a voz da coragem

16

Upload: jose-ursilio

Post on 08-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Revista mostra a vida e a tragetória do jornalista José Ursílio

TRANSCRIPT

Page 1: A voz da Coragem
Page 2: A voz da Coragem

Com Mário Herrera e sindicalistas em mobilização contra sindicatos fantasmas

Jornalista defende o fim do monopólio do transporte coletivo durante evento da

Força Sindical na Festa 1º de Maio para um público com mais de 30 mil pessoas

EXPEDIENTE

A VOZ DA CORAGEM é uma publicação independente que retrata a trajetória de vida pessoal e profissional do jornalista José Ursílio de Souza e Silva. Autorizada reprodução desde que citada a fonte. Marília – SP, 2012.

DiretorGuto Pereira

Criação e ArteMarcos Rogério de Souza e Silva

Tiragem: 1.000José UrsílioCNPJ - 15.882.471/0001-48Doador:CNPJ - 04.285.856/0001-01 ImpressãoGráfica RegenteCNPJ - 04.553.637/0001-66

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

2 | 2012

siga-me: joseursilio.com.brA voz da coragem, docidadão e dos bairros

Ele fala a verdade, ele bri-ga, é um homem de fé, como radialista abre es-

paço para a população, percorre os bairros para denunciar abandono e pedir providências. O jornalista José Ursílio quer ser vereador de Marília para continuar o trabalho popular e social que faz e mudar o jeito de atendimento na Câmara e Prefeitura. O cidadão paga impos-tos e por isso deveria ser tratado como patrão do prefeito, seus assessores e dos vereadores. No entanto, isso não acontece e isso José Ursílio também vai mudar, vai ser diferente. Já é hoje o único que divulga seu telefone celular (9784-1305) e como vereador vai criar gabinete móvel para atender moradores nos bairros.

Pesquisa de opinião pú-blica do Instituto Sensus confirma aprovação do

trabalho de radialista e jornalista de José Ursílio: 85% de ouvintes de rádios e leitores de jornal confiam no trabalho e concordam com suas opiniões.

Foi com essa força que José Ur-sílio conseguiu fazer campanhas de grande repercussão para com-bater e impedir aumentos de im-postos como o IPTU e abusos nas tarifas de água e de ônibus.

Luta para denunciar filas em postos de saúde, põe a boca no trombone contra a falta de medi-camentos, ajuda o povo conseguir atendimento e faz visitas de apoio aos bairros.

85% de aprovação

José Ursílio em reportagens nos bairros, sempre em defesa das reivindicações dos moradores, cobrando mais eficiência de Prefeitura, Daem, Codemar, Emdurb e todos órgãos públicos

José Ursílio defende durante evento da Federação dos Comerciários a participação da categoria na política

Page 3: A voz da Coragem

Jornalista José Ursílio mostra ginásio da nova escola estadual construída no bairro Figueirinha para 600 alunos

Jornalista com deputado Walter Ihoshi (no detalhe): trabalho conjunto para trazer

alça de acesso do Marília Shopping

siga-me: joseursilio.com.br

3 | 2012

Aproximação com governador traz investimentos

José Ursílio fala a verdade, briga, mexe com interesses dos poderosos, cobra os

políticos, emociona o povo e de-fende o cidadão e os bairros. Sabe também que tem que falar e resol-ver. Sabe ir atrás e hoje é aliado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

‘ Nos últimos anos obras e investimentos do Estado foram conquistados com a participação

do jornalista José Ursílio. São no-vas escolas, obras nas rodovias, re-forma do aeroporto e programas para entidades assistências.

É assim mesmo: ele fala bas-tante, defende amizade, respeito e portas abertas com autorida-des comprometidas com Marí-lia, como o governador Geraldo Alckmin. E por isso que quer ser eleito vereador e ter ainda mais força junto ao governo do Estado.

