acontece fevereiro de 2011

12
SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO PÁG. 06 Especial do mês Vem aí o Carnaval Ano V • Nº 52 • Hortolândia, Março de 2011

Upload: prefeitura-da-cidade-de-hortolandia

Post on 18-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Agenda cultural da cidade de Hortolandia para mês de fevereiro

TRANSCRIPT

Page 1: Acontece Fevereiro de 2011

SECRETARIA DE CULTURA,ESPORTE E RECREAÇÃO

PÁG. 06

Especialdo mêsVem aí o Carnaval

Ano V • Nº 52 • Hortolândia, Março de 2011

Page 2: Acontece Fevereiro de 2011

Editorial

“O pic-nic foi bom, mas a volta é que foi tão triste...”. Não, não foi triste não. É apenas o começo de uma canção de Wanderley Cardoso, cantor da Jovem Guarda (O Pic-Nic, Letra de Mário Faissal – 1967). Estamos voltando com todo entusiasmo, pois retomamos todas as nossas atividades que haviam entrado em stand by durante as férias. Imagine que estamos ligando as turbinas de 2011 com um montão de programas, projetos, oficinas, pontos de cultura e escolinhas esportivas. Estamos programando a agenda dos grandes eventos que realizaremos nesse ano, tendo você como nosso convidado de honra.

É no comecinho de março que novamente fazemos uma chamada para a maior festa popular que o Brasil fez por merecer. E Hortolândia faz sua festa também, focada na família. Nossos blocos já estão afinando o tamborim. Espere um pouco mais.

O seu Acontece está voltando na versão eletrônica, mas com o mesmo esmero e beleza de sempre. O compromisso é de logo termos a versão impressa, mas enquanto isso, manteremos você sempre atualizado com as nossas ações.

No Giro Cultural, encontramos mais uma fera que canta e toca.

Vai ver que junto com o crescimento da nossa Cidade, tem uma juventude que cresce também. O Diego Miranda falou conosco em Aqui é meu lugar, e deu seu depoimento justificando porque gosta daqui.

Na verdade, fizemos um mix para você se deliciar com o Hortolândia RX do Esporte e Lance de Craque. Nesse último, garimpamos nomes de jogadores muito engraçados que jogam em times brasileiros. Veja se estão no seu time.

Para finalizar, você já acompanhou pelo nosso site sobre o HortoVila: um Projeto arrojado e moderno que é a menina dos olhos do governo, e que vai garantir estilo de vida para os moradores da cidade. O piloto é no Jardim Nossa Senhora de Fátima. É a sequência da virada.

Na sessão Atividade Física – sua saúde em primeiro lugar veja as nossas dicas para você buscar a saúde que precisa. São dicas simples, e com certeza você vai gostar.

Fique com a nossa saudação e o abraço festivo nesse começo de ano. Lembrando sempre que o que está feito, não está mais por fazer.

Expediente

Acontece em Hortolândia é uma publicação da Cidade de Hortolândia, Secretaria de Cultura, Esporte e Recreação.Avenida Olívio Franceschini, 2500 | Remanso Campineiro | 3965-1400

Informativo da Prefeitura da Cidade de HortolândiaDepartamento de Comunicação Social

Diretor de Comunicação e Jornalista responsável | Josemil Rodrigues – Mtb 29271Jornalismo | Elisabeth SoaresEquipe | Isabela Santos, Sandra Alyne, Valéria OliveiraPublicidade | Patrícia BanharaEquipe | Miro Baghin, Yuri de Melo, Alcides JuniorFotos | Ary GoianoColaboração | Adriane Tognolo, Cleuzer Marques de Lima, Izael SicomandiConcepção Editorial e textos | Ary GoianoDiagramação e Arte | E3 Comunicação Integrada

Page 3: Acontece Fevereiro de 2011

Índice Literatura e FilmesPág.

1 Biblioteca • Os 10 livros mais procurados

Livro de Cabeceira • O que você está lendo?

