a tribuna janeiro/2016

28
Edição 268 I Janeiro 2016 I Sintracon-SP 11 3388.4800 RETROSPECTIVA 2015 ‘‘Foi um ano marcado pela crise política e econômica causada pelo Governo Dilma Rousseff, dezenas de prisões ligadas ao escândalo de corrupção na Petrobras e muitas notícias ruins para os trabalhadores brasileiros. Foi também um ano de muitas lutas e serviços oferecidos aos associados do Sintracon-SP! Relembre os principais momentos do ano nesta edição especial!’’

Upload: abaco-informatica

Post on 25-Jul-2016

215 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Edição 268 I Janeiro 2016 I Sintracon-SP 11 3388.4800

RETROSPECTIVA

2015

RETROSPECTIVA

2015‘‘Foi um ano marcado pela crise

política e econômica causada pelo

Governo Dilma Rousseff, dezenas

de prisões ligadas ao escândalo

de corrupção na Petrobras e

muitas notícias ruins para os

trabalhadores brasileiros.

Foi também um ano de muitas

lutas e serviços oferecidos aos

associados do Sintracon-SP!

Relembre os principais

momentos do ano nesta edição

especial!’’

GRATIDÃO E LUTAPoucos trabalhadores brasileiros tiveram motivos para lembrar de 2015. Para a grande maioria, foi um ano para se esquecer. Foi um ano de muitas lutas, e poucas vitórias.

Mas, como ensinou o mestre Jesus Cristo, em Salmos: “Não esqueça nenhuma das bênçãos do Senhor”. Pois, não importa quantas dificuldades encontramos, todos nós temos alguma coisa para agradecer.

Procurar em nossos corações todas as graças que recebemos, e agradecer por elas, é um exercício que nos traz alegria mesmo em momentos de tristeza.

Por isso, faço questão de registrar aqui a minha gratidão a todos os companheiros e companheiras trabalhadores da construção civil de São Paulo, pela união que faz a nossa categoria ser forte! Temos capacidade de superar essa crise, como já vencemos outras, unidos!

Minha gratidão, também, à diretoria e aos funcionários do Sintracon-SP que, num ano de tantos desafios, não se desviaram da sua maior missão, que é o atendimento ao trabalhador.

Todas as previsões dizem que 2016 será tão difícil quanto 2015, ou até mais. Por isso, mais que nunca, precisamos recarregar nossas energias neste fim de ano. É tempo de estar com as pessoas que amamos e agradecer.

Tenham todos um Feliz Ano Novo, e que venham mais lutas. Não vai nos faltar coragem!

Ramalho da Construção

Presidente do Sintracon-SP

AR

TIG

OARTIGO

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL - EDIÇÃO 267 – DEZEMBRO 2015

Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo / Fundação em 16 de junho de 1936 / Adaptado ao Decreto e Lei 1.402 – por carta de maio de 1941.

Sede: Rua Conde de Sarzedas, 286 – Centro – São Paulo – SP – CEP 01512-000 Fone 3388-4800 – Fax: 3207-4921

Sub-Sede Taboão: Rua Elisabetha Lips, 118 – Jardim Bom Tempo – Taboão da Serra – SP – CEP 06763-190 – Fone: 4771-1145 / 4771-1148

Internet: www.sintraconsp.org.brE-mail: [email protected] territorial: Municípios de São Paulo, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra, Embú das Artes, Embú Guaçu, Franco da Rocha, Mairiporã, Caieiras, Juquitiba, Francisco Morato e São Lourenço da Serra.

Represetantes:Categoria Profissionais de Trabalhadores do Ramo da Construção Civil, ladrilhos Hidráulicos e Produtos de Cimento, Cerâmica para Construção, Pinturas, Decorações, Estuques, Ornatos, Artefatos de Cimento Armado, Instalações Elétricas, Ofíciais Eletricistas, Gás, Hidráulicas, Sanitárias, Montagens Industriais e Engenharia Consultiva.

Diretoria Executiva:Presidente: Antonio de Sousa RamalhoSecretário Geral: Antonio de Freitas Pereira1° Secretário: Antonio de Sousa Ramalho Junior2ª Secretária: Josileide Neri de Oliveira

Tesoureiro Geral: Wilson Florentino de Paula1° Tesoureiro: Darci Pinto Gonçalves2° Tesoureiro: Moisés Antonio de Oliveira

Diretoria de Base: Atevaldo Vieira Leitão, José Pedro dos Santos, Ezequiel Barbosa Sales, Francisco de Assis P. Lima, Manoel Teixeira de Carvalho, Cícero Saldanha de Oliveira, José Ailson dos Santos Souza.

Conselho Fiscal: Oswaldo de Oliveira Souza, Cláudio Aureliano Moreira, Francisco de Andrade Coelho. Suplentes: José Luiz do Nascimento, Mário Brito do Nascimento, José Geraldo Martins

Delegados da Federação: Antonio de Sousa Ramalho, Darci Pinto Gonçalves. / Suplentes: João Rodrgues de Araújo, Miguel Machado Pereira

Conselho de Redação: Antonio de Sousa Ramalho, Darci Pinto Gonçalves

Redação: : Arnaldo Jubelini Jr. – MTB 12.597, Daiani Duarte MTB – 71179

Estagiários de Assessoria de Imprensa: Lucas Vinicius de Souza e Danielle Karine L. de Ol. Fernandes

Fotografia: Ronaldo Gama

Diagramação: SEVEN GRAFICA EDITORA E MARKETING

Impressão: Mix EditoraTiragem: 100 mil exemplares

A TRIBUNADA CONSTRUÇÃO CIVIL

02

Trabalhadores dizem NÃO as maldades de Dilma

Dia Nacional do Aposentado

O ano de 2015 começou com péssimas notíc ias para os brasileiros. Depois de gastar o que não podia para ganhar as eleições, e de prometer que não m e x e r i a n o s d i r e i t o s d o s trabalhadores "nem que a vaca tussa", a presidente Dilma Rousseff quis repassar a conta de sua irresponsabilidade para os trabalhadores pagarem.

