abreu e lima o alvo dos protestos foi o prefeito …...2013/12/03  · editor geral: jailton lima -...

16
m m 1 O diretor executivo da Usina São José, Frederi- co Vilaça, participou, no último dia 05 de novem- bro, da cerimônia de pre- miação da 2ª edição do Reflorestart Vai à Esco- la: Cultivando Atitudes Ecológicas na Semana da Árvore. A cerimônia ocorreu na Associação Recreativa São José, que contou com a presença de várias autoridades, en- tre elas estudantes fina- listas (20% do total dos participantes do concur- so de redação); gestores e professores de escolas; secretários de educação dos três municípios vi- zinhos; prefeito de Iga- rassu, Mário Ricardo; 1ª dama de Araçoiaba, Dona Lurdinha, o secre- tário de Meio Ambiente de Igarassu, Roberto Si- queira. página A7 A cúpula do PSB quer a candidatura a depu- tado estadual de Fábio Gadelha. Ele recebeu o sinal verde do Palácio das Pricesas. página A3 A VERDADE QUE SE LÊ Ano 14 n.º 182 Usina São José realiza premiação da 2ª edição do Reflorestart/2013 IGARASSU GANHARÁ SHOPPING CENTER ABREU E LIMA O alvo dos protestos foi o prefeito Marcos José que foi taxado de ausente e incompetente MEIO AMBIENTE A 2ª edição do Reflorestart tem como objetivo promover a educação ambiental POLÍTICA Nena Cabral é candidato a deputado estadual no PTB página B1 Grupo Petrópolis investirá em Itapissuma página B5 Professores de Itamaracá recebem Notebooks página B3 Justiça cassa mandato de Joamy Alves. página A7 PSB apoia Fábio Gadelha CADERNO A página B4 Protesto provoca tumulto e grande caos na região Norte PREMIAÇÃO Frederico Vilaça e o prefeito Mário Ricardo (ao centro) entregam premiação aos alunos vencedores MANIFESTAÇÃO Os feirantes cobraram ações concretas em frente à sede da Prefeitura Municipal de Abreu e Lima O caos instaurou-se na cidade de Abreu e Lima, no último dia 20 de novembro, quando um grupo de cerca de 100 fei- rantes, que amargam pre- juízos na comercialização de seus produtos desde o início do funcionamento da nova feira livre. O pro- testo foi em frente à sede da Prefeitura de Abreu e Lima e os manifestan- tes bloquearam as duas rodovias da BR-101, que cortam o centro da cida- de. O engarrafamento durou cerca de cinco ho- ras, provocando a forma- ção de uma fila quilomé- trica de veículos nos dois sentidos. O grupo dos feiran- tes conseguiu chamar a atenção da socieda- de, denunciando o des- caso do prefeito Marcos José e de sua adminis- tração com a causa dos feirantes. página B1 Foto: Ed Cabral 30 DE NOVEMBRO A 05 DE DEZEMBRO DE 2013 Foto: Márcio André/FM

Upload: others

Post on 24-May-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: abrEu E LIma O alvo dos protestos foi o prefeito …...2013/12/03  · Editor geral: Jailton Lima - jailtonlima43@gmail.com jornalfolhametropolitana@r7.com Fale conosco: 81 3541.0501

Editor geral: Jailton Lima - [email protected]@r7.com

Fale conosco: 81 3541.0501

O diretor executivo da Usina São José, Frederi-co Vilaça, participou, no último dia 05 de novem-bro, da cerimônia de pre-miação da 2ª edição do Reflorestart Vai à Esco-la: Cultivando Atitudes Ecológicas na Semana da Árvore. A cerimônia ocorreu na Associação Recreativa São José, que contou com a presença de várias autoridades, en-tre elas estudantes fina-listas (20% do total dos participantes do concur-so de redação); gestores e professores de escolas; secretários de educação dos três municípios vi-zinhos; prefeito de Iga-rassu, Mário Ricardo; 1ª dama de Araçoiaba, Dona Lurdinha, o secre-tário de Meio Ambiente de Igarassu, Roberto Si-queira.

página A7

A cúpula do PSB quer a candidatura a depu-tado estadual de Fábio Gadelha. Ele recebeu o sinal verde do Palácio das Pricesas.

página A3

A VERDADE QUE SE LÊAno 14 n.º 182

Usina São José realiza premiação da 2ª edição do Reflorestart/2013

Igarassu gAnhArá shopping center abrEu E LIma O alvo dos protestos foi o prefeito Marcos José que foi taxado de ausente e incompetente

mEIo ambIEntE A 2ª edição do Reflorestart tem como objetivo promover a educação ambiental

poLítIca

Nena Cabral é candidato a deputado estadual no PTB

página B1

Grupo Petrópolis investirá em Itapissuma página B5

Professores de Itamaracá recebem Notebooks página B3

Justiça cassa mandato de Joamy Alves. página A7

PSB apoia Fábio Gadelha

cadErno a

página B4

Protesto provoca tumulto e grande caos na região Norte

prEmIação Frederico Vilaça e o prefeito Mário Ricardo (ao centro) entregam premiação aos alunos vencedores

manIfEstação Os feirantes cobraram ações concretas em frente à sede da Prefeitura Municipal de Abreu e Lima

O caos instaurou-se na cidade de Abreu

e Lima, no último dia 20 de novembro, quando um grupo de cerca de 100 fei-rantes, que amargam pre-juízos na comercialização de seus produtos desde o início do funcionamento da nova feira livre. O pro-testo foi em frente à sede da Prefeitura de Abreu e Lima e os manifestan-tes bloquearam as duas rodovias da BR-101, que cortam o centro da cida-de. O engarrafamento durou cerca de cinco ho-ras, provocando a forma-ção de uma fila quilomé-trica de veículos nos dois sentidos.

O grupo dos feiran-tes conseguiu chamar a atenção da socieda-de, denunciando o des-caso do prefeito Marcos José e de sua adminis-tração com a causa dos feirantes.

página B1

Foto: Ed Cabral

30 DE novEmbro A 05 DE DEzEmbro DE 2013

Foto: Márcio André/FM

Page 2: abrEu E LIma O alvo dos protestos foi o prefeito …...2013/12/03  · Editor geral: Jailton Lima - jailtonlima43@gmail.com jornalfolhametropolitana@r7.com Fale conosco: 81 3541.0501

a2

Editor geral: Jailton Lima - [email protected]@r7.com

Fale conosco: 81 3541.0501

www.folhametropolitana.com.br

folha metropolitana | 30 de novembro a 05 de dezembro de 2013

corruptos... fInaLmEntE

“Ali babá e os Quarenta Ladrões” estão na prisão, após serem julgados e condenados pela Suprema Corte Federal. Esta metáfora empregada no início deste parágrafo refere-se a todos os envolvidos no escândalo maldito do esquema milionário do Men-salão do Partido dos Trabalhadores, encabeçado pelo cérebro e líder do Mensalão, o ex-ministro da Casa Civil, o intocável José Dirceu.

A condenação e a respectiva prisão dos acusados do Mensalão do PT, partido da presidente Dilma Rousseff, trouxeram uma sensação de alívio ao ci-dadão brasileiro, no que diz respeito à impunida-de no campo da Justiça, principalmente aos vários crimes de colarinho branco, que raramente era pu-nido, ou seja, sempre deixava o homem de bem, o cidadão que cumpre seus deveres e obrigações, de-sacreditado com a Justiça.

A prisão de 12 integrantes da quadrilha do Men-salão, ocorrida no último dia 15 de novembro, entra para os anais da história republicana democrática deste país. Finalmente, os chamados políticos po-derosos, os empresários ricos e funcionários do alto escalão do serviço público vão cumprir suas penas na prisão, atrás das grades, pagando pelos seus er-ros e desmando com o dinheiro sagrado da nação.

Uma lição que podemos extrair da prisão dos mensaleiros é que a prática do crime não compen-sa, pelo menos para alguns, e o que está em oculto, um dia vem à tona. O Supremo Tribunal Federal mandou um duro recado aos corruptos que ainda continuam lesando e destruindo o Patrimônio Pú-blico.

reDAÇÃo

Política

Foto: Divulgação

O que é aneurisma cerebral?

por heitor scalambrini costa - Professor da UFPE e Coordenador Geral do Fórum Suape Espaço Sócio Ambiental

A tolerância dos Pode-res constituídos em

Pernambuco em relação às injustiças sociais e ambientais praticadas no entorno do Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS) tem agra-vado as tensões naquele território, tornando-o uma verdadeira “panela de pressão” social e am-biental.

Onde hoje se localiza o CIPS – com mais de 130 fábricas espalhadas em um território de 13,5 mil ha – havia 27 engenhos com mais de 15 mil famí-lias (na maior parte, de agricultores e pescado-res). E o que se consta-ta é que aquela popula-ção (bem mais reduzida atualmente), invisível aos olhos da sociedade e fraca enquanto grupo social de expressão so-freu, e continua sofren-do a maior e a mais tru-culenta opressão já vista para abandonar os seus sítios, as suas residên-cias, abandonar, enfim, o seu modo de vida – um direito assegurado pela Lei e pelos costumes.

Para tanto, a empre-sa Suape militarizou a sua Diretoria de Gestão Fundiária e Patrimônio, ocupada atualmente por ex-policiais civis e militares. Nada contra estes cidadãos que já trabalharam em órgãos de segurança do Estado. Todavia a indignação é

CoNFlIToSSoCIoamBIeNTaIS em SuaPe

contra o “modus operan-di” que empregam na re-lação com os moradores nativos. Na delegacia de Polícia do Cabo de San-to Agostinho repousam inúmeros Boletins de Ocorrência contra o que se chama na região de “milícia de Suape”.

As vítimas, além das agressões físicas e psi-cológicas, têm seus bens destruídos sem motivo e veem atacadas a sua

paz e segurança, direitos sagrados da cidadania. Mesmos os não vitima-dos diretamente sofrem a interferência. Todos são prejudicados, geran-do assim um clima de re-volta, de tensão, pânico e descrédito em relação às autoridades estabele-cidas.

O Fórum Suape Es-paço Socioambiental (www.forumsuape.ning.com), que congrega enti-dades da sociedade civil e pessoas físicas, tem como objetivo fortalecer

a posição da sociedade civil na defesa da justi-ça e dos direitos das co-munidades tradicionais – a partir de processos consensuados e pacífi-cos. Sua ação está dire-cionada à luta por mais justiça e em defesa do meio ambiente, incitan-do as pessoas de boa fé a se mobilizarem, além da denúncia das ações violentas e das agres-sões ambientais; como

a ocorrida no Engenho Mercês, que foi, inclusi-ve, objeto de reportagem em Programa Policial da TV Clube (11/10/2013). Recentemente, o Fórum protocolou representação contra a empresa Suape junto ao Promotor de Cidadania e ao de Meio Ambiente, e a denunciou às Comissões de Direitos Humanos e de Meio Am-biente da Ordem dos Ad-vogados do Brasil – sec-ção Pernambuco, para que intercedam e a justi-ça seja cumprida naque-

le território fora da lei.O que está em jogo em

Pernambuco é o Estado de Direito, é o cumpri-mento da lei. E isto re-quer uma ação efetiva desses órgãos contra as arbitrariedades e injus-tiças socioambientais que estão sendo pratica-das pela empresa Suape, o que, sem dúvida, acaba respingando na imagem de todas as empresas ali instaladas.

Nossa Lei tem dis-ponibilidade razoável de meios para conter o abuso, apesar de isso ser ainda insuficien-te. Há necessidade de, também, se recompor os direitos individuais e coletivos atingidos, e as-sim dar eficácia às ações em defesa dos direitos, em especial, de parce-las menos favorecidas da população. É preciso ir às fontes do mal, que neste caso são o desres-peito à pessoa humana e a seus direitos básicos, e o caráter predatório da ocupação da terra, com a destruição de seus ecos-sistemas.

Exigimos que o Poder Público não se omita – intervenha e aplique a lei. Vale mencionar o que foi dito pelo humanista e defensor dos direitos ci-vis Martin Luther King: “A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar”.

“exigimos que o poder público não se omita – intervenha e aplique a lei. Vale mencionar o que foi dito pelo humanista e defensor dos direitos civis Martin Luther King: “A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar”.

EdItorIaL artIgo

cartas do LEItor

Opinião

A iMportânciA Do cAju

Estamos chegando à época do caju, fruto do cajueiro bastante consumido pelos brasileiros. Entretanto, o fruto é apenas a castanha, a parte comestível vendida como fruta é o seu pedúnculo floral, esse é carnoso, amarelo, rosado ou vermelho, suculento e comestível, que se destaca pelo alto valor nutritivo, possuindo um grande teor de vitamina C, além de cálcio, fósforo, vi-tamina A, complexo B, potássio e ferro, fortalecendo assim o sistema imunológico e combatendo o estresse. O caju tem ainda um efeito diurético e depurativo, ou seja, purifica o corpo humano de toxinas e resíduos. Já a castanha de caju aumenta os níveis de HDL, o bom colesterol, protegendo o coração e proporcionando vi-das mais longas e sadias, também possui proteínas ricas em aminoácidos essenciais. Vamos aproveitar o período da safra e saborear esta deliciosa riqueza da flora brasileira.

saúdE

Um aneurisma é uma área fraca na parede de um vaso sanguíneo que faz com que o vaso sanguíneo forme uma protuberância ou inche. Quando o aneurisma ocorre em um vaso san-guíneo do cérebro, ele é denominado de aneuris-ma cerebral.

