abril/ 2003 folha do - afpesp.org.br · grupo do conap em brasília. da direita p/ esquerda, após...

12
Folha do SERVIDOR PÚBLICO Edição Mensal Abril -2003 - nº 126 Diretor: Antonio Tuccilio Órgão Oficial da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo Inauguração da mais nova URL em Lindóia Previdência: AFPESP trabalha por uma reforma justa e publica texto na revista IstoÉ Foto: Vador Goulart/Afresp O Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico previa que em 10 de abril anunciaria as propostas de reforma da previdência social. Os pontos polêmicos, referentes à previdência pública, ainda continuam sem consenso entre os membros. Diante deste quadro, durante os dias 11 e 12 de março, líderes de mais de 30 entidades do funcionalismo, entre eles o presidente da AFPESP, Antonio Tuccilio, percorreram os gabinetes dos deputados federais para apresentar um documento elaborado pelo Conap - Comitê de Entidades Representativas dos Agentes Públicos do Estado de São Paulo, que explica a verdade da previdência pública. O texto resumido deste documento foi publi- cado na revista IstoÉ de 26 de março. (Leia no encarte especial nesta edi- ção). Nesta ação mais direta da AFPESP de convencimento dos deputados federais, o presidente Antonio Tuccilio esteve acompanhado do conselheiro Ruy Cardoso de Melo Tucunduva e da diretora Lizabete Machado Ballesteros. O Conap mantém reuniões semanais todas as segundas-feiras na Sede da AFPESP. No dia 17 de março, o deputado federal Antonio Fleury Filho acom- panhou os trabalhos e sugeriu algumas estratégias. Leia mais na página 6. A presidência da AFPESP inaugurou a Estância de Lindóia no início do mês de março. O projeto faz parte da programação especi- al de modernização e de construção de novas opções de lazer para os mais de 200 mil associados. A Estância de Lindóia, conhecida como a cidade com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano, segundo a ONU, ganhou aco- modações especiais, que são os chalés e os mini-chalés, com área de estar, frigobar, mini-fogão, etc. Os associados têm agora 36 uni- dades, além de 24 unidades dos mini- chalés. Na inauguração destacamos as pre- senças de conselheiros, diretores e de autoridades locais como: Prefeito da Estância Turística de Lindóia, Élcio Fiori de Godoy, Comandante da 2ª Companhia de Amparo, Capitão PM de Lindóia, Antonio Augusto Spinieli e Comandante da PM, 1º Sargento da PM Cláudio César Lopes Duarte. Leia mais na página 7. Seminário sobre Previdência Social P P Página 5 Grupo do Conap em Brasília. Da direita p/ esquerda, após a terceira pessoa, a representação da AFPESP: Ruy Cardoso de Mello Tucunduva, Lizabete Machado Ballesteros e Antonio Tuccilio Flagrante da inauguração da Estância de Lindóia, da esquerda p/ direita: Haydée Zafarani Tuccilio, Antonio Tuccilio (Presidente da AFPESP e CNSP), Antonio Luiz Ribeiro Machado (Presidente do Conselho Deliberativo) e Lúcia Cambeses Ribeiro Machado. Foto: Ademir Pereira

Upload: dangmien

Post on 03-Dec-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Abril/ 2003 Folha do - afpesp.org.br · Grupo do Conap em Brasília. Da direita p/ esquerda, após a terceira pessoa, a representação da ... Jorge Luiz de Almeida, José Carlos

PáginaAbril/ 2003

AFPESP

Folha do Servidor Público

Folha doSERVIDOR PÚBLICO

Edição MensalAbril -2003 - nº 126

Diretor: Antonio Tuccilio

Órgão Oficial da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo

Inauguração da mais nova URL em Lindóia

Previdência: AFPESP trabalha por uma reforma justae publica texto na revista IstoÉ

Fo

to:

Va

do

r G

ou

lart

/Afr

esp

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico previa que em 10de abril anunciaria as propostas de reforma da previdência social. Os pontospolêmicos, referentes à previdência pública, ainda continuam sem consensoentre os membros. Diante deste quadro, durante os dias 11 e 12 de março,líderes de mais de 30 entidades do funcionalismo, entre eles o presidente daAFPESP, Antonio Tuccilio, percorreram os gabinetes dos deputados federaispara apresentar um documento elaborado pelo Conap - Comitê de EntidadesRepresentativas dos Agentes Públicos do Estado de São Paulo, que explica averdade da previdência pública. O texto resumido deste documento foi publi-cado na revista IstoÉ de 26 de março. (Leia no encarte especial nesta edi-ção). Nesta ação mais direta da AFPESP de convencimento dos deputadosfederais, o presidente Antonio Tuccilio esteve acompanhado do conselheiroRuy Cardoso de Melo Tucunduva e da diretora Lizabete Machado Ballesteros.

O Conap mantém reuniões semanais todas as segundas-feiras na Sede daAFPESP. No dia 17 de março, o deputado federal Antonio Fleury Filho acom-panhou os trabalhos e sugeriu algumas estratégias.

Leia mais na página 6.

A presidência da AFPESP inaugurou a Estância de Lindóia noinício do mês de março. O projeto faz parte da programação especi-al de modernização e de construção de novas opções de lazer paraos mais de 200 mil associados.

A Estância de Lindóia, conhecida como a cidade com o melhorÍndice de Desenvolvimento Humano, segundo a ONU, ganhou aco-modações especiais, que são os chalés e os mini-chalés, com áreade estar, frigobar, mini-fogão, etc. Os associados têm agora 36 uni-dades, além de 24 unidades dos mini-chalés.

Na inauguração destacamos as pre-senças de conselheiros, diretores e deautoridades locais como: Prefeito daEstância Turística de Lindóia, ÉlcioFiori de Godoy, Comandante da 2ªCompanhia de Amparo, Capitão PM deLindóia, Antonio Augusto Spinieli eComandante da PM, 1º Sargento da PMCláudio César Lopes Duarte.

Leia mais na página 7.

Seminário sobrePrevidência Social PPPPPágina 5

Grupo do Conap em Brasília. Da direita p/ esquerda, após a terceira pessoa, a representação daAFPESP: Ruy Cardoso de Mello Tucunduva, Lizabete Machado Ballesteros e Antonio Tuccilio

Flagrante da inauguração da Estância de Lindóia, da esquerda p/ direita: HaydéeZafarani Tuccilio, Antonio Tuccilio (Presidente da AFPESP e CNSP), Antonio LuizRibeiro Machado (Presidente do Conselho Deliberativo) e Lúcia Cambeses RibeiroMachado.

Fo

to:

Ad

em

ir P

ere

ira

Page 2: Abril/ 2003 Folha do - afpesp.org.br · Grupo do Conap em Brasília. Da direita p/ esquerda, após a terceira pessoa, a representação da ... Jorge Luiz de Almeida, José Carlos

Página Folha do Servidor PúblicoAbril/ 2003

AFPESP

02AFPESP - Associação dos Funcionários Públicos do

Estado de São Paulo - Sede Própria-Rua Dr. BettencourtRodrigues, 155 - CEP 01017-909 - São Paulo - SP

PABX: 11-3188-3100Fundada em 05/11/1931

DIRETORIA EXECUTIV AAntonio Tuccilio (Presidente); Antônio Carlos Duarte Moreira(1º Vice-Presidente); Antônio Oscar Guimarães (2º Vice-Presi-dente); Antônio Arnosti (Diretor Econômico - Financeiro); Ge-túlio Hiroji Teraoka (1º Tesoureiro); Nivaldo Campos Camargo(2º Tesoureiro); Olavo Lucchesi (Diretor do Patrimônio);Claudiney Del Buono (Diretor das Unidades Recreativas e deLazer); Thais Helena Costa (Diretora de Educação e Cultura);Lizabete Machado Ballesteros (Diretora de Turismo); AdelaideBotignon Martins (Diretora Social), Nivaldo Campos Camargo(Respondendo como Diretor das Delegacias Regionais e deAssociativismo), Luiz Manoel Geraldes (Diretor Administrativo)e Gilmar Belluzzo Bolognoni (Diretor de Obras).

CONSELHO DELIBERATIVO

CONSELHEIROS

Antonio Luiz Ribeiro Machado (Presidente); Emílio Françolin Júnior(Vice-Presidente); Dalva Mariuzzo Guimarães (1º Secretário); Joa-quim de Camargo Lima Júnior (2º Secretário).

CONSELHO FISCALWagner Dalla Costa (Presidente); Iasuey Homma (Vice-Presi-dente); Arthur Corrêa de Mello Netto (Secretário). Mem-bros: Tadeu Sergio Pinto de Carvalho e Maria Ignez GarretaMenezes.

CONSELHEIROS VITALÍCIOS

Folha doSERVIDOR PÚBLICO

Órgão Oficial de divulgação da Associação dos FuncionáriosPúblicos do Estado de São Paulo

Diretor: Antonio TuccilioJornalista Responsável: Maristela A.Ajalla (MTB) RJ19098JP

Revisora: Dalva Mariuzzo GuimarãesFotos: Carlos A. Marques

Ademir Pereira de MeloDistribuição: Nalva Maria S. Borges

Fotolitos: SC&P Artes GráficasImpressão: Darthy

Tiragem: 195 mil exemplaresRegistro: A FOLHA DO SERVIDOR PÚBLICO está registrada no 1º Cartóriode registro de Títulos e Documentos sob nº 162.967, no livro “B”, conformedispõem as Leis 5250/67 e 6015/73. Os artigos assinados são de responsabili-

dade dos autores e nem sempre expressam o pensamento desta entidade.

SÓCIOS BENEMÉRITOSWilson Ribeiro (in memorian), Nicolau Antonio Torloni

e João Baptista Guimarães.

Painel do LeitorPainel do LeitorPainel do LeitorPainel do LeitorPainel do LeitorPainel do LeitorPainel do LeitorPainel do LeitorPainel do LeitorPainel do Leitor

EscritórioGuarulhos

Silvana T.DamettoRua Profª Anita

Guastini Eiras, 35Tel.: 11-603-4868

[email protected]

EscritórioMarília

Lilia Calamita SilvestreRua Quatro de Abril,

454 - sala 8-Tel.: [email protected]

EscritórioS.B.do Campo

Marcelo R.M.GuilhermeRua Mediterâneo, 470

Jd. do Mar - Tel.: 11-4332-5728/ 11-4122-3182

[email protected]

EscritórioSão Carlos

Maria Irotedes C.P.Nunes - Av. São Carlos,2205- d.Racz - sala707

Tel.:[email protected]

EscritórioS.J.dos CamposJosé Roque VelosoRua Inconfidência,129

Jd. São Dimas - Tel.: 12-3941-7486/[email protected]

Delegacia RegionalAraçatubaEdna Viol

Rua Cussy deAlmeida Jr., 1215Tel.: 18-623-5293

[email protected]

Delegacia RegionalBauru

Nelson Burian MiguelRua Azarias Leite, 6 -78 - Tel.: 14-234-7600/

227-3998 e fax [email protected]

Delegacia RegionalCampinas

Mª Helena MantellatoR. Camargo Paes, 655Tel.: 19-3242-9480/ 242-

9046 e fax [email protected]

Delegacia RegionalPiracicaba

Roselena M.C. LaraR. Samuel Neves,

570-Cid.JardimTel.: 19-3434-7997

[email protected]

Delegacia RegionalRibeirão PretoMargarida de T.

