a união europeia 2

12

Upload: marisa-varanda

Post on 19-Dec-2014

1.453 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: A UniãO Europeia   2
Page 2: A UniãO Europeia   2

A UNIÃO EUROPEIAA UNIÃO EUROPEIA

Page 3: A UniãO Europeia   2

FORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIAFORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA

O século xx foi tragicamente marcado pela O século xx foi tragicamente marcado pela ascensão e posteriormente pela queda das ideologias ascensão e posteriormente pela queda das ideologias totalitárias. Já no terceiro milénio a união voluntária dos totalitárias. Já no terceiro milénio a união voluntária dos povos europeus, continua a ser o único grande esforço povos europeus, continua a ser o único grande esforço colectivo inspirado por um ideal que consiste em superar colectivo inspirado por um ideal que consiste em superar os conflitos do passado e em preparar o futuro os conflitos do passado e em preparar o futuro conjuntamente. Afirma-se actualmente como a única conjuntamente. Afirma-se actualmente como a única resposta credível face aos riscos e ás oportunidades resposta credível face aos riscos e ás oportunidades criadas pela globalização crescente da economia criadas pela globalização crescente da economia mundial. mundial.

Como qualquer história, a da União Europeia teve Como qualquer história, a da União Europeia teve os seus momentos fortes e as suas datas simbólicas. os seus momentos fortes e as suas datas simbólicas. Contribuíram para a construção da Europa actual e são Contribuíram para a construção da Europa actual e são igualmente essenciais para o futuro do Continente igualmente essenciais para o futuro do Continente Europeu. Europeu.

Page 4: A UniãO Europeia   2

ALARGAMENTOS DA COMUNIDADE ALARGAMENTOS DA COMUNIDADE ECONÓMICA EUROPEIA / UNIDADE ECONÓMICA EUROPEIA / UNIDADE

EUROPEIAEUROPEIA A União Europeia (EU), consistia originalmente de 6 A União Europeia (EU), consistia originalmente de 6

Estados membros. Desde então cresceu para 27 – Estados membros. Desde então cresceu para 27 – Bulgária e a Roménia. Uma união de 30 Estados está Bulgária e a Roménia. Uma união de 30 Estados está dentro do alcançável, sendo desejo de muitos dentro do alcançável, sendo desejo de muitos Governos da Europa não comunitária juntarem-se. Governos da Europa não comunitária juntarem-se. Para se juntarem um Estado deve preencher Para se juntarem um Estado deve preencher condições políticas e económicas geralmente condições políticas e económicas geralmente conhecidas como critérios de Copenhaga. Um conhecidas como critérios de Copenhaga. Um estado só se torna membro de pleno direito na estado só se torna membro de pleno direito na União Europeia 10 anos depois da sua entrada. Os União Europeia 10 anos depois da sua entrada. Os 10 novos países não têm os mesmos direitos que os 10 novos países não têm os mesmos direitos que os outros 15, a sua integração é progressiva. outros 15, a sua integração é progressiva.

Page 5: A UniãO Europeia   2

OS VÁRIOS ALARGAMENTOSOS VÁRIOS ALARGAMENTOS

Em 1950, Robert Schuman, político Franco-Alemão, Em 1950, Robert Schuman, político Franco-Alemão, apresentou a sua proposta para uma Europa unida, apresentou a sua proposta para uma Europa unida, conhecida como declaração de Schuman, que é conhecida como declaração de Schuman, que é considerada como o início do que é agora a União considerada como o início do que é agora a União Europeia.Europeia.

Em 1951, a Comunidade Europeia do Carvão e do Em 1951, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), antecedente da EU, é fundada pela Bélgica, Aço (CECA), antecedente da EU, é fundada pela Bélgica, os Países Baixos e o Luxemburgo (os países do os Países Baixos e o Luxemburgo (os países do Benelux), e pela Alemanha (Ocidental), França e Itália. Benelux), e pela Alemanha (Ocidental), França e Itália.

Em 1957, os 6 países da CECA, formam a Em 1957, os 6 países da CECA, formam a Comunidade Económica Europeia, que mais tarde Comunidade Económica Europeia, que mais tarde tornou-se na Comunidade Europeia e actual União tornou-se na Comunidade Europeia e actual União Europeia.Europeia.

