ª série 2016 ciÊncias humanas e suas tecnologias · ciÊncias humanas e suas tecnologias ª1...

28
1ª Série – 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 2 1 1) Atente ao texto a seguir: Sobre a dimensão cultural do humano Os animais vivem em harmonia com sua própria natureza. Só o homem é transformador da natureza, e o resultado dessa transformação se chama cultura. ARANHA, Maria Lúcia; MARTINS, Maria Helena. Temas de Filosofia, 1992, p. 28-29. Marque a alternativa CORRETA no que tange à Cultura Humana. a) Na cultura humana, a linguagem simbólica é condição ímpar no processo de transformação da natureza. b) A dimensão simbólica no humano é condição secundária nas mudanças que ocorrem na natureza. c) Na cultura humana, o trabalho não é necessário no processo de transformação do mundo natural. d) Só o homem é transformador da natureza, ao passo que o trabalho é uma atividade tipicamente animal. e) A cultura é o trabalho humano na ação direcionada por finalidades inconscientes; o resultado dessa ação denomina-se aculturação. 2) O silogismo é um argumento, pelo qual de um antecedente, que une dois termos a um terceiro, tira-se um consequente que une esses dois termos entre si. (JOLIVET, R. Curso de Filosofia, Rio de Janeiro, 1990, p. 47.) Observe o seguinte silogismo: Todos os gatos são vertebrados Os siameses são gatos Logo, os siameses são vertebrados. Ele expressa o Raciocínio a) Falacioso. b) Dedutivo. c) Comparativo. d) Indutivo. e) Impreciso.

Upload: dangtruc

Post on 08-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

1ª Série – 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 2 1

1) Atente ao texto a seguir:

Sobre a dimensão cultural do humano

Os animais vivem em harmonia com sua própria natureza. Só o homem é transformador da natureza, e o resultado dessa transformação se chama cultura.

ARANHA, Maria Lúcia; MARTINS, Maria Helena. Temas de Filosofia, 1992, p. 28-29.

Marque a alternativa CORRETA no que tange à Cultura Humana.

a) Na cultura humana, a linguagem simbólica é condição ímpar no processo

de transformação da natureza. b) A dimensão simbólica no humano é condição secundária nas mudanças

que ocorrem na natureza. c) Na cultura humana, o trabalho não é necessário no processo de

transformação do mundo natural. d) Só o homem é transformador da natureza, ao passo que o trabalho é uma

atividade tipicamente animal. e) A cultura é o trabalho humano na ação direcionada por finalidades

inconscientes; o resultado dessa ação denomina-se aculturação.

2) O silogismo é um argumento, pelo qual de um antecedente, que une dois termos a um terceiro, tira-se um consequente que une esses dois termos entre si.

(JOLIVET, R. Curso de Filosofia, Rio de Janeiro, 1990, p. 47.)

Observe o seguinte silogismo:

Todos os gatos são vertebrados Os siameses são gatos

Logo, os siameses são vertebrados. Ele expressa o Raciocínio a) Falacioso. b) Dedutivo. c) Comparativo. d) Indutivo. e) Impreciso.

Page 2: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1ª Série – 2016

2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

3) Leia o texto a seguir e responda a questão. A sociologia não é obra de um único filósofo ou cientista, mas o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência inauguradas pelas transformações ocorridas nos séculos XVII, XVIII e XIX. Enquanto conhecimento científico, voltado para a explicação da evolução da natureza humana e progresso da sociedade, a sociologia aparece com Auguste Comte, em um contexto histórico que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.

(Adaptado de: MARTINS, C. R. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1982. p.10-16.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o surgimento da Sociologia, assinale a alternativa correta.

a) A Sociologia é um produto cultural das transformações e fermentações

intelectuais provocadas pelas revoluções industriais e político-sociais que abalaram o mundo moderno.

b) A Sociologia emerge comprometida com princípios filosóficos cujo valor principal se apoiava na crença da personalidade nata, soberana e ilimitada do indivíduo.

c) A Sociologia se afirma, primeiro, como explicação científica e, em um segundo momento, como uma forma cultural e política de concepção e intervenção nas sociedades.

d) Enquanto um movimento intelectual voltado para os estudos das condições de existência do antigo regime, a Sociologia se interessa pelos conflitos e pelas crises desse regime.

e) Quando se emancipa como disciplina, no início do século XVIII, a Sociologia se dedica a desvendar as leis metafísicas aplicadas ao conhecimento da natureza humana

4) Leia o texto a seguir.

