a superlotação do estádio frasqueirão

30
SUPERLOTAÇÃO EM ESTÁDIO CAUSA ESMAGAMENTO E PÂNICO EM JOGO ENTRE ABC E PALMEIRAS Idosos, crianças, cadeirantes. Ninguém foi poupado do tumulto e do pânico que se instalou no estádio.

Upload: marcelo-gandra-falcone

Post on 24-Jun-2015

66 views

Category:

Business


2 download

DESCRIPTION

Gestão Publica

TRANSCRIPT

Page 1: A superlotação do estádio frasqueirão

SUPERLOTAÇÃO EM ESTÁDIO CAUSA ESMAGAMENTO E PÂNICO EM JOGO ENTRE ABC

E PALMEIRAS

Idosos, crianças, cadeirantes. Ninguém foi poupado do tumulto e do pânico que se instalou no estádio.

Page 2: A superlotação do estádio frasqueirão

TORCEDORES REVELAM DRAMA NO

FRASQUEIRÃO, APÓS TUMULTO NA ENTRADA

Alguns torcedores do ABC pularam alambrado para 'escapar' da confusão. Comandante do BPChoque disse que efetivo foi o mesmo de outros jogos

Page 3: A superlotação do estádio frasqueirão

A superlotação do estádio Frasqueirão, em Natal, atrasou a partida entre ABC e Palmeiras neste sábado. O comandante da Polícia Militar confirmou que há mais pessoas do que lugares no estádio e disse que iria averiguar se foram vendidos mais ingressos do que a capacidade suportada, que é de 18 mil lugares. Com as arquibancadas lotadas, o vão entre ela e o alambrado ficou lotado de pessoas, criando uma aglomeração.

Page 4: A superlotação do estádio frasqueirão

Roberto Fernandes, técnico do ABC, estava bastante chateado com o ocorrido, mas disse discordar de que foram vendidos mais ingressos do que o estádio suporta. "Tem lugares nas cadeiras ainda", respeito a opinião do capitão, até porque é um especialista. Mas não concordo. Tem espaço nas cadeiras, do outro lado. Faltou uma sinalização e comunicação melhores”,

Page 5: A superlotação do estádio frasqueirão

A superlotação do estádio Frasqueirão, em Natal, atrasou a partida entre ABC e Palmeiras neste sábado. O comandante da Polícia Militar confirmou que há mais pessoas do que lugares no estádio e disse que iria averiguar se foram vendidos mais ingressos do que a capacidade suportada, que é de 18 mil lugares. Com as arquibancadas lotadas, o vão entre ela e o alambrado ficou lotado de pessoas, criando uma aglomeração

Page 6: A superlotação do estádio frasqueirão

Rubens Guilherme, presidente do ABC, negou que tenham sido vendidos mais ingressos do que o permitido e jogou a culpa na polícia. "Acontece que o contingente da polícia era muito pequeno e eles retardaram a entrada. Foi vendida a carga normal de ingressos", explicou à TV Bandeirantes.

Page 7: A superlotação do estádio frasqueirão

O tumulto era tanto, que a polícia começou a orientar que os torcedores pulassem o alambrado e viessem para dentro do campo para escapar do pior. Muitos torcedores espremidos no alambrado passaram mal e estavam sufocados. Alguns deles foram retirados aos prantos. Até os árbitros foram falar com os torcedores para tranquilizá-los.

Com um público muito grande para entrar no local, a Polícia Militar precisou fechar o acesso dos torcedores do ABC, deixando alguns fora do estádio, mesmo estando com o ingresso na mão.

Page 8: A superlotação do estádio frasqueirão

Muitos torcedores reclamaram do tumulto e da confusão causada pelo fechamento do portão. O estudante Felipe Silva, de 21 anos, disse que nunca havia presenciado uma situação como a que ocorreu neste jogo:

- Que agonia! Tive que pular a grade para poder respirar melhor. Muitas crianças chorando, e os pais desesperados. Acho que faltou organização para a entrada dos torcedores - relatou o torcedor

Page 9: A superlotação do estádio frasqueirão

Idosos, crianças, cadeirantes. Ninguém foi poupado do tumulto e do pânico que se instalou no estádio. A que cerca de 15 mil ingressos foram vendidos, no borderô constava público total da partida divulgado foi de 15.636 pessoas no sábado.

Segundo o site do ABC, o Frasqueirão pode receber até 18 mil pessoas por conta do BChq da Policia Militar e o AVCB dos bombeiros para 18 mil pessoas, ou seja, lotação para capacidade suportada, para 18 mil lugares.