Palumbo - Av. Indep.,284 Tel.: 16 -610 -3306

[email protected]

Delegacia RegionalS.J.do Rio Preto

Zulmira Z. N. da SilvaRua Orsini Dias de

Aguiar, 475 - Tel.: 17-235-2246/ Fax 232-6469

[email protected]

Delegacia RegionalSantos

Isaura Monteiro M. Mello- Rua Dr. Luiz Suplicy, 67 -Tel.: 13-3233-3401/ 3221-1448/ 3234-6850 (r.24 fax)

[email protected]

Delegacia RegionalSorocaba

Renato AlmeidaToledo - Rua Maranhão,

151- Tel.: 15-222-2837e fax 222-9120

[email protected]

URLAmparo

Hotel de Bocaina Km1

da Rod.Amparo-Monte

Alegre do Sul) - Tel.: 19-3807-2870/ [email protected]

URLGuarujá

Av. Marechal Rondon,634 - Praia das Astúrias

- Tel.: 13-3386 -2335/3386/2724 e 3386-1215

[email protected]

URLAreado

Sítio Paivas, S/NBaguari - Tel.: 35-3291-6450/ 5747/ 5699/ 5847/4971 - Caixa Postal nº 52

[email protected]

URLCampos do Jordão

Rua Bento Cerqueira

César,150-V.Capivari - Tel.:12-263 -1260 e 263-1983

[email protected]

URLCaraguatatubaRua Quatro, nº 50

Jardim dos SindicatosBairro do Porto Novo

Tel.: 12- [email protected]

Clube de Campo eNáutica de

GuarapirangaAv. dos Funcionários

Públicos, 2.501- Tel.: 11-5896-6198- 11- 5896-7384

[email protected]

Estância deLindóia

Km 18 da EstradaSocorro-Lindóia

Tel.: 19 -3898 [email protected]

URLPoços de Caldas

Av.Francisco Salles, 19- Tel.: 35-3722-2501 -

fax [email protected]

FazendaSerra Negra

Rodovia Lindóia -SerraNegra - Km 160

Tel.: 19 [email protected]

URLSocorro

Hotel da Pompéia- Km 1 daRodovia Socorro -Lindóia -

Tel.: 19 -3895 -1815

[email protected]

A Seção “Painel do Leitor” publica as cartas conforme a data de postalização. As que chegam à redação após o fechamentosão incluídas para a próxima edição do jornal. Se você quiser participar envie sua carta ao presidente da AFPESP, AntonioTuccilio, à rua Bettencourt Rodrigues, 155 - A/C de Mônica - 9º andar “Painel do Leitor” ou pelo e-mail:[email protected]

AFPESP - Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo - filiada à CNSP - ConfederaçãoNacional de Servidores Públicos - e à FESPESP - Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado deSão Paulo. Contribuinte do SESPESP - Sindicato de Entidades Representativas de Servidores Públicos doEstado de São Paulo. Integrante do Instituto MOSAP, do Comitê das Entidades dos Agentes Públicos, e daComissão de Negociação e Mobilização das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo.

Unidade LesteTatuapé

Rua Itapura, nº 74/78Tatuapé- São Paulo Tel.: 11-6198-3433

[email protected]

BalneárioSocorro

Hotel da Pompéia Km 1 da RodoviaSocorro -Lindóia

Tel.: 19 -3895 -1336

Delegacia RegionalP. Prudente

Rubens YoshinoboNagahata - R. Cel. Soares

Marcondes, 881- Tel.: 18- 224-3363/ 18- 224-3368

[email protected]

Adevilson Custódio, Adherbal Silva Pompeo, Álvaro Gradim,Alzira Alves Martins, Antonio Francisco de Souza, AntonioLuiz Ribeiro Machado, Antonio Sérgio Scavacini, AritaDamasceno Pettená, Carlos Eduardo Tirlone, Carlos Rubensde Souza Magalhães, Carmen Urania Maffia, Claudio AntonioPlaschinsky, Edison Moura de Oliveira, Edison Pinceli, EdnaPedroso de Moraes, Edvar Pimenta, Elvira Stippe Bastos, EmílioFrançolin Júnior, Ernani de Oliveira Cruz Júnior, Evilásio Perei-ra da Silva, Fátima Aparecida Carneiro, Jeanette Maia,Joaquim de Camargo Lima Júnior, Jorge Luiz de Almeida,José Carlos Reis Lobo, José Lucas de Oliveira, LaércioOliveira de Freitas, Luiz Antonio da Cruz, Luiz CarlosPires, Luiz Gonzaga Marcatti, Luiz Sérgio Schiachero,Marcos Garcez Leme, Maria dos Anjos Torres Milreu,Mário Palumbo, Martin Teodoro Myczkowski, MiguelAngelo Paccagnella, Milton dos Santos, Múcio RodriguesTorres, Octávio Fernandes da Silva Filho, Odete Martins,Orbete Nogueira Borges, Paulo Lucas Basso, PauloRoberto Pinto da Luz, Pedro Roberto Giannasi, RaphaelLiberatore, Ricardo Cardozo de Mello Tucunduva, RosyMaria de Oliveira Leone, Sérgio Roxo da Fonseca,Ubirajara Ramos, Yassuo Suguimoto.

Alberico Landini, Alcides Amaral Salles, Antônio Oscar Gui-marães, Antonio da Rosa Guimarães, Bento Luis de QueirozTelles, Dalva Mariuzzo Guimarães, Fortunato Pereira, JoãoBaptista Guimarães, José Alberto Weiss de Andrade, JoséAntonio Siqueira Lazzarini, José Fernandes Ribeiro, LourençoMeletti, Lourenço Nelson Netto de Almeida Prado, Má-rio Rondinella Bertellotti, Milton Maldonado, NelsonGaldino de Carvalho, Nelson Paes, Nicolau AntonioTorloni, Olavo Lucchesi, Paulo Geraldo de Lemos Roma-no, Pedro Gravina, Ricardo Salles Fragoso, Reynaldo dosAnjos, Reynaldo Mendes de Souza, Rocco Capuano, RuyCardoso de Mello Tucunduva, Tito Martins Nogueira deNoronha, Tohru Takahashi, Waldemar Machado de Bar-ros, Walter Paulo Siegl.

Boletim Informativoda AFPESP

Todas as terças e quintas-feiras, às 12 h15min, notícias da sua Associação no

programa “Gente que Fala”.

Previdência SocialPrevidência SocialPrevidência SocialPrevidência SocialPrevidência Social

A AFPESP tem recebido grandes contribuições de associa-dos, através de textos e trabalhos completos de análise dasituação real da previdência social brasileira, especialmentea pública. Destacamos as contribuições dos seguintes as-sociados: Libânea Leonel, São Paulo (com textos da im-prensa), Walter Lancellotti, Campinas (que reuniu textos deservidores federais denunciando a verdadeira realidade daprevidência pública), Walter de Souza, São Paulo (trabalhocompleto de análise conjuntural da situação brasileira),Ronnie Herbert Barros Soares, Itapetininga (coletânea detrabalhos de vários especialistas que demonstram as “Men-tiras do Discurso Oficial”). Todos os trabalhos recebidosserão instrumentos de conhecimento a serem utilizados peladireção da AFPESP durante as negociações que já estãoacontecendo entre as entidades e o Governo federal paracomposição de uma proposta de reforma da previdênciajusta.

Espaço para artigos técnicosEspaço para artigos técnicosEspaço para artigos técnicosEspaço para artigos técnicosEspaço para artigos técnicos

O conselheiro Tohru Takahashi sugeriu a inclusão de uma Se-ção na Folha do Servidor Público, na qual publicaria textos téc-nicos de práticas profissionais dos servidores públicos, comobjetivo de ser um canal novo de aprimoramento de conheci-

mentos. Dessa forma, estamos lançando a idéia. Os associadosque tenham textos relatando suas práticas profissionais e quequeiram divulgá-los, podem remeter à Seção Técnica, RuaBettencourt Rodrigues, 155, A/C de Mônica Silva, 9º andar. Lem-bramos que devido ao limite de espaço só aceitaremos textoscom o máximo de 2.500 caracteres, com nome completo e telefonede contato.

Delegacia de Presidente PrudenteDelegacia de Presidente PrudenteDelegacia de Presidente PrudenteDelegacia de Presidente PrudenteDelegacia de Presidente PrudenteO Sr. Rubens Yoshinobu Nagahata tomou posse no dia 1º docorrente mês como Delegado desta Associação em sua uni-dade Regional de Presidente Prudente, onde estará à dispo-sição dos associados.

Atenção aposentados e pensionistasAtenção aposentados e pensionistasAtenção aposentados e pensionistasAtenção aposentados e pensionistasAtenção aposentados e pensionistasda Revolução de 1932da Revolução de 1932da Revolução de 1932da Revolução de 1932da Revolução de 1932

Os inativos, pensionistas da Revolução Constitucionalistade 1932, pensionistas parlamentares e de caráter especial e pen-sionistas que percebem complementação de aposentadoria, nas-cidos em janeiro e fevereiro e que não se recasdrastaram até 13 demarço, estarão com os pagamentos de seus proventos e dosvalores de suas pensões bloqueados, no mês de abril/2003, con-forme os Decretos nºs 42.610/97 e 47.441/02.

Os pagamentos só serão restabelecidos quando da regulari-zação do recadastramento junto às agência do Banespa, NossaCaixa ou Setor de Recadastramento , da Unidade Central deRecursos Humanos, da Casa Civil.

Informe-se 0800-17.11.10.

Page 3: Abril/ 2003 Folha do - afpesp.org.br · Grupo do Conap em Brasília. Da direita p/ esquerda, após a terceira pessoa, a representação da ... Jorge Luiz de Almeida, José Carlos

PáginaAbril/ 2003

AFPESP

Folha do Servidor Público 03Editorial

Antonio TuccilioPresidente da CNSP e AFPESP

A união e a mobilização dos funcionários públicos

Dr. Pinotti visita a presidência

A presidência daAFPESP recebeu o Dr.José Pinotti (foto no deta-lhe), em fevereiro, quan-do conversou a respeitode várias áreas de interes-se da Associação, comoo novo Código Civil e pro-postas para o setor desaúde.

