acef/1516/24097 — decisão de apresentação de pronúncia · a reestruturação (desp....

43
ACEF/1516/24097 — Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1516/24097 — Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido o Relatório de Avaliação elaborado pela Comissão de Avaliação Externa relativamente ao ciclo de estudos em funcionamento Arte, Património e Teoria do Restauro 2. conferente do grau de Mestre 3. a ser leccionado na(s) Unidade(s) Orgânica(s) (faculdade, escola, instituto, etc.) Faculdade De Letras (UL) 4. a(s) Instituição(ões) de Ensino Superior / Entidade(s) Instituidora(s) Universidade De Lisboa 5. decide: Apresentar pronúncia 6. Pronúncia (Português): Resposta ao Relatório da CAE Face ao relatório da CAE sobre o Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro considera-se o seguinte: 1. Alterar a designação do ciclo de estudos para História da Arte e Património. 2. Clarificar os seus objetivos (Anexo 1) 3. Clarificar as condições para a realização de estágios: - A FLUL possui um conjunto de protocolos com várias entidades (Anexo 2) e continua a celebrar novos protocolos sempre que há solicitações nesse sentido. - A FLUL possui um Gabinete de Apoio aos estágios curriculares que define o calendário para as diferentes fases de candidatura. O regulamento interno rege todas as fases do processo, incluindo normas de avaliação (Anexo 3). - A avaliação e seleção dos profissionais da Instituição de acolhimento é realizada pela Comissão Científica do curso, tendo em conta as competências alcançadas na sua experiência profissional. - A qualidade da formação obtida por parte do aluno é assegurada pelo acompanhamento tutorial do orientador de estágio da FLUL. 4. Alterar o número de horas de contacto em cada UC, ao nível do Trabalho de Campo (TC), face às recomendações dadas, tendo em conta o número de docentes e o número de orientações. 5. Suprimir a UC com a designação de Tendências dos Mercados da Arte. 6. Alterar a designação da UC Conservação Preventiva de objetos artísticos para Conservação Preventiva, como recomendado. 7. Manter a designação da UC Peritagem de Obras de Arte, porque se procura uma amplitude que vai para além da materialidade da obra. 8. Clarificar os objetivos da UC Teoria da Arte Contemporânea, que se apresenta na continuidade e como aprofundamento da UC Teorias da Arte oferecida no 1º ciclo. pág. 1 de 2

Upload: lamdien

Post on 08-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ACEF/1516/24097 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1516/24097 Decisão de apresentaçãode pronúnciaDecisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório daComissão de Avaliação Externa1. Tendo recebido o Relatório de Avaliação elaborado pela Comissão de Avaliação Externarelativamente ao ciclo de estudos em funcionamento Arte, Património e Teoria do Restauro2. conferente do grau de Mestre3. a ser leccionado na(s) Unidade(s) Orgânica(s) (faculdade, escola, instituto, etc.)Faculdade De Letras (UL)4. a(s) Instituição(ões) de Ensino Superior / Entidade(s) Instituidora(s)Universidade De Lisboa5. decide: Apresentar pronúncia6. Pronúncia (Português):Resposta ao Relatório da CAE

Face ao relatório da CAE sobre o Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro considera-se oseguinte:

1. Alterar a designação do ciclo de estudos para História da Arte e Património.

2. Clarificar os seus objetivos (Anexo 1)

3. Clarificar as condições para a realização de estágios:- A FLUL possui um conjunto de protocolos com várias entidades (Anexo 2) e continua a celebrarnovos protocolos sempre que há solicitações nesse sentido. - A FLUL possui um Gabinete de Apoio aos estágios curriculares que define o calendário para asdiferentes fases de candidatura. O regulamento interno rege todas as fases do processo, incluindonormas de avaliação (Anexo 3).- A avaliação e seleção dos profissionais da Instituição de acolhimento é realizada pela ComissãoCientífica do curso, tendo em conta as competências alcançadas na sua experiência profissional.- A qualidade da formação obtida por parte do aluno é assegurada pelo acompanhamento tutorial doorientador de estágio da FLUL.

4. Alterar o número de horas de contacto em cada UC, ao nível do Trabalho de Campo (TC), face àsrecomendações dadas, tendo em conta o número de docentes e o número de orientações.

5. Suprimir a UC com a designação de Tendências dos Mercados da Arte.

6. Alterar a designação da UC Conservação Preventiva de objetos artísticos para ConservaçãoPreventiva, como recomendado.

7. Manter a designação da UC Peritagem de Obras de Arte, porque se procura uma amplitude quevai para além da materialidade da obra.

8. Clarificar os objetivos da UC Teoria da Arte Contemporânea, que se apresenta na continuidade ecomo aprofundamento da UC Teorias da Arte oferecida no 1º ciclo.

pág. 1 de 2

ACEF/1516/24097 Decisão de apresentação de pronúncia9. Reenviar o plano de estudos refeito e as FUCs revistas e atualizadas, tendo em conta asobservações feitas (Anexo 4).

10. Solicitar à Direção da FLUL a cedência de uma nova sala de trabalho.

11. Solicitar à Direção da FLUL o reforço do corpo docente de História da Arte, bem como dacolaboração pontual de especialistas externos.

12. Manter o cuidado de realizar uma avaliação anual do curso e propor, sempre que se justifique,novas UCs. A reestruturação (Desp. 0602/2015, D.R. 2ª Série, n.º 186, 23 -9-2015) agora em vigor jáproduziu um aumento substancial da procura do ciclo de estudos, registando-se 21 alunos no anoletivo passado e 40 candidaturas, até ao momento, para o próximo ano letivo.

13. Manter os mecanismos de aferição da evolução formativa através da avaliação de relatóriosintercalares de progresso da dissertação/relatório de estágio/relatório de projeto.

14. Continuar a prática, por parte do ARTIS-IHA/FLUL, de incentivo à publicação dos trabalhos demérito por parte dos alunos nas suas duas revistas, bem como da organização de conferências,permitindo aos alunos divulgar os seus trabalhos.

15. Procurar obter um maior número de bolsas de iniciação à investigação, enquadradas em projetosde I&D. Atualmente são dois os concursos em execução para 3 BICs.7. Pronúncia (Português e Inglês, PDF, máx. 150kB): (impresso na página seguinte)

pág. 2 de 2

Anexos

Anexo 1

Designação do Ciclo de estudos: História da Arte e Património

A designação “História da Arte” é preferida a “Arte” para que fique claro o domínio científico do ciclo de estudos, de modo a diferenciá-lo da forma-ção artística destinada à criação.

Objetivos do ciclo de estudos: Contribuir para a formação de Historiadores da Arte no plano da investigação científica, dotados de competências adequadas, susceptíveis de articulação com contextos transculturais e multidisciplinares.

Proporcionar uma especialização no domínio da História da Arte e do seu papel na gestão integrada do Património que tem como pilares funda-mentais: identificar, recuperar e reunir objetos e coleções; documentar, estudar, conservar e divulgar.

De acordo com regulamento geral dos cursos de pós-graduação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, observam-se ainda os objetivos gerais:

Estimular a consciência cívica e a capacidade interventiva, bem como o empreendedorismo no âmbito do património artístico.

Motivar para manter uma aprendizagem ao longo da vida, possibilitando o aprofundamento do conhecimento da História da Arte enquanto proces-so integrado e reflexivo sobre o desenvolvimento humano.

Anexo 2

Protocolos em vigor ou em negociação entre a Faculdade de Letras e diversas entidades com vista à realização de estágios por parte dos alunos do Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro

Direção-Geral do Património Cultural - abrangendo todos os monumentos e museus sob a tutela desta direção-geral.

Parques de Sintra-Monte da Lua, S. A. - abrangendo todos os monumentos e museus sob a tutela desta direção-geral.

Câmara Municipal de Sintra - abrangendo todos os equipamentos culturais da autarquia.

Câmara Municipal de Cascais - abrangendo todos os equipamentos culturais da autarquia.

Câmara Municipal de Oeiras - abrangendo todos os equipamentos culturais da autarquia.

Câmara Municipal de Caldas da Rainha - abrangendo todos os equipamentos culturais da autarquia.

Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros - abrangendo todos os equipamentos culturais da autarquia.

EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural. E. M. - abrangendo todos os equipamentos culturais da Câmara Municipal de Lisboa.

Fundação Nadir Afonso

Fundação D. Luís I

Fundação C. Gulbenkian - abrangendo o museu e a biblioteca de arte.

Museu Coleção Berardo

Museu Benfica - Cosme e Damião.

Museu da Polícia Judiciária.

Museu da Guarda Nacional Republicana.

Casa-Museu Fernanda Botelho.

Regulamento1 de Estágios Curriculares da Via Profissionalizante do 2.° Ciclo (Mestrado)

da

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Artigo 1.° Definição e enquadramento

1 – Os estágios curriculares da via profissionalizante dos cursos de 2.º ciclo correspondem ao número de horas de trabalho de natureza profissional, previstas no plano de estudos de cursos de mestrado e correspondentes a unidades de crédito ECTS, desenvolvidas numa entidade de acolhimento e destinadas à elaboração de trabalho final do ciclo de estudos, denominado relatório de estágio. 2 – Podem ser entidades de acolhimento, quaisquer pessoas singulares e coletivas, públicas ou privadas cuja área da atividade seja relevante para a formação do aluno e com as quais a FLUL celebre protocolo para o efeito.

Artigo 2.° Objetivos do estágio

Constituem objetivos do estágio: a) Complementar a formação académica do aluno através do desenvolvimento de práticas de

trabalho, junto das entidades de acolhimento; b) Aplicar conhecimentos e competências teórico-práticas adquiridas no âmbito dos

mestrados; c) Ensaiar práticas ajustadas ao mercado do trabalho; d) Proporcionar uma futura melhor integração do aluno no mercado do trabalho.

Artigo 3.° Condições de acesso

1 – O acesso ao estágio curricular dependerá da oferta de locais de estágio existentes na bolsa de estágios da FLUL ou do contacto do próprio aluno com outras entidades, desde que autorizado pela Direção do mestrado. 2 – A Direção de cada mestrado poderá recusar o acesso ao estágio caso o aluno não tenha obtido aproveitamento em unidades curriculares consideradas essenciais para a realização do estágio.

Artigo 4.° Escolha do local de estágio

1 – A Direção de cada mestrado divulgará, junto dos interessados, a lista das entidades de acolhimento, através do sítio de Internet da FLUL. 2 – Após a divulgação da referida lista, os alunos deverão apresentar a sua candidatura à Direção de cada mestrado, em impresso próprio, disponível no sítio de Internet da FLUL, ordenando as entidades de acolhimento por ordem decrescente de preferência. A candidatura deverá ser entregue no Núcleo de Orientação, Gestão e Aconselhamento de Carreira da Divisão de Relações Externas. 3 – A Direção de cada mestrado deve proceder à análise das candidaturas e à atribuição dos locais de estágio a cada aluno. 4 – A seriação dos candidatos é feita pela Direção de cada mestrado, realizando-se por ordem dos seguintes critérios:

1 Aprovado em Reunião da Comissão Coordenadora do Conselho Científico da FLUL em 9 de Setembro de 2015

1.° Adequação do perfil do aluno ao local de estágio; 2.° Preferência do aluno.

5 – Em caso de empate observar-se-ão os seguintes critérios: 1.° Maior número de unidades de crédito aprovadas no curso de 2.° ciclo; 2.° Melhor média, calculada à décima; 3.° Maior proximidade entre o local de residência e o local de estágio.

6 – Cabe à entidade de acolhimento a decisão de aceitar ou rejeitar o(s) aluno(s) selecionado(s) pela Direção do curso. 7 – Sem prejuízo do disposto anteriormente, o aluno poderá propor a realização do seu estágio em entidade de acolhimento por si escolhida, desde que o pedido seja instruído com a declaração de interesse da entidade proposta, a qual deve ser aprovada pela Direção do mestrado. 8 – A declaração de interesse prevista no número anterior deverá conter os seguintes elementos:

a) Natureza e objetivos das atividades a desenvolver; b) Nome e categoria profissional do responsável pelo acompanhamento do estágio; c) Data prevista de início e fim do estágio; d) Duração prevista para o estágio.

9 – O aluno cuja proposta de estágio seja autorizada nos termos do número anterior tem prioridade de colocação na respetiva entidade de acolhimento sobre os demais alunos. 10 – Os alunos poderão formalizar a sua candidatura a estágio em dois períodos:

a) 01 a 30 de junho – para estágio a realizar-se a partir de setembro; b) 15 de novembro a 15 de dezembro – para estágio a realizar-se a partir de fevereiro.

11 – O estágio só se iniciará após assinatura de protocolo celebrado para o efeito entre a FLUL e a entidade de acolhimento.

Artigo 5.° Local do estágio

1 – O estágio decorrerá nas instalações indicadas pela entidade de acolhimento. 2 – A necessidade de realização de trabalhos fora das instalações referidas no número anterior deverá estar prevista no protocolo de estágio, devendo o mesmo indicar as condições de deslocação, alimentação e eventual alojamento do estagiário.

Artigo 6.° Duração do estágio

O estágio tem a duração mínima de um semestre letivo e a duração máxima de dois semestres letivos, dependendo da duração prevista no plano de estudos de cada mestrado.

Artigo 7.° Carga horária

1 – A duração mínima do estágio é definida pela Comissão Científica de cada mestrado. 2 – Em caso de interesse da entidade de acolhimento, o período de estágio poderá ser prorrogado mediante acordo escrito com a FLUL e o aluno, na modalidade de estágio extracurricular. 3 – O horário de estágio é acordado entre a entidade de acolhimento e o aluno estagiário, tendo em conta os interesses da entidade e a disponibilidade horária do aluno estagiário.

Artigo 8.° Número de créditos

A conclusão com aproveitamento do estágio e do respetivo relatório de estágio em prova pública determina a atribuição do número de unidades de crédito (ECTS) previsto no plano de estudos de cada mestrado.

Artigo 9.° Intervenientes no processo de estágio

São intervenientes no processo de estágio:

a) A Comissão Científica do mestrado; b) O Diretor do Mestrado; c) O docente da FLUL simultaneamente responsável pela supervisão do estágio do aluno e

orientador do respetivo relatório; d) O supervisor da entidade de acolhimento, que é o responsável designado para

acompanhamento e orientação do aluno no local de estágio; e) O aluno estagiário da FLUL.

Artigo 10.° Responsabilidades dos intervenientes no processo de estágio

1 - Compete ao Diretor do mestrado: a) Divulgar a lista das entidades de acolhimento; b) Verificar a elegibilidade das entidades de acolhimento propostas pelos alunos; c) Selecionar os alunos e atribuir os locais de estágio.

2 – Compete à Comissão Científica do mestrado: a) Definir a duração mínima do estágio, do respetivo mestrado;

3 – Compete ao Professor Orientador da FLUL de cada mestrado: a) Determinar os fins e objetivos de cada estágio; b) Aprovar o plano de estágio apresentado pelo aluno; c) Contactar periodicamente com o supervisor da entidade de acolhimento e com o aluno

para promoção do enquadramento teórico-prático das atividades. 4 – Compete ao Supervisor da Entidade de Acolhimento:

a) Assinar o Termo de Estágio em Anexo 1; b) Proporcionar aos alunos um enquadramento de estágio que se traduza em valor

acrescentado à sua formação e lhes permita o acesso aos meios necessários à concretização dos programas de estágio;

c) Atribuir aos alunos tarefas e responsabilidades em conformidade com os seus conhecimentos, competências e objetivos de formação, disponibilizando os meios necessários para o efeito;

d) Colaborar com o Professor Orientador e, de forma regular, manter a FLUL informada sobre o desempenho dos alunos;

e) No final do estágio, avaliar a atitude profissional do aluno, através do Formulário de Avaliação (cfr. Anexo 2).

5 – Compete ao Aluno estagiário: a) Elaborar e assinar o respetivo plano de estágio, através do preenchimento do Termo de

Estágio em Anexo 1; b) Cumprir com todos os procedimentos acordados para o respetivo estágio; c) Atuar em conformidade com as regras e regulamentos da entidade de acolhimento,

atuando com zelo no desempenho das tarefas que lhe sejam atribuídas, tratar com urbanidade os trabalhadores da entidade de acolhimento, e respeitar regras de sigilo relativas a matérias de que tome conhecimento no âmbito da realização do estágio;

d) Comunicar à FLUL quaisquer problemas ou alterações respeitantes ao estágio.

Artigo 11.° Relatório de estágio

A apresentação e classificação do relatório de estágio seguem as normas estabelecidas no Regulamento de 2.º ciclo da FLUL e regulamento do respetivo ciclo de estudos.

Artigo 12.° Avaliação do estágio

1 – A classificação final do estágio é expressa numa escala de 0 a 20 valores, considerando-se o aluno aprovado pela obtenção da classificação mínima de 10 valores. 2 – Da nota de estágio não cabe recurso ou melhoria de nota.

Artigo 13.° Seguro escolar

O seguro escolar abrange as ocorrências no local de estágio e nas deslocações de e para este local, durante o horário acordado no Termo de Estágio.

Artigo 14° Disposições finais

1 – O estágio não confere ao aluno o direito a qualquer remuneração ou formação de vínculo jurídico-laboral com a entidade de acolhimento. 2 – Os casos omissos no presente Regulamento serão decididos por deliberação escrita da Comissão Científica de cada mestrado e, em caso de conflito, pelo Conselho Científico da FLUL.

Artigo 15° Entrada em vigor

O presente Regulamento entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação em Diário da República.

Anexo 1: Termo de Estágio Anexo 2: Formulário de Avaliação

TERMO DE ESTÁGIO

Mestrado Ano Letivo

(utilizar letras maiúsculas, bem legíveis, por favor)

DADOS PESSOAIS DO ESTAGIÁRIO

Curso

Nome completo

Data de N.° Identificação nascimento ____/____/________ Civil

Morada

Código Postal -

E-mail

N.° Aluno

N.° Identificação Fiscal

Telemóvel

ENTIDADE DE ACOLHIMENTO

Designação

Endereço

Código Postal

Ramo de Actividade URL

Telefone

SUPERVISOR DA ENTIDADE DE ACOLHIMENTO

Nome e título académico

Função/Cargo na Entidade

Telefone E-mail

ORIENTADOR DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

Nome e título académico

Departamento do Orientador

Telefone E-mail

DURAÇÃO DO ESTÁGIO

Número total Data de início Data de término de horas

TEMA DO ESTÁGIO

disciplinar

OBJECTIVOS

ASSINATURAS

O Supervisor da Entidade

O Orientador da FLIJL

O Aluno Estagiário

O Diretor de Curso

Data _____/_____/

Data / /

Data _____/_____/

Data _____/_____/

OBSERVAÇÕES

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa ¨ ̈Alameda da Universidade ¨ ̈1600-214 Telf: +351 21 792 00 33 ¨ ̈[email protected] ¨ ̈www.letras.ulisboa.pt

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO

Mestrado Ano Letivo

Aluno N.º Aluno

Orientador da FLUL

Supervisor da Entidade de Acolhimento

Entidade de Acolhimento

AVALIAÇÃO DA ENTIDADE DE ACOLHIMENTO

Classificação (0-20 valores)

Parecer sobre o desempenho do estagiário (Na elaboração do parecer, devem ser tidos em consideração os seguintes parâmetros: assiduidade e cumprimento de horários / prazos; capacidade de trabalho; integração em equipa e relação com a hierarquia; conhecimentos técnicos; autonomia na pesquisa / investigação.)

