos, que à sua ma-neira especial, comemoraram a Páscoa. Além disso tivemos a oportunidade de ir a uma exposição feita por Martim Cym-bron bem como à A Noite de Sketch, um espetáculo de teatro que permitia aos seus espetadores assisterem a várias peças numa mesma noite. Estivemos presentes numa iniciativa da ARRISCA e no XIV El Açor, entre outros acontecimentos na ilha de São Miguel.

Ainda temos o prazer de vos trazer, atraves de uma colab-oração com o Jornal O Breves, algumas noiticias de São Jorge. Assim, não percam noticias de outras ilhas que at-ravés de colaborações a Açores Clip tem vos conseguido apresentar.

Fotografia de: João Ferreira

Page 3: Açores Clip - Edição de Abril 2013

XiV El açor

EXposição rECaNtos da ilha

liVE tour 2013 happy pEoplE

bass CakE CrEw

dia iNtErNaCioNal da MulhEr

pag. 8

pag. 14

pag. 20

pag. 22

3º CoNCurso dE oMElEtas

EastErFEst

pag. 28

EastEr FusioN

a NoitE do skEtCh

pag. 42

pag. 44

gENtE dE... pag. 52

dE saNta Maria ao CorVo pag. 56

pag. 34

pag. 4

Page 4: Açores Clip - Edição de Abril 2013

A Rede de Apoio Integrado à Mulher em Situação de risco - Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores, o Ginásio Antília, Espaço Pena Verde e a Associação Norte Crescente, com o apoio da Associação Portas do Mar e Fundação Inatel, juntaram-se para comemorar o Dia Internacional da Mulher, com uma iniciativa intitulada “Salta, Roda, Vira! Salta de Século, Roda Ideias e Vira a Vida”

A iniciativa, que teve lugar no Tentorium das Portas do Mar, contou com aulas de Step, Yoga, Body-combat, Fitness e Yoga disponíveis a toda a comunidade.

dia iNtErNaCioNal da MulhEr

4 Açores Clip Abril 2013

Page 5: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 5

Page 6: Açores Clip - Edição de Abril 2013

6 Açores Clip Abril 2013

Page 7: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 7

Page 8: Açores Clip - Edição de Abril 2013

XiV El açor

8 Açores Clip Abril 2013

"Durante quatro dias, no início do mês de Março, Ponta Delgada é invadida pelo espírito académi-co, fervilhando a actividade tunante proveniente de todos os cantos de Portugal e não só - é a cel-ebração do espírito Tunídeo no seu auge!"

Os Tunídeos, tuna mas-culina da Universidade dos Açores, pela 13ª vez organizou o “Festival Internacional de Tu-nas – El Açor” que contou com 6 tunas a concurso: Estudantina Académica do ISEL, Gatunos - Tuna Académica do ESEIG, Oportuna - Tuna Académica de Ciências da Saúde - Norte, Tuna Académica de Biomédi-cas, Tuna de Farmacia de Granada, TDUP - Tuna do Dis-trito Universitário do Porto.

Page 9: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 9

Page 10: Açores Clip - Edição de Abril 2013

10 Açores Clip Abril 2013

A 13ªEdição do El Açor teve como vencedores:

Categoria Tuna mais Tuna TDUP - Tuna do Distrito Universitário do PortoCategoria Melhor Tuna Tuna de Farmácia de GranadaCategoria 2ª Melhor Tuna Gatunos - Tuna Académica do ESEIGCategoria 3ª Melhor Tuna TDUP - Tuna do Distrito Universitário do PortoCategoria Melhor Instrumental Gatunos - Tuna Académica do ESEIGCategoria Melhor Estandarte Estudantina Académica do ISELCategoria Melhor Pandeireta Tuna Académica de BiomédicasCategoria Melhor Original TDUP - Tuna do Distrito Universitário do PortoCategoria Melhor Solista Tuna de Farmacia de Granada

Page 11: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 11

Page 12: Açores Clip - Edição de Abril 2013

12 Açores Clip Abril 2013

Com a apresentação a cargo dos Tunalhos – Grupo de Jograis da Universidade dos Açores e tendo como convidado especial o Grupo Folclórico de São MIguel e como tunas convidadas a Tuna com Elas, Enf'In Tuna, TAUA foram dois dias de muita animação no Coliseu Micaelense.

