aarito - intergraus.com.br · o solo, a água e a biodiversidade — práticas que visam à...

10
INTERGRAUS Extensivo Gabarito 1 rese08p18 Gabarito Gabarito 8º Simulado Extensivo 2º Semestre 2018 1. Resposta B Como a umidade estava relacionada à ideia de causa, a alternativa D estaria excluída; A apresenta erro de regência, pois a palavra “devido” deveria vir seguida a à; C apresenta erro de concordância verbal: deveria estar o verbo preocupar no plural; em E, o relativo “que” e o artigo “os” deveriam ser trocados por cujos e o verbo dever pelo plural devem. 2. Resposta D Derivação prefixal e derivação sufixal ocorrem em “desaparecer”, pois apresenta prefixo des-; e em “reserva- tórios”, por meio do sufixo -órios. 3. Resposta E Em A, a palavra “descendo” é inadequada; em B, “voando” e “monitorar”; em C e D, “conter” e “fiscalizar”, respectivamente. 4. Resposta D Segundo a norma culta, o primeiro espaço poderia ser preenchido com “funcionam” ou “Há”; já o segundo, com “compõem”, concordando com o plural do sujeito “Os dados”. 5. Resposta C Isso se comprova pelas palavras “medo”, “morte”, “coisa”, “vivos”, “morto”, entre outras. 6. Resposta A Seria um sujeito em forma de oração em relação ao verbo ser da oração “é coisa dos vivos”. 7. Resposta B Em “de tudo o que é vida”, a palavra “o”, que antecede o pronome relativo “que”, não só equivale a “aquilo”, como é, de fato, um pronome demonstrativo. 8. Resposta B O primeiro espaço se completa com a expressão que indica finalidade, “a fim”; o segundo, com “reivindicar”, esta a grafia correta; e, o terceiro, com “ratificam”, uma vez que indica confirmação em relação aos inúmeros direitos dos trabalhadores. 9. Resposta D Além do travessão, indicando emprego do discurso direto, há a presença do indireto no trecho “mas me dis- seram que botou o rifle em cima dela, (...)”. 10. Resposta E De acordo com a norma culta, não se inicia período com o oblíquo átono (“me”), mas no contexto se referia à fala informal do personagem, portanto foi adequadamente empregado. 11. Resposta E Nos dois fragmentos transcritos, encontramos a “cor local” brasileira, respectivamente, no espírito belicoso do índio e na cerimônia matrimonial tipicamente nacional. 12. Resposta E O Realismo caracteriza-se pela crítica contundente às contradições sociais do mundo burguês da segunda metade do século XIX. 13. Resposta D O Naturalismo é uma vertente do Realismo que se caracteriza pela aplicação de teorias consideradas cientí- ficas na segunda metade do século XIX, em especial, pela aplicação do Determinismo. 14. Resposta D No primeiro trecho, predomina o egoísmo universal como mola do comportamento individual. Já no segundo, a solidariedade anônima dá o tom à descrição. 15. Resposta B O Parnasianismo defende o ideal da “Arte pela Arte”. 16. Resposta D A descrição da figura feminina está marcada por um intenso erotismo característico do espírito decadentista que dominou o final do século XIX.

Upload: trinhtu

Post on 13-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: aarito - intergraus.com.br · o solo, a água e a biodiversidade — práticas que visam à agricultura sustentável para o aumento da oferta de alimentos e melhoria dos níveis de

INTERGRAUS Extensivo Gabarito 1

rese

08p1

8

GabaritoGabarito8º SimuladoExtensivo

2º Semestre 2018

1. Resposta BComo a umidade estava relacionada à ideia de causa, a alternativa D estaria excluída; A apresenta erro de regência, pois a palavra “devido” deveria vir seguida a à; C apresenta erro de concordância verbal: deveria estar o verbo preocupar no plural; em E, o relativo “que” e o artigo “os” deveriam ser trocados por cujos e o verbo dever pelo plural devem.

2. Resposta DDerivação prefixal e derivação sufixal ocorrem em “desaparecer”, pois apresenta prefixo des-; e em “reserva-tórios”, por meio do sufixo -órios.

3. Resposta EEm A, a palavra “descendo” é inadequada; em B, “voando” e “monitorar”; em C e D, “conter” e “fiscalizar”, respectivamente.

