ac 1 - 2 ano gab

5
1) (ENEM 2013) - Mesmo tendo a trajetória do movimento interrompida com a prisão de seus dois líderes, o tropicalismo não deixou de cumprir seu papel de vanguarda na música popular brasileira. A partir da década de 70 do século passado, em lugar do produto musical de exportação de nível internacional prometido pelos baianos com a “retomada da linha evolutória”, instituiu-se nos meios de comunicação e na indústria do lazer uma nova era musical. (0,5) TINHORÃO, J.R. Pequena história da música popular: da modinha ao tropicalismo. São Paulo: Art, 1986 (adaptado). A nova era musical mencionada no texto evidencia um gênero que incorporou a cultura de massa e se adequou à realidade brasileira. Esse gênero está representado pela obra cujo trecho da letra é: a) A estrela d’alva / No céu desponta / E a lua anda tonta/ Com tamanho esplendor. (As pastorinhas, Noel Rosa e João de Barro) b) Hoje / Eu quero a rosa mais linda que houver / Quero a primeira estrela que vier / Para enfeitar a noite do meu bem. (A noite do meu bem, Dolores Duran) c) No rancho fundo / Bem pra lá do fim do mundo / Onde a dor e a saudade / Contam coisas da cidade. (No rancho fundo, Ary Barroso e Lamartine Babo) d) Baby Baby / Não adianta chamar / Quando alguém está perdido / Procurando se encontrar. (Ovelha negra, Rita Lee) e) Pois há menos peixinhos a nadar no mar / Do que os beijinhos que eu darei / Na sua boca. (Chega de saudade, Tom Jobim e Vinicius de Moraes) 2) (UFPE) O movimento tropicalista lançou novas ideias culturais no Brasil, influindo na transformação de concepções estéticas que predominavam naquele período. Pode-se destacar como Tropicalismo. Marque V ou F. (0,5) Página 1 de 5 Observações: Preencha o cabeçalho acima corretamente; Evite usar corretivo ou similar nesta avaliação. Caso erre nas questões abertas use parênteses; Nas questões de assinalar, rasura implicará na anulação da questão; 4. Todos os cálculos (quando necessários) deverão estar nas avaliações. 5 . O fiscal só deverá ser chamado se a avaliação apresenta problema gráfico ou você necessitar ir ao banheiro. AVALIAÇÃO DE LITERATURA – 2015 - 4ª ETAPA ALUNO (A):__________________________________________ Nº_____TURMA: ____ ENS. MÉDIO.: 2 º ANO – PROF.: CIBELE COSTA DATA:__/__/__

Upload: cibele-costa-carvalho

Post on 28-Jan-2016

246 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

AVALIAÇÃO 2 ANO

TRANSCRIPT

Page 1: AC 1 - 2 ANO GAB

1) (ENEM 2013) - Mesmo tendo a trajetória do movimento interrompida com a prisão de seus dois líderes, o tropicalismo não deixou de cumprir seu papel de vanguarda na música popular brasileira. A partir da década de 70 do século passado, em lugar do produto musical de exportação de nível internacional prometido pelos baianos com a “retomada da linha evolutória”, instituiu-se nos meios de comunicação e na indústria do lazer uma nova era musical. (0,5)

TINHORÃO, J.R. Pequena história da música popular: da modinha ao tropicalismo. São Paulo: Art, 1986 (adaptado).A nova era musical mencionada no texto evidencia um gênero que incorporou a cultura de massa e se adequou à realidade brasileira. Esse gênero está representado pela obra cujo trecho da letra é:

a) A estrela d’alva / No céu desponta / E a lua anda tonta/ Com tamanho esplendor. (As pastorinhas, Noel Rosa e João de Barro)

b) Hoje / Eu quero a rosa mais linda que houver / Quero a primeira estrela que vier / Para enfeitar a noite do meu bem. (A noite do meu bem, Dolores Duran)

c) No rancho fundo / Bem pra lá do fim do mundo / Onde a dor e a saudade / Contam coisas da cidade. (No rancho fundo, Ary Barroso e Lamartine Babo)

d) Baby Baby / Não adianta chamar / Quando alguém está perdido / Procurando se encontrar. (Ovelha negra, Rita Lee)

e) Pois há menos peixinhos a nadar no mar / Do que os beijinhos que eu darei / Na sua boca. (Chega de saudade, Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

2) (UFPE) O movimento tropicalista lançou novas ideias culturais no Brasil, influindo na transformação de concepções estéticas que predominavam naquele período. Pode-se destacar como Tropicalismo. Marque V ou F. (0,5)

a) ( )as obras musicais de Chico Buarque, que seguiam a tradição da bossa nova dos anos de 1950.

b) ( )os filmes de Nelson Pereira dos Santos, com análises bastante renovadoras da sociedade brasileira.

c) ( )as composições de Caetano Veloso, com experiências musicais renovadoras.d) a participação de Roberto Carlos, que empolgou a juventude da época com suas músicas.e) ( )os arranjos do maestro Júlio Medaglia, os quais quebraram a tradição musical

existente.

Página 1 de 4

Observações:Preencha o cabeçalho acima corretamente;Evite usar corretivo ou similar nesta avaliação. Caso erre nas questões abertas use parênteses;Nas questões de assinalar, rasura implicará na anulação da questão;

4. Todos os cálculos (quando necessários) deverão estar nas avaliações.5 . O fiscal só deverá ser chamado se a avaliação apresenta problema gráfico ou você necessitar ir ao banheiro.

