a voz do povo edicao 91 americana

12
Carro da semana Acesse: www.avozdopovo.com Fone: (19) 9733-7070 • 9850-0511 • e-mail: [email protected] Tempo Filmes em exibição Frase Moviecom Tivoli Sta Bárbara d'Oeste • (19)3458-7448 Carros 2 Cilada.com (Nacional) Kung Fu Panda 2 Transformers o Lado Oculto da Lua/3D Sexta . . . . . . . . .Min 11ºc Max 27ºc Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens Sábado . . . . . . .Min 12ºc Max 28ºc Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. Domingo . . . . .Min 14ºc Max 29ºc Sol com algumas nuvens. Não chove. Fonte: Clima Tempo Alô, quem mandou votar nele, bem feito as àguas do Kasab me deixaram parado das 7 da noite às 2 h na marginal pinheiros. Narrador Silvio Luiz, tempos atrás em frase de seu Twitter Ford Ka 2012 ganha versão Sport Pág. 7 Pág. 6 FOTO: SUZY COUTINHO FOTO: WALTTER GUARNIERI

Upload: voz-do-povo-a-voz

Post on 11-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A voz do Povo Edicao 91 Americana

TRANSCRIPT

Page 1: A voz do Povo Edicao 91 Americana

Carro da semana

Acesse: www.avozdopovo.com Fone: (19) 9733-7070 • 9850-0511 • e-mail: [email protected]

Tempo Filmes em exibição Frase

Moviecom TivoliSta Bárbara d'Oeste • (19)3458-7448

◗◗ Carros 2

◗◗ Cilada.com (Nacional)

◗◗ Kung Fu Panda 2

◗◗ Transformers o Lado Oculto da Lua/3D

◗ Sexta . . . . . . . . .Min 11ºc • Max 27ºc

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de

tempo aberto ainda sem nuvens

◗ Sábado . . . . . . .Min 12ºc • Max 28ºc

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de

tempo aberto ainda sem nuvens.

◗ Domingo . . . . .Min 14ºc • Max 29ºc

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Fon

te:

Clim

a Te

mpo

Alô, quem mandouvotar nele, bem feito as

àguas do Kasab medeixaram parado das 7 da noite às 2 h namarginal pinheiros.

Narrador Silvio Luiz, tempos atrás em frase de seu TwitterFord Ka 2012 ganha versão Sport

Pág. 7

Pág. 6

FO

TO

: S

UZ

YC

OU

TIN

HO

FO

TO

: W

ALT

TE

R G

UA

RN

IER

I

Page 2: A voz do Povo Edicao 91 Americana

A VERGONHA NA SAÚDEO Prefeito de Americana Diego De Nadai

começou na cidade uma briga em que toda apopulação deveria apoia-lo e se juntar aele....! Contra os péssimos médicos que estãona rede pública de Saúde e prestam um ver-gonhoso serviço no municipio, faltando aoserviço quando bem entendem, chegandoatrasado ou atendendo a população compouco cas...o; claro que a categoria ondemuitos deles se julgam acima de DEUS estãorevoltados com algumas palavras doPrefeito...mas já passou da hora de umaautoridade mexer nessa ferida. Que me per-doe aqui ainda os bons profissionais de saúdeque ainda temos e que nem merecem ouvirou ler isso, mas boa parte dessa categoria de-veriam se envergonhar do juramento que umdia fizeram....! Não quer trabalhar na redepública, vai trabalhar na rede particular edeixa os que querem e tem ainda um poucode amor na vida e ser humano trabalharem!Tem médico que dorme nos seus plantões eainda fica stressado se a enfermeira o acordapara dar atendimento a alguém que tá pre-cisando. O resultado disso tudo é semprealguém colocando a culpa no Prefeito, sejaem Americana, Santa Barbara d´Oeste dizen-do que a saúde no municipio ta um caos e onome desses médicos folgado nunca apare-cem!

Aqui não se trata de gostar e preferir esseou aquele Prefeito, mas é a uma causa justade todos nós que defendemos a população.

CHEGA....VAMOS ACORDARE DAR UMA BASTA NISSO!

■ Com 21 vereadores e a aproximação docentenário do Rio Branco fez acender emalguns ex-jogadores que atuam na cidade avontade de disputar uma vaga na Câmara anoque vem. Flávio Conceição (PMDB) foi oprimeiro a ser lançado pré-candidato. Agora foia vez de outro dolo da torcida do Rio Branco:Macedo, filiado ao PSC do Vereador PauloChocolate.

■ O prefeito de Americana, Diego De Nadai(PSDB), criticou em sua página no twitter de-putados que "opinam sobre tudo", mas que nahora do vamos ver "viram as costas paracidade". Escreveu Diego: "Existem muitos de-putados que dão opinião sobre tudo, masquando chamados a ajudar viram as costas paracidade ou sao mentores de oposição vazia!"

■ O prefeito Diego De Nadai recebeu a ex-jogadora e diretora da Confederação Brasileirade Basquete (CBB), Hortência Macari, paraanunciar a cessão do Ginásio do ComplexoPoliesportivo "Milton Fenley Azenha", o

Centro Cívico, de academia e do CentroUnimed de Reabilitação Esportiva - CURE ,além de transporte interno, para o treinamentoda seleção brasileira de basquete feminino. Otreinamento, que terá início no próximo dia 18e se encerrará no dia 14 de agosto, será umpreparatório para o pré-olímpico que aconte-cerá em Neiva (Colômbia) no mês de setembro.

■ O prefeito de Santa Bárbara d'Oeste,Mário Heins, prestigiou nesta segunda-feira(11) a abertura da 3ª Expo ChocoMilho, queocorre na Usina Santa Bárbara até o dia 17 dejulho. O evento é uma realização da IgrejaAssembleia de Deus - Ministério Madureira,com a participação de mais de 20 denomi-nações.

■ Em sua terceira edição, este é maior even-to gospel do interior paulista, contando comdiversas atrações musicais, diversão e lazer paratodas as idades, além das delícias do chocolatee do milho.

■ O vereador de Santa Bárbara d´Oeste,

José Antonio Aborihan Gonçalves, o Zeca(PV), protocolou requerimento nessa terçafeira no qual solicita informações da Prefeituracom relação à realização de estudos para a cria-ção de um programa de lares para idosos noMunicípio. Ele destaca que muitas famílias nãopossuem condições de manter um acompa-nhante com o idoso durante o horário comer-cial, período que a maioria das pessoas está notrabalho. Além disso, o parlamentar ressalta aimportância de atividades físicas e culturaispara esse tipo de público.