No dia 28 de janeiro, a primeira grande manifestação do ano contra o Governo Dilma reuniu milhares de trabalhadores, de diversas categorias profissionais, por todo o Brasil, para participar do "Dia Nacional de Luta em Defesa dos Direitos e do Emprego".

Entre outros pontos, os manifestantes reivindicaram a revogação das medidas que estabeleceram alterações nas regras do seguro-desemprego, abono salarial, pensão por morte, auxílio- doença e auxílio-reclusão.

No dia do protesto, o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, fez uma previsão que, infelizmente, se mostrou verdadeira: "Não podemos permitir a retirada de direitos. Essas propostas são como a ponta do iceberg. Depois dessas, o governo poderá apresentar outras que prejudiquem ainda mais os trabalhadores", disse.

Em São Paulo, após o ato, todos seguiram em passeata até o escritório da Petrobras, onde protestaram contra a corrupção na estatal.

JA

NE

IRO

2015

RETROSPECTIVA 2015

Terceirização passa na Câmara dos Deputados e ameaça trabalhadores.

O Sintracon-SP realizou no dia 26 de janeiro um encontro para comemorar o Dia Nacional do Aposentado. O presidente Ramalho da Construção abriu o encontro com

uma mensagem de motivação: "Nosso Sindicato oferece encontros, aulas de danças e outras atividades. Não podemos apenas ficar em casa, cuidando de neto. Temos que buscar oportunidades que nos deixem pra cima", destacou. Durante o encontro, Carla Barbosa, professora de dança do Sintracon-SP, fez uma dinâmica com a turma e esclareceu algumas dúvidas sobre atividade física. E uma palestra com o tema "Qualidade de Vida" foi ministrada pela Dra. Sônia Castelo, gerontologista e voluntária do Instituto Espaço Saúde.

0203RETROSPECTIVA 2015

Notícias que marcaram o Brasil e o mundo em Janeiro de 2015

O ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró, foi preso por participação no esquema de corrupção na empresa.

Além de Brasília foram atingidos os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Um ataque à sede do jornal humorístico Charlie Hebdo, em Paris, deixou 19 mortos e inspirou manifestações a favor da liberdade de expressão pelo mundo todo.

Nestor Cerveró é preso pela Polícia Federal no aeroporto do Rio

Apagão atinge 11 Estados e DF; causa seria consumo em razão do calor

Ataque em sede do jornal Charlie Hebdo em Paris deixa mortos

JA

NE

IRO

2015

FE

VE

RE

IRO

2015

04 RETROSPECTIVA 2015

Começa a luta pela Convenção Coletiva de Trabalho 2015-2016

Co m e ç a a l u t a p e l a Convenção Coletiva de Trabalho 2015-2016. O

mês de fevereiro de 2015 marcou o início de uma das mais difíceis negociações de acordo coletivo do nosso setor nos últimos anos. Depois de 12 anos consecutivos de aumento real de salários, a crise econômica se impôs e a luta passou a ser pela manutenção dos empregos e dos benefícios conquistados.

"Sabemos que este ano não será fácil para nenhum setor. Com a Construção Civil não será diferente. Certamente o setor sofrerá perdas graças à situação atual do País, mas não vamos abrir mão dos direitos já adquiridos, como o café da manhã, lanche da tarde, vale-refeição", disse na época o presidente do Sintracon-SP, Ramalho da Construção.

Terceirização passa na Câmara dos Deputados e ameaça trabalhadores.

Epidemia de dengue afeta trabalhadores da Construção Civil

Sintracon-SP atua contra insegurança e arbitrariedade na Marques

A epidemia de dengue em 2015 atingiu números alarmantes. O número de casos da doença mais que dobrou em relação a 2014. E o setor da construção civil, infelizmente, não ficou de fora. Os diretores de base do Sindicato receberam muitas reclamações de ambientes de trabalho com focos de água parada, local ideal para a reprodução do mosquito que transmite a doença. E o nosso Ambulatório Médico detectou um aumento de casos do gênero, cujos sintomas são: febre alta, dor de cabeça e dor atrás dos olhos. Por isso, o Sintracon-SP alertou as empresas de que as equipes de base do sindicato passariam a fiscalizar possíveis focos de mosquito em suas inspeções nos canteiros de obras, e receberam a orientação de paralisar os trabalhos até que os problemas constatados fossem resolvidos.

No dia 2 de fevereiro, a queda de uma plataforma de madeirite, que estava com sustentação de madeira improvisada, atingiu 12 trabalhadores que, por sorte, tiveram apenas ferimentos leves. Ainda assim, a equipe do Sintracon-SP, liderada pelo diretor de base, Ramalho Jr., esteve no canteiro de obras e paralisou os trabalhos até que fossem feitas todas as adaptações de segurança. A Marques também quis impor aos seus profissionais e suas subcontratadas que compensassem os dias referentes ao Carnaval. Com a ação rápida do nosso sindicato, os trabalhadores tiveram garantido o pagamento correto das horas extras.

