a salvação é oferecida a toda a pessoas. - adautomatos · escolhe uns para a salvação e outros...

32

Upload: lymien

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se
Page 2: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

OA salvação é oferecida a toda a

humanidade, sem acepção de

pessoas.

OJesus morreu para salvar todos

os homens.

www.portalebd.org.br Slide 2

Page 3: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O Polêmica: a obra de Cristo abrange toda a humanidade ou apenas os “eleitos”, aqueles que previamente, pela soberania divina, foram escolhidos para ser salvos? É a questão atinente à limitação ou não da obra expiatória de Cristo.

O Os dois grandes reformadores, Martinho Lutero (1483-1546) e João Calvino (1509-1564), extremamente influenciados por Agostinho, bispo de Hipona (354-430), adotaram a ideia da predestinação incondicional, ou seja, de que Deus previamente escolhe uns para a salvação e outros para a condenação, uma vez que o pecado teria destruído o livre-arbítrio que Deus concedera a Adão quando da criação.

www.portalebd.org.br Slide 3

Page 4: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O Esta concepção foi desenvolvida por Agostinho principalmente quando enfrentou uma heresia trazida por um monge chamado Pelágio (360-420), que negava a natureza pecaminosa do homem.

O Este pensamento de Pelágio contrariava frontalmente as Escrituras Sagradas, que dizem que todos os homens pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm.3:23).

www.portalebd.org.br Slide 4

Page 5: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O Diante desta ideia, surge um outro questionamento: se Deus somente quer salvar alguns, aos quais concede a fé, para quem Jesus morreu? Qual a abrangência da obra expiatória de Cristo?

O A conclusão inevitável para quem entende que a predestinação é incondicional é a de que a obra de Jesus Cristo abrange apenas os que foram escolhidos para ser salvos, os “eleitos” e, então, surge a chamada “doutrina da expiação limitada”, ou seja, a obra de Cristo apenas abrange os eleitos, aqueles que foram previamente escolhidos para ser salvos.

www.portalebd.org.br Slide 5

Page 6: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O Este pensamento, dominante no ambiente da Reforma Protestante, seria questionado por um teólogo holandês chamado Jacó Armínio (1560-1609), que passou a entender que a “depravação total do homem” não determinaria a destruição total e completa do livre-arbítrio e que a graça de Deus era tal que permitia ao homem o poder de escolha entre crer, ou não, no Evangelho.

O Como consequência da negação da chamada “predestinação incondicional”, Armínio também verificou que a obra da salvação não estava restrita apenas aos salvos, mas abrangia toda a humanidade, o que se denominou de “doutrina da expiação ilimitada”.

www.portalebd.org.br Slide 6

Page 7: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O Os pensamentos de Armínio foram duramente combatidos pela maioria que adotara o pensamento dos dois primeiros reformadores, notadamente Calvino, e o resultado disto foi a convocação de uma reunião entre os principais expoentes da Igreja na época, o chamado Sínodo de Dort, entre 1618 e 1619, onde as ideias de Armínio foram refutadas e surgiu o que se denominou dos “Cinco Pontos do Calvinismo”, a saber: depravação total, eleição incondicional, expiação limitada, graça irresistível e perseverança dos santos.

O A postura arminiana, nitidamente minoritária entre os reformados, foi adotada, ainda que com nuances diferenciadas, por John Wesley (1703-1791) e, através do metodismo, que enfatizou sobremaneira a importância da santificação para a salvação, o movimento pentecostal, tornando-se, então, numericamente majoritária, dada a difusão do Evangelho, no século XX, por meio dos pentecostais.

www.portalebd.org.br Slide 7

Page 8: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O A promessa da salvação foi revelada ao homem no jardim do Éden, ao primeiro casal, ou seja, a toda humanidade, e a circunstância de ter sido proclamada a vitória da “semente da mulher”, mostra que a abrangência da salvação é universal.

O Quando o Senhor fala a Caim, tem-se evidente que houve três ofertas salvadoras ao primeiro homicida da humanidade, prova de que não foi previamente escolhido para a perdição.

www.portalebd.org.br Slide 8

Page 9: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O A geração antediluviana somente foi destruída após efetiva pregação que conclamava ao arrependimento, seja de Enoque (Jd.14), seja de Noé (II Pe.2:5).