4. Resposta DSegundo a norma culta, o primeiro espaço poderia ser preenchido com “funcionam” ou “Há”; já o segundo, com “compõem”, concordando com o plural do sujeito “Os dados”.

5. Resposta CIsso se comprova pelas palavras “medo”, “morte”, “coisa”, “vivos”, “morto”, entre outras.

6. Resposta ASeria um sujeito em forma de oração em relação ao verbo ser da oração “é coisa dos vivos”.

7. Resposta BEm “de tudo o que é vida”, a palavra “o”, que antecede o pronome relativo “que”, não só equivale a “aquilo”, como é, de fato, um pronome demonstrativo.

8. Resposta BO primeiro espaço se completa com a expressão que indica finalidade, “a fim”; o segundo, com “reivindicar”, esta a grafia correta; e, o terceiro, com “ratificam”, uma vez que indica confirmação em relação aos inúmeros direitos dos trabalhadores.

9. Resposta DAlém do travessão, indicando emprego do discurso direto, há a presença do indireto no trecho “mas me dis-seram que botou o rifle em cima dela, (...)”.

10. Resposta EDe acordo com a norma culta, não se inicia período com o oblíquo átono (“me”), mas no contexto se referia à fala informal do personagem, portanto foi adequadamente empregado.

11. Resposta ENos dois fragmentos transcritos, encontramos a “cor local” brasileira, respectivamente, no espírito belicoso do índio e na cerimônia matrimonial tipicamente nacional.

12. Resposta EO Realismo caracteriza-se pela crítica contundente às contradições sociais do mundo burguês da segunda metade do século XIX.

13. Resposta DO Naturalismo é uma vertente do Realismo que se caracteriza pela aplicação de teorias consideradas cientí-ficas na segunda metade do século XIX, em especial, pela aplicação do Determinismo.

14. Resposta DNo primeiro trecho, predomina o egoísmo universal como mola do comportamento individual. Já no segundo, a solidariedade anônima dá o tom à descrição.

15. Resposta BO Parnasianismo defende o ideal da “Arte pela Arte”.

16. Resposta DA descrição da figura feminina está marcada por um intenso erotismo característico do espírito decadentista que dominou o final do século XIX.

Page 2: aarito - intergraus.com.br · o solo, a água e a biodiversidade — práticas que visam à agricultura sustentável para o aumento da oferta de alimentos e melhoria dos níveis de

2 Extensivo INTERGRAUS

rese

08p1

8

17. Resposta AA questão destaca a importância de ações voltadas para o uso racional e manejo dos recursos naturais, como o solo, a água e a biodiversidade — práticas que visam à agricultura sustentável para o aumento da oferta de alimentos e melhoria dos níveis de emprego e renda às populações do meio rural.

18. Resposta CRealizado desde 1930, o campeonato mundial de futebol representou tanto a difusão e popularização desse esporte quanto a valorização de seu potencial lucrativo pela indústria de entretenimento e lazer — tornando--se uma prática esportiva e cultural mundializada. O futebol como esporte coletivo é, na atualidade, um dos principais esportes de massa; estimulou a criação de times e clubes impulsionados por grandes torcidas, estádios monumentais, elevada movimentação de recursos e iniciativas — negociações de compra e venda de jogadores de nacionalidades variadas. A multipolaridade das relações internacionais no aspecto esportivo ampliou a diversidade dos países-sede e o número de seleções participantes, cujos objetivos destacam a geração de insumos para a economia e maior projeção no contexto mundial.

19. Resposta DI. Correta

0 6,0

32 – 1,0

32

61 x log

32 log

61

x log 3 – log 2log 6

log 3 – log 2log 3 log 2 x

0,30 – 0,480,48 0,30 x

0,180,78

313 4,33m.

x xB

B B B

B B= = =

= = + = + = =

& & &

& &

$ $

-

e e e eo o o o

II. Incorreta

Para xA = 0 y 6,032 – 1,0 y 5,0m.A0

A= =& &$ d n

III. Correta

A velocidade máxima ocorre no ponto B:

m g y2

m vv 2 g y v 2 10 5,0 v 10A

B2

B A B B= = = =& & &$ $$

$ $ $ $ m/s.