Assinatura do Supervisor da Entidade

Tomaram conhecimento:

O Professor Orientador da FLUL

O Diretor do Curso

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa ¨ ̈Alameda da Universidade ¨ ̈1600-214 Telf: +351 21 792 00 33 ¨ ̈[email protected] ¨ ̈www.letras.ulisboa.pt

Data

Data

Data

ANEXO 4

Plano de Estudos Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras

Mestrado História da Arte e Património

Quadro n.º 1 1º ano 1º e 2º semestres

UNIDADES CURRICULARES ÁREA

CIENTÍFICA TIPO

TEMPO DE TRABALHO (HORAS) CRÉDITOS OBSERVAÇÕES

TOTAL CONTACTO

(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7)

Estudos da Arte Egípcia/ Studies in Egyptian art HA SEM 336 48 S; 12 OT 12 OP

Estudos da Arte Clássica /Studies in Classical Art HA SEM 336 48 S; 12 OT 12 OP

Estudos da Arte Medieval / Studies in Medieval Art HA SEM 336 48 S; 12 OT 12 OP

Estudos da Arte do Renascimento / Studies in Renaissance Art HA SEM 336 48 S; 12 OT 12 OP

Estudos da Arte do Maneirismo e Barroco / Studies in Mannerist and Baroque Art HA SEM 336 48 S; 12 OT 12 OP

Estudos da Arte Contemporânea / Studies in Contemporary Art HA SEM 336 48 S; 12 OT 12 OP

Teoria e Crítica da Arte Contemporânea/ Theory and Criticism of Contemporary Art HA SEM 336 48 S; 12 OT 12 OP

Estudos Curatoriais / Curatorial Studies HA SEM 336 48 S; 12 OT 12 OP

Estudos de Artes Decorativas/ Studies in Decorative Arts HA SEM 336 48 S; 12 OT 12 OP

Arte Portuguesa no Mundo: Intercâmbios e Hibridismos/ Portuguese Art in the World: Exchanges and hybridisms

HA SEM 336 48 S; 12 OT 12 OP

Teorias Contemporâneas do Restauro / Contemporary Theories of Restoration HA SEM 336 48 S; 12 OT 12 OP

Planeamento e Gestão do Património / Cultural Heritage Planning and Management HA SEM 336 48 S; 12 OT 12 OP

Património e Turismo Cultural / Heritage and Cultural Tourism HA SEM 336 48 S; 12 OT 12 OP

Museu e Sociedade/ Museum and Society HA SEM 336 48 S; 12 OT 12 OP

Arqueologia e Intervenção Patrimonial / Archeology and Heritage Intervention HA SEM 336 48 S; 12 OT 12 OP

Peritagem de Obras de Arte / Appraisal of art works HA SEM 336 48 S; 12 OT 12 OP

Conservação Preventiva / Preventive conservation HA SEM 336 48 S; 12 OT 12 OP

Quadro n.º 2 2º ano 3º e 4º semestres

UNIDADES CURRICULARES ÁREA

E í CI NT FICA TIPO

TEMPO DE TRABALHO (HORAS) CRÉDITOS OBSERVAÇÕES

TOTAL CONTACTO

(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7)

Metodologia e Acompanhamento do Trabalho Científico/ Methodology and Monitoring of Scientific Work HA SEM 336 28 S; 34 OT; 46 TC

12 OB*

Projeto / Project HA SEM 336 28 PL; 34 OT; 46 TC 12 OB**

Estágio Profissional / Professional Internship HA SEM 336 202 E; 34 OT 12 OB***

Dissertação / Thesis HA ANUAL 1344 20 OT 48

Relatório de Estágio/ Internship Report HA ANUAL 1344 20 OT 48

Trabalho de Projeto/ Project work HA ANUAL 1344 20 OT 48

* Obrigatório para a apresentação de Dissertação. ** Obrigatório para a apresentação de Trabalho de Projeto. *** Obrigatório para a apresentação de Relatório de Estágio

Fichas de Unidade Curricular

(23 FUCs)

1. Nome da unidade curricular Estudos da Arte Egípcia

2. Ciclo de estudos 2.º

3. Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo) Luís Manuel de Araújo 48S + 12 TC

4. Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

5. Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) Proporcionar, analisar, debater e fruir os aspetos essenciais da arte egípcia a nível da arquitetura, escultura, pintura e artes decorativas, procurando que os alunos possam apreender e compreender as diferentes opiniões de autores bem conhecidos e depois formarem a sua própria opinião.

5. Learning outcomes of the curricular unit Provide, analyze, discuss and enjoy the essential aspects of Egyptian art in terms of architecture, sculpture, painting and decorative arts, allowing students to learn and understand the different opinions of well-known authors and then form their own opinion.

6. Conteúdos programáticos 1. Os primórdios do estudo da arte egípcia 2. Estudos sobre a arquitetura 3. Estudos sobre a escultura 4. Estudo sobre a pintura 5. Estudos sobre as artes decorativas 6. Roteiro museológico: as mais importantes coleções egípcias.

6. Syllabus 1. The beginnings of studies on Egyptian art 2. Studies on Egyptian architecture 3. Studies on Egyptian sculpture 4. Study on Egyptian painting 5. Studies on Egyptin decorative arts 6. Museum’s itinerary: the most important Egyptian collections

7. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular Os conteúdos programáticos selecionados para a unidade curricular ajustam-se, a par e passo, à intenção de facultar aos alunos as bases essenciais para poderem apreciar e compreender a arte do antigo Egito a nível da arquitetura, escultura, pintura e artes decorativas, culminando com as coleções egípcias dos grandes museus estrangeiros mas também de Portugal.

7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives Selected syllabus for the course is adapted, gradually, to the intention of provide to students the essential bases in order to appreciate and understand the art of ancient Egypt in terms of architecture, sculpture, painting and decorative arts, culminating with the Egyptian collections of major foreign museums but also of Portugal.

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída) As aulas terão uma componente teórico-prática baseada na projeção de imagens (power-point) que ilustram a exposição da matéria (sítios históricas do Egito e museus com coleções egípcias), estando previsto debate no final. A avaliação consiste na elaboração de um trabalho de síntese sobre um dos temas do programa contando ainda a assiduidade e participação nas visitas de estudo.

8.Teaching methodologies (including evaluation) The classes will have a theoretical and practical component based on the projection of images (power-point) illustrating the exposure of the subject (historic sites of Egypt and museums with Egyptian collections), and a debate is planned at the end. The evaluation consists of a concise paper on one of the program's themes, counting also the attendance and participation in study visits.

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular Com a metodologia de ensino adotada os alunos terão a oportunidade de ver imagens de diversos sítios e manifestações artísticas que se encontram no Egito e em museus cujo acesso não é fácil, podendo assim entender e debater os temas apresentados, e que se complementam com visitas de estudo às coleções egípcias do Museu Nacional de Arqueologia e do Museu Calouste Gulbenkian (outra opção: visita de estudo à coleção egípcia do Museu de História Natural da Universidade do Porto).

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes With the teaching methodology students will have the opportunity to see images of various sites and art forms that are in Egypt and museums which access is not easy, thus being able to understand and debate the issues presented, which will be complemented by study visits to Egyptian collections of the National Archaeological Museum and the Calouste Gulbenkian Museum (another option: study visit to the Egyptian collection of the Natural History Museum of University of Porto).

10. Bibliografia

Cyril ALDRED, Egyptian Art in the Days of the Pharaohs , Londres: Thames and Hudson, 1980. Luís Manuel de ARAÚJO, Antiguidades Egípcias , Lisboa: Instituto Português de Museus, 1993. Luís Manuel de ARAÚJO, A Coleção Egípcia da Universidade do Porto, Porto: Univ. do Porto, 2011. Luís Manuel de ARAÚJO, Arte Egípcia, Colecção Calouste Gulbenkian, 2.ª ed., Lisboa: F. C. G., 2015. Luís Manuel de ARAÚJO, O Egito Faraónico. Uma civilização com três mil anos, Lisboa: Ed. Arranha-céus, 2015. William HAYES, The Scepter of Egypt. A Background for the Study of the Egyptian Antiquities in the Metropolitan Museum of Art, 2 vols., Nova Iorque: The Metropolitan Museum of Art, 1990. Claire LALOUETTE, L'Art Figuratif dans l'Égypte Pharaonique, Paris: Flammarion, 1991. Jean LECLANT (dir.), Le Monde Égyptien, Les Pharaons, 3 volumes, Col. L'Univers des Formes, Paris: Ëditions Gallimard, 1978-1980. Jaromír MÁLEK, Egypt, 4000 Years of Art, Londres: Phaidon Press, 2003. Heinrich SCHÂFER, Principles of Egyptian Art, Griffith Institute, Oxford: Oxford University Press, 1974 (tradução do original alemão).

11. Tempo de atendimento de alunos / Office hours Além do tempo de atendimento normal aos alunos nos últimos 15 minutos da aula, o docente tem ainda uma hora por semana de atendimento aos alunos às quartas-feiras, das 15 às 16 horas. Besides the normal attendance to the students in the last 15 minutes of class, the teacher has also one office hour every week to receive students in Wednesday, at 15-16h.

1. Nome da unidade curricular Estudos da Arte Clássica

2. Ciclo de estudos 2º

3. Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo) Nuno Manuel Simões Rodrigues 48S, 12OT

4. Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

5. Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) O estudante deverá dominar e conhecer as principais problemáticas em torno da História da Arte Clássica, distinguindo os vários níveis de análise possível, consoante as fontes utilizadas: arqueológicas e literárias, valorizando o conhecimento filológico (designadamente o grego e o latim) e sua importância para o domínio dos conceitos nesta especialidade. O estudante deverá conhecer e dominar bibliografia actualizada e a mais significativa para as várias problemáticas em estudo. O aluno deverá ainda conhecer a problemática das fontes e dos corpora documentais, quer ao nível da sua edição quer ao nível dos depósitos bibliotecários disponíveis em espaços reais e virtuais. O mestrando deverá demonstrar capacidade para elaborar sínteses dedicadas às problemáticas em debate e análise, bem como para participar em debates científicos de nível nacional e internacional (colóquios e congressos) no âmbito da área.

5. Learning outcomes of the curricular unit Students must master and understand the main issues surrounding the History of Classical Art, distinguishing the various levels of analysis possible, depending on the sources used: archaeological and literary, valuing philological knowledge (including Greek and Latin) and its importance to master the concepts in this speciality. Student must know updated and more meaningful bibliography to the various issues under study. Students still must deal with the problem of documentary sources and corpora, both in terms of its editions or of its librarian deposits in real and virtual spaces. The master program student must show the ability to develop syntheses devoted to the issues under discussion and analysis, as well as to participate in scientific debates of national and international level (seminars and conferences) in the area.

6. Conteúdos programáticos 1. Problemáticas da Arquitectura grega. 2. Problemáticas da Escultura grega. 3. Problemáticas da cerâmica e pintura gregas. 4. Problemáticas da Arquitectura romana. 5. Problemáticas da Escultura romana. 6. Problemáticas da Pintura romana.

6. Syllabus 1. Topics of Greek Architecture. 2. Topics of Greek Sculpture. 3. Topics of Greek Pottery and Painting. 4. Topics of Roman Architecture. 5. Topics of Roman sculpture. 6. Topics of Roman Painting.

7. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular Este seminário pretende fornecer um conspecto geral da problemática histórica subjacente ao tema. Para tal, far-se-á um périplo pelas principais questões implícitas, trazendo-se à colação as «teses clássicas» de abordagem mas procedendo-se igualmente à crítica fundamentada das mesmas à luz das tendências historiográficas mais recentes. Deste modo, os mestrandos terão na sua posse as ferramentas estruturais para uma percepção da realidade espácio-temporal e conjunturas a ela associadas. A análise das fontes, ajustadas a cada tópico em debate, permitirá que se faça a abordagem epistemológica necessária e fundamental para que o historiador em formação tenha consciência dos problemas científicos associados não só a cada caso em particular, como ao problema geral das fontes para o estudo da arte da Antiguidade Clássica: datação, autoria, originalidade, contaminação, transmissão, dados arqueológicos, publicação de dados.

7. Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives This seminar is intended to provide a general conspectus of the problems underlying the historical theme. For such, it will imply a tour through the main issues, bringing to discussion "conventional theses", but also the necessary criticism in the light of recent historiographical trends. Thus, Master degree's students will have in their possession the tools for a structural reality perception and spatialtemporal situations associated with it. The analysis of the sources, adjusted to every topic under discussion, will make the necessary and fundamental epistemological approach, so that the historian in training will be aware of the scientific problems associated with not only each particular case, as to the general problem of the sources for the study of Classical Art: dating, authorship, originality, contamination, transmission, archaeological data, data publication.

8. Metodologias de ensino (avaliação incluída) A leccionação desta unidade curricular decorrerá de acordo com o esquema de seminário, fazendo o docente a apresentação teórica das problemáticas em estudo, a que se associa, no âmbito do grupo de trabalho, o debate contínuo suscitado por cada uma das temáticas. No início do semestre, os vários temas serão alvo de distribuição pelos mestrandos que, encarregados de analisar cada uma das fontes associada aos problemas enunciados, as apresentarão ao grupo, fomentando o debate. A avaliação quantitativa final do seminário resultará da assiduidade, da participação e do desempenho de cada aluno neste processo, mas também dos resultados alcançados com a elaboração de um relatório de investigação, devidamente definido no início da unidade curricular. A distribuição de temáticas a tratar em relatório final far-se-á, na medida do possível, indo ao encontro dos interesses pré-definidos por cada um dos mestrandos, tendo em conta o trabalho a desenvolver como dissertação de Mestrado.

8. Teaching methodologies (including evaluation) The teaching of this course will be held according to the schedule of seminar, doing the Professor the theoretical presentation of the issues under study, which is associated within the working group, the ongoing debate raised by each of the themes. At the beginning of the semester, several themes will be distributed by the Master degree's students who, responsible for analysing each of the sources associated with the problems listed, submit their research to the group, encouraging debate. Quantitative grades result of seminar attendance, participation and performance of each student in this process, but also of the results achieved with the development of a research project and report, properly defined at the beginning of the course. The distribution of topics to be addressed in the final report will be done, wherever possible, according the predefined interests of each of the students, taking into account the work to develop as a Master Dissertation.

9. Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular Consideramos que as metodologias propostas são as que melhor se adequam aos objectivos previamente definidos para o seminário de Estudos de Arte Clássica. Através da exposição teórica por parte do docente, far-se-á a actualização das teses e das hipóteses de trabalho consoante os vários casos em análise. Será assim possível aos mestrandos o contacto com as tendências interpretativas mais recentes em cada um dos casos, possibilitando a sua crítica e/ou revisão. A pré-distribuição das temáticas, associadas às fontes que possibilitam a sua abordagem, por cada um dos mestrandos envolvidos permite uma preparação prévia de cada assunto a ser tratado, investigação bibliográfica adequada, leitura atempada quer da fonte quer da bibliografia crítica que permite o enquadramento adequado da problemática e até mesmo elaboração de pequenas sínteses para apresentação e debate no seio do grupo de trabalho. O recurso a meios complementares de apresentação, como a utilização de programas informáticos, é recomendável, de modo a introduzir a utilização das novas tecnologias no tratamento de dados em História da Arte Clássica bem como a familiarização com os meios que são utilizados noutras sedes de discussão científica, como congressos, colóquios e seminários. Naturalmente, a distribuição de tarefas será feita em cada semestre lectivo de acordo com as circunstâncias, designadamente o número de alunos, adaptando-se o programa as temáticas à realidade de funcionamento em cada semestre. Este método de trabalho incentivará os mestrandos a partir das sínteses apresentadas no âmbito do seminário para um aprofundamento das leituras e das problemáticas, com vista inclusive à sua discussão e apresentação nos foros científicos mais alargados já mencionados. Com o processo de preparação de cada tema a ser apresentado incentivar-se-á também ao contacto com pares de outras Universidades, portuguesas e estrangeiras, visando o acesso a bibliografia por eles produzida mas também a discussão científica inerente a cada caso e investigação em curso.

9. Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes We consider that the proposed methodologies are the best suited to the predefined objectives for the seminar of Classical Art. Through theoretical exposition by the Professor, theories and working hypotheses will be updated, depending on the number of cases under review. Is it, though, possible for the Students to contact with the latest interpretative trends in each of the cases, enabling its review and / or revision. The previous distribution of themes to be studied, associated with sources that enable its approach for each of the students involved, allows the preparation of each subject to be treated, proper literature research, and the treatment of the source and of the critical bibliography in order to be presented and discussed within the working group. Supplementary media of presentation, such as the use of computer programs, is recommended, in order to introduce the use of new technologies in data processing in Ancient History and familiarization with the means that are used in other venues of scientific discussion, as congresses, conferences and seminars. Naturally, the distribution of tasks will be done in each semester according to the circumstances, including the number of students, and adapting the program as well as the themes running each semester to the reality. This working method encourage master program students to start from the summaries presented during the seminar to a deepening of the readings and problems, including its presentation and discussion in other scientific centres. With the preparation of each topic to be presented, students will also be encouraged to contact with peers from other universities, both Portuguese and foreign, seeking access to literature they produce but also the scientific discussion inherent in each case and the ongoing investigation.

10. Bibliografia AA. VV., Lexicon Iconographicum Mythologiae Classicae , Zürich/München, [s. d.]. ANDERSON, J. C.. 1997, Roman Architecture and Society , Cambridge. BEAZLEY, J. D., ASHMOLE, B. 1966, Greek Sculpture and Painting , Cambridge. BOARDMAN, J. 1993, Greek Sculpture. The Classical Period , London. BOARDMAN, J. 2001, The History of the Greek Vases , London. CROISILLE, J. 2005, La Peinture Romaine , Bruxelles. DUNBABIN, K. M. D. 2001, Mosaics of the Greek and Roman World , Cambridge. ELVIRA BARBA, M. A. 2008, Arte y Mito. Manual de Iconografía Clásica , Madrid. FEJFER, J. 2007, Roman Portraits in Context , Berlin, Walter de Gruyter. JENKINS, I. 2015, Defining Beauty: The Body in Ancient Greek Art , London, British Museum Press. MULLER-DUFEU, M., ed. 2002, La Sculpture grecque. Sources littéraires et épigraphiques , Paris, 2002. ROUVERET, A. 2016, Histoire et imaginaire de la peinture ancienne (Ve siècle av. JC-1er siècle ap. JC) , Rome. SHAPIRO, H. A. 1994, Myth into Art. Poet and Painter in Classical Greece , London, 1994. SMITH, T. J., PLANTZOS, D., eds., 2012, A Companion to Greek Art , Oxford. SPIVEY, N. 2013, Greek Sculpture , Cambridge, Cambridge University Press. ULRICH, R. B., QUENEMOEN, C. K., eds. 2013, A Companion to Roman Architecture , Oxford. WARD-PERKINS, J. B. 1980, Roman Imperial Architecture , Harmondsworth.

WEBSTER, T. B. L. 1959, Greek Art and Literature 700-530 B.C. , London.

11. Tempo de atendimento de alunos / Office hours 1 horas/semana

1.Nome da unidade curricular Estudos da Arte Medieval

2.Ciclo de estudos 2.º

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo) Luís Urbano de Oliveira Afonso (24 S, 6 OT)

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular Filipa Maria Oliveira de Almeida Afonso (24 S, 6 OT)

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) No final deste seminário os alunos deverão ser capazes de compreender e discutir em profundidade um tema específico da arte medieval europeia, ou portuguesa, nas suas múltiplas dimensões (formal, iconográfica, intelectual/filosófica e funcional).

5.Learning outcomes of the curricular unit At the end of this seminary the students should be able to understand and critically discuss a specific theme of medieval art, European or Portuguese, in its multiple dimensions (formal, iconographic, intellectual/philosophical and functional).

6.Conteúdos programáticos Tema: Arte e filosofia na região de Paris (séc. XII) 1. Introdução ao programa. A génese da arte gótica na historiografia da arte. As teorias acerca da “estética da luz” e as suas diferentes interpretações. Das teorias de Erwin Panofsky às teorias de Conrad Rudolph. 2. O conceito de “símbolo” em Pseudo-Dionísio. 3. Análise do livro de Erwin Panofsky intitulado “Abade Suger de S. Dinis ” (1946). 4. Filosofia e escolástica nos séculos XII-XIII. 5. Análise do livro de Erwin Panofsky intitulado “Arquitetura Gótica e Pensamento Escolástico ” (1951). 6. O conceito de “signo ” em Santo Agostinho. 7. Análise do livro de Conrad Rudolph intitulado “Artistic Change at St- Denis” (1990). 8. O debate teológico e filosófico entre a “Velha Teologia” e a “Nova Teologia. 9. Análise do livro de Conrad Rudolph intitulado “The ‘Things of Greater Importance’” (1990). 10. A “Arca Mística ” de Hugo de S. Vítor e a arte do século XII.

