a relevÂncia da biblioteca escolar na satisfaÇÃo da

23
A RELEVÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA SATISFAÇÃO DA LEITURA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I Lucyvânia D’arc Duarte Ribeiro - Mestre em Ciência da Educação, Especialista em Coordenação èdagógica, pedagoga, Técnica em Museu no Museu de Arqueologia e Etnologia do Amapá e Coordenadora Pedagógica na EMEI Ana Luiza de Souza Moraes em Macapá-Amapá-Brasil. Email: [email protected] O presente trabalho tem como tema A Relevância da biblioteca escolar na satisfação da leitura dos alunos das 4ª séries na escola Moderna Júnior em Macapá, Amapá - Brasil. A problemática apresentada é, qual a contribuição da biblioteca escolar na satisfação da leitura dos alunos das 4ª séries da escola Moderno Júnior? Partindo dessa problemática, estabeleceu-se a hipótese, que a biblioteca escolar contribui satisfatoriamente na leitura dos alunos das 4ª séries da escola Moderno Júnior. Com a finalidade de reafirmar ou negar esta hipótese, adotou-se uma metodologia científica referendada no enfoque quali-quantitativa, modelo misto, do tipo descritivo. Seu procedimento técnico é de levantamento, de desenho não-experimental, de caráter transversal. Se utilizam técnicas padronizadas de coleta de dados para as informações ao trabalho de investigação, usou-se como instrumento um questionário com perguntas abertas, fechadas com duas ou mais alternativas de escolhas. Sua aplicação desenvolve junto a uma população de 108 que é o universo do alunado. O uso da metodologia possibilita o acesso às informações científicas e empíricas relacionadas à questão da relevância da biblioteca escolar. Com base nos dados da pesquisa, estabeleceu um diálogo entre as teorias estudadas com a realidade pesquisada, confirmarmos a hipótese apresentada inicialmente e, assim, o objetivo geral estudar a contribuição da biblioteca escolar na satisfação da leitura dos alunos das 4ª séries da escola Moderno Júnior, e os

Upload: buihanh

Post on 10-Jan-2017

217 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: A RELEVÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA SATISFAÇÃO DA

A RELEVÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA SATISFAÇÃO DA LEITURA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Lucyvânia D’arc Duarte Ribeiro - Mestre em Ciência da Educação, Especialista em Coordenação èdagógica, pedagoga, Técnica em Museu no Museu de Arqueologia e Etnologia do Amapá e Coordenadora Pedagógica na EMEI Ana Luiza de Souza Moraes em Macapá-Amapá-Brasil. Email: [email protected]

O presente trabalho tem como tema A Relevância da biblioteca escolar na satisfação da leitura dos alunos das 4ª séries na escola Moderna Júnior em Macapá, Amapá - Brasil. A problemática apresentada é, qual a contribuição da biblioteca escolar na satisfação da leitura dos alunos das 4ª séries da escola Moderno Júnior? Partindo dessa problemática, estabeleceu-se a hipótese, que a biblioteca escolar contribui satisfatoriamente na leitura dos alunos das 4ª séries da escola Moderno Júnior. Com a finalidade de reafirmar ou negar esta hipótese, adotou-se uma metodologia científica referendada no enfoque quali-quantitativa, modelo misto, do tipo descritivo. Seu procedimento técnico é de levantamento, de desenho não-experimental, de caráter transversal. Se utilizam técnicas padronizadas de coleta de dados para as informações ao trabalho de investigação, usou-se como instrumento um questionário com perguntas abertas, fechadas com duas ou mais alternativas de escolhas. Sua aplicação desenvolve junto a uma população de 108 que é o universo do alunado. O uso da metodologia possibilita o acesso às informações científicas e empíricas relacionadas à questão da relevância da biblioteca escolar. Com base nos dados da pesquisa, estabeleceu um diálogo entre as teorias estudadas com a realidade pesquisada, confirmarmos a hipótese apresentada inicialmente e, assim, o objetivo geral estudar a contribuição da biblioteca escolar na satisfação da leitura dos alunos das 4ª séries da escola Moderno Júnior, e os específicos: constatar a importância da biblioteca escolar quanto: ao seu papel; ao seu funcionamento, seu acervo e organização e coleções; á realidade das bibliotecas escolares brasileiras; á leitura e políticas públicas desenvolvidas pelo governo brasileiro; á competência informacional; verificar o espaço da biblioteca escolar como um ambiente de interação entre alunos e satisfação na leitura; Determinar que a biblioteca escolar seja um espaço propicio para fomentar a satisfação pela leitura; Identificar a satisfação na leitura dos alunos das 4ª séries da escola Moderno Júnior, foram alcançados formando o conceito de que a biblioteca escolar da escola Moderno Júnior contribui satisfatoriamente para a leitura dos alunos das 4ª séries. Entretanto, essa contribuição apresenta aspectos que demandam uma atenção especial, os quais merecem destaques as realizações de intercâmbios entre os diversos tipos de Bibliotecas incentivando os alunos a valorizarem mais a função da Biblioteca Escolar.

Page 2: A RELEVÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA SATISFAÇÃO DA

Palavras-chave: Biblioteca Escolar; Satisfação; Leitura; alunos.

