acido sulfurico - fispq

5
FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Nome do Produto: ÁCIDO SULFURICO Número da FISPQ: 56 Página: 1/5 Data da última revisão: 25/05/2010 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: ÁCIDO SULFÚRICO - Código interno de identificação do produto: A1060 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios Ltda - Endereço: Av. Dr. Ulysses Guimarães, 3.857 – Vila Mary – Diadema - SP - Telefone para contato: (11) 4072-6100 - Telefone para emergências: (11) 4072-6100 - Fax: (11) 4072-6122 - E-mail: [email protected] 2- Identificação de perigos - Perigos mais importante: Corrosivo - Efeitos do produto - Efeitos adversos à saúde humana: O Ácido Sulfúrico é muito corrosivo para pele, olhos,aparelho digestivo e trato respiratório. O contato com os olhos causa graves queimaduras, que podem culminar com perda da visão. Em contato com a pele pode causar desde irritação moderada a serias lesões, em função da concentração e do tempo de ação. Na ingestão causa queimaduras graves. A inalação de vapores de Ácido Sulfúrico pode causar irritação. - Efeitos ambientais: Pode contaminar cursos de águas, tornando-os impróprios para uso em qualquer finalidade - Perigos físicos e químicos: O Ácido Sulfúrico pode reagir violentamente com combustíveis orgânicos e bases fortes. É corrosivo para papéis e roupas, reage com água liberando calor. - Perigos específicos: O produto reage com água formando tóxicos e corrosivos. Contato com a água pode causar liberação violenta de calor . - Classificação de perigo do produto químico: Corrosivo - Elementos apropriados da rotulagem: Perigo. Causa queimadura severa à pele e dano aos olhos. Após o contato com a pele, lavar imediatamente com água. Após o contato com os olhos lavar imediatamente com água. 3- Composição e informações sobre os ingrediente - Indicar se o produto químico é substância ou mistura Substância: - Nome químico ou comum: Ácido Sulfúrico - Fórmula: H2SO4 P.M.: 98,08 - Sinônimo: Sulfato de Hidrogênio, Ácido de Bateria, Óleo de Vitríolo - Número de registro CAS: 7664-93-9 - Impurezas que contribuam para o perigo:Ácido Sulfúrico (H2SO4) 4- Medidas de primeiros-socorros - Medidas de primeiros socorros - Inalação: Remover para local ventilado. Se não estiver respirando, aplicar respiração artificial. Chamar um médico imediatamente. Av. Dr. Ulysses Guimarães, 3857 - Vila Mary - Diadema - SP - CEP 09990-090 - Tel/Fax (11) 4071-1244 - CNPJ 51.462.471/0001-52 - IE 286.056.465.111 Site : www.labsynth.com.br e-mail : [email protected]

Upload: gugaufc

Post on 07-Aug-2015

121 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Acido Sulfurico - FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

Nome do Produto: ÁCIDO SULFURICO Número da FISPQ: 56 Página: 1/5Data da última revisão: 25/05/2010

1- Identificação do produto e da empresa

- Nome do produto: ÁCIDO SULFÚRICO

- Código interno de identificação do produto: A1060

- Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios Ltda

- Endereço: Av. Dr. Ulysses Guimarães, 3.857 – Vila Mary – Diadema - SP

- Telefone para contato: (11) 4072-6100

- Telefone para emergências: (11) 4072-6100

- Fax: (11) 4072-6122

- E-mail: [email protected]

2- Identificação de perigos

- Perigos mais importante: Corrosivo

- Efeitos do produto

- Efeitos adversos à saúde humana: O Ácido Sulfúrico é muito corrosivo para pele, olhos,aparelho digestivo e trato respiratório. O contato com os olhos causa graves queimaduras, que podem culminar com perda da visão. Em contato com a pele pode causar desde irritação moderada a serias lesões, em função da concentração e do tempo de ação. Na ingestão causa queimaduras graves. A inalação de vapores de Ácido Sulfúrico pode causar irritação.

- Efeitos ambientais: Pode contaminar cursos de águas, tornando-os impróprios para uso em qualquer finalidade

- Perigos físicos e químicos: O Ácido Sulfúrico pode reagir violentamente com combustíveis orgânicos e bases fortes. É corrosivo para papéis e roupas, reage com água liberando calor.

