acia em ação 348 - aciaanapolis.com.br fileboletim informativo da associação comercial e...

6
Boletim Informativo da Associação Comercial e Industrial de Anápolis Ano 12 N.º 348 Maio de 2017 ACIA EM AÇÃO www.aciaanapolis.com.br Pág. 01 Ano XII REFORMA TRABALHISTA: ACIA RECEBE VISITA DE GENERAIS DO EXÉRCITO BRASILEIRO MUDANÇAS E DESAFIOS

Upload: hakiet

Post on 08-Feb-2019

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: acia em ação 348 - aciaanapolis.com.br fileBoletim Informativo da Associação Comercial e Industrial de Anápolis Ano 12 N.º 348 Maio de 2017 ACIA EM AÇÃO

Boletim Informativo da Associação Comercial e Industrial de Anápolis Ano 12 N.º 348 Maio de 2017

ACIA EM AÇÃOwww.aciaanapolis.com.br

Pág. 01Ano XII

REFORMA TRABALHISTA:

ACIA RECEBE VISITA DE GENERAIS DO EXÉRCITO BRASILEIRO

MUDANÇAS E DESAFIOS

Page 2: acia em ação 348 - aciaanapolis.com.br fileBoletim Informativo da Associação Comercial e Industrial de Anápolis Ano 12 N.º 348 Maio de 2017 ACIA EM AÇÃO

Pág. 02

De 25 a 31 de Maio de 2017 - Ano 12 - Nº 348 - Diretoria 2017/2019

Ano XII

Reunião trabalho na ACIA teve grande aproveitamento

SEMINÁRIO DA INDÚSTRIA DE DEFESA DE ANÁPOLIS FOI PAUTA DA REUNIÃO

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, o empresário Anastacios Apostolos Dagios, recebeu na sede da Associação a visita do General de Divi-são Luiz Carlos Pereira Gomes, Comandante Militar do Planalto e do General de Brigada Riyuzo Ikeda, nesta últi-ma segunda-feira, dia 22. O motivo da visita foi o de conhecer o projeto da ACIA para realização do “Seminá-rio da Indústria de Defesa de Anápolis” que será realizado no 2º semestre de 2017 pela Entidade.

Também compareceram muitas autoridades das for-ças armadas e poder público municipal e estadual: o chefe de instrução do Tiro de Guerra de Anápolis, sub-tenente Henrique Sousa de Assis; o diretor da Caracal Internatio-nal LLC, Augusto de Jesus Delgado; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, Vander Lúcio Barbosa; a vereadora Maria Geli, o coman-dante da ALA 2 do Sexto Comando Aéreo Regional, coro-nel-aviador Francisco Antônio Bento Antunes Neto; o comandante do 3º CRPM, Coronel Giovanni Valente e o superintendente do Comércio Exterior de Goiás, Luiz Medeiros; o Secretário Estadual de Desenvolvimento (SED) Francisco Pontes; entre outros.

Anastacios Apostolos Dagios

Sóstenes Arruda

O Projeto do “Seminário da Indústria de Defesa de Anápolis” foi idealizado pela diretoria da ACIA e redigido pelo advogado Sóstenes Arruda que explicou o projeto às autoridades presentes. O advogado informou que o objetivo do evento é apresentar às empresas que compõem a Base Industrial de Defesa e Segurança a infraestrutura já instala-da na cidade e o diferencial competitivo que isso pode pro-porcionar para as empresas que se instalarem em Anápolis.

O general Luiz Carlos Pereira Gomes afirmou que é muito importante a realização do Seminário de Defesa na cidade de Anápolis bem como a instalação da primeira empresa do segmento, a Caracal International LLC, uma vez que o município é de localização estratégica para as Forças Armadas brasileiras, devido abrigar a ALA 2 do Sexto Comando Aéreo Regional e estar bem próxima aos comandos militares instalados em Brasília.

O general também pontuou a importância do Brasil fortalecer sua indústria de armamentos a fim de se tornar independente na compra dos equipamentos em relação aos países de primeiro mundo e no desenvolvimento de tecno-logia própria, uma vez que a Nação não pode ficar abaixo do poderio bélico militar mundial e nem acima, mas estar na

General Luiz Carlos Pereira Gomes fala aos empresários

Page 3: acia em ação 348 - aciaanapolis.com.br fileBoletim Informativo da Associação Comercial e Industrial de Anápolis Ano 12 N.º 348 Maio de 2017 ACIA EM AÇÃO

Pág. 03Ano XII

De 25 a 31 de Maio de 2017 - Ano 12 - Nº 348 - Diretoria 2017/2019

média dos países desenvolvidos, ou seja, no mesmo pata-mar a fim de garantir a soberania nacional. Explicou que o objetivo do investimento na indústria bélica é de garantir no país a paz por meio do respeito das demais nações e não promover a guerra, que deve sempre ser evitada.

