abraham maslow

9
ABRAHAM MASLOW Introdução da pirâmide de Maslow / A hierarquia das necessidades

Upload: joaquim-martins

Post on 31-Jan-2016

26 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Abraham maslow trabalho sobre este pensador e organizador. feito com material encontrado e compilado sem objectivos monetarios.

TRANSCRIPT

Page 1: Abraham Maslow

ABRAHAM MASLOW

Introdução da pirâmide de Maslow /

A hierarquia das necessidades

Page 2: Abraham Maslow

Abraham Maslow foi um psicólogo americano, conhecido pela proposta Hierarquia de necessidades de Maslow.Nascimento: 1 de Abril de 1908, Brooklyn, Nova Iorque, EUAFalecimento: 8 de Junho de 1970, Menlo Park, Califórnia, EUAObras: Introdução à Psicologia do Ser, Maslow no gerenciamentoEducação: Universidade Cornell, Universidade Columbia, City College of New York, Universidade do Wisconsin-MadisonFiliação: Samuel Maslow, Rose MaslowEx-Mulher : Bertha Goodman

Page 3: Abraham Maslow

Segundo Maslow o trabalhador deveria ter o seguinte percurso para atingir a felicidade.

Page 4: Abraham Maslow

FISIOLOGIA

O individuo só passara para outro nível quando a necessidade anterior estiver satisfeita.

As necessidades fisiológicas são essenciais para a sobrevivência do ser humano segundo Maslow.

Page 5: Abraham Maslow

SEGURANÇA

Segundo Maslow, um seguro de vida um plano de saúde um vale de transporte, entre outros benefícios que podem ser conseguidos pela empresa. Esta segunda necessidade também tem fundamento pois as empresas que obtém os melhores lucros na actualidade são aquelas que investem na qualidade de vida dos seus funcionários.

Page 6: Abraham Maslow

AMOR - RELACIONAMENTO

As pessoas tem necessidade de ser aceites pelos outros, o ser humano não consegue viver isoladamente. Na empresa é essencial os funcionários tenham esse convívio, troquem ideias trabalhem em grupo. Pois é nos grupos onde surgem as melhores ideias, uma ideia colocada por uma pessoa, pode ser complementada por outra. A organização deve possibilitar que cada funcionário trabalhe no local onde a sua necessidade social esteja satisfeita para evitar conflitos desnecessários entre os funcionários.

Page 7: Abraham Maslow

ESTIMA

O ser humano tem a necessidade de estima. Assim sendo o ser humano reconhece a sua própria capacidade, mas a melhor maneira de motivar o funcionário, será este receber o reconhecimento de outros. A auto-estima do funcionário depende daquilo do que ele desempenha na organização, mas o reconhecimento por parte da organização é fundamental para a completar.

Page 8: Abraham Maslow

REALIZAÇÃO PESSOALO ser humano busca a sua realização como pessoa, é capaz de desenvolver o seu potencial continuamente. Segundo Maslow quando as necessidades fisiológicas; segurança; sociais e de auto-estima; status; estiverem satisfeitas só resta a necessidade da auto-realização. O ser humano vai buscar conhecimento, novas experiencias, nesse sentido o funcionário auto-realizado pode contribuir muito para o sucesso da organização ou empresa. Pois ele busca conhecer novas coisas, busca se completar como pessoa.

Page 9: Abraham Maslow

CONCLUSÃO

Assim, podemos concluir ao observar a pirâmide e os vários níveis da mesma, servem para uma melhor compreensão e optimização da vida do trabalhador no seu percurso laboral. Neste âmbito, à que salientar a inexistência de preocupação pela parte empregadora na felicidade do trabalhador e da sua progressão profissional ou social. Algo que depois da adopção desta pirâmide foi mudando gradualmente. No seu progresso pessoal na sua vida profissional e intima. Desta forma podemos observar também a progressão a nível empresarial do mesmo trabalhador e o seu crescimento individual dentro da mesma e o seu crescimento a nível de produção ou produtividade. Assim sendo as empresas depararam com um crescimento substancial tanto na sua produção como na valorização do trabalho e do trabalhador.