As mudanças que ocorreram no modo de produção capitalista, a partir do

final do século XX e início do XXI, trouxeram acelerado aumento da produtividade do trabalho industrial e também dos serviços, em especial dos que recolhem, processam, transmitem e arquivam informações. Apresentando maior flexibilidade do parque produtivo, as empresas, até então com produção verticalmente integrada, deixam de executar atividades complementares para comprá-las no mercado concorrencial ao menor preço. Do ponto de vista do desemprego e da exclusão social, observam-se muitas atividades que passam a ser exercidas por pequenos empresários, trabalhadores autônomos, cooperativas de produção etc., transformando empregos formais em ocupações.

(Adaptado de: SINGER, P. Globalização e Desemprego. Diagnóstico e Alternativas. São Paulo: Contexto, 2000.)

Page 3: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

1ª Série – 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 2 3

Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o processo que transforma postos de trabalho de empregos formais em ocupações, deixando de oferecer as garantias e os direitos habituais.

a) Aculturação. b) Burocratização. c) Corporação. d) Segregação. e) Terceirização.

5) Os reality shows são hoje para a classe mais abastada e intelectualizada da

sociedade o que as novelas eram assim que se popularizaram como produto de cultura massificada: sinônimo de mau gosto. Com uma maior aceitação das novelas na esfera dos críticos da mídia, o reality show segue agora como gênero televisivo mundial, transmitido em horário nobre, e principal símbolo da perda de qualidade do conteúdo televisivo na sociedade pós-moderna. Os reality shows personificam as novas formas de identificação dos sujeitos nas sociedades pós-modernas. Programas como o BBB são movidos pelas engrenagens de uma sociedade exibicionista e consumista, que se mantém vendendo ao mesmo tempo a proposta de que cada um pode sair do anonimato e conquistar facilmente fama e dinheiro.

(Sávia Lorena B. C. de Sousa. O reality show como objeto de reflexão cultural. observatoriodaimprensa.com.br)

Sobre a relação entre os meios de comunicação de massa e o público consumidor, é correto afirmar que:

a) a qualidade da programação da tv não é condicionada pelas demandas e

desejos dos consumidores culturais. b) o reality show é uma mercadoria cultural relacionada com processos

emocionais de seu público. c) os critérios estéticos independem do nível de autonomia intelectual dos

consumidores. d) no caso dos reality shows, a televisão estimula a capacidade de fruição

estética do público consumidor. e) os programadores priorizam aspectos formativos relegando o

entretenimento a uma condição secundária.

Page 4: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1ª Série – 2016

4 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

6) Um trabalhador em tempo flexível controla o local do trabalho, mas não adquire maior controle sobre o processo em si. A essa altura, vários estudos sugerem que a supervisão do trabalho é muitas vezes maior para os ausentes do escritório do que para os presentes. O trabalho é fisicamente descentralizado e o poder sobre o trabalhador, mais direto.

SENNETT R. A corrosao do carater, consequências pessoais do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999 (adaptado).

Comparada à organização do trabalho característica do taylorismo e do fordismo, a concepção de tempo analisada no texto pressupõe que

a) as tecnologias de informação sejam usadas para democratizar as relações

laborais. b) as estruturas burocráticas sejam transferidas da empresa para o espaço

doméstico. c) os procedimentos de terceirização sejam aprimorados pela qualificação

profissional. d) as organizações sindicais sejam fortalecidas com a valorização da

especialização funcional. e) os mecanismos de controle sejam deslocados dos processos para os

resultados do trabalho.

7) Leia o texto.

A garota chegava fatigada de sua rotina estressante e, ao abrir a porta de

madeira nova que seu pai acabara de colocar, desconectava-se do mundo lá fora. Era realmente um mundo “pessoal e particular”.

Não possuía janelas, mas o ar entrava das paredes que não tinham acabamento com forro, o que deixava o ambiente mais abafado. O teto era um verdadeiro céu, porque as telhas estavam acabadas, com respingos de tinta, os quais levavam a garota da mente fértil a imaginar que eram estrelas. Algumas telhas estavam fora do lugar e, quando o sol batia, formavam-se pequenos pontos de luz, criando esperança a toda aquela escuridão. Havia um jarro de rosas e outro de margaridas, que davam um aroma campestre ao local.

[...] Ali era mesmo especial, cheio de tristeza e melancolia (da porta para dentro), porque a aparência de fora era de uns desenhos minúsculos nas paredes, quase indecifráveis. Para quem o via, era apenas mais um quarto, mas para aquela garota, era muito mais que isso. Era onde o passado era presente a cada minuto que passava, onde tudo era nada e nada era tudo.

(Kaline Reis Nascimento em: oblogdaredacao.blogspot.com.br)

Assinale a opção CORRETA relacionada ao conceito estudado em geografia e que aparece na narrativa do texto. Este é o conceito de

a) Paisagem. b) Território. c) Região. d) Nação. e) Lugar.