FE

VE

RE

IRO

2015

05RETROSPECTIVA 2015

Notícias que marcaram o Brasil e o mundo em Fevereiro de 2015

Em meio a um escândalo bilionário de corrupção, a presidente da Petrobras, Graça Foster, e outros cinco diretores da empresa renunciaram aos seus cargos.

Mesmo com controvérsias sobre o enredo, a escola campeã do Carnaval de 2015 do Rio de Janeiro foi a Beija-Flor de Nilópolis. Em São Paulo, a campeoníssima foi a Vai-Vai, que homenageou a vida e obra de Elis Regina.

O grupo terrorista Estado Islâmico aterroriza o mundo divulgando vídeos que registram assassinatos de cristãos.

Graça Foster e mais cinco diretores renunciam a cargos na Petrobras

Vai-Vai (SP) e Beija-Flor (RJ) são as grandes campeãs do Carnaval

Estado Islâmico divulga vídeo com execução de 21 cristãos egípcios

O filme ‘Birdman’ ou 'A inesperada virtude da ignorância' foi o grande vencedor do Oscar 2015. A entrega dos prêmios foi feita na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

‘‘Birdman’’ ganha Oscar de melhor filme e diretor fica com 4 estatuetas

06 RETROSPECTIVA 2015

MA

O 2

015

Sindicalista assume a Secretaria Estadual do Trabalho

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e vereador na cidade, José Luiz Ribeiro, foi nomeado pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, para liderar a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho ( S E RT ) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . José Luiz Ribeiro já atua na liderança sindical há quase 30 anos. Também é diretor da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, da Força Sindical e da Confederação Nacional dos Metalúrgicos.

Festa para comemorar o Dia Internacional das Mulheres

No dia 14 de março o Sintracon-SP organizou um evento destinado a mais de 800 mulheres trabalhadoras e esposas dos trabalhadores da Construção Civil. As mulheres que compareceram desfrutaram de várias atividades de trabalho, beleza, saúde e auto-estima, além de sorteios de prêmios.

Eunice Cabral reeleita Presidente do Sindicato das Costureiras

A categoria das Costureiras de São Paulo e Osasco, em eleição democrática e transparente, reelegeu a companheira Eunice Cabral como presidente do Sindicato da classe.

“A Eunice é uma grande companheira, coloca os interesses da categoria acima de tudo! Por isso, fico feliz com sua reeleição e desejo à nova diretoria um mandato de grandes conquistas”, disse o presidente do Sintracon-SP, Ramalho da Construção.

MA

O 2

015

07RETROSPECTIVA 2015

Notícias que marcaram o Brasil e o mundo em Março de 2015

No dia 15 de março, mais de 2 milhões de pessoas foram às ruas de todo o Brasil em manifestações contra a presidente Dilma Rousseff.

Morre aos 90 anos de idade uma das vozes femininas mais famosas da música sertaneja, a cantora e apresentadora de TV Inezita Barroso.

O novo presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, toma posse em cerimônia real izada em Montevidéu. No evento de posse estavam presentes vários líderes sul-americanos

Manifestações contra Dilmalevam multidão as ruas do País

Morre, aos 90 anos, a dama da música caipira, Inezita Barroso

Tabaré Vazquez toma posse como presidente do Uruguai

Tabaré Vázquez (esq.) e seu vice.

Terceirização passa na Câmara dos Deputados e ameaça trabalhadores

AB

RIL

2015

Em abril de 2015, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 4330, conhecido como Lei da Terceirização. A construção civil conhece bem os efeitos nefastos da terceirização. No nosso setor, os “gatos” são uma praga, precarizam as atividades de seus profissionais a ponto de causarem acidentes que muitas vezes mutilam ou matam operários. Segundo o DIEESE, 80% dos ac iden tes de t raba lho a c o n t e c e m c o m t r a b a l h a d o r e s terceirizados. Além disso, estudos mostram que, na média, esses funcionários também trabalham 3 horas a mais, ganham 25% a menos e ficam menos da metade do tempo no emprego, em comparação com os funcionários efetivos.

ConstruSer reúne mais de 37 mil em todo o Estado Em sua oitava edição, o ConstruSer

(Encontro Estadual da Construção Civil

em Família) reuniu mais de 37 mil pessoas

em todo o Estado de São Paulo, entre

trabalhadores da construção civi l ,

familiares e voluntários. Sob o tema

“ Á g u a , c u i d a q u e t e m ! ” f o r a m

desenvolvidas atividades relacionadas ao

consumo consciente, além de música,

jogos, arte e informação para os

trabalhadores e suas famílias.

Corte em obras públicas causa demissão de 25 mil, afirma Força Sindical.

Pelo menos 25 mil trabalhadores foram demitidos devido à redução do ritmo das obras no país, segundo estimativa do presidente da Força Sindical, Miguel Torres. O número equivale a algo entre 5% e 8% de toda a força de trabalho direta do setor da construção civil no país. As obras de grande porte fazem parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que desde 2007 reúne projetos considerados prioritários para a infraestrutura nacional. Na teoria, eles estão a salvo de cortes orçamentários. Mas, na prática,

isso não ocorreu. As empreiteiras que executam obras públicas reclamam que o ajuste fiscal do governo está sendo feito à custa do setor, que faz as obras e não estaria recebendo.