Page 10: A superlotação do estádio frasqueirão

No entanto, de acordo com informações do site da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, o estádio conforme cálculos do CREA conforme orientação do CONTRU de São Paulo e do IBAPE, comporta bem menos: 15.082 torcedores, número inferior aos 15.636 presentes e aos 16 mil ingressos colocados à venda, segundo o próprio ABC.

Page 11: A superlotação do estádio frasqueirão

Com as arquibancadas lotadas, o vão entre ela e o alambrado ficou lotado de pessoas, criando uma aglomeração A polícia iria apurar se o número correspondia à realidade. "Tomara que o pessoal resolva para que possa começar a partida. É complicado, a gente nunca sabe o que está acontecendo. Tem que ter segurança", afirmou o volante Wesley.

Page 12: A superlotação do estádio frasqueirão

O árbitro destacou o atraso de 34 minutos para o início da partida porque "várias pessoas pessoas do público, incluindo crianças, começaram a pular o alambrado e a entrar no campo, alegando que estavam sendo espremidas e correndo risco de morte, face a elevada quantidade de público presente."

Page 13: A superlotação do estádio frasqueirão

Os jogadores já estavam no gramado e também mostraram preocupação. A polícia organizou uma espécie de "rota de fuga" para que os torcedores que já estavam no gramado do Frasqueirão pudessem sair. Aos poucos, espaços foram sendo liberados, mas os árbitros ainda não liberaram o jogo. Depois de cerca de 20 minutos de muita confusão, todos os torcedores foram tirados do gramado e o jogo teve início

Page 14: A superlotação do estádio frasqueirão

A partida só foi iniciada após o árbitro receber garantias de um capitão da Polícia Militar de que as pessoas foram reacomodadas em um local seguro.

De acordo com o comandante do BPChoque, Capitão José Albuquerque, a Polícia Militar deslocou um efetivo com 400 policiais para realizar a segurança dentro e nos arredores do Estádio Frasqueirão.

Page 15: A superlotação do estádio frasqueirão

Capitão José Albuquerque, comandante do BPChoque:

“Tivemos que fechar os portões devido ao excesso de torcedores que pretendiam entrar no estádio. Os que conseguiram entrar, nós autorizamos que alguns pulassem o alambrado, percorrendo o campo, para se acomodar em outro espaço do estádio. Infelizmente, muitos não puderam entrar no Frasqueirão.”

Page 16: A superlotação do estádio frasqueirão

“Por conta disso, remanejamos o nosso efetivo, deslocando 80 policiais para o interior do estádio e o restante, que são os policiais da Cavalaria, Policiamento Ambiental, Patrulha feminina e patrulhamento a pé, para o entorno do local. No total, estamos com um efetivo de 400 policiais, como de costume em outras partidas - explicou Capitão Albuquerque.”

Page 17: A superlotação do estádio frasqueirão

Segundo os médicos do ABC, 10 pessoas precisaram de atendimento e duas foram transferidas para o Hospital Walfredo Gurgel, nas proximidades do estádio. Elas já foram liberadas.para o Hospital Walfredo Gurgel, nas proximidades do estádio. Elas já foram liberadas.

Page 18: A superlotação do estádio frasqueirão

Fontes: Globo Esporte e UOL

1. http://globoesporte.globo.com/rn/fotos/2013/10/fotos-torcida-vive-drama-no-jogo-entre-abc-e-palmeiras-em-natal.html

2. http://esporte.band.uol.com.br/futebol/brasileirao-serie-b/2013/noticia/?id=100000635955

3. http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-b/ultimas-noticias/2013/10/05/superlotacao-em-estadio-causa-esmagamento-e-panico-em-jogo-entre-abc-e-palmeiras.htm

Page 19: A superlotação do estádio frasqueirão
Page 20: A superlotação do estádio frasqueirão
Page 21: A superlotação do estádio frasqueirão
Page 22: A superlotação do estádio frasqueirão
Page 23: A superlotação do estádio frasqueirão
Page 24: A superlotação do estádio frasqueirão
Page 25: A superlotação do estádio frasqueirão
Page 26: A superlotação do estádio frasqueirão
Page 27: A superlotação do estádio frasqueirão
Page 28: A superlotação do estádio frasqueirão
Page 29: A superlotação do estádio frasqueirão
Page 30: A superlotação do estádio frasqueirão