acontece - março 2013

8
MUDANÇAS 2013 E SUAS A CONTECE Informativo da Federação Brasileira das Associações Cristãs de Moços Janeiro / Fevereiro / Março Nº.: 35 SITE COM NOVO LAYOUT CONFIRA!!! “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” 2 Cor 5:17

Upload: federacao-brasileira-das-acms

Post on 09-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Acontece - Março 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Acontece - Março 2013

MUDANÇAS2013 E SUAS

ACONTECEInformativo da Federação Brasileira das Associações Cristãs de Moços

Janeiro / Fevereiro / Março Nº.: 35

SITE COM NOVO LAYOUT

CONFIRA!!!“Assim que, se alguém está em Cristo, nova

criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”

2 Cor 5:17

Page 2: Acontece - Março 2013

IGUALDADE

A ACM se esforça, desde o primeiro dia de sua fundação, para que se cumpra o que está escrito no evangelho de João, no capítulo 17, versículo 21 “... para que todos sejam um...” No Livro dos Atos dos Apóstolos, no capítulo quarto, versículo 32, nós lemos: “Todos os que creram pensavam e sentiam do mesmo modo.” Na Carta do apóstolo Paulo aos Romanos, no capítulo 12, versículo quinto, consta: “Assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo. E todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo.” As três passagens acima trazem a igualdade como um fio condutor que nos leva a pensar sobre o principal ideal dos que fundaram a ACM. Está escrito no Livro de Deuteronômio, no capítulo primeiro, versículo 17 “... Tratem todos de modo igual, tanto os humildes como os poderosos...”

É muito difícil pensarmos em igualdade, quando sabemos que Deus fez cada pessoa diferente uma da outra. Assim, somente alguns princípios de comportamento é que nos conduzem à igualdade. A sociedade, e especialmente a religião procuram formas que nos levam a reconhecer, na igualdade, a melhor maneira de convivência pacífica. Ter os mesmos direitos e os mesmos deveres são princípios de igualdade. O lema da ACM, No evangelho de João, no capítulo 17, versículo 21 representa a base desse princípio de igualdade: “Para que todos sejam um.”

Emilio Zambon de Mendonca

Voluntário

ACM S. Paulo

DEVOCIONAL

Page 3: Acontece - Março 2013

Caros amigos,

Estamos iniciando um novo quinquênio no nosso Plano de Ação, o que não significa uma mudança na direção, mas uma continuidade na caminhada, com todas as adaptações que percebemos necessárias.

Temos muitos desafios para este novo momento e a expansão da ACM em todo o território nacional, bem como tornar as ACMs do Brasil referência no trabalho com jovens, são os nossos principais objetivos.

Atendendo à proposta da Aliança Mundial para o Empoderamento Juvenil, vamos continuar trabalhando para que não só o jovem possa ter poder decisório, como também para que ele seja capacitado para ocupar posições de peso.

Desejamos fortalecer e capacitar o jovem para que seja depositado nele uma confiança que ele próprio conquistou no decorrer de seu aprendizado, para que assim, através da capacitação e empoderamento juvenil, as ACMs sejam de fato uma referência no trabalho com jovens em todo território nacional.

Aprovamos e estimulamos todos os trabalhos com jovens e aproveitamos para chamar a todos os profissionais e voluntários a se engajarem neste objetivo que é comum à todos nós.

Mauricio Vandorsee Secretário Geral

Lourival Bogolenta Presidente

Page 4: Acontece - Março 2013

Neste mês de março, a Federação Brasileira das ACMs tem o grande prazer de apresentar um novo site.

Trabalhamos arduamente para oferecer uma página mais moderna e rápida, com fácil navegação, onde poderão ser encontradas todas as informações relevantes das ACMs do Brasil, bem como notícias, vídeos e muito mais!

Além disso, a partir de agora, o boletim informativo da Federação, o “Acontece”, terá uma área exclusiva para que seus leitores o encontrem rapidamente e nosso site terá opção de exibição em português ou inglês.

Confira!

http://ymca.org.br

Page 5: Acontece - Março 2013

6 DE ABRILDIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA

Com objetivo principal incentivar a prática de atividades físicas e do esporte em todo o país, surgiu o Move Brasil.Lançada durante o Congresso MOVE 2012, no Sesc Vila Mariana, a iniciativa vai unir organizações sensíveis ao tema para assumirem o desafio de levar a atividade física e o esporte para a vida da população brasileira. Atendendo à este chamado, estamos realizando o MOVE ACM.A proposta é que as ACMs de todo o Brasil realizem inúmeras atividades em suas comunidades, com objetivo de incentivar a prática de atividades físicas no combate ao sedentarismo.A intenção da iniciativa está em criar a cultura da prática de atividades físicas não só como um lazer mas também como auxiliador na busca pela qualidade de vida.Desafiamos todas as ACMs a fazerem parte dessa nobre campanha!