Causas Os aneurismas no cé-

rebro surgem quando há uma região enfraquecida na parede de um vaso sanguíneo. Um aneuris-ma pode estar presen-te desde o nascimento (congênito) ou pode se desenvolver mais tar-

de, como depois que um vaso sanguíneo é lesio-nado. Existem vários tipos diferentes de aneu-rismas. Um aneurisma sacular pode variar no tamanho, podendo ter desde alguns milímetros até um centímetro. Os aneurismas saculares gigantes podem ter mais de dois centímetros. Eles são mais comuns em adultos. Os aneurismas saculares múltiplos são herdados com mais fre-quência do que os outros tipos de aneurismas.

Outros tipos de aneu-rismas cerebrais con-sistem no alargamento de um vaso sanguíneo

inteiro; ou ainda podem parecer como um “balão” na parte externa de um vaso sanguíneo. Tais aneurismas podem ocor-rer em qualquer vaso sanguíneo que alimente o cérebro. Arterioescle-rose, traumas e infec-ções, que podem lesionar a parede do vaso, podem causar esses aneurismas cerebrais.

Cerca de 5% da popu-lação têm algum tipo de aneurisma cerebral, mas apenas um pequeno nú-mero desses aneurismas causam sintomas ou rupturas. Os fatores de risco incluem histórico familiar de aneurismas cerebrais e certos pro-blemas médicos, como doença renal policística, coartação aórtica e pres-são alta.

Sintomas Uma pessoa pode

ter um aneurisma ce-rebral sem apresentar sintomas. Esse tipo de aneurisma pode ser en-

contrado quando uma ressonância magnética ou uma tomografia com-putadorizada são feitas por outro motivo. Um aneurisma cerebral pode começar a “vazar” uma pequena quantidade de sangue. Isso talvez cause uma dor de cabeça forte que o paciente pode des-crever como “a pior dor de cabeça da minha vida”. Outra frase para descre-ver o aneurisma é uma dor de cabeça sentinela. Isso significa que a dor de cabeça pode ser um sinal de aviso de uma ruptura dias ou semanas depois de a dor de cabeça apare-cer pela primeira vez.

Os sintomas também podem ocorrer se o aneu-risma empurrar estrutu-ras próximas no cérebro ou se romper (ruptura) e causar sangramento no cérebro. Os sintomas dependem da localiza-ção do aneurisma, se ele se rompeu e da parte do cérebro que está sendo comprimida.

Page 3: abrEu E LIma O alvo dos protestos foi o prefeito …...2013/12/03  · Editor geral: Jailton Lima - jailtonlima43@gmail.com jornalfolhametropolitana@r7.com Fale conosco: 81 3541.0501

a3folha metropolitana | 30 de novembro a 05 de dezembro de 2013

apoIo dE pEso Fábio ao lado de Fernando Bezerra e Júnior Matuto, em Caruaru

dIas mELhorEs Cal Volia acredita no crescimento das pessoas

editor geral: jailton Lima - [email protected]@r7.com

Fale conosco: 81 3541.0501www.folhametropolitana.com

Política

O Presidente Munici-pal do PSB de Abreu

e Lima, Fábio Gadelha, deve ser candidato a de-putado estadual com o apoio amplo da cúpula estadual do partido. Aos 40 anos de idade, Fábio Gadelha é tido como um político maduro e expe-riente e, ao mesmo tem-po, representa renovação

Multimídiajailton Lima

[email protected] Gadelha CaNdIdaTo a dePuTado eSTadual

e vanguarda. Por sete vezes exerceu a função de Coordenador Geral em campanhas na cidade de Abreu e Lima, por oito anos assumiu a Secretá-ria de Finanças e Plane-jamento, e por cinco anos e sete meses acumulou ainda a Secretaria de Ad-ministração da Prefeitura de Abreu e Lima. Creden-

ciais mais que suficientes para pleitear uma vaga na Assembléia Legislati-va de Pernambuco. Fábio Gadelha tem o apoio de várias lideranças locais e de outras cidades, onde o PSB tem suas forças políticas. O Palácio das Princesas é simpático a sua candidatura a depu-tado estadual. Para tan-

Foto: Divulgação

Foto: Arquivo /FM

ELEIção Fábio recebeu sinal verde da cúpula do partido para candidatura

ItapIssuma

Foi assim que os ma-nifestantes, que par-ticiparam do protesto dos feirantes, chama-ram o prefeito Marcos José. Aos gritos, eles reivindicam do prefeito uma postura de chefe do Executivo Munici-pal, que deixasse de ser

Após um ano de mui-to trabalho legislativo, o presidente da Câmara Municipal, vereador José de Irma Teca, resolveu antecipar as férias dos vereadores desde o dia 20

O líder da oposição na Câmara Municipal, o vereador Paulo Uchôa (PDT), ameaçou abrir uma CPI contra a ad-ministração do prefei-to Mário Ricardo. Ele

Há um gestor do go-verno do prefeito Mário Ricardo que está dando o que falar. Esses são os comentários que estão vazando. Por sua pasta passa muito dinheiro. Há comentários contun-

Cal comemora investimentos

Fontes palacianas con-firmaram o interesse do governador Eduardo Campos (PSB) na can-didatura de Fábio Gade-lha, presidente do Dire-tório Municipal.

Ainda segundo as fon-tes, o governador deixou esta missão ao cargo de um prefeito de um mu-nicípio do Litoral Norte. O sinal está verde para Fábio Gadelha.

sinal verde para fábio

matuto é porta-vozO prefeito de Pau-

lista, Júnior Matuto, anunciou durante o Dia da Consciência Evangé-lica, ocorrido no dia 31

de outubro, na praça central, a pré-candida-tura de Fernando Be-zerra (PSB) ao Governo do Estado.

Incompetência tem nome

férias antecipadas em Itapissuma

cpI em Igarassu

cuidado mário ricardo!

manipulado por outras pessoas. A situação do pastor Marcos está cada vez mais se agravando. Esta bomba pode ex-plodir, é muita pressão na cabeça do prefeito. Fala-se, nos bastidores, na possibilidade de re-núncia do cargo.

de novembro. Na gestão da ex-presidente Izolda Pereira, os períodos legis-lativos eram respeitados. Mas os reinos mudam e as leis também. O povo está de olho, presidente.

disse que está juntando as provas documentais, para entrar com proces-so no Ministério Públi-co de Igarassu. Vamos ver até onde vão essas ameaças.

dentes sobre sua atua-ção. A oposição já está de olho nele, e esperando colher as devidas provas. Abra o olho Mário Ricar-do. Se vir à tona, pode respingar na sua admi-nistração.

Com o pleno funcio-namento da unidade

da cervejaria da Itai-pava, que pertence ao

to, tem participado de encontros políticos com figuras como o prefeito de Paulista Júnior Matuto, o ex-ministro da Integra-ção Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), entre outras lideranças estaduais.

Algumas fontes que fa-laram à Folha Metropoli-tana disseram que o pre-sidente Municipal do PSB teria todo interesse de er-guer um palanque para o candidato a governador de Eduardo Campos, de quem é aliado histórico. Foi dito também que a cidade de Abreu e Lima nunca conseguiu eleger um filho da terra e que a hora seria essa. Procura-do pela nossa reportagem, Fábio desconversou. “Te-nho recebido importantes apoios de inúmeras lide-ranças políticas, princi-palmente do meu partido. Mas ainda há muito o que construir.”, comentou.

Grupo Petrópolis, o prefeito do município de Itapissuma, Cal Vo-lia (PSDB), está bas-tante otimista com os futuros investimentos, que vão gerar centenas de postos de emprego, como também o au-mento substancial da receita do município.

Cal Volia está im-plantando políticas de qualificação profissional para os jovens estudan-

artIgo

tes da rede municipal de ensino, com a finalidade de oferecer cursos de capacitação nas áreas inerentes às exigências das duas grandes cerve-jarias: Ambev e Itaipa-va. “O desenvolvimento está chegando e não po-demos perder a oportu-nidade de dá emprego a nossa gente. Firmamos parcerias com o Senac e Senai”, comentou o pre-feito de Itapissuma.

CúPula do Pula do P PSB quePSB quePSB R FáR FáR BI FáBI Fá o

Page 4: abrEu E LIma O alvo dos protestos foi o prefeito …...2013/12/03  · Editor geral: Jailton Lima - jailtonlima43@gmail.com jornalfolhametropolitana@r7.com Fale conosco: 81 3541.0501

a4 folha metropolitana | 30 de novembro a 05 de dezembro de 2013

editor geral: jailton Lima - [email protected]@r7.com

Fale conosco: 81 3541.0501

www.folhametropolitana.com.br

Política

O deputado Severino Ninho (PSB-PE.) e

Arnaldo Jordy (PPS-PA), integrantes da Comissão Parlamentar de Inquéri-to que investiga o tráfico de pessoas da Câmara Federal passaram cinco dias nos Estados Unidos (18 a 22 de novembro, onde cumpriram agen-da oficial, com reuniões com representantes do governo norte-america-no e ONGs que fazem o enfrentamento ao tráfico humano.

Em Milwakee, prin-cipal cidade do Estado de Winsconsin, os par-lamentares ouviram depoimento de Marcel Lee Paul, que no Brasil se chamava Marcelo, e que teria sido traficado para os EUA há cerca de 28 anos, em São Paulo, junto com sua irmã Ra-quel. Marcelo, hoje com 35 anos, afirmou à comi-tiva sua certeza de que foi uma vítima de uma quadrilha, detalhando com clareza como acon-teceram os fatos, após se perder com a irmã, de-pois que saiu de casa, em Cajamar - cidade próxi-ma a Jundiaí/SP -, para tentar chegar à casa de seu pai, em uma cidade vizinha. Hoje casado, e tendo reencontrado sua família brasileira atra-vés da Internet, Marcelo que é deficiente auditivo, afirmou aos deputados

sua vontade de voltar a morar no Brasil.

“Foi um depoimen-to fundamental para o indiciamento da ONG Limiar, intermediadora das adoções dele e da irmã, porque ele diz ter presenciado a troca de dinheiro entre pessoas que o levaram para o exterior. Ele (Marcel) se considera uma vítima do tráfico humano”, disse Ninho.

As investigações deste caso envolvem a ONG Li-miar, com sede nos EUA e com filial na capital paulista, mas com atu-ações também em Curi-tiba/PR, e que podem desvendar uma rede de adoções ilegais que te-ria enviado para fora do país, mais de mil e se-

prEstígIo O deputado Severino Ninho tem participado de importantes missões da Câmara dos Deputados FederaisFoto: Arquivo/FM

coopEração Ninho disse que contato com as entidades americanas são positivas

tecentas crianças, com possível envolvimento de autoridades, inclusi-ve da justiça.

Washington

Na capital america-na, Washington, os par-lamentares brasileiros participaram de reuniões com autoridades do De-partamento de Seguran-ça Interna (Department of Homeland Security – DHS), dentre os quais agentes federais e de in-teligência, responsáveis pelo combate e enfrenta-mento e do Departamen-to de Saúde, que fazem o atendimento de vítimas das quadrilhas que ne-gociam humanos, prin-cipalmente mulheres e crianças.

Os parlamentares es-

brasíLIa

NINho vaI aoS eua em mISSão da CPI do TRáFICo de PeSSoaS

tiveram reunidos com diretores da Organiza-ção Não Governamental The Human Prosecution Unit - Divisão de Direi-tos Civis dentro do De-partamento Criminal que unifica as ações e ex-periência de alguns dos principais promotores contra o tráfico humano dos Estados Unidos, in-clusive no apoio às viti-mas de tráfico humano, principalmente jurídico, pois a maioria das víti-mas deste crime, como em outros países, não têm acesso fácil à justiça e aos seus direitos.

ONGs

A CPI também man-teve em Nova Iorque, contatos com organiza-ções como a Safe Ori-

zon, a New York Anti-Trafficking Network, a The Alliance to End Slavery and Traffi-cking, além da Blue Campaign, que unifica os órgãos de segurança do DHS, no combate ao tráfico de seres huma-nos, e que trabalham em colaboração com a polícia, governo, outras organizações não gover-namentais e privadas.

Segundo Ninho, o con-tato com autoridades e entidades americanas é extremamente válido para o aperfeiçoamento da legislação brasileira, pois os americanos es-tão mais avançados na legislação, em relação ao Brasil. Pela lei america-na, não precisa haver a vítima, para haver o trá-fico, basta haver o fato. Também é fundamental na legislação americana, que pode ser adequada ao Brasil, o dispositivo que responsabiliza toda cadeia produtiva. Ou seja, o fornecedor final de um produto ao Gover-no dos EUA é responsá-vel solidário se aquele produto, em qualquer de suas etapas, utilizou tra-balho escravo ou seme-lhante a trabalho escra-vo em qualquer de suas etapas.

