acontece em linhares - manual do projeto gráfico

27
LINHARES • ESPÍRITO SANTO em Acontece Acontece em

Upload: bart-rodrigues-custom-propaganda

Post on 08-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Como não seriamos nós quem iriamos editar o jornal, nada mais justo que criar um manual que incinasse ao diagramador da Prefeitura como fazê-lo sendo fiel à programação visual aprovada pelo prefeito.

TRANSCRIPT

Page 1: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

L I N H A R E S • E S P Í R I T O S A N T O

ememememAcontece ememAcontece ememAcontece ememAconteceAconteceAcontece em

Page 2: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

Apr

esen

taçã

o

A aplicação dos conceitos e elementos gráficos deste trabalho é baseada em amplos estudos realizados pela Casamarela Comunicação Integrada, a partir de diversos livros especializados em design e diagramação, disponíveis no mercado.

Este manual foi desenvolvido para que, acima de tudo, a Prefeitura de Linhares possa desenvolver uma forma padronizada de comunicação horizontal e bilateral com o seu público alvo: o cidadão linharense.

Convém ressaltar que, com o avanço da tecnologia, tornou-se inerente à sociedade a busca constante por informações para que, assim, possa tomar conhecimento das ações da Prefeitura, estando cada vez mais presente e atuante na vida de seu município. Seja acompanhando e sugerindo, seja cobrando das secretarias municipais, ações que visem sempre uma melhoria em sua qualidade de vida.

A proposta aqui, pois, é incentivar a leitura do Acontece em Linhares. A seguir serão apresentados o conceito e a construção editorial desse jornal de circulação mensal, criado a fim de responder à necessidade de informações do cidadão sobre a administração da cidade.

Informações complementares e esclarecimento de dúvidas sobre layouts, sinalizações, pinturas e interpretação deste manual podem ser obtidos com a equipe de atendimento/criação da Casamarela Comunicação Integrada pelo telefone 27 3314-4494 ou pelo e-mail [email protected].

Boa leitura!

02

Page 3: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

A

B

2 APRESENTAÇÃO

4 PÚBLICO ALVO

5 A PREFEITURA

6 A IDEIA

ELEMENTOS PROJETUAIS

8 Abordagem e Conteúdo editorial

9 Logotipo

10 Logotipo Construção

12 Tipografia

13 Paleta de cores

PEÇA PRINCIPAL

15 Formato

16 Layout

17 Capa

18 Grid (Capa - Miolo)

20 Imagem

21 Elementos Gráficos

23 Espelho

24 Produção Gráfica

25 Softwares

26 BIBLIOGRAFIA

2 APRESENTAÇÃOSum

ário

Page 4: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

O público alvo do Acontece em Linhares envolve pessoas do sexo masculino e feminino, com idades entre 16 e 65 anos. A maior parte reside na área urbana do município. O nível de escolaridade é variável, porém a maioria possui ensino médio e superior, completo ou incompleto.

Essas pessoas, ainda, usam diariamente os meios de transporte público, principalmente os ônibus e, no percurso, costumam ler livros, revistas, jornais e outras publicações.

Têm por hábito, também, frequentar redes de relacionamento virtuais, como Orkut, Facebook e Twitter, e estão por dentro dos avanços tecnológicos. São pessoas que buscam informações que os mantenham atualizadas quanto à realidade política de seu município, para que possam acompanhar as medidas tomadas em benefício da melhoria de sua qualidade de vida.

Públ

ico-A

lvo

04

Page 5: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

A P

refe

itura

Linhares, o futuro acontece aqui. Para justificar esse slogan, a Prefeitura não para. É uma obra atrás da outra. Mas, tão importante quanto executá-las é tornar visíveis os investimentos dessas obras.

A experiência tem demonstrado o quão importante é a transparência para o setor público. Assim sendo, a Prefeitura decidiu criar o Acontece em Linhares.

Além de divulgar as ações em benefício da população, a administração quer utilizar o jornal mensal para prestar contas à comunidade, sobre onde investe os recursos públicos.

A Prefeitura destacou como responsável pela Edição/Editoração, a Secretaria Municipal de Comunicação, sob os cuidados da jornalista Ananda Bisi.

05

Page 6: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

A I

deia

Que a internet é hoje uma fonte indispensável de pesquisa nem se discute. O fato é que, nem sempre, as informações contidas na rede possuem o grau de reflexão necessário para que o leitor faça as suas próprias análises sobre os assuntos tratados.