1 – INTRODUÇÃO

A presente pesquisa enfoca A Relevância da biblioteca escolar para a satisfação da leitura dos alunos das 4ª séries da escola Moderno Júnior em Macapá, Amapá – Brasil. O uso desse ambiente de aprendizagem é incontestável para o contexto escolar e aprimoramento da consciência crítica. O objeto de estudo será a Escola Moderno Júnior, que está localizada na Avenida: Feliciano Coelho S/N, bairro do Trem, no município de Macapá – Amapá – Brasil. Cuja finalidade está em evidenciar os vários fatores que contribuem para a utilização da biblioteca escolar satisfatoriamente na leitura pelos alunos das 4ª séries da Escola Moderno Júnior, e tem por Objetivo Geral analisar a contribuição da biblioteca escolar para a satisfação da leitura dos alunos das 4ª séries.

O referido estudo faz-se necessário por perceber a importância da contribuição das bibliotecas escolares, e organizadas para integrar-se com a sala de aula e no desenvolvimento do currículo escolar, constituindo-se como um importante apoio para auxiliar na leitura. A biblioteca escolar funciona como um centro de recursos educativos, integrado ao processo de ensino-aprendizagem, tendo como objeto primordial desenvolver, fomentar e satisfazer a leitura e a informação para os alunos.

Acreditamos que a biblioteca escolar tem a responsabilidade de mediar para o gosto e habito da leitura por partes dos alunos, situação que nem sempre acontece nas escolas, e, por mais contraditório que pareça, é na escola que se aprende a ler, mas nem sempre é na escola que se aprende a gostar de ler.

A razão de se fazer uma pesquisa sobre biblioteca escolar é para mostrar o lugar que é dado ao tema, se realmente, há satisfação da leitura pelos alunos, e verificar a realidade da biblioteca escolar na Escola Moderno Júnior.

Partindo da variável sobre a satisfação da leitura para os alunos das 4ª séries da biblioteca escolar Moderno Júnior, é que surgiram as discussões e até a formulação do seguinte problema:

1.1 – Problema:

Qual a contribuição da biblioteca escolar na satisfação da leitura dos alunos das 4ª séries da Escola Moderno Júnior?

1.2 – Hipótese:

Page 3: A RELEVÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA SATISFAÇÃO DA

A biblioteca escolar contribui satisfatoriamente na leitura dos alunos das 4ª séries da escola Moderno Júnior.

1.3 – Objetivos

O estudo em questão buscou atingir seus objetivos, dividindo-os em geral e específicos a fim de facilitar o desenvolvimento do trabalho. Sendo eles:

Geral:

Estudar a contribuição da biblioteca escolar na satisfação da leitura dos alunos das 4ª séries da escola Moderno Júnior.

Específicos:

* Constatar a importância da biblioteca escolar quanto: ao seu papel; ao seu funcionamento, seu acervo e organização e coleções; á realidade das bibliotecas escolares brasileiras; á leitura e políticas públicas desenvolvidas pelo governo brasileiro; á competência informacional;

* Verificar o espaço da biblioteca escolar como um ambiente de interação entre alunos e satisfação na leitura.

* Determinar que a biblioteca escolar é um espaço propicio para fomentar a satisfação pela leitura.

* Identificar a satisfação na leitura dos alunos das 4ª séries da escola Moderno Júnior.

1.4 – Justificativa

A presente investigação se justifica pela importância de conhecer acontribuição da biblioteca escolar na escola Moderno Júnior, pois traz novas informações para auxiliar a comunidade escolar, através da busca de informação sobre a possível influência da biblioteca como fonte de satisfação na leitura.

Desta forma, faz-se necessário estudar a biblioteca escolar detectando os motivos oriundos para a utilização, acreditando-se na importância que terá o resultado desta pesquisa para os alunos das 4ª séries e toda a comunidade escolar, visto que foi detectado que os alunos utilizam para relevantes leituras informativas ou formativas, e é organizada para servir como suporte e integrar-se com a sala de aula no desenvolvimento do currículo escolar.

A biblioteca escolar funciona como um centro de recursos educativos, interagindo ao processo de ensino-aprendizagem, tendo como objetivo primordial desenvolver e fomentar a leitura e a informação dos alunos.

Page 4: A RELEVÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA SATISFAÇÃO DA

Diante do exposto, apresenta-se este trabalho para que se possa ter uma visão da atuação da biblioteca escolar na área da leitura.

1.5 – Metodologia

O desenvolvimento da pesquisa sobre a Relevância da Biblioteca Escolar na satisfação da leitura dos alunos das 4ª séries da escola Moderno Júnior, é possibilitado mediante um planejamento sistematizado da pesquisa científica. O enfoque adotado na pesquisa investigativa é quantitativo e qualitativo (modelo misto). A investigação é do tipo descritivo; o desenho não experimental, de tipo transversal o universo 108 alunos de 4ª série; o instrumento de coleta de dados é o questionário com pergunta abertas, fechadas e de múltipla escolha. Seu desenvolvimento obedeceu criteriosamente todas as etapas da elaboração da pesquisa científica.