Qual é a importância dos serviçospúblicos? Qual é o papel do funci-onalismo na sociedade brasileira?

Essas questões merecem um de-bate sério e muita reflexão. Pes-quisas de institutos de opinião re-velam que a população considerabaixa a qualidade dos serviçosprestados pelos governos, princi-palmente nas áreas da seguran-ça, saúde e educação. Os núme-ros são claros, mas, para compre-ender esses fatos devemos levarem consideração alguns argu-mentos.

A sociedade, a imprensa e o go-verno cometem um grave erroquando colocam nos ombros dosservidores a maior parcela de cul-pa pela falta de qualidade dos ser-viços públicos.

Simplificar o problema não vai fa-cilitar a solução, só dificulta. Paraentender essa questão precisa-

Prefeito de Avaré oferece áreapara construção de nova URL

O Prefeito de Avaré,Wagner Bruno, no dia 25 defevereiro, junto com sua co-mitiva parlamentar, ofereceuao presidente da AFPESPuma enorme área , próximaa represa de Jurumirim paraconstrução de uma novaURL. A presidência daAFPESP havia marcadopara o dia 28 de março umavisita ao local. “Nosso objetivo é construir uma URL num local de qualida-de”, explica Antonio Tuccilio

mos levar em conta a falta de in-vestimentos, a falta de continuida-de de políticas públicas, os interes-ses políticos que se sobrepõemaos interesses públicos, para nãofalar de desperdício de recursosem obras e ações eleitoreiras.

Se olharmos isenta e atentamentepara esse quadro vamos concluirque ao funcionalismo não cabe opapel de vilão. Muito pelo contrá-rio, somos vítima.

Os partidos se sucedem no Palá-cio dos Bandeirantes, mas a faltade reconhecimento para o traba-lho dos funcionários públicos con-tinua a mesma. Há quantos anosnão se realizam concursos públi-cos para preencher as vagas dosque se aposentaram e mesmopara atender o crescimento dosserviços? Os servidores não rece-bem treinamento adequado paraatualizar seus conhecimentos. E omais grave: estamos há oito anos

sem aumento e esse arrocho sa-larial reduziu sensivelmente o nos-so poder aquisitivo.

Antes de debater com a socieda-de, a imprensa e o governo, preci-samos ter uma conversa, olho noolho com os servidores públicos.Vítima de sistemáticas campa-nhas de descrédito, o próprio fun-cionário público acaba tendo umavisão distorcida do seu trabalho eda sua importância social.

Todas as entidades de classe dofuncionalismo tem a obrigação deresgatar a auto estima dos seusassociados. Precisamos recon-quistar o orgulho que existia nopassado de pertencer aos quadrosdo funcionalismo público. Esse or-gulho é essencial para que possa-mos atuar em defesa dos nossosdireitos. Esse orgulho é que vai dara liga necessária para a nossaunião e a energia vital para a nos-sa mobilização.

Precisamos deixar bem claro paraa sociedade que o servidor públi-co é um parceiro. Somos aliadose devemos lutar, lado a lado paraque o governo dê condições paramelhoria dos serviços públicos.

Não há a menor dúvida de que oEstado brasileiro precisa se mo-dernizar para melhorar o seu de-sempenho. Mas a modernidadenão passa obrigatoriamente pelaprivatização como pregam osneoliberais de plantão. Os serviçosessenciais que visam o bem es-tar da população, principalmenteos mais carentes, não podem serbalizados por critérios empresari-ais. Nesse sentido, precisamosestar alerta para não dar a raposaa missão de tomar conta do gali-nheiro.

Fo

to:

Ca

rlo

s M

arq

ue

s

Fo

to:

Ca

rlo

s M

arq

ue

s

Administrar com seriedade e planeja-mento implica, algumas vezes, tomar me-didas antipáticas, porém necessárias.Quantas vezes, na história recente do Bra-sil, planos econômicos naufragaram por-que os nossos governantes não quiseramtomar decisões que, num primeiro momen-to, iriam desagradar os eleitores? É só lem-brar o congelamento de preços no PlanoCruzado. O governo preferiu ganhar a elei-ção de 1986 e perder a guerra contra a in-flação.

Desde o dia primeiro de março, o pre-ço das refeições no restaurante da sedesocial passaram de R$ 4,00 para R$ 6,00aos associados, conjugê e flhos até 18anos e de R$ 6,00 para R$ 10,00 a filhoscom mais de 18 anos, pai, mãe, padrasto emadrasta. Cabe esclarecer que em 01/03/97 os preços eram de R4 4,50 e R$ 7,70,respectivamente, e que permaneceramneste valor até 01/04/99, quandopromocionalmente foram reduzidos a R$3,50 e R$ 5,00. Estes preços vigoraram até01/07/2001, para somente agora março de2003 sofrerem o referido reajuste.

Quanto às diárias das Unidades Re-creativas e de Lazer tiveram aumento vari-ável segundo o déficit financeiro de cadaColônia, dada a elevação dos preços dos

Reajustes da AFPESPprodutos e serviços em geral.

Os valores antigos vigoravam desde01/11/2002. Mas o destaque fica por con-ta do tempo anterior. Antes desta últimadata, as diárias não sofriam majoração depreços desde março de 1997, tendo inclu-sive durante várias oportunidades sidoconcedidos descontos para algumas Co-lônias, entre as quais Guarujá, apesar dosconstantes aumentos nos preços de gê-neros alimentícios que nos últimos 12meses atingiram o percentual de 68%, ogás 94%, energia elétrica 20%. Por isso,importante salientar, as diárias nas Colô-nias de Férias e as refeições no restau-rante da sede social, continuam sendosubsidiadas pela AFPESP.

Em novembro vamos completar 72anos. Somos grandes no número de as-sociados e no patrimônio. Atingimos essepatamar invejável porque temosrepresentatividade junto aos servidorespúblicos e as nossas bandeiras de defesae valorização do funcionalismo são legíti-mas. Temos que nos manter fiéis aos ide-ais das sucessivas diretorias que estive-ram a frente da entidade desde 1931 etransformaram uma pequena associaçãona maior entidade do gênero na AméricaLatina.

Page 4: Abril/ 2003 Folha do - afpesp.org.br · Grupo do Conap em Brasília. Da direita p/ esquerda, após a terceira pessoa, a representação da ... Jorge Luiz de Almeida, José Carlos

Página Folha do Servidor PúblicoAbril/ 2003

AFPESP

Estatuto Social da AFPESP - Associação dos Funcionários Públicos do Estado de S o Paulo

04

TITULO II

O novo Estatuto Social da AFPESP foi aprova-do em Assembléia Geral , no dia 17 de agosto de2002, sendo registrado sob o nº 282147, no 1º Ofíciodo Registro Civil das Pessoas Jurídicas em 7 de ou-tubro de 2002.

Nesta edição da “Folha do Servidor Público”continuamos a publicação deste diploma estatutário,em partes:

5ª Parte

CAPITULO IVDO PROCEDIMENTO DISCIPLINAR

Artigo 27 - Chegando aoconhecimento da Diretoria Executiva aprática de qualquer ato que constituainfração passível de punição prevista noartigo 22, o Presidente da DiretoriaExecutiva determinará a instauração dorespectivo procedimento, que deverá serinstruído com peça indicando a naturezada acusação.

Parágrafo único – Desta peça deveráconstar, sempre que possível, pormeno-rizadamente, os dados da infração

cometida, seu autor, rol das testemunhasque presenciaram a ocorrência, assimcomo toda e qualquer prova que possainstruir o procedimento.

Artigo 28 – Instaurado o procedimentoserá ele encaminhado à Comissão deSindicância, especialmente designadapelo Presidente da Diretoria Executiva,como meio sumário para apurar infraçõesprevistas no artigo 22.

Artigo 29 – Após a constituição daComissão, o indiciado deverá sernotificado para oferecer defesa e arrolartestemunhas, até 5 (cinco), no máximo.

§ 1º. - Se o autor da infração não forassociado, também deverá ser notificadoo sócio que por ele respondesolidariamente;

§ 2º. - É considerada válida e eficaz anotificação postal, com aviso derecebimento, acompanhada de cópia da

peça referida no artigo 27 e dirigida aoendereço do sócio, constante dosassentamentos da Secretaria daAssociação;

§ 3º. - Não tendo sido efetivada anotificação postal, prevista no § 2º, oindiciado será notificado através daimprensa;

§ 4º - O direito de defesa, que seráamplo, deverá ser exercitado no prazoimprorrogável de 10 (dez) dias, contadosda juntada aos autos do procedimento doaviso de recebimento da notificação postalou da notificação via imprensa.

Artigo 30 – Apresentada defesa, serãodesignados dia e hora para a inquiriçãodas testemunhas, sendo as indicadas napeça referida no artigo 27 ouvidas emprimeiro lugar. Não apresentada a defesa,será nomeado um defensor dativo,procedendo-se, então, da mesma formaconstante na primeira parte deste artigo.

Artigo 31 - Encerrada a inquirição dastestemunhas e concluídas as diligênciaseventualmente requeridas pela defesa ouordenadas pela Comissão, terá estaúltima o prazo de 20 (vinte) dias paraexarar seu parecer, concluindo seja peloarquivamento da sindicância, seja pelaimposição da penalidade adequada, casoem que encaminhará os autos doprocedimento à Diretoria Executiva, nostermos e para os fins do artigo 24.

Artigo 32 - Não poderá fazer parte daComissão de Sindicância parenteconsangüíneo ou afim, em linha reta oucolateral, até o terceiro grau, inclusive,do denunciante ou indiciado.

Artigo 33 - Normas complementaresque forem necessárias para a atuação daComissão de Sindicância serão estabe-lecidas em Regulamento.

TÍTULO III - DA ADMINISTRAÇÃOCAPITULO I - DOS ÓRGÃOS DA ASSOCIAÇÃO

CONTINUA NA PRÓXIMA EDIÇÃO

2ª Reunião2ª Reunião2ª Reunião2ª Reunião2ª ReuniãoOrdináriaOrdináriaOrdináriaOrdináriaOrdináriae Conjuntae Conjuntae Conjuntae Conjuntae Conjunta

27 de27 de27 de27 de27 deFevereiroFevereiroFevereiroFevereiroFevereiro

As reu-niões Con-junta e Ordi-nária doConse lhoDeliberativoforam reali-zadas nodia 27 de fe-vereiro pró-

ximo passado, no Plenário do 3º andar, nasede da AFPESP, com a presença de 58Conselheiros e Diretores.