20. Resposta AI. ex = 1,12 ∙ ey ⇒ 1 –

f1x

= 1,12 ∙ 1–f1y

f p ⇒ 1 – f1x

= 1,12 ∙ 1–81d n ⇒

1 – f1x

= 1,12 ∙ 87 ⇒ 1 –

f1x

= 0,98 ⇒ fx = 50.

II. fy = 8 → 20 minutos

fx = 50 → Tx

Assim: Tx = 125 minutos ou 2 horas e 5 minutos.

21. Resposta EO quiasma é um evento da prófase I da meiose.

22. Resposta C23. Resposta C24. Resposta E

25. Resposta ANa mecanização do trabalho, o papel do trabalhador se transforma de modo significativo, deixando a condição de protagonista para a máquina; além disso, houve uma reorganização espacial, com os grandes espaços das fábricas impulsionando significativamente o processo de urbanização na Europa.

26. Resposta A27. Resposta E28. Resposta D29. Resposta B30. Resposta A

Page 3: aarito - intergraus.com.br · o solo, a água e a biodiversidade — práticas que visam à agricultura sustentável para o aumento da oferta de alimentos e melhoria dos níveis de

INTERGRAUS Extensivo 3

rese

08p1

831. Resposta E

I. Bocal A: v0y = v0 ⇒ 2

m v02$

= m ⋅ g ⋅ hA ⇒ hA = 2gv02

.

II. Bocal B: v0y = v0 ⋅ cos 60° = 2v0 ⇒ hB =

2g(v /2)

412gv0

202

= $ ⇒ hB = 41 ⋅ hA.

Portanto, hhBA = 4.

32. Resposta DSendo F cateto oposto e P o cateto adjacente ao ângulo a, temos:

PF = tg a ⇒ k ⋅

d|Q | | Q |

2$ = mg ⋅ tg ⋅ a ⇒

⇒ 9 ⋅ 109 ⋅ (2 10 )

Q–1 2

2

$ = 1,0 ⋅ 10 ⋅

169 ⇒ Q2 =

164 ⋅ 10–10 ⇒

⇒ Q = 21 ⋅ 10–5 C = 5,0 mC.

33. Resposta EA energia cinética de um elétron acelerado do repouso por uma d.d.p. de 100 V é de 100 eV. Assim:

Fx

E= ∆Ecin ⇒ (–e) ⋅ (d.d.p.) =

2m v2$ – 0 ⇒

⇒ (–1,6 ⋅ 10–19) ⋅ (–100 V) = 2

9,0 10 v–31 2$ $ ⇒ 9,0 103,2 10

–31

–17

$

$ = v2 ⇒ v - 6,0 ⋅ 106 m/s.

34. Resposta A • no MCU temos: v = w ⋅ r = 2p ⋅ f ⋅ r

• i = tQ

s/vn e

2 r1 e v

2e 2 f f e= = = =$

$$ $ $ $

$r r

rD D

35. Resposta A

p ⋅ V = n ⋅ R ⋅ T ⇒ 30 V n R (12 273)30 V n R (27 273)

01

= += +

$ $ $

$ $ $*

n1 ⋅ R ⋅ 300 = n0 ⋅ R ⋅ 285 ⇒ n1 é 95% de n0 ou n1 é 5% menor que n0.

Portanto, deveremos esvaziar os pneus, reduzindo a massa de ar interna em 5% do valor inicial.36. Resposta A

O poder calorífico do álcool é aproximadamente 60% do poder calorífico do óleo diesel.Qtotal(álcool) = 0,6 Q total(diesel)

resultados semelhantes ⇒ zútil(álcool) = zútil(diesel)

g

g

Q

Q

álcooltotal(álcool)

dieseltotal(diesel)

útil(diesel)

útil(álcool)=

=

h

h

_

`

a

bbbb

bbb

⇒ ηálcool = 0,6 Q

z

total(diesel)

útil(diesel)$

⇒ ηálcool = 0,6

⇒ ηdiesel = 0,6 ∙ ηálcool

37. Resposta BNos três “caminhos”, a variação da energia interna do gás é a mesma. Assim, o caminho no qual ocorre troca de menor quantidade de calor é aquele onde o trabalho é mínimo, isto é, o caminho ADB: τADB ṉ área do trapézio BDV1V2 = P2 ∙ (V2 – V1).