NÃO FIQUE FORA DESSA!

Page 6: Acontece - Março 2013

Lourival BogolentaNovo Presidente da Federação

Natural de Botucatú/SP, casado com Ana Luiza de Barros Bogolenta, pai de Gustavo Augusto e Guilherme Henrique Barros Bogolenta e avô de Luiz Henrique, Pedro Augusto e Marina Barros Bogolenta.

Formado Administrador de Empresas pela Universidade Senador Fláquer - -Santo Andre/SP.

Com 40 anos de vida acemista, Lourival ingressou na ACM em 1973 como conselheiro na diretoria da ACM de Osasco, em 2004 foi eleito Presidente da mesma ACM e em 2008 entrou para a diretoria da ACM São Paulo.

Ingressou em 2012 como Conselheiro Fiscal da Federação Brasileira e este ano foi empossado Presidente da Federação das ACMs e novamente Presidente da ACM de Osasco.

C. N. E. F.Comissão Nacional de Educação Física

Durante o ano de 2013, a Comissão Nacional de Educação Física estará empenhada na organização e alinhamento metodológico de nossos produtos e serviços na área de atividade física (Musculação, Natação, Desportos e Ginástica).

Foi elaborado um plano trabalho (durante reunião no mês de novembro 2012) que consiste em um ciclo de reuniões presenciais e virtuais, desenvolver o plano nacional da área de educação física, participar em semanas de educação física em Universidades com palestras e Integrar Campanhas Nacionais de atividade física.

Como exemplo de integrar campanha nacionais, já demos início aos nossos trabalhos integrando o comitê executivo da Campanha MOVE Brasil, onde estivemos reunidos em Caldas Novas/GO em fevereiro em parceria com instituições nacionais como SESI, SESC, APO, Ministérios da Saúde e Ministério do Esporte. Na oportunidade discutimos plano de trabalho para lançamento da Campanha e ações estratégicas recomendadas.

Marco Antônio OlivattoCoordenador

Comissão N. de Educacão Física

Page 7: Acontece - Março 2013

É com muito entusiasmo que falamos dos eventos nacionais para jovens acemistas de todo o Brasil que estiveram presentes no período de 14 a 18 de Janeiro na cidade de Sorocaba participando do 46º ENALI 2013 – Encontro Nacional de Lideres, realizado na Unidade Acampamento as margens da Represa de Itupararanga.

Com o tema “Corpo, Alma e Mente” (trilogia Acemista) conseguimos fortalecer nossas propostas através de brilhantes palestras, dinâmicas e momentos de reflexão e debates para uma perspectiva de conhecer a essência da nossa missão institucional, despertando no jovem a vontade de aprender cada vez mais e dando-lhe oportunidade de além de aprender, servir e garantir que outros jovens tenham a mesma chance por meio de uma atuação responsável de futuros jovens lideres na sociedade. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os movimentos e seus profissionais que participaram deste evento como ACMs Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo e também ao apoio da Federação Brasileira das ACMs, que tem trabalhado arduamente para que esse evento continue desenvolvendo e empoderando os nossos jovens.

Um grande abraço acemista !!!Antônio Elídio

Secretário ExecutivoACM Sorocaba

ENALI 2013Encontro Nacional de Líderes

Page 8: Acontece - Março 2013

Reunião GST - Global Staff Team

Reunião C. Executivo Aliança Mundial

Conferência Internacional e Reunião do Comitê Executivo - LACA

XL JABs

Conferência NAYDO

de 02 a 04 de abril - Jericó/Israel

de 05 a 07 de abril - Jericó/Israel

de 02 a 05 de maio - Manágua/Nicarágua

de 13 a 20 de julho - ACM Sorocaba

de 10 a 13 de abril - Vancouver/Canadá

Fique atento!Mais informações: http://ymca.org.br

ExpedienteFederação Brasileira das Associações Cristãs de MoçosRua Nestor Pestana, 125 - 8º andar - cj 83 CEP 01303-010 - São Paulo/SP - BrasilTel.: + 55 11 3257-5867 - FAX. + 55 11 3151-2573E-mail: [email protected] - [email protected]

Responsabilidade Editorial: C. N. de ComunicaçãoJornalista Responsável: Luiz Carlos Gonzaga - MTB: 51.886/SPRedação e Arte Final: Anna Carolina PiresColaboração: ACMs Locais

Presidente: Lourival Bogolenta

Sec. Geral: Mauricio Vandorsee