- Perigos específicos: O produto reage com água formando tóxicos e corrosivos. Contato com a água pode causar liberação violenta de calor .

- Classificação de perigo do produto químico: Corrosivo

- Elementos apropriados da rotulagem: Perigo. Causa queimadura severa à pele e dano aos olhos. Após o contato com a pele, lavar imediatamente com água. Após o contato com os olhos lavar imediatamente com água.

3- Composição e informações sobre os ingrediente

- Indicar se o produto químico é substância ou mistura

Substância:

- Nome químico ou comum: Ácido Sulfúrico

- Fórmula: H2SO4 P.M.: 98,08

- Sinônimo: Sulfato de Hidrogênio, Ácido de Bateria, Óleo de Vitríolo

- Número de registro CAS: 7664-93-9

- Impurezas que contribuam para o perigo:Ácido Sulfúrico (H2SO4)

4- Medidas de primeiros-socorros

- Medidas de primeiros socorros

- Inalação: Remover para local ventilado. Se não estiver respirando, aplicar respiração artificial. Chamar um médico imediatamente.

Av. Dr. Ulysses Guimarães, 3857 - Vila Mary - Diadema - SP - CEP 09990-090 - Tel/Fax (11) 4071-1244 - CNPJ 51.462.471/0001-52 - IE 286.056.465.111Site : www.labsynth.com.br e-mail : [email protected]

Page 2: Acido Sulfurico - FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

Nome do Produto: ÁCIDO SULFURICO Número da FISPQ: 56 Página: 2/5Data da última revisão: 25/05/2010

- Contato com a pele: Lavar imediatamente com água corrente até remoção do ácido. Pode então ser aplicado uma solução de bicarbonato de sódio a 5%. No caso de bolhas, procurar um médico.

- Contato com os olhos: Lavar imediatamente com água corrente por 15 min. Aplicar um tampão e procurar um médico. TAMPÃO: pH da solução = 6,8 – 7,0 30 g de fosfato de potássio monobásico 220 g de fosfato de sódio bibásico água suficiente para 1 litro Para ser aplicado localmente, lavagem da boca e para irrigação dos olhos após lavagem aquosa.

- Ingestão: Aspiração, lavagem ou eméticos não devem ser usados. O tratamento consiste em diluir o ácido e aliviar a dor. Largas quantidades de água ou leite devem ser ingeridos. Hidróxido de alumínio ou magnésio pode ser administrado

- Ações que devem ser evitadas: Não administrar nada oralmente ou provocar o vômito em vítima inconsciente ou com convulsão. - Proteção para o prestador de socorros: Óculos de segurança, bota de PVC, avental de napa, luvas de viton e máscaras para gases ácidos

- Notas para o médico: Irritante à pele, mucosa, olhos e trato respiratório. Pode causar edema agudo do pulmão. Recomenda-se assistência respiratória e tratamento sintomático.

5- Medidas de combate a incêndio

- Meios de extinção apropriados: Usar dióxido de carbono ou pó químico seco.

- Meios de extinção não recomendados: Contato direto de jatos de água com o produto.

- Perigos específicos referentes às medidas: Não disponível

- Métodos especiais de combate à incêndio: O produto não deve ser posto em contato com água. Evitar a infiltração da água de extinção nas águas superficiais ou nas águas subterrâneas.

- Proteção das pessoas envolvidas no combate a incêndio: Óculos de segurança, bota de PVC, avental de napa, luvas de viton e máscaras para gases ácidos

- Perigos específicos da combustão do produto químico: O Ácido Sulfúrico não é combustível. Possibilidade de formação de fumos perigosos em caso de incêndio nas proximidades. Em caso de incêndio pode formar-se óxido de enxofre. Medidas de controle para derramamento ou vazamento

6- Medidas de controle para derramamento ou vazamento

- Precauções pessoais: Não inalar os vapores. Evitar o contato com o produto.

- Precaução ao meio ambiente: Evitar o derramamento em redes de águas residuais

- Procedimento de emergência e sistema de alarme: Evacuar a área imediatamente.

- Métodos para limpeza: Neutralizar com carbonato de sódio, absorver com material inerte, seguido de um lençol plástico para diminuir espalhamento e contato com a água.