Para definir um entendimento melhor, enfatizamos a Relevância da Biblioteca Escolar na satisfação da leitura dos alunos das 4ª séries da escola Moderno Júnior, sendo que o estudo aqui apresenta em sua estrutura as seguintes partes:

A Introdução constitui o primeiro capitulo, da investigação. Faz-se uma apresentação sucinta do problema, da hipótese, dos objetivos, da justificativa e da metodologia empregada para a elaboração do trabalho;

O Marco de Referência, no segundo capítulo faz uma abordagem histórica da biblioteca escolar brasileira e os temas concernentes á mesma como: conceito de biblioteca na sociedade da informação e do conhecimento, e vários itens relativos a ela, como: o uso da internet; a leitura e algumas políticas públicas que estão sendo desenvolvidas pelo governo brasileiro acerca de leitura; a competência informacional; biblioteca escolar, e outros; enfatiza a satisfação pela leitura e alguns suportes que asseguram a satisfação dos alunos na biblioteca escolar.

Com os objetivos instituídos, pesquisou-se suporte teórico em autores com conhecimentos no objeto de estudo da relevância da biblioteca escolar, e, cuidadosamente selecionados como Bicheri (2008), Campello (2005), Amorim (2006), Martucci (2005), Furtado (2004), Fragoso (2002), dentre outros, que proporcionaram sustentação científica a essa pesquisa.

O Marco Metodológico descreve criteriosamente, a metodologia, o universo da pesquisa, o tipo de pesquisa, os instrumentos de coleta de dados e os procedimentos adotados; Uma prática que requer atenção e cuidados para o bom andamento do trabalho. O contrato da pesquisa deve ser aberto, flexível e um sistema de avaliação constante para que se obtenha sucesso. Em suma, identificar as contradições, analisar as informações e apontar novas soluções fazem parte do trabalho do pesquisador. O trabalho interdisciplinar e metodológico constitui-se numa zona de produção de conhecimento rica, capaz de integrar-se a níveis de significações. A pesquisa científica torna-se relevante quando contribui com o desenvolvimento social e humanitário.

Page 5: A RELEVÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA SATISFAÇÃO DA

Os documentos analisados foram selecionados, adotando-se como critério necessário o que Moroz e Gianfaldoni (2002) recomendam: todo pesquisador certificar-se sempre da autenticidade dos documentos. Portanto, com base nessa recomendação a análise dos documentos, iniciou-se pelos arquivos da biblioteca escolar, mais especificamente de documentos relativos como projetos desenvolvidos pela biblioteca escolar relativos à satisfação da leitura dos alunos das 4ª séries. Depois, investigaram-se, nos arquivos da escola, documentos como: o projeto político pedagógico, o plano de trabalho da escola, o calendário escolar, o decreto de criação da escola, os quadros demonstrativos (número de turmas, docentes, equipamentos, funcionários), a proposta curricular dos conteúdos das 4ª séries, os planos de ensino, mapeamento das dificuldades dos alunos, diários de classe, cadernos das crianças e livros didáticos utilizado pela referida escola.

No processo de análise dos dados utilizou-se a biblioteca escolar da escola Moderno Júnior e os alunos das 4ª séries, se deu gradativamente uma interpretação lógica do fenômeno. Separaram-se os elementos coletados nos questionários e nas observações para resumir as informações básicas em gráficos. Quanto às observações que se desenvolveram na narrativa dos acontecimentos, elegeram-se os fatos mais relevantes. Daí foi possível analisar os dados obtidos do marco teórico, parcialmente já elaborado. Logo, existiu uma reflexão sobre as informações estruturadas em que se fez a busca geral das conclusões obtidas

Compreende-se que quanto maior o grau de instrução maior é o número de pessoas que se dedicam à leitura. Atribui-se então que há relação entre baixa escolaridade e não ter o hábito de leitura, Válio (1990, p. 19) garante que o ideal é incentivar o gosto pela leitura enquanto crianças. É imprescindível que, professores e bibliotecários se integrem para planejar programas de incentivo à leitura.

É adequado que da mesma forma que autoridades, instituam políticas públicas que promovam a educação e o hábito de leitura, pois foi possibilitado verificar que é indispensável desenvolver com urgência a educação no Brasil e por ser o período escolar do ensino fundamental I, o período em que as pessoas lêem mais, conforme a pesquisa, é de grande significância a implementação de biblioteca nas escolas para a redução do analfabetismo e dos outros problemas relacionados à leitura.

As visões teóricas desses pesquisadores fazem-nos refletir, também, que vivemos todos em rede, que comportamentos individuais implicam na coletividade e que nossa sociedade precisa educar para um mundo possível, tanto na educação formal quanto não-formal, acreditando que não se pode mudar o mundo sem mudar as pessoas. À medida que a leitura acontece, o leitor pode analisar o que é provável e deixar de lado àquilo que é improvável, favorecendo desta maneira a compreensão do texto. Através da leitura há uma interação entre autor e leitor que promovem uma conversa sobre um tema e completam-se a partir de suas

Page 6: A RELEVÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA SATISFAÇÃO DA

experiências. Deste modo, autor e leitor tornam-se cúmplices: um precisa do outro para que haja a concretização do ato de ler. Se um livro pode transformar uma vida, imagine vários em uma biblioteca escolar.

2 - CONCLUSÕES

A pesquisa tratou da Sociedade da Informação e do Conhecimento, o papel da biblioteca na sociedade brasileira, e principalmente da biblioteca escolar quanto a alguns aspectos gerais e, no Brasil, um pouco da sua realidade. Permitiu à autora aprofundar o conhecimento sobre biblioteca escolar concernente a vários enfoques como: o seu conceito, seu papel, assuntos relacionados à mesma como a satisfação da leitura, competências informacional, a organização de seu espaço, entre outros.

