a voz do bernardino moreira

2
Projeto aproxima estudantes da cultura espanhola Você sabia? Alunos da Escola Professor Bernardino Moreira se emocionam com espetáculo de dança e visita às instalações da Associação Cultural Caballeros de Santiago A noite de quinta-feira (22) para o grupo de alunos, do 9º ano, da Escola Professor Bernardino Morei- ra, teve um brilho todo especial. Por uma iniciati- va da “madrinha” e professora, Luciana Pimentel, os estudantes puderam vivenciar uma experiência, que de acordo com eles, “foi inesquecível”. O grupo assistiu ao espetáculo de dança da VI Mostra Flamenco Solidário da Bahia, no Teatro Gil Santana, localizado na Associação Cul- tural Caballeros de Santiago, no Rio Vermelho. Na terça- -feira (27), retornaram ao local para a aula de campo, sob a orientação do coordenador pedagógico Alfredo Luís Villalba. As ações fazem parte das atividades do “Projeto Feira das Confederações – Uma viagem pelos países da Copa das Confederações 2013: Um olhar diferente!”, idealizado pela direção da escola com o objetivo de ampliar os conheci- mentos dos alunos em relação a outros países e suas cultu- ras. A culminância do projeto acontece na sexta-feira (30), às 15 horas na própria escola. Dentro da programação, está a apresentação de trabalhos desenvolvidos e executados pelos próprios estudantes e professores através da atividade interdisciplinar como aperfeiçoamento das habilidades de interação em grupo. Alguns estudantes zeram questão de manifestar seu pra- zer e surpresa em vivenciar o grandioso momento. A Associação Cultural Caballeros de Santiago foi fundada em 22 de novembro de 1960, por um grupo de imigrantes espanhóis da Galícia que compartilhavam de um profun- do entusiasmo em divulgar a cultura e a língua espanhola para a população de Salvador. Em 1988 o presidente Orsí Pousada Covelo começou a construção da atual sede, que só foi concluída em julho de 1989 com a presidência de José Castro Cabadas. A atual sede ca no bairro do Rio Vermelho, e continua mantendo a ideia original da sociedade: A divulgação da língua e a cultura es- panhola para os habitantes da capital baiana. A ampliação da sede permitiu também a expansão de projetos nos segmentos de dança, música, história e a formação de um coral. Ocorre também uma vez ao ano aula de cultura, língua e culinária galega gratuitamente, para as pessoas interessadas.

Upload: mania-de-ler-epbm

Post on 28-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal produzido pela jornalista Adriana Roque dos Anjos e o designer Jachson José - Projeto aproxima estudantes da cultura espanhola

TRANSCRIPT

Page 1: A Voz do Bernardino Moreira

Projeto aproxima estudantes da cultura espanhola

Você sabia?

Alunos da Escola Professor Bernardino Moreira se emocionam com espetáculo de dança e visita às instalações da Associação Cultural Caballeros de Santiago

A noite de quinta-feira (22) para o grupo de alunos, do 9º ano, da Escola Professor Bernardino Morei-ra, teve um brilho todo especial. Por uma iniciati-va da “madrinha” e professora, Luciana Pimentel,

os estudantes puderam vivenciar uma experiência, que de acordo com eles, “foi inesquecível”. O grupo assistiu ao espetáculo de dança da VI Mostra Flamenco Solidário da Bahia, no Teatro Gil Santana, localizado na Associação Cul-tural Caballeros de Santiago, no Rio Vermelho. Na terça--feira (27), retornaram ao local para a aula de campo, sob a orientação do coordenador pedagógico Alfredo Luís Villalba.

As ações fazem parte das atividades do “Projeto Feira das Confederações – Uma viagem pelos países da Copa das Confederações 2013: Um olhar diferente!”, idealizado pela direção da escola com o objetivo de ampliar os conheci-mentos dos alunos em relação a outros países e suas cultu-ras. A culminância do projeto acontece na sexta-feira (30), às 15 horas na própria escola.