Inicialmente, cumprindo as normasestatutárias foi realizada a Reunião Con-junta, compondo a Mesa o Presidente daDiretoria Executiva Antonio Tuccilio, Pre-sidente do Conselho Fiscal Wagner DallaCosta, Presidente do ConselhoDeliberativo Antonio Luiz Ribeiro Macha-do, Vice-Presidente Emilio FrançolinJúnior, 1ª. Secretária Dalva Mariuzzo Gui-marães e 2º. Secretário Joaquim deCamargo Lima Júnior.

Aberta a reunião pelo Presidente doConselho Deliberativo, como primeiroitem da pauta, foi dada posse ao Conse-lheiro Tadeu Sérgio Pinto de Carvalho,como membro do Conselho Fiscal, navaga do Conselheiro Pedro IssamuTsuruda, que pediu seu desligamento.

Reunião ConjuntaEm se tratando de Reunião Conjunta o

Presidente Antonio Luiz Ribeiro Macha-do passou a direção dos trabalhos ao Pre-sidente da Diretoria Executiva,AntonioTuccilio. Na pauta do dia, análise e dis-cussão de dois processos: P-548/2002, quetrata da construção da Unidade Recreati-va e de Lazer de Serra Negra e P-191/2002,referente a baixa de bens patrimoniais ob-soletos e inservíveis.

Na discussão do processo relativo aconstrução da Unidade Recreativa e deLazer de Serra Negra o Presidente da Di-retoria Executiva, depois de lidos os pare-ceres do Conselho Fiscal, Comissão deJustiça e Comissão de Economia e Finan-ças, fez uma demonstração pelo sistema“data show” sobre a obra a ser realizada,comparativamente as disponibilidades fi-nanceiras da nossa entidade, acompa-nhando, ano a ano, desde 1998, os resul-tados.

Várias manifestações foram feitas emPlenário, inclusive do Diretor Econômico-Financeiro Antonio Arnosti e do Presiden-te do Conselho Fiscal Wagner Dalla Cos-ta, com apartes dos Conselheiros AlcidesAmaral Salles, Ruy Cardoso de MelloTucunduva, Ricardo Salles Fragoso, An-tonio da Rosa Guimarães, Orbete Noguei-ra Borges e Tohru Takahashi que merece-

Em seqüência, cumprindo formalidaderegimental, informou já ter constituído asComissões para este exercício, dando co-nhecimento das mesmas ao plenário.

Dando prosseguimento a Ordem doDia foi posto em discussão o ProcessoP-598/2003, Planejamento Estratégico Or-çamentário para 2003. que tratou doremanejamento de verba orçamentária paraconstrução da Unidade Recreativa e deLazer de Serra Negra.

Lidos e aprovados os pareceres doConselho Fiscal, Comissão de Justiça eComissão de Economia e Finanças, o Se-nhor Presidente da Diretoria Executiva fezuma explanação sobre as disponibilidadesorçamentárias necessárias para cobrir adespesa.

Posta a matéria em discussão e nãohavendo manifestações contrárias foiaprovada por unanimidade na forma pro-posta.

Nos demais itens da pauta – Indica-ções, Proposições, Assuntos Diversos eAssuntos Associativos -, usaram da pa-lavra os Conselheiros: Arita DamascenoPettená, Edvar Pimenta, OctávioFernandes da Silva Filho, Adherbal SilvaPompeo, Ruy Cardoso de Mello Tu-cunduva, José Antonio Siqueira Lazzarini,Laércio Oliveira de Freitas e Edna Pedrosode Moraes.

ram esclarecimentos do Eng. RogérioRomanek e do Presidente da Diretoria Exe-cutiva Antonio Tuccilio. Encerrados osdebates, foi o processo posto em discus-são, sendo aprovado pela maioria, comvotos contrários do Diretor Econômico Fi-nanceiro Antonio Arnosti e do Conselhei-ro Octávio Fernandes da Silva Filho.

Procedeu-se em seguida ao exame ediscussão do Processo P-191/2002, sobrebaixa de bens inservíveis, o qual devida-mente processado e discutido recebeu doegrégio plenário aprovação unânime.

Em seqüência, deu-se início a 2ª reu-nião ordinária, constando da pauta do diavários itens, consoante normas estatu-tárias.

No item Expediente houve a leitura eaprovação da ata do mês anterior, janeiro,e em seqüência, a Leitura das Correspon-dências Enviadas e Recebidas pelo Con-selho Deliberativo, dando-se conhecimen-to aos Srs. Conselheiros do encaminha-mento das suas indicações e proposições,bem como, do resultado das mesmas.

No item Comunicações – O Presidentedo Conselho Deliberativo prestou uma ho-menagem a dois grandes amigos Conse-lheiros, falecidos: Dr. Ruy Osório de Freitase Ubirajara Mendes, que participavam hámuito tempo do Conselho Deliberativo eeram também antigos sócios.

Conselho DeliberativoPresidente:Antonio Luiz Ribeiro Machado Reunião de fevereiro do Conselho

Page 5: Abril/ 2003 Folha do - afpesp.org.br · Grupo do Conap em Brasília. Da direita p/ esquerda, após a terceira pessoa, a representação da ... Jorge Luiz de Almeida, José Carlos

PáginaAbril/ 2003

AFPESP

Folha do Servidor Público 05

Vacinação da AFPESP contra a gripe

Geralmente encaramos a gripecomo uma doença banal, porém elapode ter efeitos devastadores para asaúde humana. A história da humani-dade registra vários surtos da doença,tendo a cada ano milhões de pessoasque no mundo sofrem com a gripe esuas conseqüências sociais e econô-micas.

A forma mais comum de contami-nação da gripe é pelo ar, o vírus dagripe é altamente contagioso, poden-do causar sérias complicações, sobre-tudo em bebês, idosos e pessoas comdeficiência do sistema imune.

A gripe é uma doença infecciosa emuito contagiosa causada pelo vírusinfluenza que atinge o trato respirató-rio tendo como sintomas mais comuns:temperatura elevada, dores de cabe-ça, indisposição geral etc...; já o res-friado, pode ser causado por vários ti-pos de vírus e bactérias e os sintomasapesar de parecidos são diferentescomo por exemplo: dores de gargan-

ta, obstrução nasal, febre baixa, tosseetc... A gripe pode trazer sérias com-plicações aos diabéticos, e para pes-soas com problemas cardíacos ou pul-monares, e para aqueles que apresen-tam baixa função imunológica, comocrianças e idosos, podendo também tra-zer complicações como a pneumoniapodendo até ser fatal.

A OMS – Organização Mundial daSaúde recomenda a vacinação contraa gripe, e indica quais tipos de vacinadevem ser utilizadas em cada hemis-fério. Desta forma cada região do mun-do tem a vacina adequada para a suapopulação.

A vacinação deve ser feita todosos anos. Tendo em vista que a maiorcirculação do vírus da gripe ocorre nosmeses mais frios, é importante que avacina seja aplicada no período demarço a maio nas regiões Sul, Sudes-te e Centro-Oeste e nos meses queantecedem a temporada de chuvas nasregiões Norte e Nordeste.

Vacinação grátis“Gripe: essa doença pode ser evitada”

O mês de abril foi escolhido pela Associação para realizar a Campanha deVacinação Contra a Gripe, tanto na Capital como em todos os Escritórios eDelegacias Regionais. A vacinação estava prevista nas seguintes datas e lo-cais:

Na Campanha da AFPESP, o dia 12de abril, das 8 às 17 horas, na Sede Soci-al da AFPESP, os associados com maisde 60 anos de idade receberam a doseda vacina contra a gripe gratuitamente.

Cronograma da Campanha

Bauru (9 às 17 h - 07/04); Marília (9 às 17h- 09/04); Santos (9 às 17h-7/04); São Jose Rio Preto (9 às 17h -11/04); Araçatuba (9 às 17h - 10/04);São Carlos (9 às 17h - 10/04); Ribeirão Preto (9 às 17h - 08/04); São Josedos Campos (9 às 17h -10/04); Guarulhos (9 às 17h - 10/04); São Paulo –Sede –(9 às 17h - 07 à 11/04); São Bernardo do Campo (9 às 17h -11/04); Campinas (9 às 17h - 11/04); Piracicaba (9 às 17h - 11/04); Sorocaba(9 às 17h - 11/04); Presidente Prudente (9 às 17h - 07/04); Tatuapé –Escritório ( 9 às 17h - 10/04). Mais informações sobre campanhas, ligue notelefone 11-3188-3130.

Diretoria SocialDiretora: Adelaide Botignon Martins

Atendimento Especial da AFPESPpara sua declarção de IR

A AFPESP está preparando uma grande novidade para seus associa-dos: trata-se do “Quiosque para entrega de IR- Imposto de Renda PessoaFísica”. Este quiosque será instalado na Sede Social, à Rua BettencourtRodrigues, 155 - Centro - São Paulo, 1º andar, de 24 a 30 de abril. Anoteos horários de atendimento: Segunda (8:30 às 11 horas e das 15 às 17horas), Terça (8:30 às 11 horas e das 15 às 17 horas), Quarta (8:30 às 11horas), Quinta (8:30 às 10:30) e Sexta (8:30 às 10:30).

Informe-se mais com Juarez, tel.: 11-3188-3196

Roberto Gomes da Silva, Ribeirão Preto. Considerando que o Senhor in-

formou que conta com 30 anos de exercício e 60 anos de idade e quer se

aposentar neste ano/2003, poderá pleitear a qualquer momento, sua aposenta-

doria por idade com proventos proporcionais ao tempo de serviço, no seu caso

seria aproximadamente de 85% de seus vencimentos mensais.

Tire suas dúvidasResponsável: Romualdo Pegoraro

A Seção “Tire Suas Dúvidas” tem o propósito de esclarecer dúvidas daárea legislativa do servidor público. Escreva para Romualdo Pegoraro,“Seção Tire Suas Dúvidas”, Rua Bettencourt Rodrigues, 155 - 5º andar,Centro, São Paulo, CEP 01071-909

Iamspe: associados reclamamA representante da AFPESP, Walneide Romano, na Comissão Consultiva Mista do

Iamspe informou que está verificando as constantes reclamações de mau atendimentono Hospital do Servidor Público em São Paulo. “Existe o setor ‘Gestão Paciente’, tel.11-5571-4219, sob responsabilidade da Dra. Beatriz que recebe as reclamações. Outrasinformações do IAMSPE ligue: 0800-770 8144”, esclarece Walneide.