Foi possível constatar o significado de biblioteca escolar e o seu papel, que é ser um complemento ao conteúdo ensinado em sala de aula e ao ensino-aprendizagem, além de estimular a leitura.

Observou-se que a biblioteca precisa ter uma estrutura bem definida, com espaço aconchegante e ter parâmetros para a organização deste espaço, bem como parâmetros para seu funcionamento.

O acervo da biblioteca escolar é um requisito significativo. Se relacionando com ele os materiais que o compõem, a política para sua formação, seu tratamento informacional através de padrões e a questão do ensino das 4ª séries.

Pertinente à leitura, é válido lembrar que os estudiosos mostram que se deve criar o gosto pela leitura desde cedo, como mostrou Bamberger e verificou-se que a família tem influência para cultivar o hábito de leitura. Além disso, discorreu-se sobre algumas políticas públicas de leitura no Brasil.

Discorreu-se sobre competência informacional, que é denominada também letramento informacional.

Pode-se verificar que há uma relação entre leitura e competência

informacional, uma vez que a leitura é a apreensão da informação e, a competência é a aptidão para apreendê-la, se tornando a pratica que une o estudo e habilidade de estudar, analisar e internalizar a informação, produzindo o conhecimento.

Os aspectos que foram abordados neste documento, sobre a biblioteca escolar, seguem: da indiferença demonstrada; os fatores externos e internos a ela, que fazem com que a mesma não seja utilizada, da importância de se ter uma

Page 7: A RELEVÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA SATISFAÇÃO DA

legislação especificas para este tipo de biblioteca em todas as esferas do governo, e mostram algumas iniciativas, na tentativa de fomentar o uso e valorização da mesma, como o projeto de lei nº 5.349/2000, elaborado pela deputada Ester Grossi, que foi arquivado, e mais atualmente a lei nº 12.244, sancionada em 25/05/2010, pelo presidente da república do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que por um período de 10 anos, todas as escolas públicas e privadas dos municípios brasileiros têm que ter uma biblioteca escolar e, no mínimo, de um titulo para cada aluno matriculado.

Por esse motivo, buscou-se com esse estudo definir um entendimento sobre a Relevância da Biblioteca Escolar na satisfação da leitura dos alunos, mais especificamente, nas 4ª séries da Escola Moderna Júnior em Macapá, Amapá - Brasil. Percebendo que a conclusão de um trabalho de investigação não é um processo de fácil identificação, na análise dos resultados do trabalho para se chegar próximo de uma finalização, podendo ser iniciativas para outras discussões e pesquisas. Trata-se, portanto, de uma tentativa de por fim temporariamente de um processo aberto de teorização. Dessa forma, as páginas que se propõe a partir deste parágrafo tentam encontrar os desfechos prováveis e interinos, porém, competentes da discussão proporcionada sob formato de tese de mestrado.

Para efeito de conclusão dessas discussões, inverteremos o andamento, isto é, à questão que originou o motivo para o desdobramento dessa pesquisa, questão já demonstrada a toda extensão das discussões que podem ser retratada tal como foi citada na introdução deste estudo e faz alusão ao problema da pesquisa. Desse modo, a análise dos resultados da pesquisa realizada junto aos alunos das 4ª séries da escola Moderno Júnior em Macapá, Amapá-Brasil leva-nos a mostrar conclusões estabelecendo relações à problemática do trabalho, cuja realização

permitirá a reafirmação ou a negação da hipótese desta pesquisa.

Em relação ao primeiro objetivo específico, com base nos dados e no marco de referência da pesquisa sobre constatar a importância da biblioteca escolar quanto seu papel; seu funcionamento, seu acervo e organização e a relação coleções; à pesquisa escolar, a internet dentro do processo de pesquisa; o papel do bibliotecário neste tipo de biblioteca; á realidade das bibliotecas escolares brasileiras; á leitura e políticas públicas desenvolvidas pelo governo brasileiro; á competência informacional a ser desenvolvido pelos alunos das 4ª séries da Escola Moderno Júnior; demonstra-se nas questões de números sete, oito e nove do questionário, que a referida biblioteca disponibiliza um acervo adequado para seus frequentadores compatível para a contribuição moldando a forma como os estudantes se relacionam com o espaço. O simples fato de lá encontrarem o livro que procuram ou sugestões interessantes de leitura tornam a Biblioteca Escolar cativante, simpática aos seus olhos. A biblioteca trabalha com livros de literatura, materiais biográficos e bibliográficos útil para pesquisa. Por isso, se mantêm atualizada e a serviço dos interesses dos alunos é uma premissa para o bom trabalho da biblioteca escolar. As políticas pró-leitura são de extrema relevância, pois há programas do governo estadual e federal voltados diretamente para

Page 8: A RELEVÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA SATISFAÇÃO DA

renovação e ampliação do acervo das bibliotecas escolares. Verificou-se que o primeiro objetivo específico foi alcançado.

Concluindo-se que o papel e as funções de uma biblioteca escolar, bem equipada e com um acervo modernizado, torna-se espaço aberto para discussão e transmissão do saber, preparando os alunos para uma sociedade da informação com mudanças constantes, sem deixar de levar em conta que o livro constrói uma percepção de mundo, sendo capaz de entender o que nos chega por meio da leitura, analisando e posicionando-se criticamente frente às informações obtidas, o que se estabelece como uma das qualidades que possibilitam exercer, de forma mais abrangente e complexa, à própria cidadania.