Page 5: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

1ª Série – 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 2 5

Observe o mapa contendo diferentes horários em cidades específicas do Mundo e responda as questões 08 e 09.

8) Quando são 07h00min em Nova Iorque (New York), neste mesmo instante são

12h00min em Londres (London). A diferença em graus entre estes dois pontos corresponde a

a) 30º b) 45º c) 60º d) 75º e) 90º

9) Quando em Tóquio (Tokyo), no Japão, são 21h00min do dia 17/04/2016, em

Londres, na Inglaterra, são 12h00min deste mesmo dia. Neste mesmo instante, que horas, de que dia, seriam em Brasília, DF, Brasil?

a) 09h00min do dia 16/04/2016. b) 09h00min do dia 17/04/2016. c) 15h00min do dia 16/04/2016. d) 15h00min do dia 17/04/2016. e) 15h00min do dia 18/04/2016.

Page 6: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1ª Série – 2016

6 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

10) Suponha que você esteja em uma cidade qualquer do Uruguai, em um dia qualquer do mês de julho. Diante destas informações e conhecendo o movimento de Translação, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

a) no hemisfério sul será período de solstício de verão, sendo que você

observará um dia maior neste país. b) no hemisfério sul será período de solstício de inverno, sendo que você

observará um dia maior neste país. c) no hemisfério sul será período de solstício de verão, sendo que você

observará um dia menor neste país. d) no hemisfério sul será período de solstício de inverno, sendo que você

observará um dia menor neste país. e) no hemisfério sul será período de solstício de verão, sendo que você

observará um dia com tamanho igual à noite neste país. 11) Observe o cartograma.

Nele aparecem quatro pontos A, B, C e D. Sobre estes pontos afirma-se corretamente que

a) o ponto A é aquele de mais elevada latitude. b) o ponto mais próximo da mudança de data é B. c) o ponto C é o que apresenta a mais baixa latitude. d) o ponto D tem a hora mais adiantada e a menor longitude. e) nenhum dos pontos está localizado na faixa intertropical do Planeta.

Page 7: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

1ª Série – 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 2 7

12) Imagens e Evolução de Curitiba.

Fonte: Duarte Otávio. “Imagens e Evolução de Curitiba”. Curitiba 2005.

Com base na observação das imagens que retratam a modificação do espaço geográfico do “centro histórico” da cidade de Curitiba, podemos admitir que

a) A paisagem e o espaço geográfico se mantiveram inalterados, apesar dos

diferentes momentos históricos. b) Todas as demais cidades brasileiras apresentam o mesmo ritmo das

alterações espaciais, como as verificadas em Curitiba. c) A paisagem urbana de Curitiba se alterou ao longo do tempo sem que o

espaço natural fosse prejudicado. d) A paisagem urbana de Curitiba modificou-se visivelmente, onde a

espacialidade artificial tornou-se predominante em relação ao espaço natural.

e) A paisagem se modificou, contudo, manteve as mesmas características arquitetônicas em sua totalidade.

Page 8: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1ª Série – 2016

8 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

13) Ao lecionar cartografia, o professor de geografia do Colégio Equipe entregou aos alunos cinco mapas temáticos em diferentes escalas para servirem como material de apoio para um estudo socioambiental de uma determinada região mineira.

Assinale o Mapa/Escala que apresenta condições de fornecer uma maior riqueza de detalhes para este tipo de estudo.

a) Mapa 1 - 1: 100.000 b) Mapa 2 - 1: 250.000 c) Mapa 3 - 1: 500.000 d) Mapa 4 - 1: 600.000 e) Mapa 5 - 1: 1.000.000

14) Se um observador, no momento do nascimento do sol, estiver com o rosto

voltado para a luz solar, seu braço direito estará apontando qual direção?

a) nordeste b) oeste c) norte d) leste e) sul

15) Em um mapa fora feito um desenho usando uma escala que se perdera com o

tempo, pois fora se apagando ao longo de anos de uso deste mapa. Mas, por observação, percebe-se que a distância entre dois pontos neste mapa é correspondente a 5,5 centímetros, e que, na realidade, esta distância é de 220 quilômetros. Baseando-se nestes dados,

a) é impossível se reconstruir a escala do mapa, pois ela poderia ser uma

escala gráfica e não ser numérica. b) é impossível se reconstruir a escala do mapa, pois faltam dados na

proposição feita no enunciado que nos levariam a ela. c) é possível se reconstruir a escala do mapa, sendo ela descrita por uma

expressão de valor que estaria representada por 1: 1.210. d) é possível se reconstruir a escala do mapa, podendo esta escala ser

representada pela expressão 1: 4.000.000. e) é impossível recuperar a escala de um mapa se não se conhecer o local

onde este foi produzido, na realidade, pois os números não permitem tal análise.

