a prece - megalivros.com · a prece de amÉrica - 10 esclarecendo - 12 ao leitor - 16 palavras da...

14

Upload: others

Post on 28-Sep-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A PRECE - megalivros.com · a prece de amÉrica - 10 esclarecendo - 12 ao leitor - 16 palavras da mÉdium - 20 prefÁcio - ramatis - 26 prefÁcio - sebastiÃo camargo - 30 apresentaÇÃo
Page 2: A PRECE - megalivros.com · a prece de amÉrica - 10 esclarecendo - 12 ao leitor - 16 palavras da mÉdium - 20 prefÁcio - ramatis - 26 prefÁcio - sebastiÃo camargo - 30 apresentaÇÃo

A PRECE DE AMÉRICA - 10ESCLARECENDO - 12AO LEITOR - 16PALAVRAS DA MÉDIUM - 20PREFÁCIO - RAMATIS - 26PREFÁCIO - SEBASTIÃO CAMARGO - 30APRESENTAÇÃO - NOVOS VOOS - 36

01 - QUEM É O PASTOR? - 3902 - COMO SEGUI-LO - 4903 - QUEM SÃO AS OVELHAS? - 6304 - TRABALHO E RENOVAÇÃO - 8705 - O AMOR - 10106 - A VIRTUDE - 11507 - A FÉ - 12908 - A COMPAIXÃO - 14709 - O HOMEM ADORMECIDO - 16310 - O TRABALHO E A RECUPERAÇÃO - 17711 - UM CÍRCULO QUE SE FECHA - 18912 - HISTÓRIAS DE OUTRAS ERAS - 20513 - CONTRASTES - 22714 - NOVOS APÓSTOLOS - 23715 - SERVOS E SENHORES - 24516 - CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE - 25717 - SERVOS INFIÉIS - 27118 - PROFECIAS - 28519 - OS ENVIADOS - 299

SUMÁRIO

Page 3: A PRECE - megalivros.com · a prece de amÉrica - 10 esclarecendo - 12 ao leitor - 16 palavras da mÉdium - 20 prefÁcio - ramatis - 26 prefÁcio - sebastiÃo camargo - 30 apresentaÇÃo

SOBRE A MÉDIUM

AMÉRICA PAOLIELLO MARQUES (1927-1995) - 314

APÊNDICE - A.C. TELLES - 322

O PROFETA JESUS - 332

O CONHECIMENTO DO FUTURO É POSSÍVEL? - 334

QUAL O SENTIDO DO TEMPO? - 335

O PAPEL “RELATIVO” DOS ESPÍRITOS,SEGUNDO EMMANUEL - 337

ALGUMAS PREVISÕES ATRAVÉS DO MÉDIUM

CHICO XAVIER - 339

PREVISÕES DO FUTURO NAS OBRAS DE

ALLAN KARDEC - 340

MODIFICAÇÕES NAS PROFECIAS - 342

FUTURO E PROFECIAS:O OLHAR DOS CIENTISTAS - 343

AFINAL, POR QUE É IMPORTANTE ESTUDAR

O FUTURO? - 344

DEPOIMENTOS - 346

Page 4: A PRECE - megalivros.com · a prece de amÉrica - 10 esclarecendo - 12 ao leitor - 16 palavras da mÉdium - 20 prefÁcio - ramatis - 26 prefÁcio - sebastiÃo camargo - 30 apresentaÇÃo

01QUEM É O

PASTOR?

01 - Que deseja o Mestre Jesus de nós nesta hora decisi-va da vida planetária? Achamo-nos tão incapazes de pôr em prá-tica Sua sublime mensagem, que não sabemos por onde começar e, muitas vezes, desanimamos. Sem en tender como aplicar Seus ensinamentos não nos julgamos, portanto, aptos a participar da Nova Era que surgirá em bre ve para o Planeta.

RAMATIS - As respostas vos virão gradativamente, à proporção que procurardes sintonizar com Ele. O desli gamento periódico que vos impuserdes em relação aos in teresses imedia-tos da vida será o meio de começardes a afi nar vossos “ouvidos” espirituais. Nenhum milagre pode ser esperado na Criação, que é feita de harmonia e encadeamentos naturais. Lutar contra o imediatismo da vida material e procurar perceber a vida do es-pírito, fi ltrando-se através de todas as coisas, será o meio inicial para a tomada de posição que permitirá o desenvolvimento da per cepção espiritual.