■ A Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste inau-gura no próximo sábado (16) às 10 horas o CentroEsportivo Municipal construído no JardimMollon, na zona leste da cidade. O local une práti-ca esportiva e lazer à comunidade com equipa-mentos para adeptos do futebol, vôlei, basquete,corrida, caminhada ou para quem simplesmentequer sentar-se à sombra das árvores enquanto seufilho brinca na área verde. A cerimônia é aberta atodos e a população pode participar.

MarceloHarteman

1- Mario Antonucci

(secretario de esportes)

ex Jogadora Hortência e

Prefeito Diego De Nadai.

2- OS EX: Zé Maria

(Santa Barbara d´Oeste) e

Erich Hetzl (Americana) se

encontraram em evento de titulo

de cidadão ao Deputado Macris.

3- NINHO DE TUCANOS:

Deputados Cauê Macris ,

Vereador Antonio Sacilloto,

Deputado Wanderlei Macris e

Prefeito Diego De Nadai na

entrega do titulo de cidadão

americanense ao Macris pai.

4- Marina Silva disse adeus

ao PV e pretende buscar novo

partido pensando em 2012.

1

2

3

4

2

Page 3: A voz do Povo Edicao 91 Americana

3Reportagem

Viviane de Araújo Alves, de 11 anos, saiupara comprar pães, como fazia todas astardes. A criança doce, que estava apren-

dendo a fazer arroz para agradar a mãe, nunca maisbotou o pé em casa. O ano do sumiço era 2003. Ea metalúrgica Telma de Araújo Alves, de 48 anos,mãe da menina, dá a dimensão de sua esperança:"É o tamanho da minha insônia, do meu coração.É o tamanho da minha existência". Os númerosoficiais dão conta de que uma criança ou adoles-cente desaparece a cada hora no estado de SãoPaulo. Do total, 60% dos casos envolvem meni-nas, muitas delas fugindo, em busca de viver umgrande amor. Viviane, que hoje teria 18 anos,tinha uma única reclamação. Queria mais liberdade.

Os conflitos domésticos são a causa de 73% dosdesaparecimentos. São crianças e adolescentes emfuga, como registra uma pesquisa do ProjetoCaminho de Volta, na Faculdade de Medicina daUniversidade de São Paulo. Jovens tentando escaparde violência física, psicológica e em busca de novasexperiências e de compreensão. Para os familiares, aluz no fim do túnel hoje é tão nebulosa quanto apolítica de localização de pessoas no país.

O Cadastro Nacional de Desaparecidos foi cria-do há mais de um ano e ainda não está funcionan-do. De acordo com a Secretaria Nacional deDireitos Humanos, os estados não colaboram

Experiência de

São Bernardo

aumenta as

esperançasO autor do projeto de lei baseou-se principal-

mente na experiência da Fundação Criança deSão Bernardo do Campo, que vem desenvolven-do um trabalho considerado referência nacional econseguiu minimizar a dor e amparar as famílias

das vítimas. Cerca de 15% dos menores desapare-cidos no Brasil nunca mais retornam aos seuslares. Na cidade, o índice é de 1%.

Em São Bernardo do Campo, uma parceria fir-mada entre as delegacias de polícia e a FundaçãoCriança permite à entidade, ligada à prefeitura,receber o boletim de ocorrência de desapareci-mento logo após a sua elaboração pela PolíciaCivil. "Iniciamos o contato com a família dodesaparecido, elaboramos os cartazes e contata-mos os atores ligados ao assunto", explicou apsicóloga da fundação, Vãnia Brito. "Cerca de

95% dos jovens são encontrados. A elaboraçãorápida de um perfil do desaparecido é fundamen-tal", disse Vânia.

O Projeto Caminho de Volta, da USP, fazatendimento às famílias de desaparecidos em SãoPaulo. O DNA dos parentes que procuram seuente querido é colhido e armazenado por 20 anos.Em caso de encontro de um corpo semelhante oude suspeita de algum desaparecido sem documen-tos é possível fazer comparação de DNA paraidentificação. Além disso, o projeto faz atendi-mento psicossocial dos familiares do desaparecido.

Uma das reivindicações sobre o tema é aexigência de coleta de material genético de corposdesconhecidos nos IMLs. "Em 72h são enterradoscomo indigentes sem que estejam esgotadas aspossibilidades de identificação. A coleta de DNAdeve ser obrigatória e fiscalizada", disse o presi-dente da Fundação Criança, Ariel de CastroAlves.

Segundo a Secretaria Nacional de DireitosHumanos, a exploração sexual, o tráfico de órgãose a adoção ilegal são as principais causas de desa-parecimento de crianças no mundo.

camente sozinha. É caminhar em um deserto embusca do pedaço de sua vida que está faltando", dizTelma.

Para aumentar as chances de possibilidade deum reencontro, tramita na Assembleia Legislativaum projeto de lei de autoria do deputadoHamilton Pereira (PT), que define as diretrizespara a instituição de uma política estadual debusca a pessoas desaparecidas, cria o banco dedados e trata do desenvolvimento de programas earticulações entre órgãos públicos, sociedade epoliciais.

A família de Viviane é uma de dezenas que pas-sam por problemas no atendimento. Ela sumiu emuma tarde de agosto. "Procurei a polícia, me pedi-ram para esperar 24 horas. Estou há oito anos semvê-la." O deputado Hamilton quer agilidade. "Abusca pelo desaparecido tem que ser imediata eesse é um ponto que destaco no projeto", disse."Há uma lei estadual de 1999 que obriga o registroimediato do desaparecimento", salienta o delegadoArlindo Negrão, do DHPP.

Por conta do desaparecimento, o irmão deViviane envolveu-se com drogas. Foi preso. "Éoutra luta", diz a mãe. Com auxílio de um traba-lho do Serviço de Identificação de CriançasDesaparecidas do Paraná, Telma conseguiu simularcomo seria a imagem da filha hoje, com 18 anos.