O Quando Deus chama Abrão, diz que nele, e na sua posteridade, que é Cristo (Gl.3:16), seriam benditas todas as famílias da terra (Gn.12:1-3), a indicar, portanto, que a salvação seria para todos os homens e não somente para alguns.

www.portalebd.org.br Slide 9

Page 10: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O A formação do povo de Israel, a “propriedade peculiar de Deus dentre todos os povos” (Ex.19:5), não representou, em absoluto, o desprezo e a condenação às demais nações, mas, pelo contrário, era uma resposta divina ao fato de todas as nações O terem rejeitado no episódio da torre de Babel (Gn.11:1-9).

O Ao decidir formar uma nação para dela vir o Salvador mostra claramente que Deus queria a salvação de todos os homens, tanto que decidiu formar um povo para dele vir o Salvador para “todas as famílias da terra”. Ao propor o pacto com Israel, o Senhor reafirma isto ao dizer que Israel seria “a propriedade peculiar dentre todos os povos”, mas que “toda a terra era Sua” (Ex.19:5), a mostrar que tinha interesse em salvar todos os homens e não somente alguns.

www.portalebd.org.br Slide 10

Page 11: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O As disposições da lei de Moisés com relação ao estrangeiro era um indicativo de que Deus não visava apenas salvar Israel, mas toda a humanidade (Ex.12:48,49; 20:10; 22:21; 23:9; Lv.16:29; 19:10,33,34; 23:22; 24:22; Nm.9:14; 15:14-16,26,29; Dt.10:18,19; 16:11,14; 24:17,19,20,21; 26:11-13; 27:19).

O Havia entre os israelitas a nítida noção de que Deus desejaria salvar toda a humanidade que Israel fora constituído como nação sacerdotal, ou seja, a nação que deveria fazer a mediação entre Deus e os homens (Ex.19:6). Não há, portanto, qualquer “exclusivismo” em Israel.

www.portalebd.org.br Slide 11

Page 12: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O Isaías, o profeta “messiânico”, nitidamente diz que o Messias viria para a salvação de todo o mundo.

O O Servo do Senhor “produziria juízo entre os gentios” (Is.42:2), “as ilhas aguardariam a Sua doutrina (Is.42:4) e seria chamado para ser “a luz dos gentios” (Is.42:6), para ser “a salvação do Senhor até à extremidade da Terra” (Is.49:6), o que “ dá as suas cotas ao que lhe ferem e as faces aos que lhe arrancam os cabelos nem esconde a face dos que O afrontam e O cospem” (Is.50:6), o que “tomou as enfermidades e as dores de todos os homens, o que foi ferido pelas transgressões e iniquidades de toda a humanidade” (Is.53:3-5).

www.portalebd.org.br Slide 12

Page 13: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O Esta realidade fica patente em o Novo Testamento, quando o que era profetizado se cumpre.

O Ao falar do novo nascimento com Nicodemos, o Senhor é peremptório ao dizer que “Deus amou o mundo”, ou seja, o amor divino que dá origem à salvação é um amor universal, a todo o mundo, e não somente aos eleitos.

www.portalebd.org.br Slide 13

Page 14: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O “Deus amou o mundo”, disse Jesus a Nicodemos e “todo aquele que n’Ele crê não perece mas tem a vida eterna”, concluiu Nosso Senhor e Salvador. Portanto, tem-se aqui que a obra da salvação é para “todo aquele que crê”, ou seja, algo que está disponível a todos.

O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se o ensino dado a Nicodemos, pois é dito que “Quem quiser tome de graça da água da vida” (Ap.22:17 “in fine”). Depende, pois, do querer do homem a aquisição da salvação, mas ela está disponível a todos, não é reservada apenas a alguns, os “eleitos”.

www.portalebd.org.br Slide 14

Page 15: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O Paulo, escrevendo a Timóteo, diz que Deus quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade e que, por isso mesmo, Jesus Se deu em resgate de todos (I Tm.2:4-6).

O Não há dúvida alguma de que a salvação foi planejada e posta à disposição de todos os homens, pois Jesus é o Salvador de todos os homens (I Tm.4:10).

www.portalebd.org.br Slide 15

Page 16: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O O apóstolo Paulo repete este ensino quando escreve a Tito, dizendo que “a graça de Deus se há manifestado trazendo salvação a todos os homens” (Tt.2:11).