Page 13: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 13

Page 14: Açores Clip - Edição de Abril 2013

liVE tour 2013 happy pEoplE

14 Açores Clip Abril 2013

A Fábrica de Espetáculos, AR Produções e o Kbar, com apoio da Associação das Portas, jun-taram-se para trazer aos Açores pela primeira vez Bryan Wilson & Sebastian Crayn. Este evento de Dance Music, que ocorreu em São Miguel no Pavilhão do Mar, também contou com as atuações dos DJs Fábio S. e André N. que animaram a festa pela noite dentro.

Page 15: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 15

Para quem não está familiarizado com esta dup-la, Bryan Wilson nasceu na Madeira e em 2008 começou a escrever letras para produtores mu-sicais na Roménia, tendo sido nessa altura que se estreou no mundo da música como vocalista. Passados dois anos conheceu Sebastian Crayn e iniciaram um projeto musical em conjunto, ten-do lançado o single “Happy People” em Julho de 2010, que os levou aos tops da MTV Roménia. O objetivo de Bryan Wilson e Sebastian Crayn é consolidarem o seu nome no panorama dance português e internacional.Além se serem os autores do hit “Happy People”, são também autores dos hit’s “Até a Noite Parar”, “Make you Fly” e “Ra Pa Pam”.

Page 20: Açores Clip - Edição de Abril 2013

EXposição rECaNtos da ilha

A Açores Clip teve a oportunidade de visitar a exposição de Martim Cymbron, intitulada “Recantos da Ilha” que esteve patente na Biblioteca Municipal Ernesto Canto em Ponta Delgada.

Aqui fica um pequeno registo fotográfico da exposição.

Embora a sua preferência se insira no estilo surrealista, Martim Cymbron também se ex-pressa nos padrões do realismo.Tentando opter um estilo próprio, as ideias sur-gem de imagens que acontecem inesperada-mente; depois todo o processo é trabalhado e esquematizado, traçando esboços, recorrendo a fotografias ou revistas. À medida que está a pintar novas inspirações (ideias) surgem, re-sultando daí uma sequência de modificacões até ao produto final.

Martim Cymbron também ensina a arte de pin-tar a óleo, acrílico e/ou técnicas mistas. Os seus formandos vão desde os 8 até aos 76 anos com horários durante o dia, pós laboral e aos sábados para a miudagem.

20 Açores Clip Abril 2013

Page 21: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 21

Page 22: Açores Clip - Edição de Abril 2013

bass CakE CrEw

Foram dois dias de animação no Pavilhão do Mar a cargo do 3ºaniversário do Bass Cake Crew “Sagres Connect Us”.

Tendo tido como patrocinadores a Sagres e Moche e apoio da Açores no Coração, da As-sociação Portas do Mar, Cubo, Festival Maré de Agosto, Festival Monte Verde, Direção Re-gional da Juventude, Pousadas da Juventude, Atlânticoline e Magic Card, este aniversário contou com a atuação de diversos DJ’s. No pri-meiro dia atuaram os portugueses Drop Top, Alif, C-Netik, The Boy, Mc Molin e Dj’s Yuzin e no segundo dia foi a vez da sueca Jokko, T-Killerz e Benvida de Barcelona e ainda os portugueses Tape, Mc Molin e DJ’s Yuzin.

Este evento também contou co m um jogo de-nominado de “Words Connect Us”, que con-sistia na colagem de diversas frases autocolan-tes em amigos, conhecidos, ou até em alguém que gostasse de conhecer. Quantos mais au-tocolantes/frases fossem colados na roupa dos participantes, mais hipóteses tinham estes de ganhar.

22 Açores Clip Abril 2013

Page 23: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 23

Page 26: Açores Clip - Edição de Abril 2013

26 Açores Clip Abril 2013

Page 27: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 27

Page 28: Açores Clip - Edição de Abril 2013

3º CoNCurso dE oMElEtas

28 Açores Clip Abril 2013

No passado mês de março a Associação Regional de Reabilitação e Integração Sócio-Cultural de São Miguel – ARRISCA, com objetivo de angariar fundos para dar resposta ao crescente número de pessoas que pedem apoios para alimentação e pagamento de rendas, organizou o 3.º Concurso de Omeletas com o apoio da Associação Portas do Mar.

Tratou-se de uma mostra de mais de dez omeletes diferentes, acompanhadas por salada, pão e bebida, tendo a animação ter ficado a cargo de Wellington Nascimento.