Fonte: Diario de São Paulo

abastecendo o banco de dados. Em São Paulo, asautoridades que cuidam de assuntos ligados àinfância e juventude e as polícias não falam a

mesma língua. "Ninguém se comunica direito.Ninguém quer saber de mais uma história triste.Depois de um tempo, a família carrega a dor prati-

Uma criança ou jovem somea cada hora no estado de São Paulo

A busca de menores desaparecidos ainda é falha

Page 4: A voz do Povo Edicao 91 Americana

4Oportunidades

De acordo com levantamento da Apas(Associação Paulista de Supermercados),o setor supermercadista emprega 13 vezes

mais que outros segmentos do varejo. A informaçãofoi verificada a partir de dados da Pesquisa Anualdo Comércio, recém-divulgada pelo IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O estudo constatou que os supermercadosempregam em média 79 pessoas contra a média deseis no comércio varejista em geral. Somente em2009, data do levantamento, 912 mil pessoasforam contratadas pelo setor, o que representaquase 11% do emprego no comércio no Brasil. NoEstado de São Paulo, o nível de ocupação alcançou294 mil pessoas, o que representa 32% das con-tratações dos supermercados em nível nacional e3,4% de todos os empregos gerados pelo comérciobrasileiro.

Diante de estatísticas expressivas, que refletem aimportância do setor de supermercados na geraçãode empregos diretos e indiretos e de renda no país,também existe a preocupação com a qualificaçãoprofissional dos colaboradores para atender asnecessidades do mercado.

O diretor do Departamento de Supermercadosda ACIA, Marcos Cavicchiolli, endossa as infor-mações e destaca que a demanda do segmento vemcrescendo constantemente. "Os supermercadosnão são apenas estabelecimentos comercias, hojetambém são prestadores de serviços, que buscamproporcionar aos clientes diferenciais e qualidadeno atendimento", afirmou.

"O varejo depende de pessoas, por isso o inves-timento no capital humano é fundamental parapreparar o quadro de funcionários, afinal, os con-sumidores estão cada dia mais exigentes", con-siderou Cavicchiolli. Ele ainda ressaltou aimportância de contar com profissionais qualifica-dos e habilitados, inclusive para que venham fazercarreira na empresa e, sobretudo, em virtude dacarga horária de funcionamento das lojas do setor.

Ageração de emprego em Santa Bárba-ra d'Oeste em maio de 2011 foi a me-lhor dos últimos cinco anos, na com-

paração dos índices relativos ao mês de anosanteriores. Em maio deste ano, foram preen-chidas 355 novas vagas de trabalho, de acordocom dados do Caged (Cadastro Geral deEmpregados e Desempregados) divulgadospelo Ministério do Trabalho e Emprego. Ossetores ligados à produção sucroalcooleira e àagropecuária são os destaques do mês.

Desde o início da administração do prefeitoMário Heins, foram criados 6.269 empregoscom carteiras de trabalho assinadas nomunicípio - índice que comprova o aqueci-mento da economia local. Outro indicativo daeconomia fortalecida é o de abertura de

empresas: só no primeiro quadrimestre desteano, foram abertas 350 empresas, sendo 22indústrias, 127 do setor comercial, 106prestadores de serviços e 95 profissionais libe-rais, autônomos e outros.

Em maio deste ano, atividades ligadas àagropecuária puxaram para cima o índice decontratação de trabalhadores, variando positi-vamente 9,28% no mês. No ano, também sedestacam com um crescimento de 265,73%.

Em números absolutos, a indústria detransformação merece reconhecimento pelacontratação de 738 novos profissionais noano. Em 2011, foram gerados até agora 1.928novos empregos com carteira de trabalho assi-nada, um crescimento de 4,41% com relaçãoao ano passado.

Supermercados:Setor é o que mais

emprega no comércio

Emprego em SantaBárbara continuabatendo recordes

Balanço foi divulgado pela AssociaçãoPaulista de Supermercados

Diretor da Acia Marcos Cavicchiolli

Page 5: A voz do Povo Edicao 91 Americana

Cidades5

Mário Heins entrega equipamentosde atletismo para PCD's

700 idosos participam da FestaJulina no CIVI de Americana

A compra dos equipamentos foi feita pela Seme (Secretaria Municipal de Esportes)

No ultimo dia 04, o prefeito Mário Heinse o secretário de Esportes, Celso LuizTonin, entregaram equipamentos de

treinamento de atletismo para os atletas PCD(Pessoas com Deficiência) de Santa Bárbarad´Oeste. A entrega aconteceu no CSU (CentroSocial Urbano), onde acontecem os treinos.

Os atletas receberam duas cadeiras de rodasesportivas para atletismo, oito dardos em aço,diferentes para a modalidade masculina e femini-na, com tamanhos e pesos adequados, cincocronômetros profissionais e uma vara para saltoem fibra de vidro.

A compra dos equipamentos foi feita pela Seme(Secretaria Municipal de Esportes), por meio deuma indicação do vereador Joi Fornasari, presenteno evento. Também participaram da entrega odiretor de Esportes, Toninho Figueiredo, o coor-denador, Ademir Venâncio (Kalango), e os técni-cos da equipe PCD, Leandra Pivetta e CarlosAlberto Saquetto.

Na ocasião, Mário Heins explicou sobre aaquisição dos equipamentos. "Esse investimentofoi adquirido com recursos próprios da Prefeitura.É muito importante atender bem esses atletas,pois todos têm direitos iguais", disse.

A atleta Raquel de Campos Silva Lima agrade-ceu a todos pelo empenho. "Fico até emocionadaem ver que, agora, temos equipamentos própriospara treinar. É um sonho realizado", comentou.

Carlos Alberto Saquetto, técnico da equipe,ressaltou que, em 2010, a equipe conquistoucinco medalhas, sendo duas nos Jogos Abertos doInterior e três nos Jogos Regionais. "Sempre tra-balhamos com material improvisado e, mesmoassim, eles se empenham muito e já trouxerammedalhas para o município. Só temos a agradecerao prefeito e à Seme pela dedicação. Agora, traba-lharemos mais para aumentar nossos resultados".

Nesse gancho, Heins citou um detalhe degrande importância. "Os técnicos estão deparabéns, assim como toda a equipe da Seme, poisos resultados que temos mostram que não pre-cisamos contratar nenhum atleta de fora domunicípio para ganharmos títulos e medalhas.Nossos atletas são competentes o bastante", disse.

O secretário da pasta resgatou a história destaAdministração. "Quando entramos, tínhamosmuitas dificuldades a enfrentar, mas o prefeitoMário Heins nos deu a liberdade para colocar aSecretaria para funcionar, e foi isso que fizemos.Todas as nossas ações são para valorizar o atletabarbarense", ressaltou. Toninho Figueiredo finali-zou a fala do secretario incentivando todos arealizar cada vez mais melhorias.