A AFPESP, com apoio da CNSP, realizará de 24 a 27 de abril, o 5º Seminário Nacional dosServidores Públicos, na URL do Guarujá. Destacamos neste encontro, a seguintetemática: I - O sistema de seguridade social e os direitos dos servidorespúblicos. 1 - Previdência e assistência social; 2 - Regime Unitário e suas implicações; 3 -Previdência Privada e Previdência Complementar; e 4 - Compensações Previdenciárias.II – A reforma previdenciária e suas implicações. 1 - Direito adquirido eexpectativa de direito; 2 - A cobrança do inativo e a situação dos atuais servidores; 3 - O teto salariale suas repercussões – O PC-9 – Preparatório para medidas mais drásticas; 4 - Compatibilidadeentre os regimes jurídicos dos servidores públicos e dos trabalhadores regidos pela C.L.T.III – O papel do Estado como gestor da previdência. 1 - Relação entrecontribuição e benefício; 2 - Cálculos atuariais e déficit previdenciário; 3 - Fundos de previdênciaprivada e participação do servidor na sua gestão.IV – O papel do servidor na atividade do Estado. 1 - Imagem do servidorperante a sociedade; 2 - A imprensa e os veículos de comunicação; 3 - Atuação das Entidades eliderança das classes dos servidores públicos visando a conscientização da sociedade e da classepolítica para a realidade previdenciária; e 4 - A deterioração do serviço público em razão dareforma previdenciária.

Previdência Social é temado 5º Seminário Nacional

Notícias Gerais

Page 6: Abril/ 2003 Folha do - afpesp.org.br · Grupo do Conap em Brasília. Da direita p/ esquerda, após a terceira pessoa, a representação da ... Jorge Luiz de Almeida, José Carlos

Página Folha do Servidor PúblicoAbril/ 2003

AFPESP

06

AFPESP e entidades do funcionalismo debatem aproposta de reforma da previdência do Governo

Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de São PauloGeraldo Alckmin

Como presidente da AFPESP- Associação dos Funcionários Públicos do Esta-do de São Paulo – entidade que defende e valoriza os servidores públicos do nossoEstado há 71 anos, quero fazer alguns esclarecimentos sobre a Reforma da Previdên-cia.

O funcionalismo público apóia e quer participar democraticamente dos debatese da elaboração de um novo projeto para a Previdência Social.

Somos os primeiros a reconhecer que sem a criação de novas regras a Previdên-cia quebra.

Só não aceitamos as falsas acusações de que foram os “privilégios” dos funcio-nários públicos que quebraram a Previdência. No Estado de São Paulo, os servido-res contribuem com o Instituto de Previdência desde o primeiro salário. Eu, porexemplo, recolho minha contribuição para o IPESP há 36 anos.

Que culpa têm os servidores públicos se, desde o governo Carvalho Pinto,todos os governadores utilizaram o dinheiro do nosso Fundo de Aposentadoriapara outros fins? Quando se debate o déficit do IPESP ninguém lembra desse des-vio de recursos. Por isso queremos cálculos atuariais transparentes para avaliarmosa dimensão real do rombo da Previdência Pública no Estado de São Paulo e qual asua origem.

Criticam a aposentadoria integral do funcionalismo, mas esquecem um pontomuito importante: ao contrário dos trabalhadores da iniciativa privada, os servido-res contribuem sobre a totalidade dos seus salários.

Aceitamos debater um aumento na nossa contribuição se for necessário paragarantir, no futuro, o recebimento desse benefício. Mas rejeitamos que se coloqueem pauta novamente o projeto elaborado no governo Mário Covas que previa con-tribuições de até 23 por cento do salário dos funcionários públicos. Esse projeto jáfoi rejeitado até pelo Supremo Tribunal Federal, que considerou confisco salarialuma contribuição de quase um quarto do nosso pagamento.

A AFPESP tem 202 mil associados que junto com seus familiares somam mais deum milhão de pessoas. Temos representatividade e temos uma longa folha de servi-ços prestados. Não é preciso lembrar ao senhor governador que, em todas as obrase serviços que o Estado presta a população tem as mãos dos funcionários públicos.É essa mão que estendemos ao senhor para participar dos debates da Reforma daPrevidência.

Antonio TuccilioPresidente

Ofício ao Governador para um debatesobre a Reforma da Previdência

Uma luta sem tréguas. É o que es-peram os líderes de várias entidadesdo funcionalismo que nos dias 11 e 12de março estiveram em Brasília. Elesvisitaram os gabinetes dos deputadose senadores para iniciar um diálogo so-bre a reforma da previdência. Apre-sentaram um texto resumido de umgrande estudo sobre a verdade da pre-vidência pública, publicado na revista“Isto É” de 26 de março de 2003.

Entre os objetivos das entidadesestá o bloqueio da aprovação do PL-9/99, que propõe a criação de fundosprevidenciários para os servidores pú-blicos. Nesta “caravana à Brasília”, aAFPESP foi representada pelo presi-dente, Antonio Tuccilio, pela diretoraLizabete Machado Ballesteros e o con-selheiro Ruy Cardoso de MelloTucunduva.

As entidades, um total de 30, reali-zaram uma reunião no Hotel Carlton,para definir as estratégias de trabalhodo grupo em Brasília.

O presidente, Antonio Tuccilio, in-formou que o Ministro RicardoBerzoini aceitou a possibilidade de re-presentantes do Conap participaremde reuniões com os técnicos do Go-verno que estão elaborando a refor-ma da previdência. “Ainda nãoagendamos nenhuma audiência, masestamos esperançosos, com a posiçãode diálogo do Mi-nistro”, disseTuccilio.

Em São Pau-lo, o presidenteda AFPESP, en-viou ofício aoGovernado (leiaa íntegra do do-cumento no boxao lado) solicitan-do uma audiên-

Ações das entidades

As entidades do Conap mantêmreuniões todas às segundas-feiras. Nodia 24 de março, o encontro aconte-ceu na Sede da AFPESP, com a pre-sença do deputado federal e ex-go-vernador, Antonio Fleury Filho(fotoabaixo). Os representantes decidiramcontinuar o trabalho de abordagemdireta aos parlamentares e ainda pe-dir informações sobre a situação atu-al do Ipesp, pleiteando a abertura deuma CPI.

Ruy Tucunduva e Lizabete M. Ballesteros em reunião das entidades , durante caravana à Brasília

cia para esclarecer a situação da re-forma da previdência em âmbito esta-dual.

Ao lado, areunião de 31 demarço, quando oConap definiunovas ações.

Fot

o: C

arlo

s M

arqu

es

Fot

o: S

ite S

inaf

resp

Fot

o: S

itedo

Sin

afre

sp

Presidente da AFPESP, Antonio Tuccilio, falaaos dirigente classistas em Brasília. Flagrante da reunião do Conap em 24 de março,

na Sede da AFPESP.

Ao lado, temos dois momentos da caravana à Brasília,quando os representantes da AFPESP e de outrasentidades do funcionalismo público paulista encontra-ram-se com os deputados federais João Campos deAraújo e Antonio Fleury Filho, respectivamente, nasfotos à esquerda, de cima para baixo.

Page 7: Abril/ 2003 Folha do - afpesp.org.br · Grupo do Conap em Brasília. Da direita p/ esquerda, após a terceira pessoa, a representação da ... Jorge Luiz de Almeida, José Carlos

PáginaAbril/ 2003

AFPESP

Folha do Servidor Público 07

Estância de Lindóia é inaugurada em março

A presidência da AFPESP desde2001 tem investido em melhorias deinfra-estrutura nas URLs da Associ-ação, bem como nos projetos de mo-dernização e de construção de novasopções de lazer para o seus mais de200 mil associados.

A Estância de Lindóia passou poruma verdadeira reforma completa,recebendo acomodações especiais, oschalés, com área de estar, frigobar,mini-fogão, etc.

Em março de 2003, nos dias 14,15e 16, o presidente da AFPESP, Anto-nio Tuccilio, em conjunto com Conse-lheiros e Diretores da Associação,inaugurou os “Chalés de Lindóia”, numtotal de 36 unidades, bem como mais24 unidades de mini-chalés. Nestegrande evento de inauguração desta-camos as presenças: Prefeito da Es-tância Turística de Lindóia, Élcio Fioride Godoy, bem como da participaçãoda Banda da Polícia Militar de Cam-pinas, além das autoridades: Coman-dante da 2ª Companhia de Amparo,Capitão PM de Lindóia, AntonioAugusto Spinieli e Comandante daPM, 1º Sargento da PM Cláudio CésarLopes Duarte

A Estância de Lindóia pode aco-modar até 220 pessoas. O local possi-bilita passeios especiais como a pescana beira do “Rio do Peixe” ou no“Lago de Pesca Esportiva”.

Lindóia ainda dispõe de restauran-te de ótima qualidade para todos oshóspedes. Outro destaque da Estân-cia é o “Salão Jatobá”, um centro de

“Sou associado da AFPESP hámais de 30 anos. É óbvio que numperíodo tão longo passei com ela mo-mentos de desapontamentos, que fo-ram poucos, e, momentos de extre-ma alegria e satisfação. Muitos fatoslevaram-me a acreditar na AFPESP,ao longo destes anos, desde a convi-vência com seus sérios e honestos as-sociados, até a magia dos seus diri-gentes eleitos. Muito fizeram muito,poucos fizeram pouco, alguns, fizeramobras suntuosas, como a URL deGuarujá, obra cara, mas um protótipodo modernismo, oferecendo bem es-tar, beleza e conforto aos seus asso-ciados. Mas..., precisamos sempre dehomens que possam sonhar com coi-sas que nunca foram feitas. E, o Pre-sidente da AFPESP, Antonio Tucciliosonhou em modificar o “camping”.Brilhante e inteligente, quis transfor-mar seu sonho numa realidade dife-rente. Não edificar uma obra suntuo-sa, mas criar algo com a sensibilida-de de um condão mágico, que nave-gasse em águas puras, calmas, nabusca do melhor para a profundezadas almas e dos corações dos seusassociados; não importa, queria reali-zar um sonho, mesmo que profetizas-sem seu fracasso. Chamou o Sr. Re-nato Satriano, um arquiteto inteligen-te que idealizou a Estância. Assimtudo começou! A Estância foiedificada passo a passo, num respei-to absoluto à busca do tão sonhadorecanto encantador. Neste projeto, osidealizadores, criaram os chalés, mai-ores e menores, hoje inaugurados comextremo conforto. Neles temos TV,frigobar, telefone, suítes das mais bemelaboradas para famílias, decoradoscom bom gosto e classe. Os chalésmenores igualmente aparelhadosatendem as necessidades dos associ-ados no mais doce do seu recôndito.A natureza, sábia, colaborou ofere-cendo o solo rico às árvores que en-cantam a Estância, todas complaquetas de reconhecimento, cons-tando os seus nomes científicos, numaexplosão íntima de quem também tem

um nome importante. O salão nobre,o principal ponto de encontro da Es-tância, é um convite ao descanso, aobom bate-papo, à confraternização, eà leitura, pois possui até biblioteca.Anexo a ele uma área ao ar livre pe-dindo para fazer parte do magníficocenário da enorme árvore de jatobá,ali conservada. As áreas de serviço elazer da Estância encantam. Duas pis-cinas amplas oferecem o frescor desuas águas bem tratadas aos associa-dos. Campos de futebol e de bochase avizinham e são ladeados por doislagos criados para júbilo dos pesca-dores amadores. Salas de jogos, deTV, coletivas e de esportes externoscompletam a ânsia do mais exigenteassociado. O restaurante, inteiramen-te, modificado e decorado, oferece umambiente puro, alegre, descontraídopara os que querem paz e tranqüilida-de nas suas refeições que por sinalsão da melhor qualidade, cuidadosa-mente preparadas. A preocupaçãocom o bem-estar do associado levouao projeto de aumentar a segurançada Estância.