Page 29: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 29

Page 30: Açores Clip - Edição de Abril 2013

30 Açores Clip Abril 2013

O evento contou com 400 vis-itantes, tendo a ARRISCA ob-tido um lucro de 2000 euros, dos quais 500 euros enviaram para as vítimas do mau tempo em Porto Judeu, sendo que o restante foi para o Fundo So-cial da associação. O evento também contou com dezasseis equipas a concurso, sendo que as duas omeletes vencedoras foram a Omelete Marinha, na categoria de “Mais Saborosa” (Associação de amigos da Ilha das Flores) e a Omelete Doce Alasca na categoria de “Melhor Apresentação” (Escola da Es-cola Profissional das Capelas).

Page 31: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 31

Page 34: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Foi no passado mês de março que decorreu, no Armazém 20, a EasterFest. A animação da festa, que ocorreu em dois dias e esteve a cargo de di-versos Dj’s: DJ Pedro Diaz, DJ Soulsky, Richard Claine, Mas-sivedrum e DJ Pika.

EastErFEst

34 Açores Clip Abril 2013

Page 35: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 35

Page 36: Açores Clip - Edição de Abril 2013

36 Açores Clip Abril 2013

Page 37: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 37

Page 38: Açores Clip - Edição de Abril 2013

38 Açores Clip Abril 2013

Page 39: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 39

Page 42: Açores Clip - Edição de Abril 2013

A Organic Circle comemorou a Páscoa apresentando pela 1ªvez nos Açores ZINX, "um artista que tem vindo a causar loucura em dancefloors por todo o mundo com o seu som enérgico e carac-terístico". O evento, que ocorreu em Santa Cruz, também contou com o DJ Set de Project-X, Med-itActive,bem como os DJs Micaelenses da Organic e Stereophonics. Além destes, o DJ promessa da Organic, ChoiceMaker, e Project-X juntaram-se num novo projecto chamado X-Maker, apre-sentando um set especialmente pensado para a Easter Fusion.

EastEr FusioN

42 Açores Clip Abril 2013

Page 43: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 43

Page 44: Açores Clip - Edição de Abril 2013

a NoitE do skEtCh

44 Açores Clip Abril 2013

A Pontilha, no final do mês de março, regressou com o formato da Noite do Sketch no Teatro Ri-beiragrandense. Esta segunda edição contou com 4 espetáculos teatrais de 15 minutos, intitulados "O encontro" (texto de Lando Reis, encenação de Fátima Sousa, ArtePalco), "Chá das 5" (texto e encenação de André Melo, Pontilha), "Amén" (texto e encenação de Sandra José, interpretação de André Melo, Pontilha) e por último "8.44 - o vosso Pai, Diabo!" (texto e interpretação de Sandra José). Além disso, A Noite do Sketch contou com uma performance de dança contemporânea co-reografada e interpretada por Carolina Rocha, bem como com a participação musical de Nuno Brito.

Page 45: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 45

Page 46: Açores Clip - Edição de Abril 2013

46 Açores Clip Abril 2013

Page 47: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 47

Page 48: Açores Clip - Edição de Abril 2013

48 Açores Clip Abril 2013

Page 49: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 49

Page 52: Açores Clip - Edição de Abril 2013

52 Açores Clip Abril 2013

Page 53: Açores Clip - Edição de Abril 2013

gENtEs dE ...

Abril 2013 Açores Clip 53

Page 54: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada

54 Açores Clip Abril 2013

Page 55: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 55

Manuela e António são um dos três casais que ainda mora na Segunda Rua de Santa Clara. Zona de risco, devido à erosão provocada pelo mar, a despo-voar o quanto antes.

Os poucos vizinhos foram sain-do devagarinho e neste mo-mento Manuela queixa-se do isolamento e até de um certo abandono.

Conheceram-se na despedida de solteiro do irmão de Manu-ela. No início não percebeu o interesse de António, mas de-pois de muitas viagens de mota para visitá-la, Manuela enten-deu que afinal ele gostava dela, e não da sua melhor amiga.

Para consolidar o Sim, ela es-creveu-lhe uma carta que ainda guarda há trinta e seis anos.