Para o vereador Joi Fornasari, chegou o diamais esperado pelos atletas. "Espero que ainda dêtempo para treinarem para os Jogos Regionais2011. Agradecemos o secretário de Esportes,Celso Luiz Tonin, o diretor, Toninho Figueiredo

Cerca de 700 idosos participaram, natarde desta sexta-feira (8/7), da FestaJulina promovida pelo Centro de

Integração e Valorização do Idoso (CIVI) deAmericana. O evento reuniu grupos da 3ªidade de Americana, Nova Odessa, SantaBárbara d'Oeste e Piracicaba.

A festa de integração entre os grupos con-tou com baile, animado pela banda Val e seusconvidados, comidas e bebidas típicas. Osparticipantes também tiveram transportegratuito e apoio da Secretaria de PromoçãoSocial e Sindicato Nacional dos Aposen-tados.

e o prefeito Mário Heins, que não medemesforços para ajudar esses atletas. Santa Bárbaradeve muito a vocês e aos técnicos da equipe",disse Fornasari.

A equipe de atletismo PCD conta com 10 atle-tas, cinco da categoria masculina e cinco da ca-tegoria feminina, sob os comandos dos técnicosCarlos Alberto Saquetto e Leandra Pivetta. Alémdos equipamentos, a Secretaria de Esportes jáhavia feito reformas no CSU (Centro SocialUrbano), onde são feitos os treinos, como aadaptação dos banheiros, adaptação do acesso aárea de treinamento, colocação de chuveirosadaptados, reparos no passeio do local e rampa

de acesso para facilitar a participação das PCD's,para que possam desenvolver melhor os treina-mentos.

O prefeito finalizou o evento ressaltando que,apesar das dificuldades, o município trabalha parafazer cada vez mais. "Sonhar todos sonham,porém temos que encarar a realidade. Nossacidade sempre teve dificuldades em acompanharoutras vizinhas, porém, estamos recebendo novasempresas que geram mais empregos e mais rendaao município. Com certeza, dentro de algunsanos poderemos fazer o mesmo que as cidadesvizinhas, ou mais", disse.

Evento reúne grupos da 3ª idade da região inclusivede Santa Bárbara d´Oeste

Ação Social em Santa Bárbara d´Oeste

Page 6: A voz do Povo Edicao 91 Americana

6Santa Bárbara d´Oeste

Oprefeito de Santa Bárbara d'Oeste,Mário Heins, acompanhou na quin-ta-feira (7) as obras de abertura dos

acessos à área do Parque do Lago, onde serãoconstruídas 2,3 mil unidades habitacionaisdentro do programa Minha Casa, Minha Vida,do Governo Federal.

Heins esteve acompanhado pelo secretáriode Governo, Gilmar Margato, pelo diretor-superintendente do DAE (Departamento deÁgua e Esgoto), Kênio de Freitas, e pelo presi-dente da Câmara, o vereador Erb de OliveiraMartins, o Uruguaio. Além de acompanhar asmelhorias, o prefeito conversou com mora-dores.

Pelo menos dez máquinas pesadas e cami-nhões trabalham desde o início da semana nolocal. A Administração Municipal atua naabertura da via pública para dar acesso ao novoloteamento residencial. A rua terá quase doisquilômetros de extensão e nove metros delargura, com mão dupla para a passagem deveículos simultaneamente.

No terreno, são feitos os serviços de remoçãode vegetação rasteira, terraplanagem, limpeza,topografia e estaqueamento para a abertura das

ruas. O serviço contempla ainda canalização deáguas pluviais, para permitir o escoamentoadequado das chuvas. Também serão execu-tadas guias e sarjetas, a via será cascalhada e emseguida, pavimentada.

O prefeito destacou a importância históricado empreendimento. "Santa Bárbara não temprograma habitacional há aproximadamente20 anos - o último foi desenvolvido peloprefeito Isaías Hermínio Romano. Agora,Santa Bárbara d'Oeste começa este projeto deconstrução de 2300 unidades habitacionais doprograma Minha Casa, Minha Vida, desti-nadas aos trabalhadores. É um grande projetode magnitude nunca visto em Santa Bárbara".

Heins citou a localização privilegiada dasfuturas moradias. "Esta região tem a localiza-ção ideal: vamos construir um pronto-socorroem frente, temos na região três escolas onde ascrianças são atendidas pela Prefeitura em perío-do integral, possibilitando que as mães traba-lhem, e temos o desenvolvimento de novos dis-tritos industriais no entorno. É uma área comtoda a infraestrutura, diretamente ligada à áreaurbana, com transporte público, atendimentomédico, educação e trabalho", disse.

Prefeito acompanha obras do Minha Casa, Minha Vida

■ AS MORADIAS O prefeito Mário Heins conquistou

1.480 unidades habitacionais destinadasa famílias com renda mensal de até trêssalários mínimos. A quantidade de mora-dias foi ampliada e o novo projeto estáem análise na Caixa Econômica Federal,gestora financeira do programa habita-cional.

As obras são executadas em uma áreade 189 mil m² na zona sul da cidade, aser ocupado por condomínios com blo-cos de apartamentos de 52 m² cada.

A administração do prefeito MárioHeins concluiu todas as etapas para per-mitir às famílias barbarenses a conquistado sonho da casa própria. À Prefeitura,coube a indicação do local onde serãoconstruídas as moradias, a elaboração delegislação referente ao assunto, já aprova-da pelos vereadores, e a realização docadastro das famílias interessadas naaquisição da casa própria por meio doPrograma do Governo Federal - triagemsocial que será aproveitada pela Caixa.Daqui para frente, os próximos passossão da construtora.

■ MAIS HABITAÇÃOAlém do programa Minha Casa, Mi-

nha Vida, Santa Bárbara d'Oeste con-tabiliza as obras de construção de 109casas populares no loteamento Santa Fé.Quando forem ocupadas, a Prefeitura,graças a uma parceria com a Cooperteto(Cooperativa Nacional de Habitação e

Construção), inicia o processo para cons-truir outras 150 habitações onde hojeestá o acampamento Zumbi dos Palma-res, em área vizinha ao Santa Fé.

Outras sete casas são licitadas pelaAdministração Municipal, para abrigarfamílias em situação de risco habita-cional. São, ao todo, 2.446 novas mora-dias para a população de Santa Bárbarad'Oeste.

■ LOTEAMENTO STA FÉA construção das 109 casas do

Loteamento Santa Fé é fiscalizada peloMinistério das Cidades, através do órgãogestor do contrato, que é a CaixaEconômica Federal, e pela Prefeitura deSanta Bárbara d'Oeste. No canteiro deobras, tudo o que é executado consta noplano de trabalho aprovado peloGoverno Federal via Caixa, que acom-panha as etapas de execução men-salmente.