“O tráfico humano é uma calamidade mun-dial, um crime tão ab-surdo quanto lucrativo.

Portanto, é importante que as relações entre os países sejam forta-lecidas, de modo que as autoridades estejam ca-pacitadas para combater as quadrilhas e que a sociedade tenha a cons-ciência para denunciar”, afirmou Ninho.

Tradicional destino de imigrantes ilegais, por vezes vítimas de qua-drilhas internacionais que negociam humanos dos mais diversos pa-íses, como China, Vie-tnã, Rússia e de seus vizinhos como o México, os americanos tem inte-resse nas investigações que estão sendo realiza-das pela CPI brasileira, inclusive nas propostas legislativas que estão sendo apresentadas pelo colegiado.

Estatísticas

De acordo com a Orga-nização das Nações Uni-das, o tráfico de pessoas para exploração sexual é a terceira maior fonte de renda ilegal no mundo, após o tráfico de drogas e armas, movimentando em torno de 32 bilhões de dólares por ano. Esti-ma-se que, por ano, qua-se um milhão de pessoas são traficadas, das quais 98% são mulheres. O Brasil lidera o vergonho-so ranking dos maiores exportadores de mulhe-res, com 85 mil vítimas.

Page 5: abrEu E LIma O alvo dos protestos foi o prefeito …...2013/12/03  · Editor geral: Jailton Lima - jailtonlima43@gmail.com jornalfolhametropolitana@r7.com Fale conosco: 81 3541.0501

folha metropolitana | 30 de novembro a 05 de dezembro de 2013folha metropolitana | 30 de novembro a 05 de dezembro de 2013 a5

www.folhametropolitana.com

otImIsmo Lukinha acredita no crescimento de Itapissuma

nova ILumInação GG foi o autor da reivindicação

força poLítIca Ademar de Barros, Armando e Edmilson

Foto: Arquivo/FM

Foto: Arquivo/FM

lukINha aPoIa GoveRNo do PReFeITo Cal volIa

câmara munIcIpaL dE Igarassu

atuação Para Lukinha, o prefeito tem feito uma boa administração

O vereador GG (PTB) conseguiu uma impor-tante conquista para a comunidade de Manga-beira, em Itapissuma. O jovem vereador, que é fi-lho do ex-vereador Zé An-tônio, solicitou do prefeito Cal Volia (PSDB), no mês de outubro, que o mesmo autorizasse a substitui-ção das 57 lâmpadas que estavam queimadas. O parlamentar justificou o pedido da substituição das antigas luminárias, alegando que as pessoas não tinham condições de sair à noite, por causa dos constantes assaltos que havia na localida-

Na última segunda-feira (18/11), o verea-dor Edmilson do Pagode (PTB), da cidade de Pau-lista, participou de um evento da Prefeitura de Igarassu e Caixa Econô-mica Federal, com o se-nador da República, Ar-mando Monteiro (PTB) e o prefeito Mário Ricardo (PTB), onde puderam presenciar o cadastra-mento do Programa do Governo Federal Minha

Sabendo da importân-cia de se trabalhar em

parcerias com os poderes Executivo, Legislativo e o privado, o vereador Lukinha (PSD) tem sido um político em evidência na cidade de Itapissuma, principalmente nas suas ações parlamentares e

adEmar dE barrosO presidente da Câmara Municipal de Igarassu, vere-

ador Ademar de Barros, apresentou à Mesa Diretora da Casa, no mês de outubro, as indicações de nº. 349,350, 354 /2013, solicitando do prefeito do município a criação do Programa Leite que Alimenta, para ser distribuído em todo o município, como também a criação de um programa de atendimento integral e humanizado às mulheres em es-tado climatério ou pós-climatério. Ele pediu também que o prefeito assinar a liberação do terreno da sede da Associa-ção dos Moradores do Loteamento Santo Antônio. O terre-no mede 13 x 9,5m localizado na Rua Verdejante.

pauLo uchÔaO vereador Paulo Uchôa teve aprovadas as indicações de

nº. 345, 346, 351, 352, 353/2013, em outubro, pela Mesa Diretora da Casa, nas quais solicitou do chefe do Executivo a pavimentação da 8ª e 9ª travessas do Casarão, localizada no Loteamento Cortegada; colocação de lixeiras próximas aos bares da Praia de Mangue Seco, e também a reposição das lâmpadas e manutenção do poste de iluminação que fica por trás do banheiro público do banheiro público, em Cruz de Rebouças.

ÉrIca uchÔaA Mesa Diretora aprovou, por unanimidade, no mês de

outubro, as indicações de nº. 347, 348, em que solicitou da Prefeitura Municipal a construção de uma praça com área de lazer e playground, na localidade Travessa Santa Rosa, Taepe II, e também uso de fardamento e crachá de identificação para os guias turísticos que ficam em frente à Igreja dos Santos Cosme e Damião, e a confecção de folder explicativo com os principais Pontos Turísticos do centro de Igarassu, Sítio Histórico.

sIQuEIra da arEIaO parlamentar Siqueira da Areia apresentou, no mês

de outubro, à Mesa Diretora da Câmara Municipal, as in-dicações de nº. 358,359/2013, onde reivindicou do prefeito Mário Ricardo o calçamento e saneamento das ruas Rio de Janeiro e da Rua Minas Gerais, localizadas no Loteamento Ana de Albuquerque, neste município.

EdInho martInsA Mesa Diretora da Câmara Municipal de Igarassu

aprovou, por unanimidade, no mês de outubro, a indicação de nº. 359/2013, na qual solicitou do prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, através da Secretaria de Serviços Públicos, a capinação da Rua Maria Haydê, localizada em Igarassu, a mesma é a Rua da Secretaria de Educação do Municí-pio.

hELmILton bEsErraO vereador Helmilton Beserra apresentou à Mesa Dire-

tora da Câmara, no mês de novembro, os requerimentos de nº. 116, 117, 118/2013, onde reivindica do Chefe do Execu-tivo Municipal, Mário Ricardo, que sejam pavimentadas as ruas Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Bom Retiro, a recuperação da galeria na Rua Joaquim Figueira Galvão próxima ao nº 215, e a remoção do lixo que se encontra acu-mulado na Rua Sanharó, no bairro da Escubata.

IZaQuE LEItEO vereador Izaque Leite apresentou à Mesa Diretora, no

mês de agosto, as indicações de nº. 330/2013, que solicitou prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, através da Secretaria competente, colocação de carro limpa-fossas para atender às comunidades de Igarassu. Através do requerimento de nº. 105/2013, de sua autoria, Izaque Leite, solicita, através da Secretaria competente, a pavimentação e drenagem da Rua Andradina, localizada no Sítio Boa Vista.

guIA Mesa Diretora da Câmara Municipal aprovou,

por unanimidade, em agosto, as indicações de nº. 331, 332/2013, de autoria do vereador Gui, solicita do prefeito de Igarassu, a pavimentação com drenagem da Rua Poços de Caldas, localizada na comunidade conhecida como Alto do Céu, como também a pavimentação das ruas Santa Ma-ria, no Lot. Agamenon, Governador Valadares e Sarabá, no Lot. Jardim Sumaré, em Alto do Céu, e a pavimentação com drenagem da Estrada dos Malheiros.

romÁrIo XavIErO vereador Romário Xavier solicitou do chefe do Exe-

cutivo Municipal, em agosto, através das indicações de nº. 305, 306/2013, que o mesmo entre em contato com o De-partamento de Estrada e Rodagem (DER), para recuperar o trecho da estrada vicinal que liga Cruz de Rebouças a Mangue Seco no trecho do Restaurante Taffarel. Ele pediu ainda a desapropriação de um terreno, em Nova Cruz II, para a construção de uma área de lazer.

maguILaA Mesa Diretora da Câmara Municipal aprovou, em

agosto, as indicações de nº. 302, 303, 304/2013, de autoria do vereador Maguila (DEM), que solicitou da Prefeitura de Igarassu a pavimentação e drenagem das ruas Maria Cor-reia e José Vicente Ferreira, na comunidade de Água Mi-neral. Ele solicitou, também, a pavimentação da Rua Belo Jardim, no Lot. Bonfim, em Cruz de Rebouças.

praZErEsA vereadora Maria dos Prazeres solicitou da Prefeitura

Municipal de Igarassu, em agosto, através da indicação de nº. 314/2013, onde reivindicou do chefe do Executivo, por meio da Secretaria de Obras, o calçamento e a drenagem da Rua Trupial, no Loteamento Nossa Senhora da Concei-ção, Agamenon Magalhães.

Iluminação em Mangabeira

edimilson do Pagode participa de evento com o senador armado monteiro

de. “Além disso, estava instaurado um clima de medo e insegurança. Os

alunos que vinham das escolhas, os trabalhado-res que chegavam à noi-

Cidades ItapIssuma

pauLIsta

te estavam correndo até risco de vida”, explicou GG, afirmando que agora a situação mudou. A Pre-feitura Municipal colocou novas lâmpadas de va-por de sódio em todos os 57 postos de iluminação. “Agora, tudo mudou para melhor. O bairro está todo iluminado, trazendo as famílias para passe-ar na praça e nas ruas, os evangélicos podem ir para as igrejas com se-gurança, os alunos das escolhas podem chegar mais tarde”, comemorou o vereador, agradecendo o empenho do prefeito Cal Volia.

no encaminhamento de jovens para o mercado de trabalho.

Apesar de estar no início do seu segundo mandato, o vereador tem aprovado, na Câmara Municipal, importantes indicações e projetos de lei do Executivo, dando

sustentabilidade políti-ca ao governo do prefei-to Cal Volia (PSDB) do qual é aliado. “Legisla-tivo e Executivo têm que estar sintonizados com o anseio da população”, afirmou Lukinha.

Ele disse que seu tra-balho tem priorizado todas as áreas de Ita-pissuma, de maneiro que o serviço público funcione bem, e que a cidade cresça de for-ma justa e equilibrada. “Temos apresentado re-querimentos e indica-ções com o intuito de melhorarem os setores da educação, saúde, criação de emprego, se-gurança pública, entre outras.

Outro aliado político do vereado é o secretá-rio Executivo da Casa Civil, Yves Ribeiro, que

tem o recebido no Palá-cio das Princesas, para liberar recursos para o município. “Yves tem sido um importante aliado, tenho aprendido muito com ele e pleite-ado algumas ações para Itapissuma” Comentou.

Na Câmara, Lukinha tem ação destacada no Legislativo, com vários requerimentos aprova-dos. No próximo mês, ele, juntamente com o presidente da Casa de Frei Caneca, Zé de Irmã Teca, outros vereadores e parceiros, realizarão um grande evento de solidariedade na cida-de. “É importante rea-lizarmos ações que in-fluenciem diretamente a vida das pessoas, e para que elas acredi-tem e nunca deixem de sonhar” finalizou.

Casa Minha Vida, que serão beneficiadas mais de 4.000famílias. Edi-milson disse que o maior investimento do Progra-ma do governo de Dilma Rousseff é no Estado de Pernambuco. “O futuro governador dará conti-nuidade às parcerias no setor de habitação com a presidente Dilma”, as-segurou o vereador, re-ferindo-se à candidatura de Armando Monteiro.

Page 6: abrEu E LIma O alvo dos protestos foi o prefeito …...2013/12/03  · Editor geral: Jailton Lima - jailtonlima43@gmail.com jornalfolhametropolitana@r7.com Fale conosco: 81 3541.0501

a6 folha metropolitana | 30 de novembro a 05 de dezembro de 2013

fIscaLIZação Ademar promete mais rigor com os gastos públicos do município

parcErIa Elcione ao lado do prefeito Mário Ricardo no dia da posse na Câmara

ELEIção 2014 Da esq. para a dir. Júnior Matuto e Fernando Bezerra Coelho

cpI Paulo Uchôa disse que vai apresentar denúncias

Fotos: Arquivo/FM

Foto: Arquivo/FM

Foto: Divulgação

mEIo ambIEntE A segunda edição do Reflorestart tem como objetivo principal preservar o meio ambiente

Numa sessão muita extensa e tumultu-

ada, na tarde da última terça-feira (26), o ple-nário da Casa de Duar-te Coelho foi, mais uma vez, palco de grandes debates políticos. O ple-nário estava superlotado e na expectativa de par-ticipar da aprovação do Orçamento Municipal de Igarassu/ 2014. A ses-são teve início, às 16h, na presidência do vere-ador Ademar de Barros

editor geral: jailton Lima - [email protected]@r7.com

Fale conosco: 81 3541.0501

www.folhametropolitana.com.br

Política Igarassu

pauLIsta

CâmaRa aPRova o oRçameNTo/2014

Igarassu

araçoIaba

cruZ dE rEbouças

InsatIsfação Os vereadores da oposição não votaram nos 40% de suplementação para o prefeito Mário Ricardo

(PDT), que ainda tentou reverter a votação, ale-gando que a Casa pode-ria aprovar 20% para ser remanejado pelo Execu-tivo do Município, sem que o mesmo precisar da autorização da Câma-ra. Na semana passada, alguns vereadores da base do prefeito Mário Ricardo (PTB), “queriam aprovar um percentu-al de 10%, justificando que 20% era muito para o Executivo. E agora as

coisas mudaram da água para o vinho. O que de fato ocorreu?”, questio-nou o vereador Ademar de Barros. Ele criticou a maneira como o Poder Executivo manipulou a votação. Ademar disse que o orçamento para 2014 está orçado em R$ 166 milhões. E deste va-lor, o prefeito vai admi-nistrar R$ 65 milhões sem ter que pedir a auto-rização da Câmara Mu-nicipal. “Estamos dando

um cheque em branco para o prefeito. Cabe a nós a prerrogativa de fis-calizar, mas a oposição está sendo impedida de fiscalizar o emprego des-te grande montante de dinheiro. Os vereadores da base serão responsá-veis por esta aprovação do Orçamento Munici-pal. Quero entregar a chave desta Casa ao pre-feito Mário Ricardo, que, de uma forma autocráti-ca, impõe sua vontade, atropelando este Poder Legislativo”, criticou, o presidente da Casa.