Com Geraldo Alckmin, José Ursílio, participa da inauguração do Poupatempo e da liberação de recursos para hospital de especialidades Lucy Montoro em fase final de construção junto ao HC

Page 4: A voz da Coragem

Sindicato dos Comerciários:Casas para a população

Há duas décadas José Ursílio atua como jornalista profissional e faz consultoria nas áreas de comunicação e habitação no

Sindicato dos Empregados do Comércio de Marília (Sincomerciários).

Nesse tempo, ao lado do presidente e amigo Ma-rio Herrera já trabalhou na entrega de 16 loteamentos habitacionais que somam, juntos, aproximadamente 5.000 casas - nenhuma outra entidade fez tanto na área de habitação para trabalhadores na cidade como o Sincomerciários.

José Ursílio lembra que era julho de 93 quando, ao lado de Mario Herrera, descobriu que a Caixa Eco-nômica Federal tinha financiamento para construir casas para trabalhadores. Na parceria o banco dá a linha de crédito e o sindicato coordena a obra desde a captação de interessados até a entrega final.

Atualmente, o sindicato entregou mais um empre-endimento: Jardim Verona, com 136 casas. Além dis-so, segundo José Ursílio, já iniciou o projeto do jardim Veneza que terá 238 imóveis na zona oeste de Marília.

o jornalista, ao lado de Mário Herrera tem transito livre com o presidente da Federação dos Comerciários Luís Carlos Motta, e com o secretario adjunto de

Estado de Relações de Emprego e Trabalho Bruzzarosco

(à esquerda)

Fecomerciários

siga-me: joseursilio.com.br

4 | 2012

José Ursílio com Herrera vistoriando as obras

Page 5: A voz da Coragem

siga-me em: joseursilio.com.br/blog

São 50 anos de vida e 35 de profissão que rende-ram a José Ursílio o reco-

nhecimento de entidades sociais de Marília devido a parcerias em campanhas a exemplo de home-nagens como a recebida da Loja Maçônica Marília de Dirceu no seu aniversário ano passado ou da diretoria da Apae pelos serviços prestados à comunidade.

Veja aqui algumas das home-nagens recebidas pelo jornalista ao longo de três décadas de ati-vismo social.

Entidades prestam homenagens

1

2

3

5

4

6

10

78

9

1- Amigo e sindicalista Mario Herrera, do Comerciários, em homenagem a 35 anos de profissão2- Com contabilista Valmir José de Souza, na entrega de homenagem da Loja Maçônica 3 - Festiva de fim de ano em homenagem do radialista Andre Perez, em 1997, na rádio Clube4- Com José Sgambatti (in memoria), no apoio a campanhas sociais da Juventude Católica5 - Com dr Eládio, na redação do jornal 6 - Prêmio Passarinho de Bronze entregue ao promotor Jurandir Afonso, devido ao trabalho com menores carentes7 - Premiação ao tenente Costa Junior, da Polícia Militar, por dedicação e eficiência e serviços prestados8- os amigos Ricardo e Mota entregam singela homenagem no aniversário de 50 anos de vida do jornalista9- Foresto, representando à Apae, entrega placa de homenagem ao jornalista pelo apoio à campanhas sociais da entidade10 - Honra ao mérito da Câmara de Marília, aprovada por unanimidade, entregue pelo vereador Eduardo Nascimento

5 | 2012

Page 6: A voz da Coragem

Ministro do STJ destaca editorial

Um dos mais renomados juristas do

país, o ministro do STJ José Augusto Delgado reproduziu em um artigo para a revista Renovar, em 2006, um editorial es-crito pelo jornalista José Ursilio que fala sobre a liberdade de imprensa e também foi publicado

pelo portal IG. Em seu texto “A li-

berdade de imprensa e os princípios aplicados ao direito de informa-ção” Delgado diz que deve ser considerada acertada a afirmação de José Ursílio que tra-ta do direito do cidadão no binômio de informar e ser informado.

Filiado a entidades de classe

José Ursílio foi um dos funda-dores do Sindi-

cato dos Jornalistas em Marília na década de 80 e sempre defendeu a atuação de entidades de classe junto às suas categorias e às redações dos veículos. Veja algu-mas associações que o jornalista é afiliado e tem contínua atuação.

