a sequência didática

17
A SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Upload: iara-araujo

Post on 14-Feb-2017

234 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: A sequência didática

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Page 2: A sequência didática

COMO VISTO ANTERIORMENTE... A sequência didática de compreensão leitora se organiza se organiza em três etapas temporais: antes da leitura, durante a leitura e depois da leitura. Tem o objetivo de ensinar determinado gênero, suas características, sua sequência tipológica, sua materialidade linguística e tudo o que diz respeito à temática, aos signos verbais e não verbais, à seleção lexical, entre outras habilidades, competências e conteúdos.

Page 3: A sequência didática

ANTES DA LEITURA Nesta etapa são realizadas atividades de precalentamiento. São perguntas que inserem os alunos na temática trabalhada e no gênero em estudo.

Vamos conhecer as habilidades e estratégias que podem ser usadas.

Page 4: A sequência didática

HABILIDADES: São as capacidades técnicas para realizar determinadas tarefas, desenvolvidas a partir da teoria e prática. Exemplos são dirigir um automóvel, usar um computador. A maioria das profissões podem ser realizadas graças às habilidades, que somam conhecimento e experiência.

Page 5: A sequência didática

COMO TRABALHAR AS HABILIDADES?1. Ativar conhecimento prévio sobre o gêneroTem como objetivo verificar a familiaridade que o aluno tem com

a função social do texto. Veja o exemplo com o gênero entrevista. O professor pode perguntar aos estudantes:

Você já leu uma entrevista? Já leu algo deste tipo em espanhol?

Para que serve uma entrevista? Você gosta de ler entrevistas? Quais entrevistas você já leu? Onde? Você gostaria de ler uma entrevista com quem?

Page 6: A sequência didática

2. Ativar conhecimento prévio sobre o temaO objetivo é saber se o aluno já ouviu falar do assunto. Veja o exemplo com o tema esporte, pode-se perguntar: Você gosta de praticar esportes? Quais? Por que as pessoas praticam esporte? Quais são os maiores ídolos hispanohablantes do esporte?Caso o aluno desconheça qualquer informação que vá prejudicar o entendimento do texto, é com esta habilidade que o professor deve contextualizar a temática para que o aluno possua o mínimo de informação.

COMO TRABALHAR AS HABILIDADES?

Page 7: A sequência didática

3. Formular hipóteses sobre o texto a partir do gênero O objetivo é que o aluno “adivinhe”, através de pistas dadas pelo professor, algumas informações relativas ao texto. Podem ser usadas imagens, o título, dizer o nome de uma personagem ou pedir que ele adivinhe qual gênero será estudado. Sugestões de perguntas: Observe as seguintes imagens. O que você acha que leremos? Uma notícia? Uma receita de cozinha? Um infográfico? O título do texto que você lerá é “Pastel de chocolate”. Onde você acha que encontraremos um texto como esse para ler? No texto que leremos, há duas personagens: a raposa e o bode. Essas personagens aparecem em que tipo de texto? Formule hipóteses. Você vai ler um texto em que o autor dá sua opinião sobre a questão da energia nuclear. Que gênero de texto se lerá?

COMO TRABALHAR AS HABILIDADES?

Page 8: A sequência didática

4. Formular hipóteses sobre o texto a partir do tema Tem como foco o tema, as perguntas feitas podem trazer informações do título ou de outra informação presente no texto. Seguem exemplos: O título do texto que você lerá é “En las olas de la radio”. Sobre o que o texto tratará? Você lerá uma entrevista com o jogador de futebol Lionel Messi. Que palavras você acha que aparecerão no texto?

COMO TRABALHAR AS HABILIDADES?

Page 9: A sequência didática

5. Definir objetivo de leitura do aluno Objetivo é estabelecer o foco que estimule o estudante a estar atento ao texto. Aqui não entra o objetivo pedagógico do professor, mas sim uma estratégia bem delineada para que o aluno não se sinta perdido em sua leitura, nortear a busca por elementos textuais e ajudar a cumprir as propostas que seguem a leitura do texto. Um bom exemplo é pensar no objetivo de leitura a partir do gênero que se vai trabalhar. Uma notícia tem a função de informar sobre um fato recente, então o objetivo de leitura do aluno poderá ser: Você lerá uma notícia sobre um grande evento que acontecerá este mês em Caracas, na Venezuela. Seu objetivo é saber, ao final de sua leitura, que evento é esse e o motivo de seu acontecimento.No caso de um artigo de opinião: Você lerá um texto de opinião de Rosa Montero sobre a corrida de touros na Espanha. Seu objetivo de leitura é saber se ela é contra essa manifestação cultural ou a favor dela.