Com a aprovação da Lei Orçamentária por oito votos a favor (base aliada do prefeito Má-rio) e cinco votos contra (da oposição), a Prefei-tura obteve uma impor-tante vitória no campo político. O prefeito Má-rio pode suplementar o Orçamento Municipal em R$ 66 milhões sem ter que pedir autoriza-ção do Legislativo. O prefeito em mensagem enviada no Facebook

elogiou os vereadores da base pela aprova-ção. Mário disse que o governo terá oportuni-dade para fazer as to-madas de decisão mais rápida. Por outro lado, os vereadores da opo-sição, sobretudo Paulo Uchoa (PDT), prome-teu apresentar denún-cias de improbidade administrativa, com a apresentação de docu-mentação. Paulo Uchôa vai denunciar a atual administração ao Mi-nistério Público.

Veja os vereadores que votaram a favor da suplementação de 40% para o prefeito:

Maguila, Romário Xavier, Irapuã, Siquei-ra da Areia, Edinho, Érica Uchôa, Izaque Leite e Tote.

Veja os vereadores que votaram contra a suplementação de 40% para o prefeito:

Ademar de Barros, Maria dos Prazeres, Gui, Paulo Uchôa E Helmil-ton Bessera.

Estamos acostuma-dos a ouvir que o car-go de vice-prefeito é

O ex-ministro da In-tegração Nacional, Fer-nando Bezerra Coelho (PSB), esteve, no dia 31 de outubro, à noite, em Paulista. O pré-candidato a governador foi o princi-pal convidado do prefeito da cidade, Junior Matuto (PSB), durante um cul-to para marcar o Dia da Consciência Evangélica.

Diante de um públi-co estimado em 50 mil evangélicos de várias de-nominações, o chefe do

Professora elcione: uma vice diferente

matuto apresenta FBC como candidato

decorativo ou que não serve para causa nada, principalmente se for

ocupado por uma mu-lher, mas na cidade de Igarassu esta máxima

está caindo por terra. A vice-prefeita profes-sora Elcione tem sido uma gestora ativa e participante da admi-nistração do prefeito Mário Ricardo, que fez uma escolha acertada em compor sua chapa com uma mulher, mas, sobretudo, uma mulher competente e que luta pelos interesses das mulheres.

Essas são algumas qualidades da vice El-cione que, sob a orien-tação do prefeito Má-rio, vem ganhando espaço no seu governo pelas tarefas e missões cumpridas em nome do Executivo Munici-pal. Entretanto, ela faz questão ressaltar a

confiança que o prefei-to lhe conferiu. “Mário é um político de visão, que trabalho em gru-po e dá oportunidades para as pessoas cresce-rem”, comentou Elcio-ne, acrescentando que seu maior desafio, até o momento, foi quando assumiu o cargo de pre-feita em exercício, por oito dias, em virtude de uma viagem a tra-balho do prefeito Má-rio. “Foi uma prova de fogo, mas conseguimos administrar junto com o secretariado aquele período”, comentou.

A vice-prefeita não só atende à demanda da população no seu gabinete, como tam-bém vai às ruas ouvir

ás reivindicações das comunidades, que são encaminhadas ao pre-feito do município. No campo evangélico, El-cione tem sido a porta-voz desse segmento, que representa 33% da população junto ao go-verno. Uma prova disso foi como ela participou e coordenou o primeiro Fest Gospel, com a rea-lização de dois dias de shows, com a participa-ção da Banda Novo Som e da cantora Eyshila, além das bandas e can-tores locais. “Mário va-lorizou os evangélicos, dando dois dias de sho-ws, numa outra data li-vre, no caso do Dia da Consciência Evangéli-ca”, lembrou Elcione.

Executivo Municipal e o correligionário estiveram no palco, onde se apresen-taram os cantores gospel Eyshila e Sérgio Lopes, na Praça João Pessoa, área central da cidade. Durante o evento, Ma-tuto deixou claro que já escolheu o nome de FBC para apoiar na disputa pela sucessão de Eduar-do Campos (PSB).

Esta foi a primeira vez que o sertanejo de Pe-trolina voltou a Paulista

após deixar o Ministério da Integração. Ele foi responsável pela libera-ção de recursos da União para as obras de conten-ção do avanço do mar, em Pau Amarelo, e do PAC Drenagem. “Fernando Bezerra tem experiência e capacidade administra-tiva para governar o Es-tado de Pernambuco. E com o apoio do governa-dor Eduardo, ele vencerá as eleições”, comentou Júnior Matuto.

Page 7: abrEu E LIma O alvo dos protestos foi o prefeito …...2013/12/03  · Editor geral: Jailton Lima - jailtonlima43@gmail.com jornalfolhametropolitana@r7.com Fale conosco: 81 3541.0501

folha metropolitana | 30 de novembro a 05 de dezembro de 2013folha metropolitana | 30 de novembro a 05 de dezembro de 2013

www.folhametropolitana.com

prEmIação Frederico Vilaça e o prefeito Mário Ricardo (ao centro) entregam premiação aos alunos vencedores

rEcorrEu O prefeito Joamy conseguiu uma liminar favorável a sua permanência no cargo até que seja julgado o seu proecesso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ele acredita que será inocentado da referida acusação

QuEbra-moLas Na rua Santa Elizabete, em Cruz

Foto: Ed Cabral

Foto: Arquivo/FM

Foto: Jailton Lima/FM

uSINa São JoSé RealIza PRemIação do ReFloReSTaRT edIção 2013

mEIo ambIEntE A segunda edição do Reflorestart tem como objetivo principal preservar o meio ambiente

No último dia 29 de outubro, o prefeito de

A Rua Santa Elizabe-te, que fica no bairro de Crus de Rebouças, era uma rua calma e sem incômodo, até que foi construído um quebra-molas desproporcional e

O diretor executivo da Usina São José,

Frederico Vilaça, parti-cipou, no último dia 05 de novembro, da ceri-mônia de premiação da 2ª edição do Reflorestart Vai à Escola: Cultivan-do Atitudes Ecológicas na Semana da Árvore. A cerimônia ocorreu na As-sociação Recreativa São José, que contou com a presença de várias auto-ridades, entre elas estu-dantes finalistas (20% do total dos participantes do concurso de redação); gestores e professores de escolas; secretários de educação dos três muni-cípios vizinhos; prefeito de Igarassu, Mário Ri-cardo; 1ª dama de Ara-çoiaba, Dona Lurdinha, o secretário de Meio Am-biente de Igarassu, Ro-berto Siqueira; Gilmar Gonçalves, do Comdica de Igarassu; Genilse Gonçalves, da Agenda 21 e Andressa Guedes, da Alcoa; e do Secretário de Governo de Igarassu, Roberto Burle.

Na ocasião, Frederico Vilaça disse que o objeti-vo do Reflorestart é um projeto de conscientiza-ção ecológica e educação ambiental, que ocorreu durante o período onde

Justiça eleitoral cassa mandado do prefeito Joamy alves por compra de voto, em 2012

o quebra-molas da discórdia causa polêmica

Cidades

se comemorou o Dia da Árvore, 21 de setembro. O cronograma iniciou em 19 de setembro, e nos dias 24, 25 e 26 foram realizadas palestras nos municípios de Araçoia-ba, Igarassu e Itapissu-ma. “A Usina São José tem um compromisso es-pecial com a preservação do meio ambiente. Esta-mos fazendo a nossa par-te”, comentou Vilaça.

aPoIoO Reflorestart contou

com o apoio dos patroci-nadores Usina São José (realizadora) e Alcoa, Agenda 21, Stampa Ou-tdoor e as prefeituras de Igarassu, Araçoiaba e Itapissuma.

VENCEDORES:Categoria I (4º e 5º anos):

1º lugar - Karolayne Kathily Melo de Oliveira

(Escola Helena Caval-canti de Petribu, Ara-çoiaba).

2º lugar – Yasmim Maria Gomes da Silva (Escola Ana Bandeira de Menezes, Igarassu).

3º lugar – Alexandre Pereira dos Santos Filho (Escola Dilma Cecília da Silva, Itapissuma).Categoria II (6º e 7º anos):

1º lugar – Geneilton

Araçoiaba, Joamy Alves (PDT), teve se mandato

cassado, em primei-ra instância, pelo juiz

eleitoral da Comarca de Igarassu, Marco Aurélio

a7

Igarassu

araçoIaba

cruZ dE rEbouças

Guedes da Silva Filho (Es-cola Senador José Ermírio de Morais, Igarassu).

2º lugar – Tatiane Santiago da Silva (Esco-la Antônio de Pádua Ca-raciolo, Igarassu)

3º lugar – Sandraline Edilânia Santos Barbo-sa (Escola Francelina Rogaciano da Silva, Ita-pissuma)Categoria III (8º e 9º anos):

1º lugar – Samara Mayara Guerra da Sil-va (Escola Hildebran-do Carneiro de Souza, Araçoiaba).

2º lugar – Maria Po-liana Ramos Bezerra (Escola Barão de Vera Cruz, Igarassu).

3º lugar – Cilene Santos de Melo (Escola João Bento de Paiva, Itapissuma).

Categoria Iv (en-sino médio/Técnico) Nessa categoria, ape-nas Igarassu compe-tiu:

1º lugar – Susan Ne-ves dos Santos (Ponto Cidadão, Igarassu).

2º lugar – Vitor Ra-mos de Souza Brito (Ponto Cidadão, Iga-rassu).

3º lugar – Jonas Pe-reira da Silva (Escola Joao Pessoa Guerra, Igarassu).

Prêmios: os primei-ros colocados em cada categoria receberam um tablet e o segundo e terceiro colocados, uma bicicleta. Todos receberam medalhas (ouro, prata e bronze). As demais escolas (17) receberam certificados de participação.

Mendonça, que acatou e julgou procedentes as acusações de compra de voto na eleição 2012, im-petradas pelo Ministério Público de Igarassu.

As acusações de su-frágio foram feitas pelo ex-prefeito Jogli Uchôa (PSDB), que o denunciou ao Ministério Público, apresentando documen-tos, fotos e testemunhas que confirmaram o cri-me de compra de voto. A cidade de Araçoiaba ficou abalada com a de-cisão da Justiça Eleito-ra de cassar o prefeito Joamy do cargo, mas para a população não é nenhuma novidade ver prefeito cassado.

Embora tenha sido

cassado seu mandata, o prefeito entrou com uma medida cautelar junto ao Tribunal Re-gional Eleitora (TER), para responder o pro-cesso no cargo, até que seja julgado na segun-da instância eleitoral. “Foi comprovado o uso da máquina para bene-ficiar a eleição do meu oponente. A Justiça Eleitoral está fazendo o seu papel. Acredito que a justiça será feita. Contra fatos não há ar-gumentos. Todos devem pagar pelos seus erros, inclusive o prefeito de Araçoiaba”, ressaltou Uchôa.

com quase 20 cm de altu-ra, e um agravante, não havia nenhuma licença emitida pela Prefeitura de Igarassu. Mesmo de-vagar, os carros batem sobre o quebra-molas.

Muitos proprietários de veículos mudam de rua para não enfrentarem a barricada de guerra colocada na rua. Mora-dores já denunciaram o caso ao Departamento

de Trânsito da Prefeitu-ra, na pessoa do secre-tário Daniel, a fim de que o poder público dê uma solução ao quebra-molas, que está enfren-te à casa de nº. 03.