Page 56: Açores Clip - Edição de Abril 2013

dE saNta Maria... ...ao CorVo

56 Açores Clip Abril 2013

Page 57: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 57

Page 58: Açores Clip - Edição de Abril 2013

NotiCias dE saNta Maria

58 Açores Clip Abril 2013

proCissão do sENhor dos passos EM Vila do porto

Numa organização da Irmandadeda Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, domingo, dia 10 de março, saíu para as ruas de Vila do Porto a Procissão do Senhor dos Passos, o que, segunda reza a tradição, acontece há 306 anos, ou seja desde 1707. A procissão, presidida pelo Pe. Rui Silva, saiu da igreja denomi-nada do “ Senhor dos Passos”, abrilhantada pela música da Ban-da Recreio Espirituense e pelos cânticos do Grupo Coral de Vila do Porto. Ao longo do percurso a procissão parou nos chamados “passos” – pequenas capelinhas - onde são exibidos quadros lem-brando os locais por onde Cristo passou a caminho do Calvário.

Foto: aNa loura

Page 59: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 59

Um dos pontos altos desta cer-imónia religiosa é a simulação do encontro de Jesus com a sua Mãe Maria, que aconteceu junto ao frontespício da Igre-ja Matriz de Vila do Porto, e a chegada ao Calvário, que foi junto à antiga Igreja do Con-vento de Santo António. Nestes lugares de grande significado para os cristãos é feito o ser-mão do encontro e o sermão da crucificação, desta vez a cargo do Pe. Vitor Arruda que numa oratória esclarecedora, tenta reavivar na memória dos cren-tes o que foi o encontro da Mãe e do Filho, e o momento da cru-cificação.Esta cerimónia religiosa acon-tece por quase todo o País, atingindo em muitos locais uma grande pujança e participação

das populações, atraindo mui-tos forasteiros nacionais e es-trangeiros.É uma devoção que remonta à idade média, e diz-se que foi in-troduzida pelos cruzados para lembrar os locais por onde an-dou Jesus Cristo desde os mo-mentos que precederam à sua condenação até à crucificação no monte Calvário.

O Baluarte

Foto: aNa loura

Foto: aNa loura

Page 60: Açores Clip - Edição de Abril 2013

NotiCias da tErCEira

60 Açores Clip Abril 2013

aJitEr - 10º aNiVErsário

A AJITER – Associação Juve-nil da ilha Terceira – comemo-rou no passado dia 14 de abril a seu 10º aniversário na Quin-ta da Nasce-Água, em Angra do Heroísmo. Para assinalar esta data, a associação apre-sentou ao público ali presente um vídeo com a retrospectiva destes anos de actividade. A AJITER é uma instituição sem fins lucrativos, que foi constituí-da em Abril de 2003, partindo, segundo um dos membros fun-dadores, Osório Silva, do “ob-jectivo essencial de promover um reforço do Associativismo Juvenil na comunidade Açori-ana, como forma privilegiada para a promoção da integração dos jovens na comunidade onde se encontram inseridos, numa palavra o combate à in-diferença generalizada que, por vezes, muito se faz sentir na nossa juventude. De realçar que em 2002 o nosso proje-to institucional entrou na fase embrionária muito inspirado no projeto existente na Ilha de Santa Maria, com a Associação Juvenil da Ilha de Santa Maria (AJISM).”

Desde então, muito tem sido o trabalho desenvolvido, com a intervenção social e comu-nitária nas mais variadas áreas de relevo para a juventude, desde a educação para a ci-dadania, passando pela

educação para a saúde, pre-venção de comportamentos de risco, solidariedade, combate à exclusão social, desporto, pro-moção do acesso à nova so-ciedade de informação, valori-zação do património histórico e cultural da Ilha Terceira, entre muitas outras.

Numa fase inicial surgiu o pri-meiro projeto internacional da AJITER, o projeto “Raices II”, projeto realizado no âmbito do programa de iniciativa comu-nitária “Interreg IIIB”, Açores, Madeira e Canárias, o qual viria a ter como produto final o “Ro-teiro da Ilha Terceira”, produto todo ele desenvolvido por jov-ens.

A par com isso, e numa altura em que o Futsal praticamente não tinha expressão na ilha, eis que surge o “Futsal AJITER”, atividade que veio a ter a dev-ida continuidade nos anos se-

guintes e constituindo aquela que é uma das grande imagens de marca da associação.