Cada unidade habitacional tem 32 m²de área construída, com sala, quarto, co-zinha e banheiro com laje premoldada,em terreno de 175 m² murado. As casasreceberão reboque no dormitório, ba-nheiro, corredor e em parte da cozinha.O piso será feito em toda casa e serãoaplicados revestimento de azulejo e bar-rado a óleo nos locais devidos. Emassembleia com os moradores, eles auto-rizaram a instalação das janelas da formacomo vem sendo feita, permitindo aalteração da altura das mesmas.

Prefeito Mario Heins vistoria obras habitacionais

1.480 unidades habitacionais destinadas a famílias com renda mensal de até três salários mínimos foram conquistadas na Administração do Prefeito Mario Heins

Page 7: A voz do Povo Edicao 91 Americana

7Americana

Em visita à cidade de Americana, o gover-nador do Estado de São Paulo, GeraldoAlckmin, acompanhado do prefeito Diego

De Nadai, liberou neste sábado, 09 de julho, recur-so de R$ 2 milhões para a segunda etapa de amplia-ção do Hospital Municipal "Dr. WaldemarTebaldi" e também 80% do orçamento solicitadojunto ao Estado para conserto da Estrada IvoMacris, que desabou em janeiro deste ano, apósuma forte chuva no município. A liberação foi deR$ 1,6 milhão, dentro do Programa Caminhos daProdução.

"Hoje é um dia muito especial e Americanamostra a preocupação com a população com aduplicação deste hospital municipal. Eu conhecia oTebaldi e me recordo da preocupação dele em pro-porcionar um ótimo espaço para a cidade. Hoje, oDiego De Nadai está modernizando e ampliandoesse espaço, trazendo para a cidade um espaço maisdigno", disse Alckmin.

O prefeito de Americana, Diego De Nadai,agradeceu ao governador pela preocupação e parce-ria com o município. "Nosso desafio é propor-cionar para a cidade um hospital completo e, parater isso, preciso da ajuda do Estado e mais uma vezo governador está ao nosso lado. O HospitalMunicipal é um de diversos investimentos quenossa administração tem na área da saúde.Lançamos na última segunda-feira o PAI(Programa de Atendimento Imediato), UBS emreforma e construções e também a construção deUnidade de Pronto Atendimento. Com a amplia-ção do HM, nos consolidamos com um exemplode saúde para toda a região", contou De Nadai.

Com um investimento total de R$15.726.923,50, a ampliação do HM é um dosmaiores projetos na área de saúde de Americana.Ela representa um salto de qualidade no atendi-mento à população que passará a ter um pronto-socorro digno e melhor acesso aos serviços desaúde. O novo hospital resolverá o atual problemada infraestrutura física dessas unidades de saúde. Opronto-socorro e o Núcleo de Especialidades dupli-carão a capacidade de atendimento e o Hospital

Infantil, passará a funcionar em sede própria eterá também maior capacidade e melhorescondições de atendimento.

O secretário de Saúde, Fabrízio Bordon, afir-mou que o Estado está investindo no maior bemda sociedade. "Com uma rara sensibilidade, ogovernador percebeu a necessidade de ampliar-mos e reformarmos o nosso hospital municipal,que sempre foi referência de assistência emAmericana e região. Como gestor da saúde nomunicípio, gostaria de agradecer de coração esterecurso e neste momento renovo o compromissode valorizar e utilizar cada centavo aqui investidopara que nossa população possa alcançar o objeti-vo, que tenho certeza que é o mesmo que o traz

aqui neste dia: acolhimento e amor à populaçãonos momentos de dificuldade e dor".

Também com verba do governo Estadual, aPrefeitura de Americana recuperou duas estradas:Via Anhanguera até a Estação de Tratamento daPraia Azul, além de uma vicinal no bairro SãoJerônimo. O descerramento da placa de con-clusão foi realizado por Geraldo Alckmin e DiegoDe Nadai.

A visita do governador contou com a presençado vice-prefeito Dr. Seme Calil, dos deputadosestaduais, Chico Sardelli e Cauê Macris, do de-putado Federal Vanderlei Macris, secretários evereador municipais, além de autoridades de todaa região.

R$ 3,6 milhões:Alckmin libera recursos para a

ampliação do Hospital Municipale conserto da Estrada Ivo Macris

Governador Geraldo Alckmin anunciando investimentos para Americana

O prefeito Diego De Nadai e o secretário deSaúde, Fabrizio Bordon, inauguraram na manhãdesta segunda-feira o Programa de AtendimentoImediato (PAI) do Zanaga. Com uma estruturafísica invejável, equipamentos modernos e profis-sionais, a unidade de pronto atendimento passa ater médicos clínicos, ortopedistas e pediatrasatuando 24 horas.

"É com muita satisfação que entrego à popu-lação um local digno e que terá atendimentocom qualidade. É um grande e importante passopara a melhora do sistema de saúde da cidade.Americana vai ter uma assistência médica que vaiser referência", falou Diego.

"A vinda de OS (organização social) paraAmericana é uma nova possibilidade de gestãopública. A população poderá conhecer no PAIZanaga o trabalho da SPDM, a qualidade, oprofissionalismo e o compromisso com a Prefei-tura de Americana", disse o secretário de Saúde,Fabrizio Bordon.

"Estamos inaugurando a nova fase da saúde deAmericana. Começamos aqui no Zanaga e va-mos para o Parque Gramado, Mathiensen e PraiaAzul. Com um pronto atendimento melhor nosbairros, naturalmente o pronto-socorro do Hos-pital Municipal deixa de ser procurado", acres-centou o prefeito.

Para a inauguração e início do novo modelode atendimento, no PAI Zanaga foi trocado todoo mobiliário, foi feita a revitalização do paisagis-mo, pintura, aplicação de resina nos pisos, ade-quação da câmara clara e escura para a sala deadministração, colocação de persianas, reade-quação da sala de Raio X e instalação do Raio Xdigital. Além da contratação inicial de cerca de50 funcionários. A unidade também está infor-matizada e o usuário que tiver o Cartão Saúdepode apresentá-lo na recepção.

"Estou admirado com o profissionalismo daPrefeitura de Americana. Hoje é um dia especial.É a pedra fundamental de todo o processo demudança da qualidade de assistência do atendi-mento da saúde da cidade", falou o superinten-dente do Programa de Atenção Básica e Saúde daFamília da SPDM, Dr. Mario Silva Monteiro.