Cultura

Esporte

Especial do mês

Saúde

Secretarias

Acontece Retrô

2 Giro Cultural • Quem está na tela?

3 Giro Cultural • Cultura em andamento

Programação Cultural

Cultura • Nossa rádio, nossa voz

4 Lance de craque

5 Hortolândia • RX do Esporte

Escolinhas de Formação Esportiva

6

7

8

9

Vem aí o Carnaval

Atividade Física • Sua saúde em primeiro Lugar

Acontece serviço

Aqui é meu lugar

Hortovila

Acontece Retrô 2011

Page 4: Acontece Fevereiro de 2011

Literatura

ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • FEVEREIRO DE 2011 PÁG. 01

Literatura e Filmes

Biblioteca | Os 10 livros mais procurados

Lançamos a campanha da leitura por cinco anos seguidos, e o resultado foi acima do esperado. Nossas bibliotecas receberam mais frequentadores de carteirinha e os livros começaram sair das prateleiras. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, está sempre às voltas com novas aquisições de títulos só para você não perder a hora da verdade com seus conhecimentos. Não se esqueça de passar por um dos nossos ramais de cultura. Nossas bibliotecas estão esperando você. Aproveite sempre nossas dicas do mês:

1 • Cabeça de vento (Meg Cabot)

2 • Noite eterna (Claudia Gray)

3 • Diário de uma paixão (Nicholas Sparks)

4 • Nosso Lar (Francisco Xavier)

5 • Cortina de fumaça (Sandra Brown)

6 • Ágape (Pe. Marcelo Rossi)

7 • Para sempre (Alysson Noel)

8 • Íntimo e perigoso (Linda Howard)

9 • Impressões digitais (Bárbara Delinsky)

10 • Como treinar o seu dragão (Créssida Cowell)

Livro de cabeceiraO que você está lendo?

A cultura aqui vai muito bem, obrigado. E não é só por meio dos meios de comunicação de massa como rádio, TV e internet: as pessoas estão lendo mais. O volume de retiradas de livros em nossas bilbiotecas aumentou. Veja nessa sessão os livros preferidos de três leitores, e seja um deles.

Adélia Araújo Ferreira: EmpresáriaObra: O Faxineiro e o ExecutivoAutor: Todd Hoppkins & Ray HilbertEditora: Thomas Nelson Brasil

Sinopse: Um executivo cercado de pressão, tanto na vida profissional quanto na pessoal, tem sua maneira de encarar a vida mudada quando o faxineiro de sua empresa ensina seis princípios básicos para viver plenamente. Uma fábula moderna que traz valores que devem ser não somente lidos, mas seguidos no dia a dia.

Júlia Bueno: EstudanteObra: Querido JohnAutor: Nicholas SparksEditora: Novo Conceito

Sinopse: “Querido John” narra a história de um jovem soldado americano. Ele, um jovem rebelde, se alista no exército logo após terminar a escola. Então durante sua licença, ele conhece Savannah, a garota de seus sonhos. A atração mútua cresce rapidamente e logo se transforma em um tipo de amor que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seus deveres militares. Mas ninguém pôde prever que os atentados de 11 de Setembro pudessem mudar o mundo todo. E como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu amor por Savannah e seus país. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, John descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.

Marcos Paulo Vieira: PastorObra: Cem anos de SolidãoAutor: Gabriel Garcia Márquez

Sinopse: O autor narra a incrível historia da família Buendia, uma estirpe de solitários que habitam a mítica aldeia de Macondo. A narrativa desenvolve-se em torno de todos os membros dessa família, com a particularidade de que todas as gerações foram acompanhadas por Úrsula: a matriarca centenária mais conhecida da história da literatura latino-americana.

Page 5: Acontece Fevereiro de 2011

Giro Cultural • Quem está na tela?

justando nossas lentes, encontramos outra fera que estava meio perdida e esquecida nessa cidade que só cresce. E olha como tem: já são A

dois da Vila Real. Um que já passou aqui conosco no Acontece, e é primo do Tião Carreiro. Agora é a vez do compositor, cantor e instrumentista Zé Capixaba. É gente nossa. É só acompanhar a saga desse nosso artista que tem lances interessantes porque “rodou”

muito por nossa região.