RETROSPECTIVA 201508

Notícias que marcaram o Brasil e o mundo em Abril de 2015

Filho mais novo do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Thomaz Rodrigues Alckmin, de 31 anos, morre em queda de um hel icóptero em Carapicuíba, na Grande São Paulo.

Tornado atinge a cidade de Xanxerê (SC), matando duas pessoas e deixando mais de 4 mil desabrigados.

Os presidentes dos EUA, Barack Obama, e de Cuba, Raúl Castro, realizam encontro histórico para iniciar uma reaproximação entre os dois países.

Filho mais novo de Alckmin morre em queda de helicóptero em Carapicuíba

Tornado atinge 200 casas em cidade no Interior de Santa Catarina

Barack Obama e Raúl Castro fazem encontro histórico no Panamá A

BR

IL 2

015

09RETROSPECTIVA 2015

Categoria conquista a reposição da inflação e manutenção de benefícios

MA

IO 2

015

10 RETROSPECTIVA 2015

Não foi fácil. De um lado, o desejo de continuar a valorização do trabalhador da construção civil depois de 12 aumentos acima da inflação. Do outro, a crise em que está o Brasil, que afeta a construção civil mais que qualquer outro setor, e faz o fantasma do desemprego rondar a nossa categoria.Com muita negociação, a nossa categoria conseguiu a reposição da inflação e os benefícios que já tinham sido conquistados foram mantidos. “É menos do que a categoria merecia, mas fechamos o melhor acordo salarial que um sindicato do setor da Construção Civil conseguiu

no Brasil neste ano”, disse o presidente do Sintracon-SP, Ramalho da Construção, ao assinar a nova Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, no dia 15 de maio.

Críticas ao Governo Dilma marcam a festa de 1º de Maio

“Não há muito a comemorar nesse Dia do Trabalho. A inflação cresce assustadoramente assim como os juros. E isso engessa tanto o trabalhador como os pequenos e médios empresários, que dependem de empréstimos bancários. Além do mais, o desemprego ameaça. Subiu 18,3% entre jovens de 16 a 24 anos e 6,9% na faixa acima de 45 anos”, disse o presidente do Sintracon-SP, Ramalho da Construção, durante a festa realizada pela Força Sindical na Praça Campo de Bagatelle, que envolveu mais de 1 milhão de pessoas.

Ramalho destacou, ainda, a ausência da presidente Dilma Roussef, que deixou de fazer seu habitual pronunciamento de 1º de maio pela televisão. “Dilma parece se esconder da classe trabalhadora do País que governa. E isso é muito ruim, pois aumenta a certeza do brasileiro, cujo sentimento, crescente, é o de não estar sendo comandado pela presidente”, afirmou Ramalho da Construção. O ato da Força Sindical teve, como lema, a defesa do crescimento econômico brasileiro com garantia de direitos e empregos. Muitas lideranças e autoridades políticas deram seu recado.

Notícias que marcaram o Brasil e o mundo em Maio de 2015

A queda de um silo de concreto matou três operários na obra da usina de Belo Monte, no Pará. Tubo se soltou e caiu sobre trabalhadores.

O ex-presidente da CBF, José Maria Marin, e outros dirigentes da FIFA foram presos pelo FBI na Suíça.

O grupo Estado Islâmico (EI) assume o controle total da cidade síria de Palmira, declarada patrimônio da humanidade, e administra metade do território do país.

Silo de 1,2 mil toneladas desaba e mata 3 trabalhadores em Belo Monte

Operação na Suíça prende Marin e outros dirigentes da Fifa

Estado Islâmico assume controle total da cidade síria de Palmira

MA

IO 2

015

11RETROSPECTIVA 2015

JU

NH

O 2

015

Sintracon-SP completa 79 anos

12 RETROSPECTIVA 2015

No dia 16 de junho de 2015, o Sindicato dos

Trabalhadores da Construção Civil de São

Paulo (Sintracon-SP) completou 79 anos de

lutas pela melhoria de qualidade de vida de

seus associados. Quem merece os parabéns é

a categoria que, com muito esforço e suor,

transformou a Capital paulista em uma das três

maiores metrópoles do mundo.

Nos últimos 17 anos, já sob o comando do

Ramalho da Construção, a entidade deu um

grande salto de excelência e qualidade. Ao

longo desse período, foram conquistados nada menos do que 12 aumentos reais de salário,

ou seja, com percentual acima da inflação, além de inúmeros benefícios como vale-refeição,

café da manhã (dois pãezinhos franceses com queijo, suco e uma fruta da época), duas

mudas de uniformes para cada trabalhador, lanche da tarde, vale-alimentação e diversas

ações dentro do objetivo de diminuir o número de acidentes de trabalho.

Governo Dilma enfia a mão no FGTS do trabalhador

No conjunto de escândalos envolvendo

propinas, corrupção e má administração do

dinheiro público feito pela presidenta Dilma

Rousseff, não é raro se escutar: “Quando isso

chegar a outras fontes de ladroagem, como nas

empresas de eletricidade e principalmente no

BNDES, nada parará mais em pé no Brasil”.

Pois bem. Numa manobra das mais cínicas,

Dilma e sua política econômica lançaram mão

do dinheiro sagrado do trabalhador, o

depositado no FGTS, para cobrir rombos.

Onde? No BNDES, claro!

O Conselho Curador do Fundo de Garantia aprovou a liberação de R$ 10 bilhões para o

BNDES, que emprestou dinheiro a rodo – e de forma nem sempre consequente – para

eternizar o PT no poder.