Page 8: abrEu E LIma O alvo dos protestos foi o prefeito …...2013/12/03  · Editor geral: Jailton Lima - jailtonlima43@gmail.com jornalfolhametropolitana@r7.com Fale conosco: 81 3541.0501

folha metropolitana | 30 de novembro a 05 de dezembro de 2013a8

Genteque é notícia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Jailton Lima/FM

choro novo

No último dia 23 de outubro, nasceu, em Abreu e Lima, na clínica Ammi, a linda neta do casal Lukinha e Marli. Sofia é a primeira filha de Layane (mãe). Na ocasião, o vereador Lukinha ficou muito feliz pelo nascimento da sua netinha. Muitos anos

anIvErsÁrIo

A pequena Bianca Barbosa completou seis anos de vida, no dia 03 de dezembro. Ela é filha de Severino José e Pa-trícia Renata, de Cruz de Rebouças. Os pais comemoraram a data natalícia com uma lin-da festa. Parabéns para a princesinha e muitos anos de vida.

gratIdão

O ex-vereador Paulo das Neves, de Igaras-su, reuniu amigos e familiares para agra-decer a Deus por mais um ano de vida. Ele comemorou sua festa em frente ao cartório de registro cívil no centro da cidade. Os amigos parabeniza-ram Paulo das Neves por mais um aniver-sário. No seu discur-so, ele agradeceu o

IdadE nova

Quem está de idade nova é a esposa do ex-vereador Soldado Zefe-rino, Elielza de Arruda Ramos, comemorada no dia 18 de novembro. Ela recebeu os cumpri-mentos do senador Ar-mando Monteiro e do deputado federal Côrte Real, que vieram para o seu aniversário, no bairro de Caetés II.

sÉrIE a

O comerciante Luiz Ribeiro (de boné branco), de Abreu e Lima, foi decisivo para a subida do Sport Clube para Série

taLEnto

A pequena Raniellen Carvalho, 10 anos, tornou-se campeã na sua categoria de natação por Paulista. Ela já conquistou 14 com-petições. Raniellen tem fu-turo na natação estadual.

mErEcIdas fÉrIasO comerciante Nel Móveis, sua esposa Solange e seu neto Mateus passaram dez dias em Orlando, nos Estados Unidos, no mês de novembro. Ele comemorou o aniversário de sua esposa com uma linda viagem na Disney.

15 anosNo dia 15 de novembro, foi comemorado o aniversário de 15 anos de vida de Edilane Morais, que é filha do pastor Edy e Ednês Morais. A festa foi um sucesso. Amigos e familiares prestigiaram a data mágica da bela e agradável Edilane. Sucesso e muita alegria na sua vida.

mIssõEs no EQuador

Pastor Edy Morais e sua esposa Ednês passaram oito dias no Equador, no mês de novembro, onde ministrou estudos biblícos nas Assembleias de Deus do País, que são ligadas

parabÉnsCarlos Pereira comemorou, no dia 30 de novembro, o seu aniversário, no Clube do Espinheiro, em Itapissuma. Na ocasião, ele recebeu os cumprimentos de amigos, familiares e políticos como o deputado Guilherme Uchoa e o prefeito de Timbaúba, Marivaldo Rosendo.

de vida para a pequena Sofia e que ela seja um canal de benção e alegria para os seus pais e familiares.

www.folhametropolitana.com.br

Social Editor geral: Jailton Lima - [email protected]@r7.com

Fale conosco: 81 3541.0501

ao Ministério da AD de Abreu e Lima. Foto: Da esq. para a dir. Elder Morais e sua esposa, pastor Edy e Ednês, Cirlene e Josúe, Ednaldo Filho e esposa.

A. Ele é mesmo torcedor pé quente.

carinho e a consideração dos seus amigos e, em especial, a sua querida esposa (foto ao lado) e aos seus três filhos.

Page 9: abrEu E LIma O alvo dos protestos foi o prefeito …...2013/12/03  · Editor geral: Jailton Lima - jailtonlima43@gmail.com jornalfolhametropolitana@r7.com Fale conosco: 81 3541.0501

folha metropolitana | 30 de novembro a 05 de dezembro de 2013

Cadernofolha metropolitana | 30 de novembro a 05 de dezembro de 2013

Editor geral: Jailton Lima - [email protected]@r7.com

Fale conosco: 81 3541.0501BPRoTeSTo PRovoCa TumulTo e CaoS Na ReGIão NoRTe

abrEu E LIma O alvo dos protestos foi o prefeito Marcos José que foi taxado de ausente e incompetente

pauLIsta

O caos instaurou-se na cidade de Abreu

e Lima, no último dia 20 de novembro, quan-do um grupo de cerca de 100 feirantes, que amargam prejuízos na comercialização de seus produtos desde o iní-cio do funcionamento da nova feira livre. O protesto foi em frente à sede da Prefeitura de Abreu e Lima e os ma-nifestantes bloquearam as duas rodovias da BR-101, que cortam o centro da cidade. O engarrafa-mento durou cerca de cinco horas, provocando a formação de uma fila quilométrica de veículos nos dois sentidos.

O grupo dos feiran-tes conseguiu chamar a atenção da sociedade, denunciando o descaso do prefeito Marcos José

e de sua administração com a causa dos feiran-tes. Eles amargam preju-ízos, não conseguem ven-der as mercadorias e não

Foto: Márcio André/FM

Foto: Divulgação

manIfEstação Os feirantes cobraram ações em frente à sede da Prefeitura

apoIo Nena ao lado de João Paulo e Armando Monteiro

têm a atenção do gestor municipal. Segundo os coordenadores do grupo, a Prefeitura abandonou a feira e não está cum-

na Auto escola cepa itapissuma já estão abertas as inscrições para os cursos de moto taxista e moto fretista. Venha e faça já a sua!!!

prindo o que prometeu à categoria. Eles reclama-ção a faltam de incenti-vo e ações para atraírem as pessoas para a nova

feira-livre, que dispõe de boa infraestrutura e lo-calização.

“Mas, infelizmen-te, as pessoas não vêm comprar aqui. Estamos quebrando o pequeno negócio. Vivemos e man-temos as nossas famílias com essa renda. Depois que passamos para aqui, ouvindo as promessas mentirosas do prefeito, que tudo seria melhor para nós. E isto não está acontecendo”, desabafou um manifestante, ressal-tando a falta de diálogo e a incompetência do atual prefeito.

Os manifestantes co-braram, também, do Poder Público que to-mem providências para resolver este impasse. Eles reivindicaram a colocação de transporte gratuito todos os dias,

O ex-prefeito de Pau-lista, Nena Cabral, filiou-

Nena Cabral apoia Armando para governador

Prefeitura libera 160

placas vermelhas

CAIxA aquI foi

implantado em Caetés II

página B4 página B3

partindo do centro até a feira, além de outras iniciativas que estimu-lem o crescimento da fei-ra. “Cada povo que não aparece para comprar. É um espaço grande e organizado, mas as pes-soas preferem comprar nos mercados e no cen-tro comercial de Abreu e Lima”, afirmou um co-merciante, que preferiu não se identificar.

Sem ReSPoSTa

A reportagem da Fo-lha Metropolitana pro-curou o prefeito Marcos José para comentar as denúncias dos feirantes e saber que providências seriam tomadas. Mas, infelizmente, o prefeito, o homem do povo, elei-to para atender às suas demandas, não foi en-contrado.

se ao PTB, no último dia 5 de outubro. Convidado

pelo amigo e deputado federal João Paulo (PT), Nena Cabral não somen-te aceitou o convite, como também será candidato a deputado estadual pelo PTB, em 2014.

Segundo ele, o Litoral Norte não dispõe de repre-sentante na Assembleia Legislativa do Estado. Por isso, tomou a decisão de candidatar-se a deputado estadual e de representar os municípios dessa re-gião, principalmente a ci-

Editor geral: Jailton Lima - [email protected]@r7.com

Fale conosco: 81 3541.0501

dade de Paulista. “Temos experiência administra-tiva comprovada, e com todo esse crescimento que as cidades de Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá, Araçoiaba e Goiana vêm recebendo, será impor-tante um representante experiente e conhecedor”, comentou o ex-prefeito.

Nena Cabral defenderá a reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT), e a candidatura de Arman-

do Monteiro (PTB) para governador do Estado. “Acredito na reeleição de Dilma ou na eleição do ex-presidente Lula, caso seja candidato, e na vitó-ria do senador Armando Monteiro, com o apoio do ex-presidente Lula e do deputado federal João Paulo”, ressaltou.

Para o ex-prefeito, o Litoral Norte do Estado tornou- se a bola da vez, que nunca recebeu tanto investimento do Governo

Federal como tem recebi-do atualmente. Com a im-plantação do novo polo in-dustrial na região, obras de infraestrutura e de mobilidade têm atraído grandes e médias empre-sas. “Será imprescindível um representante capaz de viabilizar o que for ne-cessário para a concretiza-ção das obras e manuten-ção das empresas” disse o ex-prefeito, acrescentando que está pronto para ser esse representante.

Page 10: abrEu E LIma O alvo dos protestos foi o prefeito …...2013/12/03  · Editor geral: Jailton Lima - jailtonlima43@gmail.com jornalfolhametropolitana@r7.com Fale conosco: 81 3541.0501

folha metropolitana | 30 de novembro a 05 de dezembro de 2013

Editor geral: Jailton Lima - [email protected]@r7.com

Fale conosco: 81 3541.0501

www.folhametropolitana.com.br

A convite do governo chinês e com despe-

sas pagas por este, o de-

O município de Igaras-su abriu inscrições para o Peti e o Projovem. As inscrições aconteceram no dia 28 de novembro no Ginásio Jota Raposo, sempre a partir das 8h. Os programas foram de-senvolvidos para jovens carentes, em situações de risco ou vulnerabili-dade social, e envolvem atividades focadas no espaço de convivência, formação para cidada-nia, desenvolvimento

putado federal Severino Ninho (PSB) chefiou a delegação brasileira

rEprEsEntação Deputado Ninho liderou o grupo de parlamentares que foi em visita oficial ao governo ChinêsFoto: Divulgação

Foto: Divulgação

IntErcâmbIo Ninho com o Secretário-Geral do PCCh, Wu Cunrong, na sede do Governo, em Hefei, capital da província de Anhuí. A comitiva brasileira foi bem recebida

sEbraE Alunos do curso de empreendorismo

composta por membros do PSB, PDT e PCdoB em visita àquele País.

Inscrições dos Programas Sociais – Projovem e Peti

oportunidades de emprego na Itamaracá Transportes

Ilha de Itamaracá recebe Jornada SeBRae

Formação empreendedora do SeBRae no Cipoma

NINho CheFIa deleGação BRaSIleIRa em vISITa a ChINa

A fábrica da JAC Mo-tors foi um dos empre-endimentos visitados, sendo a delegação re-cepcionada pelos diri-gentes da empresa.

Em Hefei, capital da Província de Anhui, a delegação foi recebida pelo sr. Wu Cunrong, secretário municipal do Comitê do Partido Co-munista Chinês - PCCh. Wu explicou que, com dois mil anos de idade e mais de sete milhões de habitantes, Hefei é uma das cidades que mais cresce economicamente na China, apresentan-do taxa anual de 12%. A cidade conta com 59

e autonomia dos ado-lescentes com ativida-des lúdicas, culturais e esportivas, além de promover a orienta-ções para o mercado de trabalho.

“Temos a intenção de chamar as crianças e jovens para participa-rem dos nossos progra-mas. As apresentações de música e teatro são realizadas pelos nos-sos jovens, o que é uma forma de estimular e

despertar o interesse naqueles que assistem como também dos que participam”, comentou a secretária de Ação So-cial, Rosinha Abreu.

Luanna Francielly é um exemplo de supera-ção no programa Pro-jovem. Com 18 anos, a jovem sofria de esquizo-frenia e depois de parti-cipar do grupo musical e de teatro, conseguiu ter redução nas crises nervosas. “A música e

a arte cênica mudaram minha vida. Com a mú-sica, posso levar minha voz a todos que me as-sistem”, afirmou.

Para se inscrever, os interessados devem com-parecer no Ginásio Jota Raposo com a cópia dos documentos pessoais, a certidão de nascimento da criança, a declaração escolar, o comprovante de residência e o Núme-ro de Identificação So-cial (NIS).

A direção da empresa Itamaracá Transportes abre oportunidade de emprego para motoris-tas e cobradores. Quer fazer parte de uma em-presa que investe na formação profissional e aposta em seus funcio-

A Secretaria da Ju-ventude de Itamaracá, em parceria com o SE-BRAE, realizou, entre os dias 19 a 21 de no-vembro, a Jornada Se-brae 2013. Um projeto itinerante que vai dá apoio e capacitação aos empreendedores da ilha. Foram oferecidas ofici-nas, palestras e atendi-mentos para quem pre-tende abrir ou melhorar seu negócio. A abertura do evento acontecerá no Espaço Nordeste, a partir das 19h, com a

b2

CidadesnacIonaL

Igarassu abrEu E LIma

ItamaracÁ

cruZ dE rEbouças

universidades e fundos de pesquisa e 600 mil universitários.

No mesmo dia, a co-mitiva visitou a escola de formação do PCCh da província de Anhui, sendo a recebida pelo sr. Zhang Yuefeng, atual vice-presidente. Após mostrar as insta-lações e percorrer com a delegação o estúdio e biblioteca da escola, Zhang explicou que o local serve para pes-quisa e para formar quadros do partido.