As preocupações sociais em matéria de saúde deram ori-gem aos Seminários de Edu-cação para a Saúde “Saude@Juventude@XXI” e a vários projectos de solidariedade. No domínio da saúde, destaca-se, também, o lançamento do site sobre saúde sexual e reproduti-va “sexualidadejuvenil.info”

Noutro domínio, e no sentido de apostar em vectores impor-tantes como a formação, infor-mação e diversão associadas à disseminação de importantes mensagens para a sociedade e para os jovens, viria a sur-guir outra actividade marcante para este percurso. As várias edições da “Academia da Ju-ventude”.

Page 61: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 61

Page 62: Açores Clip - Edição de Abril 2013

O ano de 2009 marcou uma importante etapa de viragem e expansão na sua vida insti-tucional. Desde logo devido à alteração da sua imagem insti-tucional, que foi adaptada aos novos desafios da nova era da comunicação como forma da aproximar-nos, a cada dia que passa, da jovialidade dos nossos jovens. Para além dis-so, num projecto de carácter estruturante que visa em par-te a sua expansão institucion-al, a AJITER lançou o Cartão AJITER, que é o Cartão Jovem dos Terceirenses, o qual para além de toda a sua dimensão social e empreendedora, con-fere um conjunto de benefícios e mais-valias a todos os seus detentores, com um simbólico custo de 5,75 Euros.

Este projeto veio, aliás, a ser um importante impulso na activ-idade da associação. Prova dis-so foi o número de actividades e projectos que cresceram ex-ponencialmente a partir desta altura e o trabalho da AJITER começou a ser expandido à to-talidade da Região Autónoma dos Açores.

Desta forma, pode-se destacar a Campanha europeia “Help – Por uma vida sem tabaco” até aos Açores, o projeto “Jovens Açorianos – 20 Estratégias Contra a Pobreza e Exclusão Social” de forma a assinalar o Ano Europeu do Combate à Po-breza e Exclusão Social 2010, a “Agenda IGUALAÇORES 2010” ou a “Corrida da Igual-dade”.

Em 2010, a AJITER foi recon-hecida pelo Governo Regional dos Açores com o Estatuto de Instituição Utilidade Pública e, posteriormente, em 2012 adquiriu, também, o estatuto de ONGA – Organização Não Governamental de Ambiente.2010 foi também ano impor-tante do ponto de vista interno, a AJITER inaugurou a sua nova Sede.

Nestes anos, as atividades não têm parado. Importa salientar a aposta que tem sido feita na promoção de Campos de Férias e no trabalho com jovens a par-tir dos 10 anos. Os Campos de Férias “Empreend(a)çor” e “Açores-Europa” em qualquer uma das suas edições são, pre-cisamente, disso grande exem-plo.

A intervenção do campo de férias “Empreend(A)çor, veio, aliás, a ser reconhecida em 2012, no I Encontro Nacional sobre Crianças e Jovens em Risco, realizado no ISCTE, com o Prémio para Melhor Poster do Encontro.

A aposta no empreendedorismo e na capacitação jovem passou também a ter outro destaque com a realização de projectos como o “Co(E)mpreender – Empreendedorismo e Criação de Emprego: Como faze-lo em mercados pequenos”, realizado em parceria com o ISCTE.

A aposta na valorização da relação entre os conceitos de empreendedorismo e preser-vação ambiental é também im-portante e exemplo disso são as edições do peddy-paper “Pegada Ecológica”.

Por fim, e não menos impor-tante, a ligação internacional e as mais-valias provenientes do intercâmbio de boas práticas foram sendo sempre uma pri-oridade. Deste modo, realce-se os vários projectos internacio-nais em que a AJITER já partic-ipou e/ou promoveu.

Texto: AJITERFotografias: Fausto Costa

62 Açores Clip Abril 2013

Page 63: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 63

Page 64: Açores Clip - Edição de Abril 2013

NotiCias dE são JorgE

64 Açores Clip Abril 2013

duas MEdalhas dE broNzE EM torNEios CoNtiNENtais paN-aMEriCa-Nos

na disputa da medalha, não deixa fugir a oportunidade de arrecadar para o seu currículo mais uma medalha de bronze, que muito honra o nosso clube açoriano. Com estas duas internacionalizações cum-prem-se quase plenamente os objetivos do clube e dos seus atletas e que são, a obtenção de mínimos para o campeonato do mundo de seniores, que se realizará em agosto próximo no Rio de Janeiro – Brasil, palco dos próximos Jogos Olímpicos 2016

O Judo Clube S. Jorge par-ticipou em duas competições de âmbito mundial, na Améri-ca latina (Uruguai e Argenti-na), estas participações foram levadas a cabo pelos atletas: André Soares (-66kg), Carlos Luz (-81kg) e Tiago Rodrigues (-90kg) e com apoio da SATA Internacional.