Page 9: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

1ª Série – 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 2 9

16) Leia o texto.

Lembrei-me de você

Pensava em sua beleza e meu pensamento ia longe quando vi uma cabana rústica, feita de madeira, com um aspeto de ser bastante antiga. Uns metros mais atrás da cabana havia duas árvores, uma mais alta que outra, mas as duas de tom verde-escuro. Observei bastantes colinas verdes, que subiam e desciam vezes sem conta. Daí minha cara, avistei a tal bela e grande igreja branca com uns belos azulejos azuis limpos e brilhantes. Lembrei de tudo o que me disse daqui. É exatamente o que você me contou. Assinale a opção CORRETA relacionada ao conceito estudado em geografia e que aparece na narrativa do texto. Este é o conceito de

a) Paisagem. b) Território. c) Região. d) Nação. e) Lugar.

17) Em consequência da grande extensão territorial, da posição geográfica e da

configuração do seu território, o Brasil é abrangido por 4 (quatro) fusos horários. Assim, quando em Belo Horizonte forem 12 horas, em Rio Branco (AC), em Manaus (AM) e em São Luís (MA) serão respectivamente a) 15, 14 e 13 horas. b) 10, 11 e 12 horas. c) 12, 13 e 14 horas. d) 13, 14 e 15 horas. e) 12, 11 e 10 horas.

Page 10: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1ª Série – 2016

10 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

18) Com um determinado mapa na escala 1: 1.500.000 em mãos, o professor de geografia lançou a seguinte questão aos seus alunos: Neste mesmo mapa, quantos centímetros serão necessários para representar uma reta de 75 km em dimensão real?

Assinale a resposta correta:

a) 2 cm b) 5 cm c) 10 cm d) 20 cm e) 50 cm

19) O Globo Terrestre

Quanto à orientação no globo terrestre, é correto afirmar que:

a) Nas coordenadas geográficas, o eixo dos paralelos determina as longitudes

e o eixo dos meridianos determina as latitudes. b) A Linha do Equador divide o globo em dois hemisférios. O hemisfério

voltado para o polo norte é denominado austral, e o hemisfério voltado para o polo sul é denominado de boreal.

c) O meridiano inicial, o de Greenwich, divide o globo terrestre em dois hemisférios. O hemisfério voltado para o nascente é denominado ocidente, e o hemisfério voltado para o poente é denominado oriental.

d) O Brasil é um país tropical porque a maior parte de seu território está situada entre as linhas do Equador e do Trópico de Capricórnio.

e) As áreas localizadas ao sul do Trópico de Capricórnio e ao norte do Trópico de Câncer são intertropicais.

Page 11: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

1ª Série – 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 2 11

20) Analise os mapas e o texto a seguir.

A morte de Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, no sábado (08/08/2015), e

a prisão de Fu da Mineira e mais cinco traficantes, na terça-feira (11/08/2015), atacaram as lideranças de duas das maiores facções criminosas do Rio. Com as ações, a polícia espera que caiam os números de roubo de carga e de tiroteios devido a duelos das quadrilhas rivais na disputa do comando do tráfico de drogas em comunidades.

O grupo de Fu da Mineira controlava o tráfico em favelas como o Chapadão, Lins de Vasconcelos, Complexo do Alemão e Maré, na Zona Norte, Cidade de Deus, na Zona Oeste, Morro da Mineira, no Centro, e Pavão-Pavãozinho e Dona Marta, na Zona Sul.

Playboy era o líder da venda de drogas principalmente no Morro da Pedreira, no Subúrbio. A guerra entre as duas facções aterrorizava moradores de outras comunidades.

Assinale a opção CORRETA relacionada ao conceito estudado em geografia e que aparece na narrativa do texto. Este é o conceito de

a) Paisagem. b) Território. c) Região. d) Nação. e) Lugar.

Page 12: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1ª Série – 2016

12 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

21) Suponha que a UFV faça um Edital para Seleção de vagas para o Coluni em 17 de dezembro 2016 e inclua neste Edital a seguinte cláusula: “as provas poderão ser aplicadas no Campus da UFMT, em Cuiabá, mas deverão ter início e término simultâneo ao horário de início e término das provas em Viçosa, no Campus da UFV, ou seja, início – às 8:00 horas em Viçosa – e o término, às 12 horas”. Lá, em Cuiabá, que horas as provas deverão iniciar e terminar, respectivamente?

Início Término

a) 06:00 horas 10:00 horas

b) 07:00 horas 11:00 horas

c) 08:00 horas 12:00 horas

d) 09:00 horas 13:00 horas

e) 10:00 horas 14:00 horas

22) Observe a imagem abaixo:

Múmia de um homem encontrado nos Alpes.