Em seu blog, o jonalista Marcelo Miranda questiona: “é comum a substituição da leitura de um livro por uma busca rápida na internet e a leitura de uma ou duas páginas sobre o assunto de interesse. Será profundo saber o suficiente para ser lembrado no futuro e formar base de conhecimento?”

A partir dessa constatação é que se propõe a criação de um veículo impresso com características modernas quanto à elaboração das reportagens, com grande poder informativo, mas sem o uso excessivo de caracteres. Ou seja, matérias sucintas, mas nem por isso superficiais, capazes de atingir um público das mais diversificadas camada sociais, e grau de escolaridade.

06

Page 7: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

Elementos Projetuais

A

Page 8: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

Abo

rdag

em e

Cont

eúdo

Edi

tori

al

O jornal Acontece em Linhares não possui uma estrutura rígida no que se refere à definição de suas editorias. Para a elaboração deste manual foi utilizado como base um “piloto”, que seria veiculado no mês de maio de 2010.

A hierarquização dos assuntos abordados, no caso, obedeceu à ordem de importância das ações desempenhadas pela Prefeitura de Linhares, no período em questão.

Urge destacar, no entanto, que a estrutura ora apresentada não deve, necessariamente, ser seguida nas edições futuras. Ao contrário, ela pode variar de acordo com os temas tratados.

Essa maleabilidade editorial reflete, por si só, a maior função dos órgãos da administração pública: trabalhar onde a população tem necessidade. Além disso, ajuda a caracterizar o nome do jornal como veículo transparente de informações do cidadão linharense.

Elementos Projetuais

08

Page 9: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

Logo

tipo

Analisando o logotipo do jornal Acontece em Linhares, é possível perceber a semelhança entre o lettering LINHARES e o logotipo da Prefeitura. Isso se justifica para evidenciar que se trata de um informativo da administração municipal, com vistas a reforçar a transparência para com a população local.

Os direitos de propriedade intelectual sobre esse logotipo pertencem à Prefeitura de Linhares, sendo vetada a sua reprodução, sem prévio conhecimento/autorização da Secretaria Municipal de Comunicação Social, ou outra instância superior, deste município.

A seguir veremos, detalhadamente, a construção do logotipo.

Elementos Projetuais

Acontece emAcontece em

Acontece emAcontece em

Acontece em

09

Page 10: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

Logo

tipo •

Con

struç

ão

Elementos Projetuais

Acontece emAcontece em4,5º

Acontece emAcontece em

x

Em casos especiais, quando não for possível a utilização das artes digitais fornecidas neste manual e houver a necessidade de desenhar a logomarca, deve-se utilizar um diagrama, conforme esquema acima, a fim de manter rigorosamente suas proporções e seu design.

Não existe aplicação verticalizada deste logotipo.

10

Page 11: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

Tipo

graf

ias

A escolha tipográfica contida no jornal Acontece em Linhares consiste em duas principais características: economia de espaço na página e legibilidade. Ao mesmo tempo, por se tratar de um veículo de comunicação de massa, as tipologias levarão em conta também o aspecto esteticamente moderno.

Após alguns ensaios tipográficos, o jornal terá como padrão três famílias de fontes:

Kozuka Gothic Pro, Humanst521 BT e Alako-Bold.

Todas estão disponíveis no CD-Rom que acompanha este manual.

A aplicação da fonte Kozuka Gothic Pro ocorrerá nas manchetes, títulos, retrancas e linhas finas das reportagens. A fonte não possui serifas e, apesar de não ser verticalizada, não deve ser utilizada em textos longos, para que possa haver uma distinção visual clara entre títulos e corpo da matéria.

Por sua vez, a fonte Humanst521 BT será empregada nos textos longos. Apesar de ser um tipo de letra tradicional, ela continua mantendo legibilidade originalmente superior e bastante fácil de ser trabalhada, tanto em textos longos, quanto em formatos resumidos de matéria, como boxes e tabelas.

A fonte Alako-Bold possui um visual manuscrito moderno e marcante, servindo como parte na composição do logotipo e ajudando a determinar a identidade visual ao longo das páginas, dando forma característica aos “foguetes” indicativos das editorias.

Apesar dessas 3 famílias tipográficas, o projeto do jornal permite o uso de uma diferente tipologia, principalmente em algumas seções. Quando forem tema principal de capa, por exemplo, poderão conter um forte conceito estético tratado na matéria onde será aplicada, tornando fácil o entendimento da “licença tipográfica especial”.

