igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 ›...

28

Upload: others

Post on 24-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto
Page 2: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto
Page 3: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto
Page 4: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

4 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

PALAVRA DA CÉLULA

A vontade de Deus é que a bênção seja ampliada. Mas toda bênção vem de acordo com o tempo e

o propósito de Deus em nossa vida

PALAVRA DA CÉLULA

DEUS ABENÇOA OS ABENÇOADOS

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo. (Ef 1.3)

A Palavra de Deus declara enfaticamente que nós já temos sido abençoados. No momento em que somos colocados em Cristo, nós somos abençoados com toda sorte de bênção. Toda sorte inclui bênçãos em nossa vida física também, pois as coisas espirituais afetam o nosso corpo e a nossa alma. Acontece, porém, que alguns, levando a fé a extremos, acabam indo a posi-ções que Deus nunca planejou para nós. Outro dia, al-guém me escreveu dizendo que Jesus nunca precisou esperar muito tempo por uma bênção e nós também não precisamos. Segundo ele, a demora é um proble-ma de incredulidade. Isso pode até parecer espiritual, mas não é. É uma forma de trazer condenação sobre os filhos de Deus. E ele só vai sustentar essa posição até o dia em que ele mesmo tiver de esperar. O Senhor disse que devemos perseverar em oração mesmo que Deus pareça demorado em nos atender. Devemos orar e não esmorecer.

Disse-lhes ainda Jesus: Qual dentre vós, tendo um amigo, e este for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, pois um meu amigo, chegando de viagem, procurou--me, e eu nada tenho que lhe oferecer. E o ou-tro lhe responda lá de dentro, dizendo: Não me importunes; a porta já está fechada, e os meus filhos comigo também já estão deitados. Não posso levantar-me para tos dar; digo-vos que, se não se levantar para dar-lhos por ser seu amigo, todavia, o fará por causa da importunação e lhe dará tudo o de que tiver necessidade. Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede re-cebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir--se-lhe-á. (Lc 11.5-10)

Também há alguns que ensinam que somente de-vemos pedir uma vez, pois pedir uma segunda ou mais vezes é um sinal de incredulidade. Isso tam-bém soa espiritual, mas coloca Deus numa posição mesquinha. Se você orar uma segunda vez por um pedido, Ele diria: “Eu já tinha liberado a sua bênção, mas só porque você pediu novamente eu não vou lhe dar!” Isso é o exato oposto do que o Senhor Jesus ensinou. Ele disse que temos de bater à porta como um amigo inoportuno. E o pior é que você vai sentir desejo de orar mais vezes a respeito de um mesmo assunto, mas vai tratar esse desejo como uma ten-tação maligna para você perder a bênção. Ore sem-pre. Ore sem cessar! É muito ruim quando um ensino deixa as pessoas receosas de orar. Temem orar e sua oração soar como incredulidade. Outro irmão tam-bém me mandou uma crítica dizendo que a oração deve sempre ser curta, pois orações longas demons-tram incredulidade. Mais uma vez, isso é extremis-mo. É fato que o Senhor Jesus fez sempre orações curtas, mas veja o tamanho da oração em João 17. É verdade que não devemos fazer vãs repetições na oração, mas, em Mateus 26.44, lemos que Ele orou três vezes repetindo as mesmas palavras.

Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras. (Mt 26.44)

A oração é um relacionamento de vida e torna-se um peso quando aparecem ensinos extremos no meio dos irmãos. Um ensino que tenho ouvido nesses dias é que, uma vez que já somos abençoados, não precisamos mais orar abençoando nossos filhos ou os irmãos. Há alguns que até repreendem aqueles que o abençoam dizendo que já são abençoados. Dizem que basta en-sinarmos aos irmãos que eles já são abençoados. Isso, a princípio, soa espiritual e cheio de fé, mas a verdade é que produz muita confusão na mente dos irmãos. É algo contrário às Escrituras. Sim, somos abençoados com toda sorte de bênção, mas podemos e devemos abençoar nossos filhos e os irmãos. Na verdade, deve-mos até abençoar a nós mesmos diariamente. É bom orar a cada dia: “Ó Deus, abençoa-me!”

Page 5: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

5Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Não fique acanhado de pedir a bênção ou de abençoar aquilo que você tem recebido. O fato de sermos aben-çoados não nos impede de pedir as bênçãos. Mais uma vez, lembre-se de que pedir não é sinal de incredulidade. Pessoas lhe dirão que não precisa orar para ser aben-çoado, mas você sente que precisa orar por algo. Você percebe a confusão? Ore em qualquer circunstância.

ABRAÃO FOI ABENÇOADO MAIS DE UMA VEZ

Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma gran-de nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldi-çoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. (Gn 12.1-3)

Como podemos definir a palavra "bênção"? Os mes-tres judaicos diziam que a bênção é o poder de pro-duzir paz e bem-estar em cada área da sua vida. O bem-estar em seu corpo é saúde, o bem-estar em sua vida social é favor, o bem-estar em sua mente é paz e o bem-estar em sua família é harmonia. No Velho Testa-mento, a bênção não era somente paz, mas provisão e proteção, e também incluía fecundidade e frutificação. Nesse texto, vemos Deus abençoando Abraão, mas, se formos a Gênesis 14, veremos Deus o abençoando no-vamente. Abraão encontrou Melquisedeque e foi nova-mente abençoado por ele.