Com base na imagem e em seus conhecimentos podemos dizer que a História é a ciência que

a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra. b) se fundamenta unicamente em documentos escritos. c) estuda os acontecimentos do passado dos homens utilizando-se dos

vestígios que a humanidade deixou. d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade. e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no

empirismo.

Page 13: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

1ª Série – 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 2 13

23) Se tenho um mapa com escala 1: 400.000 e quero ampliá-lo em 8 vezes o seu tamanho original, a nova escala será:

a) 1: 50.000 b) 1: 200.000 c) 1: 2.000.000 d) 1: 3.200.000 e) 1: 5.000.000

24) Sabe-se que o termo Região é muito utilizado para estabelecer diferenciações

entre a diversidade espacial mundial e local.

Frente a esse cenário, o modelo de regionalização presente na imagem é conhecido como

a) Região Concentrada b) Regiões Geoeconômicas c) Complexos Regionais d) Regiões Administrativas. e) Microrregiões Brasileiras.

Page 14: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1ª Série – 2016

14 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

25) Mapa sobre o Índice de Mortalidade Infantil no Brasil, por estados da

Federação.

Nesta forma de Projeção Cartográfica é possível se distinguir e mensurar os dados a partir da visualização das proporções, como uma maior mortalidade infantil nos estados do Nordeste do país.

Este modelo de projeção é denominado

a) Projeção Cônica. b) Projeção Azimutal. c) Projeção Cilíndrica. d) Projeção de Mercator e) Projeção de Anamorfose.

Page 15: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

1ª Série – 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 2 15

26) Em 1884 foi realizada nos Estados Unidos, uma conferência de astrônomos na qual foi discutida a padronização dos horários em todos os pontos do planeta. O Meridiano de Greenwich foi escolhido como o meridiano principal, sendo esse o ponto inicial ou referencial para a implantação dos fusos.

Sobre o sistema cartográfico de fusos horários, assinale a alternativa CORRETA:

a) Em um mapa de um Planisfério comum, todos os pontos situados na

mesma latitude possuem a mesma hora. b) Depende se um ponto está no hemisfério setentrional ou meridional para se

determinar a diferença horária entre ambos. c) Quanto maior for a longitude ocidental, mais adiantado em relação ao

Meridiano de Greenwich estará tal ponto. d) Dois pontos, um em 45º W, outro em 45º E, são equidistantes entre si, tendo

como referencial o Meridiano Principal. e) Considera-se 1 fuso horário o espaço de 60o, num total de 15 minutos de

giro da Terra em torno do seu eixo imaginário.

Page 16: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1ª Série – 2016

16 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

27) "A História humana não se desenrola apenas nos campos de batalha e nos gabinetes presidenciais. Ela se desenrola também nos quintais entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbios, nas casas de jogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquinas."

Ferreira Gullar

No que refere ao fato histórico e à produção do conhecimento histórico, é correto afirmar que

a) o fato histórico não tem que ser, necessariamente, um grande

acontecimento; ele também se faz no cotidiano das pessoas. b) a missão do historiador é, a partir dos documentos primários; estabelecer

os fatos históricos e estudá-los em sua linearidade. c) o trabalho do historiador é mostrar os fatos como realmente ocorreram, não

cabendo uma abordagem crítica. d) a nova História tem-se preocupado, basicamente, em gerar uma produção

histórica objetivando contestar a interpretação marxista da História. e) a história marxista enfoca fatos históricos protagonizados por "Heróis",

reforçando a ideologia da classe dominante. 28) Analise o texto a seguir.

"E repare o leitor como a língua portuguesa é engenhosa. Um contador de histórias é justamente o contrário do historiador, não sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de histórias. (...)"

Fonte: ASSIS, Machado de apud CHALHOUB, S. e PEREIRA, L.A. de M. (Org) A HISTÓRIA CONTADA. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998, p.67.

Ante as novas tendências interpretativas da História, há uma diferença entre o contador de histórias e o historiador, de acordo com a qual é correto afirmar que

a) a literatura torna-se inexpressiva ao historiador, que se fundamenta nos

documentos manuscritos e impressos. b) o contador de história recorre à ficção e o historiador envolve-se com o real,

de acordo com a sua interpretação e as práticas sociais consideradas. c) a interpretação do historiador, apesar de valorizar a diversidade de

informações, deve limitar-se à do contador de histórias. d) a história do cotidiano passou a ser depreciada pelos profissionais da

História por menosprezar a análise social. e) a autenticidade dos fatos históricos exclui a força da subjetividade, presente

na reconstrução do passado.