α

αα

T

F

P

ηdiesel

Page 4: aarito - intergraus.com.br · o solo, a água e a biodiversidade — práticas que visam à agricultura sustentável para o aumento da oferta de alimentos e melhoria dos níveis de

4 Extensivo INTERGRAUS

rese

08p1

8

38. Resposta EI. Correta O trabalho é numericamente igual à área delimitada pelo gráfico de F e o eixo dos “x”: Fx = AI + AII + AIII = 120 joules.

II. Correta O trabalho da força do atrito é numericamente igual à área IV delimitada pelo gráfico de Fatrito e o eixo

dos “x”: atFx = AIV = – 80 joules.

III. Correta F – Fat = m ∙ a ⇒ 40 – 20 = 4,0 ∙ a ⇒ a = 5,0 m/s2.

IV. Correta Entre x = 2 m e x = 4 m, a força resultante é nula, portanto, pelo TEC, não há variação da energia cinética

do corpo.

39. Resposta EO trabalho da força motriz da escada é igual e de sinal contrário ao do peso. Portanto:

τmotriz = +m ∙ g ∙ h = +80 kg ∙ 10 m/s2 ∙ 7,5 m = +6 000 J.

40. Resposta D“conservação da energia mecânica”: Ecin(inicial) = Epot(máx) + Q ⇒ Ecin(inicial) = m ∙ g ∙ hmáx + Q ⇒

⇒ 40 = 0,20 ∙ 10 ∙ 16 + Q ⇒ Q = 8 J.

41. Resposta CCasal afetado = ELE A– e ELA A–Criança normal implica casal de heterozigotos = Aa x AaProbabilidade de outra criança não afetada = 1/4Sexo masculino = 1/2Criança não afetada e do sexo masculino = 1/8

42. Resposta DAndré e Mariana são heterozigotos (Aa)Probabilidade de um filho aa = 1/4Probabilidade de um filho aa e outro filho aa = 1/16 = 6,25%

força de atrito

força F

x (m)

F (N)

40

20

0

–20

2IV

II

I

III

4

15 m

30°

7,5 m

Page 5: aarito - intergraus.com.br · o solo, a água e a biodiversidade — práticas que visam à agricultura sustentável para o aumento da oferta de alimentos e melhoria dos níveis de

INTERGRAUS Extensivo 5

rese

08p1

843. Resposta A

Serão observados 38 cromossomos, cada um com duas cromátides.

44. Resposta AI. Espermatogônias são células diploides.II. Cada ovogônia origina um ovócito I e cada ovócito I origina um ovócito II.

45. Resposta BO meristema é o tecido indicado para se produzir clones, pois é um tecido de células indiferenciadas, ou seja, suas células ainda não são especializadas e, portanto, podem originar qualquer outro tecido, dependendo dos estímulos hormonais que receberem.

46. Resposta EA cólera é causada pela bactéria Vibrio cholerae, que ataca o intestino e é de transmissão fecal-oral, ou seja, bactérias eliminadas nas fezes dos hospedeiros contaminam água e alimentos e posteriormente são ingeri-das por outras pessoas, que acabam se contaminando também.É doença relacionada a precárias condições de saneamento básico.

47. Resposta DHumbertinho estava certo. De fato, na etapa fotoquímica, a água tem sua molécula quebrada e libera O2. Na etapa química, com o CO2 e os H+ da água, é sintetizada a glicose.

48. Resposta COs carrapatos são Artrópodos da classe dos Aracnídeos, caracterizados por terem o corpo dividido em cefalo-tórax e abdômen, ausência de antenas, 1 par de quelíceras, 1 par de palpos (pedipalpos) e 4 pares de patas locomotoras presas ao tórax (cefalotórax).

49. Resposta EA estrutura indicada pelo algarismo 1 representa o alantoide, anexo embrionário que, nos répteis e nas aves, acumula as excretas nitrogenadas do embrião, na forma de ácido úrico.

50. Resposta CNos embriões de mamíferos, a placenta exerce várias funções, dentre as quais a nutritiva e a excretora. Desta forma, os anexos saco vitelínico e alantoide, respectivamente relacionados a essas funções, são atrofiados ou vestigiais nos mamíferos.