Não haverá proveito real do Evangelho enquanto ele per manecer para vós como fonte de belos ensinamentos nun ca praticados. A Boa-Nova somente é realmente proveitosa para o espírito que para, a intervalos regulares, sua atividade ex terna e procura, no silêncio da prece e da meditação, “ouvir” o eco das palavras do Mestre no seu mundo interior, confrontando-as com seu modo particular de viver. Para isso, precisará silenciar a interferência dos ruídos das mais variadas procedências que atingem seu mundo interior.

Page 5: A PRECE - megalivros.com · a prece de amÉrica - 10 esclarecendo - 12 ao leitor - 16 palavras da mÉdium - 20 prefÁcio - ramatis - 26 prefÁcio - sebastiÃo camargo - 30 apresentaÇÃo

02 - A que ruídos vos referis?

RAMATIS - Certamente, que às dissonâncias espiritu-ais. As ondas sonoras que atingem os ouvidos físicos não têm o poder de perturbar o mundo interior do espírito imor tal se ele se encontra em paz consigo mesmo. Entretanto, costuma-se atri-buir à vida agitada do mundo moderno o ônus de causar neuro-ses e toda espécie de males. Reafirmamos o primado do espírito sobre a matéria. Se os ruídos externos vos atingem a sensibilida-de é porque não sois ainda capazes de tê-la sob controle.

03 - Parece-nos um círculo vicioso. Se não possuímos o controle e o ambiente não facilita essa aquisi ção, como chegar a obtê-la?

RAMATIS - Pela tomada interior de posição adequada aos fins visados. Se desejardes construir valores espirituais, pre-cisarei-vos dedicar às disciplinas do espírito, da mesma forma pela qual vos dedicais a exercitar o corpo físico e o intelecto, o que ora fazeis com tanto êxito.

04 - Na Terra, no momento atual, haverá meios de o homem se dedicar à vida espiritual com êxito? Que nos sugeris?

RAMATIS - Fazer escala de preferência para vossas ati-vidades. O que realmente amamos, isso realmente nos con some as melhores energias do espírito e do corpo quando encarnados.

05 - De que forma organizar essa “escala”?

RAMATIS - Definindo-vos quanto aos reais objetivos aos quais desejais dedicar vossa vida.

06 - Possuímos objetivos de diferentes espé cies em cada setor de nossa existência terrestre. Poderíamos manter em mira com igual firmeza e interesse tantas metas?

Page 6: A PRECE - megalivros.com · a prece de amÉrica - 10 esclarecendo - 12 ao leitor - 16 palavras da mÉdium - 20 prefÁcio - ramatis - 26 prefÁcio - sebastiÃo camargo - 30 apresentaÇÃo

06A VIRTUDE

109 - Sendo essa uma palavra tão controverti da em nos-sa época, o que, então, considerais virtude?

RAMATIS - Falar em termos comuns ao homem seria preencher ociosamente o tempo disponível, em uma época po-derosamente conscientizada quanto à velocidade do proces so vi-vencial. Mesmo que nossa conceituação de virtude não coincida com as concepções gerais, seremos coerentes com os objetivos da obra, que consiste em exaltar a mensagem evangélica de Jesus entre os homens. A ânsia de respostas existenciais, que mobiliza o homem no presente, possui a mesma conotação de ansiedade e desencanto que arrastava multidões à presença do Mestre, tão ávidas de reconforto e amor que eram esquecidas as horas, a fome e o cansaço, mo bilizando-se em Sua presença, frequente-mente, todas as po tencialidades da alma para responder ao Seu apelo amorável e sublime.

As multidões hoje arrastam-se na busca irrefreada do pra zer, como sucedâneo anêmico das autênticas alegrias espiri-tuais que o Senhor irradiava generosamente. E o homem deifi -ca o “astro” cinematográfi co ou o cantor mais em desta que na época para extravasar a necessidade intrínseca de doar amor, admiração, zelo e alegria. Ao contrário do que se pos sa supor, o desarvoramento dessas manifestações extem porâneas e tantas vezes incompreensíveis aos mais pondera dos representa a ex-pressão distorcida de potencialidade que, bem orientada, condu-ziria mais rapidamente o homem ao nirvana, ou seja, ao estado consciencial que todos bus cam, de plenitude cheia de bem-aven-turança.