Uma proposta do setor da construção civil para aumentar o teto do imóvel dos beneficiários

do Minha Casa, Minha Vida, hoje em R$ 190 mil, não foi sequer analisada pelo Conselho.

Isso quer dizer que o governo Dilma não quer diálogo. E continua aumentando impostos, luz,

gasolina, robustecendo a inflação e subtraindo o dinheiro do povo. Uma desgraça!

Notícias que marcaram o Brasil e o mundo em Junho de 2015

Ele ficou conhecido como 'O Rei da Soja' após se tornar o maior produtor mundial de grãos do mundo. "Durante sua carreira chegou a ter mais de 40 empresas nos setores de construção civil, agrícola e exploração de minérios.

Uma menina de 11 anos foi vítima de intolerância religiosa no Rio de Janeiro, ao ser atingida por uma pedra por estar vestindo trajes de Candomblé.

Foi um fim esperado e merecido. Favorito, o Barcelona venceu o Juventus por 3 a 1 e conquistou a sua quinta Liga dos Campeões.

Menina de 11 anos é apedrejada na cabeça após festa de Candomblé

Barcelona vence Juventus e conquista sua quinta Liga dos Campeões J

UN

HO

2015

13RETROSPECTIVA 2015

'Rei da soja', empresário Olacyr de Moraes morre aos 84 anos

JU

LH

O 2

015

Tecnologia a favor do trabalhador

14 RETROSPECTIVA 2015

Começou a funcionar o “ S i s t e m a B a s e ” , u m a ferramenta do Sintracon-SP que possibilita que cada obra seja cadastrada junto ao n o s s o C e n t r o d e Processamento de Dados que norteiam as ações de n o s s a s b a s e s d e representação. Todas as equipes de base foram equ ipadas com tab le ts interligados pela Internet junto ao nosso servidor. As reclamações realizadas via telefone ou pessoalmente são enviadas em tempo real para as equipes de cada região, possibilitando agilidade na solução dos problemas.

Confirmação de consultas médicas e odontológicas

Pensando em melhorar ainda mais seu

atendimento médico e odontológico, o nosso

S ind ica to deu in íc io ao s is tema de

confirmação de consultas agendadas. Assim,

dois dias antes da data da consulta, o

associado recebe um telefonema para

confirmar o atendimento. Caso esse sócio não

possa vir por qualquer motivo, a vaga será

disponibilizada para outra pessoa, agilizando assim a prestação de

serviço personalizado a quem mais necessita.

Por isso, é muito importante que todos mantenham seu cadastro

atualizado. Isso pode ser feito na nossa Secretaria, de segunda a

sexta-feira, das 7 às 18 horas, ou pelo telefone 3388-4800, ramais

4143, 4263, 4267 e 4134.

Notícias que marcaram o Brasil e o mundo em Julho de 2015

O Brasil fica com o terceiro lugar no quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos disputados em Toronto, no Canadá.

Taxistas de diferentes partes do Brasil têm rejeitado a chegada do aplicativo Uber ao país, rea l i zando man i fes tações e buscando articulações para proibir seu uso.

A agência espacial Nasa anunciou a descoberta do planeta Kepler-452b, com características muito parecidas com as da Terra.

Taxistas protestam pelo Brasil contra aplicativo Uber

Nasa anuncia descoberta de planeta muito parecido com a Terra

Brasil termina em 3º nos jogos Pan-Americanos de Toronto

JU

LH

O 2

015

15RETROSPECTIVA 2015

AG

OS

TO

2015

Cursos para associados

16 RETROSPECTIVA 2015

O Sintracon-SP, em parceria com o ITC (Instituto da Construção), passou a disponibilizar cursos para capacitação dos trabalhadores. Saiba melhor:

Parceria 1Convênio com 20% de desconto para todos os

cursos do Instituto da Construção

Parceria 2Convênio com 50% de desconto e 50% pago pelo

Sintracon-SP (vagas limitadas e somente para pedreiro, eletricista e pintor).

Sindicato publica a Cartilha do Trabalhador

A Cartilha do Trabalhador tem como objetivo mostrar para os sócios do Sindicato da Construção Civil de São Paulo quais são os seus direitos como associados do Sintracon-SP.

Uma das maiores vantagens de se tornar um sócio do Sintracon-SP é que o sócio começa a fazer parte de um dos maiores sindicatos de trabalhadores da América Latina, e, também, passa a usufruir da assistência médica e odontológica, setor jurídico e do cartão amigo do trabalhador entre tantos outros benefícios.A Cartilha mostra a estrutura do Sintracon-SP, como os serviços oferecidos aos sócios e seus familiares, demonstrando como o associado pode se tornar mais ativo e participante de diversas ações que acontecem no dia a dia do Sindicato. Você, sócio, é o motivo da existência do Sintracon-SP. Afinal, juntos sempre seremos mais fortes e teremos mais poder para enfrentar os desafios diários da nossa categoria junto aos patrões.

Rapidez no atendimento do Sintracon-SP é tema de reportagem do Diário de S. Paulo

A rapidez no atendimento adotada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo, o Sintracon-SP, foi motivo de reportagem veiculada no último dia 11 de agosto pelo jornal Diário de S. Paulo.A matéria aborda o desenvolvimento, pelo Sintracon-SP, de um programa de última geração que armazena, de forma meticulosa, informações sobre as obras em

execução na área sob influência da entidade. Para Ramalho da Construção, empreiteiras desonestas terão mais dificuldade de atuação.“Com todos os dados armazenados, o cerco contra os 'gatos' será maior e mais efetivo”, conclui o sindicalista e deputado estadual.