O que fez a diferença na vida do artista capixaba foi um cavaco que seu pai lhe deu, ainda pequeno. Foi o start para a vida artística, marcada com lances super interessantes. Ele apostou que seria um instrumentista. Será que só um cavaquinho pode fazer isso tudo mesmo? No andamento da vida, de fato fez.

O que veio a seguir foi o mais amado e popular violão. Nesse, as cordas afinadas trouxeram o melhor som, ajustando-se ao artista com sua musicalidade perfeita. Mas sua inquietação por música não parou, foi mais adiante. Encontrou-se com a guitarra, um instrumento com outra sonoridade, não menos empolgante. A partir desses dois instrumentos começaram as duplas, com quem se afinou inicialmente. Apenas mais um passo, e estava criada a sua primeira banda: “Emoções”. Em seguida, os bailes da saudade e do romantismo. Na banda, o repertório para agradar a todos ia de “Mamonas Assassinas” a “Teodoro & Sampaio”, um mix musical. Um instrumento bem brasileiro e que afina bem com esse gosto da brasilidade é a apaixonante e chorona viola. Ah, a viola! Foi por esse instrumento tão decantado que o nosso artista se apaixonou. A afinidade com esse instrumento fez com que fosse convidado para a Orquestra Cabocla de Campinas. Foi o encontro perfeito entre o apaixonado por música e o instrumento que foi fundo no seu coração. Então, as músicas foram deslizando da alma pelas dez cordas vibrantes no sangue caipira. É o que chamamos de “o encontro apaixonante” entre criador e criatura – Viola e Zé Capixaba.

Um detalhe que jorra emoção é o seu assobio com uma sonoridade inconfundível. Não saímos da entrevista sem uma palhinha. É encantador sentir e ouvir essas coisas gostosas com gosto e cheiro de interior que Hortolândia produz.

Nessa altura, vale a pena conhecer o seu nome real, e descobrimos que ele possui um nome bem abrasileirado – José Alves Silva – com toda ênfase no simples que é, enquanto encanta com seu maior gosto que é a música. Compor, tocar e cantar é o que mais sabe fazer.

Uma pausa para ver o tempo. Percebemos que o Zé Capixaba tem um currículo muito rico, mas como não deu para colocar tudo, tivemos que nos contentar com a sorte que a vida nos reservou. Para marcar mais a saudade, nos despedimos ouvindo “Tocando em Frente”, porque a vida é mesmo assim. Precisamos ser felizes. Leve no seu coração que Hortolândia tem mesmo seus artistas e a nossa função é descobri-los.

Cultura

ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • FEVEREIRO DE 2011 PÁG. 02

Page 6: Acontece Fevereiro de 2011

Giro Cultural • Cultura em andamento

As férias acabaram. Agora é hora de arregaçar as mangas, tocar as tarefas e começar os deveres de casa. Na Cultura, estamos recomeçando os nossos projetos, programas e cursos. Veja só o que estamos colocando à disposição da população no Espaço Samest em nossos Pontos de Cultura. Lembrando que esse pacote é todo gratuito. Então, o que está esperando? Garanta sua vaga inscrevendo-se em:

• Curso básico de violão popular• Curso de viola• Inclusão digital• Criação de blogs• Internet – navegando com segurança• Xadrez

No Ponto de Cultura “Nós na Pauta” cursos gratuitos para:• Arranjo• Clarineta• Coral• Euphonium • Fagote • Flauta transversal • Oboé • Percussão • Saxofone • Trompa • Trompete• Trombone • Tuba • Musicalização infantil, • Aulas teóricas e Práticas de conjunto

O limite de idade é de 8 a 16 anos, mediante apresentação de comprovante residencial em Hortolândia, com três (3) fotos 3x4 recentes. Os menores de 14 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsáveis legais.

Nosso endereço é: Rua Vicente Palhão, s/n – Jardim Rosolen

Programação Cultural

III Encontro de Viola e Catira com a participação da Cia. “Rosa dos Anjos”. Será um encontro onde duas culturas se fundirão em uma só para levar aos moradores do Jardim Adelaide o que as nossas raízes culturais têm de bom.