6.Syllabus Current theme: Art and philosophy in Paris (12

th

century) 1. Introduction to the program. The genesis of Gothic art in the historiography of art. The theories about the “aesthetics of li ght” and its different interpretations. From the theories of Erwin Panofsky to the theories of Conrad Rudolph. 2. The concept of symbol in Pseudo-Dyonisius. 3. Discussion of the book by Erwin Panofsky entitled “Abbot Suger of St. Denis” (1946). 4. Philosophy and scholasticism in the 12-13th centuries. 5. Discussion of the book by Erwin Panofsky entitled “Gothi c Architecture and Scholasticism” (1951). 6. The concept of “sign” in St Augustine . 7. Discussion of the book by Conrad Rudolph entitled “Artistic Change at St- Denis” (1990). 8. The theological and philosophical debate between the “Old Theology” and the “New Theology. 9. Discussion of the book by Conrad Rudolph entitled “The ‘Things of Greater Importance’” (1990). 10. The “Mistic Ark” by Hugh of St. Vítor and the art of the 12

th

century.

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular No presente ano letivo o programa da unidade incide sobre a ligação entre a filosofia e a arte na região de Paris no século XII, pelo que se trata de um tema específico da arte medieval europeia abordado em profundidade nas suas múltiplas dimensões (formal, iconográfica, intelectual/filosófica e funcional).

7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives In the current year the course syllabus focuses on the connection between philosophy and art in the Paris region in the twelfth century, so it is a specific topic of European medieval art which is discussed in depth in its multiple dimensions (formal, iconographic, intellectual / philosophical and functional).

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída) Metade das aulas são expositivas, teóricas, mas sempre com possibilidade de formular perguntas/comentários livres e espontâneos. Outra metade das aulas é inteiramente dedicada à discussão de quatro livros em concreto, cuja leitura prévia por parte dos alunos é essencial. Distribuição de power points e materiais de estudo através do website dos docentes. Avaliação: um teste escrito (50%) e participação oral (50%).

8.Teaching methodologies (including evaluation) Half of the classes are theoretical/expositive lectures, always with the possibility to formulate free and spontaneous questions/comments. The other half is entirely focused on the discussion of 4 specific books, whose previous reading is essential by the students. Distribution of power points and study materials through the website of the teachers. Grades: one written test (50%) and participation in class (50%).

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular A combinação de aulas expositivas, teóricas, com análise e discussão de textos fundamentais para a problemática em causa na aula são adequadas à obtenção dos objetivos de aprendizagem, sobretudo pelo exigente trabalho de leitura e análise crítica de textos fundamentais fora do espaço das aulas.

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes The combination of expositive/theoretical classes with the analysis and discussion of fundamental texts to the problematic under study are suitable to achieve the learning outcomes, particularly because they demand a strong effort of reading and critical analysis from the students outside the classes.

10.Bibliografia PANOFSKY, Erwin, 1974. Architecture Gothic et Pensée Scolastique, Paris, Éditions de Minuit (edição de Gothic Architecture and Scholasticism, Latrobe,

Archabbey Press, 1951 e de Abbot Suger on the Abbey Church of Saint-Denis and its Art Treasures, Princeton, Princeton University Press, 1946). RUDOLPH, Conrad, 2014. The Mystic Ark: Hugh of Saint Victor, Art, and Thought in the Twelfth Century , Cambridge e Nova Iorque, Cambridge University

Press, 2014. ______, 1990. Artistic Change at St-Denis: Abbot Suger's Program and the Early Twelfth-Century Controversy over Art , Princeton, Princeton University Press. ______, 1990a. The "Things of Greater Importance": Bernard of Clairvaux's "Apologia" and the Medieval Attitude Toward Art , Philadelphia, University of

Pennsylvania Press. RUDOLPH, Conrad (ed.), 2006. A Companion to Medieval Art: Romanesque and Gothic in Northern Europe, Malden, Blackwell.

11.Tempo de atendimento de alunos / Office hours Os docentes dedicam uma hora por semana para atendimento aos alunos cujo horário é estabelecido no início do semestre. The teachers have one office hour every week to attend students whose timetable is established in the beginning of the semester.

1.Nome da unidade curricular Estudos da Arte do Renascimento

2.Ciclo de estudos 2º ciclo

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo) Fernando Jorge Artur Grilo 48S + 12OT

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular <n.a.>

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) Os AO da UC são:1.conferir competência científica incentivando a elaboração de pensamento original e fundamentado sobre a arte do Renascimento na Europa.2.Motivar/contribuir para a investigação científica especializada 3.Debater os princípios epistemológicos da análise do objecto artístico em estudo 3.incentivar a compreensão/aplicação de conceitos de Hist. da Arte. e de Cultura de elevada complexidade na elaboração de um raciocínio científico.4.conferir aptidão e competência científica para analisar uma realidade historiográfica complexa através da análise de problemas artísticos gerados pela mudança de paradigma cultural e artístico e a sua sequente evolução; 5.incentivar a compreensão das novas linguagens de comunicação formal e da sua disseminação em contexto cultural e artístico pluridisciplinar, assim como a sua aplicação a realidades concretas, (Itália,Peninsula Ibérica, Portugal).

5. Learning outcomes of the curricular unit The AO of UC are: 1. confer scientific competence by encouraging the development of original and grounded thinking on the art of the Renaissance in Europe.2.Motivate / contribute to specialized scientific research 3.Debate the epistemological principles of the analysis of the artistic object under study 3. Encourage the understanding / application of Hist concepts. Of Art. And of highly complex culture in the elaboration of a scientific reasoning. 4. To confer aptitude and scientific competence to analyze a complex historiographic reality through the analysis of artistic problems generated by the cultural and artistic paradigm shift and its subsequent evolution; 5. Encourage the understanding of the new languages of formal communication and their dissemination in a multidisciplinary cultural and artistic context, as well as their application to concrete realities (Italy, Iberian Peninsula, Portugal). 6.Conteúdos programáticos 1. Novas definições do conceito de Renascimento na Arte. 2. A teoria da imagem no Renascimento: Sistemas artísticos e sua recriação nos sécs. XV e XVI. Sistemática de transmissão de valores culturais e de representação artística. 3.A realidade transmutada em arte. Novos sistemas nas artes visuais: o domínio do olhar e a sua conversão em ciência.4. A teoria da arte no Renascimento como sistema de consolidação de ideias e de vulgarização de práticas. De Vitrúvio a Vasari, idea, disegno e virtú. 5. Da forma ao sentido. Da decoração ao sistema representativo na arte do Renascimento. 6. Transmissão de conhecimentos e de formas entre conjunturas históricas: Rotas artísticas na origem da difusão cultural e plástica de modelos artísticos e culturais. Norte e Sul da Europa em diálogo de valores, de culturas e de formas. 7. Os Descobrimentos e a arte do Outro. Influências e práticas de conjunturas artísticas extraeuropeias.

6.Syllabus 1. New definitions of the concept of Renaissance in Art. 2. The image theory in the Renaissance: Artistic systems and their recreation in the 15 and 16

th

centuries.. Transmission of cultural values and artistic representation. 3.The reality transmuted into art. New systems in the visual arts: the domain of the look and its conversion into science. 4.The theory of art in the Renaissance as a system of consolidation of ideas and vulgarization of practices. From Vitruvius to Vasari, idea, disegno and virtü. 5. From decoration to representative system in the art of the Renaissance. From shape to meaning. 6. Transmission of knowledge and artistic shapes between historical conjunctures: Artistic routes in the origin of cultural and artistic models diffusion. North and South Europe in a dialogue of values, cultures and artistic shapes. 7. The Discoveries and the art of the Other. Influences and practices of extra-European artistic conjunctures.

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular A UC estuda a arte do Renascimento que é analisada num contexto geográfico e cultural de largo escopo. Define-se a complexidade da arte do Renascimento através da análise de bibliografia especializada e da obra de arte, reconhecida o diacronismo da sua prática e a importância da sua implementação em distintas conjunturas culturais. Das suas características salienta-se a influência de um aparato teórico e científico cada vez mais complexo, a mobilidade dos artistas e das formas, a influência da cultura humanística e da estética cultural da Antiguidade. Estuda-se a construção de um novo sistema de representação visual, com importância nas várias artes, assim como os mecanismos que permitiram a disseminação das novas ideias e

formas em conjunturas históricas distintas e seu impacto cultural e artístico. O Renascimento no contexto da sua especificidade também cria e mantém relações com as expressões artísticas anteriores, assim como com as artes extraeuropeias, que importa estudar.

7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives The UC studies the art of the Renaissance that is analyzed in a geographical and cultural context of wide scope. The complexity of Renaissance art is defined through the analysis of specialized bibliography and the work of art, recognizing the diachronism of its practice and the importance of its implementation in different cultural conjunctures. Its characteristics include the influence of an increasingly complex theoretical and scientific apparatus, the mobility of artists and forms, the influence of humanistic culture and the cultural aesthetics of Antiquity. It is studied the construction of a new system of visual representation, with relevance in the various arts, as well as the mechanisms that allowed the dissemination of new ideas and forms in different historical conjunctures and their cultural and artistic impact. The Renaissance in the context of its specificity also creates and maintains relations with previous artistic expressions, as well as with the extra-European arts.

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída) Aulas expositivas com componente teórica e prática, com recurso sistemático a meios audiovisuais. Visitas a monumentos e museus. Análise personalizada teórica e prática de obras de arte (arquitectura, pintura, escultura e artes decorativas) dos períodos cronológicos em estudo, com especial incidência em problemáticas e obras de arte já estudadas e publicadas ou em estudo pelo docente. Os métodos de avaliação em vigor na FLUL são a Avaliação contínua

(AC) e a Avaliação final alternativa (AFA). O número, a categoria e o valor percentual relativo dos elementos de avaliação a realizar deverão ser definidos pelo respectivo docente.

8.Teaching methodologies (including evaluation) Lectures with theoretical and practical part, including systematic use of media. Visits to monuments and museums are usual. Theoretical analysis of works of renaissance art (architecture, painting, sculpture and decorative arts), with a particular focus on problems and works of art that have been studied and published or are under consideration by the teacher. Bibliography will be advised during the semester, being made available either in digital format or in public libraries. Evaluation methods in FLUL are continuous assessment (AC) and the final evaluation alternative (AFA). Number, the category and the percentage and relative value of the elements of assessment to be made shall be defined by the teacher.

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular A articulação entre as aulas teóricas/expositivas privilegia a compreensão do Renascimento como um fenómeno cultural e artístico de relevante importância permitindo também traçar as suas implicações formais e de estatuto artístico. A aprendizagem é baseada na análise de casos estudo, aliada à recomendação e à disponibilização sistemática de bibliografia da especialidade e à realização de visitas a monumentos e museus. Gera-se transmissão de conhecimentos e de metodologias de análise que permitem o alcançar dos objetivos de aprendizagem definidos. As metodologias de ensino aplicadas nesta UC geram um espaço de transmissão de conhecimentos e de manuseamento de conceitos científicos e culturais complexos aliados à expressão escrita e oral. Pretende-se especializar o uso operativo de conceitos científicos e teóricos e estimular a sua aplicação em contexto de visita e em contexto de seminário. A aprendizagem resulta da complementaridade entre o discurso científico/teórico, o discurso visual, a contextualização conceptual e do trabalho concreto dos alunos.

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes The articulation between the theoretical / expository classes privileges the understanding of the Renaissance as a cultural and artistic phenomenon relevance, allowing also to trace its formal implications and artistic status. The learning is based on case study analysis, combined with the recommendation and the systematic availability of specialized bibliography and the realization of visits to monuments and museums. It generates transmission of knowledge and analysis methodologies that allow the achievement of defined learning objectives. The teaching methodologies applied in this UC generate a space for the transmission of knowledge and the handling of complex scientific and cultural concepts together with written and oral expression. It is intended to specialize the operational use of scientific and theoretical concepts and to stimulate their application in the context of a visit and in the context of a seminar. Learning results from the complementarity between the scientific / theoretical discourse, the visual discourse, the conceptual contextualization and the written work of the students.

10.Bibliografia GRILO, F., 1991, Andrea Sansovino em Portugal no Tempo de D. Manuel I , 3 vols., Dissertação de Mestrado, História da Arte, Lisboa FLUL. ____, Nicolau Chanterene e a afirmação da escultura do Renascimento na Península Ibérica , 2001, tese de doutoramento em História da Arte, 3. Vols, FLUL, Lisboa, ____, 2004"O Retábulo da Igreja do Mosteiro de Nossa Senhora da Pena (1528 -c.1532). Fontes Literárias e gráficas: De Vitrúvio e Sagredo à Bíblia dos Jerónimos dos Attavanti", II Congresso Internacional de História da Arte , Actas, Porto, Separata, pp.361-382. LOPES, Rui Oliveira, 2012, Arte e Alteralidade. Confluências da arte cristâ na Índia, na China e no Japão. Sécs. XVI-XVIII , Doutoramento em Belas Artes

(Ciencias da Arte), Lisboa, FBUL. SERRÃO, Vítor, 2012, Renascimento e Maneirismo , Arte Portuguesa, Lisboa, Presença.

11.Tempo de atendimento de alunos / Office hours Uma hora por semana, cujo horário é estabelecido no início do semestre. One office hour every week, for which the timetable is established in the beginning of the semester.

1.Nome da unidade curricular

Estudos da Arte do Maneirismo e do Barroco 2.Ciclo de estudos 2º

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo) Teresa Leonor Magalhães do Vale 48S + 12 OT

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) Tendo como objectivo proporcionar o acesso a um conjunto de noções de carácter teórico e histórico no domínio da arte do Maneirismo e do Barroco, a uc de Estudos de Arte do Maneirismo e do Barroco, propõe-se contribuir para a aquisição de um conjunto de competências (instrumentais, interpessoais e sistémicas) através de uma abordagem da arquitectura, escultura e pintura europeias dos séculos XVI a XVIII, identificando tipologias morfológico-funcionais, principais obras e artistas. Será concedida igualmente atenção à produção artística nacional desta faixa cronológico-estilística, suas características e especificidades.

5.Learning outcomes of the curricular unit This UC aims to provide knowledge concerning mannerist and baroque art and ensure that students acquire a group of (instrumental, interpersonal and systemic) skills by an approach to European architecture, sculpture and painting between 16

th

and 18th

centuries, identifying typologies, main works and artists. The Portuguese art of the period will receive specific attention, studying its characteristics and specificities.

6.Conteúdos programáticos 1. MANEIRISMO: conceito, fortuna historiográfica 1.1. Arquitectura (em geral e em Portugal). Caracterização (planimétrica, volumétrica, estrutural, decorativa), principais tipologias, obras e artistas. 1.2. Escultura (em geral e em Portugal). Caracterização (compositiva, plástica, iconográfica), principais tipologias, obras e artistas. 1.3. Pintura (em geral e em Portugal). Caracterização (compositiva, plástica, iconográfica), principais tipologias, obras e artistas. 2. BARROCO: conceito, fortuna historiográfica 2.1. A obra de arte total 2.2. Arquitectura (em geral e em Portugal). Caracterização (planimétrica, volumétrica, estrutural, decorativa), principais tipologias, obras e artistas. 2.3. Escultura (em geral e em Portugal). Caracterização (compositiva, plástica, iconográfica), principais tipologias, obras e artistas. 2.4. Pintura (em geral e em Portugal). Caracterização (compositiva, plástica, iconográfica), principais tipologias, obras e artistas.

6.Syllabus 1. MANNERISM: concept, historiography 1.1. Architecture (in general and in Portugal). Characteristics (plan, volume, structure, ornament), main typologies, works and artists. 1.2. Sculpture (in general and in Portugal). Characteristics (composition, plasticity, iconography), main typologies, works and artists. 1.3. Painting(in general and in Portugal). Characteristics (composition, plasticity, iconography), main typologies, works and artists. 2. BAROQUE: concept, historiography 2.1. The gesamkunstwerk / the bel composto 2.2. Architecture (in general and in Portugal). Characteristics (plan, volume, structure, ornament), main typologies, works and artists. 2.3. Sculpture (in general and in Portugal). Characteristics (composition, plasticity, iconography), main typologies, works and artists. 2.4. Painting (in general and in Portugal). Characteristics (composition, plasticity, iconography), main typologies, works and artists.

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular Os conteúdos programáticos estão divididos em 2 blocos temáticos. Cada bloco contempla sempre a abordagem dos objetivos de aprendizagem de forma integrada. Regista-se uma grande insistência na análise de casos de estudo que permitam atingir os referidos objectivos.

7. Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives The course syllabus is organized in two thematic blocks. Each block always implies the presence of the learning outcomes in a holistic perspective. There is a strong emphasis on the analysis of case studies to achieve the mentioned outcomes.

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída) As sessões lectivas, de carácter teórico-prático, serão complementadas com actividades extra-curriculares, entre as quais se destacam visitas de estudo (a monumentos, museus e exposições, permanentes ou temporárias), conferências e / ou colóquios, etc. A avaliação efectuar-se-á através da realização de 1 trabalho de investigação (a apresentar na sua versão escrita e oralmente), cujo desenvolvimento procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade para a diversidade de perspectivas e abordagens.

8.Teaching methodologies (including evaluation) Lessons will have a theoretical-practical character and will be complemented with extracurricular activities such as visits to monuments, museums, temporary exhibitions, conferences, etc. The evaluation consists in one research work (written and orally presented) which aim to contribute to the ability of gathering and analyzing information with different origins, communicating in their mother language, contacting experts of different areas and, as far as the subject is concerned, create the sensibility to the diversity of perspective and approaches.

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular A combinação de aulas expositivas, visitas de estudo e análise de estudos de caso (de acordo com as metodologias de análise referidas) adequam-se à obtenção dos objetivos de aprendizagem, embora exijam também um trabalho de leitura analítica e crítica por parte dos alunos fora do espaço das aulas.

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes The combination of expositive classes, visits and case study analysis (according to the several methodologies of analysis referred) are adequate to achieve the learning outcomes. However, they also demand reading and critical analysis by the students outside the classes.

10.Bibliografia AAVV 1999, Struggle for Synthesis. A Obra de Arte Total nos Séculos XVII e XVIII , Lisboa, IPPAR ARGAN, G.C. 1986, Immagine e Persuasione: Saggi sul Barocco , Milão, Feltrinelli CHECA CREMADES, F., MORÁN TURINA, J.M. 1989, El Barroco , Madrid, Istmo MONTAGU, J. 1989, Roman Baroque Sculpture. The Industry of Art , New Haven-Londres, Yale Univ. Press POPE-HENNESSY, J. 2000, Italian High Renaissance and Baroque Sculpture , Londres, Phaidon SERRÃO, V. 1989, Estudos de Pintura Maneirista e Barroca , Lisboa, Caminho SHEARMANN, J. 1967, Mannerism , Londres, Penguin Books, SILVA, J.H.P. 1986, Estudos sobre o Maneirismo , Lisboa, Estampa SNODIN, M., LLEWELLYN, N., (coord.) 2009, Baroque 1620-1800: Style in the Age of Magnificence , Londres, V&A M.

VALE, T.L.M. 2003, “Ars Moriendi : do Efémero e do Perene na Celebração da Morte no Barroco”, Estudios Portugueses , 3 VALE, T.L.M. 2003, “Da Igreja Combatente à Igreja Triunfante. Espaço e Imagem Religiosa do Concílio de Trento ao Barroco Pleno”, Brotéria , 157.

1.Nome da unidade curricular Estudos da Arte Contemporânea

2.Ciclo de estudos 2º Ciclo

3.Docente responsável e respetivas horas de contato na unidade curricular (preencher o nome completo) Pedro Miguel Abelha de Lapa Almeida 48 S + 12 OT

4.Outros docentes e respetivas horas de contato na unidade curricular

5.Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) Através de um percurso iniciado em 1970 pelas múltiplas reconfigurações operadas sobre o objeto artístico, pretende-se desenvolver o conhecimento das diferentes tendências da contemporaneidade e respetivas problemáticas (OA1). Este conhecimento será concretizado pela prática de uma análise estrutural de obras significativas e das perspetivas artísticas que estas suscitam (OA2), com o objetivo do exercício da capacidade analítica, especulativa e crítica sobre a história da arte contemporânea (OA3), suscetível de proporcionar o aprofundamento do seu conhecimento.