Notícias que marcaram o Brasil e o mundo em Agosto de 2015

Manifestações a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff aconteceram em mais de 200 cidades brasileiras.

Com queda no PIB pelo segundo trimestre seguido, o Brasil entra oficialmente em recessão técnica.

Num crime transmitido ao vivo pela TV e repetido pelos notciários de todo o mundo, o repórter Vester Lee Flanagan, abriu fogo enquanto uma equipe fazia uma entrevista na Virgínia.

PIB recua 1,9% no 2º trimestre, e país entra em recessão técnica

Repórter e Cinegrafista são mortos por ex-colega de trabalho nos EUA

Manifestações contra Dilma ocorrem em todos os estados do Brasil

AG

OS

TO

2015

17RETROSPECTIVA 2015

SE

TE

MB

RO

2015

18 RETROSPECTIVA 2015

Sintracon-SP inova no atendimento para atender a demanda de demissões

Devido ao aumento de 25% no número de

demissões no setor da Construção em

relação ao ano de 2014, e à grande procura,

o Sintracon-SP optou por modificar o

atendimento inovando a forma de realizar os

agendamentos de homologações. Dessa

forma, o trabalhador pode ter acesso aos

seus direitos mais rapidamente.Uma das

mudanças fe i tas fo i o aumento de

funcionários da área, possibilitando realizar o maior número de homologações diárias no

menor tempo possível. Com isso, as homologações se tornaram mais rápidas, agora

podendo ser agendadas de um dia para o outro.

O Governo Federal anunciou, no dia 14 de setembro, o

corte de R$ 26 bilhões no Orçamento de 2016.

Entre as reduções, estão R$ 4,8 bilhões do programa

Minha Casa, Minha Vida e R$ 3,8 bilhões do Programa de

Aceleração do Crescimento (PAC).

A medida foi duramente criticada pelo Sindicato da

Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo

(SindusCon-SP). “O setor da Construção Civil é

fundamental para a retomada do crescimento econômico”, defendeu o órgão. "Responsável

por 60% dos investimentos produtivos, a construção será fundamental para a retomada da

economia. Quanto mais ela for afetada pelas novas medidas anunciadas pelo governo, mais

tardará a recuperação do país", advertiu José Romeu Ferraz Neto, presidente da entidade.

No que diz respeito ao PAC, a entidade afirma:

‘‘Não há garantia de que será cumprido o desejo, anunciado pelo governo, de que esse

valor será coberto por emendas parlamentares destinadas às obras desse programa."

Minha Casa, Minha Vida e PAC sofrem cortes de R$ 8,6 bilhões

SE

TE

MB

RO

2015

19RETROSPECTIVA 2015

Notícias que marcaram o Brasil e o mundo em Setembro de 2015

A sexta edição do Rock in Rio levou milhares de pessoas ao Rio de Janeiro para sete dias de atrações musicais.

Após 78 dias, termina a greve do INSS que deixou 15 milhões de pessoas sem atendimento.

Cientistas da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) anunciaram uma descoberta sem precedentes em Marte: existem provas de água líquida e corrente no planeta.

Greve do INSS termina na maior parte do país depois de 78 dias

Nasa apresenta provas da existência de água líquida e corrente em Marte

Rock in Rio comemora 30 anos com sexta edição nacional

Com o objetivo de facilitar a vida dos companheiros que estavam precisando do seguro-desemprego, o nosso sindicato teve disponível, em seu setor jurídico, um representante da Caixa Econômica Federal para auxiliar os trabalhadores no processo de liberação do FGTS. Flávio Cardoso, da Caixa Econômica, é gerente de Atendimento PF (Pessoa Física). Ele tirava dúvidas, fazia a abertura de conta poupança no próprio Sindicato e, através de e-mail ou mensagem de texto pelo celular, mandava os dados da conta. “Através desse posto avançado da Caixa, os nossos companheiros deixavam de enfrentar filas enormes nas agências do banco, e poderiam receber seus direitos mais rapidamente”, comenta o presidente do Sintracon-SP, Ramalho da Construção.

OU

TU

BR

O 2

015

21RETROSPECTIVA 2015

Notícias que marcaram o Brasil e o mundo em Outubro de 2015

O Tribunal de Contas da União (TCU) reprovou as contas de 2014 do Governo Dilma Rousseff em decisão unânime, por conta das “pedaladas fiscais”.

A prova do Enem 2015 foi marcada pelo debate sobre o feminismo e a violência contra a mulher.

Após mais de 30 anos, a China acaba com a política do filho único e passa a permitir dois filhos por casal.