Melquisedeque Abençoou Abraão falando. Não há bênção em silêncio. No dia em que foi chamado, Abraão foi abençoado, e aqui ele é abençoado novamente. Você pode declarar que é abençoado e pode também pedir bênçãos específicas a cada dia. Em Gênesis 22, Abraão subiu ao monte Moriá para oferecer seu filho, como Deus ordenara.

E disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, que deveras te abençoarei e certa-mente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, nela serão benditas todas as na-ções da terra, porquanto obedeceste à minha voz. (Gn 22.16-18)

Veja que Deus o abençoou novamente. Deus poderia ter dito: “Você já é abençoado, Abraão, não há necessi-dade de abençoá-lo novamente”. Em vez disso, ele libe-rou novamente a bênção. Deus quer que lhe peçamos a bênção. Não tenha receio de pedir para ser abençoado uma vez e outra vez.

A BÊNÇÃO CRESCEU NA VIDA DE ISAQUE

Isaque é um exemplo melhor para nós. Isaque era fi-lho de Abraão e nós também somos filhos de Abraão. Assim, o que diz respeito a ele também diz respeito a nós hoje.

Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto a Beer--Laai-Roi. (Gn 25.11)

Deus já havia abençoado Abraão e, por extensão, Isa-que como descendente. No entanto, o Senhor vem e abençoa novamente Isaque.

Sobrevindo fome à terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus. Apareceulhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser; habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai. (Mt 26.1-3)

O fato de ser abençoado por Deus não significa que você não vai enfrentar a fome na terra. Você também vai enfrentar a crise financeira que assola o país, mas o Senhor garante a bênção na sua vida. Deus já havia abençoado Isaque no capítulo 25, mas agora Ele o aben-çoa novamente. Nós podemos ter mais e mais bênçãos.

Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava. Enriqueceu-se o homem, prospe-rou, ficou riquíssimo. (Gn 26.12-13)

É interessante que a bênção que Isaque recebeu ini-cialmente era uma bênção de prosperidade. Mas Isaque ainda não tinha recebido uma bênção na sociedade. Os vizinhos filisteus tinham inveja dele e começaram a persegui-lo. Cada vez que Isaque encontrava água, os filisteus vinham e tomavam o poço e o entulhavam. Gerar não era o lugar em que ele deveria habitar. Ele não havia descido ao Egito, mas também não estava no lugar central de Deus para ele. Mas, no verso 23, le-mos que ele se mudou para Berseba. Esta era a cidade em que Abraão habitava. Ali o Senhor lhe apareceu e o abençoou novamente.

Isaque ficou em Gerar porque ali ele era abençoado com prosperidade, mas ele não tinha a bênção de ter o favor dos vizinhos. Mas quando voltou para Berseba, o lugar em que Deus queria que ele ficasse, então a bên-ção mudou de dimensão.

Pr. Aluízio A. [email protected]

Page 6: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

6 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 20176 Videira na Cidade Goiânia, 19 a 25 de maio de 2019

PALAVRA DA CÉLULAPALAVRA DA CÉLULA

PERGUNTAS PARA COMPARTILHAR:1. As bênçãos de Deus são para quais áreas da vida de seus filhos?

2. Por que as bênçãos não são dadas de uma única vez?

As prioridades de Isaque mudaram em Berseba. Ali ele levantou um altar e invocou o nome do Senhor. Só depois disso ele armou sua tenda e cavou um poço. Antes, havia cavado muitos poços, mas não tinha levantado um altar. Quando o filho se torna confiável, o pai libera mais riqueza sobre ele. Precisamos sempre ajustar nossas prioridades. Primeiro, ele levantou o altar, que aponta para a adoração a Deus. O altar hoje é a igreja, o lugar de comunhão com Deus e onde oferecemos sacrifícios de louvor e ações de graças. Depois, ele levantou a tenda, indicando que a fa-mília vem em segundo lugar. E só depois cavou um poço, mostrando que o trabalho, a carreira vem em terceiro lu-gar. Creio que, porque Isaque alinhou as suas prioridades, os filisteus perceberam que a bênção do Senhor era com ele. Agora, Isaque não era abençoado apenas financeira-mente, mas também socialmente. Deus quer nos abenço-ar em cada área de nossa vida. A vontade de Deus é que a bênção seja ampliada. Mas toda bênção vem de acordo com o tempo e o propósito de Deus em nossa vida.