Projeto PAI seráreferência demodelo para asaúde garantePrefeito Diego

Page 8: A voz do Povo Edicao 91 Americana

8Câmara Municipal

Overeador Valdecir Duzzi (PSDB)reuniu-se nesta quinta-feira (7) comos organizadores da Feira da Casa e

Construção, Gilberto Granzotto e WashintonPianca, para obter mais informações e discutirsobre a organização do evento, que será reali-zado na Fidam (Feira Industrial de America-na) nos dias 23, 24 e 25 de setembro.

Durante a visita, Pianca mostrou ao parla-mentar a elaboração da feira, sua programaçãoe estrutura. Segundo os organizadores, é espe-rado que o volume de negócios chegue a R$15 milhões nos dias do evento. "A feira éótima para uma cidade como Americana,

sendo um polo de negócios na área da cons-trução civil", disse o organizador, que para-benizou Duzzi pela realização da Feira doEmprego.

Duzzi ressaltou a importância da feiracomo incentivadora de crescimento pessoal ecomercial. "Ela possibilita que as pessoasadquiram imóveis próprios, com agentes faci-litadores de linhas de crédito. Movimentandoo mercado, favorece também a geração deempregos, assim como a Feira do Emprego,realizada pela Câmara. Este é um mercadoque está em alta, e a cidade não pode ficar defora", afirmou o parlamentar.

Overeador Fabiano Ruiz Martinez,o Pinguim (PDT), protocolou,hoje (8), o Projeto de Lei Com-

plementar nº 21/2011, que acrescenta oparágrafo 2º ao artigo 4º, renumera e dánova redação ao parágrafo único e aos arti-gos que especifica da Lei Complementarnº 92/2010. O parlamentar explica que opresente projeto apenas faz algumas alte-rações com relação ao condutor auxiliarpara que esteja bem definida sua utilizaçãono transporte escolar de Santa Bárbarad'Oeste.

Segundo o documento, a contrataçãodo auxiliar deve se basear apenas quandoos condutores titulares não tiveremcondições de saúde para exercer suasfunções por prazo explicitamente determi-nado, para que não haja interrupção destetipo de transporte. "O problema é que, naforma existente, o auxiliar está sendousado para deturpar o mecanismo da leique deveria somente permitir tal práticaem caso de doenças, proporcionandoassim desvio de finalidade para que omesmo tenha mais que uma atividade dedifícil fiscalização", destaca Pinguim.

Vereador discute realização de feirade construção civil

em Americana

Vereador Barbarense assinaProjeto de Lei complementarsobre regras para condutor

auxiliar de Vans

Vereador Valdecir Duzzi manifestando apoio a Feira da Construção Civil

Vereador Paulo Chocolate de Americana a direita com o Deputado Federal Tiririca

■ ■ ■ Foto Imagem ■ ■ ■

Vereador Fabiano Pinguim a direita

Page 9: A voz do Povo Edicao 91 Americana

9Esportes

Após quatro amistosos de preparação(vitória contra o Paulista, empates con-tra São Carlos e União São João e der-

rota para o Velo Clube), o União Barbarenseacerta seus últimos detalhes para a estreia naCopa Paulista, que acontecerá nesse sábado, às16h, contra o XV de Piracicaba em AntônioGuimarães.

Encerradas as inscrições para a primeira roda-da, o técnico Claudemir Peixoto conta com osseguintes jogadores para a partida inicial: JuniorGoiano, Edilson, Claudio Brito, Jurandir, Dida,Cleber, Renato, Juliano, Carlos Eduardo,

Cayhame, Jeferson, Cristiano, Da Silva, Ítalo,Alex, Caio, Emílio, Filipe e Pedrinho.

O Presidente Dario Furlan do UniãoBarbarense espera a presença de um bom públi-co uma vez que se trata de um derbi regional,levando ainda em consideração que a equipe dacidade vizinha se sagrou campeã do campeona-to Paulista da A2. Além disso o Presidente frisouque o trabalho está sendo feito com muita de-dicação para que o Leão da 13 volte a brilhar nocenário do futebol paulista. " Precisamos de umvoto de confiança e do apoio da torcida nesseinicio de trabalho" concluiu.

ORio Branco, tradicional time de futebolde Americana, não vai disputar a CopaPaulista deste ano. O motivo? A direto-

ria do clube alega precisar de tempo para reestru-turar o clube, reerguer o clube financeiramente eque não há condições financeiras para bancar otime no campeonato.

A Copa Paulista está marcada para começarnesse sábado dia 16, para o Rio Branco come-çaria sete dias depois, contra o Itapirense, emItapira. Como o clube está inscrito e vai deixar departicipar da Copa, pode receber uma multa quevaria de R$100 a R$ 100.000 segundo o CódigoBrasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).Contudo, a Federação Paulista de Futebol infor-mou por meio de sua assessoria de imprensa queainda não recebeu qualquer solicitação dedesistência.

Contrapondo a versão da diretoria, de que oclube não tem condição financeira para disputareste campeonato, Wagner Miranda, técnico quefoi contratado há cerca de um mês e meio afimde preparar a equipe para a disputa, disse que ele,toda a comissão técnica e os jogadores, estão a

custo zero no clube."A única despesa que o clube iria ter seria com

alimentação e ônibus, nós estamos aqui a custozero. São empresários que estão pagando osjogadores. Tem jogador dormindo na arquiban-cada e comendo marmitex, isso para tentar tersucesso neste campeonato. Agora tomamos maisque um banho de água fria, nos colocaram emum freezer e fecharam a porta", declarou, entris-tecido, o comandante.

Esta versão não foi confirmada por EdsonFassina, diretor de futebol do clube de Ameri-cana. O dirigente contou que a decisão foi toma-da pelos conselheiros e dirigentes do cube, e deforma unânime. "Seria custo zero, mas cadê odinheiro? Não tem dinheiro. Não tem ônibus. ORio Branco está fora e ponto final", enfatizou ocartola.

Outro motivo alegado pelo novo professor doTigre, é o momento bom que o Americana vemvivendo - o time é terceiro colocado da série B doBrasileirão. "O Americana é a bola da vez, todosaqui na cidade só querem saber dele. Mas o RioBranco tem nome e não só o momento", disse.

O DODÔ DELES....!