5.Learning outcomes of the curricular unit Beginning in 1970 by the multiple reconfigurations carried out on the artistic object, it is intended to develop the knowledge of the different tendencies of contemporaneity and their issues (LO1). This will be achieved by the practice of a structural analysis of significant works and artistic perspectives that they present (LO2), with the aim of the exercise of analytical, speculative and critical capacities on contemporary art history (LO3) in order to provide a deeper knowledge of its subjects.

6.Conteúdos programáticos 1. Evanescência e reconfiguração do medium: a crítica institucional, a performance, o vídeo, a instalação. 2. A narrativa reconfigurada. Processos alegóricos. O apropriacionismo e a crítica da originalidade. 3. Alteridades e discursividades críticas: género e identidade. A viragem etnográfica. 4. A imagem projetada: memória e arquivo. 5. A arte relacional, antagonismo e o espectador emancipado.

6.Syllabus 1. Evanescence and reconfiguration of the medium: institutional critique, performance, video, installation. 2. Narrative reconfigured. Allegorical procedures. Appropriationism and the critique of originality. 3. Alterity and critical discursiveness: gender and identity. The etnological turn. 4. Projected image: memory and archive. 5. The relational aesthetics, antagonism and the emancipated spectator.

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular Os conteúdos programáticos estão divididos em cinco momentos. Cada um contempla a abordagem dos três objetivos de aprendizagem (OA) de forma integrada. Ë prestada ênfase à análise e problematização de casos de estudo que permitam atingir os OA.

7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives The course syllabus is organized in five moments. Each one implies the three learning outcomes (LO) seamlessly. A strong emphasis is given to the analysis and questioning of case studies to achieve the LO.

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída) Aulas expositivas com recurso à participação na análise das obras em estudo através da formulação de perguntas, comentários e discussão por parte dos alunos. Análise acompanhada de alguns textos relevantes. Visitas de estudo. Avaliação: trabalho escrito individual sobre um movimento, artista ou série de obras de um artista proposto pelo aluno e discutido com o professor; participação oral.

8.Teaching methodologies (including evaluation) Expositive lectures, using participation in the process of analyse of the works through the formulation of questions, comments and discussion by the students. Reading accompanied and interpretation of some of the most relevant essays. Visits. Grades: individual written work based on a specific movement, artist or series of works proposed by the student and discussed with the professor; participation in class.

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular Articulação de aulas expositivas, análise de estudos de caso e leitura de ensaios interpretativos de cada segmento do programa são determinantes para a obtenção dos objetivos de aprendizagem, embora exijam um trabalho complementar de leitura formativa e de análise crítica para além das aulas.

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes The articulation of expositive lectures, case study analysis and reading of interpretive essays of each segment of the program are determinant to achieve the learning outcomes. However, they also demand a complementary task of reading and critical analysis outside the classes.

10.Bibliografia Geral: AAVV, 2000, Gabriel Orozco . Los Angeles, México City: MoCA, Museo Rufino Tamayo BISHOP, C. 2005, Installation Art, A Critical History . London: Tate Publishing BOURRIAUD, N. 2002, Relational Aesthetics . Paris: Presses du réel BRETT, G. et al 1997, Mona Hatoum . London: Phaidon Press BUCHLOH, B. 2000, The Neo-Avangarde and Culture Industry. Cambridge: MIT Press

-- 2015. Formalism and Historicityi. Cambridge: MIT Press -- 2008. Thomas Hirschhorn . London: Phaidon Press

CRIMP, D. 1993, On The Museum’s Ruins . Cambridge: MIT Press FOSTER, H. 1996, The Return of the Real . London, Cambridge, Mass.: MIT Press KRAUSS, R. 2010, Perpetual Inventory . Cambridge: MIT Press LAPA, P. 2015, History and Interregnum. Three Works by Stan Douglas . Berlin: Archive Books MEREWETHER, C. (ed.) 2006, The Archive . Cambridge: MIT Press SCHIMMEL, P. (ed.) 1998, Out of Actions. Between performance and the object 1949-1979 . London: Thames & Hudson CHRISTOV-BAKARGIEV, C. et al 2004, Pierre Huyghe . Geneve: Skira

11.Tempo de atendimento de alunos / Office hours Uma hora semanal/ one hour weekly

1.Nome da unidade curricular Teoria e Crítica da Arte Contemporânea

2.Ciclo de estudos 2º Ciclo

3.Docente responsável e respectivas horas de contato na unidade curricular (preencher o nome completo) Pedro Miguel Abelha de Lapa Almeida, 48 S + 12 OT

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) Desenvolver o conhecimento das diferentes tendências contemporâneas da teoria da arte e da sua prática crítica, através da análise de textos de referência histórica e das perspetivas teóricas que os sustentam (OA1). Exercitar a capacidade especulativa e crítica que proporcionam sobre as obras de arte (OA2), bem como o reconhecimento dos diferentes modelos interpretativos (OA3).

5.Learning outcomes of the curricular unit To develop the knowledge of different contemporary art theories and their critical practice through analysis of essays and texts of historical reference and their based theoretical perspectives (LO1). Exercise the speculative and critical tools in confrontation with the artworks (LO2), as also the acknowledgement of different interpretive models (LO3).

6.Conteúdos programáticos 1. O valor da teoria. 2. História da crítica e dos respetivos modelos. 3. A semiótica e a história da arte. 4. Os formalismos. 5. Os modelos interpretativos: a escola de Frankfurt e o pós-estruturalismo. 5. O modelo sociológico e os seus limites. 6. A viragem estética: o gosto, a tradição, a dissensão, a teoria e a arqueologia da história. 7. Os regimes da arte: a partilha do sensível. O estético e o político.

6.Syllabus 1. The value of theory. 2. The history of criticism and its models. 3. Semiotics and art history. 4. Formalism. 5. Interpretive models: Frankfurt School and Poststructuralism. 5. Sociological models and their limits. 6. The aesthetical turn: taste, tradition, dissension, theory and the archaeology of history. 7. The art regimes: the share of the sensitive. Aesthetics and politics.

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular Os conteúdos programáticos estão divididos em sete momentos. Cada um contempla a abordagem dos três objetivos de aprendizagem (OA) de forma integrada. Ë prestada ênfase à análise e problematização de casos de estudo que permitam atingir os OA.

7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives The course syllabus is organized in seven moments. Each one implies the three learning outcomes (LO) seamlessly. A strong emphasis is given to the analysis and questioning of case studies to achieve the LO.

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída) Aulas expositivas com recurso à participação dos alunos na interpretação dos textos em estudo através da formulação de perguntas, comentários e discussão. Análise acompanhada de alguns textos relevantes. Avaliação: trabalho escrito individual sobre um autor ou problemática específica proposto pelo aluno e discutido com o professor; participação oral.

8.Teaching methodologies (including evaluation) Lectures with students participation in the process of interpretation of the main essays through the formulation of questions, comments and discussion. Reading and interpretation accompanied of some of the most relevant essays. Grades: individual written work based on a specific author or problematic proposed by the student and discussed with the professor; participation in class.

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular Articulação de aulas expositivas, análise de estudos de caso e leitura dos ensaios principais de tema do programa são determinantes para a obtenção dos objetivos de aprendizagem, embora exijam um trabalho complementar de leitura formativa e de análise crítica para além das aulas.

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes The articulation of expositive lectures, case study analysis and reading of the main essays of each program theme are determinant to achieve the learning outcomes. However, they also demand a complementary task of reading and critical analysis outside the classes.

10.Bibliografia ADORNO, T. W. et al, 1980, Aesthetics and Politics . London: Verso BENJAMIN, W. 2006, A Modernidade . Lisboa: Assírio & Alvim. D’ALLEVA, A . 2012, Methods & Theories of Art History. London: Laurence King.

DE DUVE, T. 1996, Kant after Duchamp . Cambridge: October, MIT Press. DERRIDA, J. 2006, A gramatologia . S. Paulo: Perspetiva. FOSTER, H. et al. 2012, Art Since 1900 . London: Thames & Hudson. FOUCAULT, M. 2002, O que é um autor? Lisboa: Vega. FRIED, M. 1998, Art and Objecthood: Essays and Reviews . Chicago: The University of Chicago Press. GAUT, B. e LOPES, D., eds. 2003, The Routledge Companion to Aesthetics . London: Routledge. GREENBERG, C. 1986, The Collected Essays and Criticism . Chicago: The University of Chicago Press. HARRISON, C. e WOOD, P., eds. 2003, Art in Theory 1900-2000 . Oxford & Cambridge: Blackwell. IVERSEN, M. e MELVILLE, S . 2010, Writing Art History. Chicago: University of Chicago Press. RANCIÊRE, J. 2005, A partilha do sensível. Estética e política . S. Paulo: Editora 34.

11.Tempo de atendimento de alunos / Office hours Uma hora semanal/ one hour weekly

1.Nome da unidade curricular Estudos Curatoriais

2.Ciclo de estudos 2º Ciclo

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo) Pedro Miguel Abelha de Lapa Almeida 48 S + 12 OT

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) Desenvolver o conhecimento das diferentes tendências curatoriais da contemporaneidade e respetivas problemáticas (OA1), através da análise estrutural de programas e ações curatoriais e das perspetivas reflexivas e artísticas que suscitam. Exercitar a capacidade analítica, especulativa e crítica (OA2), bem como o reconhecimento dos diferentes modelos interpretativos (OA3).

5.Learning outcomes of the curricular unit To develop the knowledge of the different contemporary curatorial trends and the specific issues (LO1) through an analytical and structural interpretation of curatorial programs and the reflexive and artistic positions raised by them. Exercise the analytical, speculative and critical tools (LO2), as also the acknowledgement of different interpretative models (LO3).

6.Conteúdos programáticos Panorama internacional: Os pioneiros da curadoria moderna e contemporânea (de Alexander Dorner a Harald Szeemann). Dinâmicas da curadoria contemporânea (de Lucy Lippard e Douglas Crimp a Hans Ulrich Obrist e Nicolas Bourriaud). Panorama português: Ernesto de Sousa (curador-artista, pioneiro de uma curadoria autoral); Desenvolvimentos e Dinâmicas da curadoria contemporânea: Da coletiva “Alternativa Zero” (1977) e do programa interdisciplinar “Depois do Modernismo” (1983) à atualidade. A curadoria institucional versus curadoria independente. Modelos e protagonistas da curadoria contemporânea em Portugal.

6.Syllabus International Panorama: The pioneers of modern and contemporary curatorship (by Alexander Dorner to Harald Szeemann). Dynamics of contemporary curatorship (by Lucy Lippard and Douglas Crimp to Hans Ulrich Obrist and Nicolas Bourriaud). Portuguese panorama: Ernesto de Sousa (curator-artist, pioneer of an authorial curatorship); Developments and dynamics of contemporary curatorship: since collective exhibition “Alternativa Zero” (1977) and the interdisciplinary program “Depois do Modernismo” (1983) until today. Models and protagonists of contemporary curatorship in Portugal.

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular Os conteúdos programáticos estão divididos em três momentos. Cada um contempla a abordagem dos três objetivos de aprendizagem (OA) de forma integrada. Ë prestada ênfase à análise e problematização de casos de estudo que permitam atingir os OA.

7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives The course syllabus is organized in three moments. Each one implies the three learning outcomes (LO) seamlessly. A strong emphasis is given to the analysis and questioning of case studies to achieve the LO.

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída) Aulas expositivas com recurso à participação na análise dos casos de estudo através da formulação de perguntas, comentários e discussão por parte dos alunos. Análise acompanhada de alguns textos relevantes. Visitas de estudo. Avaliação: trabalho escrito individual sobre um modelo de curadoria, curador ou de um aspeto teórico específico proposto pelo aluno e discutido com o professor; participação oral.

8.Teaching methodologies (including evaluation) Expositive lectures, using participation in the process of analyse of the case studies through the formulation of questions, comments and discussion by the students. Reading accompanied and interpretation of some of the most relevant essays. Visits. Grades: individual written work based on a specific model of curatorship, curator or a specific theoretical aspect proposed by the student and discussed with the professor; participation in class.

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular Articulação de aulas expositivas, análise de estudos de caso e leitura de textos e ensaios declarativos de cada período são determinantes para a obtenção dos objetivos de aprendizagem, embora exijam um trabalho complementar de leitura formativa e de análise crítica para além das aulas.

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes The articulation of expositive lectures, case study analysis and reading of papers and essays proper of each period are determinant to achieve the learning outcomes. However, they also demand a complementary task of reading and critical analysis outside the classes.

10.Bibliografia Geral: OBRIST, Hans Ulrich. 2011, A Brief History of Curating , Ringier Kunstverlag AG. ESPECIAL, Luísa. 2012, Os Curadores em Exposição – Um grupo profissional no mundo da arte contemporânea, texto policopiado, tese de doutoramento em Sociologia, ISCTE-IUL. AAVV. 2013, Laboratório de Curadoria , Guimarães 2012.

11.Tempo de atendimento de alunos / Office hours Uma hora semanal/ one hour weekly

1.Nome da unidade curricular Estudos de Artes Decorativas

2.Ciclo de estudos 2º 3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo) Teresa Leonor Magalhães do Vale 48S + 12 OT

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular - 5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: A investigação em Artes Decorativas tem conhecido nos últimos anos um incremento notável multiplicando-se os estudos, quer de carácter monográfico, monotemático ou de conjuntura histórica e artística. Tal produção científica permite cada vez mais uma visão de conjunto de um fenómeno artístico cuja importância reside, para além da utilização de uma linguagem técnica e estilística própria, precisamente na proximidade que se gera entre o artista e o encomendador, entre o objecto e o quotidiano. A uc promove uma abordagem das artes decorativas (aplicadas ou móveis) no contexto dos espaços sagrado e civil, numa perspectiva diacrónica que não abdica todavia da sincronia. As manifestações artísticas especificamente nacionais merecerão particular atenção. A uc pretende ainda, mais genericamente, contribuir para a aquisição das seguintes competências: c. instrumentais; c. interpessoais e sistémicas.

5.Learning outcomes of the curricular unit The research on decorative arts has had a notable increase in recent years, producing studies, whether monographic, monothematic or of a specific historical and artistic period/situation. Such scientific production increasingly allows an overview of an artistic phenomenon whose importance lies, in addition to the use of its own technical and stylistic language, precisely in the proximity that is generated between the artist and the commissioner, between the object and the daily life. Decorative Arts Studies will seek to understand and approach the decorative arts (applied or autonomous) in the context of the religious and civil spaces, choosing some domains in which they have reached more relevant expression, in a diachronic perspective that will not abdicate yet of the synchrony. Portuguese decorative arts will deserve special attention, in their specificities. Decorative Arts Studies also aims to contribute to more generic skills such as instrumental, interpersonal and systemic skills.

6.Conteúdos programáticos 1. Problemáticas específicas da investigação em artes decorativas 2. As artes decorativas no espaço sagrado da Idade Média à Idade Contemporânea 2.1. Igreja e arte no Ocidente 2.2. As artes decorativas aplicadas ou integradas e móveis 3. As artes decorativas no espaço civil (público e privado) da Idade Média à Idade Contemporânea 3.1. Aproximação ao perfil do(s) encomendador(es) 3.2. O coleccionismo no âmbito das artes decorativas 3.3. As artes decorativas aplicadas ou integradas e móveis 4. As artes decorativas em Portugal: manifestações específicas (no espaço religioso e civil) 4.1. O azulejo 4.2. A pintura decorativa (grotesco e brutesco) 4.3. A talha 4.4. A ourivesaria

6.Syllabus: 1. Specificity of the research on decorative arts 2. The decorative arts in the religious space from the Middle Ages to Contemporaneity 2.1. Church and art in western world 2.2. Applied and autonomous decorative arts 3. The decorative arts in the somestic and public space from the Middle Ages to Contemporaneity 3.1. The commissioners 3.2. Collecting decorative arts 3.3. Applied and autonomous decorative arts 4. Decorative arts in Portugal (religious and profane) 4.1. Tiles 4.2. Decorative painting 4.3. Word carving 4.4. Silversmithery

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular Os conteúdos programáticos estão divididos em 4 blocos temáticos. Cada bloco contempla sempre a abordagem dos objetivos de aprendizagem de forma

integrada. Regista-se uma grande insistência na análise de casos de estudo que permitam atingir os referidos objectivos.

7. Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives The course syllabus is organized in 4 thematic blocks. Each block always implies the presence of the learning outcomes in a holistic perspective. There is a strong emphasis on the analysis of case studies to achieve the mentioned outcomes.

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída) s sessões lectivas, de carácter teórico-prático, serão complementadas com actividades extra-curriculares, entre as quais se destacam visitas de estudo (a monumentos, museus e exposições, permanentes ou temporárias), conferências e / ou colóquios, etc. A avaliação efectuar-se-á através da realização de 1 trabalho de investigação (a apresentar na sua versão escrita e oralmente), cujo desenvolvimento procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade para a diversidade de perspectivas e abordagens.

8.Teaching methodologies (including evaluation) Lessons will have a theoretical-practical character and will be complemented with extracurricular activities such as visits to monuments, museums, temporary exhibitions, conferences, etc. The evaluation consists in one research work (written and orally presented) which aim to contribute to the ability of gathering and analyzing information with different origins, communicating in their mother language, contacting experts of different areas and, as far as the subject is concerned, create the sensibility to the diversity of perspective and approaches.

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular A combinação de aulas expositivas, visitas de estudo e análise de estudos de caso (de acordo com as metodologias de análise referidas) adequam-se à obtenção dos objetivos de aprendizagem, embora exijam também um trabalho de leitura analítica e crítica por parte dos alunos fora do espaço das aulas.

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes The combination of expositive classes, visits and case study analysis (according to the several methodologies of analysis referred) are adequate to achieve the learning outcomes. However, they also demand reading and critical analysis by the students outside the classes.

10.Bibliografia AYNSLEY, J., GRANT, C., (coord.) 2010, !magined !nteriors. Representing the Domestic !nteriors since the Renaissance , Londres, Victoria & Albert Museum GUEDES, N.C., (coord.) 2004, Thesaurus. Vocabulário de Objectos de Culto Católico , Vila Viçosa, F. Casa de Bragança GRUBER, A., (coord.) 1994, The History of Decorative Arts , Nova Iorque-Londres-Paris, Abbeville Press MECO, J 1985., Azulejaria Portuguesa , Lisboa, Bertrand Editora RILEY, N., (dir.) 2003, Grammaire des Arts Décoratifs. De la Renaissance au Postmodernisme , Paris, Flammarion SMITH, R. 1963, A Talha em Portugal , Lisboa, Livros Horizonte SOUSA, G. V. 1998, Pratas Portuguesas em Colecções Particulares: Séc. XV ao Séc. XX , Porto, Civilização VALE, T.L.M. 2010, “Eighteenth -century Roman Silver for the chapel of St John the Baptist of the church of S. Roque, Lisbon”, in The Burlington Magazine , Vol. CLII, 1289 VALE, T.L. M. 2013, “Roman Baroque Silver for the Patriarchate of Lisbon”, in The Burlington Magazine , Vol. CLV, 1323.

1.Nome da unidade curricular Arte Portuguesa no Mundo: Intercâmbios e Hibridismos

2.Ciclo de estudos 2º Ciclo

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo) Vitor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão 48 S + 12 OT.

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) Caracterização geral, em termos morfológicos, estilísticos e contextuais, da arquitectura, do urbanismo e das artes de equipamento (pintura, escultura, talha e outras artes de decoração) nos territórios do antigo Império português (Índia, África, Brasil). Estudo de casos artísticos representativos em vários períodos da expansão portuguesa, dando especial atenção às suas características de expressividade e originalidade e ao carácter de miscigenação e hibridismo de formas, culturas e religiões distintas.

5.Learning outcomes of the curricular unit Characterization of the main morphological and semantic aspects architecture, sculpture, painting and decorative arts in the ancient Portuguese Empire

(India, Africa, Brazil). Study of the more representative examples of art production in several periods, giving particular attention to highlight the specificity of its context and stylistic characterization, and the hybridism phenomena in its cultural and religious aspects.