Em relação ao segundo objetivo especifico, com base nos dados, e no marco de referência dessa pesquisa é possível concluir que ao verificar o espaço da biblioteca escolar como um ambiente de interação entre alunos e satisfação na leitura, comprova-se nas questões de números dois e quatro do questionário, que a referida biblioteca possui interação total existindo um entrelaçamento entre os professores, alunos, aprendizagem e a prática da leitura. Verificou-se que o segundo objetivo especifico foi alcançado.

Desta forma, acreditamos que a biblioteca da escola Moderno júnior, está integrada com a sala de aula, estabelecendo uma relação de aprendizagem. Daí, a importância do planejamento e da avaliação como um processo contínuo e compartilhado entre professores, bibliotecário, equipe técnico-pedagógica e alunos para discutir, analisar e reestruturar as funções da Biblioteca e da leitura na Escola.

Concluindo assim, que a Biblioteca Escolar da escola Moderno júnior tem um espaço de sedução, funciona como um centro ativo, instigante e prazeroso da comunidade escolar, com participantes de todos os níveis escolares no processo de desenvolvimento curricular. Dessa forma, atua em consonância com a sala de aula, numa dinâmica em que, o ensinar e o aprender caminham, lado a lado, cada vez mais fecundos e atraentes, em direção ao apreender.

Para concluir, prossegue-se retornando à hipótese discutida ao longo do trabalho e retratada na introdução como: Acredita-se que vários fatores contribuem para utilização da biblioteca escolar nas 4ª séries da Escola Moderno Júnior, entre eles estão: A formação de sujeitos leitor; A prática pedagógica qualificada relativa à leitura; A utilização da biblioteca escolar nas pesquisas, segundo a concepção dos alunos. Assim, confirma-se, a hipótese

A biblioteca escolar contribui satisfatoriamente na leitura dos alunos das 4ª séries da escola Moderno Júnior, apresentada inicialmente, na medida em que o segundo objetivo específico foi respondidos de forma satisfatória. Nesse sentido, de acordo com os resultados da pesquisa, na relevância da biblioteca escolar na leitura e pesquisa nas 4ª séries na escola Moderno Júnior em Macapá, Amapá – Brasil. Porém, essa preparação apresenta alguns aspectos que demandam uma

Page 9: A RELEVÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA SATISFAÇÃO DA

atenção especial, entre eles merece destaque a questão da frequência dos alunos em outras bibliotecas que não fosse a biblioteca da escola, pois esta abordagem apresenta-se frágil, uma vez que foi respondido pelos alunos de forma negativa, o que se conclui que os alunos frequentam somente a biblioteca da escola, e a maioria não se interessam em conhecer outras, por causa do uso da internet ou por

oportunidades de os familiares não terem levados a conhecer. Assim, seria importante que a escola oferecesse visitas de intercâmbios em outras bibliotecas para que os alunos conheçam a realidade de outro ambiente de aprendizagem, no caso outras bibliotecas escolares ou públicas. Faz-se importante evidenciar que a questão da interdisciplinaridade não está contemplada nos objetivos desta pesquisa, sendo esta uma observação apenas em nível de contribuição para uma visão mais ampla do objeto pesquisado.

Em relação ao terceiro objetivo especifico é possível concluir, com base nos dados da pesquisa, no marco de referência, e conforme os pontos de vistas dos alunos é determinar que a biblioteca escolar da escola Moderno júnior é um espaço propício para fomentar a satisfação para a leitura, confirmado nas questões de números três e seis do questionário, onde considera que a biblioteca da escola possui um espaço significativo para leitura, podendo-se dizer que existe um consenso entre os bibliotecários escolares sobre a importância de sua ação educativa no que tange a dinamização do prazer pela leitura, mediação na busca e uso de recursos informacionais disponíveis e/ou acessíveis na biblioteca escolar, normalização de trabalhos escolares dentre outros. Também se considera o fato de que essas ações, quando desenvolvidas de forma integrada com os professores, tendem a alcançar um dimensionamento mais satisfatório para todos os envolvidos. Desse modo, o terceiro objetivo específico foi alcançado,

Concluímos que a preferência expressada por grande parte dos pesquisados, possibilita-nos manifestar um juízo favorável de que o espaço da biblioteca esta direcionado para atender as necessidades dos alunos, atribuindo-se em geral papéis centrais em domínios tão importantes como a aprendizagem da leitura, o desenvolvimento do prazer e do hábito da leitura, a capacidade de selecionar e criticar a informação, o desenvolvimento de métodos de estudo e de investigação autônoma. Descrevemos que a biblioteca escolar Lucas Duarte de Souza possui funções de informar, orientar e fomentar o habito de leitura nos alunos das 4ª séries. Porém, num mundo em que a produção de informação é acelerada, a biblioteca escolar é cada vez mais chamada a desempenhar novos papéis, deixando de conter apenas livros para se tornar num espaço multimídia.