Violência contra a mulher é tema da redação no Enem 2015

China acaba com a política do filho único e permitirá 2 crianças por casal

Em decisão unânime TCU rejeitacontas do governo Dilma em 2014

NO

VE

MB

RO

2015

Para enfrentar a crise, vem aí o Programa de Proteção ao Emprego

22 RETROSPECTIVA 2015

O conturbado cenário econômico associado à crise moral e política que tomou o Brasil fez com que um dos setores mais importantes de desenvolvimento do País, o da Construção Civil, fosse terrivelmente afetado em 2015, quando se registrou perto de 600 mil demissões, boa parte delas formal (com carteira assinada). O cenário para 2016 é ainda pior. O número de postos de trabalho deve minguar ainda mais, chegando, certamente, a mais de 1,5 milhão. É preciso fazer alguma coisa. E o Sintracon-SP, junto com o Sinduscon-SP, estão prestes a lançar o PPE – Programa de Proteção ao Emprego. Esse projeto pretende dar uma solução momentânea para o problema. O desempregado que entrar no projeto precisa entender que seu trabalho sofrerá uma perda de 30%, tanto de valor quanto de jornada de trabalho. Metade desses 30%, todavia, será pago através do FAT, o Fundo de Amparo ao Trabalhador. A outra, pelas empresas. Resta analisar como o profissional se utilizará de seus 30% de tempo a mais, ou seja, da jornada. Para que tudo dê certo e seja bem alinhavado, o PPE prevê convênios com universidades, empresas, sindicatos patronais, confederações e federações. Na evolução do programa há forte preocupação quanto à depressão que as pessoas, tanto administrativas quanto operacionais, estão enfrentando com a crise. Para tanto, utilizaremos um forte aparato de atendimento social e principalmente de natureza psicológica, de motivação. “A crise não afeta apenas o lado profissional. É impressionante o número de separações causadas por esse lamentável estado de coisas, que aumentou sensivelmente os registros de alcoolismo e de doenças diversas”, diz o presidente do Sintracon-SP, Ramalho da Construção. Pretende-se realizar, ainda, uma forte mobilização junto às empresas, para que passem a readmitir desempregados.

Dilma vetou a desaposentação

A presidente Dilma Rousseff converteu em lei o texto da Medida Provisória 676/2015, que criou uma nova fórmula para o cálculo de aposentadorias conhecida como regra 85/95. Porém, ela vetou os artigos que instituíam a chamada "desaposentação", possibilidade de recálculo do benefício que seria dada a pessoas que continuam a trabalhar mesmo depois de aposentadas. Dilma teme um rombo nas contas do governo. “Rombo para pedaladas fiscais, para garantir sua reeleição, vale. Já para quem trabalhou a vida toda, não”, protesta o presidente do Sintracon-SP, Ramalho da Construção.

NO

VE

MB

RO

2015

23RETROSPECTIVA 2015

Notícias que marcaram o Brasil e o mundo em Novembro de 2015

Uma barragem da mineradora Samarco, na cidade de Mariana (MG), se rompeu, deixando mortos e desabrigados, na maior tragédia ambiental da história brasileira.

O senador Delcídio Amaral (PT) foi preso na Operação Lava Jato após ser gravado oferecendo um plano de fuga ao ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

Atiradores do grupo terrorista Estado Islâmico atacam diversos pontos de Paris, com 130 mortos e 350 feridos.

Senador Delcídio Amaral é presocom autorização do STF

Terrorismo: mais de 130 pessoas são mortas em diferentes lugares de Paris

Tragédia em Mariana é considerada o maior desastre ambiental de MG

NO

VE

MB

RO

AZ

UL

RETROSPECTIVA 2015

Sintracon-SP promove o "Novembro Azul" com palestra voltada ao câncer de próstataO Sintracon-SP no dia 30 de novembro

promoveu o “Novembro Azul”, de alerta e conscientização e alerta aos homens em relação aos seus direitos e cuidados com a saúde. Foram feitos, durante o evento, vários alertas sobre a necessidade de se cuidar e sobre a importância de deixar os preconceitos de lado e buscar uma qualidade de vida maior.

Estavam ali presentes no auditório 360 pessoas que puderam conhecer mais sobre o câncer de próstata e ainda por cima esclarecer dúvidas sobre a doença que mais mata entre os homens.

Em um primeiro momento, o Diretor Ramalho Júnior, enalteceu a iniciativa do Sindicato e realizar a palestra e também aconselhou os companheiros a se cuidarem, principalmente por trabalharem em um local onde geralmente os riscos são grandes para a saúde.

“Estamos vivendo um momento histórico hoje, o Sintracon-SP mais uma vez afirma este pacto de preocupação e união com seus trabalhadores ao realizar este evento, a partir de hoje os companheiros poderão ter uma noção de como se prevenir contra este problema tão comum entre nós homens', disse o Diretor.

Logo depois, o Diretor Chicão apresentou aos trabalhadores ali presentes uma série de novas parcerias que o Sindicato está fazendo (agências de viagem e faculdades, por exemplo) visando melhorar e facilitar ainda mais a vida dos companheiros.

O Presidente do Sintracon-SP, Ramalho da Construção, abriu as atividades da palestra e falou sobre sua caminhada na luta contra o câncer e também sobre sua recuperação de uma cirurgia que fez recentemente.

Ele também não deixou de dizer sobre a crise política e econômica vivida pelo Brasil recentemente, e mais uma vez chamou os trabalhadores a se tornarem sócios.

“Temos vivido uma das piores crises da história. Temos acompanhado as notícias e já vemos que grandes construtoras têm demitido 90% de seus administrativos, a estimativa é de que 650 mil trabalhadores do setor da construção civil fiquem sem emprego, por isso temos que trabalhar juntos. Mas não tenho dúvidas de que essa crise irá passar”, declarou Ramalho.

Devido a esta dificuldade apresentada, ao final de sua fala o Presidente também fez referência a preocupação do Sindicato em relação a quem fica desempregado e no ano que vem irá agir para combater os problemas causados pelo pós-demissão.