Page 17: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

1ª Série – 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 2 17

29) Na tradição muçulmana, há uma narrativa que associa o povo árabe ao patriarca Abraão e, de igual modo, entre os hebreus também há esse vínculo direto. Nos dois casos, o vínculo é sanguíneo e remete aos filhos do referido patriarca, que eram respectivamente:

a) José, para os hebreus, e David, para os árabes. b) Ismael, para os árabes, e Isaac, para os hebreus. c) Jacó, para os hebreus, e Judá, para os árabes. d) Isaac, para os árabes, e Ismael, para os hebreus. e) Ismael, para os hebreus, e Salomão, para os árabes.

30) Observe a imagem abaixo:

Em relação ao momento em que homens e mulheres se colocaram como seres históricos no mundo, é correto afirmar:

a) A invenção da escrita, da roda, do fogo é o que caracteriza os povos,

considerados com história, que se estabeleceram às margens do rio Nilo, há milhões de anos.

b) A história da humanidade teve início na região conhecida na Antigüidade por Mesopotâmia, quando se inventou a escrita.

c) As pesquisas arqueológicas vêm apontando que a história humana teve início há um milhão de anos, em várias regiões do globo terrestre, simultaneamente.

d) Por volta de 5 milhões de anos atrás, surgiram na África os primeiros antepassados do ser humano com os quais teve início a história da humanidade.

e) O elemento preponderante no reconhecimento dos homens e mulheres como seres históricos é a invenção da linguagem, há 2 milhões de anos, no continente europeu.

Page 18: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1ª Série – 2016

18 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

31) Observe a imagem abaixo:

Sítio arqueológico da cidade de Jericó, ocupação humana de pelo menos 10 mil anos.

Sobre a constituição das primeiras estruturas urbanas é correto afirmar:

a) Durante o surgimento das primeiras formações urbanas os homens viviam

em cavernas. b) Nas primeiras formações urbanas apareceram instrumentos rudimentares

produzidos pelo homem. c) O início das primeiras cidades já indicava um processo de sedentarização

do homem, proporcionado pela Revolução Agrícola. d) Quando surgiram as primeiras formações urbanas o homem era

essencialmente caçador e coletor. e) Na formação das primeiras cidades o homem foi ganhando capacidade de

agarrar-se em árvores, tornando-se bípedes.

Page 19: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

1ª Série – 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 2 19

32) Observe a imagem abaixo:

Por volta de 3200 a.C., Menés, rei do Alto Egito, conquistou o Baixo Egito, tornando-se o primeiro faraó. Durante os seus reinados, os faraós possuíam bastante poder político e econômico. Diante disso, marque a alternativa correta sobre o que foi a Teocracia na civilização egípcia.

a) Os faraós tinham autonomia política e econômica na civilização egípcia,

mas, em relação à religião, eles não demonstravam tanta autoridade, pois os deuses eram considerados os mais poderosos pelos indivíduos egípcios.

b) Teocracia foi uma forma de governo no Egito Antigo em que os faraós promoveram uma aliança entre religião e política, uma vez que eles eram adorados como deuses e respeitados como rei.

c) Um governo teocrático era simplesmente aquele em que os indivíduos eram governados por um faraó que, apesar do grande poder político e econômico, não era visto como um deus.

d) Somente o faraó Mentuhotep II, durante o Médio Império, conseguiu promover uma monarquia teocrática em que ele era visto como um deus perante os indivíduos egípcios.

e) O poder do faraó tinha origem extraterrestre, sendo considerado um representante dos alienígenas na Terra.

Page 20: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1ª Série – 2016

20 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

33) Observe a imagem abaixo:

A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de

a) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos de diversas culturas. b) ter um subsolo rico em minérios, possibilitando o salto tecnológico da idade

da pedra para a idade dos metais. c) apresentar um relevo peculiar e favorável ao isolamento necessário para o

crescimento socioeconômico. d) possuir uma área agricultável extensa, favorecida pelos rios Tigre e

Eufrates. e) abrigar um sistema hidrográfico ideal para a locomoção de pessoas e

apropriado para desenvolvimento comercial.