Tudo isto meus amigos e associa-dos agradam aos mais severos críti-cos. É um lugar para se sentir feliz,para se viver bem..., Aliás, busca in-cessante do homem nos dias de hoje!

O Sr. Presidente, Antonio Tuccilio,que não conheço pessoalmente, temdemonstrado ser dotado de energia equalidade pouco vulgares, e ratifica-as aplicando-as em cometimentos queredundam em proveito dos associados.Parabéns a toda equipe da AFPESPe, especialmente, o Sr. Renato Satriano.

É fácil rir dos ideais dos homens.É fácil despejar água fria no seu en-tusiasmo. É fácil desencorajar os ou-tros! Apesar disto, continuem realizan-do. Muitas vezes, uma palavra de re-conhecimento ou de agradecimento,ou de apreço, ou de ânimo, tem man-tido um homem de pé!

Parabéns pela Estância de Lindóia,lembrando sempre que os grandes es-píritos têm metas, os outros apenasdesejos”. Dr. Marco Antonio F. Scarparo

“Estância de Lindóia: um produtoresultado de muita competência”

convivência completo, que impressio-na o vistitante através da vitalidade daárvore que deu nome ao local: umjatobá com mais de 100 anos.

Qualidade de Vida

A ONU - Organização Mundialdas Nações Unidas apresentou dadosestatísticos que colocam a Estância deLindóia com o melhor Índice de De-senvolvimento Humano de Municípi-os paulistas do circuito das águas(IDH-M): 0,820. Para chegar aos ín-dices são utilizados indicadores de edu-cação (alfabetização e taxa de matrí-cula), longevidade (esperança de vidaao nascer) e renda (PIB per capita).O índice varia de 0 (nenhum desen-volvimento humano) a 1 (desenvolvi-mento humano total). Todos osindicativos incentivam uma visita, masvale a pena ler o depoimento espontâ-neo do associado Marco A. Scarparo,para percebermos melhor o que é aEstância de Lindóia.

Acima, inauguração do Salão Jatobá, além do presidenteda AFPESP, Antonio Tuccilio e sua esposa Sra. HaydéeZafarani Tuccilio, destacamos os Conselheiros Dalva M.Guimarães e Antonio da Rosa Guimarães e o arquitetoresponsável Renato Satriano e Senhora. Ao lado, àesquerda, as autoridades durante o hasteamento dasbandeiras: da esq. p/ direita, Olavo Lucchesi (Diretor doPatrimônio), Élcio Fiori de Godoy (Prefeito da Estânciade Lindóia), Antonio A. Spinieli (Capitão da PM deLindóia) e Antonio Tuccilio (presidente da AFPESP).

Ao lado, à esquerda,a platéia da solenidade.No detalhe, foto doSalão Jatobá.

Fo

to:

Ad

em

ir P

ere

ira

Fot

os:

Car

los

Mar

ques

Fot

o: C

arlo

s M

arqu

es

Page 8: Abril/ 2003 Folha do - afpesp.org.br · Grupo do Conap em Brasília. Da direita p/ esquerda, após a terceira pessoa, a representação da ... Jorge Luiz de Almeida, José Carlos

Página Folha do Servidor PúblicoAbril/ 2003

AFPESP

08

A Seção “Minha história no serviço público” recebe artigos de servidores públicos quequeiram contar sua experiência no funcionalismo ou algum fato interessante da profissão.Escreva seu texto em até 30 linhas e encaminhe para AFPESP - Seção “Minha História”, aoscuidados de Dr. Antonio Tuccilio, 9º andar. Mande também uma foto 3x4 colorida.

“Minha história no serviço público”De servente à Diretora de Escola

Palestra em homenagemao “Dia das Mães” - 8 de maio

A Delegacia de Guarulhos prepara para o dia 8 de maio uma tarde depalestra, em homenagem às mães, apresentando formas de lidar com o de-senvolvimento harmônico de energias. Informações, diretamente, na Dele-gacia de Guarulhos, telefone: 11-603-4868, com Silvana

Delegacia de Guarulhos

Atividades Esportivas da AFPESP2º Festival de Natação

de GuarapirangaO 2º Festival de Natação de

Guarapiranga, em 22 de fevereiro, reuniucerca de 50 associaodos competidores, noClube de Campo e Náutica deGuarapiranga.

Todas as provas, nas diversas faixasetárias, masculino e feminino, foram reali-

zas no estilo Crawl, em25 metros.Os participantes receberam medalhas daAFPESP. No encerramento do evento, a Diretoria deEsportes realizou uma aula de hidroginástica com todosos associados, alegre e muito divertida. Parabéns aosparticipantes. Fiquem atentos para nossas próximas pro-vas.

2º Festival de Futebol de CampoA famosa “cidade da garoa” já pode

mudar de nome e ser a “cidade do sol”,pois foi em uma manhã de verão, muitoquente, dia 23 de fevereiro, que o 2ºFestival de Futebol de Campo daAFPESP, no Clube de Campo eNáutica de Guarapiranga consagrou oscampeões de 2003, neste que é o

esportepreferidodos brasileiros aos domingos. Mais de 150jogadores, com a participação de 10 equipes,de forma amistosa disputaram cada lance detodas as partidas. O evento, em forma defestival , tem como objetivo incentivar amodalidade, onde cada partida é uma decisão,pois quem vence leva a taça.

A Diretoria da AFPESP agradece aos participantes pela lealdade erespeito mútuo nas partidas.

Dica de Esportes

Você sabe o que é Atividade Física?Atividade física é qualquer movimento do corpo que resulta em um gasto deenergia (calorias). De uma maneira simples, mova-se! Quando você fazuma caminhada vigorosa, joga, patina, limpa a casa, dança, ou sobe umaescada, você está se movendo em direção à saúde.

Excursão do grupo de associados de Araçatubaaté a URL do Guarujá, durante o período de 6 a10 de março. O grupo animado aproveitou as prai-as, curtindo o verão 2003 na URL da AFPESP.

Delegacia deAraçatuba

A Regional da AFPESPde Araçatuba vai realizarem 9 de maio, às 19 ho-ras, a palestra “A impor-tância da Vacinação noAdulto”, com a participa-ção da enfermeira AngelaMaria Viol, responsávelpelo Centro de Vacinaçãode Araçatuba. EntradaFranca.

Mês de agosto de 1969, as coisasem casa estavam difíceis, após doisanos da aposentadoria do meu mari-do, começávamos a sentir o achata-mento do seu salário.

Em 1962 ele havia perdido a mãodireita quando trabalhava de prensistaem uma indústria automobilística doABC. Tínhamos, na ocasião, três fi-lhos: Tereza (10 anos); Paulo (9 anos)e Silvio Luiz (2 anos).

Ele continuou trabalhando na mes-ma indústria até 1967 quando preci-sou aposentar-se por vários outrosmotivos de saúde.

Eu costurava em casa para aju-dar a sustentar a família, naquele tem-po as oficinas pagavam pouco. Li noDiário do Grande ABC que o GinásioEstadual Joaquim Lúcio Cardoso Fi-lho estava precisando de serventes.

No dia seguinte, uma segunda-fei-ra de agosto de 1969 apresentei-meao Diretor da Escola que me entre-vistou e deu-me teste para fazer.

Fui admitida em 10/09/1969 comoServente C.T.P (Contratada à TítuloPrecário). A Escola estava sem fun-cionários de secretaria e fui trabalhan-do dividindo meu tempo entre a lim-peza e a Secretaria. Fui ganhandogosto pelo trabalho e sentindo a ne-cessidade de estudar.

Foi o que fiz, passei a comprarapostilas da Abril Cultural nas ban-cas de jornal, debruçando sobre elastodos as horas livres que tinha em

casa. Em pouco tempo eliminei as dis-ciplinas do 1º grau, prestei concursopara escrituraria e passei.

Ingressei como escrituraria no I. E.Alexandre de Gusmão, onde fiqueiapenas cinco meses, vindo como Se-cretaria de Escola para EEPG CamiloPedutti, designada pelo meu primeirodiretor. Fiquei como secretária de 1972a 1989, tempo em que cursei o 2º grau,fiz Pedagogia e Estudos Sociais.

Paralelamente em 1979 comecei alecionar numa escola particular. Em1984 fui convidada a dirigir essa es-cola.

Em 1988 prestei concurso paraDiretor de Escola no Serviço PúblicoEstadual, ingressei em Suzano/SP, logoos amigos me trouxeram de volta paraSanto André, trabalhei na DRE-6-Sule 2ª Delegacia de Ensino de SantoAndré como Assistente de Planeja-mento, durante dois anos, após os quaisfui convidada a substituir o Supervisorde Ensino e fiquei nesta função porseis anos.

Essa foi minha trajetória no Servi-ço Público Estadual.

Em 2000 aposentei-me como fun-cionária pública, mas continuo comoDiretora do Centro Educacional ETIPem Santo André, onde estou há 25anos.

Jandira da Silva Cintra, SantoAndré - SP.

Page 9: Abril/ 2003 Folha do - afpesp.org.br · Grupo do Conap em Brasília. Da direita p/ esquerda, após a terceira pessoa, a representação da ... Jorge Luiz de Almeida, José Carlos

PáginaAbril/ 2003

AFPESP

Folha do Servidor Público 09Haydée Zaffarani Tuccilio

AFPESP Eventos

URL de Poços de CaldasURL de Caraguatatuba

URL de GuarujáURL de Campos do Jordão*

URL de AreadoURL de SocorroURL de Lindóia

Anote em sua agenda o período de5 a 9 de maio e venha conferir os lindostrabalhos das associadas artesãs, quefazem parte do “Bazar da AFPESPdo Dia das Mães”, na Sede Social daAssociação

A Comissão organizadora, que vemaprimorando as técnicas de exposição,prevê que em 2003 o público serárecorde, em razão da grande procuradas associadas que participam comoexpositoras. As inscrições foram

Bazar do “Dia das Mães”Bazar do “Dia das Mães”Bazar do “Dia das Mães”Bazar do “Dia das Mães”Bazar do “Dia das Mães”realizadas no mês de março, até o dia28, sendo o edital deste eventopublicado na edição anterior destejornal.