COMO TRABALHAR AS HABILIDADES?

Page 10: A sequência didática

QUAIS ESTRATÉGIAS USAR1. Perguntas e respostas entre docentes e discentes Perguntas podem ser realizadas oralmente ou por

escrito, mas deve-se guardar algum registro. Podem ser direcionadas a alunos específicos. É bom variar, fazer com que todos participem. Pode-se, no momento da formulação das

hipóteses, propor a realização de um jogo entre os alunos, para ver quem acertou mais após a leitura.

Page 11: A sequência didática

2. Discussão entre todos

Pode-se organizar a sala em círculo e deixar que os alunos discorram sobre a temática. Desta forma, eles ativam os conhecimentos prévios e de mundo. Importante que se faça registro também.

QUAIS ESTRATÉGIAS USAR

Page 12: A sequência didática

3. Discussão em duplas, trios ou grupos Os alunos podem realizar alguma atividade relacionada ao tema ou gênero foco da aula. Pode-se estabelecer diferentes objetivos de leitura para cada grupo.

QUAIS ESTRATÉGIAS USAR

Page 13: A sequência didática

DURANTE A LEITURA Estratégias diversificadas de leitura: Quebra-cabeça: professor deve recortar o texto e pedir que os alunos organizem, seguindo os princípios de coesão e coerência de um texto. Assim, o aluno aprende a habilidade de compreender o texto globalmente. Relacionar colunas: a atividade de relacionar colunas é adequada ao trabalho com textos da sequência dialógica (textos com mais de um interlocutor). Exemplos são montar uma entrevista com perguntas e respostas recortadas; uma receita na qual o aluno deve organizar o modo de preparo a partir dos ingredientes. Inserir partes intrusas: realiza-se o trabalho com campo semântico. O professor retira algumas partes do texto original, troca por outras e pede que os alunos as identifiquem pelo contexto.

Page 14: A sequência didática

Escolher o final da história: mais adequada para contos e fábulas. Selecionam-se um ou dois finais para a história e pede-se que os alunos escolha o que considera mais adequado. Ler expressivamente em voz alta: indicada para textos dramáticos. No caso da língua estrangeira, é recomendado que os alunos leiam em voz alta todos os textos, mas com foco na pronúncia. Recomenda-se que o professor anote as inadequações e, ao final, volte às palavras para explicar a pronúncia a todos. Pausa protocolada: é feita em textos longos para garantir a compreensão das partes que os compõem. O professor lê determinada parte do texto e, com um protocolo de perguntas previamente estabelecidas, abre uma pausa para explicações e interpretações desta parte. Pode-se, na pausa, instigar o aluno a partir de perguntas as quais ele formulará hipóteses. Se um texto possui um vocabulário mais complexo, o professor pode usar a pausa para sanar as dúvidas, permitindo melhor compreensão do texto.

Page 15: A sequência didática

DEPOIS DA LEITURA As atividades a serem realizadas depois da leitura, variam com o gênero textual estudado. Alguns exemplos: compreender globalmente o texto lido; localizar uma informação explícita; produzir inferência; inferir sentido de determinada palavra ou expressão a partir do contexto; consultar o dicionário para localizar o significado de determinada palavra; identificar a fonte do texto.

Page 16: A sequência didática

COMO AVALIAR A PROFICIÊNCIA EM LEITURA? O processo de avaliação da aprendizagem dos alunos numa sequência didática é contínuo e está presente nas três etapas (antes, durante e depois da leitura). Seguem orientações para avaliação: Antes da leitura: deve-se observar se o estudante contribui com as discussões (ativação do conhecimento prévio de mundo) e se participa ativamente na construção de sentido do texto a ser lido (elaboração de hipóteses), demonstrando interesses na aula de espanhol. Durante a leitura: como cada sequência didática tem um objetivo, é importante observar se os alunos tiveram dificuldade ou facilidade em cumprir o objetivo solicitado. Porém, o professor precisa estabelecer estratégias para sanar as dificuldades que surgiram, como uso do dicionário em caso de dificuldade lexical; ou solicitação do auxílio do professor para compreender melhor determinado trecho. No caso de sentir que houve facilidade, o professor deve listar os passos que foram seguidos e procurar aumentar a dificuldade.

Page 17: A sequência didática

Depois da leitura: o professor deve se perguntar que capacidades de leitura serão exploradas naquele gênero e que conteúdos e temas gramaticais, lexicais e culturais serão abordados. É hora de trabalhar para aumentar a capacidade de leitura, como inferência, localização de informações, além de esclarecer dúvidas gramaticais e lexicais.