Em 1973, Dinamarca, Irlanda e Reino Unido juntam-Em 1973, Dinamarca, Irlanda e Reino Unido juntam-se aos 6.se aos 6.

Em 1981, é a vez da Grécia se juntar.Em 1981, é a vez da Grécia se juntar.

Page 6: A UniãO Europeia   2

OS VÁRIOS ALARGAMENTOSOS VÁRIOS ALARGAMENTOS

Em 1986, a Espanha e Portugal juntam-se.Em 1986, a Espanha e Portugal juntam-se. Em 1990, a Alemanha de Leste é anexada pela Em 1990, a Alemanha de Leste é anexada pela

Alemanha (Ocidental), na Reunificação Alemã, o que Alemanha (Ocidental), na Reunificação Alemã, o que aumenta a união em área e população, mas não em aumenta a união em área e população, mas não em número de Estados Membros.número de Estados Membros.

Em 1995, a Áustria, Finlândia e Suécia juntam-se Em 1995, a Áustria, Finlândia e Suécia juntam-se aos 12.aos 12.

Em 2004, o Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Em 2004, o Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Malta, Polónia e República Checa Hungria, Letónia, Malta, Polónia e República Checa aderem à União Europeia, aumentando o número de aderem à União Europeia, aumentando o número de Estados para 25.Estados para 25.

Em 2007, aumenta para 27 Estados com a adesão da Em 2007, aumenta para 27 Estados com a adesão da Bulgária e da Roménia.Bulgária e da Roménia.

Page 7: A UniãO Europeia   2

ADESÕES ADIADASADESÕES ADIADAS

Candidatos a futuras adesões à União Europeia: Turquia, Candidatos a futuras adesões à União Europeia: Turquia, Croácia e Macedónia.Croácia e Macedónia.

A Croácia fez o seu pedido de adesão à União Europeia A Croácia fez o seu pedido de adesão à União Europeia em 2003. A Comissão Europeia recomendou torná-la candidata em 2003. A Comissão Europeia recomendou torná-la candidata oficial em 18 de Junho de 2004. As negociações começaram oficial em 18 de Junho de 2004. As negociações começaram em 2005. Poderá mesmo entrar em na União em 2010. Grande em 2005. Poderá mesmo entrar em na União em 2010. Grande parte da população da Croácia é contra a adesão do país à parte da população da Croácia é contra a adesão do país à União Europeia.União Europeia.

A República da Macedónia pediu estatuto de candidata A República da Macedónia pediu estatuto de candidata em Janeiro de 2004. Em 2008, houve conversações . Os em Janeiro de 2004. Em 2008, houve conversações . Os Macedónios terão que resolver os problemas que ainda têm Macedónios terão que resolver os problemas que ainda têm com a Grécia, e também têm um problema semelhante com com a Grécia, e também têm um problema semelhante com Albaneses, como a Sérvia, o governo Macedónio pensa poder Albaneses, como a Sérvia, o governo Macedónio pensa poder juntar-se à União Europeia entre 2010 e 2015. A Turquia viu juntar-se à União Europeia entre 2010 e 2015. A Turquia viu reconhecido o seu estatuto de candidata em 1999, é um reconhecido o seu estatuto de candidata em 1999, é um membro associado desde 1963, mas não começou as membro associado desde 1963, mas não começou as negociações, devido a vários problemas de direitos humanos negociações, devido a vários problemas de direitos humanos e envolvimentos políticos. e envolvimentos políticos.