Page 21: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

1ª Série – 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 2 21

34) Observe a imagem abaixo:

Dário I, célebre imperador da Pérsia, tem seu nome ligado à:

a) Conquista do Reino da Média e à fundação do Império Persa. b) Elaboração da religião dualista persa, cujos fundamentos se encontram no

livro sagrado Zend-Avesta. c) Conquista do Antigo Egito em 525 a.C. na famosa batalha de Pelusa. d) Derrota dos persas frente às cidades-estados gregas na terceira das

Guerras Médicas. e) Organização político-administrativa do Império Persa, com a criação das

satrapias, das estradas reais e do dárico. 35) Sobre a organização político-social de Roma no final do período republicano (III

e II a.C.), assinale a alternativa CORRETA: a) A atuação dos Tribunos da Plebe, como Tibério e Caio Graco, criou uma

estrutura fundiária baseada em pequenos lotes ocupados pela população de baixa renda e levou ao fim dos latifúndios em Roma.

b) O direito à cidadania foi estendido a todos os habitantes que vivessem em qualquer região que tivesse sido conquistada por Roma.

c) O regime democrático atingiu seu apogeu com a maior participação, através de eleições, de toda a população livre concentrada nos grandes centros urbanos.

d) O poder político do Senado, no que se refere aos assuntos internos administrativos, foi transferido para a Assembléia dos Plebeus, conduzindo a um longo período de paz.

e) Houve o aumento do número de prisioneiros de guerra convertidos em escravos, utilizados como mão-de-obra na economia romana.

Page 22: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1ª Série – 2016

22 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

36) Observe a imagem abaixo:

Em relação ao sistema produtivo das cidades gregas, podemos dizer que predominava:

a) o trabalho dos camponeses livres, rendeiros dependentes e artesãos

urbanos b) o trabalho comunal das aldeias agrícolas, sendo a escravidão secundária. c) a escravidão, então convertida em um modo de produção sistemático. d) o trabalho livre junto às propriedades rurais e pequenas unidades

artesanais. e) o trabalho servil, nas glebas da nobreza e do clero.

Page 23: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

1ª Série – 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 2 23

37) Observe a imagem abaixo:

Polis significa cidade-Estado. Na Grécia Antiga, a polis era um pequeno território localizado geograficamente no ponto mais alto de uma região, e cujas características eram equivalentes a uma cidade. O surgimento da polis foi um dos mais importantes aspectos no desenvolvimento da civilização grega. Na antiguidade clássica, as cidades-Estado representavam:

a) uma instituição política característica das regiões conquistadas pelos

romanos; b) uma marca da civilização helenística no sistema político grego; c) uma forma de assegurar a independência política das cidades gregas entre

si; d) um recurso político de colonização dos gregos; e) uma forma de garantir territorialmente a participação ampla da população

na vida política. 38) Considerada a área do conhecimento mais aperfeiçoada pelos romanos na

Antiguidade, a área do Direito foi uma de suas maiores contribuições para a cultura da chamada “civilização ocidental”. Após longa e complexa evolução, o Direito atingiu seu apogeu na época dos Césares. No entanto, no período monárquico e no início do período republicano, o Direito Romano era todo oral e baseado nos costumes. Diversos conflitos entre patrícios e plebeus surgiram por causa dessa situação. O Direito Romano passou a ser escrito com:

a) A criação das Leis das Doze Tábuas b) A criação da Lei Licínia c) As reformas políticas de Tibério e Caio Graco d) A criação do Império com Otávio Augusto e) A criação do Corpus Júris Civilis de Justiniano

Page 24: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1ª Série – 2016

24 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

39) Leia atentamente o texto:

"Eis os conselhos que um bom marido da à sua mulher. É mais honesto para a mulher ficar em casa do que estar sempre saindo; e é mais vergonhoso para o homem ficar em casa do que fora, tratando de negócios. Portanto, deverás (tu, mulher) permanecer em casa, mandar acompanhar teus servos encarregados dos trabalhos externos e fiscalizar pessoalmente aqueles que trabalham dentro de casa. Deverá receber o que for trazido e distribuir as provisões que devem ser usadas; com relação ao supérfluo, tu deverá zelar para que não se gaste num mês o que estiver destinado ao ano inteiro. Entretanto, uma das tuas funções que talvez, te agradará menos: se algum de teus escravos ficar doente, deverás cuidar dele até sua cura completa". (Xenofonte. Economia) O texto acima trata da organização social da Grécia antiga. Com base nele, podemos deduzir que a sociedade grega era:

a) avançada b) matriarcal c) igualitária d) patriarcal e) comunal

40) A Grécia antiga constituiu-se numa civilização que influenciou e orientou a

formação da cultura ocidental em várias áreas de conhecimento, seja nas ciências, nas artes, na vida social e na vida política. Entre as cidades-Estado Atenas e Esparta existem algumas semelhanças e particularidades. Quanto a essas cidades-Estado, é CORRETO afirmar que:

a) Atenas é considerada o berço do regime democrático e o centro político do

mundo antigo; nela todo cidadão tinha o direito e o dever de participar da vida política.

b) Atenas caracterizava-se por ser uma sociedade rígida, tendo como prática comum a educação militar. Os elementos fundamentais dessa pólis militarizada eram a formação de cidadãos obedientes e disciplinados e de guerreiros valentes.

c) a estrutura social de Esparta pode ser descrita como formada por Cidadãos (eupátridas), Metecos (estrangeiros e descendentes) e Escravos (prisioneiros de guerra ou escravos por dívida).

d) Esparta tinha por objetivo educar os cidadãos com uma formação filosófica para governarem e serem governados por monarcas intelectuais.

e) a participação de toda a população ateniense (homens, mulheres e metecos) na vida política era garantida pela inexistência de escravos.