Cultura • Nossa rádio, nossa voz

Está funcionando em caráter experimental a 91,1 FM de Hortolândia. Essa rádio comunitária será a nossa voz, e na programação você encontrará: notícias, utilidades públicas, educação e variedades, tudo sob a batuta da ONG hortolandense OCA, que buscou os recursos necessários no Ministério das Comunicações. É a primeira rádio oficial, que por ser comunitária tem 25 W de potência. Hortolândia não está no apagão das comunicações. É cultura Viva. É a cultura Hortolandense com você no foco.

ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • FEVEREIRO DE 2011 PÁG. 03

Page 7: Acontece Fevereiro de 2011

EsporteLance de craque

Vamos dar uma pausa na caça dos nossos craques para ver outros craques de nome e onde jogam. Não tem nada de bizarrice, o cartório fez o registro e a imprensa apenas divulgou. Veja se são do seu agrado alguns desses nomes abaixo. No seu time tem alguém com um nome que merece destaque? Mande para nós do Acontece.

Clube: Rio Branco Futebol Clube/AC

• Cledioneide Fernandes de França• Miller da Silva Melo• Junior da Silva Tragodara• Jarlyson de Oliveira Figueiredo• Jardson Almeida Monteiro• Cainan Sousa da Silva

Clube: Vilavelhense/ES

• Isteylor Mendes da Silva• Alis Antonio Alves Mendes• Sisley Pereira de Jesus• Lailson Camilo da Silva

Clube: Vitória Futebol Clube/ES

• Leison Carlos de Oliveira Alves• Darlan Costa de Oliveira • Weyder da Silva Aguiar• Joálisson Santos Olveira• Agdon Santos Menezes• Kartjaneo Barbosa de Arruda• Dankler Luis de Jesus Pedreira• Elenilson Ferreira Garcia

Segundo Tempo

Vai muito bem, obrigado! Os dois mil alunos já recomeçaram suas atividades para 2011 depois de um pequeno recesso de férias. O detalhe, é que mesmo nesse período os estudantes foram envolvidos no Projeto Recreio nas Férias. Este projeto contou com atividades recreativas, culturais, esportiva e de lazer, tudo sob o comando de toda a trupe da gerência, coordenadores, professores e monitores, nos quatro locais:

• Jardim Boa Vista• Jardim Boa Esperança

Além das atividades nos quatro pólos, foi realizado no dia 28 de janeiro um passeio ao Parque Socioambiental Irmã Doroty Stang. Os beneficiados além de conhecer o parque, tiveram acesso a brinquedos infláveis, atrações culturais, palestras e puderam confraternizar com crianças de outros bairros.

Esporte

ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • FEVEREIRO DE 2011 PÁG. 04

• EMEF CAIC• Centro Poliesportivo “Nelson Cancian”

Page 8: Acontece Fevereiro de 2011

Hortolândia | RX do Esporte

A ginástica localizada em Hortolândia está muito bem. Fomos conferir o que acontece na Região Metropolitana de Campinas e pudemos constatar que somos a única cidade que disponibiliza esse tipo de atendimento para a população. Como isso chamou atenção, fomos assistir, ou melhor, fazer uma aula. Sobrava disposição e entusiasmo. A turma correspondia. A prefeitura disponibiliza apetrechos, não só a garrafa d'água, como também a tolha para enxugar o suor. É pura malhação mesclada com entusiasmo. Cada um tem a sua necessidade e objetivo, e a professora reúne tudo em uma amálgama e dilui em resultados que são fantásticos, pois a cada momento, as aulas ficam mais cheias. Hoje a Secretaria de Esportes já está limitando a oferta, em virtude de crescimento da procura. A aula só é quebrada quando alguém faz alguma inserção sobre nutrição ou perda de peso, que são os assuntos mais palpitantes em virtude da onda. E gabarito para isso, nossas professoras possuem. Hoje temos aproximadamente 1400 pessoas, na maioria mulheres de todas as idades. Orgulho para nós. Já conseguimos numa só aula e em um trio elétrico, reunir mais de 600 pessoas para uma das nossas atividades do Dia do Desafio. Na Ginástica Localizada, além das amizades construídas, o tema recorrente é a saúde que funde com o Hortolândia Viva Mais. Todos ganham na aula que excede em prazer.