O presidente Anastacios Apostolos aproveitou a opor-tunidade e as presenças da vereadora Maria Geli e do chefe de instrução do Tiro de Guerra de Anápolis, sub-tenente Henrique Sousa de Assis; para sugerir um Projeto de Lei que garanta o Passe Livre dos recrutas do serviço militar no transporte público de Anápolis. Também anun-ciou a criação de um Banco de Talentos da ACIA que pre-tende priorizar os jovens dispensados do serviço militar após o cumprimento do Serviço Militar inicial.

POLO DA BASE INDUSTRIALDE DEFESA EM ANÁPOLIS

O município de Anápolis tem um histórico de dina-

mismo econômico e de vanguarda na expansão industrial

de Goiás, e boa parte do desenvolvimento econômico da

cidade é devido ao protagonismo da Associação Comerci-

al e Industrial de Anápolis.

A fim de reaquecer a economia da cidade, nos primei-

ros meses de 2015 a ACIA desencadeou uma série de

ações, incluindo estudos e pesquisas a respeito de alterna-

tivas da esfera privada. O resultado foram importantes

parcerias firmadas, a primeira foi com o XXIV CEPE –

Curso de Estudos de Política e Estratégia da Associação

dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG.

O resultado dos estudos foi a identificação de que a

cidade de Anápolis possui características regionais para

indicar uma tendência perfeitamente mensurável de que a

cidade, a médio prazo, poderia ser um polo da Indústria de

Materiais de Defesa e de Segurança. Por isso o anúncio da

instalação de uma unidade da empresa de armamentos “Ca-

racal International LLC” em Anápolis, em abril de 2017, foi

recebido com naturalidade, pois confirmou a tendência já

estudada pela ACIA.

A fim, de aprofundar neste assunto, a Associação

Comercial e Industrial de Anápolis, está à frente da organi-

zação do Seminário da Indústria de Defesa que a ACIA rea-

lizará no Segundo Semestre de 2017, para divulgar o poten-

cial de Anápolis e região. O objetivo é apresentar às empre-

sas que compõem a Base Industrial de Defesa e Segurança a

infraestrutura já instalada na cidade e o diferencial competi-

tivo que isso pode proporcionar para as empresas que se

instalarem em Anápolis.

ACIA EM AÇÃO - ExpedientePresidente ACIA: Anastacios Apostolos Dagios

Diretor de Comunicação: Josmar MouraJornalista: Leidiana Queiroz

Projeto Gráfico: Benedicto JuniorFotografia: Orlando Dourado

E-mail: [email protected].: (62) 4014 - 7003

General fala aos empresários na ACIA

Solenidade de lançamento da pedra fundamental da Caracal em Anápolis

Page 4: acia em ação 348 - aciaanapolis.com.br fileBoletim Informativo da Associação Comercial e Industrial de Anápolis Ano 12 N.º 348 Maio de 2017 ACIA EM AÇÃO

Pág. 04Ano XII

De 25 a 31 de Maio de 2017 - Ano 12 - Nº 348 - Diretoria 2017/2019

REFORMA TRABALHISTA:MUDANÇAS E DESAFIOS

UM IMPORTANTE PASSO PARA O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL

A 5ª Reunião Ordinária da Associação Comercial e Industrial de Anápolis teve como tema principal a Reforma Trabalhista e teve como palestrante o advogado e membro da Comissão de Direitos do Trabalho da OAB Goiás, Diogo Goulão. A reunião, presidida pelo 2º vice-presidente da Associação, Ronaldo Luiz de Miranda também teve a participação dos voluntários do Observatório Social do Brasil José Humberto Corrêa de Miranda e Amanda Isaias Naves que propuseram a implantação de um escritório do Observatório no municí-pio de Anápolis.

Diogo Goulão

O advogado e especialista da área trabalhista abriu a reunião mostrando dois vídeos sobre a Reforma Trabalhista. O primeiro, da senadora Gleisi Hoffmann, que fez duras críticas à Reforma ao comparar as condições da CLT com profissionais da área judiciária e parlamenta-res. O segundo, do deputado federal e relator do Projeto de Lei, Rogério Marinho (PSDB-RN) que explica a necessi-dade de modernizar as relações entre empresas e funcio-

nários. O Advogado Diogo Goulão explicou que, na prática, o discurso da senadora foi de ataque aos profissionais do judiciário e políticos, mas sem aprofundar em nada os pontos da CLT. Exemplificando o discurso da maioria que é contrária à Reforma. Já o relator do Projeto deixou claro os motivos da necessidade de rever os 100 pontos da Lei Trabalhista, uma vez que muitos deles já não se faz mais necessário pela nova dinâmica de trabalho estabelecida.