Assim, acerca do quarto objetivo específico investigado é possível concluir, com base no marco de referência, a identificação da situação de leitura dos alunos das 4ª séries da escola Moderno Júnior, segundo a percepção dos alunos, conforme as questões de números um e cinco do questionário, a biblioteca da escola proporciona oportunidades para satisfazer a leitura dos alunos das 4ª séries, e sendo um ambiente de aprendizagem é de suma importância para cultivar os

Page 10: A RELEVÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA SATISFAÇÃO DA

hábitos de leituras, essas abordagens estão pautadas nos conceitos de leitura na biblioteca escolar defendida pelos teóricos que investigam essa temática. Sendo assim, o quarto objetivo especifico da pesquisa foi alcançado.

Portanto, faz-se conclusão por compreender que, a biblioteca escolar satisfaz a leitura dos alunos sendo um importante instrumento metodológico de ensino-aprendizagem, desenvolvendo ações educativas de cunho interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar. Sua utilização está pautada dentro de parâmetros construtivistas favorecendo ao desenvolvimento de competências, habilidades básicas e específicas indispensáveis à formação dos alunos. Em fim, suas práticas podem contribuir para que o aluno aprenda como transformar informação em conhecimento e assim continuar aprendendo ao longo de sua vida estudantil.

Dessa forma, considera-se, a confirmação da hipótese, pautada nas informações oriundas dos participantes da pesquisa, alunos das 4ª séries da escola Moderno Júnior em Macapá, Amapá – Brasil, a pesquisa atingiu sua finalidade, respondendo ao problema que foi o ponto de partida para o desenvolvimento desse trabalho. Desse modo, conclui-se reafirmando a hipótese, acreditando-se que a biblioteca escolar da referida escola acima, possuem fatores que contribuem para a satisfação na leitura aos alunos desenvolvendo trabalhos educativos ajustados para a formação de sujeitos leitores, para práticas pedagógicas qualificadas relativas à leitura; e utilizando a biblioteca escolar nas pesquisas.

Em suma, os aspectos tratados nesta dissertação permitiram à autora entender um pouco mais sobre biblioteca escolar e de forma geral como se encontra a situação da biblioteca escolar da escola Moderno Júnior, a direção, a equipe técnica, professores e alunos aceitaram a pesquisa com muita satisfação, os alunos responderam os questionários com bastante seriedade, onde colocaram suas frustrações e entusiasmo com a biblioteca da escola, as professoras e bibliotecárias foram receptivas e colaboradoras com a pesquisa permitindo analisar documentos, fazer observações dos alunos na biblioteca, realizar observações na execução de projetos, permitiram também filmagens, fotografias, fotocopias de documentos relacionados à biblioteca escolar, com isso, a pesquisa realizada na escola Moderno júnior, foi relevante e espera-se que a presente pesquisa ressalte que para sua aplicação, tanto professor quanto o bibliotecário devem estar conscientes de suas funções educacionais enquanto estimuladores do processo de aprendizagem desenvolvidos na escola. Estarem presentes em tudo o que fazem, de forma significativa e aberta para o estabelecimento de parcerias é alguns elementos chaves para que os objetivos educativos possam ser alcançados com proficiência e sabedoria.

Recomendações

Espera-se que a realização deste estudo seja mais uma referência para a relevância da Biblioteca Escolar. Espera-se, também, que essa pesquisa tenha como objetivo a socialização dos saberes, a construção de novos conhecimentos

Page 11: A RELEVÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA SATISFAÇÃO DA

e o fomento aos valores da Biblioteca Escolar na satisfação da leitura dos alunos das 4ª séries do ensino fundamental I para que se constitua uma responsabilidade compartilhada por todos. Assim, recomenda-se para as próximas pesquisas discussões de temáticas que contemplem as Bibliotecas Escolares, cuja finalidade seja agregar saberes, socializar conhecimentos, divulgar experiências e projetar novos valores que possam ser internalizados visando à mudança de mentalidade em relação ao papel e sua função. Desse modo, recomenda-se para a escola Moderno Júnior que realizem intercâmbios entre os diversos tipos de Bibliotecas para que os alunos valorizem ainda mais a Biblioteca Escolar, delimitada pelo pluralismo de idéias e concepções pedagógicas, na perspectiva da interdisciplinaridade.

REFERÊNCIAS

ABREU, Vera Lúcia Furst Gonçalves. A coleção da biblioteca escolar. In: Campello, Bernadete et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 29-32.

________. Pesquisa escolar. In: Campello, Bernadete et al. A biblioteca escolar: temas para uma pratica pedagógica. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 25-28.

AMORIM, Galeano (org); Alencar, Chico et al. Políticas públicas do livro e da leitura. Brasília: Cultura Acadêmica; Organização dos Estados Americanos, 2006, 61p.

ANDRADE, Maria Eugênia Albino. Biblioteca e Educação infantil. In: Campello, Bernadete et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 55-60.

ARAÚJO, Elliany Alvarenga; DIAS, Guilherme Atayde. A atuação profissional do bibliotecário no contexto da sociedade da informação. In: Oliveira, Marlene de. (coord.); Cendón, Beatriz Valadares et al. Ciências da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, p. 111-122.

ARRUDA, Susana Margaret; Chagas, Joseane. Glossário de Biblioteconomia e Ciências afins: português – inglês. Florianópolis: Cidade Futura, 2002. in loco 232 p.

BAHIA (Estado). Secretaria Municipal de Educação Cultura – SMEC. Coordenadoria de ações socioeducativas / Subcoordenadoria de Assistência ao Educando – CAS/SUAE. Sistema Informatizado de Bibliotecas Escolares. Disponível em: http://www.vivaleitura.com.br/pnll2/mapa_show.asp?proj=211 Acesso em: 20 maio 2010.