O Paulo tinha esta consciência da universalidade da abrangência da salvação que dizia claramente que pregava o Evangelho a todos (Ef.3:8,9). Este mesmo pensamento o apóstolo repete quando diz que Ananias lhe dissera que havia sido designado por Deus para ser testemunha para com todos os homens (At.22:12-15), como também quando diz que “…sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos, para ganhar ainda mais” (I Co.9:19).

www.portalebd.org.br Slide 16

Page 17: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O Jesus mandou pregar o Evangelho por todo o mundo, a toda a criatura (Mc.16:15) e, como Deus é a verdade (Dt.32:4; Jr.10:10), não iria ser um farsante que ofereceria a salvação a todos, sendo que, na verdade, a salvação seria apenas para os “eleitos”.

O Se o anúncio é feito a todos é porque há a possibilidade de todos serem salvos, sem o que se teria uma farsa, algo que jamais pode ser atribuído a Deus, pois o pai da mentira é o diabo (Jo.8:44) e não há nada do inimigo em Deus (Jo.14:30).

www.portalebd.org.br Slide 17

Page 18: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O Jesus é a propiciação dos pecados de todo o mundo (I Jo.2:1,2), ou seja, o sacrifício de Cristo tem o condão de tornar favorável a Deus todo e qualquer ser humano, pois, como disse João Batista, Jesus é “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

O Se Deus quer salvar todos os homens, precisa dar uma real oportunidade de salvação a todos os homens e como a salvação se dá pelo sacrifício de Cristo, o “ferimento de calcanhar”, é evidente e lógico que o sacrifício tenha sido para todos os homens e não somente para alguns.

www.portalebd.org.br Slide 18

Page 19: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O Paulo afirma peremptoriamente: “Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo, todos morreram. E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou” (II Co.5:14,15).

O E ainda: “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo” (I Co.15:22).

www.portalebd.org.br Slide 19

Page 20: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O Assim como Adão gerou a perdição para toda a humanidade, Cristo gerou a salvação para todos os homens.

O Pensar-se diferentemente é considerar que o pecado é maior que o amor de Deus, é desconsiderar que Jesus veio “desfazer as obras do diabo” (I Jo.3:8), pois a abrangência da salvação seria inferior à abrangência do pecado, o que é um rotundo absurdo, a negação mesma da soberania divina.

www.portalebd.org.br Slide 20

Page 21: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O Paulo é taxativo quando afirma: “Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia” (Rm.11:32). E ainda: “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida” (Rm.5:18).

O Como entender que o “todos” que gerou a depravação de toda a humanidade seja diferente do “todos” que é alvo da misericórdia divina?

www.portalebd.org.br Slide 21

Page 22: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O A misericórdia de Deus é sem fim (Lm.3:22) e, portanto, se Deus encerrou a todos debaixo da desobediência para com todos usar de misericórdia, não há limites para esta misericórdia, de sorte que dizer que a expiação é limitada contraria a natureza da misericórdia de Deus.

O O apóstolo Pedro também ensina isto, ao afirmar que Deus é longânimo e não quer que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se (II Pe.3:9).

www.portalebd.org.br Slide 22

Page 23: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O Tiago, o irmão do Senhor, também mostra esta universalidade da abrangência da salvação ao dizer que Deus dá sabedoria a todos liberalmente e não lança em rosto (Tg.1:5).

O Sabedoria confunde-se com temor do Senhor (Jó 28:28) e, portanto, ser sábio nada mais é que temer a Deus. Ora, se Deus atende a todos quantos pedem por sabedoria, isto significa que a salvação está à disposição de todos.

www.portalebd.org.br Slide 23

Page 24: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O Há uma outra circunstância nas Escrituras que mostram que a salvação é para todos os homens. Deus diz que os salvos são testemunho para todos os homens, ou seja, o salvo, em sua vida de retidão, torna-se uma prova viva para todos os homens de que Jesus é o Salvador.

O O Senhor Jesus disse que Seus discípulos praticam boas obras para que “os homens glorifiquem ao vosso Pai que está nos céus” (Mt.5:16). Que homens? Somente os “eleitos”? Não, todos os homens, a humanidade como um todo.

www.portalebd.org.br Slide 24

Page 25: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O O primeiro “fundamento bíblico” que se apresenta para defender que a expiação é limitada aos “eleitos” é o texto de Rm.9:18:“Compadecer-Me-ei de quem Me compadecer e terei misericórdia de quem Eu tiver misericórdia”, menção de Ex.33:19.