A Comissão organizadora sele-cionou 28 expositores, que estãopreparando trabalhos especiais para oevento. Como no ano passado, aAFPESP ficará com 10% sobre asvendas de cada expositor, que serárevertido ao Fundo Social da Entidade.

5 a 9 de maio5 a 9 de maio5 a 9 de maio5 a 9 de maio5 a 9 de maio

9 às 17 horas9 às 17 horas9 às 17 horas9 às 17 horas9 às 17 horas

Sede SocialSede SocialSede SocialSede SocialSede Socialda AFPESPda AFPESPda AFPESPda AFPESPda AFPESP

“ Não seja comoum lago, satisfeito

dentro de seuslimites, mas comoum oceano, procure

abrir-se para umhorizonte infinito”

Pe. Roque Schneider

Eventos temáticos continuam nas URLSEventos temáticos continuam nas URLSEventos temáticos continuam nas URLSEventos temáticos continuam nas URLSEventos temáticos continuam nas URLSO projeto da AFPESP de promo-

ver “Noites Temáticas”, através doSetor de Eventos, nas URLs, para oshóspedes continua sua programação.Lembramos que em maio teremos aNoite Italiana nas URLs de Amparo,Areado, Campos do Jordão, Caragua-tatuba, Guarujá, Poços de Caldas eLindóia.

O mês de junho, como não poderiaser diferente será em homenagem auma das festas mais populares do país:a Festa Junina.O Setor de Eventoslembra aos associados interessados emparticipar da festa que é necessário seinscrever para um dos períodos do mêsde junho, nas URLs indicadas no qua-dro ao lado. Verifique os prazos de ins-crições e sorteios na página 12 destaedição.

Festa Juninada AFPESP

28 de junho

Fazenda deSerra Negra

Junho - São JoãoJunho - São JoãoJunho - São JoãoJunho - São JoãoJunho - São João

*Festa do Pinhão

MENSAGEM

“ N u n c ase tratou tan-to de pazcomo nos úl-timos mesesquando o

mundo foi espectador de uma guerra anun-ciada e agora efetuada no Oriente Médio.Porém, se queremos entender a paz, nãopodemos discuti-la a partir de uma guerra!Ela é uma semente que para crescer preci-sa de condições ambientais favoráveis: ossentimentos de amor, de perdão e defraternidade.

O dicionário do Aurélio define a pazcomo harmonia e ausência de lutas e per-turbações sociais. De fato, paz ultrapassa

a realidade de brigas e deve significar umaharmonia nos três níveis: conosco mes-mo, com os outros, com a natureza e nofim com Deus criador da ordem global.Este tipo de paz é entendido nas palavrasde Jesus que afirmou aos seus discípulos:“deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz,não é à maneira do mundo que eu a dou.Não se perturbe o vosso coração” (Jô14,27). “Ele mandou os discípulos leva-rem a mensagem da paz (Mt 19,13)”.

Na História dos homens a paz semprefoi um sonho difícil de ser realizado. Sem-pre houve guerras porque sempre houvecorações e mentes perturbadas; semprehouve a ganância do poder e da auto-afir-mação, sempre houve prepotência. Toda

nação que se dirige por estes delírios estafadada a criar guerras e a autodestruição.

É triste sentir-se obrigado a sofrer asconseqüências de guerras sem poder fa-zer nada! Mas, será que não podemos fa-zer nada? É claro que quando a paz é feri-da e a guerra deflagrada nada se pode fa-zer a não ser condenar com veemência oderramamento de sangue inocente e a des-truição de etnias e culturas. Porém, o de-sejo de paz é um convite. Nós somos res-ponsáveis por criar o ambiente de paz emnosso coração e no das futuras gerações.Educar-se para a paz e educar os nossosfilhos é uma obrigação que paira sobretodos nós. Por natureza o ser humano échamado a ser construtor, não destruidor.

A tecnologia deve visar o bem-estar detodos e não criar armas destrutivas. Secada um de nós pinga no copo da humani-dade a gota da paz, ela terá paz. Se nãocuidarmos da planta pequena, a árvore davida sofrerá e a sociedade se tornará ma-nipulada por raposas que tiram o sossegoe a harmonia.

Que neste momento histórico queestamos vivenciando sirva de estímulopara todos assumirem a bandeira da pazque deve ser hasteada em nosso coração,em nosso lar e em nossa sociedade. Que odeus da Paz nos inspire caminhos de umapaz duradoura e benéfica”.

PPPPPAZ - UrgenteAZ - UrgenteAZ - UrgenteAZ - UrgenteAZ - Urgente

Pe. Peter Fenech - Vigário Geral da RegiãoCentro da Arquidiosese de São Paulo.

Page 10: Abril/ 2003 Folha do - afpesp.org.br · Grupo do Conap em Brasília. Da direita p/ esquerda, após a terceira pessoa, a representação da ... Jorge Luiz de Almeida, José Carlos

Página Folha do Servidor PúblicoAbril/ 2003

AFPESP

10

Novo convênio

AFPESP TurismoDiretora: Lizabete Machado Ballesteros

Associado: Clayton Lima (foto), dependen-te da associada Edna Rodrigues Lima

“Quero agradecer e parabenizar à Direto-ria da AFPESP pelas melhorias nas URLs. Émuito gratificante se sentir bem, confortável eem ambiente acolhedor notando o esforço dosresponsáveis em melhorar a cada dia.

Foi com prazer e satisfação verificar a ins-talação de telefones nos chalés da URL deCaraguatatuba e as providências que estão sendo tomadas para a substitui-ção dos alambrados de proteção dos muros, visando a segurança dos asso-ciados que se hospedam nesta URL. Parabéns ao administrador, Eli GarciaJunior, e à sua equipe!”.

URL de Caraguatatuba

URLs da AFPESPURLs da AFPESPURLs da AFPESPURLs da AFPESPURLs da AFPESPA nova seção da Folha do Servidor Público “URLs da AFPESP” vem aten-

der a um número significativo de associados que nos escrevem contando asexperiências vividas durante os períodos de hospedagem nas URLs da Associ-ação. Inauguramos neste mês de abril com os depoimentos dos associadosClayton Lima, Casemiro Pinto Tomaz e Doroti de O. Rosa Macedo:

Outras excursões da AFPESP

Caldas Novas-Dia das Mães - 7 a 11 de maio-Dias das Mães em Caldas Novas, 3 noites hospedagem no Hotel Pri-

ve; ½ pensão, City Tour, Seguro e bolsa viagem. Preço por pessoa: 4 parce-las R$ 110,00 em apto duplo

Ubatuba/9 a 11 maio - 2 noites de hospedagem no hotel;½ pensão, guia acompanhante; City Tour – Seguro; e bolsa de

viagem.Preço por pessoa em apto duplo: 5 parcelas R$ 60,00 sócio

Polinésia Turismo agora na AFPESPEMBARQUE NESTA VIAGEM!

Passeio de trem “Maria Fumaça” - 11 de abrilEste programa inclui ida e volta em ônibus de turismo luxo. Guia acompanhanteexclusivo.Passeio de Maria Fumaça no Trecho Campinas/ Tanquinho / Campinas. Visi-ta a fazenda de café Santa Maria. Monitor especializado durante todo o passeio.Almoço na churrascaria Super Grill ( Campinas ). Informações ligue para: (11)3188-3154/55/57/58, Setor de Turismo.

Novo convênio: Pousada Recanto Castelinho, localizada em Tapiratiba (SP) .Tel: (19) 3657-1249. Site: www.pousadarecantocastelinho.hpg.com.br

CONVÊNIOS COM PARQUESHopi Hari, Play Center; Parque da Mônica; Wet’n Wild e Betinho Carreiro. Venda deingressos: 11-3188-3154;55/57/58

ROTEIRO RODOVIÁRIO:

Camboriú com Madre Paulina – Hotel Gunz 5 dias, com1/2 pensão. Saídas: 28/05 ou11 e 25/06. Preço por pessoa em duplo ou triplo 5 x de R$85,00.

Conservatória – Hotel Rochedo três dias com pensão completa. Saída: 20/06. Preçopor pessoa em duplo 5 x de R$67,00.

Caldas Novas 6 dias – Hotel Thermas di Roma com ½ pensão. Saídas: 07/06. Preço porpessoa em duplo 4x de R$119,00.

Petrópolis e Teresópolis 4 dias – Hotel Colonial Inn com ½ pensão. Saída: 29/05 ou26/06. Preço por pessoa em duplo 4 x de R$115,00.

Brotas 3 dias – Pousada do Sol, com pensão completa. Saída: 23 e 30/05 ou 13/06.Preço por pessoa em duplo 4x de R$69,00.

Roteiros Aéreos 8 dias Praias do Nordeste: Porto Seguro; Natal; Fortaleza; Salvador;Maceió e Porto de Galinhas. Roteiros ecológicos aéreos: Bonito, Chapada Diamantina,Pantanal/Chapada dos Guimarães e Fernando de Noronha. Os melhores destinos domundo: Caribe, América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África. Reservas eInformações: (11) 3188- 3154.

RETIRE SEU ROTEIRO PREFERIDO NA AFPESP OU SOLICITE VIA FAX OU E-MAIL ([email protected]). Preços sujeitos a reajustes sem aviso prévio.

Excursão para Amparo- Dia 24/04/03, este programa inclui ida e volta emônibus de turismo, guia acompanhante, almoço, city tour. Informações liguepara: (11) 3188-3154/55/57/58, Setor de Turismo.

Excursão para Caraguatatuba- 01 a 07/06/02. Inclui transporte ida evolta em ônibus especial para turismo, guia acompanhante, café da manhã,almoço, jantar e city tour. Informações ligue para: (11) 3188-3154/55/57/58,Setor de Turismo.

Excursões de Araçatuba para: Guarujá – 12 a 16/04/2003; Campos doJordão – 16 a 20/05/2003; Campos do Jordão – 13 a 18 /06. Informe-se (18)621-5874; (18)-623-5293

Prestigie a recém-inaugurada Estância de Lindóia

Não perca a oportunidadede conhecer os chalés e osmini-chalés da Estância deLindóia, recém inaugurada emmarço de 2003. A URL daAFPESP recebe até 220 pes-soas por período e oferece di-versas opções de lazer.

Do circuito das águas valeressaltar que Lindóia apresen-ta o melhor Índice de Desen-volvimento Humano de Muni-cípios, segundo a ONU. Depoisde Lindóia, Serra Negra apare-ce em seguida e em terceiro lu-gar, está Socorro.