Os professores, merecidamente, saíram de férias. Cá para nós, ninguém é de ferro. O detalhe, é que eles voltaram com carga total. É a saudade dos alunos ou dos futuros campeões do Brasil que eles estão ajudando a formar. Seja como for, a aplicação de tudo cai nas Escolinhas de Esporte da Prefeitura e algumas mudanças sugeridas pela gerência de Esporte, para melhor, aconteceram no Karatê com o professor Iranildo Cavalcanti da Silva e no Voleibol com o professor Samuel Lemos Rocha.

A Secretaria de Esportes está ampliando os seus atendimentos nos bairros e assistindo as modalidades já existentes.

Escolinhas de Formação Esportiva

ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • FEVEREIRO DE 2011 PÁG. 05

Page 9: Acontece Fevereiro de 2011

Especial Vem aí o Carnaval

Especial do mês

Aqui tudo está sendo feito em nome da família. Os parques, os espaços esportivos e culturais, tudo tem o sentido maior: atenção à família. Os nossos carnavais têm esse jeito familiar. As crianças têm vez na passarela. Os pais e a nossa força maior, que é a juventude, desfilam e despejam toda alegria na avenida. Aqui não se tem registro de violência, pois Hortolândia é Cidade de Paz. Paz esta, que está aqui conosco. E se tudo é paz, então é só se fantasiar, acompanhar o seu bloco e cair na folia, gastando a sandália.

Em 2011, a coordenação ficou com a Liga Hortolandense das Escolas de Samba “Blocos e Cordões Carnavalescos”. Os blocos que vão desfilar são de primeira, com muita habilidade nos passos e acompanhando bem os repiques da bateria:

• Escola de Samba “Galo de Ouro” – Jardim Rosolen• Escola de Samba Flor de Maio – Jardim Sumarezinho• Oya Obirin Odé – Jardim Adelaide (bloco de Afoxé)

ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • FEVEREIRO DE 2011 PÁG. 06

Page 10: Acontece Fevereiro de 2011

Atividade Física - Sua saúde em primeiro LugarA Prefeitura por meio do seu agente imediato, que é a Secretaria de Esporte, vai continuar de olho na sua saúde. Nós queremos que você tenha saúde e desafiamos você a mudar seus hábitos. Atente-se para as dicas desse mês:

A alimentação pouco saudável e a falta de atividades físicas são as principais causas de doenças, como as cardiovasculares, diabetes do tipo 2 e determinados tipos de câncer, contribuindo para a carga mundial de morbidade.

Para os mais idosos, é necessária a prática de atividades físicas que fortaleçam a musculatura e mantenham o equilíbrio, pois reduz os riscos de quedas e melhora o estado funcional.

A dupla alimentação saudável e atividade física sempre anda de mãos dadas. Estenda sua mão e alcance uma silhueta desejável também. Vale a pena!

Tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e má alimentação são fatores determinantes para a morbidade precoce. Fique antenado e descubra onde você está pecando.

Sua alimentação é a sua vida em jogo. Procure uma alimentação baseada em grãos, frutas, legumes e alimentos que contenham ômega-3 (peixe) e pouca ingestão de gorduras saturadas e carboidratos refinados.

Você sabia que a atividade física que se pratica regularmente pode reduzir os riscos e evolução de doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais, a hipertensão, diabetes, osteoporose, câncer, ansiedade e depressão? De brinde, leve ainda o controle do peso corporal.

Exercícios físicos aeróbicos podem diminuir a perda de memória em idosos e prevenir o declínio cognitivo associado com o envelhecimento. È hora de calçar o tênis e colocar uma roupa confortável de esporte, e sair para caminhar.

O hipocampo é uma área do córtex cerebral onde ocorre a organização dos episódios vivenciados, como um conjunto de informações coerentes em um tempo e um espaço. Essa mágica transforma informações em memória. Pesquisadores observaram que os adultos com 55 a 80 anos, praticantes de caminhada de três a quatro vezes/semana durante 40 minutos, tiveram um aumento significativo no volume do hipocampo.