- Prevenção de perigos secundários: Não disponível

- Diferença na ação de grandes e pequenos vazamentos: Não disponível

7- Manuseio e armazenamento

- Manuseio

- Medidas técnicas apropriadas

- Prevenção da exposição do trabalhador: No manuseio usar luvas, óculos de segurança e máscara para gases ácidos.

- Prevenção de incêndio e explosão: Manter o produto longe de fontes de ignição, pois pode haver a formação de gás tóxico, corrosivo e explosivo.

- Precauções e orientações para manuseio seguro: Assegurar uma boa ventilação no local de trabalho. Providenciar ventilação local exaustora

Av. Dr. Ulysses Guimarães, 3857 - Vila Mary - Diadema - SP - CEP 09990-090 - Tel/Fax (11) 4071-1244 - CNPJ 51.462.471/0001-52 - IE 286.056.465.111Site : www.labsynth.com.br e-mail : [email protected]

Page 3: Acido Sulfurico - FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

Nome do Produto: ÁCIDO SULFURICO Número da FISPQ: 56 Página: 3/5Data da última revisão: 25/05/2010

onde os processos exigirem. O local para manuseio de ácido sulfúrico deve conter chuveiro de emergência e lava-olhos.

- Medidas de higiene

- Apropriadas: Atenção especial deve ser tomada quanto à comida e bebida, mantendo-as distantes de qualquer contaminação, todo o pessoal deve higienizar completamente as mãos antes das refeições.

- Inapropriadas: Não disponível

- Armazenamento - Medidas técnicas

- Condições adequadas: Manter as embalagens bem fechadas, local seco e limpo e devidamente identificada e separada de outros materiais. Temperatura ambiente.

- Condições que devem ser evitadas: Calor excessivo, materiais combustíveis.

- Materiais para embalagens

- Recomendados: Frasco de vidro âmbar, bombona de polietileno

- Inadequados: Não disponível

8- Controle de exposição e proteção individual

- Parâmetros de controle específicos

- Limites de exposição ocupacional: Não fixado na legislação brasileira. Sugerido: 1 mg/m3 para 40 horas semanais (ACGIH).

- Indicadores biológicos: Não disponível

- Outros limites e valores: Insalubridade: Grau médio (NR-15 anexo 13 – Portaria 3.214/78).

- Medidas de controle de engenharia: Utilização dos EPI’s recomendados durante o manuseio do produto, prover exaustão dos vapores na sua fonte de emissão, bem como a ventilação geral dos locais.

- Equipamento de proteção individual apropriado

- Proteção dos olhos/face: Óculos de segurança

- Proteção da pele e do corpo: Uniforme em brim, bota de PVC, avental de napa, luvas de viton

- Proteção respiratória: Máscaras para gases ácidos

- Precauções especiais: Toda área onde o produto for manuseado ou estocado deve ter chuveiro de emergência e lava-olhos.

9- Propriedades físico-químicas

- Aspecto: Líquido límpido, pesado, incolor

- Odor: forte

- pH: (solução com 49g/l de água): 0,3 (a 25 °C)

- Ponto de fusão: ~ - 15ºC

- Ponto de ebulição inicial: ~ 310ºC

- Ponto de fulgor: Não disponível

- Taxa de evaporação: Não disponível

- Inflamabilidade: Não inflamável

Av. Dr. Ulysses Guimarães, 3857 - Vila Mary - Diadema - SP - CEP 09990-090 - Tel/Fax (11) 4071-1244 - CNPJ 51.462.471/0001-52 - IE 286.056.465.111Site : www.labsynth.com.br e-mail : [email protected]

Page 4: Acido Sulfurico - FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

Nome do Produto: ÁCIDO SULFURICO Número da FISPQ: 56 Página: 4/5Data da última revisão: 25/05/2010

- Limite inferior/superior de inflamabilidade ou explosividade: Não inflamável

- Pressão de vapor: ~ 0,0001 hPa (20 °C)

- Densidade de vapor: ~3,4

- Densidade: 1,840

- Solubilidade: Solúvel: em água e etanol (libera muito calor)