A AFPESP possui UnidadesRecreativas e de Lazer em to-das as cidades acima, que sãoótimas opções de turismo aosservidores públicos. Ao lado,temos alguns detalhes da mara-vilhosa Estância de Lindóia. F

otos

: C

arlo

s M

arqu

es

Page 11: Abril/ 2003 Folha do - afpesp.org.br · Grupo do Conap em Brasília. Da direita p/ esquerda, após a terceira pessoa, a representação da ... Jorge Luiz de Almeida, José Carlos

PáginaAbril/ 2003

AFPESP

Folha do Servidor Público

AAAAAGENDGENDGENDGENDGENDAAAAA

DEC -Diretoria deEducação e Cultura

11-3337-224111-3338-0338

11-3338-0404 11-221-5148

11-3188-311011-3188-3149

CBI

CBI CBI

CBI

Gabinete da Diretora

11

Abril culturalAbril culturalAbril culturalAbril culturalAbril culturalDiretora: Thais Helena Costa

AFPESP DEC

Datas comemorativasdo mês/abril

Negras Memórias, Memórias de Ne-gros. O Imaginário Luso-Afro-Brasilei-ro e a Herança da Escravidão. Exposi-ção que tece crítica ao nosso passadoescravocrata, além de oferecer uma vi-são dos elementos da rica cultura queestá na base da formação do nossopovo. Na Galeria de Arte do Sesi, à Av.Paulista, 1313. De terça a sábado, das10 às 20 horas; domingo, das 10 às 19horas. Até o dia 29 de junho. Entradafranca. Mais informações pelo telefone11-3146-7405.

Guerreiros de Xi’an e os Tesourosda Cidade Proibida. A China e suasdinastias são apresentadas em cerca de450 peças. No Pavilhão da Oca, à Av.Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 2,parque Ibirapuera. De terça a sexta, das9h às 21h; sábado e domingo: das 10hàs 21h. Até o dia 18 de maio. Ingres-sos: R$ 7,00. Mais informações pelotelefone 11-3253-7007.

13/04 – Dia do Hino Nacional Brasileiro

18/04 – Dia Nacional do Livro Infantil /Dia de Monteiro Lobato

19/04 – Dia Nacional do Índio

21/04 – Dia de Tiradentes / Dia daPolícia Civil e Militar

22/04 – Descobrimento do Brasil / Diado Livro/Dia Mundial da Terra

28/04 – Dia da Educação

O mês deabril oferece-nos, como ne-nhum outro, umagrande oportuni-dade para anali-sar os aspectoshistórico, cívicoe cultural do paísem que vivemos.

O nosso asso-ciado Dr. WilliamMoffitt Harris , deCampinas, já ha-via nos sugeridohá algum tempo,mas infelizmentenão pudemos

Nesse mês, apontam-se datas come-morativas que podem servir de base aricas discussões sobre o conceito decidadania. Perpassando pela comemo-ração ao Descobrimento do Brasil eao Hino Nacional, o mês de abril nosconvida à consciência de brasilidade;o Dia de Tiradentes nos remete ao idealhistórico de luta por um bem comum;o Dia do Índio convida-nos à reflexão

da importância cultural indígena na for-mação da nossa identidade; O Dia deMonteiro Lobato remete-nos à opor-tunidade de buscar conhecer melhoresse grande nome da história brasilei-ra que se notabilizou não só por repre-sentar a transformação da nossa lite-ratura infanto-juvenil, mas também porter sido um dos maiores empreende-dores da cultura brasileira.

Universidade aberta à 3ª IdadeUniversidade aberta à 3ª IdadeUniversidade aberta à 3ª IdadeUniversidade aberta à 3ª IdadeUniversidade aberta à 3ª Idadeatendê-lo antes. Por sua iniciativa, re-cebemos prospectos e indicações paraa divulgação da Universidade Abertaà 3ª Idade, projeto da Universidade deSão Paulo, cujo principal objetivo é ode “possibilitar ao idoso aprofundar co-nhecimentos em alguma área de seuinteresse e ao mesmo tempo trocar in-

formações e experiências com os jo-vens”. O projeto oferece uma progra-mação bastante diversa ao público de3ª idade e os interessados podem co-nhecer um pouco mais através de seuendereço, na Internet:

www.usp.br/prc/3idade

AgendaAgendaAgendaAgendaAgendaPROJETPROJETPROJETPROJETPROJETO SP 450 ANOSO SP 450 ANOSO SP 450 ANOSO SP 450 ANOSO SP 450 ANOSSão PSão PSão PSão PSão Paulo de muitas históriasaulo de muitas históriasaulo de muitas históriasaulo de muitas históriasaulo de muitas históriasDECDECDECDECDEC RecomendaRecomendaRecomendaRecomendaRecomenda

Programa de formação de educadores

Atente para os workshops de abril e início de maio do programa de for-mação de educadores: dia 24 – “A Sabedoria Socrática” (filosofia para edu-cadores), com o Professor Antonio César Leme, das 14 às 17 horas; dia 9de maio, “A Questão do Desejo na Redimensão dos Limites da Prática Pe-dagógica”, com o Professor Hosaná Dantas, das 14 às 17 horas. Mais infor-mações, ligue 11- 3188-3149.

Oficinas em Guarulhos

Participe das aulas de artesanato no Escritório de Guarulhos. No dia 22/04, oficina de “Cartões Artesanais com Folhas e Flores Secas”; em 23/04,“Produção de Utilitário com Concreto Celular”; no dia 24/04, oficina de“Cestaria com Folha de Bananeira”; no dia 25/04, “Origami Modular” e em28/04, “Mosaico com E.V.A.”. Todas as oficinas terão três horas de dura-ção, das 14 às 17 horas. Mais informações e inscrições, ligue: 11- 603-4868.

Massagem energética - Guarulhos

O curso de Massagem Energética já teve início no Escritório de Guarulhos,mas ainda é possível participar. Informe-se pelo telefone 603-4868.

Unidade Leste

Atenção associados da Zona Leste! Informem-se sobre inscrições paraos cursos de Massagem Energética, Ballet Clássico, Jazz e Dança de Salão.Ligue DEC – 11- 3188-3117.

Atenção Associados de todo o Esta-do. Não haverá obstáculos para os inte-ressados à inscrição aos circuitos cultu-rais em que se baseará o Concurso de Re-dação em comemoração aos 450 anos deSão Paulo. A DEC orientará as Delegaci-as e Escritórios Regionais para mais in-formações. Participe!

Cronograma dosCronograma dosCronograma dosCronograma dosCronograma dos circuitos culturais circuitos culturais circuitos culturais circuitos culturais circuitos culturais

Os Circuitos estarão acontecendo nosdias 12 e 26 de abril; 10 e 24 de maio; e 14e 28 de junho, das 9 às 13 horas. LigueDEC.

A DEC ESTÁ MUDANDOA partir deste mês a DEC estarámudando, com a sua equipe integral,para o Prédio da Rua Formosa, 367– 16º andar. Lá, as instalações serãoreformadas para oferecer um espa-ço agradável e com uma programa-ção diversificada de atividades.Acompanhe!

ATENÇÃO ASSOCIADOS DE CAMPINAS E REGIÃOA DEC lembra aos associados de Campinas e região que, de 16

de abr i l a 14 de maio, estará apresentando a expressiva obra d o a r t i s t a M a r c e l o S e n n a , e m e x p o s i ç ã o c o m o a p o i o d a Academia Campinense de Letras, na sede desta. O coquetel de i n a u g u r a ç ã o s e r á m a r c a d o c o m e v e n t o l í t e r o - m u s i c a l à s 19h30min do dia 15 de abri l . A entrada é gratui ta. Procure o seu convite na Regional. Informe-se pelo telefone (19) 3242-9399 sobre horários de visitação e participe!

Page 12: Abril/ 2003 Folha do - afpesp.org.br · Grupo do Conap em Brasília. Da direita p/ esquerda, após a terceira pessoa, a representação da ... Jorge Luiz de Almeida, José Carlos

Página Folha do Servidor PúblicoAbril/ 2003

AFPESP

Junho: anote as datas dos sorteios

URL Guarujá

12Diretor: Claudiney Del Buono

AFPESP URLs

End.: Hotel de Bocaina Km1daRod.Amparo-Monte Alegre do Sul

End.: Rua Bento Cerqueira César,150Vila Capivari

End.: Hotel da PompéiaKm 1 da Rodovia Socorro Lindóia

Hotel Lancaster - End.: Rua Junqueiras, 196 End.: Km 18 da Estrada - Socorro-Lindóia

End.: Av. Marechal Rondon, 643 Praia das Astúrias

End.: Rua Quatro, nº 50 - Jardim dosSindicatos Bairro do Porto Novo

End.: Sítio Paivas, S/N -BaguariCaixa Postal nº 52

JUNHO/2003Períodos

Período de InscriçãoCapital e interior

Data do sorteioCapital e interior

01 a 0607 a 1213 a 1819 a 2223 a 30

01/04/2003 a

24/04/200305/05

URL Caraguatatuba

URL Amparo URL Areado

URL Campos do Jordão

URL Socorro

URL Poços de Caldas Estância de Lindóia

JUNHO/2003Períodos

Período de InscriçãoCapital e interior

Data do sorteioCapital e interior

01 a 0607 a 1213 a 1819 a 2223 a 30

01/04/2003 a

24/04/200305/05

JUNHO/2003Períodos

Período de InscriçãoCapital e interior

Data do sorteioCapital e interior

01 a 0607 a 1213 a 1819 a 2223 a 30

01/04/2003 a

25/04/200306/05

JUNHO/2003Períodos

Período de InscriçãoCapital e interior

Data do sorteioCapital e interior

01 a 0607 a 1213 a 1819 a 2223 a 30

01/04/2003 a

25/04/200306/05

JUNHO/2003Períodos

Período de InscriçãoCapital e interior

Data do sorteioCapital e interior

01 a 0607 a 1213 a 1819 a 2223 a 30

01/04/2003 a

28/04/200307/05

JUNHO/2003Períodos

Período de InscriçãoCapital e interior

Data do sorteioCapital e interior

01 a 0607 a 1213 a 1819 a 2223 a 30

01/04/2003 a

25/04/200306/05

JUNHO/2003Períodos

Período de InscriçãoCapital e interior

Data do sorteioCapital e interior

01 a 0607 a 1213 a 1819 a 2223 a 30

01/04/2003 a

28/04/200307/05

JUNHO/2003Períodos

Período de InscriçãoCapital e interior

Data do sorteioCapital e interior

01 a 0607 a 1213 a 1819 a 2223 a 30

01/04/2003 a

28/04/200307/05

Guarujá – em estudos modernização do Sistema de Telefonia;Areado – Os apartamentos dessa Unidade Recreativa já contam comaparelhos de TV e Frigobar, propiciando aos associados melhorescondições de hospedagem.

Melhorias nas URLS

O associado interessado em inscrever-se no sorteio para utilização devaga na Estância de Lindóia, deverá, obrigatoriamente, optar no momen-to do pedido o tipo de acomodação desejada, chalé ou mini chalé.

LembreteEstância de Lindóia