Page 7: A PRECE - megalivros.com · a prece de amÉrica - 10 esclarecendo - 12 ao leitor - 16 palavras da mÉdium - 20 prefÁcio - ramatis - 26 prefÁcio - sebastiÃo camargo - 30 apresentaÇÃo

110 - Em que sentido a virtude estaria coloca da no pa-norama descrito?

RAMATIS - No sentido de que, quando a vida projeta no ser humano suas oportunidades de realização, sucede como se a luz incidisse sobre um corpo, e sua imagem se projetasse em um espelho. O que todos veem é a imagem refl e tida, mas no prolongamento dos raios refl etidos encontra-se a imagem virtu-al não identifi cada, que se desenvolve em outro plano. Os que podem observar esse foco virtual, que poderíamos associar à consciência em suas mais recônditas expressões, constatam que potencialidades existem que vêm sendo desenvolvidas sem uma percepção clara do fenôme no, mesmo para o espírito que o vi-vencia. Para nós, virtude existirá em toda atividade, capaz de realmente atingir e esti mular esse foco virtual, onde o processo real da evolução se desenvolve.

111 - Nesses termos, seria bastante difícil, se não impos-sível, determinarmos quais as situações em que o homem estaria ou não sendo virtuoso. Não é assim?

RAMATIS - Por que vos preocupais em classifi car? Será mais importante observardes o processo indiretamente pe las suas consequências.

112 - Entretanto, como estabelecer os níveis em que es-sas consequências serão válidas? Os conceitos de virtudes entre os homens são variáveis, mas sem eles sentimo-nos mais insegu-ros ainda na apreciação do processo evolutivo. Que dizeis?

RAMATIS - Será necessário transferir o critério de afe-rição para o “barômetro” da sensibilidade que mede a atmos-fera interna das almas.

113 - Não seria essa uma medida excessiva mente subje-tiva, variável e, por isso mesmo, menos digna de confi ança?

Page 8: A PRECE - megalivros.com · a prece de amÉrica - 10 esclarecendo - 12 ao leitor - 16 palavras da mÉdium - 20 prefÁcio - ramatis - 26 prefÁcio - sebastiÃo camargo - 30 apresentaÇÃo

09O HOMEM

ADORMECIDO

168 - Considerando-se todos os progressos obtidos pela Humanidade, em especial no âmbito da justiça social, para tor-nar mais imunizada a existência terrestre, poderíamos ainda assim afi rmar que o homem permaneça adormecido espiritual-mente?

RAMATIS - Para emitirmos um conceito precisamos sempre saber sob que ângulo ele foi elaborado, pois sendo a linguagem uma forma de expressão limitadora ao extremo, é necessário que as ideias sejam antes localizadas quanto ao seu ponto de origem.

Partindo do ponto de vista de que nos encontramos descondicionados dos conceitos mais geralmente aceitos en tre os homens, certamente que estaremos observando o cam po de ação humana pelo aspecto espiritual. Essa posição nos permite permanecer capazes de extrair conceituações reais, embora ge-ralmente consideradas demasiadamente avançadas por vós.

Entretanto, vossa insatisfação difusa quanto aos pa-drões das vivências humanas já vos permite acompanhar, sem demasiada estranheza, nossas ideias a respeito do que seria dese-jável para a renovação dos padrões da espécie humana na Terra.

Existindo esse elo de comunicação mínima indispensá-vel, nossas ideias surgirão como prováveis, embora ainda distan-tes de serem realizadas pela maioria dos homens.

Jesus afi rmou: Conhecereis a Verdade e ela vos liberta-rá. A que verdade se referia? Realmente, quanto mais o homem

Page 9: A PRECE - megalivros.com · a prece de amÉrica - 10 esclarecendo - 12 ao leitor - 16 palavras da mÉdium - 20 prefÁcio - ramatis - 26 prefÁcio - sebastiÃo camargo - 30 apresentaÇÃo

conhece o panorama em que está situado, com espírito crítico e objetivo, mais se sente cerceado nos seus anseios de realização sadia entre os seres de um Planeta ca racterizado pelo negativis-mo em relação aos conceitos de espiritualidade. Seria, pois, um contrassenso considerar que as palavras de Jesus se referiam à realização mais livre no âmbito do mundo, pois esse, em sua cegueira espiritual, procurará impedir a implantação de padrões para os quais não se encontra amadurecido.