Page 12: A RELEVÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA SATISFAÇÃO DA

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo: Cultrix; Brasília:INL, 1977.

BELLUZO, Regina Célia Baptista. Como desenvolver a competência em informação (CI): uma mediação integrada entre a biblioteca e a escola. CRB-8 Digital, São Paulo, v.1, n.2, p.2, p. 11-14, out. 2008. Disponível em: <http:/www.crb8.org.br/ojs/índex.php/crb8 digital/article/ViewFile/113/17> Acesso em: 06 maio 2010.

BICHERI, Ana Lúcia Antunes de Oliveira. A mediação do bibliotecário na pesquisa escolar face a crescente virtualização da informação. Marília: UNESP – Universidade Estadual Paulista, 2008. 197 f. Disponível em: <http:/www,Marília.unesp.br/Home/PósGraduação/Cienciadainformacao/Dissertações/bicheri_alao_me_mar.pdf>. Acesso em: 15 maio 2010.

BOMFIM, David. Pedagogia no treinamento: correntes pedagógicas no ambiente de aprendizagem. 2ª ed. rev. e ampl.- Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.

BORGES, Maria Alice Guimarães. A compreensão da sociedade da informação. Ci.Inf., Brasília, v.29, n.3, p.25-32, dez. 2000.

BRASIL, Ministério de Educação. O livro didático e sua utilização. In: Tavares, Denise Fernandes. A biblioteca escolar: conceito, organização e funcionamento. Orientação do leitor e do professor. São Paulo: Livros Irradiantes S.A.; Instituto Nacional do Livro – MEC, 1973. p. 39-43.

BRASIL, Plano Nacional do Livro e da Leitura. Disponível em: <http:/www.pnll.gov.br/>. Acesso em: 17 jun. 2010.

BRASIL, Prêmio Vivaleitura. Disponível em: <http:/www.premiovivaleitura.org.br/default1.asp>. Acesso em: 12 jun. 2010.

BRASIL, Prêmio Vivaleitura. Projeto de leitura Biblioteca Escolares: Palavras Andantes (Londrina – PR). Disponível em: <http:/www.premiovivaleitura.org.br/default1.asp?page=2009_venc2.asp. Acesso em: 15 jun. 2010.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília. Secretaria de Educação Fundamental: MECSEF, 1997.

BRASIL. Lei 9.394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996

CALDEIRA, Paulo da Terra. O espaço físico da biblioteca. In: Campello, Bernadete et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 47-49.

Page 13: A RELEVÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA SATISFAÇÃO DA

CALDIN, Clarice Fortkamp. Reflexões acerca do papel do bibliotecário de biblioteca escolar. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.10, n.2, 2005, p.163-168.

CAMPELLO, Bernadete. A competência informacional na educação para o século XXI. In: Campello, Bernadete et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 9-11.

CARVALHO, Maria da Conceição. Escola, Biblioteca: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 21-23.

CUNHA, Murilo Bastos da; Cavalcanti, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2008.p. 2.

_______. A internet e a pesquisa escolar: um panorama do uso da web por alunos do ensino fundamental. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, 19, 2000, Porto Alegre, Proceedings..., Porto Alegre: CEPUC-RS, 2000, 27p. Disponível em: <http:/dici.ibict.br/archive/00000832/01/T029.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2010.

_______. Biblioteca e Parâmetros Curriculares Nacionais. In: Campello, Bernadete et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p.17-19.

_______. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ci. Inf., Brasília, v.32, n.3, p.28-37, set./dez. 2003. Disponível em: <http:/revista.ibict.br/índex.php/ciinf/article/view/26/22>. Acesso em: 10 mar 2010.

_______. Internet e pesquisa escolar. In: Campello, Bernadete et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 33-36.

________. Uma política de desenvolvimento de coleções para a biblioteca do Instituto de Educação de Minas Gerais. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v.9, n.2, p. 195-216, set.1980.

Conselho Federal de Biblioteconomia. Projeto Mobilizador Biblioteca Escolar: construção de uma Rede de Informações para o Ensino Público. Disponível em: <http:/www.cfb.org.br/UserFiles/File/PROMOBILFINAL.pdf>. Acesso em: 31 maio 2010.

FERREIRA, Carminda Nogueira de Castro. Reforma de Ensino e Biblioteca. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v.5, n.2, p.707-712, jul./dez. 1977.

Page 14: A RELEVÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA SATISFAÇÃO DA

FRAGOSO, Graça Maria, Biblioteca e escola. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.7, n.1, p. 124-131, 2002. Disponível em: http://dici.ibict.br/arclive/00000883/01/Rev%5B1%5D.AC-2005-78.pdf. Acesso em: 12 jul. 2010.

FRAGOSO, Graça Maria, Biblioteca e escola: Uma atividade interdisciplinar. Belo Horizonte; ___, 1998.

FURTADO, Cássia. A biblioteca escolar brasileira no sistema educacional da sociedade da informação. In: Seminário Biblioteca Escolar Espaço de Ação Pedagógica, 3. 2004, belo Horizonte. Anais... , Belo Horizonte: Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar, UFMG, 2004, p. 250-263. Disponível em: http://www.eci.ufmg.br/gebe/downloads/317.pdf. Acesso em: 14 mar. 2010.