6.Conteúdos programáticos 1. Especificidade da arte portuguesa da Expansão lusa. Sincretismos artísticos. 2. África. Arquitetura militar, religiosa e civil: Marrocos. Os marfins e bronzes afro-portugueses. Arquiteturas de miscigenação: a Etiópia. 3. Ásia. As porcelanas chinesas Ming e Qing: técnicas, tipologias, estilos, mercados. Mobiliário luso-asiático. Goa, «Roma do Oriente»: arquitetura e artes decorativas. Arquitectura, urbanismo e artes de Macau. Os marfins. Modelos autóctones e modelos de interação euro-asiática. Materiais exóticos, preciosos e semi-preciosos. 4. Américas: o Brasil e o Maranhão/Pará. Arquitetura religiosa: estilo chão. A talha barroca. O Aleijadinho. A pintura de perspetiva ilusionística. Arquitetura militar. Miscigenações artísticas. 5. Incorporações. Modos de representar os portugueses e europeus na arte asiática e vice-versa. Os portugueses como povo tributário. Os portugueses

como bárbaros. A especificidade dos jesuítas.

6.Syllabus 1. Specificity of Portuguese art of the Portuguese Expansion. Artistic syncretism. 2. Africa. Military, religious and civil architecture: Morocco. The ivories and african-Portuguese bronzes. Architectures miscegenation: Ethiopia. 3. Asia. Chinese porcelain Ming and Qing: techniques, types, styles and markets. Luso-Asian furniture. Goa, "Rome of the East 'architecture and decorative arts. Architecture, urbanism and Macao arts. The ivories. Indigenous models and models of Eurasian interaction. Exotic, precious and semi-precious materials. 4. Americas: Brazil and Maranhao / Para. Religious Architecture: plain style. The Baroque carving. Aleijadinho. The perspective illusionistic painting. Military architecture. Artistic miscegenation. 5. Mergers. Ways of representing the Portuguese and Europeans in Asian art and vice versa. Portuguese as tax people. Portuguese as barbarians. The specificity of the Jesuits.

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular Os conteúdos programáticos estão divididos em 5 blocos temáticos (+ Introdução com perspectivas teórico-metodológicas). Cada bloco contempla sempre a abordagem dos objetivos de aprendizagem de forma integrada e com estudos de caso. Regista-se uma grande insistência na análise de casos de estudo que permitam atingir os referidos objectivos.

7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives The course syllabus is organized in five thematic blocks (+ Introduction with methodolical and theoretical definitions). Each block always implies the presence of the learning outcomes in a holistic perspective. There is a strong emphasis on the analysis of case studies to achieve the mentioned outcomes.

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída) As sessões lectivas, de carácter teórico-prático, serão complementadas com actividades extra-curriculares, como visitas de estudo (a monumentos, museus e exposições, permanentes ou temporárias), conferências e / ou colóquios, etc. Análise de casos com metodologias próprias para a análise da arquitetura (planimetria, volumetria, estruturas, etc.) e das artes visuais (formalismo, iconografia, funcionalismo). Visitas de estudo. Avaliação: Um trabalho de investigação (preferencialmente de carácter monográfico), cujo desenvolvimento procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade para a diversidade de perspectivas e abordagens.

8.Teaching methodologies (including evaluation) Expositive lectures, always with the possibility to formulate questions/comments. Case studies with adequate methodologies to conduct the analysis of architecture (plans, volumes, structures, etc.) and visual arts (formalism, iconography, functionalism,). Visits to monuments, museums and temporary exhibitions. Grades: 1 written test and a research work (written and orally presented).

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular A combinação de aulas expositivas, visitas de estudo e análise de estudos de caso (de acordo com as metodologias de análise referidas) adequam-se à obtenção dos objetivos de aprendizagem, embora exijam também um trabalho de leitura analítica e crítica por parte dos alunos fora do espaço das aulas.

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes The combination of expositive classes, visits and case study analysis (according to the several methodologies of analysis referred) are adequate to achieve the learning outcomes. However, they also demand reading and critical analysis by the students outside the classes.

10.Bibliografia BARRETO, L. F., 2006. Macau: Poder e Saber. Séculos XVI e XVII , Presença. BURKE, P., 2003. Hibridismo cultural . São Leopoldo, Unisinos. DIAS, Pedro, 2008. História da Arte Portuguesa no Mundo , 3 vols., Círculo de Leitores. FLORES, J., SILVA, N. V. (eds.), 2004. Goa and the Great Mughal , Lisboa, FCG. JACKSON, Anna, JAFFER, Amin (eds.), 2004. Encounters: the meeting of Asia and Europe, 1500-1800 , Victoria & Albert Museum. LEVENSON, A. (ed.), 2007. Encompassing the Globe. Portugal and the World in the sixteenth and seventeenth centuries , Washington, Smithsonian SERRÃO, V., 2011. “Pintura e devoção em Goa no tempo dos Filipes: o mosteiro de Santa Mónica no «Monte Santo» (c. 1606-1639) e os seus artistas”, Oriente, n. 20, pp. 11-50. SILVA, N. V. (ed.), 1996. A Herança de Rauluchantim , Lisboa, Museu de S. Roque. TRNEK, H., SILVA, N. V., 2001 (eds.). Exotica: The Portuguese Discoveries and the Renaissance Kunstkammer , FCG. SULLIVAN, Michael, 1989. The meeting of Eastern and Western art , 1989.

11.Tempo de atendimento de alunos / Office hours 1 hora semanal.

1.Nome da unidade curricular Teorias Contemporâneas do Restauro 2.Ciclo de estudos 2º Ciclo

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo) Maria João Quintas Lopes Baptista Neto 48 S + 12 OT.

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular <sem resposta> 5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) Procura-se a especialização de conhecimentos das teorias e práticas da intervenção nos monumentos, na Europa depois da Segunda Guerra. Pretende-se

apurar a importância dos valores dos monumentos nos diferentes contextos dos países europeus e o impacte destrutivo do grande conflito bélico mundial, bem como os respetivos efeitos sobre os critérios de intervenção praticados. Realce da utilidade desta disciplina no quadro da História da Arte. Pretende-se que o aluno adquira essa consciência, permitindo-lhe uma visão crítica da integridade do objeto artístico.

5.Learning outcomes of the curricular unit We wanted a specialization of knowledge of the theories and practices of intervention in monuments in Europe after World War II. It is intended to establish the importance of the values of the monuments in the different contexts of European countries and the destructive impact of major global military conflict, as well as the respective effects on the practiced intervention criteria. Highlight the usefulness of this discipline in the framework of history of art. It is intended that students acquire this awareness, allowing you a critical view of the integrity of the artistic object.

6.Conteúdos programáticos A Unidade Curricular procura desenvolver as principais linhas de atuação no quadro das Teorias Contemporâneas do Restauro. São considerados 6 grandes tópicos aglutinadores dos temas a desenvolver: 1. Restauro na perspetiva das ciências humanas. 2. História do Restauro na segunda metade do século XX: Diferentes atitudes perante a destruição causada pela Segunda Guerra. 3. A situação portuguesa: Os «Monumentos Nacionais» no quadro da política de propaganda e poder do Estado Novo. 4. Recomendações internacionais: os organismos e a política de atuação. 5. Teoria contemporânea do Restauro. Os conceitos: da Carta de Veneza 1964 à Carta de Cracóvia 2000. 6. Para uma metodologia de atuação: avaliação de alguns casos de estudo. - O “Restauro Preventivo”: a intervenção na Capela Scrovegni (Pádua). - Os centros interpretativos como modelo de intervenção: o novo Museu da Acrópole (Atenas). - As intervenções na Torre de Belém e no Claustro dos Jerónimos (Lisboa) a cargo da WMF.

6.Syllabus The curricular unit aims to develop the main lines of action in the context of Contemporary Theories of Restoration. They are considered six major topics binders of subjects to be addressed: 1. Restoration in the perspective of the humanities. 2. History of Restoration in the second half of the twentieth century: Different attitudes towards the destruction caused by World War II. 3. The Portuguese case: The "National Monuments" in the framework of propaganda and political power of the Estado Novo. 4. International recommendations: bodies and business policy. 5. Contemporary Theory of Restoration. The concepts: from the Venice Charter 1964 to Krakow Charter 2000. 6. An acting methodology: evaluation of some case studies.

- The "preventive restoration": the intervention in the Scrovegni Chapel (Padua). - The interpretive centers as an intervention model: the new Acropolis Museum (Athens). - Interventions in the Belém Tower and Cloister of the Jeronimos (Lisbon) by WMF.

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular O conhecimento dos efeitos destrutivos causados pelos grandes conflitos bélicos nos monumentos e obras de arte é determinante para a compreensão das atitudes sequentes de restauro adotadas. O domínio da importância dos valores dos monumentos históricos é fundamental para alcançar o entendimento de todo um processo de utilização, valorização e salvaguarda. Ë, também, basilar, perceber que uma obra de arte tem a capacidade de receber e acumular o contributo de várias épocas. Os conteúdos programáticos visam essa aprendizagem, adquirindo uma formação avançada teórico-prático que permite avaliar e atuar com maior precisão e coerência em situações atuais de intervenção.

7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives The knowledge of destructive effects caused by large war in the twentieth century in monuments and works of art is crucial for understanding the sequential attitudes of restoration adopted. The domain of the importance of the values of historical monuments is essential to achieve understanding of the whole process of use, recovery and protection. It is also fundamental, realize that a work of art has the ability to receive and collect input from various eras. The syllabus aim that learning. And the acquisition of theoretical and practical advanced training that allows us to evaluate and acting with greater accuracy and consistency in current intervention situations.

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída) O ensino assente numa tipologia de Seminário, onde se procura uma exposição clara e objetiva dos conteúdos programáticos. Estimula-se a participação crítica dos alunos face a esta exposição. A acompanhar a perspetiva histórica e os conceitos, são referidos exemplos práticos resultantes da aplicação dos critérios de atuação. Ë fornecida uma abundante documentação visual das intervenções realizadas para estimular a compreensão do processo de atuação. São particularmente referidos alguns casos de estudo para estimular o entendimento crítico do aluno. A avaliação é ponderada entre o nível e qualidade de participação (30%) e a realização de um trabalho escrito que será objeto de apresentação e discussão (70%). Para este trabalho pede-se, a par do domínio do estado de questão, um contributo analítico inédito sobre o tema escolhido, dentro do âmbito dos conteúdos programáticos.

8.Teaching methodologies (including evaluation) The teaching is based on a seminar typology, which seeks a clear and objective presentation of the syllabus. It's encouraging critical participation of the students against this exposure. Together with the historical perspective and the concepts are referred to practical examples resulting from the application of the intervention criteria. It provided an abundant visual documentation of interventions to stimulate understanding of the acting process. We particularly mentioned some case studies to stimulate critical understanding of the student. The evaluation is weighted between the level and quality of participation

(30%) and the completion of a written work that will be subject to presentation and discussion (70%). This study, along with the state of the art, asks for an extensive analytical input on the chosen theme, within the scope of the syllabus.

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular As metodologias de ensino implementadas numa base teórico-prática traçadas de acordo com os objetivos de aprendizagem procuram obter os melhores resultados. Para demonstrar a importância da unidade curricular no perfil de um Historiador da Arte que procura esta área de trabalho é necessário demonstrar o papel que este deverá ter no estudo da obra de arte e no acompanhamento de um qualquer processo de conservação ou restauro a que esta venha a ser sujeita. A capacidade de pesquisa, o espírito crítico, a avaliação das circunstâncias, a capacidade de suportar a tomada de uma posição ou

opinião e um forte e rigoroso conhecimento histórico são ferramentas que queremos ver incutidas nos alunos. Daí, pretendermos estimular essas aptidões de investigação e conseguir obter um bom desempenho em termos práticos, procurando a aquisição de experiência na avaliação de situações. Porque se tratam de matérias exigentes de competências ambivalentes em termos teórico-práticos e mesmo de sensibilidade e bom senso, o confronto direto, em termos de ensino, com vários casos de estudo afigura-se essencial e coerente nos objetivos a alcançar.

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes The teaching methods implemented on a theoretical and practical basis drawn according to the learning objectives seek the best results. To demonstrate the importance of the curricular unit in an Art Historian profile is required to prove the role it should protagonists in the work of art study and monitoring of any process of conservation or restoration that it will be placed. The research capacity, evaluation of the circumstances, decision-making skills and critical thinking and a strong and rigorous historical knowledge are tools that we want to see instilled in the students. Hence, we want to stimulate such research skills and obtain good performance in practice, instilling some experience in the evaluation of situations. Because these are demanding materials of ambivalent skills in theoretical and practical terms and even sensitivity and common sense, direct confrontation, in terms of teaching, with several case studies it is essential and coherent in the objectives to be achieved.

10.Bibliografia CHOAY, Françoise. 1992. L'Allégorie du Patrimóine , Seuil, Paris. PRINCE, N, TALLEY, M., VACCARO A. (edts.). 1996, Historical and Philosophical Issues in the Conservation of Cultural Heritage , The Getty Conservation Institute, Los Angeles. JOKILEHTO, Jukka. 1999 A History of Architectural Conservation , Butterworth Heinemann, Oxford. MOGOLLÓN Cano-Cortés, Mª Pilar. 2011, La Restauración monumental durante la posguerra en Extremadura y la Dirección General de Bellas Artes 1940- 1958, Universidad de Extremadura, Cáceres. NETO, Maria João. 2001, Memória, propaganda e poder. O restauro dos monumentos nacionais, FAUP Publicações, Porto. Idem. 2014,“Para a História do Restauro e da Conservação do Património Arquitetónico em Portugal: a interdisciplinaridade vista entre a teoria e a prática nos últimos 20 anos” in De Viollet-le-Duc à Carta de Veneza Teoria e Prática do Restauro no Espaço Ibero-Americano , José DELGADO RODRIGUES (ed.), LNEC, Lisboa.

11.Tempo de atendimento de alunos / Office hours Ë fixado, na primeira aula, o horário de atendimento de alunos. Este é determinado, de acordo com as disponibilidades de horário da turma e da docente, entre segunda e sexta, pelo período de uma hora. Este espaço destina-se à orientação de trabalhos de investigação e esclarecimento de dúvidas, em relação aos conteúdos programáticos lecionados. In the first lesson is defined the students attendance hours. This is determined according to the time of availability of the class and the teacher, between Monday and Friday, for a period of one hour. This space is intended for the guidance of research and answering questions in relation to the program contents.

1.Nome da unidade curricular Planeamento e Gestão do Património 2.Ciclo de estudos 2º ciclo

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo) Maria João Quintas Lopes Baptista Neto 48 S + 12 OT

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular <sem resposta>

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) Procura-se uma especialização de competências no domínio dos fundamentos da Gestão do Património Artístico. Pretende-se a aquisição de conhecimentos que habilitem para o desempenho de funções de gestão patrimonial. Para o efeito, deseja-se obter um domínio crítico das principais linhas do debate teórico nesta área; uma perspetiva global e pluridisciplinar de atuação e uma capacidade de planear e intervir em projetos de gestão integrada do Património Cultural.

5.Learning outcomes of the curricular unit Provide specialized expertise on the fundamentals of the Artistic Heritage Management. It is intended to acquire knowledge that will enable to perform asset management functions. For this purpose, it is desired to obtain a critical view of the main lines of the theoretical discussion in this area; a global and multidisciplinary perspective of performance and an ability to plan and intervene in integrated project management of Cultural Heritage.

6.Conteúdos programáticos O Seminário procura desenvolver as principais linhas emergentes no domínio da moderna gestão integrada do Património Artístico. São considerados cinco grandes tópicos aglutinadores dos temas a desenvolver: 1. Funções da Gestão Patrimonial; 2. Conceito de Gestão Integrada; 3. A gestão do Património: modelos e práticas; 4. Património e Sociedade: os desafios da divulgação e da salvaguarda; 5. Planeamento e implementação de projetos.

6.Syllabus The seminar aims to develop the emerging lines in the field of modern integrated management of Artistic Heritage. They are considered five major topics binders of subjects to be addressed: 1. Functions of Cultural Heritage Management; 2- Integrated Management concept; 3. Heritage: Management and interpretation - models and practices; 4. Heritage and Society: the challenges of disclosure and safeguarding;

5. Planning and implementation of projects.

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular O conhecimento do debate sobre as tendências da moderna gestão da nossa Herança Cultural permitem ao aluno formular a sua perspetiva crítica quanto a modelos e critérios de atuação. O domínio dos fundamentos da gestão do património artísticos, que passam pela identificação e reunião de obras e coleções, pela sua documentação e estudo, conservação e divulgação, suscitam a atitude global e multidisciplinar que deve ser assumida por quem opera nesta área.

7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives The knowledge of the debate about trends in modern management of our Cultural Heritage allows students to develop their critical perspective as the models and performance criteria. The field of artistic heritage management fundamentals, passing by identifying and assembly of works of art and collections, for its documentation and study, preservation and dissemination, raise the comprehensive and multidisciplinary attitude that must be assumed by those who operate in this area.

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída) O ensino assente numa tipologia de Seminário, onde se procura uma exposição clara e objetiva dos conteúdos programáticos. Estimula-se a participação crítica dos alunos face a esta exposição. A acompanhar os conceitos, são referidos exemplos práticos resultantes da aplicação de modelos. São particularmente referidos alguns casos de estudo para estimular o entendimento crítico do aluno. A avaliação é ponderada entre o nível e qualidade de participação (30%) e a realização de um trabalho escrito que será objeto de apresentação e discussão (70%). Para este trabalho pede-se, a par do domínio do estado de questão, um contributo analítico inédito sobre o tema escolhido, dentro do âmbito dos conteúdos programáticos.

8.Teaching methodologies (including evaluation) The teaching is based on a seminar typology, which seeks a clear and objective presentation of the syllabus. It's encouraging critical participation of the students against this exposure. Together with the historical perspective and the concepts are referred to practical examples resulting from the application of the intervention criteria. It provided an abundant visual documentation of interventions to stimulate understanding of the acting process. We particularly mentioned some case studies to stimulate critical understanding of the student. The evaluation is weighted between the level and quality of participation

(30%) and the completion of a written work that will be subject to presentation and discussion (70%). This study, along with the state of the art, asks for an extensive analytical input on the chosen theme, within the scope of the syllabus.

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular As metodologias de ensino implementadas numa base teórico-prática traçadas de acordo com os objetivos de aprendizagem procuram obter os melhores resultados. Para demonstrar a importância da unidade curricular no perfil de um Historiador da Arte que procura esta área de trabalho é necessário demonstrar o papel que este deverá ter no estudo da obra de arte e no planeamento e gestão patrimonial. A capacidade de pesquisa, o espírito crítico, a avaliação das circunstâncias, a consciência da prática interdisciplinar, a capacidade de suportar a tomada de uma posição ou opinião e um forte e rigoroso conhecimento histórico são ferramentas que queremos ver incutidas nos alunos. Daí, pretendermos estimular essas aptidões de investigação e conseguir obter um bom desempenho em termos práticos, procurando a aquisição de experiência na avaliação de situações. Porque se tratam de matérias exigentes de competências ambivalentes em termos teórico-práticos e mesmo de sensibilidade e bom senso, o confronto direto, em termos de ensino, com vários casos de estudo afigura-se essencial e coerente nos objetivos a alcançar.

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes The teaching methods implemented on a theoretical and practical basis drawn according to the learning objectives seek the best results. To demonstrate the importance of the curricular unit in an Art Historian profile is required to prove the role it should protagonists in the work of art study and in the planning and management of Heritage. The research capacity, evaluation of the circumstances, the awareness of interdisciplinary practice, decision-making skills and critical thinking and a strong and rigorous historical knowledge are tools that we want to see instilled in the students. Hence, we want to stimulate such research skills and obtain good performance in practice, instilling some experience in the evaluation of situations. Because these are demanding materials of ambivalent skills in theoretical and practical terms and even sensitivity and common sense, direct confrontation, in terms of teaching, with several case studies it is essential and coherent in the objectives to be achieved.