O Drº Diogo também esclareceu os diretores e associ-ados da ACIA, além da imprensa, sobre os principais pontos da Reforma Trabalhista. O critério escolhido pelo advogado foi os assuntos que geram mais processos no judiciário e os que estão mais preocupando os trabalhado-res. Por isso citou exemplos práticos de situações vivencia-das em seu escritório. O advogado pontuou sobre o paga-mento dos horários dos peritos, que de acordo com o Projeto de Lei (PL) 6.787/16 passa também a ser de respon-sabilidade do reclamante em caso de não comparecimento às perícias, ainda que beneficiário da justiça gratuita.

Também explicou que o acesso à Justiça gratuita vai exigir comprovação de a pessoa realmente não poder arcar com as custas processuais.

O advogado também explicou a modalidade de contratação Home Office, Banco de Horas, Trabalho Intermitente, parcelamento de férias, que poderá ser em até três períodos; Jornada 12x36 e equiparação salarial.

Sobre o andamento da Reforma, já aprovada na Câmara Federal por 296 votos a favor e 177 votos contra em 26/04/2017, o Drº Diogo esclareceu que mesmo com a situação política instável o projeto de Lei deve seguir com a tramitação normal, podendo levar um pouco mais de tempo para sua aprovação final.

Siga-nos em nossas Redes Sociais

acia.anapolis

acia em ação aciaanapolis

acia anápolis

www.aciaanapolis.com.br

Reunião Ordinária da ACIA debate Reforma Trabalhista

Reunião de trabalho teve grande participação do público

Page 5: acia em ação 348 - aciaanapolis.com.br fileBoletim Informativo da Associação Comercial e Industrial de Anápolis Ano 12 N.º 348 Maio de 2017 ACIA EM AÇÃO

Pág. 05Ano XII

Os voluntários do Observatório Social do Brasil José Humberto Corrêa de Miranda e Amanda Isaias Naves, apoiados pela ACIA JOVEM, explicaram a atuação do Observatório no Brasil e a necessidade de ter um escritó-rio na cidade de Anápolis. Para isso, os voluntários, juntamente com o diretor para assuntos da Corte de Conciliação e arbitragem, Paulo Augusto Roriz, convida-ram os diretores e associados da ACIA para apoiarem a implantação do projeto.

A advogada Lorena Silvério, que coordenou o Observatório de Goiânia, complementou a apresentação explicando as economias nas licitações da Prefeitura de Goiânia devido a atuação do Observatório na Capital. A advogada também pontuou que para abrir um escritório não é preciso muitos custos, mas é necessário a presença de um estagiário e secretária para garantir o andamento dos trabalhos feitos predominante pelos voluntários, daí a necessidade de parcerias como a da FIEG e o escritório da Capital por exemplo.

A Drª Lorena Silvério encerrou sua fala convidando a ACIA para ser parceira do Projeto, ideia bem acolhida pelos diretores presentes e elogiada pelo diretor de meio ambiente da ACIA, Baltazar José dos Santos.

Lorena Silvério

José Humberto Corrêa de MirandaO advogado Danilo Lopes Baliza, representante da

OAB Anápolis, aproveitou a oportunidade para convidar os empresário para o Congresso de Direito Empresarial do Centro-Oeste, que será realizado em 1º e 2 de junho na ASMEGO, em Goiânia. As inscrições podem ser feitas no escritório da OAB Anápolis.

Danilo Lopes Baliza

De 25 a 31 de Maio de 2017 - Ano 12 - Nº 348 - Diretoria 2017/2019

Page 6: acia em ação 348 - aciaanapolis.com.br fileBoletim Informativo da Associação Comercial e Industrial de Anápolis Ano 12 N.º 348 Maio de 2017 ACIA EM AÇÃO

Pág. 06Ano XII

De 25 a 31 de Maio de 2017 - Ano 12 - Nº 348 - Diretoria 2017/2019

CONVITE

6ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA ACIA BIÊNIO 2017-2019

ÁGUA: MUNICIPALIZAR É A SOLUÇÃO?

É com prazer que convidamos diretores, associados e a comunidade

em geral para a 6ª Reunião Ordinária da ACIA, Biênio 2017-2019,

realizar-se nesta quarta-feira, dia 31, às 18h30 na sede da ACIA.

Horário: 18h30

Local: Rua Manoel D’Abadia, 335 - Centro

Para mais informações: (62) 4014 - 7000

www.aciaanapolis.com.br1936

Contamos com o indispensável comparecimento de todos.

Convidado:

JALLES FONTOURAPRESIDENTE DA SANEAGO

DATA: 31 DE MAIO DE 2017