6 | 2012

Page 7: A voz da Coragem

siga-me em: joseursilio.com.br/blog

7 | 2012

Fé e humildade

As práticas sociais e vo-luntárias marcam a vida de José Ursílio. Tem atu-

ação em defesa de entidades assis-tenciais. Aprendeu com sua própria vida de família simples da periferia. Na vida pessoal o voluntarismo está em ações em entidades como APAE, Creche Juventude Católica. E cuida há mais de 10 anos de dis-tribuição de cestas de brinquedos e doces na Páscoa, Dia das Crianças e Natal para crianças carentes do dis-trito Fazenda do Estado.

Com o bispo Dom osvaldo Giuntini, ele elogia o trabalho assistencial e ação evangelizadora das comunidades pastorais e de movimentos sociais

Com o reitor da Univen, Luiz Carlos Macedo Soares: respeito pela ação

social das comunidades espíritas de Marília e região e a felicidade

pela amizade de muitos anos

Na Fazenda do Estado, ensina o

filho Matheus que crianças pobres

ficam muito felizes quando ganham um

simples brinquedo ou cestinha de doce.

Trabalho pessoal e familiar para 135 crianças

Yoshimi Shintaku, Keniti Mizuno e Carlos Nakamura: integração nas atividades assistenciais e esportivas e parceiros na Japan Fest

Ao mestre, respeito e carinho

José Ursílio sempre fala com carinho do mestre Anselmo Scarano, o Penaforte, ex-

-proprietário do jornal Correio de Marília, com quem aprendeu os fundamentos do jornalismo sério e isento. “Muito do profissional devo ele, desde quando vendia limão de sua chácara e quando me deu o pri-meiro emprego com carteira assina-da, de jornaleiro, em setembro de 1977”, se orgulha Ursílio.

Numa das últimas visitas dePenaforte à redação do jornal, recepcionado pelo afilhado

José Ursílio, Cássia, o filho Matheus e Penaforte em missa na Igreja Santo Antônio

Page 8: A voz da Coragem

Família. O grande pilar de sustentaçãoPrimogênito de cinco

irmãos, José Ursílio começou a trabalhar

cedo, aos 13 anos, vendendo li-mão para a chácara do saudoso jornalista Anselmo Scarano. Des-de cedo foi arrimo de família.

Casado com a professora Cassia Penteado teve um filho: Matheus, hoje pré-adolescente com 14 anos. Excelente cozinheiro, José Ursílio gosta de reunir parentes e amigos para encontros em sua casa e no sítio da família.

Com a mãe odelina, o filho Matheus, e dona Laís e Cassia Penteado

Com a esposa Cassia e o filho Matheus em visita ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro

8 | 2012

siga-me: joseursilio.com.br

Almoço de família com parentes por parte de pai e mãe na casa do jornalista, que tem como um dos hobbies cozinhar

Page 9: A voz da Coragem

Aos 28 anos, o sonho da casa própria

José Ursílio, então arrimo de famí-lia, lembra com carinho da data de 23 de novembro de 1989 quando comprou a casa própria da família no bairro Fer-nando Mauro, zona norte, onde sua mãe Odelina mora até hoje.

O jornalista fala que foram nove anos de uma peregrinação por bairros e endereços até a família ter uma resi-dência definitiva. “Da rua 25 de Janeiro, moramos na rua Independência e de-pois para a rua Atibaia, rua Roberto Si-monsen, rua Santa Helena, rua Tocan-tins e rua Manoel Cândido de Oliveira.”

Após casar-se e o nascimento do filho Matheus, em 1997, mudou-se para a rua Santa Helena, uma volta a um dos endere-ços de infância, onde reside até hoje.

Infância difícil com perda precoce do pai

José Ursílio nasceu dia 15 de se-tembro de 1961 na Maternidade Gota de Leite, quando seus pais ti-nham dois anos de casados e mora-vam na rua Independência.