Page 8: A UniãO Europeia   2

ADESÕES ADIADASADESÕES ADIADAS

Muitos críticos na União Europeia, questionam a Muitos críticos na União Europeia, questionam a entrada da Turquia, se esta é de facto um país europeu ou entrada da Turquia, se esta é de facto um país europeu ou não. A pressão dos Estados Unidos da América para que a não. A pressão dos Estados Unidos da América para que a Europa a aceite a Turquia (aliado Muçulmano dos Norte-Europa a aceite a Turquia (aliado Muçulmano dos Norte-Americanos), na União Europeia, fez com que muitos Americanos), na União Europeia, fez com que muitos Europeus, vissem a soberania Europeia ameaçada com Europeus, vissem a soberania Europeia ameaçada com essa intromissão nos assuntos internos e discordem da essa intromissão nos assuntos internos e discordem da entrada da Turquia. Ao contrário de todos os outros países entrada da Turquia. Ao contrário de todos os outros países da União Europeia, que são cristãos, a Turquia é um país da União Europeia, que são cristãos, a Turquia é um país Muçulmano, e isto tem sido usado pelos Turcos, por ainda Muçulmano, e isto tem sido usado pelos Turcos, por ainda não ter sido aceite na União Europeia. No entanto, devido à não ter sido aceite na União Europeia. No entanto, devido à religião vista na Europa actual, é muito improvável que se religião vista na Europa actual, é muito improvável que se deva a este tipo de questão. Devido a todos estes factores, deva a este tipo de questão. Devido a todos estes factores, analistas políticos prevêem que a Turquia entre na União analistas políticos prevêem que a Turquia entre na União Europeia em 2015, outros pensam que dificilmente entrará. Europeia em 2015, outros pensam que dificilmente entrará.

Page 9: A UniãO Europeia   2

OS PAÍSES AZUL JÁ FAZEM PARTE DA UNIÃO EUROPEIAOS PAÍSES AZUL JÁ FAZEM PARTE DA UNIÃO EUROPEIAOS DE COR-DE-ROSA ESTÃO EM FASE DE NEGOCIAÇÃOOS DE COR-DE-ROSA ESTÃO EM FASE DE NEGOCIAÇÃO

Page 10: A UniãO Europeia   2

INSTITUIÇÕES QUE CONSTITUEM A UNIÃO INSTITUIÇÕES QUE CONSTITUEM A UNIÃO EUROPEIAEUROPEIA

As instituições da União Europeia são as seguintes: As instituições da União Europeia são as seguintes: Parlamento Europeu, Conselho Europeu, Tribunal de Justiça, Parlamento Europeu, Conselho Europeu, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Banco Europeu de Investimento, Comité Tribunal de Contas, Banco Europeu de Investimento, Comité Económico e Social e o Comité Consultivo da CECA. A União Económico e Social e o Comité Consultivo da CECA. A União Europeia é actualmente composta por mais de 350 milhões de Europeia é actualmente composta por mais de 350 milhões de pessoas de 27 países. pessoas de 27 países.

Page 11: A UniãO Europeia   2

SIGNIFICADO DO HINO DA UNIÃO EUROPEIASIGNIFICADO DO HINO DA UNIÃO EUROPEIA

O hino europeu não é apenas o hino da União O hino europeu não é apenas o hino da União Europeia, mas de toda a Europa, num sentido mais lato. A Europeia, mas de toda a Europa, num sentido mais lato. A música é extraída da 9ª. Sinfonia de Ludwig Van música é extraída da 9ª. Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, composta em 1823. No último andamento Beethoven, composta em 1823. No último andamento desta sinfonia, Beethoven pôs em música a “Ode à desta sinfonia, Beethoven pôs em música a “Ode à Alegria”, que Friedrich Von Schiller escreveu em 1785. O Alegria”, que Friedrich Von Schiller escreveu em 1785. O poema exprime a visão idealista de Schiller, que era poema exprime a visão idealista de Schiller, que era partilhada por Beethoven, em que a humanidade se une partilhada por Beethoven, em que a humanidade se une pela fraternidade.pela fraternidade.

Em 1972, o Conselho da Europa organismo que Em 1972, o Conselho da Europa organismo que concebeu também a bandeira europeia, adoptou o “Hino à concebeu também a bandeira europeia, adoptou o “Hino à Alegria”, de Beethoven para hino. Solicitou-se ao célebre Alegria”, de Beethoven para hino. Solicitou-se ao célebre maestro Herbert Von Karajan, que compusesse três maestro Herbert Von Karajan, que compusesse três arranjos instrumentais, para piano, para instrumentos de arranjos instrumentais, para piano, para instrumentos de sopro e para orquestra.sopro e para orquestra.

Page 12: A UniãO Europeia   2

TRABALHO ELABORADO POR:TRABALHO ELABORADO POR: PAULA MILHEIROPAULA MILHEIRO PAULINHAPAULINHA EVAEVA NATÁLIANATÁLIA