10.Bibliografia ANDRIEUX, J. (dir. de). 1998, Patrimoine et Société , PUR, Rennes. BABELON J. - P., CHASTEL. 1994, A. La notion de patrimoine , Paris, Liane Levi. CAMPILLO, R. 1998, La gestión y el gestor del Património Cultural , Múrcia, KR. HARRISON, R. Manual of Heritage Management , London, Butterworth-Heinemann, 1994. HERBERT, D. T. 1995, Heritage, Tourism and Society , London, Mansell Publishing. HOWARD, P. 2003, Heritage Management, Interpretation, Identity , London, Continuum. La Gestion del Património Cultural. La Transmisión de un Legado. 2002 Fundación del Património Histórico de Castilla y León , Valladolid. PATIN, V. Tourisme et patrimoine en France et en Europe, Paris, La Documentation Française, 1997. SCHNAPP, A. 1999, The Discovery of the Past, London, British Museum Press . SIRE, M. A. 1996, France du Patrimoine , Les choix de la mémoire , Gallimard. SOARES, C., NETO, M. J. 2013, Óbidos de «Vila Museu» a «Vila Cultural». Estudos de Gestão Integrada de património Artístico , Lisboa, Caleidoscópio.

11.Tempo de atendimento de alunos / Office hours Ë fixado, na primeira aula, o horário de atendimento de alunos. Este é determinado, de acordo com as disponibilidades de horário da turma e da docente, entre segunda e sexta, pelo período de uma hora. Este espaço destina-se à orientação de trabalhos de investigação e esclarecimento de dúvidas, em relação aos conteúdos programáticos lecionados. In the first lesson is defined the students attendance hours. This is determined according to the time of availability of the class and the teacher, between Monday and Friday, for a period of one hour. This space is intended for the guidance of research and answering questions in relation to the program contents.

1.Nome da unidade curricular Património e Turismo Cultural

2.Ciclo de estudos 2º

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo) Clara Maria Martins de Moura Soares 48 S + 12 OT

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) O Turismo Cultural é uma área estratégica no mercado de trabalho, na qual os profissionais da História da Arte e do Património têm uma intervenção direta. Nesta unidade curricular pretende-se a aquisição de conhecimentos que habilitem para o desempenho de funções no domínio da criação e da gestão de projetos turísticos, que se ambicionam cientificamente rigorosos, inovadores, competitivos e economicamente sustentáveis. Para o efeito, deseja-se a obtenção de um domínio crítico das principais linhas do debate teórico na área do Turismo Cultural; uma perspetiva global e pluridisciplinar de atuação e uma capacidade de planear e intervir em projetos que visam simultaneamente a gestão turística do património histórico-artístico e a sua criteriosa valorização, divulgação e salvaguarda.

5. Learning outcomes of the curricular unit The Cultural Tourism is a strategic area in the labour market, in which professionals related to Art History and Heritage have a direct intervention. This curricular unit aims to acquire knowledge which enable them to perform tasks in the field of creation and management of tourism projects, which aspire scientifically rigorous, innovative, competitive and economically sustainable. For this purpose, it is desired to obtain a critical area of the main lines of theoretical debate in the field of Cultural Tourism; a global and multidisciplinary perspective of performance and an ability to plan and intervene in projects that simultaneously aimed at the tourist management of the historical and artistic heritage and its careful valuation, disclosure and safeguards.

6.Conteúdos programáticos Definições básicas em turismo. Formas ou tipos de turismo: motivações ou objetivos. Sistema turístico. A Organização Mundial do Turismo. Código Ético Mundial do Turismo (1999). Carta Internacional do Turismo Cultural, ICOMOS, 1999. O Turismo Cultural em Portugal desde a I República: evolução das estratégias. O Plano Estratégico Nacional de Turismo. Estratégia Turismo 2027. Património e Turismo Cultural: oportunidades e desafios de uma interação dinâmica. Turismo cultural e criativo. Equipamentos culturais. Eventos com raiz no património. Targeting: públicos e mercados alvo. Produção de valor: capacidade do sistema turístico e estratégias de desenvolvimento sustentável. Divulgação do património e turismo cultural. Os roteiros e os itinerários. Os centros interpretativos. As novas tecnologias. Turismo e globalização: o lugar da identidade local. O turismo de massas e de minorias: impactos. Turismo e modelos de gestão do Património: casos de estudo internacionais e nacionais.

6.Syllabus Basic definitions in Tourism. Forms or types of Tourism: motivations or objectives. Tourism system. The World Tourism Organization. World Tourism Code of Ethics (1999). International Cultural Tourism Charter, ICOMOS, 1999. The Cultural Tourism in Portugal since the First Republic: evolving strategies. The National Strategic Plan for Tourism. Tourism Strategy 2027. Heritage and Cultural Tourism: opportunities and challenges of a dynamic interaction. Cultural and creative tourism. Cultural facilities. Events rooted in heritage. Targeting: public and target markets. Production of value: capacity of the Tourism system and strategies for a sustainable development. Disclosure of heritage and cultural tourism. The routes and itineraries. The interpretive centres. New technologies. Tourism and globalization: the place of local identity. The mass tourism and of minorities: impacts. Tourism and heritage management models: international and national case studies.

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular O conhecimento dos estudos recentes e do debate sobre esta área de trabalho, permite ao aluno formular a sua perspetiva crítica quanto a modelos e critérios de atuação. O domínio dos fundamentos do Turismo Cultural, focado na valorização do Património histórico-artístico, que tem em conta um conhecimento rigoroso da História, da Arte e da Cultura das várias regiões do país, mas também das potencialidades das mais modernas tecnologias de informação e divulgação, suscitam a atitude global e multidisciplinar que deve ser assumida por quem opera numa área competitiva e que exige frequentes mudanças de estratégia, de acordo com as necessidades do mercado.

7. Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives The knowledge of recent research and debate on this subject area, allows students to develop their critical perspective as the models and performance criteria. The domain of the fundamentals of Cultural Tourism, focused on enhancing the historical and artistic heritage, which goes through a rigorous knowledge of history, art and culture of the various regions of the country, but also the potential of modern information and dissemination technologies, raise the global and multidisciplinary attitude that must be assumed by those who operate in a competitive area and an activity that requires frequent changes in strategy, according to the market needs.

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída) A metodologia de ensino baseia-se no cruzamento das seguintes estratégias: transmissão de conhecimentos; apresentação e debate de documentários; avaliação de projetos e de suportes de divulgação turística; incremento de debates baseados em textos selecionados. A avaliação consiste na apresentação de um comentário crítico a um projeto turístico (em ambos os casos, é obrigatória a apresentação oral e escrita do trabalho). Distingue-se a capacidade crítica dos alunos, bem como o domínio da bibliografia publicada e a sua relação com os assuntos em análise.

8. Teaching methodologies (including evaluation) The teaching methodology is based on the intersection of the following strategies: transfer of knowledge; presentation and discussion of documentaries; evaluation of projects and tourist promotional media; increase of discussions based on selected texts. The evaluation consists in a critical comment to a tourism project or in the presentation of a preliminary tourist project with potential to be implemented (in both cases, oral and written presentation of the work is mandatory). It’s distinguished the critical skills of students as well as the knowledge of published literature on the subject under study and its relation to the issues under analysis.

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular Articulação de aulas expositivas, análise de estudos de caso e leitura de textos recentes sobre o Turismo Cultural, são determinantes para a obtenção dos

objetivos de aprendizagem. Impõe-se, igualmente, um trabalho complementar de leitura e de análise crítica para além das aulas. Considerando que o Turismo, em geral, e o Turismo Cultural, em particular, constituem áreas económicas estratégicas, é fundamental, não apenas, um acompanhamento dos mais recentes estudos e projetos sobre a matéria, mas também estimular os alunos no desenvolvimento de projetos inovadores que possam dar lugar a um espírito empreendedor. O contacto com entidades e profissionais ligados ao Turismo Cultural, tanto no setor público, como privado, permitirá um conhecimento direto com as realidades do país, a partilha de experiências e o incremento do sentido crítico.

9. Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes

The articulation of expositive lectures, case study analysis and reading of recent papers recent articles about the Cultural Tourism, are determinant to achieve the learning outcomes. However, they also demand a complementary task of reading and critical analysis outside the classes. Considering that Tourism, in general, and Cultural Tourism, in particular, is a strategic economic area, is critical, not only monitoring of the latest studies and projects on the subject, but also encourage students to develop projects innovators, which can give rise to an entrepreneurial spirit. Contact with organizations and professionals working in Cultural Tourism, both in the public sector and private, will allow a direct knowledge of the realities of the country, the sharing of experiences and the development of the critical sense.

10.Bibliografia CUNHA, L., ABRANTES, A. 2014, Introdução ao turismo , 5a ed., Lisboa, Lidel FERRO, M. 2012, Turismo em Portugal. Passado. Presente. Que Futuro? , Lisboa, Fundação António Quadros Edições FONT SENTÍAS, J. 2006, Casos de Turismo Cultural , 2

a

ed, Barcelona, Editorial Ariel HERRERO PRIETO, L. coord., 2000, Turismo Cultural: El Patrimonio Histórico como fuente de riqueza , Fundación del Pat. Hist. de Castilla y León McKERCHER, B., DU CROS, H. 2002, Cultural tourism: the partnership between tourism and cultural heritage management , NY, Haworth Hospitality Press RICHARDS, G., WILSON, J. eds. 2007, Tourism, creativity and development , London/NY, Routledge SMITH, L., WATERTON, E., WATSON, S. 2012, The cultural moment in tourism , London/NY, Routledge SMITH, M., ROBINDON, M. eds. 2006, Cultural tourism in a changing world , UK/NY, Channel View Pub. SOARES, C. M., NETO, M. J. 2013, Óbidos: de «vila museu» a «vila cultural» estudos de gestão integrada de património artístico , Casal de Cambra, Caleidoscópio

11.Tempo de atendimento de alunos / Office hours É fixado, na primeira aula, o horário de atendimento de alunos. Este é determinado, de acordo com as disponibilidades de horário da turma e do docente, entre segunda e sexta, pelo período de uma hora. Este espaço destina-se à orientação de trabalhos de investigação e esclarecimento de dúvidas, em relação aos conteúdos programáticos lecionados. Ao acompanhamento tutorial é ainda consignada a meia hora final de cada sessão de seminário. In the first lesson is defined the students attendance hours. This is determined according to the time of availability of the class and the teacher, between Monday and Friday, for a period of one hour. This space is intended for the guidance of research and answering questions in relation to the program contents. The tutorial follow-up is also included in the final half-hour of each seminar session.

1.Nome da unidade curricular Museu e Sociedade

2.Ciclo de estudos 2º

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo) Fernando Jorge Artur Grilo 48 S + 12 OT

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular <n.a.>

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) Os OA da UC são: 1.a competência científica para a compreensão da relevância histórica, cultural e de comunicação patrimonial do Museu contemporâneo, 2. A capacidade de compreender e integrar em discurso científico as características, limites e potenciais áreas de desenvolvimento do Museu,(da técnica expositiva ao digital/virtual). 3. Desenvolver a capacidade de produzir pensamento original fundamentado sobre os problemas de comunicação não verbal e não escrita no contexto do Museu contemporâneo. 4.a competência para a discussão, interpretação e aplicação concreta e original de conceitos culturais complexos. 7. A competência para compreender, elaborar e fundamentar uma estratégia de comunicação cultural em contexto museológico.

5. Learning outcomes of the curricular unit The OA of UC are: 1. the scientific competence for understanding the historical, cultural and heritage relevance of the contemporary Museum, 2. The ability to understand and integrate in scientific discourse the characteristics, limits and potential areas of development of the Museum (from the exhibition technique to the digital / virtual). 3. To develop the capacity to produce original thinking grounded on the problems of nonverbal and non-written communication in the context of the contemporary Museum. 4. competence for the discussion, interpretation and concrete and original application of complex cultural concepts. 7. The competence to understand, elaborate and ground a strategy of cultural communication in museological context.

6.Conteúdos programáticos 1. A Museologia como ciência cultural/social. Epistemologia e semiótica. 2.O museu contemporâneo em contexto histórico, cultural e de preservação patrimonial. 3. A comunicação no Museu, especificidades de linguagem e problemáticas inerentes. 4. Compreensão e definição de principais estratégias de comunicação das linguagens museológicas contemporâneas. Da exposição permanente à exposição temporária, do objecto ao conceito. 5. O público e o Museu no contexto do fenómeno da globalização de informação. Especificidades das linguagens virtuais. Do sítio do Museu às exposições virtuais e às experiências imersivas (3D). 6. Ética, limites e eficácia da comunicação museológica. Da Loja à publicidade e à cedência de direitos de imagem. 7. A identidade do Museu, o acervo e a programação. Análise das bases essenciais das estratégias de comunicação museológica. 8. Acção cultural e educativa dos Museus contemporâneo. O Museu e a comunidade no novo milénio. Estratégias de comunicação e de programação.

6.Syllabus 1. Museology as a social/cultural science. Epistemology and semiotics. 2.The contemporary museum in a historical, cultural and heritage preservation context. 3. Communication in the Museum, language and inherent problematics. 4. Understanding and defining the main communication strategies of contemporary museological languages. From the permanent exhibition to the temporary exhibition, from object to concept. 5. The public and the Museum in the context of globalization. Specificities of virtual languages. From the Museum´s site to virtual exhibitions and immersive experiences (3D). 6. Ethics, li mits and effectiveness of museum communication. The commercial spaces within the museum, publicity and transfer of image rights. 7. Museum identity, the collection and the programming. Essential bases of museological communication strategies. 8. Cultural and educational strategies of contemporary museums. The Museum and the community in the new millennium.

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular A UC deseja conferir conhecimento especializado teórico e prático e estimular a apetência e a competência para a investigação do Museu como instituição cultural e de preservação patrimonial no contexto da fenomenologia cultural contemporânea. Estudar a semiótica na comunicação museológica em contexto pluridisciplinar, interligando conceitos de História da Arte, do Design de comunicação e da História da Cultura e também estudar o museu como uma instituição cultural de vanguarda com relevante impacto na contemporaneidade. O curso tem 14 sessões de seminário (4 horas) e um plano e estratégia sintéticos de modo a abarcar a extensão das problemáticas. Deseja-se atingir um nível de aprendizagem optimizado baseado na identificação dos conceitos que integram o discurso da instituição museológica e seu efeito nos visitantes. A estratégia de aprendizagem permite a análise sistemática de estudos de caso, confirmados em visitas a museus de referência de modo a atingir os objectivos definidos.

7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives The UC wishes to impart theoretical and practical expertise and stimulate the aptness and competence for the Museum's research as a cultural and heritage preservation institution in the context of contemporary cultural phenomenology. To study semiotics in museum communication in a multidisciplinary context, interconnecting concepts of Art History, Communication Design and History of Culture, and also to study the museum as a vanguard cultural institution with a relevant impact on contemporaneity. The course has 14 seminar sessions (4 hours) and a synthetic plan and strategy to cover the extent of problems. We want to achieve an optimized level of learning based on the identification of the concepts that integrate the discourse of the museum and its effect on the visitors. The learning strategy allows the systematic analysis of case studies, confirmed in visits to reference museums in order to achieve the defined objectives.

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída) Aulas expositivas com componente teórica e prática, com recurso sistemático a meios audiovisuais em todos os tempos lectivos. Análise personalizada teórica e prática dos casos de estudo exemplificativos das matérias a leccionar, com o recurso ao aconselhamento bibliográfico, algum fornecido em formato digital, outro disponibilizado fisicamente em bibliotecas publicas. Visitas de estudo a museus de referência e a exposições temporárias complementam a lecionação. Os métodos de avaliação em vigor na FLUL são a Avaliação contínua (AC) e a Avaliação final alternativa (AFA). O n.º, a categoria e o valor percentual relativo dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente. Os elementos de avaliação das UC semestrais nunca poderão ser em n.º inferior a dois, um dos quais obrigatoriamente individual.

8.Teaching methodologies (including evaluation) Lectures with theoretical and practical component, with systematic use to media in all the seminar sessions. Personalized, theoretical and practical analysis of the case studies exemplifying the subjects to be taught, with the use of bibliographic advice, some provided in digital format another physically available in public libraries. Study visits to reference museums and temporary exhibitions complement the teaching. Assessment methods at FLUL are Continuous Assessment (AC). The number, category and relative percentage of the evaluation elements to be carried out are defined by the teacher. The evaluation elements of the semester UC may never be less than two, one of which must be individual.

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular A articulação entre as aulas teóricas / expositivas, privilegiando compreensão do museu contemporâneo como um fenómeno cultural de alto impacto, análise baseada em casos de estudos, a recomendação sistemática de bibliografia especializada e a realização de visitas de estudo, gera a transmissão suficiente de conhecimentos e de metodologias de análise do fenómeno museológico nacional e internacional que permitem o alcançar dos objetivos de aprendizagem definidos. As metodologias de ensino aplicadas nesta UC permitem atingir os objectivos essências enunciados pois, não só permitem a criação de espaços de transmissão de conhecimentos entre docente e discente, como estimulam a descoberta individual do Museu como instituição diversa e multidisciplinar, com notável diversidade linguística. Pretende-se assim criar uma utensilagem científica teórica e estimular a sua aplicação em contexto de visita de estudo ou em face da imagem projectada na aula, incentivando sistematicamente a fundamentação e a confirmação à posteriori em visitas de estudo. A aprendizagem surge naturalmente da complementaridade entre o discurso científico/teórico, a bibliografia e o discurso visual.

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes The articulation between the theoretical / expositive lectures, privileging the understanding of the contemporary museum as a high impact cultural phenomenon, analysis based on case studies, the systematic recommendation of specialized bibliography and the accomplishment of study visits, generates sufficient transmission of knowledge and generates methodologies of analysis of the national and international museological phenomenon. That allows the achievement of the defined learning objectives. The teaching methodologies applied in this UC allows to achieve the stated objectives, since they not only generates the efficient space for the transmission of knowledge between teacher and student, but also stimulate and allow the student to discover the Museum as a diverse and multidisciplinary institution with remarkable linguistic diversity. The aim is to create a theoretical scientific tool and stimulate its application in the context of a study visit or in face of the image projected in the classroom, systematically encouraging the foundation and the confirmation a posteriori in study visits. Learning arises naturally from the complementarity between scientific / theoretical discourse, bibliography and visual discourse.

10.Bibliografia ALBUQUERQUE, A. I. Silva, 2011, Museus feitos de têxteis: comunicar o património laneiro na Beira Interior e Alto Alentejo. As novas ferramentas de dinamização local e regional , Dissertação de Mestrado, Arte, Património e Teoria do Restauro, Lisboa, FLUL; HOOPER-GREENHILL, E., 2006, Museums and the interpretation of visual culture , London, Routledge; HOOPER-GREENHILL, E., 1995, Museum, Media, Message , London. Routledge; HORTA, M. de L. P., 1992, Museum Semiotics: a new approach to Museum Communication , ph.d, Leycester, University of Leicester, Department of Museum Studies,; KOTLER, N. P.; KOTLER, W., 2008, Museum Marketing and Strategy: Designing Missions, Building Audiences, Generating Revenue and Resources , 2nd edition, Jossey-Bass / John Wiley. New YorkInc., 2008.MARECOS, Carla Lopes, 2009, O conceito de marketing cultural aplicado à museologia contemporânea em Portugal , 2 vol., Dissertação de mestrado, Arte, Património e Teoria do Restauro, FLUL, Lisboa., NADEZDA, Kulakova, 2016, Social Media meets the museum : The State Historical Cultural and Natural-Reserve Museum A. S. Griboedova Khmelita, (Vyazemsky, Russia) , dissertação de mestrado, FBAUL, Lisboa.; OLIVEIRA, Ana Maria Constante de, 2008, Museus em Rede: Cascais, uma experiência municipal na gestão de Instituições e bens culturais , Dissertação de Mestrado, Arte, Património e Teoria do Restauro, FLUL, Lisboa.; PEREIRA, Pedro, 2011, A cultura perante o património , Tese de Doutoramento, Cultura e Comunicação, Lisboa, FLUL.; ZURRITA HERDOÍZA, D., 2015, La función educativa del museo : práticas de la educación artística , Dissertação de mestrado em Museologia e

museografia, Lisboa, FBUL.

11.Tempo de atendimento de alunos / Office hours Uma hora por semana, cujo horário é estabelecido no início do semestre. One office hour every week, for which the timetable is established in the beginning of the semester.