Elementos Projetuais

11

Page 12: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

Tipo

graf

ias Elementos Projetuais

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X W Y Za b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v x w y z1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X W Y Za b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v x w y z1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X W Y Za b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v x w y z1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

Kozuka Gothic Pro

Humanist521 BT

Alako-Bold

12

Page 13: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

Palet

a de

Cor

es

Não existe uma paleta de cores obrigatória. Apenas devemos levar em conta, o código cromático que o cidadão linharense está acostumado a ver impresso no logotipo da Prefeitura, servindo assim como gancho na sua identidade visual.

A aplicação dessas cores em objetos de apoio gráfico levará em conta o “caminhar” das seções do jornal, de forma a perceber nitidamente um “link”, com as peças publicitárias institucionais que são criadas periodicamente para esta Prefeitura.

À editoria que abordar o tema principal da matéria de capa, será permitida uma “licença especial” cromática para que sirva de apoio para o destaque que essa reportagem exigir. Devendo-se, também, usar o bom senso para que não se crie uma “aberração cromática”, que descaracterize a essência gráfica do jornal.

Elementos Projetuais

AZULC100 / M70 / Y0 / K40 - Pantone 288c

VERMELHOC0 / M100 / Y100 / K0 - Pantone 485c

AMARELOC0 / M20 / Y100 / K0 - Pantone 7406c

VERDEC100 / M0 / Y100 / K0 - Pantone 355c

13

Page 14: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

Peça Principal

B

Page 15: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

For

mat

o

Para construir um formato que se diferenciasse dos demais e que respeitasse a praticidade, o manuseio e a modernidade (que devem ser sempre o objetivo deste veículo), foi adotado o padrão de 28x32cm (fechado) ou 56x32cm (aberto).

Esse formato, embora pareça original - por não se enquadrar nos formatos-padrão como Standart ou Tablóide - na verdade não passa de uma adaptação de 1/4 do formato Standart (aberto), ou 1/2 (fechado).

Peça Principal

Tablóid:29x41 (Fechado)58x41 (Aberto)

Acontece em Linhares:28x32 (Fechado)56x32 (Aberto)

Standart:31,5x56,5 (Fechado)63x56,5 (Aberto)

15

Page 16: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

Layo

ut

O projeto gráfico do Jornal Acontece em Linhares prioriza a legibilidade dos textos, possibilitando a variação de colunagens, assim como a aplicação das imagens convencionais, sangradas ou recortadas, bem como experimentações tipográficas.

Como já foi dito, nenhuma das editorias do jornal é fixa. Todas são escolhidas de acordo com as ações de maior relevância no município. Sendo assim, não definiremos regras “engessadas” de diagramação.

Contudo, mostraremos recursos gráficos que ajudarão a conferir modernidade e clareza na composição do jornal, sem que se perca, é claro, a identidade visual geral da publicação.

Peça Principal

16

Page 17: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

Capa

Essas medidas são necessárias para que se crie um visual “clean” e rico em informações relevantes, ao invés daquela tradicional capa sobrecarregada, que resume o jornal inteiro (muito comum, aliás, nos grandes jornais impressos).

Os demais assuntos abordados no jornal re-

ceberão destaque de menor importância e, apenas os de maior

relevância, deverão ser seguidos de resumo. Os outros, ainda, serão apresentados apenas com os títulos.

Para a matéria de capa, daremos sempre maior importância no estilo da diagramação. A foto deve receber sempre um destaque único, não dis-putando a atenção dos leitores com outras foto-grafias. A manchete deverá ser seguida, obriga-

toriamente, por uma Linha Fina e um pequeno resumo da reportagem (chamada).

Logo abaixo do logotipo, é essencial que venham es-tampados a edição, o número e, principalmente, o mês corren-te, para que a divulgação das ações da Prefeitura não assuma um aspecto de notícia velha.

Peça Principal

17

Page 18: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

Grid

- Ca

pa

O grid básico a ser usado na capa pode ser adaptado, caso a aplicação da foto principal exija tal mudança. Porém, a margem de segurança para o texto deve ser respeitada para que não ocorra uma “degola” dos títulos, linha fina ou resumo da reportagem.

Peça Principal

Espaço entre chamadas

8mm

Foguete: Fonte: Alako-Bold Corpo: 18 Fx: DropShadow

Chamadas de Capa: Fonte: Kozuka Gothic Pro Corpo: 15 Entre linha: 15

Manchete: Fonte: Kozuka Gothic Pro Corpo: Subjetivo

Entre linha: Subjetivo

Linha Fina: Fonte: Kozuka Gothic Pro Corpo: Subjetivo

Entre linha: Subjetivo

Resumo da matéria: Fonte: Humanst521 BT Corpo: 11 Entre linha: 13 (autom.)