As leis sociais, os códigos de justiça e toda extensa gama de valores que supervisionam a atuação humana con seguiram realmente extrair a coletividade terrestre do está gio mais rude da animalidade total. Tentativa preciosa de regular o relaciona-mento humano para torná-lo mais su portável vem sendo reali-zada com imenso dispêndio de tempo e de reservas de todo gêne-ro. Entretanto, a própria improdutividade dos processos usados demonstrará, gradativamente, ao homem surpreso, que seus mé-todos conside rados mais avançados ainda se encontram longe de represen tar uma forma proveitosa de equacionar o problema de seu despertar para uma vida mais feliz e mais adequada.

169 - Como definir essa vida “mais feliz e mais adequa-da?”

RAMATIS - Para o homem exausto das contradições de seu meio ambiente começa a esboçar-se uma grande in-terrogação. “Qual o ponto falho responsável pela insatisfa ção humana, em uma sociedade privilegiada, capaz de maio res êxi-tos objetivos”? Que impede de ser feliz a um homem capaz de se colocar em órbita a imensas distâncias inter planetárias sem perder o controle de suas máquinas em ter mos de minutos e segundos? Que impede que esse homem científico desenvolva a ciência da enervação sadia, capaz de prover o mesmo grau de produtividade no que se refere à vida pessoal e coletiva?

O caos social representa um ponto negro no painel das grandes realizações humanas. As estatísticas da neurose co brem de espanto os pesquisadores do bem-estar coletivo.

Page 10: A PRECE - megalivros.com · a prece de amÉrica - 10 esclarecendo - 12 ao leitor - 16 palavras da mÉdium - 20 prefÁcio - ramatis - 26 prefÁcio - sebastiÃo camargo - 30 apresentaÇÃo

14NOVOS APÓSTOLOS

257 - Na antiga Jerusalém, o Mestre, presente fi sica-mente, precisou preparar doze apóstolos para que sua mensa-gem amorável seguisse o rumo desejado. Na Jerusalém Reno-vada, ou seja, na Terra, após os tempos apo calípticos, haverá grupos ou pessoas incumbidas de se res ponsabilizar pela difusão dos ensinamentos crísticos?

RAMATIS - Existe diferença fundamental entre ensina-mentos e vivências críticas. Representam dois níveis que, para o homem atual, nem sempre se apresentam unidos por efei to do distanciamento entre o “conhecer” e o “realizar.”

No passado, o “homem simples”, que os apóstolos re-presentavam, recebeu o impacto vibratório direto da presença do Mestre. Avassalados pela grandiosidade da Sua irradiação crística, seus espíritos permaneceram em um transe, provoca do pela mediunidade refulgente do Mestre, tal como um Sol a iman-tar e a coordenar magneticamente os Planetas circundantes, em transcendental bailado de Luz e grandiosi dade extraordinária. Vencidos em sua pequenez, prazerosamente entregaram-se ao amplexo vibratório de altas paragens do Espírito e, como em um sonho abençoado, eleva dos e agradecidos, deslocaram-se sobre o panorama terrestre em sintonia íntima com o Senhor.

Eles O amaram a tal ponto que se esqueceram de suas li mitações para O seguirem. E a Humanidade recolheu frutos de

Page 11: A PRECE - megalivros.com · a prece de amÉrica - 10 esclarecendo - 12 ao leitor - 16 palavras da mÉdium - 20 prefÁcio - ramatis - 26 prefÁcio - sebastiÃo camargo - 30 apresentaÇÃo

uma exemplifi cação rica em nuances apropriadas para ofe recer exemplos de como superar a própria carência por efei to de um Amor acendrado.

Desse modo, um efeito de encorajamento geral pelo exem plo derramou-se sobre os séculos, auxiliando os tíbios bem-intencionados a se superar na luta pela implantação do Su blime Modelo em seu templo interno.

Os Apóstolos se transformaram em grandes homens, cheios das pequeninas fraquezas comuns à Humanidade, e esse foi o traço de união entre o Mestre e Seus seguidores de todos os tempos.

O exemplo de como a Luz pode ofuscar sem destruir, mas, ao contrário, erguer para a recuperação necessária, permi-tiu a renovação do panorama espiritual do Planeta, oferecendo a cada ser imperfeito e vacilante a oportunidade de tornar-se um instrumento da paz junto aos seus irmãos.

Decorridos vinte séculos sobre tal experiência laborato-rial, executada por um Mentor da mais alta hierarquia espiritu-al, supõe-se que não haja mais necessidade de repeti-la.

