a tecnologia na evolução humana

7
Escola Secundária Vitorino Nemésio

Upload: tecpedrofabio

Post on 20-Jul-2015

1.313 views

Category:

Education


10 download

TRANSCRIPT

Escola Secundária Vitorino Nemésio

• A Revolução Industrial teve início no séculoXVIII, na Inglaterra, com a mecanização dossistemas de produção. A burguesiaindustrial, desejosa por maioreslucros, menores custos e produçãoacelerada, procurou alternativas paramelhorar a produção de mercadorias.Devemos também ter em conta o crescimentopopulacional, que trouxe maior demanda deprodutos e mercadorias.

O início da Revolução Industrial

A Inglaterra foi o país que mais contribuiu para a RevoluçãoIndustrial do século XVIII. Este facto pode ser explicado pordiversos fatores:

• A Inglaterra possuía grandes reservas de carvãomineral, ou seja, a principal fonte de energia paramovimentar as máquinas e as locomotivas a vapor.

• Os ingleses possuíam grandes reservas de ferro, aprincipal matéria-prima utilizada neste período. A mão-de-obra disponível em abundância, também favoreceu aInglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores áprocura de emprego nas cidades inglesas do século XVIII.

O início da Revolução Industrial

• O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas a vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionaram o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção.

Avanço da Tecnologia

Tear Newcomen

• Na área de transportes, podemos destacar ainvenção das locomotivas a vapor. Com estesmeios de transportes, foi possível transportarmais mercadorias e pessoas, num tempo maiscurto e com custos mais baixos.

Avanço da Tecnologia

Locomotiva a vapor

• A Revolução tornou os métodos de produção maiseficientes. Os produtos passaram a ser produzidos maisrapidamente, baixando o preço e estimulando oconsumo. As máquinas foram substituindo, aospoucos, a mão-de-obra humana. A poluiçãoambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodorural e o crescimento desordenado das cidadestambém foram consequências nocivas para asociedade.

• Os empregos repetitivos e pouco qualificados foramsubstituídos por máquinas e robôs. As empresasprocuram profissionais bem qualificados paraocuparem empregos que exigem cada vez maiscriatividade e múltiplas capacidades.

Revolução Industrial Conclusão

Trabalho elaborado por:

• Fábio Pires

• Pedro Santos

Escola Secundária Vitorino Nemésio