Resumo da matéria: Fonte: Humanst521 BT Corpo: 11 Entre linha: 13 (autom.)

FX: Drop Cap(Captular de 2 linhas)

Margem Esquerda15mm

Margem Direita

15mm

Margem inferior 15mm

Margem superior 15mm

Largura das Colunas5mm

Margemdo Cabeçalho

9cm

18

Page 19: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

Grid

- M

iolo

Basicamente, o miolo é composto por quatro colunas de texto. Mas, em razão do design moderno e da necessidade de se fazer sempre uma página esteticamente bonita, essa regra pode ser quebrada para que sejam inseridos “olhos”, “boxes” ou legendas que não respeitem a colunagem-padrão.

Para maior clareza do leitor, as editorias devem ser indicadas no topo da página, junto ao elemen-to gráfico que caracteriza a pro-gramação visual das páginas.

Peça Principal

Para o miolo do jornal, a colu-nagem e suas respectivas mar-gens são outras. Sempre é possí-vel “estourar” um foto para que ela sangre no limite da página. Mas, assim como na capa, as margens dos textos devem ser respeitadas.

Manchete: Fonte: Kozuka Gothic Pro Corpo: Subjetivo

Entre linha: Subjetivo

Linha Fina: Fonte: Kozuka Gothic Pro Corpo: Subjetivo

Entre linha: Subjetivo

Olho: Fonte: Humanst521 BT Corpo: 14 Entre linha: 16,8 (autom.)

Numerador: Fonte: Futura-Bold Corpo: 14

Matéria: Fonte: Humanst521 BT Corpo: 11 Entre linha: 13 (autom.)

FX: Drop Cap(Captular de 2 linhas)

Margem Esquerda15mm

Margem Direita

15mm

Margem inferior 15mm

Largura das Colunas5mm

Margemdo Cabeçalho

2cm

19

Page 20: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

Imag

em

Ao longo das matérias do jornal, o leitor terá contato visual com diversas linguagens, para orientá-lo na comunicação.

As imagens deverão estar de acordo com o perfil que o jornal propõe. Assim, poderão ser utilizadas imagens vetoriais, como ilustrações e infográficos, e imagens bitmap, como fotografias.

Alguns exemplos práticos:• Fotos com fundos recortados;• Ilustrações;• Fotos “estouradas” na página, com seus limites “sangrados” no corte;• Fotos recortadas, interagindo com o fluxo do texto.

Peça Principal

Para garantir a qualidade gráfica das imagens, uma receita é sempre infalível: • Resolução sempre entre 220 a 300DPIs; • Modelo de cor CMYK; • Checar se todas estão devidamente “linkadas”.

20

Page 21: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

Elem

ento

s Grá

ficos

Peça Principal

BoxO uso do box é indicado para

textos que servirão de complemento para as matérias principais. Além disso, pode vir a ser utilizado como grafismo nos layouts de algumas páginas; dar sustentação para legendas ou até mesmo carregar pequenas matérias, adicionando destaque para que não passem despercebidas.

FoguetesSão usados para identificar

editorias (sessões) do jornal em suas páginas internas. Aplicados, preferencialmente, no topo da página, salvo sob condições especiais.

Numeradores de páginaUsados sempre na parte mais externa de baixo da página (botton). Apenas a capa dispensa numeração. Ao

contrário das revistas, até mesmo quando sangrarmos algumas imagens nesta área, deveremos numerar a página por cima da foto.

21

Page 22: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

Elem

ento

s Grá

ficos

Peça PrincipalGrafismo páginas pares

Grafismo páginas ímpares

Grafismo de topo de páginaElemento exclusivo de identificação da programação visual do jornal. Sempre nas cores do logotipo

da Prefeitura. Também serve de base para identificarmos (através dos foguetes) a editoria da página.

Legenda de fotosSempre aplicada na cor amarela para

conferir destaque. Pode vir dentro da foto, para que a mesma tenha uma aplicação maior na página ou ladeando fotos recortadas. O texto sempre virá na fonte Kozuka Gothic Pro, corpo 9 e 11pt de entrelinha.

Fotos recortadas intera-gindo com o fluxo do texto

Elemento gráfico de gran-de apelo visual, ajuda a ilustrar a reportagem, retirando o texto da padronagem convencional.