Ele lembra que na época seu pai José Maria trabalhava para a em-presa de Francisco Freire, a primei-ra concessionária de veículos de Marília. “Ele foi um dos primeiros empregados a buscar em São Paulo um Volkswagen”, fala o jornalista. Segundo ele, foram mais de dois dias de viagem.

Logo após nascer, os pais se mu-daram e José Ursílio foi morar numa residência da rua 25 de Janeiro, na Vila São Paulo – bairro que era con-siderado extremo da periferia na época se calculado o trajeto até o centro de Marília.

Em novembro de 62, pouco antes do nascimento do irmão Cláudio, o

pai José Maria conseguiu emprego na então Fafi (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília). Atuava como mecânico de manutenção da máquina de fotografia, certificado em junho de 63 pela empresa Olivet-ti do Brasil.

“Durante toda infância minha família morou na região da Vila Al-taneira e Vila Betel, até que em 1977 um irmão de meu pai comprou uma casinha de madeira na rua Ninfa Pietraróia no Prolongamento Palmi-tal, onde meu pai depois viria a fale-cer”, lembra.

José Maria trabalhou na Fafi até falecer repentinamente aos 45 anos em 12 de outubro de 1980. A família pobre de assalariado como servidor público estadual sempre teve dificul-dade apesar do seu esforço. A mãe Odelina, hoje aos 76 anos, já tinha uma vida difícil pela falta de saúde.

siga-me: joseursilio.com.br

Rua Atibaia atualmente (acima) e na mesma rua em frente sua casa, Ursílio

com os irmãos e amigos em 1965

José Ursílio na Rua Santa Helena, onde morou com os pais

José Maria da Costa e Silva e odelina Souza e Silva, dia 7 de julho

de 1960, no dia do casamento9 | 2012

Almoço de família com parentes por parte de pai e mãe na casa do jornalista, que tem como um dos hobbies cozinhar

Page 10: A voz da Coragem

siga-me: joseursilio.com.br

Redação Correio de Marília, 1984, atendendo moradores do Costa e Silva

Com jornalista Luis Carlos Fassoni, em 1981, revisando edição do jornal

Em 1986, no Sindicato dos Bancários, trabalho de assessoria de imprensa

José Carlos Guerra e Vando Mendes (in memoriam) e Marcia de oliveira Com Hailton Medeiros nas eleições

de 1988 no ginásio da Unimar

Na cobertura da eleição de 1988 ao lado de João Carlos Manso (in memorian)

Jornalismo investigativo: uma paixãoO jornalismo in-

vestigativo é a paixão do pro-

fissional José Ursílio. São mais de duas décadas de reportagens com denún-cias contra gente poderosa que acabou nas garras das polícias, dos promotores estaduais e procuradores federais. Todos acusados foram desmascarados para a sociedade através das pa-lavras da voz firme e da ca-neta eficiente de Ursílio.

O jornalista esteve em redações de jornais e rádios de Marília e em veículos de expressão nacional como correspondente da Folha de São Paulo ou na chefia de reportagem da afiliada

de Bauru da TV Globo.Na Folha cobriu o caso

do sequestro do ex-banquei-ro Beltran Martinez ou a “in-dústria da desapropriação” (1990), “Operação Oeste” (2007), “Máfia da Merenda” (2011), ou mesmo os rumo-rosos casos do incêndio da CMN quando o jornalista lá trabalhava.

Casos de polícia, de po-lítica, de administração pú-blica ou mesmo qualquer investigação de crimes tive-ram o trabalho jornalístico de José Ursílio que aparecia com a principal notícia, o fato e a versão que todos temiam divulgar, ele sem-pre expôs publicamente e enfrentou os riscos.

10 | 2012

Page 11: A voz da Coragem

No rádio, ajuda à população carente

A Voz da Coragem ficou conhecida em Marília, prin-

cipalmente na periferia, por-que durante os últimos seis anos revelou para a socie-dade as mazelas e escânda-los que não apenas ferem a imagem dos políticos, mas que desencadeiam a cor-rupção prejudicando dire-tamente os mais carentes que necessitam de serviços básicos mantidos pelo Po-der Público.