Ausência do Rio Branco de

Americana é a baixada Copa Paulista

É SÁBADOEm derbi regional

União Barbarense estréia contra o XV de Piracicaba

na Copa Paulista

■ ■ ■ Foto Imagem ■ ■ ■ União Barbarense x XV de Piracicaba: duelo em Santa Bárbara

O Americana lutou muito nessa terça feira, mas acabou perdendo fora de casa para o Nauticopor 3 a 2 na serie B do campeonato Brasileiro, com três gols de um carrasco do Recife: Kieza. O time americanense se prepara agora para mais uma parada dura, mas dessa vez em casa:

enfrenta a equipe do Goiás dia 19.

Page 10: A voz do Povo Edicao 91 Americana

algodão e leite de rosas, ela é suave para a pele epurifica o mesmo tempo.4. UMA MÁSCARA NATURAL A CADA SE-MANA: Ideal se você tiver a coragem e a textura nãoincomodá-la é fazer uma máscara com mel. Limpa,purifica e hidrata , restaura a elasticidade e deixa umcheiro muito agradável. Aplicar bem em todo o rostoe enxaguar após vinte minutos.5. ATENÇÃO À HIGIENE: Os pequenos pontospretos são geralmente causados por mãos mal lavadascolocadas no rosto. Então, lave as mãos o mais rápi-do possível, até mesmo tenha na sua bolsa um desin-fetante. 6. UM BANHO DE VAPOR DUAS VEZES PORSEMANA: Nada melhor do que a obstrução dosporos para criar todos os tipos de imperfeições. Paraevitar essa situação e limpá-los duas vezes por se-mana depois de ter purificado, encha uma bacia com

água fervente e mantenha uma toalha sobre a cabeça,como inalação, fique por dez minutos. 7. USE O DELINEADOR: Para aumentar os olhos,passe o lápis ou delineador em volta dos olhos.Façaisso suavemente e com paciência!8. A BASE(escolha): É sempre bom escolher umtom mais claro que sua pele, tenha em mente, em-bora ela não sirva para dar boa aparência, mas paraunificar.9. A BASE (aplicação): Para aplicar você colocar umpouco na palma da mão, esfrega com a outra mão equando estiver quente é aplicada a partir do centrodo rosto e espalhar bem para fora.10. PÓ: Ele ajuda a disfarçar um pouco pequenasimperfeições e melhorar a base. Boa também porrostos muito pálidos e aplicá-la levemente com umaescova de boa largura. Ele captura a luz e dá o acaba-mento.

1. DORMIR BEM: Esta é a regra número umpara todos os tipos de pele e pessoas. 2. COMER BEM: Evite o açúcar, é o inimigonúmero um da pele. Quando você tem um dese-jo por doces procure comer frutas que possuemum açúcar natural e mais saudável.3. LIMPEZA DA PELE PELA MANHÃ E ÀNOITE: Limpe sua maquiagem, lave o rostocom o método que preferir (sabão neutro comágua morna, produto adequado de remoção emaquiagem...) e depois passamos um pano de

■■ ■■ ■■ RReecceeiittaa ■■ ■■ ■■

■■ INGREDIENTES:

1.200 gramas de lombo de porco, pimenta-do-reino,

caldo de limão, sal

■■ RECHEIO:

2 colheres (sopa) de vinho branco seco, 1 colhere

(sopa) de farinha de rosca, 200 gramas de presunto

1 peito de frango, pimenta-do-reino, 2 fatias de

bacon , 1 cebola ralada, 1 ovo, sal, alecrim

■■ PARA ACOMPANHAR:

1 repolho

■■ MODO DE PREPARO:

Lavar o lombo, enxugar, abrir pelo meio sem entre-

tanto separar as duas partes e temperar com sal,

pimenta-do-reino e o caldo de limão. Prepare o

recheio: moer o frango, o presunto e o bacon. Juntar

a cebola ralada, o ovo, farinha de rosca, sal, pimen-

ta, alecrim e vinho branco. Misture bem. Coloque o

recheio no centro do lombo. Enrolar, costurar e

amarrar, de modo a formar um salsichão. Coloque o

lombo recheado numa assadeira e leve ao forno

durante 1 hora e um quarto, mais ou menos, sem

juntar nenhuma gordura, mas apenas 2 colheres de

água. Vá regando com o molho que se formar na

assadeira. Cerca de meia hora antes de. retirar do

forno, coloque o repolho na assadeira. Quando

estiver assado, desamarrar e retirar a linha da costu-

ra. Desengordurar o molho e colocar numa mo-

lheira. Servir o lombo com o

repolho e o molho à parte.

Para desengordurar o molho, é

ainda indicado o velho proces-

so de passar sobre ele um

pedaço de papel absorvente.

Sônia Sabino

Lombo de porco recheado a francesa

BBeelleezzaa ee MMaaqquuiiaaggeemm::

1100 ddiiccaass ccuurrttaass ppaarraa

uummaa ppeellee bboonniittaa

Odrama vivido pela executiva Carolna novela "Insensato Coração", daTV Globo, expôs a milhões de

brasileiros a relação entre endometriose einfertilidade. Mas a personagem, que tem adoença, conseguiu engravidar mesmo depoisde alertada de que isso só seria possível deforma assistida. É importante mesmo saberque, embora exista essa conexão entre aenfermidade e a esterilidade, ela não é abso-luta. Por isso, deve-se realizar exames especí-ficos ao surgirem sintomas de ambos oscasos, a fim de acelerar tratamentos.

"Encontramos mais endometriose empacientes inférteis e mais infertilidade empacientes com endometriose. Entretanto,essa relação não é absoluta, podendo havertambém outras causas envolvidas", alerta oginecologista e obstetra Rui Ferriani, profes-sor titular de Ginecologia da Universidadede São Paulo (USP) - Campus de Ribeirão

Preto e chefe do setor de ReproduçãoHumana do Hospital das Clínicas (HC) deRibeirão Preto.

Entre esses fatores que devem ser observa-dos, o Dr. Ferriani cita, no caso da endome-triose mais avançada, comprometimento dastrompas e de componentes peritoniais, assimcomo do próprio ovário. Já em endometrios-es leves, o especialista afirma que, em geral,não há distorções da cavidade pélvica, em-bora vários estudos apontem que na regiãodo peritônio isso pode ser desfavorável, commaior produção de substâncias prejudiciaisaos gametas, células usadas para a repro-dução sexual.

"De qualquer forma, a presença de endo-metriose é um sinal de alerta para um even-tual comprometimento da fertilidade futura,mas não significa necessariamente que apaciente seja infértil. Dizemos que a inferti-lidade está presente apenas quando houve

exposição à concepção sem sucesso", acres-centa o ginecologista e obstetra.