GARCEZ, Elaine F.; BLATTMANN, Ursula. Recursos informativos – acervo: debatadores. In: Amorim, Galeano (org.); Alencar, Chico et al. Políticas Públicas do livro e leitura. Brasília: Organização dos Estados Ibero-americanos; São Paulo: SENAC; CRB 8ª região, 2005. p. 326-328.

GONZÁLES, Daniel. Prefácio. In: Amorim, Galeano (org.); ALENCAR, Chico et al. Políticas Públicas do livro e leitura. Brasília: Organização dos Estados Ibero-americanos; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006. p. 7-9.

Governo do Estado do Amapá, Secretaria Estadual de Educação – SEED – Programa de Incentivo á leitura – PROLER, Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares. Disponível em: http:/www.vivaleitura.com.br//pnll2/mapa_show.asp?proj=972>. Acesso em: 15 jun. 2010.

Grupo de Estudos sobre Biblioteca Escolar. Disponível em: <http:/www.eci.ufmg.br/bege/. Acesso em: 01 maio 2010.

KIESER, Herta; FACHIN, Gleisy Regina Bíries. Biblioteca escolar espaço de interação entre bibliotecário – Professor – Aluno – Informação – um relato. In CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 19. Porto Alegre; 2001. Anais eletrônico.

KUHLTHAU, Carol. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para pré-escola e ensino fundamental. Belo Horizonte: Atlântida, 2002. P. 304.

MACEDO, Neusa Dias de (org.). Biblioteca escolar brasileira em debate; da memória profissional a um fórum virtual. São Paulo: SENAC; Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª região, 2005. p. 80-84.

Page 15: A RELEVÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA SATISFAÇÃO DA

MARTUCCI, Elizabeth M. Financiamento, legislação e redes: debatedores. In: São Paulo: SENAC; Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª região, 2005. p. 218-225.

MILANESI, Luis. Biblioteca. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005. p. 116.

Moro, Eliane Lourdes da Silva; Sabadini, Fabiane; Estabel, Lizandra Brasil. A integração dos atores – alunos, educadores e bibliotecário – na realização da pesquisa escolar através da utilização das tecnologias de informação e comunicação. In: Seminário Biblioteca Escolar, 3, 2004, Belo Horizonte, Anais... , Belo Horizonte: Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar da Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2004.12 p.

Nery, Alfredina. Garcia, Edson Gabriel. Biblioteca Escolar: estrutura e funcionamento. São Paulo: Loyola, 1994.

Observatório do Livro e da Leitura. Retratos da leitura no Brasil. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado; Instituto Pró-livro, 2007.121 p. Disponível em: http://www.prolivro.org.br/ipl/publier4,0/dados/anexos/48.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2010.

Perucchi, Valmira. A importância da biblioteca nas escolas públicas de Criciúma – Santa Catarina. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.4, n.4, p. 80-94, 1999. Disponível em: http://revista.acbsc.org.br/idex.php/racb/article/view/341/404. Acesso em: 12 mar. 2010.

Pimentel, Maria das Graças. A biblioteca pública e a inclusão digital: desafios e perspectivas na era da informação. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. 242 f. Acesso em: 05 abr. 2010.

Polke, Ana Maria Athayde. A biblioteca escolar e o seu papel na formação de hábitos de leitura. R. Esc. Bibliotecon. UFMG, Belo Horizonte, v.2, n.1, p.60-72, mar.1973. Disponível em: http://www.eci.ufmg.br/rebonline/. Acesso em: 21 abr. 2010.

Sanches neto, Miguel. Desordenar uma Biblioteca: Comercio & indústria da leitura na escola. Revista literatura Blau, Porto Alegre, V.4, n. 20, P. 20-24, Março 1998.

Silva, Waldeck Carneiro da. Miséria da biblioteca escolar. 3ª edição. São Paulo: Cortez. 2003 (Coleção Questões de Nossa Época; v. 45).

Stumpf, Ida Regina Chitto. Funções da biblioteca escolar. Cadernos do CED, Florianópolis, V. 4, N. 10, P. 67-80, Jul/Dez 1987.

Page 16: A RELEVÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA SATISFAÇÃO DA

Tavares, Denise Fernandes. Biblioteca escolar: conceituação, organização e funcionamento. Orientação do leitor e do professor. São Paulo: Lisa livros Irradiantes S.A; Instituto Nacional do Livro, 1973. 161 p.

Viana, Maria Cecília Monteiro. Almeida, Maria Oliveira de. Pesquisa Escolar: Uso do livro e da biblioteca. São Paulo: [s.n.], 1993.

Válio, Elise Benetti Marques. Biblioteca escolar: uma visão histórica. Transformações, v.2, n. 1, p. 15-24, jan./abr. 1990.

A libes está disponível em: >http://www.eci.ufmg.br/gebe/?LIBES> Acesso em: 10 Mai. 2010.

Domínio público está disponível em: http:// www.dominiopublico.org.br. Acesso em: 27 Jan. 2010.

No site www.saobernardo.sp.gov.br/ secretarias/sec/ rebi, você encontra informações sobre a Rede Escolar de Bibliotecas Interativa de São Bernardo do Campo idealizada por Edmir Perrotti. > Acesso em: 05 Mai. 2010.

Palavras-chave: Biblioteca Escolar; Satisfação; Leitura; alunos.