Dentro da programação, está a apresentação de trabalhos desenvolvidos e executados pelos próprios estudantes e professores através da atividade interdisciplinar como aperfeiçoamento das habilidades de interação em grupo. Alguns estudantes fi zeram questão de manifestar seu pra-zer e surpresa em vivenciar o grandioso momento.

A Associação Cultural Caballeros de Santiago foi fundada em 22 de novembro de 1960, por um grupo de imigrantes espanhóis da Galícia que compartilhavam de um profun-do entusiasmo em divulgar a cultura e a língua espanhola

para a população de Salvador. Em 1988 o presidente Orsí Pousada Covelo começou a construção da atual sede, que só foi concluída em julho de 1989 com a presidência de José Castro Cabadas. A atual sede fi ca no bairro do Rio Vermelho, e continua mantendo a ideia original da sociedade: A divulgação da língua e a cultura es-panhola para os habitantes da capital baiana. A ampliação da sede permitiu também a expansão de projetos nos segmentos de dança, música, história e a formação de um coral. Ocorre também uma vez ao ano aula de cultura, língua e culinária galega gratuitamente, para as pessoas interessadas.

p g

Page 2: A Voz do Bernardino Moreira

Depoimentos

Stéphanie dos Anjos

Arlete Vitória

Alexandre Duran

Caroline Oliveira

“O Caballeros de Santiago foi uma experiência maravilhosa e intensa. Gostaria que todos pudessem experimentar essa alegria. Enquanto eu assistia a apresentação, as emoções eram tão fortes, que deu uma vontade imensa de ir dançar, tocar, cantar fazer tudo com os artistas. A dança espanhola tem uma sintonia incrível com a pessoa, ela motiva você com tudo que faz. E uma coisa bem importante que eu percebi é que as mulheres espanholas são muito fortes nos passos de sapateado! Forte no sentido de conexão com a dança, elas são bastante objetivas naquilo que querem e no que fazem. Logo após a linda apresentação fomos ao camarim e lá vestimos as roupas das dançarinas. Eu me senti um pouco espanhola (risos). Enfi m, adorei ter conhecido um pouco da cultura, dança e músicas da Espanha de um modo tão lindo como essa apresentação. O projeto nos proporcionou aprender um pouco sobre vários países. Detalhes que podem fazer mudanças em muitas coisas em nossas vidas. Agradeço a professora Luciana por ter nos proporcionado esta experiência maravilhosa”.

“Ir ao Caballeros foi uma experiência única, em que os dançarinos fi zeram diver-sas apresentações com relação à dança fl amenca. Eles dançaram de uma forma diferente. Sapatearam, gritaram eufóricos, tocaram violão e cantaram. Foi um momento muito bom! Quando fomos ao camarim, eles nos trataram muito bem, pudemos posar com eles para fotos conhecer de perto o fi gurino do espetáculo. O projeto nos proporcionou conhecer melhor o País da Espanha, as curiosidades, danças, comidas e artes”.

“Eu acho que foi a melhor experiência da minha vida. Chegando lá tive uma ótima recepção. Um instrumento sozinho não passaria muita emoção, mas todo o conjunto junto com as dançarinas foi muito emocionante. No início achei que seria uma apresentação legal, mas depois percebi que foi muito melhor do que eu imaginava. A dança espanhola expressa uma paixão, um sentimento, uma emoção com uma característica muito forte. O fi gurino é lindo e, durante a apresentação, as dançarinas realizaram movimentos rítmicos com uma coreografi a espetacular. Espero ter novas experiências como essa em minha vida”.

“Ir para o teatro foi muito bom, pois conheci pessoas novas e a cultura, que é totalmente diferente da nossa. Gostei da dança e música espanhola. Aprendi que as mulheres espanholas têm força, são quentes. Além disso, foi muito importan-te saber mais sobre as danças, pois faço ballet e é sempre bom aprender coisas novas”.