- Coeficiente de partição – n-octanol/água: Não disponível

- Temperatura de auto-ignição: Não disponível

- Temperatura de decomposição: ~ 338ºC

- Viscosidade: Não disponível

10- Estabilidade e reatividade

- Estabilidade química: Não disponível

- Reatividade: Água, metais alcalinos, compostos de metais alcalinos

- Possibilidade de reações perigosas: Não disponível

- Condições a serem evitadas: Forte aquecimento

- Materiais ou substâncias incompatíveis: Água, metais alcalinos, compostos de metais alcalinos, amoníaco, metais alcalino- terrosos, soluções de hidróxidos alcalinos

- Produtos perigosos da decomposição: Possibilidade de formação de fumos perigosos em caso de incêndio nas proximidades. Em caso de incêndio pode formar-se óxido de enxofre.

11- Informações toxicológicas

- Informações de acordo com as diferentes vias de exposição

- Toxicidade aguda: LD50 (oral, rato): 2140 mg/kg / LC50 ( inalação, rato) 510 mg/m3

- Toxicidade crônica: Não teratogênico em experimentos com animais. Mutagenicidade bacteriana: Teste de Ames: Negativo.

- Principais sintomas: Queimaduras

- Efeitos específicos: Teste de irritação da pele (coelho): Queimaduras. Teste de irritação dos olhos (coelho): Queimaduras

- Substâncias que podem causar

- Interação: Não disponível

- Aditivos: Não disponível

- Potenciação: Não disponível

- Sinergia: Não disponível

12- Informações ecológicas

- Efeitos ambientais, comportamentos e impactos do produtos

- Ecotoxicidade: Efeito prejudicial nos organismos aquáticos. Toxicidade nos peixes: L. macrochirus LC50: 29 mg / l / 96 h

Av. Dr. Ulysses Guimarães, 3857 - Vila Mary - Diadema - SP - CEP 09990-090 - Tel/Fax (11) 4071-1244 - CNPJ 51.462.471/0001-52 - IE 286.056.465.111Site : www.labsynth.com.br e-mail : [email protected]

Page 5: Acido Sulfurico - FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

Nome do Produto: ÁCIDO SULFURICO Número da FISPQ: 56 Página: 5/5Data da última revisão: 25/05/2010

- Persistência e degradabilidade: Os métodos para a determinação da biodegradabilidade não podem ser empregados para substâncias inorgânicas

- Potencial bio acumulativo: Não se prevê acumulação em organismos.

- Mobilidade no solo: Não disponível

- Outros efeitos adversos: Não disponível

13- Considerações sobre tratamento e disposição

- Métodos recomendados para tratamento e disposição aplicados ao:

- Produto: Seguir as normas locais do controle do meio ambiente.

- Restos de produtos: Recolher e armazenar adequadamente o produto derramado para posterior reutilização ou disposição final.

- Embalagem usada: Devem ser eliminadas de acordo com as normas locais do controle do meio ambiente.

14- Informações sobre transporte

- Regulamentações nacionais e internacionais

- Terrestre: vide informações abaixo.- Marítimo: Código IMDG: 1830- Aéreo: Código ICAO/IATA: 1830

Número ONU: 1830 Nome apropriado para embarque: ÁCIDO SULFÚRICO Classe de risco: 8 Número de risco: 80 Grupo de embalagem: II

15- Regulamentações

- Regulamentações específicas para o produto químico

Produto controlado pela Policia Federal e Secretaria da Segurança Pública Nome apropriado para embarque: ÁCIDO SULFÚRICO Liquido Corrosivo

16- Outras informações

Merck Index, 12ª ed., Nº 9147

Os dados aqui contidos, são fornecidos com boa fé e a título orientativo, baseados em literaturas correntes e conceituadas (referidas no informativo, sempre que possível ou quando solicitadas).Apesar de serem dignas de confiança, não podemos nos responsabilizar pela sua exatidão. Recomendamos, sejam feitas as devidas avaliações pelo usuário.

Av. Dr. Ulysses Guimarães, 3857 - Vila Mary - Diadema - SP - CEP 09990-090 - Tel/Fax (11) 4071-1244 - CNPJ 51.462.471/0001-52 - IE 286.056.465.111Site : www.labsynth.com.br e-mail : [email protected]