Ginecopatia, isto é, doença exclusiva dosexo feminino, a endometriose se caracterizapela migração do endométrio (mucosa quereveste o útero) para locais fora do útero pormeio da corrente sanguínea, e apresentacomo sintoma mais conhecido cólicas acom-panhadas de dores muito fortes e progressi-vas na região da bacia, diferentes das mens-truais regulares.

O Dr. Ferriani explica que é difícil estimaro percentual das mulheres com endo-metriose e que perderam a fertilidade no pe-ríodo reprodutivo, porque podem existircasos da doença não diagnosticados. Masafirma que "cerca de 6% a 10% da popu-lação feminina global é portadora deendometriose, e 50% das pacientes cominfertilidade e dor pélvica possuem adoença".

Cólicas menstruais:você não precisasofrer com elas

10Espaço da Mulher

Page 11: A voz do Povo Edicao 91 Americana

11

Você sabe o que é um Twitter, possui umou conhece suas funcionalidades? Defato, é grande o número de pessoas que

utilizam, mas também é grande a parcela decuriosos e desinformados sobre o site de rela-cionamento.

Na verdade, o Twitter (criado em 2006) é umarede social, assim como o Facebook e o Orkut,que permite que usuários enviem e recebam, emtempo real, mensagens (140 caracteres por vez),fotos, vídeos (outros arquivos), além de ser, aomesmo tempo, um chat, um microblog, email...

Entretanto, o grande diferencial da comu-nidade é a rapidez e difusão de informações.Parece que tudo é noticiado primeiro no twitter,talvez pela sua versatilidade sintética, escrita einteração dinâmica.

Apesar de suas vantagens, o Twitter vemsofrendo algumas críticas, tais como linguageminacessível, informações e mensagens avulsas,mas vem se tornando uma febre na rede, com aadesão massiça de famosos e celebridades.

Segundo dados da Folha.com, o Twitter cresce456% no Brasil. Dentre os sites mais visitados no

país, ainda não figura entre os primeiros, massua popularidade lhe coloca entre um dos maisimportantes sites de interação e entretenimentoda internet e do mercado.

TWITTERUma febre na internet

Famosos

Lista de Twitter de algunsdos famosos brasileiros

AAlliinnee BBaarrrroossCantora Gospel Brasileira.

Twitter: @aline_barros

SSeellttoonn MMeellllooAtor da Rede Globo

Twitter: @seltonmello

RRooggéérriioo FFllaauussiinnooVocalista do Grupo Jota Quest

Twitter: @RFlausinoJQ

MMaannoo MMeenneezzeessTecnico da Seleção Brasileira

Twitter: @manomenezes

JJuulliiaannaa SSaalliimmeenniimm “Juju” Panicat (Pânico na Tv)

Twitter: @jujupanicat

MMoonniiccaa IIoozzzziiIntegrante do programa CQC

Twitter: @monicaiozzi

Jogador Kaka é um dos mais acessados

NNeeyymmaarrjogador de futebol do Santos]

Twitter: @Njr92

PPiittttyyRockeira Baiana

Twitter: @pittyleone

Page 12: A voz do Povo Edicao 91 Americana

12Lazer

AFesta Junina do bairro Mollon, duranteos dois dias de duração, contou comcerca de 40 mil pessoas que passaram

pelo local. A festividade ocorreu na PraçaFioravante Furlan, em frente à Igreja São JoãoBatista e contou com diversas atrações, queatraíram a comunidade. O evento foi, pelaprimeira vez, transmitido ao vivo pela TVCultura municipal.

No encerramento da festa, participaram oprefeito Mário Heins, o padre Paulo Haenraets,os secretários municipais Giovanni Bonfim(Cultura e Turismo), Gilmar Margato (Governo),Ana Leone (Administração), José EduardoRodella (Controle Geral), Eliel Miranda(Segurança, Trânsito e Defesa Civil), Celso Tonin(Esportes), Celso Cresta (Obras e Serviços), overeador Kadu Garçom e o coordenador dasPastorais, Dorival Paulo de Cunha. Tambémestavam presentes o comandante da GuardaCivil, Joel Soares e o vereador Ademir da Silva.

O padre Paulo Haenraets agradeceu a todospela participação e, também, à equipe de traba-lho, que se dedicou para viabilizar a festa."Parabéns pela dedicação e carinho", destacou. O

secretário de Cultura e Turismo, GiovanniBonfim, enfatizou a parceria entre a Prefeitura eParóquia e agradeceu a todos que "direta ou indi-retamente, estiveram envolvidos no evento". APrefeitura de Santa Bárbara d'Oeste

inaugura no próximo sábado (16) às10 horas o Centro Esportivo

Municipal construído no Jardim Mollon, nazona leste da cidade. O local une práticaesportiva e lazer à comunidade com equipa-mentos para adeptos do futebol, vôlei, bas-quete, corrida, caminhada ou para quem sim-plesmente quer sentar-se à sombra das árvoresenquanto seu filho brinca na área verde. A ce-rimônia é aberta a todos e a população podeparticipar.

O Centro Esportivo Municipal é compostopor duas quadras poliesportivas, um campo defutebol gramado, pista de caminhada e caixade areia para as crianças - tudo isso em umespaço arborizado entre as ruas da Prata, doZinco, do Ouro e do Magnésio. Com o obje-tivo de ampliar ainda mais a utilização da áreaesportiva, a Prefeitura iluminou o complexo delazer, permitindo a prática das atividadesdurante a noite.

Mais de 13 mil moradores de oito bairrosdaquela região serão diretamente beneficiadoscom a entrega do complexo de lazer. Para mar-car a data, a inauguração contará com umtorneio de futsal organizado pela Seme(Secretaria Municipal de Esportes).

O Centro Esportivo Municipal é destinadoprincipalmente aos moradores dos bairrosJardim Mollon, Vila Mollon, Vila Mollon IV,Vila Pântano, Vila Pântano II, Jardim Geriváe Jardim Amélia, mas permanece aberto epode ser utilizado pela população de outrosbairros da cidade.

Mais de R$ 205,6 mil foram investidos nolocal para que a obra saísse do papel e se tor-nasse realidade. Os recursos federais prove-nientes do OGU (Orçamento Geral daUnião) foram repassados pela CaixaEconômica Federal à Prime Engenharia eConstruções Ltda., empresa vencedora da li-citação aberta pela Prefeitura.

Festa Julina do Molloné sucesso de público

Prefeitura inaugura sábado o Centro EsportivoMunicipal no Jardim Mollon

Padre Paulo Haenraets agradeceu ao prefeito