1. Unidade curricular: Arqueologia e Intervenção Patrimonial

2. Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo): Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião 48S, 12OT

3. Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular:

<sem resposta>

4. Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes): Pretende-se na presente Unidade Curricular apresentar uma abordagem à problemática arqueológica nas intervenções patrimoniais (bem entendido, nos casos em que essa dimensão arqueológica não constitui o objectivo central da intervenção). O programa começa por apresentar uma introdução geral às estratégias e métodos da investigação arqueológica e sua importância para o estudo das pré-existências em lugares de preferencial intervenção patrimonial, como centros ou edifícios históricos, sempre com recurso a exemplos concretos, normalmente retirados da realidade portuguesa. Apresenta, por fim, um exemplo de como os métodos estratigráficos, desenvolvidos pela investigação arqueológica podem vantajosamente ser aplicados à leitura e interpretação da diacronia dos edificados e à construção dos respectivos discursos expositivos.

4. Learning outcomes of the curricular unit: The main aim of the present seminar is to present an approach to archaeological features in context of building rehabilitation. Some general introductory issues on Archaeology are presented and also a general presentation of archaeological methods and research strategies and their relevance for the understanding of preexistent uses of spaces and buildings, such as towns and villages’ historic centers or historical buildings. Usually any presentation is based upon concrete case studies. Many tours to places and sites in Lisbon area are used to present and discuss strategies and results. The teaching is based on those direct observations and the students are encouraged to produce critical analysis on them. At last, a comprehensive explanation on how the general principles of archaeological stratigraphy are usually used to understand the dynamics and diachronic transformations of buildings and historical centers and how those studies could / should support the exhibition discourse.

5. Conteúdos programáticos: 1. Arqueologia enquanto disciplina científica (algumas definições básicas) 2. Estratégias e métodos de intervenção arqueológica, conceitos elementares: estratigrafia arqueológica; contexto arqueológico; tipologias arqueológicas e métodos de datação. 3. Intervenções arqueológicas como componente das intervenções patrimoniais 4. Conservação in situ e conservação pelo registo 5. Aplicação do método estratigráfico à leitura dos edifícios e conjuntos arquitectónicos 6. Estratégias de conservação e integração de realidades arqueológicas: observação e análise crítica de alguns casos concretos 7. A chamada “Arqueologia Pública”

5. Syllabus: 1. Archaeology as Scientific discipline (some key concepts) 2. Strategies and methods of archaeological intervention, more key concepts, such as archaeological context, archaeological typologies ; dating methods 3. Archaeology as part of building’s rehabilitation 4. In situ conservation and conservation by the record 5. Stratigraphic methods applied to the analysis of buildings and building complexes (historical centres) 6. Conservation and integration strategies of archaeological features within buildings and building complexes – some case studies (all of them from the Portuguese reality) 7. The “Public Archaeology”

6. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular. O presente Seminário, concebido para estudantes sem formação específica em arqueologia, destina-se a apresentar as potencialidades dos métodos arqueológicos nas intervenções de reabilitação urbana, tanto em edifícios históricos, como em complexos construídos, centros históricos, por exemplo, para o conhecimento das dinâmicas de edificação e como a conservação e incorporação de pré-existências construídas podem ser utilizadas para melhor transmitir a dinâmica histórica de diferentes espaços e lugares (edifícios, cidades, indústrias, etc.). A estratégia de ensino baseia-se na constante observação directa de diferentes casos, procurando estimular a compreensão dos procedimentos e estimular e desenvolver o espírito crítico dos estudantes. Em suma, pretende-se formar agentes conhecedores dos métodos e estratégias de utilização das pré-existências históricas na valorização de edifícios e conjuntos edificados.

6. Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives. This seminar, designed for students with no specific training in archeology, is intended to present the potential of archaeological methods in urban rehabilitation interventions, both in historic buildings, in built complexes, historical centers, for example, for the knowledge of dynamics And the preservation and incorporation of constructed pre-existences can be used to better convey the historical dynamics of different spaces and places (buildings, cities, industries, etc.). The teaching strategy is based on the constant direct observation of different cases, trying to stimulate the understanding of the procedures and to stimulate and to develop the critical spirit of the students. In short, it is intended to train agents who are familiar with the methods and strategies of using historical pre-existences in the valuation of buildings.

7. Metodologias de ensino (avaliação incluída): O ensino decorre de um modo misto. Uma primeira parte do ano lectivo consta de diferentes lições magistrais, para introdução das principais temáticas técnicas da Arqueologia. Uma segunda parte decorre em regime de seminário, com apresentação de diferentes casos de incorporação de pré-existências arqueológicas em edifícios históricos e, igualmente, em visitas a diferentes lugares da área de Lisboa onde se pode observar estas realidades. Nestes casos, os estudantes são estimulados a participar activamente nas sessões. A avaliação centra-se na apresentação de uma análise crítica a uma situação de incorporação de realidades arqueológicas, apoiadas em discurso expositivo. Os estudos de caso são escolhidos pelos alunos, embora o docente forneça também uma lista de possíveis opções.

7. Teaching methodologies (including evaluation): The teaching methodologies included two different strategies. The first one, related to the presentation of general topics on Archaeology is based upon magisterial lectures on the main subjects. The other one is of seminar type and included the presentation of some cases of incorporation of archaeological preexistences in historical buildings, in these seminar classes the students are strongly stimulated to participate. There are also several visits to places in Lisbon area where students can see the incorporation of archaeological preexistences and the exhibition discourses made about it. The evaluation is based on the presentation of a case study essay on the incorporation of archaeological features in historical buildings and the exhibition discourse on it. The case studies will be chosen by students.

8. Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular. Uma vez que o Seminário se destina a estudantes sem formação específica em Arqueologia, uma primeira etapa de transmissão de informação básica afigurase indispensável. Como se pretende formar técnicos que futuramente tenha capacidade para de algum modo intervir em acções de incorporação de pré-existências arqueológicas em edifícios históricos, a apresentação de casos e sobretudo a realização de um ensaio crítico de estudo de caso constituem os melhores elementos para estimular uma análise crítica destes procedimentos.

8. Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes. As the seminar is given to students with no specific formation on Archaeology, a general introductory presentation of Archaeological key concepts is necessary. As the idea is to give capacity to participate in future situation of incorporation archaeological preexistences in historical buildings, the study of one case seems to be the best approach to the many issues concerned with it.

9. Bibliografia de consulta/existência obrigatória. Bahn, P. 1997 – Arqueologia. Uma breve introdução. Lisboa: Gradiva. Barker, P. 1982 Techniques of Archaeological Excavation. 2ª ed., London: Batsford. Barker, P. 1986 Understanding Archaeological Excavation. London: Batsford. Harris, E. C. 1979 Principles of Archaeological Stratigraphy. London: Academic Press (Há tradução espanhola). Renfrew, C. / Bahn, P. 1991 Archaeology. Theories and Methods, London, Thames and Hudson (há tradução espanhola e uma terceira edição, revista, datada de 2001). Renfrew, C. / Bahn, P. (eds.) 2005 Archaeology. The Key Concepts, London, Routledge. Roskams, S. 2001 Excavation. Cambridge: Cambridge University Press. Caballero Zoreda, L. ¨ ̈ Escribano Velasco, C. (eds.) 1996 – Arqueología de la Arquitectura. El método arqueológico aplicado al proceso de estudio y de intervención en edificios históricos (Actas). Salamanca, Junta de Castilla y Léon. Legislação a consultar em: http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/legislacaosobrepatrimonio/

1. Nome da Unidade Curricular Peritagem de Obras de Arte

2. Ciclo de estudos 2º ciclo

3. Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)

Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão 48S + 12 OT.

4. Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular -

5. Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) A UC tem como objectivo primordial preparar os alunos para conhecerem a estrutura do Mercado de Arte em Portugal e no resto do mundo e para resolverem os problemas teóricos e práticos da peritagem e da avaliação de obras de arte. Este compreende para além da análise material, a componente estética e histórica da obra. No final da UC os alunos deverão ser capazes de entender e analisar o Mercado de Arte, conhecer as características da peritagem e da avaliação e, finalmente, estarem habilitados a colaborar numa peritagem e numa avaliação de obras de arte nas temáticas das suas teses de mestrado.

5. Learning outcomes of the curricular unit The course primarily aims to prepare students to know the Art Market structure in Portugal and the rest of the world and to solve theoretical and practical problems of expertise and evaluation of works of art. This includes, in addition to material analysis, the aesthetic and historical component of the work. of art. At the end of the course students should be able to understand and analyze the Art Market, meet the expert features and evaluation, and finally being able to collaborate in expertise and evaluation of works of art on the theme of their master's theses.

6. Conteúdos programáticos 1ª PARTE – I – Introdução: a) Noções gerais; b) Definições; II – Mercado de Arte: Noções gerais – 1 – Bens; 2 – Agentes; 3 – «Locais»; 4 – Legislação; III – Peritagem: a) Perito; b) Actividade de peritar; c) Relatório de peritagem; IV – Avaliação de bens: 1 – Factor principal de valorização dos bens; 2 – Factores secundários de valorização dos bens.

2ª PARTE – Conceitos básicos de peritagem e de avaliação nas áreas artísticas da: a) Pintura; b) Escultura; c) Ourivesaria; d) Mobiliário; e) cerâmica; f) Documentos gráficos; etc. Será convidado um perito de uma das áreas do conhecimento artístico para transmitir a sua experiência. Será efectuada uma visita de estudo a uma instituição do Mercado de Arte.

6. Syllabus Part One – I – Introduction: a) general notions; b) definitions; II – Art Market: general notions – 1 – works of art (goods); 2 – art market players (agents); 3 – art market places (locals); 4 – legislation; III – Expertise: a) expert; b) expert’s activity; c) expert’s report; IV – Evaluation of works of art: 1 – main factor in evaluation; 2 – secondary factors in evaluation. Part Two – Basics of expertise and evaluation in artistic areas of: a) painting; b) sculpture; c) gold, silver and jewelry; d) furniture; e) ceramics; f) graphic documents; etc. Will be invited an expert from one of the areas of artistic knowledge to convey your experience. A field trip to an Art Market institution will be made.

7. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos programáticos da unidade curricular O conhecimento do Mercado de Arte e dos mecanismos de funcionamento da peritagem e da avaliação das obras de arte permite aos alunos entenderam a relevância e imprescindibilidade da peritagem de obras de arte e, igualmente, dominarem as técnicas de produção, em concreto, de peritagens e avaliações. A experiência transmitida pelos peritos e avaliadores permite aos alunos entenderam a forma como, na prática, tais realidades são executadas.

7. Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit’s objectives The Art Market knowledge and the expertise and evaluation of works of art operating mechanisms allows students to understand the importance and indispensability of expertise of works of art and also mastered the production techniques, in particular, of expertise and evaluation. The experience conveyed by experts and evaluators allows students to understand how, in practice, such situations are performed.

8. Metodologias de ensino (avaliação incluída) A avaliação é efectuada através de um trabalho escrito que deverá versar sobre um ou mais dos temas tratados durante as aulas. Deverá ter entre 10 e 15 páginas de texto, sem limite de imagens e/ou de anexos. O trabalho escrito tem que ter a classificação mínima de dez (10) para o aluno ficar aprovado. O trabalho tem de ser apresentado oralmente durante a última aula da disciplina no estado em que se encontrar, sendo cada apresentação seguida de discussão entre o professor e toda a turma.

8. Teaching methodologies (including evaluation) The evaluation is carried out through a written work which should be about one or more of the topics covered in class. Should have between 10 and 15 pages of text, unlimited images and/or attachments. The written work must have a minimum of ten (10) evaluation for the student get approved. The work must be presented orally during the last class of the discipline in the state in which to meet, each presentation followed by discussion between the teacher and the whole class.

9. Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos programáticos da unidade curricular As metodologias de ensino implementadas numa base teórico-prática são traçadas de acordo com objectos de aprendizagem que procuram obter os melhores resultados. Para demonstrar a importância da unidade curricular no perfil de um Agente do Mercado de Arte, seja ele qual for, é necessário promover o papel que a peritagem deverá ter no conhecimento profundo das obras de arte, promovendo a capacidade de investigação, o espírito crítico, o carácter de isenção, a percepção das circunstâncias, a consciência da prática interdisciplinar e interpessoal, a capacidade de suportar a tomada de decisões e um forte e rigoroso conhecimento dos mecanismos de produção de peritagens são as ferramentas que pretendemos ver incutidas e apreendidas pelos alunos. Daí pretendermos estimular todas as referidas aptidões e conseguir obter um bom desempenho em termos práticos, procurando a aquisição de experiência no desempenho das funções. Porque se tratam de matérias exigentes de competências ambivalentes em termos teórico-práticos e mesmo de sensibilidade e bom senso, o confronto directo, em termos de ensino, com vários casos de estudo afigura-se essencial e coerente nos objectivos a alcançar.

9. Demonstration of the coherence between methodologies curricular and the learning outcomes The teaching methods implemented in a theoretical and practical basis are drawn according to the learning objectives seek the best results. To demonstrate the importance of the course in the profile of an Art Market agent, whatever it may be, it is necessary to promote the role that expertise should have in-depth knowledge of works of art, promoting the ability to research, critical thinking, the exemption status, the perception of the circumstances, awareness of interdisciplinary and interpersonal practice, the ability to support decision-making and a strong and rigorous knowledge of expertise production mechanisms are the tools we want to see instilled and seized by students. Hence we wish to encourage all those skills and be able to perform well in practical terms, looking to gain experience in performing the functions. Because these are matters demanding ambivalent skills in theoretical and practical terms and the same sensitivity and common sense, the direct confrontation, in terms of teaching, with several case studies it is essential and coherent in the objectives to be achieved.

10. Bibliografia BOLL, Dirk. 2011, Art for Sale – A Candid View of the Art Market . Ostfildern: Hatje Cantz Verlag. Marché de l’Art, l’Expert dans tous ses états. 2004, Actes du colloque , Université de Paris-Dauphine, Amphithéâtre Raymond Aron, Jeudi 14 et vendredi 15 octobre 2004, Syndicat Français des Experts Professionnels en cEuvres d’Art et Objets de Collection, Groupe d’Ëtudes et de Recherches sur les Organisations Culturelles, Gestion des Institutions Culturelles Affaires Internationales, Université Paris-Dauphine, Paris. MELO, Alexandre. 2012, Sistema da Arte Contemporânea . Lisboa: Documenta. MONCADA, Miguel Cabral de. 2006, Peritagem e Identificação de Obras de Arte . Porto: Civilização Editora, Colecção Uma Introdução a ... . MONCADA, Miguel Cabral de. Mercado de Arte . Em publicação e fornecido em versão digitalizada. Os Leilões e o Mercado da Arte em Portugal. 2012, Estrutura, história, tendências . Lisboa: Scribe.

11. Tempo de atendimento de alunos / Office hours Ë fixado, na primeira aula, o horário de atendimento de alunos. Este é determinado, de acordo com as disponibilidades de horário da turma e do docente, entre segunda e sexta, pelo período de uma hora. Este espaço destina-se à orientação de trabalhos de investigação e esclarecimento de dúvidas, em relação aos conteúdos programáticos leccionados.

In the first lesson is defined the students attendance hours. This is determined according to the time of availability of the class and the teacher, between Monday and Friday, for a period of one hour. This space is intended for the guidance of research and answering questions in relation to the program contents.

1.Nome da unidade curricular Conservação Preventiva

2.Ciclo de estudos 2º

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo) Clara Maria Martins de Moura Soares 48 S + 12 OT

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular <sem resposta>

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) Compreensão das várias problemáticas relacionadas com a Conservação Preventiva. Promover a pesquisa, reflexão e debate acerca da previsão, análise e gestão dos principais fatores de risco para o património artístico, em situações de exposição, reserva, embalagem e trânsito, com vista à sua preservação. Ser capaz de elaborar um Plano de Conservação Preventiva para uma coleção.

5. Learning outcomes of the curricular unit Understanding of the various issues related to preventive conservation. Promote research, reflection and debate about the prediction, analysis and management of the main risk factors for the artistic heritage on display situations, reserve, packaging and transit, with the objective of preserving them. Be able to prepare a Preventive Conservation Plan for a specific collection.

6.Conteúdos programáticos 1. Conceito e os desafios atuais da Conservação Preventiva. A importância da interdisciplinaridade: perspetivas e responsabilidades. Bem conhecer para bem conservar: a prioridade do estudo das obras de arte. 2. A Conservação Preventiva na Gestão do Património Artístico. Cartas e Convenções. 3. Caracterização das instituições museológicas e das coleções: os edifícios, a sua envolvente, os acervos, os recursos humanos e os públicos. 4. Avaliação de riscos. Principais fatores de degradação: Fundamentais (luz, poluição, humidade, temperatura, ação eólica, intervenções desadequadas), Secundários (biológicos, embalagem, vibrações, sujidades) e Acidentais (fogo, catástrofes naturais e vandalismo) 5. Estratégias de previsão, controlo e eliminação/mitigação dos riscos dos edifícios, espaços e coleções. Manuseamento, embalagem e transporte das coleções. A importância da elaboração de um Plano de Conservação Preventiva. 6. A Conservação Preventiva de obras de Arte Contemporânea: novos desafios.

6.Syllabus 1. The concept and the current challenges of Preventive Conservation. The importance of interdisciplinarity: perspectives and responsibilities. Well known for good save: a priority in the study of works of art. 2. Preventive Conservation in the Artistic Heritage Management. Charters and Conventions. 3. Characterization of museum institutions and collections: the buildings, their surroundings, the collections, human resources and public. 4. Risk assessment. Main degradation factors: Fundamental (light, pollution, humidity, temperature, wind action, inadequate interventions), Secondary (biological, packaging, vibration, dirt) and Accidental (fire, natural disasters and vandalism) 5. Prediction strategies, control and elimination / mitigation of risks of buildings, spaces and collections. Handling, packaging and transportation of the collections. The importance of preparing a Preventive Conservation Plan. 6. The Preventive Conservation of Contemporary Art works: new challenges.

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular O conhecimento dos estudos recentes e do debate sobre esta área de trabalho, permite aos alunos formular a sua perspetiva crítica quanto a modelos e critérios de atuação. O domínio dos fundamentos da Conservação Preventiva habilita-os a integrar equipas interdisciplinares responsáveis pela gestão e conservação de obras de arte e de outros bens patrimoniais.

7. Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives The knowledge of recent research and debate on this subject area, allows students to develop their critical perspective as the models and performance criteria. The domain of the fundamentals of Preventive Conservation, enables students to integrate interdisciplinary teams responsible for the management and conservation of works of art and of other heritage objects.

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída) A metodologia de ensino baseia-se no cruzamento das seguintes estratégias: transmissão de conhecimentos; apresentação e debate de casos de estudo; avaliação de planos de Conservação Preventiva; incremento de debates baseados em textos selecionados; visitas de estudo a museus. Contacto com empresas com atividade no âmbito da Conservação Preventiva. A avaliação consiste na elaboração de uma ficha de leitura de um livro, capítulo de livro ou artigo, relevante na área da Conservação Preventiva, ou na elaboração de um trabalho escrito que constitua a avaliação crítica do plano de conservação preventiva de uma coleção específica, baseada no contacto direto com esta. Em alternativa, o aluno poderá propor um plano preliminar de conservação preventiva para uma coleção. Em qualquer dos casos, é obrigatória a respetiva apresentação oral do trabalho escrito. Distingue-se a capacidade crítica dos alunos, bem como o domínio da bibliografia publicada e a sua relação com os assuntos em análise.

8. Teaching methodologies (including evaluation) The teaching methodology is based on the intersection of the following strategies: transfer of knowledge; presentation and discussion of case studies; evaluation of preventive conservation plans; increase of discussions based on selected texts; study visits to museums; contact with companies active in the field of preventive conservation. The evaluation consists of the development of a critical analysis of a book, book chapter or paper relevant in the field of Preventive Conservation, or preparation of a written work that constitutes a critical evaluation of the Preventive Conservation Plan of a specific collection. Alternatively, the student may propose a preliminary preventive conservation plan for a specific collection. In any case, the respective oral presentation of the written work is required. It’s distinguished the critical skills of students as well as the knowledge of published literature on the subject under study and its relation to the issues under

analysis.