Antes de chegar a Hefei, a delegação foi recepcionada pelo em-

baixador brasileiro no aeroporto da capital da China, Beijing (Pe-quim), primeira etapa da visita, de onde se-guiu para encontro e al-moço com o vice-minis-tro do Departamento de Relações Internacionais do partido, sr. Ai Ping, Em Pequim, nos dois primeiros dias, a pro-gramação foi recheada de palestras e debates sobre as experiências e reformas implementa-das na China a partir de 1978 e o relaciona-mento entre os partidos políticos e a sociedade.

nários? Estamos com vagas disponíveis para motoristas e cobrado-res. Os interessados devem enviar seus cur-rículos para [email protected] ou deixar diretamente na portaria da empresa.

presença do prefeito do município, Paulo Batis-ta (PTB), que afirmou que essa parceria com o SEBRAE tem o objetivo de qualificar os comer-ciantes formal e infor-mal, para que melhore o crescimento dos seus lucros. Foram ministra-dos matérias lançamen-to do Programa Governo cliente, Oportunidade de negócios para micro e pequena empresas, 07 passos para o Sucesso Empresarial e Empre-endedor individual.

Alunos do Curso For-mação Empreendedora (Forme) realizaram um seminário de oportunida-de de negócio, no auditório do quartel do Cipoma, no último dia 18 de novem-bro. O evento contou com a participação de várias au-toridades civis, militares, empresarias e políticos, entre elas, a vice-prefeita de Igarassu, professora Elcione.

A Formação Empre-endedora do SEBRAE é um curso importante que prepara os alunos, para abrirem seu próprio negó-cio dentro do mercado de

trabalho. A ministração do curso é gratuita e con-ta com o apoio do SESC,

SEBRAE e Instituto Fe-comércio.

No seminário, que foi

promovido pela primei-ra turma do FORME, os alunos apresentaram as principais oportunidades diagnosticadas do muni-cípio de Igarassu. A vice-prefeita Elcione elogiou a iniciativa do SEBRAE de preparar os jovens para o campo empresarial. “O prefeito Mário Ricardo tem investido também nesta área de capacitação profissional, a fim de que os nossos jovens possam ser grandes empreendedo-res”, afirmou a vice-prefei-ta Elcione, ressaltando a importância na formação profissional dos alunos.

Page 11: abrEu E LIma O alvo dos protestos foi o prefeito …...2013/12/03  · Editor geral: Jailton Lima - jailtonlima43@gmail.com jornalfolhametropolitana@r7.com Fale conosco: 81 3541.0501

folha metropolitana | 30 de novembro a 05 de dezembro de 2013folha metropolitana | 30 de novembro a 05 de dezembro de 2013

Cidadesb3

ItamaracÁ

abrEu E LIma - caEtÉs II

Educação A Prefeitura tem feito investimentos nos professores da rede

vaLorIZação Paulo Batista entrega notebook a professora

formação Aluna recebe certificado da mão do prefeito

conQuIsta Zeferino (ao centro) discusa na inauguração da CAIXA AQUI, implantada no bairro de Caetés II

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito Paulo Ba-tista (PTB) faz mais um

NoTeBookS doadoS PaRa PRoFeSSoReS muNICIPaIS

investimento na educa-ção. Depois de entregar

kits com materiais aos alunos e aos professores, a Secretaria Municipal de Educação realizou, no mês de novembro, a en-trega de 140 notebooks aos docentes da rede municipal de ensino. O prefeito participou, também, da entrega dos computadores em meio a uma grande festa, no Píer do Forte, que con-tou com a presença de secretários, vereadores e professores. “Nunca se investiu tanto nos pro-fessores como nesta ges-tão, Valorizar o docente,

Investimento na formação profissional dos jovens

zeferino consegue a implantação da CaIXa aquI

Com a finalidade de contribuir com o ingres-so dos jovens no mer-cado de Trabalho, a Se-cretaria da Juventude de Itamaracá realizou a entrega de 36 certifica-dos, no último dia 14 de novembro, no Iate Club da ilha. A ação foi uma parceria da Prefeitura Municipal e o SENAI, com a coordenação peda-gógica de Antônio Júnior e aulas do professor, Air-ton Alves. Os cursos tem a duração de 220 horas semanais e os certifi-cados foram referentes

Um bairro esquecido pela administração mu-nicipal, convivendo com problemas de mobilida-de urbana, falta de cor-respondentes bancários, entre outros problemas básicos. Mas o que pa-receria improvável de acontecer, aconteceu no bairro de Caetés II. No ultimo dia 14 de ou-tubro, foi inaugurado o posto correspondente da CAIXA AQUI, graças á intervenção direta do ex-

aos cursos de instalador de refrigeração e clima-

é valorizar a educação”, comentou Batista.

Cada educador rece-beu um aparelho, que será um incentivo para o uso nas atividades diárias e de pesquisas dentro e fora da sala de aula. “Esse benefício vai ser muito bom, excelen-te para o meu trabalho e para aprendizagem dos alunos”, comemo-rou a professora da rede municipal, Josea-ne Farias, ressaltando o esforço que o prefeito Paulo Batista tem feito na educação.

tização doméstica. “O trabalho foi muito válido

pela garra que vimos em cada aluno que fez o cur-so. Temos que festejar muito, pois tivemos um número mínimo de eva-são”, comemorou Daniel Menezes, Secretário da Juventude de Itamara-cá, acrescentando que a Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá está fazendo a tarefa de casa, oferecendo gratuitamen-te cursos profissionais em várias áreas. O obje-tivo é preparar os jovens para o competitivo mer-cado de trabalho.

vereador Zeferino, que é principal líder da comu-nidade. Ele comemorou o feito histórico de o bairro ter a primeira agência bancária, pois nele é pos-sível realizar transações bancárias, empréstimos, saques, depósito em ge-ral, além de pagamento contas de água, luz, tele-fone, faturas, cartões de créditos, receber Bolsa Família, INSS. “O povo não aguentava mais descer para o centro da

cidade, gastar com pas-sagem e perder tempo, para fazer seus paga-mentos e outros servi-ços bancários. Agora, a população pode resolver quase tudo aqui”, enfa-tizou o ex-vereador.

Estiveram presentes à inauguração o soldado Zeferino, o superinten-dente Regional da Caixa Econômica, Paulo Nery, o gerente da Caixa de Abreu e Lima, Fernan-do Uchoa, o supervisor de canais de negócio da Caixa, Adriano Silva, o assessor parlamentar do deputado federal Jorge Côrte Real (PTB), Celso, Beto móveis de caetés I, e os moradores do bairro.

“Há mais de um ano, a população sofria para re-alizar os serviços bancá-rios e pagar suas contas, tendo que se locomover até o centro da cidade e ter que desembolsar um mínimo de cinco reais, agora isso não será mais necessário”, lembrou Ze-

ferino. Segundo a apo-sentada Antônia Maria, todo mês era um proble-ma, “eu tinha que levar o meu neto e passar boa parte do dia presa no banco, agora recebemos esse presente, graças aos esforços do solda-do Zeferino”, afirmou a aposentada.

O soldado Zeferino tem realizado muitas ações que têm beneficia-do a toda comunidade, apesar de não dispor do mandato de vereador, o mesmo tem trabalhado para melhorar a quali-dade de vida dos mora-dores da cidade.

Com a abertura do cor-respondente da CAIXA AQUI, mais de 15 mil pessoas serão beneficia-das. “Iniciativa como es-sas, devem ser tomadas por aqueles que têm com-promisso com o povo”, co-mentou Zeferino, acres-centando que sempre fará o que for necessário para ajudar as pessoas.

GLOBALIZAÇÃODO LITORAL NORTE

Jurandir [email protected]

brt – projeto arrojado ou discriminado?

Esse projeto tem como cidade pioneira Curiti-ba, onde vem exportando não só para as cidades brasileiras como todo o mundo.

Com dois megaeventos esportivos, o governo federal prioriza, principalmente as cidades que irão sediar a copa do mundo em 2014, e as olimpí-adas em 2016, os recursos anunciados são do Pro-grama de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

O que chamou minha atenção foi exatamen-te a implantação de apenas um terminal entre Abreu e Lima e Igarassu no Litoral Norte de Per-nambuco, achei um absurdo e por isso fui apro-fundar o conhecimento em relação ao projeto de cenário nacional. A concepção do sistema prevê a implantação de faixas exclusivas para o trans-porte coletivo de ônibus, tirando do fluxo de veí-culos, evitando assim o conflito e as conversões de entrada e saída. Além disso, terá a otimização das operações nos corredores, antecipação das co-branças de tarifas, estações com plataformas ele-vadas, uma nova logística operacional trazendo um maior conforto aos usuários, podendo nesse projeto ter a integração de outros modais, como cicloviário com a construção de bicicletários, para o pedestre o tratamento adequado das calçadas ao longo dos corredores. Esses espaços receberão tratamento urbanístico de modo a conciliar a sua funcionalidade com rampas, passarelas e outras medidas que visam a melhoria da mobilidade e acessibilidade ao longo dos corredores. Os veícu-los a princípio, serão a diesel mas tendo um con-vênio com o BNDS para estudo de alternativas de utilização de outros combustíveis.

Um projeto bastante arrojado e necessário para uma maior eficiência na mobilidade urbana, projetando maior qualidade, principalmente na questão tempo, essa é a hora e a vez do transpor-te público coletivo, tendo projetos também sobre sistema de trilhos.

Aproveitei ao viajar para a cidade do Rio de Janeiro e fui conhecer o sistema funcionando, realmente, estão de parabéns, os terminais cli-matizados, os ônibus cumprindo seus horários, as pessoas sentadas e o que mais chamou a atenção foram às distâncias entre os terminais, em torno de 500 metros. Voltando a nossa realidade, po-demos verificar que entre a cidade de Olinda e Paulista os terminais acompanham esse padrão, aí venho perguntar - por que entre Abreu e Lima e Igarassu temos apenas uma estação?

Será uma discriminação a nossa gente ou não podemos seguir os padrões do projeto?

A concretização dessa primeira fase sem dúvi-da mostrará o benefício que esse sistema trará a vida urbana, refletindo diretamente nos conges-tionamentos e na poluição ambiental.

Esses resultados vão impulsionar a extensão desse programa para as demais grandes cidades brasileiras, sabemos que precisam urgentemente melhorar as condições de vida dos seus habitan-tes, tudo indica que estamos no limiar de novos tempos, cabe aos gestores públicos cobrarem me-lhores condições e investimentos para suas cida-des e aproveitar esse momento, aonde o governo federal vem aplicando tais recursos.

Como sugestão, peço aos deputados, prefeitos e vereadores da região metropolitana norte que busquem urgentemente solução para implanta-ção de novos terminais.

Page 12: abrEu E LIma O alvo dos protestos foi o prefeito …...2013/12/03  · Editor geral: Jailton Lima - jailtonlima43@gmail.com jornalfolhametropolitana@r7.com Fale conosco: 81 3541.0501

folha metropolitana | 30 de novembro a 05 de dezembro de 2013

IGaRaSSu GaNhaRá Seu ShoPPING CeNTeR

Em entrevista à Fo-lha Metropolitana,

no dia 25 de novembro, na sede da Prefeitura de Igarassu, o prefeito Má-rio Ricardo (PTB) anun-ciou, em primeira mão, a construção do futuro shopping center da cida-de, que será edificado no antigo prédio do Planeta Show.

Segundo o prefeito, o novo empreendimento milionário, que perten-ce ao grupo Eletro Sho-pping, vai desenvolver a economia do município, com a geração de mil empregos diretos. “Esta-mos dando as condições necessárias aos empre-sários, para que sejam instaladas suas lojas e indústrias aqui. Este conjunto de medidas está contribuindo com a geração de novos postos de emprego. Em parceria com SENAI e SENAC, a Prefeitura de Igarassu está oportunizando cur-

ItapIssuma

b4

www.folhametropolitana.com.brCidades/Esportes

dEsEnvoLvImEnto O novo shopping center vai gerar mil empregos diretos

EconomIa

O vice-presidente do PTB de Igarassu, vere-ador Izaque Leite, tem sido um parlamentar atuante na Câmara Municipal. Aliado po-lítico do prefeito Mário Ricardo (PTB), ele tem buscado, junto ao Poder

Foto: Divulgação

Foto: Arquivo/FM

conQuIsta Vereador Izaque Leite festejou o resultado do seu pleito, que beneficiou diretamente a classe dos taxistas

prospErIdadE Mário afirma que o município passará por um crescimento econômico

Prefeitura libera 160 placas vermelhas para taxistas

Executivo, ações que melhorem a qualidade de vida da população e também infraestrutu-ra para cidade, tendo por finalidade atrair mais investimentos e desenvolvimento para Igarassu.

Desde o início dessa legislatura, o vice-pre-sidente do PTB buscou regularizar e padro-nizar os motoristas de taxis que circulam em Cruz de Rebouças e em Igarassu-Sede. “É muito importante que Igarassu tenha um sistema de táxi padro-nizado e legalizado, e fiz questão de reunir os taxistas com o pre-feito Mário, para ouvir suas reinvindicações e darmos as soluções”, comentou o vereador, acrescentando ainda que essa regularização dará mais segurança aos passageiros e aos próprios taxistas.

Após alguns encon-tros com o prefeito Má-rio Ricardo, o senador Armando Monteiro, o deputado federal Jor-ge Côrte Real e o de-putado estadual Silvio Costa Filho, todos do

(PTB), o seu pleito foi atendido.