258 - Considerais que a Humanidade estará apta a de-senvolver os preceitos do Evangelho sem o auxílio direto das almas especialmente preparadas para isso?

RAMATIS - Não que ela estará apta, mas que precisará tornar-se apta por esforço próprio.

259 - Tendo em vista que os Apóstolos faziam parte da humanidade terrena, os líderes espirituais da Nova Era não po-deriam representar, para seus contemporâneos, o mesmo papel vivido pelos Apóstolos há dois mil anos?

Page 12: A PRECE - megalivros.com · a prece de amÉrica - 10 esclarecendo - 12 ao leitor - 16 palavras da mÉdium - 20 prefÁcio - ramatis - 26 prefÁcio - sebastiÃo camargo - 30 apresentaÇÃo

18PROFECIAS

301 - Tendo em vista que em todas as épocas existiram profecias, que se cumpriram de forma desastrosa para a Hu-manidade, como encarar o fato de não serem capa zes de sen-sibilizar, a tempo, os interessados diretos nos acon tecimentos previstos?

RAMATIS - Do mesmo modo pelo qual encaramos a evidente alienação do espírito imortal com relação à sua eter na destinação.

302 - Poderíamos compreender ambos os fatos como naturais?

RAMATIS - Naturais, sim, porém não dignos de apro-vação e de estímulo.

303 - Como fazer a distinção entre ambas atitudes, para a obtenção do agir equilibrado?

RAMATIS - Da mesma forma pela qual a Força Criado-ra mantém a Vida nas escalas menores do existir espiritual, am-parando-a com as restrições necessárias ao seu crescimen to infi -nito. O espírito, nas fases menores de sua evolução, não percebe com clareza os próprios caminhos, porém os seus desvios jamais são reforçados ou incentivados pela Lei do Amor, que rege o seu progresso. Advertido, deixa-se à sua responsabilidade individual a decisão para o adequado e necessário aprendizado do livre-ar-bítrio.

Page 13: A PRECE - megalivros.com · a prece de amÉrica - 10 esclarecendo - 12 ao leitor - 16 palavras da mÉdium - 20 prefÁcio - ramatis - 26 prefÁcio - sebastiÃo camargo - 30 apresentaÇÃo

304 - Muitas vezes, pode parecer inútil a in cansável per-sistência com a qual a Espiritualidade Superior faz “descer o espírito sobre toda a carne”, tendo em vista a pequena percen-tagem de aproveitamento que a Humanida de consegue obter de tudo que recebe. Que dizeis?

RAMATIS - O trabalho infatigável dos Planos Superio-res não se endereça aos eleitos, capazes de perceberem, de forma imediata, o código sagrado do Amor em tudo que se expressa na Criação. Para esses, que têm “olhos de ver e ou vidos de ouvir”, toda boa semente é proveitosa. Entretanto, embora Jesus com essas palavras tenha posto em destaque a condição necessária a bem compreender Seus ensinos, não desdenhou pregar e exem-plificar entre os cegos, coxos e de formados do corpo e da alma, pela simples razão de que a Luz é mais necessária onde a treva se estabeleceu dominante.

Os profetas, enviados e missionários são entidades que estimulam o próprio desenvolvimento no ato heroico de se cons-tituírem centro das mais ásperas incompreensões de seus con-temporâneos. O aparente holocausto em que se veem imolados é percebido, por seus espíritos bem-orientados, como a comple-mentação natural da tarefa que abraçaram, conscientes de seus riscos. Por essa razão, irresistível necessidade de coerência inter-na os conduz a agir pelo mo delo integral da realidade que per-cebem em nível consciencial pouco acessível a seus contemporâ-neos. De modo geral, não representam seres de exceção, mas, ao contrário, trazem consigo liames cármicos, que os estimulam a testemunhar, com dedicação, os predicados divinatórios, como oportuni dade de reabilitação perante as coletividades junto às quais exerceram, no passado, influências desarmônicas.

Desse modo, comprovam, experimentalmente, a reali-dade do conceito de que “é dando que recebemos.”

Page 14: A PRECE - megalivros.com · a prece de amÉrica - 10 esclarecendo - 12 ao leitor - 16 palavras da mÉdium - 20 prefÁcio - ramatis - 26 prefÁcio - sebastiÃo camargo - 30 apresentaÇÃo