AVALIAÇÃO DE LITERATURA – 2015 - 4ª ETAPAALUNO (A):__________________________________________ Nº_____TURMA: ____ENS. MÉDIO.: 2 º ANO – PROF.: CIBELE COSTA DATA:__/__/__

Page 2: AC 1 - 2 ANO GAB

Texto para as questões 3 e 4.

3) O disco e a música Tropicália tornaram-se símbolos do "Tropicalismo", movimento protagonizado por artistas e intelectuais, no Brasil, em finais da década de 1960. Esse movimento destacou-se, principalmente, pela seguinte proposta: (0,5)

a) valorização do pluralismo culturalb) denúncia das influências estrangeirasc) enaltecimento da originalidade nacionald) defesa da homogeneização de comportamentos sociais

4) (UNESP) Leia os seguintes versos. (0,5)Poesia

Sobre a cabeça os aviõessob os meus pés os caminhõesaponta contra os chapadõesmeu nariz

Eu organizo o movimentoeu oriento o carnavaleu imagino o monumentono planalto centraldo país

Esses são versos iniciais da canção de Caetano Veloso que constituiu a matriz estética de um movimento musical do final da década de 60, de curta duração, em que, segundo estudiosos, "a preocupação política foi deslocada da área da revolução social para o eixo da rebeldia, da intervenção localizada, da política concebida enquanto problemática cotidiana, ligada à vida, ao corpo, ao desejo, à cultura em sentido amplo".(Heloísa Buarque de Holanda e Marcos A. Gonçalves, "Cultura e participação nos anos 60".)Esse movimento musical é conhecido como

a) Bossa Nova.b) Concretismo.c) Primitivismo.d) Antropofagia.e) Tropicalismo.

5) (UFF) 0 golpe de 1964 e o recrudescimento do regime militar após 1968 - 1969 atingiram também a produção de artistas e intelectuais brasileiros. (0,5)

Página 2 de 4

Page 3: AC 1 - 2 ANO GAB

Assinale a opção que melhor explica o panorama cultural brasileiro nos chamados "anos de chumbo".a) A censura do regime militar praticamente inviabilizou o cinema nacional, substituindo a

criatividade do movimento conhecido como "Cinema Novo" pela filmografia hollywoodiana apoiada pela EMBRAFILME.

b) A prisão do teatrólogo Augusto Boal, em 1971, foi o emblema da perseguição à dramaturgia brasileira, doravante reduzida à encenação de peças estrangeiras.

c) A Universidade ficou a salvo da repressão política, exceto pelas invasões aos campi de algumas universidades, entre o final da década de 60 e o início da seguinte.

d) A repressão e a censura não conseguiram sufocar completamente as manifestações culturais do país, como demonstra a emergência, no plano musical, do movimento conhecido como "Tropicalismo".

e) A coerência dos critérios censórios do regime militar explicitou-se, nitidamente, no episódio da proibição da publicação da Declaração da Independência dos Estados Unidos, fato só superado pela interdição de "Davi", a perigosa escultura de Michelangelo.

Texto para as questões 6 e 7.

6) Assistimos em sala de aula ao filme “ Entre os muros da escola”. Após refletir, diga o que o referido filme tem a ver com a prática escolar? Justifique sua resposta com passagens do filme. (1,5)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________

7) O filme “Entre os muros da escola” mostra claramente o constante embate entre alunos e professores em uma escola de periferia. Assim como na realidade atual, que não é diferente. Isso ocorre por quê? Justifique sua resposta com passagens do filme. (1,5)

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8) (CEFET-CE) A década de 1960 é reconhecida pela efervescência cultural politizada e engajada. A única expressão artística, que NÃO pertence a este contexto, está indicada na opção: 

a) "O Cangaceiro", longa-metragem produzido pela Companhia Vera Cruz. 

Página 3 de 4

Page 4: AC 1 - 2 ANO GAB

b) "Eles não Usam Black-tie", peça de Gianfrancesco Guarnieiri, montado pelo CPC do Rio de Janeiro. c) O filme de Glauber Rocha, principal expoente do movimento do Cinema Novo, "Deus e o Diabo na Terra do Sol". d) As peças encenadas e produzidas pelos grupos "Teatro de Arena" e "Teatro Oficina", de São Paulo, e "Teatro Popular do Nordeste", de Recife. e) O movimento "Tropicália", surgido no III Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record de São Paulo.

9) Entre as propostas estéticas do movimento tropicalista, ou Tropicália, pode-se destacar:a) Uma forte rejeição à contracultura e ao uso de elementos do rock'n roll.b) O uso de elementos exclusivos da cultura primitiva dos índios brasileiros.c) O uso da linguagem pop, que pode ser atestada inclusive na capa do álbumTropicália, ou Panis et Circensis.d) Ruptura total com a tradição da música brasileira, como o samba e a bossa nova.e) Ruptura total com o Concretismo, movimento artístico dos anos 1950.

10) O tropicalismo teve como uma de suas propostas a reinterpretação da cultura brasileira e latino-americana. A capacidade de misturar elementos de culturas estrangeiras aos nossos era uma das principais características que os representantes da Tropicália reivindicavam. Essa característica já havia sido apontada por outro movimento artístico intelectual brasileiro, que era:

a) A “antropofagia cultural”, de Oswald de Andradeb) O verde-amarelismo, de Cassiano Ricardoc) O indianismo, de José de Alencard) O Parnasianismo, de Olavo Bilace) O movimento integralista, de Plínio Salgado.

Boa Prova!

Página 4 de 4