acordo ortográfico parte 3

6
O Que é o Acordo Ortográfico O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 é um tratado internacional firmado em 1990 que tem por objetivo criar uma ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países de língua oficial portuguesa. Foi assinado por representantes oficiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe em Lisboa, em 16 de Dezembro de 1990. Depois de obter a sua independência, Timor- Leste aderiu ao Acordo em 2004. O processo negocial que resultou no Acordo contou com a presença de uma delegação de observadores da Galiza. O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 pretende instituir uma ortografia oficial unificada para a língua portuguesa, com o objetivo explícito de pôr fim à existência de duas normas ortográficas oficiais divergentes, uma no Brasil e outra nos restantes países de língua oficial portuguesa, contribuindo assim, nos termos do preâmbulo do Acordo, para aumentar o prestígio internacional do português. É dado como exemplo motivador pelos proponentes do Acordo o castelhano, que apresenta diferenças, quer na pronúncia quer no vocabulário entre a Espanha e a América Hispânica, mas está sujeito a uma só forma de escrita, regulada pela Associação de Academias da Língua Espanhola. Tanto proponentes como oponentes têm apontado o fato de a ortografia da língua inglesa apresentar variantes nos diversos países anglófonos, sem que

Upload: jorgelgl

Post on 18-Dec-2014

479 views

Category:

Business


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Acordo ortográfico   parte 3

O Que é o Acordo Ortográfico

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 é um tratado internacional firmado em 1990 que tem por objetivo criar uma ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países de língua oficial portuguesa. Foi assinado por representantes oficiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe em Lisboa, em 16 de Dezembro de 1990. Depois de obter a sua independência, Timor-Leste aderiu ao Acordo em 2004. O processo negocial que resultou no Acordo contou com a presença de uma delegação de observadores da Galiza.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 pretende instituir uma ortografia oficial unificada para a língua portuguesa, com o objetivo explícito de pôr fim à existência de duas normas ortográficas oficiais divergentes, uma no Brasil e outra nos restantes países de língua oficial portuguesa, contribuindo assim, nos termos do preâmbulo do Acordo, para aumentar o prestígio internacional do português.

É dado como exemplo motivador pelos proponentes do Acordo o castelhano, que apresenta diferenças, quer na pronúncia quer no vocabulário entre a Espanha e a América Hispânica, mas está sujeito a uma só forma de escrita, regulada pela Associação de Academias da Língua Espanhola. Tanto proponentes como oponentes têm apontado o fato de a ortografia da língua inglesa apresentar variantes nos diversos países anglófonos, sem que a ortografia inglesa tenha sido objeto de regulação estatal legiferada. No entanto, deve notar-se também que se mantêm na Europa, com mais ou menos divergências e, nalguns casos, com reformas ortográficas recentes, ortografias distintas para algumas línguas, como o neerlandês, o alemão, o galego, o norueguês, o serbo–croata e o moldavo.

Page 2: Acordo ortográfico   parte 3

Mestres da Língua Portuguesa

Luiz de Vaz Camões: O português é conhecido como "A língua de Camões”, em homenagem a este homem escritor português com a obra Os Lusíadas.

Professor Jorge Portugal: considerado um dos maiores educadores do país. Sua experiência e respeito como professor de redação dispensa maiores comentários, visto que seu programa Aprovado na TV Bahia vem projetando sua imagem carismática e revolucionária no ensino da Bahia, com

audiência sempre crescente por nove anos consecutivos. Professor, consultor, escritor, apresentador de televisão, compositor e palestrante é referencia nacional nos temas redação e língua portuguesa, tendo ensinado em vários colégios e cursos pré-vestibulares de Salvador (Nobel, Águia, Sartre, Mendel, Ucba, Grandes Mestres, Interdisciplinar, etc.…) e proferido palestras e ministrado cursos em várias empresas, tais como: Petrobras, Copene, Rede Bahia, Irdeb.

Sérgio Nogueira Duarte da Silva: (Porto Alegre, 1950) é um professor brasileiro. É formado em Letras pela UFRGS, com mestrado em Língua Portuguesa pela PUC-Rio, e tem mais de 30 anos de experiência em sala de aula. Utiliza humor e fatos cotidianos para ensinar o uso correto da língua. Com isso, ganhou espaço e destaque

nos principais veículos de comunicação do Brasil. Atualmente, é instrutor e consultor de português do jornalismo da TV Globo, Globo News, SporTV, Globosat, jornais O Globo, Extra e Expresso, e da Globo.com, além de oferecer cursos de redação e atualização gramatical a

Page 3: Acordo ortográfico   parte 3

empresas e escritórios de advocacia. É autor de diversos livros, entre eles O português do

dia-a-dia.

Agradecimentos Gerais

Agradecemos a todos os alunos que irão utilizar esta cartilha para melhor aprendizado sobre a Nova Ortografia, para que ela venha ser útil para todos, é preciso que ela seja protegida da água, da poeira e de outras situações que possam danifica-lá.

Procure mantê-la limpa, sem rabiscos, rasgos e sem cortes, para que ao final do ano letivo esteja em condições para outros alunos do CEON usar.

À Direção

Page 4: Acordo ortográfico   parte 3

Conclusão

A equipe concluiu que a Nova Ortografia é o modo das pessoas terem melhor aprendizado na Língua Oficial (Língua Portuguesa) que entrará em vigor em 2012 em vestibulares, universidades, escolas e em faculdades. Com isso, o Brasil e outros países que também fazem parte deste Acordo terão que adotar este sistema da Língua Portuguesa.

Mudando assim várias palavras na gramática Brasileira, Fazendo com que a cada dia venha aumentar o índice de alfabetizados.