Foto aplicadas dentro de grafismo colorido

Útil quando não podemos recortar a foto, mas temos necessidade de aplicá-la interagindo com o texto para modernizar e suavizar a diagramação.

22

Page 23: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

Espe

lho Peça Principal

Lamina 01

4ª Capa Página 06

Página 02 Página 04

Capa Página 03

Página 07 Página 05

Lamina 02

23

Page 24: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

Prod

ução

Grá

fica Peça Principal

Papel

Mesmo em se tratando de um jornal com uma proposta de dia-gramação moderna, e linha edito-rial mais enxuta e informativa, não devemos fugir do tradicional “Papel Jornal”.

Além de se tratar de um papel reciclado de baixo custo, convém destacar que o uso confere um con-ceito de sustentabilidade ao projeto.

Acabamento

Uma dobra canoa antecede montagem das 8 páginas do jornal, colocadas uma após a outra. Devi-do ao pequeno número de páginas, será dispensável o uso de grampo para manter a ordem do impresso.

Impressão

Com uma tiragem inicial de 15 mil exemplares, todas as pági-nas do jornal foram desenvolvidas para ser impressas em quadricromia (4 cores), o que o torna viável para ser impresso tanto no sistema plano, quando no rotativo.

A “Casamarela Comunicação Integrada” sugere que a impressão seja feita no parque gráfico de A Gazeta. É que, além do formato ser compatível com este jornal, trará muito mais agi-lidade para o processo de confecção.

24

Page 25: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

Softw

are Peça Principal

Adobe InDesign CS4

Utilizado par a diagramação do jornal, o software fornece controle preciso sobre a tipo-grafia e ferramentas de cria-ção incorporadas para desen-volver, visualizar e processar documentos para impressão, para a Web ou para dispositi-vos móveis.

Adobe Photoshop CS4

Software que fornece recursos de composição e edição 3D, além das ferramentas práticas que permitem fazer o trata-mento de cor e resolução das fotografias aplicadas no jornal.

Adobe Acrobat Pro CS4

Este software simplifica o tra-balho em equipe, usando re-visões baseadas em servidor, conferência on-line e fluxos de trabalho de formulários digi-tais, além de, principalmente, diminuir os erros de impressão com seus recursos aprimora-dos de visualização e correção automática.

Adobe Ilustrator CS4

Usado para criação de arte vetorial, o software fornece precisão com suas ferramentas de desenho, pincéis naturais e vários recursos que agilizam o trabalho no jornal Acontece em Linhares.

25

Page 26: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

Bibl

iogr

afia

A PRÁTICA DO DESIGN GRÁFICO. Uma metodologia criativa. 2a edição, Editora Rosari, Rio de Janeiro, 2009.

BRAVO!. São Paulo: Editora Abril, n. 139, mar. 2009, 98 p.

Cometi, E. et al. Faz Cber. Disponível em: <http://colunas.epoca.globo.com/fazcaber/>

DESIGN RETRÔ. 100 anos de design gráfico. Editora Senc, São Pulo, 2007

Haslam, a. O Livro e o Designer II, editora Rosari, 2007

METRO. Grupo Bandeirante de Comunicação, n. 661, ano 3, out. 2009.

REVISTA DA FOLHA. Suplemento da Folha de S. Paulo. n. 779, São Paulo, ago. 2007, 50p.

REVISTA DA MTV. São Paulo, Editora Abril, n. 58, mar. 2006, 114 p.

ROLLING STONE. São Paulo, Spring Publicações, n. 36, set. 2009, 130 p.

SERRAFINA. Suplemento da Folha de São Paulo, São paulo, set. 2009, 74 p.

SHOWBIZZ. Especial 20 anos. São Paulo, Editora Abril, n. 199, jul. 2007, 82 p.

sartori artoriartori, E. Desenvolvimento de Projeto Gráfico, Direção de Arte e Diagramação, mar 2009, 1 CD-ROM.

SPIN. New York-EUA, nov. 2009, 92 p.

WITHE, J. V. Edição e design, JSN Editora LTDA. São Paulo, 2006.

ZAGURY, T. Adolescente por ele mesmo, editora Record, 2009, Rio de Janeiro

26

Page 27: Acontece em Linhares - Manual do Projeto Gráfico

Manual do Projeto Gráfico

Desenvolvido por:Rua Nicolau Von Schilgen 383 - Mata da Praia - Vitória-ES

27 3314-4494

[email protected]