O Governo Munici-pal liberou cento e ses-senta placas vermelhas para os taxistas, que era o que tanto eles rei-vindicavam. “Sou grato a Deus por ter me dado sabedoria e ter ajudado muito os pais de famí-lia a realizarem seus sonhos”, ressaltou Iza-que, afirmando que a legislação prevê que, para cada mil habitan-tes, é necessário um táxi (uma placa verme-lha), somos aproxima-damente 110 mil, pela lei era necessário 110 táxi (placa vermelha), conseguimos 160, isso graças ao trabalho rea-lizado em união”, fina-lizou o vice-presidente do PTB, ressaltando que o prefeito Mário Ricardo tem atendido ao pleito requerido pela categoria dos taxistas.

sos gratuitos em várias áreas profissionais, de forma que os jovens pos-sam ser inseridos neste competitivo mercado de trabalho” ponderou Má-rio, acrescentando que se não houver qualifica-ção na mão-de-obra, não haverá contratação.

O prefeito disse está otimista com outros empreendimentos que

estão chegando ao mu-nicípio. Ele citou, por exemplo, a instalação de 50 empresas que vão dar suporte à fábrica da Fiat, em Goiânia. No tu-rismo, fonte geradora de renda e emprego, Má-rio Ricardo disse que as grandes festas popula-res do município foram, também, fontes de gera-ção de empregos e renda

para todos os segmentos da economia. “Na fes-ta de Igarassu e Cruz, circulou no município mais de R$ 3 milhões”, informou ele, ressaltan-do que o seu governo é o governo da geração de emprego. “No final do nosso mandato, acre-dito que atingiremos a meta de 10 mil empre-gos”, assegurou.

Após anos de agonia, o Santa Cruz volta à Série B do Brasileirão. A partida que classificou o tricolor ocorreu no último dia 3 de novembro de 2013, no Estádio do Arru-da. A equipe pernambucana venceu o Betim, de Minas Gerais, por 2 a 1, com apoio total de sua torcida que, como sempre, fez a sua parte. Esti-ma-se que 60 mil torcedores tenham ido ao Arruda para assistir à partida. Foi um dos maiores públicos entre todas as divisões do Campeona-to Brasileiro. Para ter uma ideia do que isso representa, basta dizer que, no jogo pela 36ª rodada entre os dois ti-mes de maior torcida no país, realizado no Maracanã, no dia 24 de novembro passado, no qual o Corinthians perdeu para o Flamengo pelo placar de 1 a 0, o público foi de 23.284 pagantes. Por isso, não é de-

O Bom Senso F. C, movi-mento que luta por mudanças no futebol brasileiro, reivin-dica melhorias para o espor-te, e melhores condições de trabalho para os jogadores. Sob o lema: “Por um futebol melhor para todos”, o GRU-PO defende mudanças tanto para quem joga, quanto para quem torce, apita, transmite, e patrocina o futebol. A lide-rança do movimento vem or-ganizando protestos em todo o país, e tem se mostrado so-lidária à causa de jogadores que não têm tido seus direi-tos respeitados. Um claro exemplo disso foi a postura tomada em favor dos atletas do Náutico, que se prepara-vam para convocar uma gre-ve contra atraso de salários. Segundo os alvirrubros, a diretoria do clube havia atra-sado seus salários.

Em nota, publicada na imprensa, a liderança do movimento chegou a ad-vertir que caso houvesse alguma retaliação do clube contra os atletas em virtude dos protestos, o Campeonato Brasileiro seria paralisado. A o documento foi uma res-posta às ameaças feitas pelo presidente do clube alvirru-bro, Paulo Wanderley, que desafiou o volante Martinez, um dos líderes do suposto “levante”, afirmando que a iniciativa teria consequên-cias. “Os jogadores estão co-

“Meu sonho é ser jogador de futebol”. Essa frase vem sendo repetida há anos por milhares de garotos em todo o mundo. E, no Brasil, não é diferente. Muitos garotos, principalmente de famílias pobres, veem no futebol a grande oportunidade de mudar de vida. Sonham, por exemplo, com a fama, o glamour, gordas contas bancárias, muitas mulhe-res, enfim, com uma vida de estrela. E para isso, buscam inspiração em jogadores de sucesso, como Ronaldinho, Robinho, Neymar, entre outros, brasileiros e estran-geiros, que ficaram milioná-rios mesmo sem ter muito estudo. Em outras palavras, a garotada sonha com um mundo mágico e maravi-lhoso no qual se ganha en-xurradas de dinheiro se di-vertindo. Mas, na prática, não é isso que acontece. A grande maioria dos meninos que entram nas escolinhas de futebol não consegue se tornar profissionais. Além

TIRO LIVREJosué Batista

[email protected]

TORCIDA CAMPEÃ

É PRECISO TER BOM SENSO

ENTRE O SONHO E A REALIDADE

mais lembrar o velho ditado: “O maior patrimônio de um clube é sua torcida”.

Com base no empenho dos torcedores tricolores, pode-se afirmar que o San-tinha é um time de segun-da, com uma torcida de primeira. E os números não deixam dúvida. Trata-se da torcida mais fiel e apaixona-da do Brasil. Sendo assim, o título de Campeão da Série C, conquistado pela Cobra Coral no último dia 1º de dezembro, em casa, contra o Sampaio Correia, do Mara-nhão, por 2 a 1, veio coroar o esforço de seus abnegados torcedores que não abando-naram o time, nem mesmo quando ele se encontrava no fundo do poço. Portan-to, parabéns, brava torcida tricolor! O título é de Série C, mas não importa, pois é nacional, e vale muito!

brando o justo e o que é de-vido pelo clube. Sabendo da repercussão interna e das ameaças públicas sofridas pelos profissionais, o Bom Senso FC declara que caso exista alguma tentativa de retaliação aos atletas e o não pagamento da dívida, o Campeonato Brasileiro da Série A será paralisa-do IMEDIATAMENTE”, ressalta um trecho da re-ferida nota. Depois do epi-sódio, o clube cedeu e fez um acordo com os atletas prometendo saldar as dívi-das em questão até o dia 9 de dezembro.

Ora, a postura do Bom Senso parece mais do que justa. Todo mundo sabe que jogador não entra em cam-po só por amor à camisa, como muita gente pensa. Na verdade, eles são profis-sionais comuns, de carne e osso, como todos os outros trabalhadores, que, além de precisarem de descanso, também têm necessidades, contas para pagar, famílias para manter, entre outras obrigações. E é preciso que os dirigentes de clubes es-tejam bem preparados para lidar com isso. Infelizmente, ainda há muito amadoris-mo no futebol, pelo menos no que se refere à gestão do esporte. E o resultado aca-ba se refletindo dentro de campo.

do mais, dos que chegam a se profissionalizar, apenas alguns serão bem-sucedi-dos. De acordo com estudos recentes, mais de 80% dos jogadores profissionais re-cebem em média de 1 a 3 salários mínimos, e somen-te cerca de 5% a 7% rece-bem mais de 20 salários mínimos.

No entanto, embalados por um sonho pouco prová-vel, muitos garotos se ilu-dem de tal forma que, foca-dos apenas em jogar futebol, acabam abandonando a es-cola por considerarem que, para serem jogadores, não precisam ter estudo. Tra-ta-se, na verdade, de uma grande armadilha, pois a carreira de jogador, além de ser extremamente con-corrida, é bastante curta, de modo que, mesmo para aqueles que se tornam pro-fissionais, não há garantia de que ganharão fortunas. E o pior é que quando per-cebem a dura realidade, às vezes já é tarde demais.

Page 13: abrEu E LIma O alvo dos protestos foi o prefeito …...2013/12/03  · Editor geral: Jailton Lima - jailtonlima43@gmail.com jornalfolhametropolitana@r7.com Fale conosco: 81 3541.0501

folha metropolitana | 30 de novembro a 05 de dezembro de 2013

www.folhametropolitana.com.br

folha metropolitana | 30 de novembro a 05 de dezembro de 2013 b5

GRuPo PeTRóPolIS Faz ReuNIão Com a ComuNIdade de ITaPISSuma

paLEstra Ao centro de preto, o gerente geral Carlos de Paula fala das intenções do Grupo

No último dia 07 de novembro, o Grupo

Petrópolis realizou um evento com a comuni-dade de Itapissuma e região para apresentar a empresa e seus com-promissos com o meio ambiente e a sociedade. A reunião aconteceu no Orange Hotel e contou com a presença de po-líticos, ambientalistas, imprensa e munícipes.

Na ocasião, Carlos de Paula, o gerente ge-ral da fábrica, Henri-

Foto: Márcio André/FM

ItapIssuma

Cidades/Economia

que Campos, o gerente de Saúde Segurança e Meio Ambiente Corpo-rativo e o coordenador de Recursos Hídricos (CO), Ademir Guerre-ta, explanaram assun-tos relevantes sobre a chegada da empresa em Itapissuma. Carlos de Paula falou sobre o Grupo Petrópolis e sua estrutura, que é, atual-mente, a segunda maior cervejaria do Brasil e a única grande empresa com capital 100% na-

cional do setor. É dono das marcas de cerveja Crystal, Lokal, Itaipa-va, Black Princess, Pe-tra e Weltenburger, do energético TNT Energy Drink, do isotônico Iro-nage, das vodkas Blue Spirit e Nordka e da água Petra.

“Com cinco fábricas em operação e mais uma em construção, o Grupo é responsável pela gera-ção e manutenção de 16 mil empregos diretos. Além disso, patrocina

atletas brasileiros pro-fissionais e amadores e promove ações ambien-tais por meio do Projeto AMA”, explicou o ge-rente geral, ressaltando que a Itaipava vai gerar riqueza e oportunidade não somente para a ci-dade de Itapissuma, como também para os outros municípios da região Norte.

Carlos de Paula disse também que a unidade de Itapissuma, na pri-meira etapa, vai gerar 300 empregos diretos, e mais mil quanto estiver em pleno funcionamen-to. Ele frisou ainda que vai contar com a mão-de-obra de Itapissuma, contribuindo com o de-senvolvimento social do município. Por isso, a o Grupo Petrópolis está em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapissuma, SENAC e SENAI, capacitando e profissionalizando os jovens, “para que sejam diretamente contem-plados pela empresa”, assegurou de Paula.

O gerente geral con-firmou o compromisso ambiental do Grupo, destacando Ações am-bientais, por meio do Projeto AMA (Área de Mobilização Ambien-tal), que irão contem-plar:

•Plantio de aproxi-madamente 70 mil ár-vores nativas e manu-tenção de dois anos;

•Realização de tri-lhas ecológicas com pa-lestras educacionais;

•Programa de Educa-ção Ambiental para 500 estudantes.

Confira outras informa-ções sobre a unidade de Itapissuma:

Grupo Petrópolis – unidade Itapissuma

FábricaCapacidade produti-va: seis milhões de hec-tolitros cerveja/ano.empregos diretos ge-rados: um mil empre-gos em 2016. Projeto Civil: Área construída – 47.329m²

/ Área – 207ha / Área de arruamento – 110.000m².Instalações:

•uma linha de envase de 62.000 garrafas/h;

•uma linha de envase de 128.000 latas/h;

•uma adega Fer-mentação com 18 tan-ques com capacidade de 9.000 hectolitros;

•uma adega pres-são com 12 tanques de 3.600 hectolitros.

Previsão de inaugura-ção: Abril/2014

dISTRIBuIção/Re-veNdaS

•Empregos diretos gerados: Mais de 300, chegando a um mil quando estiver em ple-no funcionamento;

•Destino das Vendas: Pernambuco;

•Revendas: três re-vendas no Estado de Pernambuco até o mo-mento. Previsão de mais 10 revendas em 2014.

dEsEnvoLvImEnto A Fábrica da Itaipava vai gerar, no funcionamento pleno, mil empregos diretos na região

Page 14: abrEu E LIma O alvo dos protestos foi o prefeito …...2013/12/03  · Editor geral: Jailton Lima - jailtonlima43@gmail.com jornalfolhametropolitana@r7.com Fale conosco: 81 3541.0501

Editor geral: Jailton Lima - [email protected]@r7.com

Fale conosco: 81 3541.0501

www.folhametropolitana.com.br

folha metropolitana | 30 de novembro a 05 de dezembro de 2013

Políticab6

Pavimentação de Ladeira da BiquinhaO presidente da Câmara Municipal de Itamaracá,

vereador George Augusto Martins, requereu da Mesa Diretora, por meio do requerimento de nº. 153/2013, em que solicitou do prefeito Paulo Batista, que autorize à secretaria competente o serviço de pavimentação e dre-nagem da ladeira da Biquinha, em caráter de urgência, a fim de melhorar o acesso à comunidade.

Aterro e TerraplanagemCumprindo as formalidades regimentais, e ouvido o ple-

nário, o vereador Celso José das Neves solicitou à Mesa Diretora, por meio requerimento de nº. 87/2013, que seja encaminhe prefeito Paulo Batista (PTB), que o mes-mo autorize o aterro e terraplanagem da Rua Oitizeiro e Travessa do Oitizeiro, transversais da Ladeira do Por do Sol, no Forte Orange. Ele disse que a rua sofre os efeitos das chuvas que descem do alto, causando o surgimento de buracos. E os moradores não podem ficar prejudicados de inverno a verão.