2 | julho de 2012

Contra o aumento da Circular: jornalista fala direto do terminal urbano e mobiliza

José Ursílio apresenta programa de rádio na rua ao vivo no jardim Renata

Nos estúdios do Marília Livre durante gravação de programa para denuncia abandono de bairros

Em 2007 o jornalista deci-de se filiar a um partido e ingressa na vida polí-

tica. José Ursílio se filia ao PSDB, do governador Geraldo Alckmin, a pedido de amigos e lideranças. No ano seguinte, após vitória numa convenção histórica em que disputou a vaga de candidato a prefeito com Paulo Boechat, ele concorre nas eleições municipais pela primeira vez.

A pedido do partido e da exe-cutiva estadual, em 2010 o jorna-lista volta novamente emprestar seu nome para disputar uma elei-ção e dessa vez concorre a deputa-do estadual.

Este ano, novamente José Ursílio estará concorrendo na eleição mu-nicipal, desta vez para vereador.

O ativismo social na vida política

11 | 2012

Page 12: A voz da Coragem

julho de 2012 | 3

Caneta sabatinou de Covas a Maluf

Ele já esteve no palanque entre-vistando o presidente Lula duran-te um comício em 89 no centro de Marília. Passou pelo Palácio dos Bandeirantes, onde fez reportagens com vários governadores, entre eles Mario Covas, Geraldo Alckmin,

Paulo Maluf e Orestes Quércia.Acostumado aos bastidores da po-

lítica, José Ursílio tem um minucioso arquivo pessoal e profissional com fotos e documentos sobre sua carreira e dos principais políticos que entrevis-tou. Veja aqui algumas imagens.

No alto do palanque fazendo cobertura jornalística no comício de Lula em Marília, em 1989

Os mais de 30 anos de atuação no rádio e jornais impressos

de Marília renderam a José Ursílio alguns reconhecimentos entre eles

de A Voz da Coragem. Outro marca também é sua imagem com óculos que dá o tom do seu blog Sem Censura.

orestes Quércia Paulo Maluf Mário Covas Geraldo Alckmin

Coluna Sem Censura e Voz da Coragem viram marca

Page 13: A voz da Coragem

O foco no combate à corrupção, segundo José Ursílio, com

apoio da sociedade organizada, já deu resultados positivos para Marília.

Um deles foi a extinção das taxas abusivas de coleta de lixo, limpeza, guias e sarjetas criadas pelo ex-prefeito Abe-lardo Camarinha que durante dez anos vinham embutidas sorrateiramente no carnêW, até 2007, inflacionaram tor-nando o IPTU da cidade um dos mais caros do país.

A luta começou em 2006 quando o Tribunal de Justiça mandou a prefeitura extinguir as taxas. José Ursílio foi o pri-

meiro a levantar a bandeira pe-dindo o fim da roubalheira. Foi processado, mas ao final venceu.

Outra vitória obtida com apoio da sociedade foi impe-dir que a administração mu-nicipal vendesse o Daem em 2010. Na época, José Ursílio lembra que mobilizou apoio político do vereador Eduardo Nascimento, então presidente da Câmara de Marília, para barrar a votação do projeto.

Em 2011, José Ursílio também foi o primeiro jor-nalista a divulgar com exclu-sividade a atuação da máfia da merenda em Marília, que cobrava propina para liberar contratos com a prefeitura.

Marília teve o valor do IPTU reduzido em 2008 graças à mobilização do jornalista José Ursílio a favor do fim das taxas abusivas cobradas no carnê desde 97 e extintas pela Justiça

siga-me: joseursilio.com.br

13 | 2012

Combate à corrupção,IPTU mais barato econtra venda do Daem

Page 14: A voz da Coragem

Ações para calar e censurar

O jornalismo investigativo e o combate à corrupção renderam a José Ursílio

inimigos poderosos, a maioria po-líticos de carreira, que nos últimos dez anos tentam a todo custar calar a Voz da Coragem.