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular Articulação de aulas expositivas, análise de estudos de caso, leitura de textos recentes sobre Conservação Preventiva, visitas de estudo a museus e contacto com profissionais da área, são determinantes para a obtenção dos objetivos de aprendizagem. Considerando o reconhecimento crescente da importância da Conservação Preventiva, por parte dos diretores e técnicos das instituições museológicas, perante a evidência de que medidas profiláticas, por vezes simples, podem prolongar significativamente a vida dos objetos artísticos, é fundamental que se aposte na formação nesta área particular da museologia. Porque cada museu e cada coleção requerer medidas adequadas às suas circunstâncias, o contacto com entidades e profissionais com responsabilidades no domínio da Conservação Preventiva, tanto no setor público, como privado, permitirá um conhecimento direto das realidades museológicas do país, a partilha de experiências e o incremento do sentido crítico dos alunos.

9. Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes The articulation of expositive lectures, case study analysis, reading of recent papers about Preventive Conservation, study visits to museums and contact with professionals in this field of knowledge, are determinant to achieve the learning outcomes. Considering the growing recognition of the importance of preventive conservation by directors and technicians of the museums, given the evidence that prophylactic measures sometimes simple, can significantly extend the life of artistic objects, it is crucial to focus on training in this particular area of museology. Because every museum and every collection requires appropriate measures to their circumstances, the contact with organizations and professionals with responsibilities in the field of preventive conservation, both in the public sector and private, allows direct knowledge of museum realities of the country, sharing experiences and the increase in the critical sense of the students.

10.Bibliografia CASANOVAS, L. E. 2008, Conservação Preventiva e Preservação das Obras de Arte , Lisboa, Edições Inapa e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa CHIANTORE, O., RAVA, A. 2012, Conserving Contemporary Art. Issues, Methods, Materials and Research , Los Angeles, Getty Institute. GARCÍA FERNANDEZ, I. 2013, La conservación preventive de bienes culturales , Madrid, Alianza Editorial GUICHEN, G. de 1984, Climat dans les musées , 2nd ed, Rome, ICCROM GUILLEMARD, D., LAROQUE, C. 1999, Manuel de conservation préventive. Gestion et controle des collections , 2e ed., Paris, Université Paris I SOARES, C. M., NETO, M. J., RODRIGUES, R. M. 2015, “A constituição dos primeiros museus de arte em Portugal, no século XIX, e a consciência dos princípios de Conservação Preventiva” in A Prática da Conservação Preventiva , 299 –315, Porto, UCP THOMSON, G., 1981, The museum environment , London,Ed. Butterworths

11.Tempo de atendimento de alunos / Office hours Ë fixado, na primeira aula, o horário de atendimento de alunos. Este é determinado, de acordo com as disponibilidades de horário da turma e do docente, entre segunda e sexta, pelo período de uma hora. Este espaço destina-se à orientação de trabalhos de investigação e esclarecimento de dúvidas, em relação aos conteúdos programáticos lecionados. Ao acompanhamento tutorial é ainda consignada a meia hora final de cada sessão de seminário. In the first lesson is defined the students attendance hours. This is determined according to the time of availability of the class and the teacher, between Monday and Friday, for a period of one hour. This space is intended for the guidance of research and answering questions in relation to the program contents. The tutorial follow-up is also included in the final half-hour of each seminar session.

1.Nome da unidade curricular Metodologia e Acompanhamento do Trabalho Científico

2.Ciclo de estudos 2º ciclo

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular Maria João Quintas Lopes Baptista Neto 28S, 34OT, 46TC

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular Qualquer um dos elementos da equipa docente pode assumir a responsabilidade desta unidade curricular na sua área de especialidade.

5. Objectivos de aprendizagem O Seminário de Metodologia e Acompanhamento do Trabalho Científico visa integrar os alunos de Mestrado no campo de saberes adequado a este nível de pós-graduação, ajudando os estudantes a progredir na realização das teses que preparam. Procura-se, assim, sintetizar temas teóricos e práticos sobre História de Arte e Património Artístico e acompanhar a redacção de capítulos das teses, discutidos nas aulas práticas.

5.Learning outcomes of the curricular unit The Coordination of this Seminar aims to integrate the thesis of the students in the field of adequate knowledge to this level of graduate school, helping students progress in carrying out the thesis that they prepare. We wish to apply thus and synthesize theoretical and practical issues about Art History and applied follow the wording of chapters of the thesis, discussed in practical classes.

6.Conteúdos programáticos Contributos para a elaboração de uma dissertação de Mestrado em História da Arte • O que é uma tese? • O tema • O orientador • A investigação • Apresentação de resultados • Citações e Referências

• Fontes e Bibliografia • Os anexos

6.Syllabus Contributions to the preparation of a Master's Dissertation in Art History • What is a thesis? • The theme • The advisor • The investigation • Results presentation • Citations and References • Sources and Bibliography • Attachments

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular O seminário visa integrar de maneira coerente e coordenada os saberes teórico-práticos da disciplina face à realização da tese de Mestrado previamente escolhida por cada aluno. Nesse sentido, a matéria é adequada a um conjunto de linhas de investigação em curso e pretende articular os seus conteúdos de maneira que seja verdadeiramente útil em termos científicos na resolução de problemas.

7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives The seminar aims to integrate in a coherent and coordinated way the theoretical and practical knowledge of the theme of investigation previously chosen by each student for their thesis. In this sense, the program is suitable to a range of ongoing research lines and articulates their content in a way that is truly useful in scientific terms in problem solving.

8.Metodologias de ensino As metodologias seguem uma base teórico-prática de acordo com os objetivos de ensino para obter os melhores resultados. Pretende-se demonstrar a importância da História da Arte na investigação a partir desses conceitos. A capacidade de pesquisa, o espírito crítico, a avaliação das circunstâncias, a capacidade de análise, o trabalho multidisciplinar e o conhecimento histórico são ferramentas a incutir nos alunos. Pretendemos estimular essas aptidões de investigação, organização e análise. Sendo matérias exigentes em termos teórico-práticos, impõem uma sensibilidade no confronto direto, com vários ‘casos de estudo’ coerentes com os objetivos traçados. Como avaliação é pedida a elaboração de um relatório de dissertação, com cerca de 30 páginas contendo: • Resumo c. de 500 palavras • Estado da Arte • Objetivos • Metodologia e orientação da investigação • Bibliografia O relatório é apresentado oralmente para o coletivo dos docentes do ciclo de estudos.

8. Teaching methodologies (including evaluation): This discipline intends to form students in terms of knowledge in relation to the program contents. The methodologies implemented in a theoretical and practical basis seek to obtain the best results. It is intended to demonstrate the importance of Art History. The capacity, critical analysis of artworks, the use of multidisciplinary working groups and historical knowledge are tools instilled. We wish to encourage these skills in research in order to get a good performance. The program studies several case studies on Portuguese and international art, coherent in the objectives to be achieved. As evaluation is requested the preparation of a dissertation report, with about 30 pages containing: • Summary about 500 words • State of the art • Goals • Methodology and orientation of research • Bibliography The report is presented orally to the teachers' collective.

9. Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular. As metodologias de ensino são implementadas numa base teórico-prática traçadas de acordo com os objetivos de aprendizagem e procuram obter os melhores resultados. Pretende-se, em primeiro lugar, demonstrar a importância do perfil do aluno como um Historiador da Arte habilitado para a investigação a partir de conceitos teóricos como os facultados. A capacidade de pesquisa, o espírito crítico, a avaliação das circunstâncias, a capacidade de suportar a tomada de uma posição ou opinião, a perspetiva de trabalho multidisciplinares e um forte e rigoroso conhecimento histórico são ferramentas que queremos ver incutidas nos alunos. Daí, pretendermos estimular essas aptidões de investigação, planeamento e liderança a fim de obter um bom desempenho. Porque se trata de matérias exigentes de competências ambivalentes em termos teórico-práticos e mesmo de sensibilidade e bom senso, o confronto direto, em termos de ensino, com vários casos de estudo afigura-se essencial e coerente nos objetivos a alcançar.

9. Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes The teaching methodologies are implemented in a theoretical and practical basis drawn according to the learning objectives seek to obtain the best results. It is intended primarily to demonstrate the importance of the profile of an art historian enabled for research in the field of Heritage Sciences under the Management of Cultural Heritage. The research capacity, critical thinking, evaluation of the circumstances, the ability to support the taking of a position or opinion, the direction of multidisciplinary working groups and a strong and rigorous historical knowledge are tools that we want to see instilled in the students. Hence, we wish to encourage these skills in research, planning and leadership in order to get a good performance. Because these are matters demanding ambivalent skills in theoretical and practical terms and the same sensitivity and common sense, direct confrontation, in terms of teaching, with several case studies it is essential and coherent in the objectives to be achieved.

10.Bibliografia ADAM, Laurie Schneider. 2009, The Methodologies of Art , Westview Press, 2009. ARENAS, José Fernandes. 1982, Teor(a y Metodolog(a de la Historia del Arte , Barcelona, Anthropos Editorial. ALLISON, Brian. 1996, Research skills for student s, London, Kogan Page. BORRÁS GUALIS, Gonzalo. 2001, Cómo y quê investigar en Historia del Arte , Barcelona: Ediciones del Serbal.

ECO, Umberto. 1980, Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas , Lisboa: Editorial Presença. FERNIE, Eric. 1995, Art History and its methods: a critical anthology , London: Phaidon. PEREIRA, Alexandra, POUPA, Carlos. 2003, Como Escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word , Lisboa: Edições Sílabo.

11.Tempo de atendimento de alunos / Office hours Ë fixado, na primeira aula, o horário de acompanhamento dos alunos. Este tempo é determinado, de acordo com as disponibilidades de horário da turma e do docente, entre segunda e sexta, pelo período de uma hora. It is set in the first lesson, the accompanying schedule of the students. This is determined according to the time of availability of the class and the teacher, between Monday and Friday, for a period of one hour.

1. Unidade curricular Projeto

2. Docente responsável (preencher o nome completo) e respectivas horas de contacto na unidade curricular Maria João Quintas Lopes Baptista Neto, 28 PL; 34 OT; 46 TC.

3. Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular Qualquer um dos elementos da equipa docente pode assumir a responsabilidade desta unidade curricular na sua área de especialidade.

4. Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O projeto pode assumir duas vertentes: 1 – O planeamento e execução do projeto de investigação cabe, por inteiro ao estudante; 2 – O estudante é membro de uma equipa de investigação de um projeto liderado por um investigador responsável. No que diz respeito ao ponto 1, o planeamento e execução de um projeto de investigação, independentemente da área de especialização e do tema escolhido, devem obedecer a um nível académico adequado ao 2.º ciclo de estudos. Quanto ao ponto 2, a execução das tarefas atribuídas ao estudante devem, igualmente, obedecer a um nível académico e científico adequado ao 2º ciclo de estudos. Em ambos os casos pretende-se o cumprimento das seguintes etapas: a) Identificação da problemática; b) Estado de questão, c) Objetivos a cumprir e metodologia de trabalho; d) Indicação dos arquivos, bibliotecas e centros de documentação a explorar; e) Plano de execução, duração, tarefas e “deliverables”.

4. Learning outcomes of the curricular unit: The project can take two strands: 1 - The planning and execution of the research project is the student's responsibility; 2 - The student is a member of a research team of a project led by a principal investigator. With regard to paragraph 1, the planning and implementation of a research project, regardless of the area of specialization and the chosen theme, must comply with an academic level appropriate to the 2nd cycle of studies. As regards paragraph 2, the execution of assigned tasks the student must also obey an academic and scientific level appropriate to the 2nd cycle of studies. In both cases, it is requeried that the following: a) Identification of the problem; b) State of the art, c) Objectives to be achieved and work methodology; d) Indication of the archives, libraries and documentation centers to explore; e) Plan of execution, duration, tasks and deliverables.

5. Conteúdos programáticos N/A

5. Syllabus: N/A

6. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular. N/A

6. Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives. N/A

7. Metodologias de ensino (avaliação incluída) N/A

7. Teaching methodologies (including evaluation): N/A

8. Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular. N/A

8. Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes. N/A

9. Bibliografia principal

N/A

1. Unidade curricular Estágio Profissional

2. Docente responsável (preencher o nome completo) e respectivas horas de contacto na unidade curricular Maria João Quintas Lopes Baptista Neto, 34 OT.

3. Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular Qualquer um dos elementos da equipa docente pode assumir a responsabilidade desta unidade curricular na sua área de especialidade.

4. Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) O estágio realiza-se em entidades públicas ou privadas com as quais o CE, previamente estabeleceu protocolo para este efeito e é, na generalidade, e salvaguardadas as especificidades do CE, regido pelo Regulamento de Estágios da FLUL. Objectivos: 1) iniciação prática às actividades profissionais especializadas das entidades de acolhimento e aquisição de experiência na resolução de problemas concretos que estas actividades impliquem. Assim, o trabalho desenvolvido pelos estagiários adequa-se à natureza específica da entidade de acolhimento, devendo ser parte integrante das tarefas normalmente desempenhadas por profissionais dessas entidades e terminar com a produção de resultados que efectivamente integrem a produção global das entidades; 2) desenvolver capacidade de relacionar a actividade prática com os conhecimentos teóricos adquiridos na componente curricular do mestrado; 3) proporcionar uma futura melhor integração do aluno no mercado de trabalho.

4. Learning outcomes of the curricular unit: The internship takes place in public or private entities with which the S.:P. previously established protocol for this purpose and is, in general, and given the assurance of the specifics of the S.P., ruled by FLUL’s Internship Regulation. Objectives: 1) practical introduction to specialized professional activities of the host entity and the acquisition of experience in solving practical problems that these activities entail. Thus, the work of the trainees suites to the specific nature of the host entity, being an integral part of the tasks normally performed by professionals in such entities and end with the production of results that effectively integrate global production of host entities; 2) to develop the ability to relate the practical activity with the theoretical knowledge acquired in taught modules; 3) to prepare students practically for future careers.

5. Conteúdos programáticos: N/A

5. Syllabus: N/A

6. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular. N/A

6. Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives. N/A

7. Metodologias de ensino (avaliação incluída) N/A

7. Teaching methodologies (including evaluation): N/A

8. Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular. N/A

8. Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes. N/A

9. Bibliografia principal N/A

1. Unidade curricular Dissertação

2. Docente responsável (preencher o nome completo) e respectivas horas de contacto na unidade curricular Maria João Quintas Lopes Baptista Neto, 20 OT.

3. Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular Qualquer um dos elementos da equipa docente pode assumir a responsabilidade desta unidade curricular na sua área de especialidade.

4. Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) Os objetivos gerais de uma Dissertação de Mestrado, independentemente da área de especialização e do tema escolhido, devem obedecer a um nível académico adequado ao 2.º ciclo de estudos. Os parâmetros de qualidade devem atender aos seguintes aspetos: a) Pertinência e originalidade do tema investigado; b) Capacidade de análise crítica do tema escolhido; c) Capacidade de análise crítica das fontes de informação utilizadas; d) Capacidade de investigação autónoma demonstrada durante a investigação e a orientação;

e) Integração correta da literatura secundária na argumentação desenvolvida; f) Formulação adequada a um trabalho académico (linguagem e metalinguagem, estrutura e estilo); g) Capacidade de expor o trabalho desenvolvido e de o defender em provas públicas.

4. Learning outcomes of the curricular unit: A MA Dissertation in any field of expertise has to be of an appropriate academic level. In assessing its quality the following items should be taken into consideration:

a) Relevance and originality of the research subject; b) Critical analysis of the chosen topic; c) Critical analysis of source materials; d) Degree of independence displayed during the research and supervision process; e) Integration of secondary literature into the argument; f) Appropriate academic language use, structure and style; g) Ability to expose the work and to defend it in a public examination.

5. Conteúdos programáticos: N/A

5. Syllabus: N/A

6. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular. N/A

6. Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives. N/A

7. Metodologias de ensino (avaliação incluída) N/A

7. Teaching methodologies (including evaluation): N/A

8. Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular. N/A

8. Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes. N/A

9. Bibliografia principal N/A

1. Unidade curricular Relatório de Estágio

2. Docente responsável (preencher o nome completo) e respectivas horas de contacto na unidade curricular Maria João Quintas Lopes Baptista Neto, 20 OT.

3. Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular Qualquer um dos elementos da equipa docente pode assumir a responsabilidade desta unidade curricular na sua área de especialidade.

4. Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) ndependentemente do local de estágio escolhido, um Relatório deve apresentar um nível académico adequado ao 2.º ciclo de estudos e ter as seguintes características: a) deve ser um texto com base científica; b) deve conter a formulação de uma problemática e de um quadro conceptual; C) deve reflectir sobre os instrumentos e métodos necessários à intervenção profissional; d) deve descrever os conteúdos do estágio e ser capaz de avaliar criticamente as práticas profissionais aí desenvolvidas. O Relatório tem de estar devidamente fundamentado nos seus pressupostos teóricos e metodológicos. A avaliação do seu mérito deverá ter em consideração os seguintes pontos: a) Capacidade de reflexão do futuro profissional; b) Capacidade de problematização, teorização e análise de uma determinada realidade; c) Formulação adequada a um trabalho académico (linguagem e metalinguagem, estrutura e estilo); e) Integração correcta da literatura secundária na argumentação desenvolvida.

4. Learning outcomes of the curricular unit:

An Internship Report of any work placement has to be of an appropriate academic level and it must have the following characteristics: a) The writing work must have a scientific basis; b) It has to build on a question within a thematic and theoretical framework; c) It has to show the ability to reflect upon the necessary instruments and methods to intervene in the professional area. d) It shall describe student’s performance in the workplace and prove the ability to evaluate that experience.

The Internship Report has to be correctly explained and justified within an explicitly theoretical and methodological framework.

In assessing its quality the following items should be taken into consideration: a) The ability to reflect on a future professional career; b) The ability to question, theorize and reflect on a real situation; c) Appropriate academic language use, structure and style; d) Integration of secondary literature into the argument.

5. Conteúdos programáticos N/A

5. Syllabus: N/A

6. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular. N/A

6. Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives. N/A

7. Metodologias de ensino (avaliação incluída) N/A

7. Teaching methodologies (including evaluation): N/A

8. Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular. N/A

8. Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes. N/A

9. Bibliografia principal N/A

1. Unidade curricular Trabalho de Projecto

2. Docente responsável (preencher o nome completo) e respectivas horas de contacto na unidade curricular Maria João Quintas Lopes Baptista Neto, 20 OT.

3. Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular Qualquer um dos elementos da equipa docente pode assumir a responsabilidade desta unidade curricular na sua área de especialidade.

4. Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) Os objetivos gerais de um Trabalho de Projeto, independentemente da área de especialização e do tema escolhido, devem obedecer a um nível académico adequado ao 2.º ciclo de estudos. Este tipo de trabalho pode apresentar-se nas seguintes formas: a) uma proposta de criação de um produto ou serviço, b) uma proposta de desenvolvimento de uma actividade, C) uma proposta de aperfeiçoamento de uma determinada estrutura ou programa. Todas estas propostas têm de estar devidamente fundamentadas nos seus pressupostos teóricos e metodológicos. A avaliação do seu mérito deverá ter em consideração os seguintes pontos: a) Pertinência e originalidade da proposta; b) Capacidade de análise crítica do objecto de estudo; c) Formulação adequada a um trabalho académico (linguagem e metalinguagem, estrutura e estilo); d) Fundamentação adequada do projecto proposto; e) Integração correcta da literatura secundária na argumentação desenvolvida; f) Adequação entre a proposta e a realidade observada.

4. Learning outcomes of the curricular unit: A MA Project Work in any field of expertise has to be of an appropriate academic level. This piece of writing work may have the following characteristics:

a) a proposal for a new product or service; b) a proposal for the implementation of a specific activity; c) a proposal for the improvement of a certain structure or programme.

All these three proposals have to be correctly explained and justified within an explicitly theoretical and methodological framework. In assessing its quality the following items should be taken into consideration:

a) Relevance and originality of the Project Work topic; b) Critical analysis of the study object; c) Appropriate academic language use, structure and style; d) Adequate justification of the proposed Project; e) Integration of secondary literature into the argument; f) Adequacy of the proposal in its relation to the observed reality.

5. Conteúdos programáticos N/A

5. Syllabus: N/A

6. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular. N/A

6. Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives. N/A

7. Metodologias de ensino (avaliação incluída) N/A

7. Teaching methodologies (including evaluation): N/A

8. Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular. N/A

8. Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes. N/A

9. Bibliografia principal N/A