Implantação do CIRETANO vereador Paulo Fernando Galvão solicitou do chefe

do Executivo Municipal, em agosto, através do requeri-mento de nº. 89/2013, que o mesmo solicite do Depar-tamento de Transito de Pernambuco – DETRAN, com a finalidade de instalação de uma unidade do CIRETRAN na Ilha de Itamaracá, a fim de atender à demanda dos proprietários de veículos que precisam se deslocar a ou-tras cidades.

Secretaria de Saúde O parlamentar Santino José de Oliveira (Galego)

solicitou da Mesa Diretora da Casa, através do reque-rimento de nº. 109/2013 mesa, depois de ouvido o Ple-nário, cumprindo as formalidades regimentais, que seja formulado apelo ao prefeito Paulo Batista, para que en-vie a esta Câmara Municipal, cópia dos Empenhos re-lacionados ao pagamento das despesas realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, no período de janeiro a fevereiro de 2013.

Pavimentação de EstradaA Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itamara-

cá aprovou, por unanimidade, o requerimento de nº. 136/2013, de autoria do vereador Manoel Marinho Neto, onde reivindicou do prefeito Paulo Batista, que entre em entendimento com o Departamento de Estrada e Roda-gem (DER), para que seja feito o serviço de reconstrução da pavimentação da estrada (estrada Miguel Arraes de Alencar), que dá acesso à comunidade da Vila Velha.

Reforma na EscolaO vereador Edielson Beserra Lins (Diel) apresentou,

no mês de agosto, o requerimento de nº. 146/2013, onde reivindicou do chefe do Executivo Municipal, Paulo Ba-tista, a realização de serviços de ampliação do telhado da Escola Municipal Dulce da Costa Lima, cobrindo a área existente na parte da frente da referida escola, bem como a construção de uma sala de informática para os alunos da rede municipal.

Pavimentação de RuaO parlamentar Edson Pedro da Silva requereu da

Mesa Diretora, em agosto, por meio do requerimento de nº. 166/2013, em que reivindicou do prefeito do muni-cípio, Paulo Batista, que o mesmo autorize a pavimen-tação e drenagem em toda a extensão da Rua Maria do Carmo Menezes, situada no bairro dos Quatro Cantos, que liga a estrada do Chié.

Quadra EsportivaA Mesa Diretora da Câmara Municipal aprovou, por

unanimidade, o requerimento de nº. 175/2013, de au-toria do Luciano Rodrigues (Lukinha), que solicitou do prefeito Paulo Batista, que o mesmo autorize a constru-ção de quatro campos societ na Ilha de Itamaracá, nos bairros da Salinas, Jaguaribe, Sossego e Alto da Bela Vista. Os espaços servirão para os jovens praticar es-portes e outras atividades.

Rua BrumadoO vereador Luís Francisco de Assis Junior apresen-

tou, no mês de agosto, à Mesa Direta da Casa o reque-rimento de nº. 181/2013, solicitando do prefeito do mu-nicípio, Paulo Batista, para que a Prefeitura autorize a pavimentação da Rua Brumado, objetivando melhorar as condições de acessibilidade na localidade. Ele disse que o estado da rua é precário e precisa de uma inter-venção urgente.

câmara munIcIpaL dE ItamaracÁ

pLEsbIcIto Deverá ser feita uma consulta popular, para saber a opinião da população de Igarassu

cruZ dE rEbouças

EsportEs

Foto: Ronaldo Cruz

rEpúdIo No ato simbólico, o vereador Ademar entregou a chave à Prefeitura de Igarassu

prEsErvanção Lixo jogado no Parque de Sant’Ana ameaça o meio ambiente da Ilha de Fernando de Noronha

“PReFeITo PodeRá GaSTaR R$ 66 mIlhõeS Sem JuSTIFICaTIva”

Igarassu

dEscaso Em noronha

poLÊmIca Os vereadores da oposição travaram grandes embates contra os 40%

melhorar as condições de preservação da ilha.

Moradores do arquipé-lago de Fernando de No-ronha estão reivindican-do das autoridades locais providências, para punir os responsáveis pela gran-de quantidade de lixo, depositado em lugares públicos, o que está macu-lando a beleza natural da Ilha. Eles cobram dos go-vernantes, que sejam to-madas providências, para

O fantasma do orça-mento suplemen-

tar continua a assolar Igarassu. A diferença é que desta vez o prefeito Mario Ricardo conse-guiu que a Câmara au-torizasse a utilização de 40% da receita prevista para o próximo ano sem justificar a destinação dos recursos. A infor-mação do presidente da Câmara Municipal, ve-reador Ademar de Bar-ros (PDT). Ele disse que isso o deixa livre para gastar um montante de cerca de R$ 66 milhões para o que quiser, inde-pendente de uma apro-vação dos vereadores. O martelo foi batido no fi-nal de novembro quan-do a Casa Legislativa da cidade fez passar o

Orçamento 2014 por 8 votos a cinco, em uma sessão bastante tumul-tuada.

Dentre os debates estabelecidos entre as bancadas que eram “contra” e “a favor” a suplementação questio-nava-se o que levava o município a diminuir de 10%, garantidos no orçamento 2013, para 8,3% a serem destina-dos em 2014, nos gastos com a saúde. Também fez parte da pauta o au-mento de cerca de 360% nos recursos destinados à publicidade.

“Mário Ricardo não confia na sua bancada de vereadores”, disparou o presidente da Câmara, vereador Ademar de Barros que votou contra

o texto. Acompanharam o voto de Ademar os ve-readores Paulo Uchoa, Prazeres, Hemilton Be-serra e Afonso Gui. No grupo que defenderam o pedido do prefeito, es-tiveram os vereadores Maguila, Érica Uchoa, Irapuan Ramos, Romá-rio Xavier, Izaque Lei-te, Siqueira da Areia, Tote e Edinho Martins.

De acordo com Ade-mar, autorizar 40% de suplementação foi abrir mão da prerrogativa de fiscalizar o Poder Execu-tivo. Ele compara essa decisão à assinatura de um cheque em branco. “Quando a legislação diz que os gastos do Executivo precisam ser aprovados pelos verea-dores ela faz isso para

garantir que o dinheiro seja bem aplicado, que haja acompanhamento e discussão do destino que esse dinheiro vai to-mar e uma discussão da qual o povo também vai poder participar. Nossa reclamação não é por or-gulho, mas porque que-remos que haja trans-parência nos gastos da prefeitura de Igarassu. Não fomos eleitos para transferir a chave da Câmara para as mãos do prefeito”, protestou Ademar de Barros.

Para 2014 a previsão é de que a receita de Igarassu chegue aos R$ 165.700.000,00 (cento e sessenta e cinco mi-lhões e setecentos mil reais). São 26% a mais do que foi arrecadado em 2013, quando a re-ceita prevista foi R$ 131.216.870,00(cento e trinta e um milhões, du-zentos e dezesseis mil e oitocentos e setenta re-ais). Segundo a Secreta-ria de Planejamento do município esse aumen-to na arrecadação deve-se, principalmente, aos convênios firmados com o Governo Federal.

Foto: Divulgação

Page 15: abrEu E LIma O alvo dos protestos foi o prefeito …...2013/12/03  · Editor geral: Jailton Lima - jailtonlima43@gmail.com jornalfolhametropolitana@r7.com Fale conosco: 81 3541.0501

folha metropolitana | 30 de novembro a 05 de dezembro de 2013

www.folhametropolitana.com.br

folha metropolitana | 30 de novembro a 05 de dezembro de 2013 b7

Política

apoIo poLítIco O autor do projeto de lei, deputado Antônio Moraes, defende o bairro de Cruz de Rebouças

Foto: Jailton Lima/FM

CoNFRaRIa ReIvINdICa emaNCIPação PolíTICa de CRuz de ReBouçaS

pLEsbIcIto Deverá ser feita uma consulta popular, para saber a opinião da população de Igarassu

Um grupo de intelec-tuais do bairro de

Cruz de Rebouças, cha-mado Confraria, promo-veu um encontro com representantes da socie-dade civil, para discutir a possibilidade de Cruz de Rebouças ser eman-cipada, realizado num salão de festa, no último dia 15 de novembro.

Para debate, a Confra-ria convidou o autor do projeto da emancipação de Cruz de Rebouças, que tramita na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Antônio Morais (PSDB). O evento contou também com presença do prefeito de Itapissuma, Cal Volia (PSDB), e o ve-reador Maguila (DEM).

O deputado explicou

cruZ dE rEbouças

com detalhe o processo, afirmando que Cruz de

Rebouças tem todas as condições técnicas e eco-

nômicas, para tornar-se cidade. “Mas, precisamos

ouvir a opinião e o dese-jo das pessoas. Para isso,

será necessária a reali-zação de uma consulta popular através de um plebiscito com todos os moradores do município”, explicou o parlamentar, ressaltando, entretanto, que precisa da sanção presidencial, caso contrá-rio, o Congresso Nacional terá que se posicionar so-bre a matéria.

Por sua vez, o vereador Maguila disse que está de acordo com a vontade da população de Cruz de Rebouças. “Podem contar comigo nesta luta. Cruz tem condições de ser in-dependente financeira e politicamente”, comen-tou o parlamentar, que é um dos representantes na Câmara Municipal de Igarassu.

dEsfILE cívIco O treinador Ni e seus atletas do Banerge, no desfile de Abreu e Lima

Foto: Divulgação

Banerge faz um importante trabalho social com crianças da cidade de Abreu e Lima

EsportEs

A Escolinha de Fute-bol Associação Atlética Banerge realiza um im-portante trabalho com crianças e adolescente, por meio da prática es-portiva de futebol. Uma condição fundamental para ingressar na esco-linha é ser matriculado na escola e ter boas no-tas. O Banerge é presi-dido pelo técnico Jose-nildo Batista, Ni, que também exerce a função de treinador e orienta-dor da garotada.

Hoje, a escolinha é formada por mais de 50 atletas. O Banerge par-ticipa, regularmente,

de campeonatos e tor-neios no Recife. Segun-do o treinador, a maior dificuldade vivenciada na escolinha é a falta de apoio e incentivo dos órgãos públicos e priva-dos. “Custeamos as des-pesas básicas com recur-sos próprios e ajuda de amigos, infelizmente”, desabafou o treinador, ressaltando que essas dificuldades não abalam sua confiança no talento de muitos alunos.

Ele disse que o Kle-ber Santana, que jogou no Sport, Flamengo, Vitória e São Paulo co-meçou sua atividade de

futebol na escolinha do Banerge. “É um gran-de orgulho para nós. Isso recompensa o nos-so trabalho. E creio que da escolinha pode sair grandes talentos para o futebol brasileiro”, afirmou o treinador Ni, acrescentando que a es-colina de futebol do Ba-nerge está com as por-tas abertas para novas inscrições. Basta ape-nas os reposáveis pelos filhos comparecerem `à sede da instituição que funciona, provisoria-mente, na Escola Poli-valente.

Page 16: abrEu E LIma O alvo dos protestos foi o prefeito …...2013/12/03  · Editor geral: Jailton Lima - jailtonlima43@gmail.com jornalfolhametropolitana@r7.com Fale conosco: 81 3541.0501

folha metropolitana | 30 de novembro a 05 de dezembro de 2013b8

Geral

ReIvINdICaçõeS PaRa deSTeRRo

abrEu E LIma mEIo ambIEntE

Para trabalhar em fa-vor de uma comuni-

dade não precisa neces-sariamente ser político, mas ter boa vontade e espírito público. O Ge-túlio Barros (PDT) tem sido colaborador e um ca-nal de reivindicação em favor dos moradores de Desterro. Sensibilizado com amor ao próximo, ele vem fazendo, há algum

tempo, ações sociais, como a emissão da Car-teira de Identidade, CPF e registro de nascimento. Além dessas ações, Ge-túlio Barros banca, com recursos próprios, essas despesas.

Suas atividades não se restringem apenas a emissão de documentos pessoas, mas também a buscam de melhoria para

ação socIaL Getúlio Barros é um dos líderes do bairroFoto: Márcio André/FM

proJEtos Getúlio pretende realizar mais ações sociais

www.folhametropolitana.com.br

Editor geral: Jailton Lima - [email protected]@r7.com

Fale conosco: 81 3541.0501

a comunidade. Para isso, ele tem acompanhado de perto os problemas do bairro. “Vamos cobrar da Prefeitura de Abreu e Lima mais atenção para Desterro. Há problemas simples que podem ser resolvidos. Mas onde está a presença dos represen-tantes eleitos pelo povo? Eu não posso ficar cala-do. Vamos reivindicar melhoria no transporte coletivo, na segurança e na infraestrutura”, pro-meteu Barros.

Segundo ele, é preciso que as pessoas reivindi-quem suas solicitações ao Poder Público, a fim de que os pleitos sejam aten-didos. “Acompanharemos os problemas do bairro e buscaremos soluções para resolvê-los”, assegurou Getúlio Barros, ressaltan-do que continuará com os trabalhos sociais juntos às famílias carentes.