São anos de perseguição e trucu-lência que se arrastam desde ações judiciais para censurar o jornalista profissional até atentados contra sua

própria vida. O caso mais grave ocorreu em ju-

lho de 2006 quando um pistoleiro con-tratado para matá-lo felizmente errou o alvo e acabou preso. O mandante do crime foi, segundo investigações do Ministério Público, o advogado João Simão Neto, que em novembro deste ano, dia 12, sentará no banco dos réus podendo somar mais uma condena-ção na sua ficha corrida.

Mesmo com ameaças e risco de morte, José Ursílio continua atu-ando no jornalismo investigativo sem medos de represálias. “Tenho processos judiciais por revelar para a sociedade as mazelas daqueles que estão no poder. Processos mo-vidos por políticos corruptos. Mas nenhum por desvio ou roubo de dinheiro público como muitos polí-ticos possuem”, afirma.

Ao longo de 30 anos de profis-são, com ênfase na última década, desafetos e adversários do jornalis-ta José Ursílio usam da Justiça para tentar calar as reportagens investi-gativas principalmente envolvendo casos de corrupção na administra-ção municipal.

Um exemplo ocorreu em 2004 quando o ex-prefeito Abelardo Ca-marinha conseguiu censurar durante 13 dias a atuação do jornalista que ficou impedido de publicar notícias sobre a o político na véspera da elei-ção. Decisão que depois foi revertida por desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Além disso, José Ursílio tem que se defender da indústria da indeni-zação – ações movidas por políticos que cobram supostos danos morais pelas reportagens investigativas – e de processos judiciais que tentam di-famar seu nome perante a sociedade.

* Abaixo: Reprodução de ação movida contra José Ursílio e arquiva-da pela Justiça.

Perseguição e vítima de tentativa de assassinato

Imagem do circuito interno de segurança do edifício Halley,

no centro de Marília, grava momento do tiro na tentativa

de assassinar o jornalista

Almir Adauto, confundido com o jornalista após sair da rádio, foi perseguido e quase morto por engano

José Ursílio: teve a morte encomendada, mas

semelhança física com motorista salvou sua vida

João Simão, advogado que vai enfrentar o banco dos réus acusado de ser mandante da tentativa de assassinato

Juiz José Henrique Ursulino,

que acatou denuncia e pronunciou o advogado

João Simão a Juri Popular

siga-me: joseursilio.com.br

14 | 2012

Page 15: A voz da Coragem

Viagens ao mundo a convite das

montadoras

José Ursílio é o único jorna-lista de Marília associado à Abiauto (Associação Brasi-

leira da Imprensa Automotiva) e anualmente é chamado para votar entre o seleto grupo de 72 profis-sionais da mídia de todo país que

escolhe carro e moto do ano.Há mais de uma década é espe-

cialista no segmento de autos e via-ja o mundo a convite das maiores

montadoras para acompanhar lançamentos em primeira mão dos novos veículos que chegam ao mercado.

Segundo ele, é uma honra fazer parte do seleto grupo de

jornalistas da Abiauto e ainda mais representar Marília

num segmento de mercado que

cresce a cada ano.

3

1

7

8

5

6

2

4

1 - Uruguai: José Ursílio testa New Fiesta (Ford) na Ciudad del Este 2 - Miami- José Ursilio lançamento do Fiat 5003 - Dearborn: José Ursílio na sede da Ford EUA, durante lançamento mundial do New Fiesta4 - Frankfurt: José Ursílio no salão de automóveis conferiando a picape Colorado5 - Alemanha: José Ursílio conhecendo carros da GM na Europa 6 - Nova York: José Ursílio em evento automotivo aproveita para vistar a Estátua da Liberdade7 - Düsseldorf: José Ursílio testando o Cruze da GM, na auto-estrada até Frankfurt8 - Brasil: José Ursílio durante lançamento do Sonic (GM) em Búzios-RJ

siga-me: joseursilio.com.br

15 | 2012

Page 16: A voz da Coragem