SaúdeSaúde

8

7

6

5

4

3

2

1

ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • FEVEREIRO DE 2011 PÁG. 07

Page 11: Acontece Fevereiro de 2011

SecretariasSecretarias

ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • FEVEREIRO DE 2011 PÁG. 08

Acontece serviçoA Secretaria de Saúde está sempre atenta com o mosquito da dengue, e em estado de alerta máximo. O recado é: vamos fazer nossa parte. Cuidado especial com os recipientes que contenham água, como caixas d'água, vasos, plantas como bromélias e outras espécies. Também pneus e vasos. Vamos dar um “XÔ” nesse intruso. Somos maiores que ele.

Interagindo com os moradores do Jardim Nossa Senhora de Fátima, o poder executivo foi junto à população, e através de reunião conjunta, foram verificadas as reais necessidades dos moradores mapeando o bairro. Trata-se de um Projeto piloto do governo, que consistirá em transformações de núcleos da cidade em espaços de convivência com ampliação de áreas de lazer e intervenções viárias e que garantam a tranqüilidade e segurança no trânsito. Além de potencializar as atividades esportivas e culturais.

A proposta é associar o crescimento sustentável com ações que visem à convivência harmoniosa entre as pessoas que se interagem com o meio. O HortoVila tem como proposta maior um padrão de vida melhor entre o bairro e seus moradores para se viver bem. É o que se poderia chamar de “Vida Boa”.

Hortovila

Sua vida se funde com outra história, a história da mesma cidade que o acolhe. O oxigênio da juventude está pleno para Diego Miranda, que vai buscando seu espaço no mercado atrativo de Hortolândia. Está cursando inglês, pois entende que com a chegada de grandes multinacionais para o parque industrial os atrativos são maiores.

Está cobiçando uma posição para o seu futuro que já começou. Nesse entusiasmo estão indo todos os irmãos. Todos se encaixando no mercado promissor que a Cidade oferece.“Meu orgulho maior é que hoje, sinto que sou parte dessa sociedade que é testemunha das grandes transformações que estão oportunizando para minha geração um tempo de mais justiça social. Por tudo isso, desenvolvi uma relação de carinho com essa cidade que me viu nascer. E posso dizer de coração, que aqui é meu lugar”.

Aqui é meu lugar

Page 12: Acontece Fevereiro de 2011

Acontece RetroAconteceRetrô

Acontece Retrô 2011

@lô Acontece Redação: [email protected] Jogos e Campeonatos: [email protected]ção e Eventos: [email protected] e [email protected] Escolinhas de Formação Esportiva: [email protected] de Luzes: [email protected]ós na Pauta: [email protected] Arte Por Toda Parte: [email protected]

P r o g r a m a

HortolândiaEscola Viva

CULTURA TECENDO SABERES

SECRETARIA DE CULTURA,ESPORTE E RECREAÇÃO

A superação das nossas metas é a ordem do tempo. Para começar 2011, aconteceu uma bem bolada “Jornada Pedagógica Esportiva”, objetivando a interação entre professor, aluno e o sistema de gestão esportiva. Veja o naipe dos nossos preletores e os temas abordados:

Professor Mestre José Erb Ubarana Junior Temas:– Treinamento desportivo: competição ou treinamento? - Aspectos positivos e negativos do esporte de rendimento na infância. Currículo: MBA em gestão de pessoas,Mestrado em Health and Phisical Education pelo Union College – EUAEspecialização em Educação Motora pela UnicampDiretor de planejamento e consultor de projetos de Qualidade de VidaGestão e desenvolvimento de programa esportivo e treinamento internacional – EUA

Professor Carlos Rogério Thiengo Tema:– O desporto como qualidade de vida Currículo:Analista de desempenho no departamento de futebol do São Paulo Futebol ClubeMestrando em Ciências da Motricidade

Professor Dr. Alexandre Janotta Drigo Tema:– A influência do professor/treinador/educador na formação social do atleta.Currículo:Bacharel em Ciências Biológicas – UNESP/RCBacharel em Educação Física – UNESP/RCMestre em Ciências da Motricidade – UNESP/RCDoutor em Ciências do Esporte Professor orientador pleno do Programa de Pós graduação em Ciências da Motricidade Membro do Conselho de Pós graduação do PPG em Ciências da Motricidade