abertura política e redemocratização do brasil

2
Redemocratização do Brasil Redemocratização do Brasil foram dois processos de transição política que acabaram com regimes ditatoriais. A primeira redemocratização ocorreu em 1945, com o fim do Estado Novo (1937-45), golpe militar implementado pelo governo de Getúlio Vargas. A segunda transição aconteceu em 1985, com o fim do Regime Militar (1964-85). Estado Novo Com a disseminação global do comunismo, governos de direita temiam a aproximação de suas matizes ideológicas ao público. Como presidente, Getúlio Vargas fez o que pôde para solapar o alastramento dos ideais de esquerda, para evitar que ocorressem greves e paralisações trabalhistas. Em 1937, a ala direita da base governista convenceu Vargas de que o Brasil estava ameaçado a sofrer uma conspiração de esquerda. A articulação dos direitistas ficou conhecida como Plano Cohen. Assim, Vargas decidiu manter o controle da nação com a ditadura do Estado Novo. Seguindo a corrente fascista e autoritária de líderes como Mussolini e Hitler, Vargas impediu a realização de eleições diretas e controlou ostensivamente os poderes Legislativo, Executivo e até mesmo o Judiciário. O fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, dava claros sinais de que o Estado Novo estava em desgaste, principalmente com a derrota dos fascistas. Prevendo isso, ele tentou legitimar seu golpe utilizando o artifício do populismo com as massas urbanas, mas acabou sendo derrubado pela mesma elite que o colocou no poder. Com o fim do Estado Novo,o Brasil teve seu primeiro processo de transição democrática. Ditadura Militar Apesar de ter durado mais de duas décadas, a Ditadura já estava em desgaste havia muito tempo. A sociedade reivindicava as liberdades individuais restringidas e exigia que os presos políticos fossem soltos mas, mesmo com toda essa pressão, naquele momento o país não mostrava sinais claros de retornar à democracia. Depois dos anos de chumbo do governo Médici , Ernesto Geisel assumiu a presidência em 1974 e trouxe uma esperança de retorno à democracia com a abertura política ‘lenta e gradual’. Com a aprovação da Lei da Anistia , em 1979, pelo governo de João Baptista Figueiredo, esperava-se que o regime cessasse rapidamente.

Upload: danielbbueno

Post on 25-Nov-2015

23 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Redemocratizao do Brasil

Redemocratizao do Brasilforam dois processos de transio poltica que acabaram com regimes ditatoriais. Aprimeira redemocratizaoocorreu em 1945, com o fim doEstado Novo(1937-45), golpe militar implementado pelo governo de Getlio Vargas. A segunda transio aconteceu em 1985, com o fim do Regime Militar (1964-85).Estado NovoCom a disseminao global do comunismo, governos de direita temiam a aproximao de suas matizes ideolgicas ao pblico. Como presidente, Getlio Vargas fez o que pde para solapar o alastramento dos ideais de esquerda, para evitar que ocorressem greves e paralisaes trabalhistas.Em 1937, a ala direita da base governista convenceu Vargas de que o Brasil estava ameaado a sofrer uma conspirao de esquerda. A articulao dos direitistas ficou conhecida como Plano Cohen. Assim, Vargas decidiu manter o controle da nao com a ditadura do Estado Novo.Seguindo a corrente fascista e autoritria de lderes como Mussolini e Hitler, Vargas impediu a realizao de eleies diretas e controlou ostensivamente os poderes Legislativo, Executivo e at mesmo o Judicirio.O fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, dava claros sinais de que o Estado Novo estava em desgaste, principalmente com a derrota dos fascistas. Prevendo isso, ele tentou legitimar seu golpe utilizando o artifcio do populismo com as massas urbanas, mas acabou sendo derrubado pela mesma elite que o colocou no poder. Com o fim do Estado Novo,o Brasil teve seu primeiro processo de transio democrtica.Ditadura MilitarApesar de ter durado mais de duas dcadas, a Ditadura j estava em desgaste havia muito tempo. A sociedade reivindicava as liberdades individuais restringidas e exigia que os presos polticos fossem soltos mas, mesmo com toda essa presso, naquele momento o pas no mostrava sinais claros de retornar democracia.Depois dos anos de chumbo dogoverno Mdici,Ernesto Geisel assumiu a presidncia em 1974 e trouxe uma esperana de retorno democracia com a abertura poltica lenta e gradual. Com a aprovao daLei da Anistia, em 1979, pelo governo de Joo Baptista Figueiredo, esperava-se que o regime cessasse rapidamente.

Somente em 1985 a Redemocratizao do Brasil foi concluda. Os militares enfrentavam dificuldades para recuperar a economia do pas. Nesta poca, os ndices de inflao eram muito altos, alm dos inmeros casos de corrupo na mquina pblica revelados pela imprensa. Os setores de sade eeducaoenfrentavam rombos enormes e a sociedade pressionava para que os militares deixassem o poder.A eleio presidencial de Tancredo Neves em 1984 pelo Colgio Eleitoral marcou o fim da Ditadura Militar, apesar de no obter apoio de partidos da esquerda como o Partido dos Trabalhadores e o Partido Comunista.Entretanto, Tancredo Neves foi internado antes de ocupar o cargo e faleceu um ms depois. Quem ocupou o cargo da presidncia foi seu vice, Jos Sarney.Durante o Governo Sarney, uma nova Constituio foi formulada e concluda em 1988. O texto previa o fim da censura e proclamava odireitos liberdades civis da sociedade.Em 1989, a sociedade votou pela primeira vez aps o fim do Regime Militar, elegendo como presidente Fernando Collor de Mello.