“Sabemos que lidar com um processo de desligamento de uma empresa não é fácil, por este motivo, no ano que vem pretendemos criar um núcleo de assistência a esses trabalhadores, eles farão um acompanhamento com psicólogos a fim de superarem e se reerguerem para voltar ao mercado”, explicou o Presidente.

A seguir, a palestra foi iniciada e ministrada pelo Doutor em Ciências Nefrológicas e Enfermeiro João Batista Freitas que mostrou dois vídeos explicativos sobre o câncer de próstata e como é feito o exame de toque retal. Após os vídeos foi aberto um espaço para que os trabalhadores esclarecessem suas dúvidas e retirassem seus medos e preconceitos principalmente em relação ao exame.

“O exame de toque retal não deve ser olhado de maneira preconceituosa por nós homens. Primeiro por ser um procedimento necessário e segundo por ser bem rápido. Os homens ao chegar à faixa dos 45 anos devem fazer este exame pois este câncer, apesar de se desenvolver de maneira lenta, geralmente só é descoberto em um estágio avançado”, disse João.

O Doutor também ressaltou a importância de comparecer ao médico, alertando que um paciente também pode contrair a doença se houver casos anteriores na família.

Ao final, o Enfermeiro e integrante da Associação Nacional dos Técnicos em Enfermagem (ANATEM) Jeferson Caproni, reforçou o alerta sobre os cuidados que o homem deve ter com sua saúde visando uma qualidade de vida melhor.

Ainda foram sorteados 6 relógios masculinos e 8 hospedagens no Clube de Campo. Mais de 80 companheiros ainda tiveram a oportunidade de fazer um exame de sangue gratuito logo ao sair do auditório e também receberam inúmeros brindes.

DE

ZE

MB

RO

2015

Dez mil pessoas na 15ª Festa de Natal das Crianças do Sintracon-SP

Foi um sucesso absoluto. A Festa de Natal das Crianças, em sua 15ª edição, foi promovida pelo Sintracon-SP lá no Clube e Parque Rincão. E contou com nada menos de 10 mil pessoas, entre sócios e familiares. Realizado no último dia 20 de dezembro, o evento contemplou a família da Construção Civil de São Paulo com um completo dia de lazer e bem-estar social.

Entre as atividades houve: Café da manhã, almoço, atrações e diversão por todo o parque, piscinas, playground, trilha ecológica, salão de jogos, parque de diversão, campo de futebol, cuidados com a beleza e dicas de maquiagem com consultoras da Mary Key, além de consultoria jurídica.

Mas o ponto alto da festa, mesmo, foi a chegada de Papai Noel, que causou o maior alvoroço de alegria e magia entre a criançada. Aliás, todas as crianças receberam presentes. E ocorreu, ainda, sorteios de valiosos brindes.

Vale ressaltar que todas as etapas foram embaladas por músicas dos mais variados gêneros e executadas pelas seguintes atrações: Octavio Augusto; Kaique e Kauã; Bruno Hipólito; Jhon Vox; Leny Viana; Buzão do Forró.

Durante todo o evento ocorreu atividades, com monitores, entre elas: corrida de saco, queimada, cabo de guerra, corrida de carrinho de mão (kids), campeonato de futebol e brincadeira da colher.

Ação Social: Na ocasião, os adultos puderam saber como anda a saúde. Teve exames gratuitos como aferição P.A., teste de glicemia, oftalmo, assistência jurídica, projeto de educação ambiental (com o bombeiro civil, Marcelo Costa). Stands de Apoiadores: As empresas que apoiaram o grande evento puderam demonstrar a natureza de seus serviços através de stands. Foram os casos da Universidade Braz Cubas, Universidade Anhanguera, Club de Férias, Lyve Tour, Sindibeleza, Mary Kay, Presecor Diagnóstico em Medicina, Ed Show Eventos e Publicidade e Anaten.

O presidente do Sintracon-SP e deputado estadual pelo PSDB-SP, Ramalho da Construção, caminhou

por todo o parque, cumprimentando e conversando com os sócios. Feliz, ele dançou muito, sempre acompanhado de sua filha, Adriana Ramalho.

Em seu discurso, Ramalho agradeceu e parabenizou a família do nosso Sindicato por mais um evento de grande sucesso. Disse estar otimista e que, a partir de junho de 2016, as coisas deverão começar a melhorar em nosso país. “Torço para que o nosso setor volte a crescer e, com isso, haja mais emprego e renda para todos”, observou Ramalho. “Convido os nossos associados a serem mais ativos em 2016. Afinal, sindicato forte é sindicato com trabalhadores unidos e mobilizados”, explicou. Segundo o sindicalista, tudo o que tem no Sintracon-SP é do associado. “Enquanto me quiserem como presidente, o sócio estará sempre em 1 º lugar”, destacou.

Ramalho da Construção finalizou seu depoimento desejando um excelente 2016 para todos os amigos, companheiros e associados. “Vamos continuar lutando sempre pelo melhor. Com fé, venceremos a crise e teremos um novo ano com grandes oportunidades”, concluiu.

Autoridades presentes:

Adriana Ramalho; Neuma, da Associação das Mulheres Voluntárias; Olivano, presidente do Sindibeleza e Janaina, do PSDB Mulher.

25RETROSPECTIVA 2015

d) os trabalhadores das funções administrativas alocados nos escritórios, da sede e de obras, que recebem acima de R$ 7.000,01 (sete mil reais e um centavos) terão acrescido ao salário a importância fixa de R$ 420,00 (quatrocentos e vinte reais), podendo a empresa complementar o reajuste livremente de acordo com a sua política salarial.