O O contexto mostra que a menção é demonstração da misericórdia a todos e não apenas a supostos “eleitos”. Está-se a mostrar que Deus estava pronto a ser misericordioso com todo o povo de Israel, visto que todos haviam pecado no episódio do bezerro de ouro, com exceção de Moisés e Josué, que não estavam com o povo quando isto aconteceu.

www.portalebd.org.br Slide 25

Page 26: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O Outro texto invocado pelos seguidores da doutrina da expiação limitada é o de At.13:48: “E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna”.

O No entanto, a palavra grega empregada por Lucas neste versículo, a saber, o verbo “tasso” (τάσσω), tem o significado de “…arranjar de uma maneira ordenada, i.e., atribuir ou dispor (a certa posição ou destino) (…). Não se trata de uma prévia escolha dos que estavam destinados à vida eterna, mas, sim, de uma “colocação em ordem”, de uma “disposição”, ou seja, quem se pôs na posição previamente determinada por Deus para que obtivesse a salvação, qual seja a de crer em Cristo Jesus, alcançou a salvação.

www.portalebd.org.br Slide 26

Page 27: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O Outro ponto normalmente invocado pelos seguidores da “doutrina da expiação” é Rm.9:22-24. Segundo os defensores da expiação limitada, estaria aí a prova de que Deus separou os homens entre “vasos da ira” e “vasos de misericórdia” e que Jesus somente teria morrido pelos “vasos de misericórdia”.

O Como se verifica do texto, porém, a ira de Deus somente se manifesta após a “muita paciência de Deus”, ou seja, Deus dá uma real oportunidade, por Sua longanimidade, a todos os homens para só, então, superado o “tempo da paciência”, separar os homens em “vasos de ira” e “vasos de misericórdia”. ou seja, dar aos homens a devida retribuição pela resposta dada à oferta salvadora, que é tanto para os “vasos de ira” quanto para os “vasos de misericórdia”.

www.portalebd.org.br Slide 27

Page 28: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O Também invocam os seguidores da doutrina da expiação limitada, Jd.4.

O O próprio contexto desmente, esta interpretação que enxerga aí uma limitação da expiação. Judas exemplifica casos bíblicos em que se demonstra que a condenação somente veio depois de real oportunidade de salvação: geração do êxodo de Isral (Jd.5); cidades da planície (Jd.7).

www.portalebd.org.br Slide 28

Page 29: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O Mas, se a salvação está disponível a todos, por que todos não se salvam? Precisamente, porque Deus deu o livre-arbítrio ao homem e, deste modo, não são todos os que hão de salvar, pois o homem pode recusar esta oferta salvadora do Senhor.

O Nem todos crerão, pois a “fé não é de todos” (II Ts.3:2), existindo os homens dissolutos e maus, que rejeitam a salvação.

www.portalebd.org.br Slide 29

Page 30: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O A salvação está disponível a todos, mas somente os que atendem ao chamado de Cristo, que Lhe obedecem é que são salvos, tornando-se o Senhor Jesus como “causa de eterna salvação” deles (Hb.5:9).

O Por isso, equivocados os que confundem a disponibilidade da salvação a todos com a salvação efetiva de todos, a doutrina do “universalismo”, porquanto somente se salvam os que creem em Jesus, estando esta crença disponível a todos, mas não sendo de todos, como é explícito o texto de II Ts.3:2.

www.portalebd.org.br Slide 30

Page 31: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

O É regra de direito que quando um terceiro não interessado paga em nome e à conta do devedor o débito de alguém, a quitação da dívida depende da aquiescência do devedor.

O Portanto, embora Jesus tenha pagado o preço dos pecados de todo o mundo, a quitação somente se dará se o devedor aceitar este pagamento, o que explica porque a salvação somente se operará se o homem receber a Cristo como seu único e suficiente Senhor e Salvador.

www.portalebd.org.br Slide 31

Page 32: A salvação é oferecida a toda a pessoas. - AdautoMatos · escolhe uns para a salvação e outros para a ... O Na revelação que Cristo dá a João na ilha de Patmos, reafirma-se

www.portalebd.org.br Slide 32