No Torneio Continental do Uruguai, que se realizou no fim de semana de 16 e 17 de março em Montevideo – Uru-guai, André Soares acaba por ser eliminado na primeira ron-da e Tiago Rodrigues alcança o 7ºlugar ao levar de vencido o atleta do Uruguai, Diego Gon-zalez, perdendo a seguir com atleta Chileno -Thomas Briceno e Eduardo Silva, atleta brasile-iro. Enquanto Carlos Luz atinge brilhantemente a medalha de bronze, depois de vencer os at-letas Daniel Yanez do Uruguai, Fernando Salazar do Chile, perdendo nas 4ªs de final com o Brasileiro Filipe Costa, para de seguida, nas repescagens, vencer o atleta peruano, Gadiel Miranda e, na disputa da medal-ha, o conceituado e fortíssimo atleta Húngaro – Krissan Sz-abolcs.

No Torneio Continental da Ar-gentina, que se realizou nos dias 22 e 23 de março, em Bue-

nos Aires, foram igualmente estes mesmos atletas que representaram Portugal, ten-do André Soares alcançado a nona posição ao vencer o atle-ta argentino, Miguel Albarracin (atleta 2 vezes olímpico), para de seguida perder com o atle-ta Russo e vencedor da prova e, 8º do ranking mundial, Alim Gadanov. Tiago Rodrigues bril-hantemente atinge os quartos de final ao levar de vencido o atleta Juan Romero do Uru-guai, para de seguida perder com o vencedor prova, o russo Kamil Magomedov, na repes-cagem vence o argentino José peralta, para de seguida na disputa da medalha de bronze, conceder a vitória por vanta-gem mínima, ao experiente at-leta brasileiro Eduardo Santos, (também atleta olímpico), note-se que nesta competição es-tavam presentes vários atletas olímpicos, nomeadamente, a seleção da Rússia, de onde se encontravam vários campeões olímpicos e medalhados a este nível. Carlos Luz, mais uma vez nesta competição volta a brilhar ao levar de vencido o argentino Janvier Bergaglio e de seguida o fortíssimo Szabolcs Krizsan da Hungria, para na meia fi-nal defrontar o atleta russo e medalhado olímpico em Lon-dres, Ivan Nifontov, que perde por vantagem mínima (yuko),

Page 65: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 65

iii sEMaNa abErta da EpisJ

Decorreu de 19 a 21 de Março a 3ªEdição da Semana Aberta, evento da responsabilidade da Es-cola Profissional da Ilha de São Jorge.

"A realização da Semana Aberta já se tornou uma tradição na Escola Profissional da Ilha de São Jorge e tem como objetivo abrir as portas da escola a toda a comunidade jorgense, promovendo um leque de atividades destinado a diversos públicos", referiu Fernanda Melo, Diretora Pedagógica da EPISJ, na projeção do evento.

A partilha de experiências e saberes, o convívio, workshops, seminários, visitas à quinta agrícola, atividades tradicionais, demonstrações e um festival de sopas fazem parte do programa deste ano.

O Breves

Visita do Lar de Idosos João Inácio de Sousa Palestra com os finalistas da EBI/S Velas

Festival de Cocktails Seminário sobre Teatro

Seminário Genealogia JorgenseConversa: O estado da Agropecuária em S.Jorge

Page 66: Açores Clip - Edição de Abril 2013

NotiCias do CorVo

66 Açores Clip Abril 2013

Mais uma vez, tal como no mês de fevereiro, o Corvo recebeu um grupo 60+, desta vez proveni-ente de São Miguel. Foi uma semana repleta de atividades, desde a noite de chamarritas, karaoke bem como passeios turísticos pelos pontos de interesse na ilha e atividades em conjunto com os seniores da Santa Casa da Misericórdia.

Kathy Rita

Page 67: Açores Clip - Edição de Abril 2013

Abril 2013 Açores Clip 67