JACÓ LUTOU COM DEUS PARA SER MAIS ABENÇOADO

Em Gênesis 27.30, lemos que Jacó enganou seu pai a fim de receber a bênção. Nesse momento, Jacó já era um homem abençoado. No entanto, em 28.1, Isaque chama Jacó e o abençoa novamente. Ele já tinha feito isso, mas liberou novamente a bênção. Pais, abençoem seus filhos todos os dias! Depois disso, em Gênesis 32.22, Jacó já ti-nha muitos filhos e tinha ficado rico, no entanto o vemos lutando com Deus para ser abençoado novamente. Esse é o tipo de espírito que agrada a Deus. "Eu não te largo até que me abençoes!"

NÃO É ERRADO PEDIR PARA SER ABENÇOADO

Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Is-rael, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe conce-deu o que lhe tinha pedido. (1Cr 4.9-10)

O nome Jabez significa “dor, pesar, tristeza”. Não há bênção nenhuma em ser chamado por um nome como esse. Mas Deus diz que ele foi mais ilustre que os seus irmãos. E por que ele foi considerado honrado? Porque pediu para ser abençoado. Se Deus nos abençoa, não po-demos ser amaldiçoados. Se Deus nos alarga, não pode-mos ser restringidos. Pedir a bênção aprofunda o relacio-namento com o Pai. A oração de Jabez pode parecer bem egoísta, mas o Senhor se agradou dele e concedeu o que ele tinha pedido. Ele orou apenas por si mesmo, mas Deus disse que ele era mais ilustre que os demais.

O nome dele era aflição, ou seja, a dor estava determinada sobre a sua vida, mas quando orou para remover o poder do próprio nome, ele estava agradando a Deus. Você também estava destinado a muitas coisas por causa da sua família e país, mas quando você pede a bênção, você honra a Deus, e o Pai o considera mais ilustre. Deus ama quando buscamos a sua bênção. O Senhor tem prazer em ser importunado por nós. Nunca tenha receio de orar por si mesmo. Eu oro a ora-ção de Jabez constantemente. O próprio Senhor Jesus nos ensinou a oração do Pai Nosso. E Ele disse para pedir pelo pão a cada dia. Devemos pedir para sermos livrados do mal a cada dia, como fez Jabez. E isso é correto porque ele disse que, quando a vontade do Pai é feita na terra, nós somos guardados e protegidos. Ele não disse que o mal não nos alcançaria, mas mandou que orássemos para sermos livra-dos do mal. Jabez foi considerado mais ilustre porque fez uma oração semelhante à oração do Pai Nosso. Se orarmos assim, também receberemos honra.

Eu sei que há também o ensino de que não devemos orar a oração que o Senhor ensinou. Mas isso é contraditório. O Senhor não veio ensinar a lei. Tudo o que Ele disse está cheio de graça e nova aliança. Ele já era a ressurreição e a vida mesmo antes de morrer. Se você não quer orar pedindo a bênção, tudo bem, mas não venha pregar contra nós, por-que nós oramos. Nós queremos ser como o Senhor. Quere-mos ser abençoados todos os dias. Muitos presumem que é errado viver num relacionamento baseado em petição. Sim, somos abençoados com toda sorte de bênção, mas nem todas as bênçãos se manifestam de uma vez. Uma bênção fora da época pode ser destrutiva para um filho. Um carro aos dezoito anos é bênção, mas o mesmo carro aos doze anos é algo ruim. A bênção depende do crescimento.

Seu pai é muito rico e você é herdeiro de toda a sua for-tuna. No entanto, você não tem acesso a ela toda de uma vez. Você já é abençoado porque tudo o que é de seu pai também é seu. Mas você deve ir até ele e pedir cada vez que necessitar de algo mais. Um bom pai não dá tudo de uma vez ao seu filho. Ele cultiva o relacionamento. Seu filho pede um chocolate e ele lhe dá, depois diz ao garoto: “Quando você quiser mais, volte aqui e lhe darei”. Todo o chocolate é do garoto, mas o pai deseja que o filho volte para pedir mais. Cada vez que ele volta, o relacionamento é fortalecido. Pedir para ser abençoado nos fará mais ilustres que os demais e não mais rejeitado por Deus. Eu oro todos os dias para ser abençoado nos meus negócios e no meu ministério. Quan-do temos algo específico diante de nós, podemos liberar a palavra da fé de acordo com Marcos 11.23-24. Podemos simplesmente ordenar que saia de diante de nós. Mas não há como fazer assim com situações gerais que nem sabe-mos quais são, por isso podemos orar todos os dias para sermos livrados do mal, qualquer mal que nem sabemos ou imaginamos. Ore pela bênção todos os dias e abençoe seus filhos e irmãos diariamente. Você será honrado.

6 Videira na Cidade Goiânia, 23 a 29 de junho de 2019

Page 7: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

7Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 8: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

8 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 9: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

9Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 10: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

10 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 11: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

11Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 12: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

12 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 13: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

13Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 14: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

14 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 15: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

15Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 16: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

16 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 17: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

17Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 18: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

18 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 19: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

19Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 20: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

20 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 21: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

21Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 22: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

22 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 23: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

23Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 24: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

24 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 25: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

25Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 26: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

26 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 27: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

27Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 28: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 06 › revista...Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto

28 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017