51. Resposta CNo Brasil, o urbano é dado a partir da sede político-administrativa, diferentes de outros lugares no mundo, que se dá pela quantidade populacional ou pelos aparelhos urbanos instalados na cidade.

52. Resposta DEm todas as alternativas, os climas correlacionam corretamente com as áreas identificadas nos mapas, o mesmo não ocorrendo com o gênero agrícola. Sendo assim, o correto seria: 1 – Soja; 2 – Trigo; 3 – Fruticultura (gotejamento); 5 – cacau.

53. Resposta EChuva ácida e efeito estufa são fenômenos naturais, porém agravados pelas atividades humanas, pela quei-ma dos combustíveis fósseis (carvão mineral e petróleo) cuja ação consequentemente afetará os níveis de poluição atmosférica e a saúde das populações (problemas respiratórios). Desta forma, o fenômeno não relacionado à queima de combustíveis fósseis é a inversão térmica, o qual consiste em uma condição atmos-férica natural, facilmente observada em dias frios, comuns nas manhãs de inverno. As camadas da atmosfera se invertem, ficando as mais frias junto ao solo e as mais quentes elevadas, dificultando a circulação de ar, contribuindo à concentração da poluição.

54. Resposta AEmbora a população residente em aglomerados subnormais em números absolutos seja maior nos Estados do Sudeste — São Paulo e Rio de Janeiro —, em números relativos, ou seja, em relação à população resi-dente do Estado, a proporção é maior no Pará e Amapá, com mais de 15%.

55. Resposta BA transposição do Rio São Francisco envolve obras de redistribuição de suas águas em quatro Estados da macrorregião Nordeste (Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte), em trechos onde não há for-mação de Cerrado. Assim sendo, as obras não afetarão a área da nascente do rio, localizada na Serra da Canastra, em Minas Gerais, em área do Cerrado.

Page 6: aarito - intergraus.com.br · o solo, a água e a biodiversidade — práticas que visam à agricultura sustentável para o aumento da oferta de alimentos e melhoria dos níveis de

6 Extensivo INTERGRAUS

rese

08p1

8

56. Resposta DAs “recomendações” do Consenso de Washington para os países em desenvolvimento, especialmente os latino-americanos, eram de adoção de políticas de abertura de seus mercados e o “Estado Mínimo”, isto é, um Estado com um mínimo de atribuições, privatizando as atividades produtivas e com um mínimo de despesas como forma de solucionar os problemas relacionados com a crise fiscal.

Tal receituário obteve sucesso no combate à inflação, mas no plano social as consequências foram desa-lentadoras: um misto de desemprego, recessão e baixos salários, conjugado com um crescimento econô-mico insuficiente.

57. Resposta CPaíses da União Europeia citados no texto: Dinamarca, Países Baixos, Itália, França. As grandes importações de alimentos procedem tanto de países da União Europeia como de países que faziam parte do Império Bri-tânico (Commonwealth).

58. Resposta AA Revolução Tecnológica introduziu novas tecnologias poupadoras de mão de obra na produção das merca-dorias e provocou mudanças nas relações do mercado de trabalho. As chamadas economias pós-industriais são caracterizadas por uma redução da mão de obra na indústria e um aumento nas mais variadas ativida-des do setor terciário (serviços). O rígido horário do trabalho formal deu lugar a uma relação mais flexível do profissional com o trabalho, assim como a criatividade e o conhecimento do trabalhador são cada vez mais valorizados no mercado de trabalho.

59. Resposta BO arquipélago japonês é de formação geológica recente e apresenta relevo predominantemente montanhoso. Localiza-se em zona de encontro de placas tectônicas e, portanto, em área de crosta de grande instabilidade tectônica, o chamado “Círculo de Fogo do Pacífico”. A sua carência em recursos minerais, especialmente combustíveis, o seu grande desenvolvimento econômico na segunda metade do século XX e os “choques” petrolíferos levaram o país à opção pela energia nuclear, sendo que suas usinas estão concentradas nas áreas de maior consumo energético e, ironicamente, no ponto mais crítico de sua vulnerabilidade tectônica.

60. Resposta EA industrialização tardia em alguns países da Ásia Oriental e do Sudeste e da América Latina teve como dí-namo desse processo o capital estrangeiro, que transpôs as fronteiras de seus países de origem (o mundo industrializado) e buscou países onde as condições favoreciam a sua reprodução.Uma condição importante foi a participação do Estado como criador dos incentivos fiscais e, principalmente, produtor de toda a infraestrutura para a industrialização (energia, transportes).A grande diferença entre os dois modelos, o latino-americano e o asiático, foi o destino da produção industrial.

61. Resposta DAs leis descentralizadoras, contidas no Ato Adicional de 1834, não levaram ao fim das revoltas nem assegu-raram a unidade territorial do país, tendo desencadeado contra si o “regresso conservador”.

62. Resposta BO café brasileiro tinha seu mercado consumidor no exterior, não no próprio país e, portanto, não existe uma relação entre um suposto aumento do consumo interno após a decretação do Bill Aberdeen pelos ingleses, que visava ao fim do tráfico negreiro.

63. Resposta CA manutenção da Constituição de 1824 e do voto censitário mantinha a política como prática exclusiva da elite agrária.

64. Resposta DA Guerra do Paraguai (1864-1870), responsável pela morte de milhares de negros alforriados para defender os interesses brasileiros no Prata, contribuiu para o declínio do Império ao desencadear a Campanha Aboli-cionista, o Movimento Republicano e a Questão Militar. No plano financeiro, a guerra aumentou o endivida-mento externo.

65. Resposta CA associação entre os elementos da bandeira do Império e a identidade deste aos anseios da elite agrária é um tanto subjetiva, embora essa relação seja crucial para o entendimento do período, sobretudo do Segundo Reinado.

66. Resposta BNa América Espanhola, o trabalho indígena na forma de servidão predominou sobre a mão de obra escrava de origem africana, exceto nas ilhas caribenhas. As relações de trabalho predominantes foram a mita e a encomienda que, ao contrário do que está escrito, impunha aos índios o dever de trabalhar para o colonizador (encomendero) em troca da conversão ao cristianismo, sem que ele tivesse a menor autonomia.

Page 7: aarito - intergraus.com.br · o solo, a água e a biodiversidade — práticas que visam à agricultura sustentável para o aumento da oferta de alimentos e melhoria dos níveis de

INTERGRAUS Extensivo 7

rese

08p1

867. Resposta A

O catolicismo não teve papel de destaque no processo de colonização dos EUA. Havia, sim, comunidades católicas, e a colônia de Maryland foi, a princípio, fundada por católicos ingleses (o nome foi uma homenagem a Maria Tudor, a “sanguinária” que tentou restaurar o catolicismo após a morte de Henrique VIII), mas foram os grupos protestantes que dominaram amplamente as 13 colônias inglesas.

68. Resposta CEntre outros fatores que beneficiaram a precoce industrialização inglesa, também devemos levar em conta a concorrência representada pelos tecidos orientais — especialmente os indianos, produzidos em oficinas artesanais e de qualidade superior (musselinas, sedas). A política de enriquecimento do reino por meio do comércio mundial sempre foi o eixo das ações do Estado britânico.

69. Resposta DO movimento de independência nas 13 colônias inglesas não foi resultado apenas da ação dos grandes pro-prietários de terras, mas dos diferentes setores da população: pequenos e médios proprietários, burguesia mercantil, trabalhadores urbanos. De qualquer modo, a luta pela independência nunca foi um movimento de massa, pois também havia aqueles contrários ou indiferentes à separação da metrópole.

70. Resposta EA igualdade defendida e reivindicada pela burguesia, traduzida no pensamento iluminista, é a jurídica, não a econômica. O que o Iluminismo combateu foram os privilégios de nascimento, que caracterizavam a socie-dade do Antigo Regime. Desta forma, a Declaração não apresenta nenhuma contradição: todos devem ser iguais perante à lei; a propriedade é um direito natural e imprescritível.

71. Resposta EI. Verdadeira.II. Errada; ela não se ioniza como O+.III. Verdadeira.

C6H12O6(s) + 6 O2(g) → 6 CO2(g) + 6 H2O(l) ∆H = –2 808 kJ

6 CO2(g) + 6 H2O(l) → 2 CH3CH(OH)COOH(s) + 6 O2(g) ∆H = 2 (+1 344 kJ)

C6H12O6(s) → 2 CH3CH(OH)COOH(s) ∆H = –120 kJ

IV. Verdadeira. O único hidrogênio ionizável é o da carboxila.

72. Resposta BSegundo o químico, a equação deveria indicar um balanço entre a quantidade de moléculas e átomos no início e ao final do processo, por isso a água é cortada dos produtos:6 CO2 + 6 H2O → C6H12O6 + 6 O2.Para o biólogo, a equação deveria apresentar as moléculas que, no início do processo, fornecem os átomos para as moléculas do final do processo: 6 CO2 + 12 H2O → C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2.

73. Resposta D1 comprimido ______ 500 mg = 0,5 g de AAS

900 000 ____________ m

m = 450 000 g de AAS precisam ser produzidas.

1 ácido salicílico _____ 1 ácido acetilsalicílico

1 mol (138 g) _____ 1 mol (180 g) (r = 100%)

138 g ______ 90 g (r = 50%)

m ______ 450 000 g

m = 690 000 g = 690 kg de ácido salicílico.

74. Resposta EA partir dos dados fornecidos pelo enunciado, tem-se que o óleo de linhaça é rico em substâncias lipossolú-veis e, portanto, deve ser mais solúvel em fases orgânicas (extrato etéreo). Por apresentar substâncias com massas moleculares elevadas, ao passar pelo processo de destilação, o óleo de linhaça deve se concentrar na fração menos volátil, ou seja, no resíduo 4.

Page 8: aarito - intergraus.com.br · o solo, a água e a biodiversidade — práticas que visam à agricultura sustentável para o aumento da oferta de alimentos e melhoria dos níveis de

8 Extensivo INTERGRAUS

rese

08p1

8

75. Resposta EPelo diagrama:

NaCl(s) → Na+( )g + Cl–( )g ∆H1 = +766 kJ

Na( )g+ + Cl–( )g → Na( )aq

+ + Cl–( )aq ∆H2 = –760 kJ

Somando membro a membro e aplicando a lei de Hess:

NaCl(s) → Na( )aq+ + Cl–( )aq ∆H = ?

∆H = ∆H1 + ∆H2 ⇒ ∆H = +766 – 760 = +6 kJ.

A reação é pouco endotérmica, envolvendo menos de 10 kJ.

76. Resposta DDe acordo com o enunciado, na situação de equilíbrio há apenas éter no estado gasoso. O número de mol de tal porção de éter é:

1 mol de éter _____ 74 g

x ___________ 7,4 g

x = 0,1 mol

Considerando que o éter se comporta como um gás ideal e que não há outro gás no frasco:

P ⋅ V = n ⋅ R ⋅ T ⇒ P ⋅ 0,8 = 0,1 ⋅ 0,08 ⋅ (37 + 273) ⇒ P = 3,1 atm

77. Resposta A30°C: 220 g sacarose ___ 100 g água ___ 320 g solução

x ___ y ___ 160 g de solução

x = 110 g sacarose; y = 50 g água

Em um resfriamento, a massa de água permanece constante, então:

0°C: 180 g sacarose ___ 100 g água ___ 280 g solução

z ___ 50 g de água

z = 90 g sacarose

A massa cristalizada de sacarose é de 110 g – 90 g = 20 g.

78. Resposta BObjetivo: obter uma solução que tenha 500 g de herbicida em 5 L, isto é, uma concentração de 100 g/L.Ao dissolver 100 g em 2 L e utilizar metade, ele terá utilizado 50 g em 1 L. Para atingir o valor correto (100 g/L), basta adicionar mais 50 g de herbicida, de modo a atingir a concentração desejada (100 g/L).

79. Resposta A1,8 g de ácido lático ___ 1,0 L

m ___ 500 L m = 900 g de ácido lático.

Como 1 mol de ácido reage com 1 mol de base:

1 mol de C3H6O3 ___ 1 mol de NaOH

90 g de C3H6O3 ___ 1 mol de NaOH

900 g de C3H6O3 ___ n n = 10 mol de NaOH.

Como a concentração de NaOH(aq) vale 0,5 mol/L:

0,5 mol NaOH ___ 1,0 L

10 mol NaOH ___ V V = 20 L.

Page 9: aarito - intergraus.com.br · o solo, a água e a biodiversidade — práticas que visam à agricultura sustentável para o aumento da oferta de alimentos e melhoria dos níveis de

INTERGRAUS Extensivo 9

rese

08p1

880. Resposta E

A osmose é a passagem de água de um meio mais diluído (hipotônico) para um mais concentrado (hipertôni-co) por meio de uma membrana semipermeável.Para que ocorra a osmose reversa, a pressão mecânica a ser aplicada no sistema deve ser maior que a pressão osmótica.Se Pmec > Posmótica, a água flui do meio hipertônico para o hipotônico (osmose reversa).

81. Resposta Af(g(x)) = g(f(x)) ⇒ 2g(x) + 1 = f(x) – k ⇒ 2(x – k) + 1 = 2x + 1 – k ⇒ 2x – 2k + 1 = 2x + 1 – k ⇒ –k = 0 ⇒ k = 0

82. Resposta BDa função f(x) = x2 – 3x + 4, temos:

( ) ( )xab e f2 2

323 0 4v = − = − − = =

y

x32

4C B

Vy v

Como x23= é o eixo de simetria da parábola, temos xB = 3.

Assim, a área pedida é s = 3 · 4 = 12.

83. Resposta CMultiplicando a equação por 2 018! vem:2 017 ⋅ 2 018 + 2 018 = xx = 2 018 ⋅ (2 017 + 1) = 2 018 ⋅ 2 018 = (2 018)2

84. Resposta EI) O site com índice 6 possui 46 = 212 visitas diárias.

II) O site “S” possui 2 ⋅ 212 = 213 = (22)6,5 = 46,5 visitas diárias. Logo, seu índice é 6,5.

85. Resposta EOs múltiplos de 7 de 1 a 100 são (7, 14, 21, 28, ..., 98) e a quantidade é

798 7– + 1 = 14.

O valor máximo despendido pelo apostador ocorrerá se retirar todas as 100 – 14 = 86 bolas com um número que não é múltiplo de 7, e ganhará o prêmio na 87ª retirada. Na progressão aritmética (1,00; 1,20; 1,40; 1,60; ...) temos:a87 = 1 + (87 – 1) ⋅ 0,20 ⇒ a87 = 18,20

S87 = ( , )2

1 18 20 87$+ = 835,20.

86. Resposta DSendo AB = a, BC = b e CD = c, temos:a b cb c a

3

2

+ =+ =* . Subtraindo as equações:

a – c = 3c – a2

⇒ a23 = 4c ⇒ c =

83 a ⇒ c = 37,5% ∙ a

87. Resposta CLei dos cossenos no ∆ABC:

( 65 )2 = 52 + 42 – 2 ∙ 5 ∙ 4 cos  ⇒ cos  = –53 .

Como cos  = –53 , temos sen  =

54 (pois 0 < Â < 180°).

A área do triângulo ABC é:

S = 21 b ∙ c ∙ sen  =

21 ∙ 4 ∙ 5 ∙ sen  = 10 ∙

54 = 8.

Page 10: aarito - intergraus.com.br · o solo, a água e a biodiversidade — práticas que visam à agricultura sustentável para o aumento da oferta de alimentos e melhoria dos níveis de

10 Extensivo INTERGRAUS

rese

08p1

8

88. Resposta A

Sfuso = 360°72° ∙ 4p52 =

51 ∙ 4p52 = 20p m2

89. Resposta BSeja S(x) a área da casa em função de x. Temos então:

S(x) = (38 – x)x + (20 – x)2x ⇒

⇒ S(x) = –23 x2 + 48x (0 ≤ x ≤ 20)

As raízes dessa função do 2º grau são 0 e 32, logo o valor de x que fornece Smáx é 2

0 32+ = 16 e, portanto,

Smáx = S(16) = –23 ∙ 162 + 48 ∙ 16 = 384 m2.

90. Resposta D

O volume de papel quando bobinado é igual ao volume de papel quando desenrolado! Seja H a altura da bobina e l o comprimento do papel quando desenrolado. Temos então:

p82 ∙ H – p42 ∙ H = 0,2 ∙ 10–1 ∙ l ∙ H ⇒

⇒ 3 ∙ 64 – 3 ∙ 16 = 0,02 ∙ l ⇒ l = 7 200 cm = 72 m