Page 25: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

1ª Série – 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 2 25

41) “Alexandre desembarca lá onde foi fundada a atual cidade de Alexandria. Pareceu-lhe que o lugar era muito bonito para fundar uma cidade e que ela iria prosperar. A vontade de colocar mãos à obra fez com que ele próprio traçasse o plano da cidade, o local da Ágora, dos santuários da deusa egípcia Ísis, dos deuses gregos e do muro externo.” Flávio Arriano. Anabasis Alexandri (séc. I d.C.).

Desse trecho de Arriano, sobre a fundação de Alexandria, é possível depreender

a) o significado do helenismo, caracterizado pela fusão da cultura grega com

a cultura oriental. b) a incorporação do processo de urbanização egípcio, para efetivar o domínio

de Alexandre na região. c) a implantação dos princípios fundamentais da democracia ateniense e do

helenismo no Egito. d) a permanência da racionalidade urbana egípcia na organização de cidades

no Império helênico. e) o impacto da arquitetura e da religião dos egípcios, na Grécia, após as

conquistas de Alexandre. 42) “No século II a.C., coube a Catão, o censor, personificar obsessivamente uma

campanha pela destruição completa de Cartago. Nos seus discursos, no Senado romano, Catão sempre os encerrava com a frase Delenda est Carthago (Cartago seja destruída). O sucesso de suas pregações selou o destino da cidade: Cartago foi invadida, completamente arrasada, e os poucos sobreviventes transformados em escravos”. (Cláudio Vicentino)

O fragmento acima relaciona-se às:

a) Guerras Médicas. b) Guerras Gálicas. c) Guerras Púnicas. d) Guerras Bárbaras. e) Guerras Germânicas.

43) O conhecimento filosófico é um trabalho intelectual. É sistemático porque não se contenta em obter respostas para as questões colocadas, mas exige, em primeiro lugar, que as próprias questões sejam válidas e, em segundo lugar, que as respostas sejam verdadeiras. Com relação à filosofia, podemos afirmar: a) Fundamenta-se em verdades pré-estabelecidas e não aceita

questionamentos. b) Fundamenta-se em dogmas e os considera sempre verdadeiros. c) É uma atitude ingênua e pouco reflexiva. d) É uma atitude crítica, reflexiva e sempre em movimento. e) a filosofia chegou a um estágio em que já não é mais capaz de debater

mais nada.

Page 26: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1ª Série – 2016

26 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

44) Com o aprofundamento da crise do escravismo romano, a produção da economia diminuía cada vez mais. O desabastecimento era uma realidade e os preços subiam sem parar. O imperador Diocleciano tomou uma série de medidas com o objetivo de reverter o quadro de crise. A principal medida de natureza econômica de Dioclesiano foi a publicação do Edito do Máximo, em 301. O edito era:

a) uma medida que procurava aumentar a inflação. b) uma medida que não prendia os trabalhadores à terra, na condição de

colonos. c) uma tentativa de fixar o mínimo que se podia pagar pelos produtos. d) uma tentativa de controlar o aumento dos preços. e) uma medida que aboliu o sistema de tetrarquia e procurou dar ao Império

Romano o caráter de uma monarquia oriental. 45) Considerando a crise da sociedade medieval e o nascimento do mundo

moderno, assinale a alternativa correta sobre o trabalho como elemento de produção do mundo social.

a) Na Europa, a ruptura das relações feudais foi abrupta e promoveu a

substituição definitiva do artesanato pela manufatura. b) A sujeição do trabalhador ao sistema de fábricas está relacionada ao

desenvolvimento do trabalho fabril, aos avanços tecnológicos e às novas técnicas de organização da mão de obra.

c) Os donos das fábricas passam a ser também os proprietários dos meios de produção, e os trabalhadores se tornam cooperados e têm participação no lucro do dono da fábrica.

d) Com a revolução industrial e com a nova forma de organização do trabalho no interior das fábricas, o trabalhador contemplado com controle do tempo de execução de suas tarefas.

e) No trabalho fabril, o homem é totalmente livre para mostrar a sua criatividade.

Page 27: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

1ª Série – 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO GABARITO 2 27

Page 28: ª Série 2016 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS · CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ª1 Série – 2016 2 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO 3) Leia o texto a seguir e responda

